A Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia"

Transcrição

1 A Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia Aline Gabriel Tedesco 1 Daniel Angheben 2 A valorização da autonomia da vontade tem ganhado espaço no campo da bioética, principalmente no tocante à a autonomia individual, remodelando a relação médico paciente, onde o último deixa de ser submetido ao primeiro. Antes de adentrar na questão jurídica e filosófica acerca da eutanásia e, em conseqüência disso, a dignidade da morte, cabe distinguir três figuras nominativas, que tem significados semânticos, filosóficos e práticos bastante distintos. Trata-se de conceituar e contextualizar no campo prático e jurídico as diferentes ações: Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia. A palavra eutanásia é de origem grega e seu significado etimológico remete à boa morte. Ao longo da história da humanidade pode-se contextualizar a prática da eutanásia em três tipos 3 : A Eutanásia Ritualizada, onde a ritualização da morte, que é característica inerente ao ser humano, objetiva provocar uma morte menos sofrida e em paz, tornando o evento morte o mais tolerável possível. O mais célebre representante desse momento histórico foi o imperador César Augusto, no século II d. C, que sempre quando lhe reportavam que alguém havia falecido de morte natural e sem sofrimento atroz, rogava aos Deuses que também tivesse uma eutanásia. 4 Já a Eutanásia Medicalizada seria a eutanásia defendida por Platão, imposta pelo Estado às pessoas que não mereciam viver ou quando a dor e o 1 1 Acadêmica do Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul. 2 Médico do Trabalho formado pela FFFCMPA. 3 Desafios Éticos/ Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. 1ª Ed. Porto Alegre: Stampa, Pag17/18. 4 Disponível em:

2 sofrimento não mais justificavam a existência terrena. De modo simples, seria tentar observar o exato momento da morte, assim como que os médicos prestassem mais atenção no doente do que na doença de fato e que pudessem agir sem medo na administração das medicações que aliviassem o sofrimento do enfermo. Por fim, a Eutanásia Autônoma, baseada no direito do paciente dispor de sua própria vida é alicerçada nas questões atinentes à bioética e à autonomia da vontade. Esta não se confunde com a eutanásia voluntária, em que o médico, por sua conta e risco, leva a termo a vida do paciente, mas relaciona-se com o desejo (ou não) do moribundo de morrer em paz. Entendida como forma de abreviar o sofrimento humano e respeitar a dignidade da morte, entendida como etapa a vida, a Eutanásia, pode assim ser classificada 5 quanto ao tipo de ação, como eutanásia ativa que resulta no ato deliberado de provocar a morte sem sofrimento do paciente, por fins misericordiosos; eutanásia passiva ou indireta onde a morte do paciente ocorre, dentro de uma situação de terminalidade, ou porque não se inicia uma ação médica ou pela interrupção de uma medida extraordinária, com o objetivo de minorar o sofrimento e, a eutanásia de duplo efeito que se dá quando a morte é acelerada como uma consequência indireta das ações médicas que são executadas visando o alívio do sofrimento de um paciente terminal. Quanto ao consentimento do paciente destaca-se a eutanásia voluntária que ocorre quando a morte é provocada atendendo a uma vontade do paciente, podendo ser comparada a um suicídio assistido; a eutanásia involuntária que se dá quando a morte é provocada contra a vontade do paciente, situação essa que afronta todos os preceitos legais, éticos e morais e, por fim, a eutanásia não voluntária que opera quando a morte é provocada sem que o paciente tivesse manifestado sua posição em relação a ela. 2 5 Disponível em:

3 Discorrido acerca da perspectiva da Eutanásia, a Distanásia é entendida como o prolongamento artificial da vida. É inegável que o avanço tecnológico, bem como o aperfeiçoamento de técnicas de suporte vital tenham aumentado consideravelmente a sobrevida dos pacientes terminais. Maria Berenice Diniz 6 na sua obra O Estado Atual do Biodireito muito bem conceitua a distanásia, assim como problematiza as situações que a cercam. Nesse ínterim, Pela distanásia, também designada obstinação terapêutica,ou futilidade médica, tudo deve ser feito mesmo que cause sofrimento atroz ao paciente. Isso porque a distanásia é a morte lenta e com muito sofrimento. (pag. 373). Paira a questão no ar: até que ponto o médico ou os avanços da medicina estão aptos, sem infringir a dignidade do enfermo, de levar adiante um tratamento sem utilidade? Ou ainda, manter um enfermo artificialmente vivo de forma ad eternun é bom para quem? Parafraseando o que o Dr. Jairo Othero, médico intensivista descreve no texto Desafios Éticos A terminalidade humana em ambientes Intensivos 7, há um consenso geral que a medicina intensiva não deve prolongar um morrer sem sentido, ressaltando que a tecnologia é uma oportunidade e não uma obrigação. Assim, prolongar tratamentos em pacientes comprovadamente terminais nada mais se revela como um acúmulo desumano de sofrimento. É sabido que em determinadas situações a dor se torna inconsciente, ou seja, não há a dor física, neurológica, mas e a dor emocional? Nesses casos, o médico assume posição de enfrentamento à morte, considerada sua maior adversária, daí pode decorrer uma luta desenfreada pela manutenção da vida a qualquer preço, indiferente à vontade do doente e de seus familiares. 3 6 DINIZ, Maria Berenice. O ESTADO ATUAL DO BIODIREITO. 5 Ed. Ed. Saraiva, SP Desafios Éticos/ Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. 1ª Ed. Porto Alegre: Stampa, Pag22.

4 Nesse sentido, a fim de ponderar o extremo entre o termo da vida e o seu prolongamento indefinido, surge o conceito da ortotanásia, como maneira mais digna de se proceder à terminalidade. A etimologia do termo orto significa correto, reto, direito, justo, daí a definição de que a ortotanásia é a morte natural, normal. Num sentido figurado, ortotanásia significa ainda uma boa morte, supostamente sem sofrimento. O termo da vida significa morte natural em paciente que já está nesse processo. Na situação em que ocorre a ortotanásia, o doente já se encontra em processo natural de morte, e o médico contribui apenas para que esse estado se desenvolva em seu curso natural. O Código de Ética Médica 8, no seu Art. 41, veda ao médico que abrevie a vida do paciente em estado terminal, mas também impõe que este deva oferecer todos os cuidados paliativas disponíveis, sem prolongar de forma absurdamente cruel e indiscriminada a vida do paciente, através da adoção de ações diagnósticas ou condutas inúteis. Esse preceito ético foi acolhido em função da Resolução nº 1805/2006 do CFM 9, que nos seus artigos 1º e 2º regulamenta a prática da ortotanásia no Brasil, in verbis: (...)Na fase terminal de enfermidades graves e incuráveis é permitido ao médico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente, garantindo-lhe os cuidados necessários para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, na perspectiva de uma assistência integral, respeitada a vontade do paciente ou de seu representante legal. (...) 4 8 Resolução CFM nº 1931/09 Art. 41. Abreviar a vida do paciente, ainda que a pedido deste ou de seu representante legal. Parágrafo único. Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal. 9 Disponível em:

5 RESOLVE: Art. 1º É permitido ao médico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente em fase terminal, de enfermidade grave e incurável, respeitada a vontade da pessoa ou de seu representante legal. 1º O médico tem a obrigação de esclarecer ao doente ou a seu representante legal as modalidades terapêuticas adequadas para cada situação. 2º A decisão referida no caput deve ser fundamentada e registrada no prontuário. 3º É assegurado ao doente ou a seu representante legal o direito de solicitar uma segunda opinião médica. Art. 2º O doente continuará a receber todos os cuidados necessários para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, assegurada a assistência integral, o conforto físico, psíquico, social e espiritual, inclusive assegurando-lhe o direito da alta hospitalar. Nesse ínterim, cabe destacar alguns pontos importantes acerca da ortotanásia, que a diferencia, de forma substancial da eutanásia e também da distanásia. Em primeiro lugar é necessário explanar acerca do conceito de fase terminal de enfermidades graves e incuráveis. Entende-se como tal as patologias que não mais tem condições de serem curadas, nas quais, sendo realizadas intervenções terapêuticas, estas somente prolongariam o desconforto e o sofrimento do paciente. Assim as medidas paliativas seriam manter a analgesia para evitar o sofrimento causado pela dor, alimentação e hidratação, sem, contudo, administrar fármacos ou intervenções que prolonguem a sobrevida e o sofrimento. Outro ponto a ser salientado é que o procedimento só se dá com a anuência expressa da família ou representante legal, sendo facultada a oitiva de nova opinião médica e todo procedimento deve ser documentado via 5

6 prontuário médico. Dessa forma, descarta-se qualquer intervenção arbitrária, que desvirtue o caráter humanitário e atente contra a dignidade da pessoa humana. Assevera-se ainda que a possibilidade de alta hospitalar prevista no Art. 2º da resolução supra denota a preocupação com o bem estar do paciente e a possibilidade de uma morte digna, junto ao acolhimento da família e longe da frieza e do isolamento proporcionados pelo ambiente hospitalar. Destarte, a morte não é abreviada e nem o sofrimento prolongado deixando que a doença evolua naturalmente. 6

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA EUTANÁSIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA EUTANÁSIA EUTANÁSIA PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA 1 Eutanásia é a ação médica intencional de apressar ou provocar a morte com exclusiva finalidade benevolente de pessoa que se encontre em situação considerada irreversível

Leia mais

JORNADA SUL BRASILEIRA DE ANESTESIOLOGIA Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia PROF. MOACIR ARUS FAMED- UFRGS

JORNADA SUL BRASILEIRA DE ANESTESIOLOGIA Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia PROF. MOACIR ARUS FAMED- UFRGS 47ª JOSULBRA JORNADA SUL BRASILEIRA DE ANESTESIOLOGIA Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia PROF. MOACIR ARUS FAMED- UFRGS CANELA,28-30 de Abril de 2012. Rio Grande do Sul EUTANÁSIA ORTONÁSIA DISTANÁSIA

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016 Recursos de estudo na Área do Aluno Site SJT Educação Médica Aula À La Carte Simulados Presenciais e on-line Cursos Extras Antibioticoterapia Prático SJT Diagnóstico por imagem Eletrocardiografia Revisão

Leia mais

ORTOTANÁSIA: A AUTONOMIA DA VONTADE DO PACIENTE E A OBJEÇÃO DE CONSCIÊNCIA DO MÉDICO

ORTOTANÁSIA: A AUTONOMIA DA VONTADE DO PACIENTE E A OBJEÇÃO DE CONSCIÊNCIA DO MÉDICO ORTOTANÁSIA: A AUTONOMIA DA VONTADE DO PACIENTE E A OBJEÇÃO DE CONSCIÊNCIA DO MÉDICO Carlos Vital Tavares Correa Lima Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) O FUTURO UM MUNDO MELHOR AUTONOMIA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Testamento Vital. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Biodireito Aula n. 41

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Testamento Vital. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Biodireito Aula n. 41 Testamento Vital Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Biodireito Aula n. 41 Testamento Vital O paciente terminal pode determinar os limites do tratamento que aceita ser submetido,

Leia mais

14/6/2012. E formouo SenhorDeus o homemdo óda terra, e soprou-lhenasnarinaso ôlegoda vida (espírito); e o homem ornou-se alma vivente.

14/6/2012. E formouo SenhorDeus o homemdo óda terra, e soprou-lhenasnarinaso ôlegoda vida (espírito); e o homem ornou-se alma vivente. Ventilação Mecânica em Paciente Terminal QuandoaVentilação Mecânica é Obstinação Terapêutica Alexandre Pinto Cardoso Md Phd Professor Pneumologia Fac. Medicina UFRJ Diretor Divisão de Tiso-Pneumologia

Leia mais

Simpósio dos Comitês de Bioética do Estado de São Paulo. Suicídio assistido: estratégia para o final de vida?

