PATOLOGIA DE REVESTIMENTOS. Argamassas, Pinturas, Cerâmicas, Rochas Ornamentais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PATOLOGIA DE REVESTIMENTOS. Argamassas, Pinturas, Cerâmicas, Rochas Ornamentais"

Transcrição

1 PATOLOGIA DE REVESTIMENTOS Argamassas, Pinturas, Cerâmicas, Rochas Ornamentais

2 ARGAMASSAS

3 Conceito As argamassas são materiais de construção que tem na sua constituição aglomerantes, agregados minerais e água. Quando recém misturadas, possuem boa plasticidade, enquanto que, quando endurecidas, possuem rigidez, resistência e aderência.

4 Generalidades Os revestimentos em argamassa são geralmente compostos por três camadas superpostas, contínuas e uniformes: chapisco, emboço (massa grossa) e reboco (massa fina). Cada uma delas tem uma função e requer cuidados específicos com relação ao traço e à forma de execução.

5 Generalidades 1. Base A superfície que irá receber o chapisco, seja ela de concreto ou de alvenaria, deve estar devidamente curada, limpa, uniforme e livre de desagregações. 2. Chapisco É a etapa de preparo da base com o objetivo de torná-la mais rugosa e homogênea à absorção de água. 3. Emboço reforçado com tela. 4. Reboco É a camada final que torna a textura da parede mais lisa para receber pintura. 5. Revestimento final

6 Funções Argamassa para revestimento Proteção da obra grossa/ durabilidade; Estanqueidade/impermeabilidade; Isolamento térmico e acústico; Eventual proteção contra ação do fogo; Higiene/salubridade lavabilidade; Estética/acabamento; Regularização para outros revestimentos.

7 Propriedades requeridas das argamassas Estado fresco Consistência; Coesão; Plasticidade; Trabalhabilidade; Retenção de água; Aderência inicial. Estado endurecido Resistência mecânica (impacto, desgaste por abrasão, etc); Resistência ao fogo; Aderência; Retração; Capacidade de deformação; Impermeabilidade; Condutibilidade térmica; Resistência ao congelamento; Resistência aos sulfatos; Durabilidade.

8 Patologias

9 Patologias

10 Principais patologias dos revestimentos em argamassa Irregularidades geométricas (desvios do plano, requadramentos, arestamentos tortuosos, etc); Fissuras; Descolamentos; Desagregação; Esborcinamentos; Proliferação de fungos

11 Irregularidades geométricas Panos distorcidos, requadramentos mal feitos e arestamentos tortuosos são comuns de se encontrar, porém por muitos, não são considerados como um problema. Detalhes de distorção e desalinhamento entre estrutura e alvenaria que será corrigida com aumento de espessura de argamassa de revestimento externo.

12 Fissuras A fissuração agrega uma perda de resistência mecânica ao revestimento e um ponto passível de infiltração de água, ar e outro material em que o revestimento esteja exposto.

13 Motivos para surgimento de fissuras Traço inadequado A falta de controle na mistura de uma argamassa industrializada, ou uma dosagem de argamassa virada em obra feita por meio de empirismo pode levar ao surgimento de fissuras no revestimento.

14 Motivos para surgimento de fissuras Teor excessivo de finos Os materiais finos preenchem os vazios entre os grãos e impede a passagem da água tanto na hidratação, quanto na evaporação.

15 Motivos para surgimento de fissuras Material argiloso na areia Durante o processo de absorção a argila ganha volume e causa tensões radiais provocando fissuração no revestimento que ainda não teve total ganho de resistência.

16 Motivos para surgimento de fissuras Excessiva absorção da base A absorção excessiva de água das argamassas pelo substrato pode provocar uma hidratação do cimento localmente retardada, podendo formar regiões com materiais de diferentes características e ocasionar grande retração, provocando assim fissuras.

17 Motivos para surgimento de fissuras Excessiva evaporação (insolação, ventos) É necessário compensar a perda de água por evaporação excessiva umedecendo a base antes do início do revestimento e após executar promover uma cura úmida.

18 Classificação das fissuras Fissuras horizontais 1. Assentamento plástico Ocorre quando o revestimento está no estado plástico e há vulnerabilidade à perda de água. 2. Descolamentos Sinal de que o revestimento não está mais agregado em sua totalidade à base e está exposta às intempéries. 3. Expansão da argamassa de assentamento (sulfatos, presença de material argiloso na argamassa, etc) A expansão da argamassa é responsável pela formação de tensões perpendiculares ao plano do revestimento.

19 Classificação das fissuras Fissuras verticais Possível enfraquecimento pela presença de tubos e eletrodutos.

20 Classificação das fissuras Fissuras mapeadas, com espaçamentos/aberturas regulares Movimentações higrotérmicas diferenciadas entre revestimento e estrutura, eventualmente associadas à retração de secagem da argamassa.

21 Classificação das fissuras Fissuras nas juntas de assentamento dos blocos Blocos com alto poder de absorção de água, blocos ressecados com elevada retração; Retração da argamassa/juntas secas; Pequena espessura do revestimento; Falhas no assentamento (materiais ou mão-de-obra).

22 Descolamentos Ocorrem quando o revestimento não está mais aderido à base. Causas Revestimento aplicado sobre base suja(poeiras, eflorescências, bolor); Revestimento aplicado sobre base muito absorvente/ressecada; Revestimento aplicado sobre base saturada; Revestimento aplicado sobre base muito lisa ou pouco absorvente; Revestimento aplicado sobre concreto com desmoldante; Argamassa pobre em aglomerante (pequeno poder de aderência); Argamassa muito rica em cimento (pequeno poder de acomodar movimentações da estrutura ou do próprio revestimento); Contaminação da areia e/ou da água de amassamento com matéria orgânica (inibindo reações de hidratação do cimento);

23 Descolamentos Aplicação de camada muito fina (evaporação rápida da água); Aplicação de camada muito grossa (excessivo peso próprio da camada de argamassa fresca, dificuldade de carbonatação da cal próxima à base da parede); Remistura de argamassa após início da hidratação do cimento; Aplicação de pintura impermeabilizante antes do endurecimento das camadas profundas.

