PREVISÃO DE TEMPERATURA ATRAVÉS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREVISÃO DE TEMPERATURA ATRAVÉS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS"

Transcrição

1 PREVISÃO DE TEMPERATURA ATRAVÉS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS Alexandre Pinhel Soares 1 André Pinhel Soares 2 Abstract : The temperature monitoring is a quasi-continuous and judicious task that gives a long and meaningful record. The temporal nature, the quality and the size of this record are good characteristcs for pattern recognition forecast methods. This paper presents a connexionist approach using Artificial Neural Networks for the temperature forecast problem. The record used corresponds to the 199 hourly temperature of the meteorological station of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Resumo : O monitoramento da temperatura é uma tarefa quase ininterrupta e muito criteriosa que resulta em um registro longo e confiável. A natureza temporal, a qualidade e o tamanho desse registro são características bastante adequadas à utilização de métodos de reconhecimento de padrões voltados para previsão. Este trabalho apresenta uma abordagem conexionista, onde procurou-se uma rede neural com desempenho aceitável na previsão da temperatura. O registro empregado foi fornecido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e corresponde à temperatura horária do ano de 199 da Estação Meteorológica do Maracanã, situada na cidade do Rio de Janeiro. Palavras-chave : Previsão de temperatura - Redes Neurais 1 Engenheiro Eletrônico pela UFRJ com especialização em Climatologia pela UERJ. Trabalha em Furnas Centrais Elétricas S.A., no Departamento de Equipamentos Eletroeletrônicos e é pesquisador contratado pela UERJ. Tel.: (21) Engenheiro Sanitarista pela UERJ. Trabalha no Departamento de Climatologia e Meteorologia da UERJ. Tel.: (21)

2 1 - INTRODUÇÃO : A previsão de temperatura tem as mais diversas aplicações como o auxílio à agricultura e à pecuária, alertas à população e informações para turistas. Dentre os métodos utilizados existem os que se baseiam em Redes Neurais Artificiais (ANN) e, como exemplos destes, pode-se citar [1] e [2]. Uma ANN é uma estrutura computacional baseada em arquiteturas de processamento distribuído encontradas em seres vivos. É composta pela interligação de elementos processadores muito simples, chamados neurônios, e podem ser construídas em meios elétricos, óticos e híbridos ou simuladas por software. Os tipos de redes existentes são caracterizadas pelo modelo do neurônio, pela topologia das interligações e pelo algoritmo de treinamento. Uma visão geral pode ser encontrada em [3] e [4]. Neste trabalho utilizou-se a multilayered perceptron (MLP). 2 - A REDE : Generalidades : Uma MLP é composta por neurônios que possuem n entradas com pesos variáveis (sinapses), uma saída (axônio) e três funções internas (entrada, ativação e saída) que diferem conforme a posição dentro da rede. Tipicamente a função de entrada calcula a soma ponderada dos sinais aplicados nas sinapses e a função de ativação recebe essa soma e fornece o nível de atividade do neurônio para a função de saída que o aplica ao axônio. A retenção do conhecimento se dá pela variação dos valores numéricos (pesos) das sinapses no decorrer do treinamento. entrada saída de entrada Sinapses ativação Axônio intermediária Dados de entrada de saída Saída FIGURA. 1 : NEURÔNIO USADO NA REDE MLP FIGURA 2 : REDE MLP O potencial da MLP é conhecido há bastante tempo, porém a sua popularização só veio a ocorrer em 1986, com o trabalho de Humelhart, Hinton e Willians [], pois até então era desconhecida qualquer estratégia de treinamento. Esses autores desenvolveram a generalized delta rule, conhecida também como backpropagation error correction algorithm. Essa técnica aplica um padrão na entrada, compara a saída encontrada com a esperada e recalcula os pesos das sinapses a partir da retropropagação do erro.

3 2.2 - Especificidades : Em uma MLP a saída é função da entrada, de forma que os dados utilizados devem ter alguma correlação. Neste trabalho a saída final é o valor estimado para o tempo t, em graus centígrados, da temperatura na estação meteorológica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ. A rede recebe em sua camada de entrada os valores de temperatura em t-1 até t-24. Nota-se que o futuro da grandeza em questão (temperatura) está sendo tratado como função unicamente de seu passado. 3 - O SISTEMA NEURAL DE PREVISÃO : O Sistema Neural de Previsão (SNP) foi desenvolvido em Turbo Pascal 7. para DOS e consiste em dois programas. Um será chamado de TREINADOR, e é o responsável pelo treinamento da rede, e o outro será chamado de PREVISOR, e se utiliza da rede treinada para efetuar a previsão em si. O TREINADOR lê dois arquivos, um com as condições do treinamento e a configuração da rede e outro com os padrões de entrada e as saídas desejadas. Esses arquivos devem ser compatíveis entre si, i.e., a topologia descrita deve ser apropriada ao formato do arquivo de dados. A condição inicial da rede é dada pela inicialização randômica dos pesos das sinapses e o treinamento pode ser interrompido a qualquer momento para alteração de algum parâmetro. Ao término do treinamento tem-se o arquivo de configuração da rede devidamente alterado. Esse arquivo é então utilizado pelo PREVISOR que gera um arquivo de saída com a previsão para as próximas 24 horas. A primeira hora é obtida através de dados reais aplicados à entrada da rede, porém da segunda hora em diante as previsões anteriores são usadas na composição do vetor de entrada que fornecerá o valor subsequente. Todos os arquivos envolvidos são texto (ASCII), com isso consegue-se praticamente total independência da plataforma computacional a que o SNP for acoplado. O arquivo de configuração obtido pode ser acessado, via rede local, pelo micro responsável pela previsão de forma que retreinamentos de rotina sejam transparentes ao operador do PREVISOR. IBM micros gateway P T hub Rede corporativa hub.ann - arquivo de configuração da rede.in - arquivo de dados de treinamento.prv - arquivo de previsões P - micro on-line rodando o PREVISOR T - micro off-lina rodando o TREINADOR.prv.ann.in LAN Workstations LAN Vax FIGURA 3 : O SNP EM UMA PLATAFORMA GENÉRICA 4 - RESULTADOS : Para exemplificação dos resultados obtidos escolheu-se aleatoriamente períodos do ano de 199, tentando a correlação do valor futuro com os últimos 24 valores passados. Os pares de gráficos a seguir apresentam o resultado do aprendizado da rede sobre o conjunto de treinamento (48 amostras) e a previsão para 24 horas obtida pelo PREVISOR, utilizando a respectiva rede treinada.

4 Aprendizado para a previsão de 22 de fevereiro Dia 22 de fevereiro de 199, às 9 hs futura Aprendizado para a previsão de 9 de abril Dia 9 de abril de 199, às hs futura Aprendizado para a previsão de 2 de maio Dia 2 de maio de 199, às 16 hs futura Aprendizado para a previsão de 1 de julho Dia 1 de julho de 199, às 11 hs futura

5 Aprendizado para a previsão de 12 de agosto Dia 12 de agosto de 199, às 13 hs futura - CONCLUSÕES : Em vista dos resultados obtidos, parecem válidas tentativas de uso de redes neurais na previsão de temperatura. O PREVISOR é vulnerável a propagação de erro, portanto o SNP deve ser usado, sempre que possível, em conjunto com outras ferramentas, ficando com o meteorologista a palavra final, inclusive quanto a utilização parcial da previsão (primeiras 6 horas, por exemplo). Por fim, para futuros experimentos tem-se em vista uma série de aperfeiçoamentos tais como : - Outro tipo de pré-processamento de dados. Pode-se, por exemplo, transpor os dados para uma escala logarítmica antes de aplicá-los à rede. - O uso de outra função de ativação, por exemplo a tangente hiperbólica e um algoritmo que ajuste cada função de ativação individualmente. - A utilização de outras variáveis, meteorológicas ou não, como dados de entrada. 6 - REFERÊNCIAS : [1] F. Buffa, I. Porceddu, Temperature Forecast and Dome Seeing Minimization, Telescopio Nazionale Galileo, Technical Report 67, Itália, 1997, Internet [2] G. Schaffar, S. Hertl, Major Developments for the Autonomous Forecast Model HS4Cast, Research Institute for Technical Physics, Áustria, 1998, Internet [3] R. P. Lippman, "An Introduction to Computing with Neural Nets", IEEE ASSP Magazine, pp. 4-22, Abril [4] Z. L. Kovács, Redes Neurais Artificiais - Fundamentos e Aplicações, Edição Acadêmica, Brasil, [] D. Rumelhart, G. Hinton, R. Willians, Learning Internal Representations by r Propagation, in Parallel Distributed Processing Explorations in Microstrutures of Cognition, vol. 1 : Foundations, pp , MIT Press, 1986.

Relatório Iniciação Científica

Relatório Iniciação Científica Relatório Iniciação Científica Ambientes Para Ensaios Computacionais no Ensino de Neurocomputação e Reconhecimento de Padrões Bolsa: Programa Ensinar com Pesquisa-Pró-Reitoria de Graduação Departamento:

Leia mais

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS E MODELO DE MARKOWITZ: COMPARANDO TÉCNICAS QUE APÓIAM A TOMADA DE DECISÃO NOS INVESTIMENTOS EM AÇÕES.

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS E MODELO DE MARKOWITZ: COMPARANDO TÉCNICAS QUE APÓIAM A TOMADA DE DECISÃO NOS INVESTIMENTOS EM AÇÕES. REDES NEURAIS ARTIFICIAIS E MODELO DE MARKOWITZ: COMPARANDO TÉCNICAS QUE APÓIAM A TOMADA DE DECISÃO NOS INVESTIMENTOS EM AÇÕES. Paulo Henrique Kaupa (Uninove) paulo.kaupa@gmail.com Renato Jose Sassi (Uninove)

Leia mais

RECONHECIMENTO DE ACORDES MUSICAIS: UMA ABORDAGEM VIA PERCEPTRON MULTICAMADAS

RECONHECIMENTO DE ACORDES MUSICAIS: UMA ABORDAGEM VIA PERCEPTRON MULTICAMADAS Mecánica Computacional Vol XXIX, págs 9169-9175 (artículo completo) Eduardo Dvorkin, Marcela Goldschmit, Mario Storti (Eds) Buenos Aires, Argentina, 15-18 Noviembre 2010 RECONHECIMENTO DE ACORDES MUSICAIS:

Leia mais

PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE SUÍNOS E O USO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA PREDIÇÃO DE ÍNDICES ZOOTÉCNICOS NA FASE DE GESTAÇÃO E MATERNIDADE RESUMO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE SUÍNOS E O USO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA PREDIÇÃO DE ÍNDICES ZOOTÉCNICOS NA FASE DE GESTAÇÃO E MATERNIDADE RESUMO PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE SUÍNOS E O USO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA PREDIÇÃO DE ÍNDICES ZOOTÉCNICOS NA FASE DE GESTAÇÃO E MATERNIDADE RESUMO HÉLITON PANDORFI 1 IRAN JOSÉ OLIVEIRA DA SILVA 2 JEFFERSON

Leia mais

Previsão do Índice da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo utilizandoredes Neurais Artificiais

Previsão do Índice da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo utilizandoredes Neurais Artificiais Previsão do Índice da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo utilizandoredes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais Prof. Wilian Soares João Vitor Squillace Teixeira Ciência da Computação Universidade

Leia mais

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Curso: Informática Disciplina: Redes Neurais Prof. Fernando Osório E-mail: osorio@exatas.unisinos.br EXEMPLO DE QUESTÕES DE PROVAS ANTIGAS 1. Supondo que

Leia mais

Redes Neurais. Profa. Flavia Cristina Bernardini

Redes Neurais. Profa. Flavia Cristina Bernardini Redes Neurais Profa. Flavia Cristina Bernardini Introdução Cérebro & Computador Modelos Cognitivos Diferentes Cérebro Computador Seqüência de Comandos Reconhecimento de Padrão Lento Rápido Rápido Lento

Leia mais

3DODYUDVFKDYH Visão Computacional, Inteligência Artificial, Redes Neurais Artificiais.

