Arquitetura de computadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Arquitetura de computadores"

Transcrição

1 Arquitetura de computadores Arquitetura de Microprocessadores Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas

2 Memória Cache Volátil; Memória RAM Volátil; Memória ROM Não volátil.

3 Articulação com as memórias PROCESSAMENTO A memória principal RAM envia informação para o processador poder calcular. A informação é enviada pelo barramento.

4 Articulação com as memórias Memória CACHE:! Elemento que ajuda a minimizar a diferença de desempenho entre o processador e os outros componentes dos computadores.

5 Articulação com as memórias Memória CACHE:! A memória cache deverá ser acedida antes de se procurar (fetch) a instrução na memória principal (RAM) - unidade de prefetch. O objetivo é evitar ao máximo o recurso à memória RAM que torna o processo mais lento.

6 Articulação com as memórias Memória CACHE:! A quantidade de memória também influencia na velocidade real do processador. Os atuais processadores possuem diferentes níveis de memória cache L1, L2, L3

7 Articulação com as memórias Memória CACHE: Cache L1 Possuem capacidade muito reduzida ( de 8 a 64 KB ). O objetivo é serem rápidas. Encontra-se integrada no próprio CPU, acompanhando a sua velocidade interna. Não depende da velocidade do BUS.

8 Articulação com as memórias Memória CACHE: A memória CACHE é dotada de inteligência. Prevê o tipo de informação que o CPU vai precisar. Ex: rotinas diárias que permitem agilizar processos. Em aproximadente 90 % dos casos o CPU encontra na CACHE a informação que precisa.

9 Articulação com as memórias Memória CACHE: Quando o CPU não encontra na CACHE a este nível, recorre à memória principal ou outro nível de CACHE. A CACHE de nível 2 aparece precisamente para os aproximadamente 10% de vezes que o processador não encontra no nível 1 o que pretende.

10 Articulação com as memórias Memória CACHE: A CACHE L2 era uma memória externa, dependente da velocidade do BUS. Nos computadores atuais já se encontra dentro do processador e precisamente por isso, o tempo de pesquisa por parte do processador vai ser ainda mais reduzido. É uma memória com mais armazenamento, porque também é acedida menos vezes.

11 Articulação com as memórias Memória CACHE: A CACHE de nível 3 está a ser muito utilizada por causa das novas arquiteturas de processadores, que envolvem vários núcleos. Os núcleos geralmente partilham a CACHE L3 que é a que tem maior capacidade de todas ( 4 a 8 MB ). Também se encontra integrada no processador.

12 Articulação com as memórias Memória CACHE: COMO SE PODE VERIFICAR, COM ESTES NÍVEIS DE MEMÓRIA CACHE O PROCESSADOR CONSEGUE EM 99% DAS VEZES O QUE PRECISA, SEM RECORRER À RAM. COM SE CHEGA A ESTES VALORES: L1 90% L2 ( 90% de 10% ) OU SEJA 9% L3 ( 90% de 1% ) OU SEJA 0,9% Fonte: Arquitetura de computadores, Areal Editores

13 Articulação com as memórias Memória CACHE:! Há CPUs que usam memória cache compartilhada, enquanto que outros possuem níveis dedicados. Os mais recentes processadores chegam a contar com mais de 10 MB de memória cache, porque de facto pode fazer diferença no processamento.

14 Articulação com as memórias Memória CACHE:! Onde se perde maior velocidade de processamento? No envio de informação para o processador. É aqui que a função da CACHE é importante!

15 Articulação com as memórias Memória CACHE: Se a memória CACHE não estiver dentro do processador, vai perder-se mais tempo no envio. É por essa razão que a memória CACHE estar dentro do processador se torna tão importante!!

16 Articulação com as memórias ENVIO de INFORMAÇÃO A memória RAM envia para o processador. A ALU, dentro do processador, realiza os cálculos.

17 Articulação com as memórias ENVIO de INFORMAÇÃO sem memória CACHE no processador.

18 Articulação com as memórias ENVIO de INFORMAÇÃO sem memória CACHE no processador.

19 Articulação com as memórias ENVIO de INFORMAÇÃO sem memória CACHE no processador.

20 Articulação com as memórias ENVIO de INFORMAÇÃO No caso da memória RAM DDR, o envio de dados vai ser duplicado. O clock efetivo nos chips é diferente do valor usado pelo barramento do sistema.

21 Articulação com as memórias ENVIO de INFORMAÇÃO A frequência do BUS não duplica. O dobro de dados transita simultaneamente.

22 Articulação com as memórias A sigla DDR significa Double Data Rate, Dupla Taxa de Transferência. Para entender como a taxa de transferência aumenta em duas vezes, basta realizar o cálculo: [número de bytes] x [frequência do barramento] x 2

23 PROCESSADOR Núcleos DUAL CORE CORE DUO CORE 2 DUO 2 núcleos I3 ; I5

24 ! PROCESSADOR - NÚCLEOS Quanto maior o número de núcleos, maior vai ser a divisão de tarefas. Algumas vezes o maior número de núcleos pode não significar maior desempenho. A forma como os processadores são desenvolvidos e depois produzidos pode fazer a diferença.

25 ! PROCESSADOR - NÚCLEOS Hyper-Threading Técnica que permite dividir um processador físico em 2 processadores lógicos. O SO vai interpretar como sendo um processador de 2 núcleos. Um programa é dividido em threads que são tratados em simultâneo pelos dois núcleos virtuais, permitindo um melhor aproveitamento do CPU.

26 ! PROCESSADOR - NÚCLEOS Durante o desenvolvimento de programas, os programadores preveem a utilização de multithread e multiprocessamento, para melhorar o aproveitamento do processador. A INTEL na série CORE i tem esta técnica implementada, o que prevê para o processador de 4 núcleos que o SO o interprete como 8.

27 PROCESSADOR! EX: Para a realização de um determinado trabalho, se dois técnicos com as mesmas capacidades trabalharem em conjunto e dividirem as tarefas, há maior probabilidade de terminar num menor espaço de tempo.

28 PROCESSADOR QUAD I5 ; I7 4 núcleos Núcleos I7 6 núcleos Com a técnica HT aos olhos do processador é visto como 12 núcleos.

29 Hypertransport & Quickpath Interconnect ( QPI ) A introdução de vários núcleos de processamento; aumento da velocidade interna; aumento das resoluções de vídeo (Full HD); texturas cada vez mais complexas utilizadas nos jogos; desenvolvimento das redes para Gigabit Ethernet. Estes foram alguns dos fatores que fizeram com que se chegasse à conclusão que deveria haver uma mudança do tipo de arquitetura, anteriormente baseada no FSB. Quantidades enormes de dados passavam pela North Bridge atingindo um estrangulamento (bottleneck).

30 Hypertransport & Quickpath Interconnect ( QPI ) Estas técnicas permitem interligar o processador diretamente à South Bridge ( ICH ). Cada processador passa a ter integrado um controlador de memória deixando assim de esse acesso ser realizado através da North Bridge ( MCH ). MCH ( Memory Controlller Hub Controlador de memória e dispositivos I/O (Northbridge) ICH - Input/Output Hub (Southbridge)

31 Hypertransport & Quickpath Interconnect ( QPI ) Para o utilizador comum traz vantagens no aproveitamento da memória RAM. É possível tirar partido de uma memória DDR3 devido ao controlador de memória integrado no CPU. Existem também vantagens no acesso ao barramento da placa gráfica e a outros componentes de entrada e saída. Estas tecnologias revelaram-se muito importantes principalmente em sistemas com vários processadores. Cada um tem o seu controlador de memória e ligação direta aos outros. Ex: Servidores

32 Hypertransport & Quickpath Interconnect ( QPI ) Fonte: Arquitetura de computadores, Areal Editores

33 HIERARQUIA DA MEMÓRIA Á MEDIDA QUE VAI DESCENDO NA PIRÂMIDE, A VELOCIDADE DE ACESSO DIMINUI, O PREÇO TAMBÉM DIMINUI E A CAPACIDADE AUMENTA. Fonte: Arquitetura de computadores, Areal Editores

34 Para escolher 1º) A marca; 2º) Defina suas prioridades; 3º) Informar-se muito bem nos sites oficiais sobre os diversos modelos; 4º) Analise o tipo de memória requisitado para o processador (ex: DDR2, DDR3);

35 Para escolher 5º) Para processadores de alto desempenho, aproveite para verificar a fonte necessária e a placa-mãe suportada; 6º) Analisar bem os comparativos nos sítios web da especialidade; 7º) Faça uma boa pesquisa sobre os preços.

36 Artigo Montar um PC CLICAR NA LIGAÇÃO

37

38 Características

39 Características

40 Características

41 CPU-Z dados

Arquitetura de Microprocessadores

Arquitetura de Microprocessadores Arquitetura de Computadores UNIDADE 4 Arquitetura de 27-02-2019 Sumário FSB e Além; Tipo de microprocessadores; Organização do Sistema de E/S; Hierarquia da memória; North Bridge A CPU Bus, Front Side

Leia mais

Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Quais as vantagens da utilização de transístores face às válvulas de vácuo?

Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Quais as vantagens da utilização de transístores face às válvulas de vácuo? ANO LETIVO 2018/2019 FICHA DE AVALIAÇÃO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES Módulo Nº: 4 Data: 14/03/20189 Tipo de Prova: Teórica Classificação: O Docente: (Rafael Henriques) Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Leia

Leia mais

Responde às seguintes questões. 5. Quais as vantagens da utilização de transístores face às válvulas de vácuo?

Responde às seguintes questões. 5. Quais as vantagens da utilização de transístores face às válvulas de vácuo? ARQUITETURA DE COMPUTADORES FICHA DE TRABALHO Nº 5 - REVISÃO Mod 4 Arquitetura de Microprocessadores Vamos lá Nome: Número: Turma: Responde às seguintes questões 1. Qual foi o primeiro computador a usar

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM. Professor: Francisco Ary Alves de Souza

Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM. Professor: Francisco Ary Alves de Souza Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM Professor: Francisco Ary Alves de Souza Processadores Processadores: Microprocessador: 2 Processadores Processadores: Trabalha em altas

Leia mais

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Processadores Professor: Francisco Ary Introdução O que vimos no último encontro: O que é um computador; Arquitetura Três partes principais: Processador; Memória; e Sistema

Leia mais

Arquitetura de Microprocessadores

Arquitetura de Microprocessadores Arquitetura de Computadores UNIDADE 4 Arquitetura de 12-02-2019 Sumário Interrupções; Memória Cache ARQUITETURA DE UM MICROPROCESSADOR Interrupções Por vezes o CPU interrompe o seu trabalho para atender

Leia mais

Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Qual o primeiro nome do computador à base de transístores?

Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Qual o primeiro nome do computador à base de transístores? ANO LETIVO 2018/2019 FICHA DE AVALIAÇÃO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES Módulo Nº: 4 Data: 13/03/20189 Tipo de Prova: Teórica Classificação: O Docente: (Rafael Henriques) Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Leia

Leia mais

Arquitetura de Microprocessadores

Arquitetura de Microprocessadores Arquitetura de Computadores UNIDADE 4 Arquitetura de Microprocessadores Aula nº 15 e 16 1º Período Ano letivo 2017/2018 Lição nº 15 e 16 15-01-2019 O CPU (continuação) Registos internos; BUS interno Vs

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

Arquitectura de Computadores (ACom)

Arquitectura de Computadores (ACom) Arquitectura de Computadores (ACom) MEAer Acetatos das Aulas Teóricas Versão 5.0 - Português Aula N o 27: Título: Sumário: Estrutura interna de um PC Estrutura interna de um PC; Sistema de entradas e saídas

Leia mais

Montagem e manutenção de computadores

Montagem e manutenção de computadores Montagem e manutenção de computadores Processadores Prof. Patrícia Lucas Processadores 1 O processador é o responsável por executar instruções de máquina. A CPU (Unidade central de processamento): é o

Leia mais

Arquitetura de Microprocessadores

Arquitetura de Microprocessadores Arquitetura de Computadores UNIDADE 4 Arquitetura de Microprocessadores Aula nº 13 e 14 1º Período Ano letivo 2017/2018 Lição nº 13 e 14 15-01-2019 Sumário Arquitetura de von Neumann; O CPU BUS Arquitetura

Leia mais

Memória [11] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

Memória [11] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira Conheça o seu PC: Memória RAM Disponível em: http://olhardigital.uol.com.br/video/conheca-o-seu-pc-memoria-ram/28771 Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/video/conheca-o-seu-pc-memoria-ram/28771

Leia mais

Embora seja brutalmente mais rápida que o HD e outros periféricos, a memória RAM continua sendo muito mais lenta que o processador.

Embora seja brutalmente mais rápida que o HD e outros periféricos, a memória RAM continua sendo muito mais lenta que o processador. Memória RAM Embora seja brutalmente mais rápida que o HD e outros periféricos, a memória RAM continua sendo muito mais lenta que o processador. O uso de caches diminui a perda de desempenho, reduzindo

Leia mais

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Processadores Professor: Francisco Ary Introdução O que vimos no último encontro: O que é um computador; Arquitetura Três partes principais: Processador; Memória; e Sistema

Leia mais

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Introdução A atividade de um computador pode ser definida por um modelo simples: Introdução Na etapa de processamento

Leia mais

Manutenção de Microcomputadores I

Manutenção de Microcomputadores I Manutenção de Microcomputadores I Aula03 Memórias Introdução Hardware que auxilia no processamento dos dadospelaucp. Hierarquia dos diferentes tipos de Memórias Tipos Registradores: pequenos dispositivos

Leia mais

Arquitetura de computadores

Arquitetura de computadores Arquitetura de computadores Arquitetura de Microprocessadores Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas O Computador Hardware Unidades Funcionais de um Sistema Informático Dispositivos

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Memórias

Arquitetura de Computadores. Memórias Arquitetura de Computadores Memórias Relembrando Arquitetura de Von Neuman Memória Acesso por palavra Programas são armazenados aqui Controlador de memoria Dispositivos de entrada Dispositivos de saída

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

Função Principal da Memória

Função Principal da Memória Memórias Slide 2 Função Principal da Memória Armazenar dados. Armazenar os programas para serem executados pelo processador. Slide 3 Memória x Processador x HD Placa Mãe: Controlador de Memória Slide 4

Leia mais

Arquitetura de Computadores e Redes de Dados

Arquitetura de Computadores e Redes de Dados Arquitetura de Computadores e Redes de Dados Curso Técnico de Informática de Sistemas Ano Letivo 2017/2018 Ciclo de Formação 2017/2020 Professora Ana Reis Prof. Ana Reis - ASRD 1 UFCD o769 Arquitetura

Leia mais

Programador/a de Informática

Programador/a de Informática 481040 - Programador/a de Informática UFCD - 0770 Dispositivos e periféricos Sessão 4 SUMÁRIO Memórias Primárias RAM ROM Cache Comunicam diretamente com o processador; Armazenam pequenas quantidades de

Leia mais

Arquitetura de Microprocessadores

Arquitetura de Microprocessadores Arquitetura de Computadores UNIDADE 4 Arquitetura de 26-02-2019 Sumário Técnicas de processamento paralelo; Pipeline; Hyper-Threading; Processadores de vários núcleos; O aumento de velocidade de processamento

Leia mais

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary Manutenção de Computadores Composição de um computador Professor: Francisco Ary Introdução Composição de um computador: Composto de um conjunto de componentes, em sua maioria eletrônicos; (Hardware) 2

Leia mais

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Processadores Profº Elton Rodrigo

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Processadores Profº Elton Rodrigo 1 Sumário Introdução... 3 1- Processadores... 4 1.2 - FSB...4 1.2 Memória Cache...4 2 Sockets de processadores... 5 2.1 Hyper Threading (HT)...8 3 Processadores atuais... 9 4 - Cooler... 13 2 Introdução

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 1

Introdução à Informática. Aula 1 Introdução à Informática Aula 1 Site da disciplina sites.google.com/site/ifbagustavo/ Ementa Introdução ao HARDWARE; Conceitos e operacionais; utilização de sistemas Utilização de Processador de texto;

Leia mais

Arquitetura de Microprocessadores

Arquitetura de Microprocessadores Arquitetura de Computadores UNIDADE 4 Arquitetura de Microprocessadores Aula nº 13 e 14 1º Período Ano letivo 2017/2018 Lição nº 13 e 14 10-11-2017 Sumário Arquitetura de von Neumann; O CPU BUS Arquitetura

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

Manutenção Básica de Computadores. Professor: Francisco Ary Alves de Souza

Manutenção Básica de Computadores. Professor: Francisco Ary Alves de Souza Manutenção Básica de Computadores Professor: Francisco Ary Alves de Souza Sumário Introdução Principais componentes: Gabinete, Fonte de Alimentação, Placa Mãe; Processador, Memória RAM, Hard Disk (HD),

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO I 1. A placa-mãe (motherboard) de um computador é o hardware responsável por conectar e interligar todos os componentes. Um componente que já vem instalado

Leia mais

Microprocessadores II - ELE 1084

Microprocessadores II - ELE 1084 Microprocessadores II - ELE 1084 CAPÍTULO III PROCESSADORES P5 3.1 Gerações de Processadores 3.1 Gerações de Processadores Quinta Geração (P5) Pentium (586) 32 bits; Instruções MMX; Concorrente K5 (AMD).

Leia mais

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Folha de Rosto SISTEMA FEDERACAO DAS INDUSTRIAS

Folha de Rosto SISTEMA FEDERACAO DAS INDUSTRIAS Folha de Rosto Para: Empresa: SISTEMA FEDERACAO DAS INDUSTRIAS Contato: Patrícia C. V. de Camargo Saldanha Pregoeira Oficial Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonca, n. 4.301 Ed. Sistema Fiemt Cidade:

Leia mais

Na segunda aula vamos falar sobre o Processador, funcionamento e seus tipos.

Na segunda aula vamos falar sobre o Processador, funcionamento e seus tipos. AULA 2 Na segunda aula vamos falar sobre o Processador, funcionamento e seus tipos. 1. PROCESSADOR O Processador (CPU) é um chip normalmente que serve para realizar todas as tarefas feitas pelo computador..

Leia mais

Placa Mãe (Principal)

Placa Mãe (Principal) 11011001 10010001 10101110 11101110 10000001 01010101 Olá, tudo bem?! Olá, tudo bem?! Placa Mãe (Principal) HD (Hard Disk Disco Rígido) HD - Aberto CPU Central Processing Unit CPU Central Processing Unit

Leia mais

Ferramentas para Programação em Processadores Multi-Core

Ferramentas para Programação em Processadores Multi-Core Ferramentas para Programação em Processadores Multi- Prof. Dr. Departamento de Informática Universidade Federal de Pelotas Sumário Introdução Programação multithread Ferramentas de programação Prática

Leia mais

INFORMÁTICA MEMÓRIAS. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA MEMÓRIAS. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA MEMÓRIAS de Albuquerque Ementa Conceitos de Hardware e Software Dispositivos de Entrada e Saída Processadores e Memórias Componentes das janelas Paint e WordPad Arquivos e pastas Teclas de

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

Organização de Computadores Sistema de Interconexão. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Sistema de Interconexão. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Sistema de Interconexão Professor: Francisco Ary Como já sabemos, um computador é constituído basicamente por: processador; memória; e dispositivo de entrada e de saída. O comportamento

Leia mais

3. Unidade Central de Processamento

3. Unidade Central de Processamento 3. Unidade Central de Processamento Um microprocessador é um chip responsável por buscar e executar instruções e dados existentes na memória RAM. Vai de regra as instruções são bastante simples, como por

Leia mais

Componentes de um Computador Típico

Componentes de um Computador Típico Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

Informática. Hardware & Software

Informática. Hardware & Software Informática Hardware & Software Hardware & Software Hardware: Parte física. Sinais Elétricos. Computadores, automóveis, aviões, ônibus, celulares, tablets, entre outros. Software: Parte lógica. Bytes.

Leia mais

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros Componentes de Hardware Alberto Felipe FriderichsBarros Configuração A configuração de um computador é, nada mais, que a receita do computador, ou seja, a listagem dos equipamentos que o formam. Qual das

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES ARQUITETURA DE COMPUTADORES É pouco provável a utilização de um micro hoje em dia sem cache de memória, um sistema que utiliza uma pequena quantidade de memória estática como intermediária no acesso à

Leia mais

Hardware Conceitos Básicos. Introdução*à*Informática 14

Hardware Conceitos Básicos. Introdução*à*Informática 14 Hardware Conceitos Básicos Introdução*à*Informática 14 Hardware Conceitos Básicos Componentes principais de um computador Introdução*à*Informática 15 Hardware Conceitos Básicos CPU (Unidade Central de

Leia mais

Montagem e Manutenção Processadores

Montagem e Manutenção Processadores Montagem e Manutenção Processadores Processador Cérebro Computacional Evolução dos Computadores 1ª Geração => Válvulas (1945-1955) ENIAC: Tinha 19.000 válvulas Pesava 30 toneladas Área de150 m 2 Evolução

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores 2018.1 Computador O computador é uma máquina que realiza processamento de dados automaticamente. Ela é formada por um hardware e um software. O Engenho Analítico é o primeiro

Leia mais

Hardware e Manutenção de Micros

Hardware e Manutenção de Micros Hardware e Manutenção de Micros Cooler de CPU Memórias Tipos Tecnologias de construção Características Produzido por Márcio Jusilho Cooler de CPU É um conjunto do dissipação térmica do processador. O cooler

Leia mais

Organização & Manutenção de. Computadores. Aula 05. Placa-Mãe (Motherboard) Parte 2

Organização & Manutenção de. Computadores. Aula 05. Placa-Mãe (Motherboard) Parte 2 Organização & Manutenção de Computadores Aula 05 Placa-Mãe (Motherboard) Parte 2 SOCKETS Socket Local para encaixe do processador; Socket x Processador; Socket 2 Tipos: PROCESSADORES Processadores Encapsulamentos

Leia mais

Memória é um dispositivo capaz de armazenar informação. Logo, podemos dividir dos dispositivos que podem armazenar dados em Quatro tipos:

Memória é um dispositivo capaz de armazenar informação. Logo, podemos dividir dos dispositivos que podem armazenar dados em Quatro tipos: Memória Memória é um dispositivo capaz de armazenar informação Logo, podemos dividir dos dispositivos que podem armazenar dados em Quatro tipos: Memória Principal ROM RAM Memória Secundária Disco rígidos,

Leia mais

Conjunto de fios paralelos que permitem a transmissão de dados, endereços e sinais de controle entre a UCP, memória e dispositivos de entrada e

Conjunto de fios paralelos que permitem a transmissão de dados, endereços e sinais de controle entre a UCP, memória e dispositivos de entrada e Conjunto de fios paralelos que permitem a transmissão de dados, endereços e sinais de controle entre a UCP, memória e dispositivos de entrada e saída. Conjunto de fios paralelos que permitem a transmissão

Leia mais

AJProença, Sistemas de Computação, UMinho, 2017/ ou + Unidades (Centrais) de Processamento (CPU)

AJProença, Sistemas de Computação, UMinho, 2017/ ou + Unidades (Centrais) de Processamento (CPU) Introdução aos Sistemas de Computação (2) Estrutura do tema ISC 1. Representação de informação num computador 2. Organização e estrutura interna dum computador 3. Execução de programas num computador 4.

Leia mais

HCT1 HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Professor: Kleber Manrique Trevisani Aluno: João Jakybalis Neto

HCT1 HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Professor: Kleber Manrique Trevisani Aluno: João Jakybalis Neto HCT1 HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Professor: Kleber Manrique Trevisani Aluno: João Jakybalis Neto INTEL 4004 LANÇADO EM 1971 COM CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO DE 8 bits. Lançado em 1974 Primeiro sucesso

Leia mais

Placa Mãe Motherboard`s

Placa Mãe Motherboard`s Placa Mãe Motherboard`s Módulo 01 Ambientação Tecnológica Prof. Felipe A. Pires O que é placa-mãe ou motherboard? É o circuito responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador,

Leia mais

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 7 e Magda Lopes

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 7 e Magda Lopes Tecnologias de Informação e Comunicação 7ºAno 1.º Período Aula 7 e 8 16 Componentes de um sistema informático Dispositivos de armazenamento mais utilizados: Por meios magnéticos Exemplos:, disquete. Por

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Barramento

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Barramento Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Barramento Arquitetura de Computadores Agenda: Barramento 1. Introdução (definição). 2. Função 3. Vantagem e Desvantagem 4. Característica 5. Tipos 6.

Leia mais

Programador/a de Informática

Programador/a de Informática 481040 - Programador/a de Informática UFCD - 0770 Dispositivos e periféricos Sessão 2 SUMÁRIO Tipos de motherboard; Processador e Tecnologias de Microprocessador; Registos Internos; Dissipadores e Ventoinhas;

Leia mais

Hardware. Organização Funcional de um. Computador. Arquitetura de Multiprocessadores. UCP Unidade Central de Processamento AMD. Sistema Central CPU

Hardware. Organização Funcional de um. Computador. Arquitetura de Multiprocessadores. UCP Unidade Central de Processamento AMD. Sistema Central CPU Hardware UCP Unidade Central de Processamento AMD Disciplina: Organização e Arquitetura de Computadores Prof. Luiz Antonio do Nascimento Faculdade Nossa Cidade Organização Funcional de um Computador Unidade

Leia mais

Organização Estruturada de Computadores Arquitetura e Organizaçãode Computadores. Nesta Aula. Abstração de Computadores. O Modelo von Neumann

Organização Estruturada de Computadores Arquitetura e Organizaçãode Computadores. Nesta Aula. Abstração de Computadores. O Modelo von Neumann GBC046 Arq. e Org. de Computadores II Organização Estruturada de Computadores Arquitetura e Organizaçãode Computadores Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel

Leia mais

Modelo de Von Neumann

Modelo de Von Neumann 1 Modelo de Von Neumann Memória UC ALU Entrada Saída ACC 2 Arquitetura de Von Neumann 3 O Computador 4 Processador Microprocessadores São processadores contidos em um único encapsulamento (CI). Microcontroladores

Leia mais

CENTRAL PRCESSING UNIT

CENTRAL PRCESSING UNIT Processador O processador, também chamado de CPU ( CENTRAL PRCESSING UNIT) é o componente de hardware responsável por processar dados e transformar em informação. Ele também transmite estas informações

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 2 O COMPUTADOR 3 O COMPUTADOR 4 O COMPUTADOR Blocos funcionais 5 TIPOS DE COMPUTADOR Você conhece os diferentes tipos de computador? 6 TIPOS DE COMPUTADOR PC

Leia mais

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Hardware Definição de Computador Computador Digital Componentes Básicos CPU Processador Memória Barramento Unidades de Entrada e

Leia mais

Evolução dos Microprocessadores

Evolução dos Microprocessadores A Hugo Gonçalves Victor Rodrigues Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa 2 de Janeiro de 2012 Outline A Evolução Computacional A 1 A Evolução Computacional Os Microprocessadores

Leia mais

Níveis de memória. Diferentes velocidades de acesso. Memória Cache. Memórias Auxiliar e Auxiliar-Backup

Níveis de memória. Diferentes velocidades de acesso. Memória Cache. Memórias Auxiliar e Auxiliar-Backup Memória Níveis de memória Diferentes velocidades de acesso Pequeno Alto(a) Cache RAM Auxiliar Auxiliar-Backup Memória Cache altíssima velocidade de acesso acelerar o processo de busca de informações na

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com Unidade 2 Conteúdo Programático Componentes

Leia mais

Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware

Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware Sistemas Operacionais Conceitos de Hardware Sumário 1. Introdução 7. RISC e CISC 2. Processador 1. Operações de Processamento 2. Unidade de Controle 3. Ciclos de uma Instrução 3. Memória 1. Memória Principal

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

periféricos: interfaces humano-computador (HCI) arquivo de informação comunicações

periféricos: interfaces humano-computador (HCI) arquivo de informação comunicações Introdução aos Sistemas de Computação (6) Análise de componentes num computador Estrutura do tema ISC 1. Representação de informação num computador 2. Organização e estrutura interna dum computador 3.

Leia mais

Arquitectura interna de um computador. Organização de um computador. Organização de um computador. Organização de um computador

Arquitectura interna de um computador. Organização de um computador. Organização de um computador. Organização de um computador Arquitectura interna de um computador Descrição de uma tarefa Fases de execução de uma tarefa Unidades de execução de uma tarefa Computador como um conjunto de unidades de execução de tarefas Trabalho

Leia mais

INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Função e Estrutura. Introdução Organização e Arquitetura. Organização e Arquitetura

INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Função e Estrutura. Introdução Organização e Arquitetura. Organização e Arquitetura Introdução Organização e Arquitetura INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Eduardo Max Amaro Amaral Arquitetura são os atributos visíveis ao programador. Conjunto de instruções, número

Leia mais

HARDWARE COMPONENTES DO COMPUTADOR

HARDWARE COMPONENTES DO COMPUTADOR 2009 HARDWARE COMPONENTES DO COMPUTADOR Breve descrição dos componentes físicos do computador. Sónia Rodrigues 07 09 2009 HARDWARE 2 ÍNDICE 1. HARDWARE... 3 2. MOTHERBOARD... 4 3. PROCESSADOR... 5 4. MEMÓRIAS...

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4. Cristina Boeres

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4. Cristina Boeres FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4 Cristina Boeres Memória! É um dos componentes de um sistema de computação! Sua função é armazenar informações que são ou serão manipuladas

Leia mais

PLACA MÃE. Hardware de Computadores

PLACA MÃE. Hardware de Computadores PLACA MÃE Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

Estrutura e Funcionamento do Computador

Estrutura e Funcionamento do Computador Estrutura e Funcionamento do Computador Um computador funciona com dois tipos de componentes essenciais: Hardware Software 2 Hardware São todos os componentes físicos (pode ser visto e tocado) de um computador.

Leia mais

Construção de um protótipo de interface para microcomputador tipo PC para interligar duas placas mãe

Construção de um protótipo de interface para microcomputador tipo PC para interligar duas placas mãe Construção de um protótipo de interface para microcomputador tipo PC para interligar duas placas mãe Orientando: Cleverson dos Santos Orientador: Antonio Carlos Tavares Blumenau, Julho/2002 Roteiro da

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Curso Técnico em Informática SUMÁRIO CHIPSET... 3 PONTE NORTE... 3 PONTE SUL... 5 REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA... 6 2 CHIPSET Segundo Silva, Data e Paula (2009), uma tradução para

Leia mais

Circuitos Lógicos Aula 26

Circuitos Lógicos Aula 26 Circuitos Lógicos Aula 26 Aula passada Mais adição Circuito com maior largura Subtração Mais ULA Aula de hoje Memória Funcionamento e arquitetura ROM, RAM e variações Processador Intel Memória Memória:

Leia mais

Barramentos internos/externos

Barramentos internos/externos Barramentos Uma das características principais de um processador são os seus barramentos. Os barramentos são auto-estradas por onde circula a informação, seja no interior do CPU ou do interior para o exterior,

Leia mais

MEMÓRIA PRINCIPAL QUESTÕES DISCURSIVAS. QUESTÃO 01. O que significa memória RAM? QUESTÃO 02. O que é memória volátil?

MEMÓRIA PRINCIPAL QUESTÕES DISCURSIVAS. QUESTÃO 01. O que significa memória RAM? QUESTÃO 02. O que é memória volátil? MEMÓRIA PRINCIPAL QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO 01. O que significa memória RAM? QUESTÃO 02. O que é memória volátil? QUESTÃO 03. Diferencie memória de armazenagem. QUESTÃO 04. Porque a memória RAM é denominada

Leia mais

Módulo 3 - Estrutura e configuração de Sistemas Operativos monoposto

Módulo 3 - Estrutura e configuração de Sistemas Operativos monoposto Módulo 3 - Estrutura e configuração de Sistemas Operativos monoposto 20-05-2009 - Aula nº 121,122 Funções de um Sistema Operativo Gestão do processador ao nível da sua planificação Gestão da Memória Gestão

Leia mais

HARDWARE Componentes do Computador

HARDWARE Componentes do Computador 2009 HARDWARE 1 HARDWARE Componentes do Computador Breve descrição dos componentes físicos do computador Maria João Bastos 07-09-2009 HARDWARE 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO-HARDUARE... 3 2. MOTHERBOARDS ou PLACA

Leia mais

Conceitos e Gerenciamento de Memória

Conceitos e Gerenciamento de Memória Conceitos e Gerenciamento de Memória Introdução Num sistema computacional, temos diferentes tipos de memórias, para diferentes finalidades, que se interligam de forma estruturada e que formam o subsistema

Leia mais

Memórias Row Address Strobe Column Address Strobe

Memórias Row Address Strobe Column Address Strobe um chip de memória é um exército de clones, formado por um brutal número de células idênticas, organizadas na forma de linhas e colunas, de forma similar a uma planilha eletrônica. O chip de memória em

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Organização de Computadores I Aula 2 Material: Diego Passos http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp/pdf/parte2.pdf Organização de Computadores I Aula 2 1/29 Tópicos de Computação. de um Sistema de Computação..

Leia mais

SSC0611 Arquitetura de Computadores

SSC0611 Arquitetura de Computadores SSC0611 Arquitetura de Computadores 17ª Aula Paralelismos nível de tarefas Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Paralelismo no nível de tarefas Paralelismo a nível de thread (TLP Thread-Level

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Componentes básicos do computador: hardware e software; unidade de sistema; dispositivos de entrada e saída de dados e informação. Realização de ficha de trabalho

Leia mais

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Componentes Básicos de um Computador Principais Componentes do Gabinete 3 4 CPU ou UCP (Processador)

Leia mais

Sistemas Computacionais e Hardware. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais

Sistemas Computacionais e Hardware. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais Sistemas Computacionais e Hardware Disciplina: Informática Prof. Higor Morais 1 Agenda Sistema Computacional O Computador e seus componentes Hardware 2 Unidade de entrada Unidade de saída Unidade de Processamento

Leia mais

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho 2

Leia mais

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle Aula 07 BARRAMENTOS Barramentos Para que as placas de expansão possam ser utilizados em qualquer micro, independentemente do processador instalado, utiliza-se diversos modelos de barramentos de expansão.

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Informática Aplicada Bacharelado em Engenharia de Pesca Flávia Coelho flaviacoelho@ufersa.edu.br 1 Elaborado por Yáskara Menescal e atualizado por Flávia Coelho, em março de 2009

Leia mais