24 Descolamentos

25 Descolamentos

26 Descolamentos

27 Causas Desagregação Acesso de umidade ao revestimento; Argamassa com teores excessivamente baixos de cimento; Argamassa constituída com material argiloso (expansões na umidificação, retrações na secagem, desagregando progressivamente o material); Hidratação retardada de óxidos de cálcio ou magnésio presentes na cal hidratada; Argamassa composta com gesso, em contato com blocos ou juntas de assentamento com cimento não hidratado; Cristalização de sais/ataque por sulfatos.

28 Desagregação

29 Desagregação

30 Esborcinamentos É a degradação de cantos vivos, arestas, bordas e outros trechos passíveis de choques.

31 Proliferação de fungos Ocorre quando há uma crescente exposição de umidade ao revestimento. Causas Vazamentos de tubulações; Ascenção de umidade do solo; Concentração de fluxos de água (peitoris, etc); Escorrimento de água a partir da cobertura; Umidade retida por cultura de fungos.

32

33

34 PINTURAS

35 Tintas É necessário assegurar que as qualidades da tinta permanecerão firmes e aderidas ao substrato mantendo por um determinado tempo, as propriedades essenciais.

36 Látex PVA Látex acrílico; Caiação; À base de cimento; Esmalte sintético; Resina epóxi; Borracha clorada; VERNIZES: Acrílico e poliuretânico SILICONES: Silana e siloxano Tintas mais utilizadas

37 Fundo Selador: reduz ou uniformiza a absorção do substrato; Primer: inibe corrosão Washprimer: promove adesão sobre superfície não metálica Preparador de Paredes: promove a coesão das partículas soltas do substrato. Indicado para argamassa não firme e sem coesão.

38 Principais causas das patologias Substrato insuficiente curado; Ataques por fungos; Espessura excessiva; Incompatibilidade entre camadas; Secagem rápida.

39 Tipos de patologias Bolhas É resultante de perda localizada de adesão e levantamento do filme da superfície. Possíveis Causas: Aplicação de tinta base óleo sobre uma superfície úmida ou molhada; Umidade infiltrando através de paredes externas; Superfície pintada exposta à umidade, logo após a secagem. Soluções Se nem todas as bolhas baixaram: Remova-as, raspando e lixando; Repinte com tinta acrílica. Se todas as bolhas baixaram: Elimine a fonte de umidade; Raspe e lixe o local; Aplique um selador antes de aplicar a tinta.

40 Tipos de patologias

41 Tipos de patologias Crateras/Espumação Surgem do rompimento de bolhas causadas pela espumação. Possíveis Causas: Uso de uma tinta de baixa qualidade ou muito velha; Aplicação muito rápida da tinta; Uso de rolo com comprimento de pêlo não adequado; Passar muitas vezes o rolo ou o pincel sobre o mesmo lugar; Tinta alto ou semi brilho sobre uma superfície porosa. Soluções Evite passar o rolo ou o pincel várias vezes no mesmo local; Evite tinta que tenha sido fabricada há mais de um ano; Ao pintar uma superfície com tintas alto ou semi brilho, use sempre um rolo de pêlo curto; Antes de pintar uma superfície porosa, aplique um selador.

42 Tipos de patologias

43 Tipos de patologias Descamação Ruptura na pintura pelo desgaste natural do tempo ou pelo "trincamento" da tinta, que resulta em total comprometimento da superfície pintada. Possíveis Causas: Uso de tinta de baixa qualidade, com pouca adesão e flexibilidade; Diluição exagerada da tinta ou aplicação de demão muito fina; Inadequada preparação da superfície, ou aplicação de tinta sobre madeira bruta sem selador; Infiltração de umidade pelas fissuras, vedações desgastadas ou vazamentos provenientes de telhados e muros; Aplicação de tinta a base de óleo sobre uma superfície úmida. Soluções Remova todos os fragmentos de tinta com uma raspadeira ou escova de aço elixe a superfície; Se as rupturas ocorrerem também nas camadas mais profundas o uso de uma massa corrida pode ser necessário; Em superfícies de madeira bruta use selador antes da repintura.

44 Tipos de patologias

45 Tipos de patologias Enrugamento Formação de rugas e ondulações sobre a superfície ocorrem quando a tinta ainda está úmida. Possíveis Causas: A tinta é aplicada em uma camada muito espessa; Pintura realizada sob condições extremas de calor ou frio. (Camada mais externa do filme seca mais rápido que a camada de baixo ainda úmida); Superfície não totalmente seca exposta a muita umidade; Pintura sobre superfície suja ou engordurada. Soluções Raspe ou lixe a superfície para remover a camada enrugada; Antes de aplicar um selador, certifique-se de se a superfície esteja totalmente seca; Repinte o local, evitando fazê-lo sob condições extremas de temperatura e umidade; Utilize uma tinta para interior de alta qualidade.

46 Tipos de patologias

47 Tipos de patologias Fissuras na superfície Fissuras profundas e irregulares na superfície. Possíveis Causas: Tinta aplicada em camada muito espessa, geralmente, sobre superfície porosa. Tinta aplicada em camada muito espessa, a fim de melhorar o poder de cobertura de um produto de baixa qualidade; Acúmulo de tinta nos cantos da superfície, durante a aplicação. Soluções Remova a camada afetada, raspando e lixando a superfície; Prepare a superfície e repinte-a com uma tinta base água de alta qualidade; Tintas de alta qualidade reduzem a tendência a rachaduras, facilitam a aplicação e proporcionam grande poder de cobertura.

48 Tipos de patologias

49 Calcificação/Saponização Tipos de patologias Formação de finas partículas, semelhantes a um pó esbranquiçado, sobre a superfície pintada exposta ao tempo, causando o desbotamento da cor. Possíveis Causas: Uso de uma tinta de baixa qualidade, que contenha alta concentração de pigmentação; Uso externo de uma tinta indicada para superfícies internas. Soluções Remova a tinta e todo vestígio de calcinação; Caso o problema persista, aplique um selador base óleo ou látex acrílico e repinte com uma tinta de alta qualidade, indicada para superfícies externas.

50 Tipos de patologias

51 Eflorescências Tipos de patologias São manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Possíveis Causas: A secagem do reboco, concreto, tijolo, etc., se dá pela eliminação de água sob forma de vapor, que arrasta materiais alcalinos solúveis do interior para a superfície pintada, onde se deposita, causando a mancha. Soluções Sugere-se a observação das infiltrações existentes com a correção das mesmas; Deve-se aguardar a secagem da superfície, raspá-la e aplicar uma demão de um fundo acrílico preparador de paredes.

52 Tipos de patologias

53 Manchas causadas por chuvas Tipos de patologias Ocorrem quando se trata de pingos isolados em paredes recém pintadas. Possíveis Causas: Os pingos isolados, ao molharem a pintura, trazem à superfície os materiais solúveis da tinta, surgindo as manchas. Soluções Para eliminá-las, basta lavar a superfície com água, sem esfregar.

54 Tipos de patologias

55 Repinturas Nas paredes em bom estado, pintadas com látex, basta limpar e repintar diretamente; Nas paredes em mau estado, é necessário remover a pintura anterior e aplicar uma demão de fundo preparador de paredes. Após a secagem, pode-se aplicar o acabamento desejado; Nas paredes caiadas, deve-se remover, ao máximo possível a caiação e depois aplicar uma demão de fundo preparador de paredes; Nas paredes com tintas brilhantes (esmalte ou óleo) é necessário lixar totalmente, ate a perda do brilho, limpar o pó resultante deste lixamento e repintar as paredes.

PATOLOGIA DE REVESTIMENTOS. Argamassas, Pinturas, Cerâmicas

PATOLOGIA DE REVESTIMENTOS. Argamassas, Pinturas, Cerâmicas PATOLOGIA DE REVESTIMENTOS Argamassas, Pinturas, Cerâmicas ARGAMASSAS Conceito As argamassas são materiais de construção que tem na sua constituição aglomerantes, agregados minerais e água. Quando recém

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II Curso: Engenharia Civil Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA Construção Civil II Aula 07 Pinturas Prof. Dr. Alberto Casado Lordsleem Jr. Sumário Aula 07 Pinturas Funções

Leia mais

DICAS. Multiplicador de Qualidade Futura

DICAS. Multiplicador de Qualidade Futura DICAS Multiplicador de Qualidade Futura 1. Patologias Patologia é qualquer anormalidade que venha a ocorrer abaixo ou acima do filme da tinta e que provoque o desgaste acelerado do sistema de pintura.

Leia mais

PATOLOGIA NA FASE PINTURA

PATOLOGIA NA FASE PINTURA PATOLOGIA NA FASE PINTURA FINALIDADE DA PINTURA PROTEÇÃO DECORAÇÃO PINTURA NOVA CLIMA TROPICAL 5 ANOS CAUSAS DAS PATOLOGIAS NA INTERFACE DA PELÍCULA COM O SUBSTRATO NA PRÓPRIA PELÍCULA PRINCIPAIS RAZÕES

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA AS FISSURAS NOS REVESTIMENTOS RESPONDEM EM MÉDIA POR 15% DOS CHAMADOS PARA ATENDIMENTO PÓS-OBRA DENTRO DO PRAZO DE GARANTIA ORIGEM E INCIDÊNCIA DAS MANIFESTAÇÕES

Leia mais

ARGAMASSAS. Prof. Amison de Santana

ARGAMASSAS. Prof. Amison de Santana ARGAMASSAS Prof. Amison de Santana Argamassas - conceito - São materiais de construção constituídos por uma mistura íntima de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo e água; - São utilizadas no assentamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Mestrado Acadêmico Aderência à base Deficiência de Aderência Características do Substrato Dosagem da Argamassa Técnica de Execução Argamassa 2 Ok Ok Ok Ok 2 Subidas

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com s.f. Ato ou efeito de pintar. Camada de recobrimento de uma superfície, com funções protetora e PINTURA decorativa, obtida pela aplicação de tintas e

Leia mais

Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010

Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 PRINCIPAIS PROBLEMAS DAS VEDAÇÕES VERTICAIS:. FISSURAÇÃO. MANCHAMENTO (microorganismo/eflorescência/umidade/oxidação). DESTACAMENTO. PENETRAÇÃO DE ÁGUA (principalmente

Leia mais

Argamassa TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES ARGAMASSA. Elizeth Neves Cardoso Soares 2016

Argamassa TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES ARGAMASSA. Elizeth Neves Cardoso Soares 2016 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES ARGAMASSA Elizeth Neves Cardoso Soares 2016 Definições Pastas Resulta das reações químicas do cimento com a água. Quando há água em excesso, denomina-se nata. Argamassa São misturas

Leia mais

REVESTIMENTOS VERTICAIS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I

REVESTIMENTOS VERTICAIS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I REVESTIMENTOS VERTICAIS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I O CONCEITO FUNCIONAL É um elemento funcional do edifício com funções bem

Leia mais

Materiais de Construção Argamassa. Profª MSc. Dayane Cristina

Materiais de Construção Argamassa. Profª MSc. Dayane Cristina Materiais de Construção Argamassa Profª MSc. Dayane Cristina Material fonte: Profº. Márcio Varela, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Marcio Varela Definições Na

Leia mais

Disciplina: Materiais de Construção I Assunto: Argamassas no estado seco e fresco Prof. Ederaldo Azevedo Aula 6 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 1.1 Conceitos Básicos: Argamassa é um material composto,

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina.

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina. Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina. 2. DESCRIÇÃO: O REVESTLISO CAMADA FINA é uma argamassa branca, mineral, de alta resistência e aderência, para acabamento de paredes e tetos com camada

Leia mais

FQ-PD-05 Criado: 11/08/2016 Atualizado em: 29/01/2018 Rev.: 02 FICHA TÉCNICA 1. PRODUTO. Revestliso Massa Niveladora 2. DESCRIÇÃO

FQ-PD-05 Criado: 11/08/2016 Atualizado em: 29/01/2018 Rev.: 02 FICHA TÉCNICA 1. PRODUTO. Revestliso Massa Niveladora 2. DESCRIÇÃO 1. PRODUTO Revestliso Massa Niveladora 2. DESCRIÇÃO O Revestliso Massa Niveladora é uma argamassa branca, mineral, de alta resistência, aderência e com tecnologia hidro-repelente para acabamento de paredes

Leia mais

Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos.

Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos. Sistemas de pintura Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos. Sua aplicação resulta em uma película

Leia mais

Tinta Acrílica Economica Fit. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco.

Tinta Acrílica Economica Fit. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco. 1 71 PRODUTO BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Tinta Acrílica Economica Fit BT008 1/ 5 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: É um produto fácil de aplicar, formulado especialmente para pinturas internas de paredes,

Leia mais

Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010

Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 DEFINIÇÃO. Mistura de aglomerantes e agregados com água, possuindo capacidade de endurecimento (NBR 7200).. São materiais de construção constituídos por uma mistura

Leia mais

Aprovado por: Leonardo Neri Data: 04/12/2017 SUMÁRIO Pintura com Tinta esmalte em porta corta-fogo

Aprovado por: Leonardo Neri Data: 04/12/2017 SUMÁRIO Pintura com Tinta esmalte em porta corta-fogo SUMÁRIO 0. Histórico da Alteração e Distribuição 1. Objetivo 2. Documento de Referência 3. Aplicação 4. Responsabilidades / Autoridades 4.1 Gerente de Obras 4.2 Engenheiro de Produção 4.3 Funcionários

Leia mais

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL II Alvenaria estrutural CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS SISTEMAS ESTRUTURAIS TOTALMENTE ESTRUTURADO ESTRUTURA MISTA 2 TOTALMENTE ESTRUTURADO Quando os elementos estruturais de

Leia mais

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do Sistema de Revestimento

Leia mais

AULA 6 ARGAMASSA. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2015

AULA 6 ARGAMASSA. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2015 AULA 6 ARGAMASSA Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ARGAMASSAS DEFINIÇÃO Materiais

Leia mais

Tinta Acrílica Standard Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco e Semibrilho.

Tinta Acrílica Standard Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco e Semibrilho. 1 2 PRODUTO Tinta Acrílica Standard Kokar BT002 1/ 5 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: É um produto formulado especialmente para pinturas externas e internas de fachadas e paredes. Sua fórmula apresenta baixíssimo

Leia mais

Tinta Acrílica Standard Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco e Semibrilho.

Tinta Acrílica Standard Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco e Semibrilho. 1 3 PRODUTO BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Tinta Acrílica Standard Kokar BT002 1/ 5 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: É um produto de alto rendimento formulado especialmente para pinturas externas e internas

Leia mais

Autor: Giulliano Polito

Autor: Giulliano Polito Autor: Giulliano Polito OBJETIVO Orientar quanto a especificação do melhor sistema de pintura sobre argamassa; Apresentar Patologias usuais em sistemas de pintura sobre argamassa. 7 QUALIDADE Os Principais

Leia mais

Sumário MINERCAL CH-I - DESCRIÇÃO... 1 MINERCAL CH-I - INSTRUÇÕES... 1 MINERCAL CH-III - DESCRIÇÃO... 2 MINERCAL CH-III - INSTRUÇÕES...

Sumário MINERCAL CH-I - DESCRIÇÃO... 1 MINERCAL CH-I - INSTRUÇÕES... 1 MINERCAL CH-III - DESCRIÇÃO... 2 MINERCAL CH-III - INSTRUÇÕES... Sumário MINERCAL CH-I - DESCRIÇÃO... 1 MINERCAL CH-I - INSTRUÇÕES... 1 MINERCAL CH-III - DESCRIÇÃO... 2 MINERCAL CH-III - INSTRUÇÕES... 2 MINERCAL PINTURA - DESCRIÇÃO... 3 MINERCAL PINTURA - INSTRUÇÕES...

Leia mais

MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes

MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes Argamassas NBR13281 Histórico 1º. registro de emprego na construção: Pré-História Piso polido de 180 m² feito com pedras e argamassa cal e areia: ~ 7000 a 9000

Leia mais

Tinta Acrílica Econômica Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco.

