Biologia Unidade 1. Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Biologia Unidade 1. Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos"

Transcrição

1 Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos

2 Seres heterotróficos seres vivos que efectuam a síntese de moléculas orgânicas, utilizando moléculas orgânicas que fazem parte dos alimentos. Seres Heterotróficos Autotróficos Macroconsumidores Microconsumidores Fotossintéticos Quimiossintéticos

3 Que estratégias utilizam os seres heterotróficos para obter alimentos? Cortar os alimentos Estrangular Apetite voraz Longo bico para captar alimento Patas altas e boa visão Picadela para sugar sangue. Dos seres unicelulares aos seres pluricelulares Alimentos - substâncias complexas (processo da digestão) Substâncias simples (nutrientes)

4 Digestão Seres unicelulares ocorre no interior da própria célula. Seres multicelulares Extracelularmente, em cavidades, e em muitos casos em órgãos especializados. Mas, mesmo nestes organismos, é nas células que as substâncias resultantes da digestão vão ser utilizadas. A vida das células depende, assim, do movimento de substâncias através da membrana celular.

5 Como está organizada a membrana celular? Biologia Unidade 1 A membrana celular constitui um elemento de controlo das substâncias que se movimentam do meio externo para o meio interno e vice-versa. Esse intercâmbio efectua-se através da membrana celular, cujo arranjo molecular condiciona as respectivas permutas. A membrana é uma estrutura selectiva.

6 A membrana apresenta maior permeabilidade para umas substâncias do que para outras, sendo mesmo impermeáveis a alguns compostos.

7 Ultra-estrutura da membrana celular A membrana plasmática mantém a integridade da célula e assegura duas funções complementares: barreira de separação entre dois meios distintos; superfície de troca de substâncias, de energia e de informação entre esses meios. Composição química Complexos lipoproteicos Glícidos Lípidos: Fosfolípidos Colesterol Glicolípidos Composição estrututral Modelos da membrana

8 Modelos de Estrutura Molecular da Membrana Biologia Plasmática Unidade 1 Os modelos vão sendo substituídos por outros na medida em que deixam de responder aos problemas que se levantam. Após conhecer-se o comportamento dos fosfolípidos em presença da água e sabendo que existe água tanto no meio extracelular como no meio intracelular, admitiu-se que a membrana deveria ter uma estrutura complexa, na qual os fosfolípidos formariam uma bicamada. As cabeças polares estariam viradas para o meio extracelular e intracelular, respectivamente, e as cadeias hidrofóbicas voltadas umas para as outras.

9 Langmuir início séc. XX Gorter e Grendel 1925

10 Danielli e Davson admitiram, em 1935, que a membrana deveria ser uma estrutura complexa, na qual os fosfolípidos formariam uma bicamada. As cabeças polares estariam viradas para o meio extracelular e intracelular, respectivamente, e as cadeias hidrofóbicas voltadas umas para as outras. As zonas hidrofílicas dos fosfolípidos estariam ligadas às proteínas, formando uma camada contínua, quer na superfície externa quer na superfície interna. Davson e Danielli 1935

11 Este modelo não explicava a permeabilidade das membrana a iões e a substâncias polares. Danielli e Davson apresentaram em 1954 um modelo de estrutura membranar que procurava explicar as propriedades da membrana. A disposição em bicamada dos fosfolípidos garantia que as cadeias hidrofóbicas ficassem estabilizadas, enquanto que as proteínas se ligavam às extremidades hidrofílicas dos lípidos. As interrupções na bicamada lipídica, constituindo poros rodeados por moléculas de proteínas, formariam passagens, através das quais poderiam circular os iões e as substâncias polares como a água. As substâncias não polares entrariam directamente, atravessando a zona fosfolipídica.

12 Modelo reformulado de Davson e Danielli 1954

13 No início da década de 50 do século xx, o microscópico electrónico permitiu a observação da ultra-estrutura de membranas, que surge formada por duas zonas escuras, separadas por uma banda clara. Membrana plasmática em corte transversal (ME X) e respectivo esquema interpretativo.

14 Foto de Microscópio electrónico Ultra-estrutura da membrana 2 zonas escuras correspondiam às proteínas e aos pólos hidrófilicos dos fosfolípidos 1 banda clara correspondia às zonas hidrofóbicas dos fosfolípidos

15 Em consequência de novas pesquisas, outros dados foram surgindo, os quais não eram conciliáveis com o modelo adoptado.

16

17 Segundo este modelo: A membrana plasmática é constituída por uma bicamada fosfolipídica. A membrana não é sólida, pois nela existe proteínas e essencialmente os fosfolípidos apresentam movimentos: Laterais na mesma camada, bastante comuns; Transversais - também conhecidos como movimentos flip-flop, entre camadas, raros. Isto permite uma grande fluidez da membrana.

18 Mobilidade dos fosfolípidos Movimentos de difusão lateral Movimentos de flip-flop Ou de cambalhota

19 Segundo este modelo, a membrana citoplasmática é uma estrutura fluida na qual as moléculas não ocupam posições rígidas.

20 Glicolípido Proteínas intrínsecas ou integrada atravessam toda a bicamada fosfolipídica Colesterol entre os fosfolípidos: Proteína extrínseca ou periférica: não penetra na bicamada Bicamada Fosfolipídica

21 Lípidos da membrana Colesterol Glicolípidos Fosfolípidos Fitoesteróis (membranas de células vegetais) Complexos lipoproteicos (proteínas, lípidos e hidratos de carbono)

22 Que processos asseguram o transporte de substâncias através da membrana celular? Transporte de materiais através da membrana plasmática. Principais tipos de movimentos de substâncias através da membrana citoplasmática Mecanismos de troca de materiais Passivo (a favor do gradiente de concentração) sem gasto de energia Osmose Difusão simples Difusão facilitada Activo (Contra o gradiente de concentração) com gasto de energia Transporte não mediado (osmose e difusão simples) Transporte mediado (difusão facilitada e transporte activo)

23

24 Exemplo Trocas gasosas ao nível dos alvéolos pulmonares Bronquíolos Dióxido de Carbono (CO 2 ) Alvéolos Capilar sanguíneo Oxigénio (O 2 )

25 Transporte não mediado No movimento de água e de outras substâncias entre a célula e o meio não intervêm moléculas transportadoras. Muitas substâncias atravessam a membrana plasmática, ocorrendo esse movimento a favor do gradiente de concentração, ou seja, do meio em que se encontram em maior concentração para o meio onde se encontram em menor concentração. Esse movimento é regulado pelas leis físicas de transporte através de um membrana permeável. Difusão de dois solutos diferentes separados por uma membrana permeável a ambos.

26 DIFUSÃO SIMPLES: Processo de transporte em que as partículas de uma substância se movimentam de zonas onde a sua concentração é maior para zonas em que a concentração é menor. A favor do gradiente de concentração. A permeabilidade da bicamada lipídica depende: do tamanho das moléculas; da respectiva carga eléctrica; e da solubilidade nos lípidos. Por isso mesmo, alguns iões e moléculas polares sem carga não conseguem transpor a bicamada fosfolipídica.

27 Movimento da água Osmose A água é uma substância indispensável à actividade celular. Ela transpõe constantemente a membrana plasmática num e noutro sentido, sendo a sua movimentação controlada por fenómenos físicos. Osmose movimento de moléculas de água entre dois meios separados por uma membrana

28 No dispositivo experimental a água pura está separada de uma solução por uma membrana permeável à água mas não às substâncias dissolvidas. Nestas condições a água movimentar-se-ia para o lado esquerdo do tubo e o nível da solução subiria. Para impedir o movimento da água, exerce-se uma força com um pistão sobre o topo da solução até ficar constante o nível nos dois ramos do tubo.

29 O modelo representado evidencia: Pressão osmótica é a pressão necessária para contrabalançar a tendência da água se mover através de uma membrana selectivamente permeável, da região onde há maior quantidade de moléculas de água para a região onde há menor quantidade de moléculas de água. Solução = solvente + soluto Exemplos: Água Plasma Glicose, glicerina, aminoácidos. e vitaminas

30

31 A pressão osmótica da água pura é zero. Solução I Elevada concentração de água Elevado potencial de água Baixa concentração de soluto Tem uma pressão osmótica baixa HIPOTÓNICA Solução II Baixa concentração de água Baixo potencial de água Elevada concentração de soluto HIPERTÓNICA Tem uma pressão osmótica elevada

32 Soluções Hipotónica Hipertónica Isotónica Esta classificação é em relação ao soluto e não ao solvente Nota: esta classificação de soluções só é usada quando se compara 2 soluções.

33 Transporte passivo Transporte activo Substância que se movimenta.

34 A favor do gradiente de concentração movimento do soluto do meio onde está mais concentrado para o meio onde está menos concentrado. Nota: se for em relação à osmose, corresponde ao movimento de água do meio com alto potencial de água para o meio com baixo potencial de água. Quanto maior for a diferença de concentração de soluto nos dois meios maior é a velocidade de entrada.

35 A existência de sais minerais, açúcares e outras substâncias dissolvidas no citoplasma confere às células uma pressão osmótica específica. A água tende, portanto, a mover-se de uma região com menor pressão osmótica (solução hipotónica) para uma região com maior pressão osmótica (solução hipertónica). No caso de o meio extracelular ser isotónico em relação ao meio intracelular, as células recebem água ao mesmo ritmo com que a perdem.

36 Na situação A, as células das pétalas foram montadas em água destilada, que constitui um meio hipotónico em relação ao meio intracelular. Em consequência, o movimento de água processou-se do meio extracelular células, que ficaram túrgidas. para o interior das

37 Na situação B, o meio extracelular, solução de cloreto de sódio a 12 %, é hipertónico em relação ao meio intracelular. Por isso houve saída de água do meio intracelular, onde ela existe em maior concentração, para o meio exterior, com menor concentração de água. Em consequência desse movimento de água, as células ficaram plasmolisadas.

38 Em células animais, os mecanismos de transporte da água através da membrana são semelhantes aos que ocorrem nas células das plantas. Simplesmente, devido à ausência de parede esquelética, o comportamento das células é algo diferente. Como se comportam os glóbulos vermelhos quando mergulhados em soluções de diferente concentração? Normalmente as hemácias estão em suspensão no plasma, que é isotónico em relação ao conteúdo celular. As hemácias humanas apresentam a forma característica de discos bicôncavos (situação A). A

39 No caso de o meio ser hipotónico relativamente ao meio intracelular, ocorre entrada de água e o volume das hemácias aumenta (situação B). B

40 No entanto, se os glóbulos vermelhos forem colocados numa solução hipertónica em relação ao conteúdo celular, perdem água, ficando a superfície externa enrugada (situação C). C

41 Se o meio for fortemente hipotónico em relação ao interior das células, verifica-se um aumento de volume tão acentuado que a membrana celular rompe, extravasando o conteúdo da célula. Dá-se a lise (destruição) celular, que, no caso concreto das hemácias, se denomina hemólise (situação D).

42 A lise celular sucede nas células animais, por não existir a parede esquelética. Nas células das plantas, das bactérias e dos fungos, a parede esquelética exerce uma pressão, pressão de parede, em sentido contrário, o que condiciona a quantidade de água que penetra na célula, impedindo o seu rebentamento.

43 CÉULA ANIMAL Osmose em células c vegetais e animais SOLUÇÃO ISOTÓNICA Célula normal SOLUÇÃO HIPOTÓNICA Célula túrgida ou com lise celular SOLUÇÃO HIPERTÓNIC A Célula plasmolisada Mantém-se o volume celular. Aumento do volume celular, podendo ocorrer rebentamento. Diminuição de volume celular por retracção da célula. Célula normal Célula túrgida Célula plasmolisada CÉLULA VEGETAL Mantém-se o volume celular. Aumento do tamanho dos vacúolos e do volume citoplasmático. A parede celular impede a lise celular. Diminuição do tamanho dos vacúolos, sem alteração do volume celular. Retracção do citoplasma que apenas se liga à parede celular pelos plasmodesmos.

44

45 Comportamento das hemácias em meios com diferentes concentrações Célula normal Célula túrgida Célula plasmolisada

46 Alterações do volume vacuolar em células vegetais Células em meio isotónico

47 Células em meio hipotónico

48 Células em meio hipertónico

49 Através da membrana ocorrem movimentos não mediados as substâncias transpõem a membrana sem intervenção específica de moléculas transportadoras. mediados são proteínas membranares que transportam as substâncias do meio extracelular para o meio intracelular e vice-versa. osmose difusão simples transporte activo difusão facilitada

50

51 Transporte mediado Transporte Passivo Mediado Apesar do carácter hidrofóbico da bicamada lipídica dificultar a passagem de iões e moléculas polares, verifica-se que as membranas plasmáticas são permeáveis a: Diversos iões como Na +, K + ou Ca 2+ Moléculas polares como açúcares ou aa.

52 Como explicar esta permeabilidade? Através de proteínas específicas da membrana que intervêm como proteínas transportadoras. Proteínas canal Canais iónicos Difusão facilitada Canais hidrofílicos Proteínas permeases Ligam-se transitoriamente à substância a transportar transferindo-as para o outro lado da membrana.

53 TRANSPORTE MEDIADO Processo de transporte através da membrana celular em que as partículas de uma substância tendem a movimentar-se com a intervenção de proteínas transportadoras. DIFUSÃO FACILITADA Processo de transporte de substâncias a favor do gradiente de concentração. É mediado por proteínas transportadoras (permeases) e pensa-se que ocorre sem mobilização de energia pela célula. Exemplos: Glicose Aminoácidos glicerina certas vitaminas.

54 Admite-se que o processo considerado se efectua em três etapas: Elevada Concentração de soluto Permease Baixa

55 combinação da molécula a transportar com a proteína transportadora na face externa da membrana plasmática; Biologia Unidade 1 passagem da molécula através da membrana e sua separação da proteína transportadora; regresso da proteína transportadora à forma inicial. Como funcionam as permeases? As proteínas transportadoras têm locais específicos a que se ligam as moléculas ou iões a transportar, podendo intervir de diversas formas. Algumas dessas proteínas ligam-se por algum tempo às moléculas ou iões e, alterando a sua forma, transferem-nas para o interior do hialoplasma, retornando depois à forma inicial.

56 Exemplo: A entrada de glicerina em diversas variedades de uma bactéria (bacilo Biologia subtil) Unidade apresenta 1 aquelas características difusão facilitada (B) enquanto noutras variedades da mesma bactéria tal não acontece, verificando-se uma difusão simples (A) da glicerina.

57 Na difusão simples a velocidade de movimentação do soluto é directamente proporcional à diferença de concentração entre os dois meios Biologia (intracelular Unidade e 1 extracelular). É o que se verifica com a entrada de glicerina em determinada variedade do bacilo subtil (A). Quanto maior for a concentração de glicerina, maior é a velocidade de penetração através da membrana.

58 No entanto, quando a concentração de glicerina no meio é relativamente baixa, vai existir uma competição entre os dois tipos de bactérias. Biologia Unidade 1 Nestas circunstâncias, a velocidade de penetração de glicerina no caso B (difusão facilitada) é maior, o que indica que as bactérias que possuem esse tipo de transporte estão em vantagem nesse meio. No mecanismo de transporte da glicerina, na situação B (difusão facilitada), intervêm proteínas transportadoras da membrana, chamadas permeases.

59 O gráfico ao lado representa a variação da taxa de difusão de duas substâncias distintas, A e B, face à diferença de concentração dessas substâncias nos meios intra e extracelular. A substância A atravessa a membrana plasmática através de difusão facilitada e a substância B através de difusão simples. Legenda: Gráfico comparativo da taxa de difusão de substâncias em função da diferença de concentração entre os meios nos processos de difusão facilitada (A) e difusão simples (B). Como é possível observar no gráfico, devido à intervenção das proteínas transportadoras na difusão facilitada (A), a velocidade de difusão neste processo é substancialmente maior.

60 A velocidade de transporte da substância aumenta com a concentração dessa substância, mas quando todos os locais de ligação das permeases estão ocupados, isto é quando as proteínas transportadoras ficam saturadas, a velocidade de transporte mantém-se constante, mesmo que aumente a concentração da substância.

61 A glucose e outras moléculas polares podem atravessar a membrana através do processo de difusão facilitada. Estas moléculas entram na célula ajudadas por proteínas da membrana (permeases). As proteínas ligam-se as moléculas a transportar, sofrem alteração na sua configuração, permitindo que as moléculas atravessem a membrana. Uma vez libertadas as moléculas no interior da célula, as permeases voltam ao seu estado inicial.

62 Este processo, aparentemente sem gasto de energia, envolve a intervenção de proteínas, por isso, as alterações de temperatura e a presença de venenos afectam o transporte, pois podem provocar a desnaturação (alteração da estrutura) das proteínas envolvidas. Do mesmo modo, também e explicado que a velocidade de difusão facilitada não depende apenas da concentração da substancia a transportar, mas também do numero de permeases disponíveis para mediar o transporte. Quando todas as proteínas estão envolvidas no transporte, dizemos que estas ficam saturadas, estabilizando a velocidade da difusão.

63 TRANSPORTE ACTIVO: Processo de transporte mediado que se realiza com dispêndio de energia pela célula e contra o gradiente de concentração, ou seja, as substâncias são transportadas do local onde a concentração é mais baixa para o local onde a concentração é mais elevada. A célula pode manter uma ou várias substâncias em concentrações muito diferentes nos meios intracelular e extracelular.

64 Meio envolvente > > >

65 < > Já nas células de Halicystis há uma maior concentração do ião K + dentro da célula, enquanto que a concentração de Na + se mantém inferior àquela que existe na água.

66 Após a morte das células os iões difundem-se rapidamente, até que as concentrações intracelular e extracelular se igualem. O facto de a inibição da respiração impedir a manutenção das diferenças de concentração levou a pensar que este transporte implica dispêndio de energia por parte da célula, sendo por isso designado por transporte activo.

67 Um outro exemplo de uma situação em que ocorre transporte activo verifica-se em hemácias. Estas células trocam certos iões (Na +, K + ) com o meio, por transporte Biologia activo. Unidade 1 A manutenção de certas substâncias em concentração diferente no interior e no exterior das células envolve transporte activo. A célula mantém a diferença de concentração entre os dois meios porque: O sódio entra para a célula por difusão (a favor do gradiente de concentração) e sai por transporte activo (contra o gradiente de concentração)

68 O potássio sai da célula por difusão (a favor do gradiente de concentração) e entra por transporte activo (contra o gradiente de concentração). Biologia Unidade 1 Assim o meio extracelular apresenta sempre uma maior concentração de sódio e o intracelular, uma maior concentração de potássio. Se as células forem privadas de ATP as concentrações de iões nos dois meios tornam-se iguais. O transporte activo deixa-se de poder realizar-se, continuando a verificar-se difusão até se igualarem as concentrações nos dois meios.

69 Bomba sódio - potássio Elevada Baixa Concentração do Sódio Concentração do Potássio Baixa Elevada

70

71 Transporte activo- Transporte mediado Neste processo, as proteínas transportadoras localizadas na membrana plasmática, mediante a utilização de energia (resultante da hidrólise do ATP), transportam essas substâncias, contrariando as leis da difusão, ou seja, do local onde a concentração é mais baixa para o local onde a concentração é mais elevada. Nesta situação, as proteínas transportadoras comportam-se como enzimas sendo designadas por ATPases (bombas). A bomba de sódio e potássio é um dos exemplos mais estudados de transporte activo. Neste caso, a mesma ATPase promove a movimentação do Na + e do K +, através da membrana, contra um gradiente de concentração.

72 Funcionamento da bomba de sódio e potássio Através da hidrólise do ATP em ADP e Pi, a bomba de sódio e potássio promove a saída de três iões Na+ e a entrada de dois iões K+, assegurando assim a diferença de concentrações entre os meios intra e extracelular.

73 O transporte activo é, pois, um processo de transporte: mediado Biologia Unidade 1 que se realiza com dispêndio de energia pela célula e contra o gradiente de concentração. No transporte activo, ao contrário do que acontece na difusão facilitada, as mudanças de forma nas proteínas Transportadoras relacionam-se com a mobilização de energia celular, resultante da hidrólise do ATP. Transportes Não mediados: osmose difusão simples Mediados: difusão facilitada transporte activo

74 1. Em que sentido se processa o transporte activo? Do meio onde a concentração da substância é menor para o meio onde a concentração da onde a sua concentração é maior, ou seja contra o gradiente de concentração. 2. Relacione o sentido de transporte activo com o facto de dispender energia. Há dispêndio de energia devido o transporte activo fazer-se contra o gradiente de concentração e também devido às mudanças de forma das proteínas transportadoras.

75 Transporte transmembranar Pode ocorrer por Transporte não mediado é Difusão simples no caso da água Transporte mediado intervêm pode ser Permeases Transporte activo Difusão facilitada Transporte em quantidade pode ser Endocitose Exocitose por exemplo Osmose Fagocitose Pinocitose

OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS SERES HETEROTRÓFICOS: - Estrutura da membrana celular - Mecanismos de transporte membranar

OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS SERES HETEROTRÓFICOS: - Estrutura da membrana celular - Mecanismos de transporte membranar OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS SERES HETEROTRÓFICOS: - Estrutura da membrana celular - Mecanismos de transporte membranar Natércia Charruadas Biologia e Geologia 10º ano SistemaGzar conhecimentos Metabolismo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA Biologia - Geologia (10º ano) Transportes transmembranares Soluto Substância que se pode dissolver Solvente Substância na qual se dissolve o soluto (formando uma solução) Concentração

Leia mais

Membrana Celular Biologia Professora Josy

Membrana Celular Biologia Professora Josy Biologia Professora Josy Tema: Membrana celular 1) Constituição da Sinônimos: Membrana citoplasmática, Membrana plasmática e Plasmalema. Presente em todos os tipos de células. Visível somente ao microscópio

Leia mais

Transporte através da Membrana Plasmática. CSA Colégio Santo Agostinho BIOLOGIA 1º ano Ensino Médio Professor: Wilian Cosme Pereira

Transporte através da Membrana Plasmática. CSA Colégio Santo Agostinho BIOLOGIA 1º ano Ensino Médio Professor: Wilian Cosme Pereira Transporte através da Membrana Plasmática CSA Colégio Santo Agostinho BIOLOGIA 1º ano Ensino Médio Professor: Wilian Cosme Pereira A membrana plasmática é formada por 2 camadas ( Bicamada ) de lipídios

Leia mais

1. Pelos seres heterotróficos. 2. Pelos seres autotróficos.

1. Pelos seres heterotróficos. 2. Pelos seres autotróficos. Unidade 1 Obtenção de matéria 1. Pelos seres heterotróficos. 2. Pelos seres autotróficos. O que são seres heterotróficos? Do grego, hetero = diferente, trophos = alimento. Seres vivos que utilizam substâncias

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 2 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 2 Transporte e especializações de membrana V Transporte

Leia mais

Escola Secundária de Lousada. Biologia - Geologia (10º ano) Membrana celular

Escola Secundária de Lousada. Biologia - Geologia (10º ano) Membrana celular Escola Secundária de Lousada Biologia - Geologia (10º ano) Membrana celular Os seres heterotróficos obtêm a matéria orgânica que necessitam a partir do meio! Ex: todos os animais e alguns seres do reino

Leia mais

Professora MSc Monyke Lucena

Professora MSc Monyke Lucena Professora MSc Monyke Lucena Está presente em todas as células. Em algumas células, há envoltórios adicionais externos à membrana são as membranas esqueléticas (paredes celulares) Na célula vegetal: membrana

Leia mais

Trabalho realizado por: Ariana Gonçalves nº Ricardo Figueiredo nº

Trabalho realizado por: Ariana Gonçalves nº Ricardo Figueiredo nº Trabalho realizado por: Ariana Gonçalves nº. 57301 Ricardo Figueiredo nº. 57284 Composição: Lípidos (anfipáticos); Proteínas; Glícidos: Sob a forma de glicolípidos e glicoproteínas. (em proporções variáveis)

Leia mais

Meio intracelular VS Meio extracelular

Meio intracelular VS Meio extracelular Meio intracelular VS Meio extracelular Gradiente de concentração É a diferença a de concentração entre a zona de maior concentração e a zona de menor concentração A FAVOR CONTRA Difusão Simples As moléculas

Leia mais

Professora MSc Monyke Lucena

Professora MSc Monyke Lucena Professora MSc Monyke Lucena Está presente em todas as células. Em algumas células, há envoltórios adicionais externos à membrana são as membranas esqueléticas (paredes celulares) Na célula vegetal: membrana

Leia mais

Escola Secundária Anselmo de Andrade 5º Teste de Biologie e Geologia de 10 ano. Nome- Nº T Data-

Escola Secundária Anselmo de Andrade 5º Teste de Biologie e Geologia de 10 ano. Nome- Nº T Data- Escola Secundária Anselmo de Andrade 5º Teste de Biologie e Geologia de 10 ano Nome- Nº T Data- O mundo vivo é caracterizado por uma enorme diversidade. Pluricelular Unicelular Heterotrófico organismos

Leia mais

Biologia e Geologia 10º ano. Domínio 4. Obtenção de matéria. 7. Obtenção de Matéria pelos seres heterotróficos

Biologia e Geologia 10º ano. Domínio 4. Obtenção de matéria. 7. Obtenção de Matéria pelos seres heterotróficos Biologia e Geologia 10º ano Domínio 4 Obtenção de matéria 2019 A Membrana Plasmática Composição: Fosfolípidos; Proteínas; Glícidos: Colesterol; Glicolípidos Modelo Estrutural Trilaminar (Davson e Danielli

Leia mais

Membrana plasmática e transporte

Membrana plasmática e transporte Membrana plasmática e transporte Profª Ana Luisa Miranda Vilela www.bioloja.com Estrutura Modelo do mosaico fluido (Singer e Nicholson 1972): bicamada lipídica (fosfolipídios) onde encontram-se imersas

Leia mais

Biofísica de Membranas

Biofísica de Membranas GUARANTÃ DO NORTE» AJES FACULDADE NORTE DE MATO GROSSO Biofísica de Membranas Prof. Me. Thiago Machado BIOFÍSICA DE MEMBRANAS Membrana celular Prof. Me. Thiago Machado Membrana celular Célula Internalizados

Leia mais

Biologia e Geologia 10º ano

Biologia e Geologia 10º ano Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia 10º ano Teste de Avaliação Tema 2 de Biologia Leia com atenção as perguntas que se seguem, e utilize a folha

Leia mais

Biologia e Geologia. Ficha Formativa. Turma: Nº: Data: / / 1.1 Identifique o modelo de ultraestrutura da membrana citoplasmática representado.

Biologia e Geologia. Ficha Formativa. Turma: Nº: Data: / / 1.1 Identifique o modelo de ultraestrutura da membrana citoplasmática representado. Biologia e Geologia Ficha Formativa Nome: Turma: Nº: Data: / / Assunto: A membrana plasmática, Obtenção de matéria pelos organismos heterotróficos Nome: 1. A figura 1 representa um modelo de ultraestrutura

Leia mais

Membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema)

Membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema) Membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema) Profa. Maria Elisa Carneiro FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL FACIPLAC Aprovadas pela Portaria

Leia mais

Membrana celular Transporte transmembranar

Membrana celular Transporte transmembranar Membrana celular Transporte transmembranar Os seres heterotróficos obtêm a matéria orgânica que necessitam a partir do meio! INGESTÃO ABSORÇÃO Ex: todos os animais e alguns seres do reino protista Ex:

Leia mais

UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIOS ESCOLARES

UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIOS ESCOLARES Acção de Formação UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIOS ESCOLARES (Guião da Actividade) Formanda: Maria Teresa Novo Formador: Professor Vítor Duarte Teodoro Braga 2010 Transportes Transmembranares: O Processo

Leia mais

Membrana Plasmática: Funções da membrana

Membrana Plasmática: Funções da membrana Membrana Plasmática: Funções da membrana Membrana plasmática Manutenção da integridade e estrutura da célula. Controle da movimentação de substâncias para dentro e fora da célula (permeabilidade seletiva)

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA: TIPOS DE TRANSPORTE

MEMBRANA PLASMÁTICA: TIPOS DE TRANSPORTE MEMBRANA PLASMÁTICA: TIPOS DE TRANSPORTE Transporte passivo O transporte passivo é o transporte de substância entre a membrana plasmática sem gasto de energia (ATP Adenosina trifosfato ou trifosfato de

Leia mais

Formado por 2 camadas de lipídios envolvidas por 2 camadas de. Formado por 2 camadas de lipídios com proteínas mergulhadas entre eles.

Formado por 2 camadas de lipídios envolvidas por 2 camadas de. Formado por 2 camadas de lipídios com proteínas mergulhadas entre eles. A célula, em conceito muito amplo, pode ser considerada como: A unidade fundamental dos seres vivos. A menor estrutura biológica capaz de ter vida autônoma. As células existem como seres unicelulares,

Leia mais

Citologia (membrana e citoplasma):

Citologia (membrana e citoplasma): Aula 01 Citologia (membrana e citoplasma): Passagem de soluto (geralmente um gás) do meio mais concentrado para o menos concentrado. Processo comum nos alvéolos pulmonares (hematose). A Membrana Plasmática

Leia mais

CÉLULAS QUAL CÉLULA É ANIMAL E QUAL É A VEGETAL?

CÉLULAS QUAL CÉLULA É ANIMAL E QUAL É A VEGETAL? CÉLULAS QUAL CÉLULA É ANIMAL E QUAL É A VEGETAL? CÉLULAS EUCARIÓTICAS E PROCARIÓTICAS Organismos constituídos por células procarióticas: Bactérias e cianobácterias. Organismos constituídos por células

Leia mais

26/09/2016 BIOLOGIA CELULAR SISTEMAS DE TRANSPORTE DE MEMBRANA. Principal função da Membrana Plasmática. Permeabilidade seletiva.

26/09/2016 BIOLOGIA CELULAR SISTEMAS DE TRANSPORTE DE MEMBRANA. Principal função da Membrana Plasmática. Permeabilidade seletiva. BIOLOGIA CELULAR SISTEMAS DE TRANSPORTE DE MEMBRANA Principal função da Membrana Plasmática Permeabilidade seletiva. 2 1 3 Tipos de transporte através da membrana 1) Transporte passivo: não há gasto de

Leia mais

Membrana. Meio intracelular (http://picasaweb.google.com)

Membrana. Meio intracelular (http://picasaweb.google.com) PROFESSOR: Leonardo Mariscal BANCO DE QUESTÕES -BIOLOGIA-1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== Membrana 01- Produtos de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA CITOLOGIA III - Transportes pela membrana 1. (UFCG) A membrana plasmática é o limitante entre o ambiente interno celular e o meio externo e participa efetivamente na seleção de elementos que entram e saem

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA - EXERCÍCIOS

MEMBRANA PLASMÁTICA - EXERCÍCIOS Campus Campo Grande Biologia 1 Professor Edilson Silveira MEMBRANA PLASMÁTICA - EXERCÍCIOS 1. (UFGD 2011) Consumir saladas é uma das dicas dos nutricionistas para uma alimentação saudável. As saladas,

Leia mais

Célula e suas estruturas Transportes através da membrana Parede celular

Célula e suas estruturas Transportes através da membrana Parede celular Escola Monteiro Lobato Disciplina: Biologia Prof(a): Sharlene Regina Série 9º ano Turma B Célula e suas estruturas Transportes através da membrana Parede celular Maceió, 31/03/2016 Um mundo de descobertas!

Leia mais

Terapia Ocupacional. Fisilogia

Terapia Ocupacional. Fisilogia Curso: Terapia Ocupacional Disciplina: Fisilogia Aula: Membrana Plasmática Profº. Ms. Rafael Palhano Fedato rafapalha@gmail.com Membrana Plasmática ou Membrana celular É uma dupla camada de lipídios com

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA. Profa Cristiane Oliveira

MEMBRANA PLASMÁTICA. Profa Cristiane Oliveira MEMBRANA PLASMÁTICA Profa Cristiane Oliveira MEMBRANA PLASMÁTICA Finíssima película que isola a célula do ambiente externo; Só é observável em microscópio eletrônico (8nm espessura); Em microscópio óptico,

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - Membranas biológicas Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - Membranas biológicas Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - Membranas biológicas Prof. Enrico Blota Biologia Moléculas, células e tecidos - Membranas Biológicas Todas as células, sejam elas procariontes

Leia mais

Permeabilidade da Bicamada Lipídica. Barreira hidrofóbica impermeável a solutos e íons. tamanho da molécula. solubilidade da molécula (em óleo)

Permeabilidade da Bicamada Lipídica. Barreira hidrofóbica impermeável a solutos e íons. tamanho da molécula. solubilidade da molécula (em óleo) Permeabilidade da Bicamada Lipídica Barreira hidrofóbica impermeável a solutos e íons tamanho da molécula solubilidade da molécula (em óleo) TRÂNSITO ATRAVÉS DA MEMBRANA MEMBRANA PLASMÁTICA TRÂNSITO ATRAVÉS

Leia mais

Fisiologia celular II. Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo

Fisiologia celular II. Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo celular II celular II Objetivo Conhecer os aspectos relacionados a membrana plasmática quanto ao transporte através da membrana e o potencial de repouso da membrana Conteúdo Membrana plasmática Mecanismos

Leia mais

Cap. 8: Membrana plasmática O seletivo envoltório nuclear. Equipe de Biologia

Cap. 8: Membrana plasmática O seletivo envoltório nuclear. Equipe de Biologia Cap. 8: Membrana plasmática O seletivo envoltório nuclear Equipe de Biologia Membrana plasmática o modelo do mosaico fluido Proposto por Singer e Nicholson, em 1972. Disponível em: .

Leia mais

TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA

TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA LÍQUIDOS INTRA E EXTRA CELULARES MEMBRANA CELULAR: manutenção das # / seletividade das proteínas transportadoras para íons ou moléculas; SELETIVIDADE E ABERTURAS DAS COMPORTAS

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA: DIGESTÃO INTRACELULAR

MEMBRANA PLASMÁTICA: DIGESTÃO INTRACELULAR MEMBRANA PLASMÁTICA: DIGESTÃO INTRACELULAR INTRODUÇÃO A membrana plasmática ou celular separa o meio intracelular do meio extracelular e é a principal responsável pelo controle da penetração e saída de

Leia mais

Biologia. Membranas Biológicas. Professor Enrico Blota.

Biologia. Membranas Biológicas. Professor Enrico Blota. Biologia Membranas Biológicas Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia MEMBRANAS BIOLÓGICAS PARTE 1 Todas as células, sejam elas procariontes ou eucariontes apresentam um revestimento

Leia mais

25/08/2014 CÉLULAS. Células Procariontes. Raduan. Célula Eucarionte Vegetal. Raduan

25/08/2014 CÉLULAS. Células Procariontes. Raduan. Célula Eucarionte Vegetal. Raduan CÉLULAS Células Procariontes Célula Eucarionte Vegetal 1 Célula Eucarionte Animal Núcleo Citoplasma Célula Animal Estrutura geral Membrana citoplasmática Mitocôndrias Retículo endoplasmático Complexo de

Leia mais

BIOLOGIA 1º ANO EVOLUÇÃO DO MICROSCÓPIO

BIOLOGIA 1º ANO EVOLUÇÃO DO MICROSCÓPIO BIOLOGIA 1º ANO EVOLUÇÃO DO MICROSCÓPIO Microscopia 1591- Zacharias e Hans Janssen 1632 Antonie von Leuwenhoek 1663 Robert Hook Teoria Celular Premissas fundamentais: Todos os seres vivos são formados

Leia mais

Membrana Plasmática ou Celular Biomedicina Semestre

Membrana Plasmática ou Celular Biomedicina Semestre Membrana Plasmática ou Celular Biomedicina Semestre 1-2012 Profa. Luciana F. Krause Funções: Membrana Plasmática Envoltório do citoplasma; Delimita e contém os meios intra e extracelular; dando individualidade

Leia mais

Transportes Celulares. Transporte Passivo Transporte Ativo

Transportes Celulares. Transporte Passivo Transporte Ativo Transportes Celulares Transporte Passivo Transporte Ativo Transporte Passivo Difusão Passiva - Muitas substâncias penetram nas células ou delas saem por difusão passiva, isto é, como a distribuição do

Leia mais

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto O meio extracelular e intracelular apresenta concentrações diferentes de eletrólitos; Líquido extracelular contém grande quantidade de sódio Na + ; Grande

Leia mais

Processos de troca entre a célula e o meio externo

Processos de troca entre a célula e o meio externo Processos de troca entre a célula e o meio externo 3 categorias Processos passivos ocorrem sem gasto de energia: difusão, difusão facilitada e osmose Processos ativos ocorrem com gasto de energia: bomba

Leia mais

Membrana plasmática (plasmalema)

Membrana plasmática (plasmalema) Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do

Leia mais

PROF. CARLOS FREDERICO

PROF. CARLOS FREDERICO PROF. CARLOS FREDERICO Envoltório presente em todos os tipos celulares. Delimita o conteúdo celular. Regula o fluxo de substâncias entre os meios, mantendo as composições químicas dos meios intra e extracelular

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Membrana Plasmática. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Membrana Plasmática. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Membrana Plasmática Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves mackswendhell@gmail.com Por que os organismos vivos precisam de membranas? Membrana

Leia mais

09/08/2017. Do que a membrana plasmática é composta? Qual sua estrutura morfológica? Biologia Celular e Molecular. Joana Da Mata. Membrana Plasmática

09/08/2017. Do que a membrana plasmática é composta? Qual sua estrutura morfológica? Biologia Celular e Molecular. Joana Da Mata. Membrana Plasmática Biologia Celular e Molecular Joana Da Mata Membrana Plasmática Do que a membrana plasmática é composta? Qual sua estrutura morfológica? Como o espermatozoide reconhece o oócito? Qual seu tipo sanguíneo?

Leia mais

Membranas Biológicas

Membranas Biológicas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC BIOQUÍMICA BIO0001 Membranas Biológicas Prof Karine P. Naidek Outubro/2016 Membranas Biológicas Membranas

Leia mais

Membrana Plasmática Estrutura e Função

Membrana Plasmática Estrutura e Função Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Biologia Celular Aulas Teóricas Membrana Plasmática Estrutura e Função Prof: Dr. Cleverson Agner Ramos Membrana Plasmática A bicamada de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Membrana Plasmática. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Membrana Plasmática. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Membrana Plasmática Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves mackswendhell@gmail.com Membrana Plasmática (MP) A MP mantem constante o meio

Leia mais

Prof. Edson Chiote & Prof. Daniel Mesquita

Prof. Edson Chiote & Prof. Daniel Mesquita Prof. Edson Chiote & Prof. Daniel Mesquita A membrana plasmática O que sabemos sobre ela? A membrana plasmática é formada por uma bicamada de lipídios e proteínas nela inseridos. A membrana plasmática

Leia mais

Citologia. Professora Luciana Ramalho 2017

Citologia. Professora Luciana Ramalho 2017 Citologia Professora Luciana Ramalho 2017 É o estudo da célula Citologia Só surgiu após a invenção do microscópio pelo holandês Zacharias Janssen em 1590 Microscopia Microscópio óptico Microscópio Eletrônico

Leia mais

Membrana Celular: Bicamada Lipídica. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Membrana Celular: Bicamada Lipídica. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Membrana Celular: Bicamada Lipídica Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto BICAMADA LIPÍDICA Bicamada Formada por 50% de lipídeos (latu senso); As moléculas das membranas são anfipáticas; Lipídeos

Leia mais

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO 2 O que são Células? São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos; Envolvidas por membranas preenchidas por solução aquosa, onde estão presentes biomoléculas

Leia mais

a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. 1) (UFPR) Abaixo, pode-se observar a representação esquemática de uma membrana plasmática celular e de um gradiente de concentração de uma pequena molécula X ao longo dessa membrana. Com base nesse esquema,

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Citologia: membrana plasmática, parede celular. Membrana Plasmática Estruturas das membranas celulares Permeabilidades das membranas celulares Sistemas

Leia mais

IPÍDEOS, MEMBRANA E TRANSPORTE

IPÍDEOS, MEMBRANA E TRANSPORTE IPÍDEOS, MEMBRANA E TRANSPORTE A membrana citoplasmática tica Compartimentalização Base para atividade biológica Barreira seletiva Transporte Responder a sinais externos Interações entre células Propagação

Leia mais

O crédito por essa incrível invenção foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos.

O crédito por essa incrível invenção foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos. 1º ano Pró Madá O crédito por essa incrível invenção foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos. O holandês Antonie van Leewenhoek construiu microscópios

Leia mais

Equipe de Biologia. Biologia. MEMBRANA CELULAR (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema)

Equipe de Biologia. Biologia. MEMBRANA CELULAR (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema) Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 6R Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia MEMBRANA CELULAR (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema) Toda a célula, seja procarionte

Leia mais

CITOLOGIA Membrana Celular

CITOLOGIA Membrana Celular CITOLOGIA Membrana Celular BIOLOGIA Professor Cícero MEMBRANA PLASMÁTICA MICROVILOSIDADES Célula A Célula B DESMOSSOMOS INTERDIGITAÇÕES MICROVILOSIDADES: Aumentam a superfície de absorção DESMOSSOMOS:

Leia mais

ENVOLTÓRIOS CELULARES

ENVOLTÓRIOS CELULARES ENVOLTÓRIOS CELULARES MEMBRANA PLASMÁTICA Funções Composição Química Propriedades Proteção Lipídeos Elasticidade Permeabilidade Seletiva Proteínas Regeneração MODELO SINGER MOSAICO FLUÍDO NICHOLSON glicocálix

Leia mais

Membranas Biológicas

Membranas Biológicas CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA Membranas Biológicas Estrutura e Transporte Prof.Fernando Luís Bacelar Lobato São Luís 2011 Objetivos desta aula : Compreender

Leia mais

MEMBRANAS CELULARES.

MEMBRANAS CELULARES. MEMBRANAS CELULARES MEMBRANAS CELULARES Uma MEMBRANA CELULAR é uma dupla camada fosfolipídica associada a proteínas. Os fosfolipídios, as estruturas fundamentais da membrana, são moléculas formadas por

Leia mais

Faculdade Anhanguera de Campinas FAC 4

Faculdade Anhanguera de Campinas FAC 4 Faculdade Anhanguera de Campinas FAC 4 Curso de Graduação em Educação Física Profa. Dra. Amabile Vessoni Arias E-mail: Amabile.arias@anhanguera.com 2016-2 Membrana plasmática = plasmalema É uma película

Leia mais

FISIOLOGIA DAS MEMBRANAS. Composição da membrana plasmática. Transporte através da membrana.

FISIOLOGIA DAS MEMBRANAS. Composição da membrana plasmática. Transporte através da membrana. FISIOLOGIA DAS MEMBRANAS Composição da membrana plasmática. Transporte através da membrana. FUNÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA Isolamento físico Regulação de trocas Comunicação celular Suporte estrutural Modelo

Leia mais

Disciplina Fisiologia veterinária I (VET 302)

Disciplina Fisiologia veterinária I (VET 302) Disciplina Fisiologia veterinária I (VET 302) Prof. Bruna Waddington de Freitas Médica Veterinária bruna.freitas@ufv.br 1 Bibliografia Básica REECE, W. O. Dukes Fisiologia dos Animais Domésticos. 12 a

Leia mais

Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância fisiológica

Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância fisiológica Transporte através de membranas celulares Tipos de transporte Exemplos Importância fisiológica Transporte através de membranas celulares (32 D) (44 D) Bicamada lipídica é permeável a gases e moléculas

Leia mais

Membrana Plasmática. Dra. Maria Izabel Gallão

Membrana Plasmática. Dra. Maria Izabel Gallão Membrana Plasmática Composição química A composição química das membranas oscila em torno dos valores médios de 60% de proteínas e 40% de lipídios. Associados às proteínas e os lipídios encontram-se açúcares,

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 1. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 1. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 1 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 1 Parte

Leia mais

25/08/2017 CÉLULAS. Células Procariontes. Raduan. Célula Eucarionte Vegetal. Raduan

25/08/2017 CÉLULAS. Células Procariontes. Raduan. Célula Eucarionte Vegetal. Raduan CÉLULAS Células Procariontes Célula Eucarionte Vegetal 1 Célula Eucarionte Animal Núcleo Citoplasma Célula Animal Estrutura geral Membrana citoplasmática Mitocôndrias Retículo endoplasmático Complexo de

Leia mais

Membrana Celular. Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de...

Membrana Celular. Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de... Membrana Celular Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de... Descrever a estrutura da membrana celular incluindo seus componentes e sua organização espacial Explicar as funções das membranas

Leia mais

Proteínas de Membrana

Proteínas de Membrana Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Biologia Celular Aulas Teóricas Proteínas de Membrana Prof: Dr. Cleverson Agner Ramos Proteínas de Membrana Visão Geral das Proteínas de

Leia mais

Funções das glicoproteínas e proteínas da membrana :

Funções das glicoproteínas e proteínas da membrana : Funções das glicoproteínas e proteínas da membrana : 1- UNE ALGUMAS CÉLULAS ÀS OUTRAS (junção celular) muito importante em tecidos como a pele e os vasos sanguíneos 2- FUNCIONAM COMO RECEPTORES > para

Leia mais

Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância

Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância Transporte através de membranas celulares Tipos de transporte Exemplos Importância Transporte através de membranas celulares (32 D) (44 D) Bicamada lipídica é permeável a gases e moléculas apolares e polares

Leia mais

ARTIGO SOBRE OS PERSONAGENS MARCANTES DA HISTÓRIA DA FISIOLOGIA

ARTIGO SOBRE OS PERSONAGENS MARCANTES DA HISTÓRIA DA FISIOLOGIA ARTIGO SOBRE OS PERSONAGENS MARCANTES DA HISTÓRIA DA FISIOLOGIA Adaptação Ponto de vista evolutivo Exemplos: gado Zebu X gado europeu Aclimatação Alteração fisiológica, bioquímica ou anatômica a partir

Leia mais

Variedade de tipos celulares

Variedade de tipos celulares Variedade de tipos celulares Teoria Celular Por que as células são tão pequenas??? x10 Aresta (cm) Superfície (cm 2 ) Volume (cm 3 ) S/V 1 6 1 6 10 600 1000 0,6 Muitas trocas S V Tamanho Ideal S V Poucas

Leia mais

Unidade 4: M m e b m r b an a a n s a s Ce C l e ul u ar a es e s Pa P r a te e II

Unidade 4: M m e b m r b an a a n s a s Ce C l e ul u ar a es e s Pa P r a te e II Unidade 4: Membranas Celulares Parte II Disciplina: Biologia Celular e Molecular Centro de Ciências da Saúde Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini marilanda.bellini@usc.br Pró Reitoria de Pesquisa e de

Leia mais

5º Teste Sumativo (60 minutos)

5º Teste Sumativo (60 minutos) ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 5º Teste Sumativo (60 minutos) DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º Ano - Turma A TEMA : Componente de Biologia Diversidade na biosfera e obtenção de matéria pelos

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA Fixação 1) O esquema abaixo exemplifica um dos tipos de transporte de membrana cuja função é fundamental para o metabolismo celular. No

Leia mais

Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio

Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Células Eucarióticas e suas Organelas CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Célula eucariótica Animal Membrana Plasmática Membrana Plasmática Funções

Leia mais

Fronteiras da Célula.

Fronteiras da Célula. Fronteiras da Célula 1 MEMBRANA PLASMÁTICA - Célula: compartimento isolado do meio ambiente por uma finíssima película, a membrana plasmática, constituída fundamentalmente por fosfolipídios e proteínas.

Leia mais

Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR

Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Teoria Celular Schelden e Schwann Célula (Hooke, 1665) unidade fundamental, estrutural e funcional da vida. Todos

Leia mais

PARTES DA CÉLULA. Parte I. Claudio Pozzatti

PARTES DA CÉLULA. Parte I. Claudio Pozzatti PARTES DA CÉLULA Parte I Claudio Pozzatti PARTES DE UMA CÉLULA: ENVOLTÓRIOS CELULARES: * PAREDE CELULAR OU CELULÓSICA Plantas, Fungos e algumas Bactérias. * MEMBRANA PLASMÁTICA Em todas as células. CITOPLASMA:

Leia mais

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR 1º EM Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos; As células podem apresentar formas

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE. 1) As células apresentam membrana plasmática com composição química e estrutura semelhantes entre si.

ROTEIRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE. 1) As células apresentam membrana plasmática com composição química e estrutura semelhantes entre si. ROTEIRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 1º EM Data: / / 2018 Professora: Franciely 1) As células apresentam membrana plasmática com composição química e estrutura semelhantes entre si.

Leia mais

Célula: Membrana Plasmática

Célula: Membrana Plasmática Célula: Membrana Plasmática Curso de Nutrição Disciplina Fisiologia Humana I Prof. Dr. Leandro Cattelan leandrocattelan@hotmail.com Agosto 2017 I. ESTRUTURA E FUNÇÃO CELULAR Estrutura e função celular

Leia mais

MEMBRANAS PLASMÁTICAS

MEMBRANAS PLASMÁTICAS MEMBRANAS PLASMÁTICAS Essenciais para a vida da célula https://www.youtube.com/watch?v=qdo5il1ncy4 Funções: Forma da célula. Intercâmbio célula-meio. Delimita conteúdo celular. Reconhecimento celular.

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE BIOLOGIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 18/03/2011 Nota: Professora: Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável:

Leia mais

FISIOLOGIA Est s ud u o do fu f n u cio i nam a en e to no n rm r a m l a l d e d e um u

FISIOLOGIA Est s ud u o do fu f n u cio i nam a en e to no n rm r a m l a l d e d e um u FISIOLOGIA Estudo do funcionamento normal de um organismo vivo e de suas partes componentes, incluindo todos os seus processos físicos e químicos O objetivo da Fisiologia é explicar os fatores físicos

Leia mais

3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril

3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril 3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril 21. As células caracterizam-se por possuir uma membrana plasmática, separando o meio intracelular do meio extracelular. A manutenção da integridade dessa membrana

Leia mais

Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância fisiológica

Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância fisiológica Transporte através de membranas celulares Tipos de transporte Exemplos Importância fisiológica Transporte através de membranas celulares (32 D) (44 D) Bicamada lipídica é permeável a gases e moléculas

Leia mais

Prof. João Leite Prof. Edson Chiote

Prof. João Leite Prof. Edson Chiote Prof. João Leite Prof. Edson Chiote Tipos de células Comparação Células eucariontes VEGETAL e ANIMAL 1. As algas azuis ou cianobactérias são procariontes; portanto, a) têm citoplasma dividido em compartimentos

Leia mais

Biomembranas. Capítulo 5 (5.1 e 5.2) Lodish Cap Alberts ( Fundamentos... )

Biomembranas. Capítulo 5 (5.1 e 5.2) Lodish Cap Alberts ( Fundamentos... ) Biomembranas Capítulo 5 (5.1 e 5.2) Lodish Cap. 11-12 Alberts ( Fundamentos... ) As biomembranas formam estruturas fechadas A estrutura da bicamada é similar para as biomembranas; Composição lipídica

Leia mais

Trabalho de Recuperação Aluno (a): Turma: 1ª série: (Ensino Médio)

Trabalho de Recuperação Aluno (a): Turma: 1ª série: (Ensino Médio) Trabalho de Recuperação Aluno (a): Turma: 1ª série: (Ensino Médio) Professor: FreD Disciplina: Biologia No Anhanguera você é + Enem O Trabalho deve ser feito em folha de papel almaço, contendo as respostas

Leia mais

Membrana celular. Natália Paludetto

Membrana celular. Natália Paludetto Membrana celular tália Paludetto Membrana celular, o que é? Fino revestimento (7 a 10nm) que envolve a célula. Tem capacidade de se regenerar, é descontínua pois apresenta poros, conduz eletricidade e

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES

MEMBRANA PLASMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES MEMBRANA PLASMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES (PLASMALEMA OU MEMBRANA CITOPLASMÁTICA OU MEMBRANA CELULAR) Estrutura A estrutura predominante da membrana plasmática é lipoproteica, ou seja, a maior parte

Leia mais