Lista II Mecânica Clássica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista II Mecânica Clássica"

Transcrição

1 Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Curso: Ciência e Tecnologia Disciplina: Mecânica Clássica Lista II Mecânica Clássica 1. Uma cômoda de quarto com uma massa de 45 kg, incluindo as gavetas e as roupas, encontra-se em repouso sobre o piso. (a) Se o coeficiente de atrito estático entre a cômoda e o piso vale 0.45, qual é a intensidade da menor força horizontal que a pessoa deve aplicar para fazer a cômoda entrar em movimento? (b) Se as gavetas e as roupas, com massa total de 17 kg, forem removidas antes de a cômoda ser empurrada, qual é a nova intensidade da menor força? 2. Um bloco de 3,5 kg é empurrado ao longo de um piso horizontal por uma força F de intensidade 15 N em um ângulo igual a 40 com a horizontal (ver figura). O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o piso é igual a 0,25. Calcule os módulos (a) da força de atrito que o piso exerce sobre o bloco e (b) da aceleração do bloco. 3. Um gato cochila sobre um carrossel em repouso, em um raio de 5,4 m a partir do seu centro. O operador então inicia o passeio levando o carrossel à sua taxa de rotação própria de uma volta completa a cada 6 s. Qual será o menor coeficiente de atrito estático entre o gato e o carrossel que permitirá ao gato permanecer no seu lugar, sem deslizar? 4. A velocidade terminal de um Sky diver é de 160 km/h na posição de vôo de águia e 310 km/h na posição de mergulhador de cabeça. Supondo que o coeficiente de arrasto C deste mergulhador do ar não se modifique de uma posição para outra, encontre a razão entre a área da seção transversal efetiva A na posição de menor velocidade e a área correspondente à posição mais rápida.

2 5. Um homem ficou suspenso num caibro de um telhado apertando-o com o polegar de cada mão em um dos lados e os dedos no outro lado (ver figura). A massa do homem era de 79 kg. Se o coeficiente de atrito estático entre as mãos e o caibro era de 0,70, qual foi a menor intensidade da força normal exercida sobre o caibro pelos polegares ou os dedos do lado oposto? 6. Na Figura abaixo, dois blocos estão conectados por um fio que passa por uma polia. A massa do bloco A é igual a 10 kg e o coeficiente de atrito cinético entre A e a rampa é de 0,20. O ângulo da rampa é igual a 30. O bloco A desliza para baixo ao longo da rampa com velocidade constante. Qual a massa do bloco B? 7. Na Figura abaixo, um carro é dirigido a uma velocidade constante sobre uma elevação circular e em seguida em um vale circular com o mesmo raio. No topo da elevação, a força normal exercida sobre o motorista pelo assento do carro é zero. A massa do motorista é de 70 kg. Qual o módulo da força normal exercida pelo assento sobre o motorista quando o carro passa pelo fundo do vale?

3 8. Um avião está voando em círculo horizontal com uma velocidade de 480 km/h (ver figura). Se suas asas estão inclinadas de um ângulo de 40 com a horizontal, qual o raio do círculo no qual o avião nesta trajetória provém inteiramente de uma sustentação aerodinâmica perpendicular à superfície da asa. 9. Um disco de hóquei de massa m = 1,50 kg desliza em um círculo de raio r =20,0 cm sobre uma mesa sem atrito, enquanto permanece ligado a um cilindro de massa M = 2,50 kg pendurado por um fio que passa por um furo no centro da mesa (figura abaixo). Que velocidade do disco mantém o cilindro em repouso? 10. Calcule a razão entre a força de arrasto de um avião a jato voando a 1000 km/h em altitude de 10 km e a força de arrasto sobre um avião de transporte voando com metade da velocidade e com metade de altitude. A densidade do ar é igual a 0,38 kg/m 3 a 10 km e igual a 0,67 kg/m 3 a 5 km. Suponha que os aviões possuem a mesma área de seção transversal efetiva e o mesmo coeficiente de arrasto C.

4 11. Na figura abaixo, o bloco 1 de massa m 1 = 2,0 kg e o bloco 2 de massa m 2 = 1,0 kg estão ligados por um fio de massa desprezível. O bloco 2 é empurrado por uma força F de módulo 20 N formando um ângulo θ = 35 com a horizontal. O coeficiente de atrito cinético entre cada bloco e a superfície horizontal é de 0,20. Qual é a tração no fio? 12. Um estudante, enlouquecido pelos exames finais, usa uma força P de módulo 80 N e ângulo θ = 70 para empurrar um bloco de 5,0 kg através do teto do seu quarto (figura abaixo). Se o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o teto é de 0.40, qual é o módulo da aceleração do bloco? 13. Um ciclista desloca-se em um círculo de 25 m de raio com uma velocidade constante de 9 m/s. A massa conjunta ciclista-bicicleta é de 85 kg. Calcule os módulos (a) da força de atrito que a pista exerce sobre a bicicleta e (b) da força resultante que a pista exerce sobre a bicicleta. 14.Uma criança de 26 kg encontra-se em uma roda gigante em rotação, movendo-se com uma velocidade escalar constante de 5,5 m/s em uma trajetória circular de raio de 12 m. Qual o módulo da força que o assento exerce sobre a criança (a) no ponto mais alto da trajetória e (b) no ponto mais baixo? 15. Na figura abaixo temos três caixotes sendo empurrados sobre um piso de concreto por uma força horizontal F de módulo 440 N. As massas dos caixotes são m 1 = 30 kg, m 2 = 20 kg. O coeficiente de atrito cinético entre o piso e cada um dos caixotes é de 0,700. (a) Qual é o módulo F 32 da força exercida sobre o bloco 3 em 2? (b) Se os caixotes deslizam sobre um piso polido, onde o coeficiente de atrito cinético fosse menor que 0,700, o módulo de F 32 seria menor, maior ou igual ao seu valor quando o coeficiente de atrito era de 0,700?

5 16. Você empurra seu livro de física 1,20 m ao longo de uma mesa horizontal com uma força horizontal de 2,50 N. A força de atrito que se opõe ao movimento é igual a 0,800 N. Qual o trabalho realizado sobre o livro pelas seguintes forças (a) sua força (b) a força de atrito (c) a força resultante. 17. Um pescador enrola na bobina 12,0 m de linha enquanto puxa um peixe que exerce uma força resistiva de 25,0 N. Se o peixe é puxado com velocidade constante, qual é o trabalho realizado pela tensão na linha sobre o peixe? 18. Uma senhora está em pé parada em um elevador que sobe com aceleração constante enquanto ele se desloca a uma distância vertical de 18,0 m. Durante o deslocamento de 18,0 m, a força normal exercida pelo piso do elevador realiza sobre ela um trabalho de 8,25 KJ e a gravidade realiza sobre ela um trabalho de 7,35 KJ. (a) Qual a massa dessa senhora? (b) Qual é a força normal exercida pelo piso do elevador sobre ela? (c) Qual é a aceleração do elevador? 19. Uma esquiadora aquática é puxada por uma lancha por meio de um cabo de reboque. Ela esquia lateralmente de modo que o cabo faz um ângulo de 15,0 o com a direção do movimento, e a seguir continua em linha reta. A tensão no cabo é igual a 180 N. Qual é o trabalho realizado sobre a esquiadora pelo cabo durante um deslocamento de 300,0 m? 20. Imagina se que um dinossauro Tyrannosaurus rex possuía massa aproximadamente igual a 700 Kg. (a) Considerando o dinossauro com uma partícula, estime sua energia cinética quando ele caminha com uma velocidade de 4,0 Km/h. (b) Com que velocidade um homem de 70 Kg deveria se locomover para que sua energia cinética fosse igual à energia cinética do dinossauro? 21. Um carro é parado por uma força de atrito constante que não depende da sua velocidade. Qual é o fator de variação da distância que ele leva até parar quando sua velocidade dobra?

6 22. Um pacote de massa 5,0 Kg desliza para baixo de uma rampa inclinada de 12,0 o abaixo da horizontal. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a rampa é µ c = 0,310. Calcule o trabalho realizado sobre o pacote (a) pela força de atrito; (b) pela força gravitacional; (c) pela força de reação normal da superfície de contato; (d) pela força resultante; (e) Se o pacote possui uma velocidade de 2,2 m/s no topo da rampa, qual é sua velocidade depois de descer 1,50 m ao longo da rampa? 23. Uma bola de beisebol deixa a mão de um jogador com velocidade de 32,0 m/s. A bola de beisebol pesa cerca de 0,145 Kg Despreze a resistência do ar. Qual é o trabalho realizado pelo jogador sobre a bola ao atirá la. 24. Uma bola de futebol de massa igual a 0,420 Kg possui velocidade inicial de 2,00 m/s. Uma jogadora de futebol dá um chute na bola, exercendo uma força constante de módulo igual 40,0 N na mesma direção e no mesmo sentido do movimento da bola. Até que distância o seu pé deve penetrar na bola para que a velocidade da bola aumente para 6,0 m/s? 25. Um pequeno objeto de massa 250 g é lançado verticalmente para cima com velocidade de 20 m/s. (a) Qual o trabalho realizado pela gravidade quando o objeto atinge uma altura de 20 m acima da mão do lançador? (b) Use o teorema do trabalho energia para calcular a velocidade do objeto quando ele atinge uma altura de 20 m acima da mão do lançador. Despreze a resistência do ar. (c) Sua resposta do item anterior depende do sentido da velocidade da bola ser para cima ou para baixo quando ela está na altura de 20 m? Explique 26. É necessário realizar um trabalho de 12,0 J para esticar 3,00 cm de uma mola a partir do seu comprimento sem deformação. Calcule o trabalho necessário para esticar 4,00 cm essa mola a partir do seu comprimento sem deformação. 27. Uma menina aplica uma força F paralela ao eixo Ox sobre um trenó de 10,0 Kg que está se deslocando sobre a superfície congelada de um pequeno lago. À medida que ela controla a velocidade do trenó, a componente x da força que ela aplica varia com a posição x de acordo com o gráfico abaixo. Calcule o trabalho realizado pela força F quando o trenó se desloca de (a) x = 0 m a x = 8 m; (b) de x = 8 m a x = 12 m; (c) de x = 0 m a x = 12 m.

