Catskills (NY), Berço da Pesca com Mosca nos Estados Unidos Rio Beaverkill, 6 a 8 de Maio de 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Catskills (NY), Berço da Pesca com Mosca nos Estados Unidos Rio Beaverkill, 6 a 8 de Maio de 2014"

Transcrição

1 Catskills (NY), Berço da Pesca com Mosca nos Estados Unidos Rio Beaverkill, 6 a 8 de Maio de 2014 Texto e Fotos : Alejandro Antúnez (Índio) Minha curiosidade por este lugar nasceu há vários anos atrás, quando comecei a pesquisar em livros e na internet sobre a história da pesca nos Estados Unidos; e muito antes, quando estudava uma receita para o atado de moscas secas - ao estilo Catskill - e do processo de seleção genética de galos para a produção das penas (que conhecemos como colares ou hackles ). Provavelmente nenhum lugar nos Estados Unidos representa melhor a origem da pesca com mosca como esta região ao sul do estado de Nova York (NY). Foi justamente aproveitando uma viagem de férias à Cidade de Nova York (NYC) que decidi matar minha curiosidade e dar um pulo para pescar em um dos rios mais emblemáticos da região: O Beaverkill. Ele fica a 2 horas de carro de Manhattan, e além disso a data era propicia pois a temporada de pesca tinha começado no dia 1 o Abril, semanas depois de um dos mais longos e frios invernos na região. A primavera deste ano demorara mais que o normal para chegar. Introdução: o lugar - Geograficamente falando, esta cadeia de montanhas fica ao sudeste do estado de NY, a pouco mais de 160 Km da cidade de NYC, e poucos quilômetros ao oeste de rio Hudson. A região chamada de Catskills tem uma área de aproximadamente Km 2, e é em grande parte ocupada por um parque nacional, sendo considerada área de preservação sob as leis do estado de NY. Não são montanhas muito altas (altura máxima de msnm) sem picos imponentes como a Patagônia ou outras regiões dos Estados Unidos (Wyoming, Montana), mas os rios desta região são verdadeiros clássicos da pesca com mosca: Beaverkill, Willowemoc, Neversink, Esopus Scholaire e Delaware. Geologicamente falando as Catskills são um platô dissecado, resultado de um processo de elevação e posterior erosão pelos rios da região. E é justamente este processo de erosão dos rios que criou este paraíso para nós, amantes da pesca com mosca. Finalmente, Catskills é uma região muito conhecida nos Estados Unidos em termos culturais, sua proximidade de grandes centros urbanos (e ao mesmo tempo o seu isolamento), fizeram dela um refugio de pintores, músicos, escritores e outros artistas em geral. Cidades próximas como Woodstock foram sede dos famosos festivais dos anos 70s, e a região é desde os anos 1920 um centro de férias para os habitantes de NYC que desejam fugir do agito da cidade e praticar atividades outdoors.

2 Mapa da localização geográfica das Catskills Fonte:. Historia da Pesca com Mosca nas Catskills - Os índios Lenape ocupavam originalmente estas terras ao oeste do rio Hudson. Durante finais do século XVII, os holandeses começam a ocupar este território, que batizaram inicialmente de Landt van Kats Kill', provavelmente devido a proliferação de alguns felinos como pumas e linces. Esta é uma das tantas versões da origem do nome Catskills. A economia do lugar começou a girar entorno da agricultura e posteriormente da exploração da madeira e do tanino. Estas matérias primas eram transportadas pelos rios para atender a demanda dos estaleiros e curtumes de NYC durante as guerras do México ( ) e a Guerra Civil Americana ( ) com um efeito devastador na região. Após este período de bonança, a economia da região começou a declinar. As terras com pouco valor passaram a ser adquiridas por Nova Iorquinos que procuravam espaços para lazer. Foi assim como a economia da região começou a um processo de transição para o turismo rural, e foi neste processo que a terra à beira do rio foi adquirida para fundar vários clubes de caça e pesca.

3 Mas agora voltemos a pesca... Num período de tempo de 50 anos (entre ) aconteceu um processo intenso de inovação nas seis disciplinas que abrangem nosso esporte: táticas de pesca, atadores, entomólogos, fabricantes de varas (rodmakers), gestão dos rios e escritores. As primeiras espécies de peixes da região eram os Black Bass e as Trutas nativas Brook ou Fontinalis (Salvelino fontinalis). O material de pesca empregado no inicio era basicamente importado da Inglaterra sem maiores modificações. Por volta de 1890, a pressão de pesca e o descaso foram exterminando as Brooks nativas. Isto causou o primeiro desafio aos gestores dos rios para repovoá los com outras espécies de trutas. As escolhidas foram as Marrons (Salmo truta) que eram mais tolerantes as flutuações das temperaturas e níveis da água, e também as mais longevas, vivendo até 12 anos (3 vezes mais do que as Brooks). Elas foram importadas primeiro da Alemanha (1883) e posteriormente da Escócia. Um dos primeiros rios a receber estas trutas foi o arroio Aden, um dos tributários do Neversink (1886). Oito anos depois aconteceu um processo de introdução de trutas Arco-íris trazidas da Califórnia. O trabalho de repovoamento dos rios foi muito discutido e contraditório, mas acabou sendo um sucesso que trouxe novos desafios para os pescadores da região, pois a diferença das Brooks, as Marrons não tomavam as iscas com a mesma facilidade, e para nossa sorte, preferiam as moscas secas. Esta mudança exigiu todo um processo de melhoramento das táticas e do material de pesca. Theodore Gordon ( ) com seu espirito inquisidor foi sem dúvida um dos principais atores dentro deste processo de inovação. Ele mantinha contato com o purista da mosca seca Frederick M. Halford, assim como com seu arquirrival G.E.M. Skues; mas, à diferença deles, nunca manteve uma posição radical e sim uma menta aberta a respeito da inovação. Gordon é o principal responsável por adaptar as moscas secas inglesas e as táticas de pesca aos rios Americanos, que requeriam padrões mais robustos para aguentar as fortes correntezas (diferentes aos calmos chalkstreams ingleses). Ele fundou a escola Catskill de atado, que Theodore Gordon numa rara cena de pesca acompanhando uma dama que segundo ele, o teria deixado muito desapontado em relação ao amor. Foto de 1895 provavelmente tirada perto da antiga ponte do Neversink. Fonte: Catskills Fly Fishing Museum -

4 depois foi seguida por varias outras gerações de atadores que não só deram continuidade a seu trabalho mas que por sua vez foram muito inovadores criando toda uma linha de padrões de atado para as moscas Americanas: Herman Christian, Roy Steenrod, Rube Cross, Parker Emery Foote, Edward Ewitt, William A. Chandler, Walt e Winnie Dette, Harry e Elsie Darbee e Art Flick. O trabalho destes atadores não teria sido possível sem o suporte de uma geração de entomologistas que mapearam os insetos aquáticos da região, e que permitiram fazer o casamento (ou em inglês: match) perfeito entre as moscas as eclosões de insetos (hatch): Robert Barnwell Roosevelt, Louis Rhead, Preston Jennings, e Charles Wetzel. Roy Steenrod Provavelmente um dos herdeiros diretos do legado de Theodore Gordon em matéria de atado Os vários artigos escritos por Gordon na revista Forest & Stream sob o pseudônimo Badger Hackle foram também fonte de inspiração para vários pescadores em relação as mudanças nas táticas de pesca. Entre eles estava George Michael Lucien LaBranche, Da esquerda à direita: Lucien LaBranche ( ) e Edward Hewit ( ) George LaBranche escreveu em 1914 o primeiro livro de pesca com mosca realmente americano: The Dry Fly and Fast Water. Seguindo o mesmo espírito inquisidor de Gordon, LaBranche discute os conceitos que Emlyn M. Gill tinha plasmado anteriormente no seu livro Practical Dry-Fly Fishing, publicado em Gill, que pescava quase exclusivamente no Willowemoc, confinou seu conhecimento exclusivamente em moscas secas. Ele desconsiderava a necessidade de adaptar os padrões ingleses as águas americanas por dois motivos: Primeiro, ele considerava as mayflies em ambos continentes similares. Segundo, nem existia um estudo da entomologia focado nos rios americanos.

5 Ambos pescavam juntos no estreito Ward no rio Willowemoc, e certamente eram amistosamente rivais. Ambos também eram sócios do The Angler's Club of New York e estavam numa carreira para publicar o primeiro livro americano sobre pesca com mosca seca. Mas o livro de LaBranche acabou sendo reconhecido como o verdadeiro primeiro livro de pesca com mosca americano, pois descreveu técnicas adaptadas aos rios mas turbulentos e rápidos, a imitação artificial de um hatch, e a apresentação da mosca na linha de alimentação. Todas estas técnicas dependiam da habilidade no arremesso, e LaBranche era um dos campeões nos torneios de precisão e distância. Ele era capaz pousar a mosca seca com muita delicadeza antes do líder e a linha encostar na superfície da água. Por ultimo, temos os famosos fabricantes de varas ou rodmakers. O equipamento de pesca também teve que acompanhar o ritmo das mudanças no ambiente de pesca e várias gerações de roadmakers entre eles: Samuel Phillippe, Hiram Lewis Leonard, Edward F. e Jim Payne, H.S. Gillum e Everett E. Garrison conseguiram, neste lapso de tempo, dar uma virada e passar de importadores aos melhores fabricantes de varas de bambu do mundo; superando seus pares ingleses. Herman Christian com una vara E. F. Payne nas manos que recebeu das próprias mãos de Theodore Gordon em Herman pescou com esta vara por outros 40 anos antes de que fosse readquirida Pela Payne Rod Company para seu museu. Até 1840 as melhores varas eram feitas na Inglaterra. Fabricadas com madeiras resistentes como o lancewood e greenheart, que eram longas (entre 11 e 15 pés), pesadas e estranhamente afuniladas. Por volta de 1844 Samuel Phillippe, construtor de armas e violinos, começou a fabricar varas de dois e três gomos combinando bambu e madeira. Em 1850 ele e seu filho Solon chegaram a um desenho que seria i o protótipo das modernas varas splicane de bambu. Mas é Hiram Leonard quem acabou sendo considerado o pai das varas de bambu modernas. Engenheiro, pescador e fabricante de armas e remos de alto desempenho acabou se dedicando a partir de 1871 exclusivamente a fabricação de varas de bambu, uma profissão que exerceria por 36 anos, até sua morte. Em 1873, Leonard descobre as extraordinárias qualidades das varas feitas com seis tiras em formato hexagonal e desenvolveu as maquinárias para poder cortar estas tiras de maneira uniforme. Ele foi o primeiro em fazer as varas com este perfil hexagonal deixando as superfícies externas planas, o que lhe conferia maior resistência. Em 1885 ele persuade Edward F. Payne a se juntar ao grupo na nova fabrica de Central Valley, NY a 50 milhas das Catskills, e seus novos desenhos arrancaram os mais altos elogios de pescadores como G.E.M. Skues.

6 Em 1898 E. F. Payne decide fundar sua própria empresa. Suas varas com um acabamento impecável - desde o verniz ate os prateados e polidos real seats - conquistaram rapidamente o mercado. Seu filho Jim se juntou a ele como aprendiz quando ainda tinha 12 anos. Aos 21 assumiu a fábrica com a morte do pai. Jim era tão perfeccionista quanto seu pai e manteve o nível de qualidade e acabamento que já caracterizavam as varas Payne, mas, além disso, ele introduziu inovações como o método de cura do bambu em dois passos, o que tornava as varas mais resistentes e potentes no arremesso. H.S. Gillum era em grande parte autodidata, aprendendo a atar moscas com Harry Darbee em questão de semanas, assim como fez com Bill Edward, um dos discípulos de Leonard. Ele não era provavelmente um inovador como Payne, mas o desempenho das suas varas era extremamente consistente, as varas que não atendiam a seus padrões eram imediatamente quebradas com seu joelho. Finalmente temos a E. Garrison ( ). No começo, fabricar varas era um hobby para Garrison, mas aos poucos esta atividade acabou consumindo todo seu tempo. Em 1920 ele fazia varas para seu próprio uso, com a perda do emprego durante a depressão de 1929, Garrison decidiu se juntar com seu amigo de pescaria Vernon Heyney e começou a fabricar varas no porão de casa. Suas habilidades como engenheiro estrutural foram de extrema valia no redesenho da estrutura das varas de bambu, criando o efeito de ação progressiva, pelo qual a força transmitida pela mão no cabo da vara deve viajar a uma velocidade uniforme, com uma forca cada vez menor até a ponta da vara e depois através da linha até chegar na mosca com força zero para que pouse na superfície da água. Everett Edmund Garrison ( )

7 A viagem - A saída de Nova York é realmente um inferno, por isso recomendo planejar com antecedência e escolher uma hora de saída (e retorno) fora do horário pico, o trânsito pode ser tão ou mais confuso do que São Paulo e se você não escolhe bem os horários certos pode ficar preso horas, tanto na saída quanto no retorno. A rota segue pelas rodovias NJ-17/NY-17 e a interestadual I-87 até chegar em Livingston Manor (Saída 96). Recomendo fazer uma parada no Museu de Fly Fishing das Catskills, pois fica praticamente a caminho do lodge Beaverkill Valley Inn (Lew Beach) onde decidimos ficar hospedados. Os endereços e coordenadas estão no final deste artigo. Saída de Manhattan NYC (A), Museu de Fly Fishing das Catskills (B) E Lew Beach(C) Distância total: 200 Km, tempor aprox.: 2Horas, 15 min Fonte: Google Maps.

8 A viagem de 200 Km. é extremamente tranquila e o limite de velocidade de 65 mph (aprox. 105 km/h) permite completar o trajeto em pouco mais de duas horas (a menos que você decida fazer uma parada para comer algo o reabastecer). Pode esperar alguns atrasos devido a obras em andamento ao longo de ambas rodovias. Nesta época do ano, ainda estamos no começo da primavera e as árvores estão começando a recuperar sua folhagem. Portanto, a paisagem é mesmo bastante cinzenta, o que nos permite apreciar melhor o relevo do lugar. Estrada I-87 a caminho de Livingston Manor No retorno, ou quando decidir fazer uma parada na pescaria, recomendo visitar os pequenos povoados da região, entre eles Roscoe (a 11 Km do lodge). A pequena cidade de uma rua e um semáforo tem alguns restaurantes e pelo menos duas lojas bem abastecidas de material de pesca, além das iscas atadas localmente que eu sempre faço questão de utilizar. Willowemoc Creek Logo na saida 96 da I-87 chegando de LIvingston Manor

9 A pescaria - Só tinha dois dias úteis para pescar na região. Então foquei num único rio: o Beaverkill. No primeiro dia explorei os trechos mais proximos dos lodge. Após um almoço rápido, verifiquei as instruções e o código de conduta no front-desk. Também peguei um mapa básico e o crachá que é necessario, além da licença de pesca do estado de NY (que ja tinha tirado via internet antes da viagem ). Ambos documentos são necessarios para pescar dentro do trecho de 1.5 Milhas (2.4 km) privativo do lodge. Trechos do Beaverkill próximos da pousada Fotos: Alejandro Antúnez

10 Coloquei o wader, botas e fui direto para o primeiro poço literalmente em frente a meu apartamento. Não estava colocando muita fé, apesar do trecho ser lindo. Pensei que pelo fato de estar próximo a pousada, ao lado da estrada local, minhas chances de fisgar alguma marrom seriam mínimas. Durante a tarde estava relativamente quente e segui a recomendação de não entrar muito na água - que por sinal estava muito limpa-, cristalina com uma cor esverdeada, um espetáculo. Vi as primeiras mayflies cinzas escuras pousando nas pedras quando de repente começou o estrondo das trutas subindo para se alimentar na superfície. Era o começo do hatch. Equipado com minha melhor emergente (aquela campeã) começei a fazer meus primeiros arremesos. Nada. Estava entrando em desespero pois conseguia ver claramente as trutas se alimentarem na minha frente e recusando minha isca. Só quando estiquei o líder colocando um tippet 6X e uma mosca seca Quill Gordon #!2 comprada minutos atrás e apresentada sem arrastro (drag) na linha de alimentação começei a ter os primeiros piques e a primeira marrom fisgada. Em geral todas trutas marrons entre 500 e 750 gr. Primeira truta Marrom capturada no Beaverkill Com os pontos bem marcados, e uma que outra Arco-Iris. Elas estavam realmente se alimentando dos adultos e não das emergentes. Realmente fazer esse match the hatch é importante aqui. E tem que ser uma mosca de tamanho e formato muito similar as que estão nesse momento na água. Não adianta colocar qualquer mosca seca. Fiquei pescando a tarde inteira no mesmo poço. Estas trutas parecem ser bem treinadas e se o pescador não faz seu dever de casa de apresentar a mosca corretamente elas simplesmente ignoram ou até recusam a isca. Outra coisa surprendente é que quando cessa o hatch, a pesca acaba. Elas simplesmente se recolhem e param de se alimentar. Incrivel, até parece que foram bem treinadas. Bom, pensei no fim das contas estamos nos Estdos Unidos onde tudo funciona com muita precisão. Assim, recolhi minha linha. Estava começando a escurecer e eram quase 8:00PM, hora do jantar.

11 Segundo dia - Vista do Rio Beaverkill desde a sacada do Lodge Para o segundo dia decidi ir rio acima, próximo da escola de arremesso Lee Wulff. Eles não estariam no rio pois só o utilizam durante os finais de semana para dar aula, e a mulher do museu já tinha me avisado que tinham fisgado muito peixe nos poços rios acima da ponte do lodge. Peguei o carro e andei um pouco menos de 1 km, o lodge tem uma área para estacionar e basta pedir e deixar um crachá no vidro dianteiro do carro para não ser incomodado pelos fiscais. Desta vez estava com minha vara de bambu, linha de seda natural e líder trançado. Queria honrar a historia do lugar. Perfeitamente preparado para ter um dia de pesca clássico (teria gostado de usar uma camisa xadrez, mas estava muito frio para isso - e a temperatura dentro do rio é ainda mais baixa, mesmo sob o sol). Como não estava vendo as trutas se alimentarem na superfície, fiz questão de utilizar minha melhor ninfa, e depois a seguinte, e a seguinte... e depois emergentes e por ultimo secas, tentando provocar as trutas, e nada. A manhã inteira sem sequer um pique! O rio estava lindo, poços perfeitos, tinha que ter truta!!! Paciência. Peguei carro de volta para o lodge, vencido pelas trutas. Fotos do trecho superior do Beaverkill acima da ponta do lodge Fotos: Alejandro Antúnez

12 Durante o almoço conheci um casal americano: Bill (William) e Cassie Kaplin. Compartilhamos a mesa, conversando sobre a região e a pesca. No final da minha visita descobri que ele é um vendedor de varas de bambu clássicas. Hoje em dia é raro poder ter uma conversa sem ser interrompido por uma mensagem no celular ou pela TV, e essa é uma das grandes vantagens de pescar nestes lugares: você realmente descansa disso e consegue ter uma conversa enriquecedora e conhecer pessoas. Durante nosso almoço, Bill comentou que não tinham ido pescar de manhã, e eu perguntei: como assim?. Caramba, estamos num rio belíssimo eu tinha que aproveitar cada minuto da minha curta estada, foi então que ele me respondeu: Ale...simples... elas não comem de manhã, só durante o hatch.da tarde. Ele tinha preferido ir e visitar a oficina de um dos atadores da região Frank Kuttner, um dos herdeiros da tradição da escola de atado Catskill. quem sabe eu deveria ter feito a mesma coisa, perdi essa oportunidade. Frank está com quase 70 anos e prestes a se aposentar e a pesar de estar utilizando moscas atadas por ele teria gostado de conhece-lo pessoalmente. Bill falou mais uma vez recomendo você ir para o rio a partir das 3 da tarde, os dias são longos, você terá até as 8:00 ou 8:30PM para pescar. Era um bom advice Retomei minha pescaria seguindo a recomendação do Bill, começando, desta vez, rio acima a partir da ponte. Nada de trutas se alimentando na superfície, mas o rio estava simplesmente bonito. Por volta das 4:00PM estava descendo o rio e as trutas estavam começando a se alimentar logo depois da ponte. Mosca seca na ponta do tippet e recomeçou o show. Foram várias marrons, na medida que ia descendo o rio até chegar novamente no poço do primeiro dia. Um pouco maiores do que as do primeiro dia, realmente estas trutas estão bem treinadas. Marrom capturada no segundo dia Observe a ausência da nadadeira ventral esquerda Provavelmente uma marca para reconhecer as trutas de soltura, pois observei o mesmo defeito em varias delas.

13 Fiquei até quase 8:00PM no rio. Só lamento ter perdido um peixe que aparentemente era bem grande. Ele fazia redemoinhos na superfície da água, recusando minha isca umas duas vezes. Essa fica para a próxima visita. Depois de ajudar o Bill a retirar um mosca cravada no templo da Cassie, fomos nos preparar para o jantar. Juntamos nossas mesas para poder compartilhar da mesma conversa agradável do dia anterior. Após o jantar, Bill nos mostrou umas 10 varas de bambu que tinha trazido com ele, a maioria Payne. Na manha seguinte pude testar algumas delas, especialmente as mais rígidas e rápidas (Modelo 202), varas impressionantes. Por sua vez, Bill apreciou as linhas de seda natural, testou minha linha DT#5 Cadno na Payne 202, gostou do conjunto observando e perguntando por cada detalhe processo de trançado e acabamento da linha. Após examinar ela cuidadosamente mais uma vez afirmou: preciso encomendar uma destas para minha próxima pescaria. Dois dias realmente foram muito pouco para visitar toda a região (mesmo para pescar um único rio como o Beaverkill). Já estou fazendo planos para voltar... Compartilhando o ultimo café de manhã com Bill e Casie antes da volta para Nova York.

14 Iscas que funcionaram bem Recomendo muito usar as iscas atadas localmente. No meu caso, adquiri e usei as clássicas moscas secas atadas segundo o padrão Catskill do Frank Kuttner. Da esquerda à direita: Quill Gordon, Light Cahill,e Hendrickson. Outras moscas que funcionaram muito bem foram a Comparadun e Imitação de mayflies adultas (spinner) atadas com CDC. Muitas destas receitas estão disponíveis na nossa página: Onde ficar? E outros lugares a visitar Beaverkill Valley Inn 7 Barnhart Rd, Lew Beach, NY Telefone: +1 (845) Coordenadas: 42 o 1 14 N 74 o W Catskills Fly Fishing Museum 1031 Old Route 17, Livingston Manor, NY Telefone: +1 (845) Coordenadas: N W

15 Bibliografia e outras fontes de consulta: Livros: Catskills Rivers Brithplace of America Fly Fishing, Austin M. Francis, SkyHorse Publishing, Edição Outubro de 2013 (Edição original 1983) Land of Little Rivers A Story in Photos of Catskill Fly Fishing, Austin M. Francis, Edição de 2013 (Edição original 1999) Internet: Wikipedia: https://www.wikipedia.org/ Google Maps: https://www.google.com/maps Catskill Fly Fishig Museum Mosca N água Versão São Paulo, Maio de 2014

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

Pesca de Trutas em Lages, SC 13 a 15 de Novembro 2010

Pesca de Trutas em Lages, SC 13 a 15 de Novembro 2010 Pesca de Trutas em Lages, SC 13 a 15 de Novembro 2010 Fotos e Texto: Rogério Batista, Alfredo Divani e Alejandro Antúnez Após nossa ultima pescaria em Outubro, prometemos que voltaríamos para este belo

Leia mais

Já tinha muito tempo que queríamos pescar no rio Uruguai, é claro, buscando os esportivos Dourados.

Já tinha muito tempo que queríamos pescar no rio Uruguai, é claro, buscando os esportivos Dourados. Relato da pescaria em Porto Xavier - Março de 2013 Texto: Jamanta. Fotos: Jamanta, Klaus, Cristiano e Ike. Já tinha muito tempo que queríamos pescar no rio Uruguai, é claro, buscando os esportivos Dourados.

Leia mais

Visita ao Museu e Hall da Fama da International Game Fish Association (IGFA) Dania Beach, Florida U.S.A.

Visita ao Museu e Hall da Fama da International Game Fish Association (IGFA) Dania Beach, Florida U.S.A. Visita ao Museu e Hall da Fama da International Game Fish Association (IGFA) Dania Beach, Florida U.S.A. Texto e Fotos : Alejandro Antúnez (Índio) alejandro@moscanagua.com.br Sem dúvidas, pode-se dizer

Leia mais

!!!!! Castelo neuschwanstein/neuschwanenstein em Fussen. host family que recebeu minha irmã em 2010/2011 em Augsburg

!!!!! Castelo neuschwanstein/neuschwanenstein em Fussen. host family que recebeu minha irmã em 2010/2011 em Augsburg Alemanha Eu cheguei na Alemanha no dia 14 de Agosto de 2014, e desde então moro em Potsdam, a capital de Brandeburgo e 30 minutos de Berlim A minha host family me buscou no aeroporto e desde o primeiro

Leia mais

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas?

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? 2 Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? É SOBRE ISSO QUE VOU FALAR NESTE TEXTO. A maioria das empresas e profissionais

Leia mais

paraíso Novo rumo no Inspiração one experience Relatos de quem tem história

paraíso Novo rumo no Inspiração one experience Relatos de quem tem história Novo rumo no paraíso Como uma viagem para a ilha de Saint Barths fez a mercadóloga Jordana Gheler trocar a carreira que tinha no Brasil por outra muito mais ensolarada [ depoimento concedido a Ana Luiza

Leia mais

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação Sobre o Autor: Sempre fui comprometido com um objetivo de vida: TER MINHA PRÓPRIA EMPRESA. Mas assim como você, eu também ralei bastante

Leia mais

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE.

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE. OS 4 PASSOS PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA HIGHSTAKESLIFESTYLE. Hey :) Gabriel Goffi aqui. Criei esse PDF para você que assistiu e gostou do vídeo ter sempre por perto

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

IATE TAMARIND 7 DIAS E 6 NOITES

IATE TAMARIND 7 DIAS E 6 NOITES 7 DIAS E 6 NOITES Breve introdução CONCEITO O itinerário de 7 dias e 6 noites é para aqueles que desejam explorar uma das regiões mais belas do nosso litoral a bordo de um iate clássico e luxuoso. Boa

Leia mais

Jairo Martins da Silva. FOTOs: divulgação

Jairo Martins da Silva. FOTOs: divulgação Jairo Martins da Silva FOTOs: divulgação E N T R E V I S T A Disseminando qualidade e cultura Superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade, Jairo Martins da Silva fala sobre o desafio da qualidade

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores?

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Noemi: É a velha história, uma andorinha não faz verão,

Leia mais

Triângulo Tático de. Resultados. Análise. Simples Método Gera Tráfego e Vendas por Baixo Custo (e aumenta até 2X as vendas em 8 semanas)

Triângulo Tático de. Resultados. Análise. Simples Método Gera Tráfego e Vendas por Baixo Custo (e aumenta até 2X as vendas em 8 semanas) Triângulo Tático de Resultados Análise Simples Método Gera Tráfego e Vendas por Baixo Custo (e aumenta até 2X as vendas em 8 semanas) Análise A Base de Tudo Análise Tráfego Motor Análise Conversão Combustível

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

VIAJE POR MINAS Que tal conhecer um Paraíso Assim!! Carrancas 03 a 05 de abril

VIAJE POR MINAS Que tal conhecer um Paraíso Assim!! Carrancas 03 a 05 de abril VIAJE POR MINAS Que tal conhecer um Paraíso Assim!! Carrancas 03 a 05 de abril Contato: Mara Cristina Costa Fone: (31) 9637-9186 e-mail:remarturismo@gmail.com Quando? 03 a 05 de abril (sexta, sábado e

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Este texto é de autoria da Diretora de Vendas Cláudia Leme, muito bom!!! Vale a pena conferir!!! O PRIMEIRO PEDIDO

Este texto é de autoria da Diretora de Vendas Cláudia Leme, muito bom!!! Vale a pena conferir!!! O PRIMEIRO PEDIDO Este texto é de autoria da Diretora de Vendas Cláudia Leme, muito bom!!! Vale a pena conferir!!! O PRIMEIRO PEDIDO A Sra Mary Kay já dizia: nada acontece enquanto você não vende alguma coisa. Se você está

Leia mais

HERÓIS SEM ROSTOS - A Saga do Imigrante para os EUA Autor: Dirma Fontanezzi - dirma28@hotmail.com

HERÓIS SEM ROSTOS - A Saga do Imigrante para os EUA Autor: Dirma Fontanezzi - dirma28@hotmail.com HERÓIS SEM ROSTOS - A Saga do Imigrante para os EUA Autor: Dirma Fontanezzi - dirma28@hotmail.com TRECHO: A VOLTA POR CIMA Após me formar aos vinte e seis anos de idade em engenharia civil, e já com uma

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

A gota d água foi a última ligação onde disse: Sem problema não precisa vir, mas se tu vir, me encontra direto no rio porque eu to indo...

A gota d água foi a última ligação onde disse: Sem problema não precisa vir, mas se tu vir, me encontra direto no rio porque eu to indo... Fly na Toscana Por: Rogério Batista Sem dúvida, pescar na toscana é no mínimo diferente. Posicionada no centro norte da Itália o local apresenta um tipo de pesca diferente do que estamos acostumados com

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

FOTO-AVENTURA. Nikon D600. 85mm. f/16. 10. ISO 100. 10 zoom - FOTOGRAFIA PRÁTICA

FOTO-AVENTURA. Nikon D600. 85mm. f/16. 10. ISO 100. 10 zoom - FOTOGRAFIA PRÁTICA FOTO-AVENTURA Nikon D600. 85mm. f/16. 10. ISO 100 10 zoom - FOTOGRAFIA PRÁTICA Nova Zelândia CADA QUILÓMETRO É UMA POTENCIAL FOTOGRAFIA IR AO OUTRO LADO DO MUNDO APENAS PARA FOTOGRAFAR NÃO É PARA QUALQUER

Leia mais

Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Edição de um filme a partir de fotografias

Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Edição de um filme a partir de fotografias PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO RELATÓRIO DE ATIVIDADE Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Edição de um filme a partir de fotografias ANIVERSÁRIO GEMEOS / 7

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008 Humberto Cordeiro Carvalho admitido pela companhia em 1 de julho de 1981. Eu nasci em 25 de maio de 55 em Campos do Goytacazes. FORMAÇÃO Segundo grau Escola

Leia mais

OLHAR GLOBAL. Inspirado no mito da Fênix, Olivier Valsecchi cria imagens com cinzas. A poeira do. renascimento. Fotografe Melhor n o 207

OLHAR GLOBAL. Inspirado no mito da Fênix, Olivier Valsecchi cria imagens com cinzas. A poeira do. renascimento. Fotografe Melhor n o 207 OLHAR GLOBAL Inspirado no mito da Fênix, Olivier Valsecchi cria imagens com cinzas A poeira do renascimento 36 Fotografe Melhor n o 207 Olivier convida pessoas que encontra na rua ou na internet para posarem

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

- Sinal de transito agora só em Angra comentou Sandrinha, minha esposa.

- Sinal de transito agora só em Angra comentou Sandrinha, minha esposa. Angra dos Reis Agosto 2013 Depois da viagem a Londres, Lisboa, Praga e Genebra, esta seria a primeira travessia marítima que eu iria participar. Como o pessoal do grupo Maratonas Aquáticas tinha conseguido

Leia mais

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES Nome: Data: / / 2015 ENSINO FUNDAMENTAL Visto: Disciplina: Natureza e Cultura Ano: 1º Lista de Exercícios de VC Nota: BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, COMANDADOS

Leia mais

AGUAS PROFUNDAS. Lc 5

AGUAS PROFUNDAS. Lc 5 1 Lc 5 AGUAS PROFUNDAS 1 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. 2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

"Inovação, Riscos e Compliance nos negócios e nas empresas".

Inovação, Riscos e Compliance nos negócios e nas empresas. "Inovação, Riscos e Compliance nos negócios e nas empresas". Reinterpretando "The Lean Startup", de Eric Ries ( Crown Books, 2011) José Mário B. Serra jms.consult Capo Software Li - nem sei dizer por que

Leia mais

NOTÍCIAS. Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal. V.4 - N.4 - Setembro de 2015

NOTÍCIAS. Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal. V.4 - N.4 - Setembro de 2015 V.4 - N.4 - Setembro de 2015 Vilma Lúcia da Silva 05 Assessora de Comunicação do Parque da Cidade Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal Só no mês de setembro o Parque da Cidade recebeu

Leia mais

Como fazer seu blog se destacar dos outros

Como fazer seu blog se destacar dos outros Como fazer seu blog se destacar dos outros Fama. Tráfego. Reconhecimento. Muito dinheiro no bolso. Esses itens certamente estão presentes na lista de desejos de quase todos os blogueiros. Afinal, ninguém

Leia mais

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ Entrevista com DJ Meu nome é Raul Aguilera, minha profissão é disc-jóquei, ou DJ, como é mais conhecida. Quando comecei a tocar, em festinhas da escola e em casa, essas festas eram chamadas de "brincadeiras

Leia mais

PRAIA DO JACARÉ JOÃO PESSOA PB

PRAIA DO JACARÉ JOÃO PESSOA PB PRAIA DO JACARÉ JOÃO PESSOA PB A tradição de assistir ao pôr do sol ouvindo o Bolero de Ravel na Paraíba começou com uma grande coincidência. Um grupo de amigos se reuniu para assistir ao fenômeno na Praia

Leia mais

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br Realização e Organização www.vamaislonge.com.br Quem somos... Leonardo Alvarenga, tenho 23 anos, sou criador do Não Tenho Ideia e do #VáMaisLonge. Sou formado em Educação Física mas larguei tudo logo após

Leia mais

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Bíblia para crianças apresenta UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a Página 1 1 Como escrever um Estudo de Caso O que é um estudo de caso? Um estudo de caso é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a lembre-se de escrever um estudo de caso é que o caso

Leia mais

O GUIA PARA SEU PLANO DE ESTUDO FLEXÍVEL NÍVEIS INTERMEDIÁRIOS

O GUIA PARA SEU PLANO DE ESTUDO FLEXÍVEL NÍVEIS INTERMEDIÁRIOS O GUIA PARA SEU PLANO DE ESTUDO FLEXÍVEL NÍVEIS INTERMEDIÁRIOS BEM-VINDO Aprender inglês é um desafio, mas descobrir como aprimorá-lo não deve ser a parte mais difícil nesse processo! Anos de pesquisa

Leia mais

O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB!

O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB! O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB! A história da Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, é mais uma das histórias

Leia mais

Aprenda a Gerar Renda Utilizando Seus Conhecimentos em Promob e Projetos 3D.ACDEMY.COM.BR COMO GERAR RENDA COM PROJETO VERSÃO 1.0

Aprenda a Gerar Renda Utilizando Seus Conhecimentos em Promob e Projetos 3D.ACDEMY.COM.BR COMO GERAR RENDA COM PROJETO VERSÃO 1.0 Aprenda a Gerar Renda Utilizando Seus Conhecimentos em Promob e Projetos CAIO HENRIQUE TEODORO DOS SANTOS Página 1 Versão 1.0 2013 Esforcei-me ao máximo para transmitir em poucas páginas algumas dicas

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Dormia e me remexia na cama, o coração apertado, a respiração ofegante. Pensava:

Dormia e me remexia na cama, o coração apertado, a respiração ofegante. Pensava: Não há como entender a ansiedade sem mostrar o que se passa na cabeça de uma pessoa ansiosa. Este texto será uma viagem dentro da cabeça de um ansioso. E só para constar: ansiedade não é esperar por um

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

Benedicto Silva. Foto 1. Minha mãe e eu, fotografados pelo meu pai (setembro de 1956).

Benedicto Silva. Foto 1. Minha mãe e eu, fotografados pelo meu pai (setembro de 1956). 1. INTRODUÇÃO 1.1. MINHA RELAÇÃO COM A FOTOGRAFIA Meu pai tinha uma câmara fotográfica. Ele não era fotógrafo profissional, apenas gostava de fotografar a família e os amigos (vide Foto 1). Nunca estudou

Leia mais

7 Negócios Lucrativos

7 Negócios Lucrativos 7 Negócios Lucrativos CAPÍTULO 1 Mentalidade Geralmente empreendedores ficam caçando uma maneira nova de ganhar dinheiro constantemente, e de fato é isso que faz com que uns cheguem ao topo e outros não,

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades?

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades? A Estação Pilh@ também traz uma entrevista com Rodrigo Teaser, cover do Michael Jackson reconhecido pela Sony Music. A seguir, você encontra os ingredientes da longa história marcada por grandes shows,

Leia mais

Proposta de Parceria Comercial e Plano de Marketing

Proposta de Parceria Comercial e Plano de Marketing Oficial Categoria 2 Proposta de Consultoria: Facebook Marketing Proposta de Parceria Comercial e Plano de Marketing Nas próximas páginas: Quem é a Dynamo O Que é Possível Com o Facebook Como Podemos Ajudar

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

O que fazer em meio às turbulências

O que fazer em meio às turbulências O que fazer em meio às turbulências VERSÍCULO BÍBLICO Façam todo o possível para viver em paz com todos. Romanos 12:18 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças assistirão a um programa de auditório chamado Geração

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Juliana Malacarne de Pinho No. USP 7166759 Curso ECA: Jornalismo Dados do Intercâmbio Universidade: Universidade NOVA de Lisboa Curso: Comunicação Social Período:

Leia mais

Os planetas gémeos ...fim

Os planetas gémeos ...fim Os planetas gémeos 21 Era uma vez um par de planetas gémeos que tinham uma forma de olho. Eram quase redondos como a Terra. Apesar da distância que os separava, mexiam-se sempre em simultâneo e faziam

Leia mais

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS Desânimo total Acho que minhas forças estão indo abaixo, ando meio desmotivado!!!! Não quero desanimar, mas os fatores externos estão superando minha motivação... cobrança

Leia mais

O homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente A U A UL LA O homem e o meio ambiente Nesta aula, que inicia nosso aprendizado sobre o meio ambiente, vamos prestar atenção às condições ambientais dos lugares que você conhece. Veremos que em alguns bairros

Leia mais

Nós temos muitas aves e outros animais. Hà alguns meses atrás, eu vi uma irara próximo à nossa fazenda. Era bem cedo pela manhã e eu fui até a

Nós temos muitas aves e outros animais. Hà alguns meses atrás, eu vi uma irara próximo à nossa fazenda. Era bem cedo pela manhã e eu fui até a Olá, eu sou Alex. Na verdade, meu nome é Tito Alexander, mas todos me chamam de Alex. Eu vivo em São Miguelito, nas montanhas do oeste de El Salvador, próximo do Parque Nacional O Impossível. O parque

Leia mais

Conteúdo. Introdução -------------------------------------------------------- 03. Quem sou? ------------------------------------------------------- 04

Conteúdo. Introdução -------------------------------------------------------- 03. Quem sou? ------------------------------------------------------- 04 Conteúdo Introdução -------------------------------------------------------- 03 Quem sou? ------------------------------------------------------- 04 Negócios Digitais --------------------------------------------------

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Leia os textos e assinale a alternativa correta: 1) O que Ana quer que Pedro faça?

Leia os textos e assinale a alternativa correta: 1) O que Ana quer que Pedro faça? UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLE CERIFICADO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA CILP SIMULADO COMPREENSÃO LEITORA E ASPECTOS LINGUÍSTICOS NÍVEL BÁSICO ESCOLAR A2 Leia os

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL Lembro-me que haviam me convocado para uma entrevista de trabalho no NOVOTEL. Lembro-me de estar ansioso e ter passado a noite anterior preparando a minha entrevista. Como iria

Leia mais

Genialidade, Fernando Pessoa

Genialidade, Fernando Pessoa Um homem de génio é produzido por um conjunto complexo de circunstâncias, começando pelas hereditárias, passando pelas do ambiente e acabando em episódios mínimos de sorte. Genialidade, Fernando Pessoa

Leia mais

5 Passos para vender mais com o Instagram

5 Passos para vender mais com o Instagram 5 Passos para vender mais com o Instagram Guia para iniciantes melhorarem suas estratégias ÍNDICE 1. Introdução 2. O Comportamento das pessoas na internet 3. Passo 1: Tenha um objetivo 4. Passo 2: Defina

Leia mais

Descobrindo o que a criança sabe na atividade inicial Regina Scarpa 1

Descobrindo o que a criança sabe na atividade inicial Regina Scarpa 1 1 Revista Avisa lá, nº 2 Ed. Janeiro/2000 Coluna: Conhecendo a Criança Descobrindo o que a criança sabe na atividade inicial Regina Scarpa 1 O professor deve sempre observar as crianças para conhecê-las

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível Para quem é este livro? Este livro é para todas aquelas pessoas que fazem o que amam em seu trabalho mas não estão tendo o retorno que gostariam. Este mini guia com 21 sacadas é um resumo dos atendimentos

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Especial PRIMUM FAMILIAE VINI EM DEGUSTAÇÃO NO BRASIL. Viagem DiVina VIENA: A METRÓPOLE COM MAIS VINHEDOS URBANOS NO MUNDO

Especial PRIMUM FAMILIAE VINI EM DEGUSTAÇÃO NO BRASIL. Viagem DiVina VIENA: A METRÓPOLE COM MAIS VINHEDOS URBANOS NO MUNDO EDIÇÃO 15 ANO III edição 15 ano III R$ 12,90 www.revistadivino.com.br Especial PRIMUM FAMILIAE VINI EM DEGUSTAÇÃO NO BRASIL Viagem DiVina VIENA: A METRÓPOLE COM MAIS VINHEDOS URBANOS NO MUNDO FalandO de

Leia mais

Colorado EUA Março 2014

Colorado EUA Março 2014 Colorado EUA Março 2014 Por: Alfredo Divani - www.viagenscomidaseafins.blogspot.com Aproveitando uma viagem aos EUA, resolvi experimentar a pesca de trutas no Estado do Colorado. Usei para programar a

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

Programa. Erro Zero Atraso Zero

Programa. Erro Zero Atraso Zero Programa Erro Zero Atraso Zero Introdução O caso de sucesso da Fatto Soluções Contábeis em parceria com o Nibo A Fatto iniciou suas atividades em 2012 e, desde o início, tinha como objetivo oferecer um

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio Inglaterra Mini Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

56º Campeonato Brasileiro de Planadores - Etapa Planalto Central

56º Campeonato Brasileiro de Planadores - Etapa Planalto Central 56º Campeonato Brasileiro de Planadores - Etapa Planalto Central Formosa 2014 Relato André Lautert - LA Escrevo este relato como um aperitivo para que aqueles que tenham interesse em participar de um campeonato

Leia mais

1. Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim não 4 19

1. Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim não 4 19 1. Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim não 4 19 Você conhecia a história do bairro de Pinheiros? sim 17% não 83% 2. O que achou da transformação do Largo de Pinheiros? Diferente, muito

Leia mais

VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO

VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO CURE SEU IMPROVISO - MODOS GREGOS. Primeiramente, muito obrigado por apoiar meu trabalho e depois do grande sucesso

Leia mais

Email Marketing: Dicas De Como Fazer De Uma Forma Que Funciona

Email Marketing: Dicas De Como Fazer De Uma Forma Que Funciona Email Marketing: Dicas De Como Fazer De Uma Forma Que Funciona O email marketing é uma das formas de marketing mais lucrativas que existem para pequenas, médias e grandes empresas e também para profissionais

Leia mais

FOTO-AVENTURA.!Fuji X-T1. XF 18-55mm. 22,3mm. f/8. 1/1000. ISO 400. 10 zoom - FOTOGRAFIA PRÁTICA

FOTO-AVENTURA.!Fuji X-T1. XF 18-55mm. 22,3mm. f/8. 1/1000. ISO 400. 10 zoom - FOTOGRAFIA PRÁTICA FOTO-AVENTURA!Fuji X-T1. XF 18-55mm. 22,3mm. f/8. 1/1000. ISO 400 10 zoom - FOTOGRAFIA PRÁTICA Sudoeste americano UMA AMÉRICA FEITA DE MONTANHAS E DESFILADEIROS MAURÍCIO MATOS DECIDIU EXPLORAR O LADO SELVAGEM

Leia mais

www.emagrecerdevez.com

www.emagrecerdevez.com www.emagrecerdevez.com page 1 / 7 As bases de como ganhar massa muscular + Vídeo by rpolesso - segunda-feira, julho 30, 2012 http://emagrecerdevez.com/as-bases-de-como-ganhar-massa-muscular YouTube Video

Leia mais

Texto: Andrea Ávila Fotos: Arquivo Pescaventura

Texto: Andrea Ávila Fotos: Arquivo Pescaventura Revista Pesca 50 Texto: Andrea Ávila Fotos: Arquivo Pescaventura Revista Pesca 51 Idealizar a pecaria dos sonhos durante meses é uma delícia. É preciso preparar os equipamentos, separar o que é necessário,

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES COMPRAR NA PAT BIJOUX É FÁCIL VEJA AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES E TIRE SUAS DÚVIDAS: PORQUE SOMOS MAIS BARATOS? POR QUE VOCÊ PODE CONFIAR NA PAT BIJOUX? QUANDO RECEBO MEU PEDIDO? DE

Leia mais