Guia dos processos seletivos de Como funciona? Enem, Sisu Fies, ProUni APOIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia dos processos seletivos de Como funciona? Enem, Sisu Fies, ProUni APOIO"

Transcrição

1 Guia dos processos seletivos de 2017? Como funciona? Enem, Sisu Fies, ProUni APOIO

2 Enem, Sisu, Fies, ProUni: como funciona? O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado por milhões de estudantes todos os anos. Com dois dias de provas, a avaliação é muito conhecida pela possibilidade de ser usada para ingressar em uma universidade. Entretanto, existem no mínimo oito oportunidades para utilizar o resultado do Enem. Neste ebook iremos explicar os principais processos seletivos que utilizam a nota do Enem (ProUni, Sisu e Fies) e os detalhes das inscrições. Boa leitura! Na última página, confira os links úteis para se inscrever nos processos seletivos com a nota do Enem. Em 2016, o Geekie Games fez parte do programa Hora do Enem, sendo a plataforma oficial de preparação para o Enem, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os assinantes aumentaram cerca de 30% a nota dos simulados do Enem usando o plano de estudos do Geekie Games. REALIZAÇÃO APOIO

3 Existem pelo menos oito programas e seleções que utilizam a prova do Enem 2016 como um critério, mas apenas a realização do 1. Para que serve o resultado do Enem? Enem não garante a participação em nenhum desses programas de seleção. Por isso, fique atento às datas para se inscrever no que for de seu interesse. É possível utilizar o resultado do Enem 2016 para diversas coisas. Veja a seguir. Enem, Sisu, Fies, ProUni: Como Funciona?

4 a. obter uma bolsa de estudos em faculdade particular com o ProUni O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em graduações nas universidades privadas. A seleção leva em conta alguns critérios, que envolvem desde a nota na prova do Enem até algumas condições de renda familiar e se estudou em escola pública. b. ingressar em uma universidade pública com o Sisu O resultado do Enem serve para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O Sisu abre suas inscrições duas vezes por ano, em janeiro e no final do primeiro semestre.

5 c. financiar a mensalidade de uma faculdade particular com o Fies Caso não se encaixe no perfil necessário para ter uma bolsa pelo ProUni, é possível tentar um financiamento para pagar a universidade. Se conseguir uma bolsa de apenas 50% com o ProUni, pode solicitar o financiamento do restante. O Fies funciona como um empréstimo, em que parcelas pequenas (referentes aos juros) são pagas todos os meses. A porcentagem do financiamento depende de alguns critérios. O valor faltante só é pago após concluir o curso. d. obter o certificado de conclusão do ensino médio Para quem ainda não concluiu o Ensino Médio, a prova do Enem 2016 pode ser a oportunidade perfeita para ganhar tempo e garantir o certificado de conclusão.

6 Para ter direito ao certificado, é necessário ser maior de 18 anos, não ter concluído o Ensino Médio, tirar mais de 450 em cada uma das áreas do conhecimento e ter nota superior a 500 na redação. e. ingressar em um curso técnico com o SisuTec Precisa de uma qualificação mais rápida? Que tal um curso técnico oferecido por institutos públicos ou privados? O SisuTec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é voltado para vagas do ensino Técnico, aqueles que têm duração mais breve, de apenas 2 anos. O curso técnico forma profissionais prontos para o mercado de trabalho. Saiba mais em f. fazer a primeira fase de alguns concursos públicos O Enem é a primeira fase de alguns concursos públicos. A Polícia Militar da Paraíba (PM/PB) utiliza o Enem como fase teórica de classificação desde 2013.

7 Em 2016, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em Belo Horizonte (MG), abriu vagas para especialistas em políticas públicas e gestão governamental. É possível que outros concursos públicos comecem a utilizar o Enem para a seleção. Então fique atento aos editais dos concursos e aos prazos de inscrição se este for o seu objetivo. g. ter aumento de nota ou fazer uma das fases do vestibular Atualmente, muitas universidades públicas utilizam o Enem para a nota final do processo seletivo. Essa nota pode ser uma das fases de seleção (geralmente a primeira fase), ou gerar um bônus na nota. Também é necessário se inscrever e realizar o vestibular próprio da instituição para concorrer a uma vaga. h. ingressar em uma faculdade particular Algumas faculdades particulares utilizam 100% da nota do Enem como critério de seleção, independente do financiamento estudantil (Fies) ou ProUni.

8 O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é 2. Qual a diferença entre Enem, Sisu, Fies e ProUni? realizado anualmente, geralmente no mês de outubro, novembro ou dezembro. O exame é obrigatório para se inscrever no Sisu, Fies e ProUni, que são formas de ingressar em uma faculdade. Enem, Sisu, Fies, ProUni: Como Funciona?

9 ProUni O Prouni é o Programa Universidade para Todos. Com o Prouni, é adquirida uma bolsa parcial ou completa para fazer a graduação, correspondente a 50% ou 100% do valor. Para se inscrever, basta ter feito o Enem a partir de Sisu O Sisu 2017 (Sistema de Seleção Unificada) é para ingressar em universidades federais e estaduais que adotam o Enem como sistema de seleção único. