O STF e a extinção dos mandatos parlamentares

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O STF e a extinção dos mandatos parlamentares"

Transcrição

1 O STF e a extinção dos mandatos parlamentares 1. Introdução Jane Reis Gonçalves Pereira 1 Carlos Alexandre de Azevedo Campos 2 Depois de quarenta e nove sessões plenárias, que monopolizaram sua agenda por quase quatro meses, o Supremo Tribunal Federal está se aproximando do fim do julgamento da AP 470. Na última sessão, a Corte encerrou a fase de dosimetria das penas para todos os réus condenados. Isso não significa, porém, que as controvérsias acabaram. Mesmo antes de enfrentar eventuais embargos de declaração, o Supremo ainda deverá se ocupar de algumas outras questões relevantes, como a possível presença de incoerências internas entre as penas e multas aplicadas para diferentes réus condenados pelo(s) mesmo(s) crime(s), o que pode vir a exigir debates sobre a necessidade de ajustes naquelas, bem como a possibilidade ou não de haver prisões imediatas. Contudo, sob o ponto de vista da interpretação constitucional, a questão pendente de maior relevância é, sem dúvida, a da perda automática ou não dos mandatos eletivos dos parlamentares condenados. A palavra final sobre tal desdobramento cabe ao Supremo ou à Câmara? É dessa polêmica que vamos tratar. O Procurador-geral da República pediu que a perda do mandato eletivo seja aplicada como uma consequência automática da condenação dos deputados federais envolvidos, independentemente da manifestação posterior da Câmara dos Deputados. Alguns ministros da Corte já adiantaram que concordam com a postulação do Ministério Público. De outro lado, o presidente da Câmara, Marcos Maia (PT-RS), afirmou que o futuro dos mandatos dos deputados condenados pertence apenas àquela Casa Legislativa. A disputa institucional está estabelecida e estarão em jogo os mandatos de três parlamentares: João Paulo Cunha (PT-SP); Pedro Henry (PP-MT); Valdemar Costa Neto (PR-SP). A definição poderá alcançar também José Genoíno (PT- SP), que poderia assumir, em janeiro próximo e como suplente, a vaga na Câmara de Carlinhos Almeida, eleito prefeito de São José dos Campos. 1 Mestre (PUC/RJ) e Doutora em Direito Público (UERJ). Professora Adjunta de Direito Constitucional UERJ. Juíza Federal. 2 Mestre e Doutorando em Direito Público pela UERJ. Professor UCAM. Advogado.

2 No presente texto, sustentamos que a Câmara não possui discricionariedade política quanto à implementação da perda do mandato dos parlamentares criminalmente condenados. 2. A dificuldade hermenêutica No centro do debate, tem-se a necessidade de harmonizar a interpretação de diferentes dispositivos constitucionais, alguns em aparente conflito: os arts. 15, III; 53, 1º e 55, IV, VI, 2º e 3º. 3 O primeiro diz que a condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos, constitui causa objetiva de perda ou suspensão de direitos políticos. O segundo prescreve que os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. O terceiro diz que perderá o mandato o Deputado ou Senador : que perder ou tiver suspensos os direitos políticos (inciso IV) ou que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado (inciso VI) sendo que, no primeiro caso, a perda [do mandato] será declarada pela Mesa da respectiva Casa, (...) assegurada a ampla defesa ( 3º); enquanto no segundo caso, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, (...) assegurada ampla defesa. Dependendo de como forem combinados esses diferentes dispositivos constitucionais, soluções distintas se apresentarão, aumentando as dificuldades para a formulação de respostas a um problema já recheado de complexidades éticas, políticas e 3 Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: (...) III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. (...) Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador: (...) IV - que perder ou tiver suspensos os direitos políticos; (...) VI - que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado. (...) 2º - Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. 3º - Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda será declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. (...)

3 institucionais. Contudo, a solução do problema deve passar pelo exame do alcance da competência do Supremo, estabelecida no art. 53, 1º, tendo em vista essas diferentes e possíveis combinações interpretativas. Para a melhor estruturação de nosso raciocínio, procederemos ao exame em separado das diferentes possibilidades normativas: primeiro, analisaremos o papel do Supremo diante do art. 15, III c/c art. 55, IV e seu 3º; depois, diante do art. 15, III c/c o art. 55, VI e seu 2º. Em ambos os casos, buscaremos justificar uma evolução do sentido dessas regras tendo em conta o novo cenário estabelecido pela EC 35/2001, que modificou substancialmente o art. 53 e o papel do Supremo Tribunal Federal no controle das ações ilícitas perpetradas pelos deputados e senadores. Por fim, investigaremos os precedentes da Corte. 3. O art. 15, III c/c art. 55, IV, 3º O art. 15, III, lido isoladamente, não deixa dúvida de que a perda ou suspensão dos direitos políticos é uma consequência automática da condenação criminal transitada em julgado em face do parlamentar. Trata-se de efeito extrapenal, decorrência imediata da condenação, cujo fundamento é de ordem ética. Por sua vez, como o pleno exercício dos direitos políticos é uma condição de elegibilidade (art. 14, 3º, II) e, portanto, também do exercício do mandato, a perda ou suspensão dos direitos políticos constitui assim hipótese imediata de extinção do mandato eletivo. Trata-se de circunstância incompatível com o exercício do mandato. A extinção do mandato é consequência necessária da perda ou suspensão dos direitos políticos que, por sua vez, decorre automaticamente da condenação criminal transitada em julgado. Diante dessa cadeia de implicações lógicas, em se tratando de hipótese de extinção do mandato parlamentar, o ato da Câmara ou do Senado que o reconhecer é meramente declaratório, e não constitutivo, como ocorre nos casos de cassação. Significa dizer: a perda do mandato não está sujeita a um juízo político da Câmara ou do Senado, que devem apenas declarar uma situação jurídica que lhes é anterior: a extinção do mandato parlamentar em decorrência da perda ou da suspensão dos direitos políticos

4 do deputado ou senador. 4 Esse ato declaratório é obrigatório e vinculado uma mera formalização da extinção do mandato não cabendo qualquer margem de apreciação discricionária ao órgão político sobre seu mérito. Essa leitura do art. 15, III e a definição de suas consequências harmonizam-se com o previsto no art. 55, IV, 3º, também da Constituição de Esses últimos enunciados normativos, isoladamente ou em conjunto com o art. 15, III, deixam claro que a Câmara ou o Senado são apenas encarregados de adotar as providências necessárias para a execução do julgado criminal, transitado em julgado, no que concerne aos seus efeitos extrapenais de perda ou suspensão de direitos políticos e, consequentemente, de extinção do mandato parlamentar: não cabe outra conduta aos órgãos políticos senão a declaração da perda do mandato dos parlamentares condenados. O texto do 3º, do art. 55, é claro no sentido do papel da Câmara e do Senado em declarar a perda do mandato, não fazendo referência a procedimento de voto secreto e por maioria absoluta para definir o destino do mandato parlamentar, como o faz o 2º do mesmo artigo. 5 O disposto está em perfeita conformidade com a condição do art. 15, III: se a hipótese é de perda do mandato por carência do pleno exercício dos direitos políticos, então não há mais juízo de valor a ser feito sobre algo já ocorrido a extinção do mandato parlamentar faltando apenas o ato declaratório, de reconhecimento oficial, vinculado e obrigatório por parte do órgão político, que inclusive tornará pública a vacância do cargo. A referência à ampla defesa do parlamentar, assegurada pela parte final do 3º, é para que ele possa contestar a ocorrência ou não do fato objetivo originário que causou a perda de seu mandato: o trânsito em julgado de condenação criminal e a perduração de seus efeitos. Como à Câmara e ao Senado não incumbem juízo político sobre a extinção do mandato, então não pode o parlamentar rediscutir a questão de fundo. Sua defesa possível é somente sobre a ocorrência ou não do trânsito em julgado. A conclusão acima não é apenas uma exigência hermenêutica da expressão literal ou da sistematicidade desses dispositivos constitucionais, mas também atende aos 4 Cf. BIM, Eduardo Fortunato. A cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar. Sindicabilidade jurisdicional e tipicidade. Revista de Informação Legislativa ano 43, nº 169, Brasília: Senado Federal, jan./mar. 2006, p Isso não significa adiantar qualquer conclusão sobre o 2º do art. 55, o propósito desta afirmação é apenas deixar muito claro que a redação deste 3º não deixa margem para dúvidas de interpretação.

5 propósito da reforma constitucional promovida pela EC 35/2001. Como se sabe, antes dessa emenda constitucional, os parlamentares apenas poderiam ser processados se suas respectivas Casas Legislativas autorizassem (antiga redação do art. 53, 1º). Com a EC 35/2001, esse sistema sofreu importante modificação, ficando os parlamentares, desde sua diplomação, submetidos à jurisdição do Supremo Tribunal Federal, independentemente de prévia licença do Legislativo. Ocorre que, se esse juízo político prévio do Legislativo foi eliminado pelo constituinte derivado, como manter um juízo político a posteriori para fazer depender a perda do mandato, que é consequência da suspensão dos direitos políticos, da deliberação da maioria das respectivas Casas? Como sujeitar os efeitos das decisões do Supremo agora livre de quaisquer autorizações para processar e julgar os parlamentares sobre a perda de mandatos eletivos a julgamentos políticos de conveniência? Da mesma forma que não quis mais o constituinte derivado submeter o início dos processos criminais a apreciação do Congresso, não parece razoável mantê-lo em relação aos efeitos das decisões do Supremo nesses processos. Pensamento diverso tornaria a EC 35/2001 um projeto normativo esvaziado. Na realidade, a EC 35/2001 não eliminou o poder do Parlamento sobre esses processos. Ao contrário, estabeleceu limites amplos de controle ao permitir, nos 3º e 4º do art. 53, que, por maioria de votos de seus membros, o órgão suspenda o curso da ação penal, o que é, sem dúvida, um poder elevado de controle sobre a atividade do Supremo na persecução penal em face de parlamentares. Não havendo tal deliberação ou ela sendo negativa, estará exaurido o poder político do Congresso de evitar que as decisões condenatórias do Supremo venham a surtir efeitos sobre o exercício parlamentar de seus membros, não podendo se cogitar de uma segunda oportunidade de juízo político do Congresso. Aplicando esse raciocínio ao caso da AP 470, fica evidente que cabe à Câmara dos Deputado apenas implementar oficialmente o que é um desdobramento jurídico automático do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, quando transitado em julgado, extinguindo os mandatos eletivos dos políticos condenados. A eficácia da decisão condenatória transitada em julgado do Supremo suspensão dos direitos políticos e decorrente extinção dos mandatos eletivos não deve se sujeitar a qualquer

6 avaliação política posterior, mas deve ser aplicada em todos os seus efeitos, de forma vinculada e obrigatória. 4. O art. 15, III c/c art. 55, VI, 2º Uma segunda combinação é a que vincula a aplicação do art. 15, III às regras do 2º do art. 55, e não ao 3º, como exposto acima. O 3º do art. 55, que dispensa expressamente o juízo político do Congresso sobre a perda do mandato parlamentar, seria o procedimento adequado para todas as hipóteses de perda ou suspensão de direitos políticos do art. 15, 6 exceto, e isso em função do disposto no art. 55, VI, para a específica hipótese do inciso III do art. 15: o art. 55, VI trata diretamente da perda do mandato e o art. 15, III da perda ou suspensão dos direitos políticos, mas ambos por decorrência de sentença criminal transitada em julgado. Para esses casos, o único procedimento adequado seria o do 2º porque ele faz remissão expressa ao inciso VI do mesmo artigo, o que alcançaria também o inciso III do art. 15, haja vista a similitude da causa originária. O 2º diz que cabe à Câmara ou ao Senado decidir, por voto secreto e majoritário, sobre a perda do mandato. Tal interpretação assume que a perda do mandato, por condenação criminal transitada em julgado, não é automática, mas dependente de um juízo político de conveniência do Plenário do órgão legislativo correspondente, até porque a própria perda ou suspensão dos direitos políticos, nas condições estabelecidas pelo art. 15, III, também não seria automática, ficando a depender da deliberação da maioria dos membros da Casa Legislativa. A atuação do Congresso não seria de pura e simples declaração, mas um ato de vontade, que definiria o destino do mandato parlamentar, podendo manter a vigência dos direitos políticos e o exercício do mandato mesmo daqueles que foram condenados por sentença criminal transitada em julgado. Essa leitura seria uma exigência da própria separação operada pelo constituinte no art. 55, que, não obstante a generalidade do inciso III do art. 15, distinguiu a extinção do mandato pela perda ou suspensão dos direitos políticos (inciso IV) da perda do 6 São as outras hipóteses nos demais incisos do art. 15: (I) - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; (II) - incapacidade civil absoluta; (IV) - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; (V) - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4º.

7 mandato pela condenação criminal em sentença transitada em julgado (inciso VI), vinculando ainda, para cada hipótese, procedimentos distintos: para o primeiro caso, o procedimento vinculado e declaratório do 3º; para o segundo, o juízo político e constitutivo do 2º. A solução seria então um corte restritivo sobre a generalidade do inciso III do art. 15, de forma a acomodá-lo a especialidade das hipóteses do art. 55. Nas palavras de Moreira Alves: (...) sem retirar a eficácia de qualquer das normas em choque (...), o problema se resolve excepcionando-se da abrangência da generalidade do artigo 15, III, os parlamentares referidos no artigo 55, para os quais, enquanto no exercício do mandato, a condenação criminal por si só, e ainda quando transitada em julgado, não implica a suspensão dos direitos políticos, só ocorrendo tal se a perda do mandato vier a ser decretada pela Casa a que ele pertencer, sendo que a suspensão de direitos políticos por outra causa, que não como consequência da condenação criminal transitada em julgado, é a hipótese em que se aplica o disposto no artigo 55, IV e parágrafo 3º. 7 De acordo com essa construção, caberia à Câmara dos Deputados a palavra final sobre o destino dos mandatos dos parlamentares condenados. Ocorre que, essa interpretação não se harmoniza com o fundamento do art. 15, III e de suas consequências, nem tampouco é adequada ao panorama normativo estabelecido pela EC 35/2001. Não nos parece que casos dessa espécie possam ser resolvidos com socorro apenas às técnicas ortodoxas de solução de antinomias jurídicas, do velho esquema hermenêutico lógico-formal, que ignora todas as condicionantes substanciais envolvidas. 8 A referida interpretação desconsidera o fato de que condenações da espécie são impedimentos éticos e práticos para o exercício da vida política. A leitura desenvolvida pelo então Ministro Moreira Alves até poderia ser adequada ao cenário em que o Supremo carecia de independência para processar e julgar os parlamentares, uma vez que a antiga redação do art. 53, 1º (antes da EC 35/2001) condicionava a abertura de processo à licença prévia da respectiva Casa Legislativa. Assim, se o parlamentar apenas podia ser processado se autorizado pelo Congresso, então poderia ser arguido que os efeitos desse julgado sobre o mandato parlamentar, por consectário lógico, também dependeria da apreciação do Congresso a 7 STF Pleno, RE /SP, Rel. Min. Moreira Alves, j. 31/05/1995, DJ 08/09/ Nesse sentido a crítica de Sepúlveda Pertence: Mas não é com lógica formal pura, data venia, que se chega à solução constitucional em caso de tal gravidade.

8 falta de independência e de autonomia decisória do Supremo se estendia desde a instauração do processo penal até a plena execução da decisão condenatória. Contudo, as coisas mudam profundamente com a EC 35/2001 que promoveu uma grande alteração nos poderes do Judiciário no que se refere aos ilícitos perpetrados pelos parlamentares. O sistema de controle mudou, e isso porque mudou o propósito da Constituição em relação a esse controle: mais independência para o Supremo maior controle sobre os ilícitos praticados pelos parlamentares. Ganhos e perdas de independência e autonomia institucional fizeram parte da reforma constitucional operada pela EC 35/2001 e isso deve ser observado na interpretação daqueles enunciados normativos que não sofreram alteração textual, mas que integram o sistema normativo. A manutenção da interpretação que confere discricionariedade ao Congresso para negar a perda do mandato eletivo, a despeito da condenação criminal transitada em julgada em face do parlamentar, seria contraditória em relação ao conjunto de mudanças promovidas pela EC 35/2001, tornando o novo sistema ilógico e pragmaticamente conflitivo. 5. Os precedentes do Supremo Tribunal Federal O tema ora discutido é algo ainda à espera de uma construção jurisprudencial sólida pelo Supremo Tribunal Federal, até mesmo pela escassez de casos julgados, tendo em vista ser relativamente recente a mudança constitucional (EC 35/2001) que permitiu deputados e senadores serem processados, independente de autorização do Congresso. Essa condição também era aplicada para os deputados estaduais, por força do art. 27, 1º, da Constituição de Assim, até a EC 35/2001, em sua grande maioria, os casos julgados envolveram vereadores e prefeitos, com os ministros fazendo referências aos parlamentares federais na fundamentação. Embora apenas mais recentemente a Corte tenha passado a enfrentar o tema, como se verá, algumas conclusões já podem ser extraídas. No julgado já citado acima, 9 da relatoria de Moreira Alves, o STF enfrentou a questão da autoaplicabilidade e do alcance do art. 15, III, julgando a cassação de 9 Cf. nota de rodapé nº 6.

9 diploma de vereador eleito. Em trecho de seu voto, transcrito no tópico anterior, Moreira Alves deixou claro, em comentário periférico, que na hipótese do art. 15, III, deve ser observado o procedimento do 2º do art. 55, cabendo ao Congresso decidir, em último caso, sobre a extinção do mandato parlamentar em razão da perda ou suspensão de direitos políticos por motivo de condenação transitada em julgado. Em atividade no Supremo até os dias de hoje, o ministro Celso de Mello concordou com o relator: O vínculo de incongruência normativa entre o art. 15, III, e o art. 55, 2º, ambos da Constituição, ressaltado no debate desta causa, subsume-se, no caso, ao conceito teórico das antinomias solúveis ou aparentes, na medida em que a alegada situação de antagonismo é facilmente dirimível pela aplicação do critério da especialidade, resolvendo-se o aparente conflito, desse modo e tal como acentuado pelo Relator em favor da própria independência do exercício, pelo parlamentar federal, de seu ofício legislativo. É que o congressista, enquanto perdurar o seu mandato, só poderá ser deste excepcionalmente privado, em ocorrendo condenação penal transitada em julgado, por efeito exclusivo de deliberação tomada pelo voto secreto e pela maioria absoluta dos membros de sua própria Casa legislativa. A referida doutrina foi, em momento posterior, adotada em voto do ex-ministro Nelson Jobim, julgando, dessa feita, caso de perda de mandato de prefeito. 10 Jobim, citando Moreira Alves, deixou claro que, no caso dos parlamentares federais, a perda do mandato, em função do art. 15, III, deve observar as regras do 2º do art. 55, de forma que a Constituição outorga ao Parlamento [nesses casos] a possibilidade da emissão de um juízo político de conveniência sobre a perda do mandato. Para o ex-ministro, a rigor, a condenação criminal, transitada em julgado, não causará a suspensão do direito políticos (sic), pois isso depende de uma decisão da Casa Parlamentar respectiva e não da decisão condenatória do Supremo. Ainda em atividade no Supremo, Marco Aurélio se opôs ao raciocínio de Nelson Jobim: Estou procurando conferir à Carta da República interpretação que se coadune com o Estado Democrático de Direito. O que digo é que, enquanto a sentença estiver produzindo efeitos, a hipótese não é a do inciso VI, mas a do inciso IV, e basta a declaração da Mesa da Câmara. (...) se se tem uma sentença criminal transitada em julgado, produzindo efeitos, automaticamente qual o fenômeno que ocorre? Foi esta Corte que assim proclamou: o fenômeno é a suspensão dos direitos políticos, e, aí, temos a incidência não do 2º do artigo 55, mas do 3º, competindo à Mesa simplesmente declarar a perda do mandato como uma consequência automática, natural da decisão transitada em julgado. 10 STF Pleno, RE /GO, Rel. Nelson Jobim, j. 08/09/1999, DJ 26/11/1999.

10 Por sua vez, já sob a égide do sistema estabelecido pela EC 35/2001, portanto, sob o renovado ambiente de fortalecimento do controle das atividades dos parlamentares, o Supremo Tribunal Federal enfrentou caso envolvendo a extinção de mandato de parlamentar federal em função da suspensão de direitos políticos por decorrência de decisão condenatória transitada em julgado. O relator, Sepúlveda Pertence, sempre manifestou incômodo com as premissas teóricas de Moreira Alves sobre o tema e, nessa oportunidade, as atacou frontalmente. O julgamento data de 29/06/ Pertence distinguiu hipóteses de cassação de hipóteses de extinção de mandato, afirmando que, nos casos de extinção, a providência da Câmara deve ser meramente declaratória (art. 55, 3º), enquanto nos casos de cassação, o ato será constitutivo, de caráter político (art. 55, 2º). Para ele, a perda de direitos políticos, ainda que em decorrência de condenação transitada em julgado (art. 15, III), é hipótese de extinção do mandato, requerendo apenas sua declaração pelo Congresso (art. 55, 3º). Sendo meramente declaratório, o ato do Congresso que reconhece a extinção do mandato é vinculado e obrigatório o Congresso deve meramente formalizar a condição da extinção do mandato, decorrência automática da perda dos direitos políticos que, por sua vez, é consequência do trânsito em julgado da sentença condenatória. Dessa forma, o art. 15, III, para Pertence, está ligado ao procedimento do 3º do art. 55: a palavra final é do Supremo Tribunal Federal. Mesmo depois de voto-vista, o ministro Ricardo Lewandowski não se opôs à opinião de Pertence, ao menos não explicitamente. Marco Aurélio discordou do resultado a que chegou Pertence, mas por motivos atrelados aos fatos do processo, não à interpretação do art. 15, III c/c art. 55, 3º que, aliás, foi a mesma que ele havia exposto no RE , conforme trecho acima transcrito. Este último julgado consiste, inquestionavelmente, no precedente mais próximo do que será debatido na AP 470 acerca de qual instituição a Câmara dos Deputados ou o Supremo Tribunal Federal deverá selar o destino dos mandatos eletivos dos deputados federais condenados, após o trânsito em julgado das condenações. É possível que Celso de Mello, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski mantenham suas posições, acima apontadas; mas também é possível que as modifiquem. O recém-nomeado Teori 11 STF Pleno, MS /DF, Rel. Sepúlveda Pertence, j. 29/06/2006, DJ 22/09/2006.

