RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS PARA ALIVIO DE DOR ONCOLÓGICA: REVISÃO LITERÁRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS PARA ALIVIO DE DOR ONCOLÓGICA: REVISÃO LITERÁRIA"

Transcrição

1 RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS PARA ALIVIO DE DOR ONCOLÓGICA: REVISÃO LITERÁRIA BACON, T. M.; HAYASHI, D. Resumo: O Instituto Nacional do Câncer (INCA) define o câncer como um conjunto de mais de 100 doenças, considerado como um problema de saúde pública, com alta taxa de morbidade e mortalidade em todo o mundo e alto crescimento para os próximos anos. A dor oncológica é um assunto que tem despertado interesses e questionamentos nas áreas de saúde interessadas. Este trabalho aborda a fisioterapia no paciente oncológico para alivio de dor através de recursos não invasivos através da revisão bibliográfica. Palavra chave: Dor, Oncológica, Fisioterapia. ABSTRACT: The National Cancer Institute (NCI) defines cancer as a set of more than 100 diseases, considered as a public health problem with high morbidity and mortality worldwide and high growth in the coming years. Cancer pain is a subject that has aroused interests and questions in the areas of health interest. This paper addresses the physical therapy in cancer patients for pain relief resources through non-invasive means of literature review. Keywords: Pain, Oncology, Physiotherapy. Introdução O Instituto Nacional do Câncer (INCA) define o câncer como um conjunto de mais de 100 doenças, que se divide em maligno e benigno. Sendo observado um alto crescimento da patologia, passando a ser um problema de saúde pública mundial. Estimativas feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2011 revelam que no ano 2030 haverá 27 milhões de novos casos. No Brasil as estimativas feitas para 2012/2013 é de casos novos de câncer (INCA, 2012). Além do crescimento preocupante, outro fator importante da patologia é a dor associada. Segundo Pena e colaboradores (2008) a dor do câncer é de difícil interpretação, e afeta principalmente a qualidade de vida desse paciente. A Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) conceituou dor como experiência

2 sensitiva e emocional desagradável decorrente ou descrita em termos de lesões teciduais reais ou potenciais (KITCHEN, 2003). Presente em todos os estágios da doença neoplásica, a dor atinge cerca 60 a 80% dos pacientes com câncer, sendo 25 a 30% no diagnóstico, e 70 a 90% quando a doença já está avançada. A Organização mundial da Saúde (OMS), desde 1986 declara que a dor associada ao câncer é uma emergência médica mundial (RANGEL, TELLES, 2012). Com uma etiologia multifatorial, a dor pode estar classificada em aguda com duração previsível, e crônica com duração indeterminada (SAMPAIO, MOURA, RESENDE, 2005). O mecanismo desencadeante da dor é dividido em: nociceptiva, neuropática e complexa ou mista. A dor nociceptiva é o resultado da ativação dos nociceptores (fibras A delta e C). subdividindo-se em somática com localização precisa, e visceral de difícil localização A dor neuropática esta relacionada a uma disfunção do sistema nervoso central ou periférico, sendo persistente ou episódica, aguda ou crônica. A dor complexa ou mista será encontrada em pacientes com tumores cujo crescimento provoca inflamação e compressão (THOMAS, 2010). A dor oncológica é um assunto que tem despertado interesses e questionamentos nas áreas de saúde interessadas. O fisioterapeuta é um dos profissionais que tem contato direto com este paciente, no processo de reabilitação, fase paliativa da doença, quando a dor é o sintoma mais frequente e causa de sofrimento (SAMPAIO, MOURA, RESENDE, 2005). Florentino e colaboradores (2012) relata que os cuidados paliativos visam à melhora da qualidade de vida dos pacientes oncológicos e de suas famílias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidado paliativo são medidas para aumentam a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam a doença terminal (MARCUCCI, 2005). A fisioterapia utiliza de recursos não farmacológicos para o alivio da dor em paciente neoplásico. Pouco utilizados na área da saúde, e com poucos estudos que comprovem sua eficácia, esses métodos tem mostrado beneficiar os pacientes com dor (SAMPAIO, MOURA, RESENDE, 2005).

3 A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é um desses métodos. Administrada por corrente elétrica de baixa voltagem, que através da teoria da comporta proposta por Melzack e Wall (1965), utiliza de impulsos aferentes da dor, indo para o SNC pelas fibras A e C interrompendo a passagem da dor (GROSSMANN, SIQUEIRA, 2012; KITCHEN, 2003). Muito utilizado na dor aguda e crônica, tranquilamente em paciente neoplásico, desde que a pele esteja integra, com sensibilidade tátil preservada, e não seja portadore de marcapasso cardíacos (FONSECA, BRITO, 2009). A crioterápica é aplicada com superfície gelada como gel, gelo triturado, envoltos da toalha ou plásticos, pode ser utilizado também imersão na agua e sprays (LEVENTHAL, BIANCHI, OLIVEIRA, 2010). Quando utilizado a crioterapia ocorre vasocontrição devido ao aumento da atividade simpática, reduzindo os mediadores químicos que controlam o contado dos mediadores inflamatórios com os nociceptores, reduzindo a dor (SAMPAIO, MOURA, RESENDE, 2005). Não foram encontrados estudos que comprovem a eficácia da crioterápica na analgesia do câncer. A técnica não pode ser utilizada em áreas anestesiadas, alergia ou intolerância ao frio, em indivíduos com consciência e défice da cognição, comprometimento arterial periférico, e em tumores progressivo pois pode causar diminuição da circulação local, e nas regiões de tratamento com radioterapia (SAMPAIO, MOURA, RESENDE, 2005; ABREU, SANTOS, VENTURA, 2011). A crioterápica alivia a dor se aplicada abaixo de 10 C, devido a diminuição dos impulsos dolorosos enviados para o cérebro. Atua também na estimulação sensorial no mecanismo comportamento da dor, que aplicado com uma intensidade alta libera endorfinas e encefalinas. (ABREU, SANTOS, VENTURA, 2011) A cinesioterapia é um recurso importante da fisioterapia. Por medo da dor, o paciente oncológico tende a cada vez se movimentar menos, levando a um comprometimento no condicionamento físico, na força muscular, flexibilidade desenvolvendo a síndrome o imobilismo, evoluindo para problemas circulatórios, dermatológicos, respiratórios, piorando seu estado psicológico (BOECHAT, MANHÃES, GAMA FILHO, 2012).

4 O objetivo desta pesquisa é apresentar os recursos fisioterapêuticos para o alivio da dor oncológica visando a utilização da TENS, crioterápica e cinesioterapia. Referenciais teórico-metodológicos Para a realização deste trabalho, foram consultados as bases de dados da internet como o Lilacs, Revista Brasileira de Cancerologia e Revista da Dor através do Google, INCA. Foram utilizados as descrições: Dor, Oncologia, Fisioterapia. Foram incluídos revisões literários, estudos de casos, livro e apostilas. A busca realizada foi limitada aos artigos publicados em português, espanhol e inglês, nos períodos de 2003 à A pesquisa apresentada buscou dados que mostrasse a eficácia dos recursos disponíveis e eficaz para a analgesia da dor oncológica. Conclusão Conclui-se com este trabalho que os recursos fisioterapêuticos para alivio de dor oncológica tem poucos estudos e precisa ser mais explorado, com a TENS não há trabalhos de estudo de caso que comprovem a eficácia real do aparelho, pois a técnica é aplicada associada à medicação base da dor, na crioterápica não há estudos que comprovem a eficácia na dor oncológica, porém sua utilização na dor aguda é ampla de fácil manuseio e um recurso barato, a cinesioterapia alivia a dor bloqueando a síndrome da mobilidade. Referencias ABREU, E. A. ; SANTOS, J. D. M. ; VENTURA, P. L. Analgesic effectiveness of the association of transcutaneous electrical nerve stimulation and cryotherapy for chronic low back pain. Revista Dor, São Paulo, v. 12, n. 1, mar BOECHAT, J. C. S. et al. A síndrome do imobilismo e seus efeitos sobre o aparelho locomotor do idoso Revista Cientifica Internacional, Ed. 22, v. 1, n. 5, 2012 Disponível em: FLORENTINO, D. M. et al. A fisioterapia no alívio da dor: uma visão reabilitadora em cuidados paliativos; Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, jun

5 FONSECA, J. F. D. ; BRITO, M. N. Terapias complementares como técnicas adjuvantes no controle da dor oncológica; Revista Saúde e Pesquisa, v. 2, n 3, p , dez Disponivél em: GROSSMANN, T. K. ; SIQUEIRA, J. T. T. ; O uso da estimulação elétrica nervosa transcutânea na disfunção temporomandibular; Revista Dor, São Paulo, v.13, n.3, pp , set INCA ESTIMATIVA /2012 INCIDENCIA DO CANCER NO BRASIL. Disponível em: acesso dia 03/09/2013 KITCHEN, S. Eletroterapia, prática baseada em evidências- 2 ed.- Barueri: Manole, LEVENTHAL, L. C. ; BIANCHI, R. C. ; OLIVEIRA S. M. J. V. Ensaio clínico comparando três modalidades de crioterapia em mulheres não grávidas; Revista Escola de Enfermagem da USP, São Paulo 2010, v. 44 n. 2 pp abr Marcucci; F. C. I. ; O papel da fisioterapia nos cuidados paliativos a pacientes com câncer; Revista Brasileira de Cancerologia, v. 51 n. 1 pp , 2005 Disponível em: PENA, R. ; BARBOSA, L. A. ; ISHIKAWA, N. M. Estimulação elétrica transcutânea do nervo (TENS) na dor oncológica: revisão da literatura. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 54 n. 2 pp , 2008 Disponível em: RANGEL, O. ; TELLES, C. Tratamento da dor oncológica em cuidados paliativos. Revista Hospital Universitário Pedro Ermesto; Rio de Janeiro v. 11, n. 2, jun SAMPAIO, L. R. ; MOURA, C. V. ; RESENDE M. A. Recursos fisioterapêuticos no controle da dor oncológica: revisão da literatura. Revista Brasileira Cancerologia, v. 51 n. 4 pp Disponível em: THOMAZ, A. Dor oncológica: Conceitualização e tratamento farmacológico. Revista Onco ed. 1 n. 2, set Disponível em:

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO Introdução Nas 2 últimas décadas tem se evidenciado interesse no estudo da velhice e processo de envelhecimento. Nesta mesma linha de raciocínio situa-se o estudo dos vários

Leia mais

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) Prof. Ms. Marco Aurélio N. Added

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) Prof. Ms. Marco Aurélio N. Added ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) Prof. Ms. Marco Aurélio N. Added 1 DOR & ANALGESIA! A d o r é u m a d a s p r i n c i p a i s q u e i x a s clínicas dos pacientes! A fisioterapia tem vários

Leia mais

TÍTULO: IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA DA ANALGESIA NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS ATRAVÉS DA TENS

TÍTULO: IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA DA ANALGESIA NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS ATRAVÉS DA TENS TÍTULO: IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA DA ANALGESIA NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS ATRAVÉS DA TENS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

Restaurar o movimento para diminuir os efeitos causais da dor. Por exemplo: inflamação em estruturas articulares com perda de amplitude.

Restaurar o movimento para diminuir os efeitos causais da dor. Por exemplo: inflamação em estruturas articulares com perda de amplitude. PILATES E DOR: PILATES: Restaurar o movimento para diminuir os efeitos causais da dor. Por exemplo: inflamação em estruturas articulares com perda de amplitude. R li i t lib ã d Realizar o movimento para

Leia mais

Importância e eficácia da analgesia nos cuidados paliativos em pacientes oncológicos através da TENS. Artigo de Revisão

Importância e eficácia da analgesia nos cuidados paliativos em pacientes oncológicos através da TENS. Artigo de Revisão Importância e eficácia da analgesia nos cuidados paliativos em pacientes oncológicos através da TENS Artigo de Revisão Silva, Guilherme Pereira da ¹; Toniolli, Brunno H Rubinho². ¹ Graduando do curso de

Leia mais

CURSO DE DOR FISIOPATOLOGIA DA DOR

CURSO DE DOR FISIOPATOLOGIA DA DOR CURSO DE DOR FISIOPATOLOGIA DA DOR Ana Almeida Lopes 15.04.2013 O ALÍVIO DA DOR DEVE SER UM DIREITO HUMANO. IASP e EFIC DEFINIÇÃO DE DOR Dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NOS CUIDADOS EM PACIENTES COM DOR ONCOLÓGICA

A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NOS CUIDADOS EM PACIENTES COM DOR ONCOLÓGICA A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NOS CUIDADOS EM PACIENTES COM DOR ONCOLÓGICA THE CONTRIBUTION OF PHYSICAL THERAPY TO CARE IN PATIENTS WITH CANCER PAIN ÍCARO MATHEUS BEZERRA DO NASCIMENTO. Acadêmico do 2º

Leia mais

ELETROANALGESIA (BAIXA FREQUÊNCIA T.E.N.S.) Prof. Thiago Yukio Fukuda

ELETROANALGESIA (BAIXA FREQUÊNCIA T.E.N.S.) Prof. Thiago Yukio Fukuda ELETROANALGESIA (BAIXA FREQUÊNCIA T.E.N.S.) Prof. Thiago Yukio Fukuda FISIOLOGIA DA DOR EXPERIÊNCIA SENSORIAL E EMOCIONAL DESAGRADÁVEL ASSOCIADA COM UM DANO TISSULAR REAL OU POTENCIAL Merskey, 1990 Resumo

Leia mais

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini CRIOTERAPIA Prof. Msc. Carolina Vicentini MODALIDADE VERSÁTIL e BAIXO CUSTO TERAPIA POR RESFRIAMENTO SUPERFICIAL (CRIOTERAPIA) TERMÓLISE e DIMINUIÇÃO DO MOVIMENTO MOLECULAR CRIOTERAPIA (os benefícios terapêuticos

Leia mais

DOR E CEFALEIA. Profa. Dra. Fabíola Dach. Divisão de Neurologia FMRP-USP

DOR E CEFALEIA. Profa. Dra. Fabíola Dach. Divisão de Neurologia FMRP-USP DOR E CEFALEIA Profa. Dra. Fabíola Dach Divisão de Neurologia FMRP-USP Dor Experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada a lesão real ou potencial dos tecidos. Cada indivíduo

Leia mais

Epidemiologia da Dor

Epidemiologia da Dor Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Aula 6 Avaliação Clínica da Prof. Ricardo Mattos Bibliografia de referência: POSSO, MBS, Cap. 2 UNIG, 2009.1 Epidemiologia da No Brasil as afecções do aparelho

Leia mais

Sensibilidade Dolorosa: bases fisiológicas. Dra. Christie Ramos Andrade Leite Panissi

Sensibilidade Dolorosa: bases fisiológicas. Dra. Christie Ramos Andrade Leite Panissi Sensibilidade Dolorosa: bases fisiológicas. Dra. Christie Ramos Andrade Leite Panissi Como vocês podem definir DOR? Componente sensorialdiscriminativo DOR Componente afetivomotivacional. Como podemos definir

Leia mais

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva.

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. Milena Cruz Dos Santos 1, Naara Lima De Moura ², Danyllo Lucas De Lima Rodrigues³ Carlos Henrique Oliveira De Feitas 4 1. Universidade

Leia mais

Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares. Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio

Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares. Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio INTRODUÇÃO As terapias complementares são realidade no universo da saúde humana,

Leia mais

PRINCÍPIOS DO TRATAMENTO DAS LESÕES DO ESPORTE Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência

PRINCÍPIOS DO TRATAMENTO DAS LESÕES DO ESPORTE Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência fase aguda objetivos PRINCÍPIOS DO TRATAMENTO DAS LESÕES DO ESPORTE Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência Lesão dos tecidos moles: Músculos e tendões Articulações e ligamentos Associada a fratura

Leia mais

Intervenção Fisioterapeutica em Queimados. Aluna: Giselle Sousa Pereira

Intervenção Fisioterapeutica em Queimados. Aluna: Giselle Sousa Pereira Intervenção Fisioterapeutica em Queimados Aluna: Giselle Sousa Pereira Recife, 01 setembro, 2013 Queimaduras: definição, classificação e incidência Podemos definir as queimaduras como lesões traumáticas

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE. SUBÁREA: Fisioterapia

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE. SUBÁREA: Fisioterapia TÍTULO: ANÁLISE QUANTITATIVA DA PREVALÊNCIA PATOLÓGICA DOS PACIENTES DA CLÍNICA ESCOLA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO DO ANO DE 2017 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA MONTEIRO, B. C.; RODRIGUES-JUNIOR, G. M. RESUMO Este estudo tem como objetivo identificar os fatores causadores de fadiga nos pacientes oncológicos

Leia mais

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO:

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: ERO - ENDODÔNTIA E REABILITAÇÃO ORAL: RECONSTRUÇÃO DE PROJETO DE VIDA DO PACIENTE COM NEOPLASIA DE CABEÇA E PESCOÇO *Aluno bolsista; ** Aluno Voluntário;

Leia mais

Uso de Estimulação Neurológica Transcutânea (tens) no Tratamento da Dor Lombar Crônica

Uso de Estimulação Neurológica Transcutânea (tens) no Tratamento da Dor Lombar Crônica Uso de Estimulação Neurológica Transcutânea (tens) no Tratamento da Dor Lombar Crônica 1 I Elaboração Final: II Autores: Dr Alexandre Pagnoncelli, Dr Carlos Augusto Cardim de Oliveira*, Dra Claudia Regina

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS LISTA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS BANNERS CÓDIGO TÍTULO HORÁRIO 100 CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO MANUSEIO DO CATETER TOTALMENTE IMPLANTADO EM CRIANÇAS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO 101 RODA DO CUIDAR:

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE ALONGAMENTO E LIBERAÇÃO MIOFASCIAL EM PACIENTES COM HÉRNIA DE DISCO

COMPARAÇÃO ENTRE ALONGAMENTO E LIBERAÇÃO MIOFASCIAL EM PACIENTES COM HÉRNIA DE DISCO COMPARAÇÃO ENTRE ALONGAMENTO E LIBERAÇÃO MIOFASCIAL EM PACIENTES COM HÉRNIA DE DISCO JOÃO.VICTOR RAMOS.¹; IKEZAKI, F. I.² RESUMO Objetivo: Comparar entre um protocolo de alongamento e liberação miofascial

Leia mais

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL 2017.2 Curso Administração e Contábeis Disciplina: Matemática Financeira. Turno: Manhã/Tarde/Noite Vagas: 2 para cada turno Juros simples Juros compostos

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO CONTROLE DA DOR ONCOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO CONTROLE DA DOR ONCOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO CONTROLE DA DOR ONCOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Daniela dos Santos Baldini Milena Travessa Salles Sheila Moreira Santana Salvador-Bahia Brasil 2010 1 ESCOLA BAHIANA

Leia mais

Para se chegar no que a eletroacupuntura é hoje, temos diversos históricos com o uso de correntes elétricas em tratamentos médicos.

Para se chegar no que a eletroacupuntura é hoje, temos diversos históricos com o uso de correntes elétricas em tratamentos médicos. Esse guia tem como principal objetivo auxiliar profissionais e estudantes da área da Medicina Tradicional Chinesa a se familiarizar com o uso da eletroacupuntura. Durante os meus anos de atuação na área,

Leia mais

DOR CRÔNICA EM PEDIATRIA: ORIENTAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

DOR CRÔNICA EM PEDIATRIA: ORIENTAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOR CRÔNICA EM PEDIATRIA: ORIENTAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE O aumento da sobrevivência de crianças com patologias que causavam morte precoce levou a prevalência de doenças crônicas complexas (DCC)

Leia mais

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: COMPARAÇÃO DA EFICÁCIA, COMO TERAPIA ANALGÉSICA, DO USO SIMULTÂNEO DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA

Leia mais

Dor em Oncologia. José Matos

Dor em Oncologia. José Matos Dor em Oncologia José Matos Definição Múltiplas etiologias que se somam e potencializam Pode ou não estar relacionadas com a doença de base e sua evolução Fonte: Robbins & Cotran Pathologic Basis of Disease

Leia mais

PLANO DE AULA. Guirro, R.; Guirro, E. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p.

PLANO DE AULA. Guirro, R.; Guirro, E. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p. PLANO DE AULA Disciplina: Eletrotermofototerapia Professor(a): Prof. Msd. Marcus Vinicius Gonçalves Torres Azevedo Curso: Fisioterapia Semestre/Ano 3 / 2010 Turma: Atividades temáticas Estratégias/bibliografia

Leia mais

Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG

Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG Parecer n. 05-3/2015. Processo de consulta: Ofício nº 60/2015/GAPRE COFFITO Assunto: Reeducação Postural Global - RPG Da Consulta Trate-se do questionamento abaixo, acerca do RPG: - Conceituar Método/Técnica

Leia mais

Os Tipos de Dor dor somática dor aguda dor visceral

Os Tipos de Dor dor somática dor aguda dor visceral DORES LIVRO DIGITAL O que é a dor? Dor é uma experiência sensorial ou emocional desagradável que ocorre em diferentes graus de intensidade do desconforto leve à agonia podendo resultar da estimulação do

Leia mais

22/03/2018 EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? Sintoma comum a muitas doenças

22/03/2018 EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? Sintoma comum a muitas doenças DOR EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? Prof. Herval de L. Bonfante Dor - Significado DOR ASPECTOS IMPORTANTES Sintoma comum a muitas doenças Sintoma

Leia mais

Noroeste. 1 Enfermeiro. Especialista em Oncologia Clínica. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade

Noroeste. 1 Enfermeiro. Especialista em Oncologia Clínica. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade AVALIAÇÃO DA DOR DE PACIENTES COM CÂNCER EM ESTADO TERMINAL À LUZ DA LITERATURA Júlio César Coelho do Nascimento 1, Virgínia de Paula Vieira 2, Viviana Paula Rodrigues Ferreira², Leonice Dias dos Santos

Leia mais

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A QUESTÃO 32. Nas unidades de terapia intensiva (UTI), é comum os pacientes permanecerem restritos ao leito, ocasionando inatividade, imobilidade e prejuízo da funcionalidade. Nesse sentido, a mobilização

Leia mais

Dor e Amputação. Maria José Festas Fisiatra. Medicina Física e de Reabilitação. Hospital de S. João

Dor e Amputação. Maria José Festas Fisiatra. Medicina Física e de Reabilitação. Hospital de S. João Dor e Amputação Medicina Física e de Reabilitação Hospital de S. João Maria José Festas Fisiatra Porto, 4 Fevereiro 2011 Unidades de Dor Crónica de acordo com o seu nível de organização como: 1. Consulta

Leia mais

Emergências Oncológicas - Síndrome de. Compressão Medular na Emergência

Emergências Oncológicas - Síndrome de. Compressão Medular na Emergência Emergências Oncológicas - Síndrome de Compressão Medular na Emergência Autores e Afiliação: José Maurício S C Mota. Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, ex-médico assistente da Unidade de Emergência,

Leia mais

Sepse Professor Neto Paixão

Sepse Professor Neto Paixão ARTIGO Sepse Olá guerreiros concurseiros. Neste artigo vamos relembrar pontos importantes sobre sepse. Irá encontrar de forma rápida e sucinta os aspectos que você irá precisar para gabaritar qualquer

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA 16 TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

Leia mais

15/08/2018 EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL?

