Teologia Sistemática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teologia Sistemática"

Transcrição

1 Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino

2 Tema da sessão A Iniciação cristã Noção e sentido da iniciação cristã A unidade da iniciação Cristã A atual configuração da Iniciação cristã Pano de fundo para uma reflexão Batismo e Crisma/Confirmação O nome dos sacramentos Evolução da celebração na liturgia romana Breve sistematização teológica ESCOLA DE LEIGOS

3 Noção e sentido da Iniciação Cristã A palavra iniciação vem do verbo latino in + ire, que significa ir para dentro. A iniciação é um fenómeno universal, que obedece à necessidade que toda a pessoa humana tem de um tempo de aprendizagem para adaptar-se a qualquer situação nova da vida. Nem toda a iniciação é de carácter religioso, mas todas as religiões têm formas próprias de iniciação, como processo de integração no grupo religioso. Nas diversas religiões, encontramos processos de iniciação que incluem a instrução e ritos próprios, que são sempre irrepetíveis e que transformam o iniciado. ESCOLA DE LEIGOS

4 Noção e sentido da Iniciação Cristã Não nascemos cristãos, mas tornamo-nos cristãos (Tertuliano). Ninguém nasce cristão: todo o cristão torna-se cristão. A expressão iniciação cristã pode designar essa passagem ou o processo que conduz a essa passagem. A expressão iniciação cristã pode, entender-se em sentido estrito, entendendo-se a celebração dos sacramentos do batismo, crisma/confirmação e eucaristia, como sacramentos que fundamentam a existência cristã. Em sentido lato, a expressão iniciação cristã designa o conjunto do processo que vai da entrada no catecumenato até à celebração dos três referidos sacramentos.

5 Unidade da Iniciação Cristã Desde a mais antiga tradição eclesial que o culminar da iniciação cristã se encontra na celebração conjunta dos chamados sacramentos da iniciação. Estes três sacramentos não devem ser encarados como realidades autónomas, desligados uns dos outros e do conjunto do processo de iniciação cristã. São como que um grande sacramento ; formam um conjunto sacramental, que aparece bem em evidência na iniciação cristã de adultos: nesse caso o catecúmeno recebe, numa mesma celebração, os três sacramentos de forma unitária. Não quer isto dizer que não se distingam os sacramentos uns dos outros: distinguem-se claramente, mas são recebidos em conjunto.

6 A atual configuração da Iniciação Cristã Atualmente, a iniciação cristã tem duas configurações distintas: uma para adultos, outra para as crianças. Um adulto que pretenda ser batizado, faz toda uma caminhada catecumenal, no fim da qual recebe, na mesma celebração, os três sacramentos da iniciação cristã. Para esta situação, há um livro litúrgico próprio: o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (edição típica de 1972). Quando se é batizado em criança, o itinerário é diferente. Uma vez que a caminhada catequética e catecumenal não se fizeram antes, têm lugar depois do batismo. E nessa situação, altera-se normalmente a ordem da receção dos sacramentos. Em qualquer dos itinerários, deverá sempre sublinhar-se a unidade fundamental dos três sacramentos da iniciação cristã.

7 Pano de fundo para uma reflexão Ser, servir e celebrar. Batismo - Ser Crisma - Servir Eucaristia - Celebrar Batismo Crisma Eucaristia Ser - Servir - Celebrar Ser - Servir - Celebrar Ser - Servir - Celebrar Como é que eu sou? Servindo e celebrando! Como é que eu sirvo? Sendo e celebrando! Como é que eu Celebro? Sendo e Servindo!

8 Batismo e Confirmação O nome Este sacramento chama-se Batismo, por causa do rito central com que se realiza: baptizar (baptizein, em grego) significa «mergulhar», «imergir». A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele (cf. Rom 6, 3-4) como «nova criatura» (2 Cor 5, 17; Gal 6, 15) (Catecismo 1214). Uma outra designação importante é Iluminação. Embora hoje não usemos habitualmente este nome, esta é uma das mais frequentes designações deste sacramento nos primeiros séculos da Igreja. Já no século II, S. Justino dizia: A esse batismo dá-se o nome de iluminação, porque os iniciados nesta doutrina ficam iluminados na sua inteligência. Esta designação é também comum aos escritos do NT: Jesus apresenta-se a si próprio como luz verdadeira que ilumina todo o homem (Jo 1, 9) e luz do mundo (Jo 9, 5) e o cristão, nos escritos de S. Paulo, é chamado filho da luz (Ef 5, 8).

9 Batismo e Confirmação O nome O segundo sacramento é chamado «Confirmação» ou «Crisma». Nos primeiros séculos do cristianismo não existia nenhum nome específico para designar este sacramento da iniciação cristã. A palavra Batismo abarcava a realidade do Batismo e da Confirmação ou Crisma. O nome Confirmação aplicado a este sacramento surge no decorrer do século V. No Ocidente cristão permaneceu o nome «Confirmação», porque confirma e dá plenitude à unção batismal; no Oriente usa-se a designação de Crismação. A palavra crisma é grega e designa um óleo aromático, mistura de azeite e perfumes, com que se unge ou se massaja alguém. Vem do verbo grego chrío, ungir, que deu também origem ao nome Christós (Cristo), o Ungido, tradução do termo hebraico Messias. Chama-se «Crisma» a este sacramento porque a unção com o óleo do Crisma na fronte, para significar o dom do Espírito Santo, é o gesto sacramental central.

10 Batismo e Confirmação Evolução da Celebração Depois do século V, as transformações na vida da Igreja provocarão a progressiva desagregação deste grande sacramento da iniciação cristã. À medida que a sociedade se tornava praticamente toda cristã, diminuía o número de adultos que pediam o batismo e aumentava muito o número de crianças, pelo que o catecumenato foi perdendo o sentido. A decisão de reservar a confirmação para o Bispo vai ter como consequência a sua separação do batismo e da primeira participação plena na eucaristia. Do processo de iniciação, ficou apenas o conjunto de ritos de iniciação, sem grande esforço de adequação à nova situação. Consumou-se a separação da confirmação, que era recebida apenas quando o bispo visitava a paróquia.

11 Batismo e Confirmação Evolução da Celebração O nome confirmação aplicado a este sacramento surge, como já foi dito, no decorrer do século V. A partir dessa época, este sacramento foi recebendo o nome de confirmação, perfeição, fortalecimento, plenitude, complemento ou consumação do batismo. É notório que não foram motivos teológicos que estiveram na origem destas mudanças; e os teólogos medievais limitaram-se a justificar a prática então vigente.

12 Batismo e Confirmação Evolução da Celebração Se os ritos da confirmação cedo se desenvolveram, a partir dos ritos pósbatismais, a reflexão teológica sobre este sacramento e a sua especificidade levou bem mais tempo a desenvolver-se. Nos primeiros séculos de vida da Igreja, não existe propriamente uma teologia da confirmação, porque não existia consciência de se tratar de um sacramento autónomo em relação ao batismo. Havia sim uma teologia do batismo. Será sobretudo a separação progressiva dos dois sacramentos que fará sentir a necessidade de formular uma reflexão teológica sobre a confirmação.

13 Batismo e Confirmação Sistematização teológica Fé e batismo são duas realidades que estão intimamente ligadas: a fé expressase no batismo e este faz crescer aquela. É claro que a fé que se requer para o batismo não é uma fé perfeita e amadurecida, mas uma fé que deverá desenvolver-se e crescer depois do batismo (cf. Catecismo ). Segundo o itinerário batismal do NT, a fé precede sempre o batismo e conduz necessariamente a ele. Pelo batismo, essa mesma fé cresce com a graça de Deus. Por ser o Sacramento da fé, a profissão de fé é um dos elementos mais importantes da celebração do batismo, presente quer no batismo de adultos, quer no de crianças. No caso do batismo de crianças não pode tratar-se da fé pessoal do batizado, que ainda não é capaz de tal: a criança é batizada na fé da Igreja e exige-se aos pais e padrinhos

14 Batismo e Confirmação Sistematização teológica Batismo, páscoa do cristão - Pelo batismo, participamos na morte e ressurreição de Jesus, no seu mistério pascal, que é a fonte da graça batismal. Esta teologia do batismo foi já desenvolvida por S. Paulo, na Carta aos Romanos (6, 4-5): Pelo batismo fomos, pois, sepultados com Ele [Cristo] na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova. De facto, se estamos integrados nele por uma morte idêntica à sua, também o estaremos pela sua ressurreição. Neste sentido, podemos dizer que o batismo é, antes de mais, a Páscoa de cada cristão.

