Internato de Saúde Pública na Faculdade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Internato de Saúde Pública na Faculdade"

Transcrição

1 Edue Méd Salud, Vl. 15,. 2 (1981) Internat de Saúde Pública na Faculdade de Medicina de Btucatu MARIA CECILIA PEREIRA BIDER, 1 CECILIA MAGALDI 1 E RUBES MARIA LOPES 1 ITRODUÁAO Uma das críticas feitas mais repetidamente a ensin médic baseia-se n fat de que "cicl clínic" se dá em grande parte dentr d hspitalescla. Lcal nde se encntram mair espectr de especialistas, mair quantidade de aparelhs, mair dispnibilidade de medicaments, e para nde aflui grande númer de prtadres de denças raras u de difícil diagnóstic e cntrle, sua utilizaça dminante para ensin acarreta neste algumas distr5es. Outr questinament a escla médica diz respeit a sua idelgia, que, clcand a Medicina cm ciencia neutra, a frente da humanidade, vltada exclusivamente para a saúde, a vida e bem, impssibilitaria criticá-la cm ciencia e cm prática (1). s últims dez ans, algumas esclas médicas tem prgramad estágis "extra-murs" em Medicina Preventiva/Medicina Scial/Saúde Pública, cm diverss bjetivs: prestaça de serviçs em instituiqes na académicas; ensin de principis de administraça em saúde; análise d sistema de saúde; e análise das rela5es entre a saúde e a estrutura scial. Alguns desses mdels tentam implementar prpstas de reginalizaça dcente-assistencial (2,3,4,5). Visand prpiciar prática "extra-murs" as aluns d sext an médic, Departament de Medicina em Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Btcatu, desde 1970, prgramu algumas atividades em integraça cm a disciplina de Mléstias Infeccisas e Parasitárias (1970 e 1971), que ná tiveram cndi5es de serem mantidas, e sb a frma de internat de Saúde Pública (1975, 1976 e 1977), que na fi cnsiderad satisfatóri (6). Em 1978 e 1979, cm ampliaça da carga hrária/alun de 7 para 18 dias úteis, tentu-se invar internat de Saúde Pública visand principalmente: 1 Dcentes d Departament de Medicina Legal e Medicina em Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Btucatu da Universidade d Estad de Sa Paul (UESP), Brasil. 142

2 Internat de Saúde Pública / 143 a) prprcinar as interns prática em assistencia médica primária; b) criar situa5es de trabalh clcand s interns em cntat cm a equipe multiprfissinal de saúde; c) discutir, cm base na prática diária, s aspects mais relevantes da rganizaça interna de um serviç de saúde e da rganizaça da assistencia á saúde cm um td n Brasil; d) pssibilitar a análise crítica da medicina cm ciencia e cm prática, bem cm de suas relaj5es cm a estrutura scial; e) relacinar prcess saúdedenqa cm a estrutura scial, a partir da prática clínica diária. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ITERATO DE SAÚDE PÚBLICA Durante s ans de 1978 e 1979, s 85 e 95 interns d sext an médic, respectivamente, fram dividids em 12 grups de 7 a 8 aluns. Cada grup frequentu estági durante 18 dias úteis, em média, cm carga hrária de 144 hras/alun, crrespndend a cerca de hras/ an/dcente. Pré e pds-testes Precedend a apresentaga d prgrama, n primeir dia de atividade, s interns eram submetids a pré-teste, d qual cnstavam quest5es abertas e testes destinads a caracterizar sua maneira de encarar papel da Medicina na sciedade, a vinculaça entre a estrutura scial e prcess saúde/dença, papel da educaça em saúde na sciedade e trabalh da equipe multiprfissinal de saúde. julgament das respstas, utilizaram-se critéris baseads ns seguintes cnceits, que seriam transmitids n decrrer d estági: Em relaaá a seu papel na sciedade, a Medicina prduz, n nível ecn8mic, serviçs médics que visam principalmente a manutenga e reprduça da frja de trabalh, utilizand equipaments, medicaments, etc., cnsante mdel de desenvlviment industrial (6, 7, 8,9). nivel plític e idelógic, atua cm mecanism de cntrle scial (10,11), através da medicalizaaá crescente das cntradiçes sciais. as rela5es entre a estrutura scial e prcess saúde-dença, a estrutura scial apresenta elements (ecnmics, plítics e idelógics) que interferem n prcess saúde-dença (cndi5es de trabalh, distribuiça da renda, rganizaça de serviçs de saúde, etc.).

3 144 / Educación médica y salud * Vl. 15,. 2 (1981) que diz respeit a papel da educaqa em saúde na sciedade, bservam-se características de cntrle e mistificaqa plític-idelógica veiculadas em nrmas de puericultura, higiene pessal, alimentaaá, etc. (12,13). trabalh da equipe multiprfissinal de saúde, é necessária a divisa interna da prduaá de serviçs, que pressupe a delegaça de respnsabilidades e autridade, implicand na demcratiza9a ds cnheciments científics e técnics entre seus membrs. últim dia de estági, realizava-se pós-teste, idéntic a pré-teste, prcedend-se em seguida a avaliaça pr escrit das principais atividades desenvlvidas durante estági. Para pssibilitar a bservaaá psterir de variaçes nas respstas, s dis testes e a avaliaqa eram grampeads junts pel própri alun. Apresentafa das atividades a serem desenvlvidas n estági O primeir dia de estági fi destinad á apresentaqa e discussa das finalidades de cada atividade a ser desenvlvida e a cnheciment d funcinament d Centr de Saúde-Escla de Btucatu, nde parte d estági se prcessaria. Esa discussá inicial fi cnsiderada imprtante pr permitir ampl debate sbre s bjetivs d estági. Atividades desenvlvidas n Centr de Saúde-Escla de Btucatu (CSE) Durante it dias úteis, subgrups de tres u quatr interns estagiaram n CSE, que presta assistencia a familias residentes em área gegráfica bem delimitada, cm ppulaça em trn de habitantes, ds quais cerca de mram na zna urbana. Em 1978 e 1979, encntravam-se implantads prgramas de atendiment de adults, de crianças e de gestantes, e subprgramas de prevenaá d cancer gineclógic e de cntrle da tuberculse, cm prcediments impresss bem estabelecids a dispsiça ds interns em cada um ds cnsultóris médics. Cada intern cnsultava dis a tres clientes pr dia, ns prgramas de adults e de crianças. Diariamente, na parte da manhá, realizavam-se amplas discusses, a partir ds cass atendids, de aspects epidemilógics, clínics e terapeutics, bem cm de rganizaaá de serviçs e de prgramas de saúde. De acrd cm as peculiaridades de cada cas, eram discutids papel da medicina e da educaaá em saúde e as relaçes d prcess saúde-denga cm a estrutura scial.

4 Internat de Saúde Pública / 145 a bservaça de atividades desempenhadas pela equipe multiprfissinal de saúde, prcurava-se estimular s interns a dialgar cm s elements que executavam as diferentes tarefas, para que pudessem avaliar s cnheciments e prepar destes, cm vistas para a delegaça de tarefas e respnsabilidades á equipe multiprfissinal de saúde. As atividades bservadas abrangiam: inscriks: rientaa d cliente quant a funcinament d CSE; pós-cnsultas: detalhament das rienta5es pertinentes a paciente cnsultad; imunizaces: aplicaça de vacinas, cntrle da cbertura vacinal, apresentaça e cnservaça adequada das vacinas; e visita dmiciliária, cm finalidades variáveis, mas de caráter geralmente educativ. Um mesm preceptr encarregu-se das discusses em Em 1979 cinc dcentes revesaram-se nesta tarefa. Além diss, em 1979, fi dada mair enfase as aspects clínics e as relacinads cm s prgramas de saúde pública. Cada dis interns visitavam una familia pr eles atendida n CSE, cm bjetiv de verificar suas cndi5es de vida, a psiáa cupada pel chefe na estrutura prdutiva da sciedade e estimar a partir desses dads a mrbidade de seus membrs. A final d estági, tais estuds, apresentads sb a frma de relatóris escrits, fram discutids pel grup cm supervisr. Atividades desenvlvidas n Municipi de Anhembi (1978) O Municípi de Anhembi, cm características tipicamente rurais, englba ds distrits: a sede, cm ppulaça de habitantes, e Pirambóia, cm habitantes. A cidade de Anhembi pssui Centr de Saúde V (da Secretaria da Saúde d Estad de Sa Paul) e ambulatóri d Funrural, ambs sb a respnsabilidade direta d Departament de Medicina em Saúde Pública e perads pels médics residentes de primeir an desse Departament. Pirambóia pssui apenas Centr de Saúde V, cm um únic médic. De cada subgrup de tres u quatr interns, dis estagiaram em temp integral ns serviçs de saúde de Anhembi e s utrs n Centr de Saúde V de Pirambóia, em ambs s cass pr it dias úteis. Os interns, cntand cm escasss recurss diagnóstics e terapeutics, prestavam assistencia médica em mldes muit distints ds d Hspital Universitári. A mairia teve prtunidade de atender a chamads n dmiciíli, para examinar dentes impssibilitads de se lcmverem até serviç de saúde.

5 146 / Educación médica y salud * Vl. 15,. 2 (1981) Atividades desenvlvidas n Municipi de Itatinga (1979) Itatinga, sede d municipi d mesm nme, tem aprximadamente habitantes. O municipi cnta cm um Centr de Saúde IV (da Secretaria da Saúde d Estad de Sá Paul), um ambulatóri d Funrural e uma Santa Casa cm 30 leits que pera em cnveni cm Funrural. Existem ainda dis psts municipais de assistencia médica rural, um lcalizad n distrit de Lb e utr na lcalidade de Engenheir Serra. O únic médic da cidade, respnsável pr esses serviçs, supervisinu as atividades ds interns, em estreit cntat cm dcente crdenadr d estági. Dividids em subgrups de tres u quatr, s interns, durante it dias úteis e em temp integral, prestaram assistencia médica em tds s serviçs de saúde de Itatinga, igualmente em cndi5es bem diversas das d Hspital Universitári. As Prefeituras de Anhembi e de Itatinga clabraram frnecend gaslina u passagem de 8nibus as interns. A Faculdade de Medicina custeu as despesas de alimentaça. Seminóris Alguns temas fram abrdads sb frma de semináris de duraáa média de trés hras. Para iss fram seleccinads texts que frnecessem elements para a análise ds determinantes ecnmics, plítics e idelógics das decis5es tmadas em nível institucinal referentes as respectivs temas, a saber: cntrle da natalidade, suplementaça alimentar e rganizaça da assistencia médica n Brasil. AÁLISE DAS RESPOSTAS DOS PRÉ E PÓS-TESTES A prpraá de respstas ttal u parcialmente crretas (Tabela I) ns pré-testes, em que cada aspect fi, em geral, avaliad pr duas perguntas u testes, mstra que alguns interns já pssuíam percepca mais u mens adequada ds prblemas apresentads. te-se que s quesits sbre papel da Medicina na sciedade suscitaram as menres prcentagens de respstas adequadas n pré-teste, ns dis ans analisads. s pós-testes, huve evluaá das respstas para melhr, em prcentagens variáveis, de acrd cm s tópics analisads. O fat de tais prpr5es terem sid sempre mais elevadas em 1978 d que em 1979, deve-se pssivelmente á enfase atribuída em 1979 as aspects clínics relativs as

6 `. _ Internat de Saúde Pública / 147 > 0 < e m 0e CO v v O-,0 nar c e, m C E e X e- e4 CD `O 4 a0 u-c,u «Z 'r,r '4 >- O.e -m>,. u aa e m Xp; Ñ4 04 e- e,- _ A m m *n O m -.0, 4>, <1 M.0 4>4> m 1-. -O _,4 0w X O08v al een q al D. 04 e- '-, -, ce, _ m CO- - e- 0 e-, e' 0 Ú O O X I 4- e 0C r E.00 en-.i 04 LO) Cn C: O-m ' rv E.! a a -, 5D 04-0n 04 V e'- m C, ;U : 3g e E -E 2 E 00, On O. a 0.4 4> 50 e,- r_ -< _- C -- -Om O- m3 E-O-O- iug.c S O O-, O p " 4>~~~I ~~ le - 4> d4 E- m E u 4 > 0 M 4>. i., e U -.e:. 5 4 <-0 >. M> 0 5M 5 rj E. E 50 E E E E _ E 0i0 r Eg a 4 le: 5 O

7 148 / Educación médica y salud * Vl. 15,. 2 (1981) cass atendids, enquant em 1978 predminaram, de certa frma, s aspects da estrutura scial. a fram avaliadas eventuais mudanças na prática clínica ds interns, principalmente n tcante a desmistificaaá de dgmas quant as cndutas diagnósticas e tarapeuticas e quant a hierarquia entre prfissinais de saúde, ainda que, n cntat diári entre aluns e dcentes, tenham sid feitas cnstata5es favráveis nesse sentid. AVALIAQÁAO DO ESTÁGIO PELOS ITEROS A tabela II mstra que 80,0% ds interns em 1978 e 94,1% em 1979 cnsideraram cnteúd geral d estági excelente e bm, sugerind que, d pnt de vista ds interns, estági fi satisfatóri. espaç reservad para sugestes, 30,0% ds interns, ns dis ans, prpuseram a ampliaça da duraça d estagi, e a mairia lamentu verbalmente sua curta duraca. A assistencia primária a saúde, desenvlvida em Anhembi u Pirambóia (1978) e em Itatinga (1979), fi classificada n cnceit excelente u bm pr 83,5% ds interns n primeir an e pr 94,1 % n segund. decrrer ds estágis, muits interns cmentaram cm s dcentes que a assistencia médica pr eles prestada lhes estava pssibilitand adquirir mair cnfiança em sua capacidade de diagnsticar e tratar grande parte das denças apresentadas pels clientes. Cnstataram também diferenças qualitativas e quantitativas das afec5es apresentadas pels pacientes, em relaaá a Hspital Universitári, nde se cncentram cass graves, cmplicads e de dificil diagnóstic. Quant a prgramaça n Centr de Saúde-Escla (CSE), 63,5% ds interns em 1978 e 77,6% em 1979 classificaram as atividades práticas n cnceit excelente u bm; 25,9% (1978) e 12,9% (1979) as cnsideraram regulares. Explicariam esses resultads, em primeir lugar, a falta de espaç físic n CSE para prestaça de assistencia médica pels interns, que dispunham apenas de tres salas cedidas pr utrs prfissinais, n períd das 8h00 as 9h30, temp cnsiderad insuficiente para atendiment diári d númer desejável de cass; em segund lugar, s interns, ná habituads a bservar desempenh de prfissinal de saúde na médic, demnstraram puc interesse pr esse tip de atividade. As discusses cm dcentes fram cnsideradas excelentes e bas pr 74,1% (1978) e 93,0% (1979) ds interns.

8 Internat de Saúde Pública / 149 OI 1 -- r- 4 C L t CO e n m -e S C <= O~ zoc zz04 M CMC _ n -_,C. CO = -1.,, '4 u _h C0 1 c GO O F CCC OO I- 04 O -- C OC _ a, CD - CC _ rv O 'O C. O" Cn u "0 E 0 e CO 8 0 O U CLO CC I V eee CL m >> _ +C^.1 QO~ _ c04 _ n IC 04 _- L - - O 04> a 0 e, 0-, l E '4 1' E m OC m g E e CO - CO c -cnn n + c In c U: CS + O n s' 0 0 CCC _O 0_ - LO LO C CO Cs WC4> au -'4 Ea 4,O :5 0 04> u - - M CO 4-0D,M -0.*.~ O- a C,'O 'a O '4la. e C M,.' OC ma z, ~ _~ c O :-C ' CO 00 r ce O. e 3.e WC 4 e ta 0,., CO C,_ CM _ CC U: m LOO 1 tdc - 0 CO ' ~E E ñi.e.e IEE w u 0u) _ + CCL 042- l4 LO OCO a, I z, 04 V 1-1ee '4, ~~~~~, E eo ' 1 m E c: u u" x E 0 ~:,~' : m ;-, E E-1 -O OC0 c0l.e & 8 _ Ee

9 150 / Educación médica y salud * Vl: 15,. 2 (1981) Ds tres semináris realizads, apenas a avaliaaá d sbre rganizaaá da assistencia médica n Brasil fi cnsiderada n presente trabalh, pr ter sid julgad de mair relevancia e pr terem sid nele utilizads s mesms texts ns dis ans. Mstra a tabela II que 74,4% (1978) e 68,9% (1979) ds interns cnsideraram excelente u bm. COCLUSOES 1. O internat de Saúde Pública em 1978 e 1979 exigiu grande dispendi de hras/dcente. 2. Huve ba receptividade pr parte ds interns, muits ds quais sugeriram a ampliaca da carga hrária d estági. 3. Apesar da evluça favrável das respstas, impact d estági s6 pderá ser avaliad a lng praz, quand s mesms interns estiverem na prática prfissinal. 4. s mldes em que fi prgramada, a análise te6rica ds assunts cm base na vivencia em serviçs de saúde, fra d Hspital Universitári, mstru-se mais estimulante e prdutiva. 5. A utilizaça da rede de saúde revelu-se viável, iniciand-se a experiencia de reginalizaça dcente-assistencial cm bns resultads. RESUMO Iniciu-se, em 1978, una experiencia de ensin de saúde pública para interns d sext an médic, baseada na prática clínica em serviçs de saúde de Btucatu e municipis vizinhs. O estági fi prgramad para prpiciar prática de assistencia médica primária, cntat cm a equipe multiprfissinal de saúde, análise das rela5es saúde/estrutura scial, cmpreensa da rganizaça da assistencia médica n Brasil, a partir da discussá da atuaqa diária ns serviçs de saúde, e cmpreensa d papel da Medicina e da assistencia médica na atual estrutura capitalista de prduaá d Brasil. O trabalh relata a experiencia de ensin ns ans de 1978 e 1979, quand estagiaram, respectivamente, 85 e 95 interns, que, em grups de sete u it, fizeram estágis supervisinads cm duraça de 18 dias úteis n Centr de Saúde-Escla de Btucatu (CSE) e ns Serviçs de Saúde de Anhembi e Itatinga. A cmparaça das respstas de testes aplicads antes e depis ds estágis, e registr das pini5es ds aluns sbre as atividades desenvlvidas permitiram bservar uma evlu-

10 Internat de Saúde Pública / 151 a favrável de suas percepqes a respeit d trabalh da equipe, da educaaá em saúde e d papel da medicina e da assistencia médica na sciedade. A piniá da mairia ds aluns fi francamente favrável a estági cm um td. REFERECIAS (1) Aruca, A. S. S. O dilema preventivista: cntribuiça para a cmpreensá e crítica da Medicina Preventiva. Campinas, (Tese de dutrament - Fac. Ciencias Médicas/UICAMP). (2) Chaves, M. Reginalizacá dcente-assistencial. Apresentad n "Seminári sbre Hspitais de Ensin", Ri de Janeir, 1975 (mimegrafad). (3) Barbsa, F. S. Educaca médica em prgramas de extensa. Revista Brasileira deeducarci Médica 2(1):9-16, (4) Cutinh, A. Utilizaga d sistema de saúde da cmunidade n ensin médic - uma experiencia da U.H.Pe. Revista Brasileira de Educacúa Médica 3(3):87-92, (5) Camps, F. E., ej. B. Magr Filh. Internat rural. Revista Brasileira de Educad Médica 3(1):31-46, (6) Magaldi, C. Reginalizaça dcente-assistencial. Tentativas em Btucatu. Revista Paulista de Hspitais 26(2):52-9, (7) Dnnangel, M.C.F. Medicina e Sciedade. Sa Paul, Pineira Editra, (8) Dnnangel, M.C.F., e L. Pereira. Saúde e Sciedade. Sa Paul, Duas Cidades, (9) Dreitzel, H. P. (ed.) The scial rganizatin f Health. Recent Scilgy,. 3,.Yrk, The McMillan C., (10) Singer, P. et al. Prevenir e Curar. Ri de Janeir, Frense Universitária, (11) Illich, I. A Exprpriati da Saúde. Ri de Janeir, va Frnteira, (12) Bltanski, L. Prime ducatin et mrale de classe. Paris, Editins Mutn et Cie., (13) Csta, J. F. Ordem Médica e rma Familiar. Ri de Janeir, Graal, ITERADO DE SALUD PUBLICA E LA FACULTAD DE MEDICIA DE BOTUCATU (Resumen) En 1978 se inició un experiment para interns de sext añ de medicina, cnsistente en dispensar enseñanza de salud pública mediante la práctica clínica en ls servicis de salud de Btucatu y municipis vecins. El plan tenía pr bjet facilitar la práctica de la atención médica primaria, el cntact cn el grup multidisciplinari de salud, el análisis de la relación entre salud y estructura scial, el cncimient de la rganización de la atención médica en Brasil (a base de debates sbre la actuación diaria en ls servicis de salud) y la cmprensión del papel de la medicina y de la atención médica en la actual estructura capitalista de prducción de Brasil. El artícul relata la experiencia de la enseñanza en 1978 y 1979 cuand hiciern su internad baj supervisión 85 y 95 alumns, respectivamen-

11 152 / Educación médica y salud * Vl. 15,. 2 (1981) te, en grups de siete u ch, durante 18 días labrables en el Centr de Salud- Escuela de Btucatu y en ls servicis de salud de Anhembi e Itatinga. Al cmparar las respuestas a las pruebas a que fuern smetids antes y después de ls períds de internad, así cm sus pinines sbre las actividades realizadas se pud bservar una evlución favrable de su percepción cn respect al trabaj en equip, a la educación para la salud, a la función de la medicina y a la atención médica en la sciedad. La pinión de la mayría de ls alumns fue francamente favrable al sistema en su cnjunt. PUBLIC HEALTH ITERSHIP I THE BOTUCATU FACULTY OF MEDICIE (Summary) An experiment in the teaching f public health fr interns in the sixth year f medical training was launched in 1978 n the basis f the clinical practice f health services in Btucatu and neighbring municipalities. The curse was designed t prmte the practice f primary medical care, cntacts with the different health prfessinals, analysis f the relatins between health and the scial structure, and an understanding f the rganizatin f medical care in Brazil thrugh discussins f day-t-day activities in health services, and f the rle f medicine and medical care in the present capitalistic prductin structure f Brazil. The paper reprts n the teaching experiment in 1978 and 1979, when the supervised training was taken by 85 and 95 interns, respectively, in grups f seven r eight fr perids f 18 wrking days at the Btucatu Health Center- Schl (CSE) and the Anhembi and Itatinga Health Services. A cmparisn f the answers t tests given befre and after the training and the pinins recrded by the students n the activities carried n shw an imprvement in their perceptins f team-wrk and f health educatin in the rle f medicine and medical care in sciety. Mst f the students expressed pen apprval f the training as a whle. ITERAT DE SATÉ PUBLIQUE Á LA FACULTÉ DE MÉDECIE DE BOTUCATU (Résume) Une expérience d'enseignement de la santé publique h l'intentin d'internes dans la sixieme année de leurs études de médecine a été lancée en 1978 sur la base de la pratique clinique des services de santé h Btucatu et dans les municipalités avisinantes. Ce curs avait pur bjet de prmuvir la pratique des sins de santé primaires, les cntacts avec les différents prfessinnels des services de santé, l'analyse des relatins entre la santé et la structure sciale et une cmpréhensin de l'rganisatin des sins de santé au Brésil h travers des discussins sur

12 Internat de Saúde Pública / 153 les activités jurnalieres des services de santé et sur le rle de la médecine et des sins de santé dans l'actuelle structure capitaliste du Brésil. Cette étude rend cmpte des résultats btenus par cette expérience en 1978 et 1979, u 85 et 95 internes respectivement nt participé á ce curs, par grupes de sept u huit pur des pérides de 18 jurs uvrables au Centre de santé-faculté de médecine de Btucatu et dans les services de santé d'anhembi et Itatinga. Une cmparaisn des répnses a des tests subis avant et apres le stage et l'avis recueilli aupres des étudiants sur les activités auxquelles ils se snt livrés révélent une améliratin de leur perceptin du travail d'équipeet de l'enseignement de la santé dans le r8le de la médecine et des sins de santé dans la sciété. La plupart des étudiants nt exprimé une apprbatin sans réserve a l'égard de ce prgramme dans sn ensemble.

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL Intrduçã O presente Regulament cnstitui um dcument intern d curs de Ciências Cntábeis e tem pr bjetiv reger as atividades relativas a Estági de Iniciaçã

Leia mais

Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal d Ceará Campus de Sbral Curs de Engenharia da Cmputaçã Regulament para realizaçã d Trabalh de Cnclusã de Curs Intrduçã Este dcument estabelece as regras básicas para funcinament das

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS Cidade Universitária de Limeira

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS Cidade Universitária de Limeira DIRETRIZES PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE GESTÃO 1 Sumári I. O Estági em Gestã...3 II. O Estági curricular...4 III. Acmpanhament e avaliaçã...5 IV. Mdels de Plan de Atividades e de Relatóri...5

Leia mais

Regulamento da Feira de Ciência

Regulamento da Feira de Ciência Regulament da Feira de Ciência A Feira A Feira de Ciência é um é um prject rganizad pel Núcle de Física d Institut Superir Técnic (NFIST). Esta actividade cnsiste em desenvlver um prject científic pr um

Leia mais

Pessoal, vislumbro recursos na prova de conhecimentos específicos de Gestão Social para as seguintes questões:

Pessoal, vislumbro recursos na prova de conhecimentos específicos de Gestão Social para as seguintes questões: Pessal, vislumbr recurss na prva de cnheciments específics de Gestã Scial para as seguintes questões: Questã 01 Questã 11 Questã 45 Questã 51 Questã 56 Vejams as questões e arguments: LEGISLAÇÃO - GESTÃO

Leia mais

Agenda. A interface de Agendamento é encontrada no Modulo Salão de Vendas Agendamento Controle de Agendamento, e será apresentada conforme figura 01.

Agenda. A interface de Agendamento é encontrada no Modulo Salão de Vendas Agendamento Controle de Agendamento, e será apresentada conforme figura 01. Agenda Intrduçã Diariamente cada um ds trabalhadres de uma empresa executam diversas atividades, muitas vezes estas atividades tem praz para serem executadas e devem ser planejadas juntamente cm utras

Leia mais

Passo 1 - Conheça as vantagens do employeeship para a empresa

Passo 1 - Conheça as vantagens do employeeship para a empresa Manual Cm intrduzir emplyeeship na empresa Índice Intrduçã Pass 1 - Cnheça as vantagens d emplyeeship para a empresa Pass 2 - Saiba que é a cultura emplyeeship Pass 3 - Aprenda a ter "bns" empregads Pass

Leia mais

Resultado do Inquérito On-line aos Participantes dos Workshops Realizados pela Direção-Geral das Artes. Avaliação da Utilidade dos Workshops

Resultado do Inquérito On-line aos Participantes dos Workshops Realizados pela Direção-Geral das Artes. Avaliação da Utilidade dos Workshops Resultad d Inquérit On-line as Participantes ds Wrkshps Realizads pela Direçã-Geral das Artes Avaliaçã da Utilidade ds Wrkshps Títul: Resultad d Inquérit On-line as Participantes ds Wrkshps realizads pela

Leia mais

GESTÃO DE LABORATÓRIOS

GESTÃO DE LABORATÓRIOS Seminári Luanda, 26,27,28,29 e 30 de Mai de 2014 - Htel **** Guia Prática GESTÃO DE LABORATÓRIOS Finanças Assegure uma gestã eficaz de tdas as áreas 40 hras de Frmaçã Especializada Cnceits ecnómic-financeirs

Leia mais

Anexo V. Software de Registro Eletrônico em Saúde. Implantação em 2 (duas) Unidades de Saúde

Anexo V. Software de Registro Eletrônico em Saúde. Implantação em 2 (duas) Unidades de Saúde Anex V Sftware de Registr Eletrônic em Saúde Implantaçã em 2 (duas) Unidades de Saúde Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS DE IMPLANTAÇÃO... 3 4 INFRAESTRUTURA NAS UNIDADES DE SAÚDE -

Leia mais

DIRETORIA DE UNIDADE COORDENAÇÃO DE CURSOS

DIRETORIA DE UNIDADE COORDENAÇÃO DE CURSOS DIRETORIA DE UNIDADE COORDENAÇÃO DE CURSOS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (X) PROJETO DE PESQUISA PROJETO DE EXTENSÃO Acadêmic ; Scial PROJETO DE INTERDISCIPLINARIDADE

Leia mais

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016 EDITAL PARA CANDIDATURA À SEDE DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL 2017

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016 EDITAL PARA CANDIDATURA À SEDE DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL 2017 Flrianóplis, 25 de janeir de 2016 EDITAL PARA CANDIDATURA À SEDE DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL 2017 1) Cnsiderações Gerais: A Federaçã Nacinal ds Estudantes de Engenharia Civil

Leia mais

Antropologia do Consumo no Marketing

Antropologia do Consumo no Marketing Antrplgia d Cnsum n Marketing Objetivs Demnstrar cm as influências culturais estã relacinadas cm s hábits de cnsum, a relaçã cm as Marcas e cmprtament de cmpra, evidenciand assim, prcess fundamental para

Leia mais

1. Objetivo Geral. Página 1 de 5 CURSO LEADER COACH BELÉM. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

1. Objetivo Geral. Página 1 de 5 CURSO LEADER COACH BELÉM. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi O país d futur parece estar chegand para muits brasileirs que investiram em qualidade e prdutividade prfissinal, empresarial e pessal ns últims ans. O gigante adrmecid parece estar despertand. Dads d Centr

Leia mais

Vensis Manutenção. Rua Américo Vespúcio, 71 Porto Alegre / RS (51) 3012-4444 comercial@vensis.com.br www.vensis.com.br

Vensis Manutenção. Rua Américo Vespúcio, 71 Porto Alegre / RS (51) 3012-4444 comercial@vensis.com.br www.vensis.com.br Vensis Manutençã Vensis Manutençã É módul que permite gerenciament da manutençã de máquinas e equipaments. Prgramaçã de manutenções preventivas u registr de manutenções crretivas pdem ser feits de frma

Leia mais

REP REGISTO DOS PROFISSIONAIS DO EXERCICIO

REP REGISTO DOS PROFISSIONAIS DO EXERCICIO REP REGISTO DOS PROFISSIONAIS DO EXERCICIO Um prject eurpeu em clabraçã cm a EHFA Eurpean Health and Fitness Assciatin, cm sede em Bruxelas Regist ds Prfissinais Intrduçã Estams numa fase em que a Tutela

Leia mais

Plano de curso Planejamento e Controle da Manutenção de Máquinas e Equipamentos

Plano de curso Planejamento e Controle da Manutenção de Máquinas e Equipamentos PLANO DE CURSO MSOBRPCMME PAG1 Plan de curs Planejament e Cntrle da Manutençã de Máquinas e Equipaments Justificativa d curs Nã é fácil encntrar uma definiçã cmpleta para Gestã da manutençã de máquinas

Leia mais

MONITORIZAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DA ULSNA

MONITORIZAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DA ULSNA MONITORIZAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DA ULSNA MAIO 2009 2 RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DA ULSNA, EPE Prject encmendad pela Títul: Autres: Ediçã: Mnitrizaçã da satisfaçã

Leia mais

Unidade 7: Sínteses de evidências para políticas

Unidade 7: Sínteses de evidências para políticas Unidade 7: Sínteses de evidências para plíticas Objetiv da Unidade Desenvlver um entendiment cmum d que é uma síntese de evidências para plíticas, que inclui e cm pde ser usada 3 O que é uma síntese de

Leia mais

REGULAMENTO DE POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES DA FETLSVC - RS

REGULAMENTO DE POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES DA FETLSVC - RS REGULAMENTO DE POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES DA FETLSVC - RS Julh 2007 INTRODUÇÃO As amplas, prfundas e rápidas transfrmações pr que passa a nssa sciedade prvcaram, frçsamente,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUIZ DE FORA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUIZ DE FORA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUIZ DE FORA PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE PRÓ-SAÚDE PROJETO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES Critéris de Avaliaçã Direçã Reginal de Educaçã d Nrte Agrupament de Esclas AMADEO DE SOUZA-CARDOSO Telões - Amarante EDUCAÇÃO MUSICAL 2ºCICLO An Letiv 2014/2015 Dmíni Cgnitiv

Leia mais

H. Problemas/outras situações na ligação com a Segurança Social;

H. Problemas/outras situações na ligação com a Segurança Social; Mdel de Cmunicaçã Certificads de Incapacidade Temprária Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes n âmbit ds CIT Certificads de Incapacidade Temprária.

Leia mais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais Nvas Salvaguardas Ambientais e Sciais Discussões Técnicas de Gvern ESS10 Acess a Infrmaçã e engajament de stakehlders 15 de utubr, 2014 Objetivs da ESS10 (1/2) Delinear uma abrdagem sistemática para engajament

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Recnhecid pela Prtaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seçã 1. Pág. 20 Cmpnente Curricular: ENFERMAGEM NO CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Códig: ENF-219 Pré-requisit: Nenhum

Leia mais

MANUAL dos LABORATÓRIOS De INFORMÁTICA

MANUAL dos LABORATÓRIOS De INFORMÁTICA MANUAL ds LABORATÓRIOS De INFORMÁTICA Objetiv 1. Oferecer as aluns a infra-estrutura e suprte necessári à execuçã de tarefas práticas, slicitadas pels prfessres, bservand s prazs estabelecids. 2. Oferecer

Leia mais

Poder e escola: Uma analise acerca das relações entre professor e aluno.

Poder e escola: Uma analise acerca das relações entre professor e aluno. Pder e escla: Uma analise acerca das relações entre prfessr e alun. Marcs Paul A. Rdrigues 1 Andersn Silva Nunes 2 Intrduçã: O presente trabalh expõe s tips de pder exercid pels prfessres sbre s aluns,

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO II PROJETO BÁSICO: JORNADA AGIR

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO II PROJETO BÁSICO: JORNADA AGIR CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO II PROJETO BÁSICO: JORNADA AGIR 1. Históric da Jrnada AGIR Ns ambientes crprativs atuais, a adçã de um mdel de gestã integrada é uma decisã estratégica n api às tmadas

Leia mais

PORTARIA N. 8.605 de 05 de novembro de 2013.

PORTARIA N. 8.605 de 05 de novembro de 2013. PORTARIA N. 8.605 de 05 de nvembr de 2013. Altera a Plítica de Segurança da Infrmaçã n âmbit d Tribunal Reginal d Trabalh da 4ª Regiã. A PRESIDENTE DO, n us de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Uma visão geral Baseado nas diretrizes do PMI

GESTÃO DE PROJETOS. Uma visão geral Baseado nas diretrizes do PMI GESTÃO DE PROJETOS Uma visã geral Bead n diretrizes d PMI 1 Intrduçã Objetiv da Apresentaçã O bjetiv é frnecer uma visã geral ds prcesss de Gestã de Prjets aplicads à Gestã de Empreendiments. O que é Prjet?

Leia mais

Vensis PCP. Rua Américo Vespúcio, 71 Porto Alegre / RS (51) 3012-4444 comercial@vensis.com.br www.vensis.com.br

Vensis PCP. Rua Américo Vespúcio, 71 Porto Alegre / RS (51) 3012-4444 comercial@vensis.com.br www.vensis.com.br Vensis PCP Vensis PCP O PCP é módul de planejament e cntrle de prduçã da Vensis. Utilizad n segment industrial, módul PCP funcina de frma ttalmente integrada a Vensis ERP e permite às indústrias elabrar

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS FAFIT

REGULAMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS FAFIT O significad das cisas nã está nas cisas em si, mas sim em nssa atitude em relaçã a elas. (Antine de Saint-Exupéry, 1943) CURSOS bacharelads: Administraçã Geral Ciências Cntábeis Direit Educaçã Física

Leia mais

INSTITUTO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE SAÚDE IEES. Excelência na Formação através da Experiência e Aplicação MARKETING FARMACÊUTICO PRÁTICO

INSTITUTO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE SAÚDE IEES. Excelência na Formação através da Experiência e Aplicação MARKETING FARMACÊUTICO PRÁTICO E IEES I EDUCAÇÃO DE SAÚDE INSTITUTO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE SAÚDE IEES Excelência na Frmaçã através da Experiência e Aplicaçã MARKETING FARMACÊUTICO PRÁTICO 1.CARGA HORÁRIA 32 Hras 2.DATA E LOCAL

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado FERNANDO JORDÃO - PMDB/RJ Brasília, 21 de março de 2011.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado FERNANDO JORDÃO - PMDB/RJ Brasília, 21 de março de 2011. Gabinete d Deputad FERNANDO JORDÃO - PMDB/RJ Brasília, 21 de març de 2011. Quand ingressei cm Requeriment slicitand a presença de Vssas Senhrias na Cmissã, estava assustad, cm, aliás, tda a ppulaçã, cm

Leia mais

Projetos, Programas e Portfólios

Projetos, Programas e Portfólios Prjets, Prgramas e Prtfólis pr Juliana Klb em julianaklb.cm Prjet Segund PMBOK (2008): um prjet é um esfrç temprári empreendid para criar um nv prdut, serviç u resultad exclusiv. Esta definiçã, apesar

Leia mais

GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisão: 000

GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisão: 000 GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisã: 000 A Mercur S.A., empresa estabelecida desde 1924, se precupa em cnduzir as suas relações de acrd cm padrões étics e cmerciais, através d cumpriment da legislaçã

Leia mais

Proposta. Projeto: VENSSO. Data 25/05/2005. Andrade Lima Damires Fernandes Andrade Lima Damires Fernandes. Responsável. Autor (s)

Proposta. Projeto: VENSSO. Data 25/05/2005. Andrade Lima Damires Fernandes Andrade Lima Damires Fernandes. Responsável. Autor (s) Prpsta Prjet: Data 25/05/2005 Respnsável Autr (s) Dc ID Andrade Lima Damires Fernandes Andrade Lima Damires Fernandes Lcalizaçã Versã d Template

Leia mais

Guia Prático do Estágio. Seu Estágio em 5 Passos

Guia Prático do Estágio. Seu Estágio em 5 Passos Guia Prátic d Estági Seu Estági em 5 Passs O que é Estági? A atividade de estági é um fatr significativ na frmaçã d prfissinal, pr prprcinar a interaçã d alun cm a realidade da prfissã e a cmplementaçã

Leia mais

Legenda da Mensagem de Resposta à Verificação de Elegibilidade (respostaelegibilidade)