11 Albino Zavascki, em sede doutrinária, já se manifestou no sentido de caber ao Congresso a palavra final, 12 mas isso foi há mais de quinze anos, antes da EC 35/2001. Na verdade, o que será decidido é algo em aberto; qualquer prognóstico corre sério risco de ser falho. Apenas esperamos, sob o ponto de vista normativo, que os ministros do Supremo não promovam um retrocesso na reforma da EC 35/2001, esvaziando seu projeto de combate à impunidade na vida política. 6. Encerramento É inegável que o texto tem um papel protagonista no processo hermenêutico e que o intérprete não deve ler a Constituição só com o colorido de sua paleta pessoal. Nesse sentido, a defesa de uma interpretação sistêmica e historicamente inserida não significa, na questão em exame, abraçar um projeto moralmente perfeccionista, que desconsidera os limites da literalidade do dispositivo. O que ocorre é que essa literalidade também deve ser entendida como parte do todo, para que não se torne uma cláusula setorizada de negação das premissas do sistema. É consenso que a interpretação constitucional não pode ser implementada num vazio normativo e temporal. No caso em estudo, a sobrevalorização de elementos literais isolados encerra o risco de colocar em colapso o projeto normativo global implementado por meio da EC 35/2001. Note-se que uma leitura formalista dos dispositivos relativos ao tema já apresentava inconsistências e dificuldades de aplicação no sistema anterior à EC 35/2001. No atual conjunto normativo, porém, afirmar que o Congresso tem discricionariedade para abster-se de extinguir os mandatos dos parlamentares condenados é, em última análise, dizer que o cumprimento da sentença prolatada pelo Supremo é facultativo. Tal solução não se encaixa no sistema de controles recíprocos estabelecido a partir do advento da EC 35/2001, uma vez que abriga a possibilidade absurda de o Tribunal investir um volume gigantesco de tempo e energia num julgamento cujas consequências jurídicas poderiam ser simplesmente descartadas pelo Poder Legislativo. 12 ZAVASCKI, Teori Albino. Direitos Políticos Perda, Suspensão e Controle Jurisdicional. Revista de Processo nº 85, São Paulo: RT, jan./mar. 1997, p

12 Sob o ângulo político e ético, apenas em um panorama de grave instabilidade institucional seria razoável atribuir ao Legislativo a faculdade de se negar a implementar os efeitos de uma decisão judicial. Ocorre que, foi precisamente o amadurecimento e o regular funcionamento das instituições republicanas que impulsionaram as mudanças estatuídas na EC 35/2001, e essas tiveram por substrato o combate à impunidade e a moralização da política. Nesse contexto, apenas uma interpretação sistêmica dos dispositivos em questão pode preservar a normatividade do modelo de controle tal como hoje consagrado na Constituição de 1988.

Pormenorizando a polêmica do mensalão e a Constituição Federal.

Pormenorizando a polêmica do mensalão e a Constituição Federal. Pormenorizando a polêmica do mensalão e a Constituição Federal. Devido às diversas dúvidas dos alunos sobre o tema, que com certeza será explorado nos concursos vindouros, este artigo tem o intuito de

Leia mais

4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE 14, 3º, II,

4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE 14, 3º, II, 4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE Se uma pessoa perde ou tem suspensos seus direitos políticos, a consequência disso é que ela perderá o mandato eletivo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Perda do mandato: Art. 55, CF/88: Perderá o mandato o Deputado ou Senador: I - que infringir qualquer das proibições

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Deputados e dos Senadores Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Vedações, Garantias e Imunidades Parlamentares Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Perda do mandato: Vedações, Garantias e Imunidades Parlamentares Art. 55, CF/88: Perderá

Leia mais

PODER LEGISLATIVO ESTATUTO DO CONGRESSISTA. Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins

PODER LEGISLATIVO ESTATUTO DO CONGRESSISTA. Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins ESTATUTO DO CONGRESSISTA Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins Imunidades materiais consiste na subtração da responsabilidade penal, civil (não implica em qualquer responsabilização por

Leia mais

PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO DIVISÃO DE FUNÇÕES ESTATAIS ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ESTUDO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES

PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO DIVISÃO DE FUNÇÕES ESTATAIS ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ESTUDO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES ORGANIZAÇÃO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES ART. 2.º,, DA CF/88: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo,, o Executivo e o Judiciário rio. FUNÇÕES LEGISLATIVA EXECUTIVA

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Perda e Suspensão. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Perda e Suspensão. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Perda e Suspensão Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Cassação Vedada Privação Perda Suspensão Permanente Temporária Impedimento Não chegou a possuir

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Deputados e dos Senadores (Art. 053 a 056) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Art. 53. Os Deputados

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Parte 5 Prof. Alexandre Demidoff Imunidade formal relativa a sustação do processo Art. 53. 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 4 Prof. Alexandre Demidoff Estatuto dos Congressistas - Artigos da constituição que regulam: -> imunidades -> incompatibilidades -> perda

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Carlos Sampaio e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Carlos Sampaio e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Carlos Sampaio e outros) Acrescenta o 5º ao art. 86, da Constituição da República Federativa do Brasil, para permitir a instauração de investigação

Leia mais

(Técnico Judiciário/Área administrativa e segurança e transporte/ TRF/5ª Região/2012)

(Técnico Judiciário/Área administrativa e segurança e transporte/ TRF/5ª Região/2012) Olá amigo(a), tudo bem? Irei começar nossa comunicação pelo site da Editora Ferreira com um importante toque para testar seus conhecimentos de Direito Constitucional nesta provinha para Técnico Judiciário

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE Prof. Jean Pitter BANCA: IBFC INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO CARGOS: Técnico (60 vagas) e Analista (49 vagas) INSCRIÇÕES: 24 de julho a 24 de agosto. Valores:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Responsabilidade do Presidente da República e Lei nº 1.079 de 1950 (Crimes de Responsabilidade) Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Além do PR, podem ser processados

Leia mais

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução Introdução Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

D E C I S Ã O Nº (Nº CNJ: ) COMARCA DE PORTO ALEGRE

D E C I S Ã O Nº (Nº CNJ: ) COMARCA DE PORTO ALEGRE MEDIDAS CAUTELARES Nº 70067023762 (Nº CNJ: 0387754-72.2015.8.21.7000) MINISTÉRIO PÚBLICO ÓRGÃO ESPECIAL COMARCA DE PORTO ALEGRE REQUERENTE D E C I S Ã O Vistos. Cuida-se de pedido de reconsideração proposto

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016 PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 10, de 2013, do Senador Alvaro Dias e outros, que altera os arts. 102, 105, 108 e 125

Leia mais

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração de quatro anos. Art. 45. A Câmara

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 1ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 1ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 1ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Filiação LOPP, arts. 16 a 22-A Filiação partidária Apenas os que

Leia mais

Direitos Políticos. Profª Bruna Vieira

Direitos Políticos. Profª Bruna Vieira Direitos Políticos Profª Bruna Vieira Direitos Políticos 1. Conceito: grupo ou conjunto de normas que disciplinam a atuação da soberania popular. 2. Previsão constitucional: artigos 14, 15 e 16. 3. Fundamento:

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Rodrigo Maia:

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Rodrigo Maia: Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Rodrigo Maia: A REDE SUSTENTABILIDADE REDE, partido político devidamente registrado no TSE, com sede em Brasília/DF e com representação

Leia mais

Direitos Políticos Passivos Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

Direitos Políticos Passivos Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Passivos Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Capacidade Eleitoral Passiva Direitos Políticos Ativos Passivos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRF da 2ª Região/Técnico Judiciário/2007) Mirian exerce o cargo efetivo de professora de ensino médio da rede pública estadual de ensino, atividade esta que sempre desempenhou

Leia mais

Prof. Raul de Mello Franco Jr. - UNIARA PODER EXECUTIVO. 3ª aula. Prof. Raul de Mello Franco Jr.

Prof. Raul de Mello Franco Jr. - UNIARA PODER EXECUTIVO. 3ª aula. Prof. Raul de Mello Franco Jr. PODER EXECUTIVO 3ª aula Prof. Raul de Mello Franco Jr. SUBSÍDIOS do PRESIDENTE, do VICE e dos MINISTROS São fixados pelo CN, por decreto-legislativo (art. 49, VIII, CF). Devem ser fixados em parcela única.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Estatuto dos Congressistas: conjunto de normas que estabelecem direitos, imunidades, incompatibilidades e prerrogativas. O objetivo

Leia mais

Direito. Constitucional. Direitos Políticos

Direito. Constitucional. Direitos Políticos Direito Constitucional Direitos Políticos Regime Político no Brasil CF, art. 14 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Estatuto dos Congressistas: conjunto de normas que estabelecem direitos, imunidades, incompatibilidades e prerrogativas. O objetivo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 41/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Responsabilidade do Presidente da República e Lei nº 1.079 de 1950 (Crimes de Responsabilidade) Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Responsabilidade do Presidente da

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL

PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL Parecer nº 9687/2010 - SC Nº 67471/PGE Recurso Ordinário nº 645-80.2010.6.14.0000 Classe: 37 Procedência : Belém-PA Recorrente : Ministério Público Eleitoral Recorrido : Jader

Leia mais

Aula 07. Como as Casas Legislativas são integradas?

Aula 07. Como as Casas Legislativas são integradas? Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Legislativo I (Parte II) / Aula 07 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 07 Como as Casas Legislativas são integradas? Art.

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO. PROJETO DE LEI N o 2.079, DE 2003

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO. PROJETO DE LEI N o 2.079, DE 2003 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO PROJETO DE LEI N o 2.079, DE 2003 Determina a perda de mandato para Prefeito e Vice-Prefeito que transferir domicílio eleitoral. Autor: Deputado Lupércio

Leia mais

Para o ministro do STF, Constituição é clara ao determinar que só após trânsito em julgado alguém poderá ser considerado culpado

Para o ministro do STF, Constituição é clara ao determinar que só após trânsito em julgado alguém poderá ser considerado culpado Para o ministro do STF, Constituição é clara ao determinar que só após trânsito em julgado alguém poderá ser considerado culpado No entendimento do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal,

Leia mais

PROJETO FICHA LIMPA. Kiyoshi Harada

PROJETO FICHA LIMPA. Kiyoshi Harada PROJETO FICHA LIMPA Kiyoshi Harada PROJETO FICHA LIMPA Kiyoshi Harada Jurista, professor e especialista em Direito Financeiro e Tributário pela USP. O Projeto de Lei Complementar n 518/2009, que altera

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Atualização 1: para ser juntada na pág. 736 do Livro Principais Julgados de 2016 Depois da conclusão do julgado "STJ. 4ª Turma. REsp 1.261.856/DF, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado

Leia mais

Aula 17. Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos

Aula 17. Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos Curso/Disciplina: Direitos Fundamentais Aula: Direitos Fundamentais - 17 Professor (a): Monitor (a): Beatriz Assef Aula 17 Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos 2. Direitos

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Teve origem na Constituição Austríaca de 1920 ( Kelsen) A Áustria assim, o primeiro Tribunal dedicado exclusivamente

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL ESTÁCIO-CERS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Edem Nápoli @edemnapoli www.edemnapoli.com.vc A República e a Responsabilidade dos Agentes Políticos # PRINCÍPIOS

Leia mais

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor.

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor. Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo Exercícios / Aula 05 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 05 COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Súmula 122 do Superior Tribunal de Justiça e competência para o julgamento de contravenções penais: uma análise à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores Alexandre Piccoli

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 01/06/2007 15/05/2007 PRIMEIRA TURMA RELATOR : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI AGRAVANTE(S) : JOSÉ BERNARDO RAMIRES CARAVELAS E ADVOGADO(A/S) : EDUARDO JERONIMO PERES E AGRAVADO(A/S) : CARMELINA

Leia mais

Aula 31. Crime de responsabilidade impróprio equipara-se ao crime comum (STF julga). I - a existência da União;

Aula 31. Crime de responsabilidade impróprio equipara-se ao crime comum (STF julga). I - a existência da União; Curso/Disciplina: Constitucional Aula: Constitucional - 31 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick Aula 31 PODER EXECUTIVO Crime de responsabilidade: Próprio: Infração político-

Leia mais

03 de Agosto de Coordenação Pedagógica Carreiras Jurídicas. FUNDAMENTOS PARA RECURSOS Delegado Civil SP. Orientações de interposição do recurso

03 de Agosto de Coordenação Pedagógica Carreiras Jurídicas. FUNDAMENTOS PARA RECURSOS Delegado Civil SP. Orientações de interposição do recurso 03 de Agosto de 2018 Coordenação Pedagógica Carreiras Jurídicas FUNDAMENTOS PARA RECURSOS Delegado Civil SP Orientações de interposição do recurso O candidato poderá interpor recurso contra o gabarito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Parte 6 Prof. Alexandre Demidoff Membros do legislativo de Estados, Distrito Federal e Municípios Art. 27. 1º - Será de quatro anos o mandato dos Deputados Estaduais,

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2018 (Do Sr. Alex Manente e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2018 (Do Sr. Alex Manente e outros) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2018 (Do Sr. Alex Manente e outros) As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3º do art. 60 da Constituição Federal,

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

PODER EXECUTIVO (art. 76 a 91, CRFB/88)

PODER EXECUTIVO (art. 76 a 91, CRFB/88) PODER EXECUTIVO PODER EXECUTIVO (art. 76 a 91, CRFB/88) Sistema de Governo Presidencialista Junção das funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo É exercido, no âmbito federal, desde 1891, pelo Presidente

Leia mais

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho 01. Quanto ao Congresso Nacional, considere: I. O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL - Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff Capacidade eleitoral passiva requisitos negativos de elegibilidade (Inelegibilidades) -> Súmula Vinculante 18: A dissolução da sociedade ou do

Leia mais

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 19 1.1. Da soberania popular... 19 1.2. Direitos políticos... 19 1.2.1. Do voto... 22 1.2.1.1. Características do voto... 22 1.2.2. Princípio da vedação

Leia mais

Conforme prometido na aula passada, agora será apresentado um esquema de inexigibilidade reflexa:

Conforme prometido na aula passada, agora será apresentado um esquema de inexigibilidade reflexa: Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional / 2017 Aula: Inelegibilidade Reflexa (Grau de Parentesco) - Militares - Lei 64/90 - Perda ou suspensão dos Direitos Políticos / Aula 26 Professor: Luis

Leia mais

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo II Prof. ª Bruna Vieira 1.4. Espécies normativas (art. 59 da CF) a) emendas à Constituição b) leis complementares c) leis ordinárias d) leis delegadas e) medidas provisórias f) decretos

Leia mais

Aula 02. O que é Democracia? É o poder exercido pelo povo. Não existe Democracia em um governo sem participação

Aula 02. O que é Democracia? É o poder exercido pelo povo. Não existe Democracia em um governo sem participação Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Modelos de Democracia. Democracia Direta, Representativa e Participativa. Plebiscito. Referendo. Iniciativa Popular. Professor (a): Bruno Gaspar Monitor

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL ESTÁCIO-CERS Prof. LUIZ CARLOS DOS SANTOS GONÇALVES A TEORIA DA SEPARAÇÃO DOS PODERES PODER LEGISLATIVO IMUNIDADES PARLAMENTARES 1. A teoria da tripartição dos poderes 2. A tripartição

Leia mais

AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins A ADC Foi incluída pela EC nº03/1993 Objetivo: Obtenção da declaração de que o ato normativo tem objeto constitucional.

Leia mais

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS 1. PRINCÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Leia mais

CRÍTICAS À ALTERAÇÃO NO REGIMENTO INTERNO DO TST cancelamento de sustentações orais. Da Academia Nacional de Direito do Trabalho.

CRÍTICAS À ALTERAÇÃO NO REGIMENTO INTERNO DO TST cancelamento de sustentações orais. Da Academia Nacional de Direito do Trabalho. CRÍTICAS À ALTERAÇÃO NO REGIMENTO INTERNO DO TST cancelamento de sustentações orais. José Alberto Couto Maciel. Da Academia Nacional de Direito do Trabalho. O Tribunal Superior do Trabalho, em decisão

Leia mais

TRE/RN CICLO DE PALESTRAS

TRE/RN CICLO DE PALESTRAS 01 Vereador: Papel Constitucional e Sistema de Eleição Juiz JAILSOM LEANDRO DE SOUSA 02 Quem é o vereador? O Vereador é o Membro do Poder Legislativo Municipal. 03 Qual é o papel do Vereador? O papel do

Leia mais

PROVA DELEGADO MT CESPE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DELEGADO MT CESPE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL PROVA DELEGADO MT CESPE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL: - Questão 41: O enunciado da questão, ao tratar de métodos de interpretação da Constituição apresenta as características

Leia mais

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 23 1.1. Da soberania popular... 23 1.2. Direitos políticos... 23 1.2.1. Do voto... 26 1.2.1.1. Características do voto... 26 1.3. Direito Eleitoral...

Leia mais

DONADON: DA FRAGILIDADE DEMOCRÁTICA À INSTABILIDADE INSTITUCIONAL NO BRASIL

DONADON: DA FRAGILIDADE DEMOCRÁTICA À INSTABILIDADE INSTITUCIONAL NO BRASIL DONADON: DA FRAGILIDADE DEMOCRÁTICA À INSTABILIDADE INSTITUCIONAL NO BRASIL O Modelo de Democracia participativa eleito constitucionalmente em 1988 não esconde a história antidemocrática Brasileira, em

Leia mais

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam).

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam). Indiretas Já! Como assim? Indiretas Já? O texto está errado? Não, infelizmente não. Com as recentes descobertas da operação Lava Jato que apontam a realização de crime comum pelo Presidente da República,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Recurso Especial e Extraordinário RECURSO ESPECIAL: Competência do STJ. Art. 104, III da CF. RECURSO EXTRAORDINÁRIO: Competência do STF. Art. 102, III da CF. RECURSO

Leia mais

TEMA 7: PODER LEGISLATIVO

TEMA 7: PODER LEGISLATIVO TEMA 7: PODER LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Poder Legislativo: Estatuto dos Congressistas. Vedações aos Parlamentares; Perda do Mandado; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional.

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral da República. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral da República. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Procurador-Geral da República Prof. Karina Jaques O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República

Leia mais

5) (ESTRATÉGIA/CLDF/2017) Os Deputados Distritais serão submetidos a julgamento perante o STJ.

5) (ESTRATÉGIA/CLDF/2017) Os Deputados Distritais serão submetidos a julgamento perante o STJ. Simulados Inéditos de Regimento Interno da CLDF - 2017 Profs. Fabrício Rêgo e Yuri Moraes Aula 01 5) (ESTRATÉGIA/CLDF/2017) Os Deputados Distritais serão submetidos a julgamento perante o STJ. 6) (ESTRATÉGIA/CLDF/2017)

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 Cria o Conselho Nacional da Defensoria Pùblica e dá outras providências. As MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art. 60

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Súmula Vinculante Prof. Alexandre Demidoff SÚMULA VINCULANTE: -> necessidade de harmonização de entendimentos -> implementação de celeridade processual

Leia mais

04/06/2009 PLENÁRIO : MIN. MARCO AURÉLIO

04/06/2009 PLENÁRIO : MIN. MARCO AURÉLIO 04/06/2009 PLENÁRIO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 447.859 MATO GROSSO DO SUL RELATOR : MIN. MARCO AURÉLIO RECTE.(S) :MANOEL JOSÉ RIBEIRO RECTE.(S) :GERSON GONÇALVES DA CONCEIÇÃO ADV.(A/S) : RUI GIBIM LACERDA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Jurisdição e competência Competência em razão da pessoa: o foro por prerrogativa de função Parte 4 Prof. Thiago Almeida . E no caso da prática de homicídio doloso?. Tribunal do

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. Mensagem de Veto Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

Professora Susanna Schwantes

Professora Susanna Schwantes 1) São Órgãos do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul: (a) Tribunal de Alçada e Tribunal de Justiça. (b) Pretores e Conselho da Magistratura. (c) Tribunal do Júri e Juizes de Paz. (d) Juizes de Direito

Leia mais

LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 - Introdução Subdividem-se em imunidades diplomáticas e de chefes de governo estrangeiro e as imunidades parlamentares. 2 Imunidades diplomáticas

Leia mais

Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE

Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Condições de elegibilidade. Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Um dos temas mais importantes

Leia mais

TEMA 11: PODER LEGISLATIVO

TEMA 11: PODER LEGISLATIVO TEMA 11: PODER LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. (art. 44 da CRFB/88) Poder Legislativo:

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM PODER LEGISLATIVO

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO CÂMARA CONGRESSO NACIONAL SENADO LEGISLATURA 4 ANOS REPRESENTANTES POVO CÂMARA SISTEMA PROPORCIONAL Nº DEPUTADOS MÍN. 8 / MAX. 70 TERRITÓRIOS 4 DEPUTADOS SISTEMA MAJORITÁRIO SENADO 3

Leia mais

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira SÚMULA VINCULANTE Sessão da tarde Professora Bruna Vieira Súmula Vinculante - art. 103-A da CF e Lei nº 11.417/06 Edição: só pelo o Supremo Tribunal Federal (de ofício ou por provocação). Legitimados:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Art. 46. O compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º - Cada Estado e o

Leia mais

A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA

A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA Gustavo Filipe Barbosa Garcia É livre-docente e doutor pela Faculdade de Direito da USP pós-doutor e especialista em Direito

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 64

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 64 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 64 DATA 04/11/15 DISCIPLINA DIREITO CONSTITUCIONAL (NOITE) PROFESSOR PAULO NASSER MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 07/12 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Criação e extinção das Fundações Públicas

Criação e extinção das Fundações Públicas Criação e extinção das Fundações Públicas Diferentemente do que acontece com as autarquias - embora antes da edição da Emenda Constitucional n.º 19, de 04 de junho de 1998, ambas estivessem sujeitas à

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Comissões permanentes e comissões temporárias Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas

Leia mais

a) V, F, V, V. b) F, V, V, V. c) V, V, F, F. d) V, V, F, V. Dica: Aula 01 e Apostila 01 FIXAÇÃO

a) V, F, V, V. b) F, V, V, V. c) V, V, F, F. d) V, V, F, V. Dica: Aula 01 e Apostila 01  FIXAÇÃO FIXAÇÃO 1. Ao dispor a respeito do princípio da indissolubilidade do vínculo federativo, a CF afastou o direito de secessão das unidades da Federação, podendo a União, quando demonstrada a intenção de

Leia mais

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1 DIREITOS POLÍTICOS Prof. Fábio Ramos prof.fabioramos@hotmail.com Conjunto de normas que disciplinam as formas de exercício da soberania popular. Princípio da Soberania Popular: Art. 1º, par. único: Todo

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL QUORUM PARA RECEBIMENTO DE DENÚNCIA CONTRA PREFEITO INFRAÇÕES POLÍTICO- ADMINISTRATIVAS.

CÂMARA MUNICIPAL QUORUM PARA RECEBIMENTO DE DENÚNCIA CONTRA PREFEITO INFRAÇÕES POLÍTICO- ADMINISTRATIVAS. CÂMARA MUNICIPAL QUORUM PARA RECEBIMENTO DE DENÚNCIA CONTRA PREFEITO INFRAÇÕES POLÍTICO- ADMINISTRATIVAS. É sabido que os Prefeitos Municipais podem ser submetidos a processos de cassação de seus mandatos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Coisa julgada: Novelino explica que a coisa julgada deve ser entendida

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Ação Declaratória de Constitucionalidade Parte 1 Prof. Alexandre Demidoff Previsão constitucional da Ação Declaratória de Constitucionalidade: Art.

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Rodrigo Maia:

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Rodrigo Maia: Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Rodrigo Maia: A REDE SUSTENTABILIDADE REDE, partido político devidamente registrado no TSE, com sede em Brasília/DF e com representação

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Constitucionalismo Movimento político e jurídico destinado a estabelecer em toda parte regimes constitucionais, quer dizer, governos moderados, limitados

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 08 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS 80 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais