GERAÇÃO Y E OS DESAFIOS DA LIDERANÇA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GERAÇÃO Y E OS DESAFIOS DA LIDERANÇA"

Transcrição

1 GERAÇÃO Y E OS DESAFIOS DA LIDERANÇA Camila da Silva AGUILAR Washington Luiz C. LIMA Andréia Aparecida PIMENTEL Sonia Regina SACAGNI, Maria Fernanda SANTOS 1 Mara Sueli de Moraes MIGUEL 2 Resumo Este estudo visa abordar algumas pesquisas realizadas acerca de o surgimento da Geração Y, seu comportamento na vida social e profissional e, principalmente, o desempenho quando liderados pelas gerações anteriores. A geração Y é habilidosa com novas tecnologias, possui disposição para adquirir novos conhecimentos de forma rápida e fácil, mas quando assumem papel de líder ou são subordinados a líderes mais experientes enfrentam conflitos nas organizações em que atuam. Palavras-chave: Geração Y; Gerações; Liderança; Líder. Introdução Muito se fala das dificuldades existentes entre chefes e funcionários, sem que para tanto, sejam observadas as diferentes Gerações entre eles. Este artigo visa abordar o surgimento da Geração Y, suas características, conflitos com chefes e gestores de gerações anteriores e de que maneira os jovens dessa geração atuam e pretendem atuar na posição de comando nas empresas. Quanto à metodologia adotada foi realizada uma revisão da literatura em livros, fontes eletrônicas, revistas da área de administração e Psicologia Organizacional. Nascimento da Geração Y Segundo o dicionário Larousse (2006) geração significa produção, formação ou linhagem. Entende-se também o conjunto de pessoas que vivem na mesma época, mesma idade. No mundo corporativo, nunca se falou tanto de gerações como agora, talvez porque as novas gerações vêm abalando os alicerces da sociedade e do mundo empresarial. As gerações anteriores não tiveram tanto destaque como as que estão atualmente ocupando o 1 Alunos do 3º semestre do Curso de Administração do CEUNSP, Itu, SP. 2 Professora do CEUNSP, Itu, SP, Mestre em Filosofia pela PUC-SP e Especialista em Estratégia e Gestão de Pessoas pelo CEUNSP-Salto,SP.

2 2 mercado de trabalho, já com foco nas novas que estão chegando e com certeza irão abalar mais ainda. Diversos estudos apontam a diferença entre as gerações e permite citá-las diretamente e compará-las, enfatizando suas características de acordo com suas atitudes, sua forma particular de expressar pensamentos e a maneira como lideram e se comportam em uma organização. As gerações são classificadas como Baby Boomers, indivíduos nascidos entre 1943 e 1960, possuem costumes diferentes, são mais rígidos e presentes no trabalho; a Geração X, nascidos entre 1961 e 1979, é considerada uma geração que gosta do que faz, tem afinidade em trabalhar em equipe, mas não possuem intimidade com a internet e a tecnologia. No entanto, a Geração Y, nascidos a partir de 1980, não só tem afinidade como prioriza esse envolvimento com o mundo cibernético (BOOG, 2009) O surgimento da geração Y é agora o foco de discussão e entendimento entre os grupos de pessoas de gerações anteriores, buscando informações para melhor lidar com esse grupo de jovens conhecido como Y. Oliveira (2010) destaca a Geração Y como a Geração que chegou entre os anos 1980 a 1999, época que a União Soviética exercia grande influência sobre os países comunistas, quando se definia a 1ª letra do nome dos bebês que nasciam em determinado período. Assim surgiu a Geração Y que era a letra principal dos anos 80 a 99. Para muitos pesquisadores há controvérsia com relação ao período de surgimento desta Geração, mas o fato é que dois anos a mais ou a menos não muda muito o seus comportamentos. Para o autor esses jovens chegaram agora na idade adulta e no mercado de trabalho, são extremamente informados, pois nasceram em famílias estruturadas e mais flexíveis, época em que pais separados deixaram de ser motivo assustador e sim possibilidade presente. Eles aprenderam a conviver com seus pais, tios, avós e até vizinhos, fugindo daquele tradicional molde de estrutura familiar. Com a ausência dos pais cada vez mais trabalhando, puderam oferecer a eles melhores condições de estudos, cursos e escolas particulares. Os cursos de línguas já não se limitavam mais na língua Inglesa e sim, em diversas outras até mesmo exóticas como o Mandarim. A Tecnologia tem grande influência na educação desses jovens, pois cansados de TV, passaram a se utilizar mais de videogames, onde o uso da língua inglesa se faz presente, facilitando o interesse. O videogame transformou essa Geração, pois seus pais ainda jovens puderam participar dessa evolução. Logo a internet foi se popularizando e invadindo os computadores pessoais que se tornou instrumento perfeito para a Geração Y desenvolver seu