7 28. Um bloco de gelo de 4,00 Kg é colocado contra uma mola horizontal cuja constante da força e k = 200 N/m, sendo comprimida de 0,025 m. A mola é liberada e acelera o bloco em uma superfície horizontal. Despreze o atrito e a massa da mola. (a) Calcule o trabalho realizado pela mola sobre o bloco quando ele se desloca de sua posição inicial até o local em que a mola retorna á sua posição de equilíbrio, sem deformação. (b) Qual é a velocidade do bloco no instante em que ele abandona a mola? 29. Considere uma mola que não obedece à lei de Hooke. Uma das extremidades da mola é mantida fixa e a outra pode mover se livremente em torno da posição de equilíbrio, x = 0. A intensidade da força é dada pela seguinte expressão F = (100 N/m) x (700 N/m 2 ) x 2 + ( N/m 3 ) x 3. Qual o trabalho necessário para (a) esticar a mola de 0,050 m a partir de sua posição de equilíbrio? (b) comprimir a mola de 0,050 m a partir de sua posição de equilíbrio. 30. Um pequeno bloco com massa de 0,120 Kg está ligado a um fio que passa através de um buraco em uma superfície horizontal sem atrito. O bloco inicialmente gira a uma distância de 0,40 m com velocidade de 0,70 m/s. A seguir o fio é puxado por baixo, fazendo o raio do círculo se encurtar para 0,10 m. nessa nova distância verifica se que a velocidade do bloco passou para 2,80 m/s. (a) Qual era a tensão no fio quando o bloco possuía velocidade de 0,70 m/s? (b) Qual a tensão no fio quando o bloco atingiu a velocidade de 2,80 m/s? (c) Qual foi o trabalho realizado pela pessoa que puxou o fio?

8 31. Quando seu motor de 75 KW fornece sua potência máxima, um avião monomotor com massa de 700 Kg ganha altura com uma taxa de 2,5 m/s (150 m/min.) Qual é a fração da potência do motor que está sendo usada para fazer o avião subir? 32. Seu trabalho é colocar em um caminhão engradados de 30,0 Kg, elevando os 0,90 m do chão até o caminhão. Quantos engradados você coloca no caminhão em um minuto supondo que a sua potência média seja de 100 W? 33. Um bloco de 5,0 Kg se move com v 0 = 6,0 m/s sobre uma superfície horizontal sem atrito dirigindo se contra uma mola de constante elástica k = 500 N/m que possui uma de suas extremidades presa a uma parede, conforme mostra a figura. (a) Calcule a distância máxima que a mola pode ser comprimida. (b) Se a distância máxima que a mola pudesse ser comprimida fosse de 0,150 m, qual seria o valor máximo de v 0? 34. Considere o sistema indicado na figura. A corda e a polia possuem massas desprezíveis, e a polia não possui atrito. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco de 8,0 Kg e o topo da mesa é µ c = 0,250. Os blocos são liberados a partir do repouso. Use métodos de energia para calcular a velocidade do bloco de 6,0 Kg no momento em que ele desceu 1,50 m. 35. Uma bola de beisebol lançada do telhado de um edifício de 22,0 m de altura com velocidade inicial de 12,0 m/s dirigida formando um ângulo de 53,1 0 acima da horizontal. (a) Qual é a velocidade da bola imediatamente antes de atingir o solo? Use o

9 método da energia e despreza a resistência do ar. (b) qual seria a resposta da parte (a) se a velocidade inicial formasse um ângulo de 53,1 0 abaixo da horizontal? 36. Uma criança que pesa 400N está em um balanço que está preso por uma corda de 2,00 m. Encontre a energia potencial gravitacional do sistema criança-terra relativa á posição mais baixa da criança quando (a) as cordas estão horizontais, (b) as cordas fazem uma Ângulo de 30,0 com a vertical. 37. Uma força de 800 N estica certa mola até uma distância de 0,200 m. a) qual é a energia potencial da mola quando ela está esticada 0,200 m? b) Qual a energia potencial da mola quando ela está comprimida 5,00 m? 38. Um livro de 0,60 Kg desliza sobre uma mesa horizontal. A força de atrito cinético sobre o livro possui módulo igual a 1,20 N. (a) Qual o trabalho realizado pela força de atrito durante o deslocamento de 3,00 m da direita para a esquerda e (b) o livro se desloca agora 3,00 m da esquerda para a direita voltando ao ponto inicial. Durante o segundo deslocamento qual o trabalho realizado pela força de atrito? Qual o trabalho total realizado pela força de atrito durante o deslocamento total de ida e volta ao ponto inicial? 39. Dois objetos são conectados por uma corda leve que passa sobre uma polia sem atrito e de massa desprezível, como mostrado na figura 8.1. O objeto de massa 5,00 kg é solto do repouso. Usando o princípio de conservação de energia. Determine (a) a velocidade do objeto de 3.00 Kg quando o de 5,00 kg atinge o solo. (b) Encontre a altura máxima que o objeto de 3.00 Kg sobe. figura Suponhamos que uma força constante age sobre um objeto. (a) mostre que a força é conservada e (b) Como um caso especial, suponha que a força F = (3i +4j)N age sobre uma partícula que se move de 0 para C na Figura 8.2. Calcule o trabalho realizado por F, quando a partícula se move pelo caminho OAC.

10 figura Uma partícula de massa m "5,00 kg é lançado do ponto A e desliza numa pista sem atrito mostrado na figura 8.3. Determine, (a) a velocidade da partícula no ponto B e (b) o trabalho realizado pela força gravitacional para mover a partícula do ponto A ao C. 42. O coeficiente de atrito entre o bloco de 3,00 kg e a superfície é 0,400. Inicialmente o sistema está em repouso. Qual é a velocidade da bola de 5,00 kg, quando ela desce 1,50 m? 43. Um bloco de 5,00 kg é colocado em movimento de um plano inclinado com velocidade inicial de 8,00 m/s. O bloco fica em repouso depois de viajar 3,00 m ao longo do plano, que está inclinado em um ângulo de 30,0 com a horizontal. Para este movimento, determine (a) a mudança da energia cinética do bloco, (b) a mudança na energia potencial do sistema bloco-terra, e (c) a força de atrito exercida sobre o bloco (assumido como sendo constante).

11 44. Uma força conservativa F x = (2x + 4)N atua sobre uma partícula de 5,00 kg. onde x está em metros. A partícula se move ao longo do eixo x de x=1.00 m a x=5.00 m calcule (a) o trabalho realizado por essa força, (b) a mudança na energia potencial do sistema, e (c) a energia cinética da partícula em x=5.00 m, considerando que sua velocidade em x=1.00 m é 300 m/s. 45. A função da energia potencial para uma força bidimensional é U = (3x 3 y 7x). Encontre a força que atua no ponto (x, y). 46. Um bloco de 2,00 Kg situado sobre um declive áspero está ligado em uma mola de massa desprezível e constante de 100 N/m. A polia é sem atrito. Quando o bloco é liberado ele move-se 20,0 centímetros para baixo do plano inclinado antes de ficar em repouso. Encontre o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e plano inclinado. 47. Um bloco de 700 g é solto a partir do repouso de uma altura h 0 acima de uma mola vertical de constante elástica k=400 N/m e massa desprezível. O bloco se prende na mola e pára momentaneamente depois de comprimir a mola por 19,0 cm. Qual o trabalho realizado (a) pelo bloco sobre a mola e(b) pela mola sobre o bloco? Qual o valor de h 0? 48. Um pequeno objeto de massa m é suspendo por um fio de comprimento L. O objeto é puxado para o lado por uma força p sempre horizontal, até que, até que finalmente o

12 fio faça um ângulo φ m com a vertical. O deslocamento é realizando lentamente de modo que podemos considerar que o sistema está em equilíbrio durante o processo. Encontre o trabalho realizado por todas as forças que atua no objeto. 49. Um carro de uma montanha russa com seus passageiros é elevado lentamente até a altura y=25m, de onde ele acelera para baixo. Despreze o atrito e calcule a velocidade do carro ao atingir a parte mais baixa do trilho. 50. A energia potencial entre dois átomos de hidrogênio separados por uma distância x muito grande é dada por U= -C 6 /x 6, onde C 6 é uma constante positiva. Qual é a força que um átomo exerce sobre o outro? Esta força é atrativa ou repulsiva? 51. Uma bola de gude move-se ao longo do eixo 0x. A energia potencial é indicada na figura abaixo. Para quais valores de x indicados no gráfico a força é igual a zero? 52. Uma pedra pesando 5,29 N é lançada verticalmente a partir do nível do solo com uma velocidade inicial 20,0 m/s e o arrasto do ar sobre ela é 0,265 N durante todo vôo. Quais são a altura máxima alcançada pela pedra? (b) sua velocidade imediatamente antes dela parte no solo? 53. Um carro num parque de diversões se desloca ao longo de um trilho. Ele parte do repouso no ponto A. Considere o carro como uma partícula. Qual é o valor de h em função de R para que o carro atinja o topo do círculo (ponto B) sem cair? 54. A mola de um revólver de brinquedo é comprimida de d=3.2 cm em relação ao seu comprimento normal, e uma bola de massa m=12 Kg é colocada no cano. Qual a velocidade da bola ao sair do cano quando disparada? K=7,5 n/cm. Despreze o atrito e considere que o cano está na horizontal.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E4*

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E4* Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E4* 1) Um trabalhador de uma fábrica exerce uma força horizontal para empurrar

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

Lista4: Trabalho e Energia

Lista4: Trabalho e Energia Lista 4: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder a questão

Leia mais

Física I Lista de Problemas 2.2

Física I Lista de Problemas 2.2 Física I - 2017.2 - Lista de Problemas 2.2 1 Física I Lista de Problemas 2.2 Departamento de Física de Ji-Paraná Universidade Federal de Rondônia Prof. Marco Polo Questão 01: Uma pessoa empurra horizontalmente

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias

2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias 2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias Obs: Esta lista de exercícios é apenas um direcionamento, é necessário estudar a teoria referente ao assunto e fazer os exercícios

Leia mais

UFF - Universidade Federal Fluminense

UFF - Universidade Federal Fluminense UFF - Universidade Federal Fluminense Pólo Universitário de Volta Redonda - Física I Lista de exercícios n o 5: leis de Newton 1 - Uma pessoa de 80 kg está saltando de pára-quedas e sentindo uma aceleração

Leia mais

Física II PROF. BENFICA

Física II PROF. BENFICA Física II PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com LISTA 1 Leis de Newton 1) Uma força constante é aplicada em um objeto apoiado sobre um plano perfeitamente liso e horizontal, imprimindo-lhe

Leia mais

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: Física Geral e Experimental I CURSO: Engenharia de Produção Noturno. 2º termo Prof. Dr. Elton Aparecido Prado dos Reis 01 - Um grupo de pessoas, por intermédio de uma

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 10: Energia NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão de

Leia mais

Lista 7: Terceira Lei de Newton

Lista 7: Terceira Lei de Newton Lista 7: Terceira Lei de Newton NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. As cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Leia os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3 1) Uma pessoa puxa horizontalmente o bloco B da figura 1, fazendo com que

Leia mais

Como os antigos egípcios levantaram os gigantescos blocos de pedra para construir a grande Pirâmide?

Como os antigos egípcios levantaram os gigantescos blocos de pedra para construir a grande Pirâmide? Como os antigos egípcios levantaram os gigantescos blocos de pedra para construir a grande Pirâmide? Força de Atrito A importância do atrito na vida diária: Cerca de 20 % da gasolina usada em um automóvel

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MAF- 04.05.2012 Prof. Dr. Antônio Newton Borges 1. Na caixa de 2,0 kg da figura abaixo são aplicadas duas forças, mais somente uma é mostrada. A aceleração da

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 5

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 5 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 5 Questões 1) Na Figura 1, forças F 1 e F 2 são aplicadas em um bloco a medida que este desliza sem atrito com velocidade constante sobre uma superfície. O ângulo θ é decrementado

Leia mais

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do limite 3 x 8 lim é x 2 x 2 2ª QUESTÃO O domínio da função real definida por é 3ª QUESTÃO A imagem da função real definida por, para todo, é GRUPO 1 PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

as forças na mesa relacionadas às interações com os blocos.

as forças na mesa relacionadas às interações com os blocos. FAP151-Fundamentos de Mecânica. Junho de 2007 9 a. Lista de Exercícios. Aplicações das Leis de Newton em sistemas sem atrito. Para entregar: exercícios 13 e 20. Vínculos e a 3º lei de Newton 1. (Força

Leia mais

Lista5: Conservação da Energia NOME:

Lista5: Conservação da Energia NOME: Lista 5: Conservação da Energia NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder

Leia mais

Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III

Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III 13.3 O trem de 160 Mg parte do repouso e começa a subir o aclive, como mostrado na figura. Se o motor exerce uma força de tração F de 1/8 do peso do trem, determine

Leia mais

Leis de Newton: Dinâmica 2- Atrito e Força em Trajetória Curva.

Leis de Newton: Dinâmica 2- Atrito e Força em Trajetória Curva. QUESTÕES DO CAPÍTULO 6 DO LIVRO FUNDAMENTOS DE FÍSICA HALLIDAY & RESNICK - JEARL WALKER 9ª EDIÇÃO VOLUME 1 MECÂNICA Leis de Newton: Dinâmica 2- Atrito e Força em Trajetória Curva. Leis de Newton Força

Leia mais

Importante: Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME:

Importante: Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME: Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. As cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção.

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Professores: Murilo. Física. 3ª Série. 300 kg, que num determinado ponto está a 3 m de altura e tem energia cinética de 6000 J?

Professores: Murilo. Física. 3ª Série. 300 kg, que num determinado ponto está a 3 m de altura e tem energia cinética de 6000 J? Física Professores: Murilo 3ª Série EXERCÍCIOS DE Trabalho, Potência e Energia 1. Um corpo de massa 150 kg, está posicionado 17 m acima do solo. Sabendo que a aceleração da gravidade vale 10 m/s², qual

Leia mais

Física 1. Prof. Marim. Prof. Marim

Física 1. Prof. Marim. Prof. Marim Física 1 Física 1 CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA Energia Mecânica A Energia Mecânica de um sistema é a soma da energia cinética (K) com a energia potencial (U). E m e c = K + U A energia total, E, de

Leia mais

UFF - Universidade Federal Fluminense

UFF - Universidade Federal Fluminense UFF - Universidade Federal Fluminense Pólo Universitário de Volta edonda - Física I Lista de exercícios n o 7: energia potencial e conservação de energia 1 - Na figura abaixo, um floco de gelo de 2, 00

Leia mais

9ª EDIÇÃO VOLUME 1 MECÂNICA

9ª EDIÇÃO VOLUME 1 MECÂNICA QUESTÕES DO CAPÍTULO 5 DO LIVRO FUNDAMENTOS DE FÍSICA HALLIDAY & RESNICK - JEARL WALKER Página 112 Segunda Lei de Newton. 9ª EDIÇÃO VOLUME 1 MECÂNICA 1) Apenas duas forças horizontais atuam em um corpo

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Questões Conceituais

Questões Conceituais Questões em Aula Questões Conceituais QC.1) Três blocos de massas iguais deslizam sobre rampas sem atrito como mostrado na Fig.1. Os blocos não se desprendem da rampa até chegarem na base. Eles partem

Leia mais

Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios

Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios 1. Um satélite em órbita ao redor da Terra é atraído pelo nosso planeta e, como reação, atrai a Terra. A figura que representa corretamente esse par ação-reação

Leia mais

Lista de exercícios (Leis de newton, força de atrito e Plano inclinado)1

Lista de exercícios (Leis de newton, força de atrito e Plano inclinado)1 Lista de exercícios (Leis de newton, força de atrito e Plano inclinado)1 1. (Tipler ex. 7- p.119) Suponha que um corpo tenha sido enviado ao espaço, na direção das galáxias, estrelas ou de outros corpos

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 1. Uma partícula move-se em linha reta, partindo do repouso

Leia mais

Física I Lista de Problemas 3.2

Física I Lista de Problemas 3.2 Física I - 2017.2 - Lista de Problemas 3.2 1 Física I Lista de Problemas 3.2 Departamento de Física de Ji-Paraná Universidade Federal de Rondônia Prof. Marco Polo Questão 01: Você deixa cair um livro de

Leia mais

Física I Prova 1 25/04/2015

Física I Prova 1 25/04/2015 Nota Física I Prova 1 25/04/2015 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 3 Disciplina: Física Básica 1 090113 PROFESSOR: Álvaro Leonardi Ayala Filho Perguntas: 1 2 1.

Leia mais

Fundamentos de Mecânica 15ª Lista de Exercícios Junho de 2019

Fundamentos de Mecânica 15ª Lista de Exercícios Junho de 2019 Sumário Aplicações das leis de Newton ao Movimento Circular... 2 Um corpo em movimento circular uniforme... 2 1) RHK E4.21 Lançamento de funda... 2 2) Velocidade e aceleração dos ponteiros do relógio...

Leia mais

Mecânica Aplicada PROF. BENFICA

Mecânica Aplicada PROF. BENFICA Mecânica Aplicada PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com LISTA 1 Trabalho, Energia e Potência 1) Em 10 de agosto de 1972 um grande meteorito atravessou a atmosfera sobre o oeste dos

Leia mais

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (DINÂMICA)

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (DINÂMICA) XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (DINÂMICA) 1) Uma caixa de 50 kg repousa sobre uma superfície para a qual o coeficiente de atrito cinético é. Se a caixa está sujeita a uma força de tração de 400

Leia mais

Mecânica ª Lista de Exercícios Forças Conservativas

Mecânica ª Lista de Exercícios Forças Conservativas Mecânica 4300153 2ª Lista de Exercícios Forças Conservativas 01) Um pequeno bloco é lançado do ponto A do trajeto mostrado na figura, contido em um plano vertical. O módulo da velocidade em A é = 17m/s.

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO Aluno (a): Professor: Jadson Rodrigo Corrêa Data: 11/09/2018 TRABALHO DE UMA FORÇA E ENERGIAS 1ª série 1. Determine o trabalho de uma força constante de 300N a aplicada a um

Leia mais

Lista 11: Trabalho. Questões

Lista 11: Trabalho. Questões Lista 11: Trabalho Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 2_2 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Força elástica; Plano inclinado. 1 Uma criança desliza em um tobogã muito longo,

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS MEDIANEIRA Engenharia Elétrica Física 1 - Prof. Fabio Longen

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS MEDIANEIRA Engenharia Elétrica Física 1 - Prof. Fabio Longen 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS MEDIANEIRA Engenharia Elétrica Física 1 - Prof. Fabio Longen Lista 3 Turma E11/14 31/08/17 1) Uma força F aplicada a um corpo de massa m1 produz uma

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 2_3 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Trabalho de uma força; Energia mecânica - trabalho. 1 - Um corpo de massa m desliza

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para frente e para trás ao longo de uma distância de 2,0 mm em movimento harmônico simples, com frequência de 120 Hz. Encontre: (a) a amplitude,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 LISTA DE EXERCÍCIOS 2 Essa lista trata dos conceitos de trabalho, energia cinética e potencial, momento linear, momento angular, leis de conservação. Tais conceitos são abordados nos capítulos 6 (seções

Leia mais

LISTA 2. Cinemática e dinâmica

LISTA 2. Cinemática e dinâmica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA 4323101 - Física I LISTA 2 Cinemática e dinâmica Observe os diferentes graus de dificuldade para as questões: (*), (**), (***) 1. (*) O gráfico da figura abaixo

Leia mais

b) a intensidade da força de contato entre A e B.

b) a intensidade da força de contato entre A e B. LISTA DE ATRITO 1. (FGV-SP) O sistema indicado está em repouso devido à força de atrito entre o bloco de massa de 10 kg e o plano horizontal de apoio. Os fios e as polias são ideais e adota-se g = 10 m/s

Leia mais

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral III

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral III Lista de exercícios 4 Mecânica Geral III F15.3 O motor exerce uma força de = 20 N sobre o cabo, onde t é dado em segundos.determine a velocidade da caixa onde t = 4 s. Os coeficientes de atrito estático

Leia mais

6 a Lista de Exercícios - Trabalho e Energia Mecânica

6 a Lista de Exercícios - Trabalho e Energia Mecânica Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO MAF - Departamento de Matemática e Física Disciplina: Física Geral e Experimental I - MAF2201 Prof. Raael 6 a Lista de Exercícios - Trabalho e Energia

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER)

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) 1) Uma máquina consome 4000 J de energia em 100 segundos. Sabendo-se que o rendimento dessa máquina é de 80%, calcule

Leia mais

as forças na mesa relacionadas às interações com os blocos. b) Indique os pares de força que correspondem a ação e

as forças na mesa relacionadas às interações com os blocos. b) Indique os pares de força que correspondem a ação e FAP151-Fundamentos de Mecânica. Junho de 2009 9 a. Lista de Exercícios. Aplicações das Leis de Newton em sistemas sem atrito. Para entregar: exercícios 12 e 20. Note que não é suficiente fornecer apenas

Leia mais

Lista de exercícios 1 Mecânica Geral III

Lista de exercícios 1 Mecânica Geral III UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil TC027 Mecânica Geral III 1 0 Semestre de 2018 Ressalta-se que os testes serão baseados nas listas de exercícios. Portanto,

Leia mais

Leis de Newton. Algumas aplicações das leis de Newton

Leis de Newton. Algumas aplicações das leis de Newton Leis de Newton Algumas aplicações das leis de Newton Equilíbrio Uma ginasta com massa 50,0 kg está começando a subir em uma corda presa no teto de uma ginásio. Qual é o peso da ginasta? Qual a força (módulo

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES 2ª ETAPA

ESTUDO DIRIGIDO LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES 2ª ETAPA Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral Experimental I Período: 1 período Data: 04/16/2014 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino ESTUDO DIRIGIDO LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES 2ª ETAPA 1-

Leia mais

Física I VS 18/07/2015

Física I VS 18/07/2015 Física I VS 18/07/2015 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: 20 questões de múltipla escolha. Cada questão vale 0,5 ponto Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma indicação em contrário. Nota 1.

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. Lista 6: Conservação da Energia NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 7

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 7 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 7 Questões 1) A Figura 1 apresenta um caminho direto e 4 caminhos indiretos de um ponto i para um ponto f. Ao longo do caminho direto e de 3 caminhos indiretos somente uma força

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016a

Física I Prova 1 04/06/2016a Física I Prova 1 04/06/016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016a

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016a Física I Verificação Suplementar 06/08/2016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 20 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

Forças de atrito e elástica. Física Geral e Experimental I, Eng. Civil 2018 Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi

Forças de atrito e elástica. Física Geral e Experimental I, Eng. Civil 2018 Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi Forças de atrito e elástica Física Geral e Experimental I, Eng. Civil 2018 Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi Forças de atrito e elástica O que é e quais são as propriedades da força de atrito? Do que ela

Leia mais

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016b

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016b Física I Verificação Suplementar 06/08/2016b NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 20 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma

Leia mais

FORÇA E MOVIMENTO Leis de Newton

FORÇA E MOVIMENTO Leis de Newton PROF. OSCAR FORÇA E MOVIMENTO Leis de Newton Qual é o fator responsável pela sensação de perigo para alguém que está no último carro de uma montanha russa? Uma força aceleração. atuando sobre o quilograma

Leia mais

Mecânica 2007/ ª Série. 1. Discuta o trabalho realizado por um lançador de baseball quando atira uma bola.

Mecânica 2007/ ª Série. 1. Discuta o trabalho realizado por um lançador de baseball quando atira uma bola. Mecânica 2007/2008 4ª Série Questões 1. Discuta o trabalho realizado por um lançador de baseball quando atira uma bola. 2. Estime o tempo que lhe demora a subir um lance de escadas. Calcule então a potência

Leia mais

LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO

LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO 1. Sobre uma partícula P agem quatro forças, representadas na figura abaixo. O módulo da força resultante sobre a partícula é de: a) 5 N b) 24

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia )

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) 1) Uma força horizontal de 20 N arrasta por 5,0 m um peso de 30 N, sobre uma superfície horizontal. Os trabalhos realizados pela força de 20 N e pela

Leia mais

FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a. Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton

FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a. Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de 2017 9 a. Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton Força conhecida, mas não constante, com cinemática completa. 1. Um carro de uma tonelada está parado

Leia mais

Resultante Centrípeta

Resultante Centrípeta Questão 01) Uma criança está em um carrossel em um parque de diversões. Este brinquedo descreve um movimento circular com intervalo de tempo regular. A força resultante que atua sobre a criança a) é nula.

Leia mais

20/3 a 24/04 de Ler: Serway, Capts. 7 e 8. Série 5

20/3 a 24/04 de Ler: Serway, Capts. 7 e 8. Série 5 LEAN & MEMec Mecânica e Ondas Prof. Pedro Abreu Prof. Mário Pinheiro 20/3 a 24/04 de 2017 Ler: Serway, Capts. 7 e 8. Série 5 1 Uma bola de massa m1 e um bloco de massa m2 encontram-se ligados por uma corda

Leia mais

Capítulo 5 DINÂMICA θ α

Capítulo 5 DINÂMICA θ α Capítulo 5 DINÂMICA θ α DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 5 - DINÂMICA 5.1 Considere um pêndulo cónico com uma massa m 1 suspensa por um cabo de comprimento igual a 2,5 metros. 5.1.1 Determine a velocidade

Leia mais

A B. a força conjunta. (a) Qual é a força que Saulo faz? (b) Se o ângulo mudar para 150, qual será a força aplicada

A B. a força conjunta. (a) Qual é a força que Saulo faz? (b) Se o ângulo mudar para 150, qual será a força aplicada Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciencias Físicas e Matemáticas Departamento de Física Física I (FSC 5101) Prof. Emmanuel G. de Oliveira Lista de exercício I Versão de 11 de agosto de 2017

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 OBS: Quando necessário, considere como dados a aceleração da

Leia mais

gira sobre uma mesa horizontal sem atrito. Esse bloco está ligado a outro, de massa m 2

gira sobre uma mesa horizontal sem atrito. Esse bloco está ligado a outro, de massa m 2 1º ANO 1. (UFMS) Um automóvel de massa 10 3 kg percorre, com velocidade escalar de 20m/s, um trecho circular de raio 80m, numa estrada plana horizontal. O mínimo coeficiente de atrito entre os pneus e

Leia mais

FEITEP - PROFESSOR GILBERTO TENANI

FEITEP - PROFESSOR GILBERTO TENANI FEITEP - PROFESSOR GILBERTO TENANI Lista de Exercícios Número 01 - Segundo Bimestre 1 Um homem está sentado em um brinquedo de parque de diversões no qual uma cabina é acelerada para baixo, no sentido

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para

Leia mais

20/3 a 24/04 de Ler: Serway, Capts. 7 e 8. Série 5

20/3 a 24/04 de Ler: Serway, Capts. 7 e 8. Série 5 LEAN & MEMec Mecânica e Ondas Prof. Pedro Abreu Prof. Mário Pinheiro 20/3 a 24/04 de 2017 Ler: Serway, Capts. 7 e 8. Série 5 1 Uma bola de massa m1 e um bloco de massa m2 encontram-se ligados por uma corda

Leia mais

Lista de exercícios Mecânica Geral III

Lista de exercícios Mecânica Geral III Lista de exercícios Mecânica Geral III 12.5 Uma partícula está se movendo ao longo de uma linha reta com uma aceleração de a = (12t 3t 1/2 ) m/s 2, onde t é dado em segundos. Determine a velocidade e a

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016c

Física I Prova 1 04/06/2016c Física I Prova 1 04/06/016c NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize:g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 12 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Física 1. 1 a prova 08/10/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 08/10/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 08/10/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH 1) Um paraquedista salta de um avião e cai até sua velocidade de queda se tornar constante. Podemos afirmar que

Leia mais

FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton a sistemas com atrito.

FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton a sistemas com atrito. FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de 2009 10 a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton a sistemas com atrito. Força conhecida, mas não constante, com cinemática completa. 1. Um carro de

Leia mais

Lista6: Dinâmica- Movimento Unidimensional

Lista6: Dinâmica- Movimento Unidimensional Lista 6: Dinâmica Movimento Unidimensional NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder

Leia mais

Estudo Dirigido de Plano Inclinado

Estudo Dirigido de Plano Inclinado Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral e Experimental I Período: 1 período Data: 30/03/2012 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino 1ª Etapa Estudo Dirigido de Plano Inclinado 1- O bloco representado

Leia mais

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 9º ano Física Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 01. Um objeto de massa igual a 10 kg movimenta-se com velocidade de 2 m/s. Por causa da ação de uma força constante, esse objeto tem a sua velocidade

Leia mais

Problemas e exercícios do capítulo 5

Problemas e exercícios do capítulo 5 Problemas e exercícios do capítulo 5 CAPÍTULO 5: 1) Um circuito de Fórmula Mundial circular, com 320 m de raio, tem como velocidade de segurança 40 m/s. Calcule a tangente do ângulo de inclinação da pista.

Leia mais

1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura.

1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura. ESTUDO DIRIGIDO PROVA MENSAL 1ºEM 1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura. Qual foi o trabalho

Leia mais

Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12. Nome:... Número:... Grupo I (10 valores)

Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12. Nome:... Número:... Grupo I (10 valores) Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12 Nome:... Número:... Pode utilizar uma calculadora e uma folha A4 (duas páginas) com fórmulas. Utilize g = 9,80 m/s 2. Grupo I (10 valores) Assinalar a

Leia mais

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 14/04/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Lista 5 Leis de Newton

Lista 5 Leis de Newton Sigla: Disciplina: Curso: FISAG Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 5 Leis de Newton 01) Um corpo de massa m sofre ação de duas forças F1 e F2, como mostra a figura. Se m = 5,2 kg, F1 = 3,7 N e

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral Experimental I Período: 1 período Data: 05/03/2012 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino

Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral Experimental I Período: 1 período Data: 05/03/2012 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral Experimental I Período: 1 período Data: 05/03/2012 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino Parte I - Questões de Múltipla Escolha ESTUDO DIRIGIDO 1 1- Desde

Leia mais

Mais aplicações das Leis de Newton

Mais aplicações das Leis de Newton Mais aplicações das Leis de Newton Disciplina: Física Geral e Experimental Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: A natureza dos diversos tipos de

Leia mais

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda as causas e os movimentos. LEIS DE NEWTON 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton 1ª LEI LEI DA INÉRCIA Quando a resultante das forças que agem sobre

Leia mais

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FÍSICA 1-2ºEM

LISTA DE RECUPERAÇÃO FÍSICA 1-2ºEM LISTA DE RECUPERAÇÃO FÍSICA 1-2ºEM 1) Uma pessoa caminha sobre um plano horizontal. O trabalho realizado pelo peso desta pessoa é a) sempre positivo b) sempre negativo c) sempre igual a zero d) positivo,

Leia mais

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte Energia potencial e conservação de energia (lista 10) 13 de outubro de 2017

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte Energia potencial e conservação de energia (lista 10) 13 de outubro de 2017 Física 1 - EMB5034 Prof. Diego Duarte Energia potencial e conservação de energia (lista 10) 13 de outubro de 2017 1. Num parque de diversões, um carrinho desce de uma altura h para dar a volta no loop

Leia mais