Atividade Exercícios recuperação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividade Exercícios recuperação"

Transcrição

1 RIENTAÇÃ DE ESTUD PARA REUPERAÇÃ DA 1ª ETAPA/2013 DISIPLINA: Quimica TURMA: 3º ano EM PRFESSR: Wellington Geraldo Atividade Exercícios recuperação - 1ª Etapa Mudanças de estado físico; Ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE) e densidade; Substâncias Químicas; Substâncias puras X Misturas; Processos de separação de misturas. Átomos e moléculas; teoria atômica de Dalton; Modelos de Thomson, Rutherford e Bohr; Número atômico, número de massa, elementos químicos, isótopos e íons; Modelo de Subníveis de Energia, rbitais Atômicos e Diagrama de Linus Pauling. Estrutura da Tabela Periódica; Distribuição eletrônica e Tabela Periódica: Periodicidade das propriedades atômicas: raio atômico e energia de ionização. lassificação do carbono; lassificação das adeias arbônicas; Fórmulas estruturais simplificadas; Benzeno e compostos aromáticos; Nomenclatura dos hidrocarbonetos. EXERÍIS SUGERIDS. Refazer os exercícios em sala e corrigidos, além de refazer as provas também corrigidas. Uma vez que não teremos aula de plantão não será possível trabalharmos com eventuais dúvidas, logo podemos tomar como referencia aqueles que já discutimos anteriormente. QUESTÃ 1 (UFMG modificada) Na extração do ouro, os garimpeiros costumam utilizar mercúrio. Nesse caso, boa parte desse metal é lançada no ambiente, o que se constitui em risco ambiental. Alguns dos processos físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem com o mercúrio, após o seu lançamento no ambiente, estão representados na figura a seguir.

2 onsiderando as informações fornecidas por essa figura e pelo texto, é RRET afirmar que A) a maior parte do mercúrio metálico é lançado na atmosfera. B) o mercúrio metálico é menos denso do que a água. ) o mercúrio é um elemento do quarto período da tabela periódica. D) o íon Hg 2+ apresenta maior raio do que o átomo Hg. E) o processo de volatilização do mercúrio é exotérmico. QUESTÃ 2) Assinale a alternativa INRRETA A) Um sistema contendo água no estado líquido, óleo e cubos de gelo, é constituído por três fases e duas substâncias. B) Ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade são critérios utilizados para determinar a pureza de uma substância. ) A queima do álcool, o apodrecimento de uma banana e a formação da ferrugem são exemplos de fenômenos químicos. D) Uma solução aquosa não-saturada de sal de cozinha com cubos de gelo é constituída de duas fases e três substâncias. E) Uma amostra sólida passa para o estado líquido ao absorver calor e esse processo é um exemplo de fenômeno físico. QUESTÃ 3) Perfumes modernos Atualmente os perfumes considerados bons são aqueles que apresentam três grupos de fragrâncias (naturais ou sintéticas), formando o que os perfumistas chamam de notas de um perfume: nota superior: é a parte que evapora com mais facilidade e, consequentemente, é a que detectamos primeiro, por meio do olfato; nota intermediária: é a parte intermediária do perfume, e leva um pouco mais de tempo para ser percebida claramente; nota de fundo: é a parte que mais demora para evaporar, também chamada de fixador do perfume. Em um sistema de classificação, as essências estão organizadas em 14 grupos, de acordo com a rapidez com que seus componentes evaporam. gráfico a seguir apresenta estes 14 grupos, relacionando o tempo de volatilização ao aumento da volatilidade. NARIS Jr., Jorge L. JRDÃ, Marcelo P. Projeto Escola e idadania: Química. Da fumaça aromática aos feromônios. São Paulo: Editora do Brasil, (adaptado)

3 onsiderando os grupos de essências apresentados no gráfico, e suas propriedades, assinale a alternativa INRRETA. A) As essências de baunilha são consideradas como notas de fundo. B) As essências de ervas estão entre as cinco mais voláteis. ) Um bom perfume poderia ser elaborado por essências dos grupos floral, âmbar e lavanda. D) Um perfume composto por essência cítrica, lavanda e aldeídica apresentaria pouca fixação. E) As essências do grupo âmbar provavelmente apresentam baixa temperatura de ebulição. QUESTÃ 4) sal de cozinha, Nal, contém iodeto de potássio, KI, em concentrações muito pequenas, e traços do íon iodeto na dieta ajudam a prevenir o alargamento da glândula tireoide. Em relação aos íons presentes nesses sais, foram feitas as seguintes afirmações: 1. s íons Na + e K + pertencem ao mesmo período da tabela periódica. 2. íon I - tem raio iônico maior que o íon l -, pois o íon I - tem um maior número de camadas. 3. íon K + tem potencial de ionização maior do que o íon I -, pois os elétrons do íon K + se encontram mais afastados do núcleo. Está(ão) RRETA(S) apenas A) 1 e 2 B) 2 e 3 ) 1 D) 2 E) 3 QUESTÃ 5) No filme Duro de Matar I, um incêndio ocorre devido a queima de um combustível de avião, que é constituído de material orgânico altamente inflamável. Muitos outros materiais inflamáveis e perigosos estão presentes em diversos produtos usados no nosso dia-a-dia. Analise as recomendações de segurança indicadas para produtos considerados perigosos. I) Estocar em locais bem ventilados. II) Ao sentir cheiro, não riscar fósforo, nem acender a luz. III) Mantê-los longe de fonte de calor e do alcance de crianças. IV) Fazer o descarte na pia em água corrente. As recomendações associadas aos inflamáveis são as que se AFIRMAM em A) I e II apenas. B) I e III apenas. ) I, II e III apenas. D) II, III e IV apenas. E) I, II, III e IV. QUESTÃ 6) fluxograma a seguir representa as etapas do processo utilizado para a separação dos polímeros; após cada etapa, as frações são separadas e secas antes de serem submetidas às etapas seguintes.

4 om respeito aos líquidos utilizados, é PSSÍVEL dizer que A) PS e PET apresentam densidade menor do que 1. B) PE e PP apresentam densidade maior do que 1. ) PE apresenta densidade menor do que PP. D) PS, PET e o líquido Y formam uma mistura homogênea. E) PP, PE e o líquido X formam um sistema trifásico. QUESTÃ 7) onsidere as seguintes propriedades dos metais estanho e chumbo: Metal Ponto de Fusão ( 0 ) Densidade (g/cm 3 ) Estanho 232 7,3 humbo ,4 Sobre esses dois metais é RRET afirmar que A) dissolvem-se facilmente quando colocados na água. B) apresentam maior eletronegatividade do que o flúor. ) flutuam se colocados em um recipiente contendo água. D) apresentam- se sólidos a uma temperatura de E) possuem o mesmo número de elétrons de valência. QUESTÃ 8) As propriedades físicas de uma substância são definidas pelo conjunto de moléculas, enquanto outras são atributos intrínsecos a moléculas individuais. Assinale a alternativa que apresenta uma propriedade atribuída às moléculas individualmente. A) Densidade B) Polaridade ) Temperatura de fusão D) Temperatura de ebulição E) Solubilidade QUESTÃ 9) Uma amostra de água do rio das Velhas, que apresentava partículas em suspensão, foi submetida a processos de purificação obtendo-se, ao final do tratamento, uma solução límpida e cristalina. Em relação às amostras de água antes e após o tratamento podemos AFIRMAR que correspondem, respectivamente, a: A) substâncias composta e simples. B) substâncias simples e composta. ) misturas homogênea e composta. D) misturas heterogênea e homogênea. E) mistura heterogênea e substância simples. QUESTÃ 10) A seguir está apresentada uma relação de substâncias metálicas (1ª coluna) e de propriedades e aplicações, domésticas ou industriais (2ª coluna). Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, e depois assinale a alternativa que apresenta a NUMERAÇÃ RRETA, vista de cima para baixo. 1. uro 2. Prata 3. Platina 4. Níquel 5. Tungstênio 6. Mercúrio 7. obre

