Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros- Pirapora/Alto Tietê: comunicação institucional, integração e mobilização social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros- Pirapora/Alto Tietê: comunicação institucional, integração e mobilização social"

Transcrição

1 Plano de Comunicação do Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT Dezembro 2010

2 Equipe de elaboração e sistematização do Plano de Comunicação Facilitação Oficina Rosi Cheque Sinapse Agência de Notícias Ltda. Mônica Pilz Borba 5 Elementos Caroline Sanches 5 Elementos Cecília Santarém 5 Elementos Relatoria: Sinapse Agência de Notícias Ltda.: Rosi Cheque (complementação de dados) Sandra Mastrogiacomo (relatoria oficina) Sistematização e edição final do Plano de Comunicação Sinapse Agência de Notícias Ltda.: Vivianne Amaral Participantes da Oficina de elaboração do Plano 01 - Carlos Eduardo Guimarães do Nascimento EMAE 02 - Patrícia Bittencourt Pereira Secretaria de Estado de Habitação 03 - Rodrigo Rodrigues Castanho Secretaria de Estado de Meio Ambiente 04 - Cláudia Bittencourt SABESP 05 - Luiz Fernando Daganello Soares Secretaria de Meio Ambiente de Jandira 06 - Juliana Raia Secretaria de Meio Ambiente de Itapevi 07 - Silzeni de Angelo Lopes Secretaria de Meio Ambiente de Osasco 08 - Marcela Meyer Secretaria de Meio Ambiente de Pirapora do Bom Jesus 09 - Ary Alves Ferreira Secretaria de Meio Ambiente de Barueri 10 - Leandro Souza Secretaria de Meio Ambiente de Carapicuíba 11 - Thaisa Carolina Ferreira da Silva Secretaria de Meio Ambiente de Santana de Parnaíba 12 - Pedro Augustín Céspedes Perez Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo 13 - José Carlos Martinho Prefeitura de Osasco 14 - Mônica Pilz Borba 5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 15 - Wilson R. Lopes Pereira CPMAO 16 - Luiz Alfredo Favaretto CPMAO 17 - Guilherme Arb de Oliveira CIESP Distrital Oeste Convidados 18 - Edilene Laura Gonçalves CIESP Distrital Oeste 19 - Fábio Paulo Ferreira CIESP Distrital Oeste 20 - Bem Hur Nogueira CIESP Distrital Oeste 21 - Eduardo Fiora Revista CIESP Distrital Oeste

3 Plano de comunicação do Subcomitê Pinheiro-Pirapora/AT 1 Metodologia de elaboração e sistematização do Plano A proposta foi elaborada pelos membros do Subcomitê Pinheiros-Pirapora /AT em oficina 4Ps, organizada e facilitada pelo Instituto 5 Elementos e Sinapse Agência de Notícias. As proposições levantadas foram analisadas considerando-se o período de outubro de 2010 à dezembro de 2011 para implementação. Algumas das ações poderão ser absorvidas pelo Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora, até março de Assim, o Plano de Comunicação poderá iniciar imediatamente à sua aprovação. Estas ações estão detalhadas neste documento. As outras iniciativas dependerão da articulação e definições do próprio Subcomitê para que sejam incluídas como atividades induzidas em projetos financiados pelos editais anuais ou pela proposição de um projeto que agregue todas as ações e dê suporte à comunicação do Subcomitê. Nas conversações que aconteceram durante a oficina, emergiram temas e inquietações que poderão subsidiar ações e projetos com outro enfoque que não comunicação: Capacitação para elaboração de projetos para o FEHIDRO. Capacitação dos membros do Subcomitê para a plena compreensão de suas funções e responsabilidades e conhecimentos do sistema estadual de recursos hídricos. Cursos, palestras, vídeos, publicações que desenvolvam os temas: bacia hidrográfica, gestão de recursos hídricos, gestão por bacia hidrográfica, sustentabilidade, conservação da água, sistema estadual de recursos hídricos, FEHIDRO. Criação de um projeto conjunto entre as prefeituras da sub-bacia. Outras questões podem ser incluídas na pauta das reuniões regulares do Subcomitê e ali deliberadas: O horário das reuniões que dificulta o comparecimento da sociedade civil; Rever informalidade nas relações institucionais; Falta articulação com órgãos públicos / falta articulação com os responsáveis institucionais; Articulação com as universidades. A questão de se criar uma logomarca para o Subcomitê está relacionada ao desejo de criação e fortalecimento de uma identidade visual própria, o que é muito importante na comunicação. Como o Subcomitê é um subcolegiado do Comitê Alto Tietê é preciso conhecer as regras existentes em relação à autonomia visual.

4 Plano de Comunicação do Subcomitê Pinheiros-Pirapora Imagens para peças e produtos do Plano de Comunicação Sub-bacia Pinheiros-Pirapora e Bacia do Alto Tietê oferecer a visualização do conceito de bacia, subbacia e rede hidrográfica, facilitando a compreensão dos conceitos relacionados à gestão dos recursos hídricos. Oferecer a visualização do conjunto de municípios em cujos territórios correm as águas da sub-bacia. Oferecer uma a visão integrada dos municípios e da sub-bacia. Todas as peças e produtos do Plano de Comunicação, sempre que pertinente, veicularão estas imagens, reforçando visualmente o conceito de bacia hidrográfica. Sugere-se que também as prefeituras da sub-bacia incorporem as imagens às suas produções. Objetivo 1 1 Divulgar o Subcomitê Pinheiros-Pirapora na sub-bacia, contextualizando sua relação com o Comitê Alto Tietê e seu papel como integrante do sistema estadual de gestão de Recursos Hídricos SP. Públicos Mídia da sub-bacia e da área de recursos hídricos. Pessoas, formadores de opinião, grupos e instituições que atuem na gestão ambiental e da água na sub-bacia. Técnicos e gestores da administração pública municipal estadual da sub-bacia, professores. Parceiros Administração pública da sub-bacia secretarias e departamentos de Meio Ambiente e Secretarias de Educação das prefeituras. Assessores de comunicação das prefeituras da sub-bacia. Veículos de comunicação / profissionais de comunicação da sub-bacia. Peças/mídias de divulgação e informação Folder divulgando o Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o site o FEHIDRO. Banner divulgando o Subcomitê (com imagem da sub-bacia), o sistema estadual de gestão de recursos hídricos. Gadget para o site para facilitar o compartilhamento do endereço web. Gadget é um miniaplicativo interativo, um pequeno software, de pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior, criado para desenvolver funções úteis na navegação e conexão. Gadget sincroniza iphone, lê vários tipos de cartão de memória e serve como carregador. PowerPoint sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos. (CDs cópia para distribuição). Texto informativo sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos para ser distribuído para a mídia da sub-bacia. Documentário sobre a função e história do Subcomitê. Bolsa brinde do Subcomitê. Site Boletim eletrônico mensal do site Atividades de informação e mobilização - Evento anual para comemorar o aniversário de criação do Subcomitê. Data: 23/09 - Realização de 8 reuniões organizadas com apoio das prefeituras para palestra sobre o sistema estadual de gestão dos RH e Subcomitê, FEHIDRO, lançamento do banner e do folder. (Projeto Fortalecimento do Subcomitê).