Simpósio dos Comitês de Bioética do Estado de São Paulo. Suicídio assistido: estratégia para o final de vida? Simpósio dos Comitês de Bioética do Estado de São Paulo Suicídio assistido: estratégia para o final de vida? Terminalidade da Vida. Conceitos importantes: Eutanásia: boa morte. prática pela qual se abrevia

Leia mais

Professor Carlos Eduardo Foganholo

Professor Carlos Eduardo Foganholo Professor Carlos Eduardo Foganholo A bioética é a ética aplicada a vida e, abrange temas que vão desde uma simples relação interpessoal até fatores que interferem na sobrevivência do próprio planeta. O

Leia mais

A morte e o morrer. Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle

A morte e o morrer. Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle A morte e o morrer Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Conceitos de morte Morrer é o cessar irreversível: 1- da função de todos órgãos, tecidos e células; 2- do fluxo de todos os fluídos do corpo incluindo

Leia mais

EUTANASIA: O QUE É, E COMO PODE NOS INFLUENCIAR. Gabriel Alves Cardoso Vitor Hugo Dall Farra

EUTANASIA: O QUE É, E COMO PODE NOS INFLUENCIAR. Gabriel Alves Cardoso Vitor Hugo Dall Farra EUTANASIA: O QUE É, E COMO PODE NOS INFLUENCIAR Gabriel Alves Cardoso Gabriel.gac@live.com Vitor Hugo Dall Farra vitordldf@gmail.com Resumo: Neste trabalho tentaremos esclarecer o que é eutanásia, quais

Leia mais

Início e Fim da Vida Dilemas e Legislação Atual

Início e Fim da Vida Dilemas e Legislação Atual Início e Fim da Vida Dilemas e Legislação Atual Prof. Dr. Hermes de Freitas Barbosa Centro de Medicina Legal Departamento de Patologia e Medicina Legal Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade

Leia mais

Eutanásia Proposta de redação: Eutanásia Toda a vida é um preparatio mortis e é por isso que a última palavra e o último gesto são um direito que ninguém lhe pode roubar. (Maria de Fátima Freire de Sá)

Leia mais

Farmacêutico Paliativista. Silvia Coimbra 06 Dez 2014

Farmacêutico Paliativista. Silvia Coimbra 06 Dez 2014 Farmacêutico Paliativista Silvia Coimbra 06 Dez 2014 A vida curta dos nossos antepassados Não eram muitos os que passavam dos trinta. A velhice era privilégio das pedras e das árvores. A infância durava

Leia mais

Reflexões sobre o ato de Morrer Distanásia, Ortotanásia e Eutanásia

Reflexões sobre o ato de Morrer Distanásia, Ortotanásia e Eutanásia Reflexões sobre o ato de Morrer Distanásia, Ortotanásia e Eutanásia Armando José d Acampora, MD, PhD Professor de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da UNISUL Professor de Humanidades Médicas da

Leia mais

Falar de Eutanásia e Distanásia

Falar de Eutanásia e Distanásia Falar de Eutanásia e Distanásia Gabriela Mimoso Ética em cuidados intensivos neonatais e pediátricos UCINP - Funchal 5 a 6 Outubro 2012 O médico deve tentar a cura daqueles que podem ser curados, diminuir

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Fundamentais Direito à vida Profª. Liz Rodrigues - Legislação infraconstitucional: o Código Penal prevê excludentes de antijuridicidade (arts. 23 a 25), quando o ato não

Leia mais

Reumatologista Conselheiro do CREMESP Doutor em Bioética

Reumatologista Conselheiro do CREMESP Doutor em Bioética Aspectos bioéticos da terminalidade da vida José Marques Filho Reumatologista Conselheiro do CREMESP Doutor em Bioética Morte, você é valente, O seu poder é profundo, Quando eu cheguei neste mundo, Você

Leia mais

TESTAMENTO VITAL PROFA, DANIELA PEREZ AULA 25/11/ LEGALE

TESTAMENTO VITAL PROFA, DANIELA PEREZ AULA 25/11/ LEGALE TESTAMENTO VITAL PROFA, DANIELA PEREZ AULA 25/11/2017 - LEGALE TESTAMENTO VITAL OU DAV DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE Testamento vital, ou declaração de última vontade é uma declaração feita pela pessoa

Leia mais

CREMERS 26 de novembro, Fórum de Cuidados Paliativos

CREMERS 26 de novembro, Fórum de Cuidados Paliativos CREMERS 26 de novembro, 2010. Fórum de Cuidados Paliativos Aspectos jurídicos sobre a decisão de suspender o tratamento curativo Lívia Haygert Pithan Professora da Faculdade de Direito e Pesquisadora do

Leia mais

O Testamento Vital e seus aspectos jurídicos e gerontológicos

O Testamento Vital e seus aspectos jurídicos e gerontológicos 126 O Testamento Vital e seus aspectos jurídicos e gerontológicos Pérola Melissa Vianna Braga O Testamento Vital é um documento público, uma declaração de vontade, redigido por uma pessoa totalmente capaz,

Leia mais

TRABALHOS FORENSES I CASE STUDIES

TRABALHOS FORENSES I CASE STUDIES TRABALHOS FORENSES I CASE STUDIES CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO N. 1.805/2006 FEDERAL MEDICINE BOARD RESOLUTION N. 1.805/2006 (PUBLICADA NO DOU, 28 NOV. 2006, SEÇÃO I, P. 169) Na fase terminal

Leia mais

Terminalidade da vida & bioética. Jussara Loch - PUCRS

Terminalidade da vida & bioética. Jussara Loch - PUCRS Terminalidade da vida & bioética Jussara Loch - PUCRS Paciente terminal paciente cujas condições clínicas são irreversíveis, independentemente de serem tratadas ou não, e que apresenta alta probabilidade

Leia mais

MORTE, EUTANÁSIA, ORTOTANÁSIA E DISTANÁSIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

MORTE, EUTANÁSIA, ORTOTANÁSIA E DISTANÁSIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. MORTE, EUTANÁSIA, ORTOTANÁSIA E DISTANÁSIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. BARBOSA, Débora de Morais Barbosa 1 Diandra Karla Silva Damasceno 1 Francyelle Adriana da Silva Belo 1 Hadassa Oliveira Carmo 1 Juliana

Leia mais

Revista Bioética ISSN: Conselho Federal de Medicina Brasil

Revista Bioética ISSN: Conselho Federal de Medicina Brasil Revista Bioética ISSN: 1943-8042 bioetica@portalmedico.org.br Conselho Federal de Medicina Brasil Resolução CFM nº 1.805/06 Revista Bioética, vol. 13, núm. 2, 2005, pp. 127-132 Conselho Federal de Medicina

Leia mais

X Congreso Latinoiberoamericano de Derecho Médico TESTAMENTO VITAL

X Congreso Latinoiberoamericano de Derecho Médico TESTAMENTO VITAL X Congreso Latinoiberoamericano de Derecho Médico TESTAMENTO VITAL TESTAMENTO VITAL: Documento escrito no qual a pessoa manifesta sua vontade previamente, de forma livre e autônoma, acerca dos cuidados,

Leia mais

I CONGRESSO PAULISTA DE DIREITO MÉDICO DO CREMESP MAIO/2018 EUTANÁSIA E SUICÍDIO ASSISTIDO ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL

I CONGRESSO PAULISTA DE DIREITO MÉDICO DO CREMESP MAIO/2018 EUTANÁSIA E SUICÍDIO ASSISTIDO ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL I CONGRESSO PAULISTA DE DIREITO MÉDICO DO CREMESP MAIO/2018 EUTANÁSIA E SUICÍDIO ASSISTIDO ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL 1. 6 em casa 10 cidadãos não se preparam para a aposentadoria. 2. Sociedade

Leia mais

I Mostra de pesquisa em Direito Civil Constitucionalizado UNISC 2014

I Mostra de pesquisa em Direito Civil Constitucionalizado UNISC 2014 Caroline Anversa Antonello * Kimberly Farias Monteiro ** EUTANÁSIA: O CONFLITO ENTRE A AUTONOMIA DA VONTADE E A PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL À VIDA "Não estatize meus sentimentos. Para o seu governo, o meu

Leia mais

Aula 04. Parte Geral. I Pessoas (continuação)

Aula 04. Parte Geral. I Pessoas (continuação) Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 04 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 04 Parte Geral I Pessoas (continuação) 1. Pessoa Natural 1.3. Direitos da Personalidade

Leia mais

A EUTANÁSIA NO DIREITO BRASILEIRO

A EUTANÁSIA NO DIREITO BRASILEIRO A EUTANÁSIA NO DIREITO BRASILEIRO Caroline Consatti 1 ; Cláudia T. S. Cagliari 2 ; Eliana Tolfo Consatti 1 ; Francieli Cristiane Macedo 1 ; Gabriela D. Chiamolera 1 ; Simone Neckel 1 Palavras-Chave: Direito,

Leia mais

LEGALIZAR OU MANTER A CRIMINALIZAÇÃO? ABORTO NO MUNDO ABORTO NO BRASIL

LEGALIZAR OU MANTER A CRIMINALIZAÇÃO? ABORTO NO MUNDO ABORTO NO BRASIL ABORTO O QUE É? Do ponto de vista clínico, aborto é a interrupção prematura da gravidez, havendo a retirada do embrião ou feto do útero da mulher, podendo ser espontâneo (ocorrer por causas naturais) ou

Leia mais

FIXADOS CRITÉRIOS PARA MELHORAR FLUXO DE ATENDIMENTO MÉDICO EM UTIS

FIXADOS CRITÉRIOS PARA MELHORAR FLUXO DE ATENDIMENTO MÉDICO EM UTIS FIXADOS CRITÉRIOS PARA MELHORAR FLUXO DE ATENDIMENTO MÉDICO EM UTIS FIXED CRITERIA TO IMPROVE THE FLOW OF MEDICAL CARE IN INTENSIVE CARE UNITS *Conselho Federal de Medicina. CFM * Palavras-chave UTI, intensivistas,

Leia mais

Sobre a morte e o morrer. Profa. Dra. Marina Salvetti

Sobre a morte e o morrer. Profa. Dra. Marina Salvetti Sobre a morte e o morrer Profa. Dra. Marina Salvetti A morte e o morrer Evolução histórica Idade média Protagonistas do ritual Idade moderna Morte impessoal Atualmente Negação Má elaboração do luto A morte

Leia mais

O testamento vital no Brasil Realidade e prática notarial

O testamento vital no Brasil Realidade e prática notarial O testamento vital no Brasil Realidade e prática notarial Paulo Roberto Gaiger Ferreira I Simposio Notarial Mineiro Belo Horizonte, 2012 Morte Demência Ausência Ferramentas jurídicas Testamento Ausência

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE UM HÓSPICE MINEIRO: 14 ANOS SEM SUICÍDIOS OU PEDIDOS DE EUTANÁSIA. A RELEVÃNCIA DO CUIDADO, DA HUMANIZAÇÃO.

A EXPERIÊNCIA DE UM HÓSPICE MINEIRO: 14 ANOS SEM SUICÍDIOS OU PEDIDOS DE EUTANÁSIA. A RELEVÃNCIA DO CUIDADO, DA HUMANIZAÇÃO. A EXPERIÊNCIA DE UM HÓSPICE MINEIRO: 14 ANOS SEM SUICÍDIOS OU PEDIDOS DE EUTANÁSIA. A RELEVÃNCIA DO CUIDADO, DA HUMANIZAÇÃO. Mariel Nogueira da Gama Pinto Paturle Presidente da Sociedade de Tanatologia

Leia mais

Eutanásia: direito ou crime?

Eutanásia: direito ou crime? Eutanásia: direito ou crime? Marieke Vervoort https://www.youtube.com/watch?v=uayd2p1ante Tânato (em grego: Θάνατος, transl.: Thánato s, lit. "morte"), na mitologia grega, era a personificação da morte,

Leia mais

A Eutanásia em Portugal

A Eutanásia em Portugal [Escrever texto] [Escrever texto] [Escrever texto] 16-9-2010 A Eutanásia em Portugal [Escrever texto] Página 1 Índice Introdução... 3 A Eutanásia na nossa sociedade... 4 Primeiro estudo feito em Portugal

Leia mais

1ª Conferência Nacional dos Acadêmicos de Medicina- Brasília-DF. Dra. Martha Helena Pimentel Zappalá Borges

1ª Conferência Nacional dos Acadêmicos de Medicina- Brasília-DF. Dra. Martha Helena Pimentel Zappalá Borges 1ª Conferência Nacional dos Acadêmicos de Medicina- Brasília-DF Sessão: AINDA HÁ DÚVIDA/DIRETO AO PONTO: LIMITAÇÃO DE ESFORÇO TERAPÊUTICO Dra. Martha Helena Pimentel Zappalá Borges Presidente do Conselho

Leia mais

TESTAMENTO VITAL E A SUA VALIDADE NO BRASIL

TESTAMENTO VITAL E A SUA VALIDADE NO BRASIL TESTAMENTO VITAL E A SUA VALIDADE NO BRASIL O Direito, por pertencer as Ciências Humanas e Sociais, reflete diretamente no cotidiano e na vida das pessoas, haja vista que seu maior objetivo é organizar

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Testamento Vital

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Testamento Vital Testamento Vital O paciente terminal pode determinar os limites do tratamento que aceita ser submetido, ou seja, pode manifestar sua vontade nas decisões terapêuticas, dividindo a responsabilidade da escolha?