5 ( ) Ele é singular; além de ser o único metal com uma temperatura de fusão abaixo de 25, tem a capacidade de formar um amálgama com o ouro. É usado em obturações dentárias e, devido ao seu grande coeficiente de dilatação térmica, é utilizado na fabricação de termômetros. ( ) Durante muito tempo foi visto como um metal menor, menos nobre, mais barato. No entanto, apresenta grande resistência à corrosão e ao calor, excepcional dureza e maleabilidade. Por isso é muito utilizado para fabricação de cadinhos. É também usado em joalheria e na indústria eletroeletrônica e na fabricação de instrumentos laboratoriais e cirúrgicos. ( ) Em algumas culturas foi mais valorizado que o ouro; é um metal nobre, que resiste à corrosão. É ainda a substância que melhor conduz eletricidade e calor. As suas características garantem um leque de aplicações que ultrapassam de longe a joalheria e a fabricação de objetos domésticos. É matéria-prima essencial na confecção de materiais fotográficos e espelhos. ( ) Encontrado na natureza como substância simples. Extremamente maleável e dúctil. Não perde o brilho e nem se deixa corroer por ácidos características que lhe garantem uma vasta gama de aplicações na joalheria, em diversos ramos da indústria (de eletrônicos, sobretudo) e na odontologia. ( ) Primeiro metal a ser trabalhado por mãos humanas, substituiu a pedra polida na fabricação de armas e utensílios. Pouco vulnerável à oxidação e ótimo condutor de eletricidade e calor, ele é adequado para a fabricação de canos e tubulações, fios elétricos e utensílios domésticos. É também bastante usado na arquitetura, graças a sua durabilidade e maleabilidade. ( ) É brilhante, dúctil e maleável, e participa da composição de diversas ligas. om o cobre, é empregado na cunhagem de moedas. om o alumínio, torna-se matéria-prima para a fabricação de imãs. Por ser resistente à corrosão, é usado para recobrir o ferro. ( ) Ele tem o mais alto ponto de fusão entre todos os metais. É também maleável, dúctil e resistente à corrosão. É ainda muito denso seu nome de um termo sueco que significa pedra pesada. É um material de ampla aplicação em artefatos tecnológicos: em liga com o aço, é usado na confecção de ferramentas especiais, resistentes ao impacto e à abrasão. Matéria-prima dos filamentos das lâmpadas elétricas que iluminam nossas casas. A) 2, 7, 3, 1, 4, 5, 6 B) 6, 2, 3, 4, 5, 7, 1 ) 7, 3, 2, 1, 5, 6, 4 D) 6, 3, 2, 1, 7, 4, 5 E) 3, 7, 2, 6, 1, 4, 5 QUESTÃ 11) Examine cada um dos quatro conjuntos de partículas numerados a seguir: I II III IV BRWN, T; LeMAY, E; BURSTEN, B. E. Química, a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005 (adaptado)

6 Sobre os quatro conjuntos pode-se AFIRMAR que A) o conjunto III é constituído por moléculas de uma substância simples. B) o conjunto I é constituído por átomos de um mesmo elemento químico. ) o conjunto IV é constituído por uma substância composta. D) os conjuntos III e IV apresentam misturas de substâncias. E) os conjuntos I e II apresentam moléculas de substâncias simples. QUESTÃ 12) A figura a seguir apresenta três modelos distintos do modo de agregação de moléculas de água, que pode se apresentar em qualquer um dos três estados físicos comuns no nosso planeta: o sólido, o líquido e o gasoso. BRWN, T; LeMAY, E; BURSTEN, B. E. Química, a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005 De acordo com essa ilustração, todas as afirmativas a seguir estão corretas, EXET A) Na foto, o que se vê são apenas os estados líquido e sólido da água. B) As moléculas no gelo são arranjadas de maneira mais ordenada do que na água líquida. ) As nuvens são formadas por gotas minúsculas de água líquida dispersas na atmosfera. D) As moléculas na água líquida estão mais próximas que na fase de vapor. E) As moléculas no vapor se movimentam como as moléculas no gelo. QUESTÃ 13) omo funcionam os termômetros clínicos? termômetro clínico consiste em um tubo graduado de 35 a 42 que possui um estrangulamento perto do bulbo para impedir que o líquido desça. Este líquido equivale ao único metal liquefeito em temperatura ambiente o mercúrio, que se expande por dilatação térmica. A dilatação varia conforme a substância; a dos líquidos é maior que a dos sólidos. Disponível em Acessado em 01 nov. 2009

7 A respeito dessa substância líquida e da sua capacidade de se dilatar por aquecimento, foram feitas algumas afirmações. Assinale a alternativa RRETA. A) A dilatação térmica do mercúrio deve-se ao aumento do raio de cada átomo. B) A temperatura de fusão do mercúrio certamente é menor que 25 º. ) A dilatação térmica consiste em um fenômeno químico. D) Abaixo de 35 o mercúrio se encontra no estado sólido. E) A dilatação térmica ocorre somente entre temperaturas de 35 a 42. QUESTÃ 14) Em competições esportivas é comum premiar os vencedores com medalhas que hierarquizam a classificação dos três primeiros colocados com ouro, prata e bronze. A medalha que tradicionalmente é conferida ao terceiro colocado é de bronze, que é A) uma solução sólida de cobre e estanho. B) uma liga metálica formada por prata e iodo. ) uma mistura heterogênea de cobre e estanho. D) a denominação em latim do elemento bromo. E) um amálgama de mercúrio e enxofre. QUESTÃ 15) Enquanto cozinhava em sua república, um estudante de Química deixou cair óleo no saleiro. Sabendo que o sal de cozinha não é solúvel em óleo, mas em água, o estudante realizou a recuperação do sal e do óleo seguindo os seguintes procedimentos: A) adição de água, decantação e destilação. B) adição de água, filtração e destilação. ) dissolução, decantação e sublimação. D) diluição, sedimentação e vaporização. E) decantação, filtração e destilação. QUESTÃ 16) hábito de tomar café está ligado a atividades sociais e de interação entre as pessoas. cafezinho é uma bebida capaz de unir pessoas num bate papo, de propiciar momentos de descontração durante o período de trabalho ou de encerrar uma reunião de amigos. Esse consumo tem levado os produtores de café a melhorar o processo e aprimorar o grão, o que resulta em tipos diversos de café, que são classificados, dentre outros critérios, pela acidez, amargor, aroma, defeitos dos grãos, doçura, processo de beneficiamento, torrefação, infusão e filtragem. onsidere as afirmativas a seguir relacionadas às características citadas no texto. I) amargor, o aroma e a doçura são propriedades organolépticas do café que podem ser sentidas pelo consumidor. II) A torrefação e a filtragem são processos para separação de misturas, entre os grãos e a terra e entre o pó e o líquido, respectivamente. III) beneficiamento (retirada da casca dos grãos) e a moagem (trituração dos grãos) são processos químicos. IV) Ao coar o café a dona de casa está realizando um processo físico. É VÁLID o que se afirma em: A) I e II apenas. B) II e III apenas. ) II, III e IV apenas. D) I, II e IV apenas. E) I, II, III e IV.

8 QUESTÃ 17) Segundo pesquisa recente do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do onsumidor), nas redes de fast-food,certos sanduíches fornecem 80% da quantidade necessária de sódio por dia. Esse elemento compõe a substância cloreto de sódio, que é um dos principais compostos presentes no sal de cozinha. sal de cozinha pode ser obtido a partir da água do mar, em salinas, por evaporação. A condenação desse composto pelos médicos está associada a uma série de problemas, entre eles a hipertensão, hoje muito comum entre crianças e adolescentes. om base no texto, pode-se AFIRMAR que A) o sal de cozinha é uma substância composta. B) o cloreto de sódio é uma mistura de sódio e cloro. ) o sal de cozinha é uma mistura homogênea. D) o sal de cozinha é uma substância pura. E) o sal de cozinha é um sistema heterogêneo. QUESTÃ 18) Um professor pediu para que os seus alunos representassem no caderno o modelo atômico proposto por Thomson, publicado em Dentre os desenhos encontrados pelo professor, três estão reproduzidos a seguir: Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 FERRY, Alexandre S. Analogias & ontra-analogias: uma estratégia didática auxiliar para o ensino de modelos atômicos. Belo Horizonte: EFET-MG, onsiderando as características do modelo de Thomson, o professor constatou que A) o aluno 1 representou uma estrutura maciça. B) o aluno 2 representou a neutralidade da estrutura atômica. ) o aluno 3 representou uma estrutura maciça e divisível. D) os alunos 2 e 3 representaram corretamente o modelo atômico. E) os alunos 1 e 2 representaram a existência de cargas negativas e positivas. QUESTÃ 19) onsiderando os dados a seguir, assinale a alternativa RRETA. Átomo ou íon Prótons Nêutrons Elétrons A B D E

9 A) B e são elementos da mesma família. B) D e E são íons de carga positivas. ) A é um íon de carga negativa (-1). D) B e E são exemplos de isóbaros. E) E é um elemento do segundo período. QUESTÃ 20) Pode parecer estranho, mas nem toda safira é azul; existem safiras amarela e verde. Tecnicamente, chama-se safira toda gema do grupo do coríndon que não seja vermelha; se for vermelha, é considerada rubi. Embora safiras e rubis pertençam ao mesmo grupo, as primeiras pedras são mais comuns porque o elemento que lhe atribui a cor é o ferro, muito mais abundante na natureza que o cromo, corante das gemas vermelhas. Minerais ao alcance de todos. São Paulo: BEI omunicação, Sobre os dois elementos químicos que colorem as gemas do grupo do coríndon, assinale a alternativa RRETA. A) Um dos dois elementos citados possui natureza metálica. B) Ambos os elementos têm três níveis eletrônicos preenchidos. ) elemento das safiras tem configuração eletrônica 1s 2 2s 2 3s 2 3p 6 3d 8. D) Ambos os elementos são metais de transição interna. E) elemento que confere a cor vermelha às gemas tem sua configuração terminada em 3d 4. QUESTÃ 21) elemento químico silício é utilizado na produção de ligas metálicas, na preparação de silicones, na indústria cerâmica e, por ser um material semicondutor muito abundante, tem um interesse muito especial na indústria eletrônica e microeletrônica, como material básico para a produção de transistores para chips, células solares e em diversas variedades de circuitos eletrônicos. Essa diversidade de aplicações para o silício certamente está relacionada com a sua natureza e estrutura atômica. Sobre estes aspectos é RRET afirmar que o silício A) é um elemento de natureza ametálica que apresenta diversas semelhanças aos átomos de carbono. B) é um elemento metálico que possui em sua estrutura elétrons livres. ) é um elemento ametálico cuja configuração eletrônica termina em 3p 4. D) é um elemento que para se tornar estável necessita de compatilhar dois pares de elétrons. E) É um elemento de natureza metálica cuja substância simples apresenta baixo ponto de fusão. QUESTÃ 22) Diuréticos são substâncias que estimulam a excreção de íons como Na +, K +, l - H 1-3. e É RRET afirmar que A) o íon K + tem raio iônico menor do que o raio iônico do íon Na +. B) a ligação química que ocorre entre os íons Na + e l - é metálica. ) a fórmula do composto formado entre os íons K + e H 3 1- é K 3 H 3. D) o íon sódio e o íon cloreto são espécies químicas chamadas isóbaros. E) o raio do íon cloreto é maior do que o raio do seu átomo original. QUESTÃ 23) A pirolusita é um minério do qual se obtém o metal manganês (Mn), muito utilizado em diversos tipos de aços resistentes. principal componente da pirolusita é o dióxido de manganês, Mn 2. Para se obter o manganês metálico com elevada pureza, utiliza-se a aluminotermia, processo no qual o óxido reage com o alumínio metálico, segundo a reação: 3Mn 2(s) + 4Al (s) 2Al 2 3(s) + Mn (s)

10 om relação ao texto acima é RRET afirmar que A) o Al e o Mn pertencem ao mesmo período da tabela periódica. B) a ligação química que ocorre no dióxido de manganês é a metálica. ) o Al e o Mn são chamados de metais de transição externa. D) o raio atômico do Al é menor do que o raio atômico do oxigênio. E) o elemento oxigênio é mais eletronegativo do que Mn e Al QUESTÃ 24) onsidere um átomo que apresenta os seguintes números quânticos para o elétron de valência: n=4, l=1 e m L =0. om relação a este átomo, é RRET afirmar que: A) pode ser um elemento de transição externa. B) pode possuir no máximo trinta elétrons. ) possui raio atômico menor do que o oxigênio. D) possui maior eletronegatividade do que o potássio. E) possui a 1 a energia de ionização menor do que a do bário. QUESTÃ 25) Um átomo apresenta a seguinte configuração eletrônica: 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 3. Sobre esse átomo é RRET afirmar que A) apresenta cinco elétrons desemparelhados. B) apresenta três elétrons de valência. ) conduz corrente elétrica no estado sólido. D) pertence ao segundo período da tabela periódica E) combina com o hidrogênio na proporção de 1:3. QUESTÃ 26) s resíduos industriais contendo cádmio, mercúrio, estanho, chumbo e cobre, se lançados no ambiente, tornam-se sérios problemas ambientais. Em relação a esses elementos químicos e seus átomos, é RRET afirmar que A) o elemento mercúrio tem maior raio atômico do que o cobre. B) o elemento estanho forma óxido de fórmula Sn 4. ) o chumbo e o estanho são metais de transição. D) o cádmio e o cobre pertencem a mesma família. E) o mercúrio e o estanho possuem 1 elétron de valência. QUESTÃ 27) Em relação à tabela periódica, é RRET afirmar que em A) uma mesma família, quanto menor o número atômico, maior será o potencial de ionização. B) um mesmo período, a eletropositividade aumenta com o aumento do número atômico. ) um mesmo período, o raio atômico aumenta com o aumento da carga nuclear. D) uma mesma família, os elementos apresentam o mesmo número de níveis de energia. E) um mesmo período,quanto maior o número atômico, maior é a densidade de um elemento. QUESTÃ 28) Detectores de incêndio são dispositivos que disparam um alarme no início de um incêndio. Um tipo de detector contém uma quantidade máxima do elemento radioativo amerício-241. A radiação emitida ioniza o ar dentro e ao redor do detector, tornando-o condutor de eletricidade. Quando a fumaça entra no detector o fluxo de corrente elétrica é bloqueado, disparando o alarme. Esse elemento se desintegra de acordo com a equação a seguir: 95Am Np α 4 om relação ao texto e a equação acima, é INRRET afirmar que A) a partícula alfa contêm 2 prótons. B) Am e Np pertencem ao mesmo período. ) Am e Np pertencem a mesma família. D) a equação envolve dois metais. E) o número de nêutrons no Am é 146.

11 QUESTÃ 29) A Alquimia é uma tradição antiga que combina elementos de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo, e religião. Existem dois objetivos principais na sua prática. Um deles é a transmutação dos metais inferiores em aurum o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida. onsidere a charge a seguir: HARRIS, S. A ciência ri: o melhor de Sidney Harris. São Paulo: Editora UNESP, A respeito da charge, é RRET afirmar que A) cita dois elementos químicos metálicos de transição. B) apresenta um ambiente típico de laboratórios de química. ) retrata um dos principais objetivos da alquimia. D) trata de uma transformação física de elementos. E) mostra uma transformação química comum. QUESTÃ 30) bserve o desenho abaixo e correlacione as letras A, B,, D e E com as propriedades e os elementos químicos representados na ilustração. Assinale a alternativa RRETA. a) A e B apresentam características ácidas. b) D é um ametal que apresenta configuração eletrônica do tipo ns 2 np 5. c) A fórmula do composto entre E e D é E 7 D. d) B e são metais e encontram-se no estado líquido à temperatura ambiente.

12 QUESTÃ 31) Na água do mar, dentre outras substâncias existem os sais Nal, Mgl 2 e Kl. Para estes sais é INRRET afirmar que a) existem apenas elementos representativos nesses compostos. b) formam solução eletrolítica com a água conduzindo corrente elétrica. c) apresentam elementos da família dos metais alcalinos e alcalinos terrosos apenas. d) apresentam, entre seus átomos, apenas ligações do tipo iônicas. QUESTÃ 32) alumínio, metal muito usado na confecção de embalagens de alimentos, bebidas e material de construção em geral, pode ser extraído do mineral bauxita (Al 2 3 ). Sobre as duas substâncias citadas no texto é INRRET afirmar: a) metal alumínio é um bom condutor de energia elétrica no estado sólido e fundido. b) A ligação iônica é predominante na bauxita. c) A configuração do íon Al 3+ no Al 2 3 é 1s 2 2s 2 2p 6. d) oxigênio é o elemento mais eletropositivo presente na bauxita. QUESTÃ 33) ar seco contém, em volume, cerca e 78,09% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0, 039% de gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases. ar contém uma quantidade variável de vapor de água, em média 1%. onsiderando estas informações, pode-se AFIRMAR que a atmosfera terrestre A) é rica em gases nobres. B) é isenta de substâncias compostas. ) é constituída por substâncias solúveis em água. D) é composta principalmente por moléculas diatômicas. E) é uma mistura rica de moléculas polares. QUESTÃ 34) A figura representa uma seção plana de um cristal iônico. onsiderando-se o modelo de ligação para compostos iônicos, as afirmações a seguir são corretas, EXET A) São impossibilitados de conduzir corrente elétrica no estado sólido, porque a atração entre os íons é intensa, o que os tornam imóveis. B) Apresentam pontos de fusão e ebulição altos, porque possuem interações intermoleculares fortes. ) São sólidos à temperatura ambiente, porque seus íons formam redes cristalinas rígidas. D) Alguns são solúveis em água, porque suas interações com a água são fortes o suficiente para separar os íons. E) Em solução aquosa ou quando fundidos irão conduzir corrente elétrica, porque seus íons apresentam mobilidade. QUESTÃ 35) (UFRS) Em um balão existe um líquido transparente, inodoro e incolor. Pode-se afirmar, com certeza, que se trata de: a) Uma substância pura. b) Uma solução. c) Um sistema homogêneo. d) Uma mistura homogênea. e) Uma solução onde sólidos e líquidos presentes estão completamente dissolvidos.

13 QUESTÃ 36) (sec SP) onsidere a tabela abaixo, cujos dados foram obtidos á pressão de uma atmosfera. Substâncias I) Temperatura de Fusão II) Temperatura de Ebulição I - 94,3º + 56,7º II - 38,9º + 357º III + 660º º Sob pressão de uma atmosfera e temperatura de 25º, as substâncias I, II, III apresentam-se, respectivamente, nos estados: a) líquido, líquido e sólido b) sólido, sólido e sólido c) líquido, líquido e líquido d) líquido, sólido e sólido e) sólido, líquido e sólido QUESTÃ 37) (Fuvest SP) Quais as propriedades abaixo são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? a) cor e densidade b) cor e pureza c) ponto de fusão e densidade d) cor e ponto de fusão e) densidade e dureza QUESTÃ 38) (Fuvest - SP) Duas panelas abertas contém líquidos em contínua ebulição: a panela 1 tem água pura e a panela 2 tem água salgada. Qual dos gráficos abaixo melhor representa a variação das temperaturas dos líquidos em função do tempo? a) 2 1 b) c) d) e) QUESTÃ 39) (UFMG) bserve o gráfico. T ( ) t 1 t 2 t 3 Tempo

14 Este gráfico representa uma mudança de estado físico. Inicialmente, o sistema só tem uma fase e esta é sólida. Após a mudança do sistema é líquido. Sobre esse sistema e sua transformação, todas as afirmativas estão corretas, exceto: a) A mudança de estado é uma fusão. b) A mudança de estado ocorre a partir de 50º c) A mudança de estado termina no instante t 3 d) sistema é constituído por uma substância pura e cristalina. e) sistema tem mais de uma fase no instante t 2. QUESTÃ 40) omplete com hidrogênios as ligações que estão faltando nos átomos dos compostos abaixo: a) N l S b) c) N QUESTÃ 41) lassifique as cadeias carbônicas a seguir como abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas, homogêneas ou heterogêneas e aromáticas ou não-aromáticas. a) J JJ J e) JJ JJ i) b) N f) j) c) g) l) d) h) m)

15 QUESTÃ 42) Quanto à classificação das cadeias carbônicas, pode-se afirmar que: (julgue os itens como verdadeiros ou falsos, apresentando uma cadeia que justifique sua resposta.) a) uma cadeia saturada contém ligações duplas entre carbono e carbono b) uma cadeia heterogênea apresenta um átomo diferente do átomo de carbono ligado pelo menos a dois carbonos c) uma cadeia normal apresenta cadeia com ramificações d) uma cadeia aromática pode possuir mais de um grupo aromático e) uma cadeia aromática não pode ser classificada como saturada f) uma cadeia aberta não pode ser classificada com aromática g) uma cadeia ramificada não pode ser classificada como insaturada h) uma cadeia que apresenta uma ligação tripla entre carbonos é dita insaturada i) uma cadeia que apresente uma ligação dupla entre o carbono e o oxigênio é dita insaturada. j) uma cadeia fechada pode ser ramificada e insaturada ao mesmo tempo. QUESTÃ 43) Uma das variedades de náilon pode ser obtida a partir da matéria-prima denominada caprolactana, que apresenta a seguinte fórmula estrutural: A respeito dessa substância, pede-se: a) sua fórmula molecular; b) a classificação da sua cadeia. QUESTÃ 44) (UNA-MG) A cadeia a seguir pode ser classificada como: a) aberta, heterogênea, saturada e normal. d) acíclica, homogênea, insaturada e normal. b) acíclica,homogênea,insaturada e ramificada. e) alifática, heterogênea, ramificada e insaturada. c) cíclica, aromática. QUESTÃ 45) A fórmula molecular de um hidrocarboneto com cadeia carbônica é: QUESTÃ 46) a) 9 H 8. b) 9 H 12. c) 9 H 7. d) 6 H 11. e) 9 H 10. lassifique as cadeias carbônicas dos compostos indicados a seguir e determine suas fórmulas moleculares.

16 gás de cozinha QUESTÃ 47) Dadas as fórmulas estruturais do exercício anterior, indique a fórmula molecular de cada composto orgânico. QUESTÃ 48) (UFPA) linalol, substância isolada do óleo de alfazema, apresenta a seguinte fórmula estrutural: Essa cadeia carbônica é classificada como: a) acíclica, normal, insaturada e homogênea. d) acíclica, ramificada, insaturada e homogênea. b) alicíclica, ramificada, insaturada e homogênea. e) alicíclica, normal, saturada e heterogênea. c) acíclica, ramificada, saturada e heterogênea. QUESTÃ 49) (UNEB-BA) eugenol, um composto orgânico extraído do cravo-da-índia, pode ser representado pela fórmula estrutural: om base nessa informação, pode-se concluir que a fórmula molecular do eugenol é: a) 10 H 11. b) 10 H c) 10 H d) 10 H 12. e) 10 H 12 2.

17 QUESTÃ 50) (PU-RS) ácido etilenodiaminotetracético, conhecido como EDTA, utilizado como antioxidante em margarinas, de fórmula apresenta cadeia carbônica: a) acíclica, insaturada e homogênea. d) acíclica, saturada e heterogênea. b) acíclica, saturada e homogênea. e) cíclica, saturada e heterogênea. c) cíclica, insaturada e homogênea. QUESTÃ 51) A naftalina é um produto de uso doméstico, utilizado para matar traças e baratas. Na sua composição, encontramos o naftaleno, que apresenta a seguinte cadeia: A respeito do naftaleno, responda: a) qual é a sua fórmula molecular? b) qual é a classificação de sua cadeia? QUESTÃ 52) (UFV-MG) onsiderando os compostos a seguir: I H 3 (H 2 ) 2 H 3. II (H 3 ) H 2 H 3. III H 3 H 2 H(H 3 ) 2. IV H 3 H 2 H(H)H 3. V H 3 HBrHBrH 3. a) Quais deles apresentam cadeias carbônicas ramificadas? b) Quais deles apresentam cadeias carbônicas insaturadas? c) Quais deles apresentam cadeias carbônicas heterogêneas? QUESTÃ 53) (Lavras) composto: H 3 H 3 H 2 N H H 2 H 3 H Apresenta uma cadeia que pode ser classificada como: a) alicíclica, normal, heterogênea e saturada. d) alicíclica, ramificada, homogênea e saturada. b) alifática, ramificada, homogênea e insaturada. e) alifática, ramificada, heterogênea e insaturada. c) alifática, normal, homogênea e saturada.

18 QUESTÃ 54) (PUAMP-SP) Preocupações com a melhora da qualidade de vida levaram a propor a substituição do uso do PV pelo tereftalato de polietileno, ou PET, menos poluente na combustão. Esse polímero está relacionado com os compostos: I ácido tereftálico: H H II etileno: H 2 =H 2 É correto afirmar que I e II têm, respectivamente, cadeia carbônica: a) alicíclica e acíclica b) saturada e insaturada c) heterocíclica e aberta d) aromática e insaturada e) acíclica e homogênea. QUESTÃ 55) (MAK-SP) Uma substância de fórmula molecular 4 H 8, que tem cadeia carbônica alifática, tem fórmula estrutural: a) H d) H H 2 H H 3 H 3 b) H 3 H H 3 H e) H 3 H 2 H 2 H c) H 3 H H H 3 QUESTÃ 56) Às vezes a fórmula estrutural de um composto orgânico pode se tornar muito longa e complexa se representarmos todas as ligações entre os átomos. Por essa razão utilizamos algumas regras de simplificação de fórmulas estruturais. Indique a fórmula estrutural completa e a fórmula molecular dos compostos cíclicos esquematizados a seguir. a) b) c) d) e) f) g) QUESTÃ 57) Sabendo que os quatro elementos carbono (), hidrogênio (H), oxigênio () e nitrogênio (N) fazem, respectivamente, 4, 1, 2 e 3 ligações covalentes comuns, forneça a fórmula estrutural dos seguintes compostos: a) 3 H 8. b) 4 H 10, cuja cadeia é ramificada. c) 4 H 8 2, cuja cadeia é normal e homogênea. d) 4 H 11 N, em que todos os átomos de carbono estão ligados a no máximo um outro átomo de carbono. e) 5 H 8, cuja cadeia carbônica é heterogênea f) 2 H 5 N, cuja cadeia carbônica é homogênea.

Química. Resolução das atividades complementares. Q42 Ligação metálica

Química. Resolução das atividades complementares. Q42 Ligação metálica Resolução das atividades complementares 3 Química Q42 Ligação metálica p. 59 1 (Cefet-PR) Analise as afirmações a seguir: I. O metal X é leve, sofre pouca corrosão e é bastante utilizado na construção

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014. 1ª série Turma: FG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014. 1ª série Turma: FG COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Professora: Maria Luiza 1ª série Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

E.E. Nossa Senhora da Penha. 3º ano do Ensino Médio Química Orgânica Prof. Willian

E.E. Nossa Senhora da Penha. 3º ano do Ensino Médio Química Orgânica Prof. Willian E.E. ossa Senhora da Penha 3º ano do Ensino Médio Química rgânica Prof. Willian Química rgânica: é o ramo da Química que estuda os compostos que contém carbono, chamados compostos orgânicos. Tem carbono

Leia mais

A) a existência do oceano líquido é uma hipótese possível, pois um sal solúvel só forma uma mistura homogênea com a água, quando ela está líquida.

A) a existência do oceano líquido é uma hipótese possível, pois um sal solúvel só forma uma mistura homogênea com a água, quando ela está líquida. TEXTO PARA A QUESTÃO 1. Sonda espacial detecta sal de cozinha em lua de Saturno A análise da composição química do anel mais externo de Saturno revelou a presença de 98% de água, 1% de cloreto de sódio,

Leia mais

2. Assinale a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa:

2. Assinale a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa: COLÉGIO JOÃO PAULO I QUÍMICA 8ª Série Nome: Turma: Data: Professor (a): Nota Máxima: 6,0 Nota: 1. Assinale a ÚNICA proposição CORRETA que contém o melhor método para separar os três componentes de uma

Leia mais

Apostila de Química Geral

Apostila de Química Geral Cursinho Vitoriano UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Câmpus de São José do Rio Preto Apostila de Química Geral Período noturno Ligações químicas interatômicas Vanessa R.

Leia mais

Prova de Recuperação Bimestral de Ciências Nome Completo: Data: / /2010

Prova de Recuperação Bimestral de Ciências Nome Completo: Data: / /2010 COLÉGIO MARIA IMACULADA QI 05 ch. 72 LAGO SUL BRASÍLIA DF E-MAIL: cmidf@cmidf.com.br FONE: 248 4768 SITE: www.cmidf.com.br VALOR:10 pontos. NOTA: 9ºano 2º PERÍODO Prova de Recuperação Bimestral de Ciências

Leia mais

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 2008-1ª Prova Comum TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 41 Diferentes modelos foram propostos ao longo da história para explicar o mundo invisível da matéria. A respeito desses modelos

Leia mais

Química SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Química SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS Átomos ligados entre si são chamados de moléculas, e representam substâncias químicas. Cada molécula é identificada por uma

Leia mais

PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA.

PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA. PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA. 1)Considere os seguintes dados obtidos sobre propriedades de amostras de alguns materiais. Com respeito a estes materiais,

Leia mais

Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS

Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa O que devo saber: UNIDADE 2 Os estados físicos da matéria. Estados físicos da matéria e suas

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS. (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido

SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS. (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas

Leia mais

Introdução à Química Inorgânica

Introdução à Química Inorgânica Introdução à Química Inorgânica Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira Química A Química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. A produção do pão,

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D Ensino Fundamental Ciências da Natureza II Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 01 Propriedades e aplicação dos materiais H55/H56 02 Propriedades específicas, físicas

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS EXERCÍCIOS Questão 01) O correto uso da tabela periódica permite determinar os elementos químicos a partir de algumas de suas características. Recorra a tabela periódica

Leia mais

Teoria Atômica. Constituição da matéria. Raízes históricas da composição da matéria. Modelos atômicos. Composição de um átomo.

Teoria Atômica. Constituição da matéria. Raízes históricas da composição da matéria. Modelos atômicos. Composição de um átomo. Teoria Atômica Constituição da matéria Raízes históricas da composição da matéria Modelos atômicos Composição de um átomo Tabela periódica Raízes Históricas 6000 a.c.: descoberta do fogo 4000 a.c.: vidros,

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS Exercícios

SEPARAÇÃO DE MISTURAS Exercícios SEI Ensina - MILITAR Química SEPARAÇÃO DE MISTURAS Exercícios 1.A água potável é um recurso natural considerado escasso em diversas regiões do nosso planeta. Mesmo em locais onde a água é relativamente

Leia mais

Aluno (a): Nº. Disciplina: Química Goiânia, / / 2014

Aluno (a): Nº. Disciplina: Química Goiânia, / / 2014 Lista de Exercícios Aluno (a): Nº. Professora: Núbia de Andrade Série: 1º ano (Ensino médio) Turma: Disciplina: Química Goiânia, / / 2014 01) A mudança de fase denominada sublimação ocorre quando a) o

Leia mais

Química Atomística Profª: Bruna Villas Bôas. Exercícios

Química Atomística Profª: Bruna Villas Bôas. Exercícios NÚMERO ATÔMICO (Z) Os diferentes tipos de átomos (elementos químicos) são identificados pela quantidade de prótons (P) que possui. Esta quantidade de prótons recebe o nome de número atômico e é representado

Leia mais

INTRODUÇÃO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. POR OUTRO

INTRODUÇÃO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. POR OUTRO INTRODUÇÃO OS METAIS SÃO ATUALMENTE ESSENCIAIS PARA O NOSSO COTIDIANO. OS QUE SÃO MAIS UTILIZADOS SÃO O ALUMÍNIO (EM LATAS), O COBRE (NOS CABOS DE TELEFONE), O CHUMBO (EM BATERIAS DE AUTOMÓVEIS), O NÍQUEL

Leia mais

O interesse da Química é analisar as...

O interesse da Química é analisar as... O interesse da Química é analisar as... PROPRIEDADES CONSTITUINTES SUBSTÂNCIAS E MATERIAIS TRANSFORMAÇÕES ESTADOS FÍSICOS DOS MATERIAIS Os materiais podem se apresentar na natureza em 3 estados físicos

Leia mais

Tabel e a l P rió dica

Tabel e a l P rió dica Tabela Periódica Desenvolvimento histórico da Tabela Periódica Dmitri Mendeleev (1834-1907 ) Escreveu em fichas separadas as propriedades (estado físico, massa, etc) dos elementos químicos. Enquanto arruma

Leia mais

Hidrogênio x Hidrogênio Hidrogênio x Não metal Não metal x Não metal

Hidrogênio x Hidrogênio Hidrogênio x Não metal Não metal x Não metal LIGAÇÃ QUÍMICA Introdução: s átomos, ao se unirem, procuram perder ou ganhar elétrons na última camada até atingirem a configuração eletrônica de um gás nobre. Teoria do octeto: s átomos dos elementos

Leia mais

ATIVIDADES EM QUÍMICA Recuperação paralela de conteúdos

ATIVIDADES EM QUÍMICA Recuperação paralela de conteúdos Nova Friburgo, de de 2014. Aluno (a): Gabarito Professor(a): ATIVIDADES EM QUÍMICA Recuperação paralela de conteúdos Nº: Turma:100 Assuntos: Estrutura atômica; Tabela Periódica; Propriedades periódicas;

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS TEORIA CORPUSCULAR

LIGAÇÕES QUÍMICAS TEORIA CORPUSCULAR LIGAÇÕES QUÍMICAS 5 TEORIA CORPUSCULAR 1 INTRODUÇÃO O fato de os gases nobres existirem na natureza como átomos isolados, levou os cientistas KOSSEL e LEWIS a elaborar um modelo para as ligações químicas.

Leia mais

PROPRIEDADES DA MATÉRIA

PROPRIEDADES DA MATÉRIA Profª Msc.Anna Carolina A. Ribeiro PROPRIEDADES DA MATÉRIA RELEMBRANDO Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Não existe vida nem manutenção da vida sem matéria. Corpo- Trata-se de uma porção

Leia mais

Aula 2: O estudo da matéria

Aula 2: O estudo da matéria KROTON S.A. UNIC EDUCACIONAL LTDA. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2015/1 Aula 2: O estudo da matéria A Matéria Conceitos; Tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. - O que é massa? - Como se afere a massa de

Leia mais

Esse grupo já foi conhecido como gases raros e gases inertes.

Esse grupo já foi conhecido como gases raros e gases inertes. GASES NOBRES GRUPO 18 OU VIIIA Esse grupo já foi conhecido como gases raros e gases inertes. Gases raros não é apropriado porque o argônio (Ar) não é raro (é mais abundante que o CO 2 no ar). Gases Inertes

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q50 Forças intermoleculares

Química. Resolução das atividades complementares. Q50 Forças intermoleculares Resolução das atividades complementares 4 Química Q50 Forças intermoleculares p. 15 1 (Unifor-CE) Considerando a natureza das ligações químicas intermoleculares existentes nas substâncias: Etanol C 2 H

Leia mais

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Fácil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Médio www.quimica.net/emiliano emiliano@quimica.net Difícil Níveis de dificuldade das Questões 01. Em um frasco,

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q36 Classificação de elementos

Química. Resolução das atividades complementares. Q36 Classificação de elementos Resolução das atividades complementares 3 Química Q36 Classificação de elementos p. 24 1 (Fatec-SP) Imagine que a tabela periódica seja o mapa de um continente, e que os elementosquímicos constituem as

Leia mais

01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é:

01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: 01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: a) Halogênios b) Calcogênios c) Metais Alcalinos Terrosos d) Metais Alcalinos e) Gases Nobres 02) (UFF-RJ)

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Professor: Antonio Sorrentino

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Professor: Antonio Sorrentino SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Professor: Antonio Sorrentino Substância pura e tipos de misturas Substâncias puras: Apresentam propriedades físicas bem definidas. Têm pontos de fusão e de ebulição. Ponto de fusão:

Leia mais

Sobre as substâncias representadas pelas estruturas I e II, é INCORRETO afirmar:

Sobre as substâncias representadas pelas estruturas I e II, é INCORRETO afirmar: 8 GABARITO 1 1 O DIA 2 o PROCESSO SELETIVO/2005 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30 16. Devido à sua importância como catalisadores, haletos de boro (especialmente B 3 ) são produzidos na escala de toneladas por

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas

Leia mais

Agora, utilizando as definições vistas, vamos classificar todos os átomos de carbono presentes na estrutura a seguir: CH 2

Agora, utilizando as definições vistas, vamos classificar todos os átomos de carbono presentes na estrutura a seguir: CH 2 Unidade 19 ompostos orgânicos Agora, utilizando as definições vistas, vamos classificar todos os átomos de carbono presentes na estrutura a seguir: 459 3 carbonos c = primários 3 3 3 2 2 carbonos carbonos

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa

PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa QUESTÃO 01 Num laboratório químico, havia três frascos que continham, respectivamente, um alcano, um álcool e um alqueno. Foram realizados experimentos que envolviam

Leia mais

AULA 02: TABELA PERIÓDICA

AULA 02: TABELA PERIÓDICA AULA 02: TABELA PERIÓDICA 1. INTRODUÇÃO A Tabela Periódica é, efetivamente, um instrumento organizador de conhecimentos sobre os elementos químicos, onde estes estão ordenados por ordem crescente de número

Leia mais

Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre

Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre Instruções gerais: Resolver os exercícios à caneta e em folha de papel almaço ou monobloco (folha de fichário). Copiar os enunciados das questões. Entregar

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q49 Polaridade das moléculas

Química. Resolução das atividades complementares. Q49 Polaridade das moléculas Resolução das atividades complementares 4 Química Q49 Polaridade das moléculas p 7 1 Em relação à polaridade das moléculas, responda: a) Quais as condições para que uma molécula seja polar? b) Uma molécula

Leia mais

ESTADOS DA MATÉRIA. O átomo é composto por outras partículas ainda menores.

ESTADOS DA MATÉRIA. O átomo é composto por outras partículas ainda menores. ESTADOS DA MATÉRIA A matéria que temos a nossa volta é formada de moléculas que são constituídas por átomos. Uma combinação destes átomos forma as substâncias que conhecemos, porém, devemos salientar que

Leia mais

Matéria: Química Assunto: Materiais Prof. Gilberto Ramos

Matéria: Química Assunto: Materiais Prof. Gilberto Ramos Matéria: Química Assunto: Materiais Prof. Gilberto Ramos Química Materiais, suas propriedades e usos Estados Físicos Estado vem do latim status (posição,situação, condição,modo de estar). O estado físico

Leia mais

Atividade 1: Grandezas Químicas

Atividade 1: Grandezas Químicas COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Hélen Cristina Disciplina Química Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: / / Valor: Nota: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas,

Leia mais

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Propriedades da matéria e mudanças de estado físico Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Propriedades da Matéria A matéria é

Leia mais

AULA 1: MATÉRIAS E SUAS PROPRIEDADES

AULA 1: MATÉRIAS E SUAS PROPRIEDADES AULA 1: MATÉRIAS E SUAS PROPRIEDADES Prof.Me Elayne Química-Aula 1 MATÉRIA Tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa é matéria. Energia tudo aquilo que pode modificar a estrutura da matéria, provocar

Leia mais

Polaridade de moléculas

Polaridade de moléculas Polaridade de moléculas 01. (Ufscar) É molécula polar: a) C 2 H 6. b) 1,2-dicloroetano. c) CH 3 Cl. d) p-diclorobenzeno. e) ciclopropano. 02. (Mackenzie) As fórmulas eletrônicas 1, 2 e 3 a seguir, representam,

Leia mais

1ª série Ensino Médio - Simulado Química 1º bimestre 1. Seja uma mistura formada por: um pouco de areia, uma pitada de sal de cozinha, 100ml de álcool, 100ml de água e cubos de gelo. Quantas fases apresenta

Leia mais

Fração. Página 2 de 6

Fração. Página 2 de 6 1. (Fgv 2014) De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo são de origem fóssil. Essas substâncias são encontradas em diversas

Leia mais

química 2 Questão 37 Questão 38 Questão 39 alternativa C na alternativa B. Sabendo-se que a amônia (NH 3)

química 2 Questão 37 Questão 38 Questão 39 alternativa C na alternativa B. Sabendo-se que a amônia (NH 3) química 2 Questão 37 Questão 38 abendo-se que a amônia (N 3) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (2 2) não possui isômeros. ua molécula apresenta polaridade,

Leia mais

Lista exercícios N1 Química Geral Tabela Periódica, distribuição eletrônica e ligações químicas.

Lista exercícios N1 Química Geral Tabela Periódica, distribuição eletrônica e ligações químicas. 1 Parte I - Considere as informações abaixo: Lista exercícios N1 Química Geral Tabela Periódica, distribuição eletrônica e ligações químicas. Núcleo: Prótons e nêutrons. Eletrosfera: elétrons Os átomos

Leia mais

ESTUDO DA MATÉRIA. QUÍMICA: é o ramo da ciência que estuda a matéria, suas propriedades, estruturas e transformações.

ESTUDO DA MATÉRIA. QUÍMICA: é o ramo da ciência que estuda a matéria, suas propriedades, estruturas e transformações. QUÍMICA: é o ramo da ciência que estuda a matéria, suas propriedades, estruturas e transformações. MATÉRIA: é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Exemplo: O ar Um balão de festas (bexiga) aumenta

Leia mais

Exercícios Sobre LigaÇões iônicas

Exercícios Sobre LigaÇões iônicas Exercícios Sobre LigaÇões iônicas Dados: 01. (Ufrj - adaptado) A caiação é um processo tradicionalmente utilizado na pintura de casas. Uma das maneiras de se preparar o pigmento consiste em misturar cal

Leia mais

RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA DA UNESP DE 2014

RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA DA UNESP DE 2014 RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA DA UNESP DE 2014 1-Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático Empédocles a Teoria dos Quatro Elementos. Segundo essa teoria, a constituição de tudo

Leia mais

Propriedades físicas e químicas das substâncias

Propriedades físicas e químicas das substâncias Propriedades físicas e químicas das substâncias Na Natureza há uma grande diversidade de materais. Muitos desses materais são substâncias mas será que são puras? Há substâncias que, mesmo misturadas com

Leia mais

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE -2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE DISCURSIVA OBJETIVA QUÍMICA FÍSICA QUÍMICA FÍSICA Matéria e energia Propriedades da matéria Mudanças de estado físico

Leia mais

Química Geral Materiais Homogêneos e Heterogêneos

Química Geral Materiais Homogêneos e Heterogêneos Química Geral Materiais Homogêneos e Heterogêneos 1. (Uepg 2013) Quanto às características das substâncias puras e das misturas, assinale o que for correto. 01) Misturas sólidas homogêneas não podem ser

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA DA UFRGS 2011

RESOLUÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA DA UFRGS 2011 RESOLUÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA DA UFRGS 2011 Questão 26 Como a questão pede a separação do sólido solúvel do líquido, o único processo recomendado é a destilação simples. Lembrando que filtração e decantação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL Conteúdos Competências / Habilidades Avaliação/Atividades

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL Conteúdos Competências / Habilidades Avaliação/Atividades Estrutura atômica I (Unid. 02 e 3) COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO

Leia mais

Tabela periódica e propriedades periódicas

Tabela periódica e propriedades periódicas Tabela periódica e propriedades periódicas Mendeleev Vários cientistas procuravam agrupar os átomos de acordo com algum tipo de semelhança, mas o químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleev foi o primeiro

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA E N OS QUâNTICOS TEORIA - PARTE II. Elétron de diferenciação e elétrons de valência. Distribuição eletrônica de íons

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA E N OS QUâNTICOS TEORIA - PARTE II. Elétron de diferenciação e elétrons de valência. Distribuição eletrônica de íons DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA E N OS QUâNTICOS TEORIA - PARTE II Elétron de diferenciação e elétrons de valência O elétron de diferenciação é definido como o último elétron do subnível mais energético de um

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 1- quais os métodos mais indicados para separa os componentes das misturas abaixo:

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 1- quais os métodos mais indicados para separa os componentes das misturas abaixo: EXERCÍCIOS DE REVISÃO PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1- quais os métodos mais indicados para separa os componentes das misturas abaixo: a) areia e ferro na forma de lâmina separação magnética b) água

Leia mais

LISTA 1 NÍVEL 1. Material Extra

LISTA 1 NÍVEL 1. Material Extra LISTA 1 NÍVEL 1 01. (UEMA) Das três fases de uma substância, a que possui menor energia cinética é a fase, cuja característica é apresentar. Os termos que preenchem corretamente as lacunas são: a) Sólida

Leia mais

MATÉRIA- PROPRIEDADES DA MATÉRIA- SUBSTÂNICAS (Pura e Composta)- MISTURAS- ANÁLISE IMEDIATA.

MATÉRIA- PROPRIEDADES DA MATÉRIA- SUBSTÂNICAS (Pura e Composta)- MISTURAS- ANÁLISE IMEDIATA. ATENÇÃO: Não sou o detentor dos direitos e também não tenho a intenção de violá-los de nenhuma imagem, exemplo prático ou material de terceiros que porventura venham a ser utilizados neste ou em qualquer

Leia mais

= 0 molécula. cada momento dipolar existente na molécula. Lembrando que u R

= 0 molécula. cada momento dipolar existente na molécula. Lembrando que u R Lista de Exercícios de Geometria e Ligações 1) Numere a segunda coluna (estruturas geométricas) de acordo com a primeira coluna (compostos químicos). 1. NH 3 ( ) linear 2. CO 2 ( ) angular 3. H 2 O ( )

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2006 QUESTÕES OBJETIVAS

PROCESSO SELETIVO 2006 QUESTÕES OBJETIVAS 3 PROCESSO SELETIVO 2006 QUESTÕES OBJETIVAS QUÍMICA 01 - O dispositivo de segurança que conhecemos como air-bag utiliza como principal reagente para fornecer o gás N 2 (massa molar igual a 28 g mol -1

Leia mais

A Matéria e Diagrama de Fases. Profº André Montillo www.montillo.com.br

A Matéria e Diagrama de Fases. Profº André Montillo www.montillo.com.br A Matéria e Diagrama de Fases Profº André Montillo www.montillo.com.br Substância: É a combinação de átomos de elementos diferentes em uma proporção de um número inteiro. O átomo não é criado e não é destruído,

Leia mais

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2011-2 GABARITO DA PROVA DISCURSIVA DE QUÍMICA

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2011-2 GABARITO DA PROVA DISCURSIVA DE QUÍMICA UFJF CNCURS VESTIBULAR 2011-2 GABARIT DA PRVA DISCURSIVA DE QUÍMICA Questão 1 Sabe-se que compostos constituídos por elementos do mesmo grupo na tabela periódica possuem algumas propriedades químicas semelhantes.

Leia mais

RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL

RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL 5 ESTUDO DA MATÉRIA 1 DEFINIÇÕES Matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa. Nem tudo que existe no universo e matéria. Por exemplo, o calor e

Leia mais

Material Extra: Modelos atômicos e atomística Química professor Cicero # Modelos Atômicos e atomística - Palavras chaves

Material Extra: Modelos atômicos e atomística Química professor Cicero # Modelos Atômicos e atomística - Palavras chaves Material Extra: Modelos atômicos e atomística Química professor Cicero # Modelos Atômicos e atomística - Palavras chaves Evolução da ideia do átomo 1) Partícula maciça, indivisível e indestrutível; 2)

Leia mais

Energias de ionização (ev) 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª 8ª X 5,4 75,6 122,4 Y 13,6 35,2 54,9 77,4 113,9 138,1 739,1 871,1

Energias de ionização (ev) 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª 8ª X 5,4 75,6 122,4 Y 13,6 35,2 54,9 77,4 113,9 138,1 739,1 871,1 1. (Cefet MG 2014) Na tabela a seguir, estão representadas as energias de ionização de dois elementos X e Y pertencentes ao segundo período do quadro periódico. Elementos Energias de ionização (ev) 1ª

Leia mais

Conteúdo: Substancias e misturas

Conteúdo: Substancias e misturas LISTA 1º. ANO - Substâncias Conteúdo: Substancias e misturas 1- Com relação ao número de fases, os sistemas podem ser classificados como homogêneos ou heterogêneos. As alternativas correlacionam adequadamente

Leia mais

Resolução: 0,86ºC. x = 0,5 mol etanol/kg acetona. 0,5 mol 1000 g de acetona. 200 g de acetona. y = 0,1 mol de etanol. 1 mol de etanol (C 2 H 6 O) 46 g

Resolução: 0,86ºC. x = 0,5 mol etanol/kg acetona. 0,5 mol 1000 g de acetona. 200 g de acetona. y = 0,1 mol de etanol. 1 mol de etanol (C 2 H 6 O) 46 g (ACAFE) Foi dissolvida uma determinada massa de etanol puro em 200 g de acetona acarretando em um aumento de 0,86 C na temperatura de ebulição da acetona. Dados: H: 1 g/mol, C: 12 g/mol, O: 16 g/mol. Constante

Leia mais

Química Geral Quimica I Prof. Vinícius CAP. 1 Substâncias Puras, Misturas e Sistemas

Química Geral Quimica I Prof. Vinícius CAP. 1 Substâncias Puras, Misturas e Sistemas Química Geral Quimica I Prof. Vinícius CAP. 1 Substâncias Puras, Misturas e Sistemas O PROFESSOR Vinícius Bigogno Costa Juiz de Fora/MG, 1989 Graduando em Engenharia Aeroespacial (ITA) E-mail: viniciuscosta.t15@gmail.com

Leia mais

Propriedades da Matéria

Propriedades da Matéria Professor: Robinho AULA 1 QMC E Propriedades da Matéria Matéria Massa Volume AR Matéria/Propriedades Pág. 263 DENSIDADE d = m V Matéria/Propriedades Pág. 263 Med (UFSC 2011)Uma medalha, supostamente de

Leia mais

1. Qual a fórmula do composto formado entre o cálcio, Ca (Z = 20) e o flúor F (Z = 9)?

1. Qual a fórmula do composto formado entre o cálcio, Ca (Z = 20) e o flúor F (Z = 9)? EXERCÍCIOS REVISÃO 1ª série 1. Qual a fórmula do composto formado entre o cálcio, Ca (Z = 20) e o flúor F (Z = 9)? 2. Qual a fórmula do composto formado entre o potássio, K (Z = 19) e o enxofre, S (Z =

Leia mais

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS QUÍMICA GERAL

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS QUÍMICA GERAL PROPRIEDADES DOS MATERIAIS QUÍMICA GERAL PROPRIEDADES DA MATÉRIA CONCEITOS BÁSICOS MATÉRIA: tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço. CORPO/OBJETO: porção limitada da matéria. MASSA: quantidade matéria,

Leia mais

Introdução. Gerais. Funcionais. Propriedades. da Matéria Organolépticas. Específicas. Químicas. Físicas. Química. Rômulo

Introdução. Gerais. Funcionais. Propriedades. da Matéria Organolépticas. Específicas. Químicas. Físicas. Química. Rômulo Introdução Gerais Propriedades Funcionais da Matéria Organolépticas Específicas s Físicas Propriedades Gerais São propriedades comuns a todo tipo de matéria massa extensão impenetrabilidade divisibilidade

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final Disciplina: Química Ano: 2012 Professor (a): Elisa Landim Turma: 1º FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça a lista

Leia mais

Ano: 9º Turma: 91 / 92

Ano: 9º Turma: 91 / 92 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): SUELI COSTA Ano: 9º Turma: 91 / 92 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV - UNESP. CURSO: Agronomia. DISCIPLINA: Química Geral

Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV - UNESP. CURSO: Agronomia. DISCIPLINA: Química Geral Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV - UNESP CURSO: Agronomia DISCIPLINA: Química Geral ASSUNTO: Soluções e Unidades de Concentração 1 1. TIPOS MAIS COMUNS DE SOLUÇÃO Solução

Leia mais

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO IX Olimpíada Capixaba de Química 2011 Prova do Grupo I 1 a série do ensino médio Fase 01 Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Leia mais

Escola Secundária Anselmo de Andrade Teste Sumativo de Ciências Físico - Químicas 9º Ano Ano Lectivo 08/09

Escola Secundária Anselmo de Andrade Teste Sumativo de Ciências Físico - Químicas 9º Ano Ano Lectivo 08/09 Escola Secundária Anselmo de Andrade Teste Sumativo de Ciências Físico - Químicas 9º Ano Ano Lectivo 08/09 2ºTeste Sumativo 1ºPeríodo Duração do Teste:60 minutos Data: 05 / 12 / 08 Prof. Dulce Godinho

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2 ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2015 á 04/12/2015 TURMA: 9º Ano EF II DISCIPLINA: CIÊNCIAS / QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Interações elétricas e

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S QUÍMICA Prova de 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Prova contém cinco

Leia mais

Qualidade Ambiental Química

Qualidade Ambiental Química Qualidade Ambiental Química Programa Revisão dos Conceitos Básicos de Química e Estatística Poluição o Ar e a Química da Troposfera Reações Químicas ligadas à Emissão de Poluentes da Atmosfera Bibliografia

Leia mais

23-05-2012. Sumário. Materiais. Algumas propriedades físicas e químicas dos materiais

23-05-2012. Sumário. Materiais. Algumas propriedades físicas e químicas dos materiais Sumário Correção do TPC. Algumas propriedades físicas características de substâncias. Os estados físicos da matéria e as mudanças de estado; Temperatura de fusão e temperatura de ebulição; Densidade. Estados

Leia mais

Projeto Embuá Unidade de Aprendizagem: ENERGIA

Projeto Embuá Unidade de Aprendizagem: ENERGIA Projeto Embuá Unidade de Aprendizagem: ENERGIA Energia para realizar reações químicas: eletrólise do iodeto de potássio aquoso Existem reações químicas não espontâneas, mas que são realizadas com rapidez

Leia mais

Química Orgânica I Profª Dra. Alceni Augusta Werle Profª Dra.Tânia M. Sacramento Melo

Química Orgânica I Profª Dra. Alceni Augusta Werle Profª Dra.Tânia M. Sacramento Melo Química Orgânica I Profª Dra. Alceni Augusta Werle Profª Dra.Tânia M. Sacramento Melo Ligação Química e Estudo do Átomo de Carbono Aula 1 1- INTRODUÇÃO Os átomos são formados por nêutrons, prótons e elétrons.

Leia mais

Água e Solução Tampão

Água e Solução Tampão União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância

Leia mais

Lista 1 Atomística e tabela periódica

Lista 1 Atomística e tabela periódica Lista 1 Atomística e tabela periódica 1. (Ufrn 2013) A Lei Periódica e sua representação gráfica, a Tabela Periódica, são dois conhecimentos essenciais para a química e para os químicos. D. Mendeleev (1834-1907),

Leia mais

O carbono é um dos elementos químicos com capacidade de formar cadeias, ligando-se entre si e com outros elementos químicos.

O carbono é um dos elementos químicos com capacidade de formar cadeias, ligando-se entre si e com outros elementos químicos. ITS Química do Petróleo 3 Módulo: Prof.ª Mônica Fonseca Química Orgânica: É a parte da Química que estuda os compostos do carbono. Compostos orgânicos naturais: as principais fontes de compostos orgânicos

Leia mais

Reacções de precipitação

Reacções de precipitação Precipitados Reacções de precipitação Introdução teórica O interesse das reacções de precipitação manifesta-se em diversos domínios, nomeadamente a nível geológico, biológico e industrial. Já ouviste falar

Leia mais

Termos Técnicos Ácidos Classe de substâncias que têm ph igual ou maior que 1 e menor que 7. Exemplo: sumo do limão. Átomos Todos os materiais são formados por pequenas partículas. Estas partículas chamam-se

Leia mais

Próton Nêutron Elétron

Próton Nêutron Elétron Próton Nêutron Elétron ARNOLD SOMMERFELD MODELO ATÔMICO DE ARNOLD SOMMERFELD - 1916 Ao pesquisar o átomo, Sommerfeld concluiu que os elétrons de um mesmo nível, ocupam órbitas de trajetórias diferentes

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO TAREFINHA DE QUÍMICA PARA O DIA 28/03 2º COLEGIAL EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 1. Complete as ligações simples, duplas e triplas que estão faltando nas estruturas abaixo: 2. Complete as seguintes fórmulas estruturais,

Leia mais

Resoluções das Atividades

Resoluções das Atividades Resoluções das Atividades Sumário Módulo 1 Teoria atômica básica e leis ponderais Evolução dos modelos atômicos Modelo atômico atual 1 Módulo 2 Números quânticos; Distribuição eletrônica Paramagnetismo,

Leia mais

*******************TIPO 1*******************

*******************TIPO 1******************* QUESTÕES PARA A PROVA MENSAL QUÍMICA PROF. JOÃO NETO TIPO 1 e TIPO 2 *******************TIPO 1******************* 1. Um grupo de estudantes preparou uma solução, dissolvendo 20 g de sal de cozinha em 100

Leia mais

~ 1 ~ PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES. Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2011

~ 1 ~ PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES. Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2011 Questão 2: O grafite e o diamante são substâncias simples e naturais do elemento carbono. Outras estruturas de substâncias simples do carbono, como o fulereno-60, fulereno-70 e nanotubos de carbono, são

Leia mais

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2 11 Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2 4 ), para que a água esteja em conformidade com

Leia mais

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios I Olimpíada Catarinense de Química - 2013 I Olimpíada Catarinense de Química 2013 Etapa I - Colégios Imagem: Oxidação Fonte:Gilson Rocha Reynaldo, 2013 Primeiro Ano Conselho Regional de Química CRQ III

Leia mais