Da escola para a sociedade: a participação cívica e política de crianças e adolescentes!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Da escola para a sociedade: a participação cívica e política de crianças e adolescentes!"

Transcrição

1 Da escola para a sociedade: a participação cívica e política de crianças e adolescentes! Teresa Dias Dias da Psicologia, FEP, Católica Porto fevereiro 2013

2 Criança como um cidadão reflexivo A CRIANÇA COMO ACTOR POLÍTICO: Estádio pré-político: perspectiva indiferenciada da sociedade, autoridade e governo (Connell, 1971; Moore et al., 1985) As Crianças, constroem um conjunto de conceitos interligados no contexto das relações pessoais que estabelecem com os outros e com os espaços sociais que antecedem os conceitos de lei, autoridade política, direitos cívicos e direitos individuais (Berti, 2005) As crianças têm voz e devem ser ouvidas e a sua opinião ser considerada, envolvendo-as num processo de diálogo e tomada de decisão democrática. (Dahlberg, Moss and Pence, 1999) No início da escolaridade, as crianças apresentam já desenvolvidos estes conceitos no contexto das relações de autoridade nas quais elas participam (Laupa & Turiel, 1993). A CRIANÇA COMO SUJEITO DE INVESTIGAÇÃO

3 Educação e Cidadania O exercício da cidadania é um direito e um dever de cada cidadão. As crianças e os jovens são cidadãos de pleno direito. A criança como co-construtor de conhecimento, identidade e cultura, como participante activo e possuindo agência para realizar tal participação. (Teresa Sarmento, 2008; Dahlberg, Moss and Pence, 1999; James and Prout,1990) Educação Política Oportunidades para discutir Integração em movimentos cívicos e políticos (Sherrod, Flanagan & Youniss, 2002)

4 Escola, Espaço de Cidadania A ESCOLA como ligação crítica e fundamental entre educação e cidadania, como local onde emergem os cidadãos democráticos (Ichilov, 2003). A ESCOLA como fonte de relevantes oportunidades de aprendizagem e de prática de conhecimentos, atitudes e competências instrumentais para a cidadania (Menezes et. al, 2005) Modelo de educação sócio construtivista: a educação como uma ação complexa e colaborativa, estimulam o sujeito epistémico e promovem a participação (Pinazza & Kishimoto, 2008). Educação como um processo epistemológico de construção e preparação para a mudança, Aluno é apresentado como um parceiro-sujeito nos processos de desenvolvimento das escolas e comunidades. (Rui d'espiney, 2008).

5 O Estudo OBJECTIVOS INVESTIGAÇÃO Analisar os conceitos dos alunos de cidadania e organização política; Analisar a percepção que os professores têm da participação dos jovens na vida pública e do papel das escolas na promoção de competências cívicas. AMOSTRA 36 crianças e adolescentes Classe média e média alta Equilíbrio de género 3 níveis de idade: 12 crianças com 5 / 6 anos (jardim de infância), 12 crianças com 8 / 9 anos (3º ano 1º ceb) 12 adolescentes com 13/14 anos (8º ano 3º ceb) 25 professores: 9 educadores (idade: anos 23/42, tempo de serviço: 09/01 anos) 8 professores (1 º CEB) (idade: 25/33 anos; tempo de serviço: 06/02 anos) 8 professores (2 º / 3 º CEB) (idade: anos 24/29, tempo de serviço: 05/02 anos; diferentes disciplinas) PROCEDIMENTO GDF tópicos de discussão: Conceito de lei / ordem; Situações de conflito; Conceito de Cidadão; Escola como espaço de participação. GDF tópicos de discussão: Cidadania e Participação dos jovens; Papel da Escola; Participação e envolvimento dos alunos no contexto escolar.

6 Cidadania e Participação de crianças e jovens Temos que beber água do rio, a água do mar é salgada e não se pode beber! Temos de conhecer a ilha podemos fazer grupos e cada um faz uma coisa! Somos muitos, precisamos de saber como vamos organizar-nos; Precisamos de dividir os espaços na ilha! Temos que criar empresas, para termos coisas; Assim organizamos empregos; Temos que ganhar dinheiro para sobrevivermos! Temos que ter plantações nossas, não podemos ir sempre à procura de comida! E temos que ter um sistema de irrigação; E condutas de água para levar a água potável para as casas. Não apenas pessoas jovens... as nossas crianças participam, emitem pareceres sobre questões sociais (é claro que mais perto de sua própria realidade!) A responsabilidade é de todos se a sociedade também não lhes der a oportunidade!

7 Cidadania e Participação de crianças e jovens Olha... é por isso que eu acho que é importante darmos nossa opinião! Nas últimas eleições o meu pai disse-me que mais importante que as pessoas, era o trabalho que elas se propunham fazer. Mas é importante que cumpram o que prometem! Temos que colocar uma bandeira na ilha; Temos que dar um nome à Ilha; Vamos a votos! Quem quer dizer nomes? Precisamos de um presidente e do primeiro ministro! Eu acho que é importante pensarmos em igualdade de direitos; Nem todas as pessoas têm o que precisam para viver. E não é só uma questão de fome, eu tenho um amigo que anda de cadeira de rodas e ele disse-me que é muito difícil andar na rua; Temos cá um aluno que é indiano, ele não pode comer determinados alimentos! Mas os jovens são capazes de participar! Quando discutimos algo, eles participam... Eles fazem perguntas, dão opiniões, criticam, dão sugestões... São cidadãos existe uma diferença entre cidadão e não cidadão para se ser cidadão tem de ser activo, participativo, reflexivo e critico Há pouco investimentos da parte dos jovens eles poderiam participar nas escolas nos liceus existem as associações de jovens que apoiam e discutem!

8 O Papel da Escola Quem fez as regras? Nós fazemos... E o capitão... e os professores! Precisamos de ter escolas, e também temos que ter professores! Eu gostava de ser ministro da educação, é muito importante todas as crianças andarem na escola. É nas escolas que se formam bons cidadãos! A escola desempenha um papel importante na educação para a cidadania... nós, professores, também somos responsáveis pela educação dos cidadãos! É através de nosso exemplo, no exercício de nossa profissão. As minhas escolhas, as minhas atitudes, a minha postura mostra às crianças o que pode ser feito. A escola continua e deverá continuar o trabalho dos pais... Os pais esperam que a escola possa apoiar a educação que dão aos seus filhos.

9 Participação e envolvimento dos alunos na escola Temos direitos e deveres... mas nem sempre nos ouvem! Nós podemos participar em projectos... formar uma associação de estudantes Nós participamos na escola, dizemos o que pensamos!... as decisões são tomadas dentro do meu grupo! Eles participam nos momentos de avaliação, eles demonstram os seus interesses e opiniões! Os miúdos têm maior intervenção cívica.. qualquer miúdo vai à internet e abre um blogue de opinião Os projectos são o resultado dos seus interesses e os alunos participam activamente! Não é só perguntar, não é só ouvir e dar as ideias, mas é preciso concretizá-las. As crianças deve prestar contas ao...

10 Análise dos Resultados Os resultados permitem observar a existência de diferentes expectativas dos professores (de acordo com o nível de ensino com as quais trabalham) e as potencialidades dos alunos. Este estudo enfatiza a necessidade de uma parceria entre crianças e adultos em um modo de participação, em que as vozes dos jovens sejam ouvidas de forma recíproca, um trabalho exploratório e dialógica.

11 Da investigação para a ação Participação em estruturas formais (assembleias de escola; conselhos de turma; associação de estudantes; assembleias de turma) Participação informal (sala de aula; clubes) Escola cidadã Projetos/programas de intervenção em contexto escolar e/ou intervenção social Filosofia institucional (documentos estruturantes; sentir; discursos partilhados)

12 Projetos de/com alunos Projeto eco escolas Grupo animais de rua (recolha de alimentos, acessórios, ; campanhas de adoção, sessões de esclarecimentos) Equipa de educação para a saúde Grupo IPO (campanhas de recolha de sangue para medula; circuito de mensagens positivas; ) Projeto de responsabilidade social Grupo de angola (recolha de roupa para criança) Grupo sem abrigo/porta solidária (voluntariado, recolha de alimentos, recolha de roupa e produtos de higiene)

13 RECOLHA DE ROUPA decorreu entre 26/11 e 14/12 Durante estes dias mais uma vez a Comunidade Educativa do CNM demonstrou a sua riqueza pela vivência de valores cívicos e solidários... Recolhemos edredons, cobertores e muita roupa para adulto e criança. Conseguimos, ainda, contribuir com 460 sabonetes que serão distribuídos no cabaz de Natal na Porta SOLIDÁRIA. A todos um grande: BEM-HAJAM!

14 Porta Solidária Diariamente 200 pessoas passam pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Marquês, à procura de uma refeição. Levam REFEIÇÃO + SORRISO! Organiza um grupo entre 5 a 7 colegas e inscreve-te. As sextas feiras, ao final da tarde vamos distribuir refeições e PARTILHAR sorrisos! O teu sorriso pode fazer a diferença! A alegria de quem recebe é a felicidade de quem dá.

15 RECOLHA DE LEITE, CEREAIS E FRUTA O Projeto de Responsabilidade Social articula com a Equipa de Saúde para contribuir para a Porta Solidária. Ao longo deste 2º período, a pedido do Sr. Padre responsável pelo projeto pelo franco aumento do número de crianças que usufruem das refeições, todas as semanas pedimos o vosso contributo com leite, cereais ou uma peça de fruta! É fácil e saudável! Semana Peça de Fruta 18 a 21 Fev Leite e cereais 25 a 28 Fev Laranja 4 a 7 Março Pera 11 a 14 Março Maçã

16

17 Contactos: Teresa Silva Dias Telefone:

Implementação da Cidadania e Desenvolvimento na Escola Quinta das Palmeiras

Implementação da Cidadania e Desenvolvimento na Escola Quinta das Palmeiras Implementação da Cidadania e Desenvolvimento na Escola Quinta das Palmeiras Lídia Mineiro Coordenadora da Educação para a Cidadania A implementação da Cidadania e Desenvolvimento na Escola Quinta das Palmeiras,

Leia mais

Projecto Educativo. Projecto Curricular do Agrupamento

Projecto Educativo. Projecto Curricular do Agrupamento E s c o l a M a r t i m d e F r e i t a s Projecto Educativo Doc. orientador dos princípios e valores do Agrupamento. Projecto Curricular do Agrupamento Doc. que está intimamente relacionado com a ideia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO 2010 - DEPARTAMENTO: 1º Ciclo PCA1 Coordenador(a): Fernando Martins Tel/Tem:

Leia mais

Regimento dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação da Turma

Regimento dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação da Turma Regimento dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação da Turma.é nomeado/eleito na primeira reunião de Pais e Encarregados de Educação da Turma; Tem participação nos Conselhos de Turma; É a

Leia mais

Do europeu ao nacional a perspectiva da sociedade civil

Do europeu ao nacional a perspectiva da sociedade civil Do europeu ao nacional a perspectiva da sociedade civil CONFERÊNCIA NACIONAL QUALIDADE AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS "REVISÃO POR PARES": UMA PROPOSTA INOVADORA? SUSANA OLIVEIRA 04 DE MAIO DE 2017

Leia mais

Objetivos. Capacitar todos os estabelecimentos de ensino do. concelho ao nível da implementação de projetos de

Objetivos. Capacitar todos os estabelecimentos de ensino do. concelho ao nível da implementação de projetos de Objetivos Capacitar todos os estabelecimentos de ensino do concelho ao nível da implementação de projetos de alcance europeu que possibilitem novas ferramentas pedagógicas de complemento à prática letiva;

Leia mais

Agrupamento de escolas Monte da Lua - Sintra. Regulamento Interno. Anexo

Agrupamento de escolas Monte da Lua - Sintra. Regulamento Interno. Anexo Agrupamento de escolas Monte da Lua - Sintra Regulamento Interno Anexo Regimento dos Representantes de Pais e Encarregados de Educação e Representantes de Turma Agrupamento de escolas Monte da Lua Regulamento

Leia mais

CADERNO DE ORIENTAÇÕES

CADERNO DE ORIENTAÇÕES CADERNO DE ORIENTAÇÕES COMO ELABORAR UM PROJETO DE PROTAGONISMO JUVENIL PROTAGONISMO JUVENIL, O QUE É? O Protagonismo Juvenil, enquanto modalidade de ação educativa, é a criação de espaços e condições

Leia mais

Para uma Educação e Formação Social, Humana e Profissional dos alunos da Escola Secundária Almeida Garrett

Para uma Educação e Formação Social, Humana e Profissional dos alunos da Escola Secundária Almeida Garrett ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALMEIDA GARRETT DISCIPLINA: FORMAÇÃO CÍVICA 7.º E 8.º ANOS TEMAS A DESENVOLVER, OBJETIVOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO: 2015/16 Para uma Educação e Formação Social, Humana e

Leia mais

Disciplina de Cidadania 6º Ano Turma A

Disciplina de Cidadania 6º Ano Turma A Disciplina de Cidadania 6º Ano Turma A Conteúdos programáticos e aulas previstas 1º 2º 3º TOTAIS Nº de aulas previstas 13 12 9 34 Nº de aulas para apresentação e autoavaliação 2 1 1 4 Nº de aulas para

Leia mais

Trabalho 3: Visionamento de uma sessão no Webinars

Trabalho 3: Visionamento de uma sessão no Webinars Departamento de Matemática Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Trabalho 3: Visionamento de uma sessão no Webinars Meios Computacionais no Ensino Professor:

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. Projeto do. CLUBE É-TE=igual? Docentes responsáveis: Elisa Neiva Cruz e Sílvia Azevedo

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. Projeto do. CLUBE É-TE=igual? Docentes responsáveis: Elisa Neiva Cruz e Sílvia Azevedo (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto do CLUBE É-TE=igual? Docentes responsáveis: Elisa Neiva Cruz e Sílvia Azevedo Uma ação educativa de abertura

Leia mais

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA TURMA / SALA

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA TURMA / SALA REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA TURMA / SALA Artigo 1º - Conteúdo O presente Regimento regula a actividade dos Representantes de Pais e Encarregados de Educação (RPEE)

Leia mais

Plano de Trabalho. Ano lectivo 2010/2011

Plano de Trabalho. Ano lectivo 2010/2011 Plano de Trabalho Ano lectivo 2010/2011 1. Identificação do agrupamento de escolas/escola Nome agrupamento de escolas/escola: Agrupamento de Escolas Dona Joana de Castro Morada: Avenida de Angola, 2530-114

Leia mais

Questionário aos Pais e Encarregados de Educação 2015

Questionário aos Pais e Encarregados de Educação 2015 Questionário aos Pais e Encarregados de Educação Caros Pais e/ou Encarregados de Educação, professores e funcionários da EB Leão de Arroios - este inquérito é da responsabilidade da Associação de Pais

Leia mais

Formação continuada de educadores de infância Contributos para a implementação do trabalho experimental de ciências com crianças em idade pré-escolar

Formação continuada de educadores de infância Contributos para a implementação do trabalho experimental de ciências com crianças em idade pré-escolar Formação continuada de educadores de infância Contributos para a implementação do trabalho experimental de ciências com crianças em idade pré-escolar Maria José Rodrigues [1]; Rui Marques Vieira [2] [1]

Leia mais

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça à sociedade. Theodore Roosevelt Página 1 ENQUADRAMENTO Os direitos humanos, nomeadamente os valores

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESTARREJA 2º ANO DE ESCOLARIDADE / FORMAÇÃO CÍVICA Educação para a Solidariedade e para os Direitos Humanos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESTARREJA 2º ANO DE ESCOLARIDADE / FORMAÇÃO CÍVICA Educação para a Solidariedade e para os Direitos Humanos EDUCAÇÃO PARA A SOLIDARIEDADE E PARA OS DIREITOS HUMANOS 1. CONTEXTUALIZAÇAO DO PROJECTO Ao abrigo do Despacho nº 19308/2008 1, no âmbito das ANC e no que diz respeito à Formação Cívica, a Coordenação

Leia mais

ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017

ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017 ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017 Contextualização O Projeto de Gestão Democrática da Educação foi desenvolvido pela SEE em 2016 e contou

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019 Plano Anual de Atividades da Biblioteca 2018/2019 As atividades delineadas neste Este Plano visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Neste sentido, as atividades

Leia mais

O Valor da Prevenção. Estratégia Comunitária para a Segurança. e Saúde TÍTULO DA APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

O Valor da Prevenção. Estratégia Comunitária para a Segurança. e Saúde TÍTULO DA APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO O Valor da Prevenção Ana Paula Rosa EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Porto 28 e 29 de Janeiro 2010 Estratégia Comunitária para a Segurança e Saúde no Trabalho Melhorar a simplificar a legislação

Leia mais

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Apresentação do. Projecto Educativo

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Apresentação do. Projecto Educativo Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Apresentação do Projecto Educativo 2010-2013 O que é um Projecto Educativo? Um Projecto Educativo é um documento que contém as orientações para a organização do

Leia mais

da rede) para organização da proposta e das estratégias de comunicação dialógica da rede;

da rede) para organização da proposta e das estratégias de comunicação dialógica da rede; Como afirmou o educador e teórico Paulo Freire, confiança se estabelece no diálogo, na troca de ideias, na construção e desconstrução de ideias. A Política de Educação Integral, em sua natureza, é essencialmente

Leia mais

FORMAÇÃO CÍVICA E HUMANA

FORMAÇÃO CÍVICA E HUMANA Escola Secundária/3 de Barcelinhos ANO LETIVO 2012-2013 FORMAÇÃO CÍVICA E HUMANA 3.º Ciclo Ensino Básico A) ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS B) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ÍNDICE A) ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização GEBALIS;EM Responsável da entidade Pedro Pinto de Jesus Setor de Atividade Gestão de Imóveis por Conta de Outrem Número de Efetivos 199 NIF 503541567 Morada Rua Costa

Leia mais

Plano de atividades CATL 2016/2017

Plano de atividades CATL 2016/2017 CATL 2016_2017 Centro Social Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, Porto Página 1 Índice Introdução 3 Descrição da valência 4 Plano de atividades 7 Centro Social Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, Porto Página

Leia mais

AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR NO ECO-AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIRGÍNIA MOURA 2017/2018

AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR NO ECO-AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIRGÍNIA MOURA 2017/2018 AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR NO ECO-AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIRGÍNIA MOURA 2017/2018 O INÍCIO Identificação de problemas Análise dos resultados escolares Estabelecimento de prioridades Mobilização

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Martinho REFERENCIAL 1. Cidadania e Desenvolvimento

Agrupamento de Escolas de S. Martinho REFERENCIAL 1. Cidadania e Desenvolvimento Agrupamento de Escolas de S. Martinho REFERENCIAL 1 Cidadania e Desenvolvimento I - INTRODUÇÃO/ENQUADRAMENTO Para a redefinição da educação para a cidadania, constitui-se um grupo de trabalho, com o intuito

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES. PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO: 2008/2009 Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES. PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO: 2008/2009 Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO: 2008/2009 Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos A. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA BE - Reformulação do PEE no

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS OFERTA FORMATIVA NÍVEL SECUNDÁRIO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Os Cursos Científicos- Humanísticos destinam -se a jovens com o 9º ano de escolaridade ou equivalente que desejam prosseguir estudos 2 CURSO

Leia mais

Projeto Educativo/Plano de Atividades

Projeto Educativo/Plano de Atividades COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Projeto Educativo/Plano de Atividades Ano letivo 2014/2015 Índice Introdução Princípios orientadores da ação educativa Horário de funcionamento Clubes

Leia mais

Constituição dos Clubes Ambiental

Constituição dos Clubes Ambiental Constituição dos Clubes Ambiental Escolas saudáveis, crianças saudáveis, meio ambiente saudável 1 Introdução: Um clube ambiental é um grupo de voluntários que trabalham juntos para tornar o ambiente local