Leia mais

MÓDULO: CP 5 Deontologia e Princípios Éticos Formadores: Dra. Sandra Ferreira / Dr. Manuel Leite

MÓDULO: CP 5 Deontologia e Princípios Éticos Formadores: Dra. Sandra Ferreira / Dr. Manuel Leite ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS MÓDULO: CP 5 Deontologia e Princípios Éticos Formadores: Dra. Sandra Ferreira / Dr. Manuel Leite 21/07/2009 1 A EUTANÁSIA PRINCÍPIOS ÉTICOS Após leitura de dois textos

Leia mais

Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo ENP 0382 Enfermagem no Cuidado à Criança e Adolescente na Experiência de Doença Enfª Ms. Camila A. Borghi camila.borghi@usp.br HISTÓRIA... Década de 60, Inglaterra

Leia mais

Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo CREMESP rayer@usp.br

Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo CREMESP rayer@usp.br Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo CREMESP rayer@usp.br Podemos pensar em duas éticas: a ética do próprio indivíduo e a ética do outro. Das diferenças e semelhanças entre elas é que surgirá

Leia mais

Fundamento éticos das decisões de fim de vida. António Jácomo/2017

Fundamento éticos das decisões de fim de vida. António Jácomo/2017 Fundamento éticos das decisões de fim de vida António Jácomo/2017 ajacomo@porto.ucp.pt Uma provocação... O quê? Como? De que trata a Ética no final da vida humana? Trata de pensar e refletir sobre as ações

Leia mais

A assistência no processo de morrer: um imperativo ético. M. Patrão Neves. mpatraoneves.pt.

A assistência no processo de morrer: um imperativo ético. M. Patrão Neves. mpatraoneves.pt. A assistência no processo de morrer: um imperativo ético M. Patrão Neves mpatraoneves.pt A assistência no processo de morrer: I. Acerca da morte: a concepção da morte e o processo através do qual ela se

Leia mais

DECLARAÇÃO ANTECIPADA DE VONTADE - DAV

DECLARAÇÃO ANTECIPADA DE VONTADE - DAV Também chamado de testamento vital (testamento para atos em vida) Não é negócio jurídico unilateral causa mortis Todos os cartórios de notas podem lavrar as diretivas antecipadas de vontade, inclusive

Leia mais

DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES

DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES DIREITOS 1. O paciente tem direito a atendimento digno, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde, sem preconceito de raça, credo, cor, idade,

Leia mais

MORRER COM DIGNIDADE

MORRER COM DIGNIDADE ENCONTRO DE BIOÉTICA DO PARANÁ Bioética início da vida em foco. 1, 2009, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: Champagnat, 2009. Disponível em: http://www.pucpr.br/congressobioetica2009/ MORRER COM

Leia mais

1. Contexto ético. Dignidade humana

1. Contexto ético. Dignidade humana 1. Contexto ético Dignidade humana A partir da ideia de autonomia, A partir da condição da filiação divina, A partir do direito, A partir da sua liberdade. Pergunta: os princípios de não maleficência e

Leia mais

DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE- DA GARANTIA DA VONTADE PERTINENTE A SITUAÇÕES EXISTENCIAS E DE SAÚDE

DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE- DA GARANTIA DA VONTADE PERTINENTE A SITUAÇÕES EXISTENCIAS E DE SAÚDE 1 DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE- DA GARANTIA DA VONTADE PERTINENTE A SITUAÇÕES EXISTENCIAS E DE SAÚDE Silvana Augusta de Paula 1 RESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar os aspectos das Diretivas

Leia mais

DIREITO À MORTE DIGNA DO BRASIL

DIREITO À MORTE DIGNA DO BRASIL RESUMO: DIREITO À MORTE DIGNA DO BRASIL Luna Carla Sá SZLACHTA 1 Ariane Fernandes de OLIVEIRA 2 O presente artigo tem por objetivo abordar a efetivação do direito quando se trata do bem jurídico vida.

Leia mais

ÍNDICE. Conclusão. 8 Reflexão... 9 Bibliografia.. 10

ÍNDICE. Conclusão. 8 Reflexão... 9 Bibliografia.. 10 ÍNDICE Índice. 1 Enquadramento dos Cuidados Paliativos... 2 Definição de Cuidados Paliativos na área Psicossocial 2 Programa Nacional de Cuidados Paliativos 3 As três componentes essenciais dos Cuidados

Leia mais

Simpósio de Direito Médico módulo I Ribeirão Preto, 30/03/2017. Marco Tadeu Moreira de Moraes Médico Reumatologista Conselheiro do CREMESP

Simpósio de Direito Médico módulo I Ribeirão Preto, 30/03/2017. Marco Tadeu Moreira de Moraes Médico Reumatologista Conselheiro do CREMESP Simpósio de Direito Médico módulo I Ribeirão Preto, 30/03/2017 Marco Tadeu Moreira de Moraes Médico Reumatologista Conselheiro do CREMESP Criança visão histórica Mundo Grego-romano: Esparta educação guerreira

Leia mais

Diretivas antecipadas: meio garantidor da morte digna

Diretivas antecipadas: meio garantidor da morte digna Diretivas antecipadas: meio garantidor da morte digna Autore: Tiago Vieira Bomtempo In: Diritto straniero SUMÁRIO: 1- Origem e conceito de diretivas antecipadas; 2- Relação médico-paciente e diretivas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 231, DE

PROJETO DE LEI Nº 231, DE PROJETO DE LEI Nº 231, DE 2018 Dispõe sobre o consentimento informado e instruções prévias de vontade sobre tratamento de enfermidade em fase terminal de vida. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO

Leia mais

JOVEM 15 ANOS (PACIENTE) doloroso

JOVEM 15 ANOS (PACIENTE) doloroso PAIS MÉDICO JOVEM 15 ANOS (PACIENTE) Tratamento longo e doloroso recusa CONFLITO DE VONTADES PAIS (aceitam) FILHO (recusa) MÉDICO SOLUÇÃO? BEM-ESTAR DO MENOR FILHO (15 anos) = absolutamente incapaz (art.

Leia mais

EUTANÁSIA: MORRER COM DIGNIDADE

EUTANÁSIA: MORRER COM DIGNIDADE EUTANÁSIA: MORRER COM DIGNIDADE Jéssica Amaral 1 ; Vinicius de Almeida Gonçalves 2 Resumo Um dos temas mais polêmicos da atualidade é a Eutanásia. Legalizada em alguns países e proibida na maioria, a escolha

Leia mais

ÍNDICE. Introdução Código Ético CUF

ÍNDICE. Introdução Código Ético CUF CÓDIGO DE ÉTICA ÍNDICE Introdução Código Ético CUF 3 5 Valor Respeito absoluto pela vida humana Dignidade da pessoa Autonomia das decisões pessoais Responsabilidade individual e de grupo 6 8 9 10 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

AUTOR(ES): FERNANDA LOHRANNY HASTENREITER FERNANDES, LAIS FERRAZ DA SILVA

AUTOR(ES): FERNANDA LOHRANNY HASTENREITER FERNANDES, LAIS FERRAZ DA SILVA TÍTULO: TESTAMENTO VITAL E O DIREITO DE ESCOLHA: REFLEXOS NOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Direito INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE BARRETOS - FB AUTOR(ES):

Leia mais

DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADES: ESTAMOS PREPARADOS? Elcio Luiz Bonamigo Câmara Técnica de Bioética do CFM

DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADES: ESTAMOS PREPARADOS? Elcio Luiz Bonamigo Câmara Técnica de Bioética do CFM DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADES: ESTAMOS PREPARADOS? Elcio Luiz Bonamigo Câmara Técnica de Bioética do CFM Situação das Diretivas Antecipadas de Vontade no Brasil Normatização infra-legal Designação

Leia mais

BIODIREITO PROF. JOSEVAL MARTINS

BIODIREITO PROF. JOSEVAL MARTINS BIODIREITO PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA 1 1. Conceito de biodireito O biodireito é um novo ramo do estudo jurídico, resultado do encontro entre a bioética e o biodireito. 2 É o ramo do Direito Público que

Leia mais

TPI EUTANÁSIA E SUICÍDIO ASSISTIDO EXÉRCITO DE SALVAÇÃO TOMADA DE POSIÇÃO INTERNACIONAL

TPI EUTANÁSIA E SUICÍDIO ASSISTIDO EXÉRCITO DE SALVAÇÃO TOMADA DE POSIÇÃO INTERNACIONAL TPI EXÉRCITO DE SALVAÇÃO TOMADA DE POSIÇÃO INTERNACIONAL EUTANÁSIA E SUICÍDIO ASSISTIDO TPI TOMADA DE POSIÇÃO O Exército de Salvação acredita firmemente que todas as pessoas merecem compaixão e cuidado

Leia mais

ALGUMAS SITUAÇÕES DE TERMINALIDADE DA VIDA À LUZ DO DIREITO À MORTE DIGNA 1

ALGUMAS SITUAÇÕES DE TERMINALIDADE DA VIDA À LUZ DO DIREITO À MORTE DIGNA 1 ALGUMAS SITUAÇÕES DE TERMINALIDADE DA VIDA À LUZ DO DIREITO À MORTE DIGNA 1 Ianaina Santos Lemos Rechmann 2 Itanaina Lemos Rechmann 3 Lorena Rosário Martins 4 RESUMO: A morte é encarada de forma diversa

Leia mais

DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE

DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE MARINA DE NEIVA BORBA marinaborba.bio@gmail.com marinaborba.com Sarandi PR APRESENTAÇÃO 1 As Diretivas Antecipadas de Vontade 1.1 Origem do Testamento Vital 1.2 As Diretivas

Leia mais

CUIDADOS PALIATIVOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

CUIDADOS PALIATIVOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA CUIDADOS PALIATIVOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Tássia de Lourdes de Vasconcelos Rodrigues 1 ; Marillya Pereira Marques Diniz 2 ; Amanda Gonçalves Lopes Coura 3 ; Josivan Soares Alves Júnior 4 ; Mayra

Leia mais

IDOSOS NO BRASIL: ESTADO DA ARTE E DESAFIOS

IDOSOS NO BRASIL: ESTADO DA ARTE E DESAFIOS IDOSOS NO BRASIL: ESTADO DA ARTE E DESAFIOS Maria Goretti Maciel Asclépio ditou as regras No que respeita às pessoas cronicamente enfraquecidas por males internos não se dedica a prolongar eamrgar sua

Leia mais

TÍTULO: A MORTE ASSISTIDA SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DO DIREITO EM BELO HORIZONTE

TÍTULO: A MORTE ASSISTIDA SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DO DIREITO EM BELO HORIZONTE TÍTULO: A MORTE ASSISTIDA SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DO DIREITO EM BELO HORIZONTE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Legalizar o Testamento Vital é uma conquista civilizacional. Porquê, porque plasma no subconsciente dos Portugueses o referencial ético nuclear das

Legalizar o Testamento Vital é uma conquista civilizacional. Porquê, porque plasma no subconsciente dos Portugueses o referencial ético nuclear das TESTAMENTO VITAL TESTAMENTO VITAL Legalizar o é uma conquista civilizacional. Porquê, porque plasma no subconsciente dos Portugueses o referencial ético nuclear das sociedades plurais que é a possibilidade

Leia mais

Frente ao ordenamento Jurídico Brasileiro possibilidade ou impossibilidade.

