RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato."

Transcrição

1 PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos e Silvana Bento de Melo Couto. Escola: E. M. José Evaristo Costa Turmas: 3ª Fase do I Ciclo - B e D ARAPUTANGA MT, SETEMBRO DE 2013.

2 POESIA: O PATO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. Resumo: Este trabalho é um relato da experiência de ensino e aprendizagem desenvolvida com alunos da terceira fase do primeiro ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal José Evaristo Costa, Araputanga-MT, por duas professoras alfabetizadoras em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A experiência se deu a partir da Poesia: O Pato, de Vinicius de Moraes. Nessa, a prática docente se efetivou através de visita in loco, integração da literatura, poesias, música, aula prática, uso do Word e Excel sob o enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes. Nosso objetivo com o relato é destacar o compromisso do PNAIC com a alfabetização das crianças de até 08 (oito) anos de idade (no terceiro ano do ensino fundamental), visando a formação cidadã dos alunos/crianças e uma formação que garanta ao docente segurança no que ensina, no como ensina e no como os sujeitos aprendem. Da experiência, relatamos o foco nas capacidades de leitura e escrita, a capacidade de observação e cooperação no trabalho em grupo bem como as possibilidades e dificuldades na prática docente quando realizada pelo viés da sequência didática. Apontamos também o processo avaliativo. Palavras-chave: PNAIC, Poesia, Sequência Didática.

3 RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos e Silvana Bento de Melo Couto. Escola: E. M. José Evaristo Costa Turmas: 3ª Fase do I Ciclo - B e D A experiência aqui relatada teve como público alvo alunos da terceira fase do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Evaristo Costa, Araputanga/MT. A sequência de atividades apresentada teve duração de vinte e dois dias. Em Língua Portuguesa, com o uso dessa brincadeira foram explorados os seguintes eixos de direitos de aprendizagem: eixo da leitura, eixo da Análise Linguística / Apropriação do Sistema de Escrita, eixo da Produção de texto escrito e o eixo da oralidade. Eixo da Leitura: Inicialmente, foi apresentado um vídeo da história do patinho feio e em seguida feita a leitura em forma de slides da referida história na versão de vários autores, como: Ruth Rocha, Vinícius de Moraes, Hans Christian Andersen entre outros. Os alunos fizeram leitura e cantaram a música de Vinícius de Moraes: O Pato. Em seguida, solicitamos aos alunos que ilustrassem a canção. Solicitamos aos alunos que fizessem leitura em voz alta, onde cada aluno leu uma estrofe. Os textos foram escritos tanto em caixa alta como cursiva e expostos em cartazes na sala de aula. No decorrer das leituras feitas, foram feitos vários questionamentos de modo a sensibilizar os alunos, tais como: bullying, preconceito, autoestima, entre outros. Outros questionamentos também se fizeram, como: estrofes, versos, significados e rimas, quantidades de letras, sílabas, palavras, palavras que contenham dígrafos, encontro consonantal, acentuação, pontuação, classificação quanto ao número de sílabas, classificação quanto à sílaba tônica, quais os personagens principais do texto, quem são os autores / ilustradores / editora, palavras de mesmo campo semântico. Eixo da Análise Linguística / Apropriação do Sistema de Escrita: Foram trabalhadas trava-línguas, cruzadinhas, formação de palavras a partir da sílaba PA e TO (PATO), os alunos foram divididos em grupo e escreveram uma lista de palavras contendo tais sílabas, em seguida eles transcreveram para o cartaz. Logo após eles ditavam e nós digitávamos no computador usando o Word. As palavras foram projetadas em um telão por meio do Datashow para que todos acompanhassem, para discutir a forma de escrever os termos que tinham gerado mais dúvidas ou divergências na escrita. Olhando maneiras diferentes de grafar uma mesma palavra, todos conversavam para chegar a melhor solução e em seguida os grupos voltavam para reunir para decidir as mudanças necessárias em seu cartaz. Feito isso foram