5 - Colocação de stand com banner do Subcomitê e distribuição de folder em eventos ambientais da subbacia. - Inclusão de palestras apresentando o Subcomitê, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos e o FEHIDRO nos eventos ambientais da sub-bacia. Por exemplo: atividades anuais de comemoração da semana de meio ambiente promovidas pelas prefeituras e instituições de ensino superior e pesquisa, escolas públicas e privadas da sub-bacia. - Realização, pelo Subcomitê, de evento anual sobre gestão integrada de recursos hídricos na subbacia. Sugestão de data: 22 de março Dia Mundial da Água. Atividades de assessoria de comunicação 1 - Reforma do site - Inserir no site ferramentas de compartilhamento direto das notícias pelo Twitter, Facebook, Orkut - Criar página para o Subcomitê: agenda, compartilhamento de documentos (atas, relatórios, pautas de reuniões). - Reorganização do menu e das páginas do site. - Criar sistema de upload e compartilhamento para áreas de arquivo do site: Sala de Leitura e Multimídia. 2 Campanha para inserção de link para o site nos sites das prefeituras e organizações tomadoras de recursos do FEHIDRO na sub-bacia (gadget). 3 - Gestão e produção de conteúdo do site 4 Produção e distribuição mensal de boletim eletrônico. Objetivo 2 Informar e mobilizar para a participação no Subcomitê, contribuindo para consolidar seu perfil tripartite: prefeituras, Estado, sociedade civil e usuários de água. Públicos Instituições de ensino superior e pesquisa Organizações da sociedade civil Organizações de usuários da água Prefeituras da sub-bacia Parceiros Instituições públicas e sociais que compõem o colegiado do Subcomitê Veículos de comunicação / profissionais de comunicação Assessorias de comunicação das prefeituras Peças de divulgação e informação Folder divulgando o Subcomitê/Pinheiros-Pirapora/AT, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o site o FEHIDRO. Banner divulgando o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o Subcomitê (com imagem da sub-bacia). PowerPoint sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos. (CDs cópia para distribuição). Texto informativo sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos para ser distribuído para a mídia da sub-bacia. Documentário sobre a função e história do Subcomitê. Guia de mídia da sub-bacia. Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia. Atividades de informação e mobilização - Visita às instituições de ensino superior e pesquisa da sub-bacia para informar sobre o Subcomitê e sobre vaga para o setor no colegiado. - Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico anual para organizações que compõem o

6 Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia informando sobre o Subcomitê, condições para participação, local, data e horário das reuniões regulares, condições para acessar os editais anuais e convite para assistir a uma reunião. - Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico anual aos setores que compõem o segmento Sociedade Civil informando sobre abertura dos editais. - Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico aos setores que compõem o segmento Sociedade Civil informando sobre a abertura de credenciamento para eleição do colegiado, condições para participação, prazos data da eleição. - Colocação de stand com banner do Subcomitê e distribuição de folder em eventos ambientais da subbacia. - Inclusão de palestras apresentando o Subcomitê, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos e o FEHIDRO nos eventos ambientais da sub-bacia. Por exemplo: atividades anuais de comemoração da semana de meio ambiente promovidas pelas prefeituras e instituições de ensino e pesquisa da subbacia. Objetivo 3 Articular e sustentar relacionamento com as mídias da sub-bacia Pinheiros-Pirapora Públicos Editores e repórteres dos veículos de comunicação da sub-bacia. Editores de sites temáticos sobre recursos hídricos e conservação da água. Blogueiros que têm como tema a gestão dos recursos hídricos e a conservação da água. Blogueiros formadores de opinião na sub-bacia. Assessores de comunicação de Prefeituras da sub-bacia. Peças de divulgação e informação Folder divulgando o Subcomitê/Pinheiros-Pirapora/AT, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o site o FEHIDRO. PowerPoint sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos. (CDs cópia para distribuição). Texto informativo sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos para ser distribuído para a mídia da sub-bacia. Documentário sobre a função e história do Subcomitê. Guia de mídia da sub-bacia. Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia. Site Boletim eletrônico mensal do site Bolsa brinde do Subcomitê. Atividades de informação e mobilização - Café da manhã anual com a mídia local: apresentação do documentário ou PowerPoint, agenda de reuniões do ano. Distribuição de bolsa brinde Subcomitê, de publicação sobre a região. - Sugestões de pauta sobre atividades do Subcomitê e projetos financiados pelo FEHIDRO na sub-bacia. - Releases sobre do Subcomitê e projetos financiados pelo FEHIDRO na sub-bacia. - Desenvolver ação de informação em relação à definição de agenda anual das reuniões, eleições dos colegiados, lançamento de editais, projetos aprovados nos editais. - Encaminhamento do folder, PowerPoint e texto para os editores e repórteres dos veículos de comunicação na sub-bacia. - Realização pelo Subcomitê de evento anual sobre gestão integrada de recursos hídricos na sub-bacia. Sugestão de data: 22 de março Dia Mundial da Água.

7 2 - Produtos e ações que podem ser executadas pelo projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT: comunicação institucional, integração e mobilização social Período: Outubro Fevereiro Produção do Folder divulgando o Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o site o FEHIDRO. Há no projeto a produção de cartazes. Podemos encaminhar uma solicitação para reaplicação do recurso na produção do folder, adequando o projeto ao Plano de Comunicação. Na oficina identificou-se a necessidade de apresentação de conceitos relativos à bacia hidrográfica, gestão de bacia hidrográfica e do próprio sistema estadual de gestão de recursos hídricos como informação de base a ser difundida na sub-bacia, para reconhecimento e valorização do Subcomitê como instância de gestão compartilhada da água. O folder se presta melhor a esta difusão do que o cartaz, pois é uma peça de comunicação boa para ser compartilhada e distribuída em ações de esclarecimento quando há necessidade de distribuir muitas informações. Permite o uso de imagens, várias dobras/espaços. Fácil de transportar e disseminar. Além disso, em relação ao cartaz, identificamos um problema sério na oficina: sua distribuição. A distribuição do folder será uma ação em rede entre os membros do colegiado. 2 - Banner divulgando o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o Subcomitê (com imagem da sub-bacia). A proposição é que todas as instituições colegiadas tenham um banner do Subcomitê, de forma que seja uma identificação de sua participação e reconhecimento de pertencimento à sub-bacia. Deve ser colocado em espaço de grande circulação de pessoas, para ter alta visibilidade e sempre ser exposto nos eventos municipais. Na medida em que pode ter permanência no local, o banner se presta para a difusão continua da mensagem, reforçando-a. É um suporte muito bom para explorarmos a difusão da imagem da sub-bacia Pinheiros-Pirapora e seus municípios, pois um ponto forte do banner com peça publicitária é seu impacto visual. No projeto temos planejado a produção de 8 banners, um para cada prefeitura da subbacia. Não atende a demanda integral do Plano (todas as instituições que integram o Subcomitê), mas dotar as prefeituras com o banner é um bom começo de campanha.

8 3 - Realização de 8 reuniões organizadas com apoio das prefeituras para palestra sobre o sistema estadual de gestão dos RH e Subcomitê, FEHIDRO, lançamento do banner e do folder. Conjunto de reuniões já previstas no Projeto que será adequado aos objetivos do Plano. Tem como ação preliminar a produção dos banners e folders. 4 - Texto informativo sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos para ser distribuído para a mídia da sub-bacia. Será produzido e disponibilizado no site, para distribuição livre. 5 - Reforma do site - Inserir no site ferramentas de compartilhamento direto das notícias pelo Twitter, Facebook, Orkut. - Criar página para o Subcomitê: agenda, compartilhamento de documentos (atas, relatórios, pautas de reuniões). - Reorganização do menu e das páginas do site. - Criar sistema de upload e compartilhamento para áreas de arquivo do site: Sala de Leitura e Multimídia. A criação de uma página para reforçar a identidade do colegiado fortalecerá o site como canal do Subcomitê. Estimular o compartilhamento das notícias do site é aproveitar a difusão viral, gratuita e de validação que a web oferece. Tornar mais fácil o upload (subida de arquivos de texto, imagem, vídeo) e seu compartilhamento nas áreas Sala de Leitura e Multimídia. Realização: janeiro de Hospedagem, gestão do site e produção de conteúdo do site Produção e distribuição mensal do Boletim eletrônico. Assessoria de comunicação para o Subcomitê. Estas atividades estão garantidas pelo Projeto até março de Guia de mídia da sub-bacia Produto do projeto em fase de finalização. É um cadastro com informações sobre os vínculos de comunicação da sub-bacia. Material de apoio para o Subcomitê, as assessorias de comunicação das prefeituras e das ongs das sub-bacias para contato com a imprensa regional. Entrega janeiro de Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia Produto do projeto em fase de finalização. Cadastro de organizações que compõem o segmento sociedade civil do FEHIDRO. Material de apoio para ações de mobilização e divulgação do Subcomitê, dos editais, das eleições do colegiado. Entrega: janeiro de 2011

9 Divulgação direta para o segmento sociedade civil - Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico anual para organizações que compõem o Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia informando sobre o Subcomitê, condições para participação, local, data e horário das reuniões regulares, condições para acessar os editais anuais e convite para assistir a uma reunião. Realização: Fevereiro de Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico anual aos setores que compõem o segmento Sociedade Civil informando sobre abertura dos editais. Realização: conforme lançamento do edital anual Relacionamento com a mídia da sub-bacia Assessoria de comunicação ao Subcomitê até março Cronograma do Plano

10 Objetivo 1 Divulgar o Subcomitê Pinheiros-Pirapora na sub-bacia, contextualizando sua relação com o Comitê Alto Tietê e seu papel como integrante do sistema estadual de gestão de Recursos Hídricos SP. Peças e atividades de comunicação Responsável Período de realização 01 Folder Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro Banners Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro Gadget para o site Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro Realização de 8 reuniões Projeto Fortalecimento do Subcomitê */ Fevereiro Gestão do Site e produção de conteúdo e elaboração mensal do boletim eletrônico. Prefeituras/ Ongs Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Até março de Texto informativo para a mídia da sub-bacia. Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Fevereiro Reforma do site Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro PowerPoint sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos. 09 Documentário sobre a função e história do Subcomitê. 10 Bolsa brinde do Subcomitê 11 Colocação de stand com banner do Subcomitê e distribuição de folder em eventos ambientais da subbacia. 12 Palestras apresentando o Subcomitê, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos e o FEHIDRO nos eventos ambientais da sub-bacia. Colegiado do Subcomitê Colegiado Subcomitê 13 Evento anual sobre gestão integrada de recursos hídricos na sub-bacia. Colegiado Subcomitê 14 Evento anual para comemorar o aniversário de criação

11 do Subcomitê. Data: 23/09 Colegiado Subcomitê Objetivo 2 - Informar e mobilizar para a participação no Subcomitê, contribuindo para consolidar seu perfil tripartite: prefeituras, Estado, sociedade civil e usuários de água. Peças e atividades de comunicação Responsável Período de realização 01 Peças de comunicação relativas aos itens 01, 02, 06 do objetivo 01 Projeto Fortalecimento do Subcomitê * 02 Itens 08 e 09 do Objetivo Guia de mídia Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro de Cadastro de Sociedade Civil Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro de Visita às instituições de ensino superior e pesquisa da sub-bacia para informar sobre o Subcomitê 06 Contato eletrônico anual para organizações que compõem o Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia informando sobre o Subcomitê, condições para participação, local, data e horário das reuniões regulares e convite para assistir a uma reunião. 07 Contato eletrônico anual para os que compõem o segmento sociedade civil informando sobre os editais anuais 08 Contato eletrônico para os que compõem o segmento sociedade civil informando sobre as eleições para o colegiado Secretaria executiva do Subcomitê Secretaria executiva do Subcomitê Secretaria executiva do Subcomitê Janeiro e fevereiro de Atividades relativas aos itens 11 e 12 do objetivo 01 Colegiado Subcomitê Objetivo 3 - Articular e sustentar relacionamento com as mídias da sub-bacia Pinheiros-Pirapora. Peças e atividades de comunicação Responsável Período de realização 01 Peças relativas aos itens 01, 02, 05 e 06, do objetivo 01 Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro e fevereiro de 2011

12 02 Peças relativas aos itens 09, 10, do objetivo Peças relativas aos itens 03 e 04 do objetivo 02 Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro de Café da manhã anual com a mídia local / distribuição da bolsa brinde com materiais informativos do Subcomitê 05 Encaminhamento de sugestões de pauta sobre Até março de 2011 atividades do Subcomitê e projetos financiados pelo FEHIDRO na sub-bacia Projeto Fortalecimento do Subcomitê * 06 Encaminhamento de releases sobre Subcomitê e projetos financiados pelo FEHIDRO na sub-bacia Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Até março de Desenvolver ação de informação em relação à definição Secretaria executiva do Subcomitê/ assessoria de agenda anual das reuniões, eleições dos colegiados, lançamento de editais, projetos aprovados nos editais. de comunicação 08 Encaminhamento das peças de comunicação proposta Secretaria executiva do Subcomitê/ no Plano à mídia da sub-bacia Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Março de Realização pelo Subcomitê de evento anual sobre gestão integrada de recursos hídricos na sub-bacia Colegiado do Subcomitê * Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT:, financiado pelo FEHIDRO e em execução pelo 5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental.

13 5 Elementos - Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental Rua Ajude, 14 CEP: Lapa São Paulo SP Tel./Fax: (11) Site: Sinapse Agência de Notícias Ltda. Site:

Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa

Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos Título do projeto em outra capa Bacia Hidrográfica do Alto Tietê com destaque para a Sub-bacia Pinheiros-Pirapora Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora

Leia mais

Planos estratégicos de comunicação 2013/2014 Programa Áreas Protegidas da Amazônia - ARPA

Planos estratégicos de comunicação 2013/2014 Programa Áreas Protegidas da Amazônia - ARPA 1. Plano de Comunicação interna 1.1 Aspectos estruturantes 1.1.1 Objetivo O objetivo maior do plano de comunicação interna é fortalecer a gestão do Programa Arpa, a coesão entre parceiros e agentes diretamente

Leia mais

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1.1 APRESENTAÇÃO O Plano de Comunicação e Participação Social subsidiará a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, criando as bases para

Leia mais

RESUMO O HOMEM E O RIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DO RIO PARAÍBA DO SUL

RESUMO O HOMEM E O RIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DO RIO PARAÍBA DO SUL RESUMO O HOMEM E O RIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DO RIO PARAÍBA DO SUL UNITAU - Universidade de Taubaté CBH-PS Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul Trabalho realizado

Leia mais

Marcele Bastos. o Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas. Fundamentos de marketing. o Especialista em Gestão - ênfase em Marketing

Marcele Bastos. o Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas. Fundamentos de marketing. o Especialista em Gestão - ênfase em Marketing o Especialista em Gestão - ênfase em Marketing o Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas o Docente universitária na disciplina Fundamentos de marketing o 12 anos de experiência em comunicação

Leia mais

Relatório do Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social

Relatório do Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social Relatório do Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social Contrato 047/2009 Junho 2010 1 Realização 5 Elementos Instituto de Educação

Leia mais

Código: MAP-DIINF-003 Versão: 00 Data de Emissão: 0101/2013 Elaborado por: Gerência de Comunicação

Código: MAP-DIINF-003 Versão: 00 Data de Emissão: 0101/2013 Elaborado por: Gerência de Comunicação Código: MAP-DIINF-003 Versão: 00 Data de Emissão: 0101/2013 Elaborado por: Gerência de Comunicação Aprovado por: Diretoria de Informação Institucional 1 OBJETIVO Definir e padronizar os procedimentos referentes

Leia mais

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM DECRETO nº 1098, de 12 de fevereiro de 2009 Dispõe sobre alocação, denominação e atribuições dos órgãos que compõem a estrutura organizacional do Gabinete da Prefeita e dá outras providências. A PREFEITA

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social A Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG é uma unidade de apoio e assessoramento da Instituição, diretamente ligada ao Gabinete da Reitoria, que dentre suas

Leia mais

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS DELIBERAÇÃO CBH RIO DAS VELHAS Nº 001, de 05 de fevereiro de 2014 Estabelece procedimentos para o acompanhamento e a avaliação de projetos hidroambientais, planos e projetos municipais de saneamento, para

Leia mais

Relatório de Gestão Setorial 2010

Relatório de Gestão Setorial 2010 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial 2010 Cruz das Almas BA 2010 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES Período: Janeiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Assessoria de Comunicação Social - ASCOM UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Assessoria de Comunicação Social - ASCOM Petrolina Junho de 2013 APRESENTAÇÃO A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Univasf tem como missão planejar

Leia mais

A ABEMD trabalha para incentivar, valorizar, desenvolver e difundir o Marketing Direto no Brasil.

A ABEMD trabalha para incentivar, valorizar, desenvolver e difundir o Marketing Direto no Brasil. A ABEMD, Associação Brasileira de Marketing Direto, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1976 e constituída por pessoas jurídicas e físicas interessadas na aplicação de estratégias e técnicas

Leia mais

Guia para produção de conteúdo

Guia para produção de conteúdo Guia para produção de conteúdo www.pinheirospirapora.org.br Abril de 2008 Projeto Fortalecimento Institucional do Sub Comitê Pinheiros Pirapora Texto 5 Elementos Cybermind Oficina 5 Elementos Financiamento

Leia mais

Plano de COMUNICAÇÃO do Planejamento Estratégico da Justiça Federal

Plano de COMUNICAÇÃO do Planejamento Estratégico da Justiça Federal Plano de COMUNICAÇÃO do Planejamento Estratégico da Justiça Federal PLANO DE COMUNICAÇÃO DA ESTRATÉGIA Introdução É importante ressaltar que um plano de comunicação tem a finalidade de tornar conhecida

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Rua Adualdo Batista, 1550 Parque Iracema Fortaleza Ceará CEP: 60.824-140 Fone: (85) 3218.7020 www.cogerh.com.

TERMO DE REFERÊNCIA. Rua Adualdo Batista, 1550 Parque Iracema Fortaleza Ceará CEP: 60.824-140 Fone: (85) 3218.7020 www.cogerh.com. TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM PRODUÇÃO DE VÍDEO PARA ROTEIRIZAÇÃO, EDIÇÃO, GRAVAÇÃO DE LOCUÇÕES PROFISSIONAIS E MONTAGEM DE MATRIZ DE DVD COM MENU DE OPÇÕES DE ACESSO A CONTEÚDOS

Leia mais

Como o Subcomitê se integra internamente?

Como o Subcomitê se integra internamente? Ecomapeamento das interações entre os membros do Subcomitê Pinheiros-Pirapora Foco do ecomapeamento O conjunto de relações que membros de colegiado e participantes regulares das reuniões mensais do Subcomitê,

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ- PIRANHAS-AÇU

PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ- PIRANHAS-AÇU PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ- PIRANHAS-AÇU CAICÓ - RN COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Leia mais

Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil. Região do Rio Grande do Sul

Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil. Região do Rio Grande do Sul Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil Após um mais de ano de trabalho e experiências adquiridas a CRIC apresenta à diretoria regional as diretrizes que regem

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

REUNIÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DO SUBCOMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO TIETÊ - PINHEIROS PIRAPORA 2 DE DEZEMBRO DE 2011

REUNIÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DO SUBCOMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO TIETÊ - PINHEIROS PIRAPORA 2 DE DEZEMBRO DE 2011 REUNIÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DO SUBCOMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO TIETÊ - PINHEIROS PIRAPORA 2 DE DEZEMBRO DE 2011 Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Em dois de dezembro de 2011, às 9h30min., aconteceu

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO CUNI Nº 085, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2011. O Conselho Universitário da Universidade Federal de Lavras, no uso de suas atribuições regimentais, e tendo em vista o que foi deliberado

Leia mais

5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental. CONVITE Nº. 0006/2009 Contrato 045/2009. Prezados Senhores:

5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental. CONVITE Nº. 0006/2009 Contrato 045/2009. Prezados Senhores: CONVITE Nº. 0006/2009 Contrato 045/2009 Prezados Senhores: A ONG 5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, em conformidade com a redação em vigor da Lei Federal nº 8.666/93, Lei Estadual

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado do Grupo Telefônica

Política do Programa de Voluntariado do Grupo Telefônica Política do Programa de Voluntariado do Grupo Telefônica INTRODUÇÃO O Grupo Telefônica, consciente de seu importante papel na construção de sociedades mais justas e igualitárias, possui um Programa de

Leia mais

NÚCLEO NÓS PODEMOS BAHIA. Plano de Ação. Articular e integrar os segmentos da sociedade e recursos para desenvolver ações que contribuam

NÚCLEO NÓS PODEMOS BAHIA. Plano de Ação. Articular e integrar os segmentos da sociedade e recursos para desenvolver ações que contribuam NÚCLEO NÓS PODEMOS BAHIA Plano de Ação A - MISSÃO Articular e integrar os segmentos da sociedade e recursos para desenvolver ações que contribuam diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012 Cruz das Almas BA 2013 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO

Leia mais

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 A proposta de plano de comunicação elaborada pela Coordenação- Geral de Comunicação e Editoração

Leia mais

PROJETO CAJU É GERAÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BAIXO ACARAÚ CE

PROJETO CAJU É GERAÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BAIXO ACARAÚ CE PROJETO CAJU É GERAÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BAIXO ACARAÚ CE PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Fortaleza Ceará Brasil 2010-2012 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 03 2. OBJETIVOS... 04 3. ESTRATÉGIAS

Leia mais

Programa de Comunicação Interna e Externa

Programa de Comunicação Interna e Externa Programa de Comunicação Interna e Externa Aprovado na Reunião do CONASU em 21/01/2015. O Programa de Comunicação Interna e Externa das Faculdades Integradas Ipitanga FACIIP pretende orientar a execução

Leia mais

Reunião do Comitê de Marketing 13 e 14 de janeiro de 2011

Reunião do Comitê de Marketing 13 e 14 de janeiro de 2011 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Reunião do Comitê de Marketing 13 e 14 de janeiro de 2011 Memória Presentes: membros do

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO Nº 937/2012 - PGJ

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO Nº 937/2012 - PGJ RESOLUÇÃO Nº 937/2012 - PGJ O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais e com fundamento no art. 19, XX, da Lei Complementar nº 85, de 27 de dezembro de 1999, Considerando

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

1. Objetivo do Projeto

1. Objetivo do Projeto PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VISNET - INTERNET E COMUNICAÇÃO Desenvolvimento de Site para CDL 1. Objetivo do Projeto O CDL Online é o mais novo sistema interativo especialmente projetado para criar

Leia mais

Mobilização e Participação Social no

Mobilização e Participação Social no SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Mobilização e Participação Social no Plano Brasil Sem Miséria 2012 SUMÁRIO Introdução... 3 Participação

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO PELA EDUCAÇÃO - MPEDUC ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO PELA EDUCAÇÃO - MPEDUC ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PELA EDUCAÇÃO - MPEDUC ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO APRESENTAÇÃO O Ministério Público pela Educação MPEDUC é um projeto que foi desenvolvido em parceria pelo Ministério Público Federal/Procuradoria

Leia mais

EDITAL ESPECIAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS DE EXTENSÃO

EDITAL ESPECIAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS DE EXTENSÃO EDITAL ESPECIAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS DE EXTENSÃO JUSTIFICATIVA As atividades de extensão têm assumido no cenário universitário recente um papel fundamental para construção de novas

Leia mais

DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO

DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO GESTÃO Durante o evento também é realizado momentos de debate, visando disseminar as melhores práticas de gestão das empresas vencedoras dos Prêmios

Leia mais

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul Moderação: Graciane Regina Pereira e Katiuscia Wilhelm Kankerski 13h Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho.

Leia mais

Rede de Responsabilidade Social Empresarial pela Sustentabilidade

Rede de Responsabilidade Social Empresarial pela Sustentabilidade Rede de Responsabilidade Social Empresarial pela Sustentabilidade Existe a compreensão evidente por parte das lideranças empresariais, agentes de mercado e outros formadores de opinião do setor privado

Leia mais

EDITAL 02.2014. 1.3 Auxiliares Administrativos: Serviço de recepção, protocolo e encaminhamento interno de processos.

EDITAL 02.2014. 1.3 Auxiliares Administrativos: Serviço de recepção, protocolo e encaminhamento interno de processos. EDITAL 02.2014 Convênio MTE/SENAES n. 78/2012 SICONV 776109/2012 Edital 02.2014 Contratação de profissionais de apoio técnico e administrativo para assessorar a ASSOCENE na Execução de Atividades Orientadas

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A VIRTUALLINK

PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A VIRTUALLINK PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A VIRTUALLINK - Equipe de Comunicação Multimídia e Relações Públicas: Márcio Lobato Nayanne Pacheco 1. - OBJETIVO: A presente proposta objetiva estruturar

Leia mais

TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Eixos Temáticos, Diretrizes e Ações Documento final do II Encontro Nacional de Educação Patrimonial (Ouro Preto - MG, 17 a 21 de julho

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICO- CULTURAIS NA UFSCAR PARA 2015.

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICO- CULTURAIS NA UFSCAR PARA 2015. EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICO- CULTURAIS NA UFSCAR PARA 2015. JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo 1, artigo 3º define como uma das

Leia mais

O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc, professor Aristides Cimadon, no uso de suas atribuições,

O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc, professor Aristides Cimadon, no uso de suas atribuições, PORTARIA Nº101/UNOESC-R/2014. Disciplina e organiza as ações do Marketing Institucional da Unoesc. O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc, professor Aristides Cimadon, no uso de suas

Leia mais

Universidade Federal da Integração Latino-Americana SECOM UNILA. Secretaria de Comunicação Social. Unile-se

Universidade Federal da Integração Latino-Americana SECOM UNILA. Secretaria de Comunicação Social. Unile-se Universidade Federal da Integração Latino-Americana SECOM UNILA Secretaria de Comunicação Social Unile-se Unile-se A Secretaria de Comunicação Social (Secom, para os chegados ) apresenta uma breve cartilha

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org documento inicial Portal do Fórum Social Mundial introdução Entendemos que um site como do Fórum

Leia mais

DIRETRIZES DO FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/NÓS PODEMOS. (aprovada em 2010 e 1ª revisão em agosto de 2012)

DIRETRIZES DO FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/NÓS PODEMOS. (aprovada em 2010 e 1ª revisão em agosto de 2012) DIRETRIZES DO FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/NÓS PODEMOS (aprovada em 2010 e 1ª revisão em agosto de 2012) Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor RH/2013/015

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor RH/2013/015 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor RH/2013/015 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE - 2010 Valdir Barbosa Agenda Plano estratégico 2011 para uso de Software Livre Diretrizes Objetivos e indicadores

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Sistema de Gestão Estratégica. Documento de Referência

Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Sistema de Gestão Estratégica. Documento de Referência Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial Sistema de Gestão Estratégica Brasília - 2010 SUMÁRIO I. APRESENTAÇÃO 3 II. OBJETIVOS DO SGE 4 III. MARCO DO SGE 4 IV. ATORES

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

TRANSPARÊNCIA QUANTO À ATUAÇÃO PARLAMENTAR DIRETA

TRANSPARÊNCIA QUANTO À ATUAÇÃO PARLAMENTAR DIRETA De: Gabinete do Vereador Jimmy Pereira Para: Ação Jovem Brasil Resposta à solicitação de Informações para a formação do Índice de Transparência da Câmara do Rio TRANSPARÊNCIA QUANTO À ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

SECRETARIA DE FAZENDA DO TOCANTINS PROJETO DE MODERNIZAÇÃO FISCAL DO ESTADO DO TOCANTINS - PMF-TO (PROFISCO-TO). PLANO DE COMUNICAÇÃO SEFAZ-TO

SECRETARIA DE FAZENDA DO TOCANTINS PROJETO DE MODERNIZAÇÃO FISCAL DO ESTADO DO TOCANTINS - PMF-TO (PROFISCO-TO). PLANO DE COMUNICAÇÃO SEFAZ-TO SECRETARIA DE FAZENDA DO TOCANTINS SEFAZ-TO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO FISCAL DO ESTADO DO TOCANTINS - PMF-TO (PROFISCO-TO). PLANO DE COMUNICAÇÃO 10 de Outubro de 2013 LISTA DE ILUSTRAÇÕES 2 Quadro 1- Matriz

Leia mais

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO. Programa de Educação Ambiental Interno

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO. Programa de Educação Ambiental Interno PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO Programa de Educação Ambiental Interno Condicionante 57 LO 417/2010 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 04 2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 05 3. REGULAMENTO APLICÁVEL 06 3.1. FEDERAL

Leia mais

EDITAL Nº 003/2009. Quadro de vagas. semanal ASC-01 Analista Social - Comercialização 01 44h R$3.949,69

EDITAL Nº 003/2009. Quadro de vagas. semanal ASC-01 Analista Social - Comercialização 01 44h R$3.949,69 EDITAL Nº 003/2009 O Presidente da UNIÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E ENSINO UBEE, por meio do Diretor do Instituto Marista de Solidariedade IMS, torna público a abertura de inscrições para contratação de

Leia mais

Planejamento Estratégico PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Histórico de elaboração Julho 2014

Planejamento Estratégico PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Histórico de elaboração Julho 2014 Planejamento Estratégico PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Histórico de elaboração Julho 2014 Motivações Boa prática de gestão Orientação para objetivos da Direção Executiva Adaptação à mudança de cenários na sociedade

Leia mais

Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale. Apresentam:

Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale. Apresentam: Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale Apresentam: Divino Encontro História Cultura Tradição Divino Encontro História, Cultura e Tradição A Sol do Vale O Divino Encontro Órgãos e entidades parceiras

Leia mais

planejamento de comunicação 2011 1. INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO

planejamento de comunicação 2011 1. INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO 1. INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO 1 Nome da Organização: Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé 2 Data da Fundação: 15 de novembro de 1992 3 Localização: R. D. Pedro II 1892, sala 7 - Bairro Nossa Sra.

Leia mais

EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA

EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA 1. APRESENTAÇÃO Com base nos valores da economia solidária e da cultura livre, o Estúdio Gunga empresa de comunicação focada na criação de sites, editoração gráfica,

Leia mais

Plano de Ação da CPA

Plano de Ação da CPA Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA Plano de Ação da CPA Ano 2014 CPA/CESUPA 2014 C o m i s s ã o P r ó p r i a d e A v a l i a ç ã o C P A / C E S U P A APRESENTAÇÃO O plano de ações da CPA

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho IMPRENSA IT. 36 08 1 / 6 1. OBJETIVO Administrar o fluxo de informações e executar ações de comunicação junto a imprensa sediada na capital e no interior de forma transparente, ágil, primando pela veracidade

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

PLANO DE DIVULGAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL

PLANO DE DIVULGAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL PLANO DE DIVULGAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL Inicialmente, cumpre destacar que o referido Plano de Divulgação está em consonância com o Plano de Divulgação do Processo Eleitoral da CEN Comissão Eleitoral

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM. memoriafsm.org

Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM. memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória memoriafsm.org CENÁRIO DOS ESPAÇOS NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL Pontos Fortes Potencialidades Dificuldades Estrangulamentos

Leia mais

Uma empresa de comunicação capaz de diagnosticar suas necessidades e tratá-las com perfeição!!!

Uma empresa de comunicação capaz de diagnosticar suas necessidades e tratá-las com perfeição!!! Uma empresa de comunicação capaz de diagnosticar suas necessidades e tratá-las com perfeição!!! PORTFÓLIO Criatividade, compromisso e profissionalismo: resumem o Portal da Comunicação!!! PUBLICIDADE e

Leia mais

O PROGRAMA ASSISTÊNCIA SÓCIO-JURÍDICA E OS DIREITOS DO IDOSO

O PROGRAMA ASSISTÊNCIA SÓCIO-JURÍDICA E OS DIREITOS DO IDOSO O PROGRAMA ASSISTÊNCIA SÓCIO-JURÍDICA E OS DIREITOS DO IDOSO Maria Salete da Silva Josiane dos Santos O Programa Assistência Sócio-Jurídica, extensão do Departamento de Serviço Social, funciona no Núcleo

Leia mais

Política de Comunicação Integrada

Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada agosto 2009 Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada 5 1. Objetivos Promover a comunicação integrada entre as empresas Eletrobras e dessas

Leia mais

Política de Comunicação Integrada

Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada agosto 2009 Política de Comunicação Integrada 4 1 Objetivos Promover a comunicação integrada entre as empresas Eletrobras e dessas com os seus públicos de relacionamento,

Leia mais

Estruturação dos Projetos COMUNICAÇÃO NOVA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Estruturação dos Projetos COMUNICAÇÃO NOVA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Organização de um plano de comunicação com os associados e com a mídia, relativos a imagem da Sociedade, e do médico anestesista, agregando valor à Sociedade e ao médico anestesista. Ações balizadas por

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL TERMO DE REFERÊNCIA

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL TERMO DE REFERÊNCIA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL TERMO DE REFERÊNCIA A 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária CNDC ocorreu entre os dias 23 e 25 de março

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DO CAR E CNARH

RELATÓRIO MENSAL DO CAR E CNARH RELATÓRIO MENSAL DO CAR E CNARH OBJETO DO PROJETO: CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) E CADASTRO NACIONAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS (CNARH) DA REGIÃO HIDROGRÁFICA LAGOS SÃO JOÃO. RESPONSÁVEL TÉCNICA:BRUNA

Leia mais

CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO

CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO REALIZAÇÃO Há mais de 10 anos foi criada a ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DA QUALIDADE que assumiu de nitivamente a coodenominação Programa Paraibano da

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho IMPRENSA IT. 36 07 1 / 8 1. OBJETIVO Administrar o fluxo de informações e executar ações de comunicação junto aos públicos interno e externo do Crea GO de forma transparente, ágil, primando pela veracidade

Leia mais

UHE SANTO ANTÔNIO DE JARI

UHE SANTO ANTÔNIO DE JARI UHE SANTO ANTÔNIO DE JARI PLANO DE TRABALHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PCS Plano de Trabalho ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. OBJETIVO... 1 2.1. Objetivos Específicos... 1 3. PÚBLICO ALVO... 2 4. METAS... 2 5.

Leia mais

Estande de 20 m² com montagem básica na EXPOJABRO 2015; Anúncio de 1/3 página no Programa Oficial da XX JABRO 2015;

Estande de 20 m² com montagem básica na EXPOJABRO 2015; Anúncio de 1/3 página no Programa Oficial da XX JABRO 2015; PREMIUM - 4 COTAS Estande de 30 m² com montagem básica na EXPOJABRO 2015; Anúncio de 1 página no Programa Oficial da XX JABRO 2015; Inserção de folder (até 05 páginas) e brinde da empresa na pasta da XX

Leia mais

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país.

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. OBJETIVO GERAL Estabelecer cooperação técnica para desenvolver e implementar ações que visem a fortalecer o ciclo da gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. IMPORTANTE:

Leia mais

POR UMA POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA PPNFES

POR UMA POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA PPNFES SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA MTE/SENAES FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO/EDUCAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA POR UMA POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org REFORMULAÇÃO DO SITE FSM (www.forumsocialmundial.org.br) O processo FSM passa por uma nova fase

Leia mais

Instruções para preenchimento do formulário de CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

Instruções para preenchimento do formulário de CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO Instruções para preenchimento do formulário de CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO As instruções a seguir orientam a elaboração de propostas de Cursos de Aperfeiçoamento para aprovação e registro no Sistema de Informações

Leia mais

RESOLUÇÃO n o 35 de 16/12/2011- CAS

RESOLUÇÃO n o 35 de 16/12/2011- CAS RESOLUÇÃO n o 35 de 16/12/2011- CAS Estabelece a política de pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior

Leia mais

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES - REALIZADA EM 15 DE FEVEREIRO DE 2007, ÀS

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES - REALIZADA EM 15 DE FEVEREIRO DE 2007, ÀS ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES - REALIZADA EM 15 DE FEVEREIRO DE 2007, ÀS 9h30 NO SÃO PAULO CLUBE, SITUADO À AV. HIGIENÓPOLIS, 18 SÃO

Leia mais

A Arte em Eventos é uma empresa que organiza eventos. w w w. a r t e e m e v e n t o s. c o m. b r

A Arte em Eventos é uma empresa que organiza eventos. w w w. a r t e e m e v e n t o s. c o m. b r A Arte em Eventos é uma empresa que organiza eventos. Integrada às novidades do mercado, oferece um excelente atendimento e soluções criativas na produção de eventos, que asseguram bons resultados e valorizam

Leia mais

FACULDADE METODISTA DE BIRIGUI REGIMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO EMPRESARIAL (NEXEM)

FACULDADE METODISTA DE BIRIGUI REGIMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO EMPRESARIAL (NEXEM) FACULDADE METODISTA DE BIRIGUI REGIMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO EMPRESARIAL (NEXEM) A extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e reforça o ensino e a pesquisa,

Leia mais

Centro Comunitário Vila Gaúcha. Projeto Experimental II

Centro Comunitário Vila Gaúcha. Projeto Experimental II Centro Comunitário Vila Gaúcha Projeto Experimental II Apresentação da Empresa O Centro Comunitário Vila Gaúcha presta atendimento regular em Educação Infantil, Serviço de Apoio Sócio Educativo, Trabalho

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - ES PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Introdução O Programa Municipal de Educação Ambiental estabelece diretrizes, objetivos, potenciais participantes, linhas

Leia mais

Mídia Kit Blog do Caminhoneiro - 2015

Mídia Kit Blog do Caminhoneiro - 2015 - Sobre O Blog do Caminhoneiro foi criado em 2011, para publicação de notícias e informações sobre caminhões, legislação e outros temas pertinentes a vida do caminhoneiro. Com trabalho sério e sempre focado

Leia mais

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança PLANO SETORIAL DE DANÇA DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança MARÇO DE 2009 CAPÍTULO I DO ESTADO FORTALECER A FUNÇÃO DO ESTADO

Leia mais

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 Isabela LOURENÇO 2 Caio Cardoso de QUEIROZ 3 Francisco José Paoliello PIMENTA 4 Universidade Federal de Juiz de Fora,

Leia mais

Planejamento Estratégico PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Formação dos grupos de trabalho e Detalhamento das estratégias do Plano de Ação Julho 2014

Planejamento Estratégico PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Formação dos grupos de trabalho e Detalhamento das estratégias do Plano de Ação Julho 2014 Planejamento Estratégico PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Formação dos grupos de trabalho e Detalhamento das estratégias do Plano de Ação Julho 2014 Grupos de trabalho: formação Objetivo: elaborar atividades e

Leia mais

Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos. Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO

Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos. Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO Relatório Consolidado Programa de Fortalecimento e Barro Alto -

Leia mais

RELATÓRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA AMBIENTAL. Janeiro a dezembro de 2007. www.5elementos.org.br

RELATÓRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA AMBIENTAL. Janeiro a dezembro de 2007. www.5elementos.org.br RELATÓRIO Janeiro a dezembro de 2007 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA AMBIENTAL www.5elementos.org.br 2 Índice 1. Institucional... 3 a. Planejamento... 3 b. Comunicação... 6 c. Participações em fóruns

Leia mais

Portal de Internet ABDI

Portal de Internet ABDI Portal de Internet ABDI 1 Histórico de Revisões Data Versão Autor Descrição 26/10/11 1.0 Jucelio Araújo Criação do documento 25/10/13 2.0 Públia Pires Atualização do documento 04/11/2013 3.0 Ana Carolina

Leia mais