O número total de vagas ofertadas será de até 20 (vinte), distribuídas por orientador, conforme o Anexo G deste Edital.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O número total de vagas ofertadas será de até 20 (vinte), distribuídas por orientador, conforme o Anexo G deste Edital."

Transcrição

1 1 EDITAL 01/2015 PPGENSAU/UFCSPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) torna pública, pelo presente Edital, a abertura do processo de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos ao curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. O Programa foi autorizado pela Resolução n 012/2013 e recomendado pela CAPES em 17 de setembro de 2013 (Proposta nº 9119/2013). 1. APRESENTAÇÃO DO CURSO O Mestrado Profissional em Ensino na Saúde tem como finalidade propiciar condições para qualificação profissional, através de processos pedagógicos que favoreçam a formação e a atuação profissional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), destinado especialmente aos profissionais que atuam em contextos formais ou informais de ensino na saúde. É papel da Universidade proporcionar a integração ensino-serviço e a produção de conhecimentos, capazes de transformar as práticas profissionais e/ou contribuir para o aprimoramento do SUS. Maiores informações sobre o PPGENSAU encontram-se disponíveis no site 2. OBJETIVO DO CURSO Qualificar recursos humanos e produzir conhecimento nas variadas dimensões do ensino, desenvolvendo competências para transformações efetivas no cotidiano das instituições de ensino e no serviço, contribuindo para a formação dos futuros profissionais da saúde no Brasil. 3. DAS VAGAS O número total de vagas ofertadas será de até 20 (vinte), distribuídas por orientador, conforme o Anexo G deste Edital.

2 2 4. DA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO O PPGENSAU conta com duas Áreas de Concentração e duas Linhas de Pesquisa, conforme quadro abaixo: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSO MESTRADO ENSINO NA SAÚDE ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO Educação e Formação na Saúde Integração Ensino e Serviços de Saúde na Formação Profissional LINHAS DE PESQUISA Currículo, Formação, Docência e Ensino na Saúde Integração Universidade, Serviço de Saúde e Comunidade A estrutura curricular contempla subsídios teórico-conceituais e metodológicos para uma atuação reflexiva, crítica e criativa do futuro mestre nos seus ambientes de prática profissional. A trajetória curricular compreende um período de formação com prazo máximo de conclusão de 24 (vinte e quatro) meses, durante os quais o mestrando deverá integralizar 26 créditos, sendo 24 créditos de disciplinas obrigatórias e optativas e 2 créditos para o Trabalho de Conclusão Final de Curso. Para cada crédito são computadas 15 horas. A estrutura curricular fundamenta e viabiliza a elaboração de um Trabalho de Conclusão Final de Curso na pesquisa aplicada ou na produção técnica, com o desenvolvimento de produtos e processos educacionais. Entende-se por produção técnica, nesta área, produtos ou processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais de saúde, com vistas à transformação de práticas profissionais. 5. DA INSCRIÇÃO A taxa de inscrição terá um custo de R$135,00 (centro e trinta e cinco reais) e o pagamento deverá ser efetuado através de Guia de Recolhimento da União (GRU) nas agências do Banco do Brasil. Para geração da GRU: Acessar o endereço eletrônico: Responsabilidade Fiscal - GRU (Guia de recolhimento da União) - Impressão de GRU. Informar os seguintes códigos: Unidade Favorecida: Código , Gestão 15270, Recolhimento , Número de Referência: 13. A taxa de recolhimento NÃO será devolvida em nenhuma hipótese. Os candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa de inscrição deverão fazê-lo de 01 a 06 de abril de Terá direito à isenção, segundo Decreto 6.593, de 02 de outubro de 2008, o candidato que:

3 3 a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº , de 26 de junho de 2007; e/ou b) for membro de família de baixa renda, de que trata o Decreto nº , de 26 de junho de A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento do candidato à secretaria do Programa de Pós- Graduação, contendo indicação do Número de Identificação Social-NIS, atribuído pelo CadÚnico e declaração de que atende à condição estabelecida na letra b acima. A inscrição poderá ser realizada de duas formas: a) presencial: período de 01 a 10 de abril de 2015, a ser efetuada no Protocolo (térreo) da UFCSPA, sito a Rua Sarmento Leite, 245, Porto Alegre/RS, no horário das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados; b) correio: período de 01 a 10 de abril de 2015 (data de postagem). Remeta documentação completa, juntamente com o comprovante de pagamento, exclusivamente por serviço de encomenda expressa via Sedex, com Aviso de Recebimento (AR), até 11/04/2014 (data de postagem). O AR será considerado como comprovante de entrega. Os documentos devem ser organizados sem encadernação, na ordem descrita neste edital (do item 1 até 7), em um envelope endereçado a: Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde Inscrição Processo Seletivo 2015 Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Rua Sarmento Leite 245, Protocolo Porto Alegre - RS CEP Documentos necessários para a inscrição: 1. Ficha de inscrição preenchida e comprovante de pagamento (modelo encontra-se no site foto 3X4 colorida recente; 3. Cópias simples, frente e verso, dos documentos pessoais: Carteira de Identidade; CPF; Certidão de Nascimento ou Casamento; Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para brasileiros; comprovante das obrigações militares para homens; Registro de Naturalização ou Passaporte (para estrangeiros); visto de regularidade no País, fornecido pela Polícia Federal (em caso de candidato

4 4 estrangeiro); comprovante de vínculo empregatício; e comprovante do pagamento da anuidade (ano de 2014) do conselho de classe específico, quando se aplicar; 4. Cópia simples do Diploma de Graduação ou certificado de conclusão de curso superior, nacional ou estrangeiro, reconhecido nos termos da lei; 5. Cópia simples do Histórico Escolar da Graduação e Pós-Graduação (se tiver); 6. Termo de anuência do empregador (gestor estadual ou municipal ou chefia de serviço ou coordenação imediata) apontando autorização e flexibilização de horário para cursar o Programa. (modelo encontra-se no site 7. Carta de intenções relacionando a realização deste curso com o próprio percurso profissional e as perspectivas que vislumbra para o mestrado (modelo encontra-se no site 8. Curriculum Vitae preenchido no formulário Lattes-CNPq (disponível em: impresso, assinado e encadernado, devidamente documentado com cópia simples de cada um dos títulos e atividades organizados na sequência do formulário Lattes. Não serão aceitos outros modelos de currículo; 9. Proposta de Estudo com o foco nas práticas profissionais, relacionadas à interface saúde-ensino; 10. Manifestação de aceite de orientação pelo professor. O candidato é responsável pelas informações prestadas, arcando com as consequências de eventuais erros. A inscrição que estiver em desacordo com este Edital, inclusive por falta de documentos, será anulada em qualquer época, resultando na eliminação sumária do candidato do processo seletivo e na perda de todos os direitos decorrentes, mesmo que já tenha ocorrido a homologação do resultado final. A relação dos candidatos com inscrições homologadas será divulgada até o dia 22/04/2015 na página da UFCSPA: 6. DO PROCESSO SELETIVO E JULGAMENTO DOS CANDIDATOS O Processo Seletivo dos candidatos será realizado pela Comissão de Seleção composta por professores do Curso, designada para esse fim, através do Programa de Pós-Graduação. O Processo Seletivo ocorrerá em quatro etapas independentes. O não comparecimento em qualquer uma delas implicará na eliminação do candidato. 1 a Etapa Homologação das inscrições (eliminatória). Serão homologadas as inscrições dos candidatos que apresentaram documentação completa, atendendo as exigências deste edital (item 1 até 10).

5 5 2 a Etapa Prova escrita (eliminatória). A prova escrita será de cunho dissertativo, sem consulta, de caráter eliminatório, com duração máxima de três horas, realizada presencialmente versando sobre temas que constituem as Linhas de Pesquisa do Programa, de acordo com a bibliografia recomendada nos anexos deste edital. Serão divulgados no portal da UFCSPA (http://www.ufcspa.edu.br/index.php/strictosensu/ppg-ensino-na-saude/inscricao-e-selecao ) o local e o horário de realização das provas. Deverão ser utilizadas canetas esferográficas na cor azul ou preta. Não serão permitidos: a) a entrada na sala de realização da prova após o horário estabelecido para seu início; b) o uso de celular ou qualquer equipamento eletrônico. Será considerado aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete) nesta etapa. 3 a Etapa Análise do currículo e da proposta de estudo. A avaliação do currículo considerará as atividades ligadas ao desenvolvimento de Ensino em Saúde e ao ensino de profissionais na área da saúde, tempo de atuação no campo da saúde, especializações, participações em comissões organizadoras de eventos técnico-científicos, participação em eventos, planejamento e execução de ações nos diversos níveis de atenção a saúde, experiências em cargos de gestão de serviços, trabalhos desenvolvidos e publicações na área. Para a análise curricular será utilizado a tabela indicada nos anexos deste edital. 4 a Etapa Entrevista: ocorrerá em data e horário a serem comunicados no site do PPGENSAU (http://www.ufcspa.edu.br/index.php/stricto-sensu/ppg-ensino-na-saude/inscricao-e-selecao) (classificatória). A entrevista será gravada e terá caráter classificatório, realizada pelos representantes da Comissão de Seleção conforme cronograma, local e horário a serem divulgados previamente no site (http://www.ufcspa.edu.br/index.php/stricto-sensu/ppg-ensino-na-saude/inscricao-e-selecao) do PPGENSAU. As entrevistas serão conduzidas por professores do Programa de Mestrado Ensino na Saúde. Na quarta etapa não haverá direito a recurso. A entrevista valorizará: experiência profissional; motivação e objetivos do candidato em relação ao curso; disponibilidade de dedicação aos estudos, considerando disponibilidade pessoal e profissional para leituras e participação em atividades extraclasse; desenvoltura, clareza e objetividade nas respostas durante a entrevista; e proposta de estudo. Da Classificação Os candidatos receberão notas de 0 a 10 (zero a dez) em cada item de avaliação, sendo então calculada a média ponderada das três etapas obtidas (prova escrita, análise de currículo, proposta de estudo e entrevista), considerando-se os pesos de cada item conforme descrito a seguir: a) Prova escrita (caráter eliminatório) peso 5; b) Análise do currículo e da proposta de estudo (caráter classificatório) peso 2,5; c) Entrevista (caráter classificatório) peso 2,5;

6 6 A classificação final dos candidatos será realizada por ordem decrescente da pontuação final e disponibilidade de vagas por área de concentração e/ou por linha de pesquisa, de acordo com a distribuição interna do programa. Do Desempate Ocorrendo empate na classificação final dos candidatos será admitido aquele com a idade maior. 7. RESULTADOS FINAIS E RECURSOS Serão divulgados de acordo com o calendário contido neste Edital e seus Anexos, no site (http://www.ufcspa.edu.br/index.php/stricto-sensu/ppg-ensino-na-saude/inscricao-e-selecao). O resultado da prova escrita será divulgado na página eletrônica da UFCSPA. A relação de nomes dos candidatos aprovados aparecerá em ordem alfabética. O resultado final será divulgado no site da UFCSPA. A relação de nomes dos candidatos aprovados aparecerá em ordem classificatória (no link Cabe recurso ao processo seletivo, exceto na 4ª etapa. 8. DA MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO Terão direito à matrícula no PPGENSAU os candidatos CLASSIFICADOS, respeitados os limites das vagas estabelecidas neste Edital. A matrícula acadêmica dos candidatos selecionados será realizada na Secretaria do Programa, pelo candidato ou por seu representante legal, no período a ser divulgado no site do Programa. Poderão realizar matrícula no Programa de Pós-Graduação os alunos com Diploma de Graduação ou certificado de conclusão do curso emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. No caso de candidato estrangeiro ou portador de diploma emitido por instituição estrangeira, o candidato deverá apresentar protocolo de encaminhamento de processo de revalidação por instituições nacionais nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB), bem como nas Resoluções nº. 01/2001; 01/2002 e 02/2005 do Conselho Nacional de Educação CNE. O candidato terá 90 dias, a partir da data de matrícula, para apresentar a revalidação do diploma, sob pena de ter sua matrícula cancelada. Em caso de alunos estrangeiros é necessária a apresentação de visto de estudante. Será considerado desistente o candidato classificado que não efetuar a matrícula no período estipulado na publicação do resultado.

7 7 Em caso de desistência da matrícula, não inscrição, ou existência de vagas, será feita convocação dos candidatos aprovados, considerando-se a ordem de classificação. Serão respeitados os prazos estabelecidos no cronograma. O início das aulas será dia 01/08/ DAS DISPOSIÇÕES FINAIS A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e seus respectivos anexos. Será excluído do processo seletivo o candidato que: a) faltar a qualquer etapa do processo seletivo; b) apresentar comportamento considerado incompatível com a lisura do certame, a critério exclusivo da Comissão de Seleção; c) não entregar os documentos exigidos no item 5 deste Edital para a inscrição; d) apresentar-se nos locais de realização das provas após a hora marcada para seu início. O candidato com deficiência ou seu representante legal deve contatar a Secretaria do Programa, através do para garantia de acessibilidade plena ao processo seletivo. Os candidatos que não forem classificados poderão retirar seus documentos na Secretaria do Programa até 90 (noventa) dias após o início do curso. Os documentos serão destruídos caso não sejam retirados nesse período. O Regulamento do programa e as informações sobre as linhas de pesquisa e orientadores estão à disposição dos candidatos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação e no site (http://www.ufcspa.edu.br/index.php/stricto-sensu/ppg-ensino-na-saude). Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção. Porto Alegre, 3 de março de Profa. Dra. Cecilia Dias Flores Coordenadora Pro Tempore do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde

8 8 Prof. Dr. Rodrigo Della Méa Plentz Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFCSPA

9 9 ANEXOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE A. DO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO EVENTOS PERÍODO Período de inscrição e entrega dos documentos 01/04/2015 até 10/04/2015 Homologação da inscrição 22/04/2015 Prova escrita eliminatória 24/04/2015 Análise dos recursos 27/04/2015 até 30/04/2015 Resultado final da prova de conhecimento específico 08/05/2015 Divulgação do cronograma das entrevistas 15/05/2015 Período das entrevistas 18/05/2014 até 28/05/2015 Resultado Final do Processo Seletivo 29/05/2015 B. DO PROCESSO SELETIVO O Processo Seletivo será realizado integralmente na Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre UFCSPA, localizada na Rua Sarmento Leite, 245, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e constará de quatro etapas especificadas a seguir e em seus anexos. Etapas 1 a Etapa Conferência da documentação da Inscrição 2 a Etapa Prova escrita 3 a Etapa Análise do Currículo e Proposta de Estudo 4 a Etapa Entrevista Caráter Eliminatório Eliminatório Classificatório Classificatório Peso 5 2,5 2,5 OBSERVAÇÃO: A nota final do candidato será a média ponderada entre as 2 a, 3 a e 4 a etapas. Da Carta de Intenção: Formato aberto (conforme modelo no site apresentando as motivações para a realização do curso e abordando o impacto desse para a prática profissional.

10 10 Critérios de Avaliação da Proposta de Estudo A proposta de estudo deverá ter no máximo 2 (duas) páginas, fonte Arial 11, espaçamento 1,5 e margens 2,5 cm. Serão considerados os seguintes itens para avaliação da proposta de estudo: a) Apresentação e adequação do projeto às linhas de pesquisa do Programa; b) Consistência, coerência e viabilidade de execução do projeto; c) Vinculação do projeto à atuação profissional do candidato. Critérios de Análise de Currículo DESCRIÇÃO DOS Pontuação ITENS AVALIADOS a) Pós-graduação Lato Sensu 02 (dois) pontos por curso a) Pós-graduação Stricto 04 (quatro) pontos Sensu por curso a) Pós-graduação Lato Sensu 04 (quatro) pontos (Residência) por curso b) Experiência de trabalho 04 (quatro) pontos no Ensino em saúde por cada ano (docência, preceptoria, supervisão) c) Experiência em Serviços de Saúde 04 (quatro) pontos por cada ano Pontuação máxima permitida 02 (dois) pontos 04 (quatro) pontos por curso 04 (quatro) pontos por curso 25 (vinte e cinco) pontos 25 (vinte e cinco) pontos Pontuação obtida pelo Candidato d) Experiência em Gestão de Serviços de Saúde ou gestão de Ensino em Saúde e) Participação em Comissões Organizadoras de eventos técnicos-científicos f) Planejamento e execução de ações nos diversos níveis de atenção a saúde g) Participação durante a graduação como bolsista ou voluntário de Programas Institucionais (Iniciação Científica, Mobilidade Acadêmica, Monitoria, Projeto ou Programa de Extensão). h) Artigos Publicados em Periódicos Classificados no Sistema Qualis Capes área Interdisciplinar, nos últimos 5 anos, nos Estratos: i) Livros ou Capítulos de Livros nos últimos 5 anos. 02 (dois) pontos por cada ano 01 (um) ponto por atividade 02 (dois) pontos por atividades 01 (um) ponto por atividade A1 ou A2: 07 (sete) pontos B1 a B4: 05 (cinco) pontos B5: 03 (três) pontos Produtos 03 (três) pontos 02 (dois) pontos por item 10 (dez) pontos 05 (cinco) pontos 06 (seis) pontos 05 (cinco) pontos 07 (sete) pontos 05 (cinco) pontos j) Artigos publicados em 05 (cinco) pontos por 05 (cinco) pontos

11 11 anais de Congressos Internacionais nos últimos 5 anos. k) Artigos publicados em anais de Congressos Nacionais nos últimos 5 anos. l) Resumos publicados em anais de Congressos Internacionais nos últimos 5 anos. m) Resumos publicados em anais de Congressos Nacionais nos últimos 5 anos. item 03 (três) pontos por item 02 (dois) pontos por item 01 (um) ponto por item 05 (cinco) pontos 06 (seis) pontos 04 (quatro) pontos n) Prêmios e menção 01 (um) ponto por honrosa item Total de Pontos do candidato: x/10= 02 (dois) pontos C. BIBLIOGRAFIA INDICADA PARA PROVA ESCRITA DO PROCESSO SELETIVO 1. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 43a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, CECCIM, R.B.; FEUERWERKER, L.C.M. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. Physis, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p.41-65, Disponível em: ou 3. LOPES, R.; TOCANTINS, F. R. Promoção da saúde e a educação crítica. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, n. 40, p , Disponível em 4. PEREIRA, I. D. F.; LAGES, I. Diretrizes curriculares para a formação de profissionais de saúde: competências ou práxis? Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 11 n. 2, p , maio/ago Disponível em 5. BRASIL. A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Brasília: CONASS, p. (Coleção Para Entender a Gestão do SUS 2011, 9) Disponível em: 6. ALMEIDA FILHO, N. O que é saúde? Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.

12 12 E. DAS ATIVIDADES DO CURSO Fazem parte das atividades do curso os créditos correspondentes a disciplinas obrigatórias do Programa e da Área de Concentração, as Disciplinas Optativas, a Qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso e a comprovação de Proficiência em uma Língua Estrangeira Moderna (inglês ou espanhol), até 18 0 mês após a matrícula institucional. Serão aceitos certificados oficiais (TOEFL, TOEIC, IELTS, Cambridge...) ou declaração de proficiência para pós-graduando emitidos por uma Universidade Pública ou Privada. A não entrega do documento de proficiência até o 18º mês do curso implicará no automático desligamento do estudante do Mestrado. As atividades didáticas do curso serão realizadas preferencialmente nas sextas-feiras (noite) e sábados (manhã). F. CONTATOS DO PROGRAMA Coordenadora Pro Tempore: Profª Drª Cecilia Dias Flores Vice-Coordenadora Pro Tempore: Profª Drª Rita Catalina Aquino Caregnato UFCSPA (Prédio Anexo) Rua Sarmento Leite, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil CEP: Telefone: (51) Sítio Eletrônico: G. DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS POR ORIENTADOR Linha de Pesquisa: Currículo, Formação, Docência e Ensino na Saúde Alexandre do Nascimento Almeida 1 vaga Aline Winter Sudbrack 1 vaga Ana Carolina da Costa e Fonseca 1 vaga Cecilia Dias Flores 3 vagas Cleidilene Ramos Magalhães 3 vagas Márcia Rosa da Costa 1 vagas Sílvio César Cazella 2 vagas Linha de Pesquisa: Integração Universidade, Serviço de Saúde e Comunidade Andrea Wander Bonamigo 1 vaga

13 13 Helena Terezinha Hubert Silva 1 vaga Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira 1 vaga Luzia Fernandes Millão 1 vaga Marcelo Schenk de Azambuja 1 vaga Rita Catalina Aquino Caregnato 1 vaga Simone Travi Canabarro 1 vaga O endereço para acesso ao Curriculum Lattes dos docentes orientadores encontra-se na página do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA.

EDITAL DE SELEÇÃO 01-2016

EDITAL DE SELEÇÃO 01-2016 EDITAL DE SELEÇÃO 01-2016 Estabelece as normas e condições para o Processo Seletivo nos Cursos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em da UFRB, para ingresso no semestre acadêmico 2016.1. A Universidade

Leia mais

EDITAL PRPPG 03/2014 SELEÇÃO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM EDUCAÇÃO MÉDICA / 2014

EDITAL PRPPG 03/2014 SELEÇÃO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM EDUCAÇÃO MÉDICA / 2014 EDITAL PRPPG 03/2014 SELEÇÃO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM EDUCAÇÃO MÉDICA / 2014 A Universidade Federal da Integração Latino Americana torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013

EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013 EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013 A Coordenação do FAZ SABER que no período de 10 de setembro a 19 de outubro de 2012 estarão abertas as inscrições

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA EDITAL No. 01/2010

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA EDITAL No. 01/2010 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA EDITAL No. 01/2010 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

seletivo para ingresso no 1 0 semestre de 2015 no curso de mestrado em Geotecnia, oferecido pela

seletivo para ingresso no 1 0 semestre de 2015 no curso de mestrado em Geotecnia, oferecido pela ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Edital de abertura do Processo Seletivo para ingresso na Pós-Graduação em Geotecnia A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da Escola de Engenharia

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL EDITAL 01/14 DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL EDITAL 01/14 DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL EDITAL 01/14 DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA A Coordenação do Curso de Especialização em Oftalmologia

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ONCOLOGIA

COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ONCOLOGIA COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ONCOLOGIA EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA DOUTORADO 2016/1 O Instituto Nacional de Câncer (INCA) faz saber aos interessados

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA MESTRADO EM DIREITO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO/UCGO - 2º SEMESTRE DE

PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA MESTRADO EM DIREITO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO/UCGO - 2º SEMESTRE DE EDITAL N o 04/2009-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA MESTRADO EM DIREITO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO/UCGO - 2º SEMESTRE DE 2009 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE EDITAL PROPEG Nº 010/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Acre em associação

Leia mais

EDITAL TURMA 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL TURMA 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: processo ensinoaprendizagem

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 367/UFFS/2013 - PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SEGURANÇA ALIMENTAR

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2015 Coordenador: Prof. Dr. Antônio Corrêa de Lacerda Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Regina Maria d Aquino Fonseca Gadelha Estarão abertas, no período de 01/04/2015 a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR CAMPUS I - CIDADE UNIVERSITÁRIA CEP: 58051-900 - JOÃO PESSOA - PB TELEFONE: (83) 3216-7407

Leia mais

Edital 09/2011. 1. Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/2011. 1. Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2011 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

EDITAL PROPEG Nº 005/2013 EXAME DE SELEÇÃO PARA A 5ª TURMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA - CEEO - VAGAS REMANESCENTES

EDITAL PROPEG Nº 005/2013 EXAME DE SELEÇÃO PARA A 5ª TURMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA - CEEO - VAGAS REMANESCENTES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO DESPORTO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO ACRE EDITAL PROPEG Nº 005/2013 EXAME DE SELEÇÃO PARA A

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 03-2015

EDITAL DE SELEÇÃO 03-2015 EDITAL DE SELEÇÃO 03-2015 Estabelece as normas e condições para o Processo Seletivo nos Cursos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas da UFRB, para ingresso no semestre

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Recomendado pela CAPES e Reconhecido pelo CNE: Parecer n. 122/2009

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO EESC-USP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Salvador, Bahia Sabado e Domingo 23 e 24 de agosto de 2014 Ano XCVIII N o 21.502 e 21.503

Salvador, Bahia Sabado e Domingo 23 e 24 de agosto de 2014 Ano XCVIII N o 21.502 e 21.503 Salvador, Bahia Sabado e Domingo 23 e 24 de agosto de 2014 Ano XCVIII N o 21.502 e 21.503 EDITAL Nº 082/2014 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições regimentais,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EDITAL PROPEG Nº 003/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA - EEAAC

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA - EEAAC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA - EEAAC EDITAL 2011 A Coordenação do, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2014/1 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2014/1 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL N. 19/PROPP, DE 29 DE AGOSTO DE 2014.

EDITAL N. 19/PROPP, DE 29 DE AGOSTO DE 2014. EDITAL N. 19/PROPP, DE 29 DE AGOSTO DE 2014. O Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Prof. Dr. Cláudio Alves de Vasconcelos, no uso de suas

Leia mais

DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA

DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA S e l e ç ã o d a 6 ª T u r m a 2014 E D I T A L ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG), torna público o processo

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOUTORADO A Faculdade de

Leia mais

EDITAL Nº 072/2014. 1.2. O cronograma letivo será desenvolvido, conforme a seguir:

EDITAL Nº 072/2014. 1.2. O cronograma letivo será desenvolvido, conforme a seguir: 1 EDITAL Nº 072/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA), DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC) Mestrado PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2015 A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por meio do seu Programa

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL. (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO) SELEÇÃO TURMA 2014/2015

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL. (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO) SELEÇÃO TURMA 2014/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL. (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO) SELEÇÃO TURMA 2014/2015 EDITAL DPPG N. 09/2013 A DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

*ESPECIALIZAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES E COMUNICAÇÃO DE DADOS - ANEXO I

*ESPECIALIZAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES E COMUNICAÇÃO DE DADOS - ANEXO I PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 055/2015 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem Edital ATAc 24/2014 Processo Seletivo para o Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da da Universidade de São Paulo 2º semestre de 2014 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação

Leia mais

EDITAL 040/2015 Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada

EDITAL 040/2015 Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada EDITAL 040/2015 Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Prof. Dr. Valdir Cechinel Filho, no uso

Leia mais

3. DA SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS: 3.1. A seleção será operacionalizada pela Comissão Coordenadora de Programa do PPG-MATEMÁTICA.

3. DA SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS: 3.1. A seleção será operacionalizada pela Comissão Coordenadora de Programa do PPG-MATEMÁTICA. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO No 034/2015 PROGRAMA DE MATEMÁTICA DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO A Presidente

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU - EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU - EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL

Leia mais

EDITAL 104/2015 Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada

EDITAL 104/2015 Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada EDITAL 104/2015 Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Prof. Dr. Valdir Cechinel Filho, no uso

Leia mais

Edital 05/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família

Edital 05/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família Edital 05/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DOUTORADO TURMA 2013 EDITAL Nº

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DOUTORADO TURMA 2013 EDITAL Nº PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DOUTORADO TURMA 2013 EDITAL Nº 24/12 O Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) da Universidade Candido

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº. 26/2015 PPG/CPG/UEMA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº. 26/2015 PPG/CPG/UEMA Centro de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação Curso de Mestrado em Ciência Animal PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº. 26/2015 PPG/CPG/UEMA PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA EDITAL 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA EDITAL 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA EDITAL 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM LITERATURA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015

EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015 EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015 O PPGS realizará o exame de seleção para o Curso de Doutorado, para ingresso em março de 2015, segundo as condições e o calendário apresentados a seguir. O concurso

Leia mais

EDITAL DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA

EDITAL DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA EDITAL DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA O Instituto Bairral de Psiquiatria e a sua Comissão de Residência Médica (COREME) realizarão Processo de Seleção Pública

Leia mais

1 DA FINALIDADE E DO PÚBLICO ALVO

1 DA FINALIDADE E DO PÚBLICO ALVO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências torna público as Normas Complementares do Processo Seletivo Ano Letivo 2015, aos candidatos a discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino

Leia mais

3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE PRESENCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA. O MINISTÉRIO DA SAÚDE, representado

Leia mais

a) Formulário de inscrição preenchido;

a) Formulário de inscrição preenchido; EEDI ITTALL Nºº 002200//22001111 -- PPEEQ ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA QUÍMICA - NÍVEL MESTRADO PARA O ANO LETIVO DE 2012.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2011- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO PÚBLICA A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo para ingresso no Curso

Leia mais

Saúde Coletiva: Profissionais da área da saúde ou de outras áreas que possam desenvolver projetos inseridos nas linhas de pesquisa do programa.

Saúde Coletiva: Profissionais da área da saúde ou de outras áreas que possam desenvolver projetos inseridos nas linhas de pesquisa do programa. Programa de Mestrado em Odontologia da Universidade do Sagrado Coração (USC) EDITAL 02/2015 Homologado pelo Conselho de Pós-Graduação em 27 de janeiro de 2015 A Universidade do Sagrado Coração (USC) por

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2015-2 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola - PGEA

PROCESSO SELETIVO 2015-2 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola - PGEA PROCESSO SELETIVO 2015-2 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola - PGEA O Processo Seletivo para Admissão Ano Letivo 2015-2 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRPE em Engenharia Agrícola

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Faculdade de Ciências Farmacêuticas Câmpus de Araraquara EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Estarão abertas no período de 03 a 23/11/2015 na Seção Técnica de Pós-

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEL Nº 048/2013 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TURMA INTENSIVA 2015 EBAPE/FGV

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TURMA INTENSIVA 2015 EBAPE/FGV EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TURMA INTENSIVA 2015 EBAPE/FGV A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação

Leia mais

EDITAL Nº 02/2007 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PPGE/UFRGS/UEMS PERÍODO LETIVO 2007

EDITAL Nº 02/2007 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PPGE/UFRGS/UEMS PERÍODO LETIVO 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL EDITAL Nº 02/2007 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL

Leia mais

EDITAL Nº 010/2015-PPA

EDITAL Nº 010/2015-PPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Av. Colombo, 5.790 Zona 07 87020-900 Maringá Pr. Fonefax:

Leia mais

1.2. No presente processo de seleção, serão disponibilizadas o preenchimento de até 15 (quinze) vagas.

1.2. No presente processo de seleção, serão disponibilizadas o preenchimento de até 15 (quinze) vagas. EDITAL PPGEC Nº 01/2015 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO E MATRÍCULA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS.

Leia mais

EDITAL TURMA 2011 / 02 - MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL TURMA 2011 / 02 - MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS INSTITUTO POLITÉCNICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2015/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2015/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2015/01 O DIRETOR DO INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA - TURMA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA MESTRADO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA MESTRADO ACADÊMICO Edital 01/2010 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 062/2015-PRAC PROCESSO SELETIVO 2015/2016

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 062/2015-PRAC PROCESSO SELETIVO 2015/2016 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 062/2015-PRAC PROCESSO SELETIVO 2015/2016 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de Pelotas, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL N o 17/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS

EDITAL N o 17/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AGRÁRIO EDITAL N o 17/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS A

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 01/2014 Mestrado Interinstitucional (MINTER) do Programa de Pós-Graduação Stricto

Leia mais

FUNDAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE NOVO HAMBURGO

FUNDAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE NOVO HAMBURGO FUNDAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE NOVO HAMBURGO Programa de Residência Médica em Clínica Médica Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva Programa de Residência Médica em Neonatologia Processo Seletivo

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS - CCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS - CCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS - CCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL INFORMAÇÕES PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DOUTORADO (SEGUNDO SEMESTRE DE 2012) (Credenciados pela CAPES desde

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé]

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 183/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

Preâmbulo. 1 - Público Alvo:

Preâmbulo. 1 - Público Alvo: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS - CAMETÁ CENTRO PEDAGÓGICO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO EDITAL Nº 01/2012 CUNTINS/UFPA Seleção de alunos

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ENSINO EM SAÚDE NÍVEL DE MESTRADO PROFISSIONAL SELEÇÃO TURMA 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ENSINO EM SAÚDE NÍVEL DE MESTRADO PROFISSIONAL SELEÇÃO TURMA 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ENSINO EM SAÚDE NÍVEL DE MESTRADO PROFISSIONAL SELEÇÃO TURMA 2016 EDITAL DPPG N. 06/2015 A DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM SELEÇÃO DA 13ª TURMA - 2014 EDITAL

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM SELEÇÃO DA 13ª TURMA - 2014 EDITAL UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM SELEÇÃO DA 13ª TURMA - 2014 EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE

Leia mais

Polo do Sul Fluminense Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR N O 01/2013

Polo do Sul Fluminense Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR N O 01/2013 Polo do Sul Fluminense Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR N O 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO

Leia mais

Edital nº 01/2015 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS

Edital nº 01/2015 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS Edital nº 01/2015 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS 1. PREÂMBULO 1.1 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA EDITAL N o. 1/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR UFG N O 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: POLO 02

EDITAL COMPLEMENTAR UFG N O 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: POLO 02 Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo 02: UFG - Universidade Federal de Goiás] EDITAL COMPLEMENTAR UFG N O 01/2013 PROCESSO

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS - TURMA 2015 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS - TURMA 2015 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº. 016/2015 PROGRAMA DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA COMPUTACIONAL

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 011/2012 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) ADITIVO III AO EDITAL Nº 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Estatística. Edital de Seleção 2015/2º Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Estatística. Edital de Seleção 2015/2º Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Edital de Seleção 2015/2º Doutorado A Coordenadora do do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL 01/2009-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO - 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL 01/2009-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO - 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/2009-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO - 2009 A Universidade Federal de Alagoas, por intermédio da Pró-Reitoria

Leia mais

Calendário do Exame de Seleção do Doutorado do PPED/DINTER 2010 para ingresso em 2010 II semestre/ii bimestre

Calendário do Exame de Seleção do Doutorado do PPED/DINTER 2010 para ingresso em 2010 II semestre/ii bimestre Calendário do Exame de Seleção do Doutorado do PPED/DINTER 2010 para ingresso em 2010 II semestre/ii bimestre 1. Inscrições: Secretaria do PPED/IE de 10:00 às 16:00 horas De 18 de junho de 2010 a 19 de

Leia mais

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR O MAGNÍFICO REITOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO DA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC) Mestrado PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2016 A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por meio do seu Programa

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR. EDITAL Nº 12/2015 - Reitoria

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR. EDITAL Nº 12/2015 - Reitoria EDITAL Nº 12/2015 - Reitoria O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para as disciplinas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade - Curso de Mestrado e de Doutorado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE QUÍMICA EDITAL Nº 001/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE QUÍMICA EDITAL Nº 001/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE QUÍMICA EDITAL Nº 001/2015 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 001/2011/PGMP Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas Turma 2012.

EDITAL Nº 001/2011/PGMP Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas Turma 2012. EDITAL Nº 001/2011/PGMP Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas Turma 2012. A Coordenação do (PGMP), no uso de suas atribuições

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR COMPLETO EDITAL Nº 02/2011

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR COMPLETO EDITAL Nº 02/2011 PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR COMPLETO EDITAL Nº 02/2011 A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba FUNETEC/PB, pessoa jurídica

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 010/2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DA FORMAÇÃO DO LEITOR (Pós-Graduação lato sensu)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA (Aprovado

Leia mais

Curso Vagas Função. Executor (Perfis 1 e 2) 16 Orientador de TCC (Perfil 5) 20 Tutor Virtual. Administração Pública

Curso Vagas Função. Executor (Perfis 1 e 2) 16 Orientador de TCC (Perfil 5) 20 Tutor Virtual. Administração Pública EDITAL Nº 01/2014. Seleção Pública para Professores Executores, Orientadores de TCC e Tutores Virtuais do Curso de Bacharelado em Administração Pública e Professores Executores do Curso de Licenciatura

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação Curso de Educação Física Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar

Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação Curso de Educação Física Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação Curso de Educação Física Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar Edital N 01/2010 Processo Seletivo para o ingresso no

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA EDITAL 01/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM QUÍMICA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO EDITAL Nº 003/2014 Turma 2015/1 A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Otimização (PPGMO) nível: Mestrado Acadêmico - da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão torna público

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 01/2015 - REITORIA

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 01/2015 - REITORIA EDITAL Nº 01/2015 - REITORIA O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil UNIBRASIL torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para as disciplinas

Leia mais

1 Inscrição: 2 Documentação para a inscrição:

1 Inscrição: 2 Documentação para a inscrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Edital Complementar para Seleção dos Cursos de Mestrado e Doutorado (Aprovado em

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 01/2016

EDITAL CPG/IE-Nº 01/2016 EDITAL CPG/IE-Nº 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2016 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRGS N 01/2015

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRGS N 01/2015 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Campus Litoral Norte Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFRGS/Campus Litoral Norte EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

II TERMO ADITIVO AO EDITAL Nº 037/2015-UEPA

II TERMO ADITIVO AO EDITAL Nº 037/2015-UEPA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA PARASITÁRIA NA AMAZÔNIA II TERMO ADITIVO AO EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Página1 EDITAL Nº 007/2013 Processo Seletivo para Doutorado em Neurociência e Cognição Quadrimestre 2013.3 (ano e quadrimestre) O Curso de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 038, DE 15 DE MARÇO DE 2013.

EDITAL Nº 038, DE 15 DE MARÇO DE 2013. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 038, DE 15 DE MARÇO DE 2013. Dispõe sobre o processo

Leia mais