Legenda da Mensagem de Resposta à Verificação de Elegibilidade (respostaelegibilidade) Legenda da Mensagem de Respsta à Verificaçã de Elegibilidade (respstaelegibilidade) Mensagem : Respta à verificaçã de elegibilidade (respstaelegibilidade) - Flux : Operadra para Prestadr Códig da mensagem

Leia mais

3 Aplicações dos Modelos de Análise de Crédito

3 Aplicações dos Modelos de Análise de Crédito 3 Aplicações ds Mdels de Análise de Crédit Pdem ser citads cm principais estuds realizads para previsã de inslvência de pessas jurídicas: Estud de Tamari O estud fi realizad n final da década de 50 e fi

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO Agrupament de Esclas Vila Flr ESCOLA E.B. 2,3/S DE Vila Flr CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO An Letiv 2015/ 2016 Critéris de Avaliaçã 2 A classificaçã atribuída reflete as cmpetências adquiridas

Leia mais

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ATUAL

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ATUAL INFORME EPIDEMIOLÓGICO Nº 05/2015 SEMANA EPIDEMIOLÓGICA 50 (13 A 19/12/2015) MONITORAMENTO DOS CASOS DE MICROCEFALIAS NO BRASIL Este infrme d COES Micrcefalias visa dcumentar e divulgar infrmações atualizadas

Leia mais

Prova Escrita e Prova Oral de Inglês

Prova Escrita e Prova Oral de Inglês AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Prva Escrita e Prva Oral de Inglês 11.º An de esclaridade DECRETO-LEI n.º 139/2012, de 5 de julh Prva (n.º367) 1.ªe 2.ª Fase 6

Leia mais

PROJECTO EDUCATIVO ANO LECTIVO 2007-2008

PROJECTO EDUCATIVO ANO LECTIVO 2007-2008 PROJECTO EDUCATIVO ANO LECTIVO 2007-2008 INTRODUÇÃO Prject educativ dcument que cnsagra a rientaçã educativa da escla, elabrad e aprvad pels órgãs de administraçã e gestã, n qual se explicitam s princípis,

Leia mais

CIRCULAR. Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007. Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar. Contributos para a sua Operacionalização

CIRCULAR. Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007. Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar. Contributos para a sua Operacionalização CIRCULAR Data: 2007/10/10 Númer d Prcess: DSDC/DEPEB/2007 Assunt: GESTÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007 Para: Inspecçã-Geral de Educaçã Direcções Reginais de Educaçã

Leia mais

- Diretor do Programa Internacional de Ortodontia da New York University. - Autor do primeiro livro sobre o tema: Biomecânica Interativa Autoligante

- Diretor do Programa Internacional de Ortodontia da New York University. - Autor do primeiro livro sobre o tema: Biomecânica Interativa Autoligante CURSO INTENSIVO DE CAPACITAÇÃO BIOMECÂNICA INTERATIVA AUTOLIGANTE MINISTRADORES: Prf. Celestin Nóbrega - Diretr d Prgrama Internacinal de Ortdntia da New Yrk University - Autr d primeir livr sbre tema:

Leia mais

V S M 9 4 VALUES SURVEY MODULE 1994 QUESTIONNAIRE. Versão em Português. Portuguese Version

V S M 9 4 VALUES SURVEY MODULE 1994 QUESTIONNAIRE. Versão em Português. Portuguese Version V S M 9 VALUES SURVEY MODULE 99 QUESTIONNAIRE Versã em Prtuguês Prtuguese Versin Cpyright IRIC Tilburg University, P.O. Bx 90 NL-000 LE Tilburg, The Netherlands tel. +--6686, fax +--6699 Pribida a cópia

Leia mais

- COMO PROCURAR EMPREGO -

- COMO PROCURAR EMPREGO - GUIA PRÁTICO - COMO PROCURAR EMPREGO - e 1 de 7 Técnicas de Prcura de Empreg...3 1. Aut Avaliaçã...3 2. Meis de Divulgaçã de Ofertas de Empreg...3 3. Carta de Apresentaçã...4 4. Curriculum Vitae...4 4.1.1.

Leia mais

EIXO 3 CONECTIVIDADE E ARTICULAÇÃO TERRITORIAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 2

EIXO 3 CONECTIVIDADE E ARTICULAÇÃO TERRITORIAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 2 EIXO 3 CONECTIVIDADE E ARTICULAÇÃO TERRITORIAL REGULAMENTO ESPECÍFICO: EQUIPAMENTOS PARA A COESÃO LOCAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 2 Ns terms d regulament específic Equipaments para a Cesã Lcal,

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE ESTÁGIO

ORIENTAÇÕES SOBRE ESTÁGIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Missã d Institut Federal de Educaçã, Ciência e Tecnlgia

Leia mais

FORMULÁRIO COLETA CAPES DISCENTE 2013

FORMULÁRIO COLETA CAPES DISCENTE 2013 FORMULÁRIO COLETA CAPES DISCENTE 2013 Este frmulári deve ser preenchid pr tds s aluns matriculads n Mestrad em Atençã à Saúde n an de 2013. Os dads servirã para atualizar, n Cleta Capes, as atividades

Leia mais

OBJECTIVO. Ligação segura às redes públicas de telecomunicações, sob o ponto de vista dos clientes e dos operadores;

OBJECTIVO. Ligação segura às redes públicas de telecomunicações, sob o ponto de vista dos clientes e dos operadores; Prcediments de Avaliaçã das ITED ANACOM, 1ª ediçã Julh 2004 OBJECTIVO De acrd cm dispst n nº 1, d artº 22º, d Decret Lei nº 59/2000, de 19 de Abril (adiante designad cm DL59), a cnfrmidade da instalaçã

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica XVIII Seminári Nacinal de Distribuiçã de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de utubr 7.2 Olinda - Pernambuc - Brasil Autmaçã na Distribuiçã: O Prcess de autmaçã ds equipaments de linha na rede CELPE.

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos

Relatório de Gerenciamento de Riscos Relatóri de Gerenciament de Riscs 2º Semestre de 2014 1 Sumári 1. Intrduçã... 3 2. Gerenciament de Riscs... 3 3. Risc de Crédit... 4 3.1. Definiçã... 4 3.2. Gerenciament... 4 3.3. Limites de expsiçã à

Leia mais

WORKSHOPS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO / CONCENTRAÇÃO NO SECTOR AUXILIAR NAVAL

WORKSHOPS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO / CONCENTRAÇÃO NO SECTOR AUXILIAR NAVAL WORKSHOPS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO / CONCENTRAÇÃO NO SECTOR AUXILIAR NAVAL ÍNDICE I. Apresentaçã e bjectivs d wrkshp II. III. Resultads ds inquérits Ambiente cmpetitiv Negóci Suprte Prcesss

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA. Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I PROVA 3 FINANÇAS PÚBLICAS

PADRÃO DE RESPOSTA. Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I PROVA 3 FINANÇAS PÚBLICAS Questã n 1 Cnheciments Específics O text dissertativ deve cmtemplar e desenvlver s aspects apresentads abaix. O papel d PPA é de instrument de planejament de médi/lng praz que visa à cntinuidade ds bjetivs

Leia mais

DISSERTAÇÃO NOS MESTRADOS INTEGRADOS NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO

DISSERTAÇÃO NOS MESTRADOS INTEGRADOS NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO DISSERTAÇÃO NOS MESTRADOS INTEGRADOS NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO 1. PREÂMBULO... 1 2. NATUREZA E OBJECTIVOS... 1 3. MODO DE FUNCIONAMENTO... 2 3.1 REGIME DE ECLUSIVIDADE... 2 3.2 OCORRÊNCIAS... 2 3.3

Leia mais

Operação Metalose orientações básicas à população

Operação Metalose orientações básicas à população Operaçã Metalse rientações básicas à ppulaçã 1. Quem é respnsável pel reclhiment de prduts adulterads? As empresas fabricantes e distribuidras. O Sistema Nacinal de Vigilância Sanitária (Anvisa e Vigilâncias

Leia mais

O ESTATUTO DO IDOSO E A SAÚDE BUCAL

O ESTATUTO DO IDOSO E A SAÚDE BUCAL Rbrac, 15 (39) 2006 ISSN 1981-308 O ESTATUTO DO IDOSO E A SAÚDE BUCAL ELDERLY STATUTE AND ORAL HEALTH Eduard HEBLING *, Cathleen Kj RODRIGUES ** * Prfessr Assciad d Departament de Odntlgia Scial da Faculdade

Leia mais

Gabinete de Serviço Social

Gabinete de Serviço Social Gabinete de Serviç Scial Plan de Actividades 2009/10 Frmar hmens e mulheres para s utrs Despertar interesse pel vluntariad Experimentar a slidariedade Educaçã acessível a tds Precupaçã particular pels

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DE SANTA EFIGÊNIA DE MINAS

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DE SANTA EFIGÊNIA DE MINAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DE SANTA EFIGÊNIA DE MINAS AUXILIAR DE SECRETARIA Organizar e manter atualizad serviç de escrituraçã esclar. Redigir fícis, expsições de mtivs, atas, declarações, certidões de cntagem

Leia mais

Programa Agora Nós Voluntariado Jovem. Namorar com Fair Play

Programa Agora Nós Voluntariado Jovem. Namorar com Fair Play Prgrama Agra Nós Vluntariad Jvem Namrar cm Fair Play INTRODUÇÃO A vilência na intimidade nã se circunscreve às relações cnjugais, estand presente quer nas relações de namr, quer nas relações juvenis casinais.

Leia mais

Dados Gerais. Código / Nome do Curso. 196 / Escola de Gestores- Curso de Especialização em Gestão Escolar. Gestão Educacional

Dados Gerais. Código / Nome do Curso. 196 / Escola de Gestores- Curso de Especialização em Gestão Escolar. Gestão Educacional Códig / Nme d Curs Status Códig - Área Subárea Especialida Dads Gerais 196 / Escla Gestres- Curs Especializaçã em Gestã Esclar Ativ 49 / Educaçã Gestã Educacinal Gestã Esclar Nivel d Curs Especializaçã

Leia mais

Informática II INFORMÁTICA II

Informática II INFORMÁTICA II Jrge Alexandre jureir@di.estv.ipv.pt - gab. 30 Artur Susa ajas@di.estv.ipv.pt - gab. 27 1 INFORMÁTICA II Plan Parte I - Cmplementar cnheciment d Excel cm ferramenta de análise bases de dads tabelas dinâmicas

Leia mais

Manual de Operação WEB SisAmil - Gestão

Manual de Operação WEB SisAmil - Gestão Manual de Operaçã WEB SisAmil - Gestã Credenciads Médics 1 Índice 1. Acess Gestã SisAmil...01 2. Autrizaçã a. Inclusã de Pedid...01 b. Alteraçã de Pedid...10 c. Cancelament de Pedid...11 d. Anexs d Pedid...12

Leia mais

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013.

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013. Serviç de Acess as Móduls d Sistema HK (SAR e SCF) Desenvlvems uma nva ferramenta cm bjetiv de direcinar acess ds usuáris apenas as Móduls que devem ser de direit, levand em cnsideraçã departament de cada

Leia mais

Perguntas frequentes sobre o Programa Banda Larga nas Escolas

Perguntas frequentes sobre o Programa Banda Larga nas Escolas Perguntas frequentes sbre Prgrama Banda Larga nas Esclas 1. Qual bjetiv d Prgrama Banda Larga nas Esclas? O Prgrama Banda Larga nas Esclas tem cm bjetiv cnectar tdas as esclas públicas à internet, rede

Leia mais

O projeto Key for Schools PORTUGAL

O projeto Key for Schools PORTUGAL O prjet Key fr Schls PORTUGAL O teste Key fr Schls O teste Key fr Schls é cncebid para aplicaçã em cntext esclar e está de acrd cm Quadr Eurpeu Cmum de Referência para as Línguas O teste Key fr Schls permite

Leia mais

10ª JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Extensão Universitária e Políticas Públicas

10ª JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Extensão Universitária e Políticas Públicas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 10ª JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Extensã Universitária e Plíticas Públicas Períd 05 a 07 de dezembr de 2007 A 10ª Jrnada

Leia mais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais Nvas Salvaguardas Ambientais e Sciais Discussões Técnicas de Gvern ESS1 Avaliaçã e Gerenciament de Riscs e Impacts Sciais e Ambientais 15 de utubr, 2014 Objetivs da ESS1 Identificar, avaliar e gerir s

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ESO)

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ESO) NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ESO) O relatóri de Estági Supervisinad (ESO) deverá ser elabrad pel alun matriculad n 10º semestre, em cmum acrd cm seu rientadr,

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Análise e Desenvlviment de Sistemas 3ª série Fundaments de Sistemas Operacinais A atividade prática supervisinada (ATPS) é um métd de ensinaprendizagem desenvlvid

Leia mais

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Vox Mercado Pesquisa e Projetos Ltda. Dados da organização

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Vox Mercado Pesquisa e Projetos Ltda. Dados da organização Data de elabraçã da ficha: Jun 2007 Prefeitura Municipal de Bel Hriznte Vx Mercad Pesquisa e Prjets Ltda. Dads da rganizaçã Nme: Prefeitura Municipal de Bel Hriznte Endereç: Av. Afns Pena, 1212 - Cep.

Leia mais

3. TIPOS DE MANUTENÇÃO:

3. TIPOS DE MANUTENÇÃO: 3. TIPOS DE MANUTENÇÃO: 3.1 MANUTENÇÃO CORRETIVA A manutençã crretiva é a frma mais óbvia e mais primária de manutençã; pde sintetizar-se pel cicl "quebra-repara", u seja, repar ds equipaments após a avaria.

Leia mais

BASES PROGRAMA GESTORES DA INOVAÇÄO EM CABO VERDE

BASES PROGRAMA GESTORES DA INOVAÇÄO EM CABO VERDE BASES PROGRAMA GESTORES DA INOVAÇÄO EM CABO VERDE Prject Rede de Unidades de Prmçä da Invaçä para desenvlviment da terceira missä das Universidades e a cperaçä institucinal através da Invaçän Aberta, prgrama

Leia mais

Boletim Técnico. CAGED Portaria 1129/2014 MTE. Procedimento para Implementação. Procedimento para Utilização

Boletim Técnico. CAGED Portaria 1129/2014 MTE. Procedimento para Implementação. Procedimento para Utilização Bletim Técnic CAGED Prtaria 1129/2014 MTE Prdut : TOTVS 11 Flha de Pagament (MFP) Chamad : TPRQRW Data da criaçã : 26/08/2014 Data da revisã : 12/11/2014 País : Brasil Bancs de Dads : Prgress, Oracle e

Leia mais

A Cooperação para a Saúde no Espaço da CPLP

A Cooperação para a Saúde no Espaço da CPLP A Cperaçã para a Saúde n Espaç da CPLP Ainda antes da I Reuniã de Ministrs da Saúde da CPLP, realizada em Abril de 2008, em Cab Verde, fram adptads s seguintes instruments que, n quadr da saúde, pretenderam

Leia mais

BENEFÍCIO AUXÍLIO CUIDADOR DO IDOSO

BENEFÍCIO AUXÍLIO CUIDADOR DO IDOSO BENEFÍCIO AUXÍLIO CUIDADOR DO IDOSO O QUE É O BENEFÍCIO AUXÍLIO CUIDADOR DO IDOSO? É um auxíli financeir que tem cm bjetiv cntribuir para, u pssibilitar, a cntrataçã de um cuidadr para auxiliar beneficiáris

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM WEB SITE PARA A BASE DE CONHECIMENTOS DO PROGRAMA DE APOIO AOS ACTORES NÃO ESTATAIS ANGOLA

DESENVOLVIMENTO DE UM WEB SITE PARA A BASE DE CONHECIMENTOS DO PROGRAMA DE APOIO AOS ACTORES NÃO ESTATAIS ANGOLA DESENVOLVIMENTO DE UM WEB SITE PARA A BASE DE CONHECIMENTOS DO PROGRAMA DE APOIO AOS ACTORES NÃO ESTATAIS ANGOLA REQUISITOS TECNICOS O Prgrama de Api as Actres Nã Estatais publica uma slicitaçã para prestaçã

Leia mais

Capítulo VII Projetos de eficiência energética em iluminação pública Por Luciano Haas Rosito*

Capítulo VII Projetos de eficiência energética em iluminação pública Por Luciano Haas Rosito* 20 Api O Setr Elétric / Julh de 2009 Desenvlviment da Iluminaçã Pública n Brasil Capítul VII Prjets de eficiência energética em iluminaçã pública Pr Lucian Haas Rsit* Neste capítul abrdarems s prjets de

Leia mais

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Capital

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Capital Banc Industrial d Brasil S.A. Gerenciament de Capital 2014 1 Sumári 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 4 4. PLANO DE CAPITAL... 5 5. RESPONSABILIDADES... 6

Leia mais

Plano de aulas 2010 1ª série 1ª aula 2ª etapa

Plano de aulas 2010 1ª série 1ª aula 2ª etapa Plan de aulas 2010 1ª série 1ª aula 2ª etapa Escla Clégi Eng Juarez Wanderley Prfessr Fernand Nishimura de Aragã Disciplina Infrmática Objetivs Cnstruçã de um website pessal para publicaçã de atividades

Leia mais

PROJETO 22ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 22 e 23 DE OUTUBRO CURSOS: Eletrônica, Informática, Mecânica, Mecatrônica, Química e Petróleo e Gás

PROJETO 22ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 22 e 23 DE OUTUBRO CURSOS: Eletrônica, Informática, Mecânica, Mecatrônica, Química e Petróleo e Gás PROJETO 22ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 22 e 23 DE OUTUBRO CURSOS: Eletrônica, Infrmática, Mecânica, Mecatrônica, Química e Petróle e Gás Objetiv: Elabrar e desenvlver um prjet na área prfissinal,

Leia mais

Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde

Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde Curs Prfissinal de Técnic Auxiliar de Saúde Planificaçã Anual de Higiene, Segurança e Cuidads Gerais An Letiv 2014/2015 Códig Módul Cnteúds - - Apresentaçã 17/09/14 - - Avaliaçã Diagnóstica Inicial 6572

Leia mais

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA Crdenadria da Administraçã Tributária Diretria Executiva da Administraçã Tributária Manual d DEC Dmicíli Eletrônic d Cntribuinte Manual DEC (dezembr

Leia mais

ISO 9001:2008 alterações à versão de 2000

ISO 9001:2008 alterações à versão de 2000 ISO 9001:2008 alterações à versã de 2000 Já passaram quase it ans desde que a versã da ISO 9001 d an 2000 fi publicada, que cnduziu à necessidade de uma grande mudança para muitas rganizações, incluind

Leia mais

AUTOR NICOLAU BELLO 1. N I c o b e l o @ h o t m a I l. C o m

AUTOR NICOLAU BELLO 1. N I c o b e l o @ h o t m a I l. C o m AUTOR NICOLAU BELLO 1 N I c b e l @ h t m a I l. C m PROPÓSITO DAS INVESTIGAÇÕES Ter relatóris ds acidentes Respstas imediatas inicial Reunir às evidências Análises de suas causas. Ações crretivas. Relatóris

Leia mais

Centro de Referência: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Referência: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centr de Referência: Universidade Federal d Ri Grande d Nrte Edital para Seleçã de Preceptres de internat, estágis e residência em saúde. EDITAL 01/2015 A Universidade Federal d Ri Grande d Nrte, pr mei

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Faculdade Independente d Nrdeste Credenciada pela Prtaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada n D.O.U. de 09/07/2001. CURSO DE ENFERMAGEM Recnhecid pela Prtaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12

Leia mais

Página 1 de 10 PROJETO E RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Página 1 de 10 PROJETO E RELATÓRIO DE ATIVIDADES Página 1 de 10 PROJETO E RELATÓRIO DE ATIVIDADES Página 2 de 10 O Prjet Aliança O Prjet Aliança é uma idéia que evluiu a partir de trabalhs realizads cm pessas da cmunidade d Bairr da Serra (bairr rural

Leia mais

Colégio Integrado EXATO

Colégio Integrado EXATO Clégi Integrad EXATO Rua: Ri de Janeir, 47 Jardim Bela Vista Mgi Guaçu SP CEP 13840-210 Telefne (19) Prpsta Plític-pedagógica d Clégi Integrad EXATO S/S Ltda. O Clégi Integrad EXATO cntextualiza sua açã

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO VIAGEM DOS SONHOS COM CEAV JR

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO VIAGEM DOS SONHOS COM CEAV JR REGULAMENTO DA PROMOÇÃO VIAGEM DOS SONHOS COM CEAV JR Este srtei nã se enquadra nas dispsições da Lei 5.768/71 e suas respectivas regulamentações e, prtant, nã está sujeita as seus terms, inclusive n que

Leia mais

Lista de Documentos o Abertura de Empresas Abertura de empresas na área de alimentos Documentos para estabelecimentos comerciais (pessoa física)

Lista de Documentos o Abertura de Empresas Abertura de empresas na área de alimentos Documentos para estabelecimentos comerciais (pessoa física) Lista de Dcuments Abertura de Empresas Abertura de empresas na área de aliments Dcuments para estabeleciments cmerciais (pessa física) 1) Ficha de Inscriçã Cadastral, preenchida na própria VISA; 2) Cópia

Leia mais

ENCONTROCAS 2º SEMESTRE 2012 - ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA. O ENCONTROCAS é um evento semestral realizado pelo Instituto Superior de

ENCONTROCAS 2º SEMESTRE 2012 - ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA. O ENCONTROCAS é um evento semestral realizado pelo Instituto Superior de Faculdade de Ciências Sciais Aplicadas de Bel Hriznte Institut Superir de Educaçã Curs de Pedaggia ENCONTROCAS 2º SEMESTRE 2012 - ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA O ENCONTROCAS é um event semestral

Leia mais

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS 1 Os Estads-Membrs devem garantir que tdas as cndições u restrições relativas

Leia mais

Apresentamos abaixo, os procedimentos que deverão ser seguidos por todos os (as) Professores (as) durante este semestre:

Apresentamos abaixo, os procedimentos que deverão ser seguidos por todos os (as) Professores (as) durante este semestre: Circular / (CA) nº 18 / 2015 Unaí-(MG), 03 de agst de 2015. ASSUNTO: Faculdade CNEC Unaí Prcediments necessáris para iníci d 2º Semestre de 2015. Prezads (as) Prfessres (as), Apresentams abaix, s prcediments

Leia mais

Instruções para as apresentações científicas

Instruções para as apresentações científicas Instruções para as apresentações científicas As apresentações pderã ser realizadas na frma de PÔSTER u ORAL, dentr das especialidades dntlógicas: Ciências Básicas, Estmatlgia/Radilgia/Patlgia, Cirurgia,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensin Técnic Códig: 0262 ETEC ANHANGUERA Municípi: Santana de Parnaíba Cmpnente Curricular: Cntabilidade Cmercial Eix Tecnlógic: Gestã e Negócis Módul: II C.

Leia mais

CRONOGRAMA DELPHI para turmas Aproximadamente 84 horas - aulas de 2 horas

CRONOGRAMA DELPHI para turmas Aproximadamente 84 horas - aulas de 2 horas CRONOGRAMA DELPHI para turmas Aprximadamente 84 hras - aulas de 2 hras Primeira Parte Lógica de Prgramaçã 5 aulas 10 hras AULA 1 OBJETIVO 1. Cnceits básics: Algritm, Tips de Variáveis, Tips e Expressões

Leia mais