EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES LINGUÍSTICAS RESUMO: Palavras-chave: fonologia-linguística-literatura ABSTRACT:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES LINGUÍSTICAS RESUMO: Palavras-chave: fonologia-linguística-literatura ABSTRACT:"

Transcrição

1 EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES LINGUÍSTICAS (Vera Pedreira dos Santos Pepe) 1 RESUMO: O presente artigo tem por objetivo apontar e analisar temas linguísticos presentes no livro Emília no País da Gramática, do autor brasileiro Monteiro Lobato. Utilizaram-se, para esse propósito, fragmentos de sete capítulos da obra, comentados à luz de estudos sobre fonética articulatória, fonética e fonologia do português, sociolinguística, entre outros. A análise permitiu a identificação de temas como classificação de fonemas vocálicos segundo critérios articulatórios; a estrutura da sílaba e a distribuição de vogais e consoantes nessa estrutura, ditongos, particularmente o ditongo ÃO, o acento no português e a classificação de palavras segundo a tonicidade silábica; fonologia e ortografia e variação linguística. Palavras-chave: fonologia-linguística-literatura ABSTRACT: This article intends to describe and also to analyze linguistic themes observed in a literary book. The study is based on Emília no País da Gramática, written by Monteiro Lobato, a brazilian writter. In order to do that, we selected seven chapters and some of their fragments, which are commented based on studies about Articulatory Phonetics, Portuguese Phonetics and Phonology, Sociolinguistics and others researches. At the end, some themes were identified as follows: vowels classification according to articulatory criteria; the syllable: consonants and vowel distribution; diphthongs, specially the diphthong ÃO; Portuguese words classification according to the stressed syllable; phonology and orthography; linguistic variation. Key words: Phonology-Linguistics-Literature Introdução A obra Emília no País da Gramática, escrita em 1934, apresenta a aventura vivida pelos personagens Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde de Sabugosa, quando visitam o País da Gramática guiados por um Rinoceronte apelidado de Quindim. Dos vinte e sete capítulos do livro, sete resgatam temas linguísticos, os quais serão aqui apresentados na seguinte ordem: Primeiro, classificação dos fonemas vocálicos orais e nasais com base na Fonética Articulatória. Segundo, conceituação de sílaba e descrição de como 1 Vera Pedreira dos Santos Pepe Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana. verapepe@click21.com.br

2 consoantes e vogais distribuem-se na sua estrutura. Terceiro, ditongos orais e nasais, sobretudo o ditongo ÃO. Quarto, o acento no português e a classificação de palavras segundo a tonicidade silábica. Quinto, fonologia e ortografia, sobretudo no que diz respeito às relações entre letras e sons e à ortografia da língua portuguesa nos períodos etimológico e fonético. Sexto, a variação linguística, principalmente a variação diastrática e diatópica. Algumas considerações finais sobre esses tópicos e sobre o diálogo estabelecido entre eles e o texto literário integram a última parte desse artigo. Esse estudo justifica-se por evidenciar a possibilidade de diálogo entre linguística e literatura, frequentemente não percebida por muitos alunos; por suscitar uma reflexão linguísticoliterária acerca da obra em questão e, principalmente, por servir de instrumento de trabalho para o professor em sala de aula, sobretudo para o professor de Letras. 1. A classificação de fonemas vocálicos A Fonética Articulatória (LADEFOGED, 1982), ciência cujo objeto de estudo são os sons produzidos e articulados pelo aparelho fonador humano, classifica como fones vocálicos aqueles sons em cuja produção não há obstáculos à passagem do ar na cavidade oral. Os sons vocálicos também podem ser orais ou nasais dependendo da posição do véu palatino. Quando levantado, ou seja, em contato com a parede posterior da faringe, o véu palatino permite a passagem do ar, exclusivamente, para a cavidade oral, o que resulta na produção de sons orais. Quando rebaixado, porém, o véu palatino permite não somente a passagem do ar para a cavidade oral, como também para a cavidade nasal, trazendo, como resultado, a produção de um som nasal. Quanto à participação das cordas vocais, as vogais classificam-se, sempre, como sonoras, em virtude de serem produzidas com vibração das pregas vocais. Em Emíla no País da Gramática, esses aspectos mencionados podem ser observados no trecho a seguir: Os meninos fizeram todas as combinações necessárias e, no dia marcado, partiram muito cedo, a cavalo no rinoceronte, o qual trotava o trote mais duro que a sua casca. Trotou, trotou e, depois de muito trotar, deu com eles numa região onde o ar chiava de modo estranho.

3 - Que zumbido será esse?-indagou a menina- Parece que andam voando por aqui milhões de vespas invisíveis. - É que já estamos em terras do País da Gramática- explicou o rinoceronte. - Estes zumbidos são os sons Orais que voam soltos no espaço. - Não comece a falar difícil que nós ficamos na mesma- observou Emília- sons orais, que pedantismo é esse? - Som oral quer dizer som produzido pela boca. A, E, I, O U são Sons Orais, como dizem os senhores gramáticos (LOBATO, 1978, p.8). Analisando o fragmento, nota-se que a palavra zumbido remete perfeitamente à idéia de sonoridade, ou seja, remete à informação de que a articulação de sons vocálicos envolve vibração das cordas vocais. A ausência de obstáculos à passagem do ar na cavidade oral durante a produção de sons vocálicos também aparece documentada. Em Sons orais que voam soltos no espaço, o termo soltos indica liberdade, ausência de empecilho; e espaço representa a cavidade oral. Além disso, o termo boca caracteriza os chamados sons orais, em cuja produção o ar escapa pela cavidade bucal, em virtude de o véu palatino encontrar-se levantado. 2. A distribuição de vogais e consoantes na estrutura da sílaba Em termos de mecânica da fala, Silva (1998), apresenta a seguinte definição de sílaba: os movimentos de contração e relaxamento dos músculos respiratórios expelem sucessivamente pequenos jatos de ar. Cada contração e cada jato de ar expelido dos pulmões constitui a base de uma sílaba (op.cit, p. 76). Mc Neilage e Davis (1993), além de explicarem a sílaba em termos de mecânica da fala, o fazem em termos filogenéticos. Segundo eles, existe uma estrutura silábica básica, constituída de uma consoante (C) e de uma vogal (V), desenvolvida, historicamente, pelo homem primitivo ao executar ações como como lamber, sugar e mastigar. Estes gestos articulatórios envolviam uma alternância rítmica da mandíbula, caracterizada por uma oclusão (no caso da consoante) seguida de uma abertura (no caso da vogal). Posteriormente, esse ciclo mandibular evolui para a linguagem articulada.

4 Qualquer que seja o ponto de vista adotado, há unanimidade acerca da estruturação básica da sílaba: ela consiste num movimento muscular, iniciado por uma tensão que vai aumentando progressivamente até atingir um nível máximo para, finalmente, sofrer uma redução gradativa. No início da tensão e na sua finalização, ou seja, nas margens da sílaba, distribuem-se as consoantes; no momento máximo de tensão, i.e., no centro silábico, figuram as vogais. Assim, consideram-se consoantes os sons menos soantes; e vogais, os elementos mais sonoros. A discussão sobre o núcleo da sílaba ser ocupado por vogais e as margens por consoantes aparece claramente documentada do fragmento abaixo: (O Rinoceronte) - Reparem que entre as letras há cinco que governam todas as outras. São as senhoras vogais-cinco madamas emproadas e orgulhosíssimas, porque palavra nenhuma pode formar-se sem a presença delas. As demais letras ajudam; por si mesmas nada valem. Essas ajudantes são as consoantes e como a palavra está dizendo, só soam com uma vogal adiante ou atrás (ibid., p. 8). Evidentemente as cinco letras mencionadas nessa passagem são as vogais, que por serem o centro da sílaba, governam todas as outras (as consoantes). A posição de núcleo silábico é reiterada quando o Rinoceronte salienta que nenhuma (palavra) pode formar-se sem a presença delas (as vogais). Resumindo, sem vogal, não há sílaba e, sem esta, não há palavra. A representação das consoantes como elementos situados à margem da sílaba e dependentes da vogal aparece explicitada no trecho em que o Rinoceronte as qualifica como ajudantes 3. Ditongos A unidade sílaba também introduz um outro tema importante, qual seja, o tema ditongos, em especial, o ditongo ÃO. Segundo Mattos e Silva (1991), já no século XVI esse ditongo caracterizava o dialeto padrão de Portugal.

5 Em Emília no País da Gramática, o prestígio do ÃO aparece documentado na passagem em que o referido ditongo é raptado, subitamente, pelo Visconde de Sabugosa. Nela também apresentam-se o conceito de ditongos e a distinção entre ditongos orais e ditongos nasais: Tornava-se preciso descobrir o Visconde. A sua misteriosa sumição [...] vinha preocupando a todos [...]. O vigia [...] contara que o tinha visto por lá com um Ditongo debaixo do capote, a espernear [...]. - Um ditongo!... Raptou um ditongo! [...] Mas para que, santo Deus? Com que fim? O remédio era um só- irem ao bairro das sílabas, que é onde moram os Ditongos. (O Quindim)- É aqui mesmo- disse ele, vendo as ruas cheias de sílabas num ir e vir constantes. Mas onde será a rua dos ditongos? - É aqui- disse ele ao penetrar na rua onde só existiam sílabas formadas de duas vogais- Os ditongos são estes. - Quê!- exclamou Narizinho [...]- Ditongo, uma palavra tão gorda quer dizer só isso- sílaba de duas vogais? Pensei que fosse coisa mais importante [...](ibid., p. 54) Vale salientar que a conceituação de ditongo como sílabas formadas de duas vogais, ao tomar como referência as letras (duas vogais), e não os fonemas vogal e semivogal, resgata uma definição da gramática tradicional. O próximo trecho ilustra a distinção entre ditongos orais e nasais; sendo finalizado com o prestígio do ditongo ÃO. Havia por ali duas espécies de ditongos- os Orais, que só se pronunciam com a boca, e os Nasais, em que o som também sai pelo nariz [...] Mas Quindim estranhou não ver entre eles o mais importante de todos- o ÃO. Os meninos notaram uma certa agitação entre os ditongos [...]. Emília entrou em cena. Agarrou um dos ditongos nasais e posou-o na palminha da mão [...]: - Diga-me ditonguinho, que foi que houve por aqui? Noto uma certa agitação entre vocês [...]. - De fato estamos agitados- Um dos meus manos, o ÃO, que era justamente o mais importante da família, desapareceu misteriosamente [...] (ibid., p. 54). 4. O acento

6 Conforme apontam Callou e Leite (1993), para os falantes do português, é bem conhecido o acento de intensidade, que tem um papel distintivo em palavras como sábia, sabia e sabiá. (op.cit. p. 31). A cada alteração de tonicidade corresponde uma alteração semântica, ou seja, uma mudança de significado, sendo esta a razão do acento exercer um papel distintivo na língua. Classificam-se como oxítonas aquelas palavras cujo acento recai na última sílaba; como paroxítonas aquelas em que a tonicidade manifesta-se na penúltima sílaba, e proparoxítonas, aquelas produzidas com acento na antepenúltima sílaba. As formas BEIJAR, CABEÇA e ÁRVORE exemplificam palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, respectivamente. Na língua portuguesa, o padrão acentual mais produtivo é o paroxítono. Na segunda posição, figuram as oxítonas; e, em último lugar, as proparoxítonas que, além de sempre serem acentuadas graficamente, ocorrem em número bastante reduzido. Em Emíla no País da Gramática, o personagem Rinoceronte conceitua sílaba acentuada (ou tônica), mediante o uso da expressão sílaba mais emproada: (Rinoceronte)- Reparem que em cada palavra há uma sílaba mais emproada e importante que as outras pelo fato de ser a depositária do acento Tônico. Essa sílaba chama-se a Tônica [...] (ibid., p. 10). Em seguida, além de apresentar a classificação das palavras segundo a sua tonicidade, faz uma crítica bem humorada à nomenclatura adotada nessa classificação, utilizando, para tanto, a expressão nomenclaturas rebarbativas, conforme atesta o fragmento a seguir: (Rinoceronte) - Mas os senhores gramáticos são uns sujeitos amigos de nomenclaturas rebarbativas, dessas que deixam as crianças velhas antes do tempo. Por isso dividem as palavras em Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas, conforme trazem o acento tônico na última sílaba, na penúltima ou na antepenúltima. (ibid., p.10). A personagem Emília ratifica a fala do Rinoceronte:

7 (Emília) - Nossa Senhora! Que luxo asiático! exclamou Emília. - Bastava dizer que o tal acento cai na última, na penúltima ou na antepenúltima. Dava na mesma e não enchia a cabeça da gente de tantos nomes feios. Proparoxítona! Só mesmo dando com um gato morto em cima até o rinoceronte miar [...] (ibid., p. 10). A discussão acerca das poucas ocorrências de palavras proparoxítonas na língua portuguesa também aparece documentada. Essa categoria recebe o adjetivo de esdrúxulas, conforme ilustrado no trecho a seguir: - E há mais ainda-disse Quindim. - As pobres palavras que têm a desgraça de ter o acento na antepenúltima sílaba, quando não são xingadas de Pro-pa-ro-xí-to-nas são xingadas de esdrúxulas. - Es-drú-xu-las! Repetiu Emília. - Eu pensei que Esdrúxulas quisesse dizer esquisito. - E pensou certo- confirmou o rinoceronte.- Como na língua portuguesa as palavras com acento na antepenúltima não são muitas, elas formam uma esquisitice, e por isso são chamadas de esdrúxulas (ibid., p. 10). 5. Fonologia e Ortografia Miriam Lemle (1998) aponta quatro tipos de relação entre letras e sons: a) relação biunívoca b) relação de uma letra representando diferentes sons segundo a posição; c) relação de um som representado por diferentes letras segundo a posição; e c) relação de concorrência. A relação biunívoca é aquela em que um som corresponde a uma letra e vice-versa, independentemente da posição. A letra P, por exemplo, estabelece esse tipo de relação com o fone [p], a exemplo de PATO e APITO em que, seja no início da palavra, seja internamente a ela, o P sempre corresponde ao som [p]. A relação de uma letra representando diferentes sons segundo a posição caracteriza-se como aquela em que uma mesma letra pode ter diferentes manifestações fonéticas a depender da posição ocupada na palavra. A letra S em SAPO, corresponde ao fone [s]; já em posição intervocálica, é pronunciada como [z], como em CASA.

8 A relação de um som representado por diferentes letras segundo a posição é o inverso da anterior. Aqui, um mesmo som pode ser representado na escrita por diferentes grafemas, como ocorre, por exemplo, com o fone [u], no dialeto do Rio de Janeiro, onde a letra U de LUA e a letra O de AMIGO são produzidas da mesma maneira: [u]. Finalmente, a relação de concorrência define-se como aquela em que uma mesma letra pode representar fones idênticos em contextos idênticos, não havendo qualquer princípio fônico que possa guiar quem escreve (LEMLE, 1998, p. 23). As palavras MESA, CERTEZA e EXEMPLO representam esse último tipo de relação, em virtude de S, Z e X ocuparem a mesma posição na palavra e corresponderem ao mesmo som: [z]. Em Emília no País da Gramática identificam-se trechos onde são abordadas as relações entre letras e sons e, por conseguinte, as relações entre fonologia e ortografia. Os fragmentos destacados a seguir demonstram que: Letras são diferentes de sons; - A, E, I, O, U, são sons Orais [...]. - Pois diga logo que são letras!- gritou Emília. - Mas não são letras!- protestou o rinoceronte. - Quando você diz A ou O, você está produzindo um som, não está escrevendo uma letra? (ibid., p.8). Letras são sinais adotados na escrita para simbolizar os diferentes sons: -Letras são sinaizinhos que os homens usam para representar esses sons.? (ibid., p.8). Os sons antecedem as letras: Primeiro há os sons Orais; depois é que aparecem as letras. Entendeu? (ibid., p.8). Além disso, observa-se que algumas relações apontadas por Miriam Lemle já estavam, de certo modo, documentadas na obra de Lobato. Mediante a utilização da alegoria de uma dama

9 de origem grega para simbolizar a ortografia, o autor explora a letra H tanto para registrar o que Lemle denomina de relações dependentes do contexto fônico, quanto as relações de concorrência: [...] No bairro da ortografia os meninos encontraram uma dama de origem grega que tomava conta de tudo [...]. - Desçam e venham ver como lido com as letras, na formação escrita das palavras (ibid., p. 55). - Entre as letras- continuou a Senhora Ortografia- uma das mais curiosas é o H. O diabinho por si só não tem som nenhum, mas ligado a outras letras produz sons especiais. No começo de uma palavra é o mesmo que não existir. Em homem, hoje ou haver, por exemplo, tanto faz existir o H como não existir [...]. Mas quando o H se liga ao C, ele chia que nem pingo d água em chapa de fogão, como em Machado, Achar [...] (ibid., p. 57). A história da ortografia da língua portuguesa nos períodos etimológico (ortografia baseada na origem das palavras) e fonético (ortografia que se baseia na pronúncia das palavras) também é resgatada no livro, conforme elucidado abaixo: - Antigamente o sistema de escrever era o sistema etimológico [...] Isso trazia muitas complicações e dificuldades. [...] Em consequência disso, ergueu-se um movimento para mudarpara acabar com a ortografia etimológica, e pôs em lugar dela outra mais fonética [...] Esse movimento venceu, afinal, e acabou sendo sancionado por um decreto do governo, depois de muito estudado pela academia Brasileira de Letras [...] Eu gostei da mudança, [...] mas a velha Ortografia Etimológica está furiosíssima. [...]. (ibid., p. 56) - A ortografia Etimológica entrincheirou-se lá, furiosa da vida, e não admite que ninguém toque na vestimenta de suas palavras [...] Não admite mudanças [...]. (ibid., p. 57) Mais adiante, a passagem também faz referência aos gramáticos, filólogos e lexicógrafos (Cf. Mattos, 1988), rotulados de velhotes, carranças, frequentadores assíduos da casa da velha (ortografia etimológica) e, portanto, resistentes a mudanças:

10 Emília entrou e deu de cara com uma velha de nariz de papagaio e ar rabugentíssimo, que tomava rapé em companhia de um bando de velhotes mais rabugentos ainda, chamados os Carrancas (ibid., p. 57). - Os velhos carranças é natural que estejam do seu lado, porque já aprenderam pelo sistema antigo e têm preguiça de mudar; mas as crianças estão aprendendo agora e não há razão para que aprendam pelo sistema velho, muito mais difícil. Eu falo aqui em nome da criançada. Queremos a ortografia nova porque ela nos facilita a vida [...] (ibid., p. 58). Adepto à Ortografia Simplificada, Lobato (Cf. Mattos, 1988) resgata a reforma ortográfica em um dos capítulos do livro onde a boneca Emília lidera uma espécie de movimento num local denominado Reduto Etimológico. A seguir, algumas simplificações adotadas pela reforma ortográfica e seus respectivos exemplos registrados em Emília no País da Gramática. Note-se a constante referência ao conservadorismo da velha (ortografia etimológica) e ao confronto entre ela e a proposta de mudança (reforma ortográfica). Sc C e Pt T: Sceptro Cetro Emília chamou outra palavra. Veio a palavra Sceptro. - Como é a pronúncia de seu nome? - Cetro - Então por que traz esse S e este P inúteis? - Ordens da velha Emília arrancou as duas letras inúteis e mandou Cetro passear. Th T: Thesouro Tesouro Depois chamou outra palavra. Veio Thesouro - Para que esse H aí dentro? - Isto é um enfeite etimológico que a velha exige.

11 - Fora com ele! Acabou-se os tempos dos enfeites etimológicos. A velha não manda mais. Em A velha não manda mais subjaz a ideia de que a ortografia etimológica vai perdendo sua autoridade, seu poder. Ch Q: Machina Máquina Emília chamou outra. Veio Machina. - Como é o seu nome, Máquina ou Machina? - Máquina. Este CH tem o som de Q. - Então por que não troca duma vez por um Q? - A velha não deixa. Diz que eu sou uma palavra de origem grega, e que no grego o CH equivale a Q. É a Etimologia [...]. - Sebo para a Etimologia. Bote fora esse CH e passe a usar um Q [...] Chispa! K C: Kágado Cágado Emília chamou outra. Veio Kágado. - Esse K que você usa tem o mesmo som de CA? - Tem sim [...]. - Pois então bote fora o K e vista o CA. Desde que o tal K tem o mesmo som de CA, ele é demais na língua e deve ser expulso do Alfabeto [...]. Suma-se! - O velho cágado lá se foi [...]. - Não fica muito bonito-ao vê-lo afastar-se mas simplifica. Estamos na era da Simplificação. Y I: Pery Peri - Emília chamou outra. Veio Pery. - Que Y é esse que você usa em vez do I comum? - Todas as palavras de origem tupi como eu, sempre foram escritas assim [...]. -Mas os índios tinham linguagem escrita?

12 - Não. Só tinham a falada. - Nesse caso não há razão nenhuma para vocês andarem a fingir-se de gregas usando esse Y. Ph F: Phosphoro Fósforo e Ph zero e Th T: Phthisica Tísica Emília chamou outra. Veio a palavra Phosphoro e com ela a palavra Phthisica. - Como se lê o seu nome? Perguntou [...] a Phosphoro. - Lê-se Fósforo. O meu PH sôa como F. - Então não seja idiota. Use o F que até acenderá melhor, e não complicará a vida das crianças. Avise os seus colegas que o PH morreu para sempre. Roda [...]. - E a senhora?- disse depois dirigindo-se a Phthisica. Sabe que está tuberculosa de tanto carregar letras inúteis? Liberte-se dos parasitos do corpo que garanto a sua cura. Suma-se! E I: Egreja Igreja Emília chamou outra. Veio Egreja. - Saiba que foi resolvido que de agora em diante todas as palavras que uns escreviam com E e outros com I serão escritas unicamente com I. - E por que decidiram conservar o I em vez de um E? - Não sei e nem quero saber. - resolveram assim e acabou-se. Tiraram a sorte, com certeza- ou então o I soube apadrinhar-se melhor. Vá embora! [...]. Ç S: Cançar Cansar Emília chamou outra. Veio a palavra Cançar. - Uns escrevem você com S e outros com Ç. Ora isso constitui-se uma trapalhada e portanto foi decidido que todas as palavras nessas condições passem a ser escritas só com S. Roda! [...] AN Ã: Maçan Maçã

