Área: CV ( ) CHSA ( ) ECET ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Área: CV ( ) CHSA ( ) ECET ( )"

Transcrição

1 Área: CV ( ) CHSA ( ) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06 Bairro Ininga Cep: Teresina-PI Brasil Fone (86) Fone/Fax (86) pesquisa@ufpi.br; pesquisa@ufpi.edu.br ININGA: DE FAZENDA A BAIRRO RESIDENCIAL E UNIVERSITÁRIO. A FORMAÇÃO URBANA DO BAIRRO ININGA E SUA RELAÇÃO COM O CAMPUS UNIVERSITÁRIO MINISTRO PETRÔNIO PORTELA DA UFPI Marina Lages Gonçalves Teixeira (bolsista ICV/CNPq), Vanessa Alves Cordeiro (bolsista PIBIC/CNPq), Alcília Afonso de Albuquerque Melo (Orientador, Depto de Construção Civil e Arquitetura UFPI). A pesquisa tem como título Ininga: de Fazenda a bairro residencial e universitário. A Formação urbana do bairro Ininga e sua relação com o Campus Universitário Ministro Petrônio Portela da UFPI. A pesquisa trabalha com a história urbana, investigando a respeito das três variantes: a fazenda, a cerâmica e o Campus Universitário; e a partir disso, observa as relações existentes que acarretaram a configuração espacial do bairro na contemporaneidade. Levantado o histórico da formação urbana do bairro e da instalação do Campus da Universidade Federal do Piauí, a pesquisa partiu para investigação da formação da paisagem cultural do bairro já configurado como área residencial e universitária. Objetivou-se concluir a pesquisa a fim de formar um registro concreto do Ininga. Além disso, pesquisou-se o diálogo entre Campus e entorno, para descobrir o papel da população que habita a região desde a fundação da Cerâmica Livramento e a Fazenda Ininga. Foi analisada a eficácia dos equipamentos e serviços públicos disponibilizados à população, as ações municipais e as possíveis melhorias urbanas; a fim de evidenciar os contrastes sociais construídos ao longo do tempo e denunciar as condições precárias em que os habitantes da Vila Ininga vivenciam. Resumidamente, a pesquisa tem como objetivos levantar dados sobre a formação da Vila e relacioná-los a influencia da Cerâmica Livramento neste desenvolvimento, além da interferência do Campus Ministro Petrônio Portela na posterior valorização imobiliária de seu entorno. Além disso, análises das tipologias residenciais serão feitas e expostas, desde os exemplares da arquitetura vernacular, passando pelas edificações de médio padrão, até os equipamentos e serviços disponíveis na Vila em estudo.

2 Inexiste um estudo aprofundado sobre o tema em questão, sendo necessário se partir do principio que será necessário se construir a história urbana deste bairro. Para isso, serão utilizadas duas metodologias nesta pesquisa. A primeira trabalhará com ferramentas da história oral, a fim de colher depoimentos de personagens que vivenciaram o local ou relacionados com as variantes da pesquisa. Foram entrevistados moradores da região da Vila Cerâmica e Ininga, descendentes dos exfuncionários a fim de se registrar os relatos destas pessoas que vivenciaram este período, bem como, os funcionários mais antigos da UFPI, que possam descrever um pouco sobre a instalação do campus na região. A segunda metodologia aplicada foi a que se trabalha na pesquisa em arquitetura e urbanismo, aplicada constantemente pelas pesquisas coordenadas pela professora orientadora. Serra, em seu livro Pesquisa em Arquitetura e urbanismo / Guia prático para o trabalho de pesquisadores em pós-graduação (SERRA, 2006, p.59). Dessa forma, esta metodologia procurou entender os processos e investigar as causas das mudanças pelas quais o objeto em estudo está passando. Por isso, os questionamentos expostos anteriormente foram levantados, construindo-se reflexões a serem contestadas, se propondo assim a contribuir com a história urbana da capital piauiense, bem como, dando suporte às discussões sobre os contrastes urbanos existentes em Teresina, no qual convivem discrepâncias tipológicas habitacionais, trazendo sérios problemas de todas as ordens (social, de saúde pública) à cidade e seus cidadãos. Além de levantamentos e análises dos dados históricos que giram em torno da formação da Vila Ininga e do papel da Universidade Federal do Piauí no processo de valorização imobiliária e social do Bairro, foram realizadas análises sobre as tipologias residenciais, divididas em dois subgrupos - residências autóctones de baixo padrão e residências projetadas de alto e médio padrão e análises dos equipamentos e serviços disponíveis. Dessa forma, pode-se observar que o bairro configura-se por um forte contraste social entre residências de alto padrão, que foram construídas após a instalação da Universidade Federal do Piauí; e residências de baixo padrão, que predominantemente foram levantadas por antigos funcionários da Cerâmica Livramento ou por seus descendentes. A partir de 2010, a Universidade toma medidas para integração com a comunidade local através de atividades acadêmicas e filantrópicas focadas na antiga Vila. Disciplinas da grade curricular do curso de Arquitetura, ministradas pela professora doutora Alcília Afonso de Albuquerque Melo, tem direcionados trabalhos acadêmicos para esta região, de forma a analisar as edificações residenciais de baixo, médio e alto padrão, que buscam realizar um diagnóstico completo do local.

