Faculdade de Agronomia Departamento de Zootecnia Aviário de Ensino e Pesquisa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade de Agronomia Departamento de Zootecnia Aviário de Ensino e Pesquisa"

Transcrição

1 Faculdade de Agronomia Departamento de Zootecnia Aviário de Ensino e Pesquisa MANUAL DE PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS Este documento tem como objetivo: 1. Otimizar as condições experimentais de modo a reduzir a variação indesejável. 2. Reduzir os riscos de acidentes durante a execução das atividades. 1 a versão Julho de a atualização Julho de a atualização Julho de a atualização Julho de a atualização Julho de a atualização Abril de 2010

2 1 1. CONTATOS Entre em contato com as seguintes pessoas para pedir ingredientes e animais Contatar Cooperativa Languiru sempre com antecedência de 15 dias: Joel (Nutrição): (51) Elias (Incubatório): (51) Contatar Empresa Novagro sempre com antecedência de 15 dias: Pavek (incubatorio): (51) Telefones Segurança Segurança UFRGS: Segurança Guarita: Segurança CEFAV: Guarita Vale: Guarita PG: Daniel Centro-plantão: 3107 Em último caso Telefones importantes Professor Sergio Vieira (51) Eletricista: Canísio (51) Ar condicionado Split shop (51) Gerador (51)

3 2 2. PREVENÇÃO DE ACIDENTES E USO INADEQUADO DE EQUIPAMENTOS 2.1. Fábrica de rações. Ingredientes: O recebimento e armazenamento dos ingredientes (empilhamento dos sacos), na chegada do caminhão devem ser realizados de maneira segura. Os sacos devem ser empilhados organizadamente e devem estar bem estabilizados na pilha sobre os estrados de madeira. Pilhas de sacos tortas aumentam a chance de algum problema como, X por exemplo, queda sobre as balanças ocasionando sua quebra ou queda sobre os alunos e trabalhadores causando possíveis contusões. Desta forma, é recomendado manter a pilha organizada e a balança localizada o mais longe possível dos sacos. Quando for necessário identifique os ingredientes com o nome do responsável pelos mesmos. O mesmo manejo deve ser feito com os sacos de ração, estes devem ser empilhados organizadamente sobre os estrados de madeira e se for necessário seu armazenamento na fabrica os mesmos devem ficar identificados com o nome do responsável. Os sacos de ração devem ser identificados externamente com caneta permanente e internamente com papeizinhos escritos a lápis ou caneta, para evitar perda de identificação. Ao trabalhar na fábrica de rações, procure sempre trabalhar com, pelo menos, 2 pessoas. Caso ocorra algum problema, pare todo o trabalho e procure ajuda. Misturador: O misturador utilizado para fazer a mistura dos ingredientes pode esconder muitos perigos. Nunca, em hipótese alguma, coloque a mão dentro dele. O misturador tipo horizontal possui 1 entrada de ingredientes, e 2 saídas de ração pronta, todas as três aberturas dão acesso a uma câmera onde encontra se o eixo do rotor, constituído de lâminas helicoidais concêntricas que impulsionam os materiais em processo em sentidos horizontais opostos, criando uma área de contato com atrito onde se efetua a mistura dos

4 3 ingredientes. Essas lâminas, junto à força do motor podem causar sérios danos aos dedos, mãos, e braços se os mesmos forem atingidos por elas. Nunca coloque a mão ou os dedos dentro do misturador X X Abertura lateral Abertura superior (entrada de reação) Caso seja necessário efetuar uma limpeza no misturador horizontal com o uso do aspirador ou manualmente, desligue-o e avise a todos que estiverem presentes que você estará efetuando uma limpeza no interior do equipamento, e, antes de colocar a mão dentro do equipamento, certifique-se que ninguém ou nada possa, por descuido, fazer com que o equipamento entre em funcionamento (coloque um aviso por escrito na tomada). Antes de ligar o misturador avise PELO MENOS 2 VEZES em voz alta : Estou ligando o misturador. Tome cuidado ao encher o misturador, procure uma posição adequada e pise com firmeza. A perda do equilíbrio por causa do peso do saco de ingrediente pode levar você a cair da plataforma, ou a segurar-se da abertura superior. Tome cuidado com a escada e a plataforma. Elas possuem faixas ásperas para evitar que as botas escorreguem, verifique sempre se você está pisando em pelo menos 1 faixa com cada pé.

5 4 Quando estiver ensacando a ração Não aproxime as mãos da grade, nem das portas de saída da ração quando o misturador estiver ligado. O misturador tipo Y, tanto da fábrica de rações quanto do aviário também apresentam alguns riscos para o operador desatento. Desligue-o antes de encher e não esqueça de tirar a manivela antes de ligar. Fique longe do raio de trabalho dele quando estiver em funcionamento, pois apenas um golpe dele em movimento pode ser fatal. A manivela do misturador da fabrica de rações pode lhe dar um golpe violento no rosto ou nas costelas caso ela esteja acoplada no misturador na hora de ligá-lo, ou mesmo sair voando e acertar um colega que esteja próximo. Ao retirar a ração, verifique se o mesmo está com o plug fora da tomada. O misturador quando ligado neste momento pode causar danos aos braços e cabeça Moinho: O moinho, também deverá receber os mesmos cuidados. Certifique-se de estar utilizando a peneira adequada, caso precise substituí-la e não saiba como fazê-lo procure ajuda. Na hora de ligar o moinho, primeiro ligue o botão verde localizado na caixa ao lado do moinho, (observe que existe uma chave que apresenta 2 estágios ). Primeiro ligue no estágio inicial e posteriormente passe ao estágio 2 a partir deste momento pode começar a moer o ingrediente. Não coloque a mão em hipótese alguma em qualquer abertura do moinho. Tenha cuidado na hora de abastecê-lo com grãos. Fique longe das correias do motor. A correia pode enroscar no tênis, na bota ou em uma blusa ou calça e pode puxar você para o motor. Evite moer ingredientes usando relógio, pulseiras, mangas excessivamente compridas ou anéis, para evitar acidentes. Para desligá-lo, leve a chave à posição inicial e posteriormente aperte o botão vermelho. Utilize o saco de pano na saída de ar do pulmão do moinho, isto evita o excesso de pó dentro da fabrica, sendo que este pó pode causar injurias respiratórias. Utilize mascara ao moer grãos.

6 5 X Fique longe das correias Nunca ponha a mão Empilhadera: Em relação à empilhadeira, deve-se tomar cuidados especiais. Se você não sabe utilizá-la, peça ajuda. Divida o peso sobre o estrado. Quando a empilhadeira estiver com uma carga alta, não fique embaixo ou dos lados dela. Empilhamento excessivo pode causar quedas da empilhadera carregada Na hora de pesar os ingredientes observe a capacidade máxima da balança e antes de ligá-la verifique a voltagem da mesma e da tomada. Deixe a balança longe das pilhas de sacos de ração. Coloque os sacos de ração com cuidado. Após abertos os sacos de ração não fique com as tesouras ou facas na mão, você pode tropeçar e pode causar um acidente maior.

7 Aviário: Aquecimento: No início de um experimento, o aviário deverá ser aquecido através da utilização da fornalha ou de campânulas. A fornalha deverá ser ligada somente com gravetos finos e papelão. Após iniciar o fogo, deve-se colocar lenhas de maior espessura até atingir o fogo desejado. Na hora de encher a fornalha abra a porta devagar e não fique de frente, e sim de lado. As chamas podem alcançar você ocasionando queimaduras. Selecione o tamanho de lenha adequado e certifique se você tem a força necessária para erguê-lo e colocá-lo dentro da fornalha, pois seus dedos ou mão podem ficar esmagados entre a lenha e o aro de entrada da fornalha. Na pior das hipóteses, além de machucar sua mão e dedos o toco pode não entrar na fornalha caindo no seus pés. Não jogue com força excessiva a lenha no interior da fornalha, a mesma provoca danos as paredes da fornalha abrindo furos. Na parte traseira da fornalha existe um relógio com três cores que indicam a temperatura do ar que sai da mesma. A temperatura ideal de funcionamento é quando o ponteiro da saída de ar está indicando a cor amarela. Vermelho: a fornalha está super aquecida, e poderá apresentar problemas para o equipamento. Verde, a temperatura do ar que está indo para o aviário não é suficiente. Quando a fornalha está em funcionamento deve-se fazer a manutenção correta da mesma: 1 vez por dia, puxe e empurre o limpador de fuligem, e uma vez por dia retire todas as cinzas da abertura inferior.

8 7 NOTA: Sempre que precisar fazer algum concerto na fornalha esta deve estar desligada e o fogo no interior deve estar apagado. Nunca tente sufocar o fogo da fornalha com água, pois o vapor quente pode queimar você. Geralmente a lenha utilizada na fornalha encontra-se estocada e empilhada, sempre utilize os tocos ou lenhas localizados na parte superior da pilha e nunca deixe lenhas em falso podem cair e machucar você. Campânulas: Acenda o fogo em um pedaço de papel antes de abrir o registro. Verifique os escapes de gás utilizando água com sabão. Cuide a posição dos termostatos, os mesmos podem queimar se colocados muito próximos da campânula. Não deixe as campânulas ligadas muito perto das estruturas de madeira, pois estas podem pegar fogo. Catracas: O controle de temperatura do aviário também é realizado através da utilização das cortinas. Cuide para não prender os dedos ao abaixar e levantar as cortinas. Cuidado ao baixar as cortinas, o escape da catraca em alta rotação pode ocasionar a fratura de ossos dos braços e mãos. Igual cuidado deve-se ter com as catracas dos bebedouros. Verifique o estado de conservação dos cabos de aço. Aqueles que apresentem desfiamentos deverão ser trocados.

9 Abatedouro. Ao final da maioria dos experimentos são realizados os abates experimentais com o objetivo de verificar o efeito dos tratamentos sob os rendimentos de carcaça e cortes. Leve em conta os seguintes recomendações quando trabalhe neste local. Sempre utilize botas de borracha geralmente o chão está molhado e escorregadiço. Na hora de pendurar os animais na nória faça-o com cuidado, pois as aves se movimentam excessivamente e as assas podem bater em você.. Cuidado com o choque elétrico do atordoador, a passagem da corrente elétrica através do seu corpo pode causar graves lesões no seu organismo, na pior das hipóteses a morte. Seja seguro na hora de fazer o corte na sangria e cuidado com a faca (lembre-se o abate é movimentado, tem sempre alguém passando atrás de você, ATENÇÃO). Cuidado ao escolher um lugar para repousar a faca quando não estiver usando-a. A resistência da escalda tem uma potência de Watts, não se aproxime dela quando ligada. Pode ocasionar a morte. Em caso de algum acidente ela possui um mecanismo de seguridade que desarma a corrente elétrica da resistência. Relê contra choque NOTA: Antes de ligar a resistência da escalda, verifique se a cuba de água está cheia. Ao terminar o abate desligue sempre a resistência antes de esvaziar a cuba de água. Na noite anterior ao abate ligue a resistência pelo menos 5 horas antes do mesmo.

10 9 Cuidado em se aproximar da depenadeira em movimento, ela possui dedos de borracha que giram a alta velocidade que podem causar sérios danos aos dedos, mãos, e braços se os mesmos forem atingidos por eles. Nunca ponha a mão quando estiver ligada. O botão vermelho deve ser acionado quando ocorrer uma emergência. Ao apertá-lo a depenadeira pára automaticamente. Quando a depenadeira não está em uso a segunda chave dentro da caixa de comando fica desligada. Basta armar o disjuntor para o equipamento estar apto ao trabalho. NOTA: A depenadeira deve ser ligada para testar seu funcionamento antes de cada abate. Os rolamentos da depenadeira devem ser lubrificados pelo menos uma vez cada 6 meses. Durante o processo de evisceração, corte de pescoço e retirada de pernas da carcaça são utilizados facas e tesouras. Seja seguro na hora de fazer os cortes e tenha cuidado com suas mãos e dedos para evitar cortes e lesões.

11 10 Quando não estiver usando as facas ou as tesouras escolha um lugar seguro para repousá-las. Na hora de fazer os rendimentos verifique a voltagem das balanças e as tomadas, tome cuidado com os fios delas e com as extensões para não tropeçar. Neste momento ainda é necessário o uso de botas de borracha Energia elétrica. Existe na entrada do aviário, uma caixa que controla a entrada de energia no prédio com indicadores para cada fase. As chaves seletoras devem ficar no modo AUT para controle automático da fonte de energia elétrica (rede ou gerador). AUT Ao lado da caixa controladora, existem outras 3 de menor tamanho. Da esquerda para direita a, a terceira é a de maior importância, pois é a CHAVE GERAL. Esta possibilita, ou não, a alimentação elétrica de todo o prédio. Em caso de acidente elétrico essa deve ser rapidamente desligada. Os contatos desta CHAVE GERAL devem ser apertados a cada 6 meses pelo eletricista. A falta de este manejo resulta em curto circuito. As outras duas, são atribuídas ao portão eletrônico (com induzido interno que controla sua ativação ou desativação automaticamente. Luz verde = tudo OK. Luz vermelha = problema elétrico) e ao refletor externo frontal. Do outro extremo do aviário junto à noria, existe uma caixa de disjuntores que controlam a alimentação da corrente elétrica das luzes, ventiladores, nebulizadores e tomadas do galpão e da sala de abate. Sempre que faça alguma troca ou concerto de algum destes equipamentos desligue o disjuntor apropriado para evitar acidentes.

12 11 Quando for a utilizar algum equipamento, segure a flecha ou plug sempre ao colocar ou tirar o fio da tomada, nunca pegue ou puxe pelo fio. Quando estiver fazendo a limpeza com água (mangueira ou lava jato) de alguma das salas do aviário NUNCA molhe as tomadas, e tome cuidado quando for utilizar algum equipamento em ambiente úmido Gerador Situado na frente do aviário, está programado para dar partida automática quando faltar a energia elétrica. Caso o gerador fique dando partida e o motor não ligar, deve-se dirigir ao painel no interior do aviário e posicionar a chave seletora no modo MAN (manual). Se for ligá-lo aperte o botão verde, se for desligá-lo aperte o botão vermelho da primeira coluna de botões de direita para esquerda do painel de controle e comunique ao responsável pelo equipamento. MAN P Partida L Parada O gerador tem capacidade de 200 (L) com autonomia de 48 horas aproximadamente. Reabasteça o gerador quando seja necessário utilizando Diesel ou ACPM. E NUNCA O FAÇA QUANDO ESTIVER FUNCIONANDO. NUNCA DEIXE O COMBUSTIVEL ACABAR, e se o gerador estiver funcionando, é melhor desligá-lo e enche-lo, do contrário, pode ingressar ar no interior do motor causando afogamento do mesmo.

13 12 Verifique sempre a presença de combustível no stock, pois nunca poderá faltar, caso seja necessário comunique rápido ao responsável e compre rapidamente. Verifique sempre o nível de água do radiador uma vez por semana. Nunca o faça quando o motor estiver funcionando, pois o vapor quente pode queimar você. Se precisar abastecê-lo gire a tampa do radiador e coloque a quantidade de água necessária. Também verifique o nível de óleo do motor, se este estiver baixo e você não sabe abastecê-lo comunique ao responsável. NOTA: O gerador deverá ser ligado sempre uma vez por semana para testar seu funcionamento. Para isso você deve desligar a chave geral que controla a entrada de energia que ingressa ao prédio (localizado na entrada do aviário). O gerador entrará a funcionar automaticamente no tempo de 30 segundos. Para desligá-lo basta ligar novamente a chave geral. Chave geral 2.5. Equipamentos. Lavadora de alta pressão: Primeiro ligue a mangueira de água ao aparelho e abra a torneira, deixe correr água pelo sistema apertando o gatilho antes de ligálo. Antes de ligar a flecha ou plug na tomada verifique a voltagem do aparelho (220V) e a tomada, depois disso, ligue o aparelho. Utilize a lavadora de alta pressão de forma continua, sem apertar o gatilho varias vezes e desenrole a mangueira do aparelho completamente para evitar deterioro da mesma. Na hora da limpeza não dirija o lava jato nem as mangueiras nas tomadas de luz você pode ser eletrocutado. Nunca dirija o jato à outra pessoa ou para qualquer parte do seu corpo. Deixe sempre a flecha em local seco, para evitar choque elétrico. NOTA: Aperte o gatilho uma última vez após o desligamento da máquina para retirar a pressão interna do aparelho e assim aumentar sua vida útil.

14 13 Lança chamas ou vassoura de fogo: é um equipamento que produz uma chama de fogo sob pressão, utilizando gás de cozinha como combustível. Na hora de utilizá-lo verifique os escapes de gás utilizando água com sabão na junção da mangueira com o botijão. Acenda o fogo em um pedaço de papel antes de abrir o registro e regule a força da chama. Segure o equipamento firme com as mãos e dirija a chama ao objetivo (a uma distancia de aproximadamente cm entre o equipamento e a superfície de aplicação). Para desligá-lo feche o registro e espere até que a chama desapareça. Estufa: Antes de ligar verifique a voltagem da mesma e a tomada. Na hora de abrir a porta, se ainda estiver em funcionamento, não fique na frente dela. A temperatura alta pode alcançar você. Na hora de retirar os cadinhos tenha cuidado com as bordas e o interior da porta, você pode se queimar. Mufla: Após utilizá-la deixe esfriar em torno de 3-4 horas. Retire sempre o material incinerado no dia seguinte. Na hora de abrir a porta, não fique na frente dela. A temperatura alta pode alcançar você. Na hora de retirar os cadinhos tenha cuidado com as bordas e o interior da porta, você pode se queimar. Furadeira: Antes de ligar verifique a voltagem da mesma e a tomada. Utilize a broca adequada (madeira, ferro ou concreto). Segure bem ela com as duas mãos e seja firme na hora de furar.

15 14 Balanças: Observe a capacidade máxima da balança escolhida e não ultrapassá-la jamais. Antes de ligar verifique a voltagem das mesmas e das tomadas. Em caso de necessidade de transportá-la, deve-se retirar o prato para que não ocorra danificação da mesma. Não coloque peso sobre a balança quando esta estiver desligada e desligue-a(s) sempre da tomada Obrigatoriamente. Agitador Magnético: Antes de ligar verifique a voltagem do mesmo (220V) e a tomada, após sua utilização deverá ser embalado e a pílula magnética deverá ser lavada e deixada no respectivo lugar. Banho Maria: Antes de ligar verifique a voltagem do mesmo (220V) e a tomada, verifique sempre o nível de água dentro da cuba, se faltar complete ate 4 cm da borda. Ligue o interruptor geral e ajuste a temperatura com as teclas respectivas. Com a temperatura estabilizada coloque as amostras a serem aquecidas. Se precisar acionar a circulação de água, ligue o interruptor de circulação localizado no painel frontal. Para alterar a velocidade abra ou feche a torneira de saída de água localizada atrás do equipamento. ph-metro: Antes de ligar verifique a voltagem do mesmo (110V) e a tomada. Antes de efetuar as medições de ph, assegure-se que o instrumento foi calibrado.para realizar a medição de ph mergulhe o eletrodo (4 cm) e a sonda de temperatura na amostra a ser testada, e aguarde algum tempo para que o eletrodo se estabilize. Calibração: será feita com a ajuda da solução tampão 7,0 e, posteriormente, com a solução tampão 4,0, como segundo ponto de calibração. Após cada medida de ph o eletrodo deverá ser enxaguado com água destilada. Este deverá ser mantido em água destilada e as soluções tampão em temperatura ambiente. Computadores: Localizados na sala de reuniões, são para uso dos alunos do aviário, utilize-os adequadamente, procure sempre seu bom funcionamento não ingressando a páginas de internet que possam causar detrimento de arquivos ou pastas e programas. Não coma ou beba alimentos perto deles quando estiver trabalhando. Operações como defragmentação e limpeza de arquivos temporais deverão ser realizada periodicamente. Desligue-os sempre no final do dia.

16 15 NOTA: O manejo de alguns equipamentos como a motoserra e a roçadeira são exclusivamente para ser operados pelos funcionários do aviário e da UFRGS Sótão. Localizado acima das salas de reuniões, metabolismo e abate, é utilizado para estocar equipamentos, ferramentas, grades, etc. Quando estiver nele siga as seguintes recomendações: Olhe bem na hora de caminhar e não pise em lugares sem suportes como vigas ou madeira. Reparta bem os pesos quando armazene grande quantidade de equipamentos. Tenha cuidado com os fios da corrente elétrica. NÃO TOQUE NELES!. Tenha cuidado com a sua cabeça na hora de se movimentar para não bater com ela contra o teto.

17 Cachorros. Tenha cuidado com ambos os cachorros, não dê muita confiança se você for novo no aviário. Quando estiverem os dois soltos é melhor não ficar perto deles, pois costumam brincar e brigar entre eles, você pode ser mordido. Tenha cuidado especial com o Argus, o animal é temperamental. Nunca passe a mão pelo corpo dele. Na hora de fornecer a ração é melhor deixar o animal fora do canil. O Argos respeita o borrifa dor Não faça movimentos corporais bruscos. Sempre fale em voz alta especialmente à noite quando fizer plantão. Na hora de lavar o canil faça-o com o animal do lado de fora. Caso tenha muita confiança deixe o animal dentro (sob sua responsabilidade). Quando for medicar o fazer alguma prática de manejo neles faça-o em companhia de outra pessoa e avise ao pessoal o tratamento que vai fazer. Se precisar utilizar o cambão, não hesite em utilizá-lo. Sedativos podem ser utilizados na dose correspondente.

18 Incubatório Na hora de colocar e tirar as bandejas dos carrinhos da incubadora, certifique-se de que o eixo esteja posicionado horizontalmente. Verifique se os carros estão com o pino (localizado na parte inferior da frente dos carros) alinhado a barra que faz a viragem dos ovos. O teste do mesmo deve ser feito com o pino dentro do eixo e com as portas da incubadora fechadas. Caso contrário não faça força, pois você poderá machucar os dedos ou as mãos. NOTA: as portas da incubadora e nascedouro só poderão ser abertas se as maquinas estiverem desligadas. Quando as máquinas estiverem funcionando fique longe da correia do motor (situada na parte posterior das máquinas). A correia pode enroscar em sua cabeça, mão ou blusa e puxar você para o motor. Se você sofre de problemas respiratórios e se encontra ajudando em algum experimento por exemplo: retirada de animais do nascedouro. Utilize máscara descartável Estação experimental agronômica Nos aviários da estação tanto de frangos de corte quanto de matrizes, tenha em mente as mesmas recomendações que foram descritas para o recebimento, armazenamento de ingredientes e ração, aquecimento e manejo de catracas (cortinas e bebedouros) descritos nos numerais 2.1 e 2.2 do mesmo manual.

19 Aviário Matrizes.. Boxes: pela forma como foram construídos você deve levar em conta as seguintes recomendações: Na hora de entrar neles tenha cuidado com sua cabeça para não bater com o marco da porta. Dentro do Box, quando os comedouros estiverem erguidos tenha cuidado para não bater sua cabeça neles, pois estes possuem bases de concreto e cantos terminados em ponta que podem ferir você. Tenha cuidado com o choque elétrico localizado acima dos canos dos bebedouros, você pode levar uma sensação desagradável. Exaustores e ventiladores: Quando estes estiverem funcionando mantenha uma distancia adequada e baixo nenhuma circunstancia coloque a mão perto da hélice do motor. Balanças: Observe a capacidade máxima da balança que esta utilizando e não ultrapassá-la jamais. Antes de ligar verifique a voltagem das mesmas e das tomadas. Por causa das quedas constantes de luz, sempre utilize com estabilizador. Em caso de necessidade de transportá-la, deve-se retirar o prato para que não ocorra danificação da mesma. Não coloque peso sobre a balança quando esta estiver desligada e desligue-la(s) sempre da tomada obrigatoriamente.

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Acidentes têm sempre as mesmas causas: Para além das causas relativas à organização do trabalho, normalmente distinguem-se dois grupos de acidente de trabalho: 1. Os que são devido à causas técnicas, ou físicas (condições de trabalho perigosas); 2. Os que são devido ao comportamento imprudente do trabalhador. O primeiro grupo compreende, por exemplo, causas relacionadas com máquinas ou peças defeituosas, máquinas e equipamentos mal protegidos. O segundo grupo inclui causas como distração, a negligência, a temeridade e a ignorância dos perigos. Deve lembrar-se que normalmente um acidente não é devido a uma só causa, mas antes à conjugação de mais do que uma causa. Quando não souber o que fazer e como fazer algum procedimento, procure sempre um responsável para orientá-lo.

21 20 3. MANIPULAÇÃO DAS DIETAS 3.1. Chegada dos Ingredientes: Avalie o tempo necessário antes da instalação do experimento. Selecione um lugar que esteja limpo e seco para o armazenamento dos mesmos Elaboração dos Núcleos Experimentais: Os núcleos devem ter premix mineral, premix vitamínico, aminoácidos, colina, medicamentos, bicarbonato de sódio, sal, enzimas, emulsificantes, ácidos Elaboração das Dietas Experimentais Pesagem dos Ingredientes: milho, farelo de soja, calcário, fosfato, óleo Misturador: adicionar milho, farelo de soja, pré mistura e óleo (a capacidade do Misturador é 350 kg) Armazenar dietas: identificar os sacos por fora com marcador permanente e colocar nota dentro do saco Coletar amostras de rações de diferentes fases e de todos os tratamentos. Armazenar as amostras identificadas no refrigerador ou freezer Enviar ração para o local do experimento Marcar caminhão da UFRGS (estação) com antecedência ou motorista para dirigir a Kombi. Para o caminhão disque para o Celular e fale com Paulo Cuoto, para pedir motorista envie um e- mail para o seguinte endereço eletrônico: Disque o ramal 7431 e fale com José Rietjens do setor Transportes.

22 21 4. INSTALAÇÃO EXPERIMENTO 4.1. Limpar aviário uma semana antes data de alojar No caso da cama ser nova segue-se o seguinte: Lavar aviário com solução de desinfetantes sob pressão (AVT- 500), diluição conforme recomendação do fabricante (1:1000) Limpar bebedouros e comedouros, com solução desinfetante (AVT-80, diluição 1:1000) Ajustar a altura dos bebedouros No caso da cama ser usada segue-se o seguinte: Manejo da cama 2 semanas antes do alojamento: Remoção matéria-orgânica: retirar a casca grosa Colocar 400 g/m 2 de cal virgem (cerca de 1,2 Kg/ Boxe), misturar o cal com a cama de forma homogênea Amontoar a cama nos boxes no dia seguinte à retirada do lote ou o mais rápido possível Passar vassoura de fogo Espalhar cama 2 dias antes do alojamento do lote Limpar bebedouros e comedouros Ajustar a altura dos bebedouros Verificar se há lenha suficiente para o experimento Na chegada dos pintos: Verificar número de pintos Pesar 10% das caixas: cálculo peso médio Colocar os pintos em 4 boxes iniciais Sempre tarar a caixa antes de pesar os animais.

23 Cuidadosamente apanhar o número de pintos de cada Boxe e pesar Distribuir os pintos pesados nas respectivas baias e recontá-los Pegar 3 ou 4 animais e estimulá-los a beber água nos nipples Colocar os comedouros encostados no chão Adicionar cloro na caixa de água. 5. MANEJO DO AVIÁRIO 5.1. Comedouros: regular os comedouros para ficar na altura do dorso das aves 5.2. Bebedouros Tipo Nipple: regular os bebedouros para que a cabeça das aves forme um ângulo de 45º ao beberem água, verificar o funcionamento do nipple antes da instalação do experimento Tipo Pendular: regular os bebedouros na altura do dorso das aves Cortinas: regular as cortinas de forma que a temperatura interna fique de acordo com a temperatura de conforto térmico em cada idade das aves (ver tabela de temperatura ideal) Ventiladores: normalmente ligados dos 14 dias de idade das aves, caso se faça necessário reduzir a temperatura interna do aviário. Ligar os ventiladores quando a temperatura interna atingir 26 o C Nebulizadores: ativar sistema de nebulização nos períodos mais quentes do dia. Ligar os nebulizadores quando a temperatura interna atingir 29 o C Portas: podem-se abrir as portas para auxiliar na ventilação, porém, colocar caixas para frangos na entrada para evitar entrada de lagartos Aquecimento: aquecer o aviário com sistema de fornalha até os 21 dias, quando necessário. Durante a noite reabastecer o forno com lenha de 2 em 2 horas. Conforme necessidade ligar as campânulas à gás durante a noite Um dia antes da data de alojamento ligar sistema de aquecimento (Fornalha) e controlar temperatura.

24 Diariamente, durante o período de utilização da fornalha, alguns procedimentos são obrigatórios: Mexer a brasa reabastecida, não deixar acumular sobre a grelha Limpar o cinzeiro e retirar a fuligem como descrito no numeral A porta da fornalha e a porta do cinzeiro NUNCA devem ficar abertas ou semi-abertas Distribuição dietas experimentais: 12 horas antes da chegada dos pintos fazer a distribuição das dietas de acordo com o delineamento experimental. 6. PESAGEM 7. Períodos: 1, 7, 14, 21, 28, 35 e 42 dias ou de acordo com o protocolo do experimento. 8. PROCEDIMENTO DE PESAGEM 8.1. Suspender todos os comedouros Pesar frangos Pesar sobra de ração Apanhar frangos pelo dorso contendo as duas asas, individualmente e colocar na caixa de pesagem. Nunca pegar os animais pelas patas, pois pode resultar em fraturas ósseas. Importante: tarar as caixas Pesar as dietas do próximo período. 9. PLANTÕES NO AVIÁRIO 9.1. O plantão inicia-se obrigatoriamente às 18:00 horas de segunda a sexta os fines de semana as 9:00 horas. O plantonista deve estar no aviário neste horário. Um membro da equipe deve permanecer até a chegada do plantonista O plantonista é o responsável pelo manejo do experimento durante seu turno Durante o decorrer de experimentos no Aviário Experimental da Faculdade de Agronomia, sempre um dos membros da equipe deve passar a noite e

25 24 os finais de semana no aviário. Neste período suas funções serão as seguintes: Regular a altura das Cortinas (item 5.3) Abastecer a fornalha, quando houver necessidade (item 5.7) Desligar as luzes (conforme o protocolo de cada experimento) Ligar ventiladores e nebulizadores, conforme necessidade (itens 5.4 e 5.5) Verificar se há ração suficiente nos comedouros Estimular o consumo nos primeiros 5 dias Verificar a mortalidade (item 10) Verificar e registrar na planilha a temperatura e a umidade máxima e mínima Verificar se todos os boxes têm água. Em experimentos com controle de consumo de água verifique se não há bombona(s) vazando. Os últimos 10 dias de experimento com consumo de água controlado deve se completar diariamente as bombonas No caso de haver experimento simultâneo nas gaiolas, a regra adapta para esta Manter a sala de reuniões, sala de metabolismo e o galpão limpo e organizado. 10. MORTALIDADE: Anotar a data, o peso da ave e possível causa da morte Diariamente na ficha específica de cada tratamento no Protocolo Experimental, preenchendo os dados necessários. 11. COMPOSTEIRA O Aviário Experimental dispõe de uma composteira (dividida em dois boxes) e um local reservado para o armazenamento de cama nova (maravalha ou casca de arroz). O material disponível para o manejo da composteira (pá, enxada, balde e mangueira) deve permanecer no local tendo seu uso exclusivo Manejo da Compostagem Depois de esvaziada a composteira deve receber uma camada de cama nova de 30 cm Ao depositar o material na composteira, este deve ficar a uma distância de 15 cm das paredes e porta, cobri-lo com material aerador (cama) e acrescentar água em quantidade correspondente a 20% do peso do material colocado Continuar colocando material na mesma seqüência (material orgânico, material aerador e água).

26 ABATE A compostagem deve atingir altura máxima de 1,50 m Após atingir a altura máxima, não se coloca mais material e monitora-se semanalmente: observando a temperatura, mau cheiro e presença moscas Temperatura: a compostagem atinge uma temperatura por volta de 70 o C (sendo de fácil percepção) quando em intensa atividade microbiana, quando essa temperatura decai, encerrou se o processo de decomposição Tempo: o tempo de decomposição varia com a época do ano, variando de 30 dias (verão) até 60 dias (inverno) a partir do fechamento final Erros de manejo: Materiais: para a compostagem devem ser encaminhados apenas materiais orgânicos (aves mortas, vísceras e penas pós-abate, fezes...). Não colocar papéis, plásticos (anilhas), ou metais Mau Cheiro e Presença de Moscas: colocar uma camada de cama sobre a compostagem e acrescentar água Funcionamento: nos dias determinados no início do experimento serão realizados os abates experimentais, estes contam com a seguinte seqüência: apanhamento dos animais anilhados nos boxes, atordoamento, pesagem, sangria, escalda, depenagem, evisceração, resfriamento, pesagem da carcaça, realização dos cortes comerciais, pesagem de cada corte, distribuição dos cortes nas bandejas, ensacamento dos cortes e armazenamento nos congeladores. Essa seqüência pode ser alterada conforme a necessidades do experimento em questão Preparação do Abate Limpar e desinfetar toda a Sala de Abate e todos os instrumentos que serão usados no procedimento (tesouras, nória, escalda, depenadeira, mesa de evisceração, calha de evisceração, caixas plásticas, tanques de resfriamento (chiller), e congeladores Verificar a necessidade de pessoal extra (cortadores) e contatá-los previamente 1 semana antes.

27 Verificar a necessidade de luvas de procedimentos (ao menos uma tamanho pequeno e uma tamanho médio) e sacos plásticos. Proanálise (51) Verificar a necessidade de gelo, e encomendar conforme a necessidade. Gelo DrinK (51) Verificar as facas e tesouras e afiá-las conforme a necessidade Verificar se todas as balanças estão aferidas Testar o funcionamento dos equipamentos (escalda, depenadeira, noria, etc) pelo menos 1 semana antes Os animais devem permanecer em jejum hídrico entre 6-8 horas antes do abate. Para isto suspenda os comedouros dos boxes Para abates com coleta de conteúdo ileal não se faz jejum Durante o Abate Todos que estão participando diretamente deverão usar guarda-pó e luvas Pesar e anotar o numero da anilha da ave Atordoamento: deve ser feito com choque elétrico (60-80V) a ave deve estar com o peito posicionado para o lado da haste metálica do atordoador Sangria: através do seccionamento transversal da veia jugular, deve ocorrer no máximo 15 segundos após o atordoamento Escalda: as aves devem ser escaldadas a uma temperatura de ºC. A água deve ser trocada conforme a necessidade Depenagem: depenadas com depenadeira automática, verificar se nenhuma ave caiu na nória e se todos os motores estão funcionando Evisceração: de forma manual, o procedimento deve ser realizado da seguinte forma: uma pessoa posiciona a ave com o pescoço no gancho, o seguinte faz a abertura do abdômen com uma faca, o

28 27 terceiro retira as vísceras, o quarto retira estas, o quinto irá cortá-las e o sexto lava as carcaças antes de ir para o resfriamento Limpeza das carcaças: as carcaças devem ser lavadas com água suficiente tanto externa quanto internamente. Devem ser removidas as partes das vísceras que ainda continuam presentes como também as penas que não foram removidas pela depenadeira Resfriamento: após a limpeza das carcaças deverão ser colocadas no resfriador (chiller), ficando submersas em água e gelo por 3 horas Pesagem da Carcaça: as carcaças resfriadas são retiradas do chiller, o excesso de água é retirado, sendo, então, obtido o peso de carcaça resfriada, sem gordura abdominal e pés Realização dos cortes comerciais: realizados por efetivo treinado Pesagem de cada corte: Coxas, sobrecoxas, peito desossado, filé de peito, asas e dorso são pesados individualmente. Após a pesagem dos cortes são distribuídos em bandejas por corte e posteriormente embalados, pesados e acondicionados nos congeladores Após o Abate Todo material deve estar limpo e recolocado nos lugares adequados, o gerente do projeto é responsável por ele A sala deve estar limpa e pronta para novo uso A composteira deve ser revisada. Deve-se verificar se o material colocado foi devidamente acondicionado e regado. 13. CARREGAMENTO DOS ANIMAIS PARA O ABATEDOURO Uma ou duas semanas antes de finalizar o experimento, deve ser programado o carregamento dos animais Calcule e Informe ao abatedouro o número de animais totais que serão carregados Duas horas antes de chegar o caminhão os comedouros deverão ser suspensos para que os animais permaneçam em jejum Antes do caminhão chegar os animais deverão ser distribuídos nos boxes centrais do galpão para facilitar o seu carregamento.

29 Assim que o caminhão chegar calcule o número de aves que deverão ir por caixa Descarregue as caixas e distribuía-las ao longo do galpão Apanhar frangos pelo dorso contendo as duas asas, individualmente e colocar nas caixas. Nunca pegar os animais pelas patas, pois pode resultar em fraturas ósseas Levar as caixas para o fundo do aviário Carregar as caixas no caminhão.

30 PROCEDIMENTO PARA ENTRADA E SAÍDA DOS ANIMAIS EXPERIMENTAIS Pegar os pintos de um dia de idade com o GTA e a nota fiscal Essa GTA tem q ser levada a inspetoria veterinária (GTA de entrada) de Porto Alegre (Av. Getúlio Vargas, n 1384, fone (51) ) A GTA de saída dos animais emitido na inspetoria veterinária tem que ser pega até 2 dias antes (verificar data de abate dos animais no abatedouro) do carregamento na inspetoria veterinária. Deve ser levada junto a nota fiscal do produtor (talão do produtor) para coleta do carimbo deste órgão. Essa GTA de saída tem validade de 3 (três) dias e deve ser requerido que seja adicionado TERMINADO - atenção, tal opção não vem normalmente na GTA - na segunda coluna do item 3 AVES (ver na próxima página) No dia do carregamento, a nota do talão de produtor e o GTA devem ser entregues para o motorista. Após o abate, se faz necessária a contranota para anexar ao talão. Das 4 vias, 2 devem ficar com a gente (2a e 4a) e duas devem seguir com a carga Durante a semana deve ser levado um oficio dizendo quantos animais foram abatidos experimentalmente, assim como o número de animais por mortalidade no experimento e sua respectiva percentagem no lote (assinado pelo professor Sergio) CISPOA -. (ver na próxima página) Em abatedouro que possuem SIF, fazer o boletim sanitário do lote contendo todas as mortalidades do mesmo e os animais que foram abatidos experimentalmente.

31 30

32 31 Serviço Público Federal Departamento de Zootecnia Faculdade de Agronomia Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, 15 de Abril de Para os devidos fins: Encaminhamos esta com a finalidade de elucidar a falta dos animais presentes na GTA de saída dos animais no dia 05/04/2010 as 21h30min. De um lote de animais de 1800 aves, foram utilizados 432 aves para avaliação do rendimento de carcaça e cortes, abatidas no Aviário de Ensino e Pesquisa da UFRGS para fins experimentais. O restante das aves, somando 67 aves, tiveram mortalidade natural chegando a 3,72 % do lote. Atenciosamente, Prof. Dr. Sergio Luiz Vieira Responsável pelo Aviário Experimental

33 32 Li todo o manual e estou ciente de todos os processos do aviário, bem como todos os cuidados para com a minha segurança e de todos que trabalham no aviário, e os cuidados que devemos ter com os equipamentos. Caso eu verifique alguma falha no manual de procedimentos, comunicarei imediatamente os meus superiores. DATA NOME Assinatura 1. / / 2. / / 3. / / 4. / / 5. / / 6. / / 7. / / 8. / / 9. / / 10 / / 11 / / 12 / / 13 / / 14 / / 15 / / 16 / / 17 / / 18 / / 19 / /

34 33 20 / / 21 / / 22 / / 23 / / 24 / / 25 / / 26 / / 27 / / 28 / / 29 / / 30 / / 31 / / 32 / / 33 / / 34 / / 35 / / 36 / / 37 / / 38 / / 39 / / 40 / / 41 / / 42 / /

35 34 43 / / 44 / / 45 / / 46 / / 47 / / 48 / / 49 / / 50 / / 51 / / 52 / / 53 / / 54 / / 55 / / 56 / / 57 / / 58 / / 59 / / 60 / / 61 / / 62 / / 63 / / 64 / / 65 / /

36 35 66 / / Nome: 67 / / 68 / / 69 / / 70 / / 71 / / 72 / / 73 / / 74 / / 75 / / 76 / / 77 / / 78 / / 79 / / 80 / / 81 / / 82 / / 83 / / 84 / / 85 / / 86 / / 87 / / 88 / / 89 / /

37 36 90 / / Nome: Ass: 91 / / Nome: Ass: 92 / / Nome: Ass: 93 / / Nome: Ass: 94 / / Nome: Ass: 95 / / Nome: Ass: 96 / / Nome: Ass: 97 / / Nome: Ass: 98 / / Nome: Ass: 99 / / Nome: Ass: 100 / / Nome: Ass: 101 / / Nome: Ass: 102 / / Nome: Ass: 103 / / Nome: Ass: 104 / / Nome: Ass: 105 / / Nome: Ass: 106 / / Nome: Ass: 107 / / Nome: Ass: 108 / / Nome: Ass: 109 / / Nome: Ass: 110 / / Nome: Ass: 111 / / Nome: Ass: 112 / / Nome: Ass: 113 / / Nome: Ass: 114 / / Nome: Ass: 115 / / Nome: Ass: 116 / / Nome: Ass: 117 / / Nome: Ass: 118 / / Nome: Ass: 119 / / Nome: Ass: 120 / / Nome: Ass: 121 / / Nome: Ass: 122 / / Nome: Ass: 123 / / Nome: Ass: 124 / / Nome: Ass: 125 / / Nome: Ass: 126 / / Nome: Ass: 127 / / Nome: Ass: 128 / / Nome: Ass: 129 / / Nome: Ass: 130 / / Nome: Ass: 131 / / Nome: Ass: 132 / / Nome: Ass: 133 / / Nome: Ass: 134 / / Nome: Ass:

38 135 / / Nome: Ass: 136 / / Nome: Ass: 137 / / Nome: Ass: 138 / / Nome: Ass: 139 / / Nome: Ass: 140 / / Nome: Ass: 141 / / Nome: Ass: 142 / / Nome: Ass: 143 / / Nome: Ass: 144 / / Nome: Ass: 145 / / Nome: Ass: 146 / / Nome: Ass: 147 / / Nome: Ass: 148 / / Nome: Ass: 149 / / Nome: Ass: 150 / / Nome: Ass: 151 / / Nome: Ass: 152 / / Nome: Ass: 153 / / Nome: Ass: 154 / / Nome: Ass: 155 / / Nome: Ass: 156 / / Nome: Ass: 157 / / Nome: Ass: 158 / / Nome: Ass: 159 / / Nome: Ass: 160 / / Nome: Ass: 161 / / Nome: Ass: 162 / / Nome: Ass: 163 / / Nome: Ass: 164 / / Nome: Ass: 165 / / Nome: Ass: 166 / / Nome: Ass: 167 / / Nome: Ass: 168 / / Nome: Ass: 169 / / Nome: Ass: 170 / / Nome: Ass: 171 / / Nome: Ass: 172 / / Nome: Ass: 173 / / Nome: Ass: 174 / / Nome: Ass: 175 / / Nome: Ass: 176 / / Nome: Ass: 177 / / Nome: Ass: 178 / / Nome: Ass: 179 / / Nome: Ass: 180 / / Nome: Ass: 181 / / Nome: Ass: 37

39 38

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

Qualidade et ecnologia MANUAL DO USUÁRIO PRENSA DIGITAL A VAPOR ELETRÔNICA MODELO QPFB-16 WWW.SUNSPECIAL.COM.BR

Qualidade et ecnologia MANUAL DO USUÁRIO PRENSA DIGITAL A VAPOR ELETRÔNICA MODELO QPFB-16 WWW.SUNSPECIAL.COM.BR Qualidade et ecnologia MANUAL DO USUÁRIO PRENSA DIGITAL A VAPOR ELETRÔNICA MODELO QPFB-16 WWW.SUNSPECIAL.COM.BR Este produto foi projetado para dar ao seu vestuário um aspecto profissional, sem rugas e

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO BEBEDOURO REFRIGERADO CADENCE PURE VITÀ BEB100

MANUAL DO USUÁRIO BEBEDOURO REFRIGERADO CADENCE PURE VITÀ BEB100 MANUAL DO USUÁRIO BEBEDOURO REFRIGERADO CADENCE PURE VITÀ BEB100 Obrigado por adquirir o Bebedouro Pure Vità Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente

Leia mais

Manual de Instruções. Aquecedor de Ambiente Halógeno. Modelo: MA - 012 H. Versão 191212. www.martau.com.br SAC: 0800 51 7546. ATENÇÃO: Não Cobrir

Manual de Instruções. Aquecedor de Ambiente Halógeno. Modelo: MA - 012 H. Versão 191212. www.martau.com.br SAC: 0800 51 7546. ATENÇÃO: Não Cobrir ATENÇÃO: Não Cobrir www.martau.com.br SAC: 0800 5 7546 Versão 922 Aquecedor de Ambiente Halógeno Modelo: MA - 02 H Anotações Índice - Introdução...4 2 - Recomendações de segurança...5 2. - Símbolos e

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PARA MOEDOR DE CARNE

MANUAL DE OPERAÇÃO PARA MOEDOR DE CARNE MANUAL DE OPERAÇÃO PARA MOEDOR DE CARNE 1-8 1 INTRODUÇÃO Neste manual de operação, você encontrará todas as informações necessárias sobre o equipamento para usá-lo corretamente. Ao adquirir um dos modelos

Leia mais

AC 3.1/0308. Adega Climatizada Manual de Instruções

AC 3.1/0308. Adega Climatizada Manual de Instruções AC 3.1/0308 Adega Climatizada Manual de Instruções ISO9001: 2000 GARANTIA - CONDIÇÕES GERAIS A Tocave assegura ao comprador/usuário deste aparelho garantia contra defeitos de fabricação, pelo prazo de

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [REV.01 14032012] Obrigado por adquirir o ventilador Eros Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções, as informações contidas

Leia mais

CUIDADO O tempo de carregamento não deve exceder 3 5 horas. ESPECIFICAÇÃO Chave de fenda: Velocidade: 200rpm;

CUIDADO O tempo de carregamento não deve exceder 3 5 horas. ESPECIFICAÇÃO Chave de fenda: Velocidade: 200rpm; MANUAL DE INSTRUÇÕES Por favor, leia as instruções de operação meticulosamente, prestar especial atenção às instruções de segurança. Guarde as instruções de operações junto com o equipamento CUIDADO O

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [REV.03 29112011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 Obrigado por adquirir o Aquecedor Ecológico de Painel ecotermic Cadence, AQC700, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito

Leia mais

ATENÇÃO INFORMAÇÕES SOBRE A GARANTIA

ATENÇÃO INFORMAÇÕES SOBRE A GARANTIA ATENÇÃO INFORMAÇÕES SOBRE A GARANTIA Motor vertical 2 tempos LER O MANUAL DO PROPRIETÁRIO. TRABALHE SEMPRE COM ROTAÇÃO CONSTANTE, NO MÁXIMO 3.600 RPM EVITE ACELERAR E DESACELERAR O EQUIPAMENTO. NÃO TRABALHE

Leia mais

Refrigerador BRO80 GUIA RÁPIDO. Características Gerais. Comece por aqui. Frost Free. Informação Ambiental

Refrigerador BRO80 GUIA RÁPIDO. Características Gerais. Comece por aqui. Frost Free. Informação Ambiental GUIA RÁPIDO Comece por aqui Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador BRO80 Frost Free Seu refrigerador usa o sistema Frost

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT

MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT WO-50DBR INFORMAÇÕES IMPORTANTES Ao usar aparelhos elétricos, seguir sempre precauções básicas de segurança, incluindo o seguinte: AVISO 1.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CLIMATIZADOR CADENCE VENTILAR CLIMATIZE 505 CLI505

MANUAL DO USUÁRIO CLIMATIZADOR CADENCE VENTILAR CLIMATIZE 505 CLI505 MANUAL DO USUÁRIO CLIMATIZADOR CADENCE VENTILAR CLIMATIZE 505 CLI505 Obrigado por adquirir o Climatizador Ventilar Climatize 505 Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

Grill e Sanduicheira Crome Inox

Grill e Sanduicheira Crome Inox Ari Jr 06-12-2012 12/11 939-09-05 781431 REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Grill e Sanduicheira inox www.britania.com.br 0800-417644 Ari Jr 06-12-2012 Diogo Thamy 06-12-2012 06-12-2012 Grill e Sanduicheira

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CLIMATIZADOR DE AR VENTILAR CLIMATIZE 300 CLI300

MANUAL DO USUÁRIO CLIMATIZADOR DE AR VENTILAR CLIMATIZE 300 CLI300 MANUAL DO USUÁRIO CLIMATIZADOR DE AR VENTILAR CLIMATIZE 300 CLI300 Obrigado por adquirir o Climatizador Cadence Ventilar Climatize 300, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante

Leia mais

Manual de instruções RECICLADOR AUTOMOTIVO RECIGASES. Desenvolvido por:

Manual de instruções RECICLADOR AUTOMOTIVO RECIGASES. Desenvolvido por: Manual de instruções RECICLADOR AUTOMOTIVO RECIGASES Desenvolvido por: Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. FUNÇÕES BÁSICAS... 4 3. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS... 5 4. CONDIÇÕES DE SEGURANÇA... 7 5. COMPONENTES

Leia mais

11/13 1094-09-05 783912 REV.1. www.philco.com.br SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções

11/13 1094-09-05 783912 REV.1. www.philco.com.br SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções 11/13 1094-09-05 783912 REV.1 www.philco.com.br 0800 645 8300 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO PCL1F Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto da linha Philco. Para garantir o

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS 18 BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS - 36

MANUAL DO PROPRIETÁRIO BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS 18 BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS - 36 MANUAL DO PROPRIETÁRIO BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS 18 BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS - 36 IMAGEM ILUSTRATIVA Página 1 ÍNDICE 1- APRESENTAÇÃO. 2- CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS. 3- INSTALAÇÃO E INSTRUÇÕES.

Leia mais

TF-830 MOTOCICLETA. Leia cuidadosamente antes do uso

TF-830 MOTOCICLETA. Leia cuidadosamente antes do uso TF-830 MOTOCICLETA Leia cuidadosamente antes do uso Leia este manual cuidadosamente antes de usar este produto. O manual o informará como operar e montar o produto de uma forma correta para que nenhuma

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MINI- MOTO. Página 1- Indicações de uso AVISOS!

MANUAL DO USUÁRIO MINI- MOTO. Página 1- Indicações de uso AVISOS! MANUAL DO USUÁRIO MINI- MOTO Página 1- Indicações de uso AVISOS! *Não é permitido para pessoas que não entenderam o manual de instruções, dirigirem a mini-moto. *Deve ser utilizado a mistura de gasolina

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO

MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO 1 1. AVISOS Leia este manual cuidadosamente antes de instalar e operar o equipamento. A operação da máquina deve estar de acordo com as instruções

Leia mais

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 07/11 719-09-05 775788 REV.2 Vapor Tapete Clean 719-09-05 2 Parabéns

Leia mais

MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt

MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt Mini Ferro de Viagem Sm-110 Bivolt ÍNDICE NOTAS: Parabéns por ter adquirido o seu Mini Ferro de Viagem. Características do produto Dicas de Segurança Informações do aparelho Usando o aparelho Cuidados

Leia mais

Manual de Instalação, Funcionamento e Termo de Garantia.

Manual de Instalação, Funcionamento e Termo de Garantia. Manual de Instalação, Funcionamento e Termo de Garantia. Informação do produto Aplicação Instalação Manutenção Janeiro 2013 Índice Introdução 03 Normas de utilização 03 Simbolos de avisos 03 Considerações

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Usuário Versão 1.1 BEBEDOUROS TROPICAL. Bebedouros Tropical www.bebedourostropical.com.br. Produtos com Certificação Inmetro

MANUAL DE INSTRUÇÕES Usuário Versão 1.1 BEBEDOUROS TROPICAL. Bebedouros Tropical www.bebedourostropical.com.br. Produtos com Certificação Inmetro MANUAL DE INSTRUÇÕES Usuário Versão 1.1 Bebedouros Tropical www.bebedourostropical.com.br BEBEDOUROS TROPICAL LEIA E SIGA TODAS AS REGRAS DE SEGURANÇA E INSTRUÇÕES OPERACIONAIS ANTES DE USAR. sac@bebedourostropical.com.br

Leia mais

ML-6622 CHURRASQUEIRA ELÉTRICA

ML-6622 CHURRASQUEIRA ELÉTRICA ML-6622 CHURRASQUEIRA ELÉTRICA INTRODUÇÃO A Churrasqueira Elétrica ML-6622 NKS Milano é um produto de alta tecnologia e qualidade. Para melhor entender todas as funções deste aparelho, e utilizá-lo com

Leia mais

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção.

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção. ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3 Manual de instalação, uso e manutenção. Parabéns, ao adquirir o Ecofogão, você tem em mãos uma das tecnologias mais simples, eficiente e limpa atualmente disponível, para o

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA MANUAL DO USUÁRIO Obrigado por adquirir o Espremedor Citro Plus Cadence ESP802, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este manual de instruções, as informações

Leia mais

Limpeza e manutenção. Conheça a Minicadeira para Carro. Informações complementares

Limpeza e manutenção. Conheça a Minicadeira para Carro. Informações complementares Conheça a Minicadeira para Carro Tira de cinto de segurança para os ombros Tira de ajuste Guarde este manual de instruções para eventuais consultas. 2 Alça para carregar Botão de ajuste na alça Em todos

Leia mais

GRILL FAMÍLIA MULTI FUN KITCHEN

GRILL FAMÍLIA MULTI FUN KITCHEN GRILL FAMÍLIA MULTI FUN KITCHEN MANUAL DE INSTRUÇÕES Leia com atenção e guarde este manual Este equipamento é destinado exclusivamente ao uso doméstico Modelo SP-10 GRILL FAMÍLIA MULTI FUN KITCHEN Parabéns,

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [M00 11112011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de Instalação

Leia mais

Operação e Regras de segurança...01. Manutenção Geral...02. Lubrificação de motores...03. Limpeza...04. Armazenamento...05. Identificando falhas...

Operação e Regras de segurança...01. Manutenção Geral...02. Lubrificação de motores...03. Limpeza...04. Armazenamento...05. Identificando falhas... Índice Operação e Regras de segurança...01 Manutenção Geral...02 Lubrificação de motores...03 Limpeza...04 Armazenamento...05 Identificando falhas...06 Certificado de Garantia...07 Operando seu gerador

Leia mais

FRD-2892 507 MANUAL DO USUÁRIO FRITADEIRA FRD-2892 PREZADO CLIENTE A fim de obter o melhor desempenho de seu produto, por favor, leia este manual do usuário cuidadosamente antes de começar a usá-lo,

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [ REV04 24112011 ] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança

Leia mais

Refrigerador BRM48/BRM50

Refrigerador BRM48/BRM50 GUIA RÁPIDO Comece por aqui Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador BRM48/BRM50 Frost Seu refrigerador usa o sistema Frost

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE COSTURA

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE COSTURA MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE COSTURA Modelo: GF1000 (Bivolt) Leia atentamente este Manual, antes de usar sua Máquina de Costura. Guarde-o em local seguro, para futuras consultas. SAC: (11) 5660.2600

Leia mais

Manual do Usuário. Climatizador de Ar

Manual do Usuário. Climatizador de Ar Climatizador de Ar SUMÁRIO TERMO DE GARANTIA...03 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA...04 INFORMAÇÕES IMPORTANTES...05 VISTA GERAL DO APARELHO...06 PAINEL DE CONTROLE KC05LFM...07 RETIRADA E LIMPEZA DO FILTRO...08

Leia mais

CHOPEIRA MAXI COOLER MANUAL DE INSTRUÇÕES MAXI COOLER POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE ANTES DE USAR

CHOPEIRA MAXI COOLER MANUAL DE INSTRUÇÕES MAXI COOLER POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE ANTES DE USAR CHOPEIRA MAXI COOLER MANUAL DE INSTRUÇÕES MAXI COOLER POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE ANTES DE USAR CARO CLIENTE: Obrigado por comprar a Chopeira Maxi Cooler. Para a sua segurança por favor leia este manual

Leia mais

3 Manual de Instruções

3 Manual de Instruções 3 Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO Obrigado por adquirir a Prancha de cabelos Chiaro PRO um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este

Leia mais

Leia atentamente antes de usar

Leia atentamente antes de usar Leia atentamente antes de usar MANUAL DE INSTRUÇÕES www.btcmail.com.br PURIFICADOR DE ÁGUA Obrigado por adquirir produtos POLAR. O PURIFICADOR DE ÁGUA POLAR reúne design, qualidade, praticidade e garantia

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções (Party Cooler s Thermomatic) Modelo: 40 litros & 77 litros Obrigado por escolher a série dos Party Cooler s da Thermomatic. Para garantir o uso correto das operações, por favor, leia

Leia mais

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA SELO PROCEL Prefira equipamentos com SELO PROCEL, e/ou consumo A de consumo de energia. GELADEIRA Evitar abrir a porta toda hora. Regular o termostato

Leia mais

Semana da Prevenção de Resíduos - 16 a 23 de Novembro. Dicas de Prevenção e Preservação

Semana da Prevenção de Resíduos - 16 a 23 de Novembro. Dicas de Prevenção e Preservação Semana da Prevenção de Resíduos - 16 a 23 de Novembro Dicas de Prevenção e Preservação Tenha em conta Nunca comece uma reparação, por muito pequena que seja, sem antes desligara tomada do equipamento;

Leia mais

FERRO À VAPOR SIRIUS CADENCE

FERRO À VAPOR SIRIUS CADENCE SPRAY FERRO À VAPOR SIRIUS CADENCE IRO400 clean M A X ANTIADERENTE VAPOR VERTICAL CORTA PINGOS CABO FLEXÍVEL SALVA BOTÕES sirius Obrigado por adquirir o Ferro À Vapor Sirius Cadence, um produto de alta

Leia mais

Como funciona seu produto. Refrigerador CRA30. 1 - Porta do Congelador 2 - Congelador 3

Como funciona seu produto. Refrigerador CRA30. 1 - Porta do Congelador 2 - Congelador 3 Como funciona seu produto Comece por aqui. Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador CRA30 1 Características Gerais 1 1 - Porta

Leia mais

UMIDIFICADOR 2 LITROS RM-HA02 MANUAL DE INSTRUÇÕES

UMIDIFICADOR 2 LITROS RM-HA02 MANUAL DE INSTRUÇÕES UMIDIFICADOR 2 LITROS RM-HA02 MANUAL DE INSTRUÇÕES Índice APRESENTAÇÃO...3 1. CUIDADOS...4 2. LIMPEZA...6 3. MODO DE USAR...7 4. DETALHES DO PRODUTO...8 5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...8 6. TERMOS DE GARANTIA...8

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SECADOR DE CABELOS CADENCE IRIS SEC400

MANUAL DO USUÁRIO SECADOR DE CABELOS CADENCE IRIS SEC400 MANUAL DO USUÁRIO SECADOR DE CABELOS CADENCE IRIS SEC400 Obrigado por adquirir o Secador de Cabelos Cadence Iris, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente

Leia mais

Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo.

Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. GUIA RÁPIDO Comece por aqui Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador BRE50 Frost Free Seu refrigerador usa o sistema Frost

Leia mais

Motocicleta Elétrica para Crianças TF-840

Motocicleta Elétrica para Crianças TF-840 Motocicleta Elétrica para Crianças TF-840 Manual para Instalação e Operação Design de simulação de motocicleta Funções para frente e para trás Função de reprodução de música na parte frontal O produto

Leia mais

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelo Modelle Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este manual de

Leia mais

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA Manual de Instruções METALÚRGICA SIEMSEN LTDA. Fone: +55 (0 )47 255 2000 - Fax: +55 (0 )47 255 2020 Rua: Anita Garibaldi, nº 262 - Bairro: São Luiz - CP: 52 CEP: 88351-410 - Brusque - Santa Catarina -

Leia mais

Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703

Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703 Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703 Agradecemos sua preferencia por um produto da linha Lenoxx, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

... HOST. Manual de Instruções do Sistema HOST

... HOST. Manual de Instruções do Sistema HOST ... HOST Manual de Instruções do Sistema HOST Índice Preparação Remoção do fio elétrico do gancho...3 Remoção da carro...3 Como limpar o Tapete Aspiração e elevação das felpas...4 Antes da aplicação do

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas as divisões

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184 MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184 POR FAVOR, LEIA ESTE MANUAL ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO Você acabou de adquirir um produto ETERNY, da mais alta qualidade. Agradecemos a sua

Leia mais

PARABÉNS. VOCÊ FEZ A MELHOR ESCOLHA.

PARABÉNS. VOCÊ FEZ A MELHOR ESCOLHA. PARABÉNS. VOCÊ FEZ A MELHOR ESCOLHA. Você acaba de adquirir um produto de alta qualidade. O Bebedouro Refrigerado LATINA ACQUATRONIC utiliza um inovador sistema eletrônico para refrigeração da água e materiais

Leia mais

LOUÇAS E INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

LOUÇAS E INSTALAÇÕES SANITÁRIAS Antes de executar qualquer furação nas paredes, consulte a planta de instalações hidráulicas em anexo, para evitar perfurações e danos à rede hidráulica, bem como na impermeabilização. Não jogue quaisquer

Leia mais

Aquecedores são aparelhos que consomem muita energia elétrica. Por isso, evite deixar o seu sempre ligado.

Aquecedores são aparelhos que consomem muita energia elétrica. Por isso, evite deixar o seu sempre ligado. Aquecedor central Aquecedores são aparelhos que consomem muita energia elétrica. Por isso, evite deixar o seu sempre ligado. Planeje seu uso e habitue-se a ligá-lo apenas o tempo necessário para que você

Leia mais

Manual do Proprietário SELAMAX MP300

Manual do Proprietário SELAMAX MP300 Manual do Proprietário SELAMAX Seladora 1 2 3 4 5 Fig. A Fig. B 9 6 7 8 10 11 12 Fig. C Fig. D Fig. E Fig. F 2 PARABÉNS! Você acaba de adquirir um equipamento dentro da mais alta tecnologia disponível

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [M01 29032010] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão segurança na

Leia mais

3 pás. Parabéns! Você acabou de adquirir um ventilador de teto com luminária, especialmente criado para trazer mais conforto e beleza aos ambientes.

3 pás. Parabéns! Você acabou de adquirir um ventilador de teto com luminária, especialmente criado para trazer mais conforto e beleza aos ambientes. 3 pás Parabéns! Você acabou de adquirir um ventilador de teto com luminária, especialmente criado para trazer mais conforto e beleza aos ambientes. Com design diferenciado o Efyx Lunik3 é pré-montado.

Leia mais

Spirale 2 0800-55 03 93 1 ANO DE GARANTIA. Manual de Instruções SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR. Escova Modeladora EM-02 L I G U E G R Á T I S

Spirale 2 0800-55 03 93 1 ANO DE GARANTIA. Manual de Instruções SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR. Escova Modeladora EM-02 L I G U E G R Á T I S 1 ANO DE GARANTIA SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR L I G U E G R Á T I S 0800-55 03 93 Segunda à sexta, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 17h. Manual de Instruções Escova Modeladora EM-02 Spirale 2

Leia mais

Manual do Consumidor

Manual do Consumidor Manual do Consumidor Lavadoras Lavemaq Antes de ligar a lavadora leia atentamente este manual. 1- Prezado consumidor, Obrigado por ter escolhido um produto LAVE MAQ. Somos uma empresa que desde 1981 fabrica

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de

Leia mais

Desumidificador. Desidrat Plus IV Desidrat Plus V

Desumidificador. Desidrat Plus IV Desidrat Plus V Desumidificador Desidrat Plus IV Desidrat Plus V Obrigado por escolher esse produto. Por favor, leia esse manual de instrução antes de usar o aparelho. Índice: Introdução do Produto... 1 Instrução de Uso...

Leia mais

Fechadura de códigos por Impressão Digital. Manual de instalação e utilização

Fechadura de códigos por Impressão Digital. Manual de instalação e utilização Fechadura de códigos por Impressão Digital Manual de instalação e utilização CARACTERÍSTICAS SUMÁRIO CARACTERÍSTICAS ---------------------------------------------------------------------- P2 COMPONENTES,

Leia mais

www.philco.com.br Manual de Instruções 01/14 1079-09-05 799996 REV.1 www.philco.com.br/faleconosco.aspx

www.philco.com.br Manual de Instruções 01/14 1079-09-05 799996 REV.1 www.philco.com.br/faleconosco.aspx www.philco.com.br 01/14 1079-09-05 799996 REV.1 Manual de Instruções www.philco.com.br/faleconosco.aspx INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um aparelho da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho

Leia mais

Aquecedor à Óleo de Ambiente. Manual do Usuário

Aquecedor à Óleo de Ambiente. Manual do Usuário Aquecedor à Óleo de Ambiente Manual do Usuário Índice 1. Segurança... 5 1.1 Medidas Importantes de Segurança... 5 1.2 Segurança Elétrica... 6 2. Descrição dos Componentes... 7 3. Instalação... 7 4. Utilização...

Leia mais

Quando usamos um aparelho elétrico, precauções básicas devem ser seguidas, inclusive as seguintes:

Quando usamos um aparelho elétrico, precauções básicas devem ser seguidas, inclusive as seguintes: ML-3000 MULTI GRILL INTRODUÇÃO O Multi Grill ML-3000 Milano é um produto de alta tecnologia e qualidade. Para entender todas as funções deste aparelho e utilizá-lo com segurança, leia atentamente as recomendações

Leia mais

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO Pág.:1 MÁQUINA: MODELO: NÚMERO DE SÉRIE: ANO DE FABRICAÇÃO: O presente manual contém instruções para instalação e operação. Todas as instruções nele contidas devem ser rigorosamente seguidas do que dependem

Leia mais

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO Obrigado por adquirir o Aquecedor Cadence Dilleta, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

Refrigerador CRM35 / CRM38 / CRM43

Refrigerador CRM35 / CRM38 / CRM43 Como funciona seu produto Comece por aqui. Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador CRM35 / CRM38 / CRM43 Frost Free Seu refrigerador

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900 MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelos PAC900. Um produto de alta tecnologia, seguro, eficiente, barato e econômico. É muito importante ler atentamente

Leia mais

Manual de Instruções Bebedouro Stilo Eletrônico. Imagem meramente ilustrativa.

Manual de Instruções Bebedouro Stilo Eletrônico. Imagem meramente ilustrativa. Manual de Instruções Bebedouro Stilo Eletrônico Imagem meramente ilustrativa. Bebedouro Stilo LIBELL Eletrônico 1- MANUAL DE USUÁRIO Parabéns por ter escolhido a Libell Eletrodomésticos Ltda. para fazer

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Secador de Cabelos Perfum SEC700

MANUAL DO USUÁRIO. Secador de Cabelos Perfum SEC700 MANUAL DO USUÁRIO Secador de Cabelos Perfum SEC700 Obrigado por adquirir o Secador de Cabelos Perfum, modelo SEC700, um produto de qualidade, seguro, eficiente e desenvolvido com a mais alta tecnologia.

Leia mais

Segurança do usuário. Segurança elétrica. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Segurança do usuário. Segurança elétrica. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Segurança do usuário Seu sistema e os suprimentos recomendados foram projetados e testados para atender a exigências de segurança rígidas. A atenção às seguintes informações garantirá uma operação contínua

Leia mais

manual e garantia Cooktops T2/T4/T5

manual e garantia Cooktops T2/T4/T5 manual e garantia Cooktops T2/T4/T5 SAC 0800-643-0330 sac@casavitra.com.br Prático. Seguro. Moderno. Quando adquirimos um produto, procuramos sempre o que há de melhor. O Cooktop Casavitra é a prova de

Leia mais

rimetal casa de vácuo Manual do Usuário Máquinas para Baterias

rimetal casa de vácuo Manual do Usuário Máquinas para Baterias casa de vácuo Manual do Usuário ÍNDICE INTRODUÇÃO Apresentação Dados Técnicos Cuidados Segurança Limpeza 2 3 4 5 6 MANUTENÇÃO Instruções Manutenção Preventiva INSTALAÇÃO 8 9 10 GARANTIA Garantia 12 Contato

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

Manual de Instruções IMPORTANTE LER COM ATENÇÃO E GUARDAR PARA EVENTUAIS CONSULTAS. FUNNY - LS2057 CARRO BERÇO MÚLTIPLO COM ALÇA REVERSÍVEL

Manual de Instruções IMPORTANTE LER COM ATENÇÃO E GUARDAR PARA EVENTUAIS CONSULTAS. FUNNY - LS2057 CARRO BERÇO MÚLTIPLO COM ALÇA REVERSÍVEL FUNNY - LS2057 CARRO BERÇO MÚLTIPLO COM ALÇA REVERSÍVEL Manual de Instruções Para crianças do nascimento até 18 kg IMPORTANTE LER COM ATENÇÃO E GUARDAR PARA EVENTUAIS CONSULTAS. Conhecendo o produto capota

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR E GUARDE ESTE MANUAL PARA CONSULTAS FUTURAS. Manual de Instruções Parabéns por ter adquirido o SPIN DOCTOR, a poderosa massagem que atua de forma localizada nas áreas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO RELÓGIO PONTO CARTOGRÁFICO TECPRINT

MANUAL DO USUÁRIO RELÓGIO PONTO CARTOGRÁFICO TECPRINT MANUAL DO USUÁRIO RELÓGIO PONTO CARTOGRÁFICO TECPRINT VISÃO GERAL O Tecprint é um relógio ponto cartográfico usado para registrar cartões ponto em preto e vermelho. Ao colocar o cartão ponto no relógio

Leia mais

Compressor de Ar Portátil de Alta Pressão

Compressor de Ar Portátil de Alta Pressão Compressor de Ar Portátil de Alta Pressão (200BAR/3000PSI/20MPa) 0 Atenção Importante! Este COMPRESSOR DE AR PORTÁTIL DE ALTA PRESSÃO deve ser utilizado exclusivamente para a recarga do ar comprimido diretamente

Leia mais

Liquidificador LEIA ANTES DE USAR. Dúvidas? Por favor, ligue nossos associados estão prontos para ajudar. SAC: 0800-2412411

Liquidificador LEIA ANTES DE USAR. Dúvidas? Por favor, ligue nossos associados estão prontos para ajudar. SAC: 0800-2412411 Liquidificador LEIA ANTES DE USAR Visite o site: www.hamiltonbeach.com.br para conhecer a nossa linha completa de produtos Dúvidas? Por favor, ligue nossos associados estão prontos para ajudar. SAC: 0800-2412411

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções Modelo: Purifik air Parabéns! Você acaba de adquirir o extraordinário purificador de ar Purifik Air. Ele lhe trará grande prazer e melhorará a qualidade de ar para você. Como com qualquer

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS E IDOSOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas

Leia mais

AR CONDICIONADO. Componentes

AR CONDICIONADO. Componentes AR CONDICIONADO AR CONDICIONADO Basicamente, a exemplo do que ocorre com um refrigerador (geladeira), a finalidade do ar condicionado é extrair o calor de uma fonte quente, transferindo-o para uma fonte

Leia mais

Condições de Instalação e Uso

Condições de Instalação e Uso [M06 11102011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de Instalação

Leia mais

Refrigerador BRE80 GUIA RÁPIDO. Características Gerais. Comece por aqui. Frost Free. Informação Ambiental

Refrigerador BRE80 GUIA RÁPIDO. Características Gerais. Comece por aqui. Frost Free. Informação Ambiental GUIA RÁPIDO Comece por aqui Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador BRE80 Frost Free Seu refrigerador usa o sistema Frost

Leia mais

CORTADOR DE FRIOS C-300. Manual do Usuário Instruções de uso, manutenção e limpeza do equipamento. www.elgin.com.br Suporte 0800 77 00 300

CORTADOR DE FRIOS C-300. Manual do Usuário Instruções de uso, manutenção e limpeza do equipamento. www.elgin.com.br Suporte 0800 77 00 300 CORTADOR DE FRIOS C-300 Manual do Usuário Instruções de uso, manutenção e limpeza do equipamento. www.elgin.com.br Suporte 0800 77 00 300 ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 2 Descrição Geral... 2 Principais Características...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES BALANÇAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES BALANÇAS MANUAL DE INSTRUÇÕES BALANÇAS Leia atentamente este Manual. MODELOS: CA6000 (Prata) CA7000 (Preta) SAC: (11) 5660.2600 Uso doméstico Obrigado por adiquirir um produto G-LIFE. Sua Balança MILLENIUM, para

Leia mais

DEPURADOR BUILT MANUAL DE INSTRUÇÕES

DEPURADOR BUILT MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPURADOR BUILT MANUAL DE INSTRUÇÕES ÍNDICE 1. GERAL 2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 3.. CUIDADOS 4.. INSTRUÇÃO PARA INSTALAÇÃO 5.. ATENÇÃO 6.OPERAÇÃO 7 USO E MANUTENÇÃO 8.. ESPECIFICAÇÕES 9............ TERMO

Leia mais

Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação do aparelho.

Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação do aparelho. 0 IMPORTANTE LEIA E SIGA AS SEGUINTES INSTRUÇÕES Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação do aparelho. ATENÇÃO Atenção indica uma situação potencialmente

Leia mais

C90 Manual de instruções

C90 Manual de instruções C90 Manual de instruções Leia este Manual do Utilizador e as instruções de segurança antes de utilizar este aparelho! PRECAUÇÕES IMPORTANTES Ao usar electrodomésticos, precauções de segurança básicas devem

Leia mais

05 Queimaduras em cozinhas

05 Queimaduras em cozinhas 05 Queimaduras em cozinhas As queimaduras mais comuns são as provocadas por líquidos e a maioria das vítimas são as crianças. O álcool líquido está envolvido em grande parte dos acidentes que provocam

Leia mais

AQUECEDOR A ÓLEO INSTRUÇÕES OPERACIONAIS CALDOSETTE

AQUECEDOR A ÓLEO INSTRUÇÕES OPERACIONAIS CALDOSETTE AQUECEDOR A ÓLEO INSTRUÇÕES OPERACIONAIS CALDOSETTE INFORMAÇÕES IMPORTANTES Quando usar aparelhos elétricos, deve-se sempre observar precauções básicas de segurança, incluindo o seguinte: LEIA TODAS AS

Leia mais

Refrigerador Frost Free

Refrigerador Frost Free GUIA RÁPIDO Comece por aqui Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador Frost Free Frost Free Seu refrigerador usa o sistema

Leia mais