13 Emília chamou outra. Veio a palavra Maçan. - Tire o AN. Ponha o à e vá avisar a todas da mesma família. [...] As razões etimológicas acabaram. Estamos em tempo de fonéticas [...]. Após a exposição dessas mudanças, Lobato exemplarmente representa o inconformismo da velha em relação ao acontecido. Note-se como faniquito, berrou, arrancou os cabelos e apelou para os Carranças intensificam esse estado de insatisfação e como o verbo endireitar representa uma última tentativa da velha de tudo voltar a ser como antes: Logo depois a velha veio passar em revista as palavras [...]. Assim que avistou Cetro sem o S e o P etimológicos, e Máquina sem o CH teve um faniquito. Depois berrou, arrancou os cabelos e apelou para os Carranças [...]. - Acudam! Os carranças acudiram [...]. - Venham ajudar-me e endireitar as palavras que a pestinha da boneca estragou [...]. O confronto entre o novo (mudanças ortográficas) e o velho (conservadorismo ortográfico) é finalizado com a realização da reforma ortográfica brasileira, como atesta a passagem a seguir: Emília chamou o Quindim e disse-lhe: - Vamos Quindim! Avance e espalhe aqueles peludos complicadores da língua. Chifre neles! O rinoceronte não esperou segunda ordem. Avançou [...]. Os carranças sumiram-se como baratas tontas, e a velha Ortografia Etimológica, juntando as saias, trepou que nem macaco, por uma árvore acima. Emília ria-se [...]. - Você, sua diaba, viveu muito tempo a complicar a vida das crianças sem que nada lhe acontecesse. Mas agora tudo mudou. Agora estou eu aqui- e o Quindim ao meu lado! Quero ver quem pode com esse binômio gramatical. Depois da tremenda revolução ortográfica de Emília, o Brasil ficou envergonhado de estar mais atrasado do que uma boneca e resolveu aceitar as sua ideias. E o governo e as Academias de Letras realizaram a reforma ortográfica [...] (ibid., p ).

14 6. Variação linguística Segundo Aryon Dall Igna Rodrigues, Não há língua que seja, em toda sua amplitude, um sistema uno, invariado, rígido [...] Na realidade, toda língua, quer sirva a uma grande nação consideravelmente extensa e muito diferenciada cultural e socialmente, quer pertença a uma pequena comunidade isolada de apenas poucas dezenas de indivíduos é um complexo de variedades, um conglomerado de variantes (RODRIGUES, 2002, p. 11) Essa afirmação mostra a natureza multifacetada da língua, qualquer que seja ela. Estudos sociolinguísticos demonstram que, ao entrar em contato com uma língua, o falante adquire não somente um sistema de contrastes em diversos níveis (fonológico, morfológico, sintático, entre outros), mas também os hábitos linguísticos consagrados por sua comunidade. Esses hábitos, conhecidos como norma linguística, podem variar segundo diferentes fatores: classe social e grau de escolaridade do falante (variantes diastráticas), fatores geográficos (variantes diatópicas), idade, sexo, entre outros. Os dois primeiros serão aqui abordados em função de estarem contemplados em Emília no País da Gramática, conforme será visto mais adiante. 6.1 Variação diastrática Em termos diastráticos, no português do Brasil, registram-se duas normas: a culta e a popular. A norma culta, de prestígio social, é comumente empregada por indivíduos escolarizados e pertencentes a classes sociais igualmente valorizadas no seu meio. Por essa razão, essa norma é tida por esses usuários como certa. A norma popular, inversamente, não desfruta do mesmo prestígio, em virtude de ser utilizada por falantes com pouca ou nenhuma escolaridade, pertencentes a classes sociais mais baixas. Em função desse fato, aqueles usuários da norma de prestígio consideram a norma popular como errada. Do ponto de vista sociolinguístico, portanto, formas tidas como erradas, na verdade, são formas usadas por indivíduos de classes sociais mais baixas e que, por questões subjetivas são estigmatizadas pelos usuários da variante culta. Cagliari comenta:

15 A Sociolinguística vai mostrar os problemas da variação linguística e da norma culta. Se linguisticamente não existe o certo e o errado, mas o diferente, socialmente as coisas não caminham desse modo. A sociedade se apega a fatos linguísticos, que por si são neutros, a fim de usá-los como argumentos para seus preconceitos [...]. O preconceito é social, mas sua manifestação se dá através de atitudes das pessoas diante de fatos linguísticos [...] (CAGLIARI, 1995 p. 48). Retomando Emília no País da Gramática, observa-se que o livro resgata o tema variação diastrática quando, em um de seus fragmentos, é mencionado o fato de os ignorantes da roça (leia-se: os usuários da variante popular), dizerem Espeio em vez de Espelho. A essa fala, subjaz o fato linguístico de que, enquanto os mais escolarizados utilizam a lateral palatal [ʎ] em Espelho, os menos escolarizados (ignorantes), sobretudo provenientes da zona rural (da roça) utilizam a semivogal [y] em Espeio. Note-se que o da roça elucida não apenas a variante diastrática, mas também a variante diatópica, em virtude de simbolizar o falar da zona rural, conforme mencionado anteriormente. A seguir, o trecho onde esse tema aparece contemplado: (Narizinho) - E os ignorantes da roça [...] a gente da roça diz Espeio [...]. O julgamento de certo e errado é relativo, pois a história da língua evidencia que formas julgadas como certas hoje, nem sempre foram vistas como corretas no passado. Em geral, quando uma forma estigmatizada, utilizada por incultos (i.e. usuários da norma popular) passa a ser também empregada por usuários da norma de prestígio, ela deixa de ser repelida. O fragmento a seguir ilustra esse fato: - Mas então o povo, isto é, os ignorantes ou incultos influi assim na língua? Disse Pedrinho. (Etimologia)- Os incultos influíram e ainda influem muito na língua- respondeu a velha Os incultos formam a grande maioria e as mudanças que a maioria faz na língua acabam ficando. As pessoas cultas aprendem com os professores e, como aprendem, repetem certo as palavras. Mas os incultos aprendem mais ou menos, de modo que só não repetem os erros aprendidos, como perpetram erros novos, que por sua vez passam a ser repetidos adiante. Por fim, há tanta gente a cometer o mesmo erro que o erro vira uso e, portanto, deixa de ser erro. O que hoje chamamos certo, já foi erro em outros tempos [...] a palavra latina Speculum [...] emigrou

16 para Portugal com os soldados romanos, e foi sendo gradativamente errada até ficar [...] Espelho [...] Essa forma Espeio é hoje repelida com horror pelos cultos modernos como a forma Espelho devia ter sido repelida pelos cultos de dantes [...] (ibid., p. 35). 6.2 Variação diatópica Conquanto a variação diatópica tenha sido antecipada na passagem anterior, quando Narizinho faz alusão ao falar da zona rural (ignorante da roça), ela é retomada em outros fragmentos. Neles, contudo, colocam-se em discussão as diferenças entre o português brasileiro e o europeu. O português do Brasil e o português de Portugal apresentam diferenças em vários níveis de estruturação lingüística. No nível lexical, por exemplo, as formas sala-de-banho e auto-carro, correspondem, respectivamente a banheiro e ônibus no português brasileiro. No nível morfossintático, enquanto no português do Brasil, formas de gerúndio como correndo, falando são construídas mediante o acréscimo do ndo ao radical do verbo, no português de Portugal, essa construção se faz mediante o uso do infinitivo do verbo estar antecedido da preposição a, conforme atestam exemplos do tipo Estar a correr e Estar a falar. Particularmente no que diz respeito ao nível fonológico, a obra Emília no País da Gramática documenta algumas alternâncias fônicas que marcam diferenças entre o português brasileiro e o europeu. Eis algumas delas: [ey] ~[ɐy] (A Etimologia) - Também no modo e pronunciar as palavras existem muitas variações. Aqui todos dizem Peito ; lá, todos dizem Paito, embora escrevam a palavra da mesma maneira. [ẽ]~[ɐ] Aqui se diz Tenho e lá se diz Tanho [...]. [v]~[b]

17 - Também eles dizem por lá Vacalhau, Baca e Besouro"- lembrou Pedrinho - Sim, povo de lá troca muito o B pelo V e vice-versa [...] (ibid., p. 42). Além das diferenças segmentais, o português brasileiro e o europeu exibem diferenças fonotáticas, ou seja, estruturais. Desse modo, uma palavra dissílaba no português brasileiro realiza-se como monossílaba no português de Portugal, em função de uma elisão vocálica da sílaba constituída de consoante e vogal (CV). Observe-se o exemplo a seguir: - Aqui se diz Verão; lá se diz V rão [...] (ibid., p. 42). Note-se que, enquanto o dissílabo Verão, constituído fonologicamente de CV (consoantevogal) e CVS (consoante-vogal-semivogal), manifesta-se efetivamente como tal no português brasileiro, no português europeu, ele sofre uma redução, passando ao monossílabo V rão constituído de CCVS (consoante-consoante-vogal-semivogal). A despeito da diminuição na extensão da palavra, que passou de dissílabo para monossílabo, houve um aumento na sua complexidade silábica. 7. Considerações finais Neste artigo buscou-se evidenciar temas linguísticos no livro Emília no País da Gramática. A análise aqui empreendida demonstrou que, de fato, o livro de Lobato exibe uma riqueza de assuntos dessa natureza, uma vez que, na obra, identificaram-se assuntos relacionados à fonética e à fonologia do português, tanto no que diz respeito aos aspectos segmentais (fonemas) e estruturais (sílaba), quanto no que se refere aos aspectos suprassegmentais (acento). Além disso, ao retomar o tema a variante culta e a variante popular, colocou-se em pauta a discussão sobre a noção de erro do ponto de vista sociolinguístico. A diversidade linguística em termos geográficos também foi contemplada na obra, sobretudo a variação entre o português brasileiro e o europeu, nos níveis fonético-fonológico.

18 As relações entre ortografia e fonologia, constatadas em diversos momentos da aventura vivida pelos personagens, puderam ser observadas no que concerne aos seguintes aspectos: à função das letras em relação aos sons, aos diferentes tipos de relação grafofonêmicas (relações biunívocas, relações de dependência de um contexto fônico e relações de concorrência); e ao confronto entre a ortografia etimológica e a ortografia baseada em critérios fonéticos. Todas essas constatações permitem dizer que pelas mãos de Monteiro Lobato, Emília no País da Gramática oportuniza um amplo diálogo entre língua e literatura. Em outras palavras, além do seu inegável valor lúdico, a obra representa um incentivo à reflexão linguística. Referências bibliográficas CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, CALLOU, D. e LEITE, Y. Iniciação à fonética e à fonologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, CARVALHO, Manuel Mendes de. História da ortografia em Portugal e no Brasil. In: CRYSTAL, David. Dicionário de linguística e fonética. Rio de Janeiro: Zahar, LADEFOGED, Peter. A course in Phonetics. Orlando: Harcourt Brace, LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, LOBATO, Monteiro. Emília no país da gramática. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, MATTOS, Maria Augusta Bastos de. A gramática de Emília. Mesa-redonda apresentada no XXXV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. Taubaté, 1988.

19 MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. O português arcaico: fonologia. S. Paulo: Contexto, MATTOSO CÂMARA JR., J. História e estrutura da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Padrão, Mc NEILAGE & DAVIS, B.L. Motor explanations of babbling and early speech patterns. In: BOYSSON-BARDIES, B. SCHONEN, S. de, JUSCZYK, P., & MORTON, J. (Ed.). Changes in speech and face processing in infancy: a glimpse at developmental mechanism of cognition. Dordrecht: Kluwer, RODRIGUES, Aryon Dall Igna. Problemas relativos à descrição do português contemporâneo como língua padrão no Brasil. In: 2 BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, SILVA, Thais Cristófaro. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 4. ed. S. Paulo: Contexto, TEYSSIER, Paul. História da língua portuguesa. S. Paulo: Martins Fontes, 1977.

