ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Transcrição

1 Unidade II - Classificação e tipos de Sistemas de Informação Luiz Leão luizleao@gmail.com

2 Conteúdo Programático 2.1 Sistemas de Processamento de Transações (SPT) 2.2 Sistemas de Informação Gerencial (SIG) 2.3 Sistemas de apoio às decisões (SAD) 2.4 Sistemas Colaborativos e Sistemas de Automação de Escritório 2.5 Outras classificações dos Sistemas de Informação

3 Introdução Os Sistemas de Informação estão impulsionando tanto as operações diárias das organizações como a estratégia organizacional. Vantagens: Organizações mais flexíveis; Eliminar níveis gerenciais; Desvincular o trabalho da localização; Manter qualidade na execução dos processos de negócio; Coordenar-se com fornecedores e clientes e também com os gerentes. A Tecnologia de Informação vem oferecendo ferramentas para que os gerentes planejem, façam previsões e monitorem os negócios com mais precisão.

4 Evolução nos conceitos relacionados aos SI ANOS 70 ANOS 80 ANOS 90 ANO 2000 Infra-estrutura Integração Arquitetura Redes Processamento Sistemas de Tecnologia de Sistemas de dados informação informações inteligentes Apoiar o negócio Executar o negócio Transformar o negócio Vantagem Competitiva

5 Evolução nos conceitos relacionados aos SI Atualmente, para cada nível organizacional existe um tipo específico de sistema de informação. No nível operacional temos os Sistemas de processamento de transações (SPT). Em se tratando de nível tático, temos dois tipos de SI: Sistemas de informação gerencial (SIG) e Sistemas de apoio à decisão (SAD). No topo dessa estrutura, temos o nível estratégico que está amparado por Sistemas de Apoio Executivo. Essa é a forma mais aceita de se dividir os sistemas de informação, de acordo com sua finalidade de uso e nível organizacional o qual irá auxiliar.

6 Informações x Estrutura Organizacional Tipo de Sistema Nível Estratégico Gerentes Seniores Grupos Assistidos Nível Gerencial Gerentes de Nível Médio Nível de Conhecimento Trabalhadores de Dados e do Conhecimento Nível Operacional Gerentes Operacionais Vendas e Marketing Produção Finanças Contabilidade Recursos Humanos

7

8 Tomada de Decisão Decisão Estruturada: Relacionadas a atividades que podem ser automatizadas e padronizadas. As decisões são tomadas em nível operacional, não dependendo de intervenção direta do gerente. Exemplos: Pedido de compra com base no nível de estoque; troca de produto com defeito aparente. Decisão Não-estruturada: Relacionadas a situações originais, não rotineiras e que dificilmente poderiam ser padronizadas. As decisões têm como ponto central o processo de julgamento e decisão do gerente. Exemplos: Escolha da capa para uma edição da revista; contratação de um novo Gerente. Decisão Semi-Estruturada: Com características estruturadas e não estruturadas. Exemplos: Definição de turnos de trabalho e plantões; definição de produção de produtos de acordo com a demanda projetada para o mercado.

9 SI x Tomada de Decisão TIPO DE DECISÃO NÍVEL ORGANIZACIONAL OPERACIONAL CONHECIMENTO GERENCIAL ESTRATÉGICO ESTRUTURADA CONTAS A RECEBER SPT AGENDAMENTO ELETRÔNICO SAE CUSTOS DE PRODUÇÃO SIG SEMI-ESTRUTURADA PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO PROGRAMAÇÃO DE PROJETO SAD STC LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES SIE NÃO-ESTRUTURADA DESIGN DE PRODUTO NOVOS PRODUTOS NOVOS MERCADOS

10 Sistemas de Processamento de Transações (SPT)

11 Sistemas de Processamento de Transações (SPT) Também chamados de Transacionais, representam a aplicação dos conceitos de informação e tecnologia para transações empresariais rotineiras, repetitivas e comuns, mas críticas para as funções diárias da empresa. Foram os primeiros sistemas desenvolvidos para substituir ações manuais por ações computadorizadas.

12 Sistemas de Processamento de Transações (SPT) Características: Suportam as operações do dia-a-dia da empresa; Registro e controle das transações básicas da empresa; Processam grandes volumes de dados; Necessitam de alta velocidade de processamento; Exige grande capacidade de armazenamento; Os dados recebidos e enviados são organizados e formatados de modo padrão;

13 Sistemas de Processamento de Transações (SPT) Características: Orientados para necessidades funcionais bem estabelecidas; Pouca complexidade de cálculos (operações matemáticas e estatísticas simples; Os dados são atualizados continuamente ao longo do dia. Necessita alto nível de precisão, integridade de dados e segurança; Requer muita confiabilidade de processamento.

14 Sistemas de Processamento de Transações (SPT) São sistemas cujo principal propósito é responder questões de rotina: Quantas peças existem no estoque? Quanto dinheiro precisamos para pagar as contas deste mês? Para responder esses tipos de questões a informação deve ser facilmente acessível, atual e precisa. Exemplos: Folha de pagamento; Faturamento; Controle de contas a receber; Controle de estoque; Controle de Vendas (PDV); Etc.

15 Sistemas de Processamento de Transações (SPT)

16 Conclusão sobre os Sistemas Transacionais Constituem a espinha dorsal dos sistemas de informação de uma organização, pois capturam, processam e armazenam fatos sobre as operações fundamentais da empresa. Os dados capturados pelos Sistemas Transacionais são automaticamente utilizados pelos outros sistemas de informação da organização. Como em qualquer estrutura, os demais sistemas de informação de uma organização serão tão bons quanto a base que os sustenta.

17 Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento - STC

18 Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento - STC É o sistema que recebe dados da base operacional, onde os decodifica, criando novos conhecimentos e informações. Situa-se no segundo nível da pirâmide Níveis Principais de Hierarquia Nível do conhecimento. Os trabalhadores do conhecimento são pessoas que usam as suas capacidades intelectuais no desempenho de uma atividade profissional. Formalmente, os trabalhadores do conhecimento assumem diversos cargos, tais como empregados da própria empresa, profissionais liberais ou mesmo empresários.

19 Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento - STC Características de quem opera Mantém a organização atualizada quanto ao conhecimento desenvolvido no mundo externo; Atuam com agente de mudança; Servem de consultores internos para organização; Precisam de ferramentas de ultima geração; Geralmente são pessoas qualificadas, altamente especializadas, logo, mão-de-obra cara.

20 Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento - STC Exemplos Sistemas de Projetos (Engenharia); AutoCAD; Sistemas de Projetos(Software) IDE (Integrated Development Environment): Eclipse; Netbeans;

21 Sistemas de Informações Gerenciais - SIG

22 Sistemas de Informações Gerenciais - SIG Um SIG tem por objetivo fornecer detalhes sobre as operações regulares da empresa aos seus Gerentes. SIG s fornecem informações para que os Gerentes possam controlar, organizar e planejar com mais efetividade. Está ligado ao nível tático da organização. Os SIG s juntos auxiliam o alcance das metas da organização.

23 Sistemas de Informações Gerenciais - SIG Um SIG fornece informações que darão suporte a tomadas de decisão que serão mais efetivas. Um SIG também fornece informações sobre as operações diárias, aumentando a eficiência e, assim, agregando valor aos processos da organização. Cada SIG compreende um conjunto integrado de subsistemas organizados de acordo com cada departamento funcional da organização. A principal fonte de informações dos SIG s são os Sistemas Transacionais da organização.

24 Sistemas de Informações Gerenciais - SIG Características: São projetados para servir o monitoramento, controle, tomada de decisão e atividades administrativas da média gerência (nível tático). Fornecem relatórios periódicos ao invés de informações instantâneas sobre as operações. Frequentemente respondem questões o que/quanto... se : Qual seria o impacto na produção de brinquedos se as vendas para o Natal crescerem 30%? Quanto economizaremos em deslocamentos se modificarmos os roteiros de venda?

25 Sistemas de Suporte a Decisão - SAD

26 Sistemas de Suporte a Decisão - SAD Decisão é uma escolha entre as alternativas existentes através de estimativas dos pesos destas alternativas. Apoio à decisão significa auxiliar nesta escolha gerando estas estimativas, a evolução ou comparação e escolha.

27 Sistemas de Suporte a Decisão - SAD Esses sistemas visam aumentar a efetividade das decisões sobre problemas não-estruturados ou semiestruturados. Utilizados pelos profissionais de nível tático-estratégico.

28 Sistemas de Suporte a Decisão - SAD Exemplos: Uma financiadora que verifica o crédito de um solicitador de crédito Uma firma de engenharia que tem um grande projeto e quer saber se podem ser competitivos com os atuais custos.

29 Sistemas de Suporte a Decisão - SAD Exemplos:

30 Sistemas de Suporte a Decisão - SAD Exemplos:

31 Sistemas de Apoio Executivo SAE

32 Sistemas de Apoio Executivo SAE É um sistema de informações no nível estratégico de uma organização. Voltados para o Planejamento; O SAE reúne dados de toda a organização, permitindo aos gerentes selecionar e ajustar os dados para os fins necessários. Também permite aos executivos da organização analisar os mesmos dados de maneira única e padronizada.

33 Sistemas de Apoio Executivo SAE Características Analisa, compara e destaca as tendências; Amplia a abrangência de controle da alta administração; Acelera o processo de tomada de decisão; Melhora o desempenho administrativo.

34 Sistemas de Apoio Executivo SAE Como resultados do SAE, pode-se destacar: Formulação de respostas; Identificação de alterações nas condições do mercado; Aprendizagem através do Feedback.

35 Sistemas de Apoio Executivo SAE Exemplos: Plano Operacional Semestral; Sistema de Análise de Investimentos; Etc;

36 Sistemas de Apoio Executivo SAE Exemplos:

37 Outras Classificações dos Sistemas de Informação

38 Outras Classificações dos Sistemas de Informação Sistemas Especialistas Sistemas de Inteligência Artificial Sistemas de Informações Geográficas (GIS)

39 Sistemas Especialistas Sistemas que executam atividades inerentes a áreas de conhecimento de alta especialidade Semelhante a um profissional especialista Tem característica humanas Utilizado na tomada de decisões de problemas complexos Simulam a atividade produtiva de uma área do conhecimento Ex.: Sistema de diagnóstico médico, análise de crédito etc.

40 Sistemas de Informações Geográficas (GIS) É um conjunto de programas, equipamentos, metodologias, dados e pessoas integrados, de maneira a tornar possível a coleta, o armazenamento, o processamento e a análise de dados georeferenciados. Utilizado em soluções de logística, segurança e localização Ex: QGIS

41 Sistemas de Informações Geográficas (GIS)

42 Considerações sobre SI s Nenhum Sistema sozinho engloba todas as atividades da empresa inteira. Os Sistemas de Informação levam em conta os Processos Organizacionais, que normalmente são orientados por especialidades funcionais. Portanto, é natural que áreas com processos específicos tenham seus próprios SI s. Importante: a informação deve circular dentro da organização, portanto é fundamental que os SI s conversem entre si.

43 Integração de SI s = Integração da Organização Marketing Produção/ Operações Administração de Recursos Humanos Contabilidade Finanças

44 Níveis ou Tipo de Informação Podem ser estruturadas em: Estratégica Gerencial/Tática Operacional Devem estar distribuídas nas respectivas funções organizacionais.

45 Função Organizacional: Serviços Hoteleiros NI Estratégico Gerencial Operacional Módulo: Recepção (Check-in e check-out) Valor total das despesas versus quantidade de acompanhantes Nº de dias do hóspede no hotel versus Nº médio de dias de hospedagem Quantidade de acompanhantes Nº de dias no Hotel Valor total das despesas Nome do hóspede Tipo de unidade habitacional (apto individual, coletivo, luxo) Preço da unidade habitacional Data de entrada Data de saída Nome da refeição predileta

46 Função Organizacional: Financeira NI Estratégico Módulo: Contas a Receber Valor total das contas a receber versus valor total de contas a pagar Valor total das contas a receber versus valor líquido da folha de pagamento % do valor de contas a receber versus valor do fluxo de caixa Gerencial Operacional Valor total de contas a receber Quantidade de títulos pagos Número de inadimplentes Nome do cliente Valor nominal do título Data de vencimento do Título Data de pagamento do Título Nome do banco recebedor

47 Exercício Escolha três funções organizacionais de sua empresa e proceda a estruturação das informações segundo o nível estratégico: Função Organizacional: NI Módulo: Estratégico Gerencial Operacional

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Módulo 03 Módulo 03 SAE Sistemas de Apoio ao Executivo SAD - Sistemas de Apoio à Decisão SIG Sistemas de Informação Gerenciais STC Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento Sistemas

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

TIPOLOGIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TIPOLOGIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SIG X SAD Prof. Robson Almeida TIPOS DE DECISÃO *Estruturada são aquelas repetitivas e rotineiras e envolvem um processo definido para lidar com elas de modo a não terem que ser tratadas a cada vez que

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação ASI. Prof. Robson Almeida

Introdução aos Sistemas de Informação ASI. Prof. Robson Almeida Introdução aos Sistemas de Informação ASI Prof. Robson Almeida Dados x Informação Classificação dos Sistemas de Informação Evolução do papel dos SI 1950-1960 1960-1970 1970-1980 1980-1990 1990-2000 Processamento

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre os sistemas de nível gerencial para os sistemas de nível estratégico? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre

Leia mais

Aula 01. Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação

Aula 01. Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Administração de Aula 01 Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações. (NBR ISO 9000 29/01/2001). Sistema de Informações pode ser considerado como centro de inteligência ou o cérebro

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES aula03_t04 TENDÊNCIAS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Podemos dividir a evolução dos sistemas de informação em 5 eras ou grandes fases que são: Processamento

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Introdução Sistemas de Informação - Parte 02 Prof. Geovane Griesang geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Agradecimento Agradecimentos ao professor Pablo Dall Oglio,

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

ADMSINF CONTEÚDO 3 1

ADMSINF CONTEÚDO 3 1 ADMSINF CONTEÚDO 3 1 OBJETIVOS DA AULA - Compreender a importância dos SI na criação de vantagem competitiva; - Estratégias competitivas genéricas - Atitudes estratégicas e reflexos na gestão e operação

Leia mais

Classificação de Sistemas de Informação

Classificação de Sistemas de Informação Classificação de Sistemas de Informação Adriano J. Holanda 14 e 21/3/2017 Classificação de Sistemas de Informação Classificação quanto à abrangência: Departamental: atendem às demandas exclusivas de um

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

Inteligência de Negócios

Inteligência de Negócios Inteligência de Negócios Sistemas de Gestão Prof. Dilermando Piva Jr Fatec Indaituba Dado x Informação A tecnologia da informação tem sido até agora uma produtora de dados, em vez de informação, e muito

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre dado e informação? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre dado e informação? O dado é um conjunto de símbolos

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Conteúdo Programático desta aula q Conhecer os sistemas de apoio de e-business; q Detalhar os conceitos do Sistema de Informação Gerencial (SIG) ;

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIDADE 3. Fundamentos de Sistemas de Informação 3.1. Conceito Quais as características de um sistema de informações? Embora já introduzido na Unidade 1, leia abaixo duas definições de Sistemas de Informação

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 3 OBJETIVOS OBJETIVOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA O que os administradores precisam saber sobre organizações

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÕES INTRODUÇÃO Prof. Ms.Fulvio Cristofoli www.fulviocristofoli.com.br fulviocristofoli@uol.com.br Conceitos O QUE É UM DADO? MATÉRIA PRIMA? Fluxo de fatos brutos Elemento ou quantidade

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 1 - Conceitos de Sistemas de Informação, Teoria de Sistemas e Tecnologia da Informação 1.1. Introdução 1.1.1. Conceituação de sistema, Sistema de Informação

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS É essencial que os administradores compreendam os Sistemas de Informações visto que as Organizações necessitam destes para sobreviver e prosperar. Três

Leia mais

UNIDADE III Processo Decisório

UNIDADE III Processo Decisório Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 3.1. Os conceitos, níveis e tipos de decisão nas organizações. 3.2. Fases do ciclo de tomada de decisão. 3.3. Principais modelos

Leia mais

INTRODUÇÃO GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 22/03/2018

INTRODUÇÃO GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 22/03/2018 GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Aula 4 Classificação dos sistemas de informação Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU INTRODUÇÃO Estratégico Tático Operacional Pirâmide do Conhecimento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Capítulo 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 1 Administra,cão da Empresa Digital OBJETIVOS Qual é o papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios competitivo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 É o sistema de informações desenvolvido para atender às necessidades do nível estratégico da corporação. auxilia a direção da corporação

Leia mais

Componentes dos Sistemas da Informação

Componentes dos Sistemas da Informação Componentes dos Sistemas da Informação 1) RECURSOS HUMANOS: Os recursos humanos incluem as pessoas, que são necessárias para a operação de todos os sistemas de informação. Os recursos humanos abrangem:

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-2 Dados, informação e conhecimento Os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo

Leia mais

Cadeira: Análise de Sistemas

Cadeira: Análise de Sistemas Cadeira: Análise de Sistemas Aulas 3, 4 06/03/17 Docente: :: Cláudia Ivete F. Jovo cjovo@up.ac.mz & cifjovo@gmail.com M.Sc. Cláudia Jovo 2017/DI 0 - Conceitos de Sistemas de Informação - Caracteristicas

Leia mais

04/05/2018 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TRANSAÇÃO SI SEGUNDO OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS SI SEGUNDO OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS

04/05/2018 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TRANSAÇÃO SI SEGUNDO OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS SI SEGUNDO OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS TIPS D SISTMAS D INFRMAÇÃ SGUND S NÍVIS RGANIZACINAIS Além de suportar tomada de decisões, coordenação e controle, os sistemas de informações podem também ajudar os administradores (gestores) a analisar

Leia mais

Livro Sistemas de Informação (R.Stair), cap.2 FVC Sistemas de Informação Prof. Dirceu Leite 2013

Livro Sistemas de Informação (R.Stair), cap.2 FVC Sistemas de Informação Prof. Dirceu Leite 2013 Livro Sistemas de Informação (R.Stair), cap.2 FVC Sistemas de Informação Prof. Dirceu Leite 2013 Organização agrupamento formal de pessoas para realizar conjunto de metas, objetivos de trabalho. Organização

Leia mais

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios ASI - Administração de Sistemas de Informação Sistemas de Informações e Processos Decisórios Aula 1 Conceitos Fundamentais de Sistemas Sistemas de Informações Gerenciais Introdução à Tecnologia da Informação

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1 1. COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS SISTEMAS DE NEGÓCIOS a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS Os sistemas colaborativos nas empresas nos oferecem ferramentas para nos ajudar a colaborar, comunicando idéias, compartilhando

Leia mais

FLUXOGRAMA DE TRABALHO EM GRUPO

FLUXOGRAMA DE TRABALHO EM GRUPO ADMSINF CONTEÚDO 7 CORREÇÃO FLUXOGRAMA DE TRABALHO EM GRUPO FUNÇÃO 1 - PROFESSOR FUNÇÃO 2 - LIDER FUNÇÃO 3 - PESQUISADORES FUNÇÃO 4 - REDATORES FUNÇÃO 5 - REVISORES ETAPA 1 - ENTENDIMENTO ETAPA 2 - IMERSÃO

Leia mais

OBJETIVA. Captura armazenamento gerenciamento distribuição preservação. PAG 181. Gerenciamento Editoração Digitalização Armazenamento Preservação.

OBJETIVA. Captura armazenamento gerenciamento distribuição preservação. PAG 181. Gerenciamento Editoração Digitalização Armazenamento Preservação. OBJETIVA Questão 1 Sobre a utilização dos sistemas assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: A função principal de um consiste em fornecer subsídios ao gestor de marketing de uma organização

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS PETRÓPOLIS ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 3 EXERCÍCIOS DE REVISÃO VERSÃO: 0.1 - OUTUBRO DE 2016 BASEADO NO CONTEÚDO DE OUTROS PROFESSORES

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 03 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 03 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 03 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos BREVE REVISÃO Sistemas de informações como combustível para as organizações (dentro e fora da organização); Sistema de informação

Leia mais

Sumário Classificação de Sistemas... 2 Sistemas de processamento de transações ou transacionais (SPT)... 3 Sistemas de Informações Gerenciais

Sumário Classificação de Sistemas... 2 Sistemas de processamento de transações ou transacionais (SPT)... 3 Sistemas de Informações Gerenciais Sumário Classificação de Sistemas... 2 Sistemas de processamento de transações ou transacionais (SPT)... 3 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)... 4 Sistemas de Apoio à Decisão (SADs)... 5 Sistemas

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 2 - Conceitos básicos de aplicações nas empresas (desenvolvimento e administração) 2.1. As funções e aplicações de SI nas organizações; 2.2. Tendências em

Leia mais

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMAS DE APOIO AS DECISÕES ORGANIZACIONAIS VERSÃO:

Leia mais

Aula 3. Sistemas de Armazenamentos Conceitos de Gerenciamento Informação. Elementos do S.I Situações Diagrama do S.I Evolução SIG

Aula 3. Sistemas de Armazenamentos Conceitos de Gerenciamento Informação. Elementos do S.I Situações Diagrama do S.I Evolução SIG Aula 3 Sistemas de Armazenamentos Conceitos de Gerenciamento Informação Processo Elementos do S.I Situações Diagrama do S.I Evolução SIG Sistemas de Armazenamento Qual o bem mais valioso em uma empresa?

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Quem sou eu? Site: http://www.luizleao.com Introdução Para aprender a Gerir, Conceber, Desenvolver, Testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurança,

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Sistemas ERP, CRM e SCM 2017 Tipos de Sistemas de Informação Vimos anteriormente que os diversos Sistemas de Informação presentes em uma empresa podem ser vistos sob diferentes

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 08 Tema: Como melhorar a tomada

Leia mais

SI03 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES I

SI03 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES I 1 2 1. Entender a importância do Sistema de Informações Gerenciais (SIG); 2. Conhecer os conceitos básicos de tecnologia, sistema e sistemas de informação; 3. Conhecer a classificação dos sistemas de informação.

Leia mais

Sistemas de Informação Executiva - SIE

Sistemas de Informação Executiva - SIE Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Sistemas de Informação Executiva - SIE DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão Tipos de SI Sistemas de Informação

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE PRODUÇÃO SISTEMAS DE OPERAÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE PRODUÇÃO SISTEMAS DE OPERAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE PRODUÇÃO SISTEMAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE PRODUÇÃO OU DE Constituem uma das categorias de sistemas de informação mais afetadas pela evolução das tecnologias

Leia mais

1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI)

1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) 1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) 1 Objetivos: Explicar a importância dos sistemas de informação para as empresas. Estudar os componentes e os papéis dos sistemas de informação. Saber os principais

Leia mais

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 Revisão O que é um sistema de informações? O que é um requisito? Qual é o papel do analista de requisitos em um sistema

Leia mais

Disciplina: GIO Gestão das Informações Organizacionais Lista de Exercícios B1

Disciplina: GIO Gestão das Informações Organizacionais Lista de Exercícios B1 Disciplina: GIO Gestão das Informações Organizacionais Lista de Exercícios B1 1) Quais os três principais pontos de um sistema de informação competitiva: a) Tecnologia da informação, vantagem competitiva

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2. Classificação dos Sistemas de Informação. professor Luciano Roberto Rocha.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2. Classificação dos Sistemas de Informação. professor Luciano Roberto Rocha. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2 Classificação dos Sistemas de Informação professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com.br SISTEMA DE INFORMAÇÃO É um sistema seja ele automatizado ou manual, que abrange

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

SIE - Sistemas de Informação Empresarial. Fontes: O Brien, Turban, Cleber Matos

SIE - Sistemas de Informação Empresarial. Fontes: O Brien, Turban, Cleber Matos SIE - Sistemas de Informação Empresarial Visão Integrada Fontes: O Brien, Turban, Cleber Matos Visão Integrada do Papel dos SI s na Empresa O Brien [ Problema Organizacional ] [ Nível Organizacional ]

Leia mais

Unidade I. Informática.

Unidade I. Informática. 1 FI101c 2 Unidade I Informática. Conceito e Aplicações Sistema de Computação: - Peopleware - Hardware - Software (Básico e Utilitários) - Software (Aplicativos) : Uso Geral e Específico Sistemas de Informação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho, Msc. Código SIGA: TMBAES*06_38 1 OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz

Leia mais

Introdução. Paulo C. Masiero

Introdução. Paulo C. Masiero Informação Sistemas de Introdução Paulo C. Masiero DADOS vs INFORMAÇÃO CONHECIMENTO? O que é um SI? Um conjunto inter-relacionado de componentes que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA 065 CLASSE DESCENTRALIZADA EXTENSÃO E. E. DE URUBUPUNGÁ - ILHA SOLTEIRA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA 065 CLASSE DESCENTRALIZADA EXTENSÃO E. E. DE URUBUPUNGÁ - ILHA SOLTEIRA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/15/2018 DE 13/09/2018. CATÁLOGO DE REQUISITOS 1. Cálculos Financeiros

Leia mais

Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais

Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais 1 2 Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais Informações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisões 3

Leia mais

Empresa como sistema e o processo decisório Aula 03 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Empresa como sistema e o processo decisório Aula 03 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Empresa como sistema e o processo decisório Aula 03 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Agenda Teoria geral dos sistemas Características do sistema Empresa como sistema Subsistema

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS D. OUTROS SISTEMAS DE DECISÃO

SISTEMAS DE NEGÓCIOS D. OUTROS SISTEMAS DE DECISÃO 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS D. OUTROS SISTEMAS DE DECISÃO 1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EXECUTIVA (SIE) São SI que combinam muitas características dos sistemas de informação gerencial e dos sistemas de apoio à

Leia mais

Palavras-chave: Contabilidade, tecnologia da informação, tomada de decisão, profissional contábil.

Palavras-chave: Contabilidade, tecnologia da informação, tomada de decisão, profissional contábil. A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE GIOVANNI CORAZZIM RA:4619634 RESUMO O uso da Tecnologia da Informação na contabilidade vem introduzindo uma nova maneira de visualizar os procedimentos contábeis.

Leia mais

Administração Matriz - Agosto

Administração Matriz - Agosto Administração Matriz - Agosto 1º PERÍODO Pré-requisito Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração 80 4 4 - Tecnologia da Informação 60

Leia mais

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso CSC Shared Services Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso Módulo 2 A ENGRENAGEM DE COMO FUNCIONA Modelo concebido para absorver processos transacionais e centralizáveis,

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 6: Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico 6-1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet James A. O'Brien Saraiva S/A Livreiros

Leia mais

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA Introdução a logística O QUE É LOGÍSTICA? Segundo Ronald Ballou, (1999). Para ele, Logística é o processo de planejamento do fluxo de materiais, objetivando

Leia mais

Tecnologia da Informação Aplicado à Logística. Sistema de Informação

Tecnologia da Informação Aplicado à Logística. Sistema de Informação Tecnologia da Informação Aplicado à Logística Prof. Leonardo Rocha Definição Conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processo) e disseminam (saída) dados

Leia mais

UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE MBA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA : MODELAGEM E GESTÃO DE PROCESSOS TÓPICO: - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PROFESSOR: Dr. Ruben H. Gutierrez (D.Sc.) rubenhg@uol.com.br

Leia mais

1 - Inglês Instrumental (Logística); Inglês (LP) Letras - Língua Portuguesa e Inglesa (LP) Letras - Tradutor e Intérprete

1 - Inglês Instrumental (Logística); Inglês (LP) Letras - Língua Portuguesa e Inglesa (LP) Letras - Tradutor e Intérprete 1 - Inglês Instrumental (Logística); Inglês (LP) Letras - Língua Portuguesa e Inglesa (LP) Letras - Tradutor e Intérprete Letras com Habilitação de Tradutor/ Inglês Letras com Habilitação em Inglês (LP)

Leia mais

Planejamento, Recrutamento e Seleção Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em Análise de Sistemas Administração - Habilitação em

Planejamento, Recrutamento e Seleção Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em Análise de Sistemas Administração - Habilitação em Planejamento, Recrutamento e Seleção (EII) - Ênfase em Análise de Sistemas - Habilitação em de Empresas - Habilitação em de Negócios - Habilitação em Geral - Habilitação em Rural - Habilitação em Gestão

Leia mais

SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES

SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES 1 SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES 1. AS EMPRESAS E OS SISTEMAS Problemas locais - impacto no sistema total. Empresas como subsistemas de um sistema maior. Uma empresa excede a soma de atividades

Leia mais

PROTÓTIPO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS APLICADO A INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE COURO BASEADO NA REDE PERT-CPM

PROTÓTIPO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS APLICADO A INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE COURO BASEADO NA REDE PERT-CPM UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO PROTÓTIPO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS APLICADO A INDÚSTRIA

Leia mais

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01)

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Agenda: O que é Estrutura Organizacional 1. Relembrando

Leia mais

Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI. Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013

Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI. Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013 Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013 Sumário Motivação:

Leia mais

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com Introdução Um sistema de apoio à decisão (SAD) auxilia o processo de decisão gerencial,

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 5º PERÍODO DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão.

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Requisitos para a Interação da Organização e a TI Pessoas: gerentes, trabalhadores do conhecimento, trabalhadores de produção ou de serviços

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Atividades do Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2012 Gustavo S. C. Meireles 1 Introdução Sistemas produtivos: abrange produção de bens e de serviços; Funções básicas dos

Leia mais

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis Sales & Marketing Inspiring consumer goods sector by everis Vendas e marketing: A área de vendas e marketing é delicada para nós e nossos clientes, por isso nossas abordagens são: aumentar a participação

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

CMM Capability Maturity Model. O que é isto???

CMM Capability Maturity Model. O que é isto??? CMM Capability Maturity Model O que é isto??? Material Didático: A.S. Afonso Pinheiro Analista de Sistemas da DBA Engenharia e Sistemas Ltda. CMM Capability Maturity Model Material didático desenvolvido

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre dado e informação? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre dado e informação? O dado é um conjunto de símbolos

Leia mais

1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco.

1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco. CONCEITOS DE REDE Uma rede é formada por um conjunto de nós, um conjunto de arcos e de parâmetros associados aos arcos. Nós Arcos Fluxo Interseções Rodovias Veículos Rodoviários Aeroportos Aerovia Aviões

Leia mais

1 - Cálculos para Folha de Pagamento Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em Análise de Sistemas Administração - Habilitação em

1 - Cálculos para Folha de Pagamento Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em Análise de Sistemas Administração - Habilitação em 1 - Cálculos para Folha de Pagamento - Habilitação em de Negócios - Habilitação em Geral - Habilitação em Rural - Habilitação em Agronegócios - Habilitação em Empresas Rurais e Cooperativas - Habilitação

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

Informação, Gerenciamento e Tomada de Decisão. Gerentes x Informações

Informação, Gerenciamento e Tomada de Decisão. Gerentes x Informações CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Informação, Gerenciamento e Tomada de Decisão Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação

Introdução aos Sistemas de Informação Introdução aos Sistemas de Informação Bráulio Alturas 1. Introdução aos Sistemas de Informação (SI) Conceito: Conjunto de componentes interrelacionados que recolhem, processam, armazenam, e distribuem

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Informação na Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto Sistemas de Informação na Produção

Leia mais

Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância)

Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância) Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância) Nivelamento Língua Portuguesa 20 - - - 1º PERÍODO Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração

Leia mais

08/08/2013. Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) Apresentação do professor. Apresentação da Disciplina

08/08/2013. Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) Apresentação do professor. Apresentação da Disciplina Apresentação do professor Nome: André Luís Belini de Oliveira Formação: Bacharel em Sistemas de Informação MBA em Gestão Estratégica de Negócios Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior

Leia mais

Gestão Empresarial PME GO UP

Gestão Empresarial PME GO UP Gestão Empresarial PME GO UP COM A SOLUÇÃO EM CLOUD, VOCÊ GARANTE SEGURANÇA, PERFORMANCE E DISPONIBILIDADE PARA O SEU NEGÓCIO. A Senior dispõe de todas as soluções em cloud, atuando na modalidade SaaS,

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação Habilitação: Administração

Catálogo de Requisitos de Titulação Habilitação: Administração Habilitação: Gerado em 20/09/2018 Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Cálculos Estatísticos

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR RURAL, COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO.

TÍTULO: ANÁLISE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR RURAL, COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO. TÍTULO: ANÁLISE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR RURAL, COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: ESTATÍSTICA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

TECNOLOGIA DE PROCESSO

TECNOLOGIA DE PROCESSO TECNOLOGIA DE PROCESSO Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc INTRODUÇÃO Tecnologia de processo são máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores

Leia mais