3 Abaixo são listados alguns resultados obtidos a partir das análises aqui referidas: - Formação da Vila Ininga e a influência da Universidade Federal do Piauí no processo de valorização imobiliária do Bairro. O terreno da Fazenda Ininga, às margens do Rio Poti, foi adquirido a baixo preço no ano de 1949 pela família Fortes; a fazenda antes localizada na região do Samiu foi transferida para a região em 1952; na região viviam cerca de vinte famílias vivendo em situações precárias. No ano de 55, a família Fortes doa para a Prefeitura um terreno para a construção da Unidade Escolar Noé Araújo Fortes, ainda existente. Onze anos depois, essa mesma família em conjunto com a família Freitas fundam a Cerâmica Fortes que passou a atrair trabalhadores para região. Em 1969, a sociedade deixa de existir e resulta na criação da Cerâmica Livramento, de propriedade dos Freitas e na permanência da Cerâmica Fortes, depois transferida para o Maranhão. Na época o acesso ao Ininga era bastante conflituoso, não haviam vias adequadas o que ocasionou a transferência das cerâmicas para lugares com facilidade de escoamento da produção. Após algum tempo a família Fortes vende ao Governador da época, Alberto Silva, 20 dos 360 hectares pertencentes e esses posteriormente doados à instalação da Universidade Federal do Piauí. A implantação da Universidade trouxe um crescimento imobiliário diferenciado juntamente com a abertura da nova avenida: lotes próximos foram vendidos a um preço baixo, o que atrapalhou o que estava previsto no plano urbanístico da região trazendo pra área uma grande diversidade no traçado dos quarteirões quanto às ruas e o dimensionamento dos dois. - Análise das tipologias locais O bairro tem por configuração bastante nítida um brusco contraste social entre as residências de alto padrão - construídas após a valorização causada pela instalação da UFPI e as residências de baixo padrão, em sua maior parte instaladas por descendentes dos antigos funcionários da Cerâmica Livramento. O trabalho baseou-se no estudo das edificações, em geral, e além dos aspectos técnicos construtivos, foram analisadas as vertentes social, organizacional e funcional dentro do espaço urbano. Estudou-se também o terreno e suas condições legais e físicas, programa de necessidades e elementos arquitetônicos como cobertura, fechamentos entre outros; além de analisar o entorno, como a existência de serviços públicos e agentes poluidores próximos ao local.

4 É predominante a construção de casas autóctones de arquitetura vernacular. As casas geralmente são edificadas a partir das necessidades que vão se apresentando no cotidiano das famílias moradoras, apresentando uma estrutura visivelmente sintomática, onde o agrupamento das mesmas assemelha-se ao indígena casas bem próximas e os vizinhos normamente possuem laços sanguíneos. De forma a concluir, é visível a disparidade econômica e construtiva das edificações presentes no bairro Ininga. E é a partir dessa interação meio acadêmico-sociedade é que se procura integrá-la no contexto social maior da cidade. A partir disso, no ano de 2012 foi realizado um trabalho vinculado a esta pesquisa, através do projeto de extensão, vinculado ao PROEXT/ MEC e ao Ministério das Cidades; bem como, através de atividades didáticas nas disciplinas Leitura da Arquitetura e da Cidade e Projeto Arquitetônico 6, que tem direcionado os trabalhos acadêmicos para esta área. Dessa forma, o tripé ensino, pesquisa e extensão é que vem dando suporte para a execução das etapas do projeto de intervenção urbana na área. Pode-se afirmar que aproximadamente cinquenta pessoas, entre alunos, docentes e colaboradores estão voltados para coleta de dados, estudos de diagnósticos, análises arquitetônicas e urbanas, e propostas para o bairro Ininga (AFONSO, A. Et al, 2011). Palavras chave: história urbana; Ininga; Universidade Federal do Piauí.

5 REFERÊNCIAS AFONSO, Alcília. Revolução na arquitetura: Recife, Década de Trinta. Teresina: EDUFPI, AFONSO, Alcília. Arquitetura em Teresina: 150 anos; da origem à contemporaneidade. Teresina: Halley, AFONSO, A.; MENESES, P.; LEITÃO, F.Vila Ininga: Projeto urbano de recuperação de área degradada e inclusão social em Teresina. In: SEMINÁRIO DE ARQUITETURA LATINO- AMERICANA, 2011: Campinas, AFONSO, Alcília. Arquitetura e cultura no Piauí in Apontamentos para a história do Piauí. Teresina: Fundapi p Apontamentos para a história cultural do Piauí; vários autores, fundação de apoio cultural do Piauí FUNDAPI Teresina; CULLEN, Gordon. Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70, DIAS, Cid de Castro. Piauí: Projetos Estruturantes. Teresina: Alínea Publicações Editora, TERESINA EM BAIRROS. Teresina: Prefeitura municipal de Teresina TERESINA, Agenda 21: Plano de desenvolvimento sustentável. Prefeitura Municipal de Teresina. Teresina, 2002.

ÁREA: CV ( ) CHSA ( X ) ECET ( )

ÁREA: CV ( ) CHSA ( X ) ECET ( ) Ininga: de Fazenda a bairro residencial e universitário. A Formação urbana do bairro Ininga e sua relação com o Campus Universitário Ministro Petrônio Portela da UFPI Maria Gabriela Costa Fernandes (Bolsista

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO. Palavras-chave: Resíduos Sólidos da Construção e da Demolição (RCD s), Gestão ambiental, Sustentabilidade.

RESUMO EXPANDIDO. Palavras-chave: Resíduos Sólidos da Construção e da Demolição (RCD s), Gestão ambiental, Sustentabilidade. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC Campus Universitário

Leia mais

CONSTRUÇÃO DA ESCALA DE MENSURAÇÃO DO APEGO EM ADULTOS: SUA VALIDADE DE CONTEÚDO, DE FACE E CONVERGENTE NO CONTEXTO PIAUIENSE.

CONSTRUÇÃO DA ESCALA DE MENSURAÇÃO DO APEGO EM ADULTOS: SUA VALIDADE DE CONTEÚDO, DE FACE E CONVERGENTE NO CONTEXTO PIAUIENSE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Campus Universitário Ministro Petrônio Portela,

Leia mais

. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG

. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG . MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Programa de Bolsa de Iniciação Científica -

Leia mais

Função de resposta do milho verde a adubação nitrogenada para as condições edafoclimáticas de Teresina-PI

Função de resposta do milho verde a adubação nitrogenada para as condições edafoclimáticas de Teresina-PI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Programa de Bolsa de Iniciação Científica PIBIC

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO, DISPENSAÇÃO E USO DE QUETIAPINA EM UMA FARMÁCIA DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS DE TERESINA, PI.

AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO, DISPENSAÇÃO E USO DE QUETIAPINA EM UMA FARMÁCIA DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS DE TERESINA, PI. Área: CV ( X ) CHSA ( ) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06 Bairro Ininga Cep: 64049-550

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA CGP Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA PARA O MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA - TURMA

EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA PARA O MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA - TURMA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO - PRPG CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA - PPGCP

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROJETOS DE PESQUISA CADASTRADOS EM 2013

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROJETOS DE PESQUISA CADASTRADOS EM 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria Geral de Pesquisa Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06 Bairro Ininga CEP 64049-550 Teresina-PI

Leia mais

Área: CV ( ) CHSA (X) ECET ( )

Área: CV ( ) CHSA (X) ECET ( ) Área: CV ( ) CHSA (X) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Campus Universitário

Leia mais

Formação e Propagação de sólitons ópticos em meios homogêneos e periódicos usando a equação não linear de Schrodinger.

Formação e Propagação de sólitons ópticos em meios homogêneos e periódicos usando a equação não linear de Schrodinger. Área: CV ( ) CHSA ( ) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Campus Universitário Ministro Petrônio Portela,

Leia mais

O comportamento alimentar e as rejeições e aversões alimentares de estudantes adolescentes de escolas públicas e privadas de Teresina-PI.

O comportamento alimentar e as rejeições e aversões alimentares de estudantes adolescentes de escolas públicas e privadas de Teresina-PI. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA Iniciação Científica Voluntária - ICV Campus Universitário Ministro Petrônio

Leia mais

OS EMISÁRIOS FACCIOSOS DO PIAUÍ E AS CARTAS DA GUERRA DE INDEPENDÊNCIA, 1823.

OS EMISÁRIOS FACCIOSOS DO PIAUÍ E AS CARTAS DA GUERRA DE INDEPENDÊNCIA, 1823. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Campus Universitário Ministro Petrônio Portela,

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bloco Bairro Ininga, CEP: 64049-550 Teresina-

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PROJETOS DE PESQUISA CADASTRADOS EM 2016

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PROJETOS DE PESQUISA CADASTRADOS EM 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenação de Pesquisa Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06 Bairro Ininga CEP 64049-550 Teresina-PI Brasil

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bloco Bairro Ininga, CEP: 64049-550 Teresina-

Leia mais

PARAMETROS DE CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DA CULTURA DO PIMENTÃO

PARAMETROS DE CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DA CULTURA DO PIMENTÃO Área: CV ( ) CHSA ( ) ECET ( x ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco

Leia mais

Área: CV ( ) CHSA ( ) ECET ( )

Área: CV ( ) CHSA ( ) ECET ( ) Área: CV ( ) CHSA ( ) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06