3DODYUDVFKDYH Visão Computacional, Inteligência Artificial, Redes Neurais Artificiais. 80,7(0$'(9, 23$5$5(&21+(&,0(172'(3(d$(080 7$%8/(,52'(;$'5(= Sérgio Faustino Ribeiro Juracy Emanuel M. da França Marcelo Alves de Barros José Homero Feitosa Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba CCT/COPIN/NEUROLAB-CT/DTM

Leia mais

Ajuste de modelos de redes neurais artificiais na precipitação pluviométrica mensal

Ajuste de modelos de redes neurais artificiais na precipitação pluviométrica mensal Ajuste de modelos de redes neurais artificiais na precipitação pluviométrica mensal 1 Introdução Antonio Sergio Ferraudo 1 Guilherme Moraes Ferraudo 2 Este trabalho apresenta estudos de série de precipitação

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais Simulação: Base de Dados, Codificação, Parâmetros Aprendizado: Generalização, Avaliação de Resultados Unisinos - 2001/2 Curso de Informática Disciplina: Redes Neurais Prof. Fernando

Leia mais

Inteligência Artificial. Redes Neurais Artificiais

Inteligência Artificial. Redes Neurais Artificiais Curso de Especialização em Sistemas Inteligentes Aplicados à Automação Inteligência Artificial Redes Neurais Artificiais Aulas Práticas no Matlab João Marques Salomão Rodrigo Varejão Andreão Matlab Objetivos:

Leia mais

MLP (Multi Layer Perceptron)

MLP (Multi Layer Perceptron) MLP (Multi Layer Perceptron) André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Roteiro Rede neural com mais de uma camada Codificação de entradas e saídas Decorar x generalizar Perceptron Multi-Camada (MLP -

Leia mais

Uma aplicação de Inteligência Computacional e Estatística Clássica na Previsão do Mercado de Seguros de Automóveis Brasileiro

Uma aplicação de Inteligência Computacional e Estatística Clássica na Previsão do Mercado de Seguros de Automóveis Brasileiro Uma aplicação de Inteligência Computacional e Estatística Clássica na Previsão do Mercado de Seguros de Automóveis Brasileiro Tiago Mendes Dantas t.mendesdantas@gmail.com Departamento de Engenharia Elétrica,

Leia mais

Aula 2 RNA Arquiteturas e Treinamento

Aula 2 RNA Arquiteturas e Treinamento 2COP229 Aula 2 RNA Arquiteturas e Treinamento 2COP229 Sumário 1- Arquiteturas de Redes Neurais Artificiais; 2- Processos de Treinamento; 2COP229 1- Arquiteturas de Redes Neurais Artificiais -Arquitetura:

Leia mais

Aplicações Práticas com Redes Neurais Artificiais em Java

Aplicações Práticas com Redes Neurais Artificiais em Java com em Java Luiz D Amore e Mauro Schneider JustJava 2009 17 de Setembro de 2009 Palestrantes Luiz Angelo D Amore luiz.damore@metodista.br Mauro Ulisses Schneider mauro.schneider@metodista.br http://blog.mauros.org

Leia mais

Projeto de Redes Neurais e MATLAB

Projeto de Redes Neurais e MATLAB Projeto de Redes Neurais e MATLAB Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco Sistemas Inteligentes IF684 Arley Ristar arrr2@cin.ufpe.br Thiago Miotto tma@cin.ufpe.br Baseado na apresentação

Leia mais

Figura 5.1.Modelo não linear de um neurônio j da camada k+1. Fonte: HAYKIN, 2001

Figura 5.1.Modelo não linear de um neurônio j da camada k+1. Fonte: HAYKIN, 2001 47 5 Redes Neurais O trabalho em redes neurais artificiais, usualmente denominadas redes neurais ou RNA, tem sido motivado desde o começo pelo reconhecimento de que o cérebro humano processa informações

Leia mais

Previsão do Mercado de Ações Brasileiro utilizando Redes Neurais Artificiais

Previsão do Mercado de Ações Brasileiro utilizando Redes Neurais Artificiais Previsão do Mercado de Ações Brasileiro utilizando Redes Neurais Artificiais Elisângela Lopes de Faria (a) Marcelo Portes Albuquerque (a) Jorge Luis González Alfonso (b) Márcio Portes Albuquerque (a) José

Leia mais

Relatório da Aula Prática sobre Redes Neurais Artificiais

Relatório da Aula Prática sobre Redes Neurais Artificiais Relatório da Aula Prática sobre Redes Neurais Artificiais Instituto de Informática UFRGS Carlos Eduardo Ramisch Cartão: 134657 INF01017 Redes Neurais e Sistemas Fuzzy Porto Alegre, 16 de outubro de 2006.

Leia mais

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS TÍTULO DO TRABALHO: REDES NEURAIS APLICADAS EM INDÚSTRIAS PETROQUÍMICAS DE FABRICAÇÃO DE FIBRAS DE POLIÉSTER. AUTORES: Lívia Maciel

Leia mais

Classificação Rápida de Faltas em Sistemas Elétricos Utilizando Redes Neurais Artificiais

Classificação Rápida de Faltas em Sistemas Elétricos Utilizando Redes Neurais Artificiais Proceedings of the IV Brazilian Conference on Neural Networks - IV Congresso Brasileiro de Redes Neurais pp. 281-286, July 2-22, 1999 - ITA, São José dos Campos - SP - Brazil Classificação Rápida de Faltas

Leia mais

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS EM COLHEITA DE CANA-DE- AÇÚCAR

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS EM COLHEITA DE CANA-DE- AÇÚCAR REDES NEURAIS ARTIFICIAIS EM COLHEITA DE CANA-DE- AÇÚCAR THIAGO RAMOS TRIGO 1 PAULO CESAR DA SILVA BATISTA JÚNIOR 1 FERNANDO BUARQUE DE LIMA NETO 2 RESUMO Este artigo apresenta um maneira de implementar

Leia mais

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS EM COLHEITA DE CANA-DE-AÇÚCAR RESUMO

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS EM COLHEITA DE CANA-DE-AÇÚCAR RESUMO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS EM COLHEITA DE CANA-DE-AÇÚCAR THIAGO RAMOS TRIGO 1 PAULO CESAR DA SILVA BATISTA JÚNIOR 1 FERNANDO BUARQUE DE LIMA NETO 2 RESUMO Este artigo apresenta um maneira de implementar

Leia mais

Revista Hispeci & Lema On Line ano III n.3 nov. 2012 ISSN 1980-2536 unifafibe.com.br/hispecielemaonline Centro Universitário UNIFAFIBE Bebedouro-SP

Revista Hispeci & Lema On Line ano III n.3 nov. 2012 ISSN 1980-2536 unifafibe.com.br/hispecielemaonline Centro Universitário UNIFAFIBE Bebedouro-SP Reconhecimento de face utilizando banco de imagens monocromáticas e coloridas através dos métodos da análise do componente principal (PCA) e da Rede Neural Artificial (RNA) [Recognition to face using the

Leia mais

Simulador de Redes Neurais Multiplataforma

Simulador de Redes Neurais Multiplataforma Simulador de Redes Neurais Multiplataforma Lucas Hermann Negri 1, Claudio Cesar de Sá 2, Ademir Nied 1 1 Departamento de Engenharia Elétrica Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Joinville SC

Leia mais

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS MULTICAMADAS APLICADAS À ADUBAÇÃO PARA A CULTURA DA GOIABEIRA

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS MULTICAMADAS APLICADAS À ADUBAÇÃO PARA A CULTURA DA GOIABEIRA REDES NEURAIS ARTIFICIAIS MULTICAMADAS APLICADAS À ADUBAÇÃO PARA A CULTURA DA GOIABEIRA RESUMO Silvia Helena Modenese Gorla da Silva Doutoranda, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Departamento

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DE REDES NEURAIS PARA PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS

OTIMIZAÇÃO DE REDES NEURAIS PARA PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS OTIMIZAÇÃO DE REDES NEURAIS PARA PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia da Computação Adélia Carolina de Andrade Barros Orientador: Prof. Dr. Adriano Lorena Inácio de Oliveira

Leia mais

REDES NEURAIS PARA PREDIÇÃO DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS RELEVANTES PARA A AGRICULTURA 1

REDES NEURAIS PARA PREDIÇÃO DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS RELEVANTES PARA A AGRICULTURA 1 ISSN 1413-6244 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária Ministério da Agricultura e do Abastecimento Rua XV de Novembro,

Leia mais

E-mail: rbrunow@uss.br

E-mail: rbrunow@uss.br ! " # $! &%'! ()*) ( +!, -,./!, ' *3.45 6 3 7 3 8 3 *3.49: 3 8 *- ; ,?3. @*

Leia mais

Curso de Redes Neurais utilizando o MATLAB

Curso de Redes Neurais utilizando o MATLAB Curso de Redes Neurais utilizando o MATLAB Victoria Yukie Matsunaga Belém-Pará-Brasil 2012 Esta apostila tem como principal objetivo fornecer um material de auxílio ao Curso de Redes Neurais utilizando

Leia mais

IN0997 - Redes Neurais

IN0997 - Redes Neurais IN0997 - Redes Neurais Aluizio Fausto Ribeiro Araújo Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática - CIn Departamento de Sistemas da Computação aluizioa@cin.ufpe.br Conteúdo Objetivos Ementa

Leia mais

A metodologia utilizada neste trabalho consiste basicamente de três etapas: ensaio, pré-processamento e simulações.

A metodologia utilizada neste trabalho consiste basicamente de três etapas: ensaio, pré-processamento e simulações. SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GCE 20 14 a 17 Outubro de 2007 Rio de Janeiro - RJ GRUPO XIV GRUPO DE ESTUDO DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA UTILIZAÇÃO DE REDES

Leia mais

ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA

ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA GPC/001 21 a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil GRUPO V ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA UMA ABORDAGEM BASEADA EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

REDES NEURAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES NA DETECÇÃO DE QUEIMADAS NA FLORESTA AMAZÔNICA

REDES NEURAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES NA DETECÇÃO DE QUEIMADAS NA FLORESTA AMAZÔNICA REDES NEURAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES NA DETECÇÃO DE QUEIMADAS NA FLORESTA AMAZÔNICA Luiz Pinheiro Duarte Neto 1, Lauro Yasumasa Nakayama 2, Juliano João Bazzo 3 1 Instituto Nacional de Pesquisas

Leia mais

Previsão de Carga em Médio Prazo via Redes Neurais Artificiais e Algoritmos Genéticos UFPE UFPE UFPE UFPE UFPE CELPE

Previsão de Carga em Médio Prazo via Redes Neurais Artificiais e Algoritmos Genéticos UFPE UFPE UFPE UFPE UFPE CELPE 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Previsão de Carga em Médio Prazo via Redes Neurais Artificiais e Algoritmos Genéticos Nóbrega Neto, O. Aquino, R. R. B. Ferreira, A. A. Lira, M. M. S. Silva,

Leia mais

MODELAGEM DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS UTILIZANDO REDES NEURAIS: CONCEITUAÇÃO E AVALIAÇÃO PRELIMINAR

MODELAGEM DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS UTILIZANDO REDES NEURAIS: CONCEITUAÇÃO E AVALIAÇÃO PRELIMINAR MODELAGEM DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS UTILIZANDO REDES NEURAIS: CONCEITUAÇÃO E AVALIAÇÃO PRELIMINAR Werner Siegfried Hanisch () Engenheiro Químico pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre

Leia mais

Biometria Comportamental: Pesquisa e desenvolvimento de um sistema de autenticação de usuários utilizando assinaturas manuscritas

Biometria Comportamental: Pesquisa e desenvolvimento de um sistema de autenticação de usuários utilizando assinaturas manuscritas Biometria Comportamental: Pesquisa e desenvolvimento de um sistema de autenticação de usuários utilizando assinaturas manuscritas Milton Roberto Heinen 1 Fernando Santos Osório 2 UNISINOS - Universidade

Leia mais

Nathalie Portugal Vargas

Nathalie Portugal Vargas Nathalie Portugal Vargas 1 Introdução Trabalhos Relacionados Recuperação da Informação com redes ART1 Mineração de Dados com Redes SOM RNA na extração da Informação Filtragem de Informação com Redes Hopfield

Leia mais

Relatório de uma Aplicação de Redes Neurais

Relatório de uma Aplicação de Redes Neurais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMPUTACAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS DISCIPLINA: REDES NEURAIS PROFESSOR: MARCOS

Leia mais

Radar de Penetração no Solo e Meio- Ambiente

Radar de Penetração no Solo e Meio- Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DEPARTAMENTO DE GEOFÍSICA Curso 3ª Idade Radar de Penetração no Solo e Meio- Ambiente Vinicius Rafael Neris dos Santos

Leia mais

Complemento II Noções Introdutória em Redes Neurais

Complemento II Noções Introdutória em Redes Neurais Complemento II Noções Introdutória em Redes Neurais Esse documento é parte integrante do material fornecido pela WEB para a 2ª edição do livro Data Mining: Conceitos, técnicas, algoritmos, orientações

Leia mais

PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA APRENDIZAGEM DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA APRENDIZAGEM DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS Anais do XXXIV COBENGE. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, Setembro de 2006. ISBN 85-7515-371-4 PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA APRENDIZAGEM DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS Rejane de Barros Araújo rdebarros_2000@yahoo.com.br

Leia mais

PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ELETROSTÁTICAS EM PLATAFORMAS DE COLETA DE DADOS

PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ELETROSTÁTICAS EM PLATAFORMAS DE COLETA DE DADOS PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ELETROSTÁTICAS EM PLATAFORMAS DE COLETA DE DADOS Alexandre Pinhel Soares Engenheiro do Departamento de Equipamentos Eletroeletrônicos de Furnas Centrais Elétricas S.A. Coordenador

Leia mais

Aprendizagem de Máquina

Aprendizagem de Máquina Aprendizagem de Máquina Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Disciplina: Inteligência Artificial Tópicos 1. Definições 2. Tipos de aprendizagem 3. Paradigmas de aprendizagem 4. Modos de aprendizagem

Leia mais

Aprendizagem de Máquina

Aprendizagem de Máquina Aprendizagem de Máquina Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Disciplina: Inteligência Artificial Tópicos 1. Definições 2. Tipos de aprendizagem 3. Paradigmas de aprendizagem 4. Modos de aprendizagem

Leia mais

RENATO DE FREITAS LARA. Departamento de Ciência da Computação - Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) - Barbacena - MG Brasil

RENATO DE FREITAS LARA. Departamento de Ciência da Computação - Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) - Barbacena - MG Brasil RECONHECIMENTO DE CADEIAS DE NÚMEROS NAS ETIQUETAS IDENTIFICADORAS DOS BLOCOS DE AÇO, UTILIZANDO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS RENATO DE FREITAS LARA Departamento de Ciência

Leia mais

SISTEMA ESTABILIZADOR DE PLANOS

SISTEMA ESTABILIZADOR DE PLANOS SISTEMA ESTABILIZADOR DE PLANOS José Ricardo da Silva Ferreira Universidade da Amazônia CCEN/Dpto de Informática Av. Alcindo Cacela, 287 66060-000 Belém, PA E-mail: ricardoferreira@ieee.org Joelson Nogueira

Leia mais

1 Introdução 1.1. Segurança em Redes de Computadores

1 Introdução 1.1. Segurança em Redes de Computadores 1 Introdução 1.1. Segurança em Redes de Computadores A crescente dependência das empresas e organizações modernas a sistemas computacionais interligados em redes e a Internet tornou a proteção adequada

Leia mais

Palavras-chave: Sistema neuro-fuzzy, Sistemas de avaliação, Sistemas Adaptativos.

Palavras-chave: Sistema neuro-fuzzy, Sistemas de avaliação, Sistemas Adaptativos. ANÁLISE DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA NA UERJ A PARTIR DE INDICADORES CONSTRUÍDOS BASEADOS NO EXAME NACIONAL DE CURSOS: UM SISTEMA NEBULOSO DE AVALIAÇÃO Maria Luiza F. Velloso mlfv@centroin.com.br Universidade

Leia mais

Sistemas Híbridos Aplicados à Filtragem de Sinais de Alarme de Proteção de uma Subestação Telecomandada

Sistemas Híbridos Aplicados à Filtragem de Sinais de Alarme de Proteção de uma Subestação Telecomandada Proceedings of the IV Brazilian Conference on Neural Networks - IV Congresso Brasileiro de Redes Neurais pp. 215-219, July 20-22, 1999 - ITA, São José dos Campos - SP - Brazil Sistemas Híbridos Aplicados

Leia mais

ANÁLISE DE PRÉ-PROCESSAMENTO NO DESEMPENHO DE PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS FINANCEIRAS

ANÁLISE DE PRÉ-PROCESSAMENTO NO DESEMPENHO DE PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS FINANCEIRAS Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Graduação em Ciência da Computação ANÁLISE DE PRÉ-PROCESSAMENTO NO DESEMPENHO DE PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS FINANCEIRAS PROPOSTA DE TRABALHO DE

Leia mais

TÍTULO: PROPOSTA DE METODOLOGIA BASEADA EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS MLP PARA A PROTEÇÃO DIFERENCIAL DE TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA

TÍTULO: PROPOSTA DE METODOLOGIA BASEADA EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS MLP PARA A PROTEÇÃO DIFERENCIAL DE TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA TÍTULO: PROPOSTA DE METODOLOGIA BASEADA EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS MLP PARA A PROTEÇÃO DIFERENCIAL DE TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

Leia mais

Paralelização do Algoritmo Backpropagation em Clusters de Estações de Trabalho

Paralelização do Algoritmo Backpropagation em Clusters de Estações de Trabalho Proceedings of IV Brazilian Conference on Neural Networks - IV Congresso Brasileiro de Redes Neurais pp. 888-999, July 20-22, 1999 - ITA, São José dos Campos - SP - Brazil Paralelização do Algoritmo Backpropagation

Leia mais

Matlab - Neural Networw Toolbox. Ana Lívia Soares Silva de Almeida

Matlab - Neural Networw Toolbox. Ana Lívia Soares Silva de Almeida 27 de maio de 2014 O que é a Neural Networw Toolbox? A Neural Network Toolbox fornece funções e aplicativos para a modelagem de sistemas não-lineares complexos que não são facilmente modelados com uma

Leia mais

APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS NA IDENTIFICAÇÃO DE SETORES EM CURTO- CIRCUITO NOS SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS NA IDENTIFICAÇÃO DE SETORES EM CURTO- CIRCUITO NOS SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS NA IDENTIFICAÇÃO DE SETORES EM CURTO- CIRCUITO NOS SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Edison Aparecido Goes, Renato Crivellari Creppe, José Francisco Rodrigues 3, José

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Massas Nodulares, Classificação de Padrões, Redes Multi- Layer Perceptron.