Frente ao ordenamento Jurídico Brasileiro possibilidade ou impossibilidade. Testamento Vital Frente ao ordenamento Jurídico Brasileiro possibilidade ou impossibilidade. Resumo: Este artigo trata da possibilidade ou impossibilidade do Testamento Vital frente ao ordenamento Jurídico

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 04/13 (Aprovado em Sessão Plenária de 10/01/2013)

PARECER CREMEB Nº 04/13 (Aprovado em Sessão Plenária de 10/01/2013) PARECER CREMEB Nº 04/13 (Aprovado em Sessão Plenária de 10/01/2013) EXPEDIENTE CONSULTA nº. 007.840/2012 ASSUNTO: 1. Critérios para uso do prontuário eletrônico. 2. Necessidade de autorização do responsável

Leia mais

Cuidados Paliativos e Decisões no Paciente Oncológico Terminal

Cuidados Paliativos e Decisões no Paciente Oncológico Terminal Cuidados Paliativos e Decisões no Paciente Oncológico Terminal Curso de atualização 2013 Ilka Lopes Santoro Disciplina de Pneumologia Unifesp - EPM Objetivos Definições e Princípios Ações Controle da dor

Leia mais

CIÊNCIA HUMANAS E SOCIAIS

CIÊNCIA HUMANAS E SOCIAIS CIÊNCIA HUMANAS E SOCIAIS BIOÉTICA Professor Esp. André Luís Souza Stella Enfermagem 10º semestre https://www.profandreluis.net MORAL São valores não questionados; Pode ser definido como um conjunto de

Leia mais

A EUTANÁSIA INTRODUÇÃO

A EUTANÁSIA INTRODUÇÃO A EUTANÁSIA INTRODUÇÃO 1. Este tema da Eutanásia, até agora praticamente considerado como tabu para a sociedade portuguesa, assumiu, recentemente, um enorme interesse cívico, mercê da sua inclusão na agenda

Leia mais

E falhou por motivos que Rui. Nunes aceita. A proposta do PS era substancialmente diferente da que fora apresentada em 2007

E falhou por motivos que Rui. Nunes aceita. A proposta do PS era substancialmente diferente da que fora apresentada em 2007 Testamento vital foi ontem apresentado no Porto e permite que os doentes recusem ser tratados para não prolongarem o sofrimento devido à doença Recusa de tratamento para adiar morte avança Associação Portuguesa

Leia mais

A Distanásia e os Limites da Intervenção Médica

A Distanásia e os Limites da Intervenção Médica A Distanásia e os Limites da Intervenção Médica Andressa de Oliveira Santos 1 Carine Silva Diniz 2 Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Resumo O presente trabalho traz a reflexão sobre a distanásia,

Leia mais

DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE

DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE Luciana Dadalto Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Mestre em Direito Privado pela PUCMinas. Sócia da Dadalto & Carvalho Sociedade de Advogados

Leia mais

Índice. Introdução. Código Ético saúdecuf

Índice. Introdução. Código Ético saúdecuf Código de Ética Índice 1 2 5 Introdução Código Ético saúdecuf 7 11 13 15 Valores Respeito absoluto pela vida humana Dignidade da pessoa Autonomia das decisões pessoais Responsabilidade individual e de

Leia mais

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva.

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. Milena Cruz Dos Santos 1, Naara Lima De Moura ², Danyllo Lucas De Lima Rodrigues³ Carlos Henrique Oliveira De Feitas 4 1. Universidade

Leia mais

DIGNIDADE HUMANA COMO BASE DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A EUTANÁSIA

DIGNIDADE HUMANA COMO BASE DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A EUTANÁSIA DIGNIDADE HUMANA COMO BASE DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A EUTANÁSIA Manolo ALBUQUERQUE 1 RESUMO: Uma das maiores controvérsias engendrada com os avanços científicos é a legitimidade

Leia mais

L G E ISL S A L ÇÃO O ES E P S EC E IAL 4ª ª-

L G E ISL S A L ÇÃO O ES E P S EC E IAL 4ª ª- DIREITO PENAL III LEGISLAÇÃO ESPECIAL 4ª - Parte Direito penal Iv 2 Prof. Rubens Correia Jr. HOMICÍDIO PRIVILEGIADO Na verdade é um caso de diminuição de pena: Redução de 1/6 a 1/3 Relevante valor social:

Leia mais

ATÉ QUE PONTO VALE MANTER A VIDA: O DEBATE BIOÉTICO SOBRE A BOA MORTE

ATÉ QUE PONTO VALE MANTER A VIDA: O DEBATE BIOÉTICO SOBRE A BOA MORTE ATÉ QUE PONTO VALE MANTER A VIDA: O DEBATE BIOÉTICO SOBRE A BOA MORTE Bernardo Sollar Godoi 1, Guilherme Saporetti Filho 2, Amélia Carla Sobrinho Bifano 3, Nelimar Ribeiro de Castro 4 Resumo: Este trabalho

Leia mais

Princípios Responsabilidade Ética e Legal do Profissional da Enfermagem Ética e Legislação

Princípios Responsabilidade Ética e Legal do Profissional da Enfermagem Ética e Legislação Princípios Responsabilidade Ética e Legal do Profissional da Enfermagem Ética e Legislação 1 Conceitua-se responsabilidade como responder pelos seus atos e/ou de outras pessoas envolvidas na realização

Leia mais

V CONGRESSO NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS Lisboa, 2010 Paula Carneiro. 1. Desejo e o condicionalismo existencial

V CONGRESSO NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS Lisboa, 2010 Paula Carneiro. 1. Desejo e o condicionalismo existencial O DESEJO DE MORRER SERÁ O MESMO QUE EUTANÁSIA? V CONGRESSO NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS Lisboa, 2010 Paula Carneiro Índice 1. Desejo e o condicionalismo existencial 2. Eutanásia: uma escolha ou uma