4 corrigir a versão no computador. Para tanto revisaram os registros no cartaz. Os cartazes confeccionados foram expostos dentro da sala de aula e no corredor da escola. Também foi trabalhado ditado de palavras, produção de frases, sinais de pontuação, artigo, número dos substantivos e gêneros textuais: bilhete, música, poesia, lista de palavras. Separação de sílabas, ordenação de sílabas para formação de palavras, sinais de pontuação, ordem alfabética, estrofes, versos e rimas. Eixo da Produção de texto escrito: Os alunos recortaram e montaram de acordo com a ordem da história do patinho feio e em seguida escreveram individualmente o reconto da mesma a partir da montagem. Logo após os textos foram digitalizados e projetados em um telão por meio do Datashow para que todos acompanhassem, para discutir a forma de escrever os termos que tinham gerado mais dúvidas ou divergências na escrita, como também uma melhor reestruturação das ideias. Os alunos anotavam no papel os ajustes necessários e em seguida reescreviam os textos. Cada aluno transcreveu o texto para o seu caderno e em seguida fizeram a leitura do mesmo em voz alta. Os alunos escreveram listas de nomes de aves que estão em extinção, colocando seus respectivos nomes em ordem alfabética. Foram confeccionados dois diferentes livros sobre o patinho feio, cuja ilustração da capa foi a montagem do patinho através do tangram oval. Eixo da oralidade: Os alunos fizeram pesquisa bibliográfica (revista Ciência Hoje), a respeito dos diferentes tipos de aves que estão em extinção e em seguida cada um individualmente apresentou oralmente a sua pesquisa para a turma. Em Matemática, foi possível explorar alguns conteúdos relacionados aos direitos de aprendizagem: números e operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, sequência numérica, contagem, comparação de quantidade, cálculo mental, números ordinais e resolução de problemas), geometria (figuras geométricas planas e tangram oval os alunos fizeram a montagem de aves em diferentes posições, onde as mesmas foram expostas no corredor da escola), grandezas e medidas (medidas de comprimento, espaço e forma) e tratamento da informação (leitura e construção de tabelas e gráficos) e resoluções de problemas envolvendo sistema monetário brasileiro. Esta sequência didática permitiu trabalhar alguns conteúdos na disciplina de Ciências, tais como: aves, reprodução e alimentos, animais vertebrados, visita in loco os alunos foram até o Lago Azul para verem de perto algumas aves existentes por lá, tais como: ganso, pato, marreco entre outras. Puderam também observar a diferença entre o ovo de ema, de perua, de passarinho e de galinha, como: o peso, tamanho e circunferência. Conhecer algumas aves em extinção, animais ovíparos, semelhanças e diferenças com outras aves, aves que voam e as que não voam, as características das aves e anatomia das aves os alunos puderam observar de perto a parte anatômica de uma ave (galinha).

5 Na disciplina de Artes, trabalhamos: recortes, cores, colagem, ilustração, montagem e música. Em História, abordamos a história da evolução da ave, do patinho feio, família e habitat. Em geografia, o conteúdo abordado foi sobre a transformação da paisagem. A cada avaliação feita no término de cada aula, não conseguimos detectar nenhum ponto negativo, pois os alunos participaram ativamente de todo o processo. Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire

6 SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Poesia O pato Área do Conhecimento Conteúdos e/ou atividades Língua Portuguesa Leitura; Poesias relacionadas à história do patinho feio; Palavras cruzadas; Ditado de palavras; Produção de frases; Produção textual coletiva; Interpretação oral e escrita; Sinais de pontuação; Artigos; Número Substantivo singular e plural; Gêneros textuais: bilhete, música, poesia; Ortografia. Matemática Figuras geométricas planas; Resoluções de problemas; Contagem; Sistema monetário brasileiro; Tabela e gráfico; Operações com números naturais; Comparação de quantidades; Sequência numérica; Multiplicação de números natural. Ciências Aves; Reprodução e alimentos; Animais vertebrados; Visita in loco; Semelhanças e diferenças com outras aves; Animais ovíparos; Aves que voam e as que não voam; Características das aves. História A história da ave; do patinho feio A família; Habitat. Geografia Transformações na paisagem; Artes Dança Pintura; Cores; Recorte; Colagem; Desenhos; Dobradura; Ilustração.

7

8

9

10

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. Público Alvo: 3ª Fase

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Período: Três semanas.

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Período: Três semanas. ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática I Era uma vez um gato xadrez... Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto.

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC 1º Ano A Ens. Fundamental 1º Ano B Ens. Fundamental CLASSE: Atividade de acolhimento com músicas infantis / Bom dia / HORA DAS NOVIDADES: Brincadeira da batata quente com gênero,

Leia mais

PLANO DE CURSO-2º ANO. SÉRIES INICIAIS ANO/2012 PLANO DE ESTUDO 2º ANO

PLANO DE CURSO-2º ANO. SÉRIES INICIAIS ANO/2012 PLANO DE ESTUDO 2º ANO PLANO DE CURSO-2º ANO. SÉRIES INICIAIS ANO/2012 PLANO DE ESTUDO 2º ANO AREA DE CONHECIMENTO: PORTUGUÊS OBJETIVOS: Possibilitar ao educando, por meio de observação de analise, a sistematização de determinados

Leia mais

Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA

Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01 HABILIDADE: Escrever texto, com correspondência sonora; Escrever texto, a partir do tema proposto. 1. Escreve textos, sem erros ortográficos,

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril 1º ANO A SÉRIES / TURMAS COMPONENTES CURRICULARES Ponto e Linha Tipos de linha Formas Geométricas Destino do Lixo Água Utilidades Poluição Habilidades motoras Costumes religiosos Objetos religiosos da

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARCIAIS 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARCIAIS 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO 2ª feira (21/05) Inglês - Livro didático p. 14 a 19 e conteúdos do caderno 2º referentes ao 2º bimestre. 4ª feira (23/05) História e Geografia (O dia do livro / O índio / O dia

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Conteúdo Programático 1º TRIMESTRE Alfabetização Vogais maiúsculas e minúsculas e encontros vocálicos Consoantes M,C,T,L,V,R,S e sílabas Ciências Árvore Genealógica Temperaturas Planeta Terra Estações

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO ESCUTA/ LEITURA/ PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITO Textos narrativos Contos de

Leia mais

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO 1

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO 1 . PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR Secretaria Municipal de Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO 1 Angela

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011 1 º Ano A Cores secundárias Vida e obras de Pablo Picasso Losango Vegetais: partes e funções Origem dos alimentos Água: onde encontramos, estados físicos, utilidades e o ciclo da água na natureza A presença

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A PROVA ESCRITA

ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A PROVA ESCRITA ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A PROVA ESCRITA PARA OS CARGOS DE SERVENTE E MOTORISTA Compreensão de textos. Confronto de frases corretas e incorretas. Emprego de maiúsculas. Separação silábica.

Leia mais

Escola: E. M. José Evaristo Costa. Turmas: 3º ano do Ensino Fundamental - B e D

Escola: E. M. José Evaristo Costa. Turmas: 3º ano do Ensino Fundamental - B e D RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTUDANDO A ANATOMIA DE UM ANIMAL VERTEBRADO (AVE) E CONHECENDO ALGUMAS COMIDAS DE ORIGEM AFRICANA QUE SE FIZERAM PRESENTES AQUI NO BRASIL. Professoras: Maria Cristina Santos de

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA 1º ANO A Alimentação A água Animais (aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes) Interpretação de texto Leitura e Interpretação de imagens Gênero do Substantivo (masculino/feminino) Grau do Substantivo

Leia mais

MUNICÍPIO DE GASPAR - SC PROCESSO SELETIVO - EDITAL 015/2015 ANEXO III ALTERADO ERRATA 01 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA AS PROVAS DE NÚCLEO COMUM

MUNICÍPIO DE GASPAR - SC PROCESSO SELETIVO - EDITAL 015/2015 ANEXO III ALTERADO ERRATA 01 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA AS PROVAS DE NÚCLEO COMUM NÍVEL SUPERIOR E MÉDIO MUNICÍPIO DE GASPAR - SC PROCESSO SELETIVO - EDITAL 015/2015 ANEXO III ALTERADO ERRATA 01 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA AS PROVAS DE NÚCLEO COMUM PORTUGUÊS PARA TODAS AS FUNÇÕES DE

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace TURMA 311 Professora Grace 01 Artes: Projeto Boa Alimentação. 02 03 04 05 06 07 08 Matemática: Leitura de gráficos e calendário dia, semana, mês e ano. 09 10 11 12 13 14 Prova de Natureza e Sociedade:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Cantiga popular Texto informativo Relato pessoal Letra de canção Conto de fadas Conto maravilhoso

Leia mais

Conteúdo Programático 2015 2 ano

Conteúdo Programático 2015 2 ano Conteúdo Programático 2015 2 ano Língua Portuguesa: Alfabeto Vogais e consoantes Ordem alfabética Sílabas e números de sílabas Encontro Vocálico História em quadrinho Jogral Pontuação e expressividade

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 1: Cirandando Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Conhecer um texto instrucional e sua função social. Priorizar

Leia mais

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Educação Infantil e Ensino Fundamental I Roteiro de Estudos 1º ANO Profª. Dalete Teixeira DISCIPLINA CONTEÚDOS PREVISTOS PROJETOS PREVISTOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA DE SENA Avenida Nazaré 1016/ Belém- Pará / Fone: 3321-2600 Site: www.cscs.com.br / E-mail: santacatarina@cscs.com.

COLÉGIO SANTA CATARINA DE SENA Avenida Nazaré 1016/ Belém- Pará / Fone: 3321-2600 Site: www.cscs.com.br / E-mail: santacatarina@cscs.com. LÍNGUA PORTUGUESA Ordem alfabética. Letra, sílaba e palavra. Nomes próprios e comuns. Masculino e feminino. Sinônimo e antônimo. Adjetivo. Verbos (ação). Ortografia: M antes de p e b c/ç g/j. Gêneros textuais:

Leia mais

Notícias do grupo. REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA 21/3/2011

Notícias do grupo. REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA 21/3/2011 REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA Notícias do grupo QUANDO EU TINHA UM ANO, EU ESTAVA APENAS COMEÇANDO. QUANDO EU TINHA DOIS, EU ERA QUASE NOVO. QUANDO EU TINHA TRÊS,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC RELATÓRIO SUCINTO: MÊS JUNHO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC RELATÓRIO SUCINTO: MÊS JUNHO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC 1. Dados do Município ou GERED a) Município: FLORIANÓPOLIS b)município/gered: SECRETARIA MUNICIPAL RELATÓRIO

Leia mais

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano Conteúdos Programáticos Bolsão 2016 Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I Conteúdo para ingresso no 2 o ano LÍNGUA PORTUGUESA: Alfabeto (maiúsculo e minúsculo); vogal e consoante; separação silábica;

Leia mais

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Educação Infantil e Ensino Fundamental I Roteiro de Estudos 3º ANO Prof.ª. Andressa Florêncio DISCIPLINA CONTEÚDOS PREVISTOS PROJETOS PREVISTOS PROCEDIMENTOS

Leia mais

PLANO DE TRABALHO - 2014

PLANO DE TRABALHO - 2014 Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Eloisa Pereira Alves da Silva Oralidade PLANO DE TRABALHO - 2014 Participar de situações que envolvam usos da linguagem oral no cotidiano escolar, respeitando

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer a Escola e inscrever seus filhos para o processo

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar

Leia mais

Planejamento (Música)

Planejamento (Música) Planejamento (Música) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin MÚSICA Competências Objetivo Geral Objetivos Específicos Estratégias em Língua Portuguesa Estratégias de outras áreas do conhecimento

Leia mais

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I OBJETIVOS GERAIS: Promover o hábito da leitura entre os alunos; Proporcionar ao aluno o prazer

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO Foram dois os fatores que contribuíram para a formação do projeto Arca de Noé. O interesse das crianças da sala do infantil 2 A por animais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA PLANIFICAÇÃO 3.º ANO 2013/2014

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA PLANIFICAÇÃO 3.º ANO 2013/2014 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA PLANIFICAÇÃO 3.º ANO 2013/2014 setembro/outubro novembro dezembro - texto narrativo - texto poético Ordem alfabética Consulta de dicionário Família de palavras Verbo: tempo

Leia mais

2º ANO CONTEÚDO ROCESSO SELETIVO 2016. O aluno deverá demonstrar habilidades de:

2º ANO CONTEÚDO ROCESSO SELETIVO 2016. O aluno deverá demonstrar habilidades de: 2º ANO de: reconhecer letras; reconhecer sílabas; estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas; ler palavras; ler frases; localizar informação explícita em textos; reconhecer

Leia mais

Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I

Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA Nome Vogais Encontro vocálico/ Sons nasais Consoante T Gêneros textuais:parlenda;trava língua;poema;história em quadrinhos;piada;lista

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos 1. Identificação: Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1, 2, 3 e 4) Gêneros Poema Crônica História em quadrinhos Conto de fadas Conto maravilhoso História de

Leia mais

Conteúdo Programático INFANTIL IV

Conteúdo Programático INFANTIL IV Conteúdo Programático INFANTIL IV 1 TRIMESTRE LINGUAGEM POEMA TEXTO NARRATIVO CARTAZ VOGAIS A, E e I. LETRA DE MÚSICA RÓTULO VOGAIS Oe U HISTÓRIA EM QUADRINHOS / CARTUM ENCONTROS VOCÁLICOS ADIVINHAS DE

Leia mais

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1ª etapa Professoras Regentes: Alessandra / Ana Paula / Solange

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1ª etapa Professoras Regentes: Alessandra / Ana Paula / Solange 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1ª etapa Professoras Regentes: Alessandra / Ana Paula / Solange LÍNGUA PORTUGUESA Leitura: Meu nome não é esse (Notícia); Pesquisa de opinião (entrevista); Aprofundamento

Leia mais

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Expressão na oralidade, leitura fluente, produção textual, compreensão de texto poético.

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Expressão na oralidade, leitura fluente, produção textual, compreensão de texto poético. PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Professor (a): Janete Fassini Alves Poesia: Das Flores Competências Objetivo Geral Objetivos Específicos Autor: Armando Wartha Expressão na oralidade, leitura fluente, produção

Leia mais

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014)

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS DIRETORIA DE ENSINO Colégio Tiradentes - CPM CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) 4º ano Texto e interpretação; As quatro operações: Adição, subtração, Substantivo:

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO CPG Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos (características e função

Leia mais

Horário das Verificações.

Horário das Verificações. História / Leitura 1ºANO A, B e C Reciclando ideias; O lugar onde vivemos; A natureza; Os recursos naturais; Dia e noite. Livro págs 30 a 45. Ordem dos números (crescente e decrescente); Maior e menor

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Poema Crônica Descrição História em quadrinhos Conto de fadas Conto maravilhoso Fábula Leitura

Leia mais

CONTEÚDOS E DATAS DE AVALIAÇÕES 2 3ºBIMESTRE VOCABULÁRIO TRADUZIDO E ESTUDADO EM SALA DE AULA DO LIVRO

CONTEÚDOS E DATAS DE AVALIAÇÕES 2 3ºBIMESTRE VOCABULÁRIO TRADUZIDO E ESTUDADO EM SALA DE AULA DO LIVRO CONTEÚDOS E DATAS DE AVALIAÇÕES 2 3ºBIMESTRE Oi, crianças as avaliações estão chegando! Muita atenção e estudo! 1º ANO PROFESSORA ADRIANA PORTUGUÊS (21/09) ESTUDAR NO LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO PÁGINAS 2,

Leia mais

Content Area: Língua Portuguesa Grade 1 Quarter I

Content Area: Língua Portuguesa Grade 1 Quarter I Content Area: Língua Portuguesa Grade 1 Quarter I 1- Produção de escrita 1.1- Escrita livre 1.2 - Listas (animais, brinquedos, alimentos, etc); 1.3 - Narrações sequenciadas com apoio de ilustrações; 1.4

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Português- Grupo 1-2-3-4 -Leitura -Produções de textos -Estrutura e organização textual -Transformação do texto -Análise e reflexão da língua -Vogais -Encontro de vogais -Palavras(número de sílabas e letras)

Leia mais

ANEXO VIII PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001/15 COTAÇÃO ESTIMADA

ANEXO VIII PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001/15 COTAÇÃO ESTIMADA ANEXO VIII PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001/15 COTAÇÃO ESTIMADA 1. DO OBJETO Constitui-se como objeto da Ata de Registro de Preço a aquisição de materiais didáticos e paradidáticos em tecnologia educacional para

Leia mais

Índice. 5.1. Correção das Palavras do Texto... 5 5.2. Autocorreção... 5 5.3. Pontuação... 6 5.4. Escrita Ortográfica... 6. Grupo 5.

Índice. 5.1. Correção das Palavras do Texto... 5 5.2. Autocorreção... 5 5.3. Pontuação... 6 5.4. Escrita Ortográfica... 6. Grupo 5. GRUPO 5.4 MÓDULO 5 Índice 1. Reconstrução do Código Linguístico da Criança...3 2. Textos...3 3. Jogos de Análise Linguística...4 4. Letra Cursiva e Letra de Fôrma...4 5. Ortografia e Gramática...5 5.1.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V OBJETIVOS GERAIS. Desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do próprio corpo; Desenvolvimento

Leia mais

- 1º ano. História: - Eu, criança; - Todos temos nomes; - O tempo passa (Nem todos os dias são iguais). Páginas: 06 até 18

- 1º ano. História: - Eu, criança; - Todos temos nomes; - O tempo passa (Nem todos os dias são iguais). Páginas: 06 até 18 - 1º ano Língua Portuguesa: - Alfabeto; - Vogais; - Famílias silábicas: BA, BE, BI, BO, BU; // CA, CO, CU; // DA, DE, DI, DO, DU; // FA, FE, FI, FO, FU; // GA, GO, GU; // HA, HE, HI, HO, HU; // JA, JE,

Leia mais

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO FUNDAMENTAL 1º ANO DISCIPLINAS 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO FUNDAMENTAL 1º ANO DISCIPLINAS 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO FUNDAMENTAL 1º ANO DISCIPLINAS 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE MATEMÁTICA Comparação de tamanho: (maior / menor / mesmo tamanho) Noções de posição: (frente / atrás / entre

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e

Leia mais

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 4º BIMESTRE 1ºANO 30/11 Português 01/12 Matemática 02/12 História / Inglês 03/12 Geografia 04/12 Ciências

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 4º BIMESTRE 1ºANO 30/11 Português 01/12 Matemática 02/12 História / Inglês 03/12 Geografia 04/12 Ciências 1ºANO 30/11 Português 01/12 Matemática 02/12 História / Inglês 03/12 Geografia 04/12 Ciências Leitura e interpretação de texto / Construção de frases / Encontros consonantais com R e L / M ou N / Separação

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /.