PALAVRAS-CHAVE: Massas Nodulares, Classificação de Padrões, Redes Multi- Layer Perceptron. 1024 UMA ABORDAGEM BASEADA EM REDES PERCEPTRON MULTICAMADAS PARA A CLASSIFICAÇÃO DE MASSAS NODULARES EM IMAGENS MAMOGRÁFICAS Luan de Oliveira Moreira¹; Matheus Giovanni Pires² 1. Bolsista PROBIC, Graduando

Leia mais

Automatização do processo de determinação do número de ciclos de treinamento de uma Rede Neural Artificial

Automatização do processo de determinação do número de ciclos de treinamento de uma Rede Neural Artificial Automatização do processo de determinação do número de ciclos de treinamento de uma Rede Neural Artificial André Ricardo Gonçalves; Maria Angélica de Oliveira Camargo Brunetto Laboratório Protem Departamento

Leia mais

LEONARDO NASCIMENTO FERREIRA UM TRADING SYSTEM AUTÔNOMO BASEADO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

LEONARDO NASCIMENTO FERREIRA UM TRADING SYSTEM AUTÔNOMO BASEADO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS LEONARDO NASCIMENTO FERREIRA UM TRADING SYSTEM AUTÔNOMO BASEADO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS Monografia de Graduação apresentada ao Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras

Leia mais

PREVISÃO DO PREÇO DA SOJA UTILIZANDO REDES NEURAIS

PREVISÃO DO PREÇO DA SOJA UTILIZANDO REDES NEURAIS PREVISÃO DO PREÇO DA SOJA UTILIZANDO REDES NEURAIS 1 William Hajime Yonenaga e 2 Reginaldo Santana Figueiredo 1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2 Departamento de Engenharia de Produção

Leia mais

Estudos para Localização de Faltas em Redes Subterrâneas Integrando o Software PSCAD/EMTDC e Ferramentas Inteligentes

Estudos para Localização de Faltas em Redes Subterrâneas Integrando o Software PSCAD/EMTDC e Ferramentas Inteligentes 1 Estudos para ização de Faltas em Redes Subterrâneas Integrando o Software PSCAD/EMTDC e Ferramentas Inteligentes D. S. Gastaldello, A. N. Souza, H. L. M. do Amaral, M. G. Zago e C. C. O. Ramos Resumo--

Leia mais

Redes neurais aplicadas na identificação de variedades de soja

Redes neurais aplicadas na identificação de variedades de soja Redes neurais aplicadas na identificação de variedades de soja Fábio R. R. Padilha Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ Rua São Francisco, 5 - Sede Acadêmica, 987-,

Leia mais

3 Metodologia de Previsão de Padrões de Falha

3 Metodologia de Previsão de Padrões de Falha 3 Metodologia de Previsão de Padrões de Falha Antes da ocorrência de uma falha em um equipamento, ele entra em um regime de operação diferente do regime nominal, como descrito em [8-11]. Para detectar

Leia mais

1º PERÍODO. 07/03 2h/a Comunicação e Expressão 7h às 8h40m Geometria A. Vetores 8h40min às 10h40m. Lógica para Computação 8h40min às 10h40m

1º PERÍODO. 07/03 2h/a Comunicação e Expressão 7h às 8h40m Geometria A. Vetores 8h40min às 10h40m. Lógica para Computação 8h40min às 10h40m 1º PERÍODO semana a de carga horária Lógica para Computação Comunicação e Expressão Geometria A. Vetores in Cálculo Dif. e Integral I Física Experimental I - A Física Experimental I - B 28/03 2h/a Cálculo

Leia mais

Mineração de Dados Meteorológicos pela Teoria dos Conjuntos Aproximativos para Aplicação na Previsão de Precipitação Sazonal

Mineração de Dados Meteorológicos pela Teoria dos Conjuntos Aproximativos para Aplicação na Previsão de Precipitação Sazonal Anais do CNMAC v.2 ISSN 1984-820X Mineração de Dados Meteorológicos pela Teoria dos Conjuntos Aproximativos para Aplicação na Previsão de Precipitação Sazonal Juliana Aparecida Anochi Instituto Nacional

Leia mais

Identificação de Caracteres com Rede Neuronal Artificial com Interface Gráfica

Identificação de Caracteres com Rede Neuronal Artificial com Interface Gráfica Identificação de Caracteres com Rede Neuronal Artificial com Interface Gráfica João Paulo Teixeira*, José Batista*, Anildio Toca**, João Gonçalves**, e Filipe Pereira** * Departamento de Electrotecnia

Leia mais

Aprendizagem de Máquina

Aprendizagem de Máquina Aprendizagem de Máquina Alessandro L. Koerich Programa de Pós-Graduação em Informática Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Horários Aulas Sala [quinta-feira, 7:30 12:00] Atendimento Segunda

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE PULVERIZAÇÃO UTILIZANDO TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS. PERNOMIAN, Viviane Araujo. DUARTE, Fernando Vieira

SISTEMA AUTOMÁTICO DE PULVERIZAÇÃO UTILIZANDO TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS. PERNOMIAN, Viviane Araujo. DUARTE, Fernando Vieira REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE AGRONOMIA ISSN 1677-0293 PERIODICIDADE SEMESTRAL ANO III EDIÇÃO NÚMERO 5 JUNHO DE 2004 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

USO DE REDES NEURAIS PARA PREVISÃO DO CONSUMO DE ENERGIA EM HOTÉIS

USO DE REDES NEURAIS PARA PREVISÃO DO CONSUMO DE ENERGIA EM HOTÉIS VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 8 a 2 de agosto de 200 Campina Grande Paraíba - Brasil August 8 2, 200 Campina Grande Paraíba Brazil USO DE REDES

Leia mais

Cigré/Brasil. CE B5 Proteção e Automação. Seminário Interno de Preparação para a Bienal 2008

Cigré/Brasil. CE B5 Proteção e Automação. Seminário Interno de Preparação para a Bienal 2008 Cigré/Brasil CE B5 Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para a Bienal 2008 Rio de Janeiro, 26-27 de junho de 2008 Dados do Artigo Número: B5-109 Título: Functional and Interoperability

Leia mais

MINERAÇÃO DE DADOS PARA DETECÇÃO DE SPAMs EM REDES DE COMPUTADORES

MINERAÇÃO DE DADOS PARA DETECÇÃO DE SPAMs EM REDES DE COMPUTADORES MINERAÇÃO DE DADOS PARA DETECÇÃO DE SPAMs EM REDES DE COMPUTADORES Kelton Costa; Patricia Ribeiro; Atair Camargo; Victor Rossi; Henrique Martins; Miguel Neves; Ricardo Fontes. kelton.costa@gmail.com; patriciabellin@yahoo.com.br;

