ESCOLA DE TRANSPLANTES DA SOCIEDADE BENEFICENTE DE SENHORAS HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA DE TRANSPLANTES DA SOCIEDADE BENEFICENTE DE SENHORAS HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS"

Transcrição

1 E D I T A L ESCOLA DE TRANSPLANTES DA SOCIEDADE BENEFICENTE DE SENHORAS HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TRANSPLANTE DE FÍGADO PEDIÁTRICO A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio- e a Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde (CGSNT/DAET/SAS/MS), por meio dos Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI- SUS) vem comunicar a abertura de capacitação teórico-prática Curso de Aperfeiçoamento em. I - INTRODUÇÃO Em atividade desde 1991 e com mais de 750 procedimentos realizados, a equipe de Transplante Hepático Pediátrico do Hospital Sírio- tem extensa experiência em transplante em crianças e adolescentes (0 a 18 anos), especialmente o transplante com fígado parcial, com sobrevida do paciente em longo prazo (>12 anos) acima de 80%. O ambulatório de hepatologia e transplante pediátrico atende semanalmente mais de 60 pacientes, pré e pós-transplante, e apresenta estrutura necessária para ampliar a atividade transplantadora com foco no treinamento de pediatras, hepatologistas, intensivistas pediátricos, cirurgiões e anestesiologistas. O objetivo desse projeto é desenvolver o cuidado com a criança com insuficiência hepática (diagnóstico precoce e tratamento), oferecendo acesso a toda a população, minimizando as desigualdades regionais no tratamento destes doentes. Neste sentido, a Escola de Transplantes da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio- oferece aos centros de transplantes do país a oportunidade de realizar este curso de aperfeiçoamento e de trocar experiências com seus profissionais especializados. Objetivo Geral: Contribuir para a preparação de profissionais médicos para o diagnóstico precoce da doença hepática na infância, tratamento clinico inicial, transplante hepático e acompanhamento em longo prazo. Ao seu término, espera-se que o participante tenha conhecimentos suficientes para contribuir com um programa de transplante de fígado pediátrico junto à sua instituição.

2 Objetivos Específicos: Área Clínica 1) Aperfeiçoamento no diagnóstico precoce e tratamento das doenças hepáticas pré-transplante; 2) Manejo de drogas imunossupressoras, acompanhamento e manejo de complicações clínicas pós-transplante; 3) Visão da relação médico-paciente e família e aos princípios éticos e morais que regem a prática médica em pacientes gravemente enfermos. Área cirúrgica 1) Aperfeiçoamento técnico na cirurgia do doador falecido (fígado total, split, redução), doador vivo, transplante hepático pediátrico com as diversas opções de enxerto; 2) Acompanhamento e manejo de complicações cirúrgicas pós-transplante; 3) Visão da relação médico-paciente e família e aos princípios éticos e morais que regem a prática médica em pacientes gravemente enfermos. II - REQUISITOS PARA A CAPACITAÇÃO Médicos com residência completa nas áreas de interesse. III - VAGAS e PROCESSO SELETIVO Serão disponibilizadas o total de 11 vagas, com tempo integral, para o ano de 2017 e o processo seletivo dar-se-á através da análise de currículo com foco na experiência prévia do candidato. A análise será realizada pela equipe de transplante de fígado do Hospital Sírio- com a indicação das Coordenações Estaduais de Transplantes (CET/SES) e validação da Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes/Ministério da Saúde. Os currículos deverão ser enviados à CGSNT até o dia 20/12/2016, para o snt@saude.gov.br com o assunto HSL-Tx Fígado Ped IV - INICIO E DURAÇÃO DAS ATIVIDADES O início das atividades do programa está previsto para o dia 16/01/2017 e o tempo de duração varia conforme a especialidade e experiência do capacitando. Veja abaixo: Especialidade Carga Horária Mínima Tempo Mínimo de Duração (em meses)* Pediatria experiência 2 anos** Pediatria + Gastroenterologia Hepatopediatra Gastrocirurgia Anestesiologia Medicina Intensiva * Considerando 8h diárias e 6 dias por semana, sendo de 2ªf a 6ªf e 1 dia no final de semana. ** Experiência comprovada.

3 V - ATIVIDADES DOS CAPACITANDOS As atividades clínicas do grupo serão desenvolvidas no Hospital Sírio- e no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (São Paulo-SP) e as atividades cirúrgicas serão apenas no Hospital Sírio-. Os capacitandos deverão participar de todas as atividades do grupo incluindo: o Atividades Clínicas: Acompanhamento diário, incluindo finais de semana, dos pacientes internados; Acompanhamento e atendimento ambulatorial pré e pós-transplante; Urgências. o Atividades Cirúrgicas Acompanhamento das cirurgias em doadores vivos, falecidos e nos receptores, incluindo finais de semana; Acompanhamento e atendimento ambulatorial pré e pós-transplante; Seleção de doadores vivos; Urgências cirúrgicas. o Atividades da Anestesiologia: Avaliação pré-anestésica ambulatorial; Acompanhamento do transplante hepático no intra e no pós-operatório imediato em unidade de terapia intensiva pediátrica. o Atividades da Terapia Intensiva Pediátrica Médicos Intensivistas: Acompanhamento diário supervisionado dos pacientes internados na UTI Pediátrica e passagem de visita com equipe do transplante; Aulas e seminários semanais de terapia intensiva pediátrica. o Atividades didáticas e científicas Todas as áreas: Reuniões clínicas semanais para discussão de casos; Reuniões de apresentação e discussão de trabalhos publicados na literatura; Aulas teóricas e seminários. VI - DINÂMICA/PERÍODO DE CAPACITAÇÃO Para flexibilizar e aumentar as possibilidades da capacitação no Hospital Sírio-, o programa será adaptado de acordo com a disponibilidade do capacitando, permitindo a adequação da agenda dos profissionais no período de capacitação.

4 VII - AGENDA PRÉVIA DAS ATIVIDADES Segundas- Feiras Terças-Feiras Quartas-Feiras Quintas-Feiras Sextas-Feiras Sábados Domingos Ambulatório - Doadores e Hospital Sírio- Ambulatório Hospital Sírio- Ambulatório Hopsital Municipal Menino Jesus 12:00 Reunião de Discussão Clínica Hospital Sirio- Aulas Teóricas VIII AVALIAÇÃO e EMISSÃO DO CERTIFICADO A avaliação do candidato será realizada pela equipe tutora do Programa de do Hospital Sírio-. Os critérios considerados serão (1) presença, (2) proatividade, (3) comportamento e (4) apresentação de um trabalho de conclusão de curso, ao final de seu período de capacitação, podendo ser na forma de artigo para publicação em revista internacional na área. A equipe oferecerá feedbacks permanentes e instantâneos, analisará os desempenhos obtidos no período do aperfeiçoamento, redefinindo novas orientações, compromissos recíprocos e possíveis ações corretivas. Após o cumprimento de, pelo menos, 75% da carga horária mínima e o parecer favorável da equipe tutora será emitido o certificado de aperfeiçoamento em pelo Hospital Sírio- e PROADI-SUS. IX AJUDA DE CUSTO Os profissionais capacitados receberão auxílio financeiro, no valor de R$6.000,00 mensais, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde durante todo o período de capacitação. Este valor corresponde ao pagamento de despesas de hospedagem, locomoção e alimentação na modalidade integral do curso, ou seja, 4 semanas por mês. Nos casos de modalidades diferentes, o valor será alterado proporcionalmente ao período selecionado. Considerando o período de aprovação desta capacitação pelo PROADI-SUS, os auxílios financeiros somente serão disponibilizados até o mês de Dezembro/2017. Para os períodos de aperfeiçoamento iguais ou superiores a 1 ano, em regime integral, o capacitando terá direito a férias, de 30 dias, previamente solicitadas e autorizadas pela equipe tutora. Neste período não haverá o respectivo auxílio financeiro.

5 O Hospital Sírio- arcará com as despesas de deslocamento aéreo do Estado de origem, sendo 1 (ida e volta) por mês. Para tanto o participante deverá fazer uma previsão de viagens com antecedência de 2 meses. X - TUTOR DA CAPACITAÇÃO Todas as atividades serão tutoradas por médicos (cirurgiões e pediatras) membros da equipe de transplante do Hospital Sírio-. XI - RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Após o processo seletivo, os profissionais contemplados deverão fornecer os seguintes documentos para o Hospital Sírio-: 03 cópias do RG 03 cópias do CPF 01 cópia do PIS ou PASEP ou documento que conste o número 01 cópia do titulo de eleitor 01 cópia da reservista 02 cópias dos históricos, diplomas, especializações e cursos realizados 01 cópia dos cursos (BLS, ACLS, ATLS, PALS) - item desejável 01 cópia da carteira de identidade profissional 01 cópia do pagamento da anuidade do conselho regional 02 fotos 3x4 02 cópias do comprovante de residência frente e verso que conste o CEP (telefone, banco, locação de imóvel) Para os profissionais que não residem no Estado de São Paulo, é necessária a Inscrição Secundária junto ao órgão que mantém o profissional registrado em duas ou mais regiões. O registro deverá ser realizado pelo profissional e terá as despesas reembolsadas pelo Hospital Sírio-. Outras informações poderão ser fornecidas pelo site XII - MAIS INFORMAÇÕES Para obter mais informações sobre este curso de aperfeiçoamento, os interessados poderão entrar em contato com o Hospital Sírio- filantropia@hsl.org.br, com cópia para: snt@saude.gov.br com o assunto HSL-Tx Fígado Ped Os médicos tutores da equipe de transplante estão à disposição: Dr. Rogério Carballo Afonso Dr. João Seda Neto Dr. Eduardo Antunes da Fonseca Dra. Irene Miura Dra. Gilda Porta

PROJETO CORAÇÃO NOVO

PROJETO CORAÇÃO NOVO E D I T A L ESCOLA DE TRANSPLANTES DA SOCIEDADE BENEFICENTE DE SENHORAS HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde PROJETO CORAÇÃO NOVO A Sociedade

Leia mais

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM ! LIGA BAHIANA CONTRA O CÂNCER HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ SERVIÇO DE UROLOGIA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM O Departamento de Ensino

Leia mais

HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA FILIAL DO PARANÁ COMISSÃO DE ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA - COESP EDITAL Nº. 03/2018 CONCURSO DE SELEÇÃO FELLOWSHIP 2018

HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA FILIAL DO PARANÁ COMISSÃO DE ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA - COESP EDITAL Nº. 03/2018 CONCURSO DE SELEÇÃO FELLOWSHIP 2018 HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA FILIAL DO PARANÁ COMISSÃO DE ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA - COESP EDITAL Nº. 03/2018 CONCURSO DE SELEÇÃO FELLOWSHIP 2018 A Comissão de Especialização Médica do Hospital da

Leia mais

HOSPITAL CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS SERVIÇO DE TERAPIA INTENSIVA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA (CPEMI)

HOSPITAL CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS SERVIÇO DE TERAPIA INTENSIVA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA (CPEMI) HOSPITAL CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS SERVIÇO DE TERAPIA INTENSIVA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA (CPEMI) Endereço: Rua Dr. Edilberto Luís Pereira da Silva, 929 - Cidade Universitária,

Leia mais

Residência Médica, especialidade em Cirurgia Geral

Residência Médica, especialidade em Cirurgia Geral Residência Médica, especialidade em Cirurgia Geral Campus de Cascavel Centro de Ciências Médicas e Farmaceuticas Coordenador: Inscrição: Investimento: Carga horária do curso: Ínicio: 01/03/2016 5760 hrs

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE ESTÁGIO EM MEDICINA

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE ESTÁGIO EM MEDICINA EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE ESTÁGIO EM MEDICINA A Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico faz saber aos interessados, Edital para o Processo Seletivo para Estágio em medicina. 1. OBJETIVOS

Leia mais

Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017

Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017 Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017 do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 6 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 10 Cronograma de Aulas Pág.11 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR COM ÊNFASE CLÍNICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR COM ÊNFASE CLÍNICA PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR COM ÊNFASE CLÍNICA O curso de Pós-graduação em Farmácia Hospitalar com Ênfase Clínica tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional para a promoção do uso

Leia mais

II Da Inscrição dos candidatos

II Da Inscrição dos candidatos ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE PROFISSIONAIS NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DE TÉCNICOS EM ENFERMAGEM COM ÊNFASE EM EMERGÊNCIA E URGÊNCIA E TERAPIA INTENSIVA A ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR MOINHOS DE VENTO (AHMV)

Leia mais

1.2. Cabe à Instituição indicar o número de profissionais de seu interesse para cada ênfase, a fim de contemplar às vagas ofertadas;

1.2. Cabe à Instituição indicar o número de profissionais de seu interesse para cada ênfase, a fim de contemplar às vagas ofertadas; ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE PROFISSIONAIS NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DE TÉCNICOS EM ENFERMAGEM COM ÊNFASE EM EMERGÊNCIA E URGÊNCIA E TERAPIA INTENSIVA A ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR MOINHOS DE VENTO (AHMV)

Leia mais

EDITAL Nº 005 DE 11/07/2018

EDITAL Nº 005 DE 11/07/2018 EDITAL Nº 005 DE 11/07/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PESQUISA CLÍNICA O Curso de Especialização Lato Sensu em Pesquisa Clínica é uma realização do Hospital Alemão

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2019 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM CIRURGIA GERAL

EDITAL DE SELEÇÃO 2019 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM CIRURGIA GERAL 1 EDITAL DE SELEÇÃO 2019 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM CIRURGIA GERAL HOSPITAL DA CIDADE- SALVADOR-BAHIA CREDENCIADO PELO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES-CBC 1-CONCURSO PÚBLICO: O presente edital torna público

Leia mais

Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências da Saúde Segundo Semestre de 2017

Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências da Saúde Segundo Semestre de 2017 Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências da Saúde Segundo Semestre de 2017 O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de

Leia mais

HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS

HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS RESIDÊNCIA MÉDICA 2015-2016 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA FACULDADE DE MEDICINA - HOSPITAL SÃO LUCAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 11. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 11. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 4 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 10 Cronograma de Aulas Pág. 11 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM ANESTESIA Unidade Dias

Leia mais

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E EM ÁREA PROFISSIONAL EM SAÚDE DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE.

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E EM ÁREA PROFISSIONAL EM SAÚDE DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E EM ÁREA PROFISSIONAL EM SAÚDE DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Edital nº 01/2019 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. A COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Leia mais

ECOCARDIOGRAFIA PERÍODO INTEGRAL

ECOCARDIOGRAFIA PERÍODO INTEGRAL ECOCARDIOGRAFIA PERÍODO INTEGRAL Inscrições na secretaria da Radiologia - 1 º andar - Com Sra Ivanete e Sra Talyta - 2176-7321 ECOCARDIOGRAFIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ECOCARDIOGRAFIA ADULTO E INFANTIL

Leia mais

HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS

HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS RESIDÊNCIA MÉDICA 2015-2016 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA FACULDADE DE MEDICINA - HOSPITAL SÃO LUCAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Leia mais

Hospital Badim. Edital

Hospital Badim. Edital Hospital Badim Edital 1º Concurso para Acadêmico Bolsista de Medicina UTI, CLÍNICA MÉDICA e EMERGÊNCIA 2018/2019 O Hospital Badim faz saber aos interessados que, no período de 19/03/2018 a 03/05/2018,

Leia mais

Hospital Israelita Albert Sabin Centro de Estudos Fritz Feigl

Hospital Israelita Albert Sabin Centro de Estudos Fritz Feigl Hospital Israelita Albert Sabin Centro de Estudos Fritz Feigl Edital 47º Concurso para Acadêmico Bolsista de Medicina UTI e EMERGÊNCIA 2018/2019 O Hospital Israelita Albert Sabin faz saber aos interessados

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL E PEDIÁTRICA

PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL E PEDIÁTRICA PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL E PEDIÁTRICA O curso de Pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA PARA MÉDICOS - BH Unidade

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Aprovado pela Resolução Nº 760 CONSEPE de 25 de maio de 2010)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Aprovado pela Resolução Nº 760 CONSEPE de 25 de maio de 2010) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Aprovado pela Resolução Nº 760 CONSEPE de 5 de maio de 010) EDITAL PPPG Nº. 30/010 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Residência Médica, especialidade em Neurocirurgia

Residência Médica, especialidade em Neurocirurgia Residência Médica, especialidade em Neurocirurgia Campus de Cascavel Centro de Ciências Médicas e Farmaceuticas Coordenador: Inscrição: Investimento: Carga horária do curso: Ínicio: 01/03/2016 14400 hrs

Leia mais

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME EDITAL DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ECOCARDIOGRAFIA 2019 IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO Rua Dr. Cesário Mota Jr., Nº 112, Vila Buarque, São Paulo Fone: (11) 2176.7000 Ramal 7321

Leia mais

1. ÁREA DE ACESSO DIRETO

1. ÁREA DE ACESSO DIRETO FACULDADE DE MEDICINA DO ABC PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA PROCESSO SELETIVO 2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES VAGAS REMANECENTES II O Presidente da Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

Programa de Treinamento Médico em Clínica Médica 2017

Programa de Treinamento Médico em Clínica Médica 2017 Programa de Treinamento Médico em Clínica Médica 2017 do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Clínica

Leia mais

A Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico faz saber, aos interessados, Edital para o Processo Seletivo para Estágio em Medicina.

A Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico faz saber, aos interessados, Edital para o Processo Seletivo para Estágio em Medicina. EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE ESTÁGIO EM MEDICINA NA UTI GERAL ADULTO A Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico faz saber, aos interessados, Edital para o Processo Seletivo para Estágio em Medicina.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA PARA ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA. Edital nº01/2015

EDITAL DE SELEÇÃO PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA PARA ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA. Edital nº01/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA PARA ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA Edital nº01/2015 O presente edital tem por objetivo tornar pública a abertura do processo seletivo 2015.01 para

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA E HOSPITALAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA E HOSPITALAR PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA E HOSPITALAR O curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica e Hospitalar tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional capacitar e atualizar o nutricionista para

Leia mais

DIVULGAÇÃO. Inscrições na COREME tel: c/ Secretária HAYDÉE

DIVULGAÇÃO. Inscrições na COREME tel: c/ Secretária HAYDÉE DIVULGAÇÃO IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO Rua Dr Cesário Mota Jr, 112 Vila Buarque São Paulo Fone: (11) 2176.7000 R.5802/7343 ECOCARDIOGRAFIA PERÍODO INTEGRAL Inscrições na COREME

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO Unidade Dias

Leia mais

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA Edital nª 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA Edital do processo seletivo simplificado para ingresso junto à Pós-Graduação: em Nutrição Clínica (especialização teórica e prática), na cidade de Porto

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR

PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR O curso de Pós-graduação em Psicologia Hospitalar tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais para atuar Propiciar conhecimentos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO O curso de Pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional contínuo de fisioterapeutas

Leia mais

A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S

A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S MÉDICO CIRURGIÃO VASCULAR Realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, inclusive em Hemodinâmica; Prescrever e ministrar tratamento para as diversas afecções

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA PARA ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA. Edital nº01/2016

EDITAL DE SELEÇÃO PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA PARA ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA. Edital nº01/2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA PARA ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA Edital nº01/2016 O presente edital tem por objetivo tornar pública a abertura do processo seletivo 2016.01 para

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - RIO

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA 2016 Programa de Residência Médica em Clínica Médica 2016 Unidade: Hospital Copa D Or Diretor de Ensino e Coordenador Geral da Residência Médica: Dr Arnaldo

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA Unidade

Leia mais

EDITAL DE ACESSO POR TRANSFERÊNCIA CURSO DE MEDICINA ENTRADA

EDITAL DE ACESSO POR TRANSFERÊNCIA CURSO DE MEDICINA ENTRADA EDITAL DE ACESSO POR TRANSFERÊNCIA CURSO DE MEDICINA ENTRADA 2014.2 A Faculdade Pernambucana de Saúde FPS, no uso de suas atribuições declara aberto processo seletivo para preenchimento de 09 (nove) vagas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA Unidade Dias

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA COM ÊNFASE EM CARDIOLOGIA

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA COM ÊNFASE EM CARDIOLOGIA PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA COM ÊNFASE EM CARDIOLOGIA O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência com ênfase em Cardiologia tem como escopo garantir o aperfeiçoamento

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

Comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando;

Comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando; TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2013, de 09 de agosto de 2013 Seleção de Orientadores de Aprendizagem do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA NEONATO PEDIÁTRICA

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA NEONATO PEDIÁTRICA PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA NEONATO PEDIÁTRICA O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva Neonato Pediátrica tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional

Leia mais

Curso de Formação Especializada em Anestesia em Cardiopatias Congênitas

Curso de Formação Especializada em Anestesia em Cardiopatias Congênitas Curso de Formação Especializada em Anestesia em Cardiopatias Congênitas O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e a Divisão de Cirurgia tornam público que, no período de 30 de Outubro a 08 de Dezembro

Leia mais

V CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA PEDIÁTRICA

V CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA PEDIÁTRICA V CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA PEDIÁTRICA - 2018 Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (FUNFARME)

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA MULTIPROFISSIONAL

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL - PMAI DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS VAGAS PARA GRADUAÇÃO ANO 2019

EDITAL DE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL - PMAI DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS VAGAS PARA GRADUAÇÃO ANO 2019 EDITAL DE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL - PMAI DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS VAGAS PARA GRADUAÇÃO ANO 2019 1 DA ABERTURA A Universidade de Caxias do Sul, por meio

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ACESSOS VASCULARES E TERAPIA INFUSIONAL

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CADASTRO DE RESERVAS PARA PROFESSORES DOCENTES PARA O CURSO DE PSICOLOGIA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CADASTRO DE RESERVAS PARA PROFESSORES DOCENTES PARA O CURSO DE PSICOLOGIA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CADASTRO DE RESERVAS PARA PROFESSORES DOCENTES PARA O CURSO DE PSICOLOGIA O Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Janaúba (FACITEC) no uso das suas atribuições

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 10 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE ESPÍRITO-SANTENSE AEBES

ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE ESPÍRITO-SANTENSE AEBES ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE ESPÍRITO-SANTENSE AEBES EDITAL DE ABERTURA DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROGRAMA DE TREINAMENTO FELLOWSHIP DE CÓRNEA, DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CATARATA: ANO 2018 HEVV HOSPITAL

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROCESSO SELETIVO RESIDENCIA MEDICA 2018

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROCESSO SELETIVO RESIDENCIA MEDICA 2018 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROCESSO SELETIVO RESIDENCIA MEDICA 2018 A Presidente da Comissão de Residência Médica COREME do Hospital Metropolitano torna público, conforme dispõe a legislação vigente, que estarão

Leia mais

Processo seletivo 151/2018: Enfermeiro (a)

Processo seletivo 151/2018: Enfermeiro (a) Processo seletivo 151/2018: Enfermeiro (a) Cargo Jornada semanal Remuneração Bruta 36h (Segunda a sexta das Enfermeiro (a) 13h às 19h15 e (STI) sábado das 7h às 13h15) Quantidade de Vagas R$ 3.855,59 01

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/OPAS

EDITAL Nº 01/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/OPAS EDITAL Nº 01/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/OPAS TÍTULO DO PROJETO: FORMAÇÃO-INTERVENÇÃO-AVALIAÇÃO EM METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA - BH Unidade

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 10 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO HOSPITALAR Unidade Dias e Horários

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N.

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N.º 01/16 Por este edital, o Dr. José Cerqueira Dantas, responsável pelo Programa

Leia mais

Tumores Neuroendócrinos: II Programa de Especialização para Jovens Oncologistas

Tumores Neuroendócrinos: II Programa de Especialização para Jovens Oncologistas Tumores Neuroendócrinos: II Programa de Especialização para Jovens Oncologistas Tumores Neuroendócrinos (TNE) são um grupo de tumores relativamente raros, mas complexos e heterogêneos, cuja incidência

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS ANO 2018/2019

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS ANO 2018/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS ANO 2018/2019 1 ABERTURA A Universidade de Caxias do Sul torna públicas as condições que

Leia mais

UFCSPA - Edital 45/

UFCSPA - Edital 45/ Edital PROGRAD nº 45 de 05 de outubro de 2017 A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, no

Leia mais

Dia da Semana Inicio Fim Duração Atividade Segunda-Feira 12 horas 14 horas 2 horas Discussão de Casos

Dia da Semana Inicio Fim Duração Atividade Segunda-Feira 12 horas 14 horas 2 horas Discussão de Casos EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PARA O ANO DE 2018 em conformidade com as regras do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia) O serviço

Leia mais

CAMPUS GOVERNADOR VALADARES INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA VIDA (ICV) DEPARTAMENTO DE MEDICINA

CAMPUS GOVERNADOR VALADARES INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA VIDA (ICV) DEPARTAMENTO DE MEDICINA CAMPUS GOVERNADOR VALADARES INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA VIDA (ICV) DEPARTAMENTO DE MEDICINA EDITAL ICV-UFJF/GV N o 1, DE 24 OUTUBRO DE 2016: PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PRECEPTORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA PROCESSO SELETIVO 2016

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA PROCESSO SELETIVO 2016 FACULDADE DE MEDICINA DO ABC PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES VAGAS REMANECENTES O Presidente da Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina

Leia mais

CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 MANUAL DO CANDIDATO

CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 MANUAL DO CANDIDATO CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 MANUAL DO CANDIDATO A Instituição Fundado em 2004, ampliado e em modernização desde 2012 com equipamentos de última geração, o Hospital Santa Helena atende 24 horas com

Leia mais

PARA O PERÍODO

PARA O PERÍODO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA O PERÍODO 2018.1 EDITAL 29/2017 O Reitor do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições para

Leia mais

1. ÁREA DE ACESSO DIRETO

1. ÁREA DE ACESSO DIRETO FACULDADE DE MEDICINA DO ABC PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA PROCESSO SELETIVO 2017 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES VAGAS REMANECENTES O Presidente da Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina

Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA /2016 EDITAL Nº.012/2015

CONVOCAÇÃO PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA /2016 EDITAL Nº.012/2015 CONVOCAÇÃO PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA /2016 EDITAL Nº.012/2015 Hospital Aristides Maltez, resolve tornar público para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições,

Leia mais

ANO LETIVO 2017 DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ANO LETIVO 2017 DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 1 DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ALTERADO CONFORME TERMO ADITIVO Nº

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Nefrologia tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional contínuo de enfermeiros que atuam ou desejam atuar

Leia mais

TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS EM ANESTESIOLOGIA

TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS EM ANESTESIOLOGIA TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS EM ANESTESIOLOGIA PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Unidade

Leia mais

EDITAL Nº 09/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/OPAS

EDITAL Nº 09/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/OPAS EDITAL Nº 09/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/OPAS TÍTULO DO PROJETO: FORMAÇÃO-INTERVENÇÃO-AVALIAÇÃO EM METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO

Leia mais

Residência Médica. Clínica Médica. Caderno do Curso

Residência Médica. Clínica Médica. Caderno do Curso Residência Médica Clínica Médica Caderno do Curso CADERNO DO CURSO Residência Médica Clínica Médica Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo

Leia mais

Avaliação das Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades do SUS

Avaliação das Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades do SUS CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS Apoio à Gestão do Projeto Fiotec seleciona avaliadores para atuarem no Projeto Avaliação das boas práticas na atenção ao parto e nascimento em maternidades do SUS, em

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

ECOCARDIOGRAFIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ECOCARDIOGRAFIA ADULTO E INFANTIL PROCESSO SELETIVO 2012 PERÍODO INTEGRAL

ECOCARDIOGRAFIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ECOCARDIOGRAFIA ADULTO E INFANTIL PROCESSO SELETIVO 2012 PERÍODO INTEGRAL IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO Rua Dr Cesário Mota Jr, 112 Vila Buarque São Paulo Fone: (11) 2176.7000 R.5802/7343 ECOCARDIOGRAFIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ECOCARDIOGRAFIA ADULTO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 26 de agosto de 2010)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 26 de agosto de 2010) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 6 de agosto de 010) EDITAL PPPG Nº. 33/010 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA 2016 CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DE VAGAS, REALIZAÇÃO DE MATRÍCULAS OU INSCRIÇÃO NA FILA DE ESPERA

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA 2016 CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DE VAGAS, REALIZAÇÃO DE MATRÍCULAS OU INSCRIÇÃO NA FILA DE ESPERA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA 2016 Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Complexo Hospitalar Ouro Verde e Maternidade de Campinas CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DE VAGAS, REALIZAÇÃO DE MATRÍCULAS OU

Leia mais

Comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando;

Comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando; TERMO DE REFERÊNCIA Nº 04/2013, de 26 de agosto de 2013 Seleção de Tutores do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários de saúde e

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR - BH Unidade Dias

Leia mais

F A C U L D A D E S E S T

F A C U L D A D E S E S T F A C U L D A D E S E S T Edital P R O C E S S O S E L E T I V O A D I C I O N A L 2 0 1 8 1 º s e m e s t r e MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA Linha de atuação: Teologia na América Latina São Leopoldo

Leia mais

EDITAL Nº 13/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA

EDITAL Nº 13/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA EDITAL Nº 13/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA TÍTULO DO PROJETO: FORMAÇÃO-INTERVENÇÃO-AVALIAÇÃO EM METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO NO HOSPITAL

Leia mais

EDITAL E NORMAS DO CONCURSO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 2017

EDITAL E NORMAS DO CONCURSO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 2017 EDITAL E NORMAS DO CONCURSO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 2017 Programa Reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem O Hospital Bom

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE EQUIPES EM CIRURGIA BARIÁTRICA

CURSO DE FORMAÇÃO DE EQUIPES EM CIRURGIA BARIÁTRICA CURSO DE FORMAÇÃO DE EQUIPES EM CIRURGIA BARIÁTRICA Passo Fundo Junho/2014 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Nome do Curso: Formação de Equipes em Cirurgia Bariátrica 1.2 Local de Realização do Curso: CLĺNICA

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA FACULDADE DE MEDICINA - HOSPITAL SÃO LUCAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA FACULDADE DE MEDICINA - HOSPITAL SÃO LUCAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA FACULDADE DE MEDICINA - HOSPITAL SÃO LUCAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA Manual do Candidato Concurso para seleção de Médicos

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM COLOPROCTOLOGIA Unidade Dias e Horários

Leia mais

Pós-Graduação Stricto Sensu. Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências da Saúde Primeiro Semestre 2017

Pós-Graduação Stricto Sensu. Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências da Saúde Primeiro Semestre 2017 Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências da Saúde Primeiro Semestre 2017 O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de

Leia mais

Resolução 027/99 - CONSEPE

Resolução 027/99 - CONSEPE Resolução 027/99 - CONSEPE Cria e Regulamenta a Residência em Medicina Veterinária no âmbito do Centro de Ciências Agroveterinárias CAV da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. O Presidente

Leia mais

INSTITUTO OFTALMOLÓGICO DE SERGIPE - IOSE HOSPITAL DE OLHOS ROLLEMBERG GOIS HORG OFTALMOLOGIA/2017

INSTITUTO OFTALMOLÓGICO DE SERGIPE - IOSE HOSPITAL DE OLHOS ROLLEMBERG GOIS HORG OFTALMOLOGIA/2017 INSTITUTO OFTALMOLÓGICO DE SERGIPE - IOSE HOSPITAL DE OLHOS ROLLEMBERG GOIS HORG EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA/2017 A Coordenação do Curso de Especialização

Leia mais