Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros- Pirapora/Alto Tietê: comunicação institucional, integração e mobilização social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros- Pirapora/Alto Tietê: comunicação institucional, integração e mobilização social"

Transcrição

1 Plano de Comunicação do Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT Dezembro 2010

2 Equipe de elaboração e sistematização do Plano de Comunicação Facilitação Oficina Rosi Cheque Sinapse Agência de Notícias Ltda. Mônica Pilz Borba 5 Elementos Caroline Sanches 5 Elementos Cecília Santarém 5 Elementos Relatoria: Sinapse Agência de Notícias Ltda.: Rosi Cheque (complementação de dados) Sandra Mastrogiacomo (relatoria oficina) Sistematização e edição final do Plano de Comunicação Sinapse Agência de Notícias Ltda.: Vivianne Amaral Participantes da Oficina de elaboração do Plano 01 - Carlos Eduardo Guimarães do Nascimento EMAE 02 - Patrícia Bittencourt Pereira Secretaria de Estado de Habitação 03 - Rodrigo Rodrigues Castanho Secretaria de Estado de Meio Ambiente 04 - Cláudia Bittencourt SABESP 05 - Luiz Fernando Daganello Soares Secretaria de Meio Ambiente de Jandira 06 - Juliana Raia Secretaria de Meio Ambiente de Itapevi 07 - Silzeni de Angelo Lopes Secretaria de Meio Ambiente de Osasco 08 - Marcela Meyer Secretaria de Meio Ambiente de Pirapora do Bom Jesus 09 - Ary Alves Ferreira Secretaria de Meio Ambiente de Barueri 10 - Leandro Souza Secretaria de Meio Ambiente de Carapicuíba 11 - Thaisa Carolina Ferreira da Silva Secretaria de Meio Ambiente de Santana de Parnaíba 12 - Pedro Augustín Céspedes Perez Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo 13 - José Carlos Martinho Prefeitura de Osasco 14 - Mônica Pilz Borba 5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 15 - Wilson R. Lopes Pereira CPMAO 16 - Luiz Alfredo Favaretto CPMAO 17 - Guilherme Arb de Oliveira CIESP Distrital Oeste Convidados 18 - Edilene Laura Gonçalves CIESP Distrital Oeste 19 - Fábio Paulo Ferreira CIESP Distrital Oeste 20 - Bem Hur Nogueira CIESP Distrital Oeste 21 - Eduardo Fiora Revista CIESP Distrital Oeste

3 Plano de comunicação do Subcomitê Pinheiro-Pirapora/AT 1 Metodologia de elaboração e sistematização do Plano A proposta foi elaborada pelos membros do Subcomitê Pinheiros-Pirapora /AT em oficina 4Ps, organizada e facilitada pelo Instituto 5 Elementos e Sinapse Agência de Notícias. As proposições levantadas foram analisadas considerando-se o período de outubro de 2010 à dezembro de 2011 para implementação. Algumas das ações poderão ser absorvidas pelo Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora, até março de Assim, o Plano de Comunicação poderá iniciar imediatamente à sua aprovação. Estas ações estão detalhadas neste documento. As outras iniciativas dependerão da articulação e definições do próprio Subcomitê para que sejam incluídas como atividades induzidas em projetos financiados pelos editais anuais ou pela proposição de um projeto que agregue todas as ações e dê suporte à comunicação do Subcomitê. Nas conversações que aconteceram durante a oficina, emergiram temas e inquietações que poderão subsidiar ações e projetos com outro enfoque que não comunicação: Capacitação para elaboração de projetos para o FEHIDRO. Capacitação dos membros do Subcomitê para a plena compreensão de suas funções e responsabilidades e conhecimentos do sistema estadual de recursos hídricos. Cursos, palestras, vídeos, publicações que desenvolvam os temas: bacia hidrográfica, gestão de recursos hídricos, gestão por bacia hidrográfica, sustentabilidade, conservação da água, sistema estadual de recursos hídricos, FEHIDRO. Criação de um projeto conjunto entre as prefeituras da sub-bacia. Outras questões podem ser incluídas na pauta das reuniões regulares do Subcomitê e ali deliberadas: O horário das reuniões que dificulta o comparecimento da sociedade civil; Rever informalidade nas relações institucionais; Falta articulação com órgãos públicos / falta articulação com os responsáveis institucionais; Articulação com as universidades. A questão de se criar uma logomarca para o Subcomitê está relacionada ao desejo de criação e fortalecimento de uma identidade visual própria, o que é muito importante na comunicação. Como o Subcomitê é um subcolegiado do Comitê Alto Tietê é preciso conhecer as regras existentes em relação à autonomia visual.

4 Plano de Comunicação do Subcomitê Pinheiros-Pirapora Imagens para peças e produtos do Plano de Comunicação Sub-bacia Pinheiros-Pirapora e Bacia do Alto Tietê oferecer a visualização do conceito de bacia, subbacia e rede hidrográfica, facilitando a compreensão dos conceitos relacionados à gestão dos recursos hídricos. Oferecer a visualização do conjunto de municípios em cujos territórios correm as águas da sub-bacia. Oferecer uma a visão integrada dos municípios e da sub-bacia. Todas as peças e produtos do Plano de Comunicação, sempre que pertinente, veicularão estas imagens, reforçando visualmente o conceito de bacia hidrográfica. Sugere-se que também as prefeituras da sub-bacia incorporem as imagens às suas produções. Objetivo 1 1 Divulgar o Subcomitê Pinheiros-Pirapora na sub-bacia, contextualizando sua relação com o Comitê Alto Tietê e seu papel como integrante do sistema estadual de gestão de Recursos Hídricos SP. Públicos Mídia da sub-bacia e da área de recursos hídricos. Pessoas, formadores de opinião, grupos e instituições que atuem na gestão ambiental e da água na sub-bacia. Técnicos e gestores da administração pública municipal estadual da sub-bacia, professores. Parceiros Administração pública da sub-bacia secretarias e departamentos de Meio Ambiente e Secretarias de Educação das prefeituras. Assessores de comunicação das prefeituras da sub-bacia. Veículos de comunicação / profissionais de comunicação da sub-bacia. Peças/mídias de divulgação e informação Folder divulgando o Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o site o FEHIDRO. Banner divulgando o Subcomitê (com imagem da sub-bacia), o sistema estadual de gestão de recursos hídricos. Gadget para o site para facilitar o compartilhamento do endereço web. Gadget é um miniaplicativo interativo, um pequeno software, de pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior, criado para desenvolver funções úteis na navegação e conexão. Gadget sincroniza iphone, lê vários tipos de cartão de memória e serve como carregador. PowerPoint sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos. (CDs cópia para distribuição). Texto informativo sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos para ser distribuído para a mídia da sub-bacia. Documentário sobre a função e história do Subcomitê. Bolsa brinde do Subcomitê. Site Boletim eletrônico mensal do site Atividades de informação e mobilização - Evento anual para comemorar o aniversário de criação do Subcomitê. Data: 23/09 - Realização de 8 reuniões organizadas com apoio das prefeituras para palestra sobre o sistema estadual de gestão dos RH e Subcomitê, FEHIDRO, lançamento do banner e do folder. (Projeto Fortalecimento do Subcomitê).

5 - Colocação de stand com banner do Subcomitê e distribuição de folder em eventos ambientais da subbacia. - Inclusão de palestras apresentando o Subcomitê, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos e o FEHIDRO nos eventos ambientais da sub-bacia. Por exemplo: atividades anuais de comemoração da semana de meio ambiente promovidas pelas prefeituras e instituições de ensino superior e pesquisa, escolas públicas e privadas da sub-bacia. - Realização, pelo Subcomitê, de evento anual sobre gestão integrada de recursos hídricos na subbacia. Sugestão de data: 22 de março Dia Mundial da Água. Atividades de assessoria de comunicação 1 - Reforma do site - Inserir no site ferramentas de compartilhamento direto das notícias pelo Twitter, Facebook, Orkut - Criar página para o Subcomitê: agenda, compartilhamento de documentos (atas, relatórios, pautas de reuniões). - Reorganização do menu e das páginas do site. - Criar sistema de upload e compartilhamento para áreas de arquivo do site: Sala de Leitura e Multimídia. 2 Campanha para inserção de link para o site nos sites das prefeituras e organizações tomadoras de recursos do FEHIDRO na sub-bacia (gadget). 3 - Gestão e produção de conteúdo do site 4 Produção e distribuição mensal de boletim eletrônico. Objetivo 2 Informar e mobilizar para a participação no Subcomitê, contribuindo para consolidar seu perfil tripartite: prefeituras, Estado, sociedade civil e usuários de água. Públicos Instituições de ensino superior e pesquisa Organizações da sociedade civil Organizações de usuários da água Prefeituras da sub-bacia Parceiros Instituições públicas e sociais que compõem o colegiado do Subcomitê Veículos de comunicação / profissionais de comunicação Assessorias de comunicação das prefeituras Peças de divulgação e informação Folder divulgando o Subcomitê/Pinheiros-Pirapora/AT, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o site o FEHIDRO. Banner divulgando o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o Subcomitê (com imagem da sub-bacia). PowerPoint sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos. (CDs cópia para distribuição). Texto informativo sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos para ser distribuído para a mídia da sub-bacia. Documentário sobre a função e história do Subcomitê. Guia de mídia da sub-bacia. Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia. Atividades de informação e mobilização - Visita às instituições de ensino superior e pesquisa da sub-bacia para informar sobre o Subcomitê e sobre vaga para o setor no colegiado. - Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico anual para organizações que compõem o

6 Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia informando sobre o Subcomitê, condições para participação, local, data e horário das reuniões regulares, condições para acessar os editais anuais e convite para assistir a uma reunião. - Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico anual aos setores que compõem o segmento Sociedade Civil informando sobre abertura dos editais. - Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico aos setores que compõem o segmento Sociedade Civil informando sobre a abertura de credenciamento para eleição do colegiado, condições para participação, prazos data da eleição. - Colocação de stand com banner do Subcomitê e distribuição de folder em eventos ambientais da subbacia. - Inclusão de palestras apresentando o Subcomitê, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos e o FEHIDRO nos eventos ambientais da sub-bacia. Por exemplo: atividades anuais de comemoração da semana de meio ambiente promovidas pelas prefeituras e instituições de ensino e pesquisa da subbacia. Objetivo 3 Articular e sustentar relacionamento com as mídias da sub-bacia Pinheiros-Pirapora Públicos Editores e repórteres dos veículos de comunicação da sub-bacia. Editores de sites temáticos sobre recursos hídricos e conservação da água. Blogueiros que têm como tema a gestão dos recursos hídricos e a conservação da água. Blogueiros formadores de opinião na sub-bacia. Assessores de comunicação de Prefeituras da sub-bacia. Peças de divulgação e informação Folder divulgando o Subcomitê/Pinheiros-Pirapora/AT, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o site o FEHIDRO. PowerPoint sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos. (CDs cópia para distribuição). Texto informativo sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos para ser distribuído para a mídia da sub-bacia. Documentário sobre a função e história do Subcomitê. Guia de mídia da sub-bacia. Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia. Site Boletim eletrônico mensal do site Bolsa brinde do Subcomitê. Atividades de informação e mobilização - Café da manhã anual com a mídia local: apresentação do documentário ou PowerPoint, agenda de reuniões do ano. Distribuição de bolsa brinde Subcomitê, de publicação sobre a região. - Sugestões de pauta sobre atividades do Subcomitê e projetos financiados pelo FEHIDRO na sub-bacia. - Releases sobre do Subcomitê e projetos financiados pelo FEHIDRO na sub-bacia. - Desenvolver ação de informação em relação à definição de agenda anual das reuniões, eleições dos colegiados, lançamento de editais, projetos aprovados nos editais. - Encaminhamento do folder, PowerPoint e texto para os editores e repórteres dos veículos de comunicação na sub-bacia. - Realização pelo Subcomitê de evento anual sobre gestão integrada de recursos hídricos na sub-bacia. Sugestão de data: 22 de março Dia Mundial da Água.

7 2 - Produtos e ações que podem ser executadas pelo projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT: comunicação institucional, integração e mobilização social Período: Outubro Fevereiro Produção do Folder divulgando o Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o site o FEHIDRO. Há no projeto a produção de cartazes. Podemos encaminhar uma solicitação para reaplicação do recurso na produção do folder, adequando o projeto ao Plano de Comunicação. Na oficina identificou-se a necessidade de apresentação de conceitos relativos à bacia hidrográfica, gestão de bacia hidrográfica e do próprio sistema estadual de gestão de recursos hídricos como informação de base a ser difundida na sub-bacia, para reconhecimento e valorização do Subcomitê como instância de gestão compartilhada da água. O folder se presta melhor a esta difusão do que o cartaz, pois é uma peça de comunicação boa para ser compartilhada e distribuída em ações de esclarecimento quando há necessidade de distribuir muitas informações. Permite o uso de imagens, várias dobras/espaços. Fácil de transportar e disseminar. Além disso, em relação ao cartaz, identificamos um problema sério na oficina: sua distribuição. A distribuição do folder será uma ação em rede entre os membros do colegiado. 2 - Banner divulgando o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o Subcomitê (com imagem da sub-bacia). A proposição é que todas as instituições colegiadas tenham um banner do Subcomitê, de forma que seja uma identificação de sua participação e reconhecimento de pertencimento à sub-bacia. Deve ser colocado em espaço de grande circulação de pessoas, para ter alta visibilidade e sempre ser exposto nos eventos municipais. Na medida em que pode ter permanência no local, o banner se presta para a difusão continua da mensagem, reforçando-a. É um suporte muito bom para explorarmos a difusão da imagem da sub-bacia Pinheiros-Pirapora e seus municípios, pois um ponto forte do banner com peça publicitária é seu impacto visual. No projeto temos planejado a produção de 8 banners, um para cada prefeitura da subbacia. Não atende a demanda integral do Plano (todas as instituições que integram o Subcomitê), mas dotar as prefeituras com o banner é um bom começo de campanha.

8 3 - Realização de 8 reuniões organizadas com apoio das prefeituras para palestra sobre o sistema estadual de gestão dos RH e Subcomitê, FEHIDRO, lançamento do banner e do folder. Conjunto de reuniões já previstas no Projeto que será adequado aos objetivos do Plano. Tem como ação preliminar a produção dos banners e folders. 4 - Texto informativo sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos para ser distribuído para a mídia da sub-bacia. Será produzido e disponibilizado no site, para distribuição livre. 5 - Reforma do site - Inserir no site ferramentas de compartilhamento direto das notícias pelo Twitter, Facebook, Orkut. - Criar página para o Subcomitê: agenda, compartilhamento de documentos (atas, relatórios, pautas de reuniões). - Reorganização do menu e das páginas do site. - Criar sistema de upload e compartilhamento para áreas de arquivo do site: Sala de Leitura e Multimídia. A criação de uma página para reforçar a identidade do colegiado fortalecerá o site como canal do Subcomitê. Estimular o compartilhamento das notícias do site é aproveitar a difusão viral, gratuita e de validação que a web oferece. Tornar mais fácil o upload (subida de arquivos de texto, imagem, vídeo) e seu compartilhamento nas áreas Sala de Leitura e Multimídia. Realização: janeiro de Hospedagem, gestão do site e produção de conteúdo do site Produção e distribuição mensal do Boletim eletrônico. Assessoria de comunicação para o Subcomitê. Estas atividades estão garantidas pelo Projeto até março de Guia de mídia da sub-bacia Produto do projeto em fase de finalização. É um cadastro com informações sobre os vínculos de comunicação da sub-bacia. Material de apoio para o Subcomitê, as assessorias de comunicação das prefeituras e das ongs das sub-bacias para contato com a imprensa regional. Entrega janeiro de Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia Produto do projeto em fase de finalização. Cadastro de organizações que compõem o segmento sociedade civil do FEHIDRO. Material de apoio para ações de mobilização e divulgação do Subcomitê, dos editais, das eleições do colegiado. Entrega: janeiro de 2011

9 Divulgação direta para o segmento sociedade civil - Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico anual para organizações que compõem o Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia informando sobre o Subcomitê, condições para participação, local, data e horário das reuniões regulares, condições para acessar os editais anuais e convite para assistir a uma reunião. Realização: Fevereiro de Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico anual aos setores que compõem o segmento Sociedade Civil informando sobre abertura dos editais. Realização: conforme lançamento do edital anual Relacionamento com a mídia da sub-bacia Assessoria de comunicação ao Subcomitê até março Cronograma do Plano

