A arqueologia como elemento indispensável nos processos de licenciamento ambiental. O papel da consultoria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A arqueologia como elemento indispensável nos processos de licenciamento ambiental. O papel da consultoria"

Transcrição

1 A arqueologia como elemento indispensável nos processos de licenciamento ambiental O papel da consultoria

2 Arqueologia aplicada O bem arqueológico como direito difuso: Direito ao passado. Arqueologia como ciência: Compreensão do passado humano. Arqueologia como profissão: Resolução de problemas modernos: interesse público; interesses múltiplos do uso do solo para o desenvolvimento.

3 Arqueólogo como mediador de expectativas IPHAN: Parceria na gestão do patrimônio. Contratante dos serviços arqueológicos: Atendimento aos requesitos legais que ordenam o licenciamento de um empreendimento. CRM Cultural Resources Management (EUA) ou Arqueologia preventiva (Brasil)

4 Gerenciando conflitos Processo Administrativo do IPHAN como espaço de negociação e mediação entre interessados. Consultoria de arqueologia: boa argumentação técnica, inclusive para discutir exigências do IPHAN.

5 Desafios da arqueologia nos estudos ambientais Projeto de arqueologia adequado a: etapas do licenciamento; características ambientais da área; tipos de empreendimento. Execução de acordo com o plano de trabalho aprovado pelo IPHAN. Consolidação dos resultados em documento conciso, claro e suficiente à satisfação dos interessados.

6 Características que impactam nas decisões e cronogramas de pesquisa TIPOLOGIA DE SÍTIOS Líticos Sambaquis Cerâmicos Arte rupestre Aterros Casas subterrâneas Geoglifos Históricos Etc. IMPLANTAÇÃO A céu aberto Sob rocha Submersos Urbanos Etc. ESTRATIGRAFIA De superfície Enterrados Unicomponenciais Multicomponenciais Etc. VARIÁVEIS AMBIENTAIS Acesso Cobertura vegetal Relevo Solo Visibilidade Clima Uso do solo Etc.

7 Como escolher a consultoria? A boa gestão do projeto começa pela Ficha de Caracterização de Atividade FCA. A consultoria arqueológica ideal é aquela que consegue defender os interesses do empreendedor frente ao IPHAN e apresentar produtos completos, buscando a celeridade do órgão.

8 O que esperar de uma consultoria de arqueologia? Experiência técnica: Portarias IPHAN x projetos e relatórios aprovados em primeira instância. Conhecimento dos diplomas legais que regem a preservação dos bens culturais acautelados. Conhecimento do licenciamento ambiental (aspectos legais e conceituais). Atitudes pró-ativas de comunicação com o IPHAN.

9 Qualidade Elaboração de projetos coerentes com o objeto de pesquisa, com previsão de custos e planejamento cuidadoso das etapas de trabalho Uso de ferramentas conceituais que promovam o conhecimento da diversidade metodológica da disciplina Inclui aplicação em campo, se necessário Uso de equipes multidisciplinares no desenvolvimento do projeto Apresentação de produtos sintéticos e de fácil leitura que contemplem todas as informações necessárias à continuidade do processo

10 Atitude O que leva à eficiência uma empresa que presta serviços de arqueologia para o licenciamento ambiental, além de contar com bons profissionais de arqueologia? Considerar cuidadosamente os contextos: Atores, legislação, ambiente físico, cenários culturais, limitações de logística e conhecimento arqueológico já existente. Um projeto bem elaborado permite localizar, adquirir e analisar os dados necessários à pesquisa, ao mesmo tempo em que se lida com interesses competitivos entre contratantes, órgão regulador, colegas de profissão e público envolvido. BLACK, SL & JOLLY, K. Archaeology by design. USA, Altamira Press, Archaeologist s toolkit, v. 1.

11 Nível II Pensado para empreendimentos de baixa e média interferência sobre as condições vigentes. Os trabalhos de arqueologia se inserem no cronograma de obras: arqueólogos residentes em campo. - Vantagens O Termo de Referência expedido pelo IPHAN equivale à LP. A publicação da Portaria de pesquisa arqueológica equivale a LI, uma vez que autoriza o acompanhamento da obra. Caso ocorra resgate, não é necessário implantar educação patrimonial. - Desvantagens Custo elevado: O acompanhamento arqueológico é uma atividade que exige muitas horas técnicas de profissionais de arqueologia, o que costuma ter custos elevados. Fator surpresa: a obra pode ser paralisada, parcial ou integralmente, a qualquer momento, se encontrado um sítio arqueológico. Neste caso, só será liberada após o resgate, que deve seguir os ritos da IN (projeto, portaria, campo, laboratório, relatórios): possivelmente após alguns meses.

12 Nível II Conclusão Recomenda-se o acompanhamento arqueológico somente nos casos em que os prazos são muito curtos para o início das obras por motivos contratuais ou de financiamento o empreendedor não pode esperar para a obtenção da LI. Tecnicamente é possível embasar o IPHAN para que um empreendimento enquadrado como Nível II pela IN seja classificado como Nível III. Pode-se indicar o Nível III se for possível esperar: menor custo, eliminação do fator surpresa e da possibilidade de paralisação das obras. Exemplos: Ampliação de aeroportos, áreas de plantio e reflorestamento (entre 100 e 1000 ha), infraestrutura agropecuária, loteamentos.

13 Nível III Pensado para empreendimentos de média a alta interferência sobre as condições vigentes, com baixa flexibilidade de localização e traçado. Corresponde a um projeto de prospecção arqueológica interventiva. Vantagens Menor quantidade de horas técnicas de profissionais de arqueologia. Menos dispendioso do que o acompanhamento. Conhecimento prévio da presença de sítios arqueológicos na área, podendo-se planejar o resgate sem impactos ao cronograma de obras. Desvantagem (em relação ao Nível II) A LI fica condicionada à manifestação do IPHAN sobre os resultados do estudo.

14 Nível III Conclusão O Nível III é vantajoso para o empreendedor que planeja e contrata os serviços de arqueologia com tempo hábil, anterior à necessidade de obtenção da LI. É possível sugerir ao IPHAN que empreendimentos classificados como Nível IV migrem para o Nível III, desde que se conheça com precisão as intervenções que devem ocorrer. Exemplo: Linhas de transmissão a partir de 138 kv com locação de estruturas e acessos já definidos. Este é o melhor enquadramento para a maioria dos empreendimentos, pois resolve em uma só etapa a LP e LI e, caso não sejam encontrados sítios, a LO.

15 Nível IV Pensado para empreendimentos de média a alta interferência sobre as condições vigentes, com traçado e localização precisos a ser definidos após a LP. Corresponde ao diagnóstico arqueológico. Vantagens A pesquisa arqueológica permite a LP antes da definição locacional do empreendimento. O empreendedor tem conhecimento prévio da presença de sítios arqueológicos na área, podendo planejar a contratação do resgate sem causar impactos ao cronograma de obras. Desvantagem O projeto arqueológico se desdobra em duas etapas (diagnóstico e prospecção) se tornando mais moroso em comparação aqueles do nível III.

16 Nível IV Alguns empreendimentos, embora enquadrados pela IN como de Nível III, não podem ser prospectados na fase de LP, pois não apresentam detalhes de projeto ou condições de acesso para a pesquisa arqueológica naquele momento. Novamente, um consultor bem preparado pode auxiliar o empreendedor a embasar o IPHAN para que um empreendimento enquadrado como Nível III pela IN seja classificado como Nível IV. Exemplos: Empreendimentos subaquáticos: dutos, derrocamento, dragagem, hidrovias. Empreendimentos urbanos: metrô.

17 Obrigada! Lúcia C. O. Juliani A Lasca Consultoria em Arqueologia lucia@alascaconsultoria.com.br

O patrimônio cultural brasileiro e o licenciamento ambiental. Fernando Figali A LASCA ARQUEOLOGIA

O patrimônio cultural brasileiro e o licenciamento ambiental. Fernando Figali A LASCA ARQUEOLOGIA O patrimônio cultural brasileiro e o licenciamento ambiental Fernando Figali A LASCA ARQUEOLOGIA O papel da consultoria TOMBADOS BENS ACAUTELADOS VALORADOS ARQUEOLÓGICOS REGISTRADOS Já conhecidos, facilmente

Leia mais

A obrigatoriedade do estudo arqueológico

A obrigatoriedade do estudo arqueológico A obrigatoriedade do estudo arqueológico Lília Guedes A Lasca Arqueologia Arqueologia Ciência que estuda os costumes e culturas dos povos antigos através de análises da cultura material. ARTEFATOS MONUMENTOS

Leia mais

LASE As vantagens da classificação do empreendimento como Nível IV para a avaliação de impacto sobre o patrimônio arqueológico

LASE As vantagens da classificação do empreendimento como Nível IV para a avaliação de impacto sobre o patrimônio arqueológico As vantagens da classificação do empreendimento como Nível IV para a avaliação de impacto sobre o patrimônio arqueológico LASE 2018 9º Congresso de Licenciamento e Gestão Socioambiental no Setor Elétrico

Leia mais

A Aplicabilidade do Nível IV da I.N 01/2015

A Aplicabilidade do Nível IV da I.N 01/2015 A Aplicabilidade do Nível IV da I.N 01/2015 Conceito Nível IV Nível proposto por iniciativa do setor elétrico no contexto da IN 01/2015; Voltada para empreendimentos lineares cujo traçado ainda não esteja

Leia mais

Análise da manifestação do Iphan sobre os projetos de loteamento no estado de SP

Análise da manifestação do Iphan sobre os projetos de loteamento no estado de SP Análise da manifestação do Iphan sobre os projetos de loteamento no estado de SP Análise da manifestação do Iphan sobre os projetos de loteamento no estado de SP Buscando aprimorar a manifestação sobre

Leia mais

Os Impactos dos Estudos Arqueológicos na Aprovação de Empreendimentos Imobiliários

Os Impactos dos Estudos Arqueológicos na Aprovação de Empreendimentos Imobiliários Os Impactos dos Estudos Arqueológicos na Aprovação de Empreendimentos Imobiliários Expositor Marcelo Coluccini - Advogado com especialização em Engenharia Ambiental pela UNICAMP; - Diretor Regional do

Leia mais

Critérios para atuação do IPHAN no licenciamento de loteamentos Lúcia Juliani

Critérios para atuação do IPHAN no licenciamento de loteamentos Lúcia Juliani Critérios para atuação do IPHAN no licenciamento de loteamentos Lúcia Juliani Arqueóloga Diretora da A Lasca Arqueologia O que são sítios arqueológicos? Sítios arqueológicos representam os remanescentes

Leia mais

Arqueologia e Patrimônio

Arqueologia e Patrimônio Arqueologia e Patrimônio O que você precisa saber sobre Arqueologia no Licenciamento Ambiental Felipe S. Sales, Arqueólogo Sócio-Diretor Núcleo de Arqueologia e Patrimônio CRN-Bio Consultoria Sócio-Ambiental

Leia mais

Licenciamento Ambiental: Transformações no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados

Licenciamento Ambiental: Transformações no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Licenciamento Ambiental: Transformações no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Caso do NÍVEL IV Seminário Socioambiental Eólico Salvador, Bahia. Data: 06 de dezembro de 2017.

Leia mais

6 ECOINFRA - WORKSHOP ARQUEOLOGIA E EMPREENDIMENTOS DE INFRAESTRUTURA ARQUEOLOGIA NO METRÔ DE SÃO PAULO

6 ECOINFRA - WORKSHOP ARQUEOLOGIA E EMPREENDIMENTOS DE INFRAESTRUTURA ARQUEOLOGIA NO METRÔ DE SÃO PAULO 6 ECOINFRA - WORKSHOP ARQUEOLOGIA E EMPREENDIMENTOS DE INFRAESTRUTURA ARQUEOLOGIA NO METRÔ DE SÃO PAULO São Paulo, 25 de Maio de 2017 ARQUEOLOGIA NO METRÔ DE SÃO PAULO DADOS INSTITUCIONAIS DO METRÔ ESTRUTURA

Leia mais

Sessão 5 Arqueologia no âmbito do Licenciamento Ambiental. Robson Hitoshi Tanaka CPFL Energia Diretoria de Sustentabilidade

Sessão 5 Arqueologia no âmbito do Licenciamento Ambiental. Robson Hitoshi Tanaka CPFL Energia Diretoria de Sustentabilidade Sessão 5 Arqueologia no âmbito do Licenciamento Ambiental Robson Hitoshi Tanaka CPFL Energia Diretoria de Sustentabilidade Atuação em geração, transmissão, distribuição, comercialização de energia, serviços

Leia mais

Licenciamento Ambiental: Mudanças no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados

Licenciamento Ambiental: Mudanças no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Licenciamento Ambiental: Mudanças no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados CONSTITUIÇÃO DE 1988 Art. 216. Constituem PATRIMO NIO CULTURAL BRASILEIRO os bens de natureza material

Leia mais

Constam um total de 733 FCA S, que foram agrupados por tamanho em conformidade com a base de dados da CNL de 2015 a outubro de 2018:

Constam um total de 733 FCA S, que foram agrupados por tamanho em conformidade com a base de dados da CNL de 2015 a outubro de 2018: Mineraçāo FCA Constam um total de 733 FCA S, que foram agrupados por tamanho em conformidade com a base de dados da CNL de 2015 a outubro de 2018: Área/ por hectare Qtde de empreendimentos Total 0,1-10

Leia mais

3. IEMA 4. PANORAMA IEMA 5. IN

3. IEMA 4. PANORAMA IEMA 5. IN TÓPICOS 1. CONTEXTO Licenciamento Ambiental e Patrimônio Cultural 2. IEMA Procedimentos Administrativos Adotados EIA/RIMA 3. IEMA Procedimentos Administrativos Adotados licenciamento ordinário 4. PANORAMA

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2013

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2013 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2013 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

O DNIT E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Fabrício Mamanny

O DNIT E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Fabrício Mamanny O DNIT E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL Fabrício Mamanny Coordenação de Estudos e Projetos CGPLAN, CGDESP, DAQ, DIF, CGPERT e SRs Diretoria de Planejamento e Pesquisa Coordenação Geral de Meio Ambiente Coordenação

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2012

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2012 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2012 Principais instrumentos de defesa do PNMA, PBHs meio ambiente no Brasil Zoneamento ambiental e macrozoneamento Criação de espaços protegidos (UCs)

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2015 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

Instrução Normativa SEMA nº 1 DE 11/01/2017

Instrução Normativa SEMA nº 1 DE 11/01/2017 Instrução Normativa SEMA nº 1 DE 11/01/2017 Norma Estadual - Mato Grosso Publicado no DOE em 11 jan 2017 Disciplina o procedimento de consulta ao IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Leia mais

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Art. 9 o da Lei 6.938/81 Padrões de Qualidade Ambiental Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente Zoneamento

Leia mais

Sumário. Programa de Comunicação Indígena UHE Belo Monte

Sumário. Programa de Comunicação Indígena UHE Belo Monte 1 Programa de Comunicação Indígena UHE Belo Monte Sumário Apresentação 5 O que é licenciamento ambiental? 6 Quais empreendimentos precisam de licença ambiental? 7 Quem é responsável pelo licenciamento

Leia mais

EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A. - EPL. JULIANA KARINA PEREIRA SILVA Gerente de Meio Ambiente

EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A. - EPL. JULIANA KARINA PEREIRA SILVA Gerente de Meio Ambiente EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A. - EPL JULIANA KARINA PEREIRA SILVA Gerente de Meio Ambiente 26 de maio de 2017 EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A. - EPL EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA

Leia mais

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Audiência Pública Para Discussão do Estudo de Impacto Ambiental

Leia mais

ANEXO I PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO-RAS Conteúdo Mínimo

ANEXO I PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO-RAS Conteúdo Mínimo ANEXO I PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO-RAS Conteúdo Mínimo Este anexo apresenta o conteúdo mínimo para a elaboração do Relatório Ambiental Simplificado-RAS,

Leia mais

Licenciamento Ambiental: A avaliação de Impacto ao Patrimônio Cultural no IPHAN

Licenciamento Ambiental: A avaliação de Impacto ao Patrimônio Cultural no IPHAN Licenciamento Ambiental: A avaliação de Impacto ao Patrimônio Cultural no IPHAN Principais Empreendimentos (1995 a 2013) PCH 743 Linha de Transmissão 648 Mineração 581 Rodovia 294 Loteamento 290 Parque

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017 Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2017 O que é avaliação de impacto ambiental? Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) = processo que visa identificar

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental. Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental

Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental. Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental Setor de aval. de Proj. de Transp. Rodoviários Setor de aval.de Proj. de Transp.

Leia mais

MPF e Licenciamento Ambiental

MPF e Licenciamento Ambiental 1 AUSÊNCIA DE TERMO DE REFERÊNCIA INSEGURANÇA JURÍDICA 2 AUSÊNCIA DE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE ARQUEÓLOGO 3 CORRIQUEIRA NÃO PARTICIPAÇÃO DA AUTARQUIA PELA ALEGADA MOROSIDADE 4 AUSÊNCIA DE REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

Pós-licença e o novo Sistema de Manifesto de Resíduos - MTR

Pós-licença e o novo Sistema de Manifesto de Resíduos - MTR Licenciamento Ambiental Federal Roberto Huet de Salvo Souza IBAMA-RJ 1º de março de 2018 Rio de Janeiro Pós-licença e o novo Sistema de Manifesto de Resíduos - MTR Jose Maria de Mesquita Jr. Diretor da

Leia mais

Licenciamento ambiental de infra estrutura logística: percalços e perspectivas

Licenciamento ambiental de infra estrutura logística: percalços e perspectivas Licenciamento ambiental de infra estrutura logística: percalços e perspectivas Maria Silvia Romitelli Assistente Executivo Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Qualidade ambiental CETESB Apresentação

Leia mais

LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ANA CRISTINA PASINI DA COSTA Diretora de Avaliação Ambiental CONTEÚDO 1. DEFINIÇÕES E CONCEITOS AVALIAÇÃO

Leia mais

ARQUEOLOGIA E AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL i

ARQUEOLOGIA E AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL i ARQUEOLOGIA E AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL i Solange Bezerra Caldarelli i Os recursos arqueológicos são não renováveis; constituem, no Brasil, bens da União (Constituição Federal, art. 20); encontram-se

Leia mais

Para o atendimento pleno à sociedade com SOLUÇÕES EM ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE a Plonus está estruturada em nove EIXOS TEMÁTICOS.

Para o atendimento pleno à sociedade com SOLUÇÕES EM ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE a Plonus está estruturada em nove EIXOS TEMÁTICOS. NOSSA MISSÃO Desenvolver soluções de engenharia e meio ambiente que contribuam para que empreendimentos sejam socialmente inclusivos e ambientalmente equilibrados. Para o atendimento pleno à sociedade

Leia mais

Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores

Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores Governo Federal Ministérios dos Transportes, Portos e Aviação Civil Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT Consórcio SETEP/IVAÍ/SOTEPA

Leia mais

O Papel da Gestora Ambiental no Empreendimento Rodoviário UFV/DNIT

O Papel da Gestora Ambiental no Empreendimento Rodoviário UFV/DNIT seminário [Gestão Ambiental] O Papel da Gestora Ambiental no Empreendimento Rodoviário UFV/DNIT Salvador/BA, 23 de setembro de 2016 integração [Gerenciamento] PARTES INTERESSADAS GESTÃO AMBIENTAL, ABRANGENDO

Leia mais

Painel 4: A Aplicabilidade do Nível IV. Case: Sistemas de Transmissão

Painel 4: A Aplicabilidade do Nível IV. Case: Sistemas de Transmissão Painel 4: A Aplicabilidade do Nível IV Case: Sistemas de Transmissão ENGIE no mundo ATIVIDADES EM 70 PAÍSES 153.090 COLABORADORES EM TODO O MUNDO 11,7 GW instalados** América do Norte 44,7 GW instalados**

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: reservado) ÁGUAS LINDAS II Outras designações ou siglas: Município:

Leia mais

Além de uma equipe com ampla experiência em projetos ambientais (LP, LI e LO), a SPIZAETUS AMBIENTAL ainda destaca-se no mercado como empresa de

Além de uma equipe com ampla experiência em projetos ambientais (LP, LI e LO), a SPIZAETUS AMBIENTAL ainda destaca-se no mercado como empresa de APRESENTAÇÃO A SPIZAETUS AMBIENTAL é uma empresa de consultoria que desenvolve e executa projetos ambientais em todas as fases do licenciamento e monitoramento, com o objetivo de atender às demandas no

Leia mais

Empreendedor: EPL Empresa de Planejamento e Logística Governo Federal / Programa de Parcerias e Investimentos (PPI)

Empreendedor: EPL Empresa de Planejamento e Logística Governo Federal / Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) CONSEMA 19/12/2018 FERROANEL NORTE Empreendedor: EPL Empresa de Planejamento e Logística Governo Federal / Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) Convênio Governo Federal / Estado de São Paulo (2015)

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA DE SANTA LUZIA

A PRÉ-HISTÓRIA DE SANTA LUZIA A PRÉ-HISTÓRIA DE SANTA LUZIA Marcos Paulo de Souza Miranda Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Cadeira nº 93. Patrono: Orville Derby De acordo com a historiografia tradicional,

Leia mais

Congresso Ambiental. O Licenciamento Ambiental no IPHAN. Carlúcio Baima. Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados

Congresso Ambiental. O Licenciamento Ambiental no IPHAN. Carlúcio Baima. Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados O Licenciamento Ambiental no IPHAN Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Congresso Ambiental Carlúcio Baima Coordenação Nacional de Licenciamento da Presidência do IPHAN I Missão Institucional

Leia mais

Prof: Andréa Estagiária-Docente: Nara Wanderley Pimentel

Prof: Andréa Estagiária-Docente: Nara Wanderley Pimentel Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Área de Engenharia Sanitária e Ambiental Prof: Andréa Estagiária-Docente: Nara Wanderley

Leia mais

Engª Agrª Alessandra Aparecida Gayoso Franco de Toledo (Drª) Analista Ambiental Environmental Analyst

Engª Agrª Alessandra Aparecida Gayoso Franco de Toledo (Drª) Analista Ambiental Environmental Analyst Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC O planejamento da implantação do empreendimento por meio

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PROJETOS SOLARES. Rio de Janeiro, 30/6 e 1/7/2016

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PROJETOS SOLARES. Rio de Janeiro, 30/6 e 1/7/2016 LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PROJETOS SOLARES Rio de Janeiro, 30/6 e 1/7/2016 Meio Ambiente, Segurança Industrial e Saúde Ocupacional GESTÃO INTEGRAL ENGENHARIA CONCEITUAL E BÁSICA GESTÃO DE AUTORIZAÇÕES

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: SÃO SEBASTIÃO III Outras designações ou siglas: Município: SEROPÉDICA

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: MORRO DA OLARIA Outras designações ou siglas: Município: SEROPÉDICA

Leia mais

O IPHAN e a preservação do patrimônio cultural acautelado no Licenciamento Ambiental

O IPHAN e a preservação do patrimônio cultural acautelado no Licenciamento Ambiental O IPHAN e a preservação do patrimônio cultural acautelado no Licenciamento Ambiental O DESAFIO DA PARTICIPAÇÃO DO IPHAN NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARTICIPAÇÃO NOS LICENCIAMENTOS DOS PRINCIPAIS EMPREENDIMENTOS

Leia mais

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Curitiba, Outubro de 2017 1 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Resolução Conjunta SEMA/IAP n 09 de 03 de novembro

Leia mais

A Arqueologia brasileira e o seu papel social

A Arqueologia brasileira e o seu papel social Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE Livros e Capítulos de Livros - MAE 2014 A Arqueologia brasileira e o seu papel social

Leia mais

Avaliação Ambiental Preliminar (AAP) de Alternativas de Traçado de Faixa de Dutos Terrestres: Uma Proposta Metodológica

Avaliação Ambiental Preliminar (AAP) de Alternativas de Traçado de Faixa de Dutos Terrestres: Uma Proposta Metodológica Avaliação Ambiental Preliminar (AAP) de Alternativas de Traçado de Faixa de Dutos Terrestres: Uma Proposta Metodológica Wilson José de Oliveira Renato Fernandes Guilherme Mendonça da Cunha PETROBRAS ENGENHARIA

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: JOSÉ GRANDE Outras designações ou siglas: ZÉ GRANDE Município:

Leia mais

A Arqueologia da Paisagem em Áreas de Preservação Permanente nos municípios da Bacia Hidrográfica do Manancial do Rio Santo Anastácio- UGHR-22.

A Arqueologia da Paisagem em Áreas de Preservação Permanente nos municípios da Bacia Hidrográfica do Manancial do Rio Santo Anastácio- UGHR-22. A Arqueologia da Paisagem em Áreas de Preservação Permanente nos municípios da Bacia Hidrográfica do Manancial do Rio Santo Anastácio- UGHR-22. Cíntia de Paula Santos Nascimento ¹ Prof. Dr. Antônio Cezar

Leia mais

FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DE ATIVIDADE - FCA

FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DE ATIVIDADE - FCA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL - DILIC SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL - SIGA

Leia mais

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PROF. DR. RAFAEL COSTA FREIRIA E-MAIL: RAFAELFREIRIA@COM4.COM.BR DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL Instrumentos de Avaliação de Impactos

Leia mais

Licenciamento Ambiental Portuário: Riscos e Emergências

Licenciamento Ambiental Portuário: Riscos e Emergências Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Licenciamento Ambiental Portuário: Riscos e Emergências Rio

Leia mais

Regulamento e financiamento da mobilidade urbana sustentável: como garantir qualidade sem aumentar os custos

Regulamento e financiamento da mobilidade urbana sustentável: como garantir qualidade sem aumentar os custos Regulamento e financiamento da mobilidade urbana sustentável: como garantir qualidade sem aumentar os custos Dario Rais Lopes Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana Ministério das Cidades

Leia mais

Infraestrutura e Meio Ambiente no Brasil

Infraestrutura e Meio Ambiente no Brasil Infraestrutura e Meio Ambiente no Brasil Ronaldo Seroa da Motta (Professor da UERJ) Isaque Regis Ouverney (Mestrando da UERJ) Seminário: Gargalos e Soluções na Infraestrutura Brasileira FGV/IBRE, Rio de

Leia mais

Licenciamento Ambiental no Brasil 35 empreendimentos 9 tipologia. Andrea Hafner 20/06/2018

Licenciamento Ambiental no Brasil 35 empreendimentos 9 tipologia. Andrea Hafner 20/06/2018 Licenciamento Ambiental no Brasil 35 empreendimentos 9 tipologia Andrea Hafner 20/06/2018 1 Estudo de Caso Tipologia 2001 a 2007 2008 a 2014 Total Ferrovias 1 3 4 Duto 2 3 5 Linha de 0 5 5 Transmissão

Leia mais

SAAPS. Sistema de apoio à avaliacão ambiental preliminar de sítios

SAAPS. Sistema de apoio à avaliacão ambiental preliminar de sítios SAAPS Sistema de apoio à avaliacão ambiental preliminar de sítios Sobre o IPT O IPT desenvolve pesquisa aplicada e oferece serviços tecnológicos especializados nas áreas de recursos hídricos superficiais

Leia mais

Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica

Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica Assessoria ambiental estratégica A Cia Ambiental presta serviços de consultoria, auditoria, elaboração e execução de estudos e programas ambientais.

Leia mais

Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC

Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC ACESSO À INFORMAÇÃO DO LICENCIAEMENTO AMBIENTAL FEDERAL LAF

Leia mais

EIA = Estudo do Impacto Ambiental RIMA = Relatório de Impacto Ambiental

EIA = Estudo do Impacto Ambiental RIMA = Relatório de Impacto Ambiental Instrumento da política Nacional do Meio Ambiente Resolução CONAMA 001/86 de 23/01/1986. Para atividades que utilizam Recursos Ambientais. Antes de conceder o licenciamento ambiental é necessário: EIA

Leia mais

Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico Andrey Rosenthal Schlee, IPHAN

Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico Andrey Rosenthal Schlee, IPHAN Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico Andrey Rosenthal Schlee, IPHAN Charge de Quino (s.d.) MÉXICO Leopoldo Batres (1852-1926), arqueólogo e antropólogo mexicano. Pesquisou em Teotihuacan,

Leia mais

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os procedimentos para licenciamento ambiental com avaliação de impacto ambiental, no âmbito da

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - RS

PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - RS PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - RS Educação, Linguagem e Memória 1 Hélen Bernardo Pagani 1 (helenpagani@unesc.net) Laíse Niehues Volpato 2 (laisevolpato@unesc.net)

Leia mais

DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO TURÍSTICO MATERIAL DE APOIO

DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO TURÍSTICO MATERIAL DE APOIO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO TURÍSTICO MATERIAL DE APOIO ANTONINA-PR 2017 Resumo Relatório do diagnóstico e prognóstico da atividade turística do município de Antonina-PR, acrescido da proposição de ações

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA COMPLEXO EÓLICO PIAUÍ LAGOA DO BARRO DO PIAUÍ / PI INTERESSADO: ATLANTIC ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. PROCESSOS SEMAR: 001854/14; 001855/14; 001856/14; 001857/14; 001858/14;

Leia mais

Licenciamento Ambiental no Brasil

Licenciamento Ambiental no Brasil Licenciamento Ambiental no Brasil Prof. Dra. Érica L. Romão. Departamento de Ciências Básicas e Ambientais Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, EEL-USP O que é o Licenciamento Ambiental?

Leia mais

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014. (D.O.E 14/03/14) Interferência(s) Requisito(s) Revoga Instrução Normativa 11, de 09-12-2013 Dispõe sobre os procedimentos de Licenciamento Ambiental dos projetos

Leia mais

IV SIMT Pensando as cidades do futuro. Cidades inteligentes e inovação tecnológica 25 de Outubro de 2016

IV SIMT Pensando as cidades do futuro. Cidades inteligentes e inovação tecnológica 25 de Outubro de 2016 IV SIMT Pensando as cidades do futuro Cidades inteligentes e inovação tecnológica 25 de Outubro de 2016 Prefeitura do Rio de Janeiro Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas AGENDA

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 22 a 25 Novembro de 2009 Recife - PE GRUPO XI GRUPO DE ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS - GIA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO

Leia mais

Serviços de Assessoria Jurídica. Internet e Transações Comerciais Online. Transações Estratégicas e Financiamentos de Capital

Serviços de Assessoria Jurídica. Internet e Transações Comerciais Online. Transações Estratégicas e Financiamentos de Capital Serviços de Assessoria Jurídica Internet e Transações Comerciais Online Transações Estratégicas e Financiamentos de Capital Tecnologia e Serviços em Nuvem Startups e Empresas em Crescimento INTERNET E

Leia mais

Linha 13 Jade PROGRAMA 1. INTRODUÇÃO - LINHA CARACTERÍSTICAS DA LINHA APRESENTAÇÃO DOS 4 LOTES DO EMPREENDIMENTO 4.