Leia mais

Análise de Tendências de Mercado por Redes Neurais Artificiais

Análise de Tendências de Mercado por Redes Neurais Artificiais Análise de Tendências de Mercado por Redes Neurais Artificiais Carlos E. Thomaz 1 e Marley M.B.R. Vellasco 2 1 Departamento de Engenharia Elétrica (IAAA), FEI, São Paulo, Brasil 2 Departamento de Engenharia

Leia mais

Avaliação do potencial produtivo em montados de sobro com recurso a redes neuronais artificiais

Avaliação do potencial produtivo em montados de sobro com recurso a redes neuronais artificiais Avaliação do potencial produtivo em montados de sobro com recurso a redes neuronais artificiais Susana Dias (Investigadora/Colaboradora da Universidade de Évora e Docente do Instituto Politécnico de Elvas)

Leia mais

CAPACIDADE PREDITIVA DE DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS PARA COMPORTAMENTO DE PREÇO DE ATIVOS FINANCEIROS

CAPACIDADE PREDITIVA DE DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS PARA COMPORTAMENTO DE PREÇO DE ATIVOS FINANCEIROS IV SEMEAD CAPACIDADE PREDITIVA DE DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS PARA COMPORTAMENTO DE PREÇO DE ATIVOS FINANCEIROS Fernando C de Almeida 1 Alan de G. Dario 2 Pascal Dumontier 3 RESUMO Este artigo explora a

Leia mais

Redes Neurais Construtivas. Germano Crispim Vasconcelos Centro de Informática - UFPE

Redes Neurais Construtivas. Germano Crispim Vasconcelos Centro de Informática - UFPE Redes Neurais Construtivas Germano Crispim Vasconcelos Centro de Informática - UFPE Motivações Redes Feedforward têm sido bastante utilizadas em aplicações de Reconhecimento de Padrões Problemas apresentados

Leia mais

Multi-Layer. Perceptrons. Algoritmos de Aprendizado. Perceptrons. Perceptrons

Multi-Layer. Perceptrons. Algoritmos de Aprendizado. Perceptrons. Perceptrons Algoritmos de Aprendizado Regra de Hebb Perceptron Delta Rule (Least Mean Square) Back Propagation Multi-Layer Perceptrons Redes de apenas uma camada só representam funções linearmente separáveis Redes

Leia mais

Otimização de Árvores Sintáticas aplicada à Detecção de Células Cancerígenas

Otimização de Árvores Sintáticas aplicada à Detecção de Células Cancerígenas Trabalho de Pesquisa Operacional Otimização de Árvores Sintáticas aplicada à Detecção de Células Cancerígenas Juliana Oliveira Ferreira Bacharelado em Ciência da Computação UNIFAL MG Objetivo Gerar uma

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA PROJETOS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA PROJETOS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS IFSP - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA PROJETOS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS HUGO DA SILVA BERNARDES GONÇALVES São Paulo

Leia mais

SIGM-TREE: OTIMIZAÇÃO DE ÁRVORES SINTÁTICAS APLICADA À CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES

SIGM-TREE: OTIMIZAÇÃO DE ÁRVORES SINTÁTICAS APLICADA À CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES SIGM-TREE: OTIMIZAÇÃO DE ÁRVORES SINTÁTICAS APLICADA À CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES Juliana Oliveira Ferreira 1 Humberto César Brandão de Oliveira 2 Melise Maria Veiga de Paula 3 Universidade Federal de Alfenas

Leia mais

IC Inteligência Computacional Redes Neurais. Redes Neurais

IC Inteligência Computacional Redes Neurais. Redes Neurais Universidade Federal do Rio de Janeiro PÓS-GRADUAÇÃO / 2008-2 IC Inteligência Computacional Redes Neurais www.labic.nce.ufrj.br Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Redes Neurais São modelos computacionais

Leia mais

COPPE/UFRJ. CPE 721 - Redes Neurais Feedforward Prof.: Luiz Calôba

COPPE/UFRJ. CPE 721 - Redes Neurais Feedforward Prof.: Luiz Calôba COPPE/UFRJ CPE 721 - Redes Neurais Feedforward Prof.: Luiz Calôba PROGRAMA PARA DEMONSTRAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS NEURÔNIOS DA CAMADA INTERMEDIÁRIA DE UMA REDE NEURAL FEEDFORWARD DE 2 CAMADAS,

Leia mais

Redes Neurais. A IA clássica segue o paradigma da computação simbólica

Redes Neurais. A IA clássica segue o paradigma da computação simbólica Abordagens não simbólicas A IA clássica segue o paradigma da computação simbólica Redes Neurais As redes neurais deram origem a chamada IA conexionista, pertencendo também a grande área da Inteligência

Leia mais

Resumo. 1 Introdução. (jim, ramices)@das.ufsc.br

Resumo. 1 Introdução. (jim, ramices)@das.ufsc.br Análise Comparativa de Técnicas de Inteligência Computacional para a Detecção de Spam Jim Lau, Ramices dos Santos Silva DAS/CTC Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis SC Brasil (jim,

Leia mais

Classificação de Imagens Tomográficas de Ciência dos Solos Utilizando Redes Neurais e Combinação de Classificadores

Classificação de Imagens Tomográficas de Ciência dos Solos Utilizando Redes Neurais e Combinação de Classificadores Classificação de Imagens Tomográficas de Ciência dos Solos Utilizando Redes Neurais e Combinação de Classificadores Fabricio Aparecido Breve Prof. Dr. Nelson Delfino d Ávila Mascarenhas Apresentação Objetivos

Leia mais

Apresentação final do Trabalho de Conclusão -Novembro 2002. Autenticação On-line de assinaturas utilizando Redes Neurais. Milton Roberto Heinen

Apresentação final do Trabalho de Conclusão -Novembro 2002. Autenticação On-line de assinaturas utilizando Redes Neurais. Milton Roberto Heinen Apresentação final do Trabalho de Conclusão -Novembro 2002 Autenticação On-line de assinaturas utilizando Redes Neurais Milton Roberto Heinen miltonrh@ig.com.br Motivação Falta de segurança dos sistemas

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 22 a 25 Novembro de 2009 Recife - PE GRUPO XV GRUPO DE ESTUDO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÃO PARA SISTEMAS

Leia mais

Técnicas de Mineração de Dados Aplicadas a Reservatórios visando à Gestão Ambiental na Geração de Energia

Técnicas de Mineração de Dados Aplicadas a Reservatórios visando à Gestão Ambiental na Geração de Energia Técnicas de Mineração de Dados Aplicadas a Reservatórios visando à Gestão Ambiental na Geração de Energia Aluno: Gabriel Leite Mariante Orientador: Marley Maria Bernardes Rebuzzi Vellasco Introdução e

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais Inteligência Artificial Prof. Cedric Luiz de Carvalho Instituto de Informática UFG 2006 2/164 Tópicos Introdução Redes Neurais Humanas O que são Redes Neurais Artificiais Características

Leia mais

Ajuste da generalização em Redes de Base Radial: uma abordagem multi-objetivo para a estimação de parâmetros

Ajuste da generalização em Redes de Base Radial: uma abordagem multi-objetivo para a estimação de parâmetros Ajuste da generalização em Redes de Base Radial: uma abordagem multi-objetivo para a estimação de parâmetros D. H. D. Carvalho ½¾, M. A. Costa ½ e A. P. Braga ½ dhdc@ufmg.br, azevedo@est.ufmg.br e apbraga@cpdee.ufmg.br

Leia mais

Sistema de Análise de Ativos Através de Redes Neurais de Múltiplas Camadas

Sistema de Análise de Ativos Através de Redes Neurais de Múltiplas Camadas Sistema de Análise de Ativos Através de Redes Neurais de Múltiplas Camadas André Pacheco Miranda 1, Rodrigo Antoniazzi 1, Marco Antonio Barbosa 1 1 Ciência da Computação Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Leia mais

Automatização do processo de determinação do número de ciclos de treinamento de uma Rede Neural Artificial

Automatização do processo de determinação do número de ciclos de treinamento de uma Rede Neural Artificial Automatização do processo de determinação do número de ciclos de treinamento de uma Rede Neural Artificial André Ricardo Gonçalves 1, Maria Angélica de Oliveira Camargo Brunetto 2 1,2 Laboratório de Pesquisa

Leia mais

Classificação de pacientes com transtorno de dislexia usando Redes Neurais Artificiais

Classificação de pacientes com transtorno de dislexia usando Redes Neurais Artificiais Classificação de pacientes com transtorno de dislexia usando Redes Neurais Artificiais Raimundo José Macário Costa Programa de Engenharia de Sistemas, COPPE/UFRJ E-mail: macario@cos.ufrj.br Telma Silveira

Leia mais

Estratégias de Pesquisa

Estratégias de Pesquisa Estratégias de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Survey Design e Criação Estudo de Caso Pesquisa Ação Experimento

Leia mais

SELEÇÃO DE TOMATES PARA PROCESSAMENTO INDUSTRIAL POR MEIO DE REDES NEURAIS APLICADAS EM SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL CLÁUDIO DENIS

SELEÇÃO DE TOMATES PARA PROCESSAMENTO INDUSTRIAL POR MEIO DE REDES NEURAIS APLICADAS EM SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL CLÁUDIO DENIS SELEÇÃO DE TOMATES PARA PROCESSAMENTO INDUSTRIAL POR MEIO DE REDES NEURAIS APLICADAS EM SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL CLÁUDIO DENIS Faculdade de Tecnologia Termomecânica Estrada dos Alvarenga, 4001, 09850-550

Leia mais

Reconhecimento de Vinhos com um Nariz Eletrônico

Reconhecimento de Vinhos com um Nariz Eletrônico Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Departamento de Eletrônica e Computação Reconhecimento de Vinhos com um Nariz Eletrônico Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Giovani

Leia mais

Sistema de Análise de Comportamento de Clientes Baseado em Rede Neural Artificial

Sistema de Análise de Comportamento de Clientes Baseado em Rede Neural Artificial Sistema de Análise de Comportamento de Clientes Baseado em Rede Neural Artificial Thamires Charbaje de Oliveira 1, Maury Meirelles Gouvêa Jr. 2 1 Instituto de Ciências Exatas e Informática 2 Instituto

Leia mais

TÉCNICAS DE COMPUTAÇÃO PARALELA PARA MELHORAR O TEMPO DA MINERAÇÃO DE DADOS: Uma análise de Tipos de Coberturas Florestais

TÉCNICAS DE COMPUTAÇÃO PARALELA PARA MELHORAR O TEMPO DA MINERAÇÃO DE DADOS: Uma análise de Tipos de Coberturas Florestais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA CRISTIAN COSMOSKI RANGEL DE ABREU TÉCNICAS DE COMPUTAÇÃO PARALELA PARA MELHORAR

Leia mais

MEDIÇÃO VIRTUAL DE PRESSÃO POR MEIO DE REDES NEURAIS ATRAVÉS DO PI ACE

MEDIÇÃO VIRTUAL DE PRESSÃO POR MEIO DE REDES NEURAIS ATRAVÉS DO PI ACE Seminário Regional OSIsoft do Brasil 2010 São Paulo, Brasil MEDIÇÃO VIRTUAL DE PRESSÃO POR MEIO DE REDES NEURAIS ATRAVÉS DO PI ACE 28 de Outubro de 2010 André Paulo Ferreira Machado PETROBRAS Empowering

Leia mais

4 O Software ANNSTLF. 4.1 ANNSTLF como método de estimação

4 O Software ANNSTLF. 4.1 ANNSTLF como método de estimação 4 O Software ANNSTLF 4.1 ANNSTLF como método de estimação O ANNSTLF é um software americano produzido pelo EPRI (Eletrical Power Research Institute) e está em uso no sistema elétrico do país, desde junho

Leia mais

Um Sistema de Visão Computacional Baseado em Cores Aplicado ao Controle de um Robô Móvel

Um Sistema de Visão Computacional Baseado em Cores Aplicado ao Controle de um Robô Móvel 1 Um Sistema de Visão Computacional Baseado em Cores Aplicado ao Controle de um Robô Móvel M. G. Quiles, Mestrando, ICMC-USP, e R. A. F. Romero, Professora Associada, ICMC-USP Abstract Many works in last

Leia mais

Ler e interpretar simbologias elétricas. Elaborar diagramas elétricos em planta baixa. Ler e interpretar Planta Baixa.

Ler e interpretar simbologias elétricas. Elaborar diagramas elétricos em planta baixa. Ler e interpretar Planta Baixa. : Técnico em Informática Descrição do Perfil Profissional: O profissional com habilitação Técnica em Microinformática, certificado pelo SENAI-MG, deverá ser capaz de: preparar ambientes para a instalação

Leia mais