Tinta Acrílica Econômica Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco. 1 15 BT001 1/ 5 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: É um produto de fácil aplicação, formulado especialmente para pinturas internas de paredes em geral, por isso oferece um ótimo custo benefício. Sua fórmula apresenta

Leia mais

PREPARAÇÃO DA SUPERFICIE

PREPARAÇÃO DA SUPERFICIE GUIA TÉCNICO Oliveira & Câmara Tintas e Vernizes LTDA Tintas Aquarela CNPJ: 06.839.838/0001-50 End. BR 304, Km 301, Distrito Industrial, Macaíba/RN. www.tintasaquarela.com 1 SUMÁRIO DEFINIÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

FR (REV. 01) Textura Lisa Hidrorrepelente

FR (REV. 01) Textura Lisa Hidrorrepelente BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 01) Textura Lisa Hidrorrepelente A textura Lisa hidrorrepelente Anjo é um acabamento para efeitos mais suaves. Fácil aplicação, secagem rápida, boa aderência e sua hidrorrepelência

Leia mais

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas de cimento, cal e areia destinadas ao uso em alvenarias e revestimentos Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: NBR 7200:1998 NBR 13529:2013

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDACIL é um verniz à base de resina acrílica dispersa em solvente. É indicado para proteção de estruturas e, após a cura, forma um filme transparente, impermeável, de fácil limpeza, de boa resistência

Leia mais

ssa m a R1 B

ssa m a R1 B Argamassas NBR13281 Histórico [ 1º. registro de emprego na construção: Pré-História " Piso polido de 180 m² feito com pedras e argamassa cal e areia: ~ 7000 a 9000 a.c. (descoberto em 1985, em Israel,

Leia mais

ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco.

ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco. 1 2 PRODUTO Massa Acrilica Kokar BT011 1/ 5 1. 2. 3. 4. DESCRIÇÃO: é um produto próprio para corrigir imperfeições de tetos e paredes. Possui secagem rápida e ótima aderência, proporcionando agilidade

Leia mais

ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco.

ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco. 1 2 PRODUTO Massa Corrida Kokar BT011 1/ 5 1. 2. 3. 4. DESCRIÇÃO: Massa Corrida Kokar: é um produto próprio para corrigir imperfeições de tetos e paredes internas. Possui secagem rápida e ótima aderência,

Leia mais

COMPOUND COAL TAR EPOXY

COMPOUND COAL TAR EPOXY Produto COMPOUND COAL TAR EPOXY apresenta ótimo desempenho como revestimento protetor de superfícies metálicas e de concreto, em condições de alta umidade, imersão e intempéries. Depois da cura total,

Leia mais

Universidade Estadual de Mato Grosso. Tintas

Universidade Estadual de Mato Grosso. Tintas Universidade Estadual de Mato Grosso Tintas Sinop MT 2017 Tintas Antoniel Silva Mendonça André Stangherlin Pissaia Caue Dias Cavalcante Matheus Zilio Viecelli Matheus Matias Tintas As tintas são materiais

Leia mais

AGLOMERANTES. Definição: 22/2/2011

AGLOMERANTES. Definição: 22/2/2011 AGLOMERANTES Definição: Aglomerantes são materiais ativos, geralmente pulverulentos, que entram na composição das pastas, argamassas e concretos. 1 Nomenclatura Aglomerantes = materiais ativos (pulverulentos)

Leia mais

8/2/2011 AGLOMERANTES. Definição: Exemplos: Aglomerantes. Nomenclatura. Relação Pega x Endurecimento. Propriedades. Argila Gesso Cal Cimento Betume

8/2/2011 AGLOMERANTES. Definição: Exemplos: Aglomerantes. Nomenclatura. Relação Pega x Endurecimento. Propriedades. Argila Gesso Cal Cimento Betume Definição: AGLOMERANTES Aglomerantes são materiais ativos, geralmente pulverulentos, que entram na composição das pastas, argamassas e concretos. Nomenclatura Exemplos: Aglomerantes Aglomerantes = materiais

Leia mais

Tinta Acrílica Premium Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco, Acetinado e Semibrilho.

Tinta Acrílica Premium Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco, Acetinado e Semibrilho. 1 9 BT003 1/ 5 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: É um produto de qualidade superior formulado especialmente para pinturas externas e internas de paredes que exigem acabamento refinado. Sua formula proporciona

Leia mais

ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco.

ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco. 1 2 PRODUTO BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Selador Acrilico Fit BT010 1/ 5 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: É uma linha de produtos formulados especialmente para a preparação de superfícies externas e internas.

Leia mais

Passo a Passo da Aplicação do Sistema para Impermeabilização de Superfícies AndreeCor

Passo a Passo da Aplicação do Sistema para Impermeabilização de Superfícies AndreeCor Passo a Passo da Aplicação do Sistema para Impermeabilização de Superfícies AndreeCor Rendimento PRODUTO Manta Líquida Elastomérica AndreeCor EMBALAGEM Bd 20 Kg Bd 4 Kg RENDIMENTO 1,5 Kg / m² Indicação

Leia mais

FR (REV. 00) Fundo prepador de paredes

FR (REV. 00) Fundo prepador de paredes BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) Fundo prepador de paredes É um produto base água incolor, com baixíssimo odor e de fácil aplicação que possui na sua formulação, ingredientes que tem o poder de aglutinar

Leia mais

Fundo Preparador de Paredes

Fundo Preparador de Paredes BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 02) Fundo Preparador de Paredes É um produto base água incolor, com baixíssimo odor e de fácil aplicação que possui na sua formulação ingredientes que tem o poder de aglutinar

Leia mais

Prof. Msc. Jerônimo Cabral. Dra. Kay Loh Msc. Gilberto R. Cavani

Prof. Msc. Jerônimo Cabral. Dra. Kay Loh Msc. Gilberto R. Cavani Promoção Realização 21 a 25 de setembro de 2009 Hotel Maksoud Plaza São Paulo Anomalias em Fachadas de Edificações Dra. Kay Loh Msc. Gilberto R. Cavani Msc. Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto Comunicados

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDACIL ACQUA é um verniz à base de resina acrílica dispersa em água. É indicado para proteção de estruturas e, após a cura, forma um filme transparente, impermeável, de fácil limpeza, de boa resistência

Leia mais

Argamassas e Revestimento

Argamassas e Revestimento Introdução 2/26 Argamassas e Revestimento Argamassa é o resultado da mistura de aglomerante, agregado miúdo, água e às vezes aditivos, usada para assentamento de alvenarias e revestimentos. Aglomerante:

Leia mais

Massa Corrida. Branca Fosco 65% ± 2 39% ± 2. 1,65 g/cm³ (valor aproximado) 8,0 9,0 Não aplicável 24 meses Consultar FISPQ 6 kg e 27kg

Massa Corrida. Branca Fosco 65% ± 2 39% ± 2. 1,65 g/cm³ (valor aproximado) 8,0 9,0 Não aplicável 24 meses Consultar FISPQ 6 kg e 27kg BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 02) Massa Corrida Massa para uso interno, de grande poder de enchimento, ótima aderência, fácil aplicação e lixamento. Produto conforme Norma NBR 11702 da ABNT tipo 4.7.2.

Leia mais

TINTAS EUCATEX Como evitar os erros mais comuns na pintura de paredes

TINTAS EUCATEX Como evitar os erros mais comuns na pintura de paredes TINTAS EUCATEX Como evitar os erros mais comuns na pintura de paredes Para obter uma boa cobertura na pintura de superfícies, além da utilização de materiais de qualidade, algumas etapas devem ser respeitadas

Leia mais

Textura Decorativa Tradicional Premium Kokar

Textura Decorativa Tradicional Premium Kokar 1 2 Textura Decorativa Tradicional Premium Kokar BT013 1/ 5 1. 2. 3. 4. DESCRIÇÃO: É um revestimento acrílico texturizado e pode ser aplicado em altas espessuras dispensando o uso de massa fina. Possui

Leia mais

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do

Leia mais

Boletim Técnico. Cores Conforme catálogo de cores. Textura Lisa e Acabamento fosco.

Boletim Técnico. Cores Conforme catálogo de cores. Textura Lisa e Acabamento fosco. Boletim Técnico Produto PISOS Descrição Pisos é uma tinta com super-resistência à abrasão, ao tráfego de pessoas e carros. Possui alta proteção contra a ação do tempo com ótima cobertura e aderência em

Leia mais

TEXTURA RÚSTICA GRAFIATO BOLETIM TÉCNICO

TEXTURA RÚSTICA GRAFIATO BOLETIM TÉCNICO TEXTURA RÚSTICA GRAFIATO BOLETIM TÉCNICO Descrição do Produto: A TEXTURA RÚSTICA (GRAFIATO) é um revestimento acrílico que proporciona aos ambientes externos e internos um acabamento texturizado moderno,

Leia mais

PINTURAS EVELIN EMANUELLI DUTRA FELIPE ANTONIO FERREIRA FELIPE LUIZ PITON LUCAS ZIMERMANN BECKER NATHALIA KOLLING DE LIMA

PINTURAS EVELIN EMANUELLI DUTRA FELIPE ANTONIO FERREIRA FELIPE LUIZ PITON LUCAS ZIMERMANN BECKER NATHALIA KOLLING DE LIMA PINTURAS EVELIN EMANUELLI DUTRA FELIPE ANTONIO FERREIRA FELIPE LUIZ PITON LUCAS ZIMERMANN BECKER NATHALIA KOLLING DE LIMA Por que a pintura? A pintura além de seu valor estético, têm a finalidade de combater

Leia mais

REVESTIMENTOS DIVERSOS

REVESTIMENTOS DIVERSOS REVESTIMENTOS DIVERSOS MASSA RASPADA IMITAÇÃO TRAVERTINO GRANULARES TEXTURIZADOS RÚSTICOS GESSO GARANTIA 5 ANOS MAIOR RESISTÊNCIA A INTEMPÉRIES MAIOR VIDA ÚTIL MASSA RASPADA SACOS DE 50 KG RENDIMENTO :

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDAFIX é um adesivo e selador de base acrílica, compatível com cimento e cal. Tem ação adesiva, o que aglutina as partículas do cimento e dos agregados, proporcionando melhor trabalhabilidade

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO CADERNO TÉCNICO

IMPERMEABILIZAÇÃO CADERNO TÉCNICO 1. OBJETIVO: Neste caderno serão apresentadas as soluções da linha PROCRYL para atendimento dos requisitos de impermeabilização. Temos com objetivo, facilitar o entendimento, projeção e especificação,

Leia mais

Argamassas de Revestimento

Argamassas de Revestimento Argamassas de Revestimento q Argamassa de revestimento é utilizada para revestir paredes, muros e tetos, os quais, geralmente, recebem acabamentos como pintura, cerâmicos, laminados, etc; q O revestimento

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO FR (REV. 00)

BOLETIM TÉCNICO FR (REV. 00) BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) Acrílico Premium Total Semibrilho É uma tinta com excelente poder de cobertura, boa resistência a intempéries e de fácil aplicação. É considerada sem cheiro após 3 horas

Leia mais

Textura Acrílica Tradicional Standard Kokar

Textura Acrílica Tradicional Standard Kokar 1 2 Textura Acrílica Tradicional Standard Kokar BT013 1/ 5 1. 2. 3. 4. DESCRIÇÃO: É um revestimento acrílico texturizado e pode ser aplicado em altas espessuras dispensando o uso de massa fina. Possui

Leia mais

Capítulo 26. Argamassas

Capítulo 26. Argamassas Capítulo 26 Argamassas Helena Carasek Universidade Federal de Goiás Definição Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento, obtidos a partir da mistura homogênea

Leia mais

ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco.

ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco. 1 104 PRODUTO BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Massa Corrida Kokar BT011 1/ 5 1. 2. 3. DESCRIÇÃO: É uma linha de produtos formulados especialmente para a correção de imperfeições de superfícies internas.

Leia mais

AULA 6 ARGAMASSA continuação

AULA 6 ARGAMASSA continuação AULA 6 ARGAMASSA continuação Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ARGAMASSAS - PROPRIEDADES

Leia mais

BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos.

BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade e, assim, maior resistência ao desgaste e

Leia mais

PINTURA & ACABAMENTOS

PINTURA & ACABAMENTOS PINTURA & ACABAMENTOS 01/05/2005 Pag.: 1 de 12 LEGENDA TXE-123 PIE-100 primer anti-corrosivo epoxi primer de aderência - epoxi isocianato PAE-200 primer selador epoxi de alta espessura SELADORA VLU-400

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO FR (REV. 00)

BOLETIM TÉCNICO FR (REV. 00) BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) Selador Acrílico Pigmentado É um selador de superfície, de fácil aplicação, é utilizado como primeira demão em superfícies não seladas. Proporciona uniformidade na absorção,

Leia mais

FQ-PD-05 Criado: 11/08/2016 Atualizado em: 29/01/2018 FICHA TÉCNICA Rev.: PRODUTO. Cerâmicas Internas ACI 2. DESCRIÇÃO

FQ-PD-05 Criado: 11/08/2016 Atualizado em: 29/01/2018 FICHA TÉCNICA Rev.: PRODUTO. Cerâmicas Internas ACI 2. DESCRIÇÃO 1. PRODUTO Cerâmicas Internas ACI 2. DESCRIÇÃO A Cerâmicas Internas ACI é uma argamassa colante tipo ACI para assentamento de placas cerâmicas em áreas internas. É produzida com matérias-primas selecionadas,

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011 1 - PRODUTO: Base A esmalte base água brilhante Sistema Multicores Natrielli. 2 - DESCRIÇÃO: É uma base de uso exclusivo do SISTEMA MULTICORES NATRIELLI. Recomendada para pigmentação de cores pastéis.

Leia mais

REVESTIMENTOS Conceituação e classificação Aula 2-2

REVESTIMENTOS Conceituação e classificação Aula 2-2 200888 Técnicas das Construções I REVESTIMENTOS Conceituação e classificação Aula 2-2 Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana pastana@projeta.com.br (14) 3422-4244 AULA 12 200888-Técnicas das Construções

Leia mais

ROTEIROS DOS TRABALHOS

ROTEIROS DOS TRABALHOS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II ECV 5357 ROTEIROS DOS TRABALHOS Profs. Denise e Humberto REVESTIMENTO CERÂMICO escolher 1 parede ou 1 piso; informar a localização no prédio e dimensões MATERIAIS: Cerâmica

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO

GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO REBOTEC VEDALAJE MASSA RÁPIDA 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 16 17 18 Sobre o REBOTEC Reboco Concreto Assentamento de tijolos Contrapiso Argamassa para assentamento cerâmico Rejunte

Leia mais

Boletim Técnico. Cores Azul e Branco. Textura Lisa e brilhante.

Boletim Técnico. Cores Azul e Branco. Textura Lisa e brilhante. Boletim Técnico Produto Esmalte PU Piscinas Descrição Esmalte PU Piscinas é um esmalte poliuretano bicomponente impermeável, ideal para pintura de piscinas de concreto e fibra, deixando-as muito mais bonitas

Leia mais

GUIA DE ESPECIFICÃO PROCRYL AC-I + PROCRYL AC-I + PROCRYL PROCRYL HARD AC-I + PROCRYL AC-I + PROCRYL PINTURA IMPERMEÁVEL

GUIA DE ESPECIFICÃO PROCRYL AC-I + PROCRYL AC-I + PROCRYL PROCRYL HARD AC-I + PROCRYL AC-I + PROCRYL PINTURA IMPERMEÁVEL PATOLOGIAS Neste caderno serão apresentadas as soluções da linha Procryl para atendimento dos requisitos de tratamento e correção de patologias. Temos com objetivo, facilitar o entendimento, projeção e

Leia mais

DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção

DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção Vigência: a partir de 2017/1 Período letivo: 1º ano Carga horária total: 90 h Código: PF.EC.004 Ementa: Estudo das propriedades físicas dos materiais de

Leia mais

Tinta Acrílica Econômica Vidalar Fosca

Tinta Acrílica Econômica Vidalar Fosca BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 03) Tinta Acrílica Econômica Vidalar Fosca A tinta acrílica vidalar é uma tinta acrílica com boa cobertura, rendimento e odor suave. Produto conforme normas ABNT NBR 15079

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 007 Junho/2012

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 007 Junho/2012 1 - PRODUTO: Fundo nivelador para madeira Natrielli. 2 - DESCRIÇÃO: Fundo sintético com excelente aderência sobre madeiras. Grande poder de enchimento que nivela e uniformiza a absorção da superfície.

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 007 Junho/2012

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 007 Junho/2012 1 - PRODUTO: Esmalte sintético brilhante Branco Natrielli. 2 - DESCRIÇÃO: É um produto de fácil aplicação e excelente cobertura e rendimento. Recomendado para pintura de superfícies externas e internas

Leia mais

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Departamento de Engenharia Civil Bibliografia referência para esta aula ISAIA, G. C. (editor) Materiais de Construção Civil e Princípios de ciência

Leia mais

ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco.

ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco. 1 21 PRODUTO BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Tinta Piso Premium Kokar BT004 1/ 5 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: É uma tinta de alta qualidade, formulada especialmente para pintura e proteção de pisos, oferece

Leia mais

Universidade Federal do Ceará. Curso de Engenharia Civil. Aula 3: Argamassa. Prof. Eduardo Cabral

Universidade Federal do Ceará. Curso de Engenharia Civil. Aula 3: Argamassa. Prof. Eduardo Cabral Universidade Federal do Ceará Curso de Engenharia Civil Aula 3: Argamassa Prof. Eduardo Cabral Definição e Histórico Piso de 180m 2 no sul da Galiléia entre 7.000a.C. e 9.000a.C. Laje de 25cm de espessura

Leia mais

FR (REV. 02) Tinta Premium Anjo Mais

FR (REV. 02) Tinta Premium Anjo Mais BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 02) Tinta Premium Anjo Mais É uma tinta de alta performance. Sua fórmula proporciona superior cobertura, rendimento, acabamento e mínimo respingo mesmo após a alta diluição.

Leia mais

Boletim Técnico. Cores Branca. Textura Lisa e Acabamento Fosco.

Boletim Técnico. Cores Branca. Textura Lisa e Acabamento Fosco. Boletim Técnico Produto Multimassa Tapa-Tudo Descrição Multimassa Tapa-Tudo é um produto inovador e de alta tecnologia que preenche e nivela imperfeições dos mais diversos tipos de superfícies. Possibilita

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação.

ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TRATAMENTO: FISSURAS

Leia mais

Esmalte Base D água Premium Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento brilhante e acetinado.

Esmalte Base D água Premium Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento brilhante e acetinado. 1 2 PRODUTO Esmalte Base D água Premium Kokar BT007 1/ 5 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: É um produto ecologicamente correto, dispensa o uso aguarrás na diluição e limpeza das ferramentas. Apresenta baixíssimo

Leia mais

Materiais de Construção

Materiais de Construção Materiais de Construção Materiais de construção Os podem ser simples ou compostos, obtidos diretamente da natureza ou resultado de trabalho industrial. Condições econômicas. As condições técnicas (solidez,

Leia mais

Conforto de interiores

Conforto de interiores Conforto de interiores Acabamentos Acessibilidade Acústica Conforto térmico Acabamentos Revestimentos: conjunto de camadas que recobre as vedações e a estrutura de um edifício com as funções de proteção,

Leia mais

BIANCO. Misturar antes de usar. Adicionar BIANCO à água de amassamento na diluição indicada

BIANCO. Misturar antes de usar. Adicionar BIANCO à água de amassamento na diluição indicada Produto BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade, aumenta a impermeabilidade e evita

Leia mais

VEDAPREN BRANCO. -lajes expostas; -estruturas inclinadas como lajes, abóbadas, sheds, cúpulas e marquises; -telhas onduladas; -calhas de concreto.

VEDAPREN BRANCO. -lajes expostas; -estruturas inclinadas como lajes, abóbadas, sheds, cúpulas e marquises; -telhas onduladas; -calhas de concreto. Produto VEDAPREN BRANCO é uma manta líquida, de base acrílica e aplicação a frio sem emendas, pronta para uso e moldada no local. Cobre a estrutura com uma proteção impermeável e apresenta ótimas características

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Cozinhas e Banheiros

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Cozinhas e Banheiros Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Arga Cozinhas e Banheiros 2. DESCRIÇÃO: A Arga Cozinhas e Banheiros é uma argamassa colante especial para assentamento de placas cerâmicas em áreas internas, com ação hidro-repelente

Leia mais

Áreas externas; Porcelanatos e pedras naturais; Pastilhas de vidro, de porcelana ou outros materiais;

Áreas externas; Porcelanatos e pedras naturais; Pastilhas de vidro, de porcelana ou outros materiais; Criado: 11/08/2016 1. PRODUTO Arga Cozinhas e Banheiros 2. DESCRIÇÃO A Arga Cozinhas e Banheiros é uma argamassa colante especial para assentamento de placas cerâmicas em áreas internas com ação hidrorrepelente

Leia mais

Sistemas para paredes

Sistemas para paredes Sistemas para paredes Wall Tech Descrição geral Aplicações Integra-se perfeitamente aos sistemas de pisos em MMA, formando um sistema monolítico único. Ideal para ambientes internos, é aplicável diretamente

Leia mais

Alvenaria: caracterização

Alvenaria: caracterização Alvenaria: caracterização Julio Cesar Sabadini de Souza Vedação vertical Conceituação Importância Funções Classificação Relembrando... a) quanto à posição no edifício b) quanto à técnica de execução 1

Leia mais

Tintas. Tintas. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su - PUC/RS

Tintas. Tintas. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su - PUC/RS Sistema de Pintura Ciência dos Materiais - ECivil Tintas Prof. Jairo José de Oliveira Andrade Conjunto da tinta de acabamento + massas + fundos Emprego de materiais específicos Película aderente Baixa

Leia mais

ORIENTATIVO TÉCNICO PINTURA

ORIENTATIVO TÉCNICO PINTURA CONDOMÍNIO FAMILY SANTANA Avenida Direitos Humanos, 1201 - Imirim São Paulo/SP 02475-001 (11) 2236-6610 condominiofamilysantana@hotmail.com A/C: Sra. Karina CRM Assistente Técnico Data 1005671643 DOUGLAS

Leia mais