Linha 13 Jade PROGRAMA 1. INTRODUÇÃO - LINHA CARACTERÍSTICAS DA LINHA APRESENTAÇÃO DOS 4 LOTES DO EMPREENDIMENTO 4. LINHA 13 - JADE Linha 13 Jade PROGRAMA 1. INTRODUÇÃO - LINHA 13 2. CARACTERÍSTICAS DA LINHA 13 3. APRESENTAÇÃO DOS 4 LOTES DO EMPREENDIMENTO 4. PRINCIPAIS OBRAS 5. SOBREVOO COM DRONE 6. PROCESSO DE LICENCIAMENTO

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: SÃO SEBASTIÃO II Outras designações ou siglas: Município: SEROPÉDICA

Leia mais

Lorena Abduani 1, Daniella Sette Abrantes Silveira 2

Lorena Abduani 1, Daniella Sette Abrantes Silveira 2 9 Análise das leis que definem o uso do extrativismo na Flora Brasileira e a reserva extrativista no Acre que ajuda a preservar Amazônia e manter agricultores na floresta Lorena Abduani 1, Daniella Sette

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA: COMPARAÇÃO INTERNACIONAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA: COMPARAÇÃO INTERNACIONAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA: COMPARAÇÃO INTERNACIONAL Autores: Marcelo Obraczka, D.Sc. Ricardo A. Felix Cardoso Jr., D.Sc. Alessandra Magrini, D.Sc. Antonio Ferreira da Hora, D.Sc.

Leia mais

Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico

Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico EIXO3: Desenvolvimento de Projeto Executivo dos sistemas de esgotamento sanitário dos Povoados de Chapada e Manchão do Meio em Xambioá/TO

Leia mais

Revista Tecnologia e Ambiente, Dossiê Arqueologia, Ambiente e Patrimônio, v. 17, 2011, Criciúma, Santa Catarina. ISSN RESENHA

Revista Tecnologia e Ambiente, Dossiê Arqueologia, Ambiente e Patrimônio, v. 17, 2011, Criciúma, Santa Catarina. ISSN RESENHA RESENHA MONTICELLI, Gislene. Deixe Estar, Patrimônio, Arqueologia e Licenciamentos Ambientais. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. Beatriz Helena de Castro Montoito 1 A obra de Gislene Monticelli, editada pela

Leia mais

RECOMENDAÇÃO Nº 13, de 21 março de 2012 (Art. 6 º, XX, da Lei Complementar 75/93)

RECOMENDAÇÃO Nº 13, de 21 março de 2012 (Art. 6 º, XX, da Lei Complementar 75/93) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO CEARÁ RECOMENDAÇÃO Nº 13, de 21 março de 2012 (Art. 6 º, XX, da Lei Complementar 75/93) O Ministério Público Federal, por seus legítimos representantes

Leia mais

UHE CASTANHEIRA. Estudo de Impacto Ambiental - EIA. Juara, Setembro de 2015

UHE CASTANHEIRA. Estudo de Impacto Ambiental - EIA. Juara, Setembro de 2015 UHE CASTANHEIRA Estudo de Impacto Ambiental - EIA Juara, Setembro de 2015 Identificação do Consórcio Consultor - Consultoria: Ambiental, Engenharia, Gestão de Projetos; - Atua no Brasil e Exterior; - ISO

Leia mais

Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos

Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos Gestão de terceiros na era da transparência Entre os principais fatores que impulsionam a necessidade

Leia mais

Avaliação de Impactos Ambientais Resolução Conama nº 01/1986. Prof. Esp. Leandro Borges de Lima Silva

Avaliação de Impactos Ambientais Resolução Conama nº 01/1986. Prof. Esp. Leandro Borges de Lima Silva Avaliação de Impactos Ambientais Resolução Conama nº 01/1986 Prof. Esp. Leandro Borges de Lima Silva O que significa CONAMA? CONAMA significa Conselho Nacional do Meio Ambiente. QualafunçãodoCONAMA? É

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/12/2002)

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 04/12/2002) Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de 2002 Estabelece normas para o licenciamento ambiental de loteamentos do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, e dá

Leia mais

Interferências e obstáculos na execução de obras de habitação e saneamento. Yves Besse Vice-presidente do conselho de administração

Interferências e obstáculos na execução de obras de habitação e saneamento. Yves Besse Vice-presidente do conselho de administração Interferências e obstáculos na execução de obras de habitação e saneamento Yves Besse Vice-presidente do conselho de administração Junho 2014 CAB ambiental Dados sobre Obras de saneamento Principais interferências

Leia mais

Lei Estadual nº /2016 Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental

Lei Estadual nº /2016 Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental Lei Estadual nº 21.972/2016 Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental Diagnóstico do Licenciamento Ambiental no Brasil (IBAMA) Incertezas regulatórias; Baixa qualidade de Termos de Referência

Leia mais

ENGENH A R IA E MEIO A MBI ENT E

ENGENH A R IA E MEIO A MBI ENT E ENGENH A R IA E MEIO A MBI ENT E A FLORAM ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE é uma empresa de engenharia e gestão ambiental que desenvolve estudos e serviços com a abrangência e profundidade de análise necessária

Leia mais

Grade Curricular em 2011 para as turmas de 2º à 4º ano de Turismo. 2º ano. HORA RELÓGIO ANUAL Psicologia Aplicada ao Turismo

Grade Curricular em 2011 para as turmas de 2º à 4º ano de Turismo. 2º ano. HORA RELÓGIO ANUAL Psicologia Aplicada ao Turismo Grade Curricular em 2011 para as turmas de 2º à 4º ano de Turismo. 2º ano DISCIPLINAS H/A SEMANAL H/A ANUAL (50 min.) HORA RELÓGIO ANUAL Psicologia Aplicada ao Turismo Agenciamento e Transporte Espanhol

Leia mais

HISTÓRIA DA ARQUEOLOGIA PARANAENSE: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO ARQUEOLÓGICA NO PARANÁ NO PERÍODO DE

HISTÓRIA DA ARQUEOLOGIA PARANAENSE: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO ARQUEOLÓGICA NO PARANÁ NO PERÍODO DE Diálogos, DHI/UEM, v. 6. p. 223-226, 2002 HISTÓRIA DA ARQUEOLOGIA PARANAENSE: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO ARQUEOLÓGICA NO PARANÁ NO PERÍODO DE 1876-2001 1 Josilene Aparecida de Oliveira 2 A constatação de que

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: ABRIGO DA CONQUISTA Outras designações ou siglas: Município: SEROPÉDICA

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA)

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) 1 IV. Estudos de Alternativas Apresentar as alternativas tecnológicas e locacionais para implantação do empreendimento e a análise que culminou com a escolha da alternativa

Leia mais

PMI-2064 Avaliação de Impactos Ambientais II Prof. Luis Enrique Sánchez Prof. Luís César de Souza Pinto

PMI-2064 Avaliação de Impactos Ambientais II Prof. Luis Enrique Sánchez Prof. Luís César de Souza Pinto PMI-2064 Avaliação de Impactos Ambientais II Prof. Luis Enrique Sánchez Prof. Luís César de Souza Pinto Trabalho Prático 3. Análise de um estudo de impacto ambiental Este trabalho prático deve ser realizado

Leia mais

6 Análise e Expectativas Contratantes X Contratados

6 Análise e Expectativas Contratantes X Contratados 6 Análise e Expectativas Contratantes X Contratados Este capítulo oferece a análise e as expectativas das empresas contratantes e contratadas com base nas informações adquiridas na pesquisa de campo objeto

Leia mais

AEAMESP 21ª. Manejo Arbóreo Otimização dos Processos nos Empreendimentos do Metrô de São Paulo SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

AEAMESP 21ª. Manejo Arbóreo Otimização dos Processos nos Empreendimentos do Metrô de São Paulo SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Manejo Arbóreo Otimização dos Processos nos Empreendimentos do Metrô de São Paulo Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro Michelle Nakazato Mikaro Neila Custódio Victor Bassettti Martinho 21ª SEMANA DE

Leia mais

QUEM SOMOS. Empresa de tecnologia e engenharia, especializada em mapeamento 3D, que visa facilitar a gestão e. acompanhamento com precisão - da

QUEM SOMOS. Empresa de tecnologia e engenharia, especializada em mapeamento 3D, que visa facilitar a gestão e. acompanhamento com precisão - da QUEM SOMOS Empresa de tecnologia e engenharia, especializada em mapeamento 3D, que visa facilitar a gestão e acompanhamento com precisão - da execução de projetos. TOPOGRAFIA Ciência que estuda todos os

Leia mais

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 872 de 08 de maio de 1986. Publicada no DOERJ de 17 de junho de 1986. 1. OBJETIVO

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM LEI FEDERAL 6938/81 DECRETO FEDERAL 99274/90 BASE PARA GESTÃO AMBIENTAL obrigatoriedade

Leia mais

LL.C. em Direito Empresarial

LL.C. em Direito Empresarial LL.C. em Direito Empresarial Pós-graduação lato sensu Programa do Curso LL.C. Direito Empresarial No atual mundo complexo, incerto e multidisciplinar em que vivemos, o bacharel em Direito tem um desafio

Leia mais

Propostas para o Licenciamento Ambiental Por: Julio Cesar Nery Ferreira, Eng. de Minas - Sindiextra Paula Aguiar Advogada Ambiental - FIEMG

Propostas para o Licenciamento Ambiental Por: Julio Cesar Nery Ferreira, Eng. de Minas - Sindiextra Paula Aguiar Advogada Ambiental - FIEMG Propostas para o Licenciamento Ambiental Por: Julio Cesar Nery Ferreira, Eng. de Minas - Sindiextra Paula Aguiar Advogada Ambiental - FIEMG Seminário Mineração, Energia, Petróleo e Gás Belo Horizonte 10.04.2013

Leia mais