Caminho de transformação e uma opção de vida.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caminho de transformação e uma opção de vida."

Transcrição

1

2 Caminho de transformação e uma opção de vida.

3 Baseada em: Princípios filosóficos; Observação de fenômenos da natureza; Influência das Energias no ser humano; Dualidade energética. O objetivo das práticas terapêuticas baseadas na MTC é compreender os fatores que propiciaram ao indivíduo o seu desequilíbrio energético e tentar estabelecer a fluidez energética obtendo o equilíbrio.

4 Este tratamento energético pode ser obtido através de diversas práticas terapêuticas orientais, como: Acupuntura; Moxabustão; Ventosa; Massagem; Fitoterapia; Tchi Kun; I Ching; Astrologia Chinesa.

5 No ocidente, acredita-se que as práticas terapêuticas orientais são uma maneira apenas de tratamento das doenças. Isto é um erro! Estas práticas são integrantes de uma ciência com conceitos próprios, diferentes e independentes dos conceitos da medicina ocidental.

6

7

8

9 O Tao não pode ser definido, só podendo ser compreendido através de percepção direta, pois está além do alcance do racional. Tudo o que for escrito sobre ele não é o Tao verdadeiro, mas, mesmo assim, torna-se necessário a tentativa frustrada de explicá-lo. As palavras limitam e o Tao não tem limites.

10 Compreendendo o movimento do Tao, os sábios distinguiram duas categorias básicas a que denominaram Yin e Yang, movimentos opostos, mas que não existem um sem o outro e mais ainda: um nasce do outro e o outro do um, em eterna mutação.

11

12 A teoria do Yin e Yang, têm permeado a filosofia chinesa há séculos, sendo radicalmente diferente de qualquer ideia filosófica ocidental. Yin e Yang representam qualidades opostas, mas também complementares. Cada coisa ou fenômeno poderia existir por si mesma ou pelo seu oposto. Além disso, Yin contém a semente de Yang e vice-versa.

13 Todos os fenômenos do universo encerram os dois aspectos opostos do Yin e Yang, como o dia e a noite, a atividade e o repouso, etc. Percebemos que tudo é constituído pelo movimento e a transformação dos dois aspectos Yin e Yang.

14 O caractere chinês Yin, indica o lado com sombra de uma colina e o caractere chinês Yang indica o lado ensolarado. Então, podemos dizer que também indicam: escuridão e luminosidade ou sombreado e brilhante.

15

16 Cada fenômeno pode pertencer ao Yin ou Yang, mas sempre irá conter a semente do estágio oposto em si mesmo.

17 Na sua forma mais pura e rarefeita, Yang e totalmente imaterial e corresponde à energia pura e Yin no seu estado mais áspero e denso é totalmente material e corresponde à substância. A partir deste ponto de vista, energia e matéria são dois estados de um contínuo, com um número de possibilidades infinitas de estados de agregação.

18

19

20 Aspectos do relacionamento

21 Os aspectos principais do relacionamento Yin e Yang podem ser resumidos em quatro: Oposição do Yin e Yang; Relação recíproca do Yin e Yang; Consumo mútuo do Yin e Yang; Inter-relacionamento do Yin e Yang.

22 Yin e Yang são tanto estágios opostos de um ciclo como estados de agregação. Nada no mundo natural escapa desta oposição. E é esta contradição interna que constitui a força motriz de toda modificação, desenvolvimento e deterioração das coisas.

23 A oposição não é absoluta, assim como nada é totalmente Yin ou totalmente Yang. Tudo contém a semente do seu oposto. Além disso, a oposição do Yin e Yang é relativa, assim como a qualidade Yin ou Yang.

24 Embora opostos, um não pode existir sem o outro. São interdependentes. Esta relação recíproca que liga intimamente o Yin e o Yang faz com que não se possa separar um princípio do outro e que nenhum dos dois possa existir separadamente. O dia é oposto à noite, não pode haver atividade sem descanso, energia sem matéria ou contração sem expansão.

25 Yin e Yang estão num constante estado de equilíbrio dinâmico. Não estão em repouso, mas em movimento de crescimento e decrescimento mútuo.

26 Além do estado de equilíbrio existem 4 possíveis estados de desequilíbrio: Plenitude do Yin Quando o Yin estiver em plenitude, provocará uma diminuição de Yang, isto é, o excesso de Yin consome o Yang. Plenitude do Yang Quando o Yang estiver em plenitude, provocará uma diminuição de Yin, ou seja, o excesso de Yang consome Yin.

27 Deficiência do Yin Quando o Yin estiver deficiente, o Yang aparecerá em excesso. Deficiência do Yang Quando o Yang estiver deficiente, o Yin aparecerá em excesso.

28 A partir de uma certa quantidade de um elemento, pode ocorrer a mudança de um aspecto para o oposto, ou seja, pode-se transmutar do Yin para o Yang e viceversa. Segundo o Nei Jing: Deve-se haver repouso após um movimento exagerado, um Yang excessivo, tornar-se-á um Yin.

29

30

31 A teoria dos cinco elementos (ou dos cinco movimentos) considera que o universo e formado pelo movimento e transformação dos cinco princípios representados por: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Os cinco movimentos representam, os cinco elementos básicos que constituem a natureza.

32 Os cinco elementos também simbolizam cinco direções diferentes de movimentos dos fenômenos naturais, ou seja: A Madeira representa o movimento expansivo e exterior em todas as direções; O Fogo representa o movimento ascendente; A Terra representa a neutralidade ou estabilidade; O Metal representa o movimento contraído e interior; A Água representa o movimento descendente.

33

34 Cada um dos cinco elementos representa uma estação no ciclo anual. Assim temos: A Madeira corresponde à primavera e está associada ao nascimento; O Fogo corresponde ao verão e está associado ao crescimento; A Terra corresponde à inter-estação e está associada à transformação; O Metal corresponde ao outono e está associado à colheita; A Água corresponde ao inverno e está associada ao armazenamento.

35

36

37

38

39 A Madeira, por sua combustão, é capaz de gerar o fogo, assim como promover sua intensidade. Após a combustão da Madeira, restam cinzas, que são incorporadas à Terra. Ao longo dos anos, a Terra, sob o efeito de grandes pressões, produz os Metais. E dos metais e rocha brotam as fontes de Água. Por outro lado, a Água dá vida aos vegetais e, gerando a Madeira, fecha o ciclo da natureza.

40

41 Na concepção oriental sobre natureza, o Metal tem a capacidade de cortar a Madeira, além disso, as rochas e os metais podem impedir o crescimento da raiz das árvores (Madeira). A Madeira cresce absorvendo os nutrientes da Terra, empobrecendo-a, e as raízes e árvores, quando muito longas, perfuram e racham a Terra. A Terra, por seu lado, impede que a Água se espalhe, absorvendo-a. Que a Água possa dominar o Fogo é muito compreensível. O Fogo domina o Metal, pois o Metal é derretido pelo Fogo.

42

43

44 A teoria dos órgãos Zang Fu se refere às relações entre os diversos sistemas orgânicos. O termo chinês pode ser traduzido como Teoria dos Órgãos (Zang) e Vísceras (Fu).

45 Na Medicina Tradicional Chinesa, os órgãos internos do corpo humano estão divididos em três grupos: Cinco órgãos (Zang) ; Seis vísceras (Fu) ; Órgãos extraordinários.

46 Os 5 órgãos (Zang) incluem o Coração, o Fígado, o Baço, o Pulmão e o Rim. Têm a função de produzir e armazenar substâncias vitais. As 6 vísceras (Fu) são a Vesícula Biliar, o Estômago, o Intestino Grosso, o Intestino Delgado, a Bexiga e o Triplo Aquecedor. Suas características comuns são transportar, transformar e maturar água e alimento.

47 Os órgãos extraordinários referem-se ao cérebro, a medula, os ossos, os vasos sanguíneos e o útero. Embora possam também ser chamados órgãos (Fu), suas funções são diversas daquelas mencionados acima. Assim eles são chamados órgãos extraordinários.

48 Coração; Fígado; Baço/Pâncreas. Pulmão; Função de produzir, transformar, regular e armazenar as substâncias fundamentais. Rim;

49 Governa o Sangue; Abriga a mente (Espírito Shen); Controla os Vasos Sanguíneos; Sono e sonhos; Abre-se na Língua; Controla a sudorese; Sonhos com fogo, risadas.

50 Função: Circulatório Elemento: Fogo (Imperial) Estação: Verão Horário: 11:00 13:00 Órgão/Sentido: Língua/Fala Tecido: Vasos Ornamento: Tez Emoção: Alegria Sabor: Amargo Energia: Calor Cor: Vermelho

51

52 Governar o sangue (Xue); Proteger o Coração; Relaciona-se com às emoções.

53 Função: Circulatório Elemento: Fogo (Ministerial) Estação: Verão Horário: 19:00 21:00 Órgão/Sentido: Língua/Fala Tecido: Vasos Ornamento: Tez Emoção: Alegria Sabor: Amargo Energia: Calor Cor: Vermelho

54

55 Armazena o Sangue (Xue); Promove o Fluxo suave de Qi; Controla os tendões; Manifesta-se nas unhas; Abre-se nos olhos; Abriga a Alma etérea; É afetado pela raiva; Sonhos com floresta.

56 Função: Hepática Elemento: Madeira Estação: Primavera Horário: 01:00 03:00 Órgão/Sentido: Olhos/Visão Tecido: Tendões Ornamento: Unhas Emoção: Raiva Sabor: Acido Energia: Vento Cor: Verde

57

58 Governa Transformação e Transporte; Controla a Ascendência de Qi; Controla Sangue (Xue); Controla os Músculos e Membros; Abre-se na Boca e manifesta-se nos lábios; Mantém o Sangue nos vasos; Abriga o Pensamento; Sonhos com cantoria, fome, construções.

59 Função: Digestiva Elemento: Terra Estação: 5ª Estação Horário: 09:00 11:00 Órgão/Sentido: Boca/Paladar Tecido: Músculos Ornamento: Lábios Emoção: Excesso de Pensamentos Sabor: Doce Energia: Umidade Cor: Amarelo

60

61 Governa o Qi e a Respiração; Controla os Meridianos; Controla a Dispersão e a Descendência; Controla a passagem das águas; Controla a pele e pêlos; Abre-se no Nariz e Governa a voz; Sonhos com morte, metal, choro.

62 Função: Respiratória Elemento: Metal Estação: Outono Horário: 03:00 05:00 Órgão/Sentido: Nariz/Olfato Tecido: Pele Ornamento: Pelos Emoção: Tristeza Sabor: Picante Energia: Secura Cor: Branco

63

64 Armazena a Essência (Jing); Produz medula, abastece o cérebro e controla ossos; Governa a água no corpo; Controla a Recepção de Qi; Abre-se nos ouvidos; Manifesta-se nos cabelos; Controla os orifícios inferiores (uretra e ânus); Abriga a Força de Vontade (Zhi); Controla o Ming Men; Sonhos com água.

65 Função: Geniturinária Elemento: Água Estação: Inverno Horário: 17:00 19:00 Órgão/Sentido: Ouvido/Audição Tecido: Ossos Ornamento: Cabelo Emoção: Medo Sabor: Salgado Energia: Frio Cor: Preto

66

67

68 Coração Governa o Sangue (Xue); Fígado armazena o Sangue (Xue); Pulmão governa o Qi e influencia nos fluidos corpóreos (Jin Ye); Baço governa o Qi dos alimentos (Gu Qi), mantém o Sangue (Xue) dentro dos vasos e influencia nos fluidos corpóreos (Jin Ye). Rim armazena a Essência (Jing) e influencia os fluidos corpóreos (Jin Ye)

69 Intestino delgado; Triplo Aquecedor; Vesícula Biliar; Estômago; Função de receber, digerir os alimentos, transformar e excretar os resíduos. Intestino Grosso; Bexiga.

70 Controla a recepção e a transformação de Jin Ye; Separa Jin Ye (Fluidos Corpóreos); Sonhos com cidades grandes.

71 Elemento: Fogo (Imperial) Estação: Verão Horário: 21:00 23:00 Energia: Calor Tecido: Vasos Ornamento: Tez Sabor: Amargo Cor: Vermelho

72

73 Um dos Seis Sistemas Yang; As três divisões do organismo.

74 Elemento: Fogo (Ministerial) Estação: Verão Horário: 13:00 15:00 Energia: Calor Tecido: Vasos Ornamento: Tez Sabor: Amargo Cor: Vermelho

75

76 Estocar e excretar a bile; Controlar os tendões; Afeta a capacidade de tomar decisões; O Qi da Vesícula Biliar dá à Alma Etérea (Hun) a capacidade de movimento. Sonhos com luta, suicídio, processos judiciais.

77 Elemento: Madeira Tecido: Tendões Estação: Primavera Ornamento: Unhas Horário: 23:00-01:00 Sabor: Acido Energia: Vento Cor: Verde

78

79 Controla a recepção e a Maturação do Alimento; Controla o transporte da Essência dos Alimentos; Controla a descendência do Qi; Origina os Fluidos (Jin Ye); Sonhos com refeição.

80 Elemento: Terra Tecido: Músculos Estação: 5ª Estação Ornamento: Lábios Horário: 07:00-09:00 Sabor: Doce Energia: Umidade Cor: Amarelo

81

82 Receber alimentos e líquidos do intestino delgado; Reabsorver uma parte dos fluidos corpóreos; Excretar as fezes; Sonhos com campos abertos.

83 Elemento: Metal Tecido: Pele Estação: Outono Ornamento: Pelos Horário: 05:00 07:00 Sabor: Picante Energia: Secura Cor: Cinza/Branco

84

85 Remover a água pela transformação do Qi; Excretar a urina; Sonhos com viagens.

86 Elemento: Água Estação: Inverno Horário: 17:00 19:00 Energia: Frio Tecido: Ossos Ornamento: Cabelo Sabor: Salgado Cor: Preto

87

88

89 Útero; Cérebro; Ossos; Medula; Funcionam como um sistema Yin (armazenam) mas apresentam a forma de um sistema Yang (ocos) Vasos Sanguíneos.

90 Útero Produzir a menstruação; Produzir a gravidez. Cérebro Controlar a atividade mental e do pensamento; Mar da Medula; Guiar os sentidos e a atividade da linguagem. Ossos Estoca e protege a Medula.

91 Medula Matriz comum da medula óssea e cérebro; Nutre o cérebro e coluna para formar a Medula Óssea; Contribui para formação do sangue. Vasos Abrigar o sangue; Veículo para circulação do Qi e Xue; Transporta as essências refinadas de alimentos, Chi e sangue por todo organismo.

92

93

94 Força do correto: Constituição física (ligada à hereditariedade constitucional) Estado mental Meio circunvizinho Alimentação (reforço do correto) Resistência adquirida pelo treinamento (reforço do correto)

95 O céu dispõe dos cinco elementos que governam em cinco tronos: Frio, Calor, Vento, Umidade e Secura. O homem dispõe das cinco vísceras para elaboração das cinco energias que produzem Alegria, Raiva, Preocupações, Tristeza e Temor. Su Wen

96

97 Exterior Energias Perversas Pele (P) Tendões (F/BP) Músculos (BP) Vasos (C) Ossos (R) B frio e calor ID (Tai Yang) VB -----vento e calor TA (Shao Yang) E ----umidade e sequidão-- IG(Yang Ming) BP umidade e sequidão ----P(Tai Yin) F -----vento e calor CS (Jue Yin) R frio e fogo C (shao Yin) Interior As Cinco Emoções

98 Interna Externa Mista

99 Emoções: Prolongadas; Intensas; Reprimidas; Não admitidas.

100 Raiva nu Alegria xi le Tristeza bei Pesar you Excesso de Pensamentos si Medo kong Choque jing

101 Predominantemente YANG; Frustração; Ressentimento; Amargura; Acalmar; Capacitar à expressão.

102 Excesso de Alegria: Euforia; Falta de controle. Falta de Alegria: Divertimento; Entusiasmo; Riso.

103 O Su Wen diz que quando há tristeza, o qi desaparece. Melancolia. Reacender o sentido de desejo para a vida. Fogo e Metal.

104 Elemento Metal; Experiências da vida, expectativas; Perda, arrependimento ou desapontamento.

105 os pensamentos do homem devem se restringir à situação imediata. Todo pensamento que vai além disso apenas serve para trazer dor ao Coração I Ching Preocupação obsessiva; Amarra o qi, interrompe a circulação.

106 Agitação sobre o futuro; Ansiedade Pavor; Medo Sabedoria. cada pequena concessão à ansiedade é um passo fora do Coração natural do homem Provérbio Japonês.

107 Quando há sobressalto com jing, o Coração não tem mais lugar para se apoiar. O shen não tem mais lugar para se ancorar, o pensamento planejado não tem mais lugar para se estabelecer. É assim que o qi fica em desordem. Su Wen Coração e Rim; Desorientada, emocionalmente volátil, agitadas ou fatigadas; Na Infância violência, abuso = desequilíbrio fogo água.

108 Embora haja sete causas internas de doença, o estado interno de uma pessoa é em geral diagnosticado através das cinco emoções.

109

110

111 Vento; Frio; Umidade; Secura; Qi fraco; Influência extrema ou prolongada Afetadas pelas mais suscetíveis Calor

112 Surge de repente; Corpo: Lado externo; Ascendente; Tremores; Migratório.

113 Interrompe o movimento normal; Provoca contração; Provoca dor: Intensa; Cortante; Melhora com calor

114 Principalmente a metade inferior do corpo; Pesada e lenta; Opressão no peito; Distensão do estômago; Sensação de peso na cabeça; Falta de concentração

115 Secura no: Nariz; Garganta; Pulmões; Pele.

116 Calor do verão = Externo Exposição ao sol; Lugares Quentes Calor Fogo = Interno Vento, frio, umidade ou secura, presos no corpo podem juntar e gerar calor. Perturba a mente e espírito causando ansiedade e preocupação.

117 Alimentação; Trabalho; Exercício; Sexo. Fatores comuns na atualidade devido a vida moderna.

118 Afeta Estômago e Baço-Pâncreas; Comer apressado; Diminui a resistência; Causa cansaço e depressão.

119 Enfraquecimento; Risco de infecções; Não recuperar por completo de doenças; Excesso de trabalho: Rim.

120 Equilíbrio variável; Em excesso: Rim; Baço-Pâncreas.

121 Excesso: Lombar; Cansaço; Envelhecimento Precoce. Deficiência: Frustração; Ressentimento. Os homens, principalmente, são afetados pelo excesso, diminuindo a energia do Rim.

122 A doença nos ronda constantemente, suas sementes lançadas pelo vento, mas elas não se assentam no terreno a não ser que o terreno esteja pronto para recebê-las. (Claud Bernard)

123

124

125

126

127

128

129

130

131

132 Paciente J. M. S., 60 anos, sexo feminino, branca, viúva, católica, natural e procedente de Campina Verde MG. QP e D: Dor nas costas e no joelho há 2 semanas HPMA: Paciente relata que há 2 semanas vem sentindo dores na região lombar e joelho esquerdo (parte medial), em queimação, que pioram com o movimento de agachar ou inclinar o corpo para frente, melhoram com o repouso e com o uso de antinflamatório (CATAFLAN SIC), 3 comprimidos por dia (não sabe informar a dose), mas que o uso do mesmo piora o quadro de gastrite, oriundos de uma úlcera péptica que a mesma diz ter sido diagnosticada por EDA há 5 anos. Diz que nos últimos 2 dias a dor agravou, impedindo a realização normal das AVD s, mas não consegue correlacionar o quadro com qualquer evento recente. Há 1 mês, foi consultada com queixa de enurese noturna e dor em queimação ao urinar, urina escura e de odor forte. Na ocasião foi diagnosticada com infecção. Há 15 anos é trata de hipertensão e diz ter sob controle a PAS, aferida normalmente a 130 x 90 mmhg. É portadora de DM2, com glicemia capilar de 106 em jejum, em uso de metformina. Há 25 anos, desde que perdeu o marido por doença (CA de próstata), relata insônia com dificuldade para conseguir dormir, só conseguindo após 1h do uso de 20 gotas de RIVOTRIL (Clonazepan). Na infância a paciente era portadora de ASMA BRÔNQUICA, que diz ter melhorado com o passar dos anos. Apresente diarréia leve, com fezes de consistência pastosa há alguns dias (não sabe precisar). Apresenta eventualmente episódios de enurese noturna, porém sem sinais de infecção.

133

134

135

136 RIM

137

138

139 Rim Estômago

140

141

142 Rim Estômago Coração

143

144

145 Rim Estômago / Baço-Pâncreas Coração

146

147 Rim Estômago / Baço-Pâncreas Coração Pulmão / Intestino Grosso

148

149 GERAÇÃO

150

151

152

153 Renato Fleury Cardoso renatof

Pentagrama. Aplicação prática no diagnóstico e tratamento. Renato Fleury Cardoso

Pentagrama. Aplicação prática no diagnóstico e tratamento. Renato Fleury Cardoso Pentagrama Aplicação prática no diagnóstico e tratamento A Doença O aparecimento e o desenvolvimento de uma doença será o reflexo da luta entre o correto (reto) e o perverso (nocivo) Força do correto:

Leia mais

ENERGIAS. Prof. Msc. Jean Luís s de Souza

ENERGIAS. Prof. Msc. Jean Luís s de Souza ENERGIAS Prof. Msc. Jean Luís s de Souza IPGU- Unisaúde Bibliografia O aparecimento e o desenvolvimento de uma doença a será o reflexo da luta entre o correto (reto) e o o perverso (nocivo) Força a do

Leia mais

Zang-Fu. Zang-Fu. Introdução ao ZANG FU. Zang Fu X órgãos e tecidos. Zang Fu X substâncias fundamentais. Zang Fu X órgãos do sentido.

Zang-Fu. Zang-Fu. Introdução ao ZANG FU. Zang Fu X órgãos e tecidos. Zang Fu X substâncias fundamentais. Zang Fu X órgãos do sentido. Zang-Fu Introdução ao ZANG FU Stelio P L Luna Medicina ocidental - estruturas anatômicas - funções bioquímicas MTC - padrões e relações 1 2 Zang-Fu Zang Fu X substâncias fundamentais Relação com: substâncias

Leia mais

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado ANAMNESE ACUPUNTURA FACE: ü Clara e úmida: Qi do Estômago intacto (independe da cor) ü Opaca e seca: Qi do Estômago exaurido (independe da cor) ü Cor verde: Padrão de Fígado; Vento Interior; Vento exterior;

Leia mais

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE Elaborado por Denise Darin MEDICINA OCIDENTAL X MEDICINA ORIENTAL A Medicina Ocidental está baseada na estrutura. * A Medicina Oriental (Medicina Tradicional Chinesa)

Leia mais

Fundamentos das Leis do Yin e Yang. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P Fernandes

Fundamentos das Leis do Yin e Yang. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P Fernandes Fundamentos das Leis do Yin e Yang Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P Fernandes Yin e yang Conceitos originados em 700 a.c Referenciados nos Livros das Mutações Desenvolvida posteriormente

Leia mais

Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente

Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente SHEN LONG Curso de ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA = Os 5 ELEMENTOS =

Leia mais

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE Como selecionar pontos? Critérios para selecionar pontos Que critérios são esses? Lembrete Diagnóstico pronto antes!!! QP Diagnóstico Principio de tratamento

Leia mais

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI)

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) 45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) Estômago (WEI) recebe os alimentos e continua o processo de digestão iniciado na boca

Leia mais

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP Aula Inaugural Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP 1. História da Acupuntura 1.1. História da Acupuntura geral 1.2. História da Acupuntura Veterinária 1.3. Filosofia chinesa taoísmo 1.4. Pensamento

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

Função dos Sistemas Internos Zang Fu. Alessandra Barone Briani

Função dos Sistemas Internos Zang Fu. Alessandra Barone Briani Função dos Sistemas Internos Zang Fu Alessandra Barone Briani Sistema de órgãos internos Conhecido como centro da fisiologia da medicina chinesa Relacionados com conceitos de Qi, Yin-Yang e Cinco Elementos

Leia mais

9/4/2008. O Fígado é como um general de exército do qual se origina a estratégia.

9/4/2008. O Fígado é como um general de exército do qual se origina a estratégia. M.V.: Adriano Luiz M. Caquetti O Fígado é como um general de exército do qual se origina a estratégia. 1 2 Armazenar o Sangue Xue Assegurar o fluxo suave do Qi Controlar os tendões Manifestar-se se nas

Leia mais

Fórmulas Clássicas de Medicina Chinesa. Como prescrever? Formador: Larry Ibarra

Fórmulas Clássicas de Medicina Chinesa. Como prescrever? Formador: Larry Ibarra Fórmulas Clássicas de Medicina Chinesa Formador: 1 2 - - Por conseguinte, as costas assistem ao yáng, e o coração é o yáng dentro do yáng. As costas assistem ao yáng, e os pulmões são o yin dentro do yáng.

Leia mais

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos Os Fatores Climáticos: Vento, Frio, Calor, Umidade Secura, Fogo O Vento: O Vento como líder dos fatores climáticos. (Passagem da Medicina Magico Ritualística para a Medicina Clássica) Yi Jing Vento: O

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar

Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar por João Pereira 25/11/2017 João Pereira exerce atividade clínica na área da saúde e bem-estar com recurso à medicina

Leia mais

Movimento Orgão Yin Orgão Yang Sentido Orgão. Água Rim Bexiga Audição Ouvido. Madeira Fígado Vesicula Biliar Visão Olhos

Movimento Orgão Yin Orgão Yang Sentido Orgão. Água Rim Bexiga Audição Ouvido. Madeira Fígado Vesicula Biliar Visão Olhos Os Cinco Movimentos no Diagnóstico Os Movimentos e os orgãos Movimento Orgão Yin Orgão Yang Sentido Orgão Água Rim Bexiga Audição Ouvido Madeira Fígado Vesicula Biliar Visão Olhos Fogo Coração Intestino

Leia mais

Fatores Patogênicos Internos As. Emoções

Fatores Patogênicos Internos As. Emoções 情 QÍNG. Composto por: 心 XĪN, o coração 丹 DĀN Cinabre (Vermelho) 生 SHÉNG Vida, nascer, dar a vida DĀN + SHÉNG = Verde A força da seiva/essência que torna as plantas verdes, vitalidade das plantas. Interpretação

Leia mais

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso Nasopuntura Rinopuntura Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com O HOMEM Céu Anterior X Céu Posterior Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com RINOPUNTURA Nariz Pulmão - Diafragma Renato Fleury

Leia mais

Fernanda Bento dos Santos

Fernanda Bento dos Santos Fernanda Bento dos Santos Protetor do Coração:Invasões de fatores patogênicos exteriores Residência da Mente:Problemas mental-emocionais Centro do Tórax :doença do canal Três fatores principais que diferenciam

Leia mais

XUE na MTC. O Xue é formado pelas atividades funcionais dos seguintes zang-fu: Baço Estômago Coração Pulmão Fígado Rim.

XUE na MTC. O Xue é formado pelas atividades funcionais dos seguintes zang-fu: Baço Estômago Coração Pulmão Fígado Rim. XUE XUE na MTC O Xue é um líquido vermelho nutriente e vital que circula dentro vasos; As substâncias fundamentais necessárias para a formação do Xue vem da essência dos alimentos produzida pelo Baço e

Leia mais

OS 5 MOVIMENTOS - 7 -

OS 5 MOVIMENTOS - 7 - OS 5 MOVIMENTOS Movimento Fogo (Yang máximo ou Yang do Yang) é a expansão máxima, mas vai ser consumida. Corresponde ao verão. O órgão é o Coração, que se expande passivamente na diástole e a víscera é

Leia mais

ÓRGÃOS E VÍSCERAS. VB Fígado. Rim Bexiga TECIDOS. VB Olhos Tendões. Rim Bexiga. Ossos EMOÇÕES. Olhos Tendões Primavera Raiva. Rim Bexiga.

ÓRGÃOS E VÍSCERAS. VB Fígado. Rim Bexiga TECIDOS. VB Olhos Tendões. Rim Bexiga. Ossos EMOÇÕES. Olhos Tendões Primavera Raiva. Rim Bexiga. FISIOLOGIA DOS ZANG FU MOVIMENTO TERRA BAÇO E ESTÔMAGO ÓRGÃOS E VÍSCERAS VB Coração ID Pericárdio TA Baço-pâncreas Rim Bexiga Stelio P L Luna ÓRGÃOS DOS SENTIDOS VB Olhos Coração ID Pericárdio TA Língua

Leia mais

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Relações do Nariz O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro Antigos: Via Luminosa As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Tratado de Dermatologia 1115-1260 No centro da face esta o Ming

Leia mais

Etiopatogenia e Fisiopatologia

Etiopatogenia e Fisiopatologia Etiopatogenia e Fisiopatologia Professor: José Rikio Dias suzuki Conceito Estudo das causas das doenças e dos mecanismos através dos quais os fatores patogênicos provocam as patologias. Na MTC, São causas

Leia mais

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos 1 O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS INTRODUÇÃO Alberto Bastos No final dos anos 80, tive meu primeiro contato com a técnica de tratamento da dor pelos canais LIU JING, denominado pelo Dr. Ysao Yamamura

Leia mais

Introdução ao ZANG- FU

Introdução ao ZANG- FU Introdução ao ZANG- FU M.V. Celina Emiko Okamoto Acupunturista Veterinária celinaokamoto@hotmail.com e Prof. Ms. Daniel Mendes Netto Julho - 2009 CINCO MOVIMENTOS Madeira (F/ VB) Água (R/ B) Fogo (C/ ID/

Leia mais

Todos os direitos são reservados pela Equipe de acupuntura-mtc.com. São Paulo, Brasil 2

Todos os direitos são reservados pela Equipe de acupuntura-mtc.com. São Paulo, Brasil 2 2010 Esta aula pode ser impressa apenas para uso pessoal. Proibida a reprodução e transmissão parcial ou total desta publicação, por qualquer forma ou meio. Copyright 2010 Equipe de acupunturamtc.com Todos

Leia mais

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura 2º Final de Semana Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura Data Temas Professores 08/03/2014 - Introdução geral à Acupuntura. História da Acupuntura. Teoria de Yin

Leia mais

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Teoria Básica de MTC e Diagnóstico 235 Auriculopunctura 50 Diagnóstico da Língua 50 Módulo II Estrutura dos Meridianos e Pontos de 235 Acupunctura Diagnóstico

Leia mais

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM)

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM) LOMBO-CIATALGIA Causas na Medicina Ocidental: Processo inflamatório local radicular, traumatismos, processos degenerativos, compressão, tumores, tensão ligamentar, osteoartrites (osteófitos), herniação

Leia mais

Classificação dos fatores patogênicos externos e internos. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P. Fernandes

Classificação dos fatores patogênicos externos e internos. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P. Fernandes Classificação dos fatores patogênicos externos e internos Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P. Fernandes Equilíbrio do organismo é mantido por força curativa natural : fatores antipatogêncios

Leia mais

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS 1 Calor: Fígado Coração (ID) Tr.Aquecedor Deficiência Yin Rins Estagnação Estagnação Qi Fígado Deficiência T.Aq. Deficiência Yang Rins/ Baço Estagnação Umidade Bexiga Distúrbios Urinários

Leia mais

DIETOTERAPIA CHINESA - O Uso da Erva Doce nos Tratamentos de Intolerância Alimentar -

DIETOTERAPIA CHINESA - O Uso da Erva Doce nos Tratamentos de Intolerância Alimentar - DIETOTERAPIA CHINESA - O Uso da Erva Doce nos Tratamentos de Intolerância Alimentar - por Carla Mesquita -Ebramec-Junho 2018 ... TEMA DE ESTUDO O Uso da Erva Doce nos Tratamentos de Intolerância Alimentar

Leia mais

Ciclo circadiano

Ciclo circadiano 10 11 12 13 14 09 15 08 16 07 06 05 Ciclo circadiano 17 18 19 04 20 03 21 02 01 24 23 22 Amargo Azedo Doce Picante Salgado Quente Morno Neutro Fresco Frio Flor Caule e Talos Raiz Folhas Semente Coração

Leia mais

Material produzido pelo professor: dfgdfg

Material produzido pelo professor: dfgdfg Material produzido pelo professor: dfgdfg 1 Prof. Ms. Jean Luís de Souza Material produzido pelo professor: 2 Material produzido pelo professor: Prof. Ms. Jean Luís de Souza 3 ÓRGÃOS E VÍSCERAS Manifestação

Leia mais

TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS

TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS 1 TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS 700 a.c. LIVRO DAS MUTAÇÕES o É A MAIS ANTIGA REFERÊNCIA SOBRE ESTA TEORIA o ORIGINOU DA OBSERVAÇÃO DOS CAMPONESES SOBRE A ALTERNÂNCIA

Leia mais

O PODER DO FENG SHUI

O PODER DO FENG SHUI O PODER DO FENG SHUI com Suzana Mendes As Cinco Transformações As cinco transformações ou cinco mutações são uma representação do ciclo da vida. As mesmas referem-se aos cinco elementos ou tipos energéticos

Leia mais

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES.

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES. DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) JING JIN CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES. 1 MORFOLOGIA DOS JING JIN: Fazem parte da Superfície do corpo (Meio Externo); Não

Leia mais

1Dr. Fabricio Escudine www,escudine.com.br

1Dr. Fabricio Escudine www,escudine.com.br 1Dr. Fabricio Escudine PULSOLOGIA CHINESA Segundo Soulié de Morant, acupuntura sem pulsologia significa fórmulas aplicadas ao azar. O acupunturista que não se utiliza da pulsologia negligencia sinais de

Leia mais

Cefaleia. Professora Suzete Coló Rossetto

Cefaleia. Professora Suzete Coló Rossetto Cefaleia Professora Suzete Coló Rossetto 11-20617475 suzetecr2009@gmail.com PROFESSORA Suzete Coló Rossetto Fisiologista, Acupunturista, Terapeuta e professora de shiatsu Professora e Coordenadora da pós

Leia mais

PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS

PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS Efeitos terapêuticos dos acupontos LOCAL EMPÍRICOS REMOTO OU DISTANTE Maria Luisa de Cápua PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS Grupos de Pontos de Ações Especiais Pontos de Assentimento

Leia mais

PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro Pulso macio

PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro Pulso macio OS PULSOS E AS FUNÇÕES PERTINENTES PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro há inflamação, respiração dificultosa; 1 Pulso macio - pouco perceptível há atonia esgotamento

Leia mais

PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES

PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES A palpação dos pulsos é uma etapa de grande importância no diagnóstico da Medicina Chinesa e também de grande dificuldade prática. Interessa avaliar a qualidade do pulso e

Leia mais

História da acupunctura

História da acupunctura Acupunctura A palavra acupunctura originária do latim, sendo que acum significa agulha e punctum significa picada ou punção. A acupunctura refere-se portanto, à inserção de agulhas através da pele nos

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA. INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou x R$440,00 ou R$12.

PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA. INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou x R$440,00 ou R$12. DURAÇÃO: 24 meses COORDENADORES: PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA Ms. Rafael Struffaldi De Vuono M.V. Thieska Ferreira Ramos INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou 1 + 30x R$440,00 ou

Leia mais

INTRODUÇÃO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

INTRODUÇÃO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA INTRODUÇÃO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PROFESSOR MARCOS LISBOA NEVES 2014 A MTC tem o inicio da sua história datada em períodos anteriores a 4.000 a.c. A base de seus conceitos está descrita no Livro

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA INÍCIO: 12 e 13 DE MARÇO DE 2016 DURAÇÃO: 24 meses COORDENADORES: Ms. Rafael Struffaldi De Vuono M.V. Thieska Ferreira Ramos INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x

Leia mais

Qigong a Arte de Respirar

Qigong a Arte de Respirar Qigong a Arte de Respirar A respiração no Qigong é por vezes chamada de Tu Gu Na Xin, cuja tradução significa Expelir o velho, inspirar o novo. A respiração no Qigong tem como objectivo aumentar a absorção

Leia mais

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) 1 São as primeiras formações Arcaicas que aparecem

Leia mais

EQUILIBRIO GERAL DO CORPO 5-ELEMENTOS

EQUILIBRIO GERAL DO CORPO 5-ELEMENTOS EQUILIBRIO GERAL DO CORPO BODY TALK SYSTEM - ENERGY MEDICINE O Body Talk System (BTS) estimula o corpo a cura-se. No mundo moderno, o estresse nosso de cada dia interfere no corpo e compromete a saúde

Leia mais

SISTEMA DE ÓRGÃOS E VÍSCERAS DA MTC - ZANG FU. Material produzido pelo professor: Thales Antônio Martins Soares

SISTEMA DE ÓRGÃOS E VÍSCERAS DA MTC - ZANG FU. Material produzido pelo professor: Thales Antônio Martins Soares SISTEMA DE ÓRGÃOS E VÍSCERAS DA MTC - ZANG FU 1 ZANG FU Os conceitos de Zang Fu formam o eixo central da MTC, e neste contexto estudaremos a inter-relação funcional entre os órgãos e vísceras e o estudo

Leia mais

Psicologia na Acupuntura. O que é importante saber quando estiver frente a frente com seu paciente

Psicologia na Acupuntura. O que é importante saber quando estiver frente a frente com seu paciente Psicologia na Acupuntura O que é importante saber quando estiver frente a frente com seu paciente 1) O Olhar 2) O Tocar 3) As Dores 4) O Diagnóstico 5) O Respeito 6) A Psicologia 7) O Cobrar Olhar o paciente

Leia mais

Koryo. Desvantagens: Apesar das agulhas serem pequenas, são doloridas. Aplicação de um maior número de agulhas. A localização dos pontos deve ser feit

Koryo. Desvantagens: Apesar das agulhas serem pequenas, são doloridas. Aplicação de um maior número de agulhas. A localização dos pontos deve ser feit Koryo o.vantagens: Fácil aplicação, manual ou c/ aplicador( simples ou automático). Não apresenta riscos Físicos. Acupuntura somente nas mãos. O Diagnóstico e Tratamento é muito mais simples que na Sistêmica,

Leia mais

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical 3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical Localização: Quatro dedos acima do umbigo (diafragma); Cor: Amarela; Cristais associados: Amarelos e dourados. Partes associadas: Pâncreas, fígado, glândulas suprarrenais,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Ficha No.: Data: Nome: Data Nasc.: Naturalidade: Estado civil: Filhos: Endereço: Profissão: Fone(s): 1. Queixa Principal (QP): 2. História da Moléstia

Leia mais

ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA

ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA Jorge Marcos Pereira Silveira Dori Edson Bovi Bianor Paulo Giordani Andrea Matielo Mari Bovi Maria Cecilia Vacaro Brasil FACILITADORES: CARGA HORÁRIA

Leia mais

Por Renato Figueiredo Médico de Família e Acupunturista

Por Renato Figueiredo Médico de Família e Acupunturista Apresentações Por Renato Figueiredo Médico de Família e Acupunturista http://telessaude.sc.gov.br telessaude@saude.sc.gov.br +55 (48) 3212-3505 O que é Automassagem? Para quê se utiliza? Quem pode fazer?

Leia mais

A DIAGNOSE EM MTC. Delvo Ferraz da Silva

A DIAGNOSE EM MTC. Delvo Ferraz da Silva A DIAGNOSE EM MTC Delvo Ferraz da Silva Diagnóstico Etiológico e Diagnóstico Síndrômico Os quatro procedimentos diagnósticos: o Ver o Escutar o Interrogar o Apalpar Ver ( Inspecionar ) o Olha-se o reflexo

Leia mais

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE É INSEPARÁVEL DO QI, JÁ QUE O QI PROPORCIONA VIDA AO XUE, SEM O QUAL ELE SERIA UM FLUIDO INERTE XUE DERIVA EM SUA MAIORIA DO

Leia mais

Meridiano. Triplo Aquecedor

Meridiano. Triplo Aquecedor Meridiano Triplo Aquecedor Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Triplo Aquecedor 2 Triplo Aquecedor Elemento: Fogo (Ministerial) Estação: Verão Horário: 21 às 23h

Leia mais

Matheus Almeida FtAc Especialista em Acupuntura e Fitoterapia Chinesa

Matheus Almeida FtAc Especialista em Acupuntura e Fitoterapia Chinesa Matheus Almeida FtAc Especialista em Acupuntura e Fitoterapia Chinesa 本 帝 神 內 經靈樞第 帝問於歧伯 huáng dì wèn yú qí bó yuē 凡刺之法先必本於神 fán cì zhī fǎ xiān bì běn yú shén A Etimologia de běn traz consigo a seguinte

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

Meridiano. Circulação e Sexualidade

Meridiano. Circulação e Sexualidade Meridiano Circulação e Sexualidade Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Circulação e Sexualidade O Pericárdio não representa um órgão, mas sim uma função reguladora

Leia mais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Acupuntura Profa. Alessandra Barone. Histórico Teoria Yin Yang Teoria dos Cinco Elementos Substâncias Vitais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Acupuntura Profa. Alessandra Barone. Histórico Teoria Yin Yang Teoria dos Cinco Elementos Substâncias Vitais MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Acupuntura Profa. Alessandra Barone Histórico Teoria Yin Yang Teoria dos Cinco Elementos Substâncias Vitais Medicina Tradicional Chinesa Histórico Antes de 2000 a.c Origem

Leia mais

Cromoterapia e a Medicina Chineza. Colorpuntura Cromapuntura Aplicação de cores nos pontos de Acupuntura

Cromoterapia e a Medicina Chineza. Colorpuntura Cromapuntura Aplicação de cores nos pontos de Acupuntura Cromoterapia e a Medicina Chineza Colorpuntura Cromapuntura Aplicação de cores nos pontos de Acupuntura Efeito Fotoelétrico No final do século XIX, descobriu-se que uma chapa de zinco limpa adquiria uma

Leia mais

Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes

Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Meridianos Meridianos São canais energéticos do corpo conhecidos como Jing Luo (( 经络 ) Apresentam trajetos

Leia mais

VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) QI Extraordinários ; JING Canal ; BA Oito ; MAI Vaso. 1

Leia mais

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti MAMÍFEROS Capítulo 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MAMÍFEROS Aquáticos: Habitat: Mamíferos podem ser terrestres: Único mamífero que voa: Pelos Estratificada

Leia mais

Míriam Figueira Reis ABRAH_NIT

Míriam Figueira Reis ABRAH_NIT Míriam Figueira Reis ABRAH_NIT Dulcamara Europa, Ásia, África Origem e Ponto de partida Lugares sombrios, frescos, úmidos Preparação - maceração utilizando-se a planta toda Princípio ativo: Solanina (alcalóide

Leia mais

Meridiano do Rim. Funções do Rim e da Bexiga 21/8/2011. Rim. Yin & Yang do Rim. Yin & Yang do Rim Funções do Yin e do Yang

Meridiano do Rim. Funções do Rim e da Bexiga 21/8/2011. Rim. Yin & Yang do Rim. Yin & Yang do Rim Funções do Yin e do Yang Meridiano do Funções do e da Bexiga Estudo e Localização dos Acupontos em Pequenos Animais Carolina C. T. Haddad Instituto Qualittas Raiz da Vida ou Raiz do Qi Pré-Celestial ; Armazena Jing (herança dos

Leia mais

EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016

EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016 EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016 PROVA OBJETIVA ESPECIALIDADE: FISIOTERAPIA EM ACUPUNTURA/MTC

Leia mais

Escola Monteiro Lobato Disciplina: Ciências Professora: Sharlene Regina Turma: 8º ano 1º bimestre 2017

Escola Monteiro Lobato Disciplina: Ciências Professora: Sharlene Regina Turma: 8º ano 1º bimestre 2017 Escola Monteiro Lobato Disciplina: Ciências Professora: Sharlene Regina Turma: 8º ano 1º bimestre 2017 Organização dos seres vivos Tecidos do corpo humano Histologia Histologia é a ciência que estuda os

Leia mais

Por: Yuri Miziara Shiatsu. E a Inônia

Por: Yuri Miziara Shiatsu. E a Inônia Por: Yuri Miziara yuri@miziaraterapias.com.br Shiatsu 指圧 E a Inônia Nos dias atuais atravessamos uma mudança social no qual o estilo de vida de grande parte da população mundial se torna ameaçada com os

Leia mais

Todos os direitos são reservados pela Equipe de acupuntura-mtc.com. São Paulo, Brasil

Todos os direitos são reservados pela Equipe de acupuntura-mtc.com. São Paulo, Brasil 2012 Esta aula pode ser impressa apenas para uso pessoal. Proibida a reprodução e transmissão parcial ou total desta publicação, por qualquer forma ou meio. Copyright 2012 Equipe de acupunturamtc.com Todos

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

O Fígado na visão da Medicina Tradicional Chinesa

O Fígado na visão da Medicina Tradicional Chinesa O Fígado na visão da Medicina Tradicional Chinesa Na visão da Medicina Tradicional Chinesa o, do ponto de vista energético, está estreitamente envolvido com a vesícula biliar (postura e decisões), mas

Leia mais

O Sistema zonal. Prof. Msc. Altimar Ribeiro

O Sistema zonal. Prof. Msc. Altimar Ribeiro O Sistema zonal Prof. Msc. Altimar Ribeiro A REFLEXOLOGIA BASEIA-SE na existência no corpo de um sistema de zonas ou canais longitudinais (verticais) e transversais (horizontais). Os reflexologistas tem

Leia mais

Título Resumido. Poço (Jing)

Título Resumido. Poço (Jing) Analgesia Tendinomuscular pelo Ponto Poço (Jing) Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Dr. Reginaldo de Carvalho

Leia mais

O humano e o ambiente

O humano e o ambiente Aula 01 O humano e o ambiente O ser humano é formado por um conjunto de células. Um conjunto de células forma os tecidos. Um conjunto de tecidos forma os órgãos. Um conjunto de órgão forma os sistemas.

Leia mais

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS NOTA INTRODUTÓRIA O DO-IN é uma excelente medicina caseira O seu segredo está na facilidade da sua aprendizagem Utilizado diariamente equilibrarmos o bio circuito energético REFERÊNCIAS HISTÓRICAS REFERÊNCIAS

Leia mais

CINCO ELEMENTOS E OS DESEQUILÍBRIOS ESTÉTICOS FACIAIS. Por Luciana Silva Terapeuta Natural/Ortomolecular/Acupunturista

CINCO ELEMENTOS E OS DESEQUILÍBRIOS ESTÉTICOS FACIAIS. Por Luciana Silva Terapeuta Natural/Ortomolecular/Acupunturista CINCO ELEMENTOS E OS DESEQUILÍBRIOS ESTÉTICOS FACIAIS Por Luciana Silva Terapeuta Natural/Ortomolecular/Acupunturista Cinco Elementos e as Emoções Elemento Madeira Estação do Ano: Primavera Propriedade:

Leia mais

Bursite pelo Tui Na. Bursite do ombro. Tratamento pela Massoterapia Chinesa Tui Na. Edgar Cantelli & Helena Guimarães

Bursite pelo Tui Na. Bursite do ombro. Tratamento pela Massoterapia Chinesa Tui Na. Edgar Cantelli & Helena Guimarães Bursite do ombro Tratamento pela Massoterapia Chinesa Edgar Cantelli & Helena Guimarães A dor Como a dor é entendida na Medicina Chinesa? Onde há livre fluxo de Qi (Energia) e Xue (Sangue), não há dor.

Leia mais

Síndrome dos seis meridianos

Síndrome dos seis meridianos Síndrome dos seis meridianos CAMADAS 1ªTAE YANG (ID B) SUPERFICIAL 2ªCHAO YANG (VB TR) MÉDIO 3ªYANG MING (E IG) PROFUNDO 4ªTAE YIN (P BP) SUPERFICIAL 5ªCHAO YIN (C R) MÉDIO 6ªTSIUE YIN (F CS) PROFUNDO

Leia mais

Níveis estruturais do corpo humano

Níveis estruturais do corpo humano Níveis estruturais do corpo humano O corpo humano como um sistema aberto SISTEMA Conjunto de componentes que funcionam de forma coordenada. ISOLADO FECHADO ABERTO Não ocorrem trocas de matéria nem energia

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR. Teste Seus Chakras

MATERIAL COMPLEMENTAR. Teste Seus Chakras MATERIAL COMPLEMENTAR Teste Seus Chakras IMPORTANTE: Este teste tem como objetivo a percepção de si mesmo e o autoconhecimento. FUNCIONAMENTO A seguir você verá uma tabela com os principais sintomas de

Leia mais

ACUPUNTURA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA

ACUPUNTURA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAÚDE CIEPH CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM ACUPUNTURA ANA PAULA FOSSATTI ACUPUNTURA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA FLORIANÓPOLIS 2017 ANA PAULA

Leia mais

Níveis de Organização do Corpo Humano

Níveis de Organização do Corpo Humano Níveis de Organização do Corpo Humano Ao estudar o corpo humano, podemos analisá-lo por meio de diferentes níveis de organização. Podemos estudá-lo analisando os sistemas do corpo ou então seus tecidos

Leia mais

ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI

ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI PALESTRANTE PROF. FÁBIO IGRISSIS ASPECTOS REELEVANTES DA HISTÓRIA DA ACUPUNTURA TUNG De acordo com a tradição oral da família "Dong", que pela romanização passou

Leia mais

Medicina e Alimentação

Medicina e Alimentação Medicina e Alimentação Tradição e Ciência Ulisses E C Confalonieri CPqRR FIOCRUZ OBJETIVOS Panorama das Medicinas Tradicional e Atual (visão pessoal) Aplicação de alguns conceitos na alimentação Dupla

Leia mais

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO)

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) OU FLUIDOS ORGÂNICOS JIN = ÚMIDO = ALGO LÍQUIDO YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) JIN - FLUIDOS YE - LÍQUIDOS PUROS, CLAROS, AQUOSOS, DILUÍDOS TURVOS,

Leia mais

Nível I SHODEN POSIÇÕES BÁSICAS PARA APLICAÇÃO

Nível I SHODEN POSIÇÕES BÁSICAS PARA APLICAÇÃO Nível I SHODEN POSIÇÕES BÁSICAS PARA APLICAÇÃO Sumário POSIÇÕES BÁSICAS PARA TRABALHO EM REIKI... 4 POSIÇÃO 1... 5 MÃOS SOBRE OS OLHOS E A TESTA... 5 POSIÇÃO 2... 6 MÃOS SOBRE AS LATERAIS DO ROSTO COBRINDO

Leia mais

Introdução à Medicina Tradicional Chinesa Profa. Fernanda Mara dos Santos

Introdução à Medicina Tradicional Chinesa Profa. Fernanda Mara dos Santos Introdução à Medicina Tradicional Chinesa Profa. Fernanda Mara dos Santos Acupuntura Acupuntura: Tradição e Ciência - Quando falamos em Acupuntura, temos que ter em mente que é apenas uma das técnicas

Leia mais

Teoria de Canais no êxito clínico no tratamento da dor PALESTRANTES: PROF. FÁBIO IGRISSIS PROF. VLADMIR ALMADA

Teoria de Canais no êxito clínico no tratamento da dor PALESTRANTES: PROF. FÁBIO IGRISSIS PROF. VLADMIR ALMADA ACUPUNTURA TUNG Teoria de Canais no êxito clínico no tratamento da dor PALESTRANTES: PROF. FÁBIO IGRISSIS PROF. VLADMIR ALMADA Muitas vezes, eu raciocino que os acupunturistas não devem ser chamados de

Leia mais

Conceito e Classificação das Síndromes Energéticas: Identificação dos padrões. Profa Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo Padreca Fernandes

Conceito e Classificação das Síndromes Energéticas: Identificação dos padrões. Profa Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo Padreca Fernandes Conceito e Classificação das Síndromes Energéticas: Identificação dos padrões Profa Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo Padreca Fernandes Síndromes energéticas São caracterizadas por uma série de

Leia mais

AUTOCURA E MEDICINA CHINESA. Fernanda Martin Catarucci

AUTOCURA E MEDICINA CHINESA. Fernanda Martin Catarucci AUTOCURA E MEDICINA CHINESA Fernanda Martin Catarucci OBJETIVOS Apresentar os pilares da medicina chinesa que estimulam a capacidade do corpo de curar a si mesmo. CONTEÚDO Os Pilares da Medicina Chinesa

Leia mais

los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES

los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES 1 - O modelo patológico de Fogo aumentado A função fogo, aumentado, estimula a madeira e a terra e inibe o metal e a água. Os sintomas de hiperfunção termogénica

Leia mais

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal Ventosaterapia Guilherme Juvenal Benefícios Principais benefícios da ventosaterapia segundo a MTC: Promove o fluxo do Qi e do sangue, ajudando a eliminar os fatores patogénicos como o vento, o frio, a

Leia mais