15/08/2018 EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? DOR EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? Prof. Herval de L. Bonfante Quinto sinal vital (pressão arterial-pulso-respiração e temperatura) Dor - Significado

Leia mais

4/11/2009. Boca seca ou secura da boca: é um sintoma. Saliva Artificial. Solução para Mucosite Oral: Constituída por benzocaína e água. bicarbonatada.

4/11/2009. Boca seca ou secura da boca: é um sintoma. Saliva Artificial. Solução para Mucosite Oral: Constituída por benzocaína e água. bicarbonatada. Administração de medicamentos por sondas Cuidados com as sondas afim e prevenir obstruções: 1. Lavar a sonda antes e após a administração de medicamentos e alimentos utilizando ÁGUA (15-30 ml); 2. Interromper

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL E SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO

ESTADO NUTRICIONAL E SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO ESTADO NUTRICIONAL E SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO Dafiny Rodrigues Silva 1, Laís Gomes Lessa Vasconcelos 1, Maria Cecília Costa Moreira Cardoso

Leia mais

Evidências Científicas da Telemedicina

Evidências Científicas da Telemedicina Evidências Científicas da Telemedicina Wanderley Marques Bernardo Professor Livre Docente FMUSP Coordenador do Programa Diretrizes da AMB Conflitos de Interesse Não há conflito de interesse Introdução

Leia mais

Modalidades fisioterapêuticas. Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu Alunas PAE: Jaqueline Mello Porto Paola Errera Magnani

Modalidades fisioterapêuticas. Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu Alunas PAE: Jaqueline Mello Porto Paola Errera Magnani Modalidades fisioterapêuticas Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu Alunas PAE: Jaqueline Mello Porto Paola Errera Magnani - Analgesia - Diminuir rigidez matinal Fisioterapia OBJETIVOS - Aumentar

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR CURSOS PRÉ-CONGRESSO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica Ventilação mecânica neonatal e pediátrica em situações especiais Reabilitação pulmonar: dos

Leia mais

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA DIAFRAGMÁTICA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA DIAFRAGMÁTICA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA DIAFRAGMÁTICA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA Resumo FERNANDA BOBIG. 1 ; MARCOS, G.R.J 2. A doença pulmonar obstrutiva crônica,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES MASTECTOMIZADAS QUALITY OF LIFE ASSESSMENT IN WOMEN MASTECTOMIZED RESUMO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES MASTECTOMIZADAS QUALITY OF LIFE ASSESSMENT IN WOMEN MASTECTOMIZED RESUMO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES MASTECTOMIZADAS QUALITY OF LIFE ASSESSMENT IN WOMEN MASTECTOMIZED Elen Mireno Jacinto elenmireno@hotmail.com Estevan Ulisses Garcia garcia_estevanuru@hotmail.com

Leia mais

01/08/16. Introdução. Hipotermoterapia. Conceito. Hipotermoterapia. Crioterapia X Inflamação. Efeitos sobre a Temperatura Corporal

01/08/16. Introdução. Hipotermoterapia. Conceito. Hipotermoterapia. Crioterapia X Inflamação. Efeitos sobre a Temperatura Corporal Hipotermoterapia Prof. Coca Introdução Hipocrates indicava a Crioterapia, com a finalidade de analgesia pos-cirurgica ou tratamento convencional. Tredelemburguer observou que o gelo poderia ser lesivo.

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES MASTECTOMIZADAS

QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES MASTECTOMIZADAS QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES MASTECTOMIZADAS CAROLINE QUERUBIM FARIA. 1 ; DUARTE, H.F 2. RESUMO A pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade de vida de mulheres mastectomizadas. Participaram da

Leia mais

O tratamento fisioterapêutico da dor nos cuidados paliativos

O tratamento fisioterapêutico da dor nos cuidados paliativos 41 O tratamento fisioterapêutico da dor nos cuidados paliativos Carla da Silva SANTANA 1 Guilherme TAMANINI 2 Júlia Piloto FIORAVANTI 3 Raquely Cruz de SOUZA 4 Resumo: A dor refere-se a uma experiência

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA

PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA Diogo Iulli Merten 1 Laura Jurema dos Santos 2 RESUMO O projeto de reabilitação cardiorrespiratória é realizado com pacientes de ambos gêneros, diversas

Leia mais

DOR EM ONCOLOGIA: O ESTADO DA ARTE 1

DOR EM ONCOLOGIA: O ESTADO DA ARTE 1 DOR EM ONCOLOGIA: O ESTADO DA ARTE 1 Monique Pereira Portella 2, Fernanda Duarte Siqueira 3, Eniva Miladi Fernandes Stumm 4, Joseila Sonego Gomes 5. 1 Estudo relacionado ao projeto de pesquisa institucional

Leia mais

Noções de Oncologia. EO Karin Bienemann

Noções de Oncologia. EO Karin Bienemann Noções de Oncologia EO Karin Bienemann O Câncer representa uma causa importante de morbidez e mortalidade, gerador de efeitos que não se limitam apenas aos pacientes oncológicos, mas que se estendem principalmente

Leia mais

26ª Reunião, Extraordinária Comissão de Assuntos Sociais

26ª Reunião, Extraordinária Comissão de Assuntos Sociais 26ª Reunião, Extraordinária Comissão de Assuntos Sociais Dr. Sandro José Martins Coordenador Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas Diretoria de Atenção Especializada e Temática Secretaria de

Leia mais

EFEITOS ANTINOCICEPTIVOS DA PREGABALINA EM DIVERSOS MODELOS DE DOR OROFACIAL

EFEITOS ANTINOCICEPTIVOS DA PREGABALINA EM DIVERSOS MODELOS DE DOR OROFACIAL EFEITOS ANTINOCICEPTIVOS DA PREGABALINA EM DIVERSOS MODELOS DE DOR OROFACIAL Wagner Hummig, CD, MSc Especialista em DTM e Dor Orofacial UTP/PR Mestre em Farmacologia da Dor UFPR Serviço do Ambulatório

Leia mais

A esclerose múltipla é uma das doenças mais comuns do SNC (sistema nervoso central: cérebro e medula espinhal) em adultos jovens.

A esclerose múltipla é uma das doenças mais comuns do SNC (sistema nervoso central: cérebro e medula espinhal) em adultos jovens. CLAUDIA WITZEL A esclerose múltipla é uma das doenças mais comuns do SNC (sistema nervoso central: cérebro e medula espinhal) em adultos jovens. De causa ainda desconhecida, foi descrita inicialmente em

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE SUPORTE ONCOLÓGICO

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE SUPORTE ONCOLÓGICO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE SUPORTE ONCOLÓGICO Angelita Rodrigues Dona (Apresentador) 1, Marieta Fernandes Santos (Orientador) 2. Curso de Enfermagem

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Fisioterapia

Leia mais

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA NO PÓS OPERATÓRIO DE CESARIANA

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA NO PÓS OPERATÓRIO DE CESARIANA 41 ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA NO PÓS OPERATÓRIO DE CESARIANA Lucilene Correia SILVA 1 Fábio Mendes CAMILO 2 RESUMO A TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea) pode ser utilizada na

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS Andreia Herculano da Silva Casa de Saúde e Maternidade Afra Barbosa Andreiah.silva@hotmail.com

Leia mais

Métodos: Bolsas térmicas Banhos (frios, quentes, de parafina) Lâmpadas de Infravermelhos Gelo (massagem, saco de gelo) Spray de frio Compressas frias

Métodos: Bolsas térmicas Banhos (frios, quentes, de parafina) Lâmpadas de Infravermelhos Gelo (massagem, saco de gelo) Spray de frio Compressas frias Daniel Gonçalves Objectivos: Aliviar dor Alterar o processo de cicatrização dos tecidos Alterar as propriedades plásticas dos tecidos conectivos (músculo, tendão, ligamento e cápsula articular) Métodos:

Leia mais

Eficácia analgésica da associação da eletroestimulação nervosa transcutânea e crioterapia na lombalgia crônica*

Eficácia analgésica da associação da eletroestimulação nervosa transcutânea e crioterapia na lombalgia crônica* ARTIGO ORIGINAL Eficácia analgésica da associação da eletroestimulação nervosa transcutânea e crioterapia na lombalgia crônica* Analgesic effectiveness of the association of transcutaneous electrical nerve

Leia mais

SEMIOLOGIA DA DOR. Curso de semiologia em Clínica Médica I. Medicina humana 2 ano

SEMIOLOGIA DA DOR. Curso de semiologia em Clínica Médica I. Medicina humana 2 ano SEMIOLOGIA DA DOR Curso de semiologia em Clínica Médica I Medicina humana 2 ano Prof. Luiz Shiguero Matsubara Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Botucatu 2008 DOR-DEFINIÇÃO Sintoma

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: FISIOTERAPIA Graduação: BACHARELADO Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁIMO =

Leia mais

Curso de Capacitação teórico e prático em Pé Diabético para podólogos

Curso de Capacitação teórico e prático em Pé Diabético para podólogos Curso de Capacitação teórico e prático em Pé Diabético para podólogos INTRODUÇAO Uma epidemia de Diabetes Mellitus (DM) está em desenvolvimento. A estimativa era de 387 milhões com DM no mundo em 2014,

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Recursos Terapêuticos I

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Recursos Terapêuticos I CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Recursos Terapêuticos I CÓDIGO: Fisio 210 CH TOTAL: 60h PRÉ-REQUISITO: Semiologia

Leia mais

TÍTULO: ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NAS COMPLICAÇÕES DECORRENTES DO TUMOR DE PANCOAST

TÍTULO: ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NAS COMPLICAÇÕES DECORRENTES DO TUMOR DE PANCOAST 16 TÍTULO: ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NAS COMPLICAÇÕES DECORRENTES DO TUMOR DE PANCOAST CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Leia mais

XII ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC)

XII ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC) XII ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EEDIC) ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR NO TRATAMENTO DE PACIENTES PORTADORES DE HÉRNIA DE DISCO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA RESUMO Ayrlene Maria Carlos de

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS AVE / AVC. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS AVE / AVC. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS AVE / AVC Profª. Tatiane da Silva Campos - As doenças cerebrovasculares são a 2º maior causa de óbitos no mundo, perdendo a posição apenas para as doenças

Leia mais

A EQUOTERAPIA COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

A EQUOTERAPIA COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA A EQUOTERAPIA COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA MASIERO, C.L.R.; DUARTE, H.F. RESUMO Este estudo teve como objetivo rever literaturas

Leia mais

REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA ATUALIZADA EM 01/01/2018. Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS Regulamentada pela ANS

REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA ATUALIZADA EM 01/01/2018. Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS Regulamentada pela ANS REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA ATUALIZADA EM 01/01/2018 Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS Regulamentada pela ANS Código Procedimento Valor 50000000 PROCEDIMENTOS CLÍNICOS AMBULATORIAIS 50000000

Leia mais

TERAPIAS COMPLEMENTARES COMO TÉCNICAS ADJUVANTES NO CONTROLE DA DOR ONCOLÓGICA

TERAPIAS COMPLEMENTARES COMO TÉCNICAS ADJUVANTES NO CONTROLE DA DOR ONCOLÓGICA Artigos de Revisão TERAPIAS COMPLEMENTARES COMO TÉCNICAS ADJUVANTES NO CONTROLE DA DOR ONCOLÓGICA Joyce Fernanda Duque Fonseca Enfermeira; Especialista em Fisiologia Humana pela Universidade Estadual de

Leia mais

DATAS E HORÁRIOS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERS

DATAS E HORÁRIOS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERS DATAS E HORÁRIOS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERS Orientações: Para a Sessão de Pôster, as seguintes disposições devem ser observadas: Todos os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão apresentados

Leia mais

Capsaícina 8% - O novo desafio na dor crónica

Capsaícina 8% - O novo desafio na dor crónica Congresso da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia 9 a 11 de Março de 2012 Capsaícina 8% - O novo desafio na dor crónica Celina Oliveira 2, Celina Gomes 2, Virgínia Rebelo 1, Margarida Barbosa 1 Unidade

Leia mais

PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO FACE A FACE FRENTE A ANSIEDADE E DOR EM JOVENS SUBMETIDOS À EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR SUPERIOR

PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO FACE A FACE FRENTE A ANSIEDADE E DOR EM JOVENS SUBMETIDOS À EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR SUPERIOR PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO FACE A FACE FRENTE A ANSIEDADE E DOR EM JOVENS SUBMETIDOS À EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR SUPERIOR Ingrid Claudino Ribeiro; Nara Régia da Silva Domingos; Naiane Vieira Campos; Diego

Leia mais

Conheça algumas doenças tipicamente femininas

Conheça algumas doenças tipicamente femininas Uol - SP 03/12/2014-11:51 Conheça algumas doenças tipicamente femininas Da Redação ANSIEDADE: este transtorno mental é caracterizado por preocupações, tensões ou medos exagerados, sensação contínua de

Leia mais

Dut 33. Implante de eletrodos e/ou gerador para estimulação Medular

Dut 33. Implante de eletrodos e/ou gerador para estimulação Medular NEUROMODULAÇÃO CEREBRAL, MEDULAR E PERIFÉRICA Existem três tipos de neuroestimulação previstas no rol, todas elas com Diretrizes de Utilização: Estimulação Medular, Estimulação Cerebral Profunda, Neuroestimulação

Leia mais

FACULDADE CERES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

FACULDADE CERES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FACULDADE CERES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IV Para candidatos que desejam entrar na 5ª etapa do curso Quadro clínico

Leia mais

EFEITO DA ELETROANALGESIA NO CONTROLE DA DISESTESIA EM MULHERES SUBMETIDAS A LINFONODECTOMIA AXILAR

EFEITO DA ELETROANALGESIA NO CONTROLE DA DISESTESIA EM MULHERES SUBMETIDAS A LINFONODECTOMIA AXILAR EFEITO DA ELETROANALGESIA NO CONTROLE DA DISESTESIA EM MULHERES SUBMETIDAS A LINFONODECTOMIA AXILAR Declaro não haver nenhum conflito de interesse. Profa. Dra. Mariana Tirolli Rett Profa. Dra. Josimari

Leia mais

USO DE ANALGÉSICOS OPIOIDES E NÃO OPIOIDES POR PACIENTES IDOSOS NO CONTROLE DA DOR ONCOLÓGICA

USO DE ANALGÉSICOS OPIOIDES E NÃO OPIOIDES POR PACIENTES IDOSOS NO CONTROLE DA DOR ONCOLÓGICA USO DE ANALGÉSICOS OPIOIDES E NÃO OPIOIDES POR PACIENTES IDOSOS NO CONTROLE DA DOR ONCOLÓGICA Raquel Késsia Leite Santos (1); Maria Luisa de Sá Vieira (1); Ivana Maria Fechine (2); Maria de Fátima Ferreira

Leia mais

DOR - Quinto sinal vital. Dra. Lenny Rojas Fernandez. Disciplina de Anestesiologia Dor Terapía intensiva.

DOR - Quinto sinal vital. Dra. Lenny Rojas Fernandez. Disciplina de Anestesiologia Dor Terapía intensiva. DOR - Quinto sinal vital Dra. Lenny Rojas Fernandez. Disciplina de Anestesiologia Dor Terapía intensiva. DEFINIÇÃO IASP _ Experiência emocional, com sensação desagradável, associada á lesão tecidual presente,

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face. ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Dores na mandíbula e na face. O que é ATM? ATM significa articulação temporomandibular, que é a articulação entre a mandíbula e o crânio. Portanto, temos duas ATM, cada

Leia mais

Neuromodulação. Existem três tipos de Neuroestimulação previstas no rol ANS, RN 428 todas elas com

Neuromodulação. Existem três tipos de Neuroestimulação previstas no rol ANS, RN 428 todas elas com Neuromodulação A Neuroestimulação/Neuromodulação consiste no estímulo elétrico dos circuitos nervosos. A estimulação pode ser feita em vários locais do sistema nervoso, como cérebro, nervos periféricos,

Leia mais

ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE ALTERNADA NO TRATAMENTO DE DOR CRÔNICA EM PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM)

ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE ALTERNADA NO TRATAMENTO DE DOR CRÔNICA EM PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM) ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE ALTERNADA NO TRATAMENTO DE DOR CRÔNICA EM PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM) Autora: Janiele dos Santos Oliveira; Coautor (1): José Edmósio Costa Vital;

Leia mais

ESTUDO SOBRE A ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) EM MULHERES COM DISMENORRÉIA RESUMO

ESTUDO SOBRE A ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) EM MULHERES COM DISMENORRÉIA RESUMO ESTUDO SOBRE A ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) EM MULHERES COM DISMENORRÉIA Fernanda Paes Hübbe 1 RESUMO A dismenorréia é um problema ginecológico comum que afeta cerca de 50% das mulheres

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 2. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 2. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 2 Profª. Lívia Bahia Assistência de Enfermagem ao Parto O controle da dor no trabalho de parto De difícil avaliação pelo seu caráter

Leia mais

REVISTAINSPIRAR movimento & saúde

REVISTAINSPIRAR movimento & saúde REVISTAINSPIRAR movimento & saúde ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA COMO COADJUVANTE NO MANEJO DA DOR ONCOLÓGICA TENS on Oncological Pain Virgínia Hanel Villanova¹, Lorena Pohl Fornazari², Keila

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 INVESTIMENTO

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 INVESTIMENTO TRIGGER POINTS (JUL 2017) - COIMBRA Neste curso terá acesso a um conjunto de ferramentas de avaliação sistemática e de tratamento do Trigger Point, nomeadamente: punção seca, compressão isquémica, técnicas

Leia mais

MAPAS SOMATOTÓPICOS NOS DIFERENTES NÍVEIS SOMESTÉSICOS HOMÚNCULO SOMATOTÓPICO. Tato- muito preciso Dor- pouco preciso

MAPAS SOMATOTÓPICOS NOS DIFERENTES NÍVEIS SOMESTÉSICOS HOMÚNCULO SOMATOTÓPICO. Tato- muito preciso Dor- pouco preciso MAPAS SOMATOTÓPICOS NOS DIFERENTES NÍVEIS SOMESTÉSICOS HOMÚNCULO SOMATOTÓPICO Tato- muito preciso Dor- pouco preciso MAPAS SOMATOTÓPICOS EM OUTROS ANIMAIS COELHO GATO MACACO Porém os mapas são dinâmicos!

Leia mais

CUIDADOS FARMACÊUTICOS NA DOR. Prof. Dra. Eliane Aparecida Campesatto Laboratório de Farmacologia e Imunidade Universidade Federal de Alagoas

CUIDADOS FARMACÊUTICOS NA DOR. Prof. Dra. Eliane Aparecida Campesatto Laboratório de Farmacologia e Imunidade Universidade Federal de Alagoas CUIDADOS FARMACÊUTICOS NA DOR Prof. Dra. Eliane Aparecida Campesatto Laboratório de Farmacologia e Imunidade Universidade Federal de Alagoas DOR Instrumento de proteção; Experiência sensorial e emocional

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIO TRATAMENTO DA DOR

PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIO TRATAMENTO DA DOR PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIO TRATAMENTO DA DOR 2018 Estágio em Tratamento da dor Coordenadora: Profª Drª Izabel Carolina P. Rocha Lima MD; PhD Centro de Referência no Tratamento da Dor (fone 21383164) Período:

Leia mais

Cuidados paliativos e fisioterapia: reflexões atuais

Cuidados paliativos e fisioterapia: reflexões atuais ARTIGO DE REVISÃO/REVIEW ARTICLE Bioética Cuidados paliativos e fisioterapia: reflexões atuais Palliative care and physiotherapy: state-of-the-art reflections Eliana C. S. Felício* Erica Fernanda Pereira*

Leia mais

Síndrome Dolorosa Pós-laminectomia. MD Joana Rovani Médica Fisiatra

Síndrome Dolorosa Pós-laminectomia. MD Joana Rovani Médica Fisiatra Síndrome Dolorosa Pós-laminectomia MD Joana Rovani Médica Fisiatra IASP Failed Back Surgery Syndrome (FBSS) Dor espinal lombar de origem desconhecida que persiste na mesma localização da dor original apesar

Leia mais

HORÁRIO DA DATA ATIVIDADE TÍTULO ATIVIDADE

HORÁRIO DA DATA ATIVIDADE TÍTULO ATIVIDADE DATA HORÁRIO DA ATIVIDADE ATIVIDADE TÍTULO 23/08/2018 14:00-18:30 Curso Pré- Mindfulness em Dor e Cuidados Paliativos Mindfulness - Conceitos Gerais Aplicação de Mindfulness em Dor, Sintomas Físicos, Somatização,

Leia mais

ASSITÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA À PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

ASSITÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA À PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ASSITÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA À PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Cléa Emanuela Barreto de Medeiros (1); Natália de Oliveira Ribeiro (2); Sandra Cristina de Andrade

Leia mais

TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES EM USO DE ECMO OXIGENAÇÃO POR MEMBRANA EXTRACORPÓREA

TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES EM USO DE ECMO OXIGENAÇÃO POR MEMBRANA EXTRACORPÓREA TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES EM USO DE ECMO OXIGENAÇÃO POR MEMBRANA EXTRACORPÓREA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS ROCHA et al., 2016 JCBS, v. 2, n.2, p. 78-85, 2016 ISSN: 2446-9661 O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS ROCHA, Lidiana Simões Marque 1 ; CUNHA, Alessandra 1 1 Professor

Leia mais

AVALIAÇÃO DO LIMIAR DA DOR AO FRIO E À PRESSÃO EM INDIVIDUOS SAUDÁVEIS SUBMETIDOS À CORRENTE INTERFERENCIAL COM 4000 HZ

AVALIAÇÃO DO LIMIAR DA DOR AO FRIO E À PRESSÃO EM INDIVIDUOS SAUDÁVEIS SUBMETIDOS À CORRENTE INTERFERENCIAL COM 4000 HZ AVALIAÇÃO DO LIMIAR DA DOR AO FRIO E À PRESSÃO EM INDIVIDUOS SAUDÁVEIS SUBMETIDOS À CORRENTE INTERFERENCIAL COM 4000 HZ DIRCEU NARDI JUNIOR, GLADSON RICARDO FLOR BERTOLINI Laboratório de Estudo das Lesões

Leia mais

A influência do método Pilates sobre a dor lombar

A influência do método Pilates sobre a dor lombar A influência do método Pilates sobre a dor lombar Pervin Ribeiro Ozer (IC)*, Laisa dos Santos Nogueira (IC) ¹, Jéssica Mártenes de Carvalho¹ (IC), Deivid Frederico Marques Melo¹ (IC), Thiago Vilela Lemos²

Leia mais

Prof. Ms. José Góes

Prof. Ms. José Góes É a técnica de sensoreamento remoto que possibilita a medição de temperaturas e a formação de imagens térmicas (chamadas Termogramas), de um componente, equipamento ou processo, à partir da radiação infravermelha,

Leia mais