15 Batismo e Confirmação Sistematização teológica O Batismo faz de nós novas criaturas e filhos de Deus - Pelo batismo tornamonos novas criaturas (2 Cor 5, 17) geradas por um novo nascimento, filhos de Deus (Gal 4, 5-7), participantes da natureza divina (2 Pe 1, 4). Estas expressões exprimem a radicalidade da transformação operada por este Sacramento. O batismo inaugura uma nova relação com Deus, que é expressa como vida nova, novo nascimento, filiação divina ou divinização. Ser filho de Deus não é mera metáfora: significa ser-se transformado radicalmente pelo próprio Deus, participar da sua vida divina.

16 Batismo e Crisma Sistematização teológica O perdão dos pecados - Pelo Batismo todos os pecados são perdoados (Catecismo 1263). O batismo é o primeiro e principal sacramento para o perdão dos pecados. Já nos escritos do NT se acentua este efeito: os primeiros relatos do batismo cristão falam do batismo no nome de Jesus Cristo, para a remissão dos pecados (Act 2,38; 22, 16). Nas catequeses dos Padres da Igreja, é o simbolismo da água, como elemento de purificação, e do batismo como banho, que servem para destacar este efeito: o perdão de todos os pecados. O batismo perdoa todos os pecados: o pecado original e todos os pecados pessoais.

17 Batismo e Crisma Sistematização teológica O Batismo incorpora na Igreja - O batismo faz de nós membros de Cristo (...) incorpora na Igreja, afirma o Catecismo (n.º 1267). O batismo faz de nós pedras vivas da Igreja, usando a expressão de S. Pedro (1 Pe 2, 5). Esta dimensão eclesial do batismo é fundamental. Batismo e a transformação no Espírito - É por ação do Espírito Santo, na água do batismo, que recebemos a graça deste sacramento. De facto, é por ação do Espírito Santo, o grande dom pascal do Ressuscitado, que se realiza a união a Cristo morto e ressuscitado.

18 Batismo e Confirmação Sistematização teológica A Confirmação, sacramento da vinculação plena à Igreja - A graça sacramental específica da confirmação liga este sacramento a uma mais perfeita incorporação na Igreja (plenitude de comunhão eclesial). No Pentecostes tem início a missão da Igreja. Os Apóstolos, que até aí se escondiam, saem a proclamar a Boa Nova por ação do Espírito. Por este sacramento, o cristão é chamado a tomar consciência mais viva do seu lugar na comunidade crente, já que os dons do Espírito estão ao serviço da construção da Igreja. Como diz S. Paulo, a manifestação do Espírito é dado a cada um para proveito comum (1 Cor 12, 7). Ministro originário da confirmação, o bispo, como sinal e garante da comunhão eclesial, sucessor dos apóstolos, manifesta e sublinha esta dimensão eclesial deste sacramento.

19 Batismo e Confirmação Sistematização teológica A confirmação, sacramento do testemunho eclesial - A mais perfeita incorporação na Igreja (plenitude de comunhão eclesial) e a plenitude do Espírito conduzem, consequentemente, a um testemunho cristão mais autêntico (plenitude do testemunho). O Vaticano II aplica à confirmação esta maior vinculação à missão da Igreja, em ordem ao testemunho: enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo (os confirmados) ficam obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e por obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo (LG 11). O testemunho da fé não é algo facultativo para o cristão: é consequência do batismo, é compromisso assumido desde esse momento.

20 Batismo e Confirmação Sistematização teológica A Confirmação e a transformação no Espírito - O que é que é próprio e específico da confirmação? 1) o dom do Espírito Santo que os apóstolos receberam no Pentecostes; 2) uma maior vinculação à Igreja; 3) um compromisso mais forte com a missão da Igreja. Em relação ao batismo (e aos restantes sacramentos) o aspeto mais específico da confirmação é a sua direta referência ao acontecimento do Pentecostes, momento integrante e ponto culminante do mistério pascal de Jesus Cristo. A confirmação é o Pentecostes do cristão, tal como o batismo é a Páscoa do cristão.

21 Batismo e Confirmação Sistematização teológica É no batismo e confirmação conjuntamente que radica a origem de todos os ministérios na Igreja. A corresponsabilidade na vida e missão da Igreja nascem dos sacramentos da iniciação cristã. Toda a promoção do exercício dos vários ministérios laicais [carismas e ministério ordenado] na Igreja, terá forçosamente de partir dos sacramentos da iniciação cristã.

22 Orientações Bibliográficas Carlos Cabecinhas, Teologia dos Sacramentos. Fundamentos e iniciação, Texto para uso dos alunos da Licenciatura de Ciências Religiosas da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, ano letivo de ESCOLA DE LEIGOS

23 Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Igreja 1. Identidade e

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Lumen Gentium 1. Aspetos

Leia mais

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente 3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB - 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É A PARTICIPAÇÃO NO DIÁLOGO DA SALVAÇÃO. SOMOS CHAMADOS A TER UMA

Leia mais

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo)

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo) I - OS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ O que se realiza nos sacramentos da iniciação com o ser humano se dá pela graça de Deus Diante destas constatações podemos dizer que a teologia dos sacramentos de

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 4 Confirmação

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 4 Confirmação Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 4 Confirmação Fundamentação Bíblica O Espírito de Deus é um dom transformador Juízes são fortalecidos Jz 6,34 Reis são consagrados para governar 1Sm 10,1; 16,13 Profetas

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Imersão progressiva na onda do Espírito, acompanhada por testemunhas feita de escuta, encontros e experiências no coração do REINO/COMUNIDADE

Leia mais

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado Iniciação cristã das crianças Orientações para o catecumenado Orientações para a Iniciação Cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado «A iniciação cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Os Sacramentos da Cura O

Leia mais

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. OUSAR FAZER TEOLOGIA 3. O MÉTODO TEOLÓGICO 3.1. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS 3.2. RITMO BINÁRIO 3.3. MAGISTÉRIO 3.4. A COMPREENSÃO DA PALAVRA 3.5. O TEÓLOGO 3.6. TEOLOGIA,MAGISTÉRIO,

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos Batismo

Encontros com pais e padrinhos Batismo ARQUIDIOCESE DE TERESINA Batismo PASTORAL DO BATISMO 3º Momento Palavra de Deus (Leitura na Bíblia) Mt. 28,18-20 MISSÃO UNIVERSAL. Jesus aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

«Judas, é com um beijo que entregas o Filho do Homem?»(Lc.22,48).

«Judas, é com um beijo que entregas o Filho do Homem?»(Lc.22,48). «Aquele a quem eu beijar, é Esse. Prendei-O»(Mt.26,48). «Judas, é com um beijo que entregas o Filho do Homem?»(Lc.22,48). A Semana Santa é o período que vai do Domingo da Ramos na Paixão do Senhor até

Leia mais

JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA

JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA FÉ Um olhar pelos textos JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 LUMEN FIDEI www.teologiafundamental.weebly.com Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano da Formação Cristã LUMEN FIDEI

Leia mais

O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes...

O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes... O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes... O que é RICA? O Rito de Iniciação Cristã é destinado a adultos que ouviram o anúncio do mistério

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A INICIAÇÃO CRISTÃ DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM IDADE DE CATEQUESE

ORIENTAÇÕES PARA A INICIAÇÃO CRISTÃ DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM IDADE DE CATEQUESE ORIENTAÇÕES PARA A INICIAÇÃO CRISTÃ DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM IDADE DE CATEQUESE Preâmbulo 1. A iniciação cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado constitui uma realidade relevante

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1. A morte de Jesus. 1.1.

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. O QUE É A TEOLOGIA? 3. NA PROCURA DO CONCEITO 4. TEOLOGIA E FILOSOFIA 5. TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS 6. DO QUERIGMA À TEOLOGIA 7. TIRANDO ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS 8. A TEOLOGIA

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

PASTORAL DO BATISMO Apóstolos e Missão de Batizar: OBJETIVO: O que é o Batismo

PASTORAL DO BATISMO Apóstolos e Missão de Batizar: OBJETIVO: O que é o Batismo PASTORAL DO BATISMO Apósttollos e Miissão de Battiizarr:: Todas as prefigurações da antiga aliança encontram sua realização em Cristo Jesus. Ele começa sua vida pública depois de ter-se feito batizar por

Leia mais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais DEFINIÇÃO (segundo Strong) Sacramentos da Igreja Católica: ordenação, Sacramento: crisma, tornar matrimônio, sagrado, extrema dedicar unção, aos deuses, penitência,

Leia mais

Iniciação à vida cristã 25/03/17

Iniciação à vida cristã 25/03/17 Iniciação à vida cristã 25/03/17 Onde estamos Cap 6.3 n.º 63 2008 2007 Onde estamos 63 A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã, e terá como tarefas irrenunciáveis: iniciar na

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

Duas faces do mesmo Mistério

Duas faces do mesmo Mistério Duas faces do mesmo Mistério C A T E Q U E S E MISTÉRIO PASCAL L I T U R G I A AMADURECIMENTO E VIVÊNCIA DA FÉ CATEQUESE Explicitação do Mistério Como posso entender as Escrituras, se não há alguém que

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO ITINERÁRIO CATEQUÉTICO PORQUÊ E PARA QUÊ!? P A R A Q U E A C R E D I T E M E T E N H A M V I D A CAUSAS/REALIDADE Contexto Sócio-cultural e religioso actual; Realidade diversificada - idade/percurso Identidade

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 3º MÓDULO CAPÍTULO V: ITINERÁRIOS CATEQUÉTICOS BATISMAIS Algumas considerações Iniciais Deixar-se guiar pelo Espírito

Leia mais

Evangelizar, Celebrar e Formar Discípulos Missionários

Evangelizar, Celebrar e Formar Discípulos Missionários Evangelizar, Celebrar e Formar Discípulos Missionários Nossas Forças Nossas Fraquezas O que nos atrapalha (ad intra e ad extra) O que queremos Primeira Parte: João 4,1-42 Jesus e a Samaritana no

Leia mais

Assembleia Formativa CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO -CATECUMENAL-

Assembleia Formativa CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO -CATECUMENAL- Assembleia Formativa CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO -CATECUMENAL- AGENDA DA APRESENTAÇÃO 1. Os diretórios; 2. A palavra Catecumenato; 3. A iniciação Cristã; 4. O processo: Estilo Catecumenal; 5. Conceitos; 6.

Leia mais

Unção dos Enfermos. Um dos sacramentos de que nada se fala, De que pouco se sabe, De que se tem medo, Mas que é muito importante. A muito curto prazo

Unção dos Enfermos. Um dos sacramentos de que nada se fala, De que pouco se sabe, De que se tem medo, Mas que é muito importante. A muito curto prazo Unção dos Enfermos Um dos sacramentos de que nada se fala, De que pouco se sabe, De que se tem medo, Mas que é muito importante A muito curto prazo Para a salvação eterna! A Unção dos Enfermos é um dos

Leia mais

Queremos baptizar o nosso filho

Queremos baptizar o nosso filho Queremos baptizar o nosso filho Com alegria, vivestes na vossa família o nascimento do vosso filho. Com alegria viestes à Igreja para dar graças a Deus e celebrar o novo nascimento pelo Baptismo. É uma

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia

Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia Batismo O que é o Batismo? O Batismo é o caminho do reino da morte para a Vida, a porta da Igreja e o começo de uma comunhão duradoira

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA Senhor, como queres que preparemos a Páscoa? (Cf. Mt 26, 17) PARÓQUIA SCJ INGLESES - 2018 - SEMANA SANTA Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A eucaristia Meta da iniciação

Leia mais

Catecismo da Igreja Católica

Catecismo da Igreja Católica Catecismo da Igreja Católica O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO 1285. Com o Baptismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos «sacramentos da iniciação cristã», cuja unidade deve ser

Leia mais

Teologia Sistemática. Fernando Catarino

Teologia Sistemática. Fernando Catarino Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1.Cristologia e História.

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

I - Conceito e dimensões:

I - Conceito e dimensões: I - Conceito e dimensões: 1. O sacramento da Confirmação que imprime caráter e pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados

Leia mais

Dois códigos da mesma mensagem

Dois códigos da mesma mensagem Dois códigos da mesma mensagem O envolvimento é maior e mais integral do que apenas no nível mental. Há diferentes jogos entre o código verbal e o não verbal. o código não verbal determina o verbal. A

Leia mais

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus:

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: CRISTELO 24 de Maio de 2009 Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: Pedro e João impuseram-lhes as mãos e

Leia mais

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos:

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos: ORAÇÃO INICIAL Refrão: Vem, Espírito Santo vem. Vem Iluminar...(2x) Todos: Ó Espírito Santo de Deus, de cujo Ser emana toda ciência, plenifica com tua sabedoria e inteligência nossos pastores, para que

Leia mais

Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Calendário Paroquial 2017/2018

Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Calendário Paroquial 2017/2018 Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Calendário Paroquial 2017/2018 10 de setembro, 10h - Reunião mensal de catequistas 10 de setembro, 13h - Almoço de catequistas e respetivas famílias 17 e

Leia mais

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Caminho(s), meio(s), recurso(s) empregados para iniciar alguém no cristianismo, nos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE

ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE Proposta Comissão Diocesana ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE - MATERIAL DIDÁTICO - INSCRIÇÕES (crianças, adolescentes, adultos) - FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS- ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE OBJETIVO: Que a catequese na

Leia mais

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa Pe. Henrique Soares da Costa No artigo passado vimos em que sentido o sacramento da Ordem confere um modo especial de participar do único sacerdócio de Cristo. Veremos, agora como é celebrado este sacramento,

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

CATEQUESE COM ADULTOS

CATEQUESE COM ADULTOS CATEQUESE COM ADULTOS DESDE MUITO TEMPO Desde o concílio Vaticano II (1961-1965), a Igreja convoca os catequistas a adotar um novo jeito de fazer catequese. Pensar uma catequese com adultos, cristocêntrica,

Leia mais

No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17).

No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17). No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17). No Novo Testamento, o cristianismo surge simples e focado

Leia mais

DIMENSÕES DA FÉ. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO A FÉ COMO DIÁLOGO 2. A FÉ COMO CONHECIMENTO

DIMENSÕES DA FÉ. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO A FÉ COMO DIÁLOGO 2. A FÉ COMO CONHECIMENTO DIMENSÕES DA FÉ 1. A FÉ COMO DIÁLOGO 2. A FÉ COMO CONHECIMENTO 3. A FÉ COMO COMUNIDADE 4. FIDES QUA FIDES QUAE 5. A FÉ COMO ENCONTRO 6. TPC JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 Patriarcado

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 Análise do Unitatis Redintegratio Trata-se de um novo modo de compreender o Cristianismo como um todo;

Leia mais

C A L E N D Á R I O JANEIRO. DIA ATIVIDADE HORA LOCAL 25 Conversão de São Paulo: Festa do Padroeiro da Diocese e Dedicação da Catedral (25.01.

C A L E N D Á R I O JANEIRO. DIA ATIVIDADE HORA LOCAL 25 Conversão de São Paulo: Festa do Padroeiro da Diocese e Dedicação da Catedral (25.01. 1 DIOCESE DE BLUMENAU Paróquia São Paulo Apóstolo Iniciação à Vida Cristã Inspiração Catecumenal C A L E N D Á R I O 2018 JANEIRO 25 Conversão de São Paulo: Festa do Padroeiro da Diocese e Dedicação da

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

PROPOSIÇÃO TRANSMISSÃO. Patriarcado de Lisboa DA FÉ JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO PRESSUPOSTOS 2.

PROPOSIÇÃO TRANSMISSÃO. Patriarcado de Lisboa DA FÉ JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO PRESSUPOSTOS 2. PROPOSIÇÃO E TRANSMISSÃO DA FÉ 1. PRESSUPOSTOS 2. QUESTÕES 3. PROPOSIÇÃO E TRANSMISSÃO DA FÉ 4. TPC JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

CURSO DE TEOLOGIA Forania Santana Arquidiocese de Campinas. Estudo da Teologia E Metodologia Teológica

CURSO DE TEOLOGIA Forania Santana Arquidiocese de Campinas. Estudo da Teologia E Metodologia Teológica CURSO DE TEOLOGIA Forania Santana Arquidiocese de Campinas Estudo da Teologia E Metodologia Teológica INTRODUÇÃO 1 - Vivemos tempos difíceis para a fé e portanto para a Teologia. Porém este desafio é nosso,

Leia mais

A FÉ QUE PROFESSAMOS

A FÉ QUE PROFESSAMOS A FÉ QUE PROFESSAMOS ORAÇÃO INICIAL REFRÃO: A nós descei divina luz.. TODOS: Senhor, concedei-nos o dom da fé. Na alegria de crer, queremos com a tua graça comunicar a tua Palavra e resplandecer a tua

Leia mais

Preparai o meu Baptismo

Preparai o meu Baptismo Preparai o meu Baptismo I. RAZÕES PARA O BAPTISMO Razões que não valem... Porque toda a gente faz isso... (hábito) Porque é um costume de família e não quereis ir contra... (tradição) Porque é necessário

Leia mais

Teologia Sistemática. Fernando Catarino

Teologia Sistemática. Fernando Catarino Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Apresentação do Curso Sacramentologia Eclesiologia

Leia mais

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder Você não apenas ouve falar de Liturgia, mas vive e experimenta a Liturgia! Em geral, o conceito pode estar tão presente e latente

Leia mais

Nestas palavras o profeta, Isaías indicou os Dons que devia possuir o Messias.

Nestas palavras o profeta, Isaías indicou os Dons que devia possuir o Messias. No Antigo Testamento podemos ler em Isaías: - Brotará uma vara do tronco de Jessé e um rebento das suas raízes: - Espírito de Sabedoria e de Entendimento. - Espírito de Conselho e de Fortaleza. - Espírito

Leia mais

Ousar evangelizar os Pais

Ousar evangelizar os Pais Ousar evangelizar os Pais Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom José da Cruz Policarpo Conferência na Assembleia Diocesana dos Catequistas Benedita, 18 de Fevereiro de 2006 1. O problema da evangelização dos

Leia mais

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO 1. Só Deus é Santo Deus fonte de toda santidade - Sagrada Escritura - Tradição e Magistério 2. A Liturgia e o culto dos santos - Elementos e tipos

Leia mais

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória

Leia mais

Totalização da Carga Horária e Créditos

Totalização da Carga Horária e Créditos FACULDADE PALOTINA CURSO DE TEOLOGIA Bacharelado Matriz Curricular 2016 Totalização da Carga Horária e Créditos Disciplinas Carga horária Créditos 1. Disciplinas obrigatórias 2730h 182 2. Estágio Obrigatório

Leia mais

III. Estrutura Curricular

III. Estrutura Curricular III. Estrutura Curricular 1. Visão de Conjunto das Disciplinas dos Cursos de Graduação em Teologia Aconselhamento Pastoral Antropologia da Religião Antropologia Teológica (Criação) Antropologia Teológica

Leia mais

Acesse... Conheça...

Acesse... Conheça... Acesse... Conheça... www.catequeseplay.com.br Coleção de manuais O CAMINHO Pe Thiago Faccini Paro Ritos com Noviciado Antes Depois I------------------I noviciado I-------------------I Segregação Separação

Leia mais

AS CELEBRAÇÕES EXPLICADAS AOS COROINHAS E ACÓLITOS Pequeno manual de liturgia prática

AS CELEBRAÇÕES EXPLICADAS AOS COROINHAS E ACÓLITOS Pequeno manual de liturgia prática AS CELEBRAÇÕES EXPLICADAS AOS COROINHAS E ACÓLITOS Pequeno manual de liturgia prática Coleção Celebração da fé Celebrações explicadas aos coroinhas e acólitos (As), Edson Adolfo Deretti Curso de preparação

Leia mais

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen)

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen) MINISTÉRIO DO CATEQUISTA Dom Dimas Mesmo crescendo o número de serviços eclesiais, o do catequista ainda é necessário e fundamental e com características peculiares (RM 73). Isto vem sendo estudado e refletido

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

Vigília Pascal de 2016.

Vigília Pascal de 2016. Vigília Pascal de 2016. Caríssimos Irmãos e Irmãs: Nesta Noite Santa, teremos a graça de renovar as Promessas de nosso Batismo. É o único espaço celebrativo durante todo o Ano Litúrgico para esse momento

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE

CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE Roma, 26 de Setembro de 2013 Hoje teve início o Congresso Internacional de Catequese na cidade do Vaticano, com o tema: O Catequista, Testemunha da Fé, com a participação

Leia mais

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 03-03-2012 CREIO NO ESPÍRITO SANTO 10-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Que quer dizer a Igreja quando professa: «Creio no

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos

Encontros com pais e padrinhos ARQUIDIOCESE DE TERESINA PASTORAL DO BATISMO 4º Momento PASTORAL DO BATISO Acolher as pessoas com carinho no quarto momento da conversa com pais e padrinhos O nosso 4º momento é para conversarmos sobre

Leia mais

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA. Calendário Paroquial 2018/2019

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA. Calendário Paroquial 2018/2019 PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA Calendário Paroquial 2018/2019 16 e 19 de setembro - Início da Catequese no Centro Paroquial 23 de setembro, 17.30h Reunião de pais dos adolescentes e jovens

Leia mais

SACRAMENTO DO BATISMO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO

SACRAMENTO DO BATISMO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO SACRAMENTO DO BATISMO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO Cân. 849 - O batismo, porta dos sacramentos, necessário na realidade ou ao menos em desejo para a salvação, e pelo qual os homens se libertam do pecado,

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO DO CLERO 11 a 13 de setembro de O PONTO ALTO DO CATECUMENATO Domingos Ormonde

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO DO CLERO 11 a 13 de setembro de O PONTO ALTO DO CATECUMENATO Domingos Ormonde ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO DO CLERO 11 a 13 de setembro de 2018 5. O PONTO ALTO DO CATECUMENATO Domingos Ormonde Do catecumenato batismal vem a inspiração para o estilo catecumenal.

Leia mais

Encontro de Formação e Preparação para Pentecostes e para o Tempo Comum II. Comissão de Liturgia da Região Episcopal Sé.

Encontro de Formação e Preparação para Pentecostes e para o Tempo Comum II. Comissão de Liturgia da Região Episcopal Sé. Encontro de Formação e Preparação para Pentecostes e para o Tempo Comum II. 08/05/2010 Comissão de Liturgia da Região Episcopal Sé. Pentecostes O Significado de Pentecostes O surgimento da festa de Pentecostes

Leia mais

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA Calendário Paroquial 2018/2019 16 e 19 de setembro - Início da Catequese no Centro Paroquial 23 de setembro, 17.30h Reunião de pais dos adolescentes e jovens

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1. A noção de Salvação.

Leia mais

Papa Francisco A Santa Missa

Papa Francisco A Santa Missa Papa Francisco A Santa Missa CATEQUESES DO PAPA FRANCISCO SOBRE A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA Capa Francisca Cardoso Paginação Editorial A. O. Impressão e Acabamentos Tipoprado, Artes Gráficas, Lda. Depósito

Leia mais

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO Objetivo geral do encontro: Ao final deste encontro, o grupo deverá ser capaz de compreender o Matrimônio como uma instituição elevada à categoria de Sacramento por Jesus Cristo,

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A evangelização nos dá a alegria do encontro com a Boa Nova da Ressurreição de Cristo. A maioria das pessoas procura angustiada a razão de sua vida

Leia mais

mistério da fé [12] Confirmação: o dom do Espírito Santo às

mistério da fé [12] Confirmação: o dom do Espírito Santo às mistério da fé [12] Confirmação: dom do Espírito Santo www.laboratoriodafe.net A Confirmação faz parte do grupo de Sacramentos incluídos no itinerário de Iniciação Cristã (cf. tema 7). A primeira abordagem

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Teologia dos Sacramentos.

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais