Rio Paramopama em São Cristóvão-SE: realidade socioambiental e potencial ecoturístico. Cleverton Costa Silva. Semana da Água Aracaju

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rio Paramopama em São Cristóvão-SE: realidade socioambiental e potencial ecoturístico. Cleverton Costa Silva. Semana da Água Aracaju"

Transcrição

1 II ENCONTRO DE RECURSOS HÍDRICOS EM SERGIPE Rio Paramopama em São Cristóvão-SE: realidade socioambiental e potencial ecoturístico Cleverton Costa Silva Semana da Água Aracaju

2 1 - INTRODUÇÃO 1607: São Cristóvão em sítio definitivo. Rio Paramopama: acessibilidade e oferta de alimentação. Auge e decadência (séc XIX): atividade comercial no Paramopama e mudança da capital. Início do séc. XX: a fé (imagem de Sr. dos Passos) e o industrialismo. Fim do séc. XX: crise industrial, aquicultura e turismo. Paramopama no séc. XXI: desafios do meio ambiente e ecoturismo.

3 2 CARACTERIZAÇÃO DO RIO PARAMOPAMA Nasce próximo ao Pov. Aningas, deságua no Vaza-Barris. Aprox. 17km de extensão, bacia perene. Afluentes: minadouros na Bica dos Pintos e do Jardim,riachos Cachorro (Nazu) e São Gonçalo. 2 domínios: água doce (nascente/pintos) e estuário (Pintos/Barra da Cidade). Atividades: pesca, aquicultura, abastecimento, indústria (antes). Curso do rio Paramopama. Autor: Everton Santos, 2007.

4 3 REALIDADE SOCIOAMBIENTAL Agressões comuns no rio Paramopama: poluição por agrotóxicos, lixo e esgoto residenciais e de oficinas, desmatamento. Pressão sobre o rio: ocupação irregular desde o século XVIII. Fábrica Sam Christóvam: Paramopama como fator locacional (extrativismo): sal, argila, cal, mariscos, carvão vegetal, lenha e madeira. Década de 1970: havia 902 pescadores na cidade, aquicultura nas antigas salinas.

5 3 REALIDADE SOCIOAMBIENTAL 1993: Terminal Turístico Ecológico é a esperança no desenvolvimento turístico. 2000: IBGE identifica residências no rio Paramopama, 846 (44%) destas jogam esgoto no rio. Poluentes do Paramopama: Dez. 2002: ITEP identifica 19 tipos de metais e 65 de agrotóxicos. 2003: SRH identifica óleos, graxas, coliformes termotolerantes, resíduos químicos residenciais. Paramopama na ALSE: Indicações nº 34/2006, 49/2007 e outras.

6 3 REALIDADE SOCIOAMBIENTAL Campanha Praias e Rios out Parceria SEMARH/Frente em Defesa das Águas de Sergipe e comunidade. Foto: Lúcio Silva, Pesca Ecológica de Pneus mar Comissão Praça São Francisco e comunidade. Foto: Cleverton Silva, 2009.

7 4 PERSPECTIVAS E O POTENCIAL ECOTURÍSTICO DO RIO PARAMOPAMA Nascente do rio Paramopama. (Fonte: Everton Santos, 2007). Cachoeira à montante do primeiro afluente do rio Paramopama. (Fonte: Everton Santos, 2007).

8 4 PERSPECTIVAS E O POTENCIAL ECOTURÍSTICO DO RIO PARAMOPAMA Bica dos Pintos. (Fonte: Everton Santos, 2007). Atual Mercado de Artesanato Governador Albano Franco e o rio Paramopama. (Fonte: Silvério Dantas, 2007).

9 4 PERSPECTIVAS E O POTENCIAL ECOTURÍSTICO DO RIO PARAMOPAMA Ponte Santa Cruz, sobre o rio Paramopama. (Fonte: Cleverton Silva, 2007). Capela Santa Cruz da Ponte, séc. XIX à direita da Ponte Santa Cruz. (Fonte: Cleverton Silva, 2008).

10 4 PERSPECTIVAS E O POTENCIAL ECOTURÍSTICO DO RIO PARAMOPAMA Rua Porto São Francisco, com calçamento original, de meados do século XIX. (Fonte: Cleverton Silva, 2007). Foto aérea do Terminal Turístico-Ecológico, às margens do rio Paramopama. (Fonte: Silvério Dantas, 2007).

11 4 PERSPECTIVAS E O POTENCIAL ECOTURÍSTICO DO RIO PARAMOPAMA Instalações da antiga Fábrica São Gonçalo, atual Imperial. (Fonte: Cleverton Silva, 2007). Povoado Ilha Grande, dotado de escola rural da década de 1970 e a Capela Santa Cruz, de 1933 (Fonte: Cleverton Silva, 2008).

12 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Rio Paramopama é um dos elementos centrais para o bem-estar da população. A conservação do Paramopama e o Plano Diretor são requisitos para a chancela a Patrimônio da Humanidade. Patrimônio vital para os sancristovenses, a comunidade tem relação intensa com o rio, que sofrem mutuamente as agressões ambientais. Potencial ecoturístico: diversos atrativos, possibilidade de sensibilizar e capacitar ambiental e turisticamente a comunidade e os pescadores.

13 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS EXPECTATIVAS: Concretização de ações em prol da sustentabilidade do rio Paramopama. Que este estudo seja exemplo para estimular pesquisas sobre outros rios, que possuem vital importância para as comunidades que deles dependem.

14 6 - REFERÊNCIAS ALMEIDA, Maria da G. Sergipe: fundamentos de uma economia dependente. Petrópolis: Vozes, ASCOM/SEMARH. Mutirão ajudou a preservar o mar, as praias e rios neste último final de semana. Disponível em: acesso em , 22:15h. ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS SERGIPANOS. São Cristóvão. s/ed.: s/l, FRAGATA, Thiago. Onde nasce o Paramopama? (II). Disponível em: acesso em , 22:40h.. Procissão dos Passos em São Cristóvão/SE. Senhor dos Passos em todos os passos. Aracaju: J. Andrade; Banco do Nordeste, p GRUPO DE RESTAURAÇÃO E RENOVAÇÃO ARQUITETÔNICA E URBANA. Plano urbanístico de São Cristóvão vol. 2. Salvador: UFBA, Plano urbanístico de São Cristóvão vol. 3 Análise da estrutura urbana. Salvador: UFBA, 1980.

15 6 - REFERÊNCIAS INSTITUTO TECNOLÓGICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Relatório de Ensaio nº : Recife, 20 de dezembro de NASCIMENTO, Solange A. Ecofisiologia do manguezal. Aracaju: DEGRASE/SEMARH, NUNES, Maria T. Aspectos históricos da Cidade de São Cristóvão. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, nº 32, p , SANTOS, Everton M. de O. Degradação ambiental na bacia do Rio Paramopama no município de São Cristóvão em Sergipe (BRASIL) p. Monografia (Especialização) - Núcleo de Estudos e Pós-Graduação em Recursos Naturais NEREN/DEA - Grupo de Geologia Sedimentar e Hidroambiental - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SEPLANTEC; SRH. Trecho 14. Enquadramento dos cursos d água do Estado de Sergipe, de acordo com a Resolução CONAMA Nº 20/86. Relatório final Bacia VB, Anexo IV, dez SILVA, Cleverton. Águas fluviais e o ecoturismo em Sergipe: possibilidades no rio Paramopama, em São Cristóvão. 125p. (Monografia) Coordenadoria de Ecoturismo. CEFET-SE, Aracaju, SILVA, José L. O surgimento da indústria e do operário têxtil em São Cristóvão: ( ). (Monografia) Universidade Federal de Sergipe, 2002.

16 OBRIGADO! Cleverton Costa Silva SEED-SE Tecnólogo em Gestão de Turismo (IFET-SE)

A BANDEIRA DO ESTADO OS PRINCIPAIS RIOS

A BANDEIRA DO ESTADO OS PRINCIPAIS RIOS A BANDEIRA DO ESTADO OS PRINCIPAIS RIOS CONHECIMENTOS GERAIS DO ESTADO DE SERGIPE O estado de Sergipe possui de 2,2 milhões de habitantes (2014-IBGE) distribuídos em 75 municípios, sendo o menor estado

Leia mais

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA ANÁLISE INTEGRADA DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO IPITANGA, BAHIA, BRASIL Charlene Luz, MSc (SENAI/CETIND) Luiz Roberto

Leia mais

Os rios principais são o São Francisco (na divisa com Alagoas), o Vasa Barris, o Sergipe (que dá nome ao Estado) o Real, o Piauí e o Japaratuba.

Os rios principais são o São Francisco (na divisa com Alagoas), o Vasa Barris, o Sergipe (que dá nome ao Estado) o Real, o Piauí e o Japaratuba. O Estado de Sergipe possui de 2,2 milhões de habitantes (2014-IBGE) distribuídos em 75 municípios, sendo o menor estado brasileiro em área (21.915 km²). A capital é Aracaju, com 623 mil habitantes (2014).

Leia mais

-> A Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba, UPGRH SF3 situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais e abrange uma área de km2.

-> A Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba, UPGRH SF3 situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais e abrange uma área de km2. CBH PARAOPEBA -> A Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba, UPGRH SF3 situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais e abrange uma área de 13.643 km2. -> O rio Paraopeba, tem como seus principais afluentes o

Leia mais

LISTA DE FIGURAS...ix LISTA DE TABELAS...xii LISTA DE ANEXOS... xiv INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO METODOLOGIA...

LISTA DE FIGURAS...ix LISTA DE TABELAS...xii LISTA DE ANEXOS... xiv INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO METODOLOGIA... SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS...ix LISTA DE TABELAS...xii LISTA DE ANEXOS... xiv APRESENTAÇÃO... 1 1. 2. 3. INTRODUÇÃO... 2 PROCESSO E METODOLOGIA... 5 2.1 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO...6 2.2 METODOLOGIA...8

Leia mais

ENERGIA EÓLICA DE SERGIPE PARQUE EÓLICO DA BARRA DOS COQUEIROS:

ENERGIA EÓLICA DE SERGIPE PARQUE EÓLICO DA BARRA DOS COQUEIROS: Prof. Samuel Matos ENERGIA EÓLICA DE SERGIPE PARQUE EÓLICO DA BARRA DOS COQUEIROS: inaugurada em 29 de janeiro de 2013, a Usina Eólica no município de Barra dos Coqueiros foi construída através do Programa

Leia mais

Mapeamento espaço-temporal da ocupação das áreas de manguezais no município de Aracaju-SE

Mapeamento espaço-temporal da ocupação das áreas de manguezais no município de Aracaju-SE http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.118-552-1 Mapeamento espaço-temporal da ocupação das áreas de manguezais no município de Aracaju-SE Dráuzio C. Gama 1, Janisson B. de Jesus 1, Milton

Leia mais

XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA DE RIOS EM REGIÕES SEMIÁRIDAS - ESTUDO DE CASO - BACIA DO RIO SALITRE BAHIA Zúri Bao Pessôa Aníbal

Leia mais

Observar a carta topográfica da área sob estudo na Figura 01.

Observar a carta topográfica da área sob estudo na Figura 01. ENUNCIADO: Conceber o sistema de esgotamento sanitário e de drenagem para o Município Vale Verde, seguindo as etapas conforme segue. I DADOS INTRODUTÓRIOS 1 Caracterização da área de estudo O cenário em

Leia mais

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB)

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) TURISMO RURAL Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) Plano de Curso Conceitos Caracterização do Turismo Rural Agroturismo Turismo Rural na

Leia mais

6º Encontro Nacional de Grupos de Ação Costeira Sagres 25.setembro.2012 Sustentabilidade costeira Portimão 26.setembro.2012

6º Encontro Nacional de Grupos de Ação Costeira Sagres 25.setembro.2012 Sustentabilidade costeira Portimão 26.setembro.2012 GRUPO DE AÇÃO COSTEIRA da REGIÃO DE AVEIRO 6º Encontro Nacional de Grupos de Ação Costeira Sagres 25.setembro.2012 Sustentabilidade costeira Portimão 26.setembro.2012 Enquadramento geográfico Ovar (6)

Leia mais

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS URBANAS: PROGRAMA CÓRREGO LIMPO ESTUDO DE CASO DO CÓRREGO DO BREJO EM PARAISÓPOLIS -SP DÉBORA PEREIRA DE ARAUJO

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS URBANAS: PROGRAMA CÓRREGO LIMPO ESTUDO DE CASO DO CÓRREGO DO BREJO EM PARAISÓPOLIS -SP DÉBORA PEREIRA DE ARAUJO POLUIÇÃO DAS ÁGUAS URBANAS: PROGRAMA CÓRREGO LIMPO ESTUDO DE CASO DO CÓRREGO DO BREJO EM PARAISÓPOLIS -SP DÉBORA PEREIRA DE ARAUJO OBJETIVO A PROBLEMÁTICA DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS URBANAS E SOLUÇÕES METODOLOGIA

Leia mais

HIDROGRAFIA E HIDROGEOLOGIA: QUALIDADE E DISPONIBILIDADE DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO HUMANO NA BACIA COSTEIRA DO RIO PIAUÍ

HIDROGRAFIA E HIDROGEOLOGIA: QUALIDADE E DISPONIBILIDADE DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO HUMANO NA BACIA COSTEIRA DO RIO PIAUÍ VI Seminário Latino-Americano de Geografia Física II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física Universidade de Coimbra, Maio de 2010 HIDROGRAFIA E HIDROGEOLOGIA: QUALIDADE E DISPONIBILIDADE DE ÁGUA

Leia mais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida no Nordeste de Minas Gerais Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais Janaina Mendonça Pereira Bióloga e Mestre em Tecnologia, Ambiente e Sociedade: Recursos naturais

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO RIO PARAGUAÇU E AFLUENTES, BAHIA, BRASIL

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO RIO PARAGUAÇU E AFLUENTES, BAHIA, BRASIL I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO RIO PARAGUAÇU E AFLUENTES, BAHIA, BRASIL Márcia de Andrade Macêdo, Esp. (SENAI/CETIND) Charlene

Leia mais

4º Encontro Nacional. Grupos de Acção Costeira. 26.Out.2011

4º Encontro Nacional. Grupos de Acção Costeira. 26.Out.2011 GRUPO DE ACÇÃO COSTEIRA da REGIÃO DE AVEIRO 4º Encontro Nacional de Grupos de Acção Costeira 26.Out.2011 GAC -Região de Aveiro Enquadramento geográfico Ovar Murtosa Aveiro Ílhavo Vagos o Município de Ovar

Leia mais

PLANO DE OPERAÇÃO DE RESERVATÓRIOS PARA ATENDIMENTO AOS REQUERIMENTOS DA VAZÃO AMBIENTAL

PLANO DE OPERAÇÃO DE RESERVATÓRIOS PARA ATENDIMENTO AOS REQUERIMENTOS DA VAZÃO AMBIENTAL PLANO DE OPERAÇÃO DE RESERVATÓRIOS PARA ATENDIMENTO AOS REQUERIMENTOS DA VAZÃO AMBIENTAL YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS UFBA ANDREA SOUSA FONTES UFRB MARIA QUITÉRIA DE OLIVEIRA CASTRO INEMA 1 LOCALIZAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO III LICENCIAMENTO AMBIENTAL / ESTUDO PRÉVIO DE IMPACTO AM-

SUMÁRIO III LICENCIAMENTO AMBIENTAL / ESTUDO PRÉVIO DE IMPACTO AM- SUMÁRIO I PRINCÍPIOS AMBIENTAIS Questão 01. Advogado da União 2007... 15 Questão 02. Advogado da União 2007... 16 Questão 03. Advogado da União 2007... 17 Questão 04. Advogado da União 2007... 18 Questão

Leia mais

Legislação Florestal e pressão antrópica na sub-bacia hidrográfica do riacho Jacaré, baixo São Francisco sergipano

Legislação Florestal e pressão antrópica na sub-bacia hidrográfica do riacho Jacaré, baixo São Francisco sergipano Legislação Florestal e pressão antrópica na sub-bacia hidrográfica do riacho Jacaré, baixo São Francisco sergipano Antenor de Oliveira Aguiar Netto Universidade Federal de Sergipe Flávia Dantas Moreira

Leia mais

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Novembro 2008 Felipe Carvalho

Leia mais

RELATÓRIO DE VISTORIA REALIZADA NA PRAIA DE MURIÚ, NO MUNICÍPIO DE CEARÁ MIRIM, NO DIA 20/08/2009

RELATÓRIO DE VISTORIA REALIZADA NA PRAIA DE MURIÚ, NO MUNICÍPIO DE CEARÁ MIRIM, NO DIA 20/08/2009 Projeto Estudo de Balneabilidade das Praias do Estado do Rio Grande do Norte RELATÓRIO DE VISTORIA REALIZADA NA PRAIA DE MURIÚ, NO MUNICÍPIO DE CEARÁ MIRIM, NO DIA 20/08/2009 Natal RN Agosto de 2009 PROJETO

Leia mais

Proteção e recuperação de mananciais para abastecimento público de água

Proteção e recuperação de mananciais para abastecimento público de água Proteção e recuperação de mananciais para abastecimento público de água Proteção e recuperação de mananciais para abastecimento público de água Assegurar água bruta em quantidade e qualidade para o SAA

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 04 de maio de 2018.

Clipping de notícias. Recife, 04 de maio de 2018. Clipping de notícias Recife, 04 de maio de 2018. Recife, 04 de maio de 2018. Recife, 04 de maio de 2018. Casa de Cultura de Serra Talhada inaugura a exposição Olhares da Mata A abertura da exposição será

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE GRADUAÇÃO E PESQUISA GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE GRADUAÇÃO E PESQUISA GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA REITORIA DE PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO E PESQUISA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA CENÁRIOS DOS CORPOS D ÁD ÁGUA NA SUB-BACIA BACIA HIDROGRÁFICA DO EM

Leia mais

Aspectos físicos da região Nordeste

Aspectos físicos da região Nordeste Região Nordeste Aspectos físicos da região Nordeste Formada por 9 estados; Área 1 558 196 km² População 53 591 197 hab IBGE/2009 Área 18,25% do território nacional; Diferentes paisagens; Temperaturas elevadas;

Leia mais

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação Biogeografia - aula 4 Prof. Raul leis aprovadas na década de 1990. Lei dos Recursos Hídricos. Lei de Crimes Ambientais. Sistema Nacional de Unidades

Leia mais

São Paulo Nome Instituição Gestora IBAMA-Gerex SP Tipo de instituição x governamental não governamental empresa mista x Federal Estadual Municipal

São Paulo Nome Instituição Gestora IBAMA-Gerex SP Tipo de instituição x governamental não governamental empresa mista x Federal Estadual Municipal Ficha Resumo de Unidade de Conservação/Área Protegida Informações Básicas Nome da Unidade/Área Protegida APA Mananciais da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul Estado Municipio (s) São Paulo Nome Instituição

Leia mais

Os problemas ambientais podem ser divididos de acordo com a forma como contaminam o ambiente. Desta forma as principais formas são: o A poluição atmosférica (do ar) o Poluição dos corpos hídricos (água

Leia mais

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica.

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD - 2537 Água em Ambientes Urbanos Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Elídio Nunes Vieira, Henrique Leite Agostinho, Lauro Dela Libera

Leia mais

SISNAMA MMA

SISNAMA MMA 18 de Março 2016 SISNAMA Sistema Nacional do Meio Ambiente Lei 6.938 1981. regulamentado em 1990. MMA - Órgão Central. CONAMA - CONSELHO IBAMA EXECUTOR das ações. Órgão Seccional Estado Projetos, fiscalização,

Leia mais

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Rede de ONGs da Mata Atlântica RMA Apoio: Funbio e MMA Papel do Município no meio ambiente Constituição Federal Art 23 Competência Comum,

Leia mais

As Olimpíadas. e a Conquista da Cidade. e a Conquista da Cidade

As Olimpíadas. e a Conquista da Cidade. e a Conquista da Cidade Legado Urbano e Ambiental Ações Prioritárias: rias: - Reordenamento do espaço o urbano - Integração do sistema de transporte - Despoluição e controle ambiental - Reabilitação de áreas centrais degradadas

Leia mais

diretor urbano EXERCÍCIOS URBANÍSTICOS AU - BOM DESPACHO

diretor urbano EXERCÍCIOS URBANÍSTICOS AU - BOM DESPACHO Terminal Marítimo O comércio na área destacada resume-se a bares ao longo da orla marítima. A infraestrutura é precária e há uma incidência significativa de habitações não estruturadas (barracos). Em contraste

Leia mais

Sumário XVII. Índice Sistemático Novo Código Florestal Comentado... 5 Capítulo I Disposições gerais arts. 1 o a 3 o... 5 Art. 1 o A...

Sumário XVII. Índice Sistemático Novo Código Florestal Comentado... 5 Capítulo I Disposições gerais arts. 1 o a 3 o... 5 Art. 1 o A... Sumário Novo Código Florestal Comentado... 1 Índice Sistemático... 3 Novo Código Florestal Comentado... 5 Capítulo I Disposições gerais arts. 1 o a 3 o... 5 Art. 1 o... 5 Art. 1 o A... 6 MP n o 571...

Leia mais

Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Matheus Lemos

Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Matheus Lemos Recursos Hídricos e Meio Ambiente Matheus Lemos Elementos de Hidrografia Água como Recurso Elementos de Hidrografia O Ciclo da Água Recursos Hídricos Degradação e Recuperação A poluição das águas: Resíduos

Leia mais

O CONHECIMENTO GEOLOGICO COMO FERRAMENTA DO MONITORAMENTO COSTEIRO E APOIO AO USO E OCUPAQAO DO LITORAL: ESTUDO DE CAS0 NO LITORAL DE SERGIPE, BRASIL

O CONHECIMENTO GEOLOGICO COMO FERRAMENTA DO MONITORAMENTO COSTEIRO E APOIO AO USO E OCUPAQAO DO LITORAL: ESTUDO DE CAS0 NO LITORAL DE SERGIPE, BRASIL O CONHECIMENTO GEOLOGICO COMO FERRAMENTA DO MONITORAMENTO COSTEIRO E APOIO AO USO E OCUPAQAO DO LITORAL: ESTUDO DE CAS0 NO LITORAL DE SERGIPE, BRASIL Guilherme dos Santos Teles*; Liana Matos Rocha* e Antonio

Leia mais

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016 Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas Penedo, dezembro de 2016 Revitalização de Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão. Água como elemento integrador

Leia mais

Diagnóstico da Bacia Hidrográfica da Margem Esquerda do Rio Cuiabá

Diagnóstico da Bacia Hidrográfica da Margem Esquerda do Rio Cuiabá Diagnóstico da Bacia Hidrográfica da Margem Esquerda do Rio Cuiabá Alunos: Fernanda Moraes, João Paulo B. Fernandes e Mateus Zanini Broetto. Recursos Hídricos em Geografia (GCN7503) Florianópolis, Abril

Leia mais

GESTÃO DOS RIOS URBANOS: OS DESAFIOS DA REVITALIZAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE MANEJO DE ÁGUAS URBANAS. Jaime Cabral

GESTÃO DOS RIOS URBANOS: OS DESAFIOS DA REVITALIZAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE MANEJO DE ÁGUAS URBANAS. Jaime Cabral GESTÃO DOS RIOS URBANOS: OS DESAFIOS DA REVITALIZAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE MANEJO DE ÁGUAS URBANAS Jaime Cabral Gestão de Rios Urbanos Funções de um rio urbano Drenagem Urbana (escoamento das águas

Leia mais

MEIO AMBIENTE. Oficina

MEIO AMBIENTE. Oficina objetivo: Oficina MEIO AMBIENTE apresentação e discussão do Conteúdo Técnico que subsidiará à elaboração do PDDU e das legislações urbanísticas que dele derivam (LUOS, Código de Obras e Código de Polícia

Leia mais

Zoneamento Terrestre (Definição: artigo 7º, incisos)

Zoneamento Terrestre (Definição: artigo 7º, incisos) Coforme lei 10.019/1998, artigo 11º, incisos Deliberação nº 34/2011 CONSEMA (Minuta de Decreto do Zoneamento Econômico-Ecológico da Baixada Santista) ZONAS CARACTERÍSTICAS DIRETRIZES DE GESTÃO USOS E ATIVIDADES

Leia mais

Rio Paramopama: o nome e a saga

Rio Paramopama: o nome e a saga Rio Paramopama: o nome e a saga Thiago Fragata Rio Paramopama: o nome e a saga Thiago Fragata* Durante muito tempo, fiz a pergunta aos conterrâneos e professores acerca do principal rio de São Cristóvão/SE.

Leia mais

ANÁLISE TEMPORAL DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS NO CONTEXTO DE SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS

ANÁLISE TEMPORAL DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS NO CONTEXTO DE SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS ANÁLISE TEMPORAL DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS NO CONTEXTO DE SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS Danielly Pereira da Silva (*), Carla Messias Costa, Cleiton Oliveira dos Santos, Leonardo Neves de Freita, Marcus

Leia mais

II Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

II Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe II Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA SUB-BACIA DO RIO PITANGA Morfometria A palavra Morfometria é formada pelo radical grego - morphé, que significa a forma, associado ao

Leia mais

Marco Contextual Belém Ribeirinha como um espaço de transformação

Marco Contextual Belém Ribeirinha como um espaço de transformação Marco Contextual Belém Ribeirinha como um espaço de transformação I. De que Território estamos falando? 1. Espaço geográfico das ilhas e margens habitadas por ribeirinhos espaços rurais; Cerca de 50 ilhas

Leia mais

Geografia. Relevo, Altitude, Hidrografia, Clima e Vegetação. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Relevo, Altitude, Hidrografia, Clima e Vegetação. Professor Luciano Teixeira. Geografia Relevo, Altitude, Hidrografia, Clima e Vegetação Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia RELEVO, ALTITUDE, HIDROGRAFIA, CLIMA E VEGETAÇÃO Quanto ao clima, o estado

Leia mais

ATUAÇÕES PARA MELHORAR A MOBILIDADE E A ACESSIBILIDADE DOS PEIXES MIGRADORES NO HABITAT FLUVIAL

ATUAÇÕES PARA MELHORAR A MOBILIDADE E A ACESSIBILIDADE DOS PEIXES MIGRADORES NO HABITAT FLUVIAL ATUAÇÕES PARA MELHORAR A MOBILIDADE E A ACESSIBILIDADE DOS PEIXES MIGRADORES NO HABITAT FLUVIAL Apresentação pública do projeto MigraMiño-Minho Salvaterra do Miño, 27.novembro.2017 Índice 1. Enquadramento

Leia mais

SUMÁRIO. Pág. LISTA DE FIGURAS... xxi LISTA DE TABELAS... xxv INTRODUÇÃO... 1

SUMÁRIO. Pág. LISTA DE FIGURAS... xxi LISTA DE TABELAS... xxv INTRODUÇÃO... 1 SUMÁRIO Pág. LISTA DE FIGURAS... xxi LISTA DE TABELAS... xxv INTRODUÇÃO... 1 CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO RURAL... 7 1.1 O Panorama Mundial... 7 1.2 O Panorama Brasileiro... 9 1.2.1

Leia mais

CONSERVANDO A CAATINGA: ÁREAS DE PROTEÇÃO NO ALTO SERTÃO ALAGOANO E SERGIPANO

CONSERVANDO A CAATINGA: ÁREAS DE PROTEÇÃO NO ALTO SERTÃO ALAGOANO E SERGIPANO CONSERVANDO A CAATINGA: ÁREAS DE PROTEÇÃO NO ALTO SERTÃO ALAGOANO E SERGIPANO Jailson de Oliveira (1); Denisson Lima do Nascimento (1); Cássio Laurentino Veloso (1) (1) Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março. Pacto das Águas. Antonio Martins da Costa

IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março. Pacto das Águas. Antonio Martins da Costa IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março Pacto das Águas Antonio Martins da Costa O Pacto das Águas foi um processo de articulação social e política com objetivo de: Dotar o Estado,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Departamento de Engenharia Agronômica - DEA GRADUAÇÃO E ESTUDOS EM RECURSOS NATURAIS - NEREN

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Departamento de Engenharia Agronômica - DEA GRADUAÇÃO E ESTUDOS EM RECURSOS NATURAIS - NEREN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Departamento de Engenharia Agronômica - DEA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO E ESTUDOS EM RECURSOS NATURAIS - NEREN XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo

Leia mais

Marcus Vinicius de Oliveira Andrade Perito Criminal Federal Polícia Federal Setor Técnico-Científico Superintendência Regional em Minas Gerais

Marcus Vinicius de Oliveira Andrade Perito Criminal Federal Polícia Federal Setor Técnico-Científico Superintendência Regional em Minas Gerais Foto: Marcello Lourenço Marcus Vinicius de Oliveira Andrade Perito Criminal Federal Polícia Federal Setor Técnico-Científico Superintendência Regional em Minas Gerais Percurso atingido (km) Volume de rejeitos

Leia mais

SEUMA Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente

SEUMA Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente SEUMA Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente SOBRE FORTALEZA Cerca 50% vive em condição de extrema pobreza (renda familiar per capita mensal igual ou inferior a R$70,00) ou em condição de pobreza

Leia mais

POXIM :Os impactos ambientais decorrentes do uso desordenado desta bacia hidrográfica

POXIM :Os impactos ambientais decorrentes do uso desordenado desta bacia hidrográfica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UFS CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS NÚCLEO DE ENGENHARIA FLORESTAL NEF POXIM :Os impactos ambientais decorrentes do uso desordenado desta bacia hidrográfica

Leia mais

Desenvolvimento territorial com identidade cultural na zona costeira de Santa Catarina - Brasil

Desenvolvimento territorial com identidade cultural na zona costeira de Santa Catarina - Brasil Desenvolvimento territorial com identidade cultural na zona costeira de Santa Catarina - Brasil Bogota, 16-18 de março 2009 DINAMICA DE DESENVOLVIMENTO NO SUL DO BRASIL : O MODELO DE DESENVOLVIMENTO CATARINENSE

Leia mais

Eixo Temático ET Recursos Hídricos

Eixo Temático ET Recursos Hídricos 396 Anais do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Vol. 2: Congestas 2014 Eixo Temático ET-08-004 - Recursos Hídricos IMPACTOS DAS ATIVIDADES DE CARCINICULTURA E PISCICULTURA EM

Leia mais

Documento legal de criação: Lei x Decreto Portaria Federal x Estadual Municipal

Documento legal de criação: Lei x Decreto Portaria Federal x Estadual Municipal Ficha Resumo de Unidade de Conservação/Área Protegida Informações Básicas Nome da Unidade/Área Protegida PARQUE ESTADUAL DOS MANANCIAIS DE CAMPOS DO JORDÃO Estado Municipio (s) SÃO PAULO CAMPOS DO JORDÃO

Leia mais

Deliberação nº 34/2011 CONSEMA (Minuta de Decreto do Zoneamento Econômico-Ecológico da Baixada Santista)

Deliberação nº 34/2011 CONSEMA (Minuta de Decreto do Zoneamento Econômico-Ecológico da Baixada Santista) Zoneamento Terrestre (Definição: artigo 7º, incisos) Zona 1 Terrestre (Z1T) I. Áreas contínuas de vegetação nativa primária e secundária em estágio avançado de regeneração e fauna associada; II. Predomínio

Leia mais

PROGRAMA MANANCIAIS. Seminário PHD Águas Urbanas Cinthia R. Martins NºUSP: Novembro 2008

PROGRAMA MANANCIAIS. Seminário PHD Águas Urbanas Cinthia R. Martins NºUSP: Novembro 2008 PROGRAMA MANANCIAIS Seminário PHD-2537 - Águas Urbanas Cinthia R. Martins NºUSP: 5351139 Novembro 2008 SITUAÇÃO CRÍTICA AUMENTO DO CONSUMO DE ÁGUA DIMINUIÇÃO DA QUANTIDADE DE ÁGUA DISPONÍVEL POR HABITANTE

Leia mais

Biologia e Diversidade Animal Técnicas Básicas de Laboratório Comunicação Científica

Biologia e Diversidade Animal Técnicas Básicas de Laboratório Comunicação Científica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UFSCar CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS DCAm CURSO DE BACHARELADO EM GESTÃO E ANÁLISE AMBIENTAL - GAAm MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

3. Área de estudo Introdução A Baía de Guanabara

3. Área de estudo Introdução A Baía de Guanabara 54 3. Área de estudo 3.1. Introdução O estudo de contaminantes orgânicos em ambientes marinhos costeiros e especialmente em sistemas estuarinos é de grande importância para avaliar a tendência de qualidade

Leia mais

IBGE apresenta ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil

IBGE apresenta ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil IBGE apresenta ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil Os indicadores do IBGE revelam quais bacias de água doce estão em situação mais crítica, apresentando os 10 rios mais poluídos do país. Os IQAs

Leia mais

PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR PARA A DECLARAÇÃO DO RIO SANTO ANTÔNIO E AFLUENTES COMO RIOS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE

PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR PARA A DECLARAÇÃO DO RIO SANTO ANTÔNIO E AFLUENTES COMO RIOS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR PARA A DECLARAÇÃO DO RIO SANTO ANTÔNIO E AFLUENTES COMO RIOS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE As assinaturas devem ser encaminhadas para: Tininha Rua Dr. Júlio Drumond, 138

Leia mais

101

101 PORTO XAVIER 101 PORTO XAVIER Após a decadência do sistema reducional, o território onde se localiza o atual município de Porto Xavier, embora tenha permanecido poucos indígenas, recebeu a chegada gradativa

Leia mais

SEJA BEM-VINDO A MONTE FORMOSO

SEJA BEM-VINDO A MONTE FORMOSO SEJA BEM-VINDO A MONTE FORMOSO Município pertencente ao Circuito Turístico Vale do Jequitinhonha Esse é o nosso Vale. Pura inspiração! ATENDIMENTO AO TURISTA: Erleiliane Cardoso Interlocutora do Município

Leia mais

TABELA D1 ZONEAMENTO ECONÔMICO ECOLÓGICO. LITORAL SUL DE SERGIPE.

TABELA D1 ZONEAMENTO ECONÔMICO ECOLÓGICO. LITORAL SUL DE SERGIPE. TABELA D1 ZONEAMENTO ECONÔMICO ECOLÓGICO. LITORAL SUL DE SERGIPE. ZONA 1 - ZONA DE PRESERVAÇÃO Manguezais da margem direita do estuário do rio Vaza-Barris e margem esquerda até a embocadura do rio Santa

Leia mais

Numero e data do documento legal Decreto Estadual de 05/08/1998

Numero e data do documento legal Decreto Estadual de 05/08/1998 Ficha Resumo de Unidade de Conservação/Área Protegida Informações Básicas Nome da Unidade/Área Protegida Parque Estadual Serra do Papagaio Estado Municipio (s) MG Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Itamonte e

Leia mais

PROJETO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE RIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

PROJETO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE RIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA PROJETO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE RIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Luciene da Silva Soares O projeto Sustentabilidade da Escola ao Rio, visa o planejamento estratégico da companhia

Leia mais

IPA 74 anos semeando conhecimento

IPA 74 anos semeando conhecimento EDUCAÇÃO AMBIENTAL Regional/Município: Caruaru/Caruaru Comunidade: Murici e Região Equipe Responsável: Anísio S. de Oliveira Junior, Dilza Batista de Albuquerque, Fábio César, Hilda Maria Brito e José

Leia mais

Acesso principal à sede Rodovia Rio - Friburgo sigla RJ116 Estrada Distância da capital a partir da sede

Acesso principal à sede Rodovia Rio - Friburgo sigla RJ116 Estrada Distância da capital a partir da sede Ficha Resumo de Unidade de Conservação/Área Protegida Informações Básicas Nome da Unidade/Área Protegida Parque Estadual dos Três Picos Estado Municipio (s) Rio de Janeiro Teresópolis, Friburgo, Guapimirim,

Leia mais

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU CONHECENDO O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS E OS SEUS PROBLEMAS Temos uma bela paisagem, arquitetura e patrimônio cultural (Rodolfo Gedeon, morador

Leia mais

6 - Resultados e discussão

6 - Resultados e discussão 6 - Resultados e discussão ------------------------------------------------------------------------------------ 145 6.5 Relação do estado trófico do reservatório de Barra Bonita com o potencial poluidor

Leia mais

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: UM OLHAR SOBRE O EIXO LESTE

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: UM OLHAR SOBRE O EIXO LESTE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: UM OLHAR SOBRE O EIXO LESTE Ana Paula da Silva ¹; José Antônio Vilar Pereira¹; Juliana Silva dos Santos²; Elielson Fulgêncio de Brito Silva³

Leia mais

Sumário. Apresentação I Apresentação II Apresentação III Prefácio Capítulo 1 Introdução... 37

Sumário. Apresentação I Apresentação II Apresentação III Prefácio Capítulo 1 Introdução... 37 Sumário Apresentação I... 19 Apresentação II... 23 Apresentação III... 29 Prefácio... 35 Capítulo 1 Introdução... 37 Capítulo 2 Bacia hidrográfica como Unidade de Planejamento... 47 Capítulo 3 Localização

Leia mais

Percepção da água pelos moradores do bairro do Buraco Fundo, povoado de Gargaú, São Francisco do Itabapoana

Percepção da água pelos moradores do bairro do Buraco Fundo, povoado de Gargaú, São Francisco do Itabapoana Percepção da água pelos moradores do bairro do Buraco Fundo, povoado de Gargaú, São Francisco do Itabapoana Giselly Leite de Carvalho Palavras-chave: Água. Gargaú. Manguezal. Introdução É de conhecimento

Leia mais

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU Ricardo Lacerda 1 O IBGE publicou na semana passada o relatório Censo Demográfico 2010- Aglomerados Subnormais- Informações Territoriais. Trata-se de um amplo estudo sobre

Leia mais

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS: ASPECTOS LEGAIS E INSTITUCIONAIS.

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS: ASPECTOS LEGAIS E INSTITUCIONAIS. OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS: ASPECTOS LEGAIS E INSTITUCIONAIS. FEDERAL: BASE LEGAL Lei 9.433, de 08 janeiro de 1997 Lei 9.984, de 17 de julho de 2000 Resolução nº 16, de maio de 2001 e etc. ESTADUAL:

Leia mais

Nome Instituição Gestora INSTITUTO FLORESTAL Tipo de instituição X governamental não governamental empresa mista Federal x Estadual Municipal

Nome Instituição Gestora INSTITUTO FLORESTAL Tipo de instituição X governamental não governamental empresa mista Federal x Estadual Municipal Ficha Resumo de Unidade de Conservação/Área Protegida Informações Básicas Nome da Unidade/Área Protegida PARQUE ESTADUAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado Municipio (s) SÃO PAULO CAMPOS DO JORDÃO Nome Instituição

Leia mais

A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E A AMEAÇA DA DESSERTIFICAÇÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E A AMEAÇA DA DESSERTIFICAÇÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E A AMEAÇA DA DESSERTIFICAÇÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO Fabrício Santos Ritá 1 Claudiomir da Silva dos Santos 2 Arturene Maria Lino Carmo 3 Ronei Aparecido Barbosa 4 Marcelo

Leia mais

II-173 A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO COMO ORIGEM DA POLUIÇÃO DOS CORPOS RECEPTORES: UM ESTUDO DE CASO.

II-173 A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO COMO ORIGEM DA POLUIÇÃO DOS CORPOS RECEPTORES: UM ESTUDO DE CASO. II-173 A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO COMO ORIGEM DA POLUIÇÃO DOS CORPOS RECEPTORES: UM ESTUDO DE CASO. Anaxsandra da Costa Lima (1) Graduanda em Engenheira Civil pela Escola Universidade Federal do Rio

Leia mais

Resultados e Conteúdo

Resultados e Conteúdo Resultados e Conteúdo Plano diretor para recomposição florestal visando à conservação de recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio ribeira de Iguape e litoral sul. Reuniões e Oficinas Usos do solo

Leia mais

RELATO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL APA COSTA DOS CORAIS ÀS MARGENS DA PE-76 NO MUNICÍPIO DE TAMANDARÉ PERNAMBUCO.

RELATO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL APA COSTA DOS CORAIS ÀS MARGENS DA PE-76 NO MUNICÍPIO DE TAMANDARÉ PERNAMBUCO. RELATO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL APA COSTA DOS CORAIS ÀS MARGENS DA PE-76 NO MUNICÍPIO DE TAMANDARÉ PERNAMBUCO. Jorge Luiz Farias de Souza (*), Elizabeth Rodrigues da Fonseca

Leia mais

Consórcio PCJ - Projeto Espaços Eco Hídricos. Bacias PCJ

Consórcio PCJ - Projeto Espaços Eco Hídricos. Bacias PCJ Consórcio PCJ - Projeto Espaços Eco Hídricos Bacias PCJ - CONCEPÇÃO: O Projeto Espaços Eco Hídricos Desde a crise hídrica, o Consórcio PCJ vem sensibilizando os municípios sobre a importância de investimentos

Leia mais

Prezado senhor gestor público do município de Florianópolis,

Prezado senhor gestor público do município de Florianópolis, Prezado senhor gestor público do município de Florianópolis, Entregamos este documento elaborado pela representação do Conselho Gestor do Plano Diretor Participativo (PDP) do bairro do Rio Vermelho junto

Leia mais

ANÁLISE DE CENÁRIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO HIDROGRAMA AMBIENTAL NO BAIXO TRECHO DO RIO SÃO FRANCISCO

ANÁLISE DE CENÁRIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO HIDROGRAMA AMBIENTAL NO BAIXO TRECHO DO RIO SÃO FRANCISCO Salvador/ 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA Grupo de Recursos Hídricos - GRH ANÁLISE DE CENÁRIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO HIDROGRAMA AMBIENTAL NO BAIXO TRECHO DO RIO SÃO FRANCISCO Yvonilde Dantas Pinto

Leia mais

NOSSA MISSÃO É GARANTIR A SUA FONTE DE VIDA

NOSSA MISSÃO É GARANTIR A SUA FONTE DE VIDA NOSSA MISSÃO É GARANTIR A SUA FONTE DE VIDA EDUCAÇÃO: Programa de Educação e Valorização da Água SAMAE & Secretária Municipal de Educação; Objetivo: Conscientização (interativa e dinâmica): Uso adequado

Leia mais

Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges

Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges 1.0 Distribuição das Águas 97% Águas salgadas: Oceano Pacífico (o maior). Oceano Atlântico (muito navegável). Oceano Índico. 3% Água doce: 2% Geleiras.

Leia mais

ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ANDRÉ, MIRASSOL D OESTE MT 1

ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ANDRÉ, MIRASSOL D OESTE MT 1 ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ANDRÉ, MIRASSOL D OESTE MT 1 2 Anderson Peretto andersonperetto@hotmail.com ²Ione Cristina de Souza Sodré 3 Célia Alves de Souza Celiaalvesgeo@globo.com 3 Juberto

Leia mais

COMITÊ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS JEQUITAÍ, PACUÍ E TRECHO DO SÃO FRANCISCO

COMITÊ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS JEQUITAÍ, PACUÍ E TRECHO DO SÃO FRANCISCO COMITÊ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS JEQUITAÍ, PACUÍ E TRECHO DO SÃO FRANCISCO COMITÊS EM MINAS GERAIS BACIA DO SÃO FRANCISCO A Bacia do São Francisco está dividida em 10 UPs: SF-1 Afluentes Mineiros

Leia mais

PROJETO ÁGUA VIVA. Autor: Aldair da Silva Operador de Estação de Tratamento de Água do SAAE Itabirito

PROJETO ÁGUA VIVA. Autor: Aldair da Silva Operador de Estação de Tratamento de Água do SAAE Itabirito PROJETO ÁGUA VIVA Autor: Aldair da Silva Operador de Estação de Tratamento de Água do SAAE Itabirito Endereço: SAAE Itabirito Rua Araújo Lima, 107 - Centro - Itabirito - MG Cep: 35450-000 Fone; 3561-5678

Leia mais

1. Descrição da Cidade

1. Descrição da Cidade 1. Descrição da Cidade 2. Top Atrações da Cidade 2.1 - Atração Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa 2.2 - Atração Casarões 2.3 - Atração Mercado Municipal de São Luís do Paraitinga 2.4 - Atração Centro

Leia mais

Avaliação de Usos Preponderantes e Qualidade da Água como Subsídios para os Instrumentos de Gestão dos. Hidrográfica do Rio

Avaliação de Usos Preponderantes e Qualidade da Água como Subsídios para os Instrumentos de Gestão dos. Hidrográfica do Rio PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Avaliação de Usos Preponderantes e Qualidade da Água como Subsídios para os Instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos

Leia mais

Análise da vulnerabilidade à inundação em ambientes fluviais, estuarinos e costeiros. Elsa Alves Anabela Oliveira

Análise da vulnerabilidade à inundação em ambientes fluviais, estuarinos e costeiros. Elsa Alves Anabela Oliveira Análise da vulnerabilidade à inundação em ambientes fluviais, estuarinos e costeiros Elsa Alves Anabela Oliveira FIL, 23 de Março de 2012 Índice Inundações: origem e consequências Enquadramento legal Metodologia

Leia mais

Brasópolis, Camanducaia, Extrema, Gonçalves, Itapeva, Minas Gerais

Brasópolis, Camanducaia, Extrema, Gonçalves, Itapeva, Minas Gerais Ficha Resumo de Unidade de Conservação/Área Protegida Informações Básicas Nome da Unidade/Área Protegida Área de Proteção Ambiental Fernão Dias Estado Municipio (s) Brasópolis, Camanducaia, Extrema, Gonçalves,

Leia mais

II Reunião com os membros das Instituições técnica, de pesquisa e ensino superior da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco

II Reunião com os membros das Instituições técnica, de pesquisa e ensino superior da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco Universidade Federal de Minas Gerais II Reunião com os membros das Instituições técnica, de pesquisa e ensino superior da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco Professora: Sílvia Corrêa Oliveira Salvador

Leia mais

Disciplina: Ecossistemas Brasileiros Carga horária total: 90 H

Disciplina: Ecossistemas Brasileiros Carga horária total: 90 H Disciplina: Ecossistemas Brasileiros Carga horária total: 90 H PLANO DE CURSO I EMENTA Introdução a princípios, conceitos e fatores ecológicos; Definição de ecossistemas; Equilíbrio ecológico e sustentabilidade;

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DAS CARTAS CARTAS ESTRATÉGICAS ESCALA ENTRE 1: E 1: (PAPEL A0)

CARACTERÍSTICAS DAS CARTAS CARTAS ESTRATÉGICAS ESCALA ENTRE 1: E 1: (PAPEL A0) PROPOSTA DE PLANO CARTOGRÁFICO PARA MAPEAMENTO DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL PARA DERRAMAMENTO DE ÓLEO EM ÁREAS COSTEIRAS E MARINHAS DAS BACIAS SEDIMENTARES MARÍTIMAS CARACTERÍSTICAS DAS CARTAS CARTAS ESTRATÉGICAS

Leia mais

Dois temas, muitas pautas. Saneamento e meio ambiente

Dois temas, muitas pautas. Saneamento e meio ambiente Dois temas, muitas pautas Saneamento e meio ambiente Saneamento básico, os temas Lei 11.445/07 conceitos, princípios e diretrizes 4 serviços básicos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos

Leia mais