Segurança Normas. Professor Felipe Técnico de Operações Petrobras- P25

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Segurança Normas. Professor Felipe Técnico de Operações Petrobras- P25"

Transcrição

1 Segurança Normas Professor Felipe Técnico de Operações Petrobras- P25 Contatos Felipe da Silva Cardoso skype para aula particular online: felipedasilvacardoso

2 CONSTITUIÇÃO LEI DECRETO PORTARIA REGULAMENTO TÉCNICO / INSTRUÇÃO NORMATIVA NORMA TÉCNICA BRASILEIRA NORMA DA EMPRESA

3 As Normas Regulamentadoras, ou simplesmente NRs, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de suma importância e exigem observância pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. As principais autoridades regulamentadoras que garantem a observância das Normas Regulamentadoras aplicáveis são o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, a Agência Nacional do Petróleo - ANP, a Marinha e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, que serão abordados ao longo deste estudo para que você, profissional em treinamento, se familiarize com as mesmas, entendendo sua importância e aplicação.

4 Vale ressaltar que a CLT é a base jurídica para a existência das NRs, que são de observância obrigatória pelas empresas que possuam empregados regidos pela CLT. As disposições contidas nas NRs aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos, às entidades ou empresas que lhes tomem o serviço e aos sindicatos representativos das respectivas categorias profissionais. As NRs são elaboradas por uma comissão, composta por representantes do governo, dos empregadores e dos empregados.

5 NR-1: Disposições Gerais Com relação às atividades referentes à exploração e produção de Petróleo, também foram elaboradas Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. NR-2: Inspeção Prévia Esta norma estabelece as situações em que as empresas deverão solicitar ao MTE a realização de inspeção prévia em seus estabelecimentos, bem como a forma de sua realização. NR-3: Embargo e Interdição Esta norma estabelece as situações em que as empresas se sujeitam a sofrer paralisação de seus serviços, máquinas ou equipamentos, bem como os procedimentos a serem observados pela fiscalização trabalhista na adoção de tais medidas punitivas no tocante à segurança e à medicina do trabalho.

6 NR-4: Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho Esta norma estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas, que possuam empregados regidos pela CLT, de organizarem e manterem em funcionamento Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho SESMT, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

7 NR-5: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA Esta norma estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas organizarem e manterem em funcionamento, por estabelecimento, uma comissão constituída exclusivamente por empregados. A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA promove eventos para oferecer treinamentos específicos aos empregados das empresas, visando aperfeiçoá-los nas questões relativas à segurança no trabalho. Dentre os treinamentos oferecidos, os mais comuns são os de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio. Para isso, a CIPA convida profissionais de empresas especializadas para ministrar treinamentos práticos aos empregados.

8 MAPA DE RISCOS NR 05 Item 5.16 Atribuições: a) Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores.

9 NR-6: Equipamentos de Proteção Individual EPI Esta norma estabelece e define os tipos de EPIs que as empresas estão obrigadas a fornecer aos seus empregados, sempre que as condições de trabalho exigirem, a fim de resguardar a saúde e a integridade física dos empregados. A empresa é obrigada: Fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco; Em perfeito estado de conservação e funcionamento; Obrigatoriedade nas seguintes circunstâncias: Sempre que as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho; Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; Para atender as situações de emergência.

10 NR-7: Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional PCMSO Esta Norma Regulamentadora - NR - estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam empregados como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus empregados. NR-8: Edificações Esta norma dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham.

11 NR-9: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA Esta norma estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos empregados, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

12 NR-10: Regulamentadora de Serviços em Eletricidade Esta norma estabelece os requisitos e condições mínimas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos empregados que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

13 NR-11: Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais Esta norma estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, objetivando a prevenção de infortúnios laborais. NR-12: Máquinas e Equipamentos Esta norma estabelece as medidas prevencionistas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes do trabalho.

14 NR-13: Caldeiras e Vasos de Pressão Esta norma estabelece todos os cuidados necessários relativos à instalação, operação e manutenção de caldeiras e vasos de pressão, de modo a prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho. NR-14: Fornos Esta norma estabelece as recomendações e os cuidados pertinentes à construção, operação e manutenção de fornos industriais nos ambientes de trabalho. Estes equipamentos requerem cuidados que garantam a segurança dos empregados.

15 Muitas atividades são consideradas insalubres ou perigosas no ambiente industrial por causa da exposição a agentes químicos, cujo contato incorreto pode provocar danos à saúde do empregado. Para evitar que tais danos ocorram, veremos, a seguir, as principais normas regulamentadoras sobre o assunto. NR-15: Atividades e Operações Insalubres Esta norma descreve as atividades, operações e agentes insalubres, inclusive seus limites de tolerância, definindo, assim, as situações que, quando vivenciadas nos ambientes de trabalho pelos empregados, ensejam a caracterização do exercício insalubre e também os meios de proteger os empregados de tais exposições nocivas à sua saúde.

