Capítulo 12. Computação em Nuvem (Cloud Computer) Cloud Storage (Armazenamento na Nuvem)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 12. Computação em Nuvem (Cloud Computer) Cloud Storage (Armazenamento na Nuvem)"

Transcrição

1

2 Capítulo 12 Computação em Nuvem (Cloud Computer) A computação em nuvem pode ser definida como um conjunto de recursos virtuais facilmente utilizáveis e acessíveis, tais como hardware, software, plataforma de desenvolvimento e serviços. (VERAS, 2012, p.33) O nome, computação em nuvem, é uma metáfora da Internet cuja representação em diagramas de rede se dá através do desenho de uma nuvem. A computação em nuvem é formada por clientes*, data centers e servidores distribuídos em diferentes posições geográficas pelo mundo. A computação em nuvem oferece acesso a aplicações online através de um navegador web. Vamos visualizar alguns serviços da nuvem e posteriormente comentar aspectos técnicos Cloud Storage (Armazenamento na Nuvem) Várias empresas vêm oferecendo armazenamento de arquivos em servidores da nuvem, tal estratégia oferece mobilidade pois os arquivos passam a estar disponíveis online a partir de qualquer equipamento, de qualquer sistema operacional, bastando ter um navegador para autenticação, acesso e compartilhamento. Alguns dos principais serviços de armazenamento da nuvem são: Dropbox, GoogleDrive e OneDrive. * Dispositivos clientes: incluem-se os dispositivos móveis como smartphones; clientes Thick que são computadores normais e utilizam um browser para acessar a nuvem; clientes Thin que são computadores que não possuem disco rígido interno, exibem as informações mas implicam que o servidor faça todo o trabalho.

3 518 Informática para Concursos Renato Costa Estes são exemplos de serviços oferecidos por nuvens públicas, que podem ser utilizados por quaisquer pessoas gratuitamente ou mediante uma taxa. As ofertas do mercado atuais permitem a utilização de determinada quantidade de GB gratuitos e caso o usuário queira obter mais espaço passe a pagar pelo armazenamento conforme o uso. Exercício TRT DF CESPE ) O Dropbox é um serviço freemium, ou seja, dá-se ao cliente a opção de usá-lo gratuitamente, mas cobra-se para obter algumas funções extras de armazenamento remoto de arquivos. Resposta 1 ( ) CERTO ( ) ERRADO O armazenamento no Drobpox em janeiro de 2015 tem a seguinte política (valores expressos em dólares): Resposta 1 Certo, Freemium é um modelo de negócio em que um produto ou serviço proprietário é oferecido gratuitamente, mas dinheiro é cobrado a usuários premium por recursos adicionais, funcionalidade ou bens virtuais. pt.wikipedia.org/wiki/freemium

4 Capítulo 12 Computação em nuvem (Cloud Computer) NIST (National Institute of Standards and Technology) O NIST* ( é uma agência do departamento de comércio dos EUA fundada em 1901 que tem como missão promover a inovação e o avanço da ciência inclusive através de padrões tecnológicos para aumentar a segurança econômica. Em setembro de 2011 o NIST criou um documento, modelo (Special Publication The NIST Definition of Cloud Computing), estabelecendo definições de computação em nuvem que vêm sendo adotadas no meio acadêmico e consequentemente nas questões de concursos públicos. Este modelo de cloud computer é composto de três modelos de serviço, de quatro modelos de implantação e cinco características essenciais * O Cespe em inúmeras questões de Cloud Computer faz menção ao NIST, logo é interessante saber que estamos alinhados a seu modelo de referência acerca da computação em nuvem.

5 520 Informática para Concursos Renato Costa Modelos de Serviço A computação em nuvem oferece basicamente 3 modelos de serviço a saber: (VERAS, 2012, p. 38) IaaS (Infrastructure as a Service) Serviço de armazenamento e processamento oferecido pelos provedores. O cliente deste serviço não tem controle físico dos servidores, o mesmo é realizado através de mecanismos de virtualização para gerenciar o armazenamento, os aplicativos e os recursos de rede. Algumas fontes divergem do NIST e utilizam HaaS (Hardware as a Service) como equivalente a IaaS. Um exemplo de provedor de IaaS é a Amazon Web Services (AWS). IaaS Hospedar PaaS (Platform as a Service) Serviço de plataforma de desenvolvimento oferecida pelo provedor a empresas/ programadores de aplicativos que serão disponibilizados na nuvem. Alguns exemplos são o AppEngine do Google e o Windows Azure da Microsoft. Exercício TCDF CESPE PaaS Hospedar

6 Capítulo 12 Computação em nuvem (Cloud Computer) 521 O módulo indicado por #2 na figura refere-se ao PaaS (Plataforma como Serviço), que tem a capacidade de oferecer ao usuário/cliente um modelo de computação, armazenamento e comunicação para aplicativos, tais como o AppEngine, da Google, e o Windows Azure, da Microsoft. Resposta 2 ( ) CERTO ( ) ERRADO SaaS (Software as a Service) Aplicativos que até então necessitavam ser instalados na máquina do usuário agora passam a ser hospedados na nuvem como uma alternativa ao processamento local. Os aplicativos são oferecidos como serviços (pay-per-use) e acessados online. O Google Apps, o Microsoft Office 365, SallesForce.com (CRM*) e o Prezi.com (apresentações) são exemplos de SaaS. SaaS Consumir Resposta 2 Certa, questão claramente inspirada na bibliografia Cloud Computer Nova arquitetura de TI de Manoel Veras pela ed. Brasport. * CRM (Customer Relationship Management) software para Gestão de Relacionamento com o Cliente.

7 522 Informática para Concursos Renato Costa Exercícios SUFRAMA CESPE 3) Windows Azure, Microsoft Office 365 e SkyDrive são exemplos, respectivamente, de IaaS, SaaS e PaaS na computação em nuvem. Resposta 3 ( ) CERTO ( ) ERRADO TRT 17R CESPE Um dos meios de se armazenarem dados na nuvem consiste na utilização do modelo de serviços denominado SaaS (software as a service). Nesse modelo, o cliente utiliza-se de aplicações, como browser, para acessar os servidores, e todo o controle e gerenciamento do armazenamento é realizado pelo provedor de serviço. Resposta 4 ( ) CERTO ( ) ERRADO Google Docs Componente do GoogleApps, integrado no GoogleDrive e no Gmail, oferece recursos de softwares na nuvem para criação de documento, apresentação, folha de cálculo, formulário e desenho. Seu acesso para edição online é gratuito, o armazenamento no Google Drive em janeiro de 2015 tem a seguinte política (valores expressos em dólares): Resposta 3 Errado, são respectivamente PaaS, SaaS e SaaS, lembrando que o usuário final só se relaciona com o SaaS, normalmente através de um navegador. Resposta 4 Certo, o usuário final só se relaciona com o SaaS, normalmente através de um navegador e o controle e gerenciamento físico é realizado pelos provedores.

8 Capítulo 12 Computação em nuvem (Cloud Computer) Microsoft Office Web App (Office Online) Integrado ao OneDrive e ao Hotmail.com (agora outlook.com), oferece recursos de softwares do Office Online como Word, Excel, PowerPoint e OneNote online. Seu acesso para edição online é gratuito, o armazenamento no OneDrive em janeiro de 2015 tem a seguinte política (valores expressos em reais):

9 524 Informática para Concursos Renato Costa Office 365 (Personal, Home, Bussiness...) O Office 365 é uma solução paga (mensalidade) para uso doméstico (Office 365 personal), para famílias (Office 365 home), profissionais liberais, pequenas, médias e grandes empresas (diferentes tipos de Office 365 business). Apresenta vantagens em relação à versão gratuita (Office Online) que variam desde a instalação das últimas versões dos aplicativos Office no computador para uso off-line a corporativo, redes sociais, reuniões online por videoconferência e outras soluções de TI. Em janeiro de 2015 o Office 365 Home tem a seguinte política (valores* expressos em reais, descontos progressivos pela quantidade de usuários da empresa quando Office 365 business) Modelos de Implantação Existem 4 principais modelos de implantação da computação em nuvem a saber: Nuvem Privada (Private Cloud) A infraestrutura de nuvem é provisionada para uso exclusivo de uma única organização, podendo compreender várias filiais. Pode ser gerenciada e controlada pela organização, por um terceiro, ou uma combinação deles, sua infraestrutura pode ser física ou virtual, o acesso é que necessariamente será privado Nuvem Comunitária (Community Cloud) A infraestrutura de nuvem é provisionada para uso exclusivo por uma específica comunidade de consumidores de organizações que têm preocupações comuns (por exemplo, cooperativas, segmentos/setores, instituições de segurança, blocos políticos, grupos empresariais). Pode ser gerenciada e controlada por um ou mais das organizações na comunidade, por um terceiro, ou uma combinação deles, sua infraestrutura pode ser física ou virtual, o acesso é que necessariamente será limitado a interessados de uma mesma comunidade. * Os valores não têm relevância para a prova, são colocados apenas como parâmetro para que se possa mensurar a viabilidade e observar que é um mercado sujeito a livre concorrência de preços.

10 Capítulo 12 Computação em nuvem (Cloud Computer) Nuvem Pública (Public Cloud) A infraestrutura de nuvem é provisionada para uso aberto ao público em geral. Pode ser gerenciada e controlada por uma empresa ou grupos empresariais, organizações governamentais, ou alguma combinação delas. Oferecem grande capacidade de processamento e armazenamento, existindo nas instalações do provedor de nuvem (datacenters). O Dropbox, Google Drive, Google Docs, OneDrive, Office 365, Prezi, Sallesfource. com são todos exemplos de nuvens públicas já estudados neste capitulo e inúmeras outras tendem a se popularizar em pouquíssimo espaço de tempo Nuvem Híbrida (Hibryd Cloud) É a composição de duas ou mais nuvens (privada, pública ou comunitária), que continuam a ser entidades únicas mas que permitem a portabilidade de dados e a junção de recursos. Um exemplo é quando para balanceamento de carga ou estouro da capacidade de armazenamento de uma nuvem privada se utiliza uma nuvem pública (contingência) Características Essenciais São 5 características essenciais sobre computação em nuvem a saber:

11 526 Informática para Concursos Renato Costa Autosserviço sob demanda (On-demand self-service) Funcionalidades computacionais (ciclos de processamento, capacidade de armazenamento) são providas automaticamente (sob demanda) sem a interação humana com o provedor de serviço (automaticamente) Amplo acesso aos serviços de rede (Broad network access) Recursos computacionais estão disponíveis através da Internet e são acessados através de padrões que permitem a utilização por qualquer dispositivo cliente (desktop, laptop, palmtop, smartphones...) independente de sistema operacional (Windows, Linux, android, ios, Mac/OS...), bastando um navegador (browser) Agrupamento de recursos/pool* de recursos (Resource pooling) Recursos computacionais (físicos ou virtuais) do provedor são utilizados para servir a múltiplos usuários, sendo alocados e realocados dinamicamente para servir a múltiplos usuários conforme demanda. Este melhor gerenciamento de recursos otimiza os custos finais Elasticidade rápida (Rapid elasticity) Funcionalidades computacionais devem ser rápida e elasticamente providas, assim como rapidamente liberadas. O usuário dos recursos da nuvem deve ter a impressão de que os recursos são ilimitados, que podem ser adquiridos (ainda que mediante pagamento) em qualquer quantidade e a qualquer momento. * Pool = Peripheral Operations On-line

12 Capítulo 12 Computação em nuvem (Cloud Computer) Medição de serviços/serviços mensurados (Measured service) Os sistemas de gerenciamento utilizados pela comutação em nuvem controlam e monitoram automaticamente os recursos para cada tipo de serviço (armazenamento, processamento, largura de banda), proporcionando transparência tanto para o prestador e consumidor do serviço utilizado, além de ser uma fonte para gestão do conhecimento (Knowledge Manager) Benefícios da Computação em Nuvem Os principais benefícios almejados pelas empresas ao adotarem a computação em nuvem são a redução de custos operacionais e o aumento da segurança Aspectos positivos Hardwares de baixo custo podem ser utilizados como clientes (computadores Thin, computadores antigos); Desalocação do espaço físico onde se guardava os servidores, reduzindo, por exemplo, custos de aluguel; Redução de gastos com energia elétrica (tanto com CPD* quanto com refrigeração) Melhor aproveitamento de pessoas, maior alocação de pessoas da área de TI junto ao setor estratégico e redução junto ao setor operacional; * CPD=Centro de Processamento de Dados, local (sala/andar) dentro das empresas onde ficam os servidores e necessita de refrigeração e controle de acesso físico.

13 528 Informática para Concursos Renato Costa Sistema de pagamento por tempo de uso, evitando a aquisição de licenças de software vitalícias que depois de alguns anos estão obsoletas; Redução da despesa de capital, onde há redução dos aportes de infraestrutura tecnológica que, inclusive, depreciam muito rapidamente; Mobilidade, uma tendência do mercado é investir em home office, trabalhando em casa o empregado não perde tempo* e dinheiro com transporte, tem maior flexibilidade de horário, reduz seu stress, em contrapartida o empregador reduz sua estrutura física, seus gastos fixos (luz, água, telefonia, internet, manutenção/ limpeza) e o funcionário pode ser cobrado de forma projetizada e ainda ter seu tempo de trabalho monitorado pelo login na aplicação da nuvem; Disponibilidade mundial, um usuário ou uma equipe autorizada pode trabalhar em arquivos simultaneamente ainda que em lugares diferentes do planeta; Upgrades automáticos; Aumento da segurança no que tange a tolerância às falhas e perda de equipamentos. OBS: Há muito tempo se sabe da necessidade de se fazer backups (becapes), mas muitos ainda insistem em guardá-los em casa ou na empresa, no mesmo local onde um incidente pode danificar o original e a cópia. Depois de tantos exemplos como o ataque às torres gêmeas, desabamentos, incêndios, alagamentos (tsunamis), estatísticas como a dos aeroportos americanos** que constatam mais de (doze mil) computadores esquecidos por ano, sem falar em panes, roubos, tudo isto corrobora para o aumento no armazenamento na nuvem (cloud storage) como uma solução de segurança Cuidados na escolha de um provedor de serviços Servidores Replicados, é muito importante saber que há redundância para garantir a integridade dos dados em caso de incidentes nos datacenters. Criptografia, é um aspecto importante a ser avaliado junto ao provedor de serviços pois impede o acesso não autorizado por parte de intrusos, ameaças externas (hackers/crackers). Latência, lembre-se que os dados trafegam entre o servidor e o cliente, o tempo de espera (latência) pode variar e impactar em negócios se você precisar de dados instantâneos. * Tempo: há quem perca mais de 4 horas de deslocamento de casa ao escritório, tempo que pode ser revertido em qualidade de vida. ** Dados citados em VELTE, pág. 38.

14 Capítulo 12 Computação em nuvem (Cloud Computer) 529 Exercício ESCRIVÃO PF CESPE Se uma solução de armazenamento embasada em hard drive externo de estado sólido usando USB 2.0 for substituída por uma solução embasada em cloud storage, ocorrerá melhoria na tolerância a falhas, na redundância e na acessibilidade, além de conferir independência frente aos provedores de serviços contratados. Resposta 5 ( ) CERTO ( ) ERRADO Banda larga, o acesso à nuvem se dá através da sua conexão com a Internet, caso ela esteja lenta ou instável o serviço não lhe oferecerá qualidade, dependendo do impacto pode ser interessante investir em mais de uma alternativa de acesso (ADSL, 4G, HFC). Aspectos geopolíticos podem comprometer a segurança das informações. Entidades governamentais, por exemplo, jamais deveriam utilizar redes de serviços que operem dentro das fronteiras americanas, tendo em vista os diversos incidentes de espionagem ocorridos em 2013 e respaldados pelo Ato Patriota (lei antiterror americana). Logo, pode ser importante ponderar a localização dos servidores. Assuntos legislativos, a falta de uma legislação clara e específica aliada muitas vezes à falta de uma jurisdição, tendo em vista que as informações podem estar espalhadas por diversos servidores em lugares distintos (nuvem), pode representar riscos. Exercício PCDF CESPE Exames em dispositivos de armazenamento computacional consistem na análise de arquivos, sistemas e programas instalados em diversos dispositivos de armazenamento físicos. Esses exames, geralmente, não são aplicáveis na identificação e no processamento de informações armazenadas por computação em nuvem, dada a impossibilidade de acesso aos dispositivos físicos de armazenamento. Resposta 6 ( ) CERTO ( ) ERRADO Resposta 5 ERRADO, embora apresente melhoria na tolerância a falhas, na redundância e na acessibilidade os serviços estão DEPENDENTES do provedor de serviço. Resposta 6 CERTO, como as informações estão na nuvem, distribuídas em discos de servidores e datacenters remotos, não é possível o acesso físico aos dados na nuvem.

COMPUTAÇÃO EM NUVEM Renato da Costa BB CESPE 2008 Texto III Seu desktop na Internet Com o surgimento da Internet, o usuário de computador ganhou um fornecimento ilimitado de informações. Nos últimos anos,

Leia mais

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Cloud Computing Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardocarvalhodantas@gmail.com) Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. Aristóteles. Conectividade

Leia mais

CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3.

CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3. CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3. Michele Marques Costa 1,2, WillianFressati 2 ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil marquesmih04@gmail.com wyllianfressati@unipar.br

Leia mais

Computação em nuvem (Cloud Computing)

Computação em nuvem (Cloud Computing) Computação em nuvem (Cloud Computing) Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Computação em nuvem O termo computação em nuvem refere-se a modelo de capacitação na qual

Leia mais

Computação em Grid e em Nuvem

Computação em Grid e em Nuvem Computação em Grid e em Nuvem Grids Computacionais Características Infraestrutura Produtos Exemplos Computação em Nuvem Características Modelos Infraestrutura Exemplos 1 Grids Computacionais Definição

Leia mais

Nuvem Computacional da UFABC

Nuvem Computacional da UFABC Nuvem Computacional da UFABC I Workshop @NUVEM Prof. Dr. Gustavo Sousa Pavani Universidade Federal do ABC (UFABC) 22 de Novembro de 2017 Gustavo S. Pavani (UFABC) Nuvem Computacional da UFABC 22 de Novembro

Leia mais

Sistemas Operacionais II

Sistemas Operacionais II Introdução Instituto de Informátic ca - UFRGS Introdução à Cloud Computing Aula 26 A Internet se popularizou como uma fonte de acesso a recursos Se encontra de tudo (documentos, vídeos, acesso a serviços

Leia mais

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação Cloud Computing Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação www.vazzi.com.br profmarcio@vazzi.com.br Your Logo Estrutura da palestra Estrutura da T.I.

Leia mais

Servidor de Armazenamento em Nuvem

Servidor de Armazenamento em Nuvem Aula 10 Servidor de Armazenamento em Nuvem Prof. Roitier Campos Gonçalves Cloud Computing modelo tecnológico que habilita de forma simplificada o acesso on-demand a uma rede, a qual possui um pool de recursos

Leia mais

Conceitos e Tecnologias de Internet

Conceitos e Tecnologias de Internet Capítulo 11 Conceitos e Tecnologias de Internet 11.1. Introdução à Internet A ARPANET foi a rede que originou a Internet, projetada pelo Departamento de Defesa Americano com o propósito interligar instituições

Leia mais

Computação em Nuvens

Computação em Nuvens Computação em Nuvens André Lucio de Oliveira Maria das Graças Araújo Chapetta Angélica Machareth de Andrade Lorran Borges dos Santos Pimenta Carlos Thiago RESUMO O objetivo deste trabalho é apresentar

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações

COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações Jaqueline Joice Brito Slides em colaboração com Lucas de Carvalho Scabora Sumário Computação em Nuvem Definição

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação INF 108 Segurança da Informação Computação em Nuvem Prof. João Henrique Kleinschmidt Introdução Centralização do processamento Surgimento da Teleinformática Década de 60 Execução de programas localmente

Leia mais

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos Copiar arquivos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud.

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud. Vivo Cloud Conheça o Vivo Cloud Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud Recursos de computação, armazenamento, redes, segurança,

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Computação e Armazenamento na Nuvem a) A Nuvem A nuvem é um dos apelidos aplicados a um determinado ambiente de rede. Existem nuvens com acesso restrito

Leia mais

O Uso de Infraestruturas de Computação em Nuvem Para

O Uso de Infraestruturas de Computação em Nuvem Para O Uso de Infraestruturas de Computação em Nuvem Para Aplicações Web Wesley R. Oliveira 1, Mário Meireles Teixeira 1 1 Laboratório de Sistemas Web Avançados (LAWS) 2 Departamento de Informática Universidade

Leia mais

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office Copiar arquivos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

Colaboração com Microsoft Office 365. Webinar de 30/06/2016

Colaboração com Microsoft Office 365. Webinar de 30/06/2016 Colaboração com Microsoft Office 365 Webinar de 30/06/2016 Expectativas sobre você: Participe Pergunte Argumente Envolva-se Divirta-se Tânia R. Silvestre Diretora e Consultora da Silvestre Consultoria

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

Pontos Críticos na Especificação de Serviços Computação em Nuvem

Pontos Críticos na Especificação de Serviços Computação em Nuvem DEBATE 2 Pontos Críticos na Especificação de Serviços Computação em Nuvem MEDIADOR: Prof. Geraldo Loureiro - IBGP Debatedores Breno Gustavo da Costa TCU Iran Martins Porto Júnior Serpro Waldeck Araújo

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros

Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros 34 Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros KELVIN CLETO GONÇALVES Atualmente, com o avanço da tecnologia e a possibilidade de ter acesso à internet através de uma série de dispositivos,

Leia mais

Tópicos Especiais em Redes - TER. Cloud Computing. Prof. Dayvidson Bezerra Contato:

Tópicos Especiais em Redes - TER. Cloud Computing. Prof. Dayvidson Bezerra Contato: Tópicos Especiais em Redes - TER Cloud Computing Prof. Dayvidson Bezerra Contato: dayvidsonbezerra@gmail.com O que é Computação na Nuvem? O que é Computação na Nuvem? Segundo o NIST, Cloud Computing é

Leia mais

PROFESSOR LÉO MATOS INFORMÁTICA

PROFESSOR LÉO MATOS INFORMÁTICA PROFESSOR LÉO MATOS INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice).

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.: UNIDADE 03 - TI CLOUD COMPUTING :.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.: UNIDADE 03 - TI CLOUD COMPUTING :. PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.: UNIDADE 03 - TI CLOUD COMPUTING :. VERSÃO: AGOSTO DE 2018 Professor:

Leia mais

Data Sheet DESCRIÇÃO DO PRODUTO! OVERVIEW DO PRODUTO!

Data Sheet DESCRIÇÃO DO PRODUTO! OVERVIEW DO PRODUTO! OVERVIEW DO PRODUTO O auto.sky é um serviço completo de orquestração de aplicações Windows em ambiente Cloud. Com o auto.sky você pode migrar o seu ERP ou qualquer aplicação legada para a nuvem e passa

Leia mais

Office 365. Uma nova forma de trabalhar

Office 365. Uma nova forma de trabalhar Office 365 Uma nova forma de trabalhar 3 mil milhões de pessoas com dispositivos conectados à Internet x Novas formas de trabalhar Cerca de 80% dos colaboradores passam parte do seu tempo de trabalho

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 122/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Informática. Plataforma G Suite. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Plataforma G Suite. Professor Márcio Hunecke. Informática Plataforma G Suite Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática PLATAFORMA G SUITE G Suite (antigo Google Apps) é um serviço de nuvem (SaaS Software as a Service) do

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Cloud computing Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas

Leia mais

KASPERSKY ENDPOINT SECURITY FOR BUSINESS Select Ferramentas para capacitar uma equipe de trabalho móvel, garantir a conformidade com políticas de segurança de TI e bloquear malware. O nível Select da Kaspersky

Leia mais

BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM

BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM TI BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM ı Novidade: consulte o book completo para conhecer todas as ofertas e argumentações de venda! ı Alta Disponibilidade da máquina virtual: 99,95% garantida por SLA ı As melhores

Leia mais

Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem. Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL

Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem. Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL 1 As novas possibilidades: COBOL na nuvem Colocar seus aplicativos COBOL na nuvem

Leia mais

Modalidade SaaS Benefícios e Vantagens. Modalidade SaaS

Modalidade SaaS Benefícios e Vantagens. Modalidade SaaS Modalidade SaaS Benefícios e Vantagens Modalidade SaaS O COHROS ONLINE OPERA NA MODALIDADE SaaS SaaS - Software as a Service (Software como serviço) Nossos sistemas são oferecidos na modalidade SaaS, que

Leia mais

ORACLE DATABASE CLOUD. Anthony Baldavia

ORACLE DATABASE CLOUD. Anthony Baldavia 1 ORACLE DATABASE CLOUD Anthony Baldavia anthony.baldavia@dbacorp.com.br 2 DESCRIÇÃO Nesse artigo falaremos sobre Oracle Database Cloud, uma nova tendência para banco de dados Oracle. Mostraremos novas

Leia mais

BD e Cloud Gerenciamento de. Dados na Nuvem

BD e Cloud Gerenciamento de. Dados na Nuvem CIn/UFPE In940 - Banco de Dados Gerenciamento de Dados na Nuvem Conceitos e Arquiteturas Chaina Santos Oliveira - cso2 Roteiro Motivação Computação em Nuvem Gerenciamento de dados na Nuvem Sistemas de

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

Backup Armazenamento Compartilhamento. Nuvem

Backup Armazenamento Compartilhamento. Nuvem Backup Armazenamento Compartilhamento Nuvem VOCÊ SABIA? 25% de economia nos custos quando as empresas utilizam soluções em nuvem em substituição a soluções in house 77% das empresas que testam seus sistemas

Leia mais

Armazenamento de Dados

Armazenamento de Dados Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Relacionar os objetivos do armazenamento secundário Identificar e descrever as mídias

Leia mais

Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas

Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas Introdução 3 Afinal, o que é a Computação na Nuvem? 5 Quais são as vantagens da computação na nuvem para empresas? 9 Como funciona

Leia mais

Luciano Pasqualini Ger. de Desenv. Comercial - Soluções de TI

Luciano Pasqualini Ger. de Desenv. Comercial - Soluções de TI Luciano Pasqualini Ger. de Desenv. Comercial - Soluções de TI O que é Cloud Computing? Cloud Computing Mas afinal, o que é Cloud? É só uma palavra da moda? ou um conceito Definição revolucionário do NIST

Leia mais

CARTILHA PARA ADESÃO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇO

CARTILHA PARA ADESÃO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇO CARTILHA PARA ADESÃO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇO ATA DE REGISTRO DE PREÇO Nº 050/2016 Cliente: CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - DF Âmbito Federal ComprasGovernamentais Pregão Eletrônico nº 50/2016 UASG:

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Gmail for work

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Gmail for work PROPOSTA COMERCIAL Produto: Gmail for work Sumário SOBRE A SRVFLORIPA 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÕES PROPOSTAS 5 VANTAGENS SRVFLORIPA 6 CONDIÇÕES COMERCIAIS 7 CONDIÇÕES GERAIS 8 PRAZOS E DEMAIS

Leia mais

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal Backup e Restauração Banco de Dados Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Redes de armazenamento: Tecnologias e Virtualização Agenda I. DAS e Introdução a

Leia mais

INFORMÁTICA AULA 3 EXERCÍCIOS SEMANAL

INFORMÁTICA AULA 3 EXERCÍCIOS SEMANAL INFORMÁTICA AULA 3 EXERCÍCIOS SEMANAL Prof. Luiz Rezende QUESTÕES - CESPE - UnB PILHAS DE PROTOCOLOS 512. O protocolo UDP é considerado confiável, pois consegue entregar todos os dados da transmissão com

Leia mais

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar Mensagens chave Ser lider com nossos clientes O que estamos falando e também sobre Ser moderno Ser eficiente Estar

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados Página 1 de 9 Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÃO PROPOSTA 5 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS INCLUSOS 6 CONDIÇÕES COMERCIAIS

Leia mais

INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS

INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS por Tito Ocampos Abner Carvalho Cleiton Amorim Hugo Brito Agenda Introdução Computação em nuvem + Internet das Coisas Infraestrutura como Serviço Plataforma como Serviço

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA. Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019

PLANO DE CONTINGÊNCIA. Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019 PLANO DE CONTINGÊNCIA Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019 Plano de Contingência Continuidade dos Serviços de Informática Propósito Estabelecer um plano de recuperação após desastres

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 116/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS GFS ATIVOS FINANCEIROS E INVESTIMENTOS LTDA

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS GFS ATIVOS FINANCEIROS E INVESTIMENTOS LTDA PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS GFS ATIVOS FINANCEIROS E INVESTIMENTOS LTDA Versão: dezembro/2017 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Este Plano de Continuidade de Negócios (o Plano ) tem como objetivo apresentar,

Leia mais

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 01/06/2018 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 REGRAS GERAIS... 3 5 RESPONSABILIDADES... 7 6 DISPOSIÇÕES FINAIS... 7

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL

APRESENTAÇÃO COMERCIAL APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.mdftecnologia.com.br Informações comerciais: (11) 4134-1720 comercial@mdftecnologia.com.br Calçada das Violetas Nº 172 2º andar Barueri - SP SOBRE NÓS SOBRE NÓS A MDF Tecnologia

Leia mais

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Aula 3 Computação em Nuvem Bacharelado em Ciência da Computação Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU Computação em Nuvem Por que Nuvem? Um Pouco

Leia mais

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade Data center É um espaço onde se concentram os recursos e sistemas necessários para o processamento das informações de uma empresa. Um data center é formado por 3 componentes principais: servidores, conectividade

Leia mais

CONTRATAÇÃO CONJUNTA DE SOFTWARE - MICROSOFT

CONTRATAÇÃO CONJUNTA DE SOFTWARE - MICROSOFT CONTRATAÇÃO CONJUNTA DE SOFTWARE - MICROSOFT A Secretaria de Tecnologia da Informação - STI e a Central de Compras CENTRAL, ambas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão MP, estão promovendo

Leia mais

ASIA ASSET GESTORA DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS

ASIA ASSET GESTORA DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS ASIA ASSET GESTORA DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios ( Plano ) tem como objetivo definir os procedimentos que

Leia mais

Conecte se e assuma o controle

Conecte se e assuma o controle Conecte se e assuma o controle A RealVNC inventou a tecnologia de compartilhamento de tela VNC há mais de vinte anos. Oferecemos compartilhamento de tela seguro para uma grande variedade de aplicativos

Leia mais

CENTRAL DE CURSOS 29/06/2014

CENTRAL DE CURSOS 29/06/2014 INFORMÁTICA 1 PHISHING / PHISHING SCAM Mensagens não solicitadas enviadas por e-mail de uma fonte aparentemente verdadeira (banco, empresa ou site popular); Procura induzir o acesso à páginas fraudulentaspara

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: G Suite

Proposta Comercial. Produto: G Suite Proposta Comercial Produto: G Suite Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Proposta... 4 Principais Características... 4 Condições Comerciais... 5 Prazos e Condições Gerais... 8

Leia mais

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Visão Geral da Nuvem A computação em nuvem envolve muitos computadores conectados em uma rede, possibilitando que eles sejam fisicamente localizados em qualquer

Leia mais

Conecte-se e assuma o controle

Conecte-se e assuma o controle Conecte-se e assuma o controle A RealVNC inventou a tecnologia de compartilhamento de tela VNC há mais de vinte anos. Hoje, oferecemos um compartilhamento de tela seguro para uma grande variedade de aplicativos

Leia mais

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. Garín Investimentos LTDA

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. Garín Investimentos LTDA PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS Garín Investimentos LTDA São Paulo Fevereiro de 2019 Introdução 1. O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios da Garín Investimentos LTDA.

Leia mais

12 motivos para usar backup na nuvem

12 motivos para usar backup na nuvem 12 motivos para usar backup na nuvem ÍNDICE Introdução 1 Ter uma estratégia de backup 2 Backup de escritórios remotos e filiais 3 Confiar em uma solução que veio para ficar 4- Você não tem meses para implementação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA JUAN CASSIUS CARNEIRO PEREIRA PEDRO M. NETO GOOGLE CLOUD PONTA GROSSA 2017 2 JUAN CASSIUS

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: G Suite

Proposta Comercial. Produto: G Suite Proposta Comercial Produto: G Suite Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Proposta... 4 Principais Características... 4 Condições Comerciais... 5 Prazos e Condições Gerais... 8

Leia mais

ENGEMAN CLOUD. Instalação Local (On Premise) versus Utilização na Nuvem (Cloud)

ENGEMAN CLOUD. Instalação Local (On Premise) versus Utilização na Nuvem (Cloud) ENGEMAN CLOUD Instalação Local (On Premise) versus Utilização na Nuvem (Cloud) INSTALAÇÃO LOCAL A instalação local do Engeman pode ser dispendiosa de gerenciar, por alguns motivos. Você precisará: fornecer

Leia mais

Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos. Termo de Referência nº 7/2018

Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos. Termo de Referência nº 7/2018 Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos Termo de Referência nº 7/2018 Agosto, 2018 Índice 1. Introdução... 3 1.1. Objetivos deste documento... 3 1.2. Confidencialidade... 3 2. Descrição dos Recursos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 32/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 32/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 32/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Curso Técnico em Informática

Curso Técnico em Informática COLÉGIO EST. JOÃO MANOEL MONDRONE - ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL Rua Mato Grosso n.2233 - Fone/Fax (045) 3264-1749-3264-1507 Curso Técnico em Informática Disciplina: Informática Instrumental

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Exchange

Proposta Comercial. Produto: Exchange Proposta Comercial Produto: Exchange Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Proposta... 3 Principais Características... 4 Benefícios... 5 Condições Comerciais... 7 Prazos e Condições

Leia mais

SMARTPHONE, SUA FERRAMENTA DE VENDAS. Rodrigo Soares (61)

SMARTPHONE, SUA FERRAMENTA DE VENDAS. Rodrigo Soares (61) SMARTPHONE, SUA FERRAMENTA DE VENDAS SMARTPHONE, SUA FERRAMENTA DE VENDAS Extraia o máximo do seu smartphone para vender mais. Rodrigo Soares Consultor A SÓS Equipe Luxúria Vendedor apaixonado Instrutor

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. Produto: Exchange

PROPOSTA COMERCIAL. Produto: Exchange PROPOSTA COMERCIAL Produto: Exchange Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÕES PROPOSTAS 5 BENEFÍCIOS LOCAWEB 7 CONDIÇÕES COMERCIAIS 8 PRAZOS E DEMAIS CONDIÇÕES 9 www.locaweb.com.br/exchange

Leia mais

Apresentação de Serviço

Apresentação de Serviço Apresentação de Serviço Índice Apresentação de Serviço...2 Funcionalidades...3 Tarifário...5 Suporte Técnico à Instalação...5 Suporte Geral...6 1 APRESENTAÇÃO DE SERVIÇO O seu escritório na nuvem - esteja

Leia mais

Guia informativo Office 365 Premium Páginas Amarelas

Guia informativo Office 365 Premium Páginas Amarelas Guia informativo Office 365 Premium Páginas Amarelas Produtividade e colaboração no seu negócio. Índice 1 O que é o Office 365 Premium Páginas Amarelas? 2 O que torna este serviço único no mercado? 3 Vantagens

Leia mais

TYR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS

TYR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS TYR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS AGOSTO 2016 1 O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios ( Plano ) tem como objetivo definir os procedimentos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 20/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Serviços. Networking e Segurança. Colaboração e Soluções Cloud

Serviços. Networking e Segurança. Colaboração e Soluções Cloud A empresa Para quem busca soluções de TI personalizadas e maximizadas, que tragam alta performance e a melhor relação custo benefício, parceira dos maiores fabricantes de hardware e software, o embasamento

Leia mais

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. SPA Strategic Portfolio Advisors

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. SPA Strategic Portfolio Advisors PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS SPA Strategic Portfolio Advisors São Paulo Dezembro/2018 Introdução 1. O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios da Strategic Portfolio

Leia mais

GUIA CORPORATIVO DO GOOGLE DRIVE PRINCIPAIS USOS PARA EMPRESAS

GUIA CORPORATIVO DO GOOGLE DRIVE PRINCIPAIS USOS PARA EMPRESAS GUIA CORPORATIVO DO GOOGLE DRIVE SUMÁRIO 03 INTRODUÇÃO 08 COMPARTILHAMENTO RÁPIDO DE 04 AFINAL, QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DOCUMENTOS USOS E BENEFÍCIOS PARA EMPRESAS 09 PERMITE QUE VOCÊ CRIE UM ÓTIMO 04 GRANDE

Leia mais

Arquitetura de Conectividade para Ambientes de Computação em Nuvem. Palestrante: Herlon Hernandes

Arquitetura de Conectividade para Ambientes de Computação em Nuvem. Palestrante: Herlon Hernandes Arquitetura de Conectividade para Ambientes de Computação em Nuvem Palestrante: Herlon Hernandes Sumário Evolução dos Ambientes Computacionais Estrutura Tradicional Tecnologias Virtualização Requisitos

Leia mais

O VALOR DO BACKUP NA NUVEM. Fernando Henrique Feitosa

O VALOR DO BACKUP NA NUVEM. Fernando Henrique Feitosa 1 O VALOR DO BACKUP NA NUVEM Fernando Henrique Feitosa fernando.feitosa@dbacorp.com.br 2 DESCRIÇÃO Esse artigo tem como objetivo principal explanar de forma gerencial qual visão devemos adotar ao escolher

Leia mais

Resumo. Palavras-Chave

Resumo. Palavras-Chave INFRAESTRUTURA DE HARDWARE E SOFTWARE PARA UM SERVIÇO DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM DISPONIBILIZADO PARA O CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Wagner R. Weiner t1, Amanda M. T. da Silva

Leia mais

Uma nova maneira de guardar suas coisas...

Uma nova maneira de guardar suas coisas... ZecaNunes.com.br Esta é uma publicação digital e trata de informações que estão frequentemente sendo atualizadas, então certifique-se que você tem a versão mais recente dessa obra clicando no botão a

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Segurança Kaspersky para pequenas e médias empresas

Segurança Kaspersky para pequenas e médias empresas Segurança Kaspersky para pequenas e médias empresas 2018 As PMEs têm problemas e requisitos exclusivos Mudança para a TI na nuvem Solução multifuncional simples Pagamento por utilização Grande diversidade

Leia mais

A EQUIPE POR TRÁS DO 1TISS

A EQUIPE POR TRÁS DO 1TISS A EQUIPE POR TRÁS DO 1TISS O Sistema 1TISS foi desenvolvido pela equipe da Central On-Line, empresa especializada em Tecnologia da Informação, que atua há mais de 15 anos com conectividade e soluções modulares

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Aplicações Móveis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

COMPARATIVO DE SOFTWARES PARA GERENCIAMENTO DE SENHA EM SMARTPHONES

COMPARATIVO DE SOFTWARES PARA GERENCIAMENTO DE SENHA EM SMARTPHONES COMPARATIVO DE SOFTWARES PARA GERENCIAMENTO DE SENHA EM SMARTPHONES Bruno F. Eburneo¹, José R. Pilan² ¹Aluno do Curso de Informática Para Negócios da FATEC - Botucatu, SP. E-mail: bruheburneo@gmail.com

Leia mais

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL DOMÍNIO DOMÍNIO DE NÍVEL MÁXIMO PROTOCOLOS CONJUNTO TCP/IP HTTP HTTPS TELNET

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA.

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. APRESENTAÇÃO CORPORATIVA www.totalnuvem.com.br EMPRESA A TOTALNUVEM, é uma empresa brasileira, com a união de profissionais que trouxeram a experiência acumulada tanto em arquitetura quanto em desenho

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências

Leia mais

Microsoft Office 365 Para negócios sem limites

Microsoft Office 365 Para negócios sem limites Vodafone Business Cloud Microsoft Office 365 Para negócios sem limites Vodafone Business Cloud O que é o Vodafone Business Cloud? O Vodafone Business Cloud é uma solução integrada de comunicação que reúne

Leia mais