Leia mais

Assembleia de Pais/EE do EdL. Data de elaboração: setembro de 2017

Assembleia de Pais/EE do EdL. Data de elaboração: setembro de 2017 Assembleia de Pais/EE do EdL Data de elaboração: setembro de 2017 Agenda A ARPEE Sou RPEE E agora? Glossário Termo EdL RPEE EE ARPEE OT Descrição Externato da Luz Representante de Pais e Encarregados de

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular: 1º ciclo Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Ano de escolaridade:2º ano Ano letivo: 2015/2016 Oferta Complementar: Educação para a Cidadania Perfil do aluno à saída

Leia mais

ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES

ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES Desde sempre a nossa escola se tem preocupado em fornecer aos alunos apoio pedagógico. Este apoio reveste diferentes formas: Áreas Curriculares Não Disciplinares; Apoios

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA. A Geografia Levada a Sério

A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA.   A Geografia Levada a Sério A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA 1 Educar não é ensinar respostas, educar é ensinar a pensar Rubem Alves 2 A Cidade que Educa 3 O MEIO URBANO REFLETE TUDO! A atenta observação da realidade nos dá elementos

Leia mais

ESTATUTOS DA REPRESENTAÇÃO DE PAIS

ESTATUTOS DA REPRESENTAÇÃO DE PAIS 1. INTRODUÇÃO A Escola Alemã de Lisboa é uma escola de encontro. A sua missão mais importante consiste em proporcionar a alunos de diferentes nacionalidades o acesso à língua e cultura alemã e portuguesa.

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência. Sessão Regional do Parlamento dos Jovens Ensino Básico.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência. Sessão Regional do Parlamento dos Jovens Ensino Básico. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência Sessão Regional do Parlamento dos Jovens Ensino Básico Discurso Exmo. Senhor Diretor Regional da Educação Exma. Senhora e Senhores

Leia mais

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO 7ºANO DE ESCOLARIDADE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO A componente de Cidadania e Desenvolvimento visa contribuir para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos, de diálogo e no respeito pelos outros,

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Ano letivo 2011 / 2012 Agrupamento Escolas Aguada Cima Higiene e Saú: comportamentos Intificar alimentos promotores alimentação saudável e alimentação risco. Ajuda o cozinheiro a fazer o jantar. Pinta

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 OUTUBRO/2018 Na procura de um lugar que vise contribuir para o crescimento e desenvolvimento da pessoa humana, potenciando todas as capacidades e tendo em consideração que

Leia mais

OPE dá Voz aos Alunos

OPE dá Voz aos Alunos Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento

Leia mais

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO IPE

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO IPE INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO ANO LETIVO 2018/2019 ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO IPE ENQUADRAMENTO LEGAL Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania A educação e a formação são alicerces

Leia mais

CP IT-COMENIUS-C3PP

CP IT-COMENIUS-C3PP 114426 CP-1-2004-1-IT-COMENIUS-C3PP Todas as crianças têm o direito de frequentar escolas com uma cultura de melhoria da qualidade baseada na sinergia entre os processos de avaliação interna e externa.

Leia mais

JARDIM DE INFÂNCIA DE SANTAR

JARDIM DE INFÂNCIA DE SANTAR JARDIM DE INFÂNCIA DE SANTAR Algumas vivências do grupo da sala 2, os ALEGRETES Tal como em todos os outros JI do Agrupamento ao longo do ano vamos desenvolver o projecto, CRESCER SAUDÁVEL. Este está a

Leia mais

Projecto de Plano de Actividades do CNE para Em 2008, a actividade do CNE centrar-se-á em quatro grandes áreas de intervenção:

Projecto de Plano de Actividades do CNE para Em 2008, a actividade do CNE centrar-se-á em quatro grandes áreas de intervenção: Projecto de Plano de Actividades do CNE para 2008 Em 2008, a actividade do CNE centrar-se-á em quatro grandes áreas de intervenção: - A escola, as suas finalidades, os seus contextos e parceiros; - Currículo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA Orçamento Participativo da Escola Perguntas Respostas Regulamento Orçamento Participativo da Escola Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário

Leia mais

José Pacheco. Escola da Ponte

José Pacheco. Escola da Ponte José Pacheco Escola da Ponte Biografia O Prof. José Francisco Pacheco, nasceu em 10 de maio de 1951. Educador português que hoje aposentado tem sua residência atual no Brasil, sendo considerado um Peregrino

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS OFERTA FORMATIVA NÍVEL SECUNDÁRIO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Os Cursos Científicos- Humanísticos destinam -se a jovens com o 9º ano de escolaridade ou equivalente que desejam prosseguir estudos 2 CURSO

Leia mais

PAA BE-EB 2,3 Aradas Ano Letivo 2016 / 2017

PAA BE-EB 2,3 Aradas Ano Letivo 2016 / 2017 PAA BE-EB 2,3 Aradas Ano Letivo 2016 / 2017 - Ao longo do ano - Manutenção do blogue da BE - Divulgar as actividades no blogue - Promover a integração da BE na Escola -Difusão da informação educativa -

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO CONDE DE OEIRAS 2014/2015

PLANO DE ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO CONDE DE OEIRAS 2014/2015 PLANO DE ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO CONDE DE OEIRAS Aprovado em Conselho Pedagógico a 15 de outubro de 201014 Aprovado pelo Conselho Geral a 4 de fevereiro de 2015 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. FINALIDADES

Leia mais

Câmara Municipal de Palmela. O Município de Palmela e a Cooperação com Cabo Verde

Câmara Municipal de Palmela. O Município de Palmela e a Cooperação com Cabo Verde Câmara Municipal de Palmela O Município de Palmela e a Cooperação com Cabo Verde IV Xornadas Anuais de Cooperação Galiza 29 Novembro 2007 Palmela e a Cooperação Internacional ACORDOS COOPERAÇÃO ACORDOS

Leia mais

ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO ENQUADRAMENTO A relação entre o indivíduo e o mundo que o rodeia, construída numa dinâmica constante com os espaços físico, social, histórico

Leia mais

Exmo. Senhor Deputado da Assembleia da República

Exmo. Senhor Deputado da Assembleia da República Exmo. Senhor Deputado da Assembleia da República Exmo. Senhor Diretor Regional da Educação, em representação de S. Ex.ª o Secretário Regional da Educação Exm.ª Senhora Deputada Regional Exm.ª Senhora Coordenadora

Leia mais

Estratégia de Educação Para a Cidadania

Estratégia de Educação Para a Cidadania Estratégia de Educação Para a Cidadania ÍNDICE: 1- Introdução 2- Domínios e temas 3- Organização do Trabalho 4- Projetos 5- Parcerias 6- Avaliação das Aprendizagens 7- Avaliação da Estratégia Aprovado

Leia mais

Workshop sobre Trabalho em Parceria Peniche, 26 de Março de 2009

Workshop sobre Trabalho em Parceria Peniche, 26 de Março de 2009 Workshop sobre Trabalho em Parceria Peniche, Na sequência do desenvolvimento do Workshop sobre trabalho em parceria, foram analisadas as expectativas de 49 participantes em relação ao Projecto GPS Gestão

Leia mais

Relatório Fotográfico. Atividades do primeiro semestre 2016

Relatório Fotográfico. Atividades do primeiro semestre 2016 Relatório Fotográfico Atividades do primeiro semestre 2016 Ji-Paraná/RO 2016 APRESENTAÇÃO O Centro Educativo Dom Bosco - CEDB para atender sua finalidade estatuaria, ao longo de 30 anos, vem realizando

Leia mais

Apresentação do Guia Participar O que é? Participação e cidadania Participação e deficiência... 7

Apresentação do Guia Participar O que é? Participação e cidadania Participação e deficiência... 7 1 2 Conteúdo Apresentação do Guia... 5 Participar... 6 O que é?... 6 Participação e cidadania... 6 Participação e deficiência... 7 A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência...

Leia mais

CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO

CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GEORGIA STELLA RAMOS DO AMARAL CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO Santa Cruz do Sul 2009 Abrangência Comunidade escolar de uma determinada escola.

Leia mais

Projecto de Promoção da Cidadania Activa entre jovens Moçambicanos

Projecto de Promoção da Cidadania Activa entre jovens Moçambicanos Projecto de Promoção da Cidadania Activa entre jovens Moçambicanos Programa de Apoio aos Actores não Estatais (PAANE), financiado pela União Europeia Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Contrato:

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES PLANO DE ATIVIDADES 2016/2017

PLANO DE ATIVIDADES PLANO DE ATIVIDADES 2016/2017 PLANO DE ATIVIDADES 2016/2017 O Plano Anual de Atividades deve ser entendido como o instrumento da planificação das Atividades escolares, para um ano letivo, no qual estão plasmadas as decisões sobre os

Leia mais

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior ORSIES Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior O ORSIES é uma rede colaborativa que pretende fomentar a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover

Leia mais

Escola Secundária de Amora. Projeto Participar, Debater, Realizar. Orçamento Participativo das Escolas Justificação. Objetivos.

Escola Secundária de Amora. Projeto Participar, Debater, Realizar. Orçamento Participativo das Escolas Justificação. Objetivos. Escola Secundária de Amora Projeto Participar, Debater, Realizar Orçamento Participativo das Escolas 2019 Justificação Objetivos Regulamento 1 Justificação A experiência de elaboração de orçamentos participativos,

Leia mais

Plano atividades APEEQC 2017/2018

Plano atividades APEEQC 2017/2018 Plano atividades APEEQC 2017/2018 ANTES DE MAIS QUEM SOMOS? Mesa Assembleia Geral Nuno Trindade Presidente Sandra Flores 1.º Secretária Carina Andrade 2.º Secretária Comissão Executiva Telma Peres Presidente

Leia mais

MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA

MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA e-mail: mem@mail.telepac.pt Índice ordinal (2005-2011) (2005) Niza, S. (2005). Editorial. Escola Moderna, 23 (5), 3-4. Mata Pereira, M. (2005). O Currículo por Competências: A construção de um instrumento

Leia mais

TEIP - Parcerias inicia com mais um novo parceiro: a Associação Bela Vuah.

TEIP - Parcerias inicia com mais um novo parceiro: a Associação Bela Vuah. 08 a 12 de janeiro de 20 TEIP - Parcerias A Equipa TEIP continua imparável! 20 inicia com mais um novo parceiro: a Associação Bela Vuah. Missão: Rádio Escola A Associação Bela Vuah em articulação com a

Leia mais

O papel do etwinning na flexibilização do currículo

O papel do etwinning na flexibilização do currículo O papel do etwinning na flexibilização do currículo Teresa Lacerda (teresa.lacerda@dge.mec.pt ) Embaixadora etwinning da Região Norte Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso O QR Code de cada slide

Leia mais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS Janeiro 2017 O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente no

Leia mais

Parcerias de aprendizagem em educação inclusiva

Parcerias de aprendizagem em educação inclusiva Parcerias de aprendizagem em educação inclusiva Teresa Vitorino Universidade do Algarve, ESEC Isabel Paes Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Lisboa Encontro em Educação Esoecial Roteiros para uma educação

Leia mais

Plano Estratégico de Educação para a Cidadania. Aprender, crescer e fazer acontecer

Plano Estratégico de Educação para a Cidadania. Aprender, crescer e fazer acontecer Aprender, crescer e fazer acontecer 2 Enquadramento A Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento (EECA) deverá constituir-se como uma das linhas orientadoras do Projeto Educativo, numa perspetiva

Leia mais

Team Building Mãos à Obra 2016 e Responsabilidade Social. Ana Paula Pais

Team Building Mãos à Obra 2016 e Responsabilidade Social. Ana Paula Pais Team Building Mãos à Obra 2016 e Responsabilidade Social Ana Paula Pais Sumário: 1- Responsabilidade social Instrumento de educação para a cidadania. Projetos Atividades Parceiros Resultados 2- Team Building

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 1º Trimestre DAR VIDA no(s) encontro(s) com os amigos descobrindo o Amigo Jesus Manhã Início do ano letivo Portaria Sala Polivalente Todo o pessoal entra mais cedo para acolher cada criança e os pais Proporcionar

Leia mais

Serviço de Psicologia Externato da Luz

Serviço de Psicologia Externato da Luz Serviço de Psicologia Externato da Luz Índice Apresentação do Programa 3 Estrutura do Programa 4 Portefólio e Blogue Interactivo 5 Implementação do Programa 7 Grupos, horários e respectivos orientadores

Leia mais

MOVIMENTO ESTUDANTIL. Aqui o estudante é o protagonista INSTITUTO FEDERAL. Tocantins

MOVIMENTO ESTUDANTIL. Aqui o estudante é o protagonista INSTITUTO FEDERAL. Tocantins MOVIMENTO ESTUDANTIL Aqui o estudante é o protagonista INSTITUTO FEDERAL Tocantins 1 cartilha de ENTIDADES ESTUDANTIS Olá! Você já deve ter feito uma destas perguntas: O que são entidades estudantis? Para

Leia mais

CULTURSOL Apresentação e Plano de Actividades 2010

CULTURSOL Apresentação e Plano de Actividades 2010 CULTURSOL Apresentação e Plano de Actividades 2010 I. APRESENTAÇÃO 2 Objectivos...2 Âmbito de Actuação..3 Projectos para 2010..4 II. PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2010.. 5 Actividades de Intervenção Social

Leia mais

ESTRATÉGIA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

ESTRATÉGIA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO Página1 ESTRATÉGIA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO 2018/2019 (Com a introdução das alterações pelo DL Nº 55/2018 de 6 de julho) Documento de trabalho elaborado 2017/2018 aprovado em CP de 25/10/2017 Documento

Leia mais

Psicologia da Educação

Psicologia da Educação Psicologia da Educação Disciplina na Sala de Aula ANTECEDENTES HISTÓRICOS A DISCIPLINA E O MITO DA EDUCAÇÃO DO CARÁCTER DISCIPLINA: UMA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTISTA NÍVEIS DE DISCIPLINA Copyright, 2006

Leia mais

Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores

Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores Muito embora o discurso oficial seja, e deva sê-lo sempre, o que refere que às famílias compete a principal

Leia mais

OBJETIVOS Ajudar os catequizandos e as famílias a descobrirem na comunidade, os "irmãos" que precisem de ajuda;

OBJETIVOS Ajudar os catequizandos e as famílias a descobrirem na comunidade, os irmãos que precisem de ajuda; LEMA DA CAMINHADA «Onde está o teu irmão?» OBJETIVOS Ajudar os catequizandos e as famílias a descobrirem na comunidade, os "irmãos" que precisem de ajuda; Ir ao encontro de quem mais precisa, através de

Leia mais

para as crianças, pelas crianças #KidsTakeOver Dia Universal da Criança 20 de Novembro de 2017

para as crianças, pelas crianças #KidsTakeOver Dia Universal da Criança 20 de Novembro de 2017 * para as crianças, pelas crianças #KidsTakeOver Dia Universal da Criança 20 de Novembro de 2017 Um dia de acção para as crianças, pelas crianças No Dia Universal da Criança, crianças e jovens de todo

Leia mais

OZARFAXINARS N.2 DEZEMBRO DEBATER IDEIAS

OZARFAXINARS N.2 DEZEMBRO DEBATER IDEIAS OZARFAXINARS N.2 DEZEMBRO 2005 109 5 DEBATER IDEIAS Organizar e participar num debate favorece o desenvolvimento de competências cognitivas, pesquisa, organização e análise de informação mas, também, de

Leia mais

Ficha de Apoio Ser um Aluno Exemplar. Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS)

Ficha de Apoio Ser um Aluno Exemplar. Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) Ficha de Apoio Ser um Aluno Exemplar Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) Professor Humberto Santos Ano-lectivo 2007/08 Escola Secundária de Achada Grande Praia/Cabo Verde Atitudes e comportamentos

Leia mais

33.Queira especificar quais? Organização do espaço e escolha dos materiais para as atividades conforme as necessidades da criança.

33.Queira especificar quais? Organização do espaço e escolha dos materiais para as atividades conforme as necessidades da criança. 30,Queira especificar: 31.Realizou algumas alterações na sala para estas crianças? 32.Essas alterações foram a que níveis? 33.Queira especificar quais? 34.Considera que essas crianças devam ser integradas

Leia mais

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA Izanete Maria Silva de Lima Graduada em Ciências Sociais pela UFCG e-mail: izannete@hotmail.com José Wellington Farias da Silva Graduado

Leia mais

Educação Especial Josefa d Óbidos 2008/98

Educação Especial Josefa d Óbidos 2008/98 1 PRESSUPOSTOS E PRIORIDADES Autenticidade Acção Eficácia Simplicidade Abertura a todas as formas e pretextos de colaboração Partilha Articulação entre todos os responsáveis para que se concretize e execute

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2015

Programa BIP/ZIP 2015 Programa BIP/ZIP 2015 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 030 CARNIDE SOMOS NÓS! Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Sonae MC Diretor(a) Nádia Reis Setor de Atividade Retalho Alimentar Número de Efetivos 22100 NIF 502 011 475 Morada Rua João Mendonça, 529-6º Esq. 4464-501 Senhora da

Leia mais

2ª FEIRA 11 de Março. VÍDEO P:\ BOM DIA\Quem somos_bom dia1.mp4

2ª FEIRA 11 de Março. VÍDEO P:\ BOM DIA\Quem somos_bom dia1.mp4 2ª FEIRA 11 de Março INTRODUÇÃO Bom dia! Ao longo desta semana iremos ser acompanhados por colegas do Ensino Secundário, que estiveram em missão em Ulme durante uma semana, numa pequena freguesia do Concelho

Leia mais

Seminário Nacional Eco-Escolas 2018

Seminário Nacional Eco-Escolas 2018 Seminário Nacional Eco-Escolas 2018 Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania Referencial de Educação Ambiental Guimarães, 27 janeiro 2018 Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Referencial

Leia mais

Projecto - TRADITIONS UNITE US

Projecto - TRADITIONS UNITE US Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida COMENIUS Parcerias Multilaterais Projecto - TRADITIONS UNITE US 2012-2014 A- CONDIÇÕES DE MOBILIDADE DE ALUNOS NO ÂMBITO DO PROJETO COMENIUS O Programa Comenius

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO E DAS AÇÕES DE MELHORIA

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO E DAS AÇÕES DE MELHORIA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO E DAS AÇÕES DE MELHORIA Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação 19 de janeiro de 2015 Powerpoint Templates APRESENTAÇÃO Powerpoint Templates

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA. Projectos /Temáticas (em que esta planificação se insere) Meios de transporte

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA. Projectos /Temáticas (em que esta planificação se insere) Meios de transporte Nome do Aluno: Carina Teixeira Cardoso Data: 3/Maio/2011 PLANIFICAÇÃO DIÁRIA Projectos /Temáticas (em que esta planificação se insere) Meios de transporte Tempo 08.30/ 09.00h Áreas de Conteúdos e conteúdos

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência. = Ensino Básico =

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência. = Ensino Básico = ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência SESSÃO REGIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS = Ensino Básico = Exmos. Senhores Deputados Regionais Exmo. Senhor Diretor dos Serviços

Leia mais

Relatório, DONS partilhados e Contas 2018

Relatório, DONS partilhados e Contas 2018 Relatório, DONS partilhados e Contas 2018 Relatório da Atividade 2018 Eixo 1 - Silêncio A mudança começa dentro e em cada um de nós. O que mudou dentro de mim, neste 2018? Como me sinto nesta parte do

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Satisfazer as necessidades

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2017/2018 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MURALHAS DO MINHO OUTUBRO/2017

PLANO DE ACTIVIDADES 2017/2018 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MURALHAS DO MINHO OUTUBRO/2017 PLANO DE ACTIVIDADES 2017/2018 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MURALHAS DO MINHO OUTUBRO/2017 A Associação de Pais e Encarregados de do Agrupamento de Escolas Muralhas

Leia mais