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /. ROTEIRO DE ESTUDOS 3º ano 1º trimestre / 2015 Nome: Data: / /. Querido (a) Aluno (a), Elaboramos este roteiro com dicas sobre os conteúdos trabalhados no 1º trimestre e que serão abordados nas avaliações

Leia mais

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos.

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 2º ANO Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 4º Querido (a) aluno(a), SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade ajudá-lo (a) a se organizar melhor em seu hábito de estudo

Leia mais

AGENDA SEMANAL ENSINO FUNDAMENTAL I (02 a 06/09/2013)

AGENDA SEMANAL ENSINO FUNDAMENTAL I (02 a 06/09/2013) COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso Reconhecido pela Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Credenciado pela Resolução n CEE 29/2006 D.O.

Leia mais

Colégio Integral Educação como estímulo de vida

Colégio Integral Educação como estímulo de vida ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO DE ESTUDOS I 1º ANO PORTUGUÊS (18.05.2015) Estudo de texto. Gênero: Lista de compras / parlenda. Produção. Ortografia: Palavras com: L, M, N, P, R e RR, S e SS. Palavras com til

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA POESIA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA POESIA SEQUÊNCIA DIDÁTICA POESIA Uma estratégia de ensino a favor do desenvolvimento de habilidades e competências. O trabalho de alfabetização e letramento, no Ciclo de Alfabetização, deverá ser realizado com

Leia mais

1º ANO. PROPOSTA PEDAGÓGICA DA SÉRIE Procedimentos pedagógicos das Áreas. Ensino Fundamental I Ano: 2012

1º ANO. PROPOSTA PEDAGÓGICA DA SÉRIE Procedimentos pedagógicos das Áreas. Ensino Fundamental I Ano: 2012 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA DA SÉRIE Procedimentos pedagógicos das Áreas Ensino Fundamental I Ano: 2012 Sumário Currículo por Competências. 03 Competências Pessoais e Sociais. 04 Competências Metodológicas.

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

Matriz de avaliação 3º Ano

Matriz de avaliação 3º Ano PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE AVALIAÇÃOE ESTATÍSTICA Matriz de avaliação 3º Ano MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA CIÊNCIAS DA NATUREZA EIXOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Leia mais

Relato de Experiências pedagógicas OS ANIMAIS NO DIA A DIA DAS CRIANÇAS: AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

Relato de Experiências pedagógicas OS ANIMAIS NO DIA A DIA DAS CRIANÇAS: AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR Relato de Experiências pedagógicas OS ANIMAIS NO DIA A DIA DAS CRIANÇAS: AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR Apresentação Este trabalho consiste em relatar experiência desenvolvida em uma sala de 1º ano,

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MENTIRA DA BARATA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MENTIRA DA BARATA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MENTIRA DA BARATA

Leia mais

Padrões de Competências para o Cargo de Professor Alfabetizador

Padrões de Competências para o Cargo de Professor Alfabetizador Padrões de Competências para o Cargo de Professor Alfabetizador Alfabetização de Crianças O Professor Alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem,

Leia mais

QUEM É O PROFESSOR QUE ALFABETIZA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE? Maria do Socorro Macedo (FAE/UFMG)

QUEM É O PROFESSOR QUE ALFABETIZA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE? Maria do Socorro Macedo (FAE/UFMG) 1 QUEM É O PROFESSOR QUE ALFABETIZA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE? Maria do Socorro Macedo (FAE/UFMG) Este trabalho tem por objetivo traçar um perfil dos professores alfabetizadores da rede

Leia mais

PLANEJAMENTO 3º TRIMESTRE/2014. Professor(a): Karine Petes Disciplina: Artes Turma: 4ºano

PLANEJAMENTO 3º TRIMESTRE/2014. Professor(a): Karine Petes Disciplina: Artes Turma: 4ºano Professor(a): Karine Petes Disciplina: Artes Turma: 4ºano *Construir discursos com música, representação e imagens, expressando o que vê, pensa e sente sobre os temas abordados; *Refletir sobre a importância

Leia mais

COLÉGIO FRANCISCANO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR PLANO DE ESTUDOS

COLÉGIO FRANCISCANO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR PLANO DE ESTUDOS Ano: 3º Disciplina: Língua Portuguesa Objetivo Geral da Disciplina: Proporcionar ao aluno situações desafiadoras e significativas de forma contextualizada, buscando autonomia, criticidade e interação com

Leia mais

Sumário Introdução 1o ano Ensino Fundamental de 9 anos 2o ano Ensino Fundamental de 9 anos 3o ano Ensino Fundamental de 9 anos

Sumário Introdução 1o ano Ensino Fundamental de 9 anos 2o ano Ensino Fundamental de 9 anos 3o ano Ensino Fundamental de 9 anos Sumário Introdução...03 1 o ano Ensino Fundamental de 9 anos Geral...06 Linguagens e Códigos Digitais... 13 Língua Inglesa... 14 Artes... 15 Educação Musical...16 Educação Física... 17 2 o ano Ensino Fundamental

Leia mais

Anexo III Programas do Concurso. Programas de Conteúdo Específico

Anexo III Programas do Concurso. Programas de Conteúdo Específico Anexo III Programas do Concurso Programas de Conteúdo Específico Artes Visuais 1.Ensino da Arte - Tendências Pedagógicas e Política Educacional 1.1. História do ensino da arte no Brasil: do período colonial

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR COM A LENDA DO BOTO RESUMO

ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR COM A LENDA DO BOTO RESUMO ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR COM A LENDA DO BOTO RESUMO Cristina Maria da Silva Lima cris86lima@yahoo.com.br Diana Gonçalves dos Santos dianasantos07@gmail.com (IEMCI/UFPA) Este estudo apresenta um relato

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL V - 2012 A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

Leia mais

Planejamento Anual. 1º Ano. Ensino Fundamental

Planejamento Anual. 1º Ano. Ensino Fundamental Planejamento Anual 1º Ano Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2 Objetivos: 1. Utilizar as mais diferentes linguagens para comunicar-se e expressar suas ideias; 2. Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade III ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Aula anterior O fim das cartilhas em sala de aula; Comunicação e linguagem; Sondagem da escrita infantil; Ao desenhar, a criança escreve;

Leia mais

CONTEÚDOS DA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO III TRIMESTRE. Cores,Animais, Numerais.

CONTEÚDOS DA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO III TRIMESTRE. Cores,Animais, Numerais. ( 1 ano) Cores,Animais, Numerais. Matemática - Sequência numérica até 100; - Medida de comprimento, massa e tempo; - Dezena exata; - Ordem crescente e decrescente; - Adição e subtração. -Multiplicação.

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 6º ANO "... A minha contribuição

Leia mais

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

Título: Educação Fiscal e Consumo Consciente: uma experiência prática no ciclo de alfabetização. Roberta Cristiane Prado de Oliveira (3º ano B)

Título: Educação Fiscal e Consumo Consciente: uma experiência prática no ciclo de alfabetização. Roberta Cristiane Prado de Oliveira (3º ano B) Título: Educação Fiscal e Consumo Consciente: uma experiência prática no ciclo de alfabetização Município: Camaragibe/PE Orientadora do PNAIC: Elda Góes Escola Municipal São Vicente de Paula Professoras:

Leia mais

O ENSINO DA MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO - UM CIDADÃO BILÍNGUE

O ENSINO DA MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO - UM CIDADÃO BILÍNGUE O ENSINO DA MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO - UM CIDADÃO BILÍNGUE Maria Cristina Polito de Castro Universidade dos Bandeirantes UNIBAN cristinapolito@hotmail.com Resumo: O relato desta experiência aborda a

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ANANÁS TO

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ANANÁS TO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ANANÁS TO PROJETO REFORÇO ESCOLAR PORTUGUÊS E MATEMÁTICA ATRAVÉS

Leia mais

SEMANA DE TESTE II UNIDADE - 1º ano (Ensino fundamental I)

SEMANA DE TESTE II UNIDADE - 1º ano (Ensino fundamental I) SEMANA DE TESTE II UNIDADE - 1º ano (Ensino fundamental I) A SALA DE AUL A E O PRFISSIONAIS. 18/05 Quarta 15:20 às 17:00 Geografia OS DIFERENTES ESPAÇOS OS DIFERENTES TIPOS DE ESCOLA 19/05 Quinta 15:20

Leia mais

ENSINO INTEGRADO DE LÍNGUA INGLESA

ENSINO INTEGRADO DE LÍNGUA INGLESA ENSINO INTEGRADO DE LÍNGUA INGLESA Sala 7 Interdisciplinar EF I EMEF ANEXA AO EDUCANDÁRIO DOM DUARTE Professora Apresentadora: TAÍS SOUZA Realização: Justificativa Visto que o ensino de Língua Inglesa

Leia mais

SÃO PAULO, 02 DE ABRIL DE 2015. SÃO PAULO, 02 DE ABRIL DE 2015. COMUNICADO Nº 0040 /2015. ASSUNTO: CONTEÚDOS E DATAS DAS PROVAS BIMESTRAIS

SÃO PAULO, 02 DE ABRIL DE 2015. SÃO PAULO, 02 DE ABRIL DE 2015. COMUNICADO Nº 0040 /2015. ASSUNTO: CONTEÚDOS E DATAS DAS PROVAS BIMESTRAIS 1º ANO A ENSINO FUNDAMENTAL 13/04 ALFABETIZAÇÃO ENCONTROS VOCÁLICOS, - ALFABETO, SÍLABAS P, M, N, L, D E C DITADO, - ESCRITA ESPONTÂNEA NUMERAIS ATÉ 29, - VIZINHOS FIGURAS GEOMÉTRICAS SEQUENCIA, - DITADO

Leia mais

3ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Andreza, Déborah, keiti e Letícia.

3ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Andreza, Déborah, keiti e Letícia. COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO IRMÃS DOMINICANAS Curitiba, 6 de Junho de 2012. Senhores pais ou responsáveis, Enviamos-lhes o cronograma do que vai ser trabalhado nesta 2ª Etapa no 3º ano. O cronograma

Leia mais

3ª AVALIAÇÃO MENSAL AGOSTO/2015

3ª AVALIAÇÃO MENSAL AGOSTO/2015 ROTEIRO DE ESTUDO ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ao 5º ano 3ª AVALIAÇÃO MENSAL AGOSTO/2015 OBSERVAÇÕES Trazer estojo com coleção, lápis e borracha, pois não será permitido empréstimos de material em dias de provas;

Leia mais

4. Implicações pedagógicas

4. Implicações pedagógicas Esta criança tem 4 de idade. Verifica-se que se utiliza das letras de seu nome e apenas vai rearranjando sua ordem. Sua leitura é global. Caracterizando-se, portanto no nível 2 diferenciação na escrita.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Educação Coordenadoria de Cooperação com os Municípios PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PAIC

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Educação Coordenadoria de Cooperação com os Municípios PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PAIC GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Educação Coordenadoria de Cooperação com os Municípios PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PAIC Caro (a) professor (a), ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O 2º ANO Cientes

Leia mais

PROJETO ANIMAIS. 1. Tema: O mundo dos animais. Área de abrangência: 2. Duração: 01/06 a 30/06. 3. Apresentação do projeto:

PROJETO ANIMAIS. 1. Tema: O mundo dos animais. Área de abrangência: 2. Duração: 01/06 a 30/06. 3. Apresentação do projeto: PROJETO ANIMAIS 1. Tema: O mundo dos animais Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza e Sociedade (x) Matemática 2. Duração: 01/06

Leia mais

Objetivos Domínios/ Conteúdos Atividades

Objetivos Domínios/ Conteúdos Atividades AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR EB 2/3 de Jovim e Foz do Sousa PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 1º Período 5º Ano ANO LETIVO 2014/2015 Objetivos Domínios/ Conteúdos Atividades Conhecer o alfabeto.

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 1 ano Levar o estudante a realizar a escrita do próprio nome e outros nomes. Promover a escrita das letras do alfabeto. Utilizar a linguagem oral para conversar,

Leia mais

PLANEJANDO A ALFABETIZAÇÃO; INTEGRANDO DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS UNIDADE 6 ANOS 1, 2 e 3

PLANEJANDO A ALFABETIZAÇÃO; INTEGRANDO DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS UNIDADE 6 ANOS 1, 2 e 3 PLANEJANDO A ALFABETIZAÇÃO; INTEGRANDO DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS UNIDADE 6 ANOS 1, 2 e 3 Agosto de 2013 SUMÁRIO DA UNIDADE 6 ANO 1 ANO 2 ANO 3 Iniciando

Leia mais

Agenda Semanal 29 de abril a 03 de maio

Agenda Semanal 29 de abril a 03 de maio PERÍODO INTEGRAL Maternal 1, 2,3 Educação Infantil 1º e 2º Ano www.ethosmg.com.br escola@ethosmg.com.br www.facebook.com/ethosmg @EscolaEthos Agenda Semanal 29 de abril a 03 de maio Maternal 1, 2, 3 Educação

Leia mais