Nossos primeiros objetos a serem transformados e embelezados pelo mosaico serão aqueles feitos com MDF.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nossos primeiros objetos a serem transformados e embelezados pelo mosaico serão aqueles feitos com MDF."

Transcrição

1 MOSAICO

2 O mosaico pode ser feito em diversas superfícies, como madeira, placa cimentícea, vidro, ferro, entre outros. Começaremos nossos passo a passo com o mosaico feito em madeira, que é o mais comum e o mais procurado. A técnica do mosaico é a mesma, independente de onde será feito o trabalho. O que mudam são as superfícies e colas usadas. Nossos primeiros objetos a serem transformados e embelezados pelo mosaico serão aqueles feitos com MDF. A maioria das peças para artesanato em madeira é feita de MDF. Não é uma madeira nobre, e por isso o preço torna-se mais acessível. Existem muitas lojas que vendem peças para artesanato, feitas com MDF. Se você não encontrar em sua cidade, procure no google, pois há diversas lojas virtuais.

3 Pastilhas de vidro e azulejos Em meus mosaicos, utilizo pastilhas de vidro ou azulejos. Existem muitos outros materiais, como pastilhas de vidro cristal, de cerâmica e de fibra de côco. As pastilhas de vidro e azulejos são matérias primas encontradas facilmente. Sei que em muitas cidades não há lojas com estes materiais, mas existem algumas lojas na internet, onde o preço é muito bom, assim como o atendimento. Eu prefiro comprar em loja física, porque adoro conhecer as novidades, tocar nas placas, imaginar peças. Existem várias marcas de pastilhas, e prefiro não citar nenhuma específica. Todas que usei até hoje nunca me decepcionaram.

4 Adoro trabalhar com azulejos, mas ultimamente eles começaram a vir com alturas diferentes, o que deixava algumas superfícies irregulares. Quando comprar os azulejos, veja se eles têm todos a mesma altura, para não ter problemas depois. Os azulejos podem ser comprados em lojas de materiais para mosaico, e também em lojas de azulejos antigos. Em qualquer lugar, tenho achado o preço muito caro, especialmente quando são vendidos por unidade. Uma solução é comprar caixas fechadas, em lojas de material de construção, mas elas contém mais de 40 azulejos. Se você usar pouco, não compensa. Eu só compro caixa de branco, que é o que mais uso. Cola Utilizo sempre cola branca extra para artesanato, da tekbond ou cascorez extra, a do rótulo azul. Para outras superfícies, trabalharemos com silicone, mas isto é mais

5 Torquês para a frente.

6 Existem dois tipos de torquês: com e sem roldanas. Para quebrar azulejos, utilizo a torquês sem roldanas. Para quebrar pastilhas, uso a torquês com roldanas. Ela permite um corte preciso, e não estilhaça as pastilhas. Há diversas marcas de torquês muito boas no mercado. Estas ferramentas são facilmente encontradas em lojas de material para mosaico. De novo vale a dica da loja virtual, caso não encontre em sua cidade. Pinça Vou contar um segredo para vocês: eu não utilizo a pinça. Não me adaptei, e olhem que eu tentei. Muitas de minhas alunas gostaram, e por isso indico seu uso.

7 Com ela, fica mais fácil encaixar os cacos de pastilhas nos desenhos. Quando eu fizer os passo a passo, vou contar para vocês a ferramenta que uso e adoro. Rejunte O rejunte é utilizado para preencher os espaços entre as pastilhas ou azulejos, deixando perfeito seu trabalho de mosaico.

8 Existem diversas marcas no mercado, e algumas específicas para mosaico, mas eu não abro mão do rejunte Quartzolit, da Weber. Não sou paga por isso. Já testei diversas marcas, e realmente gosto dessa. Este rejunte é encontrado facilmente, inclusive em depósitos de construção, e o preço é muito bom. A qualidade é excelente. Estopa, esponja, potinho para fazer o rejunte e espátula flexível Estes são materiais baratos e encontrados facilmente. Com eles, faremos o rejunte e daremos acabamento nas peças. O potinho para fazer rejunte é um tubo de cola cortado. Os outros materiais são encontrados em depósitos de construção. Verniz acrílico Será aplicado no final, para proteger seu trabalho.

9 Eu usava verniz acrílico que comprava em loja de tintas, de marcas como Suvinil ou Sherwin Williams, mas eles são vendidos apenas em galões de 3,6l. Como o verniz rende muito, acabava endurecendo, na lata. Optei pela marca FC12, que vem em um pote de 900 ml, e mesmo assim dura muito. Recomendo o verniz acrílico fosco, que não interfere no trabalho, não muda sua cor, e seca muito rápido. Além disso, deixa um leve acetinado nas peças. Se não achar o verniz FC12, procure outra marca, mas sempre de verniz acrílico. Tirei uma foto de uma estante da minha oficina, onde acomodo as placas de mosaico e os potes com as pastilhas coloridas.

10 Sempre que fazemos mosaico, não usamos tudo que compramos, e é sempre bom manter um estoque, até porque não sabemos quando virá uma inspiração avassaladora. Moldura com mosaico O primeiro passo é a escolha da moldura. Você pode usar uma moldura antiga, ou comprar uma nova em lojas que vendem peças de MDF para artesanato. Outra opção é pedir para um marceneiro ou moldureiro confeccionar a moldura. Lembre-se que a moldura tem que ser reta, sem desníveis.

11 Primeiro, faça o desenho na moldura. e depois escolha as cores que serão utilizadas. Como eu disse, fiz esta moldura para uma cliente. Ela pediu flores, e deixou que eu criasse o desenho. As molduras de flores são as que fazem mais sucesso, especialmente quando o fundo é branco, e os desenhos se destacam. Todo mundo gosta! Comece sempre pelos desenhos. Faça as flores

12 ..e depois os caules. Neste projeto, trabalhei com cacos de pastilhas de vidro, mas você pode fazer a moldura com cacos de azulejos.

13 Note que o caule é feito com cacos pequeninos que se encaixam perfeitamente, dando uma sensação de movimento. Uma dica: faça as extremidades dos caules com cacos mais irregulares. O caule deve sempre começar e terminar com uma ponta, o que gerará esta sensação de movimento e continuidade. Depois de fazer as flores, faça os caules, e depois os arabescos, em verde mais escuro.

14 Todos os desenhos e arabescos estão prontos. Finalmente, faça o fundo branco, ou na cor que você preferir. Como disse, prefiro fundo branco, pois os desenhos se destacam e ganham vida.

15 Comece pelas bordas. É muito importante que você alinhe os cacos às margens superior e inferior. Não deixe que nenhuma pastilha saia ou fique para dentro das margens, pois isto comprometerá o resultado final.

16 A moldura é reta, e as pastilhas devem ficar perfeitamente alinhadas às margens. É um trabalho de formiguinha, mas o resultado compensa o esforço! Para a confecção do fundo, trabalhe com pastilhas cortadas ao meio, algumas mais retas, outras mais irregulares. Depois de fazer as bordas, espere secar bem, para depois fazer o restante do fundo. Quando não espero secar, fatalmente esbarro no trabalho já feito, e as pastilhas saem do lugar. Trabalho dobrado, que não vale à pena. Nesta parte, você usará pastilhas cortadas ao meio e cacos menores, que preencherão espaços pequenos. É como montar um quebra-cabeça. Os cacos não precisam ficar grudados um no outro, mas também não podem ficar muito espaçados. Lembre-se que o rejunte preencherá os pequenos espaços. Conforme for preenchendo o fundo, pressione levemente os cacos colados, pois alguns ficam desnivelados, com pontas para cima.

17 Os cacos devem estar nivelados, para que o acabamento fique perfeito. Quando terminar o fundo, espere secar de um dia para o outro. Depois, siga as mesmas etapas ensinadas no passo a passo da bandeja: Rejunte Primeiro, passe na peça toda..e depois nas bordas superior e inferior, onde as pastilhas encontram a madeira.

18 Todos os vãos devem ser preenchidos. Verniz acrílico Depois de limpa a moldura, deve ser passado com uma estopa, e logo em seguida retirado dos cacos, com outra estopa. O verniz deve penetrar apenas no rejunte, o que acontece rapidamente.

19 Coloque o espelho e admire o resultado.

Tutorial para modificar kit de móveis básico

Tutorial para modificar kit de móveis básico Tutorial para modificar kit de móveis básico (kit pode ser obtido em www.pequenasartes.com.br ) Material necessário: - estilete - lixa (é sempre bom ter um pouco a mais) de 240 ou mais fina. Quanto mais

Leia mais

Técnicas de mosaico: compreendendo os segredos. com Marcela Muñoz

Técnicas de mosaico: compreendendo os segredos. com Marcela Muñoz Técnicas de mosaico: compreendendo os segredos com Marcela Muñoz ESTEMATERIAL MATERIALÉÉPARTE PARTEINTEGRANTE INTEGRANTEDO DOCURSO CURSOONLINE ONLINE TÉCNICA CURSO DE ESTE DEGESTANTE MOSAICOS DA DAEDUK

Leia mais

Como pintar listas na parede sem que a tinta ultrapasse a fita crepe?

Como pintar listas na parede sem que a tinta ultrapasse a fita crepe? TEXTURA & CORES Como pintar listas na parede sem que a tinta ultrapasse a fita crepe? Para realizar esta tarefa, o local da parede onde vai ser colada a fita crepe não deve ter imperfeições, ranhuras e

Leia mais

Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico

Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico Tempo de execução: aproximadamente 1 hora e meia sem contar tempos de secagem Grau de dificuldade: difícil Material: Caixa de MDF quadrada, com tampa medindo

Leia mais

Sumário. O que você precisa saber antes de começar a ler esse livro 04. Quem sou eu para te dar dicas de artesanato? 05.

Sumário. O que você precisa saber antes de começar a ler esse livro 04. Quem sou eu para te dar dicas de artesanato? 05. Sumário O que você precisa saber antes de começar a ler esse livro 04 Quem sou eu para te dar dicas de artesanato? 05 Eu na telinha 06 O artesanato hoje. 07 10 materiais essenciais 09 Sites para comprar

Leia mais

Omega 93/98

Omega 93/98 Troca da Moldura Central do Painel Omega 93/98 Fernando Furini/Adilio Pereira - 2009 www.omegaclube.com 1 Parafusos do cinzeiro 2 Parafusos do controle de ventilação (Ficam atrás da capinha do acendedor

Leia mais

Como Fazer uma Capa de Sofá

Como Fazer uma Capa de Sofá Como Fazer uma Capa de Sofá Uma capa de sofá pode dar vida nova a uma mobília mais antiga, além de uma aparência atualizada a um cômodo. Embora seja possível comprá-la, fazer a sua é mais econômico e traz

Leia mais

#03 PROJETO MESA DE GRAVAÇÃO PEQUENA

#03 PROJETO MESA DE GRAVAÇÃO PEQUENA A mesa de gravação de matrizes de serigrafia é um equipamento fundamental para quem quer gravar suas próprias telas. Este equipamento existe em diversos modelos, com preços e recursos técnicos. A intenção

Leia mais

Enfeite 3D e bandeja kit de higiene em MDF

Enfeite 3D e bandeja kit de higiene em MDF Decoração infantil em feltro: fazendinha Enfeite 3D e bandeja kit de higiene em MDF AMANDA ANDRONIC ENFEITE DE PORTA - 2 - Olá! Este é o material complementar dos produtos Enfeite 3D e bandeja kit de higiene

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA TODOS OS MODELOS SÉRIE 866x / 876 x

INSTRUÇÕES PARA TODOS OS MODELOS SÉRIE 866x / 876 x Produtos de Qualidade para a forma como você vive INSTRUÇÕES PARA TODOS OS MODELOS SÉRIE 866x / 876 x IMPORTANTE: GUARDAR PARA REFERÊNCIAS FUTURAS! Para obter dicas úteis e instruções, acesse nosso site:

Leia mais

gigiserelepe craft página 1

gigiserelepe craft página 1 gigiserelepe craft página 1 Gigi, a serelepe Olá, eu sou a Gianini Pereira e a minha história com o artesanato começou em 2006, quando ele mudou a minha vida, mas é desde pequena que estou neste mundo

Leia mais

TUTORIAL CORDÃO DE LUZ

TUTORIAL CORDÃO DE LUZ TUTORIAL CORDÃO DE LUZ por MARINA TSUGE WWW.VIDADETSUGE.COM.BR MATERIAL NECESSÁRIO 90mt de linha de cotton (são aquelas linhas pra fazer crochê. Um rolo grande tem 500 mt OBS.: quanto mais linha, mais

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA TODOS OS MODELOS 8750 / 8770 / 8779 / 8800

INSTRUÇÕES PARA TODOS OS MODELOS 8750 / 8770 / 8779 / 8800 Produtos de Qualidade para a forma como você vive INSTRUÇÕES PARA TODOS OS MODELOS 8750 / 8770 / 8779 / 8800 IMPORTANTE: GUARDAR PARA REFERÊNCIAS FUTURAS! Para obter dicas úteis e instruções, acesse nosso

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

#02 PROJETO MESA DE IMPRESSÃO SIMPLES FIXA NA PAREDE

#02 PROJETO MESA DE IMPRESSÃO SIMPLES FIXA NA PAREDE Esse projeto é essencial para impressão na serigrafia em superfícies planas. Essa mesa simples ou berço é muito comum no uso de impressões de camisetas já costuradas. Vamos criar uma mesa com uma estrutura

Leia mais

Planejamento: 1- Desenhos e imaginação; 2- Materiais; 3- Mãos-a-obra; 4- Conclusão;

Planejamento: 1- Desenhos e imaginação; 2- Materiais; 3- Mãos-a-obra; 4- Conclusão; Como fazer seu Hard Case Para Pedais Como prometido no tópicohttp://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/7/202898/p0#5802060 aqui está um humilde tutorial para você fazer um hard case para seus pedais (pedaleiras).eu

Leia mais

Manual - Mão Amiga 1722

Manual - Mão Amiga 1722 Apresentação O conjunto de mão amiga 1722 vem para trazer não só melhoria estética no resultado final da obra, uma vez que elimina a ferragem que iria no meio dos vidros entre transpasses, mas também maior

Leia mais

MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE FACHADAS

MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE FACHADAS MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE FACHADAS SINALIZAÇÃO EXTERNA MAIOR PLACAS DE FACHADAS - Placa de ACM Laranja com caixa de 15cm sem iluminação; - Placa de ACM Verde vazada com caixa de 15 cm e iluminação - Letreiros

Leia mais

Manual Arquitetura + Interiores Rodapé para pisos de Porcelanato

Manual Arquitetura + Interiores Rodapé para pisos de Porcelanato Manual Arquitetura + Interiores Rodapé para pisos de Porcelanato Rodapé em piso de porcelanato Para que serve o rodapé? O rodapé serve para dar acabamento ao encontro do piso com a parede e também para

Leia mais

Estação de Trabalho. Montagem Passo a Passo. Editora Profissionalizante. Editora Profissionalizante Página 1

Estação de Trabalho. Montagem Passo a Passo. Editora Profissionalizante. Editora Profissionalizante Página 1 1 Estação de Trabalho Montagem Passo a Passo Editora Profissionalizante Editora Profissionalizante Página 1 ESTAÇÃO DE TRABALHO Siga as instruções a seguir para montar essa versátil estação de trabalho.

Leia mais

How-To Trocar os Led s dos botões dos Vidros Elétricos do Vectra B

How-To Trocar os Led s dos botões dos Vidros Elétricos do Vectra B How-To Trocar os Led s dos botões dos Vidros Elétricos do Vectra B Bom, vamos fazer meu primeiro how-to.. rs No meu carro antigo (Corsa Classic) eu havia trocado os focos do painel por leds azuis, e estava

Leia mais

Passo a Passo de Brincos Longos

Passo a Passo de Brincos Longos Passo a Passo de Brincos Longos Obs importante: Aqui você pode perceber que eu usei uma linha escura para esse processo. Eu fiz isso para que vocês pudessem ver melhor. Mas evite usar linhas que sejam

Leia mais

Manutenção e Reparos. Índice da Atividade. Manutenção 158. Manutenção e Reparos 158. Pequenos Reparos 159. Reparos em Fissuras 159

Manutenção e Reparos. Índice da Atividade. Manutenção 158. Manutenção e Reparos 158. Pequenos Reparos 159. Reparos em Fissuras 159 01 156 e Reparos Índice da Atividade 158 e Reparos 158 Pequenos Reparos 159 Reparos em Fissuras 159 Paredes e forros drywall - Com acabamento de Pintura 160 Paredes drywall - Com Revestimento (cerâmicos

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Balcão Duplo ref. 1356 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1303 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

Manual de Padronização. de Fachadas

Manual de Padronização. de Fachadas Manual de Padronização de Fachadas Introdução Este manual de padronização das fachadas das Cooperativas Cresol, tem como objetivo facilitar as mudanças e adequações realizadas nas cooperativas singulares.

Leia mais

Porta aliança em feltro

Porta aliança em feltro Porta aliança em feltro *Moldes *passo a passo simplificado Lista de materiais: *feltro nas cores: Branco, bege palha e amarelo canário; *linha de meada branca; *linha dourada ou linha invisível; *cola

Leia mais

Arma de paintball feita em casa

Arma de paintball feita em casa Arma de paintball feita em casa Este é meu primeiro Instructable (tutorial) então me desculpe se não é o melhor. Esse Instructable vai te mostrar como montar uma arma de ar que vai atirar qualquer coisa.

Leia mais

Componentes do kit 05 FOLGAS DO VIDRO

Componentes do kit 05 FOLGAS DO VIDRO Componentes do kit 05 1114G -Dobradiça automática para Box = 2 1629BG -Puxador com 19mm de diâmetro = 1 pç FOLGAS DO VIDRO Folgas Recomendadas. Vidro Fixo é = Altura 1850 (Padrão) Porta é = Altura 1850

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO _SG_ManualConservacao.indd 1 23/06/ :52:22

MANUAL DO USUÁRIO _SG_ManualConservacao.indd 1 23/06/ :52:22 MANUAL DO USUÁRIO 1 20160622_SG_ManualConservacao.indd 1 23/06/2016 12:52:22 Você acaba de adquirir um produto de qualidade e muito bom gosto, com todo o padrão de qualidade e design da Segatto. O seu

Leia mais

Sumário. Introdução 3 Passo a passo vidro 4 Passo a passo metal 11 Passo a passo plástico 19 Conclusão 26

Sumário. Introdução 3 Passo a passo vidro 4 Passo a passo metal 11 Passo a passo plástico 19 Conclusão 26 1 2 Sumário Introdução 3 Passo a passo vidro 4 Passo a passo metal 11 Passo a passo plástico 19 Conclusão 26 3 Introdução Aqui é a Lívia Fiorelli do Life Artesanato e quero dizer que estou muito feliz

Leia mais

COMO FAZER UM FANZINE

COMO FAZER UM FANZINE COMO FAZER UM FANZINE TEMA E CONTEÚDO PASSO 01 Definir o tema e o conteúdo do fanzine Escolher a forma como serão abordados Utilizar em diferentes gêneros textuais PROJETAR PASSO 02 Planejar o projeto

Leia mais

Estou tentando fazer esse manual a muito tempo, na verdade queria fazer um vídeo, mas, não consegui, então fiz fotos do passo a passo!

Estou tentando fazer esse manual a muito tempo, na verdade queria fazer um vídeo, mas, não consegui, então fiz fotos do passo a passo! 1 Olá Tudo bem? Estou tentando fazer esse manual a muito tempo, na verdade queria fazer um vídeo, mas, não consegui, então fiz fotos do passo a passo! Com dicas VALIOSAS! Fique atenta! Sabe essas lindas

Leia mais

SLIM FLEX 1. RECEBENDO O SLIM FLEX

SLIM FLEX 1. RECEBENDO O SLIM FLEX SLIM FLEX Proveniente do quartzito e do xisto o Slim Flex é fabricado na Índia em um processo artesanal. A pedra natural é revestida em seu verso com uma resina de poliéster e fibra de vidro, proporcionando

Leia mais

Indicações de instalação Soluções para escadas nora

Indicações de instalação Soluções para escadas nora Indicações de instalação Soluções para escadas nora Bases adequadas são escadas de madeira, pedra, contrapiso (com primer), metal e outras bases rígidas. A base deve estar pronta para a instalação do piso

Leia mais

ARTIMANHA MODELISMO CARAVELA PORTUGUESA REDONDA - Escala 1/50 - Versão da Artimanha Modelismo

ARTIMANHA MODELISMO CARAVELA PORTUGUESA REDONDA - Escala 1/50 - Versão da Artimanha Modelismo Começaremos a preparar o aparelhamento do casco. Para tanto será necessário aplicar a pintura. Se quiser pintar com esmalte, poderá faze-lo. No caso eu preferi aplicar verniz associado a um corante. No

Leia mais

Dicas Para Trabalhar com MDF

Dicas Para Trabalhar com MDF Dicas Para Trabalhar com MDF Sempre lixe a peça antes de pintar. Passe uma demão de tinta branca ou primer antes de pintar. Se não tiver espátula, use um cartão de crédito velho. Lave bem os pincéis após

Leia mais

FLEXICEL UF (UNDER FLOOR)

FLEXICEL UF (UNDER FLOOR) FLEXICEL UF (UNDER FLOOR) Piso removivel PATENTED Manual 1 Evite fazer obras para repor uma peça danificada. Fácil de instalar Removivel Adequado para muitos tipos de pisos 2 Introdução A manta Flexicel

Leia mais

Como Pintar as Paredes de uma Casa

Como Pintar as Paredes de uma Casa Como Pintar as Paredes de uma Casa 1. Lixar a superfície Lixar as paredes com lixa 220 ou 240 (mais finas) se a superfície estiver firme e sem muito excesso no reboco ou lixa 80 ou 100 (mais grossa) nas

Leia mais

PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA

PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA MANUAL PARA A FABRICAÇÃO DE UMA PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA Vivaldo Armelin Júnior 2006 Todos os direitos Reservados e pertencentes ao Portal ArteEducar. Proibido qualquer uso que não seja em sala de

Leia mais

Do mar para o artesanato

Do mar para o artesanato Do mar para o artesanato Mergulhe nesta ideia e note que você terá dois peixes em uma única peça Por Elisabete Tonin / Fotos: Camila Cicolo Sousplat em MDF Tinta para Tecidos Acrilex nas cores: branco,

Leia mais

IDEIA DIY: Crie uma cozinha de brincar

IDEIA DIY: Crie uma cozinha de brincar IDEIA DIY: Crie uma cozinha de brincar Crie uma divertida cozinha de brincar para os pequerruchos da casa, com a ajuda da BLACK+DECKER TM. Esta cozinha colorida é ideal para fazer voar a imaginação dos

Leia mais

Caixa de mdf. Antes da aplicação da maioria das técnicas temos que ter em mãos o material e saber como preparar a caixa de mdf para receber a pintura.

Caixa de mdf. Antes da aplicação da maioria das técnicas temos que ter em mãos o material e saber como preparar a caixa de mdf para receber a pintura. ARTESANATO MDF Como pintar mdf? Caixa de mdf Antes da aplicação da maioria das técnicas temos que ter em mãos o material e saber como preparar a caixa de mdf para receber a pintura. Passo a passo da pintura

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1224 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

DICAS 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO. Balcão Multiuso de 4 Portas ref Colocar Portas e Puxadores. Etapas para montagem do produto

DICAS 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO. Balcão Multiuso de 4 Portas ref Colocar Portas e Puxadores. Etapas para montagem do produto Balcão Multiuso de 4 Portas ref. 1360 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

Manual Montagem Pesqueiro Artur pag.1. Exclusividade Nauticurso.com Produzido por Marcelo Matrangolo

Manual Montagem Pesqueiro Artur pag.1. Exclusividade Nauticurso.com Produzido por Marcelo Matrangolo Manual Montagem Pesqueiro Artur pag.1 Exclusividade Nauticurso.com Produzido por Marcelo Matrangolo Manual Montagem Pesqueiro Artur pag.2 Ilustração de corte a laser e numeração de peças Manual Montagem

Leia mais

Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em

Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em Apostila de E.V.A Donut 13013 Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em impressão colorida. Dicas e

Leia mais

Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET

Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET Fazendo Arte com PET Módulo I Corte e Dobradura 7 peças ATELIER ARTES, COISAS & TROÇOS Cláudia Gianini (5511) 3272-8111 contato@artesecoisas.com.br www.artesecoisas.com.br

Leia mais

Tela com Tulipas Elisabete Tonin

Tela com Tulipas Elisabete Tonin Tela com Tulipas Elisabete Tonin Material: Pincéis Acrilex: - Série 067 nº18, - Série 059 nº12 - Série 055 nº10 Tinta Acrilex Pátina Glaze nas cores: - Azul celeste, - Lilás, - Marfim, - Camurça Tinta

Leia mais

POLÍGONOS Descrição Polígonos Polígonos Polígonos

POLÍGONOS Descrição Polígonos Polígonos Polígonos POLÍGONOS Descrição Polígonos é um conjunto de figuras planas, especificamente são regiões poligonais, às quais por simplificação da linguagem chamamos de polígonos, identificando cada figura pelo nome

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 3 portas ref. 1307 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS. tutoriais

PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Máquina de somar tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 1 pasta ou caixa de polipropileno branca ou transparente ; 1 tubo de papelão, de papel

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS: Papel Holler 3mm tamanhos: 2 de 25,5x34cm e 1 de 5x34cm. Papel Holler 1mm tamanho 25x33cm. Papel Cartão 150gr nos tamanhos: 1 de 25x33cm, 1 de 5x33cm e 25x20cm/25x13cm formando um trapézio.

Leia mais

NEW WALL manual de aplicação

NEW WALL manual de aplicação NEW WALL manual de aplicação O New Wall é um painel de poliuretano de alta densidade. Com superfície texturizada é utilizado para decoração e revestimento de paredes. Sua textura é realista, imita materiais

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Minicômoda ref. 1343 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

LOUSA MÁGICA COM PAPEL CONTACT

LOUSA MÁGICA COM PAPEL CONTACT LOUSA MÁGICA CONTACT COM PAPEL Hoje vamos aprender como fazer uma lousa Mágica com papel contact para seus alunos de educação infantil (lousa magnética). É muito fácil de fazer e os pequenos vão adorar

Leia mais

COMO FAZER UM FANZINE. Equipe de História e Geografia

COMO FAZER UM FANZINE. Equipe de História e Geografia COMO FAZER UM FANZINE Equipe de História e Geografia TEMA E CONTEÚDO PASSO 01 Definir o tema e o conteúdo do fanzine Escolher a forma como serão abordados Utilizar em diferentes gêneros textuais PROJETAR

Leia mais

Lembranças para festas

Lembranças para festas Lembranças para festas MATERIAL - Massa básica na cor natural - Tinta a óleo nas cores sombra queimada e amarelo cádmio escuro - Arame encapado verde nº 22 -Tesoura -Pedaço de isopor para a secagem do

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Cômoda Gama ref. 1327 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

ACESSÍVEIS. tutoriais

ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Painel interativo t u t oria i s COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: Papel paraná ou couro ou papelão; 6 embalagens de margarina de 250g com tampa transparente

Leia mais

Projeto. Desenho. Cartão de Corte

Projeto. Desenho. Cartão de Corte As técnicas empregadas para a fabricação de um vitral são as combinações de: vidro e chumbo; vidro e latão; vidro e fita de cobre (Tiffany) e fusing. Para confeccionar cada tipo de vitral são utilizados

Leia mais

GALÃO 18 LITROS GALÃO 18 LITROS

GALÃO 18 LITROS GALÃO 18 LITROS MAPA FORMAÇÃO DE PREÇO - PREGÃO 014/2017 OBJETO: Eventual Aquisição de Tintas para o Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. ITEM DESCRIÇÃO UNIDADE QTDADE 1 Tinta Látex Acrílica para Parede; Cor

Leia mais

Restauração deixa móvel antigo com cara de novo

Restauração deixa móvel antigo com cara de novo Terra - SP 20/01/2014-08:33 Restauração deixa móvel antigo com cara de novo PrimaPagina Quase todo mundo tem aquela mesa ou cristaleira que herdou da avó ou bisavó, que com o tempo vai se desgastando e

Leia mais

Bandeja Natalina.

Bandeja Natalina. Bandeja Natalina Materiais: - Termolina Leitosa Gato Preto; - Cola Permanente Gato Preto; - Cola para Decoupage Hidromax Tecido Gato Preto; - Hidro Miçanga nas cores: Carmim, Diamante, Turmalina, Topázio;

Leia mais

Jardim. Aproveite para montar a sua coleção repleta de simbologia, beleza e versatilidade para o seu ambiente.

Jardim. Aproveite para montar a sua coleção repleta de simbologia, beleza e versatilidade para o seu ambiente. Jardim As plantas purificam, energizam e protegem os ambientes. As magníficas flores, encontradas em algumas espécies, simbolizam a beleza escondida na simplicidade. O E-book Especial Jardim conta com

Leia mais

GUIA APLICAÇÃO MOLDURAS PADRÃO LOJAS

GUIA APLICAÇÃO MOLDURAS PADRÃO LOJAS GUIA APLICAÇÃO MOLDURAS PADRÃO LOJAS você vai receber 02 molduras Todos os óculos Chilli Beans têm proteção contra os raios UV. Todos os óculos Chilli Beans têm proteção contra os raios UV. ORGANISMO ACREDITADO

Leia mais

Usando bolos redondos com furo no meio, de massa simples e sem recheio, você pode fazer um bolo com o número da idade do aniversariante.

Usando bolos redondos com furo no meio, de massa simples e sem recheio, você pode fazer um bolo com o número da idade do aniversariante. BOLO PARA FESTAS 1 Bolo numeral Usando bolos redondos com furo no meio, de massa simples e sem recheio, você pode fazer um bolo com o número da idade do aniversariante. A técnica na verdade é bem simples,

Leia mais

Molde e Tutorial Papai Noel 2

Molde e Tutorial Papai Noel  2 IMPORTANTE: Copyright 2014 by Fernanda Lacerda Fascículo distribuído gratuitamente por Fernanda Lacerda Desenho, criação e execução da peça, por Fernanda Lacerda. É expressamente proibida a venda deste

Leia mais

MOLDES INFANTIS PARA PAPEL OU EVA

MOLDES INFANTIS PARA PAPEL OU EVA MOLDES INFANTIS PARA PAPEL OU EVA MOLDES INFANTIS PARA PAPEL OU EVA Seguem abaixo vários moldes infantis para papel ou EVA. São Moldes de pinguins, molde de torta, molde de joaninha na flor, joaninha com

Leia mais

E-book. Passo-a-Passos Peças de Decoração para Casa

E-book. Passo-a-Passos Peças de Decoração para Casa E-book Passo-a-Passos Peças de Decoração para Casa 1 Pintura em Metal BALDE DECORADO/RECICLAGEM Material Necessário Rolinho de Espuma Condor ref. 989-4 cm Pincel Condor ref. 446 nº 18 Pincel Condor ref.

Leia mais

Escrito por JF Sáb, 05 de Fevereiro de :22 - Última atualização Sáb, 05 de Fevereiro de :20

Escrito por JF Sáb, 05 de Fevereiro de :22 - Última atualização Sáb, 05 de Fevereiro de :20 Neste artigo, vamos apresentar uma técnica simples para se confeccionar árvores para a maquete. O material básico é bucha vegetal, vendida em supermercados e farmácias, e arame/fio de cobre. O resultado

Leia mais

Abóboras. Fig. 1 Fig. 2. frente frente. 42 cm. 42 cm. 5,5 cm 5,5 cm 14,5 cm 14,5 cm

Abóboras. Fig. 1 Fig. 2. frente frente. 42 cm. 42 cm. 5,5 cm 5,5 cm 14,5 cm 14,5 cm 12 anos INTERMEDIÁRIO/Técnica: seminole Abóboras Margens de costura incluídas Complete o seu conjunto para cozinha com o puxa-saco e a capa para galão por Shirley Nunes por toda parte PUXA-SACO Tamanho

Leia mais

PASTILHAS DE INOX, COMO REVESTIMENTO

PASTILHAS DE INOX, COMO REVESTIMENTO PASTILHAS DE INOX, COMO REVESTIMENTO CONCEITO A linha de pastilhas de inox da Mozaik concretiza o sonho arquitetônico e artístico de se utilizar os metais e todas as suas possibilidades da mesma forma

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Cômoda Big Multiuso ref. 1201 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

Receita de Massinha de Modelar

Receita de Massinha de Modelar Receita de Massinha de Modelar Receita de Massinha de Modelar Como fazer massinha de modelar caseira fácil Quem é que nunca brincou com massinha de modelar na infância não é mesmo? E que tal hoje aprender

Leia mais

Apostila de Marcenaria 21 - Construindo Tamboretes de Madeira

Apostila de Marcenaria 21 - Construindo Tamboretes de Madeira Apostila de Marcenaria 21 - Construindo Tamboretes de Madeira Depois de construir a minha Mortising, eu precisava de algum tipo de projeto para testar como seria o trabalho quando na verdade a construção

Leia mais

ARTESANATO COM CD USADO. RECICLAGEM DE CD E DVD.

ARTESANATO COM CD USADO. RECICLAGEM DE CD E DVD. ARTESANATO COM CD USADO. RECICLAGEM DE CD E DVD. ARTESANATO COM CD USADO. RECICLAGEM DE CD E DVD. Tinta para pintura de CDs e DVDs: Alguns artesões usam tinta acrílica, outros usam até esmalte de unha;

Leia mais

Receita: Barrinha de Cereal Rica em Fibras

Receita: Barrinha de Cereal Rica em Fibras Receita: Barrinha de Cereal Rica em Fibras As barrinhas de cereal são uma ótima opção para matar a fome entre as refeições principais e elas são facílimas de fazer. Há algum tempo nós ensinamos a fazer

Leia mais

E-book Passo a Passo Bloquinho Personalizado. Por Jane Meire Carvalho

E-book Passo a Passo Bloquinho Personalizado. Por Jane Meire Carvalho E-book Passo a Passo Bloquinho Personalizado Me chamo Jane Meire Carvalho, nasci em Salvador Bahia. Tenho formação em Administração e atuei 11 anos na área de Comércio Exterior. Desde criança pratico alguns

Leia mais

Kimono de Manga Curta

Kimono de Manga Curta 2010 Kimono de Manga Curta Rápido, Simples e sem Segredos Materiais Necessários Tecido Algodão Suficiente para cortar 1 vez as costas e 2 vezes as frentes, de acordo com as medidas apresentadas na tabela.

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Armário Aéreo Triplo ref. 1419 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

Apostila digital. Passo a passo explicativo com fotos

Apostila digital. Passo a passo explicativo com fotos Apostila digital Passo a passo explicativo com fotos Olá! Seja bem vindo(a) ao nosso novo passo a passo de bonecos. Junto(a)s iremos ver de forma detalhada cada etapa de produção e também pequenos detalhes

Leia mais

BOLO PEQUENO PRÍNCIPE

BOLO PEQUENO PRÍNCIPE APOSTILA Bolos de biscuit: modele, faça e venda 2 BOLO PEQUENO PRÍNCIPE 1 andar: 1,100 kg de massa branca 500 g de massa azul médio Base redonda de isopor com 25 cm de diâmetro x 10 Cortador de coroa Molde

Leia mais

Nossa essência é transformar a matéria-prima bruta, cru e disforme, em produtos diferenciados, de design original, únicos no mercado.

Nossa essência é transformar a matéria-prima bruta, cru e disforme, em produtos diferenciados, de design original, únicos no mercado. CERÂMICAS Nossa essência é transformar a matéria-prima bruta, cru e disforme, em produtos diferenciados, de design original, únicos no mercado. Inspirado nas referências mundiais, temos em nosso portfólio

Leia mais

Caixas em MDF com Estilo

Caixas em MDF com Estilo Caixas em MDF com Estilo No curso Caixas em MDF com Estilo, a artesã Ana Cristina ensina técnicas diferenciadas para decorar peças em MDF de maneira única e de bom gosto. O curso é 100% em vídeo, com aulas

Leia mais

Atum Selado Com Wasabi Crosta de Gergelim

Atum Selado Com Wasabi Crosta de Gergelim Atum Selado Com Wasabi Crosta de Gergelim e Eu sempre considerei o atum selado um dos pratos mais bonitos e sempre imaginava que era algo complexo de fazer. Até o dia que nós resolvemos fazer aqui em casa

Leia mais

Utilize os links abaixo para navegar entre as sessões desta página.

Utilize os links abaixo para navegar entre as sessões desta página. Utilize os links abaixo para navegar entre as sessões desta página. Veja passo a passo como é fácil montar o seu laguinho ou chafariz sem obras! Laguinhos Fácil-1 Fácil-2 Fácil-3 Fácil-4 Fácil-5 Fácil-6

Leia mais

Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe!

Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe! TEXTURA & CORES Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe! Como fazer? 1 Forre todo piso com jornal para não sujar com os respingos. 2 Coloque fita crepe

Leia mais

DIY: Como construir um minibar

DIY: Como construir um minibar DIY: Como construir um minibar Impressione os seus convidados com a construção de um versátil minibar. Faça cocktails para a happy hour ou sirva a sobremesa no seu minibar! Este bar sobre rodas é simultaneamente

Leia mais

PREGÃO 18D/0091-PG - ANEXO I (A)

PREGÃO 18D/0091-PG - ANEXO I (A) 1 Display com bolsos para folhas A4 cortadas na metade (Estoque) Formado por placa em ACM e 11 bolsos de chapa galvanizada e acrílico Dimensão do display: 50x160cm Dimensão dos bolsos: 30x11,5cm Obs.:

Leia mais

WD-010 WD-011 WD-012 WD-013

WD-010 WD-011 WD-012 WD-013 FIXO FIXO WD-010 WD-011 WD-012 WD-013 WD-027 BX-101 2 MEDIDAS DOS VIDROS CONFORME NBR-14.207 PEÇA LARGURA ALTURA FIXA MENOR OU IGUAL A 800 2000 FIXA MENOR OU IGUAL A 1000 2000 PORTA MENOR OU IGUAL A 750

Leia mais

Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em

Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em Apostila de E.V.A Tortinha de Maçã 13008 Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em impressão colorida.

Leia mais

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto.

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As Telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com design inovador, dando um toque

Leia mais

ANEXO I - E TRT PLANILHA DE CUSTOS UNITÁRIOS DE MATERIAIS DE PINTURA

ANEXO I - E TRT PLANILHA DE CUSTOS UNITÁRIOS DE MATERIAIS DE PINTURA PREÇO CÓDIGO MATERIAL UND UNITÁRIO R$ MÉDIA ANUAL PREÇO ANUAL TOTAL 1 Água raz, galão galão c/ 5 litros. Galão R$ 34,32 15 R$ 514,80 2 Arame Galvanizado nº 8 (1.25mm) Kg R$ 10,90 15 R$ 163,50 3 Fita adesiva,

Leia mais

DICASdeMÓVEIS. Móveis de Varejo ou de Marcenaria Conheça as principais diferenças entres os móveis encontrados no mercado

DICASdeMÓVEIS. Móveis de Varejo ou de Marcenaria Conheça as principais diferenças entres os móveis encontrados no mercado DICASdeMÓVEIS Móveis de Varejo ou de Marcenaria Conheça as principais diferenças entres os móveis encontrados no mercado Oferecimento: Conheça as diferenças entre os móveis de lojas varejistas e de marcenaria

Leia mais

Projeto: Rosa Sirota Bijouteria Azulejo Tinta Mosaico

Projeto: Rosa Sirota Bijouteria Azulejo Tinta Mosaico Projeto: Rosa Sirota Bijouteria Azulejo Tinta Mosaico Tempo de execução: 40 minutos sem contar secagens Grau de dificuldade: difícil Material: 50 g de massa de biscuit (vide receita) Tinta para Tecido

Leia mais

ERRATA EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA nº 001/2017

ERRATA EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA nº 001/2017 ERRATA EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA nº 001/2017 ANEXO 02 Termo referencial com as especificações dos itens e estimativa de quantidade Inclusão da coluna contendo a descrição da unidade dos materiais

Leia mais