FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO INTERNACIONAL E COMPARADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO INTERNACIONAL E COMPARADO"

Transcrição

1 FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO INTERNACIONAL E COMPARADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROLAM/USP ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS DE INTEGRAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, ÁFRICA E ÁSIA DIN Pós-Graduação 2012/2 RESPONSÁVEL: PROFESSOR ASSOCIADO UMBERTO CELLI JUNIOR ASSISTENTE: DR. MARCUS MAURER DE SALLES PROGRAMA PARTE I. TEORIA GERAL DA INTEGRAÇÃO REGIONAL 1. INTEGRAÇÃO ECONÔMICA REGIONAL 1.1. A integração enquanto fenômeno complexo e dinâmico com diversas facetas Teorias econômicas sobre integração regional Tipos, esquemas ou categorias de integração Organizações Regionais de Integração e Cooperação Econômica Integração, comércio e desenvolvimento As mudanças de paradigmas da integração regional. 2. O DIREITO DA INTEGRAÇÃO REGIONAL NA OMC 2.1. O multilateralismo e o regionalismo na OMC O artigo XXIV, GATT A Cláusula de Habilitação O artigo V, GATS Nova tipologia: Acordos Regionais e Acordos Preferenciais de Comércio. 3. A INTEGRAÇÃO REGIONAL NO SÉCULO XXI 3.1. A proliferação de Acordos Regionais Causas e conseqüências da proliferação dos Acordos Regionais A multilateralização do regionalismo Os novos temas e os desafios do regionalismo do século XXI.

2 PARTE II. AS ORGANIZAÇÕES DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA 4. A ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INTEGRAÇÃO (ALADI) 4.1. A Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) Estrutura jurídica e institucional da ALADI O novo regionalismo dos anos 90 da ALADI A convergência Mercosul-CAN no âmbito da ALADI Iniciativas e desafios da ALADI no século XXI. 5. A COMUNIDADE ANDINA DE NAÇÕES (CAN) 5.1. O Pacto Andino dos anos Os objetivos e a as práticas desenvolvimentistas do Pacto Andino A Comunidade Andina dos anos 90: influências do neoliberalismo A estrutura institucional do Sistema Andino de Integração Novidades e desafios da Comunidade Andina no século XXI O Acordo de Integração Profunda As negociações internacionais da Comunidade Andina. 6. O MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL) - Hacia dentro 6.1. A criação do Mercosul nos anos Enquadramento do Mercosul vis-à-vis à ALADI e ao sistema GATT/OMC Evolução da estrutura institucional do Mercosul e mecanismos de liberalização do comércio Estágio atual da União Aduaneira 6.5. O sistema de solução de controvérsias. Laudos arbitrais e Casos. O projeto de Corte de Justiça no Mercosul O Relançamento do Mercosul nos anos Novo desenvolvimentismo no Mercosul: assimetrias e dimensão social A suspensão do Paraguai e o ingresso da Venezuela. 7. O MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL) - Hacia fuera 7.1. A relação com os países associados Mercosul e a Comunidade Andina de Nações (CAN) As negociações Mercosul-União Europeia Mercosul e as negociações na OMC Mercosul no contexto dos Acordos Sul/Sul. 7.6.Os recentes acordos do Mercosul. 8. A UNIÃO SUL-AMERICANA DE NAÇÕES (UNASUL) 8.1. O regionalismo desenvolvimentista da América do Sul no século XXI Natureza, objetivos e estrutura da UNASUL A IIRSA.

3 8.4. O Banco do Sul O Conselho de Defesa Iniciativas recentes no âmbito da UNASUL. PARTE III. AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA AMÉRICA LATINA 9. AMÉRICA DO NORTE 9.1. Breve histórico da relação entre os EUA e América Latina NAFTA: objetivos e estrutura institucional e jurídica Principais características enquanto modelo de Free Trade Area As negociações da ALCA: histórico, impasses e fracasso Os acordos bilaterais dos EUA com a América Latina. 10. ÁFRICA E ORIENTE MÉDIO Principais iniciativas de integração na África.: (i) Organização da Unidade Africana; (ii) Comunidade Econômica Africana; (iii) Banco Africano de Desenvolvimento; (iv) ) Organizações da África do Norte: MAGREB; (v) Organizações da África Ocidental; (vi) Organizações da África Central; (vii) Organizações da África Oriental e Austral; Principais iniciativas de integração no Oriente Médio: (i) Liga dos Estados Árabes; (ii) Organização da Conferência Islâmica As relações da América Latina com África e Oriente Médio As negociações da América Latina com a África e o Oriente Médio. 11. ÁSIA E A OCEANIA Principais iniciativas de integração na Ásia: (i) Associação das Nações do Sudeste Asiático; (ii) Organização de Cooperação Econômica Ásia- Pacífico; (iii) Organização de Segurança e Assistência entre Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos; (iv) Comissão do Pacífico Sul e Foro do Pacífico Sul A posição geoestratégica da China O efeito China sobre a América Latina As negociações comerciais entre a Ásia e a América Latina As negociações do Transpacific Partnership Agreement.

4 OBJETIVOS E METODOLOGIA Parte I (pontos 1 a 3): debates teóricos e conceituais de abertura do curso - apresentar teorias e conceitos a fim de nivelar a turma para o curso; - leitura dirigida de textos; aulas socráticas; debate relacionando textos e aulas; - relacionar curso com experiências e temas de pesquisa dos alunos. Parte II (pontos 4 a 8): debates temáticos sobre América Latina - aprofundar conhecimento sobre as diversas iniciativas regionais de integração; - compreender a relação entre os processos de integração regional e sub-regional; - avaliar oportunidades para os processos de integração latino-americanos; - relacionar com questões relevantes para os temas de pesquisa dos alunos. Parte III (pontos 9 a 11): debates temáticos sobre demais processos de integração - estudo comparativo com a integração latino-americana; - estudo multicultural de outras experiências integracionistas; - identificar pontos convergentes e divergentes com a América Latina; - relacionar com questões relevantes para os temas de pesquisa dos alunos. MÉTODOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO O curso será desenvolvido com base no método socrático, isto é, privilegiará as reflexões do grupo, em vez de apresentações expositivas. A participação ativa e crítica de todos os alunos será sempre estimulada e condicionada ao domínio dos textos obrigatórios e leituras complementares. Será solicitado aos alunos que apresentem e comentem resumidamente alguns textos, a fim de estimular os debates e conduzir as reflexões do grupo em aula. Ao final, os alunos deverão entregar um artigo acerca de um dos temas discutidos do curso. Os artigos deverão seguir os critérios do periódico Cadernos Prolam, disponível em O sistema de avaliação está distribuído da seguinte forma: - Apresentação e participação nos debates dos textos: 2,0 pontos - Apresentação e participação dos seminários: 2,0 pontos - Artigo final: 6,0 pontos

5 CALENDÁRIO 1. 16/08 Apresentação do curso e considerações iniciais 2. 23/08 Ponto /08 Ponto /09 Ponto /09 Ponto /09 Ponto /10 Ponto /10 Ponto /10 Ponto /10 Ponto /11 Ponto /11 Ponto /11 Encerramento do curso e conclusões finais /11 Entrega do artigo final BIBLIOGRAFIA 1. INTEGRAÇÃO ECONÔMICA REGIONAL BRAGA, Marcio Bobik. Raul Prebisch e o Livre Comércio: as origens do pensamento econômico estruturalista, in Cadernos PROLAM/USP, Ano 7 Vol. 2, 2008, p. 76/99. BRAGA, Marcio Bobik; PAIVA, Donizete. Integração Econômica Regional e Desenvolvimento Econômico: Reflexões Sobre a Experiência Latino-Americana, in Revista de Desenvolvimento Econômico, v. 16, 2007, pp. 61/71. CELLI JUNIOR, Umberto; TUSSIE, Diana; PEIXOTO, Juliana; SALLES, Marcus. Mercosur in the South-South Agreements: in the middle of two models of regionalism. Genebra: Unctad Virtual Institute, 2010 (Cap. 1). CELLI JUNIOR, Umberto. Teoria Geral da Integração: em busca de um modelo alternativo, in MERCADANTE, Araminta de Azevedo; CELLI JUNIOR, Umberto; ARAÚJO, Leandro Rocha de, org.. Blocos Econômicos e Integração na América Latina, África e Ásia. Curitiba: Juruá, MONTGOMERY, Neil. Organizações Internacionais como Sujeitos de Direito Internacional, in MERCADANTE, Araminta de Azevedo; CELLI JUNIOR, Umberto; ARAÚJO, Leandro Rocha de, org.. Blocos Econômicos e Integração na América Latina, África e Ásia. Curitiba: Juruá, 2006.

6 NEGRO, Sandra C. Caracterización y Clasificación de los Esquemas de Integración, in NEGRO, Sandra C, org., Derecho de la Integración (Manual). Buenos Aires: Euros Editores S.R.L, 2010 (cap. III, pp. 33/49). AMARAL JUNIOR, Alberto do. Curso de Direito Internacional Público, 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2012 (cap. 4 e 15.1). BALDWIN, R. A Domino Theory of Regionalism, Working Paper No 4465, NBER Working Paper Series, Setembro, Disponível em CREMONA, M. Regional Integration and the Rule of Law: Some Issues and Options, in DEVLIN R.; ESTEVADEORDAL, A., org., Bridges for Development: Policies and Institutions for Trade and Integration. Washington DC: IADB and Brookings Institution. Disponível em FARIA, Werter, org. Estudos sobre a Integração. Porto Alegre: Livraria do Advogado, MELLO, Celso D. de Albuquerque. Direito Internacional da Integração. Rio de Janeiro: Renovar, OCAMPO, Raúl Granillo. Direito Internacional Público da Integração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, cap. I. UNCTAD. Virtual Institute Teaching Material on Regional Trade Agreements. UNCTAD: Nova York e Genebra, 2010 (Módulo 1, Why study regional trade arrangements?, pp. 1/17; Módulo 2, Economic Theory and Regional Trade Integration, pp.19/43). VIEIRA, José Luiz Conrado. A Integração Econômica Internacional na era da Globalização: aspectos jurídicos, econômicos e políticos sob os prismas conceitual e crítico. São Paulo: Letras & Letras, 2004 (Cap. IV e V). ZALDUENDO, Susana Czar de. Integración: nociones generales, Integración Económica e Integración Regional, in NEGRO, Sandra C, org., Derecho de la Integración (Manual). Buenos Aires: Euros Editores S.R.L, 2010 (cap. I, pp. 3/22). 2. O DIREITO DA INTEGRAÇÃO REGIONAL NA OMC CELLI JUNIOR, Umberto; TUSSIE, Diana; PEIXOTO, Juliana; SALLES, Marcus. Mercosur in the South-South Agreements: in the middle of two models of regionalism. Genebra: Unctad Virtual Institute, 2010 (Cap. 2). HORN, Henrik; MAVROIDIS, Petros C; SAPIR, André. Beyond the WTO? An anatomy of the EU and US Preferential Trade Agreements, in Bruegel Blueprint Series, Vol. VII. Bruxelas: Bruegel, 2008, pp. 3/28.

7 THORSTENSEN, Vera. Os Acordos Regionais e as Regras da OMC, in AMARAL JUNIOR, Alberto, OMC e o Comércio Internacional, São Paulo: Aduaneiras, 2002, pp. 161/204. ESTEVADEORDAL, Antoni; SUOMINEN, Kati; TEH, Robert, org. Regional Rules in the Global Trading System. Nova York: Cambridge University Press, LAFER, Celso. A OMC face à globalização e à regionalização, in Política Externa, vol. 6, No. 2. São Paulo: Paz e Terra, 1997 (pp. 83/93).. A OMC e a regulamentação do comércio internacional: uma visão brasileira. Porto Alegre: Livraria do Advogado, LIMA, Maria Lúcia M. Pádua (coord.) et al. Acordos Regionais de Comércio, in O Brasil e os Grandes Temas do Comércio Internacional, Vera Thorstensen e Marcos S. Jank, org.. São Paulo: Aduaneiras, 2005, pp. 209/239. PRAZERES, Tatiana. A OMC e os Blocos Regionais. São Paulo: Aduaneiras, SABA, Sérgio. O Mercosul e o Sistema do GATT/OMC: Os Acordos Regionais do Sistema Multilateral de Comércio, in BASSO, Maristela, Mercosul-Mercosur estudos em homenagem a Fernando Henrique Cardoso. São Paulo: Atlas, 2007, pp. 447/472. SOTO, Alfredo Mario; GONZÁLEZ, Flavio Floreal. Manual de Derecho de la Integración. Buenos Aires: La Ley, UNCTAD. Virtual Institute Teaching Material on Regional Trade Agreements. UNCTAD: Nova York e Genebra, 2010 (Módulo 3, Interface between RTAs and WTO, pp. 45/83). 3. A INTEGRAÇÃO REGIONAL NO SÉCULO XXI BALDWIN, Richard. 21st Century Regionalism: Filling the Gap between 21st Century Trade and 20 th Century Trade Rules, in WTO Economic Research and Statistics Division Staff Working Paper ERSP Genebra, maio de CELLI JUNIOR, Umberto; TUSSIE, Diana; PEIXOTO, Juliana; SALLES, Marcus. Mercosur in the South-South Agreements: in the middle of two models of regionalism. Genebra: Unctad Virtual Institute, 2010 (Capítulo 1). CELLI JUNIOR, Umberto. A OMC e o regionalismo do século XXI, in Revista Densidades (Vol. 9). Buenos Aires, maio, 2012, pp. 91/108. PAUWELYN, Joost, Legal avenues to multilateralizing regionalism, in BALDWIN, Richard; LOW, Patrick, org.. Multilateralizing Regionalism. Nova York: Cambridge University Press, 2009, pp. 368/399.

8 BALDWIN, Richard; LOW, Patrick, org.. Multilateralizing Regionalism. Nova York: Cambridge University Press, BALDWIN, Richard. Multilateralising Regionalism: Spaghetti Bowl as Building Blocs on the path to a global free trade, in NBER Working Paper Series, No , WORLD TRADE ORGANIZATION World Trade Report 2011 The WTO Preferential Trade Agreements: from co-existence to coherence. Genebra: Organização Mundial do Comércio, Disponível em 4. A ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INTEGRAÇÃO (ALADI) ARAÚJO, Leandro Rocha de. Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), in MERCADANTE, Araminta de Azevedo; CELLI JUNIOR, Umberto; ARAÚJO, Leandro Rocha de, org.. Blocos Econômicos e Integração na América Latina, África e Ásia. Curitiba: Juruá, 2006, pp. 113/136. CELLI JUNIOR, Umberto. A Integração Latino-Americana: do discurso à ação, dissertação de mestrado apresentada à FADUSP em CERVO, Amado Luiz. Relações Internacionais da América Latina: velhos e novos paradigmas. Brasília: IBRI/FUNAG, FIALHO DE OLIVEIRA, Renata. Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) e Comunidade do Caribe (CARICOM), in MERCADANTE, Araminta de Azevedo; CELLI JUNIOR, Umberto; ARAÚJO, Leandro Rocha de, org.. Blocos Econômicos e Integração na América Latina, África e Ásia. Curitiba: Juruá, LAFER, Celso. A Identidade Internacional do Brasil e a Política Externa Brasileira. São Paulo: Perspectiva, 2001., Mudam-se os tempos: diplomacia brasileira Brasília: IPRI/FUNAG, QUIJANO, Aníbal, Dom Quixote e os Moinhos de Vento na América Latina, in Estudos Avançados, Vol. 19, No. 55, USP, setembro/dezembro 2005, pp. 9/31. SOARES, Guido Fernando Silva, Direito Supranacional nas Comunidades Européias e na América Latina: o caso da ALALC/ALADI e o Mercado Comum Brasil- Argentina, in Revista dos Tribunais, vol São Paulo: junho de VACCHINO, Juan Mario. Integración Latinoamericana: de la ALALC a la ALADI. Buenos Aires: Depalma, 1983.

9 5. A COMUNIDADE ANDINA DE NAÇÕES (CAN) MEIRELLES, Elizabeth. Comunidade Andina, in MERCADANTE, Araminta de Azevedo; CELLI JUNIOR, Umberto; ARAÚJO, Leandro Rocha de, org.. Blocos Econômicos e Integração na América Latina, África e Ásia. Curitiba: Juruá, REINOSO, Alan Fairlie. Integración regional y acuerdos norte-sur en los países andinos, in UNCTAD Integración Regional en América Latina: Desafíos y oportunidades monografía de la red del Instituto Virtual de la UNCTAD, Nova York e Genebra, 2010 (Módulo 2, pp. 22/49). 6 e 7. O MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL) AMARAL JUNIOR, Alberto do. Curso de Direito Internacional Público, 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2012 (cap. 15/1 a ) CELLI JUNIOR, Umberto; TUSSIE, Diana; PEIXOTO, Juliana; SALLES, Marcus. MERCOSUL in South-South Agreements: in the middle of two models of regionalism. Genebra: UNCTADVI, 2010 Disponível em (pp. 21/52). MENEZES, Wagner. Mercado Comum do Cone Sul, in MERCADANTE, Araminta de Azevedo; CELLI JUNIOR, Umberto; ARAÚJO, Leandro Rocha de, org.. Blocos Econômicos e Integração na América Latina, África e Ásia. Curitiba: Juruá, AMARAL JUNIOR, Alberto do "A solução de Controvérsias no Mercosul". Política Externa, vol. 2o, No. 1, junho 2011, pp. 107/117. ABDENUR, Roberto, Reflexões sobre Mercosul, ALCA e União Européia, in Política Externa, vol. 6, nº 2, setembro BAPTISTA, Luiz Olavo, MERCADANTE, Araminta de Azevedo, CASELLA, Paulo Borba, org.. Mercosul: das negociações à implantação, 2ª ed. rev. e ampl., São Paulo: LTr, BAPTISTA, Luiz Olavo. Mercosul: suas instituições e ordenamento jurídico. São Paulo: LTr, 1998.

10 BASSO, Maristela, org.. Mercosul Mercosur: estudos em homenagem a Fernando Henrique Cardoso. São Paulo: Atlas, BATISTA, Paulo Nogueira Jr., Brasil, Argentina e América do Sul, in Estudos Avançados, Vol. 19, No. 55, USP, setembro/dezembro 2005, pp. 65/74. BERNAL-MEZA, Raúl. A política exterior do Brasil: , in Revista Brasileira de Política Internacional, nº 1, Brasília, IBRI, 2002., Os dez anos de Mercosul e a crise Argentina: a necessidade de revisar o modelo de integração. Política Externa, vol. 10, nº 4, março/maio de FARIA, Werter R, O impasse do Mercosul. Revista de Informação Legislativa, vol.39, Brasília, julho/setembro LAFER, Celso, O cenário mundial e o relacionamento União Européia/Mercosul. Política Externa, vol. 9, São Paulo, junho/agosto de A UNIÃO SUL-AMERICANA DE NAÇÕES (UNASUL) PEÑA, Félix. La integración del espacio sudamericano: la Unasur y el Mercosur pueden complementarse? Buenos Aires: Nueva Sociedade, No. 210 (janeiro/fevereiro de 2009). Disponível em DEVLIN, R.; ESTEVADEORDAL, A.. What s New in the New Regionalism in the Americas?, in INTAL ITD-STA, Working Paper 6, Maio, 2001 ( oma=eng&pid=47&cid=234). Regional Integration, Trade and Development Strategies, in DEVLIN, R.; ESTEVADEORDAL, A., org., Bridges for Development: Policies and Institutions for Trade and Integration. Washington DC: IADB/Brookings Institution, 2003( MEDEIROS, Carlos Aguiar de. Modelos Alternativos para la integración sudamericana, in UNCTAD Integración Regional en América Latina: Desafíos y oportunidades monografía de la red del Instituto Virtual de la UNCTAD, Nova York e Genebra, 2010 (Módulo 4, pp. 83/99).

11 9. AMÉRICA DO NORTE CHEREM, Mônica Teresa. Acordo de Livre Comércio das Américas, in Tribunais Internacionais, BARRAL, Welber, org.. Florianópolis: Fundação Boiteux, pp.191/206. GONZÁLEZ, Flávio F. Tratado de Libre Comercio de América del Norte (TLCAN), in SOTO, Alfredo Mario; GONZÁLEZ, Flavio Floreal. Manual de Derecho de la Integración. Buenos Aires: La Ley, 2011, pp. 409/423. AGUILAR, Guillermo e MIRAMONTES, Rodolfo Cruz, in RODRÍGUEZ, Héctor Moreira (org.). Entendiendo el TLC. México: Centro de Estúdios Estratégicos, HAKIN, Peter, Brasil e México: duas maneiras de ser global. in Política Externa, vol.10, nº 4, março/abril/maio de ÁFRICA E ORIENTE MÉDIO FERREIRA BASTOS, Lúcia Elena A.. Organizações Internacionais na África, in MERCADANTE, Araminta de Azevedo; CELLI JUNIOR, Umberto; ARAÚJO, Leandro Rocha de, org.. Blocos Econômicos e Integração na América Latina, África e Ásia. Curitiba: Juruá, NASSER, Salem Hikmat. Organização da Conferência Islâmica (OCI), in MERCADANTE, Araminta de Azevedo; CELLI JUNIOR, Umberto; ARAÚJO, Leandro Rocha de, org.. Blocos Econômicos e Integração na América Latina, África e Ásia. Curitiba: Juruá, 2006 GUIMARÃES, Samuel Pinheiro, org.. África do Sul: Visões Brasileiras. Brasília: IPRI/CAPES/FUNAG, NADER, Adalberto. União Africana, in MERCADANTE, Araminta de Azevedo; CELLI JUNIOR, Umberto; ARAÚJO, Leandro Rocha de, org.. Blocos Econômicos e Integração na América Latina, África e Ásia. Curitiba: Juruá, RIBEIRO TEIXEIRA, Daniel P.. Liga dos Estados Árabes, in MERCADANTE, Araminta de Azevedo; CELLI JUNIOR, Umberto; ARAÚJO, Leandro Rocha de, org.. Blocos Econômicos e Integração na América Latina, África e Ásia. Curitiba: Juruá, 2006.

12 FUNAG/BRASÍLIA. Relações entre o Brasil e o Mundo Árabe: Construção e Perspectivas, Brasília, FUNAG, Seminário Internacional realizado em 6 e 7 de junho de 2001 e editado em SARAIVA, José Flávio Sombra, Política exterior do Governo Lula: o desafio africano, in Revista Brasileira de Política Internacional, nº 2, Brasília, IBRI/CAPES/FUNAG, ÁSIA E A OCEANIA MENEZES, Paulo de Lucena. Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, in MERCADANTE, Araminta de Azevedo; CELLI JUNIOR, Umberto; ARAÚJO, Leandro Rocha de, org.. Blocos Econômicos e Integração na América Latina, África e Ásia. Curitiba: Juruá, POLIDO P., Fabrício Bertini. Lições do Regionalismo na Ásia e América Latina: em busca de uma Nova Identidade para o MERCOSUL no Contexto da Integração Regional, in BASSO, Maristela, Mercosul-Mercosur estudos em homenagem a Fernando Henrique Cardoso. São Paulo: Atlas, 2007, pp. 549/601. ABI-SAD, Sérgio Caldas Mercador. A Potência do Dragão: A Estratégia Diplomática da China. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, FUJITA, Edmundo Sussumu. O Brasil e a China uma parceria estratégica modelar, Política Externa, vol. II, nº 4, março/abril/maio de GUIMARÃES, Lytton, org.. Ásia-América Latina-Brasil: a construção de parcerias. Brasília:UNB/CEAM/NEASIA, 2003 (no prelo). GUIMARÃES, Samuel Pinheiro, org.. Estratégias. Índia e Brasil. Brasília: MRE/FUNAG/IPRI, OLIVEIRA, Amaury Porto. O leste asiático em tempos de monopolaridade, Brasília, IPRI, POMAR, Wladimir. China O Dragão do Século XXI. São Paulo, Ed. Ática, 1996.

FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO INTERNACIONAL E COMPARADO

FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO INTERNACIONAL E COMPARADO FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO INTERNACIONAL E COMPARADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROLAM/USP ORGANIZAÇÕES

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária º e 8º 4 Semanal Mensal 4 60

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária º e 8º 4 Semanal Mensal 4 60 Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 000 7º e 8º 4 Semanal Mensal 4 60 Nome da Disciplina ECONOMIA DO MERCOSUL Curso CIÊNCIAS ECONÔMICAS Evolução historio-econômica. Conflitos, cooperação e integração.

Leia mais

Disciplina: DIREITO INTERNACIONAL DO COMÉRCIO E INTEGRAÇÃO REGIONAL Professora; Eugenia Cristina Nilsen Ribeiro Barza C/H 60h/aula - 04 créditos

Disciplina: DIREITO INTERNACIONAL DO COMÉRCIO E INTEGRAÇÃO REGIONAL Professora; Eugenia Cristina Nilsen Ribeiro Barza C/H 60h/aula - 04 créditos Disciplina: DIREITO INTERNACIONAL DO COMÉRCIO E INTEGRAÇÃO REGIONAL Professora; Eugenia Cristina Nilsen Ribeiro Barza C/H 60h/aula - 04 créditos Justificativa: Disciplina da linha de pesquisa Ementa: Disciplinamento

Leia mais

4. GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL II PROFESSOR: VISITANTE. III CARGA HORÁRIA: 30h/a

4. GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL II PROFESSOR: VISITANTE. III CARGA HORÁRIA: 30h/a 4. GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL II PROFESSOR: VISITANTE III CARGA HORÁRIA: 30h/a IV EMENTA A Nova Ordem Mundial A Relativização da Soberania no contexto dos Blocos Regionais As Fases de Integração

Leia mais

Linha de Pesquisa: Os Desafios da Globalidade no Direito Internacional Público Contemporâneo

Linha de Pesquisa: Os Desafios da Globalidade no Direito Internacional Público Contemporâneo Linha de Pesquisa: Os Desafios da Globalidade no Direito Internacional Público Contemporâneo Alexandre Serrano Rajagopalan Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari Sistema Interamericano e o Direito Positivo

Leia mais

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DIPLOMÁTICO REPERTÓRIO DE POLÍTICA EXTERNA: POSIÇÕES DO BRASIL

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DIPLOMÁTICO REPERTÓRIO DE POLÍTICA EXTERNA: POSIÇÕES DO BRASIL MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DIPLOMÁTICO REPERTÓRIO DE POLÍTICA EXTERNA: POSIÇÕES DO BRASIL BRASÍLIA, 2007 Copyright Ministério das Relações Exteriores Brasil. Ministério

Leia mais

O CONSELHO DO INSTITUTO DE ECONOMIA da Universidade Federal de Uberlândia,

O CONSELHO DO INSTITUTO DE ECONOMIA da Universidade Federal de Uberlândia, RESOLUÇÃO N o 08/2010, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE ECONOMIA, Aprova as especificações relativas ao Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de vaga de professor na área de Integração Regional

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO

DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Regente: Pedro Infante Mota Ano Letivo 2018/2019 3.º Ano, Turma da Noite DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO 1. APRESENTAÇÃO Apesar de a propensão para trocar

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO

DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Regente: Pedro Infante Mota Ano Letivo 2015/2016 3.º Ano, Turma da Noite DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO 1. APRESENTAÇÃO Apesar de a propensão para trocar

Leia mais

Sumário. Parte 1. Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional. Capítulo 2 Políticas Comerciais

Sumário. Parte 1. Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional. Capítulo 2 Políticas Comerciais Sumário Parte 1 Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional 1.1. Uma breve abordagem histórica 1.1.1. A Passagem do Protecionismo para o Liberalismo 1.2. Teorias Clássicas 1.2.1. Teoria

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA MUNDIAL E COMÉRCIO EXTERNO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA MUNDIAL E COMÉRCIO EXTERNO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular ECONOMIA MUNDIAL E COMÉRCIO EXTERNO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Políticas de Segurança 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Sumário Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional... 3 1.1. Uma breve abordagem histórica... 3 1.2. Teorias Clássicas... 7 1.2.1. Teoria das Vantagens

Leia mais

ÁREA: CIÊNCIAS ECONÔMICAS EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL COM OS DEMAIS PAÍSES DO BRICS, NO PERÍODO DE 2008 A 2014

ÁREA: CIÊNCIAS ECONÔMICAS EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL COM OS DEMAIS PAÍSES DO BRICS, NO PERÍODO DE 2008 A 2014 ÁREA: CIÊNCIAS ECONÔMICAS EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL COM OS DEMAIS PAÍSES DO BRICS, NO PERÍODO DE 2008 A 2014 OLIVEIRA, Luiz Henrique 1 ROSA, Tatiana Diair L. Franco 2 As relações entre os

Leia mais

Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro

Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro Turma 8º ano A Professor (a)/supervisor (a): Inês Pacheco

Leia mais

1. Introdução da temática: A OMC e os Blocos Regionais

1. Introdução da temática: A OMC e os Blocos Regionais POR UMA MULTILATERALIZAÇÃO DO REGIONALISMO E ALÉM: Novos desafios e perspectivas da relação entre a OMC e os Acordos Regionais MULTILATERALIZING REGIONALISM AND BEYOND: New Challenges and Perspectives

Leia mais

PLANO DE ENSINO I EMENTA

PLANO DE ENSINO I EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 6º Semestre DISCIPLINA: Comércio Internacional CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA O comércio internacional. A internacionalização

Leia mais

POLITICA INTERNACIONAL CACD Blenda Lara

POLITICA INTERNACIONAL CACD Blenda Lara POLITICA INTERNACIONAL CACD 2016 Blenda Lara A prova de Política Internacional Características da Prova O que efetivamente tem sido cobrado? ATUALIDADES TEORIA POLITICA OU DE RELAÇOES INTERNACIONAIS BANCA

Leia mais

Projeto de Disciplina: Direito Internacional Econômico e seus reflexos constitucionais

Projeto de Disciplina: Direito Internacional Econômico e seus reflexos constitucionais Projeto de Disciplina: Direito Internacional Econômico e seus reflexos constitucionais Professora: Clarissa Brandão Ementa: O Direito Internacional Econômico corresponde ao conjunto de normas que regulam

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR409 Contratos Internacionais

Programa Analítico de Disciplina DIR409 Contratos Internacionais 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular OPÇÃO

Leia mais

Capítulo 1 Conceitos. Capítulo 2 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional

Capítulo 1 Conceitos. Capítulo 2 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional Sumario Capítulo 1 Conceitos 1.1. Importação 1 1.2. Nacionalização 2 1.3. Exportação 3 1.4. Industrialização 4 1.5. Reexportação 5 1.6. Reimportação 6 1.7. Admissão Temporária 7 1.8. Relações de Troca

Leia mais

PLANO DE ENSINO MESTRADO E DOUTORADO

PLANO DE ENSINO MESTRADO E DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PLANO DE ENSINO TRIMESTRE : 3 TRIMESTRE DE 2013 MESTRADO E DOUTORADO I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA:

Leia mais

TEMA: INTRODUÇÃO À POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA. Autor: Bruno Quadros e Quadros

TEMA: INTRODUÇÃO À POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA. Autor: Bruno Quadros e Quadros POLÍTICA INTERNACIONAL TEMA: INTRODUÇÃO À POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA Autor: Bruno Quadros e Quadros (bquadrosequadros@gmail.com) BIBLIOGRAFIA: CERVO, Amado Luiz; BUENO, Clodoaldo. História da política

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO 7º período: 2h/s Aula: Teórica EMENTA Aspectos preliminares. Relações entre o sistema interno e o externo de Direito. A sociedade internacional. O Estado. Organizações

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMA ARCUS. INTEGRAÇÃO POLÍTICA E ECONOMICA DA AMÉRICA DO SUL Intercâmbios Universitários Brasil-Chile-França

SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMA ARCUS. INTEGRAÇÃO POLÍTICA E ECONOMICA DA AMÉRICA DO SUL Intercâmbios Universitários Brasil-Chile-França SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMA ARCUS INTEGRAÇÃO POLÍTICA E ECONOMICA DA AMÉRICA DO SUL Intercâmbios Universitários Brasil-Chile-França O Brasil e a América do Sul: Cenários Geopolíticos e os Desafios

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS PROF. DE GEOGRAFIA: BIANCA 1º TRIM - GEOGRAFIA 2016 INTRODUÇÃO Para a formação dos blocos econômicos, os países firmam acordos comerciais, estabelecendo medidas que visam

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: - CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): - Período: III Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: - CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): - Período: III Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito Comunitário Código: Professor: Eloy Lago Nascimento E-mail: eloy.nascimento@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO . Segunda-feira Hermes Marcelo Huck Comércio Exterior: Temas do Direito Econômico e Direito Tributário DEF 5807 T 1/3 Horário: 17:00 as 21:00 horas Vagas USP: 30 CPG Sala. Regis Fernandes de Oliveira José

Leia mais

ALINE BELTRAME DE MOURA Ph.D.

ALINE BELTRAME DE MOURA Ph.D. P L A N O D E E N S I N O DIREITO INTERNACIONAL (DIR 3005) Semestre 2016.II ALINE BELTRAME DE MOURA Ph.D. E-mail: alineb.moura@gmail.com Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5219207178109035 I. Ementa

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Graduação

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Graduação 8 semestres Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Graduação MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE RELAÇÕES E INTEGRAÇÃO CARGA HORÁRIA (HORA-AULA) COMPONENTES

Leia mais

Fórum Universitário Mercosul.

Fórum Universitário Mercosul. Fórum Universitário Mercosul www.ufs.br/fomerco FOMERCO fomerco2007@ufs.br marcoscostalima@terra.com.br Presidente Marcos Costa Lima Vice-Presidente Ayrton José Fausto Telefones para contato: 55-81-34410236

Leia mais

Sumário. P a r t e I. Amado Luiz Cervo

Sumário. P a r t e I. Amado Luiz Cervo Sumário I n t r o d u ç ã o, 11 P a r t e I A CONQUISTA E O EXERCÍCIO DA SOBERANIA (1822-1889) Amado Luiz Cervo A POLÍTICA EXTERNA À ÉPOCA DA IN D EPENDÊN CIA, 17 Um novo ator em um mundo dinâmico, 17

Leia mais

Uma análise crítica do acordo de associação estratégica entre a União Européia e a América Latina e o Caribe A Cúpula de Viena

Uma análise crítica do acordo de associação estratégica entre a União Européia e a América Latina e o Caribe A Cúpula de Viena UFPE - CFCH - DCP Processo de Integração Regional Prof. Marcelo Medeiros Uma análise crítica do acordo de associação estratégica entre a União Européia e a América Latina e o Caribe A Cúpula de Viena FRANKLIN

Leia mais

A NOVA AMÉRICA LATINA E OS DESAFIOS DA AUTONOMIA E DA INTEGRAÇÃO ( )

A NOVA AMÉRICA LATINA E OS DESAFIOS DA AUTONOMIA E DA INTEGRAÇÃO ( ) Disciplina: Relações Internacionais da América Latina Profº Bruno Rosi Aula 10: A NOVA AMÉRICA LATINA E OS DESAFIOS DA AUTONOMIA E DA INTEGRAÇÃO (1999-2009) 1. A CRISE DO NEOLIBERALISMO E A ASCENSÃO DA

Leia mais

O Brasil e os acordos comerciais: Hora de repensar a estratégia? Fórum Estadão Brasil Competitivo Comércio Exterior São Paulo, 15 de outubro de 2013

O Brasil e os acordos comerciais: Hora de repensar a estratégia? Fórum Estadão Brasil Competitivo Comércio Exterior São Paulo, 15 de outubro de 2013 O Brasil e os acordos comerciais: Hora de repensar a estratégia? Fórum Estadão Brasil Competitivo Comércio Exterior São Paulo, 15 de outubro de 2013 O cenário internacional na primeira década do século

Leia mais

A ECONOMIA NORMATIVA E O DIREITO

A ECONOMIA NORMATIVA E O DIREITO A ECONOMIA NORMATIVA E O DIREITO ECONÔMICO BENEDITO CABRAL DE MEDEIROS FILHO Doutor em Ciência Social e Mestre em Economia pela EPGCSIUSP, Advogado, Economista, Sociólogo e Matemático, Professor Titular

Leia mais

I DISCIPLINA: GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL

I DISCIPLINA: GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL I DISCIPLINA: GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL II PROFESSOR (A): ELIZABETH ACCIOLY III - CARGA HORÁRIA: 30h/a IV OBJETIVOS Hoje é fundamental se entender a estratégia

Leia mais

FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Política & Soberania Professor: Dr. Rodrigo Santiago E-mail: rodrigosantiago_18@hotmail.com

Leia mais

Curso de Relações Internacionais

Curso de Relações Internacionais Curso de Relações Internacionais Disciplina: Teoria e Prática de Comércio Exterior (IEE-003) Carga horária semestral: 60 horas-aula Professora Responsável: Margarita OIivera (email: margarita.olivera@ie.ufrj.br)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Centro de Estudos Gerais Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança

Leia mais

Regionalismo, Multilateralismo, O Rinoceronte do Sul e a Manada

Regionalismo, Multilateralismo, O Rinoceronte do Sul e a Manada Regionalismo, Multilateralismo, o MERCOSUL e a OMC O Rinoceronte do Sul e a Manada RAPHAEL CARVALHO DE VASCONCELOS Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor pela Universidade do

Leia mais

Mestrados ENSINO PÚBLICO. 1-ISCTE Instituto Universitário de Lisboa. *Mestrado em Ciência Política. Plano de Estudos

Mestrados ENSINO PÚBLICO. 1-ISCTE Instituto Universitário de Lisboa. *Mestrado em Ciência Política. Plano de Estudos Mestrados ENSINO PÚBLICO 1-ISCTE Instituto Universitário de Lisboa *Mestrado em Ciência Política Unidades Curriculares Obrigatórias: Direito e Cidadania 1º A; 1º S; 6.0 História Europeia Comparada 1º A;

Leia mais

DEPTO. CIÊNCIAS ECONÔMICAS - CIE

DEPTO. CIÊNCIAS ECONÔMICAS - CIE Unidade 1 - RELAÇÕES INTERNACIONAIS COMO CAMPO DE ESTUDO 1.1 - Os fenômenos internacionais: fluxos de pessoas, fluxos de dinheiro e de bens;fluxos de informação e de conhecimento; guerra e outros conflitos.

Leia mais

I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa

Leia mais

FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Política Interamericana Professor: Dr. Rodrigo Santiago E-mail: rodrigosantiago_18@hotmail.com

Leia mais

Curso de Relações Internacionais

Curso de Relações Internacionais Curso de Relações Internacionais Disciplina: Teoria e Prática de Comércio Exterior (IEE-003) Carga horária semestral: 60 horas-aula Professora Responsável: Margarita OIivera (email: margarita.olivera@ie.ufrj.br)

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 199/2009/CONEPE Aprova alteração na Departamentalização e no Ementário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS 1. IDENTIFICAÇÃO: DI07077 DIREITOS

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Tipo de aula.

Textos, filmes e outros materiais. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Tipo de aula. PLANO DE CURSO DISCIPLINA: ORGANIZAÇÕES E TRATADOS INTERNACIONAIS (CÓD. ENEX 60146) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

INTEGRAÇÃO REGIONAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM REFERÊNCIA A CELSO FURTADO

INTEGRAÇÃO REGIONAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM REFERÊNCIA A CELSO FURTADO INTEGRAÇÃO REGIONAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM REFERÊNCIA A CELSO FURTADO UFPE CFCH DCP CP-028 Prof. Dr. Marcelo de Almeida Medeiros Lício Lima, Pedro Fonseca, Vítor Alves Sumário Introdução Vítor

Leia mais

Integração regional: Fundamentos, autonomia e multipolaridade

Integração regional: Fundamentos, autonomia e multipolaridade Integração regional: Fundamentos, autonomia e multipolaridade Reinaldo Gonçalves Professor titular UFRJ Bibliografia básica R. Baumann, O. Canuto e R. Gonçalves Economia Internacional. Teoria e Experiência

Leia mais

Marcos Augusto Maliska Professor de Direito Constitucional da UniBrasil, em Curitiba

Marcos Augusto Maliska Professor de Direito Constitucional da UniBrasil, em Curitiba Marcos Augusto Maliska Professor de Direito Constitucional da UniBrasil, em Curitiba ESTADO E SÉCULO XXI A integração supranacional sob a ótica do Direito Constitucional Editora RENOVAR Rio de Janeiro

Leia mais

Fatos estilizados. 7. África está sendo segregada do comércio internacional

Fatos estilizados. 7. África está sendo segregada do comércio internacional Fatos estilizados 7. África está sendo segregada do comércio internacional Média anual de crescimento das exportações em países em desenvolvimento REGIÃO 1973-82 1983-86 1987-90 Economias pobres 0,2 4,7

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 2017 Organizado de acordo com os temas do regulamento do concurso Coordenação Científica:

Leia mais

PROGRAMA PROVISÓRIO (leituras poderão ser incorporadas até o início do curso) Início das aulas: 13/agosto/2018, 9h00

PROGRAMA PROVISÓRIO (leituras poderão ser incorporadas até o início do curso) Início das aulas: 13/agosto/2018, 9h00 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA FFLCH PROGRAMA DE DISCIPLINA Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais Disciplina: FSL 5903 Temas de Análise de Política Externa Docente

Leia mais

Política Internacional Professor Rafael Prince. Professor Rafael Prince

Política Internacional Professor Rafael Prince.   Professor Rafael Prince Política Internacional Questão 1 A oferta de cooperação internacional desponta, no presente, como importante vertente a política externa brasileira. Considerando as prioridades, os objetivos e as ações

Leia mais

O Grupo de Estudos Ásia-Pacífico - PUC/SP e The Korea Foundation. III Encontro de Estudos Coreanos na América Latina

O Grupo de Estudos Ásia-Pacífico - PUC/SP e The Korea Foundation. III Encontro de Estudos Coreanos na América Latina O Grupo de Estudos Ásia-Pacífico - PUC/SP e The Korea Foundation Têm o prazer de convidá-lo para a Sessão Inaugural do III Encontro de Estudos Coreanos na América Latina Com a participação de Representante

Leia mais

Comércio e Desenvolvimento 13/05/2019 1

Comércio e Desenvolvimento 13/05/2019 1 Comércio e Desenvolvimento 13/05/2019 1 O que é Integração Econômica? O termo Integração Econômica é utilizado normalmente para designar um processo político entre governos que visa reduzir ou eliminar

Leia mais

WTO and regionalism in the 21 st century: strategy to impose normative models?

WTO and regionalism in the 21 st century: strategy to impose normative models? A OMC e o regionalismo do século XXI: estratégia de imposição de modelos normativos? WTO and regionalism in the 21 st century: strategy to impose normative models? Camilla Capucio SUMÁRIO I. CRÔNICAS 1.

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS

GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS PUC GO 2015 LOZANO EXERCÍCIOS ESSENCIAIS (Unicamp-SP) GLOBALIZAÇÃO As transformações representadas na figura a seguir permitiram ao autor considerar que há aniquilamento

Leia mais

11/03/2013 BLOCOS ECONÔMICOS. O Comércio multilateral e os blocos regionais

11/03/2013 BLOCOS ECONÔMICOS. O Comércio multilateral e os blocos regionais BLOCOS ECONÔMICOS O Comércio multilateral e os blocos regionais 1 O comércio multilateral Bretton Wood (1944) FMI Banco Mundial (Bird) OIC GATT OMC 2 PRINCÍPIOS DA OMC Não discriminação dos países membros

Leia mais

ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS PROFESSOR LUIZ FERNANDO L SILVA

ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS PROFESSOR LUIZ FERNANDO L SILVA ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS PROFESSOR LUIZ FERNANDO L SILVA BLOCOS ECONÔMICOS NO CONTEXTO ATUAL Pós Guerra Fria Dispersão de multinacionais pelo mundo Intercâmbio mundial de mercadorias e serviços Influência

Leia mais

Índice. Introdução Regulação Internacional Regulação Regional Considerações Finais

Índice. Introdução Regulação Internacional Regulação Regional Considerações Finais Índice Introdução Regulação Internacional Regulação Regional Considerações Finais Introdução Bens e serviços na área de energia Petróleo Bens e serviços na área de energia Gás Natural Análise Transversal

Leia mais

TRATADO DE PARCERIA DO PACÍFICO (TPP)

TRATADO DE PARCERIA DO PACÍFICO (TPP) TRATADO DE PARCERIA DO PACÍFICO (TPP) Silvio Y. M. Miyazaki Professor Doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades e orientador credenciado no Programa de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e no

Leia mais

Regime automotivo, reestruturacão produtiva e competitiva: um estudo do comportamento da indústria automobilística no MERCOSUL na década de 1990

Regime automotivo, reestruturacão produtiva e competitiva: um estudo do comportamento da indústria automobilística no MERCOSUL na década de 1990 Regime automotivo, reestruturacão produtiva e competitiva: um estudo do comportamento da indústria automobilística no MERCOSUL na década de 1990 Autores Regina Celia Faria Simoes Cristiano Morini Apoio

Leia mais

Linha de Pesquisa: Os desafios da globalidade no Direito Internacional Público Contemporâneo

Linha de Pesquisa: Os desafios da globalidade no Direito Internacional Público Contemporâneo Linha de Pesquisa: Os desafios da globalidade no Direito Internacional Público Contemporâneo Adriana Wen Lin Sun Guido Fernando Silva Soares A Necessária Participação das Organizações Não-Governamentais

Leia mais

PLANO DE ENSINO - CURSO ANUAL 2013

PLANO DE ENSINO - CURSO ANUAL 2013 A, B e D Página 1 de 6 A EMENTA : distinção e histórico. Fundamentos do Direito Internacional Público. Sujeitos de Direito Internacional Público (Estados, Organizações Internacionais e Direito Internacional

Leia mais

Disciplina de Mestrado: Geografia das Relações Internacionais

Disciplina de Mestrado: Geografia das Relações Internacionais Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2011 Disciplina de Mestrado: Geografia das Relações Internacionais Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras

Leia mais

PROPOSTA DE DECISÃO. PT Unida na diversidade PT. Parlamento Europeu B8-0240/

PROPOSTA DE DECISÃO. PT Unida na diversidade PT. Parlamento Europeu B8-0240/ Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-0240/2019 11.4.2019 PROPOSTA DE DECISÃO apresentada nos termos do artigo 212.º e 214.º, do Regimento referente ao número das delegações interparlamentares,

Leia mais

PORTO. Via: Sala de Prova: Académica. 2 Abel Ricardo Sequeiros de Araújo de Almeida Carneiro. 7 Álana Alves Pereira Russo

PORTO. Via: Sala de Prova: Académica. 2 Abel Ricardo Sequeiros de Araújo de Almeida Carneiro. 7 Álana Alves Pereira Russo M1 2 Abel Ricardo Sequeiros de Araújo de Almeida Carneiro 7 Álana Alves Pereira Russo 13 Alfredo Hugo Pinheiro de Sousa Leite Ribeiro 16 Ana Aquilina Cunha Ribeiro 27 Ana Catarina Maia Pontes 34 Ana Cláudia

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO E SEGURANÇA MS 102/B SEGURANÇA E GLOBALIZAÇÃO (SG) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR

MESTRADO EM DIREITO E SEGURANÇA MS 102/B SEGURANÇA E GLOBALIZAÇÃO (SG) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR MESTRADO EM DIREITO E SEGURANÇA MS 102/B SEGURANÇA E GLOBALIZAÇÃO (SG) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: Professor Doutor Jorge Bacelar Gouveia Regente: Professora Doutora Sofia

Leia mais

Integração econômica: Mercado comum e desafios da moeda comum

Integração econômica: Mercado comum e desafios da moeda comum Integração econômica: Mercado comum e prof.dpastorelli@usjt.br Mestre em Economia Graduado em História e Pedagogia visão geral intensificação a partir do término da II Guerra período anterior foi marcado

Leia mais

ÁREA: Ciências Econômicas

ÁREA: Ciências Econômicas ÁREA: Ciências Econômicas COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL COM A UNIÃO EUROPEIA: análise por fator agregado e principais produtos, no período de 2010 a 2014 ROSA, Tatiana Diair Lourenzi Franco 1 O final do

Leia mais

IV Conferência Internacional do Forte de Copacabana. Segurança Internacional Um Diálogo Europa América do Sul

IV Conferência Internacional do Forte de Copacabana. Segurança Internacional Um Diálogo Europa América do Sul IV Conferência Internacional do Forte de Copacabana Segurança Internacional Um Diálogo Europa América do Sul Rio de Janeiro, 15 e 16 de novembro de 2007 Programa Quinta-feira, 15 de novembro de 2007 12:00h

Leia mais

NSTITUTO DE ILOSOFIA & IÊNCIAS UMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - 16

NSTITUTO DE ILOSOFIA & IÊNCIAS UMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - 16 NSTITUTO DE ILOSOFIA & IÊNCIAS UMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - 16 2 o. Semestre de 2007 DISCIPLINA CÓDIGO / TURMA HZ942/A NOME Relações Internacionais PRÉ-REQUISITOS HZ341/ AA200 CARGA

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO 2017 5ª Série Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito Internacional Público e Privado CARGA HORÁRIA SEMANAL: horas-aula ANUAL: 100 horas-aula

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO ANO: 2016/2º SEMESTRE 3º ANO DIURNO TURMA 11 OBRIGATÓRIAS Disciplina Professores PROVA NORMAL PROVA SUBSTITUTIVA

CURSO DE GRADUAÇÃO ANO: 2016/2º SEMESTRE 3º ANO DIURNO TURMA 11 OBRIGATÓRIAS Disciplina Professores PROVA NORMAL PROVA SUBSTITUTIVA CURSO DE GRADUAÇÃO ANO: 2016/2º SEMESTRE 3º ANO DIURNO TURMA 11 OBRIGATÓRIAS Disciplina Professores PROVA NORMAL PROVA SUBSTITUTIVA DCO0316 Regulação, Concorrência e Mercado Prof. Doutor José Marcelo Martins

Leia mais

Política Externa do Brasil

Política Externa do Brasil Política Externa do Brasil A política externa é o conjunto de objetivos políticos que um determinado Estado almeja alcançar nas suas relações com os demais países do mundo. Definição planejada e objetiva

Leia mais

AULA NUMERO 25 INTERNACIONAL COMERCIO INTERNACIONAL (C.I.)

AULA NUMERO 25 INTERNACIONAL COMERCIO INTERNACIONAL (C.I.) AULA NUMERO 25 INTERNACIONAL COMERCIO INTERNACIONAL (C.I.) O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. (C.I. é uma disciplina

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ÁSIA (QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÓMICAS E SOCIAIS) Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ÁSIA (QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÓMICAS E SOCIAIS) Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular ÁSIA (QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÓMICAS E SOCIAIS) Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO I (DEF 0416) Professores: Luís Eduardo Schoueri Roberto Quiroga

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretaria de Comércio Exterior

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretaria de Comércio Exterior Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior O comércio exterior brasileiro e o desempenho do setor industrial Welber Barral Secretário SÃO PAULO (SP), 27

Leia mais

Disciplina: História da Política Externa Brasileira A Diurno/A Noturno 2018.II - DAESHR024-14SB/NAESHR024-14SB

Disciplina: História da Política Externa Brasileira A Diurno/A Noturno 2018.II - DAESHR024-14SB/NAESHR024-14SB Disciplina: História da Política Externa Brasileira A Diurno/A Noturno 2018.II - DAESHR024-14SB/NAESHR024-14SB Professor: Demétrio G. C. de Toledo, Bacharelado em Relações Internacionais Turma e horários:

Leia mais

Geometria I + Geom Euclidiana [9817] MONICA MOULIN RIBEIRO MERKLE. Assinaturas

Geometria I + Geom Euclidiana [9817] MONICA MOULIN RIBEIRO MERKLE. Assinaturas de Ciencias Matematicas e da Natureza 1 de 7 1 ALAN JUNIOR SEVERO 115031635 2 ALEXIA GLORIA LACERDA DOS REIS 115115926 3 ALVARO ALBERTO GOMES DA SILVEIRA 115111299 4 ANDRE LUIS OLIVEIRA MATOS 115091813

Leia mais

COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Quadro de Honra

COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Quadro de Honra COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Ano letivo de 2011/2012 5º ANO - Diana Silva Martins 5º G - Leonor Oliveira da Silva Sousa - 5º E - Júlia Petra Sousa Conceição 5º E - Inês Oliveira Leão 5º A - João

Leia mais

IBES. Disciplina: Geopolítica Professora: Fernanda Tapioca Ministrada dia INTEGRAÇÃO ECONOMICA

IBES. Disciplina: Geopolítica Professora: Fernanda Tapioca Ministrada dia INTEGRAÇÃO ECONOMICA IBES Disciplina: Geopolítica Professora: Fernanda Tapioca Ministrada dia 08.04.14 INTEGRAÇÃO ECONOMICA Sumário: 1. Conceito/ Significado 2. Espécies: nacional, internacional e mundial 3. Integração econômica

Leia mais

1. Apresentação. Explicação metodológica. Distribuição de temas para os seminários. 03/08

1. Apresentação. Explicação metodológica. Distribuição de temas para os seminários. 03/08 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO - MESTRADO NOVAS TENDÊNCIAS DO DIREITO DO CONSUMIDOR: CONTRATOS CIVIS E DE CONSUMO Professor Doutor Héctor Valverde Santana

Leia mais

Coordenação da Série André Luiz Reis da Silva (UFRGS) Chris Landsberg University of Johannesburg Eduardo Munhoz Svartman (UFRGS)

Coordenação da Série André Luiz Reis da Silva (UFRGS) Chris Landsberg University of Johannesburg Eduardo Munhoz Svartman (UFRGS) Coordenação da Série André Luiz Reis da Silva Chris Landsberg University of Johannesburg Eduardo Munhoz Svartman Conselho Científico Alejandro Simonoff (UNLP) Anabella Busso (UNR) André Luiz Reis da Silva

Leia mais

Novos estudos brasileiros de relações internacionais

Novos estudos brasileiros de relações internacionais 182 ARTIGOS DE RESENHA Artigos de resenha Novos estudos brasileiros de relações internacionais SOMBRA SARAIVA, José Flávio (org.). Relações internacionais: dois séculos de história. Vol. 1. Entre a preponderância

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2015/01

EDITAL DE SELEÇÃO 2015/01 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Av. Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário, CCJE, ED V, Goiabeiras, Vitória ES. Cep.: 29075-910.

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO Disciplina: Processo e Constituição Curso: Programa de Pós-Graduação em Direito

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG / Campus Santa Vitória do Palmar Curso de Relações Internacionais PROJETO DE EXTENSÃO

Universidade Federal do Rio Grande FURG / Campus Santa Vitória do Palmar Curso de Relações Internacionais PROJETO DE EXTENSÃO Universidade Federal do Rio Grande FURG / Campus Santa Vitória do Palmar Curso de Relações Internacionais PROJETO DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Coordenador do Projeto Prof. Dr. Felipe Kern Moreira (SIAPE

Leia mais

A EVOLUÇÃO COMERCIAL INTRA-BLOCO DOS PAÍSES-MEMBROS DO MERCOSUL

A EVOLUÇÃO COMERCIAL INTRA-BLOCO DOS PAÍSES-MEMBROS DO MERCOSUL A EVOLUÇÃO COMERCIAL INTRA-BLOCO DOS PAÍSES-MEMBROS DO MERCOSUL Adriano Martins de Souza, USF-Fecilcam/Seti, adriano_msouza@hotmail.com Drª. Luciana Aparecida Bastos (OR), Fecilcam, singerlu@gmail.com

Leia mais

MADEIRA 2016 O Brasil e as negociações internacionais de comércio. Camila Sande Especialista em Negociações CNA

MADEIRA 2016 O Brasil e as negociações internacionais de comércio. Camila Sande Especialista em Negociações CNA MADEIRA 2016 O Brasil e as negociações internacionais de comércio Camila Sande Especialista em Negociações CNA 16 de junho de 2016 Agronegócio consumo doméstico e exportação Exportação Consumo Doméstico

Leia mais

STJ MARIANNE MENDES WEBBER

STJ MARIANNE MENDES WEBBER MARIANNE MENDES WEBBER Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP Especialista em Direito do Comércio Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Cinco Anos de UNASUL sob a Ótica de um Clássico Precedente

Cinco Anos de UNASUL sob a Ótica de um Clássico Precedente Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter November 5, 2013 Cinco Anos de UNASUL sob a Ótica de um Clássico Precedente Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras

Leia mais