DA FALSIDADE DE TÍTULOS E OUTROS PAPEIS PÚBLICOS. SUJEITO ATIVO: trata-se de CRIME COMUM, podendo ser praticado por qualquer pessoa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DA FALSIDADE DE TÍTULOS E OUTROS PAPEIS PÚBLICOS. SUJEITO ATIVO: trata-se de CRIME COMUM, podendo ser praticado por qualquer pessoa."

Transcrição

1 DA FALSIDADE DE TÍTULOS E OUTROS PAPEIS PÚBLICOS 1. Falsificação de papeis públicos ATENÇÃO: haverá causa de aumento de pena para o FUNCIONÁRIO PÚBLICO que cometer o crime prevalecendo-se do cargo (+1/6). Note que, para que incida a causa de aumento, é necessário que o funcionário público não apenas ostente essa condição, mas que se prevaleça do cargo para praticar a conduta. Art Falsificar, fabricando-os ou alterando-os: As condutas típicas possíveis são FABRICAR e ALTERAR. Fabricar: é criação imitando o verdadeiro (contrafação); Alterar: pressupõe a existência de um papel verdadeiro, que é falsamente modificado. OBJETOS MATERIAIS: I selo destinado a controle tributário, papel selado ou qualquer papel de emissão legal destinado à arrecadação de tributo; São sinais que devem ser inseridos ou afixados em produtos, com a finalidade de demonstrar o pagamento de tributos. II - papel de crédito público que não seja moeda de curso legal; Refere-se a apólices e títulos da dívida pública. III - vale postal; REVOGADO IV - cautela de penhor, caderneta de depósito de caixa econômica ou de outro estabelecimento mantido por entidade de direito público; Cautela de penhor é o papel com o qual alguém pode retirar o bem empenhado das mãos do credor; já a caderneta de depósito era utilizada no passado para a anotação de aplicações financeiras. V - talão, recibo, guia, alvará ou qualquer outro documento relativo a arrecadação de rendas públicas ou a depósito ou caução por que o poder público seja responsável; VI - bilhete, passe ou conhecimento de empresa de transporte administrada pela União, por Estado ou por Município: Bilhete e passe são papeis que autorizam o transporte de pessoas em veículos coletivos; já o conhecimento autoriza o transporte de mercadorias.

2 Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa. FORMAS EQUIPARADAS 1º Incorre na mesma pena quem: I usa, guarda, possui ou detém qualquer dos papeis falsificados a que se refere este artigo; II importa, exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda, fornece ou restitui à circulação selo falsificado destinado a controle tributário; III importa, exporta, adquire, vende, expõe à venda, mantém em depósito, guarda, troca, cede, empresta, fornece, porta ou, de qualquer forma, utiliza em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, produto ou mercadoria: a) em que tenha sido aplicado selo que se destine a controle tributário, falsificado; b) sem selo oficial, nos casos em que a legislação tributária determina a obrigatoriedade de sua aplicação. Atividade comercial ( 5º): qualquer forma de comércio irregular ou clandestino, inclusive o exercido em vias, praças ou outros logradouros públicos e em residências. FORMAS PRIVILEGIADAS 2º - Suprimir, em qualquer desses papeis, quando legítimos, com o fim de torná-los novamente utilizáveis, carimbo ou sinal indicativo de sua inutilização: Pressupõe a existência de papeis e sinais verdadeiros, que são falsamente alterados para poderem ser novamente utilizados. 3º - Incorre na mesma pena quem usa, depois de alterado, qualquer dos papeis a que se refere o parágrafo anterior. Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. 4º - Quem usa ou restitui à circulação, embora recibo de boa-fé, qualquer dos papeis falsificados ou alterados, a que se referem este artigo e o seu 2º, depois de conhecer a falsidade ou alteração, incorre na pena de detenção, de seis meses a dois anos, ou multa. Esta modalidade pune aquele que, sem saber da falsificação (de boa-fé), recebe o papel falsificado ou alterado, e, após tomar conhecimento do falso, assim mesmo faz uso dele. 2. Petrechos de falsificação SUJEITO ATIVO: trata-se de CRIME COMUM; pode ser praticado por qualquer pessoa. Haverá causa de aumento de pena para o FUNCIONÁRIO PÚBLICO que cometer o crime prevalecendo-se do cargo (+1/6).

3 Art Fabricar, adquirir, fornecer, possuir ou guardar objeto especialmente destinado à falsificação de qualquer dos papeis referidos no artigo anterior: Pena - reclusão, de um a três anos, e multa. O crime de petrechos de falsificação é conhecido como TIPO SUBSIDIÁRIO, ficando absorvido quando o agente utiliza-se dos materiais para efetivamente praticar a falsificação prevista no art DA FALSIDADE DOCUMENTAL 1. Falsificação do selo ou sinal público Haverá causa de aumento de pena para o FUNCIONÁRIO PÚBLICO que cometer o crime prevalecendo-se do cargo (+1/6). Art Falsificar, fabricando-os ou alterando-os: As condutas típicas possíveis são FABRICAR e ALTERAR. OBJETOS MATERIAIS: I - selo público destinado a autenticar atos oficiais da União, de Estado ou de Município; II - selo ou sinal atribuído por lei a entidade de direito público, ou a autoridade, ou sinal público de tabelião: Pena - reclusão, de dois a seis anos, e multa. FORMAS EQUIPARADAS 1º - Incorre nas mesmas penas: I - quem faz uso do selo ou sinal falsificado; II - quem utiliza indevidamente o selo ou sinal verdadeiro em prejuízo de outrem ou em proveito próprio ou alheio. III - quem altera, falsifica ou faz uso indevido de marcas, logotipos, siglas ou quaisquer outros símbolos utilizados ou identificadores de órgãos ou entidades da Administração Pública. 2. Falsificação de documento público Haverá causa de aumento de pena para o FUNCIONÁRIO PÚBLICO que cometer o crime prevalecendo-se do cargo (+1/6).

4 Art Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro: As condutas típicas possíveis são FALSIFICAR e ALTERAR; trata-se de falsidade MATERIAL (sobre o OBJETO do documento). Falsificar: é criar, materialmente, um documento falso (contrafação); Alterar: é a falsa modificação de um documento verdadeiro. Para configurar o crime, a falsificação deve ser apta a enganar o homem médio. Caso seja grosseira, a conduta será atípica. Pena - reclusão, de dois a seis anos, e multa. Documento público é aquele elaborado por funcionário público, de acordo com as formalidades legais, no desempenho de suas funções. O particular cometerá o crime ao fabricar um documento que deveria ser emitido por funcionário público, ou alterar documento verdadeiro por ele emitido. Já o funcionário público cometerá o crime quando emitir o documento sem a obediência das formalidades legais. Equiparação: para fins penais, equiparam-se a documento público o emanado de entidade paraestatal (autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista), o título ao portador ou transmissível por endosso (cheques, notas promissórias), as ações de sociedade comercial, os livros mercantis e o testamento particular. ( 2º) Os escritos apócrifos (anônimos) não são considerados documentos. FORMAS EQUIPARADAS 3º Nas mesmas penas incorre quem insere ou faz inserir: ATENÇÃO: apesar de estarem alocadas como formas equiparadas da falsidade material, as condutas a seguir constituem falso IDEOLÓGICO, pois é falsa a ideia, a informação contida nos documentos descritos, sendo que, materialmente, eles são verdadeiros. I na folha de pagamento ou em documento de informações que seja destinado a fazer prova perante a previdência social, pessoa que não possua a qualidade de segurado obrigatório; II na Carteira de Trabalho e Previdência Social do empregado ou em documento que deva produzir efeito perante a previdência social, declaração falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita; III em documento contábil ou em qualquer outro documento relacionado com as obrigações da empresa perante a previdência social, declaração falsa ou diversa da que deveria ter constado. 4º Nas mesmas penas incorre quem omite, nos documentos mencionados no 3º, nome do segurado e seus dados pessoais, a remuneração, a vigência do contrato de trabalho ou de prestação de serviços.

5 3. Falsificação de documento particular ATENÇÃO: na falsificação de documento particular NÃO HÁ causa de aumento de pena para o funcionário púbico. Art Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro. As condutas típicas possíveis são FALSIFICAR e ALTERAR. Equiparação: equipara-se a documento particular o cartão de crédito ou débito (lembrando que o cheque é equiparado a documento público). O documento particular registrado em cartório não tem sua natureza alterada. O registro serve apenas para dar visibilidade ao documento, anotando sua existência em determinada data, mas não altera seu caráter particular. Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa. 4. Falsidade ideológica Haverá causa de aumento de pena para o FUNCIONÁRIO PÚBLICO que cometer o crime prevalecendo-se do cargo (+1/6). Será ainda considerada causa de aumento de pena a alteração sobre assentamento de registro civil (nascimento, casamento, óbito, interdição, emancipação, etc.) (+1/6). Art Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular. A falsidade ideológica também e conhecida como falso intelectual, ideal ou moral. Neste caso, o documento será materialmente autêntico, porém as informações nele inseridas serão falsas. Se a informação for omitida ou inserida falsamente por aquele que confecciona o documento (o funcionário público) a pedido de outrem, conhecendo da fraude, haverá a chamada falsidade imediata, punindo-se ambos. Caso o particular faça inserir a informação sem o conhecimento do funcionário público, que confecciona o documento de boa-fé, estaremos diante da falsidade mediata, punindo-se somente o particular.

6 Existe ainda o elemento subjetivo do tipo (dolo específico), ou seja, a falsificação deve ter a finalidade de: a) prejudicar direito; b) criar obrigação; c) alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante. 5. Falso reconhecimento de firma ou letra SUJEITO ATIVO: só pode cometer o crime aquele que tem atribuição legal para reconhecer firma ou letra (tabelião, oficial de cartório, etc.). Trata-se, portanto, de CRIME PRÓPRIO. O particular que colaborar com o delito responderá como partícipe. Se o particular praticar sozinho a falsificação da assinatura de um tabelião para reconhecer uma firma, estará diante dos tipos previstos nos arts. 297 ou 298 (falsificação de documento público ou particular). Art Reconhecer, como verdadeira, no exercício de função pública, firma ou letra que o não seja: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público; e de um a três anos, e multa, se o documento é particular. Firma é a assinatura de alguém, e letra o manuscrito de uma pessoa. 6. Certidão ou atestado ideologicamente falso SUJEITO ATIVO: é o funcionário público, no exercício de suas funções. Trata-se de CRIME PRÓPRIO. O particular que recebe e utiliza o falso atestado responde na forma do art. 304, CP (uso de documento falso), com a pena correspondente ao art Art Atestar ou certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem: Pena - detenção, de dois meses a um ano. O tipo não se confunde com a falsidade ideológica do art Aqui, especialmente, o objeto do crime é o atestado ou a certidão, papeis aptos a testemunhar um fato ou circunstância. O funcionário público, por sua vez, deve ter conhecimento da falsidade. Além disso, exige-se que o delito tenha por finalidade (dolo específico): a) habilitar alguém a obter cargo público; b) isentar alguém de ônus ou de serviço de caráter público;

7 c) obter qualquer outra vantagem (de caráter público). 7. Falsidade material de atestado ou certidão SUJEITO ATIVO: apesar de algumas divergências, tem sido mais aceita na doutrina a tese de que trata-se de CRIME COMUM, podendo ser praticado por qualquer pessoa. 1º - Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certidão, ou alterar o teor de certidão ou de atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem: Trata-se da modalidade material do tipo anterior. Enquanto naquele era falsa somente a declaração, a ideia inserida no atestado ou certidão, aqui eles são confeccionados de forma falsa, ou alterados quando verdadeiros. Pena - detenção, de três meses a dois anos. APLICAÇÃO CUMULATIVA 2º - Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se, além da pena privativa de liberdade, a de multa. 8. Falsidade de atestado médico SUJEITO ATIVO: trata-se de CRIME PRÓPRIO, somente podendo ser cometido pelo médico. Se o autor do falso atestado é dentista, veterinário, ou qualquer outro profissional que não seja da área médica, praticará o crime do art. 299 (falsidade ideológica). O particular que usa o falso atestado incide na forma do art. 304, CP, com a pena do art Art Dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso: Pena - detenção, de um mês a um ano. APLICAÇÃO CUMULATIVA Parágrafo único - Se o crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa. 9. Reprodução ou adulteração de selo ou peça filatélica Art Reproduzir ou alterar selo ou peça filatélica que tenha valor para coleção, salvo quando a reprodução ou a alteração está visivelmente anotada na face ou no verso do selo ou peça: Pena - detenção, de um a três anos, e multa. Parágrafo único - Na mesma pena incorre quem, para fins de comércio, faz uso do selo ou peça filatélica. REVOGADO pelo art. 39 da Lei 6.538/78.

8 10. Uso de documento falso SUJEITO ATIVO: qualquer pessoa, exceto o autor da falsificação. Se aquele que praticou a falsificação também utiliza o documento, responderá somente pelo primeiro crime, tratandose o uso de post factum impunível. O crime será reconhecido quando alguém utilizar documento falsificado por outrem. Art Fazer uso de qualquer dos papeis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302: Pena - a cominada à falsificação ou à alteração. Trata-se de CRIME REMETIDO, pois sua descrição faz menção a outros tipos penais, quais sejam, os crimes de falso previstos nos arts. 297 a 302. Enquadra-se ainda no conceito de CRIME ACESSÓRIO, pois sua existência pressupõe a ocorrência de um crime anterior (a falsificação do documento em si). Usar o documento falso deve estar relacionado a fazer prova sobre fato juridicamente relevante. A posse e o porte são atípicos, exceto quando tratar-se de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma vez que o art. 159, 1º do CTB determina ser obrigatório seu porte quando na direção de veículo automotor, equiparando-se, assim, ao uso. 11. Supressão de documento SUJEITO ATIVO: é CRIME COMUM, podendo ser cometido por qualquer pessoa. Art Destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor: As condutas possíveis são DESTRUIR, SUPRIMIR e OCULTAR. Destruir: queimar, rasgar, dilacerar, etc.; Suprimir: fazer desaparecer; Ocultar: esconder em local onde não possa ser encontrado. Pena - reclusão, de dois a seis anos, e multa, se o documento é público, e reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é particular. Os objetos materiais do crime são o documento público ou particular. O tipo exige ainda dolo específico, ou seja, a conduta de destruir, suprimir ou ocultar o documento deve ter a finalidade de: a) obter vantagem para si ou para outrem; b) causar prejuízo alheio.

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA LEGALE CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA Os crimes contra a fé pública são as falsidades que abalam a credibilidade nas relações interpessoais Moeda Falsa (289) Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda

Leia mais

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. (continuação)

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA (continuação) Crimes assimilados ao de Moeda Falsa (290) Formar cédula, nota ou bilhete representativo de moeda com fragmentos de cédulas, notas ou bilhetes verdadeiros;

Leia mais

CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA

CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA LEGALE CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA Crimes contra a paz pública - INCITAÇÃO AO CRIME Incitar, publicamente, a prática de crime: (Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa) Crimes contra a paz pública

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Crimes Contra a Fé Pública Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA TÍTULO X Dos Crimes Contra a Fé Pública

Leia mais

DA FALSIFICAÇÃO DE TÍTULOS E OUTROS PAPÉIS PÚBLICOS

DA FALSIFICAÇÃO DE TÍTULOS E OUTROS PAPÉIS PÚBLICOS DA FALSIFICAÇÃO DE TÍTULOS E OUTROS PAPÉIS PÚBLICOS Falsificação de papéis públicos Art. 293 - Falsificar, fabricando-os ou alterando-os: I - selo destinado a controle tributário, papel selado ou qualquer

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Crimes Contra a Fé Pública Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA TÍTULO X Dos Crimes Contra a Fé Pública

Leia mais

CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA

CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA LEGALE CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA Crimes contra a paz pública - INCITAÇÃO AO CRIME Incitar, publicamente, a prática de crime: (Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa) Crimes contra a paz pública

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública TÍTULO X DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA CAPÍTULO I DA MOEDA FALSA Moeda Falsa Art. 289 CP- Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA

DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA 2 2018 DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA 141 CAPÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA DIREITO PENAL 1. NOÇÕES O título X da Parte Especial do Código Penal trata dos crimes contra a fé pública. Este título

Leia mais

Direito Penal para o cargo de Escrevente TJ/SP Da Falsidade de Títulos e Outros Papéis Públicos arts. 293 a 295 do CP Professora: Lorena Nascimento

Direito Penal para o cargo de Escrevente TJ/SP Da Falsidade de Títulos e Outros Papéis Públicos arts. 293 a 295 do CP Professora: Lorena Nascimento Aula-0 Direito Penal para o cargo de Escrevente TJ/SP Da Falsidade de Títulos e Outros Papéis Públicos arts. 293 a 295 do CP Professora: Lorena Nascimento www.pontodosconcursos.com.br/ 1 de 25 Aula 0 Aula

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública CAPÍTULO III DA FALSIDADE DOCUMENTAL Falso reconhecimento de firma ou letra Art. 300 CP- Reconhecer, como verdadeira, no exercício de função pública,

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA

DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA CAPÍTULO I DA MOEDA FALSA Art. 289 - Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro: Pena - reclusão, de

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Fé Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Fé Pública Direito Penal Crimes Contra a Fé Pública Enquadramento - Cap. I: Moeda Falsa (art. 289 a 292); - Cap. II: Da Falsidade de Títulos e Outros Papéis Públicos (art. 293 a 295); - Cap. III: Da Falsidade Documental

Leia mais

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PAULO IGOR DIREITO PENAL (VUNESP/ ASSISTENTE JURÍDICO PREFEITURA DE ANDRADINA SP/ 2017) A conduta de patrocinar indiretamente interesse privado perante a Administração Pública, valendo-se da sua qualidade

Leia mais

Oficial Justica São Paulo

Oficial Justica São Paulo DIREITO PENAL Brassanini Centa Princípios do : a) legalidade: Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal CF art. 5º, XXXIX b) anterioridade: conseqüência do princípio

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318)

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) DIREITO PENAL MILITAR CFSD superior CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) Prof. Rogério DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em

Leia mais

PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL INFRAÇÃO PENAL DIREITO PENAL 11/9/2009

PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL INFRAÇÃO PENAL DIREITO PENAL 11/9/2009 DIREITO PENAL Prof.ª Maria Carolina Brassanini Centa PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL A) LEGALIDADE ART. 1 DO CP SÓ HÁ QUANDO A CONDUTA ESTIVER DESCRITA EM LEI B) CULPABILIDADE A PENA SÓ PODE SER IMPOSTA A

Leia mais

Direito Penal. Código Penal Artigos 293 a 301 e 1º e 2º; 305; 311-A a 317 e 1º e 2º; 319 a 333; 337; 339 a 344; 347; 357 e 359

Direito Penal. Código Penal Artigos 293 a 301 e 1º e 2º; 305; 311-A a 317 e 1º e 2º; 319 a 333; 337; 339 a 344; 347; 357 e 359 Direito Penal Código Penal Artigos 293 a 301 e 1º e 2º; 305; 311-A a 317 e 1º e 2º; 319 a 333; 337; 339 a 344; 347; 357 e 359 Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CÓDIGO

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte VII. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte VII. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Parte VII Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Crimes relacionados a falsidade Código Eleitoral Art. 348. Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA O título reservado aos crimes contra a fé pública divide-se em quatro capítulos, com as seguintes epígrafes: Da moeda falsa, Da falsidade de títulos e outros papéis públicos,

Leia mais

Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS. Sped Responsabilidades do Profissional da Contabilidade ou do Empresário?

Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS. Sped Responsabilidades do Profissional da Contabilidade ou do Empresário? Sped Responsabilidades do Profissional da Contabilidade ou do Empresário? A RESPONSABILIDADE É PRIMEIRAMENTE DO EMPRESÁRIO / CLIENTE / CONTRATANTE. No código Civil ela está prevista no Art. 932 Principais

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra a Administração Militar Parte 3 Prof. Pablo Cruz Participação ilícita Art. 310. Participar, de modo ostensivo ou simulado, diretamente ou por interposta pessoa, em contrato,

Leia mais

1. DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA

1. DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA 1. DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA! # %&( ) +,%./(012345 1.1. Da Falsidade de Títulos e outros papéis públicos Aqui o CP incrimina condutas diversas, relativas à falsificação, em todas as suas formas, de

Leia mais

Inclui questões gabaritadas! TJ/SP. Tribunal de Justiça de São Paulo ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO. Correções que ocorreram nas páginas citadas.

Inclui questões gabaritadas! TJ/SP. Tribunal de Justiça de São Paulo ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO. Correções que ocorreram nas páginas citadas. Edição 1ª 7 8 9 8 4 8 1 9 2 4 7 6 1 Inclui questões gabaritadas! TJ/SP Tribunal de Justiça de São Paulo ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO Errata 001: 23/07/2012 Correções que ocorreram nas páginas citadas.

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Direito Penal p/ MP-SP (Oficial de Promotoria) Professor: Renan Araujo DEMO

Livro Eletrônico. Aula 00. Direito Penal p/ MP-SP (Oficial de Promotoria) Professor: Renan Araujo DEMO Livro Eletrônico Aula 00 Direito Penal p/ MP-SP (Oficial de Promotoria) Professor: Renan Araujo # %& ( ) +, (./( 012345, (6/. % + &7 8 + (#& &%&# (;:ΦΓ #9Χ=Χ ;=ΗΙ:, Ηϑ= & AULA DEMO: DOS CRIMES CONTRA A

Leia mais

CRIMINALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR. 23 de junho de 2016 Por: Mariana Nogueira Michelotto - OAB/PR

CRIMINALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR. 23 de junho de 2016 Por: Mariana Nogueira Michelotto - OAB/PR CRIMINALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR 23 de junho de 2016 Por: Mariana Nogueira Michelotto - OAB/PR 65.829 APROPRIAÇÃO INDÉBITA PREVIDENCIÁRIA Art. 168-A. Deixar de repassar à previdência social as contribuições

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS CURSO: DIREITO. ANÁLISE DOS ARTIGOS 302,303, e 304 DO CP

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS CURSO: DIREITO. ANÁLISE DOS ARTIGOS 302,303, e 304 DO CP CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS CURSO: DIREITO ANÁLISE DOS ARTIGOS 302,303, e 304 DO CP Trabalho parcial avaliativo da disciplina de DIREITO PENAL IV, como requisito parcial para obtenção de

Leia mais

DA FALSIDADE DE TÍTULOS E OUTROS PAPEIS PÚBLICOS. SUJEITO ATIVO: trata-se de CRIME COMUM, podendo ser praticado por qualquer pessoa.

DA FALSIDADE DE TÍTULOS E OUTROS PAPEIS PÚBLICOS. SUJEITO ATIVO: trata-se de CRIME COMUM, podendo ser praticado por qualquer pessoa. DA FALSIDADE DE TÍTULOS E OUTROS PAPEIS PÚBLICOS 1. Falsificação de papeis públicos SUJEITO ATIVO: trata-se de CRIME COMUM, podendo ser praticado por qualquer pessoa. ATENÇÃO: haverá causa de aumento de

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Direito Penal Tributário. Prof. Gabriel Quintanilha

DIREITO TRIBUTÁRIO. Direito Penal Tributário. Prof. Gabriel Quintanilha DIREITO TRIBUTÁRIO Direito Penal Tributário Prof. Gabriel Quintanilha Responsabilidade subjetiva. É o próprio direito penal tratando sobre matérias relativas a crimes contra a ordem e administração tributárias.

Leia mais

AULA 08 - CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA / JUIZADOS ESPECIAIS / IMPUTABILIDADE

AULA 08 - CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA / JUIZADOS ESPECIAIS / IMPUTABILIDADE AULA 08 - CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA / JUIZADOS ESPECIAIS / IMPUTABILIDADE Olá, Pessoal! Hoje vamos tratar de três temas importantíssimos para quem deseja ser um Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Leia mais

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil TEMA: Aspectos éticos, técnicos e legais dos atestados médicos e sua validação

Leia mais

WORKSHOP COMPLIANCE. Denise de Holanda Freitas Pinheiro

WORKSHOP COMPLIANCE. Denise de Holanda Freitas Pinheiro CRC CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE ESTADO DE GOIÁS WORKSHOP COMPLIANCE Denise de Holanda Freitas Pinheiro TEMAS: O papel do contador na gestão moderna A Responsabilidade civil, penal e administrativa

Leia mais

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL 1. Usurpação de função pública O crime é, em regra, praticado por particular (aquele que não exerce função pública), mas parte da doutrina

Leia mais

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS c) Prestar à RFB todas as informações cadastrais, financeiras e contábeis de seu interesse, na forma por ela estabelecida, bem como os esclarecimentos necessários à fiscalização;

Leia mais

Crimes Contra a Incolumidade Pública

Crimes Contra a Incolumidade Pública LEGALE Crimes Contra a Incolumidade Pública Crimes de Perigo Comum Incêndio Conduta típica: causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. Núcleo do tipo: causar

Leia mais

ESCOLHA DO ORIENTADOR E TEMA DO TRABALHO ALUNO: ÁREA: PROFESSOR ORIENTADOR: TÍTULO DO TRABALHO:

ESCOLHA DO ORIENTADOR E TEMA DO TRABALHO ALUNO: ÁREA: PROFESSOR ORIENTADOR: TÍTULO DO TRABALHO: Anexo I ESCOLHA DO ORIENTADOR E TEMA DO TRABALHO ALUNO: ÁREA: PROFESSOR ORIENTADOR: TÍTULO DO TRABALHO: Disciplinas que mais relacionam com o tema do trabalho ( a ser preenchido pelo orientador); 1. 2.

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

TRATADO DE DIREITO PENAL BRASILEIRO

TRATADO DE DIREITO PENAL BRASILEIRO LUIZ REGIS PRADO TRATADO DE DIREITO PENAL BRASILEIRO VOLUME 6 Parte Especial - Arts. 250 a 311-A Crimes contra a incolumidade pública Crimes contra a fé pública THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS~ .~

Leia mais

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Crimes previdenciários Parte 1 Prof. Bruno Valente Código Penal DECRETO-LEI Nº 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Crimes previdenciários: = RELAÇÃO JURÍDICA PREVIDENCIÁRIA = TIPOS

Leia mais

CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA

CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA Características lei tributária incide sobre fatos identificados por outros ramos do direito definições dos institutos nos outros ramos do Direito» Direito Tributário é um direito de superposição lei penal

Leia mais

sumário 1 PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DO DIREITO PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO TEORIA GERAL DO CRIME...

sumário 1 PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DO DIREITO PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO TEORIA GERAL DO CRIME... sumário 1 PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DO DIREITO PENAL... 12 1.1 Princípios Constitucionais do Direito Penal... 12 1.2 Princípios Modernos do Direito Penal... 15 1.3 Características Gerais do Direito

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito

Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito Documentos médicos Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito Atestado Atestado médico Atestado médico Conceito Afirmação escrita e assinada, que uma pessoa faz da verdade

Leia mais

FALSIDADE IDEOLÓGICA FALSIDADE IDEOLÓGICA FALSIDADE IDEOLÓGICA FALSIDADE IDEOLÓGICA 15/9/2009 FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PARTICULAR

FALSIDADE IDEOLÓGICA FALSIDADE IDEOLÓGICA FALSIDADE IDEOLÓGICA FALSIDADE IDEOLÓGICA 15/9/2009 FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PARTICULAR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PARTICULAR Art. 298 - Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa. FALSIFICAÇÃO

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal: Dos crimes

Leia mais

Aula 68. Crimes Contra a Administração Pública

Aula 68. Crimes Contra a Administração Pública Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal Parte Especial Aula: 335 Impedimento, Perturbação ou Fraude de Concorrência (Revogado pela Lei nº 8666/93). 336 Inutilização de Edital ou de Sinal. 337 Subtração

Leia mais

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE NÃO GRADUADO

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE NÃO GRADUADO REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE NÃO GRADUADO INFORMAÇÕES PESSOAIS Nome: Sexo: F ( ) M ( ) Filiação: Pai: Mãe: Estado Civil: Naturalidade: Nacionalidade: Data de Nascimento : / / Grupo Sanguíneo Fator RH:

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1 HABEAS DATA: CRIMES RESUMO PRATICADOS PRÁTICO POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1. Crimes praticados

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

D E C L A R A Ç Ã O D E R E N D A T R A B A L H A D O R I N F O R M A L

D E C L A R A Ç Ã O D E R E N D A T R A B A L H A D O R I N F O R M A L D E C L A R A Ç Ã O D E R E N D A T R A B A L H A D O R I N F O R M A L Eu, NOME COMPLETO Residente à RUA, Nº, BAIRRO E CIDADE Portador do CPF e RG, DECLARO, para os devidos fins, sob as penas do Art.

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

ADULTERAÇÃO DE SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO AUTOMOTOR. Aula 3

ADULTERAÇÃO DE SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO AUTOMOTOR. Aula 3 ADULTERAÇÃO DE SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO AUTOMOTOR Aula 3 Art. 311 - Adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento:

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

CONCURSO ABIN 2014 Aulas 15 a 17 CÓDIGO PENAL

CONCURSO ABIN 2014 Aulas 15 a 17 CÓDIGO PENAL CONCURSO ABIN 2014 Aulas 15 a 17 CÓDIGO PENAL PROF. DR. JOANISVAL GONÇALVES www.joanisval.com DECRETO-LEI Nº 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Código Penal.... DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DOS SEGREDOS

Leia mais

Crimes contra o Patrimônio Estelionato e outras fraudes

Crimes contra o Patrimônio Estelionato e outras fraudes LEGALE ESTELIONATO Crimes contra o Patrimônio Estelionato e outras fraudes Estelionato Vejamos os videos do YouTube acerca dos golpes (estelionatos): https://www.youtube.com/watch?v=eto1zz ep-lg (5min)

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

Competência: Justiça Estadual (se a emissão do papel incumbir à União Justiça Federal).

Competência: Justiça Estadual (se a emissão do papel incumbir à União Justiça Federal). 5.6.DA FALSIDADE DE TÍTULOS E OUTROS PAPÉIS PÚBLICOS 5.6.1.Art. 293 Falsificação de papéis públicos 5.6.1.1.Dispositivo legal nformações rápidas: Objeto material: papéis públicos indicados nos incisos

Leia mais

Crimes Contra a Administração Pública

Crimes Contra a Administração Pública LEGALE Crimes Contra a Administração Pública CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO O conceito de funconário público vem assentado no art. 327 do Código Penal CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO Para efeitos penais

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Lei nº 7.4921986 Dispõe sobre os Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica LEI 7492/86 Art. 1º Considera-se

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

ATRIBUIÇÃO. Investiga no âmbito da Capital: A) Saúde do Trabalhador

ATRIBUIÇÃO. Investiga no âmbito da Capital: A) Saúde do Trabalhador DECRISA O DECRISA é uma Delegacia de Polícia que tem por atribuição operacionalizar as atividades inerentes à Polícia Judiciária na investigação de crimes praticados contra saúde pública e saúde do trabalhador.

Leia mais

PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE TCC, DECLARAÇÃO DE CONVITE E DE DESISTÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DE TCC (ANEXO I)

PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE TCC, DECLARAÇÃO DE CONVITE E DE DESISTÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DE TCC (ANEXO I) PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE TCC, DECLARAÇÃO DE CONVITE E DE DESISTÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DE TCC (ANEXO I) PROPOSTA DE REALIZAÇÃO E CONVITE PARA ORIENTAÇÃO E COORIENTAÇÃO Eu,, aluno do curso, turma convido o

Leia mais

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação)

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) CRIMES DE USURPAÇÃO Crimes contra o Patrimônio - Usurpação Alteração de limites Suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de

Leia mais

CRIMES AMBIENTAIS. Conduta omissiva (deixar de impedir); Conduta comissiva (poderia agir para impedir).

CRIMES AMBIENTAIS. Conduta omissiva (deixar de impedir); Conduta comissiva (poderia agir para impedir). Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 04/12/2018 CRIMES AMBIENTAIS. Concurso de agentes: o crime ambiental poderá ser praticado em autoria, coautoria e participação, de modo mono subjetivo

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

EXCLUSÃO DE ATO DOLOSO E OS CUSTOS DE DEFESA NO D&O

EXCLUSÃO DE ATO DOLOSO E OS CUSTOS DE DEFESA NO D&O EXCLUSÃO DE ATO DOLOSO E OS CUSTOS DE DEFESA NO D&O A exclusão de atos lesivos, anula a cobertura criminal do seguro D&O? Vamos estudar algumas tipificações criminais que causam sinistros no seguro D&O

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

Curso/Disciplina: Crimes contra a Fé Pública. Aula: Crimes Contra Fé Pública - 02 Professor (a): Marcelo Uzêda Monitor (a): Amanda Ibiapina

Curso/Disciplina: Crimes contra a Fé Pública. Aula: Crimes Contra Fé Pública - 02 Professor (a): Marcelo Uzêda Monitor (a): Amanda Ibiapina Página1 Curso/Disciplina: Crimes contra a Fé Pública. Aula: Crimes Contra Fé Pública - 02 Professor (a): Marcelo Uzêda Monitor (a): Amanda Ibiapina Nº da aula 02 TÓPICOS INTRODUTÓRIOS Aula: 16/12/2016.

Leia mais

Cód. Barras: STJ (2013) Sumário. Prefácio Introdução PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23

Cód. Barras: STJ (2013) Sumário. Prefácio Introdução PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23 - Cód. Barras: STJ00095441 (2013) Sumário Prefácio...... 15 Introdução... 19 PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23 Capítulo 1 Noções gerais aplicáveis aos crimes tributários... 25 1. Infração tributária

Leia mais

Crimes Contra a Incolumidade Pública. (continuação)

Crimes Contra a Incolumidade Pública. (continuação) LEGALE Crimes Contra a Incolumidade Pública (continuação) (270) Envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou medicinal Conduta típica: envenenar água potável, de uso comum ou particular,

Leia mais

D E C L A R A Ç Ã O D E R E N D A

D E C L A R A Ç Ã O D E R E N D A D E C L A R A Ç Ã O D E R E N D A Eu, NOME COMPLETO Residente à RUA, Nº, BAIRRO E CIDADE Portador do CPF e RG, DECLARO, para os devidos fins, sob as penas do Art. 299 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40*,

Leia mais

Limites da Responsabilidade do

Limites da Responsabilidade do Limites da Responsabilidade do Contabilista Limites da Responsabilidade do Aspectos tributários Contabilista Aspectos Tributários Responsabilidade/Legislação Código Civil CTN DE 9.295/46 (Lei Orgânica

Leia mais

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA (ESTA DECLARAÇÃO DEVE SER APRESENTADA COM FIRMA RECONHECIDA EM CARTÓRIO)

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA (ESTA DECLARAÇÃO DEVE SER APRESENTADA COM FIRMA RECONHECIDA EM CARTÓRIO) DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA (ESTA DECLARAÇÃO DEVE SER APRESENTADA COM FIRMA RECONHECIDA EM CARTÓRIO) Eu,, inscrito (a) no RG sob o n, expedido pelo (a), CPF n, residente e domiciliado (a) na n bairro, CEP,

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale ESTATUTO DO DESARMAMENTO (CRIMES) A Lei 10.826/03 trata do Estatuto do Desarmamento Além de todas as regras referentes a armas (quem concede licenças, quem pode portar,

Leia mais

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição

Declaração de Prestadores de Outros Municípios - Protocolo de Inscrição Dados da Empresa CNPJ: Razão Social: CEP do Estabelecimento: Data de Início das Atividades neste Endereço: Logradouro: Número: Complemento Bairro: Município: Estado: Inscrição do ISS no município de origem

Leia mais

Crimes Contra a Incolumidade Pública (continuação)

Crimes Contra a Incolumidade Pública (continuação) LEGALE Crimes Contra a Incolumidade Pública (continuação) Saúde Pública Epidemia Conduta típica: causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos. Núcleo do tipo: causar. Pena: 10 a 15 anos

Leia mais

Crimes contra a Fé Pública

Crimes contra a Fé Pública Crimes contra a Fé Pública Crimes contra a Fé Pública Bem jurídico tutelado: a fé pública É a confiança que a sociedade deposita nos objetos, sinais, firmas exteriores (moedas, emblemas, documentos) aos

Leia mais

Limites da Responsabilidade do Contabilista. Aspectos tributários

Limites da Responsabilidade do Contabilista. Aspectos tributários Limites da Responsabilidade do Contabilista Aspectos tributários Responsabilidade/Legislação Código Civil CTN DE 9.295/46 (Lei Orgânica Profissional Contábil) Resoluções do CFC Lei 6.404/76 Lei 8.218/91

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 3.811, DE 2012 (Do Sr. Onofre Santo Agostini)

PROJETO DE LEI N.º 3.811, DE 2012 (Do Sr. Onofre Santo Agostini) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 3.811, DE 2012 (Do Sr. Onofre Santo Agostini) Revoga o art. 34 da Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995. DESPACHO: APENSE-SE À(AO) PL-46/1999. APRECIAÇÃO: Proposição

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA E RELAÇÃO DE CONSUMO A Lei 8.137/90 trata dos Crimes Contra a ordem Tributária Econômica e as Relações de Consumo Art. 1 Constitui crime

Leia mais

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação)

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) RECEPTAÇÃO Crimes contra o Patrimônio Receptação Receptação Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que

Leia mais

AULA 11. Aproveitando essa questão de exaurimento, vamos estudar algumas peculiaridades:

AULA 11. Aproveitando essa questão de exaurimento, vamos estudar algumas peculiaridades: Turma e Ano: Master A (2015) 01/04/2015 Matéria / Aula: Direito Penal / Aula 11 Professor: Marcelo Uzeda de Farias Monitor: Alexandre Paiol AULA 11 CONTEÚDO DA AULA: - Iter criminis, crime tentado 5) Exaurimento

Leia mais

SEMANA ESPECIAL TJ-SP DIREITO PENAL

SEMANA ESPECIAL TJ-SP DIREITO PENAL SEMANA ESPECIAL TJ-SP DIREITO PENAL Crimes contra a fé pública (VUNESP 2015 TJ-SP ESCREVENTE JUDICIÁRIO) O crime de falsidade ideológica (CP, art. 299) tem pena aumentada de sexta parte se (A) cometido

Leia mais

Cursos Online EDUCA

Cursos Online EDUCA Cursos Online EDUCA www.cursosonlineeduca.com.br Acredite no seu potencial, bons estudos! Curso Gratuito Direito Penal Aplicado ao Funcionalismo Público Carga horária: 35hs Conteúdo 1. Crime e Contravenção

Leia mais

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIOS Legalidade: Somente a lei, elaborada na forma que a Constituição permite, pode determinar o que é crime e indicar a pena cabível. Taxatividade: As leis que definem

Leia mais

Art. 272 FALSIFICAÇÃO, CORRUPÇÃO, ADULTERAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE SUBSTÂNCIA OU PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

Art. 272 FALSIFICAÇÃO, CORRUPÇÃO, ADULTERAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE SUBSTÂNCIA OU PRODUTOS ALIMENTÍCIOS Art. 272 FALSIFICAÇÃO, CORRUPÇÃO, ADULTERAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE SUBSTÂNCIA OU PRODUTOS ALIMENTÍCIOS 1. CONCEITO Sob a rubrica, determinada pela Lei n. 9.677/98, Falsificação, Corrupção, Adulteração ou Alteração

Leia mais

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE NÃO GRADUADO

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE NÃO GRADUADO REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE NÃO GRADUADO INFORMAÇÕES PESSOAIS Nome: Sexo: F ( ) M ( ) Filiação: Pai: Mãe: Estado Civil: Naturalidade: Nacionalidade: Data de Nascimento : / / Grupo Sanguíneo Fator RH:

Leia mais

CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA

CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA Incitação ao Crime Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime: Pena - detenção, de 3 (três) a 6 (seis) meses, ou multa. Incitar = estimular, instigar, induzir (palavras,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL LEI DE DROGAS * A Lei 11.343/06 trata do assunto drogas ilícitas A mencionada lei pode ser

Leia mais

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº 13.104, DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE SEXO FEMININO: (...) PENA - RECLUSÃO, DE DOZE A TRINTA

Leia mais

DIREITO PENAL ARTIGOS 293 A 305; 307; 308; 311- A - CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. PROF. GREICE ALINE DA COSTA SARQUIS PINTO.

DIREITO PENAL ARTIGOS 293 A 305; 307; 308; 311- A - CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. PROF. GREICE ALINE DA COSTA SARQUIS PINTO. Código Penal - com as alterações vigentes até a publicação do Edital - artigos 293 a 305; 307; 308; 311-A;... 01 312 a 317; 319 a 333; 335 a 337;...05 339 a 347; 350; 357 e 359...12 PROF. GREICE ALINE

Leia mais