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Plano de aula? Meu caro barão (sílabas tônicas e suas classificações)

Plano de aula? Meu caro barão (sílabas tônicas e suas classificações) Plano de aula? Meu caro barão (sílabas tônicas e suas classificações) O que o aluno poderá aprender com esta aula Reconhecer que as palavras proparoxítonas são bem raras comparadas às paroxítonas; identificar

Leia mais

Lição 3. O Chicote. Coleção ABCD - Lição 3. Uma Atividade Para Cada Dia: 365 Dias do Ano. São Paulo: Vergara Brasil, 2004. p. 86.

Lição 3. O Chicote. Coleção ABCD - Lição 3. Uma Atividade Para Cada Dia: 365 Dias do Ano. São Paulo: Vergara Brasil, 2004. p. 86. Coleção ABCD - Lição 3 Lição 3 O Chicote Para que idade? A partir dos 8 anos. Quantos podem brincar? Desde 5 jogadores. De que precisamos? De nada. Como é que se joga? Tira-se a sorte para ver quem será

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Aula 05 - Compromissos

Aula 05 - Compromissos Aula 05 - Compromissos Objetivos Agendar compromissos, utilizando verbos no infinitivo ou a estrutura (ir) + ter que + verbos no infinitivo; conversar ao telefone, reconhecendo e empregando expressões

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4)

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

E.E.I.E.F SÃO FRANCISCO ROTEIRO DO CURTA METRAGEM TEMA: A LENDA DA PEDRA DA BATATEIRA- MITO E REALIDADE 1ª PARTE

E.E.I.E.F SÃO FRANCISCO ROTEIRO DO CURTA METRAGEM TEMA: A LENDA DA PEDRA DA BATATEIRA- MITO E REALIDADE 1ª PARTE E.E.I.E.F SÃO FRANCISCO ROTEIRO DO CURTA METRAGEM TEMA: A LENDA DA PEDRA DA BATATEIRA- MITO E REALIDADE 1ª PARTE De inicio nos reunimos com alguns monitores do Programa Mais Educação para realizarmos a

Leia mais

TEXTO. Visual texto em que a comunicação se dá apenas por meio de imagens. Verbal - texto em que a comunicação se dá por meio de palavras escritas.

TEXTO. Visual texto em que a comunicação se dá apenas por meio de imagens. Verbal - texto em que a comunicação se dá por meio de palavras escritas. Língua Portuguesa 1º trimestre Temas para estudo Em nossas primeiras aulas, vimos que, conforme sua configuração/diagramação, um TEXTO pode ser classificado como: Visual texto em que a comunicação se dá

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

FEUSP- SEMINÁRIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA-1º semestre/2008 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ESCOLA BÁSICA: POSSÍVEL E NECESSÁRIO

FEUSP- SEMINÁRIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA-1º semestre/2008 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ESCOLA BÁSICA: POSSÍVEL E NECESSÁRIO 1 FEUSP- SEMINÁRIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA-1º semestre/008 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ESCOLA BÁSICA: POSSÍVEL E NECESSÁRIO Nílson José Machado njmachad@usp.br Sempre que pensamos em grandezas que

Leia mais

MARKETING E A NATUREZA HUMANA

MARKETING E A NATUREZA HUMANA MARKETING E A NATUREZA HUMANA Prof. Franklin Marcolino de Souza, M.Sc. Slide 07 Introdução O que é preciso para que algo faça sucesso? Dito de outra forma: o que é preciso para que algo (uma idéia, uma

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

Objetivos. Introdução. Letras Português/Espanhol Prof.: Daniel A. Costa O. da Cruz. Libras: A primeira língua dos surdos brasileiros

Objetivos. Introdução. Letras Português/Espanhol Prof.: Daniel A. Costa O. da Cruz. Libras: A primeira língua dos surdos brasileiros Letras Português/Espanhol Prof.: Daniel A. Costa O. da Cruz Libras: A primeira língua dos surdos brasileiros Objetivos Apresentar a discussão atual sobre a primeira língua dos surdos: a língua de sinais;

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CONCURSO PÚBLICO 2014 PROVA TIPO 1 Cargo de Nível Médio: Código: 18 TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS (LIBRAS) 2014 Universidade Federal

Leia mais

Artigo 02 Exercício Comentado - Débito e Crédito PROFESSORA: Ivana Agostinho

Artigo 02 Exercício Comentado - Débito e Crédito PROFESSORA: Ivana Agostinho Caro(a) aluno(a), Tudo bem? Hoje vamos resolver um exercício que aborda o mecanismo contábil do débito e do crédito, assunto que costuma dar um pouquinho de dor de cabeça nos iniciantes... Vou simplificar

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Calculando probabilidades

Calculando probabilidades A UA UL LA Calculando probabilidades Introdução evento E é: P(E) = Você já aprendeu que a probabilidade de um nº deresultadosfavoráveis nº total de resultados possíveis Nesta aula você aprenderá a calcular

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Em seu diálogo A República, Platão descreve na célebre Alegoria da Caverna a situação de homens aprisionados desde a infância no fundo de uma caverna e de tal

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br. Resumo. Introdução. Objetivos

PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br. Resumo. Introdução. Objetivos PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br Resumo O presente projeto O ar existe? foi desenvolvido no CEMEI Juliana Maria Ciarrochi Peres da cidade de São Carlos com alunos da fase

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

Unidade: Os Níveis de Análise Linguística I. Unidade I:

Unidade: Os Níveis de Análise Linguística I. Unidade I: Unidade: Os Níveis de Análise Linguística I Unidade I: 0 OS NÍVEIS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA I Níveis de análise da língua Análise significa partição em segmentos menores para melhor compreensão do tema.

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Tyll, o mestre das artes

Tyll, o mestre das artes Nome: Ensino: F undamental 5 o ano urma: T ata: D 10/8/09 Língua Por ortuguesa Tyll, o mestre das artes Tyll era um herói malandro que viajava pela antiga Alemanha inventando golpes para ganhar dinheiro

Leia mais

Objetivo. Letras. Análise Linguística? Em que consiste? Estruturas fonológicas da língua portuguesa. Prof a : Dr a. Leda Cecília Szabo

Objetivo. Letras. Análise Linguística? Em que consiste? Estruturas fonológicas da língua portuguesa. Prof a : Dr a. Leda Cecília Szabo Letras Prof a : Dr a. Leda Cecília Szabo Estruturas fonológicas da língua portuguesa Objetivo Entrar em contato com as características da análise fonológica. Conhecer os fonemas consonantais e vocálicos

Leia mais

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo Instituto Presbiteriano de Educação Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse Leia o texto abaixo para responder às questões 01 a

Leia mais

SISTEMA CLÁSSICO DE REDUÇÃO

SISTEMA CLÁSSICO DE REDUÇÃO Page 1 of 6 SISTEMA CLÁSSICO DE REDUÇÃO Este documento irá ensinar-lhe como pode fazer um desdobramento reduzido, segundo o processo clássico (italiano) para qualquer sistema 5/50, em particular para o

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO

VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO CURE SEU IMPROVISO - MODOS GREGOS. Primeiramente, muito obrigado por apoiar meu trabalho e depois do grande sucesso

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

Sistemas Lineares. Módulo 3 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e suas Tecnologias Matemática

Sistemas Lineares. Módulo 3 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e suas Tecnologias Matemática Módulo 3 Unidade 10 Sistemas Lineares Para início de conversa... Diversos problemas interessantes em matemática são resolvidos utilizando sistemas lineares. A seguir, encontraremos exemplos de alguns desses

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA DE SANTANA FERREIRA PEREIRA JÉSSICA PALOMA RATIS CORREIA NOBRE PEDAGOGIA: PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA JANDIRA - 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA 2 Aula 45 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA 3 Vídeo Arredondamento de números. 4 Arredondamento de números Muitas situações cotidianas envolvendo valores destinados à contagem, podem ser facilitadas utilizando o

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Um havia um menino diferente dos outros meninos: tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada. Os vizinhos mangavam dele e gritavam: Ó pelado! Tanto gritaram que ele se acostumou, achou

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

I.ª Parte. Nome: Ano: Lê o texto que se segue com muita atenção.

I.ª Parte. Nome: Ano: Lê o texto que se segue com muita atenção. Nome: Ano: Turma: Classificação: I.ª Parte Lê o texto que se segue com muita atenção. O JARDIM DO TIO RICARDO O meu tio Ricardo tem um jardim. Como gosta muito de flores e de árvores e outras plantas e

Leia mais

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos As colinas do outro lado do vale eram longas e brancas. Deste lado, não havia sombra nem árvores e a estação ficava entre duas linhas de trilhos sob o sol.

Leia mais

4ºano. 3º período 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA. 30 de agosto de 2013

4ºano. 3º período 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA. 30 de agosto de 2013 4ºano 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA 3º período 30 de agosto de 2013 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

ORTOGRAFIA: CONTRADIÇÃO ENTRE CONCEITOS E PROCEDIMENTOS

ORTOGRAFIA: CONTRADIÇÃO ENTRE CONCEITOS E PROCEDIMENTOS V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 ORTOGRAFIA: CONTRADIÇÃO ENTRE CONCEITOS E PROCEDIMENTOS Kelly Priscilla Lóddo CEZAR 1 ; Prof.ª Dr.ª Geiva Carolina

Leia mais

Narrador Era uma vez um livro de contos de fadas que vivia na biblioteca de uma escola. Chamava-se Sésamo e o e o seu maior desejo era conseguir contar todas as suas histórias até ao fim, porque já ninguém

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Computadores XXI: Busca e execução Final

Computadores XXI: Busca e execução Final Computadores XXI: Busca e execução Final A6 Texto 6 http://www.bpiropo.com.br/fpc20060123.htm Sítio Fórum PCs /Colunas Coluna: B. Piropo Publicada em 23/01/2006 Autor: B.Piropo Na coluna anterior, < http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=146019

Leia mais

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social instituto fonte... Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social e a arte de neles intervir. Buscamos potencializar a atuação de iniciativas sociais,

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 13 Discurso na solenidade de abertura

Leia mais

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras - 2009 ISSN 1808-9216

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras - 2009 ISSN 1808-9216 O EMPREGO GRAMATICAL NO LIVRO DIDÁTICO Desiree Bueno TIBÚRCIO (G-UENP/campus Jac.) desiree_skotbu@hotmail.com Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (orientadora-uenp/campus Jac.) marilucia.ss@uol.com.br

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

A voz dos professores do Agrupamento de Escolas da Apelação

A voz dos professores do Agrupamento de Escolas da Apelação A voz dos professores do Agrupamento de Escolas da Apelação Rita Monteiro Universidade Católica Portuguesa Abril 2014 Fontes / Referências Roldão (2013, 2008, 2007, 2004) Alarcão (1998) Shulman (2005,

Leia mais

ANALÓGICA X DIGITAL. Vamos começar essa aula estabelecendo os dois tipos de eletrônica: Eletrônica Analógica. Eletrônica Digital

ANALÓGICA X DIGITAL. Vamos começar essa aula estabelecendo os dois tipos de eletrônica: Eletrônica Analógica. Eletrônica Digital ANALÓGICA X DIGITAL Vamos começar essa aula estabelecendo os dois tipos de eletrônica: Eletrônica Analógica Eletrônica Digital ANALÓGICA X DIGITAL A eletrônica analógica é caracterizada por um sinal que

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING

TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING PROCESSO RIDE TEST SUB-PROCESSO EXECUÇÃO DE RIDE TEST DESCRIÇÃO TRANSCRIÇÃO DO STORYTELLING DA EXECUÇÃO DE RIDE TEST: DE CAMINHÕES E ÔNIBUS (VOLKSWAGEN) DE VEÍCULOS LEVES COM

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais