PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO"

Transcrição

1 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO (Em cumprimento à Resolução CES/CNE N 04, de )

2 2 APRESENTAÇÃO A presente alteração e atualização do Projeto Pedagógico dos Cursos de Administração Pública e Administração Hospitalar anteriores da Faculdade Ranchariense vem refletir as determinações constantes da Resolução CES/CNE de 13 de Julho de 2005, onde, segundo Art. 11 da mesma, as Diretrizes Curriculares Nacionais desta Resolução deverão ser implantadas pelas Instituições de Educação Superior, obrigatoriamente, até 25 de Julho de Considerando que o conhecimento e a informação se caracterizam como fatores essenciais e, entendendo o papel da Educação Superior na construção e socialização de conhecimentos e informações, através da formação de profissionais tecnicamente qualificados e politicamente interessados em discussões mais gerais; na obtenção de visão crítica das tendências sociais e de mercado; na internalização de princípios éticos e humanísticos e, por fim, na aquisição de um espírito empreendedor, é que a Faculdade Ranchariense, através do Departamento de Administração, apresenta um novo Projeto Pedagógico do Curso de Administração, visando ofertá-lo já em sua nova estrutura a partir do ano letivo de O Projeto Pedagógico do Curso de Administração da FRAN Faculdade Ranchariense é um documento que expressa a direção e as especificidades do funcionamento do Curso, determinando suas prioridades e estabelecendo as estratégias de ação e de trabalho. Nesse documento delinearamse as propostas pedagógicas, que em linhas gerais, orientam as decisões e a sistemática de funcionamento da matriz curricular do Curso. Procurou-se estabelecer uma flexibilidade quanto à estruturação curricular, de maneira a atender tanto as demandas da sociedade e da tecnologia moderna, quanto àquelas que direcionam para uma dimensão criativa e humanística na formação do indivíduo, além de poder atender às especificidades sócioeconômicas da região. Portanto, a flexibilização é uma condição necessária para a

3 3 efetividade de um projeto de ensino de qualidade e representa a construção e a ação acadêmica adotada pela Instituição. Assim sendo, esta proposta pedagógica orientará as ações do Curso, sem deixar de considerar as expectativas dos alunos e os anseios da sociedade local e regional.

4 4 1 CARACTERIZAÇÃO DO CURSO ADMINISTRAÇÃO 1.1 Título Bacharelado em Administração 1.2 Implantação JANEIRO DE CONTEXTUALIZAÇÃO 2.1 A INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL E O MOMENTO ATUAL As mudanças que ocorrem nos ambientes político, econômico, social, científico e tecnológico, que caracterizam este início de século, provocadas pelos efeitos da globalização de mercados, do avanço tecnológico e científico, consciência da cidadania e desenvolvimento sustentável, exigem das organizações e das pessoas uma atuação dinâmica e pró-ativa, baseada essencialmente no conhecimento. Sabe-se que a globalização dos mercados é conseqüência, entre outros, da rapidez no fluxo de informações e dos benefícios advindos do avanço tecnológico, que cria facilidades para a conexão das relações financeiras, comerciais e de produção de bens e serviços. Se, por um lado, os efeitos globalizantes ampliam as oportunidades, derrubam as barreiras tecnológicas, políticas, sociais e econômicas, abrindo novos mercados e maior conscientização dos direitos e de cidadania; por outro, também provocam impactos na economia e desestrutura organizações tradicionais.

5 5 No entanto, esses desafios têm contribuído para o aumento da consciência coletiva, no sentido de buscar promover o desenvolvimento e satisfação das necessidades presentes, sem, contudo, comprometer as gerações futuras. Notase que esse processo tem também estimulado a efetiva participação de todos os segmentos da população. Estes pressupostos estão a exigir das organizações e instituições, clareza de objetivos, projetos consistentes, papéis definidos, indivíduos pró-ativos e empreendedores. E nesse sentido, a Faculdade Ranchariense buscou conceber um projeto institucional e de curso, de forma articulada e coletiva, entendendo esse processo numa perspectiva constante de inovação, integrando o presente, mas sem perder de vista as necessidades e expectativas futuras. As concepções que permeiam o seu pensar e fazer estão articuladas na competência acadêmica e compromisso social, o que lhe impõe a preocupação constante com a qualidade do curso, do ensino e das condições de apoio e de infraestrutura. A competência acadêmica, aspecto distintivo em qualquer instituição educacional, é uma preocupação institucional e também de seu corpo diretivo e acadêmico, com vistas a oferecer e promover o conhecimento, orientações e técnicas que impulsionem o desenvolvimento e ajudem a resolver os problemas mais prementes de sua comunidade local e regional. Este imperativo de competência acadêmica constitui, portanto, o direcionamento do ensino, da pesquisa e da extensão na Faculdade Ranchariense. Em outras palavras, é com desejável padrão de qualidade e competência distintiva que a Faculdade tem procurado desenvolver e divulgar o conhecimento em todas as suas formas, visando promover a formação cultural, científica e técnica e a elevada capacitação de sua clientela para o exercício das diversas profissões e ocupações e para as práticas da cidadania. No que se refere ao compromisso social, a Faculdade Ranchariense, como instituição voltada para o ensino, à pesquisa e à extensão,

6 6 reafirma seu compromisso de participar do processo de desenvolvimento local, regional e nacional, assumindo, assim, sua preocupação para a elevação do padrão de qualidade de vida da comunidade em se insere.

7 7 2.2 CARACTERIZAÇÃO DA FACULDADE RANCHARIENSE A Faculdade Ranchariense é uma Instituição de Ensino Superior mantida pela D.D.G S/S LTDA, conforme segue: Da Mantenedora Denominação: D.D.G. S/S Ltda. Endereço: Av.Expedicionários Brasileiros,141, Centro CEP: Rancharia, SP Telefone: (0XX18) Telefax: 0XX18) CGC: / Das Mantidas: Denominação: Faculdade Ranchariense Endereço: Avenida Pedro de Toledo, 1.149,Vila Guaçu. CEP: Rancharia, SP Telefone: (0XX18) Telefax: (0XX18) Denominação: Instituto Superior de Educação Ranchariense Endereço: Avenida Pedro de Toledo, Vila Guaçu. CEP: Rancharia, SP Telefone: (0XX18) Telefax: 0XX18) MISSÃO DA INSTITUIÇÃO A Faculdade Ranchariense tem como missão: Educar, produzir e disseminar o saber universal, contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a democracia e a cidadania, mediante formação humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da sociedade.

8 8 2.4 PRINCÍPIO POLITICO-FILOSÓFICO DA FRAN A especificidade da ação educativa se caracteriza, fundamentalmente, como a formação da consciência sobre a realidade humana e sobre o mundo que a cerca, como também na criação das condições sistemáticas que permitam ao homem a identificação de problemas e a busca de soluções mais adequadas. Neste sentido, a ação educativa se define como forma de compreensão, interpretação e intervenção na realidade. Portanto, estabelecer uma proposta de ação para uma instituição de natureza educativa, depende, essencialmente, de sua tomada de posição política e filosófica, da visão do ideal de homem e de sociedade que se quer construir. Este posicionamento é que vai, por sua vez, apresentar uma definição sobre a ação educativa e sobre as características que deve ter uma instituição desta natureza. Neste sentido, a Faculdade Ranchariense, tendo como finalidade a formação de profissionais aptos para a inserção nos diferentes setores sociais, apresenta como princípio político e filosófico o desenvolvimento das capacidades de percepção, observação e intervenção na realidade dinâmica e global, vista em suas dimensões: social, política, econômica, religiosa, jurídica e cultural e, igualmente, no desenvolvimento das formas de representações desta mesma realidade, a fim de que esses profissionais possam participar de forma ativa e efetiva do desenvolvimento da sociedade em que se encontram inseridos. 2.5 OBJETIVOS DA FACULDADE RANCHARIENSE Estimular a criação cultural, o desenvolvimento do espírito e conhecimento científico e do pensamento reflexivo; Promover a educação continuada dos membros da comunidade acadêmica institucional e suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional; Promover a extensão, aberta à comunidade, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica geradas pela instituição.

9 9 Proporcionar um processo educativo que promova a qualificação profissional compromissada com a emancipação humana e com a justiça social; formando diplomados nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais colaborando com sua formação contínua; Implantar a prática de pesquisa com visão criativa e renovadora capaz de produzir conhecimentos à disposição da comunidade.

10 10 3 JUSTIFICATIVA DA NECESSIDADE SOCIAL DO CURSO O trabalho está cada vez mais abstrato, mais intelectualizado, mais autônomo, coletivo e complexo. Cada vez mais as funções diretas estão sendo incorporadas pelos sistemas técnicos e o simbólico se interpõe entre o objeto e o conteúdo do trabalho. O próprio objeto do trabalho torna-se imaterial: informações, signos, linguagens simbólicas. Com o avanço tecnológico, as tarefas estão se tornando indeterminadas pelas possibilidades de usos múltiplos dos próprios sistemas e a tomada de decisões passa a depender da captação de uma multiplicidade de informações obtidas através das redes informatizadas. O trabalho repetitivo, prescrito é substituído por um trabalho de arbitragem, em que é preciso diagnosticar, prevenir, antecipar, decidir e interferir em relação a uma dada situação concreta de trabalho. A natureza deste tipo de trabalho reveste-se da imprevisibilidade das situações, nas quais o administrador ou o coletivo de administradores tem que fazer escolhas e opções todo o tempo, ampliando-se as operações mentais e cognitivas envolvidas nas atividades, mas, ao mesmo tempo, em seus custos subjetivos. A neofilia, o gosto pelo novo, já faz parte do vocabulário desta década, em função das rápidas e constantes mudanças a que estamos sujeitos na atual conjuntura. Estas características do trabalho nos setores em que vigoram os novos conceitos de produção, com uso da tecnologia informacional e mudanças organizacionais, tornam questionáveis noções como qualificação para o posto de trabalho ou qualificação para o emprego. O trabalho já não pode mais ser pensado a partir da perspectiva de um determinado posto, mas de famílias de ocupações que podem e devem ser consolidadas a partir de um conjunto de competências e habilidades. Trata-se da qualificação real do administrador, compreendida como um conjunto de competências e habilidades, saberes e conhecimentos, que provêm de várias instâncias, tais como, da formação geral (conhecimento científico), da formação profissional (conhecimento técnico) e da experiência de trabalho e social (qualificações tácitas).

11 11 A qualificação real dos administradores é muito mais difícil de ser observada e constitui-se mais no saber-ser do que no saber-fazer. O conjunto de competências que os Cursos de Administração terão que colocar em ação, por meio da articulação dos vários saberes oriundos de várias esferas (formais, informais, teóricos, práticos, tácitos) para resolver problemas e enfrentar situações de imprevisibilidade, constituem características desta qualificação real. 4 OBJETIVOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 4.1. MISSÃO DO CURSO Formar profissionais com habilidade e capacidade de atender e enfrentar o mercado de trabalho, através de um corpo docente qualificado, contribuindo para uma formação humanística, desenvolvimento pessoal, no descobrimento da prática investigadora e na completa realização pessoal. O curso Superior em Administração tem por objetivo a formação de profissionais capazes de atuar em ambientes dinâmicos de empresas públicas ou privadas, ou gerir empreendimentos próprios, utilizando-se de tecnologias inovadoras de gestão para obtenção de resultados, com ética e responsabilidade social. 4.1 OBJETIVO GERAL Viabilizar a formação de profissionais capazes de responder aos desafios da sociedade em contínua transformação, com domínio conceitual e do ferramental técnico para análise, avaliação e inserção competitiva de empresas públicas ou privadas no ambiente de negócio.

12 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Constituir-se em um espaço de integração entre o meio acadêmico e a sociedade no campo da administração; Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de administração, gestão e criação de novos negócios; Desenvolver competências e habilidades para identificar e utilizar conceitos e técnicas adequadas para o diagnóstico e avaliação de novas oportunidades e ou alavancagem de negócios existentes; Possibilitar a compreensão do processo de inserção dos negócios no micro e macro ambiente de maneira inovadora e competitiva; Desenvolver, além da capacidade analítica, executiva e decisória, condições de realizar pesquisas em busca de soluções para os problemas existentes; Estimular a busca de novos métodos e técnicas administrativas, ordenando e aplicando, racionalmente, os recursos, com vistas à execução de fins imediatos e fundamentais das organizações, qualquer que seja a sua natureza ou porte; Desenvolver visão sistêmica e competitiva de organizações públicas ou privadas, numa perspectiva de processo e de inter-relações desses tipos de organizações, combinando ações estratégicas internas e externas; Possibilitar o conhecimento e a utilização de tecnologias inovadoras no processo de gestão, aplicadas aos diferentes tipos de organizações visando a obtenção de resultados apoiados em valores éticos e humanos e contribuindo para a mudança do ambiente social, político e econômico; Desenvolver competências, visão sistêmica e articulada do acadêmico, de forma que os elementos conceituais e atividades pedagógicas propostas para a formação do profissional de administração possam ser concretizadas; Atender às necessidades regionais em termos de formação de recursos humanos na área de Administração. 4.3 PERFIL E HABILIDADES O curso de graduação em Administração no processo pedagógico de formação de seus profissionais, busca desenvolver um conjunto de habilidades e garantir o domínio de conteúdos que se articulam para a formação de um determinado perfil do egresso. São as habilidades desenvolvidas com base nos

13 13 conteúdos propostos na matriz curricular que vão configurar o perfil do profissional a ser formado pela FRAN Perfil do Egresso Para definir adequadamente o perfil do egresso desejado, é necessário compreender-se também as potencialidades, características e expectativas do aluno, bem como as características da comunidade local e da região de abrangência da Instituição. Nesse sentido, destacam-se alguns aspectos importantes em relação aos alunos da FRAN. Quanto à procedência, verifica-se uma maior concentração de alunos oriundos da micro-região, onde se concentram atividades fundamentalmente agropecuárias, seguidas de comércio, serviços e pouca indústria, com indicadores para exploração futura do turismo e usinas de álcool. Deve-se ressaltar, no entanto, que o poder aquisitivo da população gira em torno de um a dois salários mínimos, restringindo o padrão de mensalidade que pode ser estabelecido pela instituição. Além disso, a região convive com a escassez de oferta de empregos em função das poucas indústrias instaladas na região e que passam por um momento de retração econômica. Em síntese, pode-se afirmar que o perfil predominante dos alunos é o de jovens que buscam a oportunidade do primeiro emprego e de profissionais que atuam nas organizações acima caracterizadas, cujo nível cultural reflete a realidade regional, mas que necessitam desenvolver-se profissionalmente para manter-se ou progredir em seus empregos ou ainda, numa perspectiva para empreender seu próprio negócio ou para atuar em outras regiões do país. Apesar das características em evidência e reconhecendo as limitações econômicas de seu público-alvo, os mantenedores da Instituição assumiram o desafio de oportunizar o desenvolvimento educacional para esta região, adequando as diretrizes curriculares estabelecidas, no sentido de

14 14 desenvolver as competências e as habilidades como um conjunto de saberes e de conhecimentos provenientes de várias instâncias, tais como: formação geral (conhecimento científico), formação profissional (conhecimento técnico) e experiência de trabalho e social (qualificações tácitas). É através do processo pedagógico proposto e desenvolvido, juntamente com a equipe de professores, que se espera que os egressos consigam desenvolver as seguintes competências e habilidades: Quadro 1 Competências e Habilidades COMPETÊNCIAS INTELECTUAIS CARACTERÍSTICAS/HABILIDADES Capacidade para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos. TÉCNICAS OU METODOLÓGICAS Capacidade para aplicar conhecimentos técnicos, métodos, modelos de gestão inovadores e equipamentos necessários à execução de tarefas específicas, incluindo também o gerenciamento do tempo e espaço de trabalho. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, de modo crítico e criativo, diante dos contextos organizacionais e sociais. ORGANIZACIONAIS Capacidade para coordenar e gerenciar a organização, utilizando técnicas de planejamento, organização, direção e controle, auxiliadas pela tecnologia da informação. Capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e realizar consultoria em gestão e administração. COMUNICATIVAS SOCIAIS Capacidade de expressão e comunicação com seu grupo, superiores hierárquicos ou subordinados, de cooperação, trabalho em equipe, diálogo, exercício da negociação e de comunicação interativa e comunicação compatível com o seu exercício profissional. Capacidade para utilizar conhecimentos obtidos através de fontes, meios e recursos diferenciados - nas diversas situações encontradas no mundo do trabalho, isto é, da capacidade para transferir conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa.

15 15 COMPORTAMENTAIS POLÍTICAS Iniciativa, criatividade, sinergia, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e das implicações éticas do seu trabalho, acarretando o envolvimento da subjetividade do indivíduo na organização do trabalho, incluindo a capacidade ativa de correr riscos. Compromisso com seu exercício profissional e ético. Refletir e atuar criticamente na esfera da produção, assim como na esfera pública, nas instituições da sociedade civil, constituindo-se como atores sociais dotados de interesses próprios que se tornam interlocutores legítimos e reconhecidos Campo de Atuação do Profissional em Administração não, compreende: A atividade profissional do Administrador, como profissão, liberal ou Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização; Pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeiro, administração mercadológica, administração de produção e logística, relações industriais, bem como outros campos em que estes se desdobrem; Exercício de funções e cargos na Administração de Serviços Públicos, Autárquicos, Sociedades de Economia Mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, ou ainda no âmbito das organizações de saúde, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; O exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus departamentos, da Administração Pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração das áreas pública e hospitalar; O exercício do magistério em materiais técnicos do campo da administração e organização. Na Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal, direta ou indireta, é obrigatória, para o provimento e exercício de cargos de Administrador, a apresentação de diploma de Bacharel em Administração. A apresentação do diploma não dispensa a prestação de concurso para o provimento do cargo, quando o exija a lei.

16 16 5 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 5.1 DADOS GERAIS Denominação Curso de Graduação em Administração Título Bacharel em Administração Carga Horária CONTEÚDOS CURRICULARES DE NATUREZA CIENTÍFICO CULTURAL 2600 ATIVIDADES COMPLRES 200 TRABALHO ACADEMICO ORIENTADO 400 CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO Integralização Mínimo: 4 anos Médio: 5 anos Máximo: 7 anos Número de vagas 200 vagas anuais Regime de Matrícula Semestral

17 Turno de funcionamento Noturno Formas de Processo Seletivo O processo seletivo compreende uma avaliação classificatória com questões de múltipla escolha, uma redação e 5% das vagas são destinadas a alunos aprovados no ENEM. O processo seletivo é anual. 5.2 CURRICULO MÍNIMO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO O currículo mínimo do Curso de Graduação em Administração, que habilita ao exercício da profissão de Administração, foi constituído das seguintes matérias: Quadro 2 Currículo Mínimo do Curso de Administração FORMAÇÃO BÁSICA TIPO DE FORMAÇÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL DISCIPLINAS Metodologia da Pesquisa Científica Língua Portuguesa Sociologia Aplicada à Administração Filosofia e Ética Responsabilidade Fiscal e Social Comunicação e Redação Empresarial Leitura e Produção de Texto Introdução à Administração Evolução das teorias Administrativas Organização, Sistemas e Métodos I e II Psicologia Aplicada à Administração Diagnóstico e Consultoria em Organizações Administração mercadológica I e II Gestão de Materiais e Logística Gestão de Pessoas I e II Planejamento Estratégico Gestão da Produção Gestão Financeira e Orçamentária Gestão em Sistemas de Informação Jogos de Empresas Gestão de Comércio Internacional Seminários de Trabalho Orientado I e II Estagio Supervisionado: Trabalho Acadêmico Orientado I, II, III e IV

18 18 Formação ESTUDOS QUANTITATIVOS E SUAS TECNOLOGIAS OPTATIVAS, ESTUDOS INTERDISCIPLINARES E TÓPICOS ESPECIAIS Fundamentos de Economia Micro e Macroeconomia Contabilidade Geral Contabilidade Gerencial Contabilidade e Análise de custos Direito Empresarial Direito Administrativo Direito do Consumidor Direito do Trabalho e Previdenciário Direito Tributário Planejamento e Gestão: Cooperativismo e Associativismo Técnicas de Negociação Matemática Aplicada à Administração Estatística Aplicada è Organização Informática Aplicada à Administração Matemática Financeira I e II Gestão de Agronegócios Elementos de Gestão Ambiental Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas Marketing de Serviços Segurança e Saúde Ocupacional no Trabalho Legislação em Gestão Pública Planejamento e Gestão de Turismo 5.3 MATRIZ CURRICULAR/SERIAÇÃO Administração 1º TERMO Cód.Disc. Disciplinas CH 345 A14 Introdução à Administração E01 Fundamentos de Economia M06 Matemática Aplicada à Administração F01 Filosofia e Ética P09 Psicologia Aplicada à Administração S01 Sociologia Aplicada à Administração D09 Direito Empresarial L01 Língua Portuguesa 40 Total 400 2º TERMO Cód.Disc. Disciplinas CH Pré-requisito 345 A29 Evolução das Teorias Administrativas D10 Direito Do Trabalho e Previdenciário E03 Éstatística Aplicada à Organização L02 Leitura e Produção de Texto E05 Micro e Macroeconomia C01 Contabilidade Geral 80 Total 400

19 19 Cód.Disc. 3º TERMO Disciplinas CH Pré-requisito 345 A30 Gestão de Pessoas I A31 Gestão de Produção C03 Contabilidade Gerencial M02 Matemática Financeira I D05 Direito do Consumidor I 02 Informática Aplicada à Administração L03 Comunicação e Redação Empresarial 40 Total 400 Cód.Disc. 4º TERMO Disciplinas CH Pré-requisito 380D11 Direito Tributário A03 Organização, Sistemas e Métodos I M05 Administração Mercadológica I A32 Gestão de Pessoas II A A33 Gestão de Materiais e Logística M05 Matemática Financeira II M02 142P08 Metodologia da pesquisa científica I 40 Total 400 Cód.Disc. 5º TERMO Disciplinas CH Pré-requisito 345 A04 Organização, Sistemas e Métodos II A03 345M06 Administração Mercadológica II M05 343F03 Gestão Financeira e Orçamentária 80 Tópicos Especiais 40 Optativa P09 Metodologia da pesquisa científica II P08 345ES01 Estagio Supervisionado: Trabalho 80 Acadêmico Orientado I Total 400 Cód.Disc. 6º TERMO Disciplinas CH Pré-requisito 345A28 Diagnóstico e Consultoria em Organizações C07 Contabilidade e Análise de Custos P04 Responsabilidade Fiscal e Social A19 Planejamento e Gestão: Cooperativismo e 40 Associativismo Tópicos Especiais CA07 Estudo Interdisciplinar: Gestão 40 Empreendedora de Pequenas Empresas 345ES02 Estagio Supervisionado: Trabalho E01 Acadêmico Orientado II Total 400 Cód.Disc. 7º TERMO Disciplinas CH Pré-requisito 481I43 Gestão em Sistemas de Informação A34 Planejamento Estratégico 80

20 20 345CA02 Técnicas de Negociação S01 Tópicos Especiais: Segurança e Saúde 40 Ocupacional no Trabalho 700T01 Estudos Interdisciplinares: Planejamento e 40 Gestão de Turismo 313P05 Optativa: Legislação em Gestão Pública ES05 Seminários de Trabalho Acadêmico 40 Orientado I 345ES03 Estagio Supervisionado: Trabalho ES02 Acadêmico Orientado III Total 400 Cód.Disc. 8º TERMO Disciplinas CH Pré-requisito 380D12 Direito Administrativo CA08 Gestão de Comércio Internacional ES06 Seminários de Trabalho Orientado II ES05 345CA05 Jogos de Empresas 80 Tópicos especiais 40 Optativa: ES04 Estagio Supervisionado: Trabalho 80 Acadêmico Orientado IV Total 400 CONTEÚDOS CURRICULARES DE 2600 NATUREZA CIENTÍFICO CULTURAL ATIVIDADES COMPLRES 200 TRABALHO ACADEMICO ORIENTADO 400 CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO EMENTÁRIO E DAS DISCIPLINAS 1º TERMO Cód.Disc. Disciplinas CH 345 A14 Introdução à Administração E01 Fundamentos de Economia M06 Matemática Aplicada à Administração F01 Filosofia e Ética P09 Psicologia Aplicada à Administração S01 Sociologia Aplicada à Administração D09 Direito Empresarial L01 Língua Portuguesa 40 Total 400 Turma: Termo: 1º Introdução à Administração Ano: 2007 Carga Horária: 80 horas

21 21 Objetivo do estudo da Administração. Desenvolvimento Lógico-histórico das Teorias Administrativas e Contribuições para a Administração Moderna (clássica e neoclássica. Humanística e Estruturalista. Abordagem comportamental da Administração). As Novas Abordagens: sistêmica e contingencial. Tendências atuais e apreciação crítica. : AKTOUF, O. Administração entre a Tradição e a Renovação. São Paulo: Atlas, 1996 BARROS, B.T. de, SPYER, M.A. Estilo Brasileiro de Administrar. São Paulo: Atlas, 1995 FAYOL, H. Administração Industrial e Geral: previsão, organização, comando, coordenação e controle. São Paulo: Atlas, 1996 : MOTTA, F. C. Prestes. Teoria Geral da Administração: Uma Introdução. São Paulo: Pioneira, última edição. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2000 Turma: Termo: 1º Fundamentos de Economia Ano: 2007 Carga Horária: 80 horas Introdução geral à economia. Estudo do sistema econômico. Conceitos e cálculos dos principais agregados. Conceitos elementares de economia: objetivos da ciência econômica, problemas econômicos básicos. A Moderna economia brasileira. Intervenção do Estado na Economia Brasileira. Expansão capitalista no Brasil. Problemas e perspectivas econômicas do Brasil na segunda metade do Século XX. : FILELLINI, A. Economia do Setor Público. São Paulo: Atlas, FURTADO, Celso; Formação Econômica do Brasil 29ª ed. São Paulo: Editora Companhia Editorial Nacional, 1999 ROSSETI, José Paschoal. Introdução à Economia. 17o, organização, comando, co ed. São Paulo: Editora Atlas, 1997 : DRUCKER, Peter. Sociedade Pós-capitalista. São Paulo: Editora Pioneira, 1997 PRADO JUNIOR, Caio. História econômica do Brasil São Paulo: Editora Brasiliense, 1998 Turma: Termo: 1º Matemática Aplicada à Administração Ano: 2007 Carga Horária: Funções de 1º e 2º graus. Conjuntos e Subconjuntos. Exponencial e Logaritmos. Matrizes e Sistemas Lineares. Limites e Continuidades. Diferenciação. Integração Simples. Funções de Várias Funções. : CUNHA, F. et al. Matemática Aplicada. São Paulo: Atlas, FLEMMING, D. M., GONÇALVES, M.B. Cálculo A: Funções, Limite, Derivação e Integração. São Paulo: Makron, 1992 MARANHÃO, Maria Cristina S.A. Matemática. São Paulo, Cortez, : LEITHOLD, Louis. Matemática aplicada à economia e administração. São Paulo: Harbra, MACHADO, Antônio dos Santos. Matemática: conjuntos e funções. São Paulo: Atlas, 1988 Filosofia e Ética Turma: Termo: 1º Ano: 2007 Carga Horária:

22 22 Estudo da história e evolução do pensamento filosófico e científico, sobre o enfoque e contexto da ciência da Administração. Conceitos de ética. Código de Ética Profissional. A Nova Ética das Empresas. : ARANHA, M.L. de Arruda, MARTINS, M.H. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, SUNG, Jung Mo; SILVA, Jossuí Cândido da. Conversando sobre ética e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2003 : ASHLEY, P. A. (Org.) Ética e responsabilidade social nos negócios. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005 Turma: Termo: 1º Psicologia Aplicada à Administração Ano: 2007 Carga Horária: Conceito de estudo e aplicações da ciência psicológica. Abordagem sobre a contribuição da psicologia no relacionamento homem-organização. As relações humanas nas organizações, liderança, motivação e trabalho, poder e conflito. Psicologia do Consumidor. : BERGAMINI, C.W. A Psicologia Aplicada à Administração de Empresas: Psicologia do Comportamento Organizacional. São Paulo: Atlas, 1990 BERNHOEFT, R.. Trabalhar e Desfrutar: Equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Rio de Janeiro: Nobel, 1991 BOWDITCH, J.L., BUONO, A. F. Elementos do Comportamento Humano. São Paulo: Pioneiras, 1992 : DEJOURS, C. et al. Psicodinâmica do Trabalho. São Paulo: Atlas, DAVIS, K., NEWSTROM, J.W. Comportamento Humano no Trabalho. São Paulo: Pioneira, 1996 MINICUCCI, A. Psicologia Aplicada à Administração. São Paulo: Atlas, 1992 Turma: Termo: 1º Sociologia Aplicada à Administração Ano: 2007 Carga Horária: Fundamentos sociológicos: indivíduo, cultura e sociedade. Processos sociais: status e papéis, os grupos sociais. Estrutura e organização social: as organizações como instituições sociais. Estratificação social, modalidade e mudança. A abordagem da sociologia do trabalho: relações sociais e relações de trabalho. A organização dos processos de trabalho. A sociedade das organizações, a burocracia e a globalização. Comportamento organizacional, poder e grupos de pressão. : BERNARDES, C. Sociologia aplicada à Administração. São Paulo: Atlas, 1996 COSTA, C. Sociologia. São Paulo: Moderna, 1998 VILA NOVA, S. Introdução à sociologia. São Paulo: Atlas, 2000 LAKATOS, Eva M. Sociologia geral São Paulo: Atlas, 1999 : DURKHEIM, E. Da divisão do trabalho social São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Os pensadores) LAKATOS, E. M. Sociologia da Administração São Paulo: Atlas, 1997 MARX, K Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Bomtempo, 2004

23 23 Turma: Termo: 1º Ano: 2007 Direito Empresarial Carga Horária: Visão preliminar e global do Direito Empresarial e sua Evolução Histórica. O campo de atuação do direito empresarial. A autonomia e fontes do DE. Direito Constitucional. Direito Comercial: conceito de comerciante, atos de comércio, sociedades comerciais e responsabilidades de sócios. Novos contratos comerciais (leasing, franchising e factoring). Elementos de identificação da empresa. Títulos de créditos. Direito familiar e concordatário. Alterações do Código Civil, com reflexo no Direito Empresarial. Basico BRANCATO, Ricardo Teixeira. Instituições de Direito Público e de Direito Privado. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho e Legislação. São Paulo: Atlas, PINHO, Ruy Rebello; NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Instituições de Direito Publico e Privado. São Paulo: Editora Atlas, 2004 CORREIA, M. O. G. Ações Coletivas e o Direito do Trabalho. Rio de Janeiro: Saraiva, DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. São Paulo: Atlas, POLETTI, R. Introdução ao Direito. Rio de Janeiro: Saraiva, Turma: Termo: 1º Ano: 2007 Língua Portuguesa Carga Horária: Linguagem, língua e fala. Comunicação verbal. Estruturação de períodos e de parágrafos. Estudo sistêmico de ortografia, acentuação, pontuação, conjugação e regência verbal, concordância e colocação pronominal. ALMEIDA, Antônio F. Português Básico: Gramática, Redação e Texto. São Paulo: Atlas,1992. ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, ANDRADE, M. M. e HENRIQUES, A. Língua Portuguesa. São Paulo: Atlas, MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, última Edição. MEDEIROS, João B. e GOBBES, Adilson. Dicionário de Erros Correntes da Língua Portuguesa. São Paulo: Atlas, PAULA, Everton de. Português Contemporâneo. São Paulo: Atlas, º TERMO Cód.Disc. Disciplinas CH Pré-requisito 345 A29 Evolução das Teorias Administrativas D10 Direito Do Trabalho e Previdenciário E03 Éstatística Aplicada à Organização L02 Leitura e Produção de Texto E05 Micro e Macroeconomia C01 Contabilidade Geral 80 Total 400 Evolução das Teorias Administrativas

24 24 Turma: Termo: 2º Ano: 2007 Carga Horária: 80 horas A moderna administração: o campo de trabalho da administração. As Transformações das Organizações. Os Pré-Requistos e Mudanças no Papel do Administrador. O processo administrativo: o planejamento, a organização, a direção e o controle. CHIAVENATO, I. Administração de Empresas: Uma Abordagem Contingencial. São Paulo: Makron Books, FAYOL, H. Administração industrial e geral: previsão, organização, comando, coordenação e controle. São Paulo: Atlas, MOREIRA, Daniel Augusto. Reengenharia: dinâmica para mudanças. São Paulo: Pioneira MOTTA, F. C. Prestes. Teoria Geral da Administração: Uma introdução. São Paulo: Pioneira, última edição. AKTOUF, O. Administração Entre a Tradição e a Renovação. São Paulo: Atlas,1996. BARROS, B. T. de., SPYER, M.A. Estilo Brasileiro de Administrar. São Paulo: Atlas, HAMPTON, David R. Administração: comportamento organizacional. São Paulo: McGraw-Hill, TAYLOR, Frederick W. Princípios da Administração Científica 8ª ed. São Paulo: Atlas Direito do Trabalho e Previdenciário Turma: Termo: 2º Ano: 2007 Carga Horária: Exame do Direito do Trabalho, como emergente de uma realidade social diferenciada possibilitando a compreensão de seus princípios básicos. Tipos de contratos de trabalho, alterações e rescisões. Profissões regulamentadas. Direito Assistencial e Coletivo. Greves e Sindicalismo. Fiscalização do Trabalho. Segurança e Medicina do Trabalho. Direito Previdenciário e análise da Previdência Social, seu conceito e evolução. Relação jurídica da Previdência Social nos dias atuais e suas implicações. CARRION, Valentin. Comentários a Consolidação das Leis do Trabalho. São Paulo: Saraiva, MARTINS, Sergio Pinto. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: Editora Dialética, NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciação ao Direito do Trabalho. São Paulo: Editora LTR, CAMPANHOLE, Adriano; CAMPANHOLE, Hilton Lobo. Consolidação das leis do trabalho e legislação completar. São Paulo; Atlas, MARANHÃO, Délio. Direito do trabalho. Rio de Janeiro: FGV, OLIVEIRA, Juarez de. Consolidação das leis do trabalho. São Paulo: Saraiva, Estatística Aplicada à Organização Turma: Termo: 2º Ano: 2007 Carga Horária: 80 horas

25 25 Conceitos Básicos. Séries Estatísticas. Medidas Estatísticas. Preparação de Dados para Análise. Elaboração de Tabelas e Gráficos e sua interpretação. Probabilidades. Distribuição de probabilidades. Teorias da Amostragem. Aplicações dos softwares estatísticos com uso do Computador. Testes de hipóteses sobre as provas paramétricas e não-paramétricas aplicáveis à pesquisa no campo da Administração. ANDERSON, David R.; SWEENEY, Dennis J; WILLIAMS, Thomas A. Estatística aplicada à administração e economia. São Pulo: Pioneira Thomson Learning, FONSECA, J. S. da., MARTINS, G. de A. Curso de Estatística. São Paulo: Atlas, VIEIRA, Sônia. Princípios de estatística. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, FONSECA, J. S. da., MARTINS, G. de A., TOLEDO, G. L. Estatística Aplicada. São Paulo: Atlas, MARTINS, G. de A., DONAIRE, D. Princípios de Estatística. São Paulo: Atlas, MILONI, G., ANGELINI, F. Estatística Aplicada: números-índice, regressão e correlação e séries temporais. São Paulo: Atlas, SILVA, E. M. de et al. Tabelas de Estatística. São Paulo: Atlas, Leitura e Produção de Texto Turma: Termo: 2º Ano: 2007 Carga Horária: Técnicas de composição. Percepção, Abstração, Leitura do Mundo. Comunicações Administrativas: cartas, memorandos, s. Interpretação de textos. Relatórios: conceituação e normas para elaboração. Pareceres e laudos técnicos: conceituação e normas para elaboração. Micro e Macroeconomia Turma: Termo: 2º Ano: 2007 Carga Horária: 80 horas A teoria microeconômica. Os mecanismos de mercado e a formação dos preços. A teoria do Consumidor. A teoria da firma. As estruturas de mercado. O estudo da macroeconomia. A mensuração dos agregados macroeconômicos: a contabilidade social. A teoria da determinação de renda. Moeda e sistema financeiro. O lado real e o lado monetário da economia e sua articulação. Os conceitos de crescimento, desenvolvimento e os ciclos econômicos. EQUIPE de Professores da USP. Manual de economia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, HALL, Robert E.; LIEBEMAN, Marc. Microeconomia: princípios e aplicações. São Paulo: Pioneira Thonson Learning, MANKIW, N.Gregory. Princípios de Macroeconomia. São Paulo: Pioneira, PINDYCK, R.S.; RUBINFIELD, Daniel L. Microeconomia. 2a.ed. São Paulo: Makron Books, GILL, Richard Thomas. Introdução à macroeconomia. São Paulo: Atlas, HEILBRONER, Robert L. Elementos de macroeconomia. Rio de Janeiro: Zahar, 1972 MANKIW, N.G. Introdução à economia. Rio de Janeiro: Campus, PEREIRA, Jose Matias. Economia Brasileira. São Paulo: Atlas, Contabilidade Geral Turma: Termo: 2º Ano: 2007 Carga Horária: 80 horas

26 26 Introdução à Contabilidade. Técnica Contábil: Registros e Sistemas Contábeis. Relatórios Contábeis. Situação Patrimonial. Balanço Patrimonial. Regime de Competência e Regime de Caixa. Operações com Mercadorias. Demonstração do Resultado do Exercício : ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. São Paulo: Atlas, FERRARI, Ed Luiz. Contabilidade Geral. Rio de Janeiro: Impetus, 2004 MARION, José Carlos. Contabilidade básica. São Paulo: Atlas, 2004 WARREN, Carl S; REEVE, James M; FESS, Philip E. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, : FRANCO, H. Contabilidade Geral. São Paulo: Atlas, IUDÍCIBUS, S. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2000 LEITE, Hélio de Paula. Contabilidade para Administradores. São Paulo: Atlas, º TERMO Cód.Disc. Disciplinas CH Pré-requisito 345 A30 Gestão de Pessoas I A31 Gestão de Produção C03 Contabilidade Gerencial M02 Matemática Financeira I D05 Direito do Consumidor I 02 Informática Aplicada à Administração L03 Comunicação e Redação Empresarial 40 Total 400 Gestão de Pessoas I Turma: Termo: 3º Ano: 2007 Carga Horária: 80 horas Os novos paradigmas da administração. Configuração e Missão da empresa competitiva. O Papel do Profissional e Gestor de Recursos Humanos. A Evolução da Gestão de Recursos Humanos. Os subsistemas de: Administração de Cargos e Salários, Provimento de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento. Gestão do desempenho. BECKER, Brian E.; HUSELID, Mark A.; BEATTY, Dick. Scorecard para recursos humanos. Sao Paulo: Editora campus, BOHLANDER, George W.; SELL, Scot; SHERMAN, Arthur. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, LACOMBE, Francisco. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, KARLOF, Bengt. Conceitos de administração. São Paulo: Nobel, LOBOS, Júlio A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, Gestão da Produção Turma: Termo: 3º Ano: 2007 Carga Horária: 80 horas

27 27 Histórico e Objetivos da Administração da Produção. Conceitos e estrutura da administração de produção. Sistemas de produção. Planejamento Empresarial (Processos e Produtos/Serviços). Planejamento e Controle da Produção (PCP) Arranjo Físico (layout) serviços, escritórios e indústria. Balanceamento de Linhas. Tempos e Movimentos. Previsão de Demanda. Operações de Serviços. Desenvolvimento de novos produtos. Modelos e controle da administração de produção. Manutenção industrial. Qualidade e produtividade. Modelos de qualidade. Competitividade. GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, MARTINS, Petrônio Garcia. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, MOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, SLACK, N., CHAMBERS S., HARLAND, C., HARRISON, A, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção.. São Paulo: Atlas, 1997 CAKLAND, J. S. Gerenciamento da Qualidade Total. São Paulo: Nobel, JURAN, Joseph M.. Controle da qualidade: ciclo dos produtos: inspeção e teste. São Paulo: Makron Books, MOREIRA, D. A. Administração da Produção. São Paulo: Pioneira, Contabilidade Gerencial Turma: Termo: 3º Ano: 2007 Carga Horária: Introdução à Análise de Balanço. Estrutura das demonstrações financeiras. Análise vertical e análise horizontal. Demonstrações contábeis: avaliação de desempenho e desenvolvimento. Informações contábeis para decisões de investimento e financiamento. CREPÁLDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2004 IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de Balanço. São Paulo: Atlas, 1996 RICARDINO ALVÁRO, Contabilidade Gerencial e Societária. São Paulo: Ed Saraiva, 2005 ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanço: um enfoque econômico-financeiro. São Paulo: Atlas, 1998 RIBEIRO, Osni Moura. Estrutura e análise de Balanços Fácil. 6ª ed. Rio de Janeiro: Saraiva, Matemática Financeira I Turma: Termo: 3º Ano: 2007 Carga Horária: Conceituação e campo da aplicação da matemática financeira. Juros simples: juros e montante. Descontos. Juros compostos: juros, montante, presente valor. : ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas aplicações. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2002 HAZZAN, S., POMPEO, J. N., Matemática Financeira. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2005 PUCCINI, A. L., Matemática Financeira: Objetiva e Aplicada. 7.ed. São Paulo: Saraiva, : LEITHOLD, Louis. Matemática aplicada à economia e administração. São Paulo: Harbra, TOSI, A.J., Matemática Financeira com utilização da HP-12C. Ed. compacta. São Paulo:Atlas, Direito do Consumidor Turma: Termo: 3º Ano: 2007 Carga Horária:

28 28 Direitos básicos do consumidor. Práticas comerciais. Os contratos na relação de consumo. A reparação de danos na relação de consumo. Sanções administrativas e penais. A defesa do consumidor em juízo. O sistema nacional de defesa do consumidor. CASTRO, Guilherme Caldas de et al. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. Rio de Janeiro: FGV, DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. São Paulo: Atlas, ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P.W. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000 POLETTI, R. Introdução ao Direito. Rio de Janeiro: Saraiva, LEI Nº 8.078/90. CÓDIGO DO CONSUMIDOR. KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Atlas,1999. LEI Nº 8.078/90. CÓDIGO DO CONSUMIDOR. SCHIFFMAN, L.; KANUK, L. Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, Informática Aplicada à Administração Turma: Termo: 3º Ano: 2007 Carga Horária: 80 horas Conceitos básicos de computação. Aplicativos mais utilizados: Word, Excel e Power Point. Ferramentas de apoio à decisão: Banco de Dados, Data Warehouse, Datamining, planilhas eletrônicas, ferramentas gráficas, manuseio e transferência de dados, Editor de HTML e páginas de Internet. CORNACHIONI JÚNIOR, E. B. Informática às Áreas de Contabilidade, Administração e Economia. São Paulo: Atlas, LANCHARRO, Eduardo A., Informática básica. São Paulo: Makron, 1998 STAIR, Ralph M; REYNOLDS, George W. Princípios de Sistemas de Informação: uma abordagem gerencial. 4 a.ed. Rio de Janeiro: LTC, ALBERTINI, A.L. Administração de Informática: funções e fatores críticos de Sucesso. São Paulo: Atlas, NORTON, Peter. Introdução à informática. São Paulo: Makron Books, SANTOS, Ademar de Araújo. Informática na empresa. São Paulo: Atlas, Comunicação e Redação Empresarial Turma: Termo: 3º Ano: 2007 Carga Horária: Comunicação: Conceitos, tipos, elementos do processo de comunicação, métodos e técnicas de aplicação. Linguagem e Comunicação. Leitura. Comunicação escrita: Redação documental e técnica. Comunicação na era digital.

29 29 ALMEIDA, Antonio Fernando de. Português básico: gramática, redação, texto. São Paulo: GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. São Paulo: Makron Books, MEDEIROS, J.B. Redação Empresarial. São Paulo: Editora Atlas, ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática metódica da língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, KOCK, Ingedore Villaca; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Coesão Textual. 11ª.ed. São Paulo: Contexto, MARTINS, Dileta Silveira. Português Instrumental. 19ª. Ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, º TERMO Cód.Disc. Disciplinas CH Pré-requisito 380D11 Direito Tributário A03 Organização, Sistemas e Métodos I M05 Administração Mercadológica I A32 Gestão de Pessoas II A A33 Gestão de Materiais e Logística M05 Matemática Financeira II M02 142P08 Metodologia da pesquisa científica I 40 Total 400 Direito Tributário Turma: Termo: 4º Ano: 2007 Carga Horária: 80 horas Análise integrada do Direito Tributário no contexto jurídico. Princípios e normas gerais. Obrigações Tributárias. Fator Gerador e Crédito Tributário. Sujeitos da Obrigação e Isenção Tributária. Ilícitos e Sanções em Matéria Tributária. Evasão e Elisão Fiscal. Princípios Constitucionais Tributários. Legalidade. Capacidade Contributiva, Progressividade, Anterioridade, Retroatividade. Interpretação do Direito Tributário. Imunidade e Isonomia. ITBI e IPTU. : CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL, São Paulo: Atlas, 2001 PINHO, Ruy Rebello; NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Instituições de Direito Público e Privado. São Paulo: Editora Atlas, 2004 HARADA, Kiyoshi. Direito Financeiro e tributário. São Paulo: Editora Atlas, 2006 CHIMENTI, Ricardo Cunha. Direito Tributário. São Paulo: Editora Saraiva, 2005 : MARTINS, Ives Gandra. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Editora Saraiva, 2001 BRASIL. Código Tributário Nacional, POLETTI, R. Introdução ao Direito. Rio de Janeiro: Saraiva, Organização, Sistemas e Métodos I Turma: Termo: 4º Ano: 2007 Carga Horária: Análise organizacional. Estrutura organizacional (estruturas atuais e tendências). Mudança estrutural. Modelos de análise organizacional. Análise de processos. Identificação e mapeamento de processos organizacionais. Ferramentas de mapeamento, monitoramento, controle e melhoria de processos. Apresentação de casos práticos

30 30 ARAÚJO, Luís César G. de. Organização, sistemas e métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, CRUZ, Tadeu. Sistemas, organização e métodos: estudo integrado das novas tecnologias da informação e introdução à gerência do conteúdo e conhecimento. São Paulo: Atlas, MANGANOTE, Edmilson José Tonelli. 3 a.ed. Organização, Sistemas & Métodos. Campinas, Alínea, CURY, A. Organização e Métodos: Uma Visão Holística. Perspectiva comportamental & Abordagem Contingencial. São Paulo: Atlas, LIMA, Suzana Maria Valle. Mudança organizacional: teoria de gestão. Rio de Janeiro: FGV, MORGAN, Garet. Imagens da organização. São Paulo; Atlas, Administração Mercadológica I Turma: Termo: 4º Ano: 2007 Carga Horária: Visão geral de marketing e seu papel nas organizações. Estudo e analise do ambiente de marketing. Segmentação. Comportamento do Consumidor. Composto de Marketing e Marketing Integrado. Planejamento e Estratégia de Marketing. Desenvolvimento de novos produtos. Elaboração do Plano de Marketing. Basica CHURCHILL, G. Marketing Criando Valor para os Clientes. Editora Saraiva, KOTLER, P. Administração de Marketing. São Paulo. 10ª. Edição. São Paulo: Editora Atlas, KOTLER, Philiph; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Markerting. São Paulo: Pearson Brasil, KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Serviços. São Paulo: Atlas, Gestão de Pessoas II Turma: Termo: 4º Ano: 2007 Carga Horária: Modelos Contemporâneos de Recursos Humanos: Gestão do Conhecimento por Competência. Scorecard para recursos humanos. A função estratégica de recursos humanos. Planejamento estratégico de recursos humanos. Relações trabalhistas e negociação. Cidadania Organizacional e Controle de recursos humanos. Processos motivacionais e trabalho em equipe. BOHLANDER, George W.; SELL, Scot; SHERMAN, Arthur. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, LACOMBE, Francisco. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, BECKER, Brian E.; HUSELID, Mark A.; BEATTY, Dick. Scorecard para recursos humanos. Sao Paulo: Editora campus, CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, KARLOF, Bengt. Conceitos de administração. São Paulo: Nobel, LOBOS, Júlio A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, Gestão de Materiais e Logística Turma: Termo: 4º Ano: 2007 Carga Horária: 80 horas

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

Informações sobre o Curso de Administração

Informações sobre o Curso de Administração Objetivo Geral do Curso: Informações sobre o Curso de Administração Prover a sociedade de profissional dotado de senso crítico e comportamento ético-profissional qualificado. Um Administrador criativo,

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Concepção do Curso de Administração

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Concepção do Curso de Administração CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Concepção do Curso de Administração A organização curricular do curso oferece respostas às exigências impostas pela profissão do administrador, exigindo daqueles que integram a instituição

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 128/2014- COU/UNICENTRO. DISPOSITIVOS DO PROJETO PEDAGÓGICO APROVADO POR ESTA RESOLUÇÃO, ESTÃO ALTERADOS PELA RESOLUÇÃO Nº 26/2009-COU/UNICENTRO.

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 5 05

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS DENOMINAÇÃO: CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS DENOMINAÇÃO: CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIPLOMA CONFERIDO: BACHAREL NÚMERO DE VAGAS: 100 VAGAS ANUAIS NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA: 50 alunos

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no início do ano 2000, para os matriculados no 1º semestre.

R E S O L U Ç Ã O. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no início do ano 2000, para os matriculados no 1º semestre. RESOLUÇÃO CONSEPE 30/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

Faculdade Figueiredo Costa 16/73

Faculdade Figueiredo Costa 16/73 16/73 CAPITULO IV GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PERFIL PROFISSIONAL O Curso de Graduação em Administração deve ensejar como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 18/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 64/2011 Altera a Resolução nº. 57/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico

Leia mais

FACULDADE PASCHOAL DANTAS

FACULDADE PASCHOAL DANTAS FACULDADE PASCHOAL DANTAS PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO ÊNFASE GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SÃO PAULO - SP NOVEMBRO DE 2008 ÍNDICE 1. Visão e Missão da FPD...3 2. ORGANIZAÇÃO

Leia mais

ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA Linguagem e Interpretação de Texto 80 Contabilidade I 80 Economia 80 Matemática 80 Teoria Geral da Administração

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 8 Noturno Currículo nº 8 Reconhecido pelo Decreto n 83.799, de 30.07.79, D.O.U. de 31.07.79 Renovação de Reconhecimento Decreto

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento ético

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Matemática I 1º PERÍODO Matrizes e sistemas lineares. Funções: lineares, afins quadráticas,

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

PROPOSTA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2012.2. Noturno

PROPOSTA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2012.2. Noturno PROPOSTA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2012.2 DENOMINAÇÃO: PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO: PORTARIA DE RECONHECIMENTO: REGIME ESCOLAR: NÚMERO DE VAGAS ANUAIS: TURNOS DE FUNCIONAMENTO: NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. Disciplina I Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Prérequisito s Carga Horária

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 16/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase Cód. I

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular vigente a partir de 2010/1 Fase Cód. Disciplina Carga Horária Prérequisitos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. 1. TURNOS: Matutino HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração Noturno. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos

ADMINISTRAÇÃO. 1. TURNOS: Matutino HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração Noturno. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos ADMINISTRAÇÃO 1. TURNOS: Matutino HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração Noturno GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Administração PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos Máximo = 8 anos 2. HISTÓRICO DO CURSO

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CONCEPÇÃO DO CURSO. Perfil do curso

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CONCEPÇÃO DO CURSO. Perfil do curso CURSO DE ADMINISRAÇÃO CONCEPÇÃO DO CURSO Perfil do curso O curso superior de Administração ora proposto foi estruturado em função das orientações e normas da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS Missão A principal missão do Curso de Relações Internacionais é formar, a partir de pesquisa e desenvolvimento pedagógico próprios, mediante

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 6 ANEXO II METODOLOGIAS (A) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 7 A) Metodologias utilizadas no Curso de Administração, bacharelado: a) Aulas Expositivas, Fórum de Debates, Dinâmica de Grupo, Seminários, Estudos de

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO Administração LFE em Administração de Empresas Lajeado 4811 Administração LFE em Administração

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCA GESTÃO DO AGRONEGÓCIO. COORDENADOR DO CURSO DE GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Aziz Galvão da Silva Júnior aziz@ufv.

Currículos dos Cursos do CCA GESTÃO DO AGRONEGÓCIO. COORDENADOR DO CURSO DE GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Aziz Galvão da Silva Júnior aziz@ufv. 48 GESTÃO DO AGRONEGÓCIO COORDENADOR DO CURSO DE GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Aziz Galvão da Silva Júnior aziz@ufv.br Catálogo de Graduação 2002 49 CURRÍCULO DO CURSO DE GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Bacharelado ATUAÇÃO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. (Resumido)

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. (Resumido) FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES Curso de Administração reconhecido pelo Decreto Federal nº 78.951, publicado no D.O.U. de 16-12-1976 Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NOME DO CURSO: Curso de Administração TÍTULO: Bacharel em Administração TURNO: Diurno e Noturno CARGA HORÁRIA: 3.300 horas aula NÚMERO DE VAGAS: 200 Anuais COORDENADOR:

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Matemática I CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 1º PERÍODO Matrizes e sistemas lineares. Funções: lineares, afins quadráticas, exponenciais

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O currículo ora alterado e implantado no início do ano letivo de 2001, deve ser aplicado:

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O currículo ora alterado e implantado no início do ano letivo de 2001, deve ser aplicado: RESOLUÇÃO CONSEPE 43/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, REGIME SERIADO ANUAL, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO O Curso de Secretariado Executivo das Faculdades Integradas de Ciências Exatas Administrativas e Sociais da UPIS, reconhecido pelo MEC desde 1993, pela Portaria 905, de 24.06,1993,

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª FACULDADE MORAES JÚNIOR DAS DISCIPLINAS POR CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Duração do Curso: 4 anos. Total de 3.200 horas-aula CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª Contabilidade e Análise

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº09/2011 Aprova a estrutura curricular do Curso de Administração do Centro de

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ADMINISTRAÇÃO. CRÉDITOS Obrigatórios: 176 Optativos: 24. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ADMINISTRAÇÃO. CRÉDITOS Obrigatórios: 176 Optativos: 24. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:12:25 Curso : ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013

Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios. Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Missão A missão do curso é formar profissionais em Ciências Contábeis com elevada competência técnica, crítica, ética e social, capazes de conceber

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EMENTA DAS DISCIPLINAS 1º Período GADM 7712-TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (4.0.0) 4 Introdução; Antecedentes Históricos;

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Graduação Tecnológica em Marketing

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Graduação Tecnológica em Marketing PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Graduação Tecnológica em Marketing Porto alegre, 2011 1 1. Objetivos do Curso O projeto do curso, através de sua estrutura curricular, está organizado em módulos, com certificações

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

O Curso de Administração da ESAG. Prof. Dr. Nério Amboni (ESAG/UDESC) 2011.2

O Curso de Administração da ESAG. Prof. Dr. Nério Amboni (ESAG/UDESC) 2011.2 O Curso de Administração da ESAG Prof. Dr. Nério Amboni (ESAG/UDESC) 2011.2 Missão da ESAG A ESAG tem por missão realizar o ensino, a pesquisa, a extensão, de modo articulado, a fim de contribuir na formação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRÁT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRÁT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

MBA Gestão de Negócios e Pessoas

MBA Gestão de Negócios e Pessoas PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Nome do Curso MBA Gestão de Negócios e Pessoas Área de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas Nome do Coordenador do Curso e Breve Currículo: Prof.

Leia mais

31956 Monografia II 31926

31956 Monografia II 31926 Currículo Novo 2006/01 Duração: 182 créditos 2.730h, acrescidas de 270h de atividades complementares, totalizando 3.000h 31544 Teoria das Organizações I - 31554 Matemática I - 31564 Teoria das Organizações

Leia mais

Administração. Curso de Graduação Bacharelado em

Administração. Curso de Graduação Bacharelado em Curso de Graduação Bacharelado em Administração O curso de Administração está enquadrado como uma ciência social aplicada. Estuda-se em profundidade técnicas e instrumentos analíticos, além de simulações

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 6, DE 10 DE MARÇO DE 2004 (*)

RESOLUÇÃO Nº 6, DE 10 DE MARÇO DE 2004 (*) RESOLUÇÃO Nº 6, DE 10 DE MARÇO DE 2004 (*) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. O Presidente da Câmara de Educação

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais Especialização em Gestão Estratégica de Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013 O curso de Especialização em Gestão

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 72/2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação, modalidade

Leia mais

Curso de Administração Informações da Disciplina: Administração Financeira I

Curso de Administração Informações da Disciplina: Administração Financeira I Administração Financeira I Timóteo Ramos Queiróz Conhecer, identificar e saber realizar as funções do administrador que dizem respeito às decisões financeiras de curto e às formas de mensuração da criação

Leia mais

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO. COORDENADORA Viviane Silva Lírio vslirio@ufv.br

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO. COORDENADORA Viviane Silva Lírio vslirio@ufv.br GESTÃO DO AGRONEGÓCIO COORDENADORA Viviane Silva Lírio vslirio@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2009 93 Currículo do Curso de Gestão do Bacharelado ATUAÇÃO O Gestor do será capacitado, ao longo de sua

Leia mais

ESTRUTURA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP)

ESTRUTURA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP) ESTRUTURA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP) OBRIGATÓRIAS (6 disciplinas de 60 h cada = 360 h) Estado, Sociedade e Administração Pública O Estado, elementos constitutivos, características

Leia mais

GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO APRESENTAÇÃO

GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO APRESENTAÇÃO GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO APRESENTAÇÃO O Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande FAC- CG, criado por meio da Portaria MEC 2.001 de 22/07/2003, publicada no DOU de 23/07/2003, foi implementado

Leia mais

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Números Reais; Expressões Algébricas; Equação do 1º grau; Equação do 2º grau; Logaritmos; Conjuntos; Funções;

Leia mais

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática Serviço Público Manutenção e Suporte em Informática Wilson Pedro Coordenador do Curso de Serviço Público etec_sp@ifma.edu.br Carla Gomes de Faria Coordenadora do Curso de Manutenção e Suporte em Informática

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO Anexo II da Resolução nº, de de de 2008. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO 1. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Comunicação e linguagem; estrutura do

Leia mais

FACULDADE REDENTOR NUCLEO DE APOIO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE REDENTOR NUCLEO DE APOIO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE REDENTOR NUCLEO DE APOIO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Justificativa: As transformações ocorridas nos últimos anos têm obrigado as organizações a se modificarem constantemente e de forma

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA 2013-2

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA 2013-2 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA 2013-2 A Coordenação do Curso de Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Sinop, torna público que de acordo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE S (ÁREA: GESTÃO) TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização:A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA PUBLICIDADE E PROPAGANDA Nome IES: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC 1 CURSO: AGRONOMIA Dados de identificação da Universidade de Cuiabá - UNIC Dirigente da Mantenedora Presidente: Ed. Rodrigo Calvo Galindo

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) CIÊNCIAS CONTÁBEIS CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu PORTFÓLIO ESPECIALIZAÇÃO / MBA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Sumário ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE... 2 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO... 2 ÁREA: COMUNICAÇÃO E LETRAS...

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº Reconhecido pelo Decreto Federal n 8.1, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 106, de 1.0.11 DOE nº 85

Leia mais

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº2 Reconhecido pelo Decreto Federal n 82.413, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 1064, de 13.04.11 DOE

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PROCESSOS GERENCIAIS (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008.

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. Título: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Turno: Noturno

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: SISTEMAS DA INFORMAÇÃO MISSÃO DO CURSO Os avanços da ciência, a melhoria dos processos produtivos e a abertura de mercado, são exemplos de fatores que contribuíram

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 36 / 2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Línguas Estrangeiras

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: CST em Gestão em Recursos Humanos MISSÃO DO CURSO A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da ESTÁCIO EUROPAN consiste em formar

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

Objetivos Específicos Os objetivos específicos demostram que ao final do curso os alunos deverão estar aptos a:

Objetivos Específicos Os objetivos específicos demostram que ao final do curso os alunos deverão estar aptos a: CURSO: Graduação em Marketing ( graduação) Missão O Curso de Graduação em Marketing tem como missão formar profissionais com capacidade de criar, planejar, executar e controlar processos de marketing que

Leia mais

CÓD. 1739 - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TURNO: NOITE Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR

CÓD. 1739 - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TURNO: NOITE Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR Aprovado no CONGRAD: 08.05.2012 Vigência: para os ingressos a partir 2012/2 CÓD. 1739 - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TURNO: NOITE Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR CÓD. ÁREAS DE FORMAÇÃO I - CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educação que valoriza o seu tempo: presente e futuro

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educação que valoriza o seu tempo: presente e futuro EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação que valoriza o seu tempo: presente e futuro Educação a Distância Os mesmos professores. A mesma aula. O mesmo diploma. A única diferença é a sala de aula que fica em suas

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS DIPLOMA CONFERIDO:

Leia mais

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí ESTRUTURA E CONTEÚDO CURRICULAR Organização Curricular do Curso A grade curricular do Curso de Bacharelado em Administração das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí está fundamentada em dois grandes blocos.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 90/ 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Relações Públicas, Bacharelado,

Leia mais

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com. ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.br CPC Conceito Preliminar de Curso 1 - Nota dos Concluintes no ENADE

Leia mais

DURAÇÃO DO CURSO O Curso de Ciências Contábeis, bacharelado poderá ser integralizado em um período de no mínimo 8 (oito) semestres e no máximo 16

DURAÇÃO DO CURSO O Curso de Ciências Contábeis, bacharelado poderá ser integralizado em um período de no mínimo 8 (oito) semestres e no máximo 16 DURAÇÃO DO CURSO O Curso de Ciências Contábeis, bacharelado poderá ser integralizado em um período de no mínimo 8 (oito) semestres e no máximo 16 (dezesseis) semestres. PERFIL DO EGRESSO O perfil desejado

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Modalidade: Educação a Distância 1. HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Administração PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 6 anos 2. HISTÓRICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI APROVA A ALTERAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR E ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM MARKETING E O REGULAMENTO

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS LAGES Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO

Leia mais