PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico."

Transcrição

1 PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

2 Araribá Geografia

3 Araribá Geografia Material do Professor Livro-texto: Geografia 4 volumes; Guia de estudos; CD Multimídia; Respostas e comentários das atividades;

4 Organização das Unidades 8 unidades divididas em 4 temas cada; Organização regular: Abertura, Estudo dos temas, Atividades, Representações gráficas e Compreender um texto.

5 Abertura da Unidade Infográficos: integração da linguagem textual e visual; Começando a Unidade: questões que convidam a analisar as imagens da abertura e recordar o que já sabem sobre o assunto que será estudado.

6 Estudo dos temas Quadro de introdução do tema; De olho em... Traz questões sobre gráficos, mapas e tabelas que convidam o aluno a refletir para interpretálos; Nas laterais do texto informativo, há sugestões de leituras, filmes e sites para você aprofundar seus conhecimentos.

7 Estudo dos temas Glossário: apresenta o significado de termos extraídos do texto, facilitando a sua compreensão; Vocabulário em contexto: as palavras destacadas nessa vinheta remetem à seção Vocabulário em contexto do Guia de estudo; Gráficos, mapas e tabelas: estimulam a leitura de informações em diferentes linguagens.

8 Páginas especiais Lugares interessantes: diferentes lugares do Brasil e do mundo relacionados aos temas da unidade.

9 Páginas especiais Saiba mais: informações complementares sobre o assunto já abordado na unidade.

10 Programa de atividades Organize o conhecimento: atividades de síntese, compreensão e sistematização dos conteúdos aprendidos; Aplique seus conhecimentos: promove a reflexão ao propor que os alunos relacionem os conteúdos a novas situações.

11 Programa de atividades Representações gráficas: O programa desenvolve, em cada unidade, um tipo específico de representação gráfica.

12 Compreender um texto: seção com diferentes tipos de texto e atividades que estimulam o aluno a gostar de ler e a compreender o que lê.

13 Atividades: trabalham a compreensão leitora e são desenvolvidas nos seguintes passos: Obter informações: identificar e fixar as principais ideias do texto; Interpretar: trabalha o entendimento de informações implícitas; Pesquisa/Reflexão/Use sua ciatividade!: incentiva a pesquisa de novas informações, a associação entre conteúdos e conhecimentos prévios do aluno ou a elaboração de um trabalho pessoal.

14 GUIA DE ESTUDO: ARARIBÁ GEOGRAFIA

15 Guia de Estudo: tem como objetivo auxiliar na compreensão e fixação dos conteúdos por meio de atividades de exploração de vocabulário, de síntese e atividades para checar o aprendizado.

16 Guia de estudo Síntese dos conteúdos: propõe atividades de revisão, com o auxílio de organizadores gráficos que facilitam a compreensão dos assuntos estudados. O que aprendi nesta Unidade: a autoavaliação permite identificar os pontos que necessitam de revisão e sugere estratégias para superar as dificuldades. Vocabulário em contexto: trabalha os significados das palavras e termos essenciais para a compreensão dos conceitos da Geografia. Um ícone especial, presente no Livro do Aluno, indica que a expressão pode ser encontrada no Guia de estudo.

17 Conteúdo digital disponível para todas as disciplinas, 6º a 9º ano: Português Matemática Ciências História Geografia

18 Relação com os livros Em todas as disciplinas, há menções nos livros do professor para indicar os temas que têm conteúdo digital relacionado.

19 Relação com os livros Os ícones nos livros do professor dão dicas também sobre o conteúdo de portal relativo a cada matéria.

20 Proposta de tecnologia ARARIBÁ GEOGRAFIA 1 Vídeos exploratórios 2 Animações e Mapas interativos 3 Temas animados

21 Projeto de tecnologia Araribá Geografia 1 Vídeos exploratórios Vídeos que acompanham a abertura de várias unidades, trazendo flashes bem humorados dos principais conceitos que a compõem. Esse recurso adicional para o levantamento de conhecimentos prévios deve ser usado principalmente pelo professor em classe, mas pode ser (re)visto pelos alunos no laboratório de informática.

22 Projeto de tecnologia Araribá Geografia 2 Animações e mapas As animações apresentam processos e fenômenos complexos passo a passo, com movimento e som. Os mapas interativos trazem dados de diferentes mapas dos livros, com a opção de cruzar cada informação deles (clima com vegetação, por exemplo).

23 Projeto de tecnologia Araribá Geografia 3 Temas animados Apresentações multimídia que complementam temas relevantes ou expandem os conteúdos dos infográficos de cada unidade. Podem ser projetadas pelo professor em sala ou (re)vistas pelos alunos no laboratório de informática.

24 Proposta de tecnologia PORTAL ARARIBÁ 1 Atividades colaborativas 2 Planejador de aulas 3 Material complementar Acesso fechado a certas áreas por login/senha gerados a partir do cadastro pedido nos CDs pósadoção ou no próprio portal (demais disciplinas).

25 Projeto de tecnologia Portal Araribá 1 Atividades colaborativas Área do portal em que os alunos poderão postar os trabalhos do Projeto Multimídia em Equipe (Português) e de Por uma Nova Atitude (Ciências). O uso dessa área deve ser mediado pelo professor, que atuará como moderador das próprias turmas. Os comentários de usuários serão preaprovados pela Moderna.

26 Projeto de tecnologia Portal Araribá 2 Planejador de aulas Ferramenta para uso do professor, que poderá montar online todo o seu planejamento de aulas, a partir dos sumários dos livros e dos conteúdos disponíveis no portal e nos CDs.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ABERTURA DE UNIDADE As páginas de abertura levantam

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Matemática. Araribá Matemática As páginas de

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PARTE I: ABERTURA Cada volume conta com oito unidades.

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Ciências Organização do Conteúdo: Por que estudar

Leia mais

Composição do material

Composição do material BURITI MIRIM Composição do material O material do aluno no Projeto Buriti Mirim é composto de: Livro-texto: organizado com temas interessantes e desafiadores para as crianças. Possibilita uma vivência

Leia mais

Moderna Plus História

Moderna Plus História Moderna Plus História Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro-texto - Professor Um único volume compõe todo o conteúdo de história do ensino médio. Livro Texto - Aluno O livro é dividido em três partes

Leia mais

Moderna Plus Matemática

Moderna Plus Matemática Moderna Plus Matemática Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro texto No total são três livros que dividem todo o conteúdo de matemática do ensino médio. Partes Cada livro é divido em três partes com

Leia mais

Moderna Plus: Literatura

Moderna Plus: Literatura Material do Professor Livro-texto: Literatura (volume único) de Maria Luiza Abaurre e Marcela Pontara. Caixa Literatura (4 itens) 1 volume capa dura com as 3 partes; 1 volume com os 3 Cadernos do Estudante;

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Movimentos da Terra Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos

Leia mais

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ]

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ] Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem [ perspectiva do usuário ] Gilda Helena Bernardino de Campos gilda@ccead.puc-rio.br Igor Martins igor@ccead.puc-rio.br Bernardo Pereira

Leia mais

Prioriza as experiências de cada um em relação às noções de tempo e de espaço. Conheça também!

Prioriza as experiências de cada um em relação às noções de tempo e de espaço. Conheça também! porta aberta Nova edição História 2º ao 5º ano Prioriza as experiências de cada um em relação às noções de tempo e de espaço. 25384COL06 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor Página 1 de 6 Guia do Professor Caro(a) professor(a) A utilização de simulações digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente como uma forma

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM O projeto que desenvolve habilidades para grandes conquistas Fale com nosso representante SM da região: MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM SM A melhor escolha neste PNLD Edições SM é referência em Educação

Leia mais

Aula 5 Site e Portal Pedagógico

Aula 5 Site e Portal Pedagógico Conteúdos da aula 1. Site externo 2 1. Site externo O possui um site www.grupoetb.com.br chamado de portal da etb. Aqui, o usuário pode acessar todas as informações relevantes sobre o Grupo etb: 3 1. Site

Leia mais

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO Programa da Disciplina Multimídia conceitos, comunicação homemmáquina. Autoria produção de diversos tipos de aplicativos multimídia, examinando-se as alternativas

Leia mais

Palavras chave: Tecnologia de Informação; computador; simuladores.

Palavras chave: Tecnologia de Informação; computador; simuladores. O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA: O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA Carlos Antônio Chaves de Oliveira

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B DO ENSINO MÉDIO ESCOLA: SEVERINO CABRAL João Rodrigues Braga 01. QUAL A SUA OPINIÃO A RESPEITO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA? Todos os alunos gostam da disciplina Geografia embora

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Atmosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Atmosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Atmosfera Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof.

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Juliano Marques de Aguilar DIRETOR ADMINISTRATIVO Cursos FIC Os Cursos

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Água. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Água. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Água Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Britannica Escola é uma plataforma de aprendizagem online desenvolvida com o Ministério da Educação para enriquecer o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental I. Pesquise Aprenda Explore Leia Enriqueça

Leia mais

Guia do Professor OA Pontos em Batalha

Guia do Professor OA Pontos em Batalha Guia do Professor OA Pontos em Batalha Introdução No geral, em Geometria Analítica no ensino médio, trabalha-se apenas a maneira formal, com a utilização de fórmulas e técnicas de resolução, sem a devida

Leia mais

O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1

O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1 O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1 Lenilda de Oliveira Silva*, Renato Pereira Aurélio** *IFES; E-mail: lenildaoliveira.posifes@gmail.com **IFES; CEFET-MG;

Leia mais

Frações. Resumo Iconográfico LEGENDA. Uma hora-aula de 45 minutos. Livro Didático. Conhecimentos adquiridos em aulas passadas. Objeto de Aprendizagem

Frações. Resumo Iconográfico LEGENDA. Uma hora-aula de 45 minutos. Livro Didático. Conhecimentos adquiridos em aulas passadas. Objeto de Aprendizagem Frações Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

AS GRANDES NAVEGAÇÕES DOS SÉCULOS XV E XVI Fernão de Magalhães GUIA DO PROFESSOR

AS GRANDES NAVEGAÇÕES DOS SÉCULOS XV E XVI Fernão de Magalhães GUIA DO PROFESSOR AS GRANDES NAVEGAÇÕES DOS SÉCULOS XV E XVI Fernão de Magalhães GUIA DO PROFESSOR CURSO DE HISTÓRIA 2007 2 AS GRANDES NAVEGAÇÕES DOS SÉCULOS XV E XVI A VIAGEM DE FERNÃO DE MAGALHÃES Introdução As Grandes

Leia mais

A única coisa que vejo como ponto negativo é o fato de ter muita propaganda. Jogos variados; fácil visualização;

A única coisa que vejo como ponto negativo é o fato de ter muita propaganda. Jogos variados; fácil visualização; Sites educativos Descrição Pontos positivos Pontos negativos Atividades educativas Apesar de muitas informações site apresenta uma visualização limpa e agradável de seu conteúdo. Bem colorido, próprio

Leia mais

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12)

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PROFESSORA: Bianca de Souza 8ª SÉRIE - TURMAS: 81 e 82 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Estudo dos continentes (Europa, Ásia,

Leia mais

CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula

CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula Interativos e dinâmicos, os novos materiais pedagógicos da Olimpíada estimulam o olhar crítico e a escrita dos estudantes do século XXI. Jéssica

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Geografia Professor: Talita, Renata, Gilberto, Paulo e Caio. Curricular: Segmento: Anos Finais Ano/Série : 9º Ano Apresentação da disciplina O conteúdo do segundo trimestre do ano letivo ambiciona

Leia mais

Operações com Números Naturais Multiplicação e Divisão

Operações com Números Naturais Multiplicação e Divisão Operações com Números Naturais Multiplicação e Divisão Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos

Leia mais

Arte. Explorando o mundo

Arte. Explorando o mundo Arte 59 Uma série fascinante para os pequenos que são muito curiosos sobre o mundo. Estes livros estão cheios de informações sobre como as coisas são, funcionam ou crescem, além de janelas, adesivos e

Leia mais

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 Ano letivo 2017/2018 Palavras em Linha Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 2 COMPOSIÇÃO DO PROJETO PARA O PROFESSOR 1 2 3 4 2 Abertura de sequência Manual do professor

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: BIOLOGIA

Leia mais

CARTOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR

CARTOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR 1 CARTOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR Vinícius Biazotto Gomes Luis Eduardo de Barros 1 RESUMO: Este artigo tem como objetivo expor um trabalho no qual foram desenvolvidas ações

Leia mais

Curso elaboração de material didático impresso para Educação a Distância. Guia didático Módulo 1: Produção do material impresso para EaD