3 3 potencial, a informação se tornou irrestrita e a fome de conhecimento desses jovens fora recompensada. Para Serrano (2010), a internet está para geração Y como as bibliotecas ou bancas de jornal para as gerações anteriores. A Geração Y não sente a necessidade de aprender e se aprofundar em nada. Não há a necessidade de decorar nada. Quando precisar de uma informação, o jovem saberá onde encontrá-la. O autor destaca que essa é uma geração que não se importa e não é fiel a marcas e rótulos, buscam a toda hora se inovar, enfrentam filas enormes para aquisição de um produto que será lançado a partir da meio-noite, pois gostam de serem os primeiros a adquiri-los. No dia seguinte ostentam esse produto como um troféu para seus amigos do trabalho, faculdades e demais, enaltecendo o esforço de horas em fila para ser o primeiro a adquiri-lo. Para eles o que importa é a novidade e não a necessidade. Também são conhecidos como o jovem multitarefa, conseguem falar ao telefone, mandar mensagem, navegar na net, ouvir música e teclar no MSN, tudo ao mesmo tempo. Com todas essas fontes de comunicações, pode-se afirmar que os pais da Geração Y, mantinham em média 15 a 20 amigos, incluindo 3 ou 4 de contato mais próximo. Hoje, através do Orkut, Twitter ou Facebook, um jovem mantém relacionamentos simultâneos e instantâneos com mais de uma centena de amigos. O futuro havia chegado de forma assustadora para esses jovens, porém para Oliveira, (2010), apesar de jovens extremamente informados, ainda não conseguem ou não sabem como lidar com essas informações de forma produtiva. Características da Geração Y em relação às anteriores Para os jovens da Geração Y, que estão lendo sobre a matéria pela primeira vez, não vão achar nada de anormal no texto acima exposto, pois muitos não têm conhecimento das gerações anteriores e das características que lhes diferenciam das demais. Segundo Serrano (2010), as principais características dessa geração é estar sempre conectado, procurar informações fáceis e imediatas, preferir computadores a livros, preferir s a cartas, digitar ao invés de escrever, viver em redes de relacionamento, compartilhar tudo o que é seu: (dados, fotos, hábitos), estar sempre em busca de novas tecnologias, fazer diversas coisas ao mesmo tempo (multitarefa), não ser fiel a marcas. Já na esfera organizacional, o choque dessas características são mais relevantes, porém sendo bem administrado, resulta num valioso reforço para a sustentabilidade das organizações, conforme exposto a seguir:

4 4 Baby Boomers Geração X Geração Y (nascidos entre 1945 e 1961) Ocupam cargo de topo na hierarquia ou são profissionais de nível sênior. Vestem a camisa são pessoas totalmente voltadas ao trabalho, que é sua prioridade no. 1. Voltado a resultados e são competitivos. Maior dificuldade é a perda de status e poder. Liderar significa comandar e controlar. Não se preocupam muito com qualidade de vida. Têm uma relação difícil com tecnologias digitais, aprenderam a lidar depois de adultos. Fonte : Boog (2009) (nascidos entre 1962 e 1977) Ocupam cargo intermediário na hierarquia ou são profissionais de nível pleno. Têm muita experiência e dedicação. Têm um medo inconsciente de ser despedido e de ser ameaçado por alguém da geração Y. Também vestem a camisa, com foco em resultados. Buscam equilibrar a vida pessoal com a profissional. São imigrantes digitais, aprenderam a lidar tecnologias digitais na adolescência. Costumam ter um elevado nível de estresse. (nascidos a partir de 1978) Ocupam cargo inicial na hierarquia ou são profissionais de nível sênior; em TI podem ocupar cargos de direção. Têm forte auto-estima e compromisso não negociável com valores. São fascinados por desafios, e querem fazer tudo do seu jeito. São impulsivos e enfrentam sem medo posições de poder e autoridade. São multitarefa. São nativos digitais. Têm facilidade com reuniões virtuais. Querem flexibilidade de horários e preferem roupas informais. Dificuldades com hierarquia vivem em rede e odeiam burocracia, controles e atividades rotineiras. Avaliando a Geração Y Em busca de avaliar o comportamento da Geração Y na organização, a empresa de pesquisa Atêlie de Pesquisa Organizacional, entrevistou gestores de uma empresa para identificar quais as percepções positivas e negativas dos profissionais da Geração Y. A tabela abaixo apresenta características importantes do profissional pertencente a Geração Y. Fonte: Ateliê de Pesquisa Organizacional (2009)

5 5 Para que o jovem da Geração Y tenha um bom desempenho profissional, é necessário trabalhar alguns pontos no ambiente corporativo. Segue abaixo alguns itens a serem desenvolvidos. Fonte : Ateliê de Pesquisa Organizacional (2009) O trabalho foi realizado em maio de 2009, pelo Ateliê de Pesquisa com gestores de empresas com mais de 500 funcionários e para se chegar ao resultado apresentado, foram realizadas entrevistas pessoais com duração de aproximadamente uma hora. Os líderes entrevistados tinham entre 45 e 60 anos, sendo que um requisito básico era a presença de profissionais entre 18 e 24 anos trabalhando em sua equipe. Chegou-se a conclusão de que 89% dos entrevistados consideram os integrantes da Geração Y habilidosos com novas tecnologias e 75% avaliam que esses jovens têm muita disposição para aprender. No entanto, os gestores também apontaram aspectos negativos, sendo que 83% acham que os novatos demonstram ansiedade em crescer na empresa e 62% percebem que tais profissionais ficam saturados rapidamente das coisas. Os líderes ainda tiveram que apontar os animais que melhor condizem com as características dessa geração, 55% dos entrevistados acredita que a Geração Y se assemelha a um cachorro, cujas qualidades seriam: alegre, divertido, esperto e fiel aos seus princípios. O segundo animal mais citado foi o leão 39%, que representaria uma pessoa ágil, com capacidade de dominância e defensora de seus objetivos. Um Novo Conceito de Liderança Saindo do conceito tradicional de liderança apresentado nos diversos cursos de Administração, Nogueira (2010) introduz um conceito mais moderno para os dias de hoje em que liderar é sinônimo de energia positiva e entusiasmo. O líder tem de entusiasmar,

6 6 desafiar e inspirar cada membro de seu grupo, para que eles próprios procurem mais. A nossa energia produz energia. Liderar é, sobretudo ser capaz de influenciar as emoções dos outros para criar energia, entusiasmo e empenho. A inteligência é um pré-requisito do líder, até porque ainda tendemos a associar o papel da Liderança com competência técnica e do QI do líder, mas para o autor não é uma característica distintiva da liderança. Liderança significa exceder-se, pois um bom líder tem de procurar exceder o que se espera dele e não fazer apenas o que lhe é pedido, pois com o tempo o aceitável torna-se aborrecido e medíocre. Ser capaz de exceder sistematicamente o que é aceitável é uma forma de auto desenvolvimento, mas principalmente um desafio importante que contraria a tendência para a mediocridade tacitamente aceita (NOGUEIRA, 2010). A responsabilidade do líder está em estabelecer desafios, fazer com que os membros de seu grupo transcendam em termos de criatividade e entusiasmo e que os melhores lideres são catalisadores e excedem o que deles se espera. Conflitos de liderança entre as Gerações Segundo Mendonça (2011) a Geração Y está chegando ao topo tão rápido que hoje começa a liderar até profissionais que entraram no mercado antes dela. E as áreas de RH começam agora a enfrentar um problema: o conflito entre as gerações. Para o autor, o reflexo dessa visão de mundo para os subordinados que têm um jovem da Geração Y como líder pode ser positivo ou negativo. Para muitos profissionais, atuar com um gestor da Geração Y, do ponto de vista da comunicação, é mais fácil, exatamente porque esse líder preza o relacionamento interpessoal, é direto e objetivo e busca respostas claras. Devido a enumeras diferenças que são expostas por cada geração existe uma dificuldade clara em sanar tais questões. "É preciso haver um entendimento de um sobre o outro, o que cada um pensou e aprendeu, e para isso é preciso alguém de fora do cotidiano desses profissionais. As divergências mais encontradas entre as Gerações são: Geração Y x Baby Boomers - as divergências entre as gerações podem ser um fardo para a organização, pois o relacionamento negativo entre elas ocasiona no mau andamento do processo e o retardo do resultado esperado. Uma gana em correr atrás dos resultados é uma das características positivas do líder Y. Aliado a isso, esse gestor incorpora a velocidade de fazer com a de decidir. Assim

7 7 podemos afirmar que a liderança do individuo da geração Y é ágil e pratica, visando eficiência e eficácia no resultado de suas atitudes e ações. Boog (2009) afirma que apesar desse desempenho considerável da geração Y os cargos do topo da hierarquia são ocupados por indivíduos da geração Baby Boomers que em uma organização são considerados profissionais de nível sênior, ou seja, com mais experiência em uma determinada ocupação. Os veteranos como também são chamados, são profissionais que vestem a camisa da organização a que servem, pois consideram um dever da profissão ser fiel a empresa em que trabalham, voltando-se totalmente para a função que exercem, priorizando-a e colocando-a em primeiro lugar na sua escala de prioridades, deixando de lado o desejo por uma melhor qualidade de vida. A competitividade é uma característica notável nesta geração, pois ela esta sempre voltada ao resultado. Como todas as gerações, a Baby Boomers também tem seus pontos vulneráveis e fraquezas. Uma das principais é a dificuldade em perder poder e status em uma organização, e quando esse fato ocorre a disputa é acirrada, podendo até ser desleal, pois para um individuo dessa geração a perda de poder ou status é dolorosa (BOOG, 2009). Contrariando a Baby Boomers, a Geração Y possui uma auto-estima invejável, pois busca incansavelmente por mais desafios, confiando sempre em seu potencial, assim seus representantes não expressam medo em situações de disputa de poder e autoridade. A colocação das funções na organização de forma hierárquica é repudiada pela geração, pois acredita que a convivência em rede e em caráter informal é mais eficaz, pois aproximam os integrantes do grupo ou equipe. Percebe-se então a forma controladora e hierárquica de liderar da geração Baby Boomers, completamente controvérsia a Geração Y que odeia burocracia e controle, o que tornam as atividades da organização rotineiras e engessadas. Geração Y x Geração X - A Geração X é uma geração que geralmente ocupa cargos intermediários na hierarquia ou são profissionais de nível pleno. Boog (2009) afirma que em uma organização as características opostas de cada geração podem trazer divergências e dificuldades relevantes para o processo, porém se houver uma boa administração essas características mesmo que diferentes podem trazer um grande bônus para a organização. Diferente da Geração Y que não valoriza possíveis medos que possam surgir, a Geração X tem um medo inconsciente de ser despedido ou de ser ameaçado por qualquer

8 8 individuo de outra geração. Apesar do medo que a geração apresenta, uma característica que vale a pena destacar é a dedicação ao trabalho e a lealdade a camisa da empresa (como a Geração Baby Boomers) o que influencia ativamente no bom desempenho da tarefa. Essa geração assemelha-se com a Geração Y devido a menor diferença entre os períodos de uma geração para outra, porém as características ainda são diferentes. Enquanto a Geração X procura equilibrar a vida pessoal com a profissional dividindo-as, a Geração Y quer uni-las sem distinção, intercalando-as em um só seguimento, como trabalhar em horários flexíveis com roupas informais o que possibilita unir o útil ao agradável. A Geração Y possui uma característica muito marcante que a destaca das demais, como afinidade com a tecnologia e sua forte influencia pela mesma, dificuldades essas que a Geração X ainda tem. Podemos dizer que os gestores ativos e os possíveis gestores da Geração Y estão um passo a frente das demais gerações, pois a necessidade tecnológica existente é clara e quem não possui o mínimo de conhecimento ou disposição para adequar-se a ela, não está escalado para a seleção de profissionais do futuro completa Boog. Na visão de Oliveira (2010) muitos conflitos existentes entre a Geração Y e outras gerações anteriores referem-se ao fato de ser uma geração que questiona muito. Os gestores mais experientes dizem que é muito difícil permanecer sereno quando seus subordinados, duvidam de sua capacidade de liderá-los. Lembrando que os líderes que compõem gerações anteriores aprenderam desde cedo a jamais contestar seus superiores. Geração Y na Liderança Antunes (2010) publicou em matéria na Revista Exame, uma recém pesquisa coordenada pela pesquisadora e consultora Caroline Marcon da Recursos Humanos Hay Group. Para Marcon, cerca de 20% dos jovens que trabalham em grandes empresas brasileiras já ocupam cargos de liderança. O levantamento foi realizado com profissionais nascidos a partir da década de 80, a chamada Geração Y, em empresas dos setores de tecnologia, mineração e industrial. A pesquisadora relata que a proporção de pessoas da geração Y em cargos de liderança é surpreendente e está ocorrendo mais rapidamente do que a de seus antecessores. Além de quantificar o fenômeno, essa evolução está ocorrendo de forma ainda mais veloz do que se imaginava, pois em comparação com os executivos mais velhos, os jovens da geração Y tiveram muito mais cedo acesso a informações. Com isso, eles chegam às empresas com uma bagagem diferenciada de formação, domínio de idiomas e uso de novas tecnologias, um conjunto de habilidades que facilita a evolução da carreira.

9 9 As empresas que mais se encontra pessoas da geração y em cargos de liderança são empresas de tecnologia, onde são mais conectadas com os valores dessa geração. No Brasil, companhias como Buscapé, Nextel e Oi estão entre as que possuem uma quantidade acima da média de funcionários e líderes da geração Y. Estima-se que, em 2014, a geração Y será quase metade da força de trabalho mundial. Para Carolina Marcon apud Antunes (2010) o que o líder dessa geração deve ter em mente, é que trabalham com pessoas idealistas e empenhadas que prezam pela sua empresa e preocupam-se com questões sociais e ambientais. Atente-se ao detalhe de que esses profissionais levam em consideração a responsabilidade individual, liberdade de expressão e precisam de flexibilidade de tempo e espaço. Para Carolina Marcon apud Antunes (2010) Eles precisam de supervisão e orientação equilibrada, que não lhes afete a criatividade, até porque são inexperientes nas relações humanas e acham mais fácil mudar de rumo que lidar com as dificuldades de relacionamento que lhes forem impostas. Para motivá-los, é importante que a comunicação seja clara e objetiva. As recompensas devem ser atingíveis, nada de metas em longo prazo, ressaltar ainda que as companhias não são obrigadas a mudar de estilo por causa da geração Y, mas é fundamental que os líderes se adaptem a esse perfil para que possam melhor gerenciar e entender os diferentes conhecimentos, habilidades e atitudes da equipe. Eles esperam que você pratique tudo que prega, seja coerente com seus discursos e cumpra as devidas promessas, do contrário, buscarão novos métodos e outras empresas para desfrutarem de novas experiências. Liderança em Xeque Para Oliveira (2009) essa geração enfrenta sua primeira crise econômica, contudo ainda não estão acostumados a enfrentar grandes adversidades, com isso terão que tirar o pé do acelerador, pois estão habituados com resultados rápidos e eficazes. Para Maria Lúcia Pettinelli apud Oliveira (2009) a Geração Y tem pressa porque se acostumou a apertar um botão no computador e resolver tudo. Portanto, com a economia instável terão que ter calma, aprender a manter o foco. Além disso, precisarão do apoio das gerações anteriores, acostumadas a lidarem com toda essa oscilação do mercado econômico. Eduardo Barbosa Sakemi apud Oliveira (2009) comenta que os mais novos devem se inspirar na disciplina dos mais velhos, afinal eles trabalharam em uma época de menos recursos e tiveram que batalhar bastante para obter resultados.

10 10 Porém sabe-se que a nova Geração do Milênio, tem totais qualidades para solucionar a crise, cujas características já mencionadas anteriormente, mostram que suas atitudes, seu caráter, sua força de vontade, unidas com lealdade à seus princípios, quando somadas a experiência formam um grande pilar para solucionar quaisquer problemas. Sabe-se que essa situação que a economia se encontra, não será para sempre, ou seja, cabe a essa nova liderança buscar caminhos inovadores para que se possam alcançar os objetivos propostos pelas Organizações. Como explica Marcelo Abrileri apud. Oliveira (2009) crises vem e vão, por isso o que se pode fazer é usar essas situações como uma forma de testar suas competências e aprender com as dificuldades enfrentadas. Considerações Finais Pode-se concluir que a Geração Y veio mesmo para mudar todos os moldes de estrutura tanto familiar como organizacional, de forma completamente radical. Não que eles não gostem de conviver junto à estrutura familiar, mas se necessário for, viverão sem grandes dificuldades. Percebe-se que são pessoas altamente dinâmicas e que buscam conhecimento de forma rápida e fácil, são com certeza multitarefa. Sabem o que querem e estão dispostos a lutar por seus interesses, não se curvam a ninguém, são fascinados por desafios e não aceitam serem controlados. Com certeza vão e muito mudar o conceito de liderança nas organizações, até porque faltam pouco tempo para as Gerações Baby Bommers e Geração X saírem do mercado de trabalho, e abrirem de vez as portas para os novos líderes da Geração Y. Referências ANTUNES, Luciene, O poder nas mãos da geração Y, Revista Exame, ( ) Disponível em < > Acessado em BOOG, Gustavo G. O choque das gerações Baby Boomers, X e Y: como sair desta? ( ) Disponível em < > Acessado em 04 de Novembro DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO ILUSTRADO: Veja Larousse. São Paulo: Abril, MENDONÇA, Camila F. Com geração Y, diminuem as diferenças entre homens e mulheres na liderança. (2011). Disponível em < /2011/01/26 > Acessado em 11 de Novembro de 2011.

11 11. E se o seu líder for da Geração Y? ( ) Disponível em <http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/e-se-o-seu-lider-for-dageraçao-y -confira-como-eles-agem /41988/ > Acessado em 04 de Novembro NOGUEIRA, Nuno O que é Liderança?, ( ) Disponível em <http://www.portal-gestao.com/gestao/lideranca/item/2162-o-que-%c3%a9-a-lideran% C3% A 7a?. html > Acessado em 20 de Novembro de OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de lideres. São Paulo: Integrare editora, Cap. 2, p. 41 a 46. OLIVEIRA, Anna Carolina. Geração Y enfrenta sua primeira crise. Jornal da Tarde. ( ) Disponível em < > Acessado em REVISTA ZAP. Lideres de Empresas Avaliam Geração Y. ( ) Disponível em < > Acessado em REVISTA ZAP. 89% dos Lideres consideram Geração Y habilidosa. ( ) Disponível em < > Acessado em SERRANO, Daniel Portillo. Geração Y Disponível em < Acessado em 04 de Novembro 2011.

Liderança e as novas gerações: um desafio insuperável? Por Arthur Diniz

Liderança e as novas gerações: um desafio insuperável? Por Arthur Diniz Liderança e as novas gerações: um desafio insuperável? Por Arthur Diniz Num passado não muito distante, os líderes nas empresas tinham uma postura profundamente autoritária, reflexo do funcionamento da

Leia mais

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free Como motivar Millennials Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free O que esperar deste ebook Maneiras práticas para motivar seus funcionários da geração Millennials a. O que é a geração

Leia mais

Gestão de Pessoas. Capacidade de gerar resultados a partir das pessoas e dos processos inerentes ao negócio.

Gestão de Pessoas. Capacidade de gerar resultados a partir das pessoas e dos processos inerentes ao negócio. Gestão Corporativa Governança Corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. PROCESSOS PESSOAS TECNOLOGIA

Leia mais

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Ultrapassando barreiras e superando adversidades. Ser um gestor de pessoas não é tarefa fácil. Existem vários perfis de gestores espalhados pelas organizações,

Leia mais

Trilha de Aprendizado para Pensar as Gerações

Trilha de Aprendizado para Pensar as Gerações Trilha de Aprendizado para Pensar as Gerações Desafio: 5 Gerações convivendo no mercado de trabalho Veteranos X Z Baby Boomers Y As mudanças na sociedade, no mercado, na natureza do trabalho e nas próprias

Leia mais

Geração Z: a nova «cara» dos próximos dez anos

Geração Z: a nova «cara» dos próximos dez anos 5.131 Domingo, 02/12/2010 Geração Z: a nova «cara» dos próximos dez anos João Montanaro tem apenas 14 anos e há dois trabalha como chargista no maior jornal de circulação nacional do país, a "Folha de

Leia mais

Avaliação Confidencial

Avaliação Confidencial Avaliação Confidencial AVALIAÇÃO 360 2 ÍNDICE Introdução 3 A Roda da Liderança 4 Indicadores das Maiores e Menores Notas 7 GAPs 8 Pilares da Estratégia 9 Pilares do Comprometimento 11 Pilares do Coaching

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Estudo sobre Rotatividade de Funcionários no Brasil Ano I - 2008

Estudo sobre Rotatividade de Funcionários no Brasil Ano I - 2008 Estudo sobre Rotatividade de Funcionários no Brasil Ano I - 2008 Marco A. Quége* INTRODUÇÃO A rotatividade de funcionários (turnover) é sem dúvida um elemento que demanda atenção constante por parte de

Leia mais

O desafio do choque de gerações dentro das empresas

O desafio do choque de gerações dentro das empresas O desafio do choque de gerações dentro das empresas Sabe aquele choque de gerações que você vê na sua casa, quando a sua mãe simplesmente não consegue ligar um DVD ou mandar um email no computador? Pois

Leia mais

LIDERANÇA. "Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha." (Provérbio Árabe)

LIDERANÇA. Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha. (Provérbio Árabe) LIDERANÇA "O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente o ultrapassem em seu conhecimento e habilidade." Fred A. Manske "Um exército de ovelhas

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

Os sindicatos de professores habituaram-se a batalhar por melhores salários e condições de ensino. Também são caminhos trilhados pelas lideranças.

Os sindicatos de professores habituaram-se a batalhar por melhores salários e condições de ensino. Também são caminhos trilhados pelas lideranças. TEXTOS PARA O PROGRAMA EDUCAR SOBRE A APRESENTAÇÃO DA PEADS A IMPORTÂNCIA SOBRE O PAPEL DA ESCOLA Texto escrito para o primeiro caderno de formação do Programa Educar em 2004. Trata do papel exercido pela

Leia mais

ARTIGOS AÇÕES MOTIVACIONAIS

ARTIGOS AÇÕES MOTIVACIONAIS ARTIGOS AÇÕES MOTIVACIONAIS ÍNDICE em ordem alfabética: Artigo 1 - ENDOMARKETING: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA DESENVOLVER O COMPROMETIMENTO... pág. 2 Artigo 2 - MOTIVANDO-SE... pág. 4 Artigo 3 - RECURSOS

Leia mais

Líder: o fio condutor das mudanças

Líder: o fio condutor das mudanças Líder: o fio condutor das mudanças Por Patrícia Bispo para o RH.com.br Para quem imagina que liderar pessoas significa apenas delegar ordens e cobrar resultados a qualquer custo, isso pode significar o

Leia mais

PESQUISA SOBRE A MULHER NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

PESQUISA SOBRE A MULHER NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA PESQUISA SOBRE A MULHER NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA O Instituto ABERJE de Pesquisas realizou uma pesquisa sobre a Mulher na Comunicação Corporativa, com o patrocínio da Natura e da Multibrás, e ouviu 6

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Gerações Y e Z: Juventude Digital. Geração Y (20 a 29 anos) Geração Z (12 a 19 anos) Target Group Index BrY11w1+w2 (Ago09-Jul10)

Gerações Y e Z: Juventude Digital. Geração Y (20 a 29 anos) Geração Z (12 a 19 anos) Target Group Index BrY11w1+w2 (Ago09-Jul10) Gerações Y e Z: Juventude Digital Quais são as gerações do Brasil? Geração Z 12 a 19 anos 11,6 milhões 18% 27% Baby Boomers acima de 46 anos 17,6 milhões 23% Geração Y 20 a 29 anos 15,3 milhões 32% Geração

Leia mais

LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR

LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

Administração de Pessoas por COMPETÊNCIAS

Administração de Pessoas por COMPETÊNCIAS Administração de Pessoas por COMPETÊNCIAS Adm.Walter Lerner 1.Gestão,Competência e Liderança 1.1.Competências de Gestão Competências Humanas e Empresariais são Essenciais Todas as pessoas estão, indistintamente,

Leia mais

UM CAMINHAR DA ADMINISTRAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES.

UM CAMINHAR DA ADMINISTRAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES. UM CAMINHAR DA ADMINISTRAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES. Eder Gomes da Silva 1 Resumo: O presente artigo trazer um estudo teórico buscando adquirir

Leia mais

A. Conceito de Trade Marketing, responsabilidades, atividades, amplitude de atuação e limites

A. Conceito de Trade Marketing, responsabilidades, atividades, amplitude de atuação e limites 5 Conclusão Trade Marketing é um termo conhecido por grande parte dos profissionais das áreas comercial e de marketing, principalmente entre as indústrias de bens de consumo. Muitas empresas já incluíram

Leia mais

Palavra chave: Capital Humano, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Vantagem Competitiva.

Palavra chave: Capital Humano, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Vantagem Competitiva. COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS Karina Fernandes de Miranda Helenir Celme Fernandes de Miranda RESUMO: Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos

Leia mais

Expectativas e desafios do jovem no mercado de trabalho:

Expectativas e desafios do jovem no mercado de trabalho: ASSUNTO em pauta Expectativas e desafios do jovem no mercado de trabalho: comunicação entre jovem e empresa Velychko 30 REVISTA DA ESPM maio/junho de 2011 O jovem quer seu espaço no mercado de trabalho.

Leia mais

High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil

High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil P e s q u i s a d a F u n d a ç ã o G e t u l i o V a r g a s I n s t i t u t o d e D e s e n v o l v i m e n t o E d u c a c i o n a l Conteúdo 1. Propósito

Leia mais

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados Aperfeiçoamento Gerencial para Supermercados Liderança Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, por meio da comunicação, canalizando seus esforços para a consecução de um determinado objetivo.

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Padrão exclusivo para sua empresa. nsanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar

Padrão exclusivo para sua empresa. nsanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar especial gestão Padrão exclusivo para sua empresa nsanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. A frase consagrada de Albert Einstein não poderia ser mais clara: quer

Leia mais

É habilidade de influenciar pessoas para trabalharem visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

É habilidade de influenciar pessoas para trabalharem visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Bem-Vindos! É habilidade de influenciar pessoas para trabalharem visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Fonte: O Monge e o Executivo, James C. Hunter. ... é uma noção

Leia mais

Função Gerencial. Autor: Ader Fernando Alves de Pádua

Função Gerencial. Autor: Ader Fernando Alves de Pádua Função Gerencial Autor: Ader Fernando Alves de Pádua 1. INTRODUÇÃO Este artigo tem por objetivo levar aos seus leitores à uma aproximação teórica dos estudos da administração empresarial, enfocando a importância

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Este texto é de autoria da Diretora de Vendas Cláudia Leme, muito bom!!! Vale a pena conferir!!! O PRIMEIRO PEDIDO

Este texto é de autoria da Diretora de Vendas Cláudia Leme, muito bom!!! Vale a pena conferir!!! O PRIMEIRO PEDIDO Este texto é de autoria da Diretora de Vendas Cláudia Leme, muito bom!!! Vale a pena conferir!!! O PRIMEIRO PEDIDO A Sra Mary Kay já dizia: nada acontece enquanto você não vende alguma coisa. Se você está

Leia mais

Já pesquisou alguma coisa sobre a Geração Y? Pois então corra, pois eles já vasculharam tudo para você.

Já pesquisou alguma coisa sobre a Geração Y? Pois então corra, pois eles já vasculharam tudo para você. Já pesquisou alguma coisa sobre a Geração Y? Pois então corra, pois eles já vasculharam tudo para você. A HR Academy e a NextView realizaram uma pesquisa focada em geração y, com executivos de RH das principais

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

LÍDERES DO SECULO XXI RESUMO

LÍDERES DO SECULO XXI RESUMO 1 LÍDERES DO SECULO XXI André Oliveira Angela Brasil (Docente Esp. das Faculdades Integradas de Três Lagoas-AEMS) Flávio Lopes Halex Mercante Kleber Alcantara Thiago Souza RESUMO A liderança é um processo

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Objetivo. Apresentar uma síntese das principais teorias sobre liderança e suas implicações para a gestão.

Objetivo. Apresentar uma síntese das principais teorias sobre liderança e suas implicações para a gestão. Liderança Objetivo Apresentar uma síntese das principais teorias sobre liderança e suas implicações para a gestão. 2 Introdução O que significa ser líder? Todo gestor é um líder? E o contrário? Liderança

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes > Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente, tinha como objetivo avaliar o desempenho

Leia mais

LIDERANÇA: O líder contemporâneo André Lanna 1

LIDERANÇA: O líder contemporâneo André Lanna 1 1 LIDERANÇA: O líder contemporâneo André Lanna 1 RESUMO Este artigo analisa o perfil de diferentes tipos de líderes, bem como a análise de situações encontradas do ponto de vista de gestão de pessoas.

Leia mais

O QUE É PRECISO PARA SER UM GRANDE LÍDER

O QUE É PRECISO PARA SER UM GRANDE LÍDER LIDERANÇA O QUE É PRECISO PARA SER UM GRANDE LÍDER Roselinde Torres foco na pessoa 6 Por Roselinde Torres O que é preciso para ser um grande líder hoje? Muitos de nós temos a imagem de um líder como um

Leia mais

Enquete. O líder e a liderança

Enquete. O líder e a liderança Enquete O líder e a liderança Muitas vezes, o sucesso ou fracasso das empresas e dos setores são creditados ao desempenho da liderança. Em alguns casos chega-se a demitir o líder, mesmo aquele muito querido,

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO

Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO 15.1 Como se Preparar para as Entrevistas É absolutamente essencial treinar-se para as entrevistas. Se você não praticar, poderá cometer todos os tipos

Leia mais

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Antes de tudo como sugestão aos donos de construtoras, incorporadoras, imobiliárias e escritórios de arquitetura

Leia mais

Inteligência. Emocional

Inteligência. Emocional Inteligência Emocional Inteligência Emocional O que querem os empregadores?? Atualmente, as habilitações técnicas específicas são menos importantes do que a capacidade implícita de aprender no trabalho

Leia mais

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação Sobre o Autor: Sempre fui comprometido com um objetivo de vida: TER MINHA PRÓPRIA EMPRESA. Mas assim como você, eu também ralei bastante

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

21 Mandamentos do Grandes Ideias

21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias Ideias simples mas que fazem toda a diferença na motivação dos nossos alunos!! 1. Conhecer os alunos e fazê-los sentirem-se amados pela

Leia mais

Empreendedorismo na prática

Empreendedorismo na prática Empreendedorismo na prática Autor: José Carlos Assis Dornelas Aluno: Douglas Gonzaga; Diana Lorenzoni; Paul Vogt; Rubens Andreoli; Silvia Ribeiro. Turma: 1º Administração Venda Nova do Imigrante, Maio

Leia mais

O DNA do Secretariado: Competências e Desafios exigindo um Novo Repertório. 21 de agosto

O DNA do Secretariado: Competências e Desafios exigindo um Novo Repertório. 21 de agosto O DNA do Secretariado: Competências e Desafios exigindo um Novo Repertório 21 de agosto DNA do Profissional de Secretariado Inovador Bete D Elia Isabel Cristina Baptista Participação especial: Adriano

Leia mais

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010)

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 1 of 6 02/12/2011 16:14 Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 13:58:20 Bem-vindos ao Bate-papo Educarede! 14:00:54 II Seminário

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

Valores educacionais do Olimpismo

Valores educacionais do Olimpismo Valores educacionais do Olimpismo Aula 3 Busca pela excelência e equilíbrio entre corpo, vontade e mente Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Detalhar o valor busca pela excelência 2 Apresentar estratégias

Leia mais

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens.

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens. Brasil A pesquisa em 2015 Metodologia e Perfil 111.432 respostas na América Latina 44% homens 67.896 respostas no Brasil 0,5% Margem de erro 56% mulheres * A pesquisa no Uruguai ainda está em fase de coleta

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Professora Débora Dado. Prof.ª Débora Dado

Professora Débora Dado. Prof.ª Débora Dado Professora Débora Dado Prof.ª Débora Dado Planejamento das aulas 7 Encontros 19/05 Contextualizando o Séc. XXI: Equipes e Competências 26/05 Competências e Processo de Comunicação 02/06 Processo de Comunicação

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional. Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011

O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional. Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011 O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011 Organização Realização O QUE É COACHING? É um PROCESSO no qual um profissional

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM

Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM É COM GRANDE PRAZER QUE GOSTARÍAMOS DE OFICIALIZAR A PARTICIPAÇÃO DE PAUL HARMON NO 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BPM!! No ano passado discutimos Gestão

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO

Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO Comunicação empresarial eficiente: Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO Sumário 01 Introdução 02 02 03 A comunicação dentro das empresas nos dias de hoje Como garantir uma comunicação

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração à Teoria Geral da Administração Disciplina: Modelo de Gestão Página: 1 Aula: 01 Página: 2 O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas

Leia mais

Planejamento Estratégico de Comunicação Interna Comunica Pirelli A Pirelli mais perto de você Versão resumida

Planejamento Estratégico de Comunicação Interna Comunica Pirelli A Pirelli mais perto de você Versão resumida Planejamento Estratégico de Comunicação Interna Comunica Pirelli A Pirelli mais perto de você Versão resumida Análise do contexto da organização A Pirelli é a quinta maior empresa do mundo no mercado de

Leia mais

Construindo o Conteúdo da Liderança. José Renato S. Santiago Jr.

Construindo o Conteúdo da Liderança. José Renato S. Santiago Jr. Construindo o Conteúdo da Liderança José Renato S. Santiago Jr. Gestão Estratégica de RH Módulo 1: Alinhando Gestão de Pessoas com a Estratégia da Empresa Módulo 2: Compreendendo e Dinamizando a Cultura

Leia mais

5- Cite, em ordem de preferência, três profissões que você mais gostaria de exercer: 1º 2º 3º

5- Cite, em ordem de preferência, três profissões que você mais gostaria de exercer: 1º 2º 3º 18. DICAS PARA A PRÁTICA Orientação para o trabalho A- Conhecimento de si mesmo Sugestão: Informativo de Orientação Vocacional Aluno Prezado Aluno O objetivo deste questionário é levantar informações para

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

01/12/2012 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO

01/12/2012 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO TAREFAS ESTRUTURA PESSOAS AMBIENTE TECNOLOGIA ÊNFASE NAS TAREFAS Novos mercados e novos conhecimentos ÊNFASE

Leia mais

SONDAGEM NACIONAL JORNALISTAS 2013

SONDAGEM NACIONAL JORNALISTAS 2013 SONDAGEM NACIONAL de JORNALISTAS 2013 Este documento está licenciado via Creative Commons. Você pode baixar, compartilhar, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais.

Leia mais

Sem Mais Desculpas Treinamentos E porque? O que é vender no mundo de hoje O que você verá neste curso:

Sem Mais Desculpas Treinamentos E porque? O que é vender no mundo de hoje O que você verá neste curso: A Sem Mais Desculpas Treinamentos defende um conceito chamado Comportamento Comercial. Acreditamos que todas as pessoas, em todas as funções, necessitam ter uma visão e uma atitude comercial daquilo que

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação.

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Introdução Criar um filho é uma tarefa extremamente complexa. Além de amor,

Leia mais

ATIVISTA CONFIÁVEL. do novo RH. Como desenvolvê la? Pl Palestrante: Alba Maria Torres

ATIVISTA CONFIÁVEL. do novo RH. Como desenvolvê la? Pl Palestrante: Alba Maria Torres ATIVISTA CONFIÁVEL Uma competência essencial il do novo RH. Como desenvolvê la? Pl Palestrante: Alba Maria Torres www.entrelacos.com.br entrelacos@entrelacos.com.br 41 3079.4686 e 9973.9304 Observando

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais

Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas

Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas ASPECTOS DE MITIGAÇÃO SOBRE EVASÃO ESCOLAR E LUCIDEZ DE ALUNOS DE CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO EM DISCIPLINAS ONLINE.

Leia mais

Proposta de Candidatura Diretoria da Presidência Agrobio Consultoria Júnior Gestão 2013. Isabella Assunção Cerqueira Procópio

Proposta de Candidatura Diretoria da Presidência Agrobio Consultoria Júnior Gestão 2013. Isabella Assunção Cerqueira Procópio Proposta de Candidatura Diretoria da Presidência Agrobio Consultoria Júnior Gestão 2013 Isabella Assunção Cerqueira Procópio Janeiro de 2013 1 Sumário 1. Dados Básicos de Identificação...3 2. Histórico

Leia mais

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento.

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento. 10 Maneiras de se Casar com a Pessoa Errada O amor cego não é uma forma de escolher um parceiro. Veja algumas ferramentas práticas para manter os seus olhos bem abertos. por Rabino Dov Heller, Mestre em

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Escrito por Administrator Qua, 21 de Outubro de 2009 00:29 - Última atualização Qua, 05 de Maio de 2010 01:17

Escrito por Administrator Qua, 21 de Outubro de 2009 00:29 - Última atualização Qua, 05 de Maio de 2010 01:17 O filme O Diabo Veste Prada, dirigido por David Frankel e baseado no livro de Lauren Weisberger, mostra a história de uma jovem jornalista Andrea. Recém formada em uma das melhores universidades dos Estados

Leia mais

Formulário de Avaliação de Desempenho

Formulário de Avaliação de Desempenho Formulário de Avaliação de Desempenho Objetivos da Avaliação de Desempenho: A avaliação de desempenho será um processo anual e sistemático que, enquanto processo de aferição individual do mérito do funcionário

Leia mais

Quando começou a pensar na alfabetização, em 1962, Paulo Freire trazia mais de 15 anos de

Quando começou a pensar na alfabetização, em 1962, Paulo Freire trazia mais de 15 anos de PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO Vera Lúcia Queiroga Barreto 1 Uma visão de alfabetização que vai além do ba,be,bi,bo,bu. Porque implica uma compreensão crítica da realidade social, política e econômica

Leia mais

O poder da presença O valor empresarial da colaboração presencial

O poder da presença O valor empresarial da colaboração presencial O poder da presença O valor empresarial da colaboração presencial Sumário executivo À medida que as organizações competem e crescem em uma economia global dinâmica, um novo conjunto de pontos cruciais

Leia mais

COMO O PDI VOCÊ S/A AJUDA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CARREIRA DE SUCESSO.¹. Resumo

COMO O PDI VOCÊ S/A AJUDA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CARREIRA DE SUCESSO.¹. Resumo COMO O PDI VOCÊ S/A AJUDA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CARREIRA DE SUCESSO.¹ Resumo THIAGO GONÇALVES² MILTON SAMPAIO FILHO³ O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, no entanto, a busca e conquista

Leia mais

3. Os erros têm sido cometidos exatamente onde há maior dificuldade...

3. Os erros têm sido cometidos exatamente onde há maior dificuldade... Entrevista com PEDRO MANDELLI Consultor na área de mudança organizacional, Pedro Mandelli é um dos maiores especialistas em desenho e condução de processos de mudança em organizações. É professor da Fundação

Leia mais

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MOTIVAÇÃO HUMANA - UM ESTUDO NA EMPRESA MAHRRY CONFECÇÕES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

CAFÉ DA MANHÃ COM GESTÃO

CAFÉ DA MANHÃ COM GESTÃO CAFÉ DA MANHÃ COM GESTÃO Todas as sextas-feiras das 08 as 09. Pontualmente Cada sexta se escolhe o palestrante da próxima Tema relacionado à Gestão. Escolha do sorteado Todos os gerentes da SEPLAG e interessados

Leia mais

Perfil de estilos de personalidade

Perfil de estilos de personalidade Relatório confidencial de Maria D. Apresentando Estilos de venda Administrador: Juan P., (Sample) de conclusão do teste: 2014 Versão do teste: Perfil de estilos de personalidade caracterizando estilos

Leia mais

6. Considerações finais

6. Considerações finais 84 6. Considerações finais Nesta dissertação, encontram-se registros de mudanças sociais que influenciaram as vidas de homens e mulheres a partir da chegada das novas tecnologias. Partiu-se da Revolução

Leia mais

ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? RESUMO

ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? RESUMO ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? 1 Sandra Gaspar de Sousa Moura RESUMO Este artigo tem a finalidade de mostrar a importância das relações interpessoais dentro do ambiente escolar e como os sujeitos

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Fevereiro 2016 A MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O que mais incomoda no discurso/posição que a mulher

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

www.pwc.com Os Avanços da Gestão Pública no Brasil Os Desafios para a Gestão de Pessoas Novembro de 2011

www.pwc.com Os Avanços da Gestão Pública no Brasil Os Desafios para a Gestão de Pessoas Novembro de 2011 www.pwc.com Os Avanços da Gestão Pública no Brasil Os Desafios para a Gestão de Pessoas Novembro de 2011 Agenda 1. Demanda por profissionais e a estratégia de gestão de pessoas 2. Gestão de pessoas tendências

Leia mais

HÁ LIMITES PARA O CRESCIMENTO DO SETOR IMOBILIÁRIO? Aplicando Inteligência Emocional na Gestão de Mudanças

HÁ LIMITES PARA O CRESCIMENTO DO SETOR IMOBILIÁRIO? Aplicando Inteligência Emocional na Gestão de Mudanças Aplicando Inteligência Emocional na Gestão de Mudanças Choques Econômicos dos últimos anos Filhos do Downsizing Geração X Foco na carreira e no seu processo de desenvolvimento profissional. Síndrome de

Leia mais