16 NR-16: Atividades e Operações Perigosas Esta norma regulamenta as atividades e as operações legalmente consideradas perigosas, estipulando as recomendações prevencionistas correspondentes. A Lei n de 22 de setembro de 1985 institui o adicional de periculosidade para os profissionais da área de eletricidade. A portaria MTE n 3.393, de 17 de dezembro de 1987, em decorrência do famoso acidente com o Césio 137 em Goiânia, veio a enquadrar as radiações ionizantes, que já eram insalubres de grau máximo, como o 4 agente periculoso, sendo controvertido legalmente tal enquadramento, na medida em que não existe lei autorizadora para tal. NR-17: Ergonomia Esta norma visa o estabelecimento de parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos empregados, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

17 NR18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção: Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento de organização, que objetivem a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil. NR19 - Explosivos: Estabelece as disposições regulamentadoras acerca do depósito, manuseio e transporte de explosivos, objetivando a proteção da saúde e integridade física dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho.

18 NR-20: Líquidos Combustíveis e Inflamáveis Esta norma estabelece as disposições regulamentares acerca do armazenamento, manuseio e transporte de líquidos combustíveis e inflamáveis, objetivando a proteção da saúde e a integridade física dos empregados em seus ambientes de trabalho. NR21 - Trabalho a Céu Aberto: Tipifica as medidas prevencionistas relacionadas com a prevenção de acidentes nas atividades desenvolvidas a céu aberto, tais como, em minas ao ar livre e em pedreiras NR22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração: Estabelece métodos de segurança a serem observados pelas empresas que desenvolvem trabalhos subterrâneos de modo a proporcionar a seus empregados satisfatórias condições de Segurança e Medicina do Trabalho.

19 NR-23: Proteção Contra Incêndios Esta norma estabelece as medidas de proteção contra incêndios de que devem dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos empregados. NR24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho: Disciplina os preceitos de higiene e de conforto a serem observados nos locais de trabalho, especialmente no que se refere a: banheiros, vestiários, refeitórios, cozinhas, alojamentos e água potável, visando a higiene dos locais de trabalho e a proteção à saúde dos trabalhadores.

20 NR-25: Resíduos Industriais Esta norma estabelece as medidas preventivas a serem observadas pelas empresas no destino final a ser dado aos resíduos industriais resultantes dos ambientes de trabalho de modo a proteger a saúde e a integridade física dos empregados.

21 NR-26: Sinalização de Segurança Esta norma estabelece a padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho, de modo a proteger a saúde e a integridade física dos empregados.

22

23 60 Transpetro 2012 TO Considere os pictogramas de rotulagem para produtos químicos mostrados no quadro a seguir. Os significados corretos dos pictogramas 1, 2 e 3 são, respectivamente, (A) irritante dérmico, corrosivo e toxicidade aguda (B) irritante dérmico, oxidante e explosivo (C) corrosivo, irritante dérmico e toxicidade aguda (D) oxidante, irritante dérmico e explosivo (E) explosivo, irritante dérmico e toxicidade aguda

24 NR27 - Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no Ministério do Trabalho: Estabelece os requisitos a serem satisfeitos pelo profissional que desejar exercer as funções de técnico de segurança do trabalho, em especial no que diz respeito ao seu registro profissional como tal, junto ao Ministério do Trabalho. NR-28: Fiscalização e Penalidades Esta norma estabelece os procedimentos a serem adotados pela fiscalização trabalhista de segurança e medicina do trabalho, tanto no que diz respeito à concessão de prazos às empresas para a correção das irregularidades técnicas, como também no que concerne ao procedimento de autuação por infração às Normas Regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho.

25 NR29 - Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário: Regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários. NR-30: Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário Esta norma aplica-se aos empregados de toda embarcação comercial utilizada no transporte de mercadorias ou de passageiros, na navegação marítima de longo curso, na cabotagem, na navegação interior, no serviço de reboque em alto-mar, bem como em plataformas marítimas e fluviais, quando em deslocamento, e embarcações de apoio marítimo e portuário. A observância desta Norma Regulamentadora não desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições legais com relação à matéria e outras oriundas de convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho.

26 NR-32: Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde Esta norma tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos empregados dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. NR-33: Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados Esta norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e a saúde dos empregados que interagem direta ou indiretamente nestes espaços. NR31 - Espaços Confinados (consulta pública): Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho, na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.

27 Principais autoridades regulamentadoras Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA O IBAMA é um órgão executivo da Política Nacional do Meio Ambiente PNMA Está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente - MMA, sendo responsável pela execução da PNMA, além de desenvolver diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais (água, flora, fauna, solo etc). O IBAMA é responsável, ainda, pelos estudos ambientais e pela liberação das licenças ambientais de empreendimentos a nível nacional.

28 Licenciamento Ambiental É um procedimento pelo qual o órgão ambiental competente federal (IBAMA), estadual ou municipal permite a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, e que possam ser consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

29 Crimes contra o Meio Ambiente: Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. 1º Se o crime é culposo: Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa. 2º Se o crime: I - tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana; II - causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população; III - causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade; IV - dificultar ou impedir o uso público das praias; V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos. Pena - reclusão, de um a cinco anos. 3º Incorre nas mesmas penas previstas no parágrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.

30 Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP Órgão da Administração Federal Indireta, submetida ao regime autárquico especial, como agência reguladora da indústria do petróleo, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Com sede e foro no Distrito Federal e escritórios centrais na cidade do Rio de Janeiro, a ANP tem por finalidade promover a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo. A Agência Nacional do Petróleo também tem como diretriz a preservação do interesse público e do meio ambiente. A atuação da ANP ocorre em parceria com outros órgãos governamentais, universidades e demais agentes da sociedade que tenham competência e interesse em colaborar no estímulo à atividade econômica e preservação do meio ambiente.

31 Marinha A Marinha, como componente das Forças Armadas de um país, tem a missão de garantir a defesa da pátria junto com o Exército e a Aeronáutica. No Brasil, a Marinha exerce outras funções secundárias, tais como: Cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil; Organizar, fiscalizar e orientar a Marinha Mercante; Exercer o papel de guarda costeira; Contribuir para a formulação de políticas nacionais que digam respeito ao mar; e Implementar e fiscalizar o cumprimento de regulamentos no mar e nas águas interiores.

32 Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA A primeira ideia que nos vem à mente quando pensamos em vigilância sanitária passa longe de petróleo. É comum pensarmos em saúde, remédios, alimentos contaminados ou coisa parecida, porque são estes os assuntos que comumente assistimos nos noticiários. Entretanto, uma das competências da ANVISA e a que nos interessa é: estabelecer normas e padrões sobre limites de contaminantes, resíduos tóxicos, desinfetantes, metais pesados e outros que envolvam risco à saúde.

33 Ministério do Trabalho e Emprego - MTE O Ministério do Trabalho e Emprego exerce papel fundamental como o órgão responsável por executar, fiscalizar e regulamentar as relações trabalhistas no Brasil. O MTE estabelece, através de Normas Regulamentadoras - NRs, os requisitos relativos à segurança e à saúde dos empregados.

34 Ministério do Meio Ambiente - MMA O Ministério do Meio Ambiente desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais (água, flora, fauna, solo etc.). O IBAMA, órgão vinculado ao MMA, é responsável pelos estudos ambientais e pela liberação das licenças ambientais de empreendimentos a nível nacional. O Licenciamento Ambiental é um procedimento pelo qual o órgão ambiental competente federal, estadual ou municipal permite a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos naturais, e que possam ser consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

35 Transpetro 2006 TO

36 Fafen 2009 TO

37 PETROBRAS 2012 TO 60 Analise as afirmações a seguir sobre Higiene Ocupacional. I - O objetivo da higiene ocupacional é determinar e combater, no ambiente de trabalho, os riscos químicos, físicos, mecânicos, biológicos e psicossociais de reconhecida e presumida nocividade. II - Os riscos ocupacionais relacionados ao exercício do trabalho classifi cados como ambientais estão definidos pelas Normas Regulamentadoras NR 9 e NR 15. III - O risco de evento ou dano indesejado é uma relação entre a probabilidade de ocorrência e a magnitude do evento indesejado. É correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

38 Fafen 2009 TO

39 INEA 2008 TQ

40 Fafen 2009 TO

41 Petrobras TMM prova As Normas Técnicas, sejam elas Nacionais ou Internacionais, têm por objetivo fixar conceitos e procedimentos gerais. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir, referentes às Normas Técnicas. I - Tornam a qualidade do produto mais uniforme. II - Ampliam os tipos similares de materiais. III - Orientam o projetista na escolha do material adequado. IV - Permitem comparação de resultados obtidos em diferentes laboratórios. V - Acabam com o desentendimento entre produtor e consumidor. São corretas APENAS as afirmações (A) I e II. (B) III e IV. (C) I, II e V. (D) I, III e IV. (E) II, III e V.

42 Petrobras TMM prova Qual a importância das Normas Internacionais para o Setor Comercial de uma empresa nacional? (A) Podem constituir barreiras técnicas, mas se recomenda que sejam utilizadas como referência para regulamentos técnicos e adotadas como Normas Nacionais. (B) Podem constituir barreiras técnicas e se recomenda que sejam utilizadas como referência para regulamentos técnicos e adotadas com base em Normas Nacionais. (C) Não constituem barreiras técnicas e se recomenda que sejam utilizadas como referência para regulamentos técnicos e adotadas com base nas Normas Nacionais. (D) Não constituem barreiras técnicas e se recomenda que sejam utilizadas como referência para regulamentos técnicos, desde que adotadas com base nas Normas Nacionais. (E) Não constituem barreiras técnicas e se recomenda que sejam utilizadas como referência para regulamentos técnicos e adotadas como Normas Nacionais.

43 Petrobras TPCMM prova12

44 Petrobras TMM prova 46

45 Petrobras TMM prova 46

46 Termobahia TMM 2012

47 Transpetro 2012 TMM prova 24

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Além da Constituição Federal e das legislações trabalhistas previstas na CLT, a legislação básica que rege a Segurança do Trabalho está contida nas

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS De que trata cada Norma Regulamentadora (NR), urbanas e rurais. Para conferir o texto original das Normas, direto no site do Ministério do Trabalho e Emprego. NR1 - Disposições

Leia mais

COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP 97 Rediagramação prof. William Inácio, IFFluminense campus Campos

COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP 97 Rediagramação prof. William Inácio, IFFluminense campus Campos NORMAS REGULAMENTADORA NORMA REGULAMENTADORA Nº10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NORMAS REGULAMENTADORAS NR1 - Disposições Gerais: Estabelece o campo de aplicação de todas as Normas

Leia mais

Matéria: Normas Regulamentadoras Aula 09 Resumo das normas

Matéria: Normas Regulamentadoras Aula 09 Resumo das normas NR 08 - Edificações Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham. A desta NR, são os artigos 170 a 174

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS Saúde e Seguranca Ocupacional Prof. Carlos William de Carvalho 1 NR-1 Disposições Gerais Determina a aplicabilidade de todas as normas regulamentadoras, assim como os direitos e

Leia mais

RESUMO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS

RESUMO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS RESUMO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR 1 Disposições Gerais: Estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho do Trabalho Urbano, que deverão ser cumpridas

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F. M A. K A R E N W R O B E L S T

Leia mais

Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs

Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs Jair Alvino Jodas, membro do GRHUBEDI Grupo de Profissionais de Recursos Humanos de São Bernardo do Campo e Diadema e G-34 Grupo de Profissionais de Recursos Humanos

Leia mais

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s)

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) http://www.mte.gov.br/ NR 01 Disposições Gerais 02 Inspeção Prévia 03 Embargo ou Interdição TEMA 04 Serviços Especializados em Eng. de Segurança

Leia mais

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s)

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) http://www.mte.gov.br/ NR 01 Disposições Gerais 02 Inspeção Prévia 03 Embargo ou Interdição TEMA 04 Serviços Especializados em Eng. de Segurança

Leia mais

04/03/2011. Normas Regulamentadoras.

04/03/2011. Normas Regulamentadoras. Prof. Palle Grandjean Thomsen AULA 02 (Introdução a ) Normas Regulamentadoras. As Normas Regulamentadoras, também conhecidas por NR, são normas que regulamentam, fornecem parâmetros e instruções sobre

Leia mais

NR 1 Disposições Gerais NR 2 Inspeção Prévia NR 3 Embargo ou Interdição

NR 1 Disposições Gerais NR 2 Inspeção Prévia NR 3 Embargo ou Interdição Portaria Nº 3.214/78, SSST Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, atualmente, DSST Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego. NR 1 Disposições Gerais Determina

Leia mais

RESUMO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS - NRs

RESUMO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS - NRs RESUMO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS - NRs As Normas Regulamentadoras NR tratam-se do conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11 Prof. Rodrigo Mesquita Seção III Da Poluição e outros Crimes Ambientais Art. 54. Causar poluição de qualquer

Leia mais

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho Aula 3 Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho São normas que definem os parâmetros legais de atuação da sociedade sobre as condições de trabalho. Fiscalização Penalidades

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS NORMAS REGULAMENTADORAS. Prof. Celio

INTRODUÇÃO ÀS NORMAS REGULAMENTADORAS. Prof. Celio INTRODUÇÃO ÀS NORMAS REGULAMENTADORAS Prof. Celio No Brasil, as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à

Leia mais

Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s

Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s As Normas Regulamentadoras (NR s), relativas à Segurança e Saúde do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA Prof. M.a. Karen Wrobel Straub Schneider karen.straub@unemat.br

Leia mais

Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho.

Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. A AMBIENTAL proporciona soluções aos clientes que precisam atender as Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Medicina do

Leia mais

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Graduação: Valmir Gonçalves Carriço www.professorvalmir.com.br / valmir.carrico@anhanguera.com Engenheiro Industrial Mecânico UNISANTA Universidade Santa Cecília Pós Graduação: Engenheiro de

Leia mais

Médico de Saúde Ocupacional

Médico de Saúde Ocupacional } NR 3 - Embargo ou Interdição } NR 5 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes } NR 6 - EPI } NR 7 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional } NR 8 - Edificações } NR 9 - PPRA

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO

SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO Breve História da Revolução Industrial (1760-1830) Art. 82 Decreto-Lei 7.036 de 10.11.1944 Institucionalização da CIPA Art. 7º da Constituição Federal Promulgada em 05-10-1988

Leia mais

GUIA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS.

GUIA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS. GUIA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS. apresentação Em parceria com a Cometra, o Sindilojas Porto Alegre preparou este guia prático para apresentar todas as normas regulamentares que você deve aplicar ao seu

Leia mais

SUMÁRIO Capítulo I Capítulo II

SUMÁRIO Capítulo I Capítulo II SUMÁRIO Capítulo I INSERÇÃO DO MEIO AMBIENTE LABORAL nos sistemas de segurança e medicina do trabalho e de direitos humanos fundamentais... 17 Bibliografia... 23 Capítulo II SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO:

Leia mais

ü Conceitos em Segurança do Trabalho ü CISST ü Origem, objetivo e atribuições ü Acidente em Serviço (Lei 8.112/90 e Manual do SIASS)

ü Conceitos em Segurança do Trabalho ü CISST ü Origem, objetivo e atribuições ü Acidente em Serviço (Lei 8.112/90 e Manual do SIASS) 2 0 1 6 ü Conceitos em Segurança do Trabalho ü CISST ü Origem, objetivo e atribuições ü Acidente em Serviço (Lei 8.112/90 e Manual do SIASS) 2 2 0 1 6 4 Como consultar as NRs? H T T P : / / T R A B A L

Leia mais

Nos anos 1970, os profissionais se organizam, ganham experiência e aumentam a pressão pela regulamentação das técnicas radiológicas no Brasil.

Nos anos 1970, os profissionais se organizam, ganham experiência e aumentam a pressão pela regulamentação das técnicas radiológicas no Brasil. Legislação CLT Nos anos 1970, os profissionais se organizam, ganham experiência e aumentam a pressão pela regulamentação das técnicas radiológicas no Brasil No dia 29 de outubro de 1985, foi sancionada

Leia mais

RESUMO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS (NR)

RESUMO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS (NR) RESUMO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS (NR) Norma Regulamentadora nº 1 - Disposições Gerais 1.1 As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória

Leia mais

MAPA DE RISCO & PPRA & LTCAT & APOSENTADORIA ESPECIAL

MAPA DE RISCO & PPRA & LTCAT & APOSENTADORIA ESPECIAL MAPA DE RISCO & PPRA & LTCAT & APOSENTADORIA ESPECIAL Gestão Básica dos Principais Processos Trabalhistas e Previdenciários Interfaces técnicas e legais dos principais processos para o cumprimento dos

Leia mais

Instituto Brasileiro de Sustentabilidade Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Trabalho

Instituto Brasileiro de Sustentabilidade Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Trabalho CAPÍTULO 2 Legislação e normas regulamentadoras Quando falamos em Segurança do Trabalho temos, sem qualquer dúvida, que remeter à questão da legislação e das demais normas que regulam a área. Na verdade,

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS. Ministério do Trabalho e Emprego.

NORMAS REGULAMENTADORAS. Ministério do Trabalho e Emprego. NORMAS REGULAMENTADORAS Ministério do Trabalho e Emprego. Instituída pela Portaria nº 3.214, de 08 de Junho de 1978 Atenção! Esta Portaria relaciona os títulos originais das Normas Regulamentadoras. Entretanto,

Leia mais

NRs e NR-34. Sistema de Normas Regulamentadoras do MTE

NRs e NR-34. Sistema de Normas Regulamentadoras do MTE NRs e NR-34 Sistema de Normas Regulamentadoras do MTE NR 01: Disposições Gerais 1.1 As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas

Leia mais

LISTA DE EXERCÌCIOS 1

LISTA DE EXERCÌCIOS 1 Faculdade Anhanguera de Guarulhos Rua do Rosário, 300, Centro - Guarulhos SP. Data: / / 2014 Nota: Nome RA Assinatura Ergonomia e Segurança do Trabalho José Jorge Alcoforado Curso/Turma Disciplina Professor

Leia mais

NR 3 EMBARGO OU INTERDIÇÃO. Portaria de 08 de junho de 1978

NR 3 EMBARGO OU INTERDIÇÃO. Portaria de 08 de junho de 1978 NR 3 EMBARGO OU INTERDIÇÃO Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 3, cujo título é Embargo ou Interdição, estabelece as situações em que as empresas se sujeitam a sofrer paralisação

Leia mais

TERMOS DE SERVIÇO PROJETO PREPARA SST AUDITOR FISCAL DO TRABALHO 2016 CURSO ONLINE

TERMOS DE SERVIÇO PROJETO PREPARA SST AUDITOR FISCAL DO TRABALHO 2016 CURSO ONLINE TERMOS DE SERVIÇO PROJETO PREPARA SST AUDITOR FISCAL DO TRABALHO 2016 CURSO ONLINE A empresa ECC Cursos e Concursos Ltda. ME, pessoa jurídica de direito privado, regularmente constituída, inscrita no cadastro

Leia mais

SESMT Regional, Jovem Aprendiz, Deficientes:

SESMT Regional, Jovem Aprendiz, Deficientes: SESMT Regional, Cotas Jovem Aprendiz, Deficientes: Ameaças e Oportunidades. Ameaça > Situação que intimida. (Desafio) Oportunidade > Ocasião favorável. (Chance) SESMT Serviço Especializado em Engenharia

Leia mais

Normas Regulamentadoras

Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NORMAS REGULAMENTADORAS O Ministro de Estado do Trabalho, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no Art. 200 da Consolidação das Leis do Trabalho, com redação

Leia mais

somente a ausência de doença e enfermidade ".

somente a ausência de doença e enfermidade . HIGIENE OCUPACIONAL Segundo a O.M.S.- Organização Mundial de Saúde, a verificação de condições de Higiene e Segurança consiste "num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência

Leia mais

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Antônio Carlos Antônio Carlos www.segurancadotrabalhoacz.com.br 2 de 11 Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas

Leia mais

1. PROGRAMA DE SEGURANÇA NO TRABALHO:

1. PROGRAMA DE SEGURANÇA NO TRABALHO: CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO OBJETIVO: O curso de Segurança do Trabalho é voltado para os profissionais formados como Engenheiros que queiram se especializar nessa modalidade e tem como

Leia mais

O que representa a sigla NR? Normas Regulamentadoras

O que representa a sigla NR? Normas Regulamentadoras O que representa a sigla NR? Normas Regulamentadoras Instrumentos legais editados pelo Ministério do Trabalho e Emprego que regulamentam e fornecem orientações do conjunto de requisitos e procedimentos

Leia mais

Marcus Vinicius de Oliveira Andrade Perito Criminal Federal Polícia Federal Setor Técnico-Científico Superintendência Regional em Minas Gerais

Marcus Vinicius de Oliveira Andrade Perito Criminal Federal Polícia Federal Setor Técnico-Científico Superintendência Regional em Minas Gerais Foto: Marcello Lourenço Marcus Vinicius de Oliveira Andrade Perito Criminal Federal Polícia Federal Setor Técnico-Científico Superintendência Regional em Minas Gerais Percurso atingido (km) Volume de rejeitos

Leia mais

Ivone Corgosinho Baumecker Auditora Fiscal do Trabalho SRTE MG

Ivone Corgosinho Baumecker Auditora Fiscal do Trabalho SRTE MG Ivone Corgosinho Baumecker Auditora Fiscal do Trabalho SRTE MG Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXII - redução dos riscos

Leia mais

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA)

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA) Capítulo 4 Riscos ambientais empresariais Segundo o artigo 9.1.5 da Portaria n 25, de 29.12.94, do Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho, considera-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos

Leia mais

NR-24 e 25. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental

NR-24 e 25. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental NR-24 e 25 Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental NR-24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho NR- 24 Determina as condições de higiene e conforto

Leia mais

NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS. Portaria de 08 de junho de 1978

NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS. Portaria de 08 de junho de 1978 NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 1, cujo título é Disposições Gerais, estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de Segurança

Leia mais

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SEGURANCADOTRABALHOBR.COM.BR O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Fique por dentro da área de SEGURANÇA DO TRABALHO. O PORTAL SEG BR você irá acessar tudo que ocorre no mercado. Veja notícias do

Leia mais

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST ESTE MATERIAL LISTA OS PRINCIPAIS TREINAMENTOS EXIGIDOS PELAS NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE Os treinamentos realizados

Leia mais

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST www.sstonline.com.br ESTE MATERIAL LISTA OS PRINCIPAIS TREINAMENTOS EXIGIDOS PELAS NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

Leia mais

I - a água é um bem de domínio público;

I - a água é um bem de domínio público; POLÍTICA NACIONAL DOS RECURSOS HÍDRICOS CF/88 São bens da União:; III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros

Leia mais

INVESTIR EM SEGURANCA DO TRABALHO? Cels: (54) // (51)

INVESTIR EM SEGURANCA DO TRABALHO? Cels: (54) // (51) INVESTIR EM SEGURANCA DO TRABALHO? Email: gilberto.fontes@yahoo.com.br 1 Despesas: -impostos; $ venda do produto -folha de pagamento; -material em geral; -etc. -PPRA -PCMSO -TREINAMENTOS -SEG. TRAB. $

Leia mais

Higiene e Segurança do Trabalho

Higiene e Segurança do Trabalho Higiene e Segurança do Trabalho Formação Experiência Perita do Juiz e Assistente Técnica ENGEO Geologia, Geofisica, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho CONTATOS Apresentação dos alunos Nome: Trabalha

Leia mais

Resolve: 1.7. b e

Resolve: 1.7. b e Diário Oficial da União, nº, Seção I, p., 10.10.2011 Portaria SIT nº 277, de 06.10.2011 - DOU 1 de 10.10.2011 - Altera a NR sobre multas relativas às infrações das normas legais de segurança e saúde no

Leia mais

MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

MEIO AMBIENTE DO TRABALHO Gustavo Filipe Barbosa Garcia MEIO AMBIENTE DO TRABALHO Direito, Segurança e Medicina do Trabalho De acordo com a Lei 13.429/2017 5ª edição Revista e atualizada 2017 II SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO:

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS.

LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS. LEGISLAÇÃO 9.3.8 DO REGISTRO DE DADOS. NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria

Leia mais

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes.

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes. SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S NR-1 DISPOSIÇÕES GERAIS O campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho urbano, bem como os direitos e obrigações do

Leia mais

Normas Regulamentadoras

Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NORMA REGULAMENTADORA São obrigatórias por todas as empresas privadas e públicas, que possuam empregados regidos pela CLT. O não-cumprimento das disposições legais e regulamentares

Leia mais

Saúde e Segurança no Trabalho

Saúde e Segurança no Trabalho Saúde e Segurança no Trabalho Auditor-Fiscal do Trabalho Médico do Trabalho UM POUCO DE HISTÓRIA Plínio. - Doenças comuns entre escravos - Uso de membranas de pele de bexiga como máscara UM POUCO DE HISTÓRIA

Leia mais

PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS 9.1. Do objeto e campo de aplicação 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade

Leia mais

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula Acidente em Siderurgia Não observaram o correto... NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo

Leia mais

Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho

Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho NA PRÉ-HISTÓRIA... Histórico da Segurança Do Trabalho no Mundo 460 375 ac HIPÓCRATES, fez menção à existência de moléstias entre mineiros e metalúrgicos;

Leia mais

Normas Regulamentadoras (NR)

Normas Regulamentadoras (NR) Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi Normas Regulamentadoras (NR) Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira NR Relativas à segurança e medicina do trabalho;

Leia mais

Como Implantar a NR 32 Aspectos Práticos para os Prestadores de Serviços de Saúde. Noeli Martins médica do trabalho

Como Implantar a NR 32 Aspectos Práticos para os Prestadores de Serviços de Saúde. Noeli Martins médica do trabalho Como Implantar a NR 32 Aspectos Práticos para os Prestadores de Serviços de Saúde Noeli Martins médica do trabalho PORTARIA MTE 3214/78-33 Normas Regulamentadoras NR 01 Disposições Gerais NR 02 Inspeção

Leia mais

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH Salvador/2015 CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA DIRETORES TÉCNICOS GESTÃO DE PESSOAS, SESMT, CIPA Teresa Cristina Maltez Diretora DEFIC GESTÃO DE PESSOAS Gente é o ativo mais importante das organizações A responsabilidade

Leia mais

SUMÁRIO. * Conteúdo parcial.

SUMÁRIO. * Conteúdo parcial. DO MATERIAL SUPLEMENTAR PARA DOWNLOAD... ABREVIATURAS... CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL*... 1 Decreto-Lei 5.452, de 1º de maio de 1943 Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho*... 15

Leia mais

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 1 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. Segundo a Portaria Ministerial número 3214 de 08 de junho de 1978, na sua Norma Regulamentadora de número

Leia mais

Atos Normativos DECRETO Nº 195, DE 13 DE NOVEMBRO DE PORTARIA Nº. 508, DE 12 DE NOVEMBRO DE PORTARIA Nº. 485, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2012.

Atos Normativos DECRETO Nº 195, DE 13 DE NOVEMBRO DE PORTARIA Nº. 508, DE 12 DE NOVEMBRO DE PORTARIA Nº. 485, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2012. 2 PREFEITURA DE JACOBINA/BA Atos Normativos DECRETO Nº 195, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. Antecipa feira livre do Povoado de Lages do Batata, deste Município. D E C R E T A: Art. 1º - Antecipa a realização

Leia mais

QSMS 2ª Edição Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

QSMS 2ª Edição Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6454 - QSMS 2ª Edição Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Diretrizes do QSMS 1.1. Procedimentos Estabelecidos...... 30 1.1.1. Liderança e Compromisso...... 30 1.1.2. Conformidade

Leia mais

Normas e Recomendações. Internacionais em. Radioproteção. Prof. Luciano Santa Rita

Normas e Recomendações. Internacionais em. Radioproteção. Prof. Luciano Santa Rita Normas e Recomendações Internacionais em Radioproteção Prof. Luciano Santa Rita www.lucianosantarita.pro.br tecnólogo@lucianosantarita.pro.br Sumário Revisão de conceitos em proteção radiológica Normas

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N.º 277 DE 06 DE OUTUBRO DE 2011 (D.O.U. de 10/11/2011 - Seção 1 - págs. 82 a 88) (Retificada no D.O.U. de 1º/11/11 - Seção

Leia mais

Aula 2:Normas Regulamentadoras

Aula 2:Normas Regulamentadoras MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA N.º

NORMA REGULAMENTADORA N.º SUMÁRIO SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NORMA REGULAMENTADORA N.º 10 2. Formação profissional 2.1 Qualificação 2.2 Habilitação 2.3 Capacitação 2.4 Autorização 3. Medidas de controle

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO PLANO DE ENSINO SEMESTRE LETIVO 2013/2 CURSO Superior de Tecnologia

Leia mais

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS - NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Aprovada pela Portaria GM/MTB nº 3.214 - DOU 06/07/1978. (vigência) 1.1 - As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho,

Leia mais

Plano de Aula - QSMS Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Trabalho - cód Horas/Aula

Plano de Aula - QSMS Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Trabalho - cód Horas/Aula Plano de Aula - QSMS Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Trabalho - cód. 6454 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Diretrizes do QSMS Aula 2 Capítulo 2 - Qualidade Aula 3 Continuação do Capítulo

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NR 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS (101.000-0) Publicado pela Portaria GM nº 3.214, de 08/06/1978 - DOU de 06/07/1978 Alterado pela Portaria SIT nº 84, de

Leia mais

A Base da Segurança do Trabalho nas Empresas. Portaria de 08 de junho de 1978

A Base da Segurança do Trabalho nas Empresas. Portaria de 08 de junho de 1978 A Base da Segurança do Trabalho nas Empresas Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 1. Quando a segurança começou no Brasil 1. Breve Histórico: No Brasil as regras de proteção a saúde e integridade do trabalhador

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO PARA INFORMÁTICA_PROF. MARCUS AURÉLIO. QUESTIONÁRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. e) Incidente. e) Incidente

SEGURANÇA DO TRABALHO PARA INFORMÁTICA_PROF. MARCUS AURÉLIO. QUESTIONÁRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. e) Incidente. e) Incidente 1. Que ciências, tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar todos os fatores ambientais de trabalho que podem causar doenças ou danos a saúde dos trabalhadores.. 2. Relacione as colunas: (A). NR5

Leia mais

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SEGURANÇA

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SEGURANÇA PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SEGURANÇA Senac Rondônia APRESENTAÇÃO A concepção educacional do Senac visa atender à missão de "Educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens,

Leia mais

Segurança do Trabalho e Biossegurança

Segurança do Trabalho e Biossegurança Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso: Engenharia Bioquímica Segurança do Trabalho e Biossegurança Prof: Tatiane da Franca Silva tatianedafranca@usp.br

Leia mais

DICAS DE PRÁTICA ACIDENTÁRIA. Normas Regulamentadoras

DICAS DE PRÁTICA ACIDENTÁRIA. Normas Regulamentadoras DICAS DE PRÁTICA ACIDENTÁRIA Normas Regulamentadoras Conteúdo programático Quais as NRś Vigentes NR 6 Equipamento de Proteção Individual EPI PPRA x LTACT LTCAT NR 15 INSALUBRIDADE QUAIS AS NRS VIGENTES

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS As Normas Regulamentadoras estabelecem critérios e procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho, que devem ser seguidos por empresas de acordo com

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR CEREST/MUNICIPAL

CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR CEREST/MUNICIPAL CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR CEREST/MUNICIPAL Secretaria Municipal da Saúde - 2013 - Legislação Federal: BASE LEGAL 1- Constituição Federal 1988; 2- Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 2 e NR -3. Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 2 e NR -3. Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR 2 e NR -3 Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira NR -2 Inspeção Prévia Estabelece as situações em que as empresas

Leia mais

CURSO SEGURANÇA TRABALHO VI E MEDICINA DO. Normas Regulamentadoras

CURSO SEGURANÇA TRABALHO VI E MEDICINA DO. Normas Regulamentadoras CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO VI Normas Regulamentadoras Conteúdo programático NR 29 Trabalho Portuário NR 30 Trabalho Aquaviário NR 31 Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO Art. 156 - Compete

Leia mais

A importância do descarte correto de EPI s

A importância do descarte correto de EPI s A importância do descarte correto de EPI s LEI DE CRIMES AMBIENTAIS Os epi s após serem usados devem ser descartados quando não oferecem mais os níveis de proteção exigidos. Recentemente a diretriz de

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS De que trata cada Norma Regulamentadora (NR), urbanas e rurais. Nos links (sublinhados), você pode conferir o texto original das Normas, direto no site do Ministério do Trabalho

Leia mais

Alexandre L. Ramos. 27 de Agosto de 2013

Alexandre L. Ramos. 27 de Agosto de 2013 Alexandre L. Ramos 27 de Agosto de 2013 1 Temos segurança no trabalho 3 10 12 13 14 16 19 20 21 22 23 24 25 Qual o resultado dessa realidade 27 Por ano, ocorrem no mundo, cerca de 330 milhões

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO IESC/UFRJ F.M e IESC/UFRJ ACIDENTES DE TRABALHO Disciplina Saúde e Trabalho Departamento de Medicina Preventiva Faculdade de Medicina Aula para turma M6-2o. Semestre de 2008 Volney de M. Câmara - Professor

Leia mais

SAÚDE PARA A SUA EMPRESA SEGURANÇA PARA O SEU FUNCIONÁRIO

SAÚDE PARA A SUA EMPRESA SEGURANÇA PARA O SEU FUNCIONÁRIO SAÚDE PARA A SUA EMPRESA SEGURANÇA PARA O SEU FUNCIONÁRIO A ABC MEDSEG é uma Consultoria em Medicina e Segurança do Trabalho com mais de 15 anos de experiência. Com o objetivo de prestar um serviço de

Leia mais

Análise de Risco da Central de Provas e Biometrias do Ciretran de Vitória - ES

Análise de Risco da Central de Provas e Biometrias do Ciretran de Vitória - ES Análise de Risco da Central de Provas e Biometrias do Ciretran de Vitória - ES Local: Av. Carlos Moreira Lima, Nº135, Bento Ferreira, Vitória - ES Data: 07/04/2015 Motivo da análise de risco: Identificar,

Leia mais

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Daniela Leal

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Daniela Leal SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Daniela Leal - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - NORMAS INTERNACIONAIS DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO OIT. Convenção n. 81 da OIT.. trata da inspeção do trabalho -

Leia mais

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros 09/05/2014 a 10/05/2014

Leia mais

P.P.R.A. PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

P.P.R.A. PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS P.P.R.A. PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS ÍNDICE O que é PPRA? Estrutura mínima de um PPRA Desenvolvimento do PPRA Riscos ambientais Quem faz o PPRA? De quem é a responsabilidade? Dúvida sobre

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Legislação, Regulamentos e Normas sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Legislação, Regulamentos e Normas sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Legislação, Regulamentos e Normas sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Prof. Rafael Jassen Gazzolla Aires de Araujo Engenheiro de Segurança

Leia mais

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS - PONTOS OBSERVADOS 14.932

Leia mais

Prazo de Obrigatoriedade da Entrega

Prazo de Obrigatoriedade da Entrega Os procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho são obrigatórios conforme CLT Consolidação das Leis Trabalhistas em seu Art. 162º, visando tornar o ambiente de trabalho mais seguro para os empregados.

Leia mais

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro Marcelo Leoni Schmid marcelo@indexflorestal.com.br Aula 03 Responsabilidade administrativa e penal no Direito Ambiental

Leia mais