Curso elaboração de material didático impresso para Educação a Distância. Guia didático Módulo 1: Produção do material impresso para EaD Curso elaboração de material didático impresso para Educação a Distância 1 Guia didático Módulo 1: Produção do material impresso para EaD MINISTÉRIO DA SAÚDE/UNA-SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO

Leia mais

USO DE INFOGRÁFICOS COMO MECANISMO DE MELHORAMENTO DO APRENDIZADO

USO DE INFOGRÁFICOS COMO MECANISMO DE MELHORAMENTO DO APRENDIZADO USO DE INFOGRÁFICOS COMO MECANISMO DE MELHORAMENTO DO APRENDIZADO RIBEIRO, Wanessa Cristina Parreira 1 ; MEDEIROS, Pryscilla Romão de 2 ; GOULART, Reane Franco 3 RESUMO: Este documento tem a finalidade

Leia mais

CONHECENDO A PLATAFORMA

CONHECENDO A PLATAFORMA GUIA DO USUÁRIO CONHECENDO A PLATAFORMA Agora que você já realizou o pré-cadastro e recebeu o código de matrícula, siga o passo a passo para realizar o cadastro na plataforma e começar a navegar no curso.

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

Técnicas de Estudos. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Técnicas de Estudos. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor José Ricardo Moreira Pós graduado em Literatura e autor de literatura para jovens de todas as idades, como prefere classificar as narrativas alinhadas com os grandes temas da atualidade. Em meados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO AGRONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO AGRONOMIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO AGRONOMIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO/NÃO OBRIGATÓRIO DISCENTE: ORIENTADOR

Leia mais

O início das aulas chegou. É hora de reencontrar os amigos e fazer novas amizades.

O início das aulas chegou. É hora de reencontrar os amigos e fazer novas amizades. Prezados Usuários: O início das aulas chegou. É hora de reencontrar os amigos e fazer novas amizades. Mais um ano se inicia e com ele desfrutaremos de muitos momentos de aprendizado e descobertas. Vamos

Leia mais

Soluções inovadoras para o ensino de empreendedorismo.

Soluções inovadoras para o ensino de empreendedorismo. Soluções inovadoras para o ensino de empreendedorismo www.empreende.com.br emp@empreende.com.br O que estamos oferecendo nesta parceria Pacote com solução multimídia para complementar o seu curso de empreendedorismo

Leia mais

CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula

CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM Lisiane Cristina Amplatz CRTE Toledo AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula Navegando pelo Portal Dia a dia Educação www.diaadia.pr.gov.br

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E PERPENDICULARES. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula:

RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E PERPENDICULARES. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Org.: Claudio André - 1 Autora: Regina França TÍTULO: RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E PERPENDICULARES Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 4º ano Componente Curricular:

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Inglês Instrumental Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Período: Optativa Carga Horária total: 50h Pré-requisito: não possui EMENTA Conscientização do processo

Leia mais

Conteúdo Fundamental I

Conteúdo Fundamental I Conteúdo Fundamental I Data: 03/10/2017 Turma: ano I Ens.Fund./Matutino Ciências 2º Português 3º Empreend. 4º Matemática Classificação dos animais. *Atividade extraclasse. *Palavras com: bl cl fl gl PL

Leia mais

Capacidades de leitura e aprendizagem nas diversas disciplinas

Capacidades de leitura e aprendizagem nas diversas disciplinas Capacidades de leitura e aprendizagem nas diversas disciplinas A leitura, como comentamos em outro artigo, é instrumento indispensável para toda e qualquer aprendizagem. Ao usar esse instrumento, é preciso

Leia mais

Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a experiência de validação de objetos de aprendizagem

Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a experiência de validação de objetos de aprendizagem Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a experiência de validação de objetos de aprendizagem Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar Ms. Daisy Schneider Mestranda

Leia mais

HORÁRIO ESCOLAR: DICAS DE COMO PLANEJAR O SEU

HORÁRIO ESCOLAR: DICAS DE COMO PLANEJAR O SEU HORÁRIO ESCOLAR: DICAS DE COMO PLANEJAR O SEU SUMÁRIO 03 Introdução 04 Levantando informações 09 Montando o horário 12 Cuidados que você deve tomar na hora da montagem de seu quadro de horários 23 Conclusão

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

e-manual Premium Manual Guia do Professor (nas bandas laterais do manual) O Essencial para o Exame (oferta ao aluno) Livro do Professor

e-manual Premium Manual Guia do Professor (nas bandas laterais do manual) O Essencial para o Exame (oferta ao aluno) Livro do Professor Filosofia. ano Manual zona de cola Guia do Professor (nas bandas laterais do manual) Caderno do Aluno O Essencial para o Exame (oferta ao aluno) Livro do Professor e-manual Premium Contamos com o seu melhor.

Leia mais

CONTEÚDOS: DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS: CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2013 DICAS DE ESTUDO. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Luciane

CONTEÚDOS: DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS: CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2013 DICAS DE ESTUDO. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Luciane CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2013 DICAS DE ESTUDO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Luciane Características do gênero receita. Ordem alfabética.. Consulta ao dicionário. Separação em silabas.

Leia mais

Carga Horária horas horas

Carga Horária horas horas relação das oficinas do Projeto Cultural da Lagoinha Nº Título Ementa Público -alvo Nº vagas 1 Fotografia básica: digital e convencional 2 Oficina de animação - PIXILATION As câmaras fotográficas digitais

Leia mais

Atividade: A matemática das plantas de casas e mapas.

Atividade: A matemática das plantas de casas e mapas. Atividade: A matemática das plantas de casas e mapas. Introdução Nessa atividade será proposto que o aluno escolha um dos passeios: a visita a casa da arquiteta ou um passeio pela cidade com o Pai de Luca.

Leia mais

Guia Didático do Professor

Guia Didático do Professor Guia Didático do Professor Animação Substâncias Simples e Compostas Reações Químicas Química 2ª Série Ensino Médio CONTEÚDOS DIGITAIS MULTIMÍDIA Conteúdos Digitais Multimídia Guia Didático do Professor

Leia mais

Orientações para elaboração de material didático para EAD

Orientações para elaboração de material didático para EAD Orientações para elaboração de material didático para EAD Nome do autor: Disciplina/Curso: Carga horária: Data de entrega: E-mail: Telefones: Link Lattes: Orientação para elaboração de material didático

Leia mais

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 1 Trabalho de História: Título do trabalho: Impeachment Data da entrega: 20/05/2016 Material a ser realizado o trabalho: Papel almaço Sabemos que estamos passando por uma

Leia mais

Infográficos animados e interativos em saúde

Infográficos animados e interativos em saúde Infográficos animados e interativos em saúde Um estudo sobre a compreensão de notícias Rafael de Castro Andrade ORIENTADORA Carla Galvão Spinillo UFPR Setor de Artes, Comunicação e Design Programa de Pós

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa Poliedros Resumo Iconográfico LEGENDA

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa Poliedros Resumo Iconográfico LEGENDA Poliedros Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Proposta de Desenvolvimento de Modelos Computacionais e Estratégias para sua Integração em Disciplinas dos Cursos de Graduação em Física e Biologia

Proposta de Desenvolvimento de Modelos Computacionais e Estratégias para sua Integração em Disciplinas dos Cursos de Graduação em Física e Biologia Proposta de Desenvolvimento de Modelos Computacionais e Estratégias para sua Integração em Disciplinas dos Cursos de Graduação em Física e Biologia Mariana Rampinelli & Michelle Oliveira PIBIC/CNPq Laércio

Leia mais

UM UP NA ESTATÍSTICA UM UP NA ESTATÍSTICA

UM UP NA ESTATÍSTICA UM UP NA ESTATÍSTICA UM UP NA ESTATÍSTICA CRIADA POR PROFESSOR DA FGV/EAESP, PLATAFORMA STATMEUP DISPONIBILIZA VÍDEOS E EXERCÍCIOS ON-LINE PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DA DISCIPLINA Por Aline Lilian dos Santos e Ana Paula

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL Oralização de frases / LÍNGUA PORTUGUESA: 76 a 78 da Gramática / CIÊNCIAS: Estudo sobre Um bom cardápio através de conversa e observação de imagens/

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARTICIPANTE DO 11 O PIC 2016 http://11pic.obmep.org.br SUMÁRIO Como funcionará o 11º PIC (2016) ------------------------------------- 3 e 4 I. Encontros presenciais e virtuais II. Avaliações

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 C

EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 C EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 A Linguagem Música Matemática Estudos Sociais Linguagem Matemática Linguagem Religião Recreação Ciências Ciências Matemática Estudos Sociais EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 B Linguagem

Leia mais

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Vídeo SESI - EDUFOCO Ampliação do espaço Ensino-Aprendizagem Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas

Leia mais

Plano de Execução ou Utilização do material escolar Ensino Fundamental - 6 ano/2017 Lei Distrital nº 4.311/2009 Anexo da lista de material

Plano de Execução ou Utilização do material escolar Ensino Fundamental - 6 ano/2017 Lei Distrital nº 4.311/2009 Anexo da lista de material Plano de Execução ou Utilização do material escolar Ensino Fundamental - 6 ano/2017 Lei Distrital nº 4.311/2009 Anexo da lista de material Itens da lista de material anexa Quantidade Data de utilização

Leia mais

Conteúdos ricos e diversificados, com indexação em cada página, para uso exclusivo dos professores.

Conteúdos ricos e diversificados, com indexação em cada página, para uso exclusivo dos professores. Psicologia B.º ano Manual Guia do Professor (na banda lateral do manual) Caderno do Aluno Métodos e Técnicas de Estudo (oferta ao aluno) Dossiê do Professor e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt

Leia mais

Amplie as fontes de pesquisas Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas Interaja com colegas e professores...

Amplie as fontes de pesquisas Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas Interaja com colegas e professores... ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas... 4 Estude com autonomia... 5

Leia mais

Projeto TRILHAS de Leitura

Projeto TRILHAS de Leitura Projeto TRILHAS de Leitura Agenda 1 2 3 Apresentação do Projeto TRILHAS Os Cadernos de Estudos e Orientação O Portal e o Curso de Ensino a Distância Distância Vídeo Formação do Leitor https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca/5734/video-formacao-do-leitor.html

Leia mais

Design de material didático Gama. L.N.

Design de material didático Gama. L.N. Design de material didático Gama. L.N. Copyright 2016. All rights reserved Como os materiais didáticos colaboram na aprendizagem? Nada vale um material didático rico e sofisticado, caso não corresponda

Leia mais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br http://twitter.com/portalprofessor Implantação de ambientes tecnológicos nas escolas Distribuição de conteúdos educativos, soluções e sistemas de informação Formação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

Cinema e sala de aula invertida: mundos de possibilidades

Cinema e sala de aula invertida: mundos de possibilidades Cinema e sala de aula invertida: mundos de possibilidades Contributos de um Estudo Exploratório Sessão 4 Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos Formadora do CFAE_Matosinhos elvirarodrigues@esag-edu.net

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Biosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Biosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Biosfera Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

INSTRUMENTO AVALIATIVO

INSTRUMENTO AVALIATIVO INSTRUMENTO AVALIATIVO 9º ANO 3º BIMESTRE 2016 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Avaliações Específicas 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 Física Matemática Biologia Geografia Filosofia Redação

Leia mais

Destinatários. Alunos do 3 ciclo do Ensino Básico.

Destinatários. Alunos do 3 ciclo do Ensino Básico. Destinatários Alunos do 3 ciclo do Ensino Básico. Visão Geral Com esta atividade os alunos são desafiados a explorar o tema da alimentação, a nível cultural e fisiológico, tanto nas disciplinas de língua

Leia mais

PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC

PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC 1 Título: Fisionomia do Relevo 2 Autor: Nilse Lúcia Girotto 3 Aplicativo utilizado: JClic: Palavras Cruzadas 4 Disciplina: Geografia 5 Objetivos / Expectativas de aprendizagem:

Leia mais

Português Instrumental

Português Instrumental V.1 de Set/13 Português Instrumental Prof. Sérgio Fascina AULA 01 SEMANA 01 ASSUNTOS: APRESENTAÇÃO GERAL ESTRATÉGIAS DE LEITURA E DE ESTUDO APRESENTAÇÃO Prof. Sérgio Fascina BLOG: professorfascina.org

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO Plano de Aula INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO PLANO DE AULA: ALFABETIZANDO E LETRANDO ATRAVÉS DE CONTOS

Leia mais

PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL

PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL A vida tem mais imaginação do que carregamos dentro dos nossos sonhos. Cristóvão Colombo APRESENTAÇÃO O crescimento atual da robótica tanto educacional como competitiva, nos

Leia mais

ÍNDICE O que é a Série Elementos...3 Aprendizagem Baseada em Projetos...5 Colaboração na Sala de Aula Digital...9 Ferramentas e Recursos...

ÍNDICE O que é a Série Elementos...3 Aprendizagem Baseada em Projetos...5 Colaboração na Sala de Aula Digital...9 Ferramentas e Recursos... GUIA DO PROGRAMA INTEL EDUCAR SÉRIE ELEMENTOS ÍNDICE O que é a Série Elementos......3 Aprendizagem Baseada em Projetos...5 Colaboração na Sala de Aula Digital...9 Ferramentas e Recursos......12 2 SÉRIE

Leia mais

Media Kit - Publicidade

Media Kit - Publicidade Media Kit - Publicidade ANO Portal Mecânica Online http://www.mecanicaonline.com.br Principal referência quando o assunto é mecânica na internet, o Portal Mecânica Online oferece informações relacionadas

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO OPERAÇÕES BÁSICAS DISCIPLINAS ONLINE BARBACENA 2014 2º Semestre 1 Sumário Acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA... 4 Utilizando o Portal Acadêmico... 6 Avaliação de Desempenho...

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Prof. Me. Luana Serra Secretaria Municipal de Educação de Santos DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Material adaptado de Beatriz Ferraz Educação Infantil na BNCC A Base Nacional

Leia mais

OS GÊNEROS E SEUS SUPORTES

OS GÊNEROS E SEUS SUPORTES OS GÊNEROS E SEUS SUPORTES Aula META Apresentar o suporte textual como o lugar físico ou virtual em que o texto se fi xa e por onde se mostra, estabelecendo relações entre os gêneros de texto e seus suportes

Leia mais

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação: as implicações pedagógicas e sociais desse uso. O que significa TECNOLOGIA?

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

Planejamento de aulas utilizando o Portal Aprende Brasil OFICINA

Planejamento de aulas utilizando o Portal Aprende Brasil OFICINA Planejamento de aulas utilizando o Portal Aprende Brasil OFICINA Oficina Etapas: 1. Formação das equipes (por escola); 2. Seleção de uma Unidade do Livro Integrado; 3. Identificar formas de utilização

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor Página 1 de 7 Guia do Professor Caro (a) professor(a) A utilização de jogos digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente como

Leia mais

PROVAS E TRABALHOS 1º TRIMESTRE

PROVAS E TRABALHOS 1º TRIMESTRE Turma 71 PROVAS E TRABALHOS 1º TRIMESTRE Disciplina: Matemática 19/03 Trabalho em dupla Unidade 1 apostila - números inteiros 16/04 Trabalho Soma e Subtração em Z 24/04 Trimestral Capítulos 2 e 4 da apostila

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3ºciclo Geografia 7ºano

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3ºciclo Geografia 7ºano CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3ºciclo Geografia 7ºano Metas de Aprendizagem Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Domínio I A TERRA : Estudos

Leia mais

Avaliação dos Estudantes sobre o Uso de Imagens como Recurso Auxiliar no Ensino de Conceitos Químicos

Avaliação dos Estudantes sobre o Uso de Imagens como Recurso Auxiliar no Ensino de Conceitos Químicos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PIBID-PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA BOLSISTA: LIANE ALVES DA SILVA Avaliação dos Estudantes sobre o Uso de Imagens como Recurso Auxiliar

Leia mais

Media Kit Publicidade. Válido até 31/12/2011

Media Kit Publicidade. Válido até 31/12/2011 Media Kit Publicidade Válido até 31/12/2011 Portal Mecânica Online http://www.mecanicaonline.com.br Principal referência quando o assunto é mecânica na internet, o Portal Mecânica Online oferece informações

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

VISÃO GERAL DA DISCIPLINA

VISÃO GERAL DA DISCIPLINA VISÃO GERAL DA DISCIPLINA Antes eu não gostava de Matemática, mas agora a professora joga, conta história e deixa a gente falar né? Então é bem mais divertido, eu estou gostando mais. Pedro, 9 anos. Neste

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Aula 3 Tema 3.2 Estilos de Interação: sistema de menus, linhas de comando, linguagem natural. Estilo de Interação: Sistema de menus Estilo de

Leia mais