Gênero lírico. Prof. Caio Castro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gênero lírico. Prof. Caio Castro"

Transcrição

1 Gênero lírico Prof. Caio Castro

2 Poema e poesia Poema é a forma escrita, geralmente produzida em versos, que constitui o texto poético. Já a poesia é uma atividade de produção artística ou criação estética, podendo estar relacionada a objetos, pinturas etc.

3 Camões Amor é fogo que arde sem se ver É ferida que dói e não se sente É um contentamento descontente É dor que desatina sem doer

4 Estrofe Parte de um poema que consiste de uma série de linhas ou versos dispostos em uma certa configuração regular, definidos por metrificação (número de sílabas métricas) e rima (combinação de fonemas) que se repete periodicamente. Uma estrofe tem geralmente um número regular de linhas, metrificação e rima, constituindo-se em uma seção do poema. No entanto, uma estrofe irregular não é incomum. No modernismo, encontramos estrofes livres, cuja preocupação maior é com o conteúdo. Dá-se menor importância à metrificação, à rima ou a qualquer outra configuração regular.

5 Metrificação A contagem das sílabas métricas realiza-se até à última sílaba acentuada do verso, ocorra ela na última, penúltima ou antepenúltima sílaba gramatical da palavra (Ex.: mi/nhas / lá/(grimas); meu / de/se/(jo); meu / co/ra/ção). Contração da última vogal de uma palavra com a primeira vogal da palavra seguinte. Sinalefa - nome dado à contração quando a vogal do fim da palavra se transforma numa semivogal, formando um ditongo com a vogal que inicia a palavra seguinte (Atrasado ele... = a/tra/sa/du / e/le > a/tra/sa/dwe/le). Elisão - nome dado à contração quando a vogal do fim da palavra é completamente assimilada pela vogal que inicia a palavra seguinte, desaparecendo (Ela ouviu... = e/la / ou/viu > e/lou/viu).

6 Metrificação Crase - nome dado à contração quando a vogal do fim da palavra é igual à vogal que inicia a palavra seguinte, pelo que elas se fundem numa só (A casa amarela... = a / ca/sa / a/ma/re/la > a / ca/sa/ma/re/la). Ectlipe - nome dado à contração quando a vogal do fim da palavra é nasal, perdendo a sua nasalidade para formar um ditongo com a vogal que inicia a palavra seguinte (com as colegas... = cõ / as / co/le/gas > cuas / co/le/gas).

7 Metrificação Metrificação é a técnica para se medir um verso. Em Português, ela se apoia na tonicidade das palavras, a escansão; contagem dos sons dos versos. É importante observar que as sílabas métricas diferem das sílabas gramaticais, observando-se as seguintes regras. 1. Contagem das sílabas métricas: a) só contaremos até a última sílaba tônica de um verso; b) Havendo encontro de vogais de palavras diferentes, elas podem ser unidas a fim de que se forme uma única sílaba.

8 Contando sílabas métricas Última flor do Lácio, inculta e bela, úl ti ma flor do Lá cio in cul ta e be És, a um tempo, esplendor e sepultura: és a um tem po es plen dor e se pul tu Ouro nativo, que na ganga impura ou ro na ti vo que na gan ga im pu A bruta mina entre os cascalhos vela a bru ta mi na en tre os cas ca lhos ve Poema Língua Portuguesa, de Olavo Bilac

9 Contando sílabas métricas batatinha quando nasce ba ta ti nha quan do nas se esparrama pelo chão se es par ra ma pe lo chão menininha quando dorme me ni ni nha quan do dor põe a mão no coração põe a mão no co ra ção Ditado popular

10 Castro Alves Contando sílabas métricas Era uma noite perfumada e lânguida. (E ra u ma noi te per fu ma da e lân) Contava a brisa amores à folhagem. Da lua num olhar voluptuoso Envolvia-se cândida paisagem. Quais lágrimas do céu, brancos orvalhos Trementes penduravam-se dos galhos

11 Contando sílabas métricas Eu, filho do carbono e do amoníaco, (Eu fi lho do car bo no e do a mo ní) Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênese da infância, A influência má dos signos do zodíaco. Profundissimamente hipocondríaco, Este ambiente me causa repugnância Augusto do Anjos

12 Metrificação 2. Classificação do verso quanto ao número de sílabas: a) Isométricos: são os versos de uma só medida. São classificados como: monossílabos dissílabos trissílabos tetrassílabos pentassílabos (ou redondilha menor) hexassílabos (heróico quebrado) heptassílabos (redondilha maior) octossílabos eneassílabos decassílabos (medida nova) hendecassílabos dodecassílabos (ou alexandrinos)

13 Metrificação b) Heterométricos: são os versos de diferentes medidas, usados em um mesmo poema. Também são conhecidos como versos livres. Ausência Por muito tempo achei que a ausência é falta. E lastimava, ignorante, a falta. Hoje não a lastimo. Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim. E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, que rio e danço e invento exclamações alegres, porque a ausência, essa ausência assimilada, ninguém a rouba mais de mim.

14 Rima A rima é um dos elementos do verso, mas não é essencial ou obrigatório. É apenas uma opção do autor para criar um vínculo de "melodia" e acentuar o final de um verso. Este recurso passou a ser usado na Idade Média pelos trovadores. Atualmente, existem composições poéticas onde as rimas não são usadas, que recebem o nome de Poesia Branca ou Poesia Solta. As rimas são classificadas quanto à disposição nas estrofes, e de acordo com as classes gramaticais que a compõem. Veja alguns exemplos.

15 Classificação de rima As rimas podem ser classificadas de acordo com: A posição do acento tônico; e A distribuição nas estrofes. Com relação ao acento, podem ser agudas (as palavras que rimam são oxítonas); graves (as palavras que rimam são paroxítonas); esdrúxulas (as palavras que rimam são proparoxítonas).

16 Rimas aguda e grave Agora que a noite estende Alvo lençol de luar E a bafagem que recende Nos jardins perfuma o ar. (Raimundo Correia)

17 Rimas esdrúxulas É um flamejador, dardânico Uma explosão de rápidas ideias Que com um mar de estranhas odisseias Saem-lhe do crânio escultural, titânico! Cruz e Sousa

18 Tipos de rima Quanto à disposição ao longo do poema, as rimas classificam-se em alternadas (cruzadas), paralelas (emparelhadas) ou opostas (interpoladas).

19 Tipos de rima Alternadas ou cruzadas são as que ocorrem de forma alternada. Tire suas mãos de mim A Eu não pertenço a você B Não é me dominando assim A Que você vai me entender B (...) Será só imaginação? A Será que nada vai acontecer? B Será que é tudo isso em vão? A Será que vamos conseguir vencer? B (Será, Legião Urbana)

20 Rimas alternadas O meu amor não tem importância nenhuma. Não tem o peso nem de uma rosa de espuma! (Cecília Meireles)

21 Tipos de rima Paralelas ou emparelhadas são as que ocorrem de duas em duas. Aos que me dão lugar no bonde A e que conheço não sei de onde, A aos que me dizem terno adeus B sem que lhes saiba os nomes seus B (Poema Obrigado, Carlos Drummond de Andrade)

22 Rimas paralelas Vagueio campos noturnos Muros soturnos Paredes de solidão Sufocam minha canção. (Ferreira Gullar)

23 Rimas paralelas E cada vez que eu fujo, eu me aproximo mais (A) E te perder de vista assim é ruim demais (A) E é por isso que atravesso o teu futuro (B) E faço das lembranças um lugar seguro (B) Não é que eu queira reviver nenhum passado (C) Nem revirar um sentimento revirado (C) Mas toda vez que eu procuro uma saída (D) Acabo entrando sem querer na tua vida (D) (Quem de nós dois, de Ana Carolina)

24 Tipos de rima Interpoladas ou opostas são as que ocorrem de forma oposta. Você sabe o que é caviar? A Nunca vi, nem comi B Eu só ouço falar A Você sabe o que é caviar? A Nunca vi, nem comi B Eu só ouço falar... A (Caviar, de Zeca Pagodinho) Versos brancos são os que não apresentam rima.

25 Rimas opostas De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meupensamento. (Vinícius de Moraes)

26 Outros recursos sonoros Aliteração É a repetição constante de um mesmo fonema consonantal. Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices velozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas. Violões que choram, Cruz e Souza

27 Outros recursos sonoros Aliteração Colar de Carolina Com seu colar de coral, Carolina corre por entre as colunas da colina. O colar de Carolina colore o colo de cal, torna corada a menina. E o sol, vendo aquela cor do colar de Carolina, põe coroas de coral nas colunas da colina. Cecília Meireles

28 Outros recursos sonoros Assonância É a repetição constante de um mesmo fonema vocálico. Tanta Tinta Ah! Menina tonta toda suja de tinta mal o céu desponta! (Sentou-se na ponte, muito desatenta... E agora se espanta: Quem é que a ponte pinta com tanta tinta?...) A ponte aponta e se desaponta A tontinha tenta limpar a tinta ponto por ponto e pinta por pinta... Ah! a menina tonta! Não viu a tinta da ponte. (Cecília Meireles)

29 Outros recursos sonoros Paronomásia É o emprego de palavras semelhantes na forma ou no som, mas de sentidos diferentes, próximas umas das outras. Trocando em miúdos, pode guardar As sobras de tudo que chamam lar As sombras de tudo que fomos nós. (Chico Buarque)

30 Outros recursos sonoros Paronomásia É o emprego de palavras semelhantes na forma ou no som, mas de sentidos diferentes, próximas umas das outras. Ah pregadores! Os de cá achar-vos-eis com mais paço; os de lá, com mais passos. (Pe. Antônio Vieira)

31 Outros recursos sonoros Paralelismo É o emprego de palavras ou orações que se correspondem quanto ao sentido. Vem que eu te quero fraco Vem que eu te quero tolo Vem que eu te quero todo meu. (Sem fantasia, de Chico Buarque)

32 Faça a escansão dos versos e diga o tipo de rima que apresentam: 1. Gregório de Matos Discreta e formosíssima Maria Enquanto estamos vendo claramente Na vossa ardente vista o sol ardente E na rosada face a Aurora fria. 3. Gonçalves Dias Esta noite- era a lua já morta Anhangá me vedava sonhar; Eis na horrível caverna, que habito, Rouca voz começou-me a chamar 2. Fernando Pessoa O poeta é um fingidor Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente.

Elementos Estruturais da Poesia

Elementos Estruturais da Poesia Elementos Estruturais da Poesia ÍNDICE Estrofe Classificação da estrofe Ritmo Metrificação Classificação do verso Rima Classificação de rima Estrofe Parte de um poema consistindo de uma série de linhas

Leia mais

VERSIFICAÇÃO. Colégio Cândido Portinari Professoras Anna Frascolla Adriana Luz

VERSIFICAÇÃO. Colégio Cândido Portinari Professoras Anna Frascolla Adriana Luz VERSIFICAÇÃO Colégio Cândido Portinari Professoras Anna Frascolla Adriana Luz Para quê?! Tudo é vaidade neste mundo vão... Tudo é tristeza, tudo é pó, é nada! E mal desponta em nós a madrugada, Vem logo

Leia mais

Introdução à Literatura

Introdução à Literatura L.E. Semana 3 Sexta Feira Introdução à Literatura Gênero Lírico II - continuação - A rima segundo a tonicidade Agudas ou masculinas: quando a rima acontece entre palavras oxítonas ou monossilábicas. Exemplos:

Leia mais

Rima é a coincidência de sons no final ou mesmo no interior de versos.

Rima é a coincidência de sons no final ou mesmo no interior de versos. RIMA Rima é a coincidência de sons no final ou mesmo no interior de versos. De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante

Leia mais

O texto poético Noções de versificação

O texto poético Noções de versificação O texto poético Noções de versificação Género lírico métrica, rima, composição Introdução A poesia é uma arte muito antiga e sabe-se que todas as literaturas começaram com textos em versos. Quando ouvimos

Leia mais

RENASCIMENTO David de Michelangelo (1504) CLASSICISMO INFLUÊNCIA TRADICIONAL VS INFLUÊNCIA CLÁSSICA OU RENASCENTISTA. A influência / corrente tradicional A influência / corrente clássica CORRENTE TRADICIONAL

Leia mais

C4 Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

C4 Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. Literatura Bom dia! ENEM C5 Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações,

Leia mais

LÂMPADA CAVALO JACARÉ

LÂMPADA CAVALO JACARÉ Português Tonicidade Aluno (a): Data: / / SÍLABA TÔNICA é aquela pronunciada com mais força. Quando falamos as palavras na nossa língua, percebemos que algumas sílabas são pronunciadas com mais força [intensidade

Leia mais

Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto

Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Verso = cada linha da poesia Estrofes = cada conjunto de verso. Rima = coincidência de sons, geralmente no final dos versos. De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANDRE LUIS SOEIRO PINTO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Rima Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Rima

Leia mais

Divisão silábica e acentuação 7º ano. Professora: Allana Rauana Almeida Cortez.

Divisão silábica e acentuação 7º ano. Professora: Allana Rauana Almeida Cortez. Divisão silábica e acentuação 7º ano Professora: Allana Rauana Almeida Cortez. Divisão silábica Divisão silábica Esta aula tem como objetivo revisar as regras gramaticais sobre a divisão silábica. Faremos

Leia mais

AULA 2 TEORIA LTERÁRIA Profª: Nichele Antunes

AULA 2 TEORIA LTERÁRIA Profª: Nichele Antunes AULA 2 TEORIA LTERÁRIA Profª: Nichele Antunes GÊNERO LÍRICO: é a manifestação literária em que predominam os aspectos subjetivos do autor. É, em geral, a maneira de o autor falar consigo mesmo ou com um

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos VERSIFICAÇÃO: UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO SOBRE A OBRA DE ISMAEL COUTINHO Amanda Luiza da Silva Zuque (UEMS) amanda_zuque3@hotmail.com Renan da Silva Dalago (UESMS) renandalago@hotmail.com Nataniel dos Santos

Leia mais

Maurits Cornelis Escher (Holandês)

Maurits Cornelis Escher (Holandês) Poesia Maurits Cornelis Escher 1898 1972 (Holandês) O MUNDO É GRANDE Carlos Drummond de Andrade O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de

Leia mais

BREVE ESTUDO SEMÂNTICO E ESTRUTURAL DO POEMA VENDAVAL, DE FERNANDO PESSOA

BREVE ESTUDO SEMÂNTICO E ESTRUTURAL DO POEMA VENDAVAL, DE FERNANDO PESSOA BREVE ESTUDO SEMÂNTICO E ESTRUTURAL DO POEMA VENDAVAL, DE FERNANDO PESSOA 133 Erick Pablo Alves dos SANTOS (G-UFPA) Orientadora: Sandra Maria JOB (UFPA) Resumo Como mostram os textos de crítica literária,

Leia mais

O QUE É FONOLOGIA? Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Cuida de aspectos relacionados a:

O QUE É FONOLOGIA? Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Cuida de aspectos relacionados a: FONOLOGIA / ACENTUAÇÃO GRÁFICA O QUE É FONOLOGIA? Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Cuida de aspectos relacionados a: encontros vocálicos encontros consonantais

Leia mais

Para que serve a? TERCEIRÃO. Profª. Jaqueline Alice Cappellari Aulas 1, 2 e 3

Para que serve a? TERCEIRÃO. Profª. Jaqueline Alice Cappellari Aulas 1, 2 e 3 Para que serve a? TERCEIRÃO Profª. Jaqueline Alice Cappellari Aulas 1, 2 e 3 A Literatura é a transposição do real para o ilusório por meio de uma estilização formal da linguagem. (Antônio Candido) A Literatura,

Leia mais

ESTUDO DO POEMA ESTRUTURA

ESTUDO DO POEMA ESTRUTURA ESTUDO DO POEMA ESTRUTURA O que é escansão? Escansão significa dividir o verso em sílabas métricas ou poéticas. VERSO Cada linha do poema Sete anos de pastor Jacó servia ESTROFE É o conjunto de vários

Leia mais

A arte de escrever um soneto

A arte de escrever um soneto A arte de escrever um soneto Em primeiro lugar, não se ensina um poeta a escrever. Ele tira da alma o que sua mão escreve. Porém, a tarefa de escrever um soneto, uma obra considerada pelos intelectuais

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 20 VERSIFICAÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 20 VERSIFICAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 20 VERSIFICAÇÃO VERSIFICAÇÃO "É a técnica de fazer versos ou de estudar-lhes os expedientes rítmicos de que se constituem" (Evanildo Bechara) O ritmo poético

Leia mais

LITERATURA CONCEITOS GERAIS

LITERATURA CONCEITOS GERAIS LITERATURA CONCEITOS GERAIS Palavra minha Matéria, minha criatura, palavra (Chico Buarque) Lutar com palavras é a luta mais vã. Entanto lutamos mal rompe a manhã. (Carlos Drummond de Andrade) O quadrado

Leia mais

L. Exercícios: Gramática (1º Bimestre)

L. Exercícios: Gramática (1º Bimestre) 1. I. Observe o texto de Cecília Meireles: Bolhas Olha a bolha d água no galho! Olha o orvalho! Olha a bolha de vinho na rolha! Olha a bolha! Olha a bolha na mão que trabalha! Olha a bolha de sabão na

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA ELIZAMAR DE SOUZA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador integra a obra de Marília de Dirceu,

Leia mais

Poesia é o mesmo que poema?

Poesia é o mesmo que poema? Literatura: poesia "Compreendi que a poesia está nas palavras, se faz com palavras e não com ideias e sentimentos, muito embora, bem entendido, seja pela força do sentimento ou pela tensão do espírito

Leia mais

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores Parnasianismo e Simbolismo Características e principais autores Parnasianismo: Origem do movimento parnasiano: O movimento parnasiano surgiu na França, com a publicação de uma série de antologias denominadas

Leia mais

Soneto a quatro mãos

Soneto a quatro mãos Soneto a quatro mãos Circus do Suannes "Aonde quer que eu vá, eu descubro que um poeta esteve lá antes de mim". Sigmund Freud Não sou de dar lição a ninguém, pois meu tempo de magistério pertence à História

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA VANDERLEIA DA SILVA SANTOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no

Leia mais

Introdução à Literatura

Introdução à Literatura L.E. Semana 3 Sexta Feira Introdução à Literatura Gênero Lírico Gênero Lírico Lírico vem do latim lyricu e quer dizer lira, um instrumento musical grego. Áudio: Musique de la Gréce Antique Épitaphe de

Leia mais

Projeto Educacional Poetinha Centenário Versinhos Imaginários

Projeto Educacional Poetinha Centenário Versinhos Imaginários 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Projeto Educacional Poetinha Centenário Versinhos Imaginários Para você, o que é poema? VERSOS E ESTROFES Poema é um texto organizado em versos e estrofes. Cada linha

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA SILVANA DA CRUZ CARNEIRO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador 1 integra a obra Marília de Dirceu,

Leia mais

CURCEP PROFª Drª CAMILA PASQUAL DISCIPLINA: LITERATURA ALUNO(A):...

CURCEP PROFª Drª CAMILA PASQUAL DISCIPLINA: LITERATURA ALUNO(A):... CURCEP PROFª Drª CAMILA PASQUAL DISCIPLINA: LITERATURA ALUNO(A):... GÊNEROS LITERÁRIOS/ VERSIFICAÇÃO Segundo a classificação, desde a Antiguidade Clássica, os gêneros são: 1) GÊNERO. GÊNERO LÍRICO A palavra

Leia mais

Língua Portuguesa. (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente

Língua Portuguesa. (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente Língua Portuguesa (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente Encontros vocálicos Ocorre quando duas vogais ou uma vogal e uma semivogal ocorrem juntas na mesma palavra, porém com sons separados.

Leia mais

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta Amor & desamor Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta edição foram garimpados criteriosamente pelo escritor Sergio Faraco, que os editou nos volumes Livro dos sonetos, Livro do corpo, Livro das cortesãs,

Leia mais

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para

Leia mais

Aula 6 A lírica camoniana

Aula 6 A lírica camoniana Aula 6 A lírica camoniana Lírica Camoniana Poemas em medida velha: Poemas em medida nova: - Tradição popular medieval - Doce estilo novo -- Influência de Petrarca: soneto - Redondilha Menor: pentassílabo

Leia mais

RIMAS E MÉTRICAS EM POEMAS SINALIZADOS

RIMAS E MÉTRICAS EM POEMAS SINALIZADOS RIMAS E MÉTRICAS EM POEMAS SINALIZADOS Rita Maria da Silva (LETRAS-LIBRAS/UFMT) ritha_marya@hotmail.com Claudio Alves Benassi (PPGEL/UFMT) caobenassi@falangemiuda.com.br Resumo: Este pequeno estudo está

Leia mais

Dicionário De Termos Gramaticais

Dicionário De Termos Gramaticais Dicionário De Termos Gramaticais Professor Leo Página 2 Este dicionário vai ajudar o candidato a entender melhor todos os assuntos gramaticais do português, além de auxiliá-lo na hora de estudar. Muitas

Leia mais

Poema: uma viagem pela criação

Poema: uma viagem pela criação Capítulo 2 Andressa Leonardo; Daniela Fernandes; Débora Baptista Poema: uma viagem pela criação POEMA E POESIA É comum as pessoas confundirem o poema com a poesia, por serem parecidas. Para que não você

Leia mais

Apresentação 7 Apresentação

Apresentação 7 Apresentação Apresentação 7 Apresentação Uma pequena síntese para que você, leitor(a), comece a se sentir em casa. A obra abrange todo o conteúdo exigido pela banca CESPE. Uma questão importante, que não deve ser desprezada,

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA Poesia é a arte de escrever obras em verso. Como arte, ela recria a realidade, ou seja, o artista cria um outro mundo. A poesia ganhou

Leia mais

MODERNISMO 2ª GERAÇÃO. Por Carlos Daniel S. Vieira

MODERNISMO 2ª GERAÇÃO. Por Carlos Daniel S. Vieira MODERNISMO 2ª GERAÇÃO Por Carlos Daniel S. Vieira CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL Duas guerras mundiais Crack da bolsa (1929) Instabilidade social e política O homem busca esperanças......

Leia mais

Amor & Sociologia Cultural - Fernando Pessoa

Amor & Sociologia Cultural - Fernando Pessoa Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Sociologia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Amor & Sociologia

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO 1. Fonética e Fonologia. Professora Rosane Reis

LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO 1. Fonética e Fonologia. Professora Rosane Reis LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 1 Fonética e Fonologia Por que devemos aprender fonética? Porque precisamos conhecer mais profundamente como as palavras faladas são representadas pela escrita,

Leia mais

Com muito carinho para minha querida amiga e super profissional. Ale Del Vecchio

Com muito carinho para minha querida amiga e super profissional. Ale Del Vecchio Com muito carinho para minha querida amiga e super profissional. BA BE BI BO BU BÃO ba be bi bo bu bão BA ba boi BE be bebê BI bi Bia BO bo boi BU bu buá Nome: BA BE BI BO BU BÃO ba be bi bo bu bão BA

Leia mais

Exercícios sobre divisão silábica

Exercícios sobre divisão silábica Exercícios sobre divisão silábica A divisão silábica se encontra submetida a critérios específicos, estando eles preconizados pela gramática normativa. Questão 1 Tendo em vista os conhecimentos dos quais

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA JOZYANNE PASSOMIDES RODRIGUES Rio de Janeiro 2012 POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO TEXTO GERADOR I Este texto gerador

Leia mais

AULA 1.2 Conteúdo: Figuras de linguagem. Versificação Gêneros contemporâneos INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

AULA 1.2 Conteúdo: Figuras de linguagem. Versificação Gêneros contemporâneos INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1.2 Conteúdo: Figuras de linguagem. Versificação Gêneros contemporâneos 1.2 Habilidade: Distinguir e utilizar a linguagem conotativa através das figuras de linguagem de som e de construção de forma textualizada.

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: MÓDULOS 1,4 E 6 (LEITURA) E 2 E 5 (ESTUDO DA LÍNGUA)

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: MÓDULOS 1,4 E 6 (LEITURA) E 2 E 5 (ESTUDO DA LÍNGUA) GABARITO das ATIVIDADES COMPLEMENTARES 6º. Ano (Revisão para prova periódica) Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Paula Turmas 161 e 162 ATIVIDADES COMPLEMENTARES: MÓDULOS 1,4 E 6 (LEITURA) E 2 E

Leia mais

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários GÊNERO ÉPICO (NARRATIVO) = Quando é contada uma história.

Leia mais

POEMAS AVULSOS. Gonzaga Filho Página 1

POEMAS AVULSOS. Gonzaga Filho Página 1 Gonzaga Filho Página 1 Gonzaga Filho Página 2 Gonzaga Filho POEMAS AVULSOS Primeira Edição Guamaré RN 2016 Gonzaga Filho Página 3 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA GLAUCE TELLES ESTEVES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I VIOLÕES QUE CHORAM (FRAGMENTO) CRUZ E SOUSA (jan. I897)

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA LUCIANA DE CARVALHO CHRIST Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA Ismália Alphonsus de Guimaraens

Leia mais

b) Aliteração É a repetição de consoantes ou de sílabas. Ex: Quem com ferro fere com ferro será ferido.

b) Aliteração É a repetição de consoantes ou de sílabas. Ex: Quem com ferro fere com ferro será ferido. b) Aliteração É a repetição de consoantes ou de sílabas. Ex: Quem com ferro fere com ferro será ferido. Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas. Vagam os velhos vértices velozes

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA GUIOMAR APARECIDA BENTO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto apresentado é de Cláudio Manuel da Costa,

Leia mais

Gabriel Arruda Burani. EstilhACos. de Mim

Gabriel Arruda Burani. EstilhACos. de Mim EstilhACos de Mim Gabriel Arruda Burani EstilhACos de Mim Copyright 2013 by Gabriel Arruda Burani Todos os direitos reservados. 1ª Edição A reprodução não autorizada desta publicação em sua totalidade

Leia mais

Teoria Literária I Profª Angela Catonio

Teoria Literária I Profª Angela Catonio Teoria Literária I Profª Angela Catonio VERSIFICAÇÃO PROSA É o texto em linguagem natural e espontânea, a expressão do não-eu. A estrutura do texto não possui forma especial de composição, compõese em

Leia mais

Obras Corais para Coro a cappella e Coro com Órgão

Obras Corais para Coro a cappella e Coro com Órgão 2 Reão / Edited by: Gil Miranda José Lourenço San - ta Ce - cí - lia Pa - dro - ei - ra nos - San - ta Ce - cí - lia Pa - dro - ei - ra nos - San San Obras Corais para Coro a cappella e Coro com Órgão

Leia mais

Goiânia, 03 de outubro de Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. Dia: 03/10/2016 2ª Feira

Goiânia, 03 de outubro de Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. Dia: 03/10/2016 2ª Feira Goiânia, 03 de outubro de 2016. Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. De sonhos e conquistas Ciências:No caderno. Dia: 03/10/2016 2ª Feira Recorte e cole o Anexo I em seu caderno e faça

Leia mais

Aula 10 O POEMA E SEUS CONSTITUINTES ( 1ª PARTE) Antonio Cardoso Filho

Aula 10 O POEMA E SEUS CONSTITUINTES ( 1ª PARTE) Antonio Cardoso Filho Aula 10 O POEMA E SEUS CONSTITUINTES ( 1ª PARTE) META Apresentar os elementos formais do poema referentes à métrica e à estrofação. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: - Classificar os versos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SOURANE ALMEIDA DUARTE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ISMÁLIA ALPHONSUS DE GUIMARAENS Quando Ismália enlouqueceu,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA RENATA RIBEIRO DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Este Texto Gerador é de autoria de Cruz e Souza. Negro

Leia mais

Um olhar novo no mundo

Um olhar novo no mundo Um olhar novo no mundo Poeta brinca com as palavras... Poeta é, assim, quem descobre e faz poesia a respeito de tudo: de gente, de brinquedo, de pessoas que parecem com pessoas que conhecemos, de episódios

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 2º EM Literatura Fransérgio Av. Opta./Subs. 18/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2.

Leia mais

NOÇÕES DE FONÉTICA. Fonemas São as unidades sonoras mais simples da língua, ou seja, os sons distintivos que entram na formação do vocábulo.

NOÇÕES DE FONÉTICA. Fonemas São as unidades sonoras mais simples da língua, ou seja, os sons distintivos que entram na formação do vocábulo. Capítulo 1 NOÇÕES DE FONÉTICA Fonética é a parte da gramática que estuda os fonemas, em sua natureza física e fisiológica. Fonemas São as unidades sonoras mais simples da língua, ou seja, os sons distintivos

Leia mais

Literatura! Profª: Neusa Klein.

Literatura! Profª: Neusa Klein. Literatura! Profª: Neusa Klein. Conceitos de Literatura: Literatura é a linguagem carregada de significados (Ezra Pound) A distinção entre literatura e demais artes vai operar-se nos seus elementos intrínsecos,

Leia mais

DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO

DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO EU AMO VOCÊ: DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO Cleber Chaves da Costa 1 O amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso; o amor não é orgulhoso, não se envaidece; não é descortês,

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES. Conteúdos:

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES. Conteúdos: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 A 1 Conteúdos: Tonicidade: Classificação das silabas, na palavra, quanto ao som e ao número. Classificação das palavras quanto ao

Leia mais

Elementos Básicos de Poesia: Anotações

Elementos Básicos de Poesia: Anotações Elementos Básicos de Poesia: Anotações A Poesia como gênero literário Os gêneros literários são definidos conforme uma sistematização da Literatura que permite a classificação das obras literárias de acordo

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SUSANA DINIZ DIAS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I CRISTAIS Mais claro e fino do que as finas pratas O som da

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

RECURSOS FONOLÓGICOS

RECURSOS FONOLÓGICOS F I G U R A S D E L I N G U A G E M RECURSOS FONOLÓGICOS ALITERAÇÃO: repetição de uma mesma consoante numa sequência. Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpia dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SOLANGE GONCALVES EBIAS RODRIGUES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I UM SONHO EUGÊNIO DE CASTRO Na messe, que

Leia mais

A vista incerta, Os ombros langues, Pierrot aperta As mãos exangues De encontro ao peito. (Manuel Bandeira)

A vista incerta, Os ombros langues, Pierrot aperta As mãos exangues De encontro ao peito. (Manuel Bandeira) SONORIDADE: FIGURAS E SENTIDO Alma minha gentil, que te partiste Tão cedo desta vida, descontente, Repousa lá no Céu eternamente E viva eu cá na terra sempre triste. (Luís de Camões) A vista incerta, Os

Leia mais

Rio 40 Graus Fernanda Abreu/F.Fawcett/Laufer Û Û Û Û Û Û Û Û Û

Rio 40 Graus Fernanda Abreu/F.Fawcett/Laufer Û Û Û Û Û Û Û Û Û CONTALTO c 4 io 40 Graus Fernanda Abreu/F.Fawcett/Laufer Arrano: Edu Morelenbaum 7 10 12 15 17 20 2 24 25 26 27 i-o qua-ren-tagraus graus vi-lha pur-ga-tó-rio da be-le-za_edocaos i-o qua-ren - ta graus

Leia mais

Luís Vaz de Camões Retrato pintado em Goa, 1581.

Luís Vaz de Camões Retrato pintado em Goa, 1581. Luís Vaz de Camões +- 1524-1580 Retrato pintado em Goa, 1581. Vida Provavelmente nasceu e faleceu em Lisboa Um dos maiores poetas da literatura de língua portuguesa Frequentou a corte de D. João III 1755:

Leia mais

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade)

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade) As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso linguístico para expressar experiências comuns de formas diferentes, conferindo

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE PORTUGUÊS Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 12/09/2017 Nota: Professor(a): Letícia Silva Valor da Prova: 30 pontos Orientações

Leia mais

Lit. Semana. Diogo Mendes (Rodrigo Pamplona)

Lit. Semana. Diogo Mendes (Rodrigo Pamplona) Semana 3 Diogo Mendes (Rodrigo Pamplona) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 10/02

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 3 ano EF 1D 2015 1/ 5 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa 1. Recruta Zero é o personagem de Mort Walker. Leia uma de suas

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA VANESSA BAUER ANDRADE GOMES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O primeiro texto gerador deste ciclo, o poema Hirta

Leia mais

AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Complete as palavras a seguir com m ou n. lâ m pada i n fantil po m ba li m peza i n feliz i n grediente ate n ção ca m balhota 2. Escreva o que

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA JANAINA MARTINS DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA Ismália (Alphonsus de Guimaraens)

Leia mais

Trem Bala Ana Vilela Arr. Danilo Andrade/Regina Damiati

Trem Bala Ana Vilela Arr. Danilo Andrade/Regina Damiati core Trem ala na Vilela rr. Danilo ndrade/regina Damiati oprano c D G D G Œ Œ r lto c Não é so bre Œ Œ r aritone c Não é so bre 5. ter to - das as pes - so - as do mun - do pra si é so-bre sa -. ter to

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Elipse: É a omissão de um termo ou de uma oração inteira que já foi dita ou escrita antes, sendo que esta omissão fica subentendida pelo contexto. Exemplos: - Sobre a mesa, apenas

Leia mais

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ANOS FINAIS / SRE - CURVELO

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ANOS FINAIS / SRE - CURVELO 61 Poema O que é: Segundo o poeta Carlos Drummond de Andrade, entre coisas e palavras principalmente entre palavras circulamos. As palavras, entretanto, não circulam entre nós como folhas soltas no ar.

Leia mais

SONETO. SONETO Fagundes Varela ( )

SONETO. SONETO Fagundes Varela ( ) SONETO Fagundes Varela (1841-1875) Desponta a estrela d alva, a noite morre. Pulam no mato alígeros cantores, E doce a brisa no arraial das flores Lânguidas queixas murmurando corre. Volúvel tribo a solidão

Leia mais

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e 5º A 5º B e C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Semana de 13 a 17 de março Leia o texto para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Leia mais

A tristeza. A tristeza

A tristeza. A tristeza E a leitura continua..."o Principezinho" - quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2013 No capítulo V, o Principezinho demonstra muita tristeza nas suas palavras. Após a leitura, foi proposto aos alunos escreverem

Leia mais

Literatura Prof. Marcos Bondan

Literatura Prof. Marcos Bondan Conhecimentos Específicos Literatura Prof. Marcos Bondan Literatura Professor Marcos Bondan www.acasadoconcurseiro.com.br Edital LITERATURA: II Língua e Linguagem: as funções da linguagem; o gênero poético

Leia mais

POEMA. Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação

POEMA. Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação POEMA Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação Conhecendo o gênero No dia-a-dia, quando pretendemos transmitir nossas ideias, desejos, opiniões e emoções, normalmente combinamos palavras pela sua

Leia mais

PROF. RENATO PORPINO

PROF. RENATO PORPINO PROF. RENATO PORPINO FONOLOGIA Fonemas são os sons da fala que são capazes de estabelecer uma diferenciação de significado entre dois vocábulos. Um fonema é um som que é capaz de distinguir uma palavra

Leia mais

QUANDO EU, SENHORA...

QUANDO EU, SENHORA... QUANDO EU, SENHORA... Sá de Miranda Quando eu, senhora, em vós os olhos ponho, e vejo o que não vi nunca, nem cri que houvesse cá, recolhe-se a alma em si e vou tresvariando, como em sonho. Isto passado,

Leia mais

Quando eu, senhora...

Quando eu, senhora... Quando eu, senhora... Sá de Miranda Quando eu, senhora, em vós os olhos ponho, e vejo o que não vi nunca, nem cri que houvesse cá, recolhe-se a alma em si e vou tresvariando, como em sonho. Isto passado,

Leia mais

Questionário sobre o Ensino de Leitura

Questionário sobre o Ensino de Leitura ANEXO 1 Questionário sobre o Ensino de Leitura 1. Sexo Masculino Feminino 2. Idade 3. Profissão 4. Ao trabalhar a leitura é melhor primeiro ensinar os fonemas (vogais, consoantes e ditongos), depois as

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ELISETE MARIA LEITAO RIBEIRO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 POESIA SIMBOLISTA Alphonsus de Guimaraens é um

Leia mais