Leia mais

Informativo 12/2016 RESOLUÇÃO CFM Nº 2.156/2016 CFM DEFINE CRITÉRIOS PARA MELHORAR FLUXO DE ATENDIMENTO MÉDICO EM UTIS

Informativo 12/2016 RESOLUÇÃO CFM Nº 2.156/2016 CFM DEFINE CRITÉRIOS PARA MELHORAR FLUXO DE ATENDIMENTO MÉDICO EM UTIS Somos um Escritório de Advocacia especializado na área empresarial, atuando com expertise em consultoria, assessoria em rotinas médicas e hospitalares, bem como na defesa em contencioso administrativo

Leia mais

CURSO DIREITO E MEDICINA Ano 2 São Paulo

CURSO DIREITO E MEDICINA Ano 2 São Paulo CURSO DIREITO E MEDICINA Ano 2 São Paulo 05/07 Módulo 1 - Julho 9:00-9:30 Conferência Inaugural: DIREITO e MEDICINA 9:00-10:50 Alguns conceitos fundamentais nessa discussão Conceitos de Medicina, Saúde,

Leia mais

Natália Lima Alves 1, Maria Lourdes Casagrande²

Natália Lima Alves 1, Maria Lourdes Casagrande² ASPECTOS ÉTICOS, LEGAIS E SUAS INTERFACES SOBRE O MORRER Natália Lima Alves 1, Maria Lourdes Casagrande² O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre bioética no final da vida. É um tema

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DIREITO DA FEPODI

SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DIREITO DA FEPODI SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DIREITO DA FEPODI S472 Seminário Nacional de Formação de Pesquisadores e Iniciação Científica em Direito da FEPODI [Recurso eletrônico

Leia mais

Conferência Inaugural: DIREITO e MEDICINA - Prof. Dr. André Dias Pereira - U. Coimbra. Responsabilidade Civil do Médico e Equipes

Conferência Inaugural: DIREITO e MEDICINA - Prof. Dr. André Dias Pereira - U. Coimbra. Responsabilidade Civil do Médico e Equipes PROGRAMA REALIZAÇÃO 05/07 09:00-09:30 09:30-10:50 10:50-11:10 11:10-13:00 14:00-15:50 15:50-16:10 16:10-18:00 06/07 09:00-10:50 10:50-11:10 11:10-13:00 Conferência Inaugural: DIREITO e MEDICINA Alguns

Leia mais

LIÇÃO 5 ÉTICA CRISTÃ, PENA DE MORTE E EUTANÁSIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 ÉTICA CRISTÃ, PENA DE MORTE E EUTANÁSIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 ÉTICA CRISTÃ, PENA DE MORTE E EUTANÁSIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A PENA DE MORTE E A EUTANÁSIA A pena de morte e a eutanásia são temas na atualidade carregados de uma grande

Leia mais

...equilíbrio nas condições sociais e ambientais...

...equilíbrio nas condições sociais e ambientais... Cuidados Paliativos Definição... CUIDADOS PALIATIVOS consist em na atenção ativa, global e integral dos pacient es e suas famílias, que padecem de uma enferm idade avançada, progressiva e incurável, e

Leia mais

Avaliação e Monitorização do Paciente em Cuidados Paliativos

Avaliação e Monitorização do Paciente em Cuidados Paliativos Definição Esta política descreve as ações a serem realizadas para a identificação, avaliação e cuidados de pessoas portadoras de doenças que ameacem a continuidade da vida. Os cuidados paliativos definem-se

Leia mais

TÍTULO: EUTANÁSIA COMO EXPRESSÃO DA BIOÉTICA: PRIVILÉGIO À MORTE OU SUICÍDIO? INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: EUTANÁSIA COMO EXPRESSÃO DA BIOÉTICA: PRIVILÉGIO À MORTE OU SUICÍDIO? INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: EUTANÁSIA COMO EXPRESSÃO DA BIOÉTICA: PRIVILÉGIO À MORTE OU SUICÍDIO? CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES

Leia mais

AUTONOMIA E DIGNIDADE ANTE A MORTE

AUTONOMIA E DIGNIDADE ANTE A MORTE AUTONOMIA E DIGNIDADE ANTE A MORTE Stephanie Karoline Maioli ISOGAI Taiane da Rosa MENDES 1 RESUMO: O presente trabalho aborda a questão da relativização do direito à vida, por meio de uma análise da Constituição

Leia mais

A dimensão ética do tratamento

A dimensão ética do tratamento SOCIEDADE PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA A dimensão ética do tratamento filipe almeida ÉTICA: Reflexão Agir humano Agir humano: eu) Comigo mesmo (eu tu) Com os outros (tu universo) Com a biosfera (universo

Leia mais

Direitos e responsabilidades dos pacientes, familiares e acompanhantes

Direitos e responsabilidades dos pacientes, familiares e acompanhantes Direitos e responsabilidades dos pacientes, familiares e acompanhantes Responsabilidades dos pacientes, familiares e acompanhantes O paciente tem o dever de zelar pelo seu estado de saúde. Isto significa

Leia mais

PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ACERCA DOS DILEMAS ÉTICOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE

PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ACERCA DOS DILEMAS ÉTICOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ACERCA DOS DILEMAS ÉTICOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE Adila Carvalho de Melo 1 ; Antônia Das Dôres Batista Costa 1 ; Rafaela Maria Barros de França 1 ; Liene Ribeiro

Leia mais

DILEMAS DE VIDA E DE MORTE: UM ESTUDO SOCIOJURÍDICO SOBRE A ORTOTANÁSIA

DILEMAS DE VIDA E DE MORTE: UM ESTUDO SOCIOJURÍDICO SOBRE A ORTOTANÁSIA DILEMAS DE VIDA E DE MORTE: UM ESTUDO SOCIOJURÍDICO SOBRE A ORTOTANÁSIA Dissertação apresentada à Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Direito. Introdução

Leia mais

DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES

DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES Dia Internacional dos Cuidados Paliativos 9 de Outubro de 2010 Exposição promovida pela Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Nossa Senhora do Rosário Centro Hospitalar

Leia mais

ÉTICA MÉDICA / BIOÉTICA

ÉTICA MÉDICA / BIOÉTICA ÉTICA MÉDICA / BIOÉTICA Ética Médica/Bioética Ética estabelece um conjunto de regras de conduta e de postura a serem observadas para que o convívio em sociedade se dê de forma ordenada e justa. Deontologia

Leia mais