Leia mais

EDITAL N 01/2015 Lato sensu Especialização em Farmácia Clinica e Prescrição Farmacêutica

EDITAL N 01/2015 Lato sensu Especialização em Farmácia Clinica e Prescrição Farmacêutica EDITAL N 01/2015 Lato sensu Especialização em Farmácia Clinica e Prescrição Farmacêutica A Universidade Federal do Piauí, através da Pró-Reitoria de Ensino de Pós- Graduação/Coordenadoria de Pós-Graduação,

Leia mais

MAPEAMENTO DAS FORMAS E DA DISSECAÇÃO DO RELEVO

MAPEAMENTO DAS FORMAS E DA DISSECAÇÃO DO RELEVO Área: CV ( ) CHSA (x) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROJETOS DE PESQUISA CADASTRADOS EM 2010

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROJETOS DE PESQUISA CADASTRADOS EM 2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Pesquisa Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06 Bairro Ininga CEP

Leia mais

CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil

CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil Ecléticos, raros A origem do município de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, remonta ao século 17. Elevado à categoria de vila em 1790 e à de

Leia mais

LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE REVISTA SEMESTRAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPI INSTRUÇÕES PARA O ENVIO DE TRABALHOS (NORMAS PARA COLABORAÇÕES) 1 Linguagens, Educação e Sociedade -

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bloco Bairro Ininga, CEP: 64049-550 Teresina-

Leia mais

CHAMADA Nº 01/2015/UFPI/CNPq PIBIC-EM (2015/2016)

CHAMADA Nº 01/2015/UFPI/CNPq PIBIC-EM (2015/2016) 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA (PROPESQ) Coordenadoria de Pesquisa (CPES) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA (ICV)/UFPI (2015/2016)

EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA (ICV)/UFPI (2015/2016) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA (PROPESQ) Coordenadoria de Pesquisa (CPES) Programa de Iniciação Científica Voluntária ICV Campus Universitário Ministro Petrônio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Campus Universitário Ministro Petrônio Portela,

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 01/2017

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 01/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CENTRO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga CEP: 64.049-550

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO SEMPLAN PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA GOVERNANÇA MUNICIPAL DE TERESINA FASE II

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO SEMPLAN PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA GOVERNANÇA MUNICIPAL DE TERESINA FASE II SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO SEMPLAN PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA GOVERNANÇA MUNICIPAL DE TERESINA FASE II OBJETIVOS 1. Melhorar a qualidade de vida da população

Leia mais

EDITAL N 01/ Lato sensu Especialização em ENDODONTIA

EDITAL N 01/ Lato sensu Especialização em ENDODONTIA EDITAL N 01/2017 - Lato sensu Especialização em ENDODONTIA A Universidade Federal do Piauí, através da Pró - Reitoria de Ensino de Pós- Graduação/Coordenadoria de Pós-Graduação, torna pública a abertura

Leia mais

Quais práticas podem contribuir para o desenvolvimento do turismo de base local nas comunidades do entorno da Lagoa do Cajueiro?

Quais práticas podem contribuir para o desenvolvimento do turismo de base local nas comunidades do entorno da Lagoa do Cajueiro? 1 INTRODUÇÃO As exigências da demanda atual em relação à prática do turismo têm influenciado diretamente na maneira como os municípios piauienses apresentam a sua oferta turística. Alguns governos, agentes

Leia mais

MAQUETES DE TRANSFORMAÇÃO URBANA: PRAÇA SÃO SALVADOR, CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

MAQUETES DE TRANSFORMAÇÃO URBANA: PRAÇA SÃO SALVADOR, CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) BOLETIM DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO ISECENSA MAQUETES DE TRANSFORMAÇÃO URBANA: PRAÇA SÃO SALVADOR, CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) Urban transformation model: São Salvador Square 1, 2 * Ronaldo de Sousa

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - Semestre letivo: 2017 Turma: Noturno Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docente: Titulação: Natalie Johanna

Leia mais

EDIFÍCIO TRIBUNAL JUDICIÁRIO DO PIAUÍ, A MODERNIDADE NA OBRA DE ACÁCIO GIL BORSOI

EDIFÍCIO TRIBUNAL JUDICIÁRIO DO PIAUÍ, A MODERNIDADE NA OBRA DE ACÁCIO GIL BORSOI EDIFÍCIO TRIBUNAL JUDICIÁRIO DO PIAUÍ, A MODERNIDADE NA OBRA DE ACÁCIO GIL BORSOI Danilo Sérvio Araújo (1) ; Lourrane Carolina Sousa e Silva (2), Rebeca Sabóia Martins (3), Roberta da Silva Santos (4),

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bloco Bairro Ininga, CEP: 64049-550 Teresina-

Leia mais

METODOLOGIA DE PROJETOS: CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DA AÇÃO PROJETUAL DE DOCENTES E DISCENTES NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO UGB

