RECONSTRUINDO A VIDA APÓS O DIVÓRCIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECONSTRUINDO A VIDA APÓS O DIVÓRCIO"

Transcrição

1 RECONSTRUINDO A VIDA APÓS O DIVÓRCIO O Senhor dará a minha alma muito mais do que ela precisa, e eu o louvarei com as minhas palavras jubilosas. (Salmo 63:5)

2 Uma palavra inicial sobre o plano de Deus para o casamento Precisamos da perspectiva de Deus para ver como tudo começou: Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gn 1:27) Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. O homem e sua mulher viviam nus e não sentiam vergonha. (Gn 2:24-25)

3 OS QUATRO FUNDAMENTOS DO CASAMENTO SEPARAÇÃO PERMANÊNCIA UNIDADE INTIMIDADE

4 SEPARAÇÃO Deixar pai e mãe... Isso assegura que o relacionamento comece sem emoções conflitantes.

5 PERMANÊNCIA E se unirá à sua mulher.... Há permanência em mente. Há ideia de um relacionamento fechado e duradouro.

6 UNIDADE E eles se tornarão uma só carne. Unidade é diferente de uniformidade. O homem e a mulher devem permanecer distintos, e desfrutar de papeis diferentes. Vivenciar as suas características de personalidade.

7 O QUE DEU ERRADO ENTÃO? Gênesis 3 relata a ruptura do relacionamento do homem com Deus. Dos quatro fundamentos, o pecado solapou a permanência do casamento.

8 CONSEQUÊNCIAS: Casais cristãos são tão suscetíveis ao divórcio quanto os não cristãos. É enorme o caos que o divórcio provoca nos filhos. E essa devastação inclui filhos adultos do divórcio. O divórcio tem mutilado gerações. Assim que a ideia de sair de um casamento se torna uma opção, a permanência do casamento é sutilmente solapada.

9 INTIMIDADE O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha. Afetuosa intimidade ordenada por Deus. Livre de vergonha. Sem inibições.

10 REALIDADE X FANTASIA Preciso me casar para ser feliz. O casamento jamais foi idealizado para deixar você ou qualquer outra pessoa feliz. E sim para viver uma vida de compromisso. Felicidade é apenas o bônus.

11 REALIDADE X FANTASIA O amor seja eterno enquanto dure. Como sentimento (substantivo), o amor sofre flutuações, modificações. Ora está abaixo do nível, ora na risca, ora transborda. O amor no casamento, contudo, não é um substantivo, é um verbo, um compromisso que deve ser mantido, independente das emoções sentidas.

12 IDEAL X REAL O que Deus pensa acerca do divórcio? Não foi o Senhor quem os fez um só? (...) Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade. Eu odeio o divórcio, diz o Senhor... (Malaquias 2:15-16)

13 IDEAL X REAL O quê Jesus disse acerca do divórcio (Mateus 19:3-9)? Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher e disse: Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne?

14 Mateus 19:8 Porneia No verso 8 do capítulo 19 de Mateus, aparece a cláusula de exceção, ou seja, em caso de imoralidade sexual. No original, porneia, palavra da qual deriva pornografia, indica um estilo de vida constante de má conduta sexual fora do laço matrimonial. O cônjuge que não cometeu imoralidade sexual é estimulado a permanecer fiel e a permitir que Deus trabalhe.

15 RESUMINDO: Santidade no casamento precisa de compromisso. Um casamento não deve ser abortado por causa de lutas, dificuldades ou inconveniências. Nenhum casamento se mantém pelo amor romântico. O compromisso adiciona a musculatura necessária quando o amor sofre o efeito colateral da fadiga.

16 Com Jesus no centro da vida do homem e da mulher, nenhum casamento é um caso perdido. A exceção não deve se tornar a regra geral. As gerações vindouras agradecem. O Senhor odeia o divórcio. Mas há algo que ele odeia tanto quanto o divórcio: um estilo de vida profano, impuro e uma relutância persistente ao arrependimento.

17 RECONSTRUINDO A VIDA APÓS O DIVÓRCIO CAUSAS EFEITOS FASES AS CINCO FASES DO LUTO ROTEIRO PARA SOBREVIÊNCIA ENCARANDO O FUTURO NOVO CASAMENTO

18 CAUSAS DO DIVÓRCIO 1. Infidelidade 2. Abandono 3. Incompatibilidade 4. Hedonismo e Apoteose do Ego 5. Imaturidade (Má vontade em assumir compromisso) 6. Estresse persistente Cada casamento é diferente, e cada divórcio ocorre por causa de uma combinação particular de causas e circunstâncias.

19 EFEITOS DO DIVÓRCIO 1. EMOCIONAIS: ansiedade, culpa, medo, tristeza, amargura, frustração, confusão, indecisão. Doenças psicossomáticas. 2. COMPORTAMENTAIS: A vida não para. Resolução de problemas do dia a dia. 3. SOCIAIS: Ninguém se divorcia sozinho. Filhos, familiares, amigos, e membros da igreja são afetados. 4. ESPIRITUAIS: Algumas pessoas passam a buscar mais a Deus, mas a tendência mais comum é a frieza espiritual.

20 FASES DO DIVÓRCIO: 1. PRÉ-SEPARAÇÃO Divórcio emocional. O cônjuge proponente diminui o investimento emocional na relação. E provoca o cônjuge resistente a declarar que o casamento acabou. Alto nível de estresse. Profundas cicatrizes, baixa autoestima, raiva, culpa, problemas de identidade.

21 2. PERÍODO DE LITÍGIO Período de tensão, insegurança, raiva (e por vezes, gastos consideráveis). Mudança no modo de pensar: estou casado para estou me divorciando. Pode levar muito tempo. O divórcio é mais traumático do que a morte na família, pois ele a fragmenta. Poucas crises produzem mudanças tão profundas em tantas vidas.

22 3. PERÍODO DE LUTO LUTO POSITIVO: Lembrar dos bons momentos do casamento. LUTO NEGATIVO: A pessoa fica confusa e sente pena de si mesma. JUNTAR OS CACOS: A pessoa retoma lentamente as tarefas da vida e aprende a viver sem o cônjuge.

23 PERÍODO DE LUTO PERÍODO DE CRESCIMENTO: As pessoas encaram de frente a realidade da sua nova situação de vida. Separam um tempo para ficar a sós consigo mesmas (leitura, meditação, reflexão) e fazem novos amigos. Resistem a tendência de culpar a si mesmas e aos outros pelo que aconteceu. Lutam contra a autopiedade. Buscam orientação de Deus para fazer planos realistas para o futuro.

24 AS CINCO FASES DO LUTO Elizabeth Klüber Ross, psiquiatra suíça pioneira no tratamento de doenças terminais, identificou cinco fases do luto: 1. NEGAÇÃO: O contato com a realidade é evitado. Não fala sobre o assunto. 2. RAIVA: Revolta, inconformação e senso de injustiça. 3. BARGANHA: Fase da negociação (inclusive com Deus). Fazemos qualquer negocio. Fase das promessas.

25 AS CINCO FASES DO LUTO 4. DEPRESSÃO: Isolamento, melancolia e impotência. 5. ACEITAÇÃO: Ausência de desespero e enxerga a realidade como ela é. Prontidão para o enfrentamento.

26 ROTEIRO PARA SOBREVIVÊNCIA 1. Lidar com as Emoções 2. Mediação 3. Estabelecer Nova Identidade 4. Construir Novos Relacionamentos

27 LIDAR COM AS EMOÇÕES Falar o que sente e como se sente é muito importantes nesse estágio. Crescer através da experiência que se está vivendo é ir além. Guardar o coração: Não importa quanto uma pessoa foi ferida, ela não ganha nada se vingando. Perdoar é uma questão de saúde. Aceitar o que não pode ser mudado.

28 LIDAR COM AS EMOÇÕES Buscar ajuda e não andar só: terapia; CR Grupo de Apoio; CR Grupo de Passos. Há beleza construtiva na tristeza. Se a pessoa ferida no divórcio continuar gravitando em torno da raiva, ela vai ser paralisada, consumida pelo desejo de vingança. Minha experiência pessoal: Grupo de Passos e Escrita Terapêutica (Alma Silente)

29 MEDIAÇÃO Cooperação na solução do conflito com base nas necessidades das partes e em sua capacidade de se sustentarem. Não há punição nem recompensa. A boa mediação é a do tipo perde-perde.

30 ESTABELECER NOVA IDENTIDADE Divorciado. Expor as inseguranças e falar sobre o que pensa acerca da vida de descasado. Mudar a maneira como nos vemos leva tempo.

31 CONSTRUIR NOVOS RELACIONAMENTOS Redefinição das relações com ex-cônjuge, filhos, velhos amigos, parentes, membros da igreja. Lembre-se, ninguém se divorcia sozinho. EX-CÔNJUGE: Bom relacionamento com o excônjuge pode levar tempo. É melhor parar de se encontrar com o antigo companheiro para que a cura e o início de uma nova vida não sejam postergados.

32 CONSTRUINDO NOVOS RELACIONAMENTOS FILHOS: Os filhos de pais divorciados precisam tanto de pai quanto de mãe. Não lhes negue esse direito. Nada de usá-los como agentes secretos para bisbilhotar a vida do outro. Mantenha viva as lembranças dos momentos felizes do passado. O divórcio não afeta apenas os filhos pequenos. Tudo o que quebra a confiança e a segurança de uma criança pode fazê-la ter dificuldades emocionais na vida adulta.

33 ENCARANDO O FUTURO É preciso retroceder para avançar. Quais erros cometi? E o que posso aprender com eles? Tomar decisões imediatas sobre questões práticas: moradia, finanças, restabelecer prioridades na vida, fazer planos para o futuro, seguir em frente.

34 O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO Estudiosos das Escrituras acham-se divididos em quatro categorias: 1. O casamento é para toda vida e não existe nenhuma base bíblica para permitir o divórcio, e que o novo casamento de uma pessoa divorciada é sempre adultério. 2. Existem bases bíblicas legítimas para o divórcio, e que o novo casamento é permitido nessas circunstâncias.

35 O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO 3. Defende a tese de que, às vezes, surgem situações no casamento que não tem solução. Nestes casos, o divórcio se torna necessário para preservar a saúde mental, emocional ou física de um dos cônjuges ou dos filhos. 4. Anulação do casamento via sentença de tribunal eclesiástico abre caminho para novo casamento. Visão católica. É preciso enfatizar a importância do perdão. Deus odeia o divórcio e proíbe o adultério, mas estes pecados não são imperdoáveis. O perdão e a reconciliação ainda são preferíveis ao divórcio.

36 NOVO CASAMENTO Pessoas divorciadas precisam meditar no que aprenderam com o fracasso de seu matrimônio anterior. Identificar padrão de repetição, cultura familiar ou a experiência de rupturas vai se repetir. Aconselhamento acerca de segundo casamento é imprescindível.

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 5: O CRISTÃO E O DIVÓRCIO Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra

Leia mais

Um Problema Emergente!

Um Problema Emergente! Um Problema Emergente! I. O crescente número de divórcios. Se não der certo.... Individualismo Hedonista Jesus respondeu: Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza

Leia mais

Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE

Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE C. O DIVÓRCIO (Mateus 5:31,32). 1. A ênfase = a santidade e a permanência do matrimónio. 2. A exigência da LEI (Deuteronómio 24:1-4; compara 22:13-30). 3. A interpretação

Leia mais

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano)

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) a) Manter uma identidade pessoal e uma identidade para o casamento > Dependência exagerada - A identidade do cônjuge é um reflexo do seu

Leia mais

André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS

André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo

Leia mais

É a maior organização de artes marciais mistas do mundo.

É a maior organização de artes marciais mistas do mundo. É a maior organização de artes marciais mistas do mundo. Inspirado por torneios de vale- tudo de origem brasileira. Lutadores de MMA (como o esporte é conhecido) praacam diferentes artes marciais, tais

Leia mais

Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia

Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia Ementa: A família está no coração de Deus como parte do seu projeto. Pastores e Pastoras investem grande parte do

Leia mais

CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO. Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD

CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO. Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD 17.01.2016 CASAMENTO Gênesis 2.24: Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os

Leia mais

Família de retalhos Como lidar com divórcio. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Família de retalhos Como lidar com divórcio. Jörg Garbers Ms. de Teologia Família de retalhos Como lidar com divórcio e novo casamento? Jörg Garbers Ms. de Teologia CASAMENTO NO AT Rito de casamento Concordância dos pais Pagamento do preço (noivado) Festa e benção dos pais Sem

Leia mais

Todos nós gostamos de sonhar com um

Todos nós gostamos de sonhar com um Um belo casamento Todos nós gostamos de sonhar com um casamento belo e feliz. Mas para muitas pessoas, a realidade acaba com este sonho. Seu casamento se transforma num mundo de semblantes tristes e palavras

Leia mais

"Eu odeio..., diz o SENHOR, o Deus de Israel, "e também odeio homem... Que o SENHOR lance fora das tendas de Jacó o homem que faz isso, Introdução

Eu odeio..., diz o SENHOR, o Deus de Israel, e também odeio homem... Que o SENHOR lance fora das tendas de Jacó o homem que faz isso, Introdução Mensagem 06 de 14 Data: 17/10/2010 ABOMINAÇÃO NA FAMÍLIA Introdução Reprovação divina Judá tem sido infiel. Uma coisa repugnante foi cometida em Israel e em Jerusalém; Ml 2.11 Que o SENHOR lance fora das

Leia mais

A Importância dos Cuidados com o Cuidador. Lívia Kondrat

A Importância dos Cuidados com o Cuidador. Lívia Kondrat A Importância dos Cuidados com o Cuidador Lívia Kondrat ABRALE 22 de Julho de 2011 CÂNCER é uma doença crônica; possui tratamentos com possibilidade de cura; traz consigo estigmas; está cercada por mitos,

Leia mais

2 CHAKRA Sexual Localização Cor Cristais relacionados : Parte associadas Informações: Desequilíbrios físicos:

2 CHAKRA Sexual Localização Cor Cristais relacionados : Parte associadas Informações: Desequilíbrios físicos: 2 CHAKRA Sexual Localização: Quatro dedos abaixo do umbigo; Cor: Laranja; Cristais relacionados: Laranja e marrom; Parte associadas: Gônadas (testículos e ovários) e funções corporais metabólicas. Informações:

Leia mais

POR QUE A MORTE E O MORRER DESPERTAM TANTO MEDO EM CADA UM DE NÓS?

POR QUE A MORTE E O MORRER DESPERTAM TANTO MEDO EM CADA UM DE NÓS? TANATOLOGIA ASPECTOS PSICOLÓGICOS: A MORTE EM VIDA POR QUE A MORTE E O MORRER DESPERTAM TANTO MEDO EM CADA UM DE NÓS? 1 EDUCAR-SE PARA A MORTE QUAIS OS SENTIMENTOS QUE AFLORAM? A MORTE ENGLOBA TANTO A

Leia mais

MENSAGEM PREGADA PELO PASTOR GUILHERME DE AMORIM ÁVILLA GIMENEZ NA IGREJA BATISTA BETEL, EM 2 DE FEVEREIRO DE 2014, ÀS 10:15.

MENSAGEM PREGADA PELO PASTOR GUILHERME DE AMORIM ÁVILLA GIMENEZ NA IGREJA BATISTA BETEL, EM 2 DE FEVEREIRO DE 2014, ÀS 10:15. MENSAGEM PREGADA PELO PASTOR GUILHERME DE AMORIM ÁVILLA GIMENEZ NA IGREJA BATISTA BETEL, EM 2 DE FEVEREIRO DE 2014, ÀS 10:15. DOMINGO DA FAMÍLIA TEMA: A DUREZA DE CORAÇÃO E O DIVÓRCIO INTRODUÇÃO - No ambiente

Leia mais

PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE

PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE Denunciar a promiscuidade, uma obra maligna que deturpa algo tão precioso para o ser humano como a intimidade do casal e seu relacionamento sexual. Textos base: Efésios 2: 1-10

Leia mais

SEXO NO CASAMENTO CRISTÃO. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe. Mateus 19.

SEXO NO CASAMENTO CRISTÃO. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe. Mateus 19. SEXO NO CASAMENTO CRISTÃO Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe. Mateus 19.6 O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

Paralisados pelo Medo e Culpa. Aula - 08 Gn ; Hb ; 1 jo ; 1 Sm

Paralisados pelo Medo e Culpa. Aula - 08 Gn ; Hb ; 1 jo ; 1 Sm Paralisados pelo Medo e Culpa Aula - 08 Gn 12.1-4; Hb 11. 8-13; 1 jo 1.1-2.2; 1 Sm 13. 8-13 Medos são comuns. Todos nós tememos algo pode ser: Medo do dano corporal; Medo do fracasso; Medo do sucesso com

Leia mais

Em muitas culturas, as relações sexuais são, ou têm sido, um assunto tabu. Geralmente, eles foram interpretados como pecadores.

Em muitas culturas, as relações sexuais são, ou têm sido, um assunto tabu. Geralmente, eles foram interpretados como pecadores. Lição 6-11 de maio de 2019 Em muitas culturas, as relações sexuais são, ou têm sido, um assunto tabu. Geralmente, eles foram interpretados como pecadores. No entanto, na Bíblia, vemos como Deus não criou

Leia mais

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da 21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

Pr. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6.

Pr. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6. O JOVEM E SEU FUTURO: Construindo uma Vida com Propósito Pr. Davi Merkh Curiosidades Bíblicas: Salmo 118 Você sabia que... *Salmo 118 é o capítulo central da Bíblia? *Sl 117, antes do Sl 118, é o menor

Leia mais

1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR

1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR 1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR PROFESSORES: Davi Mendes e Cristiane Marinho FAMÍLIA ¹Família 1. Conjunto de pessoas do mesmo sangue. 2. Conjunto

Leia mais

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO É POSSÍVEL?

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO É POSSÍVEL? DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO É POSSÍVEL? O PRINCÍPIO DO CASAMENTO Cremos que o casamento é uma instituição divina. Em Gênesis 2:18-25, vemos que o propósito original de Deus para o casamento é que o homem

Leia mais

ASPECTOS PSICOLÓGICOS: MORTE E LUTO O LUTO NÃO PODE SER NEGADO

ASPECTOS PSICOLÓGICOS: MORTE E LUTO O LUTO NÃO PODE SER NEGADO TANATOLOGIA ASPECTOS PSICOLÓGICOS: MORTE E LUTO O LUTO NÃO PODE SER NEGADO O LUTO É O COMBUSTÍVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA PERDA QUANDO VIVENCIAMOS CADA FASE DESTE PROCESSO PODEMOS NOS TRANSFORMAR E DEFINITIVAMENTE

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.

Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança:

Leia mais

SÉRIE ESTUDOS: As emoções podem interferir no crescimento espiritual? Pastor Roberto Cruvinel

SÉRIE ESTUDOS: As emoções podem interferir no crescimento espiritual? Pastor Roberto Cruvinel SÉRIE ESTUDOS: As emoções podem interferir no crescimento espiritual? Pastor Roberto Cruvinel Considerações Quantos crentes em nossos dias aprenderam que ser cristão é ser uma pessoa inatingível. E que,

Leia mais

Quinze sinais de que seu casamento ruma ao divórcio (Do Portal MSN, Estilo de Vida)

Quinze sinais de que seu casamento ruma ao divórcio (Do Portal MSN, Estilo de Vida) Quinze sinais de que seu casamento ruma ao divórcio (Do Portal MSN, Estilo de Vida) istock/getty Images INDÍCIOS DA SEPARAÇÃO IMINENTE Talvez a pior decisão para qualquer casal é a de se separar. Para

Leia mais

SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos

SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos 4.31-37 Quebra-gelo (5min): Para você, o que significa ser cheio do Espírito Santo? bíblico e a meditação do dia

Leia mais

Escrito por Claudio Sugiyama Ter, 16 de Fevereiro de :00 - Última atualização Ter, 09 de Março de :59

Escrito por Claudio Sugiyama Ter, 16 de Fevereiro de :00 - Última atualização Ter, 09 de Março de :59 Lembra-se como o seu coração bateu quando você descobriu que amava sua esposa? O que aconteceu com esses sentimentos? Um bom casamento deve ser como a boa música - apaixonado, harmonioso, colorido. Mas

Leia mais

A história de Adão e Eva infantil

A história de Adão e Eva infantil A história de Adão e Eva infantil 13 DE JANEIRO DE 2019 Nesta história de Adão e Eva infantil fizemos um resumo de uma das mais conhecidas histórias bíblicas. Podemos aprender muitas coisas sobre essa

Leia mais

Módulo 5. Corpo de Emoções

Módulo 5. Corpo de Emoções Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 5. Corpo de Emoções Lição 2. Reciclagem Emocional Gosto da designação de reciclagem emocional para representar a forma como podes lidar com as tuas emoções, e como as podes

Leia mais

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO A CRIANÇA E O DIVÓRCIO Colégio Cosme e Damião Maio 2013 Formadora: Dra. Ana Filipa Mendes A Criança e o divórcio Como explicar o divórcio aos filhos? Quanto tempo dura o sofrimento da criança? Como vai

Leia mais

Link da matéria :

Link da matéria : Link da matéria : http://www.dicasdemulher.com.br/conselhos-que-um-divorciado-gostaria-de-ter-recebidoantes-de-casar/ DICAS DE MULHER DICAS DE COMPORTAMENTO 20 conselhos que um divorciado gostaria de ter

Leia mais

19º. DIA PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO

19º. DIA PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO 21 dias Jejum, oração e consagração. Buscando Inteligência Espiritual 19º. DIA PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO PERDÃO Sem perdoar não podemos ser perdoados. Perdoar é o processo de enfrentar responsavelmente

Leia mais

Inteligência Emocional para Vencer. Diretora Senior Fernanda Groba

Inteligência Emocional para Vencer. Diretora Senior Fernanda Groba Inteligência Emocional para Vencer Diretora Senior Fernanda Groba Bem-Vindas!!! O que é Inteligencia Emocional? Em 1995 o psicólogo Daniel Goleman criou este conceito e difundiu para o mundo. Inteligência

Leia mais

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da 21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que

Leia mais

Série: Pequenas mudanças fazem toda diferença. João Gilberto Cintra

Série: Pequenas mudanças fazem toda diferença. João Gilberto Cintra Série: Pequenas mudanças fazem toda diferença João Gilberto Cintra Quando Deus parece distante João Gilberto Cintra Deus é real, a pesar de como você se sinta. ... ele faz com que o sol brilhe sobre os

Leia mais

(2) O QUE É A KRIPTONITA

(2) O QUE É A KRIPTONITA (2) O QUE É A KRIPTONITA IDENTIFICANDO O QUE ROUBA NOSSA FORÇA Semana passada falamos do exemplo da igreja em Corinto que, mesmo com tantos dons, Paulo falava que lá estava cheio de crentes fracos e doentes.

Leia mais

Pequenos Estudos Comunitários

Pequenos Estudos Comunitários Pequenos Estudos Comunitários O Perdão MCR Agosto de 2010 O perdão Perdão : remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa; indulto. Forma de civilidade com que se pede desculpa. A sensação de liberdade

Leia mais

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, em oração Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira O Que é Oração? É pedir? É reclamar? É repetir as mesmas palavras em ocasiões específicas, todos os dias ou às vezes? É estar

Leia mais

Pela Aliança Conjugal

Pela Aliança Conjugal 1º Round Entrando em Combate Pela Aliança Conjugal Para Refletir e Praticar: Três verbos a serem conjugados: 1 RECONSIDERAR... o propósito do casamento. 2 PERSEVERAR... em meio as crises e oscilações.

Leia mais

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual Enrique R. Argañaraz Algo em comum a todos os seres humanos: Todos querem ser felizes!! Mas, Porque Sofremos? Porque cada um imagina sua felicidade de

Leia mais

Sobre a morte e o morrer. Profa. Dra. Marina Salvetti

Sobre a morte e o morrer. Profa. Dra. Marina Salvetti Sobre a morte e o morrer Profa. Dra. Marina Salvetti A morte e o morrer Evolução histórica Idade média Protagonistas do ritual Idade moderna Morte impessoal Atualmente Negação Má elaboração do luto A morte

Leia mais

Sumário. Tema: UFC FAMÍLIA Entrando no combate. Prefácio Instruções para o Líder Lista de Presença...05

Sumário. Tema: UFC FAMÍLIA Entrando no combate. Prefácio Instruções para o Líder Lista de Presença...05 1 Sumário Tema: UFC FAMÍLIA Entrando no combate Prefácio...03 Instruções para o Líder...04 Lista de Presença...05 1. 1º Round: pela aliança conjugal...07...15...21 4. 4º Round: pela família estendida...28

Leia mais

Negociação Comercial

Negociação Comercial Negociação Comercial Aula 20-28/04/09 1 Negociação Comercial ESTA É A FÓRMULA DA FELICIDADE? Não esqueça de ser feliz: O sucesso e a felicidade nos planos filosófico e psicológico SUCESSO PESSOAL 2 SUCESSO

Leia mais

A natureza do povo do reino

A natureza do povo do reino A natureza do povo do reino Aqui está a descrição da natureza de um vencedor, alguém que está debaixo do domínio e do governo do Rei; Os nove aspectos da natureza dos filhos do reino são acompanhados da

Leia mais

Os efeitos nocivos da PORNOGRAFIA numa pessoa. e o socorro oferecido pelo Celebrando a Recuperação

Os efeitos nocivos da PORNOGRAFIA numa pessoa. e o socorro oferecido pelo Celebrando a Recuperação Os efeitos nocivos da PORNOGRAFIA numa pessoa e o socorro oferecido pelo Celebrando a Recuperação Como eu POSSO me tornar puro? O que a BÍBLIA diz sobre sexo? GENESIS ˆ 2.15-25 15 O Senhor Deus colocou

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução: OFICINA DE CASAMENTOS O COMPROMISSO O AMOR A COMUNICAÇÃO DO AMOR O SEXO...

SUMÁRIO. Introdução: OFICINA DE CASAMENTOS O COMPROMISSO O AMOR A COMUNICAÇÃO DO AMOR O SEXO... Oficina de Casamentos 5 SUMÁRIO Introdução: OFICINA DE CASAMENTOS... 7 1. O COMPROMISSO... 11 O compromisso estabelece alvos a serem alcançados... 13 O compromisso produz segurança... 15 Compromisso é

Leia mais

Princípio de resolução de problemas. Atos

Princípio de resolução de problemas. Atos Princípio de resolução de problemas Atos 15. 1-41 Introdução 1 Minhas aulas de 2015 Quem ajudará as testemunhas de Jeová a ouvir o verdadeiro evangelho de Cristo? A cada semana elas batem a muitas portas

Leia mais

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO Objetivo geral do encontro: Ao final deste encontro, o grupo deverá ser capaz de compreender o Matrimônio como uma instituição elevada à categoria de Sacramento por Jesus Cristo,

Leia mais

Um Reino de Sacerdotes

Um Reino de Sacerdotes Um Reino de Sacerdotes 1 PARTE I Vivendo no Corpo de Cristo Ef 4.15,16 devemos crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Como pode então, membros com diferentes funções viverem ligados e encaixados

Leia mais

INTEGRIDADE O CARÁTER TESTADO NA TENTAÇÃO PART II

INTEGRIDADE O CARÁTER TESTADO NA TENTAÇÃO PART II INTEGRIDADE O CARÁTER TESTADO NA TENTAÇÃO PART II Parte 2 - O Caráter testado na tentação Ninguém ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém

Leia mais

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Lidando com o inesperado O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Para começar bem Olá! Sejam todos muito bem-vindos!

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

Respostas aos Testes de Autoavaliação

Respostas aos Testes de Autoavaliação Respostas aos Testes de Autoavaliação 323 Respostas aos Testes de Autoavaliação Lição 1 1. b) problemas. 2. a) obediência a Deus e à sua Palavra. 3. d) alegria. 4. c) seduzir-nos. 5. a) Todas as pessoas

Leia mais

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios DEMISSÃO O seu funcionário pediu demissão de VOCÊ ou de sua EMPRESA O que é uma Startup? Como elas resolvem problemas? A) Elas pensam

Leia mais

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical 3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical Localização: Quatro dedos acima do umbigo (diafragma); Cor: Amarela; Cristais associados: Amarelos e dourados. Partes associadas: Pâncreas, fígado, glândulas suprarrenais,

Leia mais

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da

21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da 21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23. pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que

Leia mais

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão.

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão. Mensagem de 20.03.2011 Pr. Jacson Andrioli Pai Nosso parte IV Mateus 6.9-15 PEDIDOS: Depois de nos dirigirmos a Deus chamando-o de Pai, depois de admitirmos que Ele é Pai nosso (não apenas meu), depois

Leia mais

COMO SE LIVRAR MAU DE UM CASAMENTO!

COMO SE LIVRAR MAU DE UM CASAMENTO! COMO SE LIVRAR MAU DE UM CASAMENTO! DIVÓRCIO: UM BOM COMEÇO! O! Quando um adolescente se torna adulto, uma de suas principais tarefas dentro do ciclo da vida é tornar-se plenamente autônomo e buscar uma

Leia mais

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 INTRODUÇÃO: De conformidade com a palavra de Deus, o obreiro deve ter um bom, correto e eficaz relacionamento

Leia mais

INFORMA. retratos. à prova de tempestade. Nº a 07 Maio de 2016

INFORMA. retratos. à prova de tempestade. Nº a 07 Maio de 2016 à prova de tempestade iladélfia INFORMA Casamento Nº 881 01 a 07 Maio de 2016 retratos Família de Casamento à prova de tesmpestade SÉRIE: Retratos de Família Mateus 7:24-27 Por que alguns casamentos entram

Leia mais

Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.

Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. 1 Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo 5 5.3 Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. Você se considera mais crente que seu irmão? Acha que sua fé

Leia mais

Reforma Protestante

Reforma Protestante Reforma Protestante Penitências são atos como: jejuns, vigílias, peregrinações que os fiéis ou a Igreja oferecem à Deus ao Pai Criador, como provas de que estão arrependidos dos seus pecados; praticados

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

Lição 9-1 de junho de 2019

Lição 9-1 de junho de 2019 Lição 9-1 de junho de 2019 Adão e Eva foram criados para desfrutar eternamente dos dons que seu criador lhes deu. Quando pecaram, viraram as costas a Deus e perderam o direito de continuar recebendo esses

Leia mais

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #24 Eu Posso sou me G ay. curar? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar

Leia mais

Como Enfrentar o Câncer

Como Enfrentar o Câncer MAPA: Como Vencer o Câncer com Leveza MINISSÉRIE: Como Enfrentar o Câncer EPISÓDIO 1-01 DE JUNHO - NO AR Os 3 maiores erros que cometemos após o diagnóstico EPISÓDIO 2 05 DE JUNHO - NO AR 5 ATITUDES Fundamentais

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

Restaurando o Valor da Aliança no Casamento

Restaurando o Valor da Aliança no Casamento Restaurando o Valor da Aliança no Casamento Craig Hill Malaquias 2:16 Pois o SENHOR Todo-Poderoso de Israel diz: Eu odeio o divórcio, eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham

Leia mais

SEGUNDA ESTAÇÃO: ORAÇÃO

SEGUNDA ESTAÇÃO: ORAÇÃO ROTEIRO 1 ENCONTRO: Que oração sua foi respondida e marcou sua vida? EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 61, dividir em duplas e agradecer a Deus, que sempre responde às nossas orações. Cânticos sugeridos: Aclame ao

Leia mais

Série de Mensagens: Espiritualidade Emocionalmente Saudável

Série de Mensagens: Espiritualidade Emocionalmente Saudável Série de Mensagens: Espiritualidade Emocionalmente Saudável Vamos basear nestes dois livros POR QUE REFLETIR NESTE TEMA? Um líder que nunca diz Eu estava errado nem Sinto muito. Um irmão do ministério

Leia mais

Lição 6 A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ NA ANSIEDADE Texto Bíblico: Mateus

Lição 6 A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ NA ANSIEDADE Texto Bíblico: Mateus Lição 6 A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ NA ANSIEDADE Texto Bíblico: Mateus 6.25-34 Introdução Entre as doenças mais ameaçadoras, as originadas do coração são sempre preocupantes. Mas atualmente existem muitos

Leia mais

Sexo, exclusividade conjugal? Protesto!

Sexo, exclusividade conjugal? Protesto! Sexo, exclusividade conjugal? Para a cultura atual, a sabedoria bíblica nos apresenta dois grandes absurdos: Não fazer sexo antes do casamento Ter sexo com qualidade no casamento Gênesis 1-2 A Gênesis

Leia mais

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Salmo 127:1). "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1). Deus nos criou e designou o casamento e a família como a

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Dados de identificação: Curso: Ensino Fundamental II Série: 9 Ano Professora: Denise dos Santos Silva Rocha Disciplina: Ensino Religioso Ano: 2016. Plano de curso 1-Objetivo

Leia mais

TESTE DE CODEPENDÊNCIA

TESTE DE CODEPENDÊNCIA TESTE DE CODEPENDÊNCIA Este é um teste para calcular o grau de codependência. Não é um substituto para avaliação profissional, mas uma ferramenta de autodiagnóstico. Anote em um papel as perguntas que

Leia mais

Traga o céu para os seus negócios! Assim na terra como no céu!

Traga o céu para os seus negócios! Assim na terra como no céu! Traga o céu para os seus negócios! Assim na terra como no céu! Por Cláudia Rezende Eu não ordenei? Sede fortes e corajosos. Não tenha medo; Não desanime, porque o Senhor teu Deus estará com você onde quer

Leia mais

Exames de Unidade e Relatório do Aluno EXAMES DE UNIDADE E FOLHAS DE RESPOSTA EXEMPLO DE PERGUNTA VERDADEIRO OU FALSO

Exames de Unidade e Relatório do Aluno EXAMES DE UNIDADE E FOLHAS DE RESPOSTA EXEMPLO DE PERGUNTA VERDADEIRO OU FALSO Exames de Unidade e Relatório do Aluno 331 Resolvendo os problemas da vida EXAMES DE UNIDADE E FOLHAS DE RESPOSTA INSTRUÇÕES Quando completar o estudo de cada unidade, realize o Exame de Unidade usando

Leia mais

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida. Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre

Leia mais

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida.

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. Gênesis 2:1 a 25 * Como Deus criou o homem? - Nos três primeiros dias, Deus foi preparando o ambiente terreno habitat, para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. - Em toda a obra criadora, a Bíblia

Leia mais

Quando alguém que amamos se diz gay

Quando alguém que amamos se diz gay Quando alguém que amamos se diz gay Valdeci Santos Judas 1.17-23 17 Vós, porém, amados, lembrai-vos das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, 18 os quais vos diziam:

Leia mais

Fundamentos Teológicos

Fundamentos Teológicos Fundamentos Teológicos As Escrituras A Palavra de Deus (Parte 2) Confissão de Fé dos Presbíteros da CH 1.3 Nós cremos que as intenções de Deus são reveladas através das intenções de autores humanos inspirados,

Leia mais

Vencendo a depressão e dizendo não ao suicído.

Vencendo a depressão e dizendo não ao suicído. Tema: Vencendo a depressão e dizendo não ao suicído. Data: 06/10/2018 Culto: Sábado Pr. Leandro Caiado A depressão é conhecida como o mal do século e tem sido alvo de muita controvérsia. Pois muitos a

Leia mais

LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO PERSEVERANDO NA FÉ Vivemos cotidianamente no enfrentamento das aflições, angústias e dificuldades. A perseverança dos santos

Leia mais

MARY RODRIGUES MASTER COACH PSICOTERAPEUTA REENCARNACIONISTA ESPECIALISTA NO FORTALECIMENTO DA AUTOESTIMA E MENTORA EM AUTOCONHECIMENTO

MARY RODRIGUES MASTER COACH PSICOTERAPEUTA REENCARNACIONISTA ESPECIALISTA NO FORTALECIMENTO DA AUTOESTIMA E MENTORA EM AUTOCONHECIMENTO PALESTRA 5 PASSOS PARA FORTALECER SUA AUTOESTIMA E TER UMA VIDA DE MUITO AMOR-PRÓPRIO MARY RODRIGUES MASTER COACH PSICOTERAPEUTA REENCARNACIONISTA ESPECIALISTA NO FORTALECIMENTO DA AUTOESTIMA E MENTORA

Leia mais

A V I V DA D E E JOS O É- AUL U A

A V I V DA D E E JOS O É- AUL U A COMO VIVER NO MUNDO - AULA7 - GÊNESIS 42 NO MUNDO O PECADO É DESCOBERTO A fome em Canaã A fome era severa sobre toda a terra. O Pai e os irmãos de José estavam sentindo os efeitos devastador da fome sobre

Leia mais

A família foi pensada e criada no coração de Deus!

A família foi pensada e criada no coração de Deus! A família foi pensada e criada no coração de Deus! Não foi uma iniciativa humana, mas o próprio Deus a desejou e a constituiu. Quando o homem foi criado, em seu coração foi colocada uma solidão que o fez

Leia mais

NOVA FRONTEIRA DO DISCIPULADO Saúde Emocional

NOVA FRONTEIRA DO DISCIPULADO Saúde Emocional NOVA FRONTEIRA DO DISCIPULADO Saúde Emocional NÃO É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO SEJA ESPIRITUALMENTE MADURO E AO MESMO TEMPO PERMANEÇA EMOCIONALMENTE IMATURO Semana passada vimos o PRINCÍPIO Nº 01 OLHE ABAIXO

Leia mais

Como você descreveria uma pessoa piedosa, um santo, um homem de Deus?

Como você descreveria uma pessoa piedosa, um santo, um homem de Deus? Como você descreveria uma pessoa piedosa, um santo, um homem de Deus? C.S. Lewis Peso de Glória Se você perguntasse a vinte homens íntegros dos nossos dias qual acreditam ser a maior das virtudes, dezenove

Leia mais

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA Ficha No. 8 SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA (Gênesis 17, 21-26) Repensando o próprio nascimento e infância Revendo desde a infância a vida de Isaac, vemos que ele nasce depois da promessa de Deus, quando os

Leia mais

A esperança segundo a Bíblia. Devocional. Russell Shedd

A esperança segundo a Bíblia. Devocional. Russell Shedd Devocional A esperança segundo a Bíblia A Bíblia inspira esperança. De Gênesis a Apocalipse, há uma corrente animadora de antecipação. A catástrofe no Jardim do Éden provocou a ira de Deus contra os culpados

Leia mais

PERDÃO REAL. Aula 09. Textos básicos: Lc ; 1 Jo

PERDÃO REAL. Aula 09. Textos básicos: Lc ; 1 Jo PERDÃO REAL Aula 09 Textos básicos: Lc 17.3-5; 1 Jo 1.1-2.2 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça ( 1 Jo 1.9). Assim como há

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR LIÇÃO 03 VIDA ETERNA EM CRISTO ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR Em todas as eras os homens têm procurado saber o segredo da vida após a morte. Dentro de algum tempo, cada um de nós teremos que encarar a eternidade.

Leia mais

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 1 Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco:

Leia mais

O CASAMENTO INTERIOR

O CASAMENTO INTERIOR O CASAMENTO INTERIOR ESTADO CIVIL X ESTADO ESPIRITUAL CASAMENTO Casamento ou matrimônio é um vínculo entre duas pessoas, mediante reconhecimento GOVERNAMENTAL, RELIGIOSO ou SOCIAL. Pressupõe uma relação

Leia mais