10 Objetivo 1 Divulgar o Subcomitê Pinheiros-Pirapora na sub-bacia, contextualizando sua relação com o Comitê Alto Tietê e seu papel como integrante do sistema estadual de gestão de Recursos Hídricos SP. Peças e atividades de comunicação Responsável Período de realização 01 Folder Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro Banners Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro Gadget para o site Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro Realização de 8 reuniões Projeto Fortalecimento do Subcomitê */ Fevereiro Gestão do Site e produção de conteúdo e elaboração mensal do boletim eletrônico. Prefeituras/ Ongs Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Até março de Texto informativo para a mídia da sub-bacia. Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Fevereiro Reforma do site Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro PowerPoint sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos. 09 Documentário sobre a função e história do Subcomitê. 10 Bolsa brinde do Subcomitê 11 Colocação de stand com banner do Subcomitê e distribuição de folder em eventos ambientais da subbacia. 12 Palestras apresentando o Subcomitê, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos e o FEHIDRO nos eventos ambientais da sub-bacia. Colegiado do Subcomitê Colegiado Subcomitê 13 Evento anual sobre gestão integrada de recursos hídricos na sub-bacia. Colegiado Subcomitê 14 Evento anual para comemorar o aniversário de criação

11 do Subcomitê. Data: 23/09 Colegiado Subcomitê Objetivo 2 - Informar e mobilizar para a participação no Subcomitê, contribuindo para consolidar seu perfil tripartite: prefeituras, Estado, sociedade civil e usuários de água. Peças e atividades de comunicação Responsável Período de realização 01 Peças de comunicação relativas aos itens 01, 02, 06 do objetivo 01 Projeto Fortalecimento do Subcomitê * 02 Itens 08 e 09 do Objetivo Guia de mídia Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro de Cadastro de Sociedade Civil Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro de Visita às instituições de ensino superior e pesquisa da sub-bacia para informar sobre o Subcomitê 06 Contato eletrônico anual para organizações que compõem o Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia informando sobre o Subcomitê, condições para participação, local, data e horário das reuniões regulares e convite para assistir a uma reunião. 07 Contato eletrônico anual para os que compõem o segmento sociedade civil informando sobre os editais anuais 08 Contato eletrônico para os que compõem o segmento sociedade civil informando sobre as eleições para o colegiado Secretaria executiva do Subcomitê Secretaria executiva do Subcomitê Secretaria executiva do Subcomitê Janeiro e fevereiro de Atividades relativas aos itens 11 e 12 do objetivo 01 Colegiado Subcomitê Objetivo 3 - Articular e sustentar relacionamento com as mídias da sub-bacia Pinheiros-Pirapora. Peças e atividades de comunicação Responsável Período de realização 01 Peças relativas aos itens 01, 02, 05 e 06, do objetivo 01 Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro e fevereiro de 2011

12 02 Peças relativas aos itens 09, 10, do objetivo Peças relativas aos itens 03 e 04 do objetivo 02 Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro de Café da manhã anual com a mídia local / distribuição da bolsa brinde com materiais informativos do Subcomitê 05 Encaminhamento de sugestões de pauta sobre Até março de 2011 atividades do Subcomitê e projetos financiados pelo FEHIDRO na sub-bacia Projeto Fortalecimento do Subcomitê * 06 Encaminhamento de releases sobre Subcomitê e projetos financiados pelo FEHIDRO na sub-bacia Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Até março de Desenvolver ação de informação em relação à definição Secretaria executiva do Subcomitê/ assessoria de agenda anual das reuniões, eleições dos colegiados, lançamento de editais, projetos aprovados nos editais. de comunicação 08 Encaminhamento das peças de comunicação proposta Secretaria executiva do Subcomitê/ no Plano à mídia da sub-bacia Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Março de Realização pelo Subcomitê de evento anual sobre gestão integrada de recursos hídricos na sub-bacia Colegiado do Subcomitê * Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT:, financiado pelo FEHIDRO e em execução pelo 5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental.

13 5 Elementos - Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental Rua Ajude, 14 CEP: Lapa São Paulo SP Tel./Fax: (11) comunicacao@5elementos.org.br Site: Sinapse Agência de Notícias Ltda. sinapsean@hotmail.com Site:

Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa

Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos Título do projeto em outra capa Bacia Hidrográfica do Alto Tietê com destaque para a Sub-bacia Pinheiros-Pirapora Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Assessoria de Comunicação Social - ASCOM UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Assessoria de Comunicação Social - ASCOM Petrolina Junho de 2013 APRESENTAÇÃO A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Univasf tem como missão planejar

Leia mais

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1.1 APRESENTAÇÃO O Plano de Comunicação e Participação Social subsidiará a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, criando as bases para

Leia mais

Planos estratégicos de comunicação 2013/2014 Programa Áreas Protegidas da Amazônia - ARPA

Planos estratégicos de comunicação 2013/2014 Programa Áreas Protegidas da Amazônia - ARPA 1. Plano de Comunicação interna 1.1 Aspectos estruturantes 1.1.1 Objetivo O objetivo maior do plano de comunicação interna é fortalecer a gestão do Programa Arpa, a coesão entre parceiros e agentes diretamente

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ- PIRANHAS-AÇU

PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ- PIRANHAS-AÇU PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ- PIRANHAS-AÇU CAICÓ - RN COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO Nº 937/2012 - PGJ

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO Nº 937/2012 - PGJ RESOLUÇÃO Nº 937/2012 - PGJ O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais e com fundamento no art. 19, XX, da Lei Complementar nº 85, de 27 de dezembro de 1999, Considerando

Leia mais

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 A proposta de plano de comunicação elaborada pela Coordenação- Geral de Comunicação e Editoração

Leia mais

NÚCLEO NÓS PODEMOS BAHIA. Plano de Ação. Articular e integrar os segmentos da sociedade e recursos para desenvolver ações que contribuam

NÚCLEO NÓS PODEMOS BAHIA. Plano de Ação. Articular e integrar os segmentos da sociedade e recursos para desenvolver ações que contribuam NÚCLEO NÓS PODEMOS BAHIA Plano de Ação A - MISSÃO Articular e integrar os segmentos da sociedade e recursos para desenvolver ações que contribuam diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento

Leia mais

Divisão de Divulgação

Divisão de Divulgação PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 52 Divisão de Divulgação Elaborado por: Mário Adolfo Aryce

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO CUNI Nº 085, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2011. O Conselho Universitário da Universidade Federal de Lavras, no uso de suas atribuições regimentais, e tendo em vista o que foi deliberado

Leia mais

Marcele Bastos. o Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas. Fundamentos de marketing. o Especialista em Gestão - ênfase em Marketing

Marcele Bastos. o Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas. Fundamentos de marketing. o Especialista em Gestão - ênfase em Marketing o Especialista em Gestão - ênfase em Marketing o Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas o Docente universitária na disciplina Fundamentos de marketing o 12 anos de experiência em comunicação

Leia mais

Como o Subcomitê se integra internamente?

Como o Subcomitê se integra internamente? Ecomapeamento das interações entre os membros do Subcomitê Pinheiros-Pirapora Foco do ecomapeamento O conjunto de relações que membros de colegiado e participantes regulares das reuniões mensais do Subcomitê,

Leia mais

EDITAL Nº 003/2009. Quadro de vagas. semanal ASC-01 Analista Social - Comercialização 01 44h R$3.949,69

EDITAL Nº 003/2009. Quadro de vagas. semanal ASC-01 Analista Social - Comercialização 01 44h R$3.949,69 EDITAL Nº 003/2009 O Presidente da UNIÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E ENSINO UBEE, por meio do Diretor do Instituto Marista de Solidariedade IMS, torna público a abertura de inscrições para contratação de

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM DECRETO nº 1098, de 12 de fevereiro de 2009 Dispõe sobre alocação, denominação e atribuições dos órgãos que compõem a estrutura organizacional do Gabinete da Prefeita e dá outras providências. A PREFEITA

Leia mais

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul Moderação: Graciane Regina Pereira e Katiuscia Wilhelm Kankerski 13h Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho.

Leia mais

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE - 2010 Valdir Barbosa Agenda Plano estratégico 2011 para uso de Software Livre Diretrizes Objetivos e indicadores

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

Código: MAP-DIINF-003 Versão: 00 Data de Emissão: 0101/2013 Elaborado por: Gerência de Comunicação

Código: MAP-DIINF-003 Versão: 00 Data de Emissão: 0101/2013 Elaborado por: Gerência de Comunicação Código: MAP-DIINF-003 Versão: 00 Data de Emissão: 0101/2013 Elaborado por: Gerência de Comunicação Aprovado por: Diretoria de Informação Institucional 1 OBJETIVO Definir e padronizar os procedimentos referentes

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social A Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG é uma unidade de apoio e assessoramento da Instituição, diretamente ligada ao Gabinete da Reitoria, que dentre suas

Leia mais

EDITAL 02.2014. 1.3 Auxiliares Administrativos: Serviço de recepção, protocolo e encaminhamento interno de processos.

EDITAL 02.2014. 1.3 Auxiliares Administrativos: Serviço de recepção, protocolo e encaminhamento interno de processos. EDITAL 02.2014 Convênio MTE/SENAES n. 78/2012 SICONV 776109/2012 Edital 02.2014 Contratação de profissionais de apoio técnico e administrativo para assessorar a ASSOCENE na Execução de Atividades Orientadas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Rua Adualdo Batista, 1550 Parque Iracema Fortaleza Ceará CEP: 60.824-140 Fone: (85) 3218.7020 www.cogerh.com.

TERMO DE REFERÊNCIA. Rua Adualdo Batista, 1550 Parque Iracema Fortaleza Ceará CEP: 60.824-140 Fone: (85) 3218.7020 www.cogerh.com. TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM PRODUÇÃO DE VÍDEO PARA ROTEIRIZAÇÃO, EDIÇÃO, GRAVAÇÃO DE LOCUÇÕES PROFISSIONAIS E MONTAGEM DE MATRIZ DE DVD COM MENU DE OPÇÕES DE ACESSO A CONTEÚDOS

Leia mais

Universidade Federal da Integração Latino-Americana SECOM UNILA. Secretaria de Comunicação Social. Unile-se

Universidade Federal da Integração Latino-Americana SECOM UNILA. Secretaria de Comunicação Social. Unile-se Universidade Federal da Integração Latino-Americana SECOM UNILA Secretaria de Comunicação Social Unile-se Unile-se A Secretaria de Comunicação Social (Secom, para os chegados ) apresenta uma breve cartilha

Leia mais

A Arte em Eventos é uma empresa que organiza eventos. w w w. a r t e e m e v e n t o s. c o m. b r

A Arte em Eventos é uma empresa que organiza eventos. w w w. a r t e e m e v e n t o s. c o m. b r A Arte em Eventos é uma empresa que organiza eventos. Integrada às novidades do mercado, oferece um excelente atendimento e soluções criativas na produção de eventos, que asseguram bons resultados e valorizam

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Brasília/DF com disponibilidade para viagens em todo o território nacional.

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Brasília/DF com disponibilidade para viagens em todo o território nacional. TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) especializado(a) para atuação na área de suporte técnico e avaliação das políticas de fortalecimento da agricultura familiar, com enfoque nos princípios da

Leia mais

Reunião do Comitê de Marketing 13 e 14 de janeiro de 2011

Reunião do Comitê de Marketing 13 e 14 de janeiro de 2011 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Reunião do Comitê de Marketing 13 e 14 de janeiro de 2011 Memória Presentes: membros do

Leia mais

Uma empresa de comunicação capaz de diagnosticar suas necessidades e tratá-las com perfeição!!!

Uma empresa de comunicação capaz de diagnosticar suas necessidades e tratá-las com perfeição!!! Uma empresa de comunicação capaz de diagnosticar suas necessidades e tratá-las com perfeição!!! PORTFÓLIO Criatividade, compromisso e profissionalismo: resumem o Portal da Comunicação!!! PUBLICIDADE e

Leia mais

Relatório do Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social

Relatório do Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social Relatório do Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social Contrato 047/2009 Junho 2010 1 Realização 5 Elementos Instituto de Educação

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. MEMÓRIA: Reunião Preparatória do Comitê Temático de Inovação e Crédito GT Rede de Disseminação, Informação e Capacitação

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. MEMÓRIA: Reunião Preparatória do Comitê Temático de Inovação e Crédito GT Rede de Disseminação, Informação e Capacitação PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria da Micro e Pequena Empresa Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte MEMÓRIA: Reunião Preparatória do Comitê Temático de Inovação e Crédito GT Rede

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS DELIBERAÇÃO CBH RIO DAS VELHAS Nº 001, de 05 de fevereiro de 2014 Estabelece procedimentos para o acompanhamento e a avaliação de projetos hidroambientais, planos e projetos municipais de saneamento, para

Leia mais

RESUMO O HOMEM E O RIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DO RIO PARAÍBA DO SUL

RESUMO O HOMEM E O RIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DO RIO PARAÍBA DO SUL RESUMO O HOMEM E O RIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DO RIO PARAÍBA DO SUL UNITAU - Universidade de Taubaté CBH-PS Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul Trabalho realizado

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO PELA EDUCAÇÃO - MPEDUC ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO PELA EDUCAÇÃO - MPEDUC ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PELA EDUCAÇÃO - MPEDUC ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO APRESENTAÇÃO O Ministério Público pela Educação MPEDUC é um projeto que foi desenvolvido em parceria pelo Ministério Público Federal/Procuradoria

Leia mais

SECRETARIA DE FAZENDA DO TOCANTINS PROJETO DE MODERNIZAÇÃO FISCAL DO ESTADO DO TOCANTINS - PMF-TO (PROFISCO-TO). PLANO DE COMUNICAÇÃO SEFAZ-TO

SECRETARIA DE FAZENDA DO TOCANTINS PROJETO DE MODERNIZAÇÃO FISCAL DO ESTADO DO TOCANTINS - PMF-TO (PROFISCO-TO). PLANO DE COMUNICAÇÃO SEFAZ-TO SECRETARIA DE FAZENDA DO TOCANTINS SEFAZ-TO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO FISCAL DO ESTADO DO TOCANTINS - PMF-TO (PROFISCO-TO). PLANO DE COMUNICAÇÃO 10 de Outubro de 2013 LISTA DE ILUSTRAÇÕES 2 Quadro 1- Matriz

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor RH/2013/015

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor RH/2013/015 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor RH/2013/015 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

SEDE NACIONAL DA CAMPANHA

SEDE NACIONAL DA CAMPANHA Campanha Ponto Final na Violência contra as Mulheres e Meninas SEDE NACIONAL DA CAMPANHA REDE NACIONAL FEMINSTA DE SAÚDE, DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS Avenida Salgado Filho, 28, cj 601. Porto

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

Círculos de Diálogos no Município. Municipalização dos ODM - 2010

Círculos de Diálogos no Município. Municipalização dos ODM - 2010 Círculos de Diálogos no Município Municipalização dos ODM - 2010 Desde 2006, o Movimento Nós Podemos Paraná articula os Círculos de Diálogo que são encontros para incentivar o trabalho voluntário dos três

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

6 Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura Seção Paraná e Santa Catarina

6 Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura Seção Paraná e Santa Catarina MANUAL DO EXPOSITOR 6 Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura Seção Paraná e Santa Catarina 1. APRESENTAÇÃO O MANUAL DO EXPOSITOR pretende proporcionar aos expositores do evento 6 Simpósio SAE BRASIL

Leia mais

Política Nacional de Participação Social

Política Nacional de Participação Social Política Nacional de Participação Social Apresentação Esta cartilha é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República para difundir os conceitos e diretrizes da participação social estabelecidos

Leia mais

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país.

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. OBJETIVO GERAL Estabelecer cooperação técnica para desenvolver e implementar ações que visem a fortalecer o ciclo da gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. IMPORTANTE:

Leia mais

Estruturação dos Projetos COMUNICAÇÃO NOVA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Estruturação dos Projetos COMUNICAÇÃO NOVA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Organização de um plano de comunicação com os associados e com a mídia, relativos a imagem da Sociedade, e do médico anestesista, agregando valor à Sociedade e ao médico anestesista. Ações balizadas por

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

Design, SEO, Marketing, Hospedagem e Administração de sites. Esta apresentação contém links para acesso de conteúdo na Internet.

Design, SEO, Marketing, Hospedagem e Administração de sites. Esta apresentação contém links para acesso de conteúdo na Internet. Design, SEO, Marketing, Hospedagem e Administração de sites Esta apresentação contém links para acesso de conteúdo na Internet. Agência de Publicidade Divulgando, criando e comunicando nas mais diversas

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

Guia para produção de conteúdo

Guia para produção de conteúdo Guia para produção de conteúdo www.pinheirospirapora.org.br Abril de 2008 Projeto Fortalecimento Institucional do Sub Comitê Pinheiros Pirapora Texto 5 Elementos Cybermind Oficina 5 Elementos Financiamento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho IMPRENSA IT. 36 08 1 / 6 1. OBJETIVO Administrar o fluxo de informações e executar ações de comunicação junto a imprensa sediada na capital e no interior de forma transparente, ágil, primando pela veracidade

Leia mais

5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental. CONVITE Nº. 0006/2009 Contrato 045/2009. Prezados Senhores:

5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental. CONVITE Nº. 0006/2009 Contrato 045/2009. Prezados Senhores: CONVITE Nº. 0006/2009 Contrato 045/2009 Prezados Senhores: A ONG 5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, em conformidade com a redação em vigor da Lei Federal nº 8.666/93, Lei Estadual

Leia mais

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC.

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC. Conheça melhor os sistemas Masterix: O que é SMGC? O Sistema Masterix de Gestão de Conteúdo é um conjunto de ferramentas de atualização dinâmica que permitem aos nossos clientes o abastecimento e atualização

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº 2014.0425.00020-0

TERMO DE REFERÊNCIA nº 2014.0425.00020-0 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS (SBF) DIRETORIA DE ÁREAS PROTEGIDAS (DAP) PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA (ARPA) TERMO DE REFERÊNCIA nº 2014.0425.00020-0 OBJETIVO:

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

PLANO DE AÇÃO - 2014

PLANO DE AÇÃO - 2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO PLANO DE AÇÃO - 2014 MISSÃO Assessorar as Regionais Educacionais, fortalecendo o processo

Leia mais

Nome do Responsável: Cargo do Responsável: Contatos do Responsável: Estado ou Município ou Distrito Federal: Referente ao período: Nome do órgão:

Nome do Responsável: Cargo do Responsável: Contatos do Responsável: Estado ou Município ou Distrito Federal: Referente ao período: Nome do órgão: RELATÓRIO DA REDE DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS Nome do Responsável: Cargo do Responsável: Contatos do Responsável: Estado ou Município ou Distrito Federal: Referente ao período: Nome do órgão:

Leia mais

Proposta de Patroc o í c ni n o

Proposta de Patroc o í c ni n o Proposta de Patrocínio Apresentação O PTT Fórum é um evento promovido pelo CEPTRO.br Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto

Leia mais

A ABEMD trabalha para incentivar, valorizar, desenvolver e difundir o Marketing Direto no Brasil.

A ABEMD trabalha para incentivar, valorizar, desenvolver e difundir o Marketing Direto no Brasil. A ABEMD, Associação Brasileira de Marketing Direto, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1976 e constituída por pessoas jurídicas e físicas interessadas na aplicação de estratégias e técnicas

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

PROGRAMA AÇÃO PARA CRIANÇAS Guia para elaboração de Projetos

PROGRAMA AÇÃO PARA CRIANÇAS Guia para elaboração de Projetos PROGRAMA AÇÃO PARA CRIANÇAS Guia para elaboração de Projetos A CESE recebe projetos por e-mail, mas não recebe documentos institucionais escaneados (esses devem ser enviados por correio convencional).

Leia mais

Projeto Cidades da Copa PLANO DE AÇÃO PORTO ALEGRE - RS

Projeto Cidades da Copa PLANO DE AÇÃO PORTO ALEGRE - RS Projeto Cidades da Copa PLANO DE AÇÃO PORTO ALEGRE - RS PORTO ALEGRE EM AÇÃO É ESPORTE E EDUCAÇÃO O esporte não é educativo a priori, é o educador que precisa fazer dele ao mesmo tempo um objeto e meio

Leia mais

e) visa estabelecer diretrizes aplicáveis ao posicionamento estratégico de comunicação e marketing das entidades integrantes do Sicoob.

e) visa estabelecer diretrizes aplicáveis ao posicionamento estratégico de comunicação e marketing das entidades integrantes do Sicoob. 1. Esta Política Institucional de Comunicação e Marketing: Política Institucional de Comunicação e Marketing a) é elaborada por proposta da área de Comunicação e Marketing da Confederação Nacional das

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO

CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO REALIZAÇÃO Há mais de 10 anos foi criada a ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DA QUALIDADE que assumiu de nitivamente a coodenominação Programa Paraibano da

Leia mais

Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012

Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012 Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012 Índice Apresentação...2 Público-alvo...2 Plataformas utilizadas: Ning...3 Twitter...4 Facebook...5

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE CULTURA DIGITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE CULTURA DIGITAL A coordenadoria do projeto Laboratório de Cultura Digital, vinculado ao Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, torna pública a seleção de equipe para o referido projeto, conforme previsto

Leia mais

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO. Programa de Educação Ambiental Interno

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO. Programa de Educação Ambiental Interno PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO Programa de Educação Ambiental Interno Condicionante 57 LO 417/2010 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 04 2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 05 3. REGULAMENTO APLICÁVEL 06 3.1. FEDERAL

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Serviços e Cidadania

Mostra de Projetos 2011. Serviços e Cidadania Mostra de Projetos 2011 Serviços e Cidadania Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Instituto GRPCOM Cidade: Londrina.

Leia mais

Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos. Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO

Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos. Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO Relatório Consolidado Programa de Fortalecimento e Barro Alto -

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano 2015 Título do Projeto: Observatório Juventudes Tipo de Projeto:

Leia mais

Relatório de Gestão Setorial 2010

Relatório de Gestão Setorial 2010 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial 2010 Cruz das Almas BA 2010 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES Período: Janeiro

Leia mais

Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale. Apresentam:

Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale. Apresentam: Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale Apresentam: Divino Encontro História Cultura Tradição Divino Encontro História, Cultura e Tradição A Sol do Vale O Divino Encontro Órgãos e entidades parceiras

Leia mais

ESPAÇO CULTURAL MARCOS MORAES FEIRA DE SANTANA - BA

ESPAÇO CULTURAL MARCOS MORAES FEIRA DE SANTANA - BA ESPAÇO CULTURAL MARCOS MORAES FEIRA DE SANTANA - BA DIRETORIA EXECUTIVA Ana Claudia Athayde Presidente Emydio Andrade Palmeira Vice-Presidente Patrícia Otero Nogueira Diretora Financeiro COMITÊ TÉCNICO

Leia mais

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014 NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARCERIA MDA / CNPq Brasília, 13 de maio de 2014 A política de desenvolvimento territorial Desde 2004 a SDT implementa a estratégia de desenvolvimento

Leia mais

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária Edital de Seleção de Pontos Fixos de Comercialização Solidária Candidatos para Participar da Rede Brasileira de Comercialização Solidária - Rede Comsol (Edital - Ubee/Ims N. 01/2014) 1. Apresentação A

Leia mais

Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM. memoriafsm.org

Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM. memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória memoriafsm.org CENÁRIO DOS ESPAÇOS NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL Pontos Fortes Potencialidades Dificuldades Estrangulamentos

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Política Ambiental janeiro 2010

Política Ambiental janeiro 2010 janeiro 2010 5 Objetivo Orientar o tratamento das questões ambientais nas empresas Eletrobras em consonância com os princípios da sustentabilidade. A Política Ambiental deve: estar em conformidade com

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA MUSEUS DE PEQUENO PORTE METODOLOGIA PRIORITÁRIA

PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA MUSEUS DE PEQUENO PORTE METODOLOGIA PRIORITÁRIA PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA MUSEUS DE PEQUENO PORTE EIXO 1 - Relações Públicas Avaliação - abordagem sistêmica Comunicação integrada Diagnóstico - Planejamento Plano METODOLOGIA PRIORITÁRIA EIXO 2 Teoria

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Nº 1 INOVADAY

PLANO DE AÇÃO Nº 1 INOVADAY PLANO DE AÇÃO Nº 1 INOVADAY 1 I. CONTEXTUALIZAÇÃO O presente documento detalha o Plano de Trabalho 2013/2015 do CONVÊNIO SPDR USP FUNDAP SEADE CEPAM, e se enquadra dentre as Ações e Metas previstas no

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 Sumário 1. Apresentação 2. Projetos e ações 3. Gestão participativa 4. Comunicação institucional 5. Resultados 6. Planejamento 2013/2014 7. Agradecimentos 1. Apresentação A

Leia mais

Identidade Digital Padrão de Governo

Identidade Digital Padrão de Governo Identidade Digital Padrão de Governo Participantes do Projeto Presidência da República Secretaria de Comunicação SECOM Diretoria de Tecnologia DITEC Ministério do Planejamento Secretaria de Logística e

Leia mais

Joci Aguiar inicia a reunião agradecendo a presença dos membros e convidados.

Joci Aguiar inicia a reunião agradecendo a presença dos membros e convidados. ATA DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÂO DE VALIDAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO SISA, REALIZADA EM 02 DE AGOSTO DE 2013. Em dois de agosto do ano de dois mil e treze, ás nove horas, na sala de reunião do Instituto

Leia mais

PROJETO CAJU É GERAÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BAIXO ACARAÚ CE

PROJETO CAJU É GERAÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BAIXO ACARAÚ CE PROJETO CAJU É GERAÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BAIXO ACARAÚ CE PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Fortaleza Ceará Brasil 2010-2012 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 03 2. OBJETIVOS... 04 3. ESTRATÉGIAS

Leia mais

Agência Nacional de Águas e as redes sociais

Agência Nacional de Águas e as redes sociais Agência Nacional de Águas e as redes sociais Sobre a ANA A Agência Nacional de Águas (ANA) foi criada em 17 de julho de 2000 para ser a instituição federal de implementação da Política Nacional de Recursos

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A VIRTUALLINK

PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A VIRTUALLINK PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A VIRTUALLINK - Equipe de Comunicação Multimídia e Relações Públicas: Márcio Lobato Nayanne Pacheco 1. - OBJETIVO: A presente proposta objetiva estruturar

Leia mais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada PROJETO BÁSICO

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada PROJETO BÁSICO _.- f Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada PROJETO BÁSICO 1-0BJETO Definir as bases de uma proposta de ação com vistas à criação de um plano de atividades para a Livraria do IPEA. 2-OBJETIVO distribuição

Leia mais

V Ação Nacional FEBRAC Limpeza Ambiental 15 de setembro de 2012

V Ação Nacional FEBRAC Limpeza Ambiental 15 de setembro de 2012 V Ação Nacional FEBRAC Limpeza Ambiental 15 de setembro de 2012 Federação Nacional das Empresas de Serviços de Limpeza Ambiental (FEBRAC) Um dia de cidadania faz o mundo melhor Introdução Após analisar

Leia mais

PLANO DE DIVULGAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL

PLANO DE DIVULGAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL PLANO DE DIVULGAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL Inicialmente, cumpre destacar que o referido Plano de Divulgação está em consonância com o Plano de Divulgação do Processo Eleitoral da CEN Comissão Eleitoral

Leia mais

1. Objetivo do Projeto

1. Objetivo do Projeto PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VISNET - INTERNET E COMUNICAÇÃO Desenvolvimento de Site para CDL 1. Objetivo do Projeto O CDL Online é o mais novo sistema interativo especialmente projetado para criar

Leia mais

Orientações para Elaboração de Projetos

Orientações para Elaboração de Projetos Orientações para Elaboração de Projetos Para que possam ser cadastrados, os projetos devem ter todas as informações solicitadas. PARTE I 1. Informações Cadastrais da Organização Proponente Nome completo

Leia mais

HISTÓRIAS EM REDE. Programa de valorização da relação do indivíduo com a empresa, sua identidade, seus vínculos e o sentimento de pertencimento.

HISTÓRIAS EM REDE. Programa de valorização da relação do indivíduo com a empresa, sua identidade, seus vínculos e o sentimento de pertencimento. HISTÓRIAS EM REDE Programa de valorização da relação do indivíduo com a empresa, sua identidade, seus vínculos e o sentimento de pertencimento. O Programa O programa HISTÓRIAS EM REDE é um novo olhar sobre

Leia mais