USO DE PROBIÓTICOS NO CONTROLE DA MASTITE BOVINA: RELATO DE CASO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "USO DE PROBIÓTICOS NO CONTROLE DA MASTITE BOVINA: RELATO DE CASO."

Transcrição

1 USO DE PROBIÓTICOS NO CONTROLE DA MASTITE BOVINA: RELATO DE CASO. Palavras-chaves: Bovinocultura de leite, Mastite, Probióticos. Introdução: 1 SCHMITT, Clederson Idenio; JORGENS, Elbio Nallen 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3 A bovinocultura leiteira é uma das atividades mais importantes da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (RS), e ao falar em doenças a mastite bovina é uma das principais doenças que implicam em prejuízos econômicos ao produtor, como gastos em antibióticos, perdas na produção de leite entre outros. Mas o grande problema esta no controle da mastite, atualmente as bactérias envolvidas apresentam certas resistências ao uso de antibióticos e além de ocorrer o descarte do leite, o que também provoca prejuízos financeiros ao produtor. Buscando uma alternativa no controle da mastite, realizou um experimento em uma propriedade leiteira no município de Colorado RS, usando produto comercial Teutolac, o qual apresenta em sua formulação probióticos, vitaminas e minerais (Fig. 01). Figura 01. Formulação do Teutolac. Materiais e Métodos Foram usadas 60 vacas da raça holandesa, sendo realizados dois testes do teste de Califórnia Mastite Teste (CMT) o qual visou identificar os animais que possuíam a mastite subclínica. Os testes foram realizados em duas etapas, sendo o primeiro antes de iniciar o tratamento com o produto, e o segundo com trinta dias de uso do produto, assim comparando a eficácia do produto. Em relação a quantidade de produto fornecido ao animal, foram 200g 1 Méd.Vet., Profissional autônomo schmittproducoes@gmail.com 2 Med. Vet., Esp., Professor do Curso de Medicina Veterinária da Unicruz- elbio.jorgens@yahoo.com.br 3 Zoot., M. Sc., Professora dos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unicruz danielearaldi@hotmail.com

2 Número de Animais por dia do produto para cada animal, sendo normalmente colocados no cocho após a ordenha, não ocorrendo a mudança da rotina da ordenha dos animais. Resultados e Discussões Com a realização do teste do CMT, antes do inicio do tratamento foi verificado que existia a presença da mastite subclínica em 48 animais possuíam mastite em algum grau, variando entre grau 1(+) á grau 3(+++). E desse total de animais testados apenas 12 animais não apresentavam nenhum grau de mastite subclínica, como podemos observar na Fig.2. Mas o fornecimento do produto foi para todos os animais, para que se objetivasse uma melhora na imunidade, assim prevenindo uma possível mastite. CMT antes do Tratamento com Teutolac CMT com 30 dias de Tratamento com TeutoLac Vacas descartadas Vacas com Mastite Vacas sem Mastite Vacas com algum grau de mastite Vacas sem Mastite Figura 02. Gráfico dos resultados do CMT. (a) Resultados antes do tratamento. (b) Resultados com trinta dias de tratamento Com trinta dias de tratamento, realizou-se um novo teste de CMT sendo verificada uma queda no número de animais com mastite subclínica, de 48 animais para 13 animais (Fig. 02), considerando nesse caso a presença de qualquer grau em um dos quatro tetos. Mas teve casos onde dos quatro tetos com mastites subclínica no primeiro teste, apenas um ainda apresentava algum grau de mastite, e também verificou que animais que apresentavam mastite grau (+++) ocorreram à diminuição para grau (++) ou (+), e teve casos onde ocorreu a cura por completo em algum dos quartos ou em todos, como pode ser observado na figura 02. Com apenas trinta dias de uso do produto, sem uso de antibióticos durante o tratamento, foi possível comprovar a eficácia do produto no controle da mastite graças a sua formulação contendo alguns probióticos que conforme KREHBIEL et al. (2003) os probióticos tem a capacidade de prevenir a colonização de patógenos indesejáveis no intestino, melhorando a saúde e o desempenho animal, diminuindo ainda o risco de acidose ruminal em vacas leiteiras, melhorando também a resposta imune em vacas e bezerros. Outros autores também apontam benefícios do uso de probióticos na alimentação do gado leiteiro (SAINZ et al. 2011,

3 MAGNABOSCO et al. 2010, STEIN et al. 2006) apontam que se percebe de uma forma geral é que os probióticos melhoram a saúde do hospedeiro, resultando em melhores índices produtivos, melhorando ainda a qualidade do produto final. E nesse aspecto o produto final é o leite, ele não foi preciso ser descartado durante o tratamento, e tendo diminuição das células somáticas do leite conforme relato do produtor. De acordo com SAXELIN et al. (2005) os probióticos podem atuar no intestino ativando o sistema imune, reforçando a barreira da mucosa e suprimindo as inflamações intestinais. E a presença na formulação do produto comercial do Lactobacillos veio a contribuir na resposta imune do animal frente a um quadro de mastite, sendo por um aumento do sistema fagocitário, sendo comprovado a eficácia do Lactobacillos por ISOLAURI et al. (2001) relatam que a administração oral de Lactobacillos sp resultou em um aumento da resposta imune inata, ou seja, aumento da fagocitose, bem como uma elevada produção de imunoglobulina (IGA) e uma diminuição da produção de IgE em humanos e animais. Outro ponto a favor do uso de probióticos é a produção leiteira tende a aumentar, alguns autores como Magnabosco et al. (2010) utilizando um simbiótico à base de Lactobacillus acidophilus, Enterococcus faecium, Bacillus subtilis e Saccharomyces cerevisiae, verificaram um aumento de 10% na produção de animais da raça Girolando. NOCEK & KAUTZ (2006) relatam um aumento de 6% na produção de leite de vacas da raça Holandesa quando utilizou um probiótico a base de Enterococcus faecium e Saccharomyces cerevisiae. Resultados semelhantes foram encontrados por NOCEK et al. (2003). Todos esses probióticos trabalhados por esses autores estão na formulação do produto Teutolac, sendo assim com o uso contínuo do produto tende a ocorrer aumento da produção do leite. E foi observado a queda das células somáticas, isso é possível, pois conforme relatos de SAINZ et al. (2011) e MAGNABOSCO et al. (2010) indicam uma redução na contagem de células somáticas (CCS) de animais em lactação e podem também contribuir para o aumento na produção de leite, uma vez que a contagem de células somáticas exerce efeito negativo na produção de leite (COLDEBELLA et al. 2004). NOCEK & KAUTZ (2006) relatam um aumento na concentração de gordura do leite de vacas da raça Holandesa, 4,65 vs 4,59%, quando utilizou um probiótico a base de Enterococcus faecium e Saccharomyces cerevisiae em comparação com o lote controle. Resultados semelhantes foram encontrados por NOCEK et al. (2003). Sendo que ambos probióticos citados pelos autores estão presente na formulação do teutolac.

4 Conclusão Foi possível observar que a utilização do teutolac, que possui em sua formulação alguns probióticos apresentou resultados muito satisfatórios, em apenas 30 dias de uso com a diminuição do grau de mastite subclínica ou a cura dos tetos afetados. Além disso, com base em outros trabalhos foi possível comprovar o relato do produtor que tinha ocorrido a diminuição da CCS, sendo isso graças aos probióticos que estão na formulação do teutolac. Referências: COLDEBELLA, A.; MACHADO, P. F.; DEMETRIO, P. C. G. B.; RIBEIRO JUNIOR, P. J.; MEYER, P. M.; CORASSIN, C. H.; CASSOLI, L. D. Contagem de Células Somáticas e Produção de Leite em Vacas Holandesas Confinadas. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 33, n. 3, p , ISOLAURI, E.; SÜTAS, Y.; KANKAANPÄÄ, P.; ARVILOMMI, H.; SALMINEN, S. Probiotics: effects on immunity, American Journal of Clinical Nutrition, New York, v. 73 (suppl), p. 444S-450S, KREHBIEL, C. R.; RUST, S. R.; ZHANG, G.; GILLILAND, S. E. Bacterial direct-fed microbials in ruminant diets: Performance response and mode of action. Journal of Animal Science, Champaign, v. 81, (Suplemento especial 2), p , MAGNABOSCO, C. U.; CARNEVALLI, R. A.; SAINZ, R. D.; FILGUEIRAS, E. A.; MAMEDE, M. M. S.; CASTRO, L. M. Probióticos melhoram a qualidade do leite de vacas Girolando. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47, 2010, Salvador. Anais eletrônico... [CD-ROM], Salvador: SBZ, NOCEK, J. E.; KAUTZ, W. P.; LEEDLE, J. A. Z.; BLOCK, E. Direct-Fed Microbial Supplementation on the Performance of Dairy Cattle During the Transition Period. Journal of Dairy Science, Champaing, v. 86, p , NOCEK, J.E.; KAUTZ, W. P. Direct-Fed Microbial Supplementation on Ruminal Digestion, Health, and Performance of Pre- and Postpartum. Journal of Dairy Science, Champaing, v. 89, p , SAINZ, R. D.; MAGNABOSCO, C. U.; FILGUEIRAS, E. A.; GUIMARÃES, R.; FREITAS, F. M. C.; MATTOS, L. R. Effects of a direct-fed microbial and fibrolytic enzyme product on somatic cell counts in milk produced by crossbred dairy cows in the Brazilian Cerrado. Journal of Dairy Science, Champaing. v. 94, E-Suppl. 1: p SAXELIN, M.; TYNKKYNEN, S.; MATTILA-SANDHOLM, T.; VOS, W. Probiotic and other functional microbes: from markets to mechanisms. Current Opinion in Biotechnology, London, v.16, p.1-8, 2005.

5 STEIN, D. R.; ALLEN, D. T.; PERRY, E. B.; BRUNER, J. C.; GATES, K. W.; REHBERGER, T. G.; MERTZ, K.; JONES, D.; SPICER L. J. Effects of feeding propionibacteria to dairy cows on milk yield, milk components, and reproduction. Journal of Dairy Science, Champaign, v. 89, n. 1, p , 2006.

USO DE PROBIÓTICOS NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS E SEU DESEMPENHO NA DIGESTÃO RUMINAL E SAÚDE NO PRÉ E PÓS-PARTO

USO DE PROBIÓTICOS NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS E SEU DESEMPENHO NA DIGESTÃO RUMINAL E SAÚDE NO PRÉ E PÓS-PARTO NÚCLEO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO EM PECUÁRIA www.ufpel.edu.br/nupeec USO DE PROBIÓTICOS NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS E SEU DESEMPENHO NA DIGESTÃO RUMINAL E SAÚDE NO PRÉ E PÓS-PARTO APRESENTADORES:

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO PREVENTIVO NO CONTROLE DA MASTITE SUBCLINICA

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO PREVENTIVO NO CONTROLE DA MASTITE SUBCLINICA TÍTULO: AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO PREVENTIVO NO CONTROLE DA MASTITE SUBCLINICA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Medicina Veterinária INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE

Leia mais

ADITIVOS PROBIÓTICOS BACTERIANOS NA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS

ADITIVOS PROBIÓTICOS BACTERIANOS NA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL Disciplina: SEMINÁRIOS APLICADOS ADITIVOS PROBIÓTICOS BACTERIANOS NA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS

Leia mais

Avaliação da porcentagem de Gordura em vacas leiteiras tratadas com diferentes sanitizantes no manejo pré e pós dipping.

Avaliação da porcentagem de Gordura em vacas leiteiras tratadas com diferentes sanitizantes no manejo pré e pós dipping. Avaliação da porcentagem de Gordura em vacas leiteiras tratadas com diferentes sanitizantes no manejo pré e pós dipping. Gian Carlos Nascimento 1 ; Jéssica Alana Coutinho de Andrade Bolina 1; Thaís Matos

Leia mais

DESEMPENHO PRODUTIVO DE BEZERRAS LEITEIRAS NA REGIÃO NORTE DE GOIÁS.

DESEMPENHO PRODUTIVO DE BEZERRAS LEITEIRAS NA REGIÃO NORTE DE GOIÁS. DESEMPENHO PRODUTIVO DE BEZERRAS LEITEIRAS NA REGIÃO NORTE DE GOIÁS. Maurício Deçones Alves ARAÚJO* 1, Alan Soares MACHADO 1, Wilian Henrique Diniz BUSO 1, Anderli Divina Ferreira RIOS 2 *Maurício Deçones

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO483 Nutrição e Alimentação de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO483 Nutrição e Alimentação de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Comunicado. Efeito da Adição de Probióticos e Prebióticos na Quantidade e Qualidade do Leite de Vacas da Raça Girolando no Bioma Cerrado.

Comunicado. Efeito da Adição de Probióticos e Prebióticos na Quantidade e Qualidade do Leite de Vacas da Raça Girolando no Bioma Cerrado. Comunicado 165 TécnicoISSN 1517-1469 ISSN online 2176-5073 Planaltina, DF Janeiro, 2010 Foto: Evando Alves Filgueiras Efeito da Adição de Probióticos e Prebióticos na Quantidade e Qualidade do Leite de

Leia mais

A POSIÇÃO DOS QUARTOS MAMÁRIOS E A INCIDÊNCIA DE MASTITE SUBCLÍNICA EM REBANHOS LEITEIROS DO SUL E SUDOESTE DE MINAS GERAIS

A POSIÇÃO DOS QUARTOS MAMÁRIOS E A INCIDÊNCIA DE MASTITE SUBCLÍNICA EM REBANHOS LEITEIROS DO SUL E SUDOESTE DE MINAS GERAIS A POSIÇÃO DOS QUARTOS MAMÁRIOS E A INCIDÊNCIA DE MASTITE SUBCLÍNICA EM REBANHOS LEITEIROS DO SUL E SUDOESTE DE MINAS GERAIS Thiago Cardoso de OLIVEIRA 1 ; Antonio MALVESTITTI NETO 2 ; Marco Antônio Pereira

Leia mais

Comparação do ganho de peso de bezerras alimentadas com leite de descarte e de leite normal durante a fase de aleitamento

Comparação do ganho de peso de bezerras alimentadas com leite de descarte e de leite normal durante a fase de aleitamento Comparação do ganho de peso de bezerras alimentadas com leite de descarte e de leite normal durante a fase de aleitamento Vinicius Emanoel Carvalho 1, Thiago Paim Silva 1, Marco Antônio Faria Silva 2,

Leia mais

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Duarte Carvalho Minighin 1, Wallacy Augusto de Oliveira 1, Túlio Gomes Justino 1, Thaylene Maria do Amaral 1, Luis Fernando de Moraes

Leia mais

AVALIAÇÃO MORFOMÉTRICA DE BEZERROS LEITEIROS NA FASE DE RECRIA ALIMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE INCLUSÃO DE LEVEDURA SECA DE CANA

AVALIAÇÃO MORFOMÉTRICA DE BEZERROS LEITEIROS NA FASE DE RECRIA ALIMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE INCLUSÃO DE LEVEDURA SECA DE CANA AVALIAÇÃO MORFOMÉTRICA DE BEZERROS LEITEIROS NA FASE DE RECRIA ALIMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE INCLUSÃO DE LEVEDURA SECA DE CANA SILVEIRA, M.A.¹; JAYME D.G.²; GONÇALVES T.¹; RODRIGUES V.H.C.¹; CAMILO

Leia mais

INFLUÊNCIA DA MASTITE NA REPRODUÇÃO DE VACAS GIROLANDO

INFLUÊNCIA DA MASTITE NA REPRODUÇÃO DE VACAS GIROLANDO INFLUÊNCIA DA MASTITE NA REPRODUÇÃO DE VACAS GIROLANDO SILVA, Lorraine Graciano 1 ; OLIVEIRA, Cleber Barbosa de 2 ; FREITAS, Bruno Balduíno Berber 3 ; MOREIRA, Édimo Fernando Alves 4 ; SANTANA, Luis Fernando

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA GRANULOMETRIA DO MILHO NA AMOSTRA NATURAL X AMOSTRA SECA

PROJETO DE PESQUISA GRANULOMETRIA DO MILHO NA AMOSTRA NATURAL X AMOSTRA SECA PROJETO DE PESQUISA GRANULOMETRIA DO MILHO NA AMOSTRA NATURAL X AMOSTRA SECA 1 SCHMITT, Clederson Idenio; ²Jorgens, Elbio Nallen; ³ZANOTTO, Dirceu L. Palavras Chaves: Granulometria, Milho, DGM. Introdução

Leia mais

Uso de diferentes sanitizantes no manejo de pré e pós dipping de vacas leiteiras - avaliação da contagem de células somáticas.

Uso de diferentes sanitizantes no manejo de pré e pós dipping de vacas leiteiras - avaliação da contagem de células somáticas. Uso de diferentes sanitizantes no manejo de pré e pós dipping de vacas leiteiras - avaliação da contagem de células somáticas. Gian Carlos Nascimento 1 ; Melina Laura Morete Pinheiro 2 ; Rafael Bastos

Leia mais

Pesquisa Institucional realizada pelo grupo de pesquisa Saúde Animal do Departamento de Estudos Agrários da Unijui 2

Pesquisa Institucional realizada pelo grupo de pesquisa Saúde Animal do Departamento de Estudos Agrários da Unijui 2 VERIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO NA PREVALÊNCIA DA MASTITE BOVINA 1 VERIFICATION OF EFFICACY OF HOMEOPATHIC COMPOUND IN THE PREVALENCE OF BOVINE MASTITIS Camila Frantz Heck 2, Denize Da

Leia mais

Uso de diferentes sanitizantes no manejo de pré e pós dipping de vacas leiteiras - avaliação da Contagem Bacteriana Total

Uso de diferentes sanitizantes no manejo de pré e pós dipping de vacas leiteiras - avaliação da Contagem Bacteriana Total Uso de diferentes sanitizantes no manejo de pré e pós dipping de vacas leiteiras - avaliação da Contagem Bacteriana Total Gian Carlos Nascimento 1 ; Rafael Bastos Teixeira 2 ; Mariana Rezende Oliveira

Leia mais

Universidade Federal de São João del-rei UFSJ Campus Santo Antônio Praça Frei Orlando, nº 170 Centro São João del-rei Minas Gerais CEP:

Universidade Federal de São João del-rei UFSJ Campus Santo Antônio Praça Frei Orlando, nº 170 Centro São João del-rei Minas Gerais CEP: 2015 InfoVer São João del-rei, fevereiro de 2013 InFover InfoVer Informativo sobre o Mercado de Leite de Vaca do Campo Uma publicação do DCECO- UFSJ Ano VIII Nº 82 Novembro de 2015 Universidade Federal

Leia mais

Implantação de boas práticas de produção de leite no Setor de Bovinocultura de Leite do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena

Implantação de boas práticas de produção de leite no Setor de Bovinocultura de Leite do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena Implantação de boas práticas de produção de leite no Setor de Bovinocultura de Leite do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena Thaylene Maria do Amaral 1, Bárbara Faria de Sousa 2, Ketelyn Cristina de Moraes 2,

Leia mais

Influência da qualidade do leite no desempenho de bezerras durante a fase de aleitamento

Influência da qualidade do leite no desempenho de bezerras durante a fase de aleitamento Influência da qualidade do leite no desempenho de bezerras durante a fase de aleitamento Vinícius Emanoel Carvalho 1, Thiago Paim Silva 1, Marco Antônio Faria Silva 2, Renison Teles Vargas 3, Cássia Maria

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 RELAÇÃO ENTRE CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS, COMPONENTES E MICROBIOLOGIA DO LEITE PATRÍCIA LOPES ANDRADE 1, ANA CAROLINA PORTELLA SILVEIRA 1, DANIEL FERREIRA DE ASSIS 1, RODRIGO OTAVIO DECARIA DE SALLES

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ARAÇATUBA - CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA RELATÓRIO PARCIAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ARAÇATUBA - CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA RELATÓRIO PARCIAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ARAÇATUBA - CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA RELATÓRIO PARCIAL AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO E QUALIDADE DO LEITE DE VACAS LEITEIRAS SUPLEMENTADAS

Leia mais

USO DE ANTIBIÓTICOS COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO E SEUS IMPASSES

USO DE ANTIBIÓTICOS COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO E SEUS IMPASSES USO DE ANTIBIÓTICOS COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO E SEUS IMPASSES Em Animais Domésticos Barbara do Prado Verotti Graduanda de Medicina Veterinária 2011 História da descoberta Muitas culturas da antiguidade

Leia mais

BRUCELOSE BOVINA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

BRUCELOSE BOVINA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. BRUCELOSE BOVINA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. SCHMITT, Cléderson Idênio 1, JORGENS, Elbio Nallen 2. Introdução A Brucelose é uma enfermidade infecto-contagiosa de caráter crônico, causada por bactéria do gênero

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMPOSIÇÃO DO LEITE DE VACAS DA RAÇA HOLANDESA SUBMETIDAS À DIETA COM ALTA PROTEÍNA E SUPLEMENTADAS COM GLICERINA BRUTA 1 COMPOSITION OF DUTCH COWS MILK SUBMITTED TO THE DIET WITH HIGH PROTEIN AND SUPPLEMENTED

Leia mais

Aspectos gerais do Manejo Preventivo da Mastite Bovina

Aspectos gerais do Manejo Preventivo da Mastite Bovina Aspectos gerais do Manejo Preventivo da Mastite Bovina Henrique José Guimarães Moreira MALUF ¹ ; Luiz Carlos MACHADO ² ; Breno Oliveira RODRIGUES 1 ; Matheus Silva LUIZ 1. ¹Graduando em Agronomia Instituto

Leia mais

Mastite. Gustavo H. Barramansa Thaylene Maria do Amaral

Mastite. Gustavo H. Barramansa Thaylene Maria do Amaral Mastite Gustavo H. Barramansa Thaylene Maria do Amaral Introdução Mastite ou Mamite é a inflamação da glândula mamária, causado por microrganismos. Essa inflamação da glândula mamária tem por objetivos

Leia mais

INTERVALOS DE CÉLULAS SOMÁTICAS SOBRE OS COMPONENTES DO LEITE: gordura e proteína

INTERVALOS DE CÉLULAS SOMÁTICAS SOBRE OS COMPONENTES DO LEITE: gordura e proteína INTERVALOS DE CÉLULAS SOMÁTICAS SOBRE OS COMPONENTES DO LEITE: gordura e proteína Camila Reis da SILVA* 1, Alexandre Vinhas de SOUZA 1, Renato Mattos FERNANDES 1, Igor Gustavo de CARVALHO¹, Edmilson Heleno

Leia mais

Tecnologia de Leite e derivados

Tecnologia de Leite e derivados Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial Tecnologia de Leite e derivados Prof. Wladimir Padilha da Silva 2018 Produção

Leia mais

PROTOCOLO DE INDUÇÃO DE LACTAÇÃO EM VACAS E NOVILHAS DA RAÇA HOLANDESA 1

PROTOCOLO DE INDUÇÃO DE LACTAÇÃO EM VACAS E NOVILHAS DA RAÇA HOLANDESA 1 PROTOCOLO DE INDUÇÃO DE LACTAÇÃO EM VACAS E NOVILHAS DA RAÇA HOLANDESA 1 Karine Weiand Szambelan 2, Mariani Schmalz Lindorfer 3, Denize Da Rosa Fraga 4. 1 Relato de Caso acompanhado durante o Estágio Extra

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE DA UNIDADE DIDÁTICA DE BOVINOCULTURA LEITEIRA DA UNICENTRO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE DA UNIDADE DIDÁTICA DE BOVINOCULTURA LEITEIRA DA UNICENTRO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE DA UNIDADE DIDÁTICA DE BOVINOCULTURA LEITEIRA DA UNICENTRO Área Temática: Produção ou Trabalho Deonisia Martinichen (Coordenador da Ação de Extensão) Palavras-chave: Bovinos,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO326 Manejo de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO326 Manejo de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: Carga horária semanal 0 5 5 Períodos - oferecimento:

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA

FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO DE MASTITE COM MASTSIGO NA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS SÃO JOÃO DA BOA VISTA, SP, JULHO DE 2008.

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS POSSÍVEIS EFEITOS DE UMA FORMULAÇÃO CONTENDO O EXTRATO AQUOSO DE CASCA DE NOZ PECÃ SOBRE MASTITE SUBCLÍNICA EM BOVINOS

AVALIAÇÃO DOS POSSÍVEIS EFEITOS DE UMA FORMULAÇÃO CONTENDO O EXTRATO AQUOSO DE CASCA DE NOZ PECÃ SOBRE MASTITE SUBCLÍNICA EM BOVINOS AVALIAÇÃO DOS POSSÍVEIS EFEITOS DE UMA FORMULAÇÃO CONTENDO O EXTRATO AQUOSO DE CASCA DE NOZ PECÃ SOBRE MASTITE SUBCLÍNICA EM BOVINOS RAFAEL PAZINATTO 1,2 FABIANA ELIAS 1,2 DALILA MOTER BENVEGNÚ 1 ANDERSON

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE UTILIZANDO O TESTE (CMT) NO DIAGNOSTICO DE MASTITE SUBCLÍNICA

ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE UTILIZANDO O TESTE (CMT) NO DIAGNOSTICO DE MASTITE SUBCLÍNICA ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE UTILIZANDO O TESTE (CMT) NO DIAGNOSTICO DE MASTITE SUBCLÍNICA FERNANDES, K. R. 1 ; VILELA, V. L. D. 2 1 Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAP 2

Leia mais

Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento de Estudos Agrários, pertencente ao Grupo de Pesquisa em Saúde Animal, da UNIJUÍ 2

Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento de Estudos Agrários, pertencente ao Grupo de Pesquisa em Saúde Animal, da UNIJUÍ 2 ESTUDO RETROSPECTIVO DE CASOS CLÍNICOS EM BOVINOS ATENDIDOS NOS ESTÁGIOS CLÍNICOS EM MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIJUÍ 1 RETROSPECTIVE STUDY OF CLINICAL CASES IN BOVINE ANIMALS DURING CLINICAL STAGES IN VETERINARY

Leia mais

CASOS DE MASTITE SUBCLÍNICA EM VACAS LACTANTES DA RAÇA GIROLANDA NO PERÍODO SECO E CHUVOSO DO ANO, NA REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CASOS DE MASTITE SUBCLÍNICA EM VACAS LACTANTES DA RAÇA GIROLANDA NO PERÍODO SECO E CHUVOSO DO ANO, NA REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE 1 CASOS DE MASTITE SUBCLÍNICA EM VACAS LACTANTES DA RAÇA GIROLANDA NO PERÍODO SECO E CHUVOSO DO ANO, NA REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE SILVA, Andrezza Miguel da 1 CAVALCANTI, Elizete Teresinha Santos

Leia mais

COMPOSIÇÃO DO LEITE EM RELAÇÃO ÀS ESTAÇÕES DO ANO EM UM REBANHO LEITEIRO CONFINADO EM SISTEMA COMPOST BARN

COMPOSIÇÃO DO LEITE EM RELAÇÃO ÀS ESTAÇÕES DO ANO EM UM REBANHO LEITEIRO CONFINADO EM SISTEMA COMPOST BARN COMPOSIÇÃO DO LEITE EM RELAÇÃO ÀS ESTAÇÕES DO ANO EM UM REBANHO LEITEIRO CONFINADO EM SISTEMA COMPOST BARN Carol Thais WEBER* 1, Marcos BUSANELLO 2, Júlia Laize Bandeira CALGARO 1, Catia Letícia Corrêa

Leia mais

Profª Drª Maria Luiza Poiatti Unesp - Campus de Dracena

Profª Drª Maria Luiza Poiatti Unesp - Campus de Dracena Profª Drª Maria Luiza Poiatti Unesp - Campus de Dracena luiza@dracena.unesp.br Probióticos: Definição Probiótico significa a favor da vida Segundo a FAO/WHO, Microrganismos vivos que ao serem administrados

Leia mais

Marcelo Moreira Antunes Sofia del Carmen Bonilla de Souza Leal

Marcelo Moreira Antunes Sofia del Carmen Bonilla de Souza Leal Influências da ordenha préparto sobre a produção e saúde de novilhas J. Dairy Sci. 90:2293-2301, 2007. K. J. Daniels F.I: 3,2 Marcelo Moreira Antunes Sofia del Carmen Bonilla de Souza Leal Orientador:

Leia mais

Agenda. 1. Conceitos sobre mastite bovina e métodos diagnósticos. 2. Principais agentes causadores da mastite. 3. Prejuízos causados pela mastite

Agenda. 1. Conceitos sobre mastite bovina e métodos diagnósticos. 2. Principais agentes causadores da mastite. 3. Prejuízos causados pela mastite Agenda Controle, prevenção e tratamento da mastite Marcos Veiga dos Santos 1. Conceitos sobre mastite bovina e métodos diagnósticos 2. Principais agentes causadores da mastite 3. Prejuízos causados pela

Leia mais

SIMBIÓTICOS COMO UM FATOR ALTERNATIVO NA SUINOCULTURA

SIMBIÓTICOS COMO UM FATOR ALTERNATIVO NA SUINOCULTURA SIMBIÓTICOS COMO UM FATOR ALTERNATIVO NA SUINOCULTURA MONTEIRO, Marcos Vilkas CLIMENI, Bruno Santi Orsi SAMARONI, Mayco ZANATTA, Julio Discentes da Faculdade de Medicina Veterinária de Garça / SP, FAMED/

Leia mais

SÉRIE NUPEEC PRODUÇÃO ANIMAL BOVINOCULTURA DE LEITE

SÉRIE NUPEEC PRODUÇÃO ANIMAL BOVINOCULTURA DE LEITE MARCIO NUNES CORRÊA VIVIANE ROHRIG RABASSA FERNANDA MEDEIROS GONÇALVES SILON JUNIOR PROCATH DA SILVA IVAN BIANCHI (Organizadores) SÉRIE NUPEEC PRODUÇÃO ANIMAL BOVINOCULTURA DE LEITE PELOTAS, RS - Brasil

Leia mais

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Túlio Gomes Justino, Lucas Augusto de Andrade, Wallacy Augusto de Oliveira, João Felipe Amaral, Luis Fernando de Moraes, Wellyngton Tadeu

Leia mais

Importância da transferência da imunidade passiva para a sobrevivência de bezerros neonatos

Importância da transferência da imunidade passiva para a sobrevivência de bezerros neonatos 1 Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Importância da transferência da imunidade passiva para a sobrevivência de bezerros neonatos Guilherme Nunes Bolzan Graduando

Leia mais

Efeito da virginiamicina, via oral, sobre a produção de ácidos graxos voláteis, ph ruminal e ph de fezes em vacas leiteiras

Efeito da virginiamicina, via oral, sobre a produção de ácidos graxos voláteis, ph ruminal e ph de fezes em vacas leiteiras 53 Efeito da virginiamicina, via oral, sobre a produção de ácidos graxos voláteis, ph ruminal e ph de fezes em vacas leiteiras João Ari Gualberto Hill (Mestre) Paulo Guataçara da Costa Lima (Mestre) Secretaria

Leia mais

ESTIMATIVA DE NÍVEIS CRÍTICOS SUPERIORES DOS ÍNDICES DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA

ESTIMATIVA DE NÍVEIS CRÍTICOS SUPERIORES DOS ÍNDICES DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA ESTIMATIVA DE NÍVEIS CRÍTICOS SUPERIORES DOS ÍNDICES DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA Antunes, Fernanda 1 ; Neves, Leonardo 2 ; Huntemann, Célito 1 1 Instituto Federal de

Leia mais

Nome: Paulo Fortes Função: Gerente de Território Regional: Sudeste. Prova de Resultado Lactance Terneira

Nome: Paulo Fortes Função: Gerente de Território Regional: Sudeste. Prova de Resultado Lactance Terneira Nome: Paulo Fortes Função: Gerente de Território Regional: Sudeste Prova de Resultado Lactance Terneira Desempenho de bezerros alimentados à base de ração peletizada x farelada Desempenho de bezerros alimentados

Leia mais

Mastite ou mamite é um processo inflamatório da glândula mamária causada pelos mais diversos agentes. Os mais comuns são as bactérias dos gêneros

Mastite ou mamite é um processo inflamatório da glândula mamária causada pelos mais diversos agentes. Os mais comuns são as bactérias dos gêneros 1 Mastite ou mamite é um processo inflamatório da glândula mamária causada pelos mais diversos agentes. Os mais comuns são as bactérias dos gêneros estreptococos e estafilococos, além dos coliformes. A

Leia mais

Estágio Extracurricular - Suinocultura

Estágio Extracurricular - Suinocultura Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Estágio Extracurricular - Suinocultura Graduando: Marcello David Silva Nunes Orientador: Cassio

Leia mais

De propriedade da Sra. Edda Aulicino atualmente quem administra a fazenda é seu filho Eduardo Aulicino.

De propriedade da Sra. Edda Aulicino atualmente quem administra a fazenda é seu filho Eduardo Aulicino. Aftermarket NEWS! Edição nº 26 21/08/2009 A Fazenda Sucupira, localizada em Uberlândia/MG, já possui algumas décadas de história, mas recentemente renovou seus equipamentos e investiu na área leiteira.

Leia mais

AVALIAÇÃO DE MASTITE CLINICA E SUBCLINICA NO SETOR DE BOVINOCULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS BAMBUÍ.

AVALIAÇÃO DE MASTITE CLINICA E SUBCLINICA NO SETOR DE BOVINOCULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS BAMBUÍ. comii Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí II Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2009 AVALIAÇÃO DE MASTITE CLINICA E SUBCLINICA NO SETOR DE BOVINOCULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS

Leia mais

estresse térmico metabolismo, saúde, nutrição e produção Impactos econômicos da mastite Manejo preventivo da cetose em vacas leiteiras

estresse térmico metabolismo, saúde, nutrição e produção Impactos econômicos da mastite Manejo preventivo da cetose em vacas leiteiras Revista Técnica da Bovinocultura de Leite - Número 42 - Ano 6 agosto 2012 IMPRESSO FECHADO. PODE SER ABERTO PELA ECT. estresse térmico metabolismo, saúde, nutrição e produção Impactos econômicos da mastite

Leia mais

USO DE PROBIÓTICO COMO ALTERNATIVA AO ANTIBIÓTICO NA VACINAÇÃO IN OVO

USO DE PROBIÓTICO COMO ALTERNATIVA AO ANTIBIÓTICO NA VACINAÇÃO IN OVO USO DE PROBIÓTICO COMO ALTERNATIVA AO ANTIBIÓTICO NA VACINAÇÃO IN OVO Priscila Maria Vaz 1,Soraya Regina Sacco 2 1 Aluna da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga FATEC, priscilamariavaz32@gmail.com 2

Leia mais

Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Universidade Federal de Pelotas/ RS

Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Universidade Federal de Pelotas/ RS Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Universidade Federal de Pelotas/ RS Efeito da aplicação de acetato de isoflupredona, associado ou não à insulina, no metabolismo energético, saúde, reprodução

Leia mais

ARTIGO 298 MINERAIS ORGÂNICOS NA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS

ARTIGO 298 MINERAIS ORGÂNICOS NA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS ARTIGO 298 Organic mineral in dairy cattle: A review Daniel Ottoni 1, Diogo Gonzaga Jayme 2, Isabella Hoske Gruppioni Côrtes 3, Paulo Henrique Arruda de Medeiros 3, Flávia Cristina de Oliveira e Silva

Leia mais

O DEAg- UNIJUÍ na Rede Leite: Contribuição nas Ações Interdisciplinares 2

O DEAg- UNIJUÍ na Rede Leite: Contribuição nas Ações Interdisciplinares 2 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE LEITE EM UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO INSERIDA NA REDE LEITE- MUNICÍPIO DE AUGUSTO PESTANA 1 EVALUATION OF MILK QUALITY IN A PRODUCTION UNIT INSERTED IN THE REDELEITE - COUNTY OF AUGUSTO

Leia mais

QUALIDADE DO LEITE DE VACAS LEITEIRAS SUBMETIDAS À PASTEJO EM AZEVÉM COM ELEVADO NÍVEL PROTEICO 1

QUALIDADE DO LEITE DE VACAS LEITEIRAS SUBMETIDAS À PASTEJO EM AZEVÉM COM ELEVADO NÍVEL PROTEICO 1 QUALIDADE DO LEITE DE VACAS LEITEIRAS SUBMETIDAS À PASTEJO EM AZEVÉM COM ELEVADO NÍVEL PROTEICO 1 Patricia Carvalho Gindri 2, Denize Da Rosa Fraga 3, Lisandre De Oliveira 4, Eliana Burtet Parmeggiani 5,

Leia mais

MASTITE DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA

MASTITE DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA MASTITE DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA MASSEI, Rafael Alves SANTOS, William Ribeiro Martins dos INFORZATO, Guilherme Repas Discentes da Faculdade de Medicina Veterinária de

Leia mais

Relato de caso acompanhado durante estágio extracurricular em Medicina Veterinária da UNIJUÍ 2

Relato de caso acompanhado durante estágio extracurricular em Medicina Veterinária da UNIJUÍ 2 MASTITE AMBIENTAL POR ESCHERICHIA COLI EM FÊMEA BOVINA DA RAÇA HOLANDESA: RELATO DE CASO 1 ENVIRONMENTAL MASTIQUE BY ESCHERICHIA COLI IN BOVINE FEMALE OF THE DUTCH RACE: CASE REPORT Mariani Schmalz Lindorfer

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO

AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO FERREIRA, F.O.B. 1 ; BARBOSA, K.A. 1 ; SENE, G.A. 1 ; JAYME, D.G.

Leia mais

RELAÇÃO PROTEÍNA: GORDURA DETERMINADA PELO NITROGÊNIO UREICO DO LEITE. Introdução

RELAÇÃO PROTEÍNA: GORDURA DETERMINADA PELO NITROGÊNIO UREICO DO LEITE. Introdução 874 ANAIS IX SIMPAC RELAÇÃO PROTEÍNA: GORDURA DETERMINADA PELO NITROGÊNIO UREICO DO LEITE Thiago Pablo Rodrigues Silva 2, Edyslan Pereira Chiericato 2, Adriano França da Cunha 3, Paolo Antonio Dutra Vivenza

Leia mais

Renata Suñé Martins da Silva 2, Mylene Müller 3, Laís Fernanda Mielke 4.

Renata Suñé Martins da Silva 2, Mylene Müller 3, Laís Fernanda Mielke 4. EFEITO DE DIFERENTES NÍVEIS DE CONCENTRADO NA QUALIDADE COMPOSICIONAL E NUMERO DE CÉLULAS SOMÁTICAS DO LEITE DE VACAS DA RAÇA HOLANDÊS EM SISTEMA DE BASE PASTORIL 1 Renata Suñé Martins da Silva 2, Mylene

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: ZOOTECNIA IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) ZOT 1050 BOVINOCULTURA DE LEITE (2-1) OBJETIVOS - ao término da disciplina

Leia mais

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E QUANTIFICAÇÃO BACTERIANA DE VACAS GIROLANDAS DO PARTO AOS 180 DIAS DE LACTAÇÃO

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E QUANTIFICAÇÃO BACTERIANA DE VACAS GIROLANDAS DO PARTO AOS 180 DIAS DE LACTAÇÃO CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E QUANTIFICAÇÃO BACTERIANA DE VACAS GIROLANDAS DO PARTO AOS 180 DIAS DE LACTAÇÃO Modalidade: ( ) Ensino ( X ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: ( ) Médio ( ) Superior ( X ) Pós-graduação

Leia mais

Fitoterápicos no manejo pré e pós dipping de bovinos de leite.

Fitoterápicos no manejo pré e pós dipping de bovinos de leite. Fitoterápicos no manejo pré e pós dipping de bovinos de leite. Gian Carlos NASCIMENTO 1, Laís Cristine COSTA 1, Carlos Otávio MORAIS 2, André Cardoso ROSCOE 3, Rafael Bastos TEIXEIRA 4, Cássia Maria Silva

Leia mais

Mecanismo de ação das leveduras vivas no rumem

Mecanismo de ação das leveduras vivas no rumem Mecanismo de ação das leveduras vivas no rumem A finalidade maior na utilização de leveduras probióticas em ruminantes é otimizar e proteger a flora ruminal seja em rebanhos alimentados com alto concentrado

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO COREDE ALTO JACUÍ RS/BRASIL

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO COREDE ALTO JACUÍ RS/BRASIL AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO COREDE ALTO JACUÍ RS/BRASIL Ana Paula Rockenbach 1 ; Daniele Furian Araldi 2 RESUMO Foi realizado um diagnóstico das propriedades dos municípios

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Efeito do probiótico sobre o teor de gordura no leite de vacas em diferentes estágios de lactação Paula Borges Vieira 1, Jordana Almeida Santana

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Efeito do nível de células somáticas sobre o rendimento do queijo prato

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Efeito do nível de células somáticas sobre o rendimento do queijo prato PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Efeito do nível de células somáticas sobre o rendimento do queijo prato Karyne Oliveira Coelho 1 ; Aline Alves da Silva 2 ; Paulo Divino Cesar Braga

Leia mais

ANÁLISE FINANCEIRA DAS PERDAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA CAUSADAS PELA MASTITE

ANÁLISE FINANCEIRA DAS PERDAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA CAUSADAS PELA MASTITE 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG ANÁLISE FINANCEIRA DAS PERDAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA CAUSADAS PELA MASTITE

Leia mais

Estágio Final Supervisionado em Bovinocultura de Leite

Estágio Final Supervisionado em Bovinocultura de Leite Resumo O estágio final supervisionado foi dividido em duas etapas, sendo a primeira realizada na Granjas 4 Irmãos no município de Rio Grande, Rio Grande dosul, no período de 16 de janeiro a 27 de abril

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LEITEIRA

MODELAGEM MATEMÁTICA: OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LEITEIRA MODELAGEM MATEMÁTICA: OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LEITEIRA Autores : Leonardo Geremias MADEIRA 1, Julian da Silva LIMA 2, Rita de Albernaz GONÇALVES 3. Identificação autores: Acadêmico do curso de Engenharia

Leia mais

8/22/13. Agenda. 1. Porque a CCS é um problema atual?! Fatores de risco de mastite subclínica em vacas leiteiras e implicações econômicas!

8/22/13. Agenda. 1. Porque a CCS é um problema atual?! Fatores de risco de mastite subclínica em vacas leiteiras e implicações econômicas! Agenda Fatores de risco de mastite subclínica em vacas leiteiras e implicações econômicas! Marcos Veiga dos Santos! QualiLeite Lab. Pesquisa em Qualidade do Leite! FMVZ-USP! 1. Porque a CCS é um problema

Leia mais

PREVENÇÃO, CONTROLE E TRATAMENTO DAS MASTITES BOVINAS REVISÃO DE LITERATURA

PREVENÇÃO, CONTROLE E TRATAMENTO DAS MASTITES BOVINAS REVISÃO DE LITERATURA PREVENÇÃO, CONTROLE E TRATAMENTO DAS MASTITES BOVINAS REVISÃO DE LITERATURA TOZZETTI, Danilo Soares BATAIER, Miguel Bataier Neto ALMEIDA, Leandro Rafael de d_tozzetti@hotmail Discentes da Faculdade de

Leia mais

Aditivo Nutracêutico

Aditivo Nutracêutico Bem Vindos Dia de Campo Fazenda True Type Aditivo Nutracêutico Rico em Ácidos Graxos Essenciais Linolêico Ômega 6 Linolênico Ômega 3 Ação Reprodução Saúde Animal Fontes de Ômega-3 e 6 400g de ingestão

Leia mais

MONITORAMENTO DO Ph URINÁRIO DE VACAS LEITEIRAS SUBMETIDAS À DIETA ANIÔNICA DURANTE A TRANSIÇÃO PRÉ-PARTO

MONITORAMENTO DO Ph URINÁRIO DE VACAS LEITEIRAS SUBMETIDAS À DIETA ANIÔNICA DURANTE A TRANSIÇÃO PRÉ-PARTO MONITORAMENTO DO Ph URINÁRIO DE VACAS LEITEIRAS SUBMETIDAS À DIETA ANIÔNICA DURANTE A TRANSIÇÃO PRÉ-PARTO 1. INTRODUÇÃO Devido à intensificação produtiva, alguns problemas relacionados à exploração leiteira

Leia mais

OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM PREBIÓTICO (PREBIO SUPPORT TM ) NOS NÍVEIS DE IgA SALIVAR E FECAL DE BEZERROS RECÉM-NASCIDOS

OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM PREBIÓTICO (PREBIO SUPPORT TM ) NOS NÍVEIS DE IgA SALIVAR E FECAL DE BEZERROS RECÉM-NASCIDOS Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterínária Núcleo de Pesquisa Ensino e Extensão em Pecuária - NUPEEC OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM PREBIÓTICO (PREBIO SUPPORT TM ) NOS NÍVEIS DE IgA SALIVAR

Leia mais

2015 InfoVer São João del-rei, fevereiro de 2013

2015 InfoVer São João del-rei, fevereiro de 2013 2015 InfoVer São João del-rei, fevereiro de 2013 InFover InfoVer Informativo sobre o Mercado de Leite de Vaca do Campo Uma publicação do DCECO- UFSJ Ano VIII Nº 79 Agosto de 2015 Universidade Federal de

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO COLOSTRO DE BÚFALAS OBTIDO NA PRIMEIRA ORDENHA APÓS O PARTO

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO COLOSTRO DE BÚFALAS OBTIDO NA PRIMEIRA ORDENHA APÓS O PARTO CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO COLOSTRO DE BÚFALAS OBTIDO NA PRIMEIRA ORDENHA APÓS O PARTO Adriene Farias de Sousa GOMES*¹, Emerson Gabriel SILVA¹, Ingrid Laíse Silvestre de OLIVEIRA¹, Rhaabe Dayane

Leia mais

CURVA DE LACTAÇÃO DE VACAS PRIMIPARAS E MULTÍPARAS DA RAÇA HOLANDESA 1

CURVA DE LACTAÇÃO DE VACAS PRIMIPARAS E MULTÍPARAS DA RAÇA HOLANDESA 1 CURVA DE LACTAÇÃO DE VACAS PRIMIPARAS E MULTÍPARAS DA RAÇA HOLANDESA 1 Fabiana Santos Scherer 2, Marta Hertz Conrad 3, Ana Paula Huttra Kleemann 4, Magda Metz 5. 1 pesquisa institucional desenvolvida no

Leia mais

EFEITO DO PERÍODO DO ANO SOBRE A QUALIDADE DO LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE CAÇU - GO

EFEITO DO PERÍODO DO ANO SOBRE A QUALIDADE DO LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE CAÇU - GO EFEITO DO PERÍODO DO ANO SOBRE A QUALIDADE DO LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE CAÇU - GO Paulo Victor Toledo LEÃO*¹, Marco Antônio Pereira da SILVA¹, João Antônio Gonçalves e SILVA¹, Maria

Leia mais

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite André da Mata CARVALHO 1 ; Jéssica Samara Leão SIMÕES 1 ; Marlon Moraes MARTINS 1 ; Joiciane

Leia mais

Efeito da Tecnologia do Consórcio Probiótico (TCP) na eficiência de alimentação e metabólitos séricos em frangos com a Suplementação Bokashi

Efeito da Tecnologia do Consórcio Probiótico (TCP) na eficiência de alimentação e metabólitos séricos em frangos com a Suplementação Bokashi Efeito da Tecnologia do Consórcio Probiótico (TCP) na eficiência de alimentação e metabólitos séricos em frangos com a Suplementação Bokashi Sumário Os objetivos deste estudo foram testar a eficiência

Leia mais

CALCULEITE - GUIA DO USUÁRIO

CALCULEITE - GUIA DO USUÁRIO CALCULEITE - GUIA DO USUÁRIO Embrapa Gado de Leite, 2015. Sumário Conteúdo 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. ACESSO AO SISTEMA... 3 4. ESCOLHA DOS ALIMENTOS... 4 4.1.CADASTRO DE NOVOS

Leia mais

Archives of Veterinary Science ISSN X CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS EM VACAS DA RAÇA HOLANDESA E MESTIÇAS HOLANDÊS X JERSEY

Archives of Veterinary Science ISSN X CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS EM VACAS DA RAÇA HOLANDESA E MESTIÇAS HOLANDÊS X JERSEY Archives of Veterinary Science ISSN 1517-784X v.19, n.1, p.46-50, 2014 www.ser.ufpr.br/veterinary CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS EM VACAS DA RAÇA HOLANDESA E MESTIÇAS HOLANDÊS X JERSEY Jean Gabriel Dal

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ARAÇATUBA - CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA RELATÓRIO II

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ARAÇATUBA - CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA RELATÓRIO II unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ARAÇATUBA - CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA RELATÓRIO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE BOVINOS DE CORTE SUPLEMENTADOS COM ORGANEW EM CONFINAMENTO

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO481 Administração em Nutrição de Ruminantes

Programa Analítico de Disciplina ZOO481 Administração em Nutrição de Ruminantes 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 4 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Material e Métodos A metodologia empregada para a confecção do material de divulgação foi feita através de revisão bibliográfica sobre o assunto.

Material e Métodos A metodologia empregada para a confecção do material de divulgação foi feita através de revisão bibliográfica sobre o assunto. USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS E O IMPACTO NAS PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS. Autores: Eduardo Benvenutti MORELLO 1, Mikaela Sales de LIMA 1, Pamela MABONI 3, Suzana JUST 3, Leonel Frigo ROSA 2, Christofe

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO445 Nutrição e Alimentação de Ruminantes

Programa Analítico de Disciplina ZOO445 Nutrição e Alimentação de Ruminantes 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento de Estudos Agrários, pertencente ao Grupo de Pesquisa Produção e Bem Estar Animal, da UNIJUÍ 2

Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento de Estudos Agrários, pertencente ao Grupo de Pesquisa Produção e Bem Estar Animal, da UNIJUÍ 2 QUALIDADE E COMPOSIÇÃO DE COLOSTRO BOVINO DE PROPRIEDADES RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL 1 QUALITY AND COMPOSITION OF BOVINE COLOSTRUM OF RURAL PROPERTIES OF THE RIO GRANDE DO SUL Camila Frantz Heck 2, Denize

Leia mais

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANAS DO LEITE CRU REFRIGERADO CAPTADO EM TRÊS LATICÍNIOS DA REGIÃO DA ZONA DA MATA (MG)

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANAS DO LEITE CRU REFRIGERADO CAPTADO EM TRÊS LATICÍNIOS DA REGIÃO DA ZONA DA MATA (MG) 131 CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANAS DO LEITE CRU REFRIGERADO CAPTADO EM TRÊS LATICÍNIOS DA REGIÃO DA ZONA DA MATA (MG) Gilmara Cláudia Bordoni Silva 1, Ricardo Celes Maia 2, Adriano França

Leia mais

DETECÇÃO DE MASTITE SUBCLÍNICA DE ANIMAIS LACTANTES E CORRELAÇÃO DA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS COM A COMPOSIÇÃO DE GORDURA E PROTEÍNA DO LEITE

DETECÇÃO DE MASTITE SUBCLÍNICA DE ANIMAIS LACTANTES E CORRELAÇÃO DA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS COM A COMPOSIÇÃO DE GORDURA E PROTEÍNA DO LEITE DETECÇÃO DE MASTITE SUBCLÍNICA DE ANIMAIS LACTANTES E CORRELAÇÃO DA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS COM A COMPOSIÇÃO DE GORDURA E PROTEÍNA DO LEITE Luryan Tairini Kagimura [Voluntária] 1, Ricardo Beffart

Leia mais

Criação de Novilhas Leiteiras

Criação de Novilhas Leiteiras Criação de Novilhas Leiteiras Introdução Tópicos Objetivos da criação de novilhas Estimativa do número de novilhas no rebanho Manejo da Novilha Considerações Econômicas (Criar ou Terceirizar?) Salvador,

Leia mais

QUALIDADE DO LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO EM DIFERENTES REGIÕES DO ESTADO DE GOIÁS

QUALIDADE DO LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO EM DIFERENTES REGIÕES DO ESTADO DE GOIÁS QUALIDADE DO LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO EM DIFERENTES REGIÕES DO ESTADO DE GOIÁS Yara Carolina Santana Rocha 1, Marco Antônio Pereira da SILVA 1*,Marcus Vinicius Costa AZZI 1, Maria Siqueira de LIMA,

Leia mais

ALTERNATIVAS DE MANEJO ALIMENTAR, DE ORDENHA E DE CRIA PARA VACAS F1 HZ EM REGIME DE PASTAGENS

ALTERNATIVAS DE MANEJO ALIMENTAR, DE ORDENHA E DE CRIA PARA VACAS F1 HZ EM REGIME DE PASTAGENS ALTERNATIVAS DE MANEJO ALIMENTAR, DE ORDENHA E DE CRIA PARA VACAS F1 HZ EM REGIME DE PASTAGENS Clarice Bechara Meurer (1), José Reinaldo Mendes Ruas (2) (1) Bolsista PIBIC FAPEMIG/EPAMIG, claricebechara@yahoo.com.br;

Leia mais

TECNOCALL Plus Bovinos de Leite NUTRACÊUTICO Composição: G/kg

TECNOCALL Plus Bovinos de Leite NUTRACÊUTICO Composição: G/kg TECNOCALL Plus Bovinos de Leite NUTRACÊUTICO Composição: G/kg Fontes Minerais Orgânicos...69,5 g/kg Selênio Orgânico... 0,5 g/kg Levedura Viva... 10 g/kg Fosfato Monoamônico... 20 g/kg O Brasil é o sexto

Leia mais

Efeitos da Hipocalcemia Subclínica sobre a Imunidade de Vacas Leiteiras

Efeitos da Hipocalcemia Subclínica sobre a Imunidade de Vacas Leiteiras UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE CLINÍCAS VETERINÁRIAS NÚCLEO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO EM PECUÁRIA Painel temático Efeitos da Hipocalcemia Subclínica sobre a Imunidade de Vacas Leiteiras

Leia mais

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO LEITE DE BÚFALAS E VACAS MESTIÇAS EM UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE LEITE NO BREJO PARAIBANO 1

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO LEITE DE BÚFALAS E VACAS MESTIÇAS EM UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE LEITE NO BREJO PARAIBANO 1 AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO LEITE DE BÚFALAS E VACAS MESTIÇAS EM UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE LEITE NO BREJO PARAIBANO 1 Ronaldo Gomes da SILVA JÚNIOR* 2, Mateus de Assis SANTOS 2, Antoniel Florêncio da

Leia mais