METODOLOGIA DE PROJETOS: CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DA AÇÃO PROJETUAL DE DOCENTES E DISCENTES NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO UGB METODOLOGIA DE PROJETOS: CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DA AÇÃO PROJETUAL DE DOCENTES E DISCENTES NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO UGB Andréia Auad Moreira Doutora em Urbanismo pela Universidade Federal

Leia mais

A NOÇÃO DE LOCAL NOS DISCURSOS DOS JORNAIS DIÁRIOS DE TERESINA

A NOÇÃO DE LOCAL NOS DISCURSOS DOS JORNAIS DIÁRIOS DE TERESINA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Campus Universitário Ministro Petrônio Portela,

Leia mais

RESULTADO OFICIAL Nº TÍTULO DO PROJETO DO ORIENTADOR PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA ORIENTADOR (A) PROGRAMA

RESULTADO OFICIAL Nº TÍTULO DO PROJETO DO ORIENTADOR PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA ORIENTADOR (A) PROGRAMA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PPG Coordenadoria de Pesquisa RESULTADO OFICIAL PROJETOS DE PESQUISA APROVADOS E CONTEMPLADOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC// SUSTENTABILIDADE

Leia mais

EDITAL Nº 09/15-CT, de 24 de agosto de 2015 CENTRO DE TECNOLOGIA

EDITAL Nº 09/15-CT, de 24 de agosto de 2015 CENTRO DE TECNOLOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE TECNOLOGIA Campus Universitário Petrônio Portela Bairro Ininga 64.049-550 Teresina-PI EDITAL Nº 09/15-CT, de 24 de agosto de 2015 CENTRO DE

Leia mais

Edital 016/2014 PNAIC/PREX. Seleção de Apoio Administrativo para Cadastro de Reserva

Edital 016/2014 PNAIC/PREX. Seleção de Apoio Administrativo para Cadastro de Reserva MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Campus Universitário Petrônio Portella, Ininga Teresina Piauí CEP 64049-550 - (Fone: 86-3215-5570/3215-5571). Edital 016/2014

Leia mais

EDITAL Nº 07, de 12 de AGOSTO de 2013

EDITAL Nº 07, de 12 de AGOSTO de 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ SUPERINTENDENCIA DE RECURSOS HUMANOS SG -7 Campus Universitário Petrônio Portela Bairro Ininga CEP 64.049-550 Teresina PI Fone (86) 3215-5594/ 3215-5593

Leia mais

EDITAL PROGRAMA ICV (2012/2013)

EDITAL PROGRAMA ICV (2012/2013) 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Pesquisa Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária ICV Campus Universitário

Leia mais

Artigo produzido no Grupo de Estudos do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Unijuí - Santa Rosa/RS 2

Artigo produzido no Grupo de Estudos do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Unijuí - Santa Rosa/RS 2 INFLUÊNCIA DO CONFORTO ACUSTICO EM UMA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA-RS 1 INFLUENCE OF ACOUSTIC COMFORT IN A HOUSING OF SOCIAL INTEREST IN THE MUNICIPALITY OF SANTA ROSA-RS Andréia

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: André Luiz dos Santos¹; Ana Beatriz Araújo Velasques². 1 Aluno do Curso

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS LTDA FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS LTDA FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS LTDA FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NA FORMA DE BANNER

Leia mais

1. Preâmbulo. Ministério da Educação Ministério da Universidade Educação Federal Rural do Rio de Janeiro. Edital n 06/DEG/2010

1. Preâmbulo. Ministério da Educação Ministério da Universidade Educação Federal Rural do Rio de Janeiro. Edital n 06/DEG/2010 Ministério da Educação Ministério da Universidade Educação Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Pró-Reitoria Federal de Rural Graduação do Rio e de Pró-Reitoria Janeiro de Extensão Decanato Programa

Leia mais

Edifício São Marcos REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA

Edifício São Marcos REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA A cidade de João Pessoa, na Paraíba, possui bastantes obras modernas importantes e interessantes, mas que não foram levantadas devidamente, para fins acadêmicos.

Leia mais

ADITAMENTO Nº 002, DE 8 DE MARÇO DE 2012.

ADITAMENTO Nº 002, DE 8 DE MARÇO DE 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PREG COORDENADORIA DE APOIO E ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO CAAP Campus Universitário Ministro Petrônio Portella,

Leia mais

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) INTRODUÇÃO A VILA ITORORÓ é um conjunto de casas construídas na década de 1920 pelo mestre de obras português Francisco de Castro no miolo de uma quadra da região central

Leia mais

EDITAL N 01/2016 Lato sensu Especialização em DIREITO CONSTITUCIONAL E CONTROLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDITAL N 01/2016 Lato sensu Especialização em DIREITO CONSTITUCIONAL E CONTROLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EDITAL N 01/2016 Lato sensu Especialização em DIREITO CONSTITUCIONAL E CONTROLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A Universidade Federal do Piauí, através da Pró-Reitoria de Ensino de Pós- Graduação/Coordenadoria

Leia mais

CENTRO DE TECNOLOGIA-CT PROJETOS DE PESQUISA CADASTRADOS EM 2015

CENTRO DE TECNOLOGIA-CT PROJETOS DE PESQUISA CADASTRADOS EM 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenação de Pesquisa Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06 Bairro Ininga CEP 64049-550 Teresina-PI Brasil

Leia mais

TIPOLOGIAS TÍPICAS DAS INSTALAÇÕES DE GÁS

TIPOLOGIAS TÍPICAS DAS INSTALAÇÕES DE GÁS 3 TIPOLOGIAS TÍPICAS DAS INSTALAÇÕES DE GÁS Versão 2014 Data: Março / 2014 3.1 Escolha das tipologias típicas das instalações de gás... 3.3 3.2 Tipologias típicas em edifícios residenciais... 3.3 3.2.1

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06 Bairro Ininga Cep: 64049-550 Teresina-PI

Leia mais

PROGRA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - UFPI PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS EDITAL Nº 001 /2017

PROGRA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - UFPI PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS EDITAL Nº 001 /2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, Teresina, Piauí, Brasil; CEP 64049-550 Telefones: (86) 3215-5571/3215-5570/;

Leia mais

EDITAL PROGRAMA ICV (2014/2015)

EDITAL PROGRAMA ICV (2014/2015) 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária ICV Campus Universitário Ministro Petrônio

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CURSO O Trabalho final de Curso em Arquitetura e Urbanismo, denominado TC (Trabalho de Curso) é, conforme artigo 9 Da Resolução 06 de 02 de fevereiro de 2006, componente curricular

Leia mais

Mais que urbanizar, nossa missão é transformar, para que você possa todo dia ter a confiança de ter feito a melhor escolha.

Mais que urbanizar, nossa missão é transformar, para que você possa todo dia ter a confiança de ter feito a melhor escolha. Acreditamos que a felicidade está nos pequenos detalhes. Passear de bicicleta, sentir o pé na grama, brincar com as crianças, encontrar-se com os amigos. Somos uma urbanizadora que cria espaços não apenas

Leia mais

TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO - UMA ABORDAGEM INTEGRADA A ARQUITETURA E A PAISAGEM URBANA

TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO - UMA ABORDAGEM INTEGRADA A ARQUITETURA E A PAISAGEM URBANA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO - UMA ABORDAGEM INTEGRADA A ARQUITETURA E A PAISAGEM URBANA CATEGORIA:

Leia mais

Área de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas

Área de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2014 MEC/SESu Título do Projeto Escritório-Escola Itinerante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF: avaliação e assessoria técnica em empreendimentos do

Leia mais

EDITAL Nº 02/DEFE/CCE/ PROJETO DE MONITORIA

EDITAL Nº 02/DEFE/CCE/ PROJETO DE MONITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CCE DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - DEFE Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Bairro Ininga, Teresina,

Leia mais

Boletim de Serviço. Nº 141, 29 de agosto de Hospital Universitário do Piauí

Boletim de Serviço. Nº 141, 29 de agosto de Hospital Universitário do Piauí Boletim de Serviço Nº 141, 29 de agosto de 2016 Hospital Universitário do Piauí EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES EBSERH HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO PIAUÍ Av. Nossa Senhora de Fátima, S/N Bairro

Leia mais

AS CANÇÕES DE NINAR E A SAÚDE: OFICINA DE EXTENSÃO POPULAR

AS CANÇÕES DE NINAR E A SAÚDE: OFICINA DE EXTENSÃO POPULAR Núcleo de Estudos em Saúde Pública NESP Centro de Ciências da Saúde Universidade Federal do Piauí AS CANÇÕES DE NINAR E A SAÚDE: OFICINA DE EXTENSÃO POPULAR Relatório de participação do Projeto de Extensão

Leia mais

ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL FOTO 01 Palacete em ruínas, conhecida como Vila Charquetti. UTM: 675.284 me X 7.252.158 mn. FOTO 02 Detalhe da ornamentação na fachada principal. UTM:

Leia mais

Estágio Obrigatório UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Estágio Obrigatório UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Estágio Obrigatório UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Profa. Maria Rosália Ribeiro Brandim Coordenadora CEO/PREG/UFPI CEO - ESTÁGIO

Leia mais

Reserva Pedra Grande. Realização

Reserva Pedra Grande. Realização Reserva Pedra Grande Realização Apostando no novo conceito de vida sustentável em perfeita harmonia com o meio ambiente, a DUAL PROSPECT é especialista em projetos urbanísticos de alto padrão e condomínios

Leia mais

Área: CV ( ) CHSA ( ) ECET ( )

Área: CV ( ) CHSA ( ) ECET ( ) Área: CV ( ) CHSA ( ) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Campus Universitário

Leia mais

Objetivos da Proposta

Objetivos da Proposta Tema Objetivos da Proposta O Rio Grande do Sul vem se destacando no cenário cultural nacional e internacional por sua trajetória na dança, consagrando o trabalho de bailarinos, coreografos e professores

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS LAGES Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO

Leia mais

A prática do projeto como instrumento de ensino: o projeto MORA 2 e o Programa Minha Casa Minha Vida

A prática do projeto como instrumento de ensino: o projeto MORA 2 e o Programa Minha Casa Minha Vida A prática do projeto como instrumento de ensino: o projeto MORA 2 e o Programa Minha Casa Minha Vida The design practice as a teaching tool: the MORA 2 project and the Minha Casa Minha Vida Housing Program

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL CONFORME LEI FEDERAL 13.465/2017 Registro de Imóvel 02 A Prefeitura Municipal de Confins, está iniciando o Programa de Regularização Fundiária que irá promover

Leia mais

Edital º 02 de 09 de dezembro de 2011.

Edital º 02 de 09 de dezembro de 2011. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ Departamento de Ciências Sociais Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06 Bairro Ininga CEP: 64049-550 Teresina-PI Brasil Fone (86)

Leia mais

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA (2010-2012) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA, Campina Grande-PB (2010-2012) 1. A cidade de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, possui um Centro Histórico com características

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO. Atos da Reitoria

BOLETIM DE SERVIÇO. Atos da Reitoria i MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Bairro Ininga, Teresina,

Leia mais

Edifício Ambiental. Semestre. Estúdio Avançado ÊNFASES T.I.A A. Obra civil Patrimônio. Planejamento urbano e regional Livre AMB

Edifício Ambiental. Semestre. Estúdio Avançado ÊNFASES T.I.A A. Obra civil Patrimônio. Planejamento urbano e regional Livre AMB 1º Semestre ÊNFSES T.I. Estúdio vançado Obra civil atrimônio referencial: ceitável: Não recomendada: N lanejamento urbano e regional Livre MB Edifício mbiental Resumo crise ou choque do petróleo no início

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA COORDENAÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA COORDENAÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - - Semestres letivos: 2019.1 e 2019.2 Turmas: T01 T02 T03 T04 Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docentes:

Leia mais

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011.

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. 1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. Orientador: Cláudio Listher Marques Bahia. 168 Qualificação do

Leia mais

PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES.

PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES. PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES. Amayra Rocha da Silva Graduanda do Curso de Pedagogia. Bolsista-CNPq, UFPI. Profª. Drª. Maria da

Leia mais

O ADENSAMENTO COMO RESPOSTA À AMPLIAÇÃO DA QUALIDADE HABITACIONAL: O CASO DO PROJETO MORA[2]

O ADENSAMENTO COMO RESPOSTA À AMPLIAÇÃO DA QUALIDADE HABITACIONAL: O CASO DO PROJETO MORA[2] O ADENSAMENTO COMO RESPOSTA À AMPLIAÇÃO DA QUALIDADE HABITACIONAL: O CASO DO PROJETO MORA[2] DENSIFICATION AS SOLUTION TO THE IMPROVEMENT OF HOUSING QUALITY: THE CASE OF THE PROJECT MORA[2] JULIANO CARLOS

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (MODALIDADE PRESENCIAL) EDITAL PPPG Nº 29/2011

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (MODALIDADE PRESENCIAL) EDITAL PPPG Nº 29/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL

Leia mais

NOME DO CANDIDATO: VALORAÇÃO DOS COMPONENTES DE CURRICULUM VITAE

NOME DO CANDIDATO: VALORAÇÃO DOS COMPONENTES DE CURRICULUM VITAE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS Campus Universitário Petrônio Portela Bairro Ininga 64.049-550 Teresina-PI EDITAL Nº 08/19 - CCHL, de 26 de junho

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico São Paulo, Setembro de 2013 Alberto Silva CDURP Quebra de Paradigmas Modelagem financeira inovadora, sem aplicação de recurso

Leia mais

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE Land use and densification along mass transit corridors in Belo Horizonte Daniel Freitas Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016-CCS/DEF, DE 09 DE AGOSTO DE 2016.

EDITAL Nº 002/2016-CCS/DEF, DE 09 DE AGOSTO DE 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Campus Ministro Petrônio Portella Bairro Ininga CEP 64.049-550 Teresina Piauí Brasil EDITAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI Centro de Ciências da Saúde Avenida Frei Serafim, 2280 CEP: 64001-020 Teresina/PI- Brasil Telefone 3215 5696 E-mail: ccsdiretoria@ufpi.edu.br Internet:

Leia mais

Arquitetura moderna residencial

Arquitetura moderna residencial UFPB Arquitetura e Urbanismo Estágio Supervisionado V Arquitetura moderna residencial Felipe Mazzaro Thaisa Oashi Orientadora: Roberta Xavier Julho/2009 * Acervo moderno em João Pessoa: descaso e destruição

Leia mais

Superintendência de Comunicação Social SCS

Superintendência de Comunicação Social SCS Superintendência de Comunicação Social SCS Superintendência de Comunicação Social - SCS MISSÃO: A Superintendência de Comunicação Social (SCS) é órgão de direção subordinado diretamente à Reitoria da UFPI

Leia mais

PROGRAMA LAGOAS DO NORTE

PROGRAMA LAGOAS DO NORTE PREFEITURA DE TERESINA PROGRAMA LAGOAS DO NORTE VI Forum Nacional de Defesa Civil Teresina, 10 de setembro/2009 Mal situada a Vila do Poti em lugar insalubre e sujeita a inundação, nos invernos rigorosos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE TECNOLOGIA Campus Universitário Petrônio Portela Bairro Ininga Teresina-PI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE TECNOLOGIA Campus Universitário Petrônio Portela Bairro Ininga Teresina-PI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE TECNOLOGIA Campus Universitário Petrônio Portela Bairro Ininga 64.049-550 Teresina-PI EDITAL Nº 3 de 27 de ABRIL de 2017 CENTRO DE TECNOLOGIA

Leia mais

DAU_1079_PRG_ARQUITETURA_E_URBANISMO_NO_RIO_GRANDE_DO_SUL.pdf DAU_1093_PRG_ATELIE_4.pdf DAU_1104_PRG_ATUAcAO_PROFISSIONAL.pdf

DAU_1079_PRG_ARQUITETURA_E_URBANISMO_NO_RIO_GRANDE_DO_SUL.pdf DAU_1093_PRG_ATELIE_4.pdf DAU_1104_PRG_ATUAcAO_PROFISSIONAL.pdf DAU_1079_PRG_ARQUITETURA_E_URBANISMO_NO_RIO_GRANDE_DO_SUL.pdf DAU_1093_PRG_ATELIE_4.pdf DAU_1104_PRG_ATUAcAO_PROFISSIONAL.pdf DAU_1106_PRG_TRABALHO_FINAL_DE_GRADUAcAO_1.pdf UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

Leia mais

EDITAL Nº 23/2018-CSPE/PREG/UFPI, DE 13 DE MARÇO DE 2018

EDITAL Nº 23/2018-CSPE/PREG/UFPI, DE 13 DE MARÇO DE 2018 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais Campus Ministro Petrônio Portella Bairro Ininga CEP 64.049-550 Teresina Piauí Brasil EDITAL Nº 23/2018-CSPE/PREG/UFPI,

Leia mais

TÍTULO: HABITAÇÃO E MEIO - AMBIENTE - UMA INTEGRAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO COM AS NECESSIDADES DE SEUS MORADORES

TÍTULO: HABITAÇÃO E MEIO - AMBIENTE - UMA INTEGRAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO COM AS NECESSIDADES DE SEUS MORADORES Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: HABITAÇÃO E MEIO - AMBIENTE - UMA INTEGRAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO COM AS NECESSIDADES DE SEUS

Leia mais

LOCAIS DE PROVA MESTRADO 2017 (confirmados):

LOCAIS DE PROVA MESTRADO 2017 (confirmados): LOCAIS DE PROVA MESTRADO 2017 (confirmados): CIDADE/RESPONSÁVEL LOCAL DE PROVA Nº. DE CANDIDATOS 1. São Luís MA Prof. Jorge Nunes 1. Bom Jesus PI Prof. Davi Lima Pantoja 2. Teresina PI Profª. Conceição

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA SECRETARIA DE IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA SECRETARIA DE IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA SECRETARIA DE IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS EDITAL Nº 02, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2018 CONSIDERANDO a Lei nº 11.778/08 e a RESOLUÇÃO CONSUN

Leia mais

Nossos Pilares. - Competência - Qualidade - Credibilidade - Inovação - Sustentabilidade - Contato Personalizado

Nossos Pilares. - Competência - Qualidade - Credibilidade - Inovação - Sustentabilidade - Contato Personalizado A i9 A i9 atua de forma diferenciada e preocupada com os interesses de seus clientes e parceiros no âmbito da incorporação imobiliária. Com expertise para os negócios, a empresa oferece serviços personalizados

Leia mais

RESULTADO DO EDITAL Nº 03/2019 Edital 03/2019 Data: 21/03/2019

RESULTADO DO EDITAL Nº 03/2019 Edital 03/2019 Data: 21/03/2019 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS PESQUEIRA COMISSÃO DE MONITORIA RESULTADO

Leia mais

BANCO DE PROJETOS EDITAL PROSIS 07/2018

BANCO DE PROJETOS EDITAL PROSIS 07/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE SUSTENTABILIDADE E INTEGRAÇÃO SOCIAL BANCO DE PROJETOS EDITAL PROSIS 07/2018 Projetos inovadores de habitações de interesse social

Leia mais