O consumo da Religião na hipermodernidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O consumo da Religião na hipermodernidade"

Transcrição

1 O consumo da Religião na hipermodernidade Jozy Mary Nogueira Souza Guimarães 1 Palavras chave: consumo, religião, hipermodernidade. Resumo: A fim de compreender a época de transição que estamos vivendo, usaremos as ferramentas conceituais de Lipovetsky. Nesta nova sociedade de pluralidade e fragmentação religiosa, o individuo não pode mais contar com um sistema de valores e pontos de referencia fixos, novos espaços de produção cultural são criados, tornando o exercício do consumo algo padronizado moldando as relações dos indivíduos. Antes, a cultura era um sistema completo e coerente de explicação do mundo, agora cede seu lugar para a sociedade de consumo. O indivíduo, depois de ter perdido seu referencial ideal, seu modelo único de normas, valores e objetivos que a religião por muito tempo lhe ofereceu, encontra agora num mundo sem fronteiras, sem traços concretos, sua identidade, seu estilo, seu sentido e valores. É sobretudo, na sociedade de mercado hipercapitalismo segundo Lipovetsky - que construímos nosso sistema de valores, redefinimos os domínios da vida social e cultural (LIPOVETSKY, 2011). Para Lipovetsky, com o advento de uma sociedade moderna marcada pela ênfase no excesso hipermodernidade onde todas as coisas se tornam intensas e urgentes, principalmente o conceito de cultura se transforma profundamente. Esse conceito começa a alarga-se de tal forma que se torna um mundo, ela não mais é uma parte do mundo real, pois não consegue mais dar conta de uma explicação completa e coerente do mundo (LIPOVETSKY, 2011). Keywords: consumption, religion, hyper. Summary: In order to understand the period of transition that we are living, we will use the conceptual tools Lipovetsky. In this new society of pluralism and religious fragmentation, the individual can no longer rely on a system of values and fixed points of reference, new spaces of cultural production are created by making exercise something standardized consumption shaping the relations of individuals. Before, 1 Mestre em História- UFMT, graduada em Filosofia- UFMT, professora na FEICS. jozyfil@yahoo.com.br.

2 "culture was a complete and coherent system of explanation of the world," now yields his place to the consumer society. The individual, after having lost their ideal framework, its unique model of norms, values and goals that religion long offered, now in a world without borders, without concrete features, their identity, their style, their meaning and values. It is mainly in the market society - hypercapitalism second Lipovetsky - we build our value system, we redefine the fields of social and cultural life (LIPOVETSKY, 2011). For Lipovetsky, with the advent of a modern society marked by excessive emphasis on - hyper - where all things become intense and urgent, especially the concept of culture becomes deeply. This concept begins widens so that it becomes a world, it is no longer a part of the real world, it can no longer cope with a complete and coherent explanation of the world (LIPOVETSKY, 2011). O consumo da Religião na hipermodernidade A nosso ver, a leitura que Lipovetsky faz sobre o espírito do nosso tempo é uma ferramenta conceitual fundamental para uma compreensão global da época de transição que estamos vivendo. Nesta nova sociedade de pluralidade e fragmentação religiosa, o individuo não pode mais contar com um sistema de valores e pontos de referencia fixos, novos espaços de produção cultural são criados, tornando o exercício do consumo algo padronizado moldando as relações dos indivíduos. Antes, a cultura era um sistema completo e coerente de explicação do mundo (LIPOVETSKY, 2007: 67), agora cede seu lugar para a sociedade de consumo. É especialmente neste contexto que pretendemos pensar O indivíduo, depois de ter perdido seu referencial ideal, seu modelo único de normas, valores e objetivos que a religião por muito tempo lhe ofereceu, encontra agora num mundo sem fronteiras, sem traços concretos, sua identidade, seu estilo, seu sentido e valores. É, sobretudo, na sociedade de mercado hipercapitalismo segundo Lipovetsky - que construímos nosso sistema de valores, redefinimos os domínios da vida social e cultural (LIPOVETSKY, 2011).

3 Para Lipovetsky, com o advento de uma sociedade moderna marcada pela ênfase no excesso hipermodernidade onde todas as coisas se tornam intensas e urgentes, principalmente o conceito de cultura se transforma profundamente. Esse conceito começa a alarga-se de tal forma que se torna um mundo, ela não mais é uma parte do mundo real, pois não consegue mais dar conta de uma explicação completa e coerente do mundo (LIPOVETSKY, 2011). A ideia da cultura-mundo, que Vattimo identifica como cristandade, começou a se formar desde o surgimento da noção de cosmopolitismo, é um valor que constitui a antiga tradição intelectual e religiosa do Ocidente. Esse sentimento de fazer parte de um todo e não de uma parte, de ser cidadão do mundo como afirmou Schiller no fim do século XVIII, nasce na Grécia dos céticos, cínicos e estoicos, e se manifesta no cristianismo antes mesmo das Luzes, exalta a unidade do gênero humano, os valores de liberdade e de tolerância, de progresso e de democracia. Ela se identifica com um ideal ético e liberal e considera o amor pela humanidade superior ao amor pela cidade (LIPOVETSKY, 2011: 8). No Brasil, mais especificamente em Mato Grosso, a luta pela criação de uma identidade coletiva era esforço eclesiástico árduo desde a criação da paróquia de Senhor Bom Jesus de Cuiabá, em 1720, pelo bispado do Rio de Janeiro, que tinha como principais objetivos expandir a presença da Igreja Católica no extremo Oeste, prestar assistência religiosa à população de Cuiabá e cristianizar as populações indígenas (MARIN in: PERARO, 2009:58). A implantação do catolicismo como religião, portanto era sinônimo de nacionalidade, progresso e civilização, segundo Marin. Segundo Lipovetsky, estamos vivendo uma segunda era da cultura-mundo, que se configura com traços de um universal concreto e social, pois não é mais confinada a esfera do ideal, mas ela remete a realidade planetária hipermoderna em que a economia mundial se organiza em torno de um único modelo de normas, objetivos e valores. Na cultura-mundo a esfera cultural não é mais marcada por uma heterogeneidade e com uma universalização da cultura mercantil que se apodera de quase todas as atividades humanas, mas a cultura-mundo dissemina-se em todas essas atividades e com ela surgem novos problemas não apenas globais, de ecologia, crise econômica, mas também existenciais, de identidade, distúrbios de personalidade e outros (LIPOVETSKY, 2011:9).

4 O que marca a cultura-mundo é o consumo, assim como o crescimento do universo da comunicação, da informação, da mídia e o desenvolvimento de novas tecnologias nessas áreas que possibilitou um consumo cada vez mais crescente de imagens, de informações, e das trocas ao infinito. Assim, essa hipercultura não tem mais nada de periférico, não ocupa mais um setor na vida social, mas está em todos os lugares, remodelando, a todo o momento, nosso conhecimento sobre o mundo, por isso os críticos a acusam de uniformizar pensamentos, manipular opinião, pervertendo a democracia e o debate público (LIPOVETSKY, 2011: 10-11). E quanto à cultura em tempos de abundancia de oferta mercantil, de informações, de imagens, de marcas, produtos, alimentos e música por toda a parte? Como pensá-la em meio a uma diversidade de experiências consumistas e em um cotidiano marcado por um consumo cada vez mais cosmopolítico? Nossa região não está longe dessa realidade, é o que procuraremos evidenciar no capítulo seguinte. Para construir sua existência o indivíduo dispõe de muitos elementos, pois, se por um lado, normas e imagens comuns são veiculadas por toda parte, a desterritorialização, a diversificação social, por outro também é alavancada. É possível termos uma consciência planetária dos perigos que a cultura-mundo oferece, mas isso não quer dizer que a cultura mundial é unificada. Os valores locais não cedem espaço ao global, muito pelo contrário, elas se afirmam cada vez mais. Se o mercado e as indústrias culturais forjam uma cultura com uma forte tendência de homogeneização, também vemos as comunidades lutando para marcar sua diferença. Uniformização globalitária e fragmentação cultural andam juntas (LIPOVETSKY, 2011:18). Nesse momento a cultura está ameaçada, o autor aponta alguns fenômenos que baseiam sua afirmação; o primeiro é o lugar central que a dimensão econômica da cultura passou a ocupar, ela é o principal motor de crescimento das nações desenvolvidas. O segundo lugar, com o crescimento do capitalismo a esfera cultural foi engolida por ele, dando lugar a um relativismo cultural, sem antigas fronteiras simbólicas, sem hierarquizações, ou polarizações. E em terceiro, quanto mais globalizado, mais os grupos ou até mesmo os indivíduos buscam afirmar sua identidade reivindicando seus territórios e fronteiras (LIPOVETSKY, 2011:19).

5 Na medida em que as esferas econômicas e políticas redizem suas dissensões e disputas, a cultura faz ressurgir oposições e divisões extremas, o foco sai da luta de classes e quem passa a ocupar o centro da polêmica é a cultura. Como agora é o consumo que move o setor financeiro a ligação entre capitalismo de consumo e cultura individualizada é cada vez mais estreita, e está aberta, em fluxo constante, pronta para ser inventada. Procurando explicar um fator chave que dê conta dessa desorientação generalizada dos indivíduos alguns apontam a globalização liberal : é notório, mas insuficiente. Até mesmo a contribuição de Nietzsche para a desestabilização dos valores superiores no mundo moderno é visível, onde o sentimento de solidão e vazio aumenta, junto com a perda do sentido e objetivos. Por causa da nova orientação do mundo contemporâneo, agregam-se outros fatores que contribuem ainda mais para esse sentimento de desorientação que é a desintegração dos pontos de referencia sociais mais comuns, esse sentimento cresce à medida que cresce o universo da mídia, da tecnologia e do consumo (LIPOVETSKY, 2011: 31). Lipovetsky aponta quatro polos estruturantes que configuram o mundo hipermoderno; o primeiro, o hipercapitalismo, que é o que move a globalização financeira; a hipertecnização, o uso universal da técnica moderna; o hiperindividualismo, em que ocorre a privatização da religião; e o hiperconsumo, o consumo como forma de satisfação pessoal, tudo isso em constante interação e que proporcionam o triunfo da cultura globalizada, uma cultura sem fronteiras que tem como objetivo uma sociedade universal de consumidores (LIPOVETSKY, 2011: 32). Assim nasce uma nova relação com o mundo, uma nova cultura sem precedentes na história, regada de um mal-estar na modernidade. Em nosso mundo de hipertécnica e hipereconomia a cultura tende a ficar oculta, porém elas criam não apenas um mundo racional-material, mas um mundo de símbolos, de significação e de imaginário social que atinge todo o mundo. O que marca essa cultura-mundo não é apenas o frenesi do consumo e a destruição das fronteiras geográficas, mas um processo generalizado de desregulamentação da vida social e individual (LIPOVETSKY, 2011). Segundo Hans Gumbrecht, os tempos modernos são permeados pelo impacto dos meios

6 de comunicação sobre os sentidos e suas formas e acabam impactando principalmente a função da comunicação e a forma de pensar dos que a recebem. Nos anos de 1980, com a abertura do comércio mundial, o capitalismo entrou em uma nova regulamentação, onde opera um sistema integrado de comércio que o autor chama de hipercapitalismo (LIPOVETSKY, 2011). No Brasil esse processo tem início nos anos 90, marco histórico da nossa pesquisa. Com a liberação das trocas mercantis a velocidade das movimentações financeiras e a multiplicação dos produtos de risco tornaram o sistema financeiro do mundo inteiro instável, que de fato escapa ao controle. O que deveria trazer o crescimento socioeconômico e a redução da pobreza operou no sentido contrário, com a instabilidade e risco constante levando as grandes empresas a reduzir os custos e tirar a máxima rentabilidade transferindo-se para regiões de menor custo de salário, provocando angústia e desconfiança até mesmo nos executivos e principalmente imputando ao indivíduo a responsabilidade pelo sucesso e crescimento da empresa, o que reforça a carga de ansiedade e angústia no profissional. Diante disso o trabalhador carrega sozinho o fardo da competência e diante do fracasso experimenta a humilhação e a culpa pessoal, por isso pode-se afirmar que, o indivíduo procura cada vez mais uma religião íntima e não mais absoluta, para responder seus dilemas e conferir certo conforto pessoal. Agora é a lógica do hipercapitalismo que regula a organização de nosso universo social e cultural, e seu triunfo é marcadamente cultural e não apenas econômico, tornando-se modelo do agir humano, da vida coletiva e dos modos de pensamento. Tudo é pensado em termo de rentabilidade e de desempenho, de cálculos individuais de custos e benefícios. Exibir sua fortuna particular está na moda, as escolas de comércio também, muito mais do que as ciências humanas ou exatas, por isso Marx não está mais na moda, destruição do mercado nem pensar (LIPOVETSKY, 2011). Os movimentos antiglobalização se opõem, sem nenhuma alternativa em pauta, simplesmente por criticar, por desejar outro mundo, mas substituir pelo que? Questiona Lipovetsky. O homem contemporâneo está tão ofuscado pela luz da lógica econômica que não consegue encontrar em outro lugar os prazeres fáceis e variados que o consumo lhe oferece. Até mesmo o marketing anticonsumismo, que defende a boa consciência, ou consumo consciente, age de forma oposta, estimulando ainda mais o consumo.

7 A cultura-mundo é marcadamente tecnológica. A técnica atingiu todos os setores da vida humana, impondo-se como estilo de vida, modo de pensamento, resta-nos adaptar-se. Ela mover a esperança do homem rumo a um progresso infinito, já desde Bacon e Descartes. Um futuro radioso é almejado pela revolução das biotecnologias, da bioquímica, nanotecnologia, também com a promessa da eterna juventude, da saúde perfeita (LIPOVETSKY, 2011:42). Porém essa confiança começou a ruir frente aos fenômenos e catástrofes desde 1945; ameaças e acidentes nucleares, químicas e farmacêuticas, proliferação de câncer ligado a radiações e poluições, esgotamento de recursos naturais, e podemos citar muitos outros ainda. Essa desconfiança estende-se também sobre o próprio homem em suas relações com o corpo, com sua experiência sensível e com os outros, e com as instituições religiosas que ainda insistem em manter um discurso normativo e centralizador, o individuo começa a abandonar esse modelo. Da mesma forma que se configura uma nova organização econômica de mercado uma nova era do individualismo desponta, com um sistema de valores em que o princípio de que o indivíduo é o referencial último da democracia é eleito. As regras da vida social, a lei, e o saber emanam do homem e não de fora do indivíduo como na religião ou tradição, mas construídos livremente (LIPOVETSKY, 2011:46-47). Um narcisismo cultural aparente, segundo Lipovetsky, começa a se configurar na medida em que, paralelo à autonomia do sujeito, ao hedonismo e ao psicologismo, desenvolve-se uma nova relação com o corpo: excesso de desejo pelo corpo e saúde perfeitos, cirurgias estéticas, contribuindo assim para a desorientação cada vez mais completa aos indivíduos. Aumenta a desconfiança do indivíduo em relação aos responsáveis políticos, o descrédito do cidadão na classe política se amplia, cresce o número dos que se privam do voto, e de uma opção política. Sua identidade política torna-se individualizada, porém hesitante e incerta. A própria democracia poderia assim ser abalada já que seu poder de governar esvazia-se (LIPOVETSKY, 2011:49). Assim, surge uma necessidade individual de pertencimento, como forma de compensação identitária, necessidade essa de se identificar com comunidades particulares, étnicas, religiosas, capazes de criar um sentimento de inclusão coletiva, à medida que recuam os centros de identificação universal. A busca pelo transcendente está calcada nessa necessidade, segundo o autor. (LIPOVETSKY, 2011:52).

8 As famílias e as relações de gênero também têm sua ordem tradicional deslocada. A família tornou-se incerta, hesitante e individualista, cada um escolhe conforme sua ideia de felicidade. O lugar feminino é reordenado, e os papéis sexuais se tornaram abertos e indeterminado, trabalhar, cuidar dos filhos, tudo é negociável. (LIPOVETSKY,2011:53). A individualidade sobrepõe-se sobre os interesses de grupo, a instituição emocional e flexível sobre a instituição ordenadora de antes. Procurando identificar a experiência religiosa no que Lipovetsky chama de terceira fase do capitalismo - a hipermodernidade - podemos verificar transformações nas práticas e espaços coletivos da espiritualidade. A religião e sua estrutura institucional não dão mais conta de promover a felicidade tão oferecida no mercado de consumo. Assim, ela não desaparece, mas reorienta-se na direção do mercado, tornadose uma religião sem Deus e aberta a experiências cada vez mais personalistas e midiáticas, como práticas de consumo. Está em constante busca uma satisfação cada vez mais individualista, que se adaptou à nova configuração da sociedade globalizada e dita neoliberal da felicidade imediata. Assim se configuram os novos tempos, o centro estruturante das questões públicas que era o Estado cede lugar ao mercado, e esse último, uma vez ocupando as bases da vida pública impõe o consumo como novo modelo emocional e comportamental ao indivíduo. enquanto a, Segundo Canclini, na América Latina percebemos o mesmo movimento, esfera pública é ocupada por agentes que calculam tecnicamente suas decisões e organizam tecnoburocraticamente o atendimento às demandas, segundo critérios de rentabilidade e eficiência, a subjetividade polemica, ou simplesmente a subjetividade recolhe-se ao âmbito privado (CANCLINI, 2011: 288). Assim, procuramos pensar como esse novo modelo de religião que agora negocia com a marca principal da cultura atual, o consumo. Segundo nosso filósofo, se é a cultura que remodela nosso modo de pensar, e de ser no mundo, nosso modo de crer, de se relacionar com Deus também será afetado pelo consumo. Se Gilles estiver correto, os valores locais (os religiosos) estão em constante troca com o global, e ainda procurando se afirmar cada vez mais. Se o mercado e as indústrias culturais forjam uma cultura com uma forte tendência de homogeneização, também vemos as comunidades

9 lutando para marcar sua diferença, exemplos dessas lutas: marcha para Jesus, shows evangélicos, aumento cada vez maior da bancada evangélica no Congresso Nacional, utilização dos meios de comunicação, internet, blogs evangélicos, disk oração. Este mal-estar na modernidade, que Lipovetsky menciona, que essa nova relação com o mundo gerou pode ser identificada na religião de modo geral também, talvez seja a explicação do constante transito religioso dos protestantes no Brasil 2. O intuito dessa discussão sobre religião e consumo é evidenciar o rompimento da religião com uma visão totalizante de mundo e a abertura para uma pluralização de visões. Se a religião é também um código cultural, também foi afetada pela pluralização e ainda, tem sido desafiada a reconhecer o pluralismo religioso como um princípio básico para a dinâmica do campo religioso atual (SHANCHEZ, 2010:14). O que nos abriria para outras discussões. Bibliografia ALVES.BARROS,CAVENAGHI. A dinâmica das filiações evangélicas no Brasil/ José Eustáquio Diniz Alves, Luiz Felipe Walter Barros e Suzana Cavenaghi..REVER. Ano 12, n.12, jul/dez CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da Modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão, Ana Regina Lessa. 4.ed. São Paulo: Edusp, LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos Hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004, p A felicidade paradoxal: ensaio sobre uma sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, A Cultura-Mundo: resposta a uma sociedade desorientada/ Gilles Lipovetski e Jean Serroy; tradução Maria Lúcia Machado. São Paulo : Companhia das Letras, Para melhor esclarecimento ver José Eustáquio Diniz Alves, Luiz Felipe Walter Barros e Suzana Cavenaghi. A dinâmica das filiações evangélicas no Brasil.REVER. Ano 12, n.12, jul/dez 2012.

10 NIETZSCHE, F. W. Genealogia da Moral. III, 27. In: Obras Incompletas/ Friederich Nietzsche ; seleção de textos de Gérad Lebrun; Trad. E notas de Rubens Rodrigues Torres Filho; posfácio de Antonio Candido de Mello e Souza. 2. Ed. - ; São Paulo: Abril Cultural, Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, Crítica aos valores superiores. In: Vontade de Potencia. Tradução, prefacio e notas de Mário Ferreira dos Santos. - Petrópolis, RJ : Vozes, ROUANET, Sérgio Paulo. Mal-Estar na Modernidade. São Paulo: Cia das Letras, SANCHEZ, W. Lopes. Pluralismo Religioso: As religiões no mundo atual. coleção temas do ensino religioso. 2º.ed. São Paulo: Paulinas, 2010.

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA Capacitação professores Maio 2013 Módulo SUSTENTABILIDADE

P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA Capacitação professores Maio 2013 Módulo SUSTENTABILIDADE P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA Capacitação professores Maio 2013 Módulo SUSTENTABILIDADE Definições de sustentabilidade sustentar - suster 1. Impedir que caia; suportar; apoiar; resistir a;

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Marketing Turístico e Hoteleiro

Marketing Turístico e Hoteleiro 1 CAPÍTULO I Introdução ao Marketing Introdução ao Estudo do Marketing Capítulo I 1) INTRODUÇÃO AO MARKETING Sumário Conceito e Importância do marketing A evolução do conceito de marketing Ética e Responsabilidade

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

I Seminário. Estadual de enfrentamento ao CRACK. O papel da família no contexto da prevenção e do enfrentamento aos problemas decorrentes do CRACK

I Seminário. Estadual de enfrentamento ao CRACK. O papel da família no contexto da prevenção e do enfrentamento aos problemas decorrentes do CRACK O papel da família no contexto da prevenção e do enfrentamento aos problemas decorrentes do CRACK Contextualização Social Economia Capitalista Transformações sociais Alterações nos padrões de comportamento

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Weber e o estudo da sociedade

Weber e o estudo da sociedade Max Weber o homem Maximilian Karl Emil Weber; Nasceu em Erfurt, 1864; Iniciou seus estudos na cidade de Heidelberg Alemanha; Intelectual alemão, jurista, economista e sociólogo; Casado com Marianne Weber,

Leia mais

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje 25-11-2010 A evolução da espécie humana até aos dias de hoje Trabalho elaborado por: Patrícia da Conceição O aparecimento da espécie humana não aconteceu de um momento para o outro. Desde as mais antigas

Leia mais

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR Letícia Tadra do Carmo 105 Universidade

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL 1 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016 REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ABIDJAN 2014 2 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

Democracia, liberalismo ou socialismo: o que é melhor?

Democracia, liberalismo ou socialismo: o que é melhor? http://www.administradores.com.br/artigos/ Democracia, liberalismo ou socialismo: o que é melhor? DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

CAPÍTULO 10. Enfoque Comportamental na Administração

CAPÍTULO 10. Enfoque Comportamental na Administração CAPÍTULO 10 Enfoque Comportamental na Administração MAXIMIANO /TGA Fig. 9.1 A produção robotizada, que ilustra o sistema técnico das organizações, contrasta com o sistema social, formado pelas pessoas

Leia mais

AVM Faculdade Integrada MBA Executivo em Marketing e Redes Sociais Aluno Max Diniz Cruzeiro O PODER DAS REDES SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA

AVM Faculdade Integrada MBA Executivo em Marketing e Redes Sociais Aluno Max Diniz Cruzeiro O PODER DAS REDES SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA AVM Faculdade Integrada MBA Executivo em Marketing e Redes Sociais Aluno Max Diniz Cruzeiro O PODER DAS REDES SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA BRASÍLIA - DF 2014 AVM Faculdade Integrada MBA Executivo em Marketing

Leia mais

A Dimensão RH e sua Otimização no Relacionamento das Condições de Trabalho na Câmara Municipal de Cascais Ana Maria Canas

A Dimensão RH e sua Otimização no Relacionamento das Condições de Trabalho na Câmara Municipal de Cascais Ana Maria Canas A Dimensão RH e sua Otimização no Relacionamento das Condições de Trabalho na Câmara Municipal de Cascais Ana Maria Canas 20 de Março de 2015 Auditório da Casa das Histórias da Paula Rego GESTÃO DE RECURSOS

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

A Alienação (Karl Marx)

A Alienação (Karl Marx) A Alienação (Karl Marx) Joana Roberto FBAUL, 2006 Sumário Introdução... 1 Desenvolvimento... 1 1. A alienação do trabalho... 1 2. O Fenómeno da Materialização / Objectivação... 2 3. Uma terceira deterninação

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

Educação Financeira: mil razões para estudar

Educação Financeira: mil razões para estudar Educação Financeira: mil razões para estudar Educação Financeira: mil razões para estudar Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola de Administração

Leia mais

Movimentos sociais - tentando uma definição

Movimentos sociais - tentando uma definição Movimentos sociais - tentando uma definição Analogicamente podemos dizer que os movimentos sociais são como vulcões em erupção; Movimentos sociais - tentando uma definição Movimentos sociais ocorrem quando

Leia mais

Nome: Nº: Turma: INSTRUÇÕES GERAIS. Instruções específicas

Nome: Nº: Turma: INSTRUÇÕES GERAIS. Instruções específicas Filosofia Prova de Reposição 3 os anos Felipe nov/11 Nome: Nº: Turma: INSTRUÇÕES GERAIS 1. Nenhum material deve estar embaixo das carteiras. Livros e mochilas guardados no armário. 2. Sobre a mesa apenas

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

CHARLES, Sébastien. Cartas sobre a hipermodernidade ou O hipermoderno explicado às crianças. São Paulo: Barcarolla, 2009.

CHARLES, Sébastien. Cartas sobre a hipermodernidade ou O hipermoderno explicado às crianças. São Paulo: Barcarolla, 2009. CHARLES, Sébastien. Cartas sobre a hipermodernidade ou O hipermoderno explicado às crianças. São Paulo: Barcarolla, 2009. 13 Marco Antonio Gonçalves * Num ensaio sobre nossa temporalidade qualificada como

Leia mais

Midiatização: submissão de outras instituições à lógica da mídia.

Midiatização: submissão de outras instituições à lógica da mídia. Midiatização: submissão de outras instituições à lógica da mídia. Questão-chave: como a mídia altera o funcionamento interno de outras entidades sociais quanto às suas relações mútuas. Lógica da mídia:

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural CONHECIMENTO DA LEI NATURAL Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural O que é a Lei Natural? Conceito de Lei Natural A Lei Natural informa a doutrina espírita é a

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006.

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Nicole Plascak 1 Resumo: A marca pós-moderna é resultado de

Leia mais

INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL

INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL ZANDONATO, Zilda Lopes - UNESP GT: Educação Fundamental/nº 13 Agência Financiadora: não contou com financiamento

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula Sempre Abundantes IDE Curso E1 - Células Multiplicando a sua célula Vídeo: não desista agora! 2 Que lições aprendemos com este vídeo? Grupos de 4 a 6 pessoas Conversem sobre o vídeo e formulem duas lições

Leia mais

HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE

HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE Prof. Pablo Antonio Lago Hegel é um dos filósofos mais difíceis de estudar, sendo conhecido pela complexidade de seu pensamento

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 15 2. COMUNICAÇÃO E DIÁLOGO ENTRE PAIS E FILHOS 23 2.1 O problema da comunicação entre pais

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

Prefácio... 9. A mulher do pai... 14. A mulher do pai faz parte da família?... 17. A mulher do pai é parente?... 29. Visita ou da casa?...

Prefácio... 9. A mulher do pai... 14. A mulher do pai faz parte da família?... 17. A mulher do pai é parente?... 29. Visita ou da casa?... Sumário Prefácio... 9 A mulher do pai... 14 A mulher do pai faz parte da família?... 17 A mulher do pai é parente?... 29 Visita ou da casa?... 37 A mulher do pai é madrasta?... 43 Relação civilizada?...

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

MEIO AMBIENTE E VIDA TEXTO PARA A CAMINHADA DE CORPUS CRISTI A VIDA AMEAÇADA...

MEIO AMBIENTE E VIDA TEXTO PARA A CAMINHADA DE CORPUS CRISTI A VIDA AMEAÇADA... MEIO AMBIENTE E VIDA TEXTO PARA A CAMINHADA DE CORPUS CRISTI Daniel Cenci A VIDA AMEAÇADA... A vida é sempre feita de escolhas. A qualidade de vida resulta das escolhas que fazemos a cada dia. É assim

Leia mais

Título: Educação e construção de sentidos em um mundo de constantes transformações.

Título: Educação e construção de sentidos em um mundo de constantes transformações. Família e Escola construindo valores. Título: Educação e construção de sentidos em um mundo de constantes transformações. Autor: Fábio Henrique Marques Instituição: Colégio Metodista de Ribeirão Preto

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. 174 p.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. 174 p. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. 174 p. Cleilton Sampaio de Farias ** Milton Santos foi geógrafo, professor

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL FAÇA SUA CAMPANHA PARA PROJETO PODER P - Planejamento O - Organização D - Delegação E - Execução R - Realização Lance sua campanha para Vereador com o Projeto

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil Introdução Mauri J.V. Cruz O objetivo deste texto é contribuir num processo de reflexão sobre o papel das ONGs na região sul

Leia mais

COMPORTAMENTO DE CONSUMO EM TEMPOS DE CRISE

COMPORTAMENTO DE CONSUMO EM TEMPOS DE CRISE PRIAD: COMPORTAMENTO DE CONSUMO EM TEMPOS DE CRISE 1 Data de entrega até 16/09/2015 As questões objetivas só possuem uma alternativa correta: respostas a lápis ou rasuradas serão desconsideradas. Não use

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO GEORGE DE CERQUEIRA LEITE ZARUR Consultor Legislativo da Área XV Educação, Desporto, Bens Culturais,

Leia mais

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750 John Locke (1632-1704) Biografia Estudou na Westminster School; Na Universidade de Oxford obteve o diploma de médico; Entre 1675 e 1679 esteve na França onde estudou Descartes (1596-1650); Na Holanda escreveu

Leia mais

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Carlos Nuno Castel-Branco carlos.castel-branco@iese.ac.mz Associação dos Estudantes da Universidade Pedagógica Maputo, 21 de Outubro

Leia mais

Introdução a Sociologia. 1º ano do EM Professor: Fabiano Rodrigues

Introdução a Sociologia. 1º ano do EM Professor: Fabiano Rodrigues Introdução a Sociologia 1º ano do EM Professor: Fabiano Rodrigues O que é a Sociedade? O que é a Sociologia? O que podemos aprender com a Sociologia? O que estudamos em Sociologia? Estudamos a nós mesmos.

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 01 Contextualizando Gestão e para onde vamos Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Plano de aula e a turma O que vamos fazer nesse semestre... O

Leia mais

Lista de exercícios Sociologia- 1 ano- 1 trimestre

Lista de exercícios Sociologia- 1 ano- 1 trimestre Lista de exercícios Sociologia- 1 ano- 1 trimestre 01-O homo sapiens moderno espécie que pertencemos se constitui por meio do grupo, ou seja, sociedade. Qual das características abaixo é essencial para

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

PARA A CIÊNCIA PARA A TECNOLOGIA PARA A SOCIEDADE

PARA A CIÊNCIA PARA A TECNOLOGIA PARA A SOCIEDADE PARA A CIÊNCIA PARA A TECNOLOGIA PARA A SOCIEDADE Essas são atividades de grande influência no desenvolvimento humano. Procura entender os fenômenos e criar teorias adequadas que possam explicar os acontecimentos.

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

AMAJUM. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

AMAJUM. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Produção: Ação conjunta: Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso Parceiro:

Leia mais

CÍRCULO DE CULTURA: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA CRIATIVIDADE

CÍRCULO DE CULTURA: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA CRIATIVIDADE CÍRCULO DE CULTURA: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA CRIATIVIDADE Ana Elídia Torres Ana Maria Rodrigues de Carvalho annaelidia@hotmail.com Faculdade de ciências e letras - Universidade Estadual

Leia mais

1º ano. 1º Bimestre. 2º Bimestre. 3º Bimestre. Capítulo 26: Todos os itens O campo da Sociologia. Capítulo 26: Item 5 Senso Crítico e senso comum.

1º ano. 1º Bimestre. 2º Bimestre. 3º Bimestre. Capítulo 26: Todos os itens O campo da Sociologia. Capítulo 26: Item 5 Senso Crítico e senso comum. 1º ano A Filosofia e suas origens na Grécia Clássica: mito e logos, o pensamento filosófico -Quais as rupturas e continuidades entre mito e Filosofia? -Há algum tipo de raciocínio no mito? -Os mitos ainda

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

FALANDO ABERTAMENTE SOBRE SUICÍDIO

FALANDO ABERTAMENTE SOBRE SUICÍDIO FALANDO ABERTAMENTE SOBRE SUICÍDIO MOMENTO DE DERRUBAR TABUS As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já teve uma intenção em comum. Segundo estudo realizado pela Unicamp,

Leia mais

Tema-Problema: A CONSTRUÇÃO DO SOCIAL

Tema-Problema: A CONSTRUÇÃO DO SOCIAL Ano Lectivo 2010/2011 ÁREA DE INTEGRAÇÃO Agrupamento de Escolas de Fronteira Escola Básica Integrada Frei Manuel Cardoso 10º Ano Apresentação nº 2 Tema-Problema: A CONSTRUÇÃO DO SOCIAL Pedro Bandeira Simões

Leia mais

PROGRAMA DE GEOGRAFIA DO PROCESSO SELETIVO CESUPA 2014

PROGRAMA DE GEOGRAFIA DO PROCESSO SELETIVO CESUPA 2014 PROGRAMA DE GEOGRAFIA DO PROCESSO SELETIVO CESUPA 2014 EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL CONTEÚDOS HABILIDADES COMPETÊNCIAS 1. A reestruturação mundial: modos de produção, suas especificidades e

Leia mais