Por que as iniciativas de análises de próxima geração falham.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Por que as iniciativas de análises de próxima geração falham."

Transcrição

1 decision ready. Por que as iniciativas de análises de próxima geração falham. Os obstáculos para desenvolver uma cultura orientada por dados.

2 Neste ponto, não há dúvida: as análises mudaram a maneira como as empresas competem.1

3 De usuários não técnicos, que se interessam por painéis e ferramentas de visualização, até especialistas em dados com amplo conhecimento, que experimentam modelos preditivos o futuro das tomadas de decisão está, sem dúvida, na orientação por dados.

4 É por isso que a grande maioria das empresas, em vários setores, está priorizando as iniciativas de análises.2

5 Empresas de vários setores estão usando análises de maneira cada vez mais estratégica:

6 Em assistência médica, para monitorar pacientes e prever potenciais resultados. Em seguros, para gerenciar prêmios e risco de variação de preço. Na indústria, para monitorar e realizar a manutenção proativa dos equipamentos. No varejo, para analisar padrões comportamentais do cliente. Na área financeira, para detectar fraudes e potenciais inadimplentes

7 Também está se tornando bastante claro que a próxima geração de análises avançadas poderá impulsionar ainda mais as empresas. o Análises preditivas e prescritivas o Inteligência operacional o Análises em tempo real o Análises de segurança e detecção de invasão o Monitoramento de controle de qualidade o Análises geoespaciais

8 As análises invadiram os ambientes corporativos. Mas vale enfatizar que ainda estamos vendo apenas a ponta do iceberg.

9 ! O que é empolgante mas também constitui um importante alerta.

10 Isso porque a maioria das empresas ainda tem um longo caminho pela frente antes que o sonho de ser orientada por dados possa tornar realidade a obtenção de ROI. E não há atalhos na jornada rumo às análises de próxima geração.

11 De fato, mesmo depois do enorme investimento em ferramentas, equipes, software e armazenamento para as análises de próxima geração, uma proporção inquietantemente grande de iniciativas ainda corre o risco de falhar desastrosamente. 3

12 Os sintomas disso são frustrantemente familiares: Os especialistas em dados utilizam a maior parte do tempo "discutindo" os dados 4 A confiança nas análises começa a ser prejudicada devido às preocupações em relação à qualidade de dados e às versões conflitantes da verdade Usuários de áreas de negócios começam a se queixar do tempo necessário para obter os principais dados de que precisam A TI luta para acompanhar o surgimento de uma longa lista de novas ferramentas, usuários e solicitações de dados, integrações e teste

13 ! Aqui está o problema:

14 Mesmo os painéis mais intuitivos, as visualizações mais bonitas e os complexos modelos preditivos serão inúteis se você não tiver uma arquitetura de dados moderna para abastecê-los. Descubra o que é realmente preciso para fornecer análises avançadas. Obtenha o e-book.

15 E se há um aspecto que a busca pelas análises de próxima geração já comprovou é que as antigas infraestruturas de gerenciamento de dados não foram criadas para lidar com as atuais necessidades relacionadas a dados.

16 1 O resultado é incapacidade de considerar duas características essenciais das análises modernas: 2

17 1 A velocidade absoluta das análises Atualmente, as empresas competem a uma velocidade que permite entregar insights úteis. Isso se resume a: 5 Dados rápidos = Insight rápido = Resultados rápidos

18 Mas a maioria das organizações de TI ainda está no processo de transição da Business Intelligence tradicional para as análises de próxima geração o que significa que as respostas são disponibilizadas em meses, quando os usuários precisariam delas em questão de dias.

19 Para testar hipóteses e validar prognósticos, os usuários das áreas de negócios precisam de acesso rápido a uma crescente diversidade de fontes e tipos de dados, mesmo que os dados sejam apenas "suficientemente bons".

20 O resultado é uma paisagem fragmentada de ferramentas e aplicativos isolados, implantados para atender aos requisitos de cronogramas apertados. E o problema do crescimento no volume de dados ruins parece não ter fim.

21 2 Mudança constante No novo paradigma da análise, a mudança é a única constante. Casos de uso, ferramentas, fontes de dados, tecnologia de armazenamento de dados e os próprios dados estão, todos, em permanente estado de mudança.

22 Sem uma abordagem ágil para o gerenciamento de dados, a TI não tem chances contra a avalanche de novas perguntas, solicitações, experimentos e necessidades que surgem nas empresas.

23 E sem a TI, a empresa não pode dimensionar ou operacionalizar seus recursos de análises da maneira adequada para ser competitiva. Todos perdem.

24 Em resumo: A velocidade, o dinamismo e a complexidade das iniciativas de próxima geração exigem uma abordagem mais inteligente para o gerenciamento de dados.

25 Por mais empolgantes que sejam essas ferramentas e tecnologias novas e modernas, uma verdade antiga impregna cada iniciativa de análise no mundo:

26 Sem dados limpos, completos e oportunos, pessoas, processos e tecnologias não poderão entregar insights úteis aos negócios quando a empresa precisar deles.! Limpos Completos Oportunos

27 Se dependermos de uma abordagem lenta, rígida e obsoleta para gerenciar dados, então a promessa das análises de próxima geração serão sempre inalcançáveis.

28 E não há painéis e ferramentas de visualização que deem jeito no problema de dados isolados, desconectados e não limpos.

29 Por outro lado, o caminho à frente para qualquer empresa com um posicionamento sério em análises avançadas é claro.

30 Estabeleça agora as bases de um gerenciamento de dados rápido, ágil e repetível e nenhuma iniciativa de análises ficará fora do seu alcance.

31 Não se trata apenas de facilitar o gerenciamento de dados e fornecer os dados certos para mais ferramentas, casos de uso e usuários.

32 Trata-se de garantir que você está preparado para superar os obstáculos mais importantes ao desenvolvimento de uma cultura verdadeiramente orientada por dados. orientada por dados

33 Trata-se de capacitar pessoas e estabelecer processos com as análises, para mudar a maneira de competir.

34 Leitura adicional. O que é preciso para fornecer análises avançadas Se a sua empresa pensa seriamente em tornar realidade o potencial das análises avançadas, então você precisa conhecer os seis princípios básicos para se tornar uma empresa decision-ready. A boa notícia? Elaboramos um e-book inteiro sobre isso. O que é preciso para fornecer análises avançadas Os seis princípios básicos de uma empresa Decision Ready decision ready. Leia agora.

35 IN Sobre a Informatica. Somos a Informatica e ajudamos as maiores empresas do mundo a implementar as modernas arquiteturas de dados de que precisam para competir. Se você pretende produzir análises avançadas para a sua organização, vamos conversar. Vamos conversar.

36 Fontes. 1. " 84% das companhias acreditam que as análises de Big Data estão mudando os cenários competitivos de seus setores", Forbes, outubro de siteslouiscolumbus/2014/10/19/84-of-enterprises-see-bigdata-analytics-changing-their-industries-competitivelandscapes-in-the-next-year/ 2. 'The State of Big Data Infrastructure', Accenture, junho de "Quase um terço dos projetos de BI não atingem os objetivos de negócios", ComputerWeekly, janeiro de ' For big data scientists, 'janitor work' is the biggest obstacle', New York Times, agosto de /08/18/technology/for-big-data-scientists-hurdle-toinsights-is-janitor-work.html 5. 'Simplify your analytics strategy', Harvard Business Review, junho de

O vilão silencioso de projetos de Big Data.

O vilão silencioso de projetos de Big Data. decision ready. O vilão silencioso de projetos de Big Data. Como evitar o maior erro de Big Data e que você não pode se dar ao luxo de cometer. Quanto mais alto, maior o tombo. É cada vez maior o número

Leia mais

Preparando-se para os dados na era digital.

Preparando-se para os dados na era digital. data ready. Preparando-se para os dados na era digital. Três imperativos para a excelência em dados. Os dados estão em todos os lugares. A quantidade de dados gerada hoje, no mundo, dobra a cada dois anos.

Leia mais

A empresa ágil: orientada a dados, estrategicamente alinhada

A empresa ágil: orientada a dados, estrategicamente alinhada CA Agile Central A empresa ágil: orientada a dados, estrategicamente alinhada A capacidade de uma organização de prosperar e crescer na atual economia digital acelerada é medida pela rapidez com que ela

Leia mais

Virtualização: Para vencer a complexidade da TI ABERDEEN GROUP

Virtualização: Para vencer a complexidade da TI ABERDEEN GROUP Virtualização: Para vencer a complexidade da TI ABERDEEN GROUP 1 A luta da TI é real Lutar faz parte da vida. Todos os dias, tanto em nossa vida pessoal quanto profissional, lutamos para fazer nosso melhor,

Leia mais

Como implementar dashboards gerenciais na gestão dos resultados da sua empresa.

Como implementar dashboards gerenciais na gestão dos resultados da sua empresa. Guia de Boas Práticas data media experience Como implementar dashboards gerenciais na gestão dos resultados da sua empresa. keepi.media SU Página 1. MÁ RI 1. 2. 3. 4. 5. Como implementar dashboards gerenciais

Leia mais

Ferramenta para suporte à tomada de decisões Ayrton Silva

Ferramenta para suporte à tomada de decisões Ayrton Silva Ferramenta para suporte à tomada de decisões Ayrton Silva AMM Paraná 1 Ferramenta para suporte à tomada de decisões Ayrton Silva, PMP AMM Paraná 2 A população mundial está crescendo e a produção de alimentos

Leia mais

COMO BIG DATA E BUSINESS ANALYTICS PODEM MUDAR O RUMO DO SEU NEGÓCIO

COMO BIG DATA E BUSINESS ANALYTICS PODEM MUDAR O RUMO DO SEU NEGÓCIO COMO BIG DATA E BUSINESS ANALYTICS PODEM MUDAR O RUMO DO SEU NEGÓCIO Com o Big Data, o volume de dados produzidos e a diversidade de novas fontes de dados que apareceram nos últimos anos, organizações

Leia mais

Oracle Healthcare Foundation Acelerando a evolução dos cuidados médicos

Oracle Healthcare Foundation Acelerando a evolução dos cuidados médicos Oracle Healthcare Foundation Acelerando a evolução dos cuidados médicos De indivíduos a populações, preenchendo a lacuna no tratamento médico para uma saúde melhor Desafios enfrentados pelo setor de assistência

Leia mais

Como o Dynamics 365 Operations pode ajudar a gerir melhor o seu negócio. Novo produto da Microsoft surgiu para facilitar o dia a dia dos gestores

Como o Dynamics 365 Operations pode ajudar a gerir melhor o seu negócio. Novo produto da Microsoft surgiu para facilitar o dia a dia dos gestores Como o Dynamics 365 Operations pode ajudar a gerir melhor o seu negócio Novo produto da Microsoft surgiu para facilitar o dia a dia dos gestores Índice INTRODUÇÃO...1 O QUE É O DYNAMICS 365...4 QUAIS OS

Leia mais

Com a evolução das ferramentas, o que era encarado apenas como uma ferramenta de monitoramento passou ser um canal de diálogo e relacionamento,

Com a evolução das ferramentas, o que era encarado apenas como uma ferramenta de monitoramento passou ser um canal de diálogo e relacionamento, Isabela Pimentel Com a evolução das ferramentas, o que era encarado apenas como uma ferramenta de monitoramento passou ser um canal de diálogo e relacionamento, mudando de buzz monitoring para social

Leia mais

INTELIGÊNCIA PARA O MUNDO CONECTADO. Copyr i g ht 2016, SAS Ins titut e Inc. All rights res er ve d.

INTELIGÊNCIA PARA O MUNDO CONECTADO. Copyr i g ht 2016, SAS Ins titut e Inc. All rights res er ve d. INTELIGÊNCIA PARA O MUNDO CONECTADO luiz.malere@sas.com OF Cidades e Casas Inteligentes Cliente Conectado Comunicações Vigilância Carro Conectado / Transportes Energia I T nternet hings Gestão de Prédios

Leia mais

Transformação Digital no Setor Elétrico

Transformação Digital no Setor Elétrico Transformação Digital no Setor Elétrico 23 DE MAIO DE 2018 1 Big data ou little data, o que importa é a sua análise dos dados Felipe Rejes, Product Support Engineer 23-MAI-18 Existem grandes possibilidades

Leia mais

GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE

GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE Introdução 03 Importância de um bom atendimento ao cliente 05 Como melhorar esse processo 07 Ferramentas importantes

Leia mais

Explorando a nova REVOLUÇÃO DIGITAL

Explorando a nova REVOLUÇÃO DIGITAL Integration Big Data Analytics IoT Explorando a nova Revolução Tecnológica. Explorando a nova REVOLUÇÃO DIGITAL A informação que você precisa ao alcance das suas mãos. GARTNER: nenhuma indústria passará

Leia mais

A importância do ITSM na era da transformação digital. Andrés Mendoza LATAM Technical Head ManageEngine

A importância do ITSM na era da transformação digital. Andrés Mendoza LATAM Technical Head ManageEngine A importância do ITSM na era da transformação digital Andrés Mendoza LATAM Technical Head ManageEngine Gerenciamento de TI Aplicações corporativas, colaboração, & produtividade 90+ produtos 180,000+ clientes

Leia mais

A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê.

A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê. A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê. Pense no que a solução certa pode fazer pelo seu negócio. PROJETO PRODUTOS SERVIÇOS SOLUÇÃO INTEGRADA CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA Um sonho fez tudo

Leia mais

BUSINESS INTELLIGENCE: UM CAMINHO MAIS RÁPIDO PARA O SUCESSO.

BUSINESS INTELLIGENCE: UM CAMINHO MAIS RÁPIDO PARA O SUCESSO. BUSINESS INTELLIGENCE: UM CAMINHO MAIS RÁPIDO PARA O SUCESSO. Especialista em inteligência de negócio, com foco em Business Intelligence e com atuações em diversos segmentos de mercado. Costumamos perder

Leia mais

Dados confiáveis para empresas em crescimento

Dados confiáveis para empresas em crescimento dos produtos SAP Soluções SAP para gerenciamento de informações empresariais SAP Data Integrator, Edge Edition Objetivos Dados confiáveis para empresas em crescimento Gerencie melhor seus dados e aumente

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com LAZER Lazer sempre foi sinônimo de envolvimento social. Com a tecnologia houve a privatização

Leia mais

BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei

BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei Filme BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei almassei@gmail.com » A quantidade de informação gerada hoje pelos sistemas de informação dobra a cada 14 meses!» 90% dos dados no mundo hoje foram criados

Leia mais

Série de ebooks sobre Operações ágeis: Capítulo 1. Por que as Operações ágeis são essenciais para sua estratégia de transformação digital

Série de ebooks sobre Operações ágeis: Capítulo 1. Por que as Operações ágeis são essenciais para sua estratégia de transformação digital Série de ebooks sobre Operações ágeis: Capítulo 1 Por que as Operações ágeis são essenciais para sua estratégia de transformação digital A transformação digital requer operações de TI bimodais Há muito

Leia mais

Folheto Benefícios da jornada rumo à nuvem

Folheto Benefícios da jornada rumo à nuvem Folheto Benefícios da jornada rumo à nuvem Workshop HPE Transform to Cloud Folheto Página 2 Experimente a jornada de transformação da nuvem rumo ao fornecimento híbrido... rapidamente. A computação em

Leia mais

ORACLE VALUE CHAIN PLANNING SOLUÇÕES COMPLETAS E INTEGRADAS PARA CADEIAS DE VALORES

ORACLE VALUE CHAIN PLANNING SOLUÇÕES COMPLETAS E INTEGRADAS PARA CADEIAS DE VALORES ORACLE VALUE CHAIN PLANNING SOLUÇÕES COMPLETAS E INTEGRADAS PARA CADEIAS DE VALORES APRESENTAÇÃO DO ORACLE VALUE CHAIN PLANNING 2 Descubra o que o Oracle Value Chain Planning pode fazer por você Inovar

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso a. Curso de Especialização em: Ciência de Dados (BIG DATA ANALYTICS) b. Área: Computação c. Área temática (tema): BIG DATA d. Linha de Pesquisa: Computação e Sistemas de Informação

Leia mais

Gerenciamento de Redes. Introdução

Gerenciamento de Redes. Introdução Gerenciamento de Redes Introdução Motivação As redes estão ficando cada vez mais importantes para as empresas não são mais infraestrutura dispensável: são de missão crítica (não podem parar!) As redes

Leia mais

BAM - Business Activity Monitoring. A importância de se monitorar os dados para atingir resultados

BAM - Business Activity Monitoring. A importância de se monitorar os dados para atingir resultados BAM - Business Activity Monitoring A importância de se monitorar os dados para atingir resultados Índice Introdução O que é o BAM? BAM e os processos produtivos Benefícios práticos do BAM Onde o BAM é

Leia mais

SAP Business One como centro da Transformação Digital da sua empresa

SAP Business One como centro da Transformação Digital da sua empresa SAP Business One como centro da Transformação Digital da sua empresa SOBRE A RAMO 36 170 570 Anos de mercado Sólida experiência no mercado de ERP brasileiro. Maior parceiro SAP Business One do Brasils

Leia mais

Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas. Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja

Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas. Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja Melhore Estenda Reduza a experiência do cliente e aumente

Leia mais

Monitoramento comportamental do negócio.

Monitoramento comportamental do negócio. Monitoramento comportamental do negócio. Utilização do algoritmo de previsão do tempo para monitorar comportamentos anômalos do negócio. VISÃO GERAL Cunhamos o conceito de monitoramento comportamental

Leia mais

Centro de Controle Inteligente (CCI)

Centro de Controle Inteligente (CCI) Centro de Controle Inteligente (CCI) Diogo Cezari Coordenador de Smart Cities IBM Cloud / DOC ID / Month XX, 2018 / 2018 IBM Corporation Agenda O que é Smart City? Cenários Centro de Controle Inteligente

Leia mais

Trabalhe de forma mais inteligente com marketing baseado em IA

Trabalhe de forma mais inteligente com marketing baseado em IA Watson Marketing Trabalhe de forma mais inteligente com marketing baseado em IA #MarketingRevolutionIBM Você está tentando ser um profissional de marketing mais inovador, mas está soterrado por tantos

Leia mais

O produto e o processo: transformações que vão além do digital

O produto e o processo: transformações que vão além do digital O produto e o processo: transformações que vão além do digital Em primeiro lugar, Muito prazer, eu sou a Eluza. Eu gosto de contar histórias e resolvi fazer isso de uma forma pouco convencional: estudando

Leia mais

VÁ ALÉM DO BI TRADICIONAL ADICIONANDO PODER ANALÍTICO... MARIANA FONTANEZI ESTATÍSTICA

VÁ ALÉM DO BI TRADICIONAL ADICIONANDO PODER ANALÍTICO... MARIANA FONTANEZI ESTATÍSTICA Business Inteligence & Analytics VÁ ALÉM DO BI TRADICIONAL ADICIONANDO PODER ANALÍTICO... MARIANA FONTANEZI ESTATÍSTICA Apresentação Agenda O Big Data O ciclo analítico Técnicas de Data Mining Técnicas

Leia mais

de tecnologia P A R A EM 2016

de tecnologia P A R A EM 2016 ^ TENDENCIAS de tecnologia P A R A + RH EM 2016 Panto O RH de hoje faz + - MAIS com menos A expansão das plataformas de avaliação nas últimas décadas transformou praticamente toda a gestão de RH das empresas.

Leia mais

Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH

Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH Pesquisas confirmam o que intuitivamente sabíamos: práticas de RH alinhadas, inovadoras e integradas fazem uma diferença dramática no desempenho

Leia mais

Cinco etapas para a análise de autoatendimento escalonável

Cinco etapas para a análise de autoatendimento escalonável Cinco etapas para a análise de autoatendimento escalonável Acesso de autoatendimento aos dados mais do que apenas uma tendência, essa é a nova regra. A revolução dos dados chegou e trouxe com ela a análise

Leia mais

Cinco etapas para adotar o monitoramento de infraestrutura de TI ágil necessário para um mundo orientado aos clientes

Cinco etapas para adotar o monitoramento de infraestrutura de TI ágil necessário para um mundo orientado aos clientes Cinco etapas para adotar o monitoramento de infraestrutura de TI ágil necessário para um mundo orientado aos clientes Abastecendo a experiência do aplicativo Se você viu alguma propaganda recente de carros,

Leia mais

A economia dos aplicativos requer inteligência de mainframe

A economia dos aplicativos requer inteligência de mainframe A economia dos aplicativos requer inteligência de mainframe A transformação digital e o mainframe Atualmente, a experiência do cliente é fundamental para a sobrevivência dos negócios. Agora, toda interação,

Leia mais

PENTAHO NO MERCADO DE TRABALHO. Soluções de Business Intelligence Ítalo Ruann

PENTAHO NO MERCADO DE TRABALHO. Soluções de Business Intelligence Ítalo Ruann PENTAHO NO MERCADO DE TRABALHO Soluções de Business Intelligence Ítalo Ruann italo@evolutionbi.com.br PENTAHO NO MERCADO DE TRABALHO Como as pessoas veem as soluções Pentaho? O que as pessoas acham de

Leia mais

Jacson Barros CIO Hospital das Clínicas da FMUSP Outubro/2017

Jacson Barros CIO Hospital das Clínicas da FMUSP Outubro/2017 Jacson Barros CIO Hospital das Clínicas da FMUSP Outubro/2017 Dados de 2011 a 2015 21mil colaboradores à disposição para oferecer o melhor atendimento ao público 409mil saídas hospitalares 2,9 milhões

Leia mais

Processo de IC como suporte da Gestão Estratégica. Felipe Brandão de Melo

Processo de IC como suporte da Gestão Estratégica. Felipe Brandão de Melo Processo de IC como suporte da Gestão Estratégica Felipe Brandão de Melo O que é a Falconi? Global: 25 países Diversificada: 50 segmentos Consultoria Líder em gestão para resultados. Bem estruturada: 1000

Leia mais

Scrum além do desenvolvimento de software

Scrum além do desenvolvimento de software Scrum além do desenvolvimento de software Author : Mauro Sotille Date : 7 de dezembro de 2018 Uma pergunta comum que recebo é: Scrum pode ser utilizado para outras áreas além de desenvolvimento de software?

Leia mais

BAM Business Activity Monitoring. Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora?

BAM Business Activity Monitoring. Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora? BAM Business Activity Monitoring Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora? SOBRE A OPSERVICES Fabricante de software focada no gerenciamento de

Leia mais

OFERTA IMAGEM GESTÃO DE DADOS GEOESPACIAIS. Júlio Giovanni da Paz Ribeiro Gestor de Conteúdo Geográfico

OFERTA IMAGEM GESTÃO DE DADOS GEOESPACIAIS. Júlio Giovanni da Paz Ribeiro Gestor de Conteúdo Geográfico OFERTA IMAGEM GESTÃO DE DADOS GEOESPACIAIS Júlio Giovanni da Paz Ribeiro jribeiro@img.com.br Gestor de Conteúdo Geográfico Principais desafios a serem enfrentados Onde e como estão meus dados? Estes dados

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE. 20/02/2019 Professor: BARROS 1

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE. 20/02/2019 Professor: BARROS 1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE 20/02/2019 Professor: BARROS 1 A informação é necessária para qualquer decisão que tomemos em nossa vida, sem termos elementos para nossas ações ficamos totalmente sem

Leia mais

Série Executiva. Tecnologia da Informação

Série Executiva. Tecnologia da Informação Série Executiva Tecnologia da Informação SÉRIE EXECUTIVA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. ANDRÉ BAPTISTA BARCAUI Pós-doutor em Administração pela FEA/USP, doutor em Administração

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de Projetos de TI Grade Curricular Unidade de aprendizagem Ementas Carga horária Semestre 1 Business Intelligence Gerência de Qualidade de Software Métodos e Práticas na Engenharia de Requisitos

Leia mais

Tecnologia flash: Liberando inovações que moldam a sociedade

Tecnologia flash: Liberando inovações que moldam a sociedade Tecnologia flash: Liberando inovações que moldam a sociedade Fevereiro de 2016 Patrocinado por Neste resumo: O flash está liberando inovações e permitindo a transformação dos negócios O flash está mudando

Leia mais

Pentaho IoT Analytics Open Source Trilha IoT

Pentaho IoT Analytics Open Source Trilha IoT Pentaho IoT Analytics Open Source Trilha IoT Marcio Junior Vieira CEO & Data Scientist, Ambiente Livre Marcio Junior Vieira Mini-cv 18 anos de experiência em informática, vivência em desenvolvimento e

Leia mais

Estratégias de Integração com Cloud

Estratégias de Integração com Cloud Estratégias de Integração com Cloud Bruno Squassoni, Engenheiro de Sistemas 28 de maio, 2019 Copyright 2019 OSIsoft, LLC Copyright 2019 OSIsoft, LLC 1 Operações Conhecimento em engenharia Funcionamento

Leia mais

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 CONCEITOS Bit: Menor unidade de dados; dígito binário (0,1) Byte: Grupo de bits que representa um único

Leia mais

Kaspersky Open Space Security

Kaspersky Open Space Security SISTEMA DE PROTEÇÃO ANTIMALWARE DA KASPERSKY ESTEJA PRONTO PARA O FUTURO Open Space Security Obrigado por considerar a Lab para proteger sua empresa das ameaças de malware. Nossos pacotes Open Space Security

Leia mais

NÓS CONECTAMOS A INDÚSTRIA COM A EMPRESA A SOLUÇÃO COMPLETA PARA OPERAÇÕES DE MANUFATURA

NÓS CONECTAMOS A INDÚSTRIA COM A EMPRESA A SOLUÇÃO COMPLETA PARA OPERAÇÕES DE MANUFATURA NÓS CONECTAMOS A INDÚSTRIA COM A EMPRESA A SOLUÇÃO COMPLETA PARA OPERAÇÕES DE MANUFATURA INDÚSTRIA 4.0 PRONTO! CONCEBIDA, PROJETADA E DESENVOLVIDA DE ACORDO COM OS PARADIGMAS DA INDÚSTRIA 4.0, BRICK REPLY

Leia mais

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria GUIA Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria INTRODUÇÃO A área de tecnologia das organizações vem tendo um aumento de visibilidade significativa nos últimos anos. A TI tem

Leia mais

Governança e Big Data. Celso Poderoso

Governança e Big Data. Celso Poderoso Governança e Big Data Celso Poderoso cpoderoso@microstrategy.com Celso Poderoso Formação Acadêmica: Economista Especialista em Sistemas de Informação Mestre em Tecnologia (Grid Computing/Cloud Computing)

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba Inteligência de Negócios Fatec Indaiatuba Prof. Piva Compreender as definições e conceitos básicos do Data Warehouse (DW) Entender as arquiteturas do DW Descrever os processos utilizados no desenvolvimento

Leia mais

BIG DATA,DATA SCIENCE e ANALYTICS aplicados ao MARKETING MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP.

BIG DATA,DATA SCIENCE e ANALYTICS aplicados ao MARKETING MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. BIG DATA,DATA SCIENCE e ANALYTICS aplicados ao MARKETING MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda

Leia mais

Uma abordagem moderna para engenharia e construção

Uma abordagem moderna para engenharia e construção Uma abordagem moderna para engenharia e construção Primavera P6 Enterprise Project Portfolio Management Cloud Service As últimas décadas trouxeram mudanças dramáticas para a indústria de engenharia e construção.

Leia mais

BIG DATA,DATA SCIENCE e ANALYTICS aplicados ao MARKETING MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP.

BIG DATA,DATA SCIENCE e ANALYTICS aplicados ao MARKETING MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. BIG DATA,DATA SCIENCE e ANALYTICS aplicados ao MARKETING MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda

Leia mais

Smart Cities. Intelligently Delivered.

Smart Cities. Intelligently Delivered. Smart Cities. Intelligently Delivered. Tacira 2 Com ferramentas afiadas, a Tacira ajuda as cidades a seguir seu caminho para o futuro se tornando sustentável, cooperativa e eficiente. Tacira nome Ferramenta

Leia mais

Soluções em Analytics. Soluções analíticas e preditivas na tomada de decisão dos mais diferenciados negócios.

Soluções em Analytics. Soluções analíticas e preditivas na tomada de decisão dos mais diferenciados negócios. Soluções em Analytics Soluções analíticas e preditivas na tomada de decisão dos mais diferenciados negócios. Previsibilidade é a palavra-chave para tomar melhores decisões para sua empresa Uma empresa

Leia mais

ED COMPUTAÇÃO COGNITIVA: abra os olhos e a mente para a nova era

ED COMPUTAÇÃO COGNITIVA: abra os olhos e a mente para a nova era ED. 02-2013 COMPUTAÇÃO COGNITIVA: abra os olhos e a mente para a nova era Isaac Asimov Talvez as máquinas façam o trabalho que torna a vida possível e os humanos façam todas as outras coisas que tornam

Leia mais

O NOVO VAREJO: ECOMMERCE E A MULTICANALIDADE

O NOVO VAREJO: ECOMMERCE E A MULTICANALIDADE O NOVO VAREJO: ECOMMERCE E A MULTICANALIDADE CONVERGE YOU ESCOLA DE NEGÓCIOS DIGITAIS E EXPONENCIAIS PARCEIROS CONVERGE YOU ESCOLA DE NEGÓCIOS DIGITAIS E EXPONENCIAIS CLIENTES O NOVO VAREJO: ECOMMERCE

Leia mais

Tema 3: Almoxarifado (recursos materiais, laboratório, farmácia) + Controle de Escala e Plantões

Tema 3: Almoxarifado (recursos materiais, laboratório, farmácia) + Controle de Escala e Plantões Tema 3: Almoxarifado (recursos materiais, laboratório, farmácia) + Controle de Escala e Plantões Mabi Prux von Steinkirch Prof Letícia Mara Peres Universidade Federal do Paraná - ago/2017 Gerenciamento

Leia mais

Business Intelligence Inteligência Corporativa

Business Intelligence Inteligência Corporativa Business Intelligence Inteligência Corporativa Conhece-te a ti mesmo Pedro Domingues pldomin@usp.br Tel. 3091-3612 Agosto / 2012 Pedro Domingues 1 Roteiro Noticias do Gartner; Conceito e Benefícios; Modelagem

Leia mais

OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento

OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento Sumário Introdução... 03 Afinal, o que é Omni-Channel?... 06 Quais são as suas vantagens?... 09 Como entregar uma

Leia mais

DESAFIOS VÃO SEMPRE EXISTIR. AS SOLUÇÕES É QUE DEVERÃO SER CADA VEZ MAIS INOVADORAS.

DESAFIOS VÃO SEMPRE EXISTIR. AS SOLUÇÕES É QUE DEVERÃO SER CADA VEZ MAIS INOVADORAS. DESAFIOS VÃO SEMPRE EXISTIR. AS SOLUÇÕES É QUE DEVERÃO SER CADA VEZ MAIS INOVADORAS. PORTfólio Softwares SOLUÇÕES PERSONALIZADAS, SUPORTE DEDICADO, EQUIPE QUALIFICADA E MUITA EXPERIÊNCIA. O QUE A SUA

Leia mais

O mundo além do funil. A influência digital na mudança da jornada do consumidor

O mundo além do funil. A influência digital na mudança da jornada do consumidor O mundo além do funil A influência digital na mudança da jornada do consumidor A mudança do funil; Nosso comportamento vem alterando de acordo com o tempo e a mudança da estrutura da nossa sociedade é

Leia mais

Introdução 03. O que são KPIs 05. A importância dos KPIs na gestão de projetos 08. Como definir os KPIs de um projeto 11

Introdução 03. O que são KPIs 05. A importância dos KPIs na gestão de projetos 08. Como definir os KPIs de um projeto 11 O GUIA COMPLETO Introdução 03 O que são KPIs 05 A importância dos KPIs na gestão de projetos 08 Como definir os KPIs de um projeto 11 Os principais KPIs de um projeto 15 Como monitorar os KPIs de um projeto

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

Os principais desafios de Implementar um Processo de Planejamento de Gestão de Capacidade e Performance

Os principais desafios de Implementar um Processo de Planejamento de Gestão de Capacidade e Performance Os principais desafios de Implementar um Processo de Planejamento de Gestão de Capacidade e Performance Adolfo Eric Petersen M Maio de 2016 Introdução A maturidade dos processos de TI facilita melhorar

Leia mais

ROBOTICS FOR CUSTOMERS

ROBOTICS FOR CUSTOMERS ROBOTICS FOR CUSTOMERS A Reply desenvolveu a sua própria abordagem de Robotics for Customers no contexto de Engajamento de Clientes Orientado por Dados. Robotics for Customers é um framework construído

Leia mais

O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática(PDI).

O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática(PDI). PDI Plano Diretor de Informática O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática(PDI). O PDI proporciona à empresa ordens sobre o futuro

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management 1 CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo 2 Mercado 3 CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos

Leia mais

1. A função DevOps, que se concentra principalmente em Produtos & Serviços:

1. A função DevOps, que se concentra principalmente em Produtos & Serviços: Questões de múltipla escolha 1. A função DevOps, que se concentra principalmente em Produtos & Serviços: a) Desenvolvimento Ágil b) Melhoria Contínua c) Automatizar tudo d) Centralizar o Desenvolvimento

Leia mais

Sete formas como as análises ajudam equipes esportivas a vencer

Sete formas como as análises ajudam equipes esportivas a vencer Sete formas como as análises ajudam equipes esportivas a vencer O primeiro passo para a vitória é analisar os dados Para vencer, não basta treinar duro e marcar pontos Contratos de mídia, acordos de licenciamento,

Leia mais

Ricardo Aloysio e Silva Gerente de Tecnologia e Educação para e Indústria FIEMG/SENAI

Ricardo Aloysio e Silva Gerente de Tecnologia e Educação para e Indústria FIEMG/SENAI Ricardo Aloysio e Silva Gerente de Tecnologia e Educação para e Indústria FIEMG/SENAI Especialista em Engenharia de Projetos Industriais Especialista em Produção Automobilística Especialista em Gestão

Leia mais

Conceitos Básicos de SI

Conceitos Básicos de SI SSC0530-Introdução a Sistemas de Informação Conceitos Básicos de SI Simone do R. S. Souza ICMC/USP 1 Conceitos Sistemas Informação Sistemas de Informação 2 Dado e Informação 3 Conceitos dado -> informação

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 18h45 às 23h00 Semanal Terça-Feira 18h45 às 23h00 Semanal Carga horária: 460 Horas Duração do curso:

Leia mais

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel OPERA Cloud Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel O que é o OPERA Cloud? O Oracle Hospitality OPERA Cloud Services (OPERA Cloud) é uma plataforma empresarial, voltada para

Leia mais

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos

Leia mais

O omnichannel não é mais opcional. Experiência do cliente conectado ao contact center

O omnichannel não é mais opcional. Experiência do cliente conectado ao contact center O omnichannel não é mais opcional Experiência do cliente conectado ao contact center Conteúdo Introdução...3 A explosão do canal...4 Encontre seus clientes onde eles estiverem...5 Como criar uma experiência

Leia mais

A função da infraestrutura convergente e hiperconvergente na transformação da TI

A função da infraestrutura convergente e hiperconvergente na transformação da TI Enterprise Strategy Group Getting to the bigger truth. Resumo Research Insights do ESG A função da infraestrutura convergente e hiperconvergente na transformação da TI Introdução A transformação da TI

Leia mais

LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN

LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 1 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 Organizações globais que trabalham com times distribuídos

Leia mais

KASPERSKY ENDPOINT SECURITY FOR BUSINESS Select Ferramentas para capacitar uma equipe de trabalho móvel, garantir a conformidade com políticas de segurança de TI e bloquear malware. O nível Select da Kaspersky

Leia mais

Como criar seu ecossistema de dados com o Tableau no AWS

Como criar seu ecossistema de dados com o Tableau no AWS Como criar seu ecossistema de dados com o Tableau no AWS Migrando seu BI para a nuvem Seu BI funciona e, provavelmente, funciona muito bem. Porém, continuar capacitando seus colegas com os dados será um

Leia mais

Como o BI está revolucionando as indústrias

Como o BI está revolucionando as indústrias Como o BI está revolucionando as indústrias Introdução...3 O que é Business Intelligence?...5 Quais os benefícios do BI para as indústrias...7 Cases de sucesso da implementação de BI em indústrias...14

Leia mais

#pragma LeadBot. Um Bot* inteligente em sua homepage conectado ao Dynamics 365

#pragma LeadBot. Um Bot* inteligente em sua homepage conectado ao Dynamics 365 #pragma LeadBot Um Bot* inteligente em sua homepage conectado ao Dynamics 365 Crie um processo de atendimento automatizado em seu site capturando Clientes Potenciais via chat autônomo. Ofereça suas ofertas

Leia mais

Estado Digital Inteligente da melhoria do relacionamento com cidadão ao aumento de arrecadação fiscal

Estado Digital Inteligente da melhoria do relacionamento com cidadão ao aumento de arrecadação fiscal Estado Digital Inteligente da melhoria do relacionamento com cidadão ao aumento de arrecadação fiscal Elmer Alexandre de Oliveira CentralIT Governança Corporativa Conceito O termo Estado (do latim status,us:

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

Manual de otimização de redes. Seu guia para uma rede atualizada

Manual de otimização de redes. Seu guia para uma rede atualizada Manual de otimização de redes Seu guia para uma rede atualizada Para quem é este manual? Este e-book é para os líderes de TI que estão prontos para adotar uma abordagem proativa na otimização de suas redes

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012

CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012 20412 - CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implementação de serviços de rede avançados Neste módulo os alunos serão capazes de configurar recursos

Leia mais

BPO - Business Process Outsourcing Por que contratar esse serviço para sua empresa?

BPO - Business Process Outsourcing Por que contratar esse serviço para sua empresa? BPO - Business Process Outsourcing Por que contratar esse serviço para sua empresa? Introdução INTRODUÇÃO O conceito de BPO está, atualmente, muito em alta, e não há dúvidas de que as empresas tecnologicamente

Leia mais

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SUMÁRIO. Sobre esse ebook. A Gestão de TI como diferencial estratégico. O mercado brasileiro

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SUMÁRIO. Sobre esse ebook. A Gestão de TI como diferencial estratégico. O mercado brasileiro GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SUMÁRIO Sobre esse 3 4 5 7 11 13 SOBRE ESTE EBOOK A proposta deste é fornecer informações sobre o mercado de Gestão de TI no Brasil, incluindo os principais desafios

Leia mais

Visão de futuro dos sistemas informatizados nas grandes empresas distribuidoras de energia

Visão de futuro dos sistemas informatizados nas grandes empresas distribuidoras de energia Soluções Tecnológicas S.A. Visão de futuro dos sistemas informatizados nas grandes empresas distribuidoras de energia Belo Horizonte, 14 de julho de 2017 Visão de futuro dos sistemas nas grandes empresas

Leia mais

O futuro estará nas mãos daqueles que criam aplicativos... Potência e inovação na economia dos aplicativos

O futuro estará nas mãos daqueles que criam aplicativos... Potência e inovação na economia dos aplicativos O futuro estará nas mãos daqueles que criam aplicativos... Potência e inovação na economia dos aplicativos Conectando aplicativos móveis ao mainframe na ECONOMIA dos aplicativos Todos querem aplicativos

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2012 2013 APRESENTAÇÃO O Planejamento Estratégico tem como objetivo descrever a situação desejada de uma organização e indicar os caminhos para

Leia mais

Recuperar créditos ficou simples assim! INVESTIMENTO E ACELERAÇÃO

Recuperar créditos ficou simples assim! INVESTIMENTO E ACELERAÇÃO Recuperar créditos ficou simples assim! INVESTIMENTO E ACELERAÇÃO About Us 2 Somos um canal destino para quem quer negociar Criada em 2015, a QueroQuitar oferece um canal de negociação online, que permite

Leia mais

COMO AMPLIAR SEUS NEGÓCIOS COM SUPORTE PROATIVO

COMO AMPLIAR SEUS NEGÓCIOS COM SUPORTE PROATIVO COMO AMPLIAR SEUS NEGÓCIOS COM SUPORTE PROATIVO 2 Índice 03 Introdução 04 Cada vez mais possibilidades com o chat proativo em tempo real 05 Mudando do suporte reativo para o proativo 07 Fique de bem com

Leia mais

O Novo Paradigma Digital: Mapa de Situação e Perspectivas Futuras

O Novo Paradigma Digital: Mapa de Situação e Perspectivas Futuras Indústria 2027: Riscos e Oportunidade para o Brasil diante Inovações Disruptivas Pesquisa de Campo: Primeiros Resultados O Novo Paradigma Digital: Mapa de Situação e Perspectivas Futuras 12 de dezembro

Leia mais