Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DE ENFERMAGEM. Profa. Ma. Juliana Amaral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DE ENFERMAGEM. Profa. Ma. Juliana Amaral"

Transcrição

1 Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DE ENFERMAGEM Profa. Ma. Juliana Amaral

2 Enfermagem no Brasil Evolução do cuidado no Brasil: Indígenas Chegada dos portugueses com os jesuítas. Escravos as ações do cuidar são ligadas aos rituais místicos; a medicina popular é composta por conhecimentos empíricos.

3 Enfermagem no Brasil a primeira Santa Casa no Brasil Santos - Brás Cubas. A saúde começa a constituir um problema econômico doenças infecto contagiosas trazida por europeus e escravos africanos.

4 Enfermagem no Brasil José de Anchieta teve atuação importante,pois exercia atividades de médico e de enfermeiro serviço de Inspeção de Saúde Pública do Porto do Rio de Janeiro ineficiente não controlava os navios e as pestes que traziam calamidade pública.

5 Enfermagem no Brasil O governo sob pressões externas assume a assistência à saúde criando: Serviços públicos da vigilância e controle dos portos. (quarentena) Reforma Oswaldo Cruz: 1. Serviço de Profilaxia da febre amarela; 2. Inspetoria de Isolamento e Desinfecção; 3. Instituto Soroterápico Federal (Instituto Oswaldo Cruz)

6 Enfermagem no Brasil Reforma Carlos Chagas Departamento Nacional de Saúde Pública DNSP órgão que exerceu durante anos as atividades de Saúde Pública no Brasil.

7 Enfermagem no Brasil A Primeira Guerra Mundial necessidade do cuidado com soldados ou feridos. A formação de pessoal de Enfermagem - para atender inicialmente aos hospitais civis e militares e posteriormente, às atividades de saúde pública. Criação, pelo governo, da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, no Rio de Janeiro, junto ao Hospital Nacional de Alienados do Ministério dos Negócios do Interior

8 Interatividade Quanto à História da Enfermagem no Brasil, assinale a resposta correta. a) Os jesuítas criam a 1ª Santa Casa do Brasil, tendo como figura principal o Pe. José de Anchieta. b) O imperador D. Pedro I cria a 1ª Santa Casa na Bahia, inaugurada em c) Em 1828 com o serviço de Inspeção de Saúde Pública as doenças estavam controladas. d) A formação de pessoal de Enfermagem iniciou suas atividades na saúde pública. e) Em 1920 houve a Reforma Oswaldo Cruz

9 Resposta a) Os jesuítas criam a 1ª Santa Casa do Brasil, tendo como figura principal o Pe. José de Anchieta.

10 Escolas de Enfermagem no Brasil Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras. - Alfredo Pinto Primeira Escola de Enfermagem no Brasil. Rio de Janeiro - Hospital Nacional de Alienados do Ministério dos Negócios do Interior. Criada pelo Decreto Federal nº 791, de 27 de setembro de 1890

11 Escolas de Enfermagem no Brasil Escola de Enfermagem Alfredo Pinto É a mais antiga do Brasil Reformulada por Decreto de 23 de maio de O curso passou a três anos de duração e era dirigida por enfermeiras diplomadas. Foi reorganizada por Maria Pamphiro, uma das pioneiras da Escola Ana Néri.

12 Escolas de Enfermagem no Brasil Escola da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro. Começou em 1916 com um curso de socorrista, para atender às necessidades prementes da 1ª Guerra Mundial. Necessidade de formar profissionais da área. Funcionavam dois cursos : um era para profissionais (que desenvolveu-se somente após a fundação da Escola Ana Néri) e o outro para voluntários.

13 Escolas de Enfermagem no Brasil Escola Ana Néri 1923 início do curso. A primeira diretora foi Miss Clara Louise Kienninger. Internato próximo ao Hospital São Francisco de Assis, onde seriam feitos os primeiros estágios. Em 1923, durante um surto de varíola, enfermeiras e alunas dedicaram-se ao combate à doença. A primeira turma de Enfermeiras diplomou-se em 19 de julho de 1925.

14 Escolas de Enfermagem no Brasil Escola de Enfermagem Carlos Chagas Criada pelo Decreto nº , de 7 de junho de Organização e direção - Laís Netto dos Reys. Pioneira entre as escolas estaduais. Escola de Enfermagem Luisa de Marillac Fundada e dirigida por Irmã Matilde Nina Representou um avanço com estudantes religiosas de todas as Congregações. É a mais antiga escola de religiosa - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15 Escolas de Enfermagem no Brasil Escola Paulista de Enfermagem Fundada em 1939 pelas Franciscanas Missionárias de Maria Início dos Cursos de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica. Escola de Enfermagem da USP Fundada em 1944, faz parte da Universidade de São Paulo. Primeira diretora - Edith Franckel. Acrescentou no seu currículo o Curso de Habilitação em Obstetrícia, e Enfermagem Médico-Cirúrgica

16 Interatividade Em relação as Escolas de Enfermagem é incorreto dizer: a) Escola de Enfermagem Alfredo Pinto é a mais antiga do Brasil, data de 1890, foi reformada por Decreto de 23 de maio de b) Escola da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro começou em 1916 com um curso de socorrista. c) Escola Nightingale em 1877 sendo formado as primeiras enfermeiras diplomadas. d) Escola Ana Néri, teve como primeira diretora Miss Clara Louise Kienninger. e) Escola Paulista de Enfermagem fundada em 1939, iniciou os cursos de pós-graduação.

17 Resposta c) Escola Nightingale em 1877 sendo formado as primeiras enfermeiras diplomadas.

18 Entidades de Classe Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Fundada em agosto de Sociedade civil sem fins lucrativos, que congrega enfermeiras e técnicos em enfermagem.

19 Entidades de Classe - ABEn Finalidades da ABEn. Congregar os enfermeiros e técnicos em Enfermagem, incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes; Promover o desenvolvimento técnico, científico e profissional dos integrantes de Enfermagem do País. Promover integração às demais entidades representativas da Enfermagem, na defesa dos interesses da profissão.

20 Entidades de Classe COFEN- Conselho Federal de Enfermagem COREN Conselho Regional de Enfermagem Criados em 12 de julho de 1973 vinculadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. São órgãos disciplinadores do exercício da Profissão de Enfermeiros, e Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem.

21 Sistema Cofen/Corens Competência COFEN: órgão normativo e de decisão superior. normatizar e expedir instruções, para uniformidade de procedimento e bom funcionamento COREN s. esclarecer dúvidas apresentadas pelos COREN's. aprovar contas e propostas orçamentária. promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional

22 Sistema Cofen/Corens Competência COREN: órgão de execução, decisão e normatização suplementar. deliberar sobre inscrições no Conselho e seu cancelamento. disciplinar e fiscalizar o exercício profissional. expedir carteira e cédula de identidade profissional, indispensável ao exercício da profissão. fiscalizar e decidir os assuntos referentes à Ética Profissional.

23 Entidades de Classe Sindicato Possuem caráter reivindicatório, de defesa de questões trabalhistas.

24 Interatividade Órgão disciplinador do exercício da Profissão de Enfermeiros,Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem e responsável pelas questões éticas da profissão: a) ABEn b) SIndicato c) Coren s d) Escolas de Enfermagem e) Ministério do Trabalho

25 Resposta c) Coren s

26 Figura Importante na Enfermagem Brasileira Séculos XVII e XVIII: Portugal e Espanha lutam pelo domínio sobre a região do Rio da Prata. Guerra do Paraguai - Maior conflito armado ocorrido na América do Sul nos anos de 1864 á 1870

27 Figura Importante na Enfermagem Brasileira Anna Neri ( )- Bahia, aos 23 anos casa com Isidoro Antônio Néri, capitão de fragata da Marinha. Viúva - 29 anos e três filhos para criar. Para não se acomodar à lamúria, passa a dedicar-se a ações sociais. Dois filhos formam-se Medicina, o outro a carreira das armas.

28 Ana Neri Os três filhos de Ana e dois irmãos seus são mobilizados para a Guerra. Decide acompanhar sua família vai para o campo de guerra. Assiste tanto brasileiros quanto paraguaios.

29 Ana Neri Com as Irmãs de Caridade da Ordem de São Vicente de Paulo, aprende: prestar os primeiros socorros; dar injeções; controlar as hemorragias; cauterizar feridas com uma lâmina quente. Demonstra grande conhecimento do efeito das ervas medicinais. Chamada Grande Irmã de Caridade Leiga.

30 Ana Neri Durante a Guerra Utiliza seus recursos financeiros, monta e dirige uma enfermaria exemplar, onde fica até ao final da guerra. Sofre devido seus conhecimentos das ervas medicinais médico-chefe a menospreza. Sem instrumentos adequados, e para espanto de muitos médicos, opera com sucesso a perna do garoto Tayti, esmagada durante uma das batalhas.

31 Ana Neri Regresso O Imperador D. Pedro II condecora-a com a Medalha Humanitária e a Medalha da Campanha do Paraguai Fundação da Escola de Enfermagem Anna Néri.

32 Interatividade Com relação a Anna Nery e Florence Nightingale, assinale a alternativa correta: a) Anna Nery Nasceu em 12 de maio o que configura a Semana da Enfermagem b) Em 1943 foi fundada a Escola Anna Nery em homenagem à primeira enfermeira brasileira. c) Anna Nery recebeu uma homenagem do governo atuando na Guerra Criméia. d) Florence e Anna Nery contribuíram para a consolidação da Ciência da Enfermagem. e) Florence exigiu a instalação de água encanada nos hospitais, campainha na sala das enfermeiras para favorecer a comunicação com os pacientes, realizou as primeiras investigações epidemiológicas.

33 Resposta e) Florence exigiu a instalação de água encanada nos hospitais, campainha na sala das enfermeiras para favorecer a comunicação com os pacientes, realizou as primeiras investigações epidemiológicas.

34 ATÉ A PRÓXIMA!

Mudança no perfil epidemiológico brasileiro: doenças infecto-contagiosas (tuberculose, lepra, varíola...)

Mudança no perfil epidemiológico brasileiro: doenças infecto-contagiosas (tuberculose, lepra, varíola...) Inicialmente: práticas de saúde realizadas por pajés e feiticeiros nas tribos indígenas. Com a chegada do colonizador europeu e do negro africano Mudança no perfil epidemiológico brasileiro: doenças infecto-contagiosas

Leia mais

Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn

Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn 1 Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn 2 1 Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Sociedade civil sem fins lucrativos, que congrega enfermeiros e técnicos em enfermagem, fundada em agosto de

Leia mais

O QUE SÃO ENTIDADES DE CLASSE? SÃO AS DIFERENTES ORGANIZAÇÕES QUE REPRESENTAM AS DIVERSAS MODALIDADES PROFISSIONAIS LIGADAS À ÁREA DE ENFERMAGEM.

O QUE SÃO ENTIDADES DE CLASSE? SÃO AS DIFERENTES ORGANIZAÇÕES QUE REPRESENTAM AS DIVERSAS MODALIDADES PROFISSIONAIS LIGADAS À ÁREA DE ENFERMAGEM. O QUE SÃO ENTIDADES DE CLASSE? SÃO AS DIFERENTES ORGANIZAÇÕES QUE REPRESENTAM AS DIVERSAS MODALIDADES PROFISSIONAIS LIGADAS À ÁREA DE ENFERMAGEM. ABEN- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM SOCIEDADE CIVIL

Leia mais

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM INTRODUÇÃO. Profª Ms Patrícia Kelly Silvestre de Melo Claudia Witzel

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM INTRODUÇÃO. Profª Ms Patrícia Kelly Silvestre de Melo Claudia Witzel HISTÓRIA DA ENFERMAGEM INTRODUÇÃO Profª Ms Patrícia Kelly Silvestre de Melo Claudia Witzel CONCEITO Segundo Wanda Horta, Enfermagem é a arte de assistir (cuidar) o ser humano Tornando-o independente Promovendo

Leia mais

Desenvolvimento da Educação em Enfermagem no Brasil (Século XIX)

Desenvolvimento da Educação em Enfermagem no Brasil (Século XIX) Ana Neri Ana Neri Aos 13 de dezembro de 1814, nasceu Ana Justina Ferreira, na Cidade de Cachoeira, na Província da Bahia. Casou-se com Isidoro Antonio Neri, enviuvando aos 30 anos. Seus dois filhos, um

Leia mais

Até o início do século XX, a enfermagem praticada no Brasil era exercida por religiosas, pastores protestantes, pessoas formadas pelo Hospital

Até o início do século XX, a enfermagem praticada no Brasil era exercida por religiosas, pastores protestantes, pessoas formadas pelo Hospital Até o início do século XX, a enfermagem praticada no Brasil era exercida por religiosas, pastores protestantes, pessoas formadas pelo Hospital Nacional dos Alienados e pela Escola Cruz Vermelha. 1889 1930

Leia mais

ENFERMAGEM E SUAS ENTIDADES DE CLASSE. Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc

ENFERMAGEM E SUAS ENTIDADES DE CLASSE. Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc ENFERMAGEM E SUAS ENTIDADES DE CLASSE Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc ABEN - Associação Brasileira de Enfermagem A Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn, fundada em 12 de agosto de 1926, sob a

Leia mais

Até o início do século XX, a Enfermagem no Brasil era atividade de religiosas e com conotação caridosa. Com os estudos da Saúde Pública, a Enfermagem

Até o início do século XX, a Enfermagem no Brasil era atividade de religiosas e com conotação caridosa. Com os estudos da Saúde Pública, a Enfermagem Até o início do século XX, a Enfermagem no Brasil era atividade de religiosas e com conotação caridosa. Com os estudos da Saúde Pública, a Enfermagem no Brasil tomou um novo rumo. Não desconhecendo terem

Leia mais

Período de Identidade Profissional. Período de Independência Profissional

Período de Identidade Profissional. Período de Independência Profissional FUNDAMENTOS DO CUIDADO HUMANO I ENF.01.001 História da Enfermagem Período de Identidade Profissional Período de Independência Profissional Enfermagem no Brasil Escola de Enfermagem UFRGS Professor Vanderlei

Leia mais

Primeiras Escolas de Enfermagem no Brasil

Primeiras Escolas de Enfermagem no Brasil Primeiras Escolas de Enfermagem no Brasil Escola de Enfermagem "Alfredo Pinto" -Esta escola é a mais antiga do Brasil, data de 1890, foi reformada por Decreto de 23 de maio de 1939. Escola da Cruz Vermelha

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM. Profº. Enfermeiro Diógenes Trevizan

ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM. Profº. Enfermeiro Diógenes Trevizan ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM Profº. Enfermeiro Diógenes Trevizan HISTÓRIA DA ENFERMAGEM A história da enfermagem deve despertar no profissional o conhecimento de suas origens e evolução, maior

Leia mais

De Florence Nightingale até os dias de hoje: Contribuições da Enfermagem para o Controle de IRAS

De Florence Nightingale até os dias de hoje: Contribuições da Enfermagem para o Controle de IRAS De Florence Nightingale até os dias de hoje: Contribuições da Enfermagem para o Controle de IRAS Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem da USP Enfermagem Origens Gill, CJ; Gill, GC. CID 2005; 40:1799-805

Leia mais

Material Resumido. Lei 5905/73 Criação COFEN/COREN

Material Resumido. Lei 5905/73 Criação COFEN/COREN Material Resumido Lei 5905/73 Criação COFEN/COREN Caro Concurseiro Disponibilizo essa lei na integra para você conhece-la. Estão destacadas com cores diferentes suas partes mais relevantes para que possa

Leia mais

Gestão em Saúde e Enfermagem

Gestão em Saúde e Enfermagem Unidade 4 Angela Maria Corrêa Gonçalves Gestão em Saúde e Enfermagem Esta unidade foi concebida para ajudá-lo a perceber que o conhecimento da história da profissão contribui para reforçar os aspectos

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM COREN Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Conselho Regional de Enfermagem - Autarquia de fiscalização profissional = ÉTICA, APLICAÇÕES... - Órgão executivo = PENALIDADES

Leia mais

REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM 357

REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM 357 REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM 357 SESSÃO DE ENCERRAMENTO Na Sessão de Encerramento realizada no Hotel Tambaú, Sede do XXV Congresso Brasileiro de Enfermagem a Presidente da ABEn, Dr.a Glete de Alcântara,

Leia mais

PROFª Mestre Maria da Conceição Muniz Ribeiro A IMPLANTAÇÃO DO MODELO NIGHTINGALE NO BRASIL

PROFª Mestre Maria da Conceição Muniz Ribeiro A IMPLANTAÇÃO DO MODELO NIGHTINGALE NO BRASIL PROFª Mestre Maria da Conceição Muniz Ribeiro A IMPLANTAÇÃO DO MODELO NIGHTINGALE NO BRASIL PRIMEIRAS ESCOLAS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM (1890 1919) PRIMEIRAS ESCOLAS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM (1890

Leia mais

CURSO de ENFERMAGEM - Gabarito

CURSO de ENFERMAGEM - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2010 e 1 o semestre letivo de 2011 CURSO de ENFERMAGEM - Gabarito? Verifique se este caderno contém: INSTRUÇÕES AO CANDIDATO PROVA DE

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Enfermagem Professores: Rosemari Santos de Oliveira rosemarixw@yahoo.com.br Período/Fase: 1ª Semestre:

Leia mais

Resultados Assistenciais Compartilhando resultados e experiências do HIAE Controle de infecção hospitalar

Resultados Assistenciais Compartilhando resultados e experiências do HIAE Controle de infecção hospitalar Resultados Assistenciais Compartilhando resultados e experiências do HIAE Controle de infecção hospitalar Claudia Vallone Silva Enfª Especialista em Prevenção e Controle de Infecção SCIH Mestre em Ciências

Leia mais

73ª SBEn: Associação Brasileira de Enfermagem, 85 anos de compromisso social, participação e luta

73ª SBEn: Associação Brasileira de Enfermagem, 85 anos de compromisso social, participação e luta 73ª SBEn: Associação Brasileira de Enfermagem, 85 anos de compromisso social, participação e luta Maria Goreti de Lima Diretoria da ABEn-DF Associação Brasileira de Enfermagem: sua criação No dia 12 de

Leia mais

Presença masculina... RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP PRESENÇA MASCULINA NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ( )

Presença masculina... RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP PRESENÇA MASCULINA NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ( ) RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP PRESENÇA MASCULINA NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1950-1990) Kleber de Souza Costa 1 RESUMO Objetivos: Levantar os homens formados na Escola de Enfermagem

Leia mais

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER)

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) - Organizar e orientar a equipe de trabalho de camareiras, a fim de garantir a higienização correta e segura de todo o ambiente hospitalar. - Solicitar e monitorar a conclusão

Leia mais

Notas Sobre Enfermagem Florence Nightingale

Notas Sobre Enfermagem Florence Nightingale Notas Sobre Enfermagem Florence Nightingale 1 / 6 2 / 6 3 / 6 Notas Sobre Enfermagem Florence Nightingale METHOD. It is a theoretical and reflective study, conducted in November and December 2012, whose

Leia mais

Curso. Enfermagem. Publicado em 15/02/2016

Curso. Enfermagem. Publicado em 15/02/2016 Curso De Enfermagem Publicado em 15/02/2016 APRESENTAÇÃO GERAL DO CURSO Olá amiga (o)! É muito bom estar aqui! É com enorme satisfação que iniciamos este Curso Preparatório para Concursos na área de Enfermagem

Leia mais

2,5 milhões de profissionais da área de saúde. Total de acidentes notificados correspondiam ao setor de saúde (2004)

2,5 milhões de profissionais da área de saúde. Total de acidentes notificados correspondiam ao setor de saúde (2004) 2,5 milhões de profissionais da área de saúde Total de 458.956 acidentes notificados 30.161 correspondiam ao setor de saúde (2004) 30% maior em relação a 2003, com 23.108 notificações PCMSO Qualquer edificação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 520 h Período de Duração:

Leia mais

CHEGADA DA EXPEDIÇÃO COLONIZADORA DE MARTIM AFONSO DE SOUZA 1530 MARTIM AFONSO DE SOUZA FUNDOU A PRIMEIRA VILA NO BRASIL

CHEGADA DA EXPEDIÇÃO COLONIZADORA DE MARTIM AFONSO DE SOUZA 1530 MARTIM AFONSO DE SOUZA FUNDOU A PRIMEIRA VILA NO BRASIL CHEGADA DA EXPEDIÇÃO COLONIZADORA DE MARTIM AFONSO DE SOUZA 1530 MARTIM AFONSO DE SOUZA FUNDOU A PRIMEIRA VILA NO BRASIL - SÃO VICENTE e deu início ao cultivo da cana-de-açúcar CAPITANIAS HEREDITÁRIAS

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos LEI 2.604, DE 17 DE SETEMBRO DE 1955 Regula o Exercício da Enfermagem Profissional.

Leia mais

Tarefas - Cabem, ao CIASC, as seguintes tarefas

Tarefas - Cabem, ao CIASC, as seguintes tarefas O Corpo de Fuzileiros Navais possui três escolas de formação. Duas localizadas no Rio de Janeiro (CIAMPA Centro de Instrução Almirante Milciades Portela Alves) e CIASC Centro de Instrução Almirante Sylvio

Leia mais

PROC. Nº 1045/12 PLL Nº 079/12 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 1045/12 PLL Nº 079/12 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Waldomiro Carlos Manfroi, filho de Guido Manfroi e Narcisa Ana Tiecher Manfroi, nasceu em 6 de janeiro de 1937, em Nova Bréscia, Rio Grande do Sul. Frequentou e terminou o curso primário

Leia mais

Arquivo Documental ARQUIVO DOCUMENTAL. Posted on 3 Junho, Page: 1

Arquivo Documental   ARQUIVO DOCUMENTAL. Posted on 3 Junho, Page: 1 ARQUIVO DOCUMENTAL Posted on 3 Junho, 2016 Page: 1 série Estatutos Estatutos do Sindicato dos Enfermeiros da Zona Sul (1975) Âmbito: documentação produzida no âmbito do processo de alterações de Estatutos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Piratini-RS

Prefeitura Municipal de Piratini-RS LEI N. 1381/2013 CRIA CATEGORIAS FUNCIONAIS DE AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL, AGENTE DE ENDEMIAS, TÉCNICO DE ENFERMAGEM, FISIOTERAPEUTA E FONOAUDIÓLOGO, COM SEUS RESPECTIVOS CARGOS E PADRÃO DE VENCIMENTOS, NO

Leia mais

IMPORTANTE COMEÇA: 01/06/2017 TÉRMINO: 28/06/2017 FALTAS: 90 HORAS / AULA AVALIAÇÕES:

IMPORTANTE COMEÇA: 01/06/2017 TÉRMINO: 28/06/2017 FALTAS: 90 HORAS / AULA AVALIAÇÕES: COMEÇA: 01/06/2017 TÉRMINO: 28/06/2017 FALTAS: 90 HORAS / AULA AVALIAÇÕES: IMPORTANTE 1ª Avaliação - escrita 06/06/2017 2ª Avaliação- diária no laboratório 3ª Avaliação -prática 27/06/2016 4ª Avaliação-

Leia mais

Organização do Serviço de Enfermagem

Organização do Serviço de Enfermagem FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Enfermagem Organização do Serviço de Enfermagem MÓDULO I Tatuí 2017 Sumário 1 HISTÓRIA

Leia mais

Organização do Serviço de Enfermagem

Organização do Serviço de Enfermagem FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Enfermagem Organização do Serviço de Enfermagem MÓDULO I Tatuí Sumário 1 HISTÓRIA DA

Leia mais

Unidade I FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DE ENFERMAGEM. Prof. Ma. Juliana Amaral

Unidade I FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DE ENFERMAGEM. Prof. Ma. Juliana Amaral Unidade I FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DE ENFERMAGEM Prof. Ma. Juliana Amaral Prática de saúde e enfermagem moderna Cuidado Origem da palavra cura coera Latim Relações de amor e amizade Cuidado encontra-se na

Leia mais

LEI Nº 712/2007. O PREFEITO MUNICIPAL DE SERRINHA, ESTADO DA AHIA, faz saber que o plenário aprovou e eu sanciono e mando publicar a seguinte lei:

LEI Nº 712/2007. O PREFEITO MUNICIPAL DE SERRINHA, ESTADO DA AHIA, faz saber que o plenário aprovou e eu sanciono e mando publicar a seguinte lei: LEI Nº 712/2007 Dispõe sobre o Estatuto da Guarda Civil Municipal de Serrinha, e dá outras providencias. O PREFEITO MUNICIPAL DE SERRINHA, ESTADO DA AHIA, faz saber que o plenário aprovou e eu sanciono

Leia mais

Disciplina: Introdução à Administração Aplicada à Enfermagem Texto: Origem da composição e distribuição do pessoal de enfermagem

Disciplina: Introdução à Administração Aplicada à Enfermagem Texto: Origem da composição e distribuição do pessoal de enfermagem Disciplina: Introdução à Administração Aplicada à Enfermagem Texto: Origem da composição e distribuição do pessoal de enfermagem O conceito de enfermagem moderna advém do trabalho de Florence Nightingale

Leia mais

Organização do Serviço de Enfermagem

Organização do Serviço de Enfermagem Organização do Serviço de Enfermagem HISTÓRIA DA ENFERMAGEM Professora Enfermeira Carla Daniela HISTÓRIA DA ENFERMAGEM A enfermagem é uma profissão que foi desenvolvida através dos séculos, com estreita

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Congregação RESOLUÇÃO FMB-UFBA nº 06/2011 Aprova o Regimento do Núcleo de Formação Científica (NFC) da

Leia mais

Revista Saúde em Foco Edição nº 10 Ano: 2018 A TEORIA AMBIENTALISTA DE FLORENCE NIGHTINGALE

Revista Saúde em Foco Edição nº 10 Ano: 2018 A TEORIA AMBIENTALISTA DE FLORENCE NIGHTINGALE A TEORIA AMBIENTALISTA DE FLORENCE NIGHTINGALE Lourena Aparecida Machado Godoi Borson¹, Michelle da Silva Cardoso¹, Marcia Féldreman Nunes Gonzaga² Resumo Introdução: Uma breve história da vida de Florence;

Leia mais

COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX. Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301

COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX. Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

IRREGULARIDADES NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. pacientes. Falta de cálculo de dimensionamento de pessoal de

IRREGULARIDADES NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. pacientes. Falta de cálculo de dimensionamento de pessoal de INSTITUIÇÃO HOSPITAL E PRONTO SOCORRO MUNICIPAL DE CUIABÁ HOSPITAL E PRONTO SOCORRO MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE IRREGULARIDADES NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Falta de cálculo de dimensionamento de pessoal

Leia mais

EDITAL PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA Nº 050/2017

EDITAL PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA Nº 050/2017 EDITAL PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA Nº 050/2017 A, ATRAVÉS DE SEU DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado, visando à Contratação Temporária, para suprir

Leia mais

Pequeno resumo em ordem cronológica, sobre os principais acontecimentos da Saúde Pública no Brasil.

Pequeno resumo em ordem cronológica, sobre os principais acontecimentos da Saúde Pública no Brasil. Pequeno resumo em ordem cronológica, sobre os principais acontecimentos da Saúde Pública no Brasil. 1º período (1500 a 1808) Já existiam médicos sendo formados em Portugal ou na Europa. Os primeiros que

Leia mais

ANEXO II QUADRO DE VAGAS. TOTAL DE VAGAS Agente Administrativo Médico para o PSF

ANEXO II QUADRO DE VAGAS. TOTAL DE VAGAS Agente Administrativo Médico para o PSF ANEXO II QUADRO DE VAGAS CARGO VAGAS (CG) VAGAS (PCD) TOTAL DE VAGAS Agente Administrativo 20 2 22 Médico para o PSF 06 1 07 Médico Plantonista Hospital Mun. José Dantas Filho 06 1 07 Enfermeiro Plantonista

Leia mais

IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO

IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO Capitão-de-mar-e-guerra Armando José Dias Correia Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro VICE-ALMIRANTE ANTÓNIO EMÍLIO DE ALMEIDA AZEVEDO BARRETO FERRAZ SACCHETTI ::

Leia mais

Fundamentos Históricos de Enfermagem. Florence Nightingale A Enfermagem no Brasil

Fundamentos Históricos de Enfermagem. Florence Nightingale A Enfermagem no Brasil Fundamentos Históricos de Enfermagem Florence Nightingale A Enfermagem no Brasil A Enfermagem no Brasil A enfermagem na sociedade brasileira é dividida em três fases: A organização da enfermagem na sociedade

Leia mais

LEI Nº TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI Nº TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 3.961 Dispõe sobre a Política de Assistência Social no Município, cria o conselho Municipal de Assistência Social e o respectivo fundo, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PELOTAS,

Leia mais

Recursos Humanos em Centro Cirúrgico Profa.Dra. Rita Burgos

Recursos Humanos em Centro Cirúrgico Profa.Dra. Rita Burgos Recursos Humanos em Centro Cirúrgico Profa.Dra. Rita Burgos EMAIL: rboleite@usp.br Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica Escola de Enfermagem - USP FINALIDADE Ato Anestésico Cirúrgico Ambiente Seguro

Leia mais

NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE 1. No processo de institucionalização das políticas públicas, os Conselhos de Saúde, como instâncias internas à estrutura do SUS, representam espaços participativos

Leia mais

Do Conceito. Da Criação

Do Conceito. Da Criação REGIMENTO DAS FAZENDAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (FEPE) DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS DA UNESP, CAMPUS DE BOTUCATU, ELABORADO DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO UNESP-59, DE 14-11-2008 Do Conceito Artigo

Leia mais

PERÍODO DA ENFERMAGEM NO BRASIL. PROFª Mestre Maria da Conceição Muniz Ribeiro

PERÍODO DA ENFERMAGEM NO BRASIL. PROFª Mestre Maria da Conceição Muniz Ribeiro PERÍODO DA ENFERMAGEM NO BRASIL PROFª Mestre Maria da Conceição Muniz Ribeiro PRIMÓRDIOS DA ENFERMAGEM NO BRASIL No Brasil, a organização da enfermagem iniciou-se no período colonial, quando os cuidados

Leia mais

ESCOLA DE ENFERMAGEM DA FURG: HISTÓRIA E CONQUISTAS. Resumo

ESCOLA DE ENFERMAGEM DA FURG: HISTÓRIA E CONQUISTAS. Resumo ESCOLA DE ENFERMAGEM DA FURG: HISTÓRIA E CONQUISTAS Resumo Adriana Dora da Fonseca Vera Lúcia de Oliveira Gomes Helena HeidtmannVaguetti Mariângela de Magalhães Florence Nightingale, em nível mundial e

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP O RELATÓRIO GOLDMARK E A ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS ESTIGMATIZANTES (1923)

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP O RELATÓRIO GOLDMARK E A ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS ESTIGMATIZANTES (1923) RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP O RELATÓRIO GOLDMARK E A ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS ESTIGMATIZANTES (1923) Carolina de Oliveira Faber 2, Wellington Mendonça de Amorim 2 RESUMO Objetivos: Analisar as recomendações

Leia mais

O hospital é uma criação da cristandade da Idade Média. Hôtel-Dieu em Paris, 651

O hospital é uma criação da cristandade da Idade Média. Hôtel-Dieu em Paris, 651 Carlos Justo Galeno (131-201 AD) O hospital é uma criação da cristandade da Idade Média. Hôtel-Dieu em Paris, 651 ESCOLA DE SALERNO A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, fundada pelo Padre Anchieta,

Leia mais

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER)

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) - Organizar e orientar a equipe de trabalho de camareiras, a fim de garantir a higienização correta e segura de todo o ambiente hospitalar. - Solicitar e monitorar a conclusão

Leia mais

LEI N 1.714/2017. AUTORIZA A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE MÉDICO GINECO- OBSTETRA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI N 1.714/2017. AUTORIZA A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE MÉDICO GINECO- OBSTETRA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI N 1.714/2017. AUTORIZA A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE MÉDICO GINECO- OBSTETRA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. NEI PEREIRA DOS SANTOS, Prefeito Municipal de Caraá, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

O que são comissões de ética em Enfermagem?

O que são comissões de ética em Enfermagem? O que são comissões de ética em Enfermagem? As Comissões de Ética em Enfermagem - CEEn são órgãos representativos dos Conselhos Regionais junto às instituições de saúde, com funções educativas, consultivas

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA: ELO ENTRE ESTRUTURA E PROCESSO PARA RESULTADOS SEGUROS AVELAR FERREIRA DO NASCIMENTO

INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA: ELO ENTRE ESTRUTURA E PROCESSO PARA RESULTADOS SEGUROS AVELAR FERREIRA DO NASCIMENTO INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA: ELO ENTRE ESTRUTURA E PROCESSO PARA RESULTADOS SEGUROS AVELAR FERREIRA DO NASCIMENTO CONCEITOS BÁSICOS SOBRE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Organização da empresa é a ordenação e o

Leia mais

Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências

Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências O Presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o Art. 81, item

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 14 Profª. Tatiane da Silva Campos 4.5- Competência

Leia mais

Art. 2º - As instituições e serviços de saúde incluirão a atividade de Enfermagem no seu planejamento e programação.

Art. 2º - As instituições e serviços de saúde incluirão a atividade de Enfermagem no seu planejamento e programação. 1 Decreto Nº 94.406/87 Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências. O Presidente da República, usando das atribuições que lhe

Leia mais

Mulheres iniciam formação de oficial combatente do Exército brasileiro pela primeira vez

Mulheres iniciam formação de oficial combatente do Exército brasileiro pela primeira vez Mulheres iniciam formação de oficial combatente do Exército brasileiro pela primeira vez A Escola Preparatória de Cadetes do Exército abre espaço para a entrada das suas primeiras alunas. Agora, mulheres

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 60 horas

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 60 horas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM GRADE: RESOLUÇÃO CEPEC Nº 831 MATRIZ CURRICULAR: BACHARELADO

Leia mais

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Apesar da grande manifestação em São Paulo, no ano de 1984, com a presença de políticos como Ulisses Guimarães, a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições presidenciais diretas,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Saúde Habilitação

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Comunitária

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Comunitária Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Comunitária Disciplina: SAÚDE PÚBLICA P I (MS-052) Prof. Walfrido Kühl Svoboda AULA 2: EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO

Leia mais

Impacto do conhecimento na qualificação da prática em enfermagem e saúde

Impacto do conhecimento na qualificação da prática em enfermagem e saúde Impacto do conhecimento na qualificação da prática em enfermagem e saúde Carmen Gracinda Silvan Scochi Profa. Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP, Coordenadora da Área de Enfermagem na

Leia mais

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação;

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; MÉDICO ORTOPEDISTA Atividades: - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; - Atendimento em centro cirúrgico dos pacientes ortopédicos pediátricos

Leia mais

RESOLUÇÃO COFEN Nº 378/ REVOGADA PELA RESOLUÇÃO COFEN Nº 420/2012

RESOLUÇÃO COFEN Nº 378/ REVOGADA PELA RESOLUÇÃO COFEN Nº 420/2012 Publicado Portal do Cofen - Conselho Federal de Enfermagem (http://site.portalcofen.gov.br) Início > RESOLUÇÃO COFEN Nº 378/2011 - REVOGADA PELA RESOLUÇÃO COFEN Nº 420/2012 RESOLUÇÃO COFEN Nº 378/2011

Leia mais

PLANEJAMENTO E GESTÃO FINANCEIRA

PLANEJAMENTO E GESTÃO FINANCEIRA PLANEJAMENTO E GESTÃO FINANCEIRA Experiência da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde de Brasília Drª Maria Dilma Alves Teodoro FEPECS/DF SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE - DF Fundação Hospitalar

Leia mais

241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas

241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas 2018 241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas Antônio Carlos Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas de Segurança do Trabalho de banca DIVERSAS. Meu

Leia mais

Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Microcefalia

Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Microcefalia Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Microcefalia Diretriz Geral SNCC/2015 Sistema de Coordenação e Controle para intensificar as ações de mobilização e combate ao mosquito Referências

Leia mais

O espírito da honra e a ADESG por Ney de Araripe Sucupira (*)

O espírito da honra e a ADESG por Ney de Araripe Sucupira (*) O espírito da honra e a ADESG por Ney de Araripe Sucupira (*) "Ad honore", pela honra! A honra constitui virtude pouco observada no mundo contemporâneo e, principalmente, no decadente clima político do

Leia mais

Regimento Internato /2018 Após aprovação Reunião da COMINT 04/Dez/2017

Regimento Internato /2018 Após aprovação Reunião da COMINT 04/Dez/2017 Regimento Internato /2018 Após aprovação Reunião da COMINT 04/Dez/2017 IV. REGIMENTO - REGULAMENTO DO INTERNATO FMABC TÍTULO I DO INTERNATO E SEUS OBJETIVOS Art. 1º - O Internato, fase final do Curso Médico,

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão de Processos e Equipes de Trabalho Aula 2. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão de Processos e Equipes de Trabalho Aula 2. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Gestão de Processos e Equipes de Trabalho Aula 2 Profª. Tatianeda Silva Campos RESOLUÇÃO COFEN Nº 0527/2016 Gestão de Processos e Equipes de Trabalho Art. 4º Assistência

Leia mais

EMBLEMAS DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO Garantir o seu poder de proteção e prevenir o uso indevido

EMBLEMAS DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO Garantir o seu poder de proteção e prevenir o uso indevido EMBLEMAS DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO Garantir o seu poder de proteção e prevenir o uso indevido Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho Folheto Você

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL 01/2015

PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL 01/2015 O Instituto Brasileiro de Alternativa para Saúde e Meio Ambiente - IBRAAS, em atendimento à determinação da sua Diretora Executiva no pleno exercício

Leia mais

LEI Nº 5.052, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017

LEI Nº 5.052, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 LEI Nº 5.052, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 Cria a Secretaria Executiva e altera a estrutura organizacional do Gabinete do Prefeito, do Poder Executivo do Município de Pato Branco, estabelecidas pela Lei nº

Leia mais

"Novo Cenário da Profissão Mesa-redonda

Novo Cenário da Profissão Mesa-redonda Mesa-redonda OBJETIVO DA MESA: Discutir o papel do museólogo neste novo cenário museal; novas oportunidades para os profissionais no mercado brasileiro; e a atuação de cada instituição no sentido de apoiar

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 352, de 8 de agosto de 1995.

LEI COMPLEMENTAR Nº 352, de 8 de agosto de 1995. LEI COMPLEMENTAR Nº 352, de 8 de agosto de 1995. Dispõe sobre a política de assistência social no Município e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal

Leia mais

Saúde da mulher, cirurgia obstétrica e assistência ao parto: relato de experiência de um estágio extracurricular em ginecologia e obstetrícia

Saúde da mulher, cirurgia obstétrica e assistência ao parto: relato de experiência de um estágio extracurricular em ginecologia e obstetrícia Revista Intercâmbio - vol. X - 2017/ISNN - 2176-669X - Página 244 Saúde da mulher, cirurgia obstétrica e assistência ao parto: relato de experiência de um estágio extracurricular em ginecologia e obstetrícia

Leia mais

II MATRIZ DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DA MULHER NO SETOR DEFESA

II MATRIZ DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DA MULHER NO SETOR DEFESA II MATRIZ DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DA MULHER NO SETOR 1. LEGISLAÇÃO GERAL EXÉRCITO MARINHA FORÇA AÉREA INSTÂNCIAS DO SETOR 1.1. NORMATIVA PARA O INGRESSO DA MULHER MILITAR ÀS FORÇAS ARMADAS. 1.2. NORMATIVA

Leia mais

Profa. Dra. Rita Burgos Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Profa. Dra. Rita Burgos Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Profa. Dra. Rita Burgos rboleite@usp.br Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Finalidade ATO ANESTÉSICO CIRÚRGICO Ambiente Seguro Confortável

Leia mais

Limpeza e Desinfecção das Áreas Próximas ao Paciente

Limpeza e Desinfecção das Áreas Próximas ao Paciente Limpeza e Desinfecção das Áreas Próximas ao Paciente Campanha CGVS Porto Alegre Taís anelo Enfermeira CGVS/SMS/PMPA Coodenadoria Geral de Vigilância e Saúde - CGVS Coordenação Vigilância Sanitária Vigilância

Leia mais

MUNICÍPIO DE ARROIO DO MEIO

MUNICÍPIO DE ARROIO DO MEIO PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO O PREFEITO MUNICIPAL DE ARROIO DO MEIO, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil,

Leia mais

ANEXO I-H. (Art. 4º, 2º da LC. Nº 661/07, com a redação dada pelo art. 3º da LC. Nº 1047/2016.)

ANEXO I-H. (Art. 4º, 2º da LC. Nº 661/07, com a redação dada pelo art. 3º da LC. Nº 1047/2016.) ANEXO I-H (Art. 4º, 2º da LC. Nº 661/07, com a redação dada pelo art. 3º da LC. Nº 1047/2016.) MANUAL DE OCUPAÇÕES DO QUADRO SUPLEMENTAR DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PODER EXECUTIVO AGENTE DE SAÚDE PÚBLICA...2

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/16

PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/16 PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/16 INDICE RELATÓRIO DE ATIVIDADES ATENDIMENTO P.A. ADULTO & PEDIATRIA INTERNAÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRO RECEBIMENTOS DESPESAS ESTUDOS PRÉ ABERTURA DA SANTA CASA AÇÕES

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA E ESTATÍSTICA VITAL

EPIDEMIOLOGIA E ESTATÍSTICA VITAL EPIDEMIOLOGIA E ESTATÍSTICA VITAL EPIDEMIOLOGIA E ESTATÍSTICA VITAL A ciência não é um conhecimento definitivo, mas sim hipotético, que pode ser questionado e corrigido... O ensino da ciência não é apenas

Leia mais

CURSO de PEDAGOGIA - Gabarito

CURSO de PEDAGOGIA - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2008 e 1 o semestre letivo de 2009 CURSO de PEDAGOGIA - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém: PROVA DE

Leia mais

Pronunciamento do reitor Reinaldo Centoducatte em sessão solene na Câmara dos Deputados realizada em homenagem aos 50 anos do Hospital Universitário

Pronunciamento do reitor Reinaldo Centoducatte em sessão solene na Câmara dos Deputados realizada em homenagem aos 50 anos do Hospital Universitário Pronunciamento do reitor Reinaldo Centoducatte em sessão solene na Câmara dos Deputados realizada em homenagem aos 50 anos do Hospital Universitário Bom dia a todos. Meus cumprimentos ao deputado Givaldo

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP CAT Nº 025/2010 Assunto: Musicoterapia 1. Do fato Solicitado parecer por profissional de enfermagem sobre a competência do enfermeiro para a utilização da música no cuidado aos pacientes.

Leia mais

Divisão clássica da História da humanidade

Divisão clássica da História da humanidade 10. no Brasil Parte 3: séc. XIX e a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil 1 Divisão clássica da História da humanidade História Moderna: entre o final do século XV - início das grandes navegações - conquista

Leia mais

Instituto GERIR. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 01/2017 HOSPITAL MACRORREGIONAL DE IMPERATRIZ DRA.

Instituto GERIR.  EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 01/2017 HOSPITAL MACRORREGIONAL DE IMPERATRIZ DRA. Instituto GERIR www.gerir.org.br EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 01/2017 HOSPITAL MACRORREGIONAL DE IMPERATRIZ DRA. RUTH NOLETO O Instituto GERIR torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

Saúde Pública no mundo

Saúde Pública no mundo Saúde Pública no mundo Industrialização Européia Aglomerações urbanas Precárias condições de trabalho Manutenção da Força de Trabalho Saúde Pública no mundo Era Bacteriológica Pasteur Koch (década 1870):

Leia mais

Urgência e Emergência. Prof.ª André Rodrigues PORTARIA 2048/2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE

Urgência e Emergência. Prof.ª André Rodrigues PORTARIA 2048/2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues PORTARIA 2048/2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE 1 FINALIDADE Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. PRINCÍPIOS DIRETRIZES NORMAS DE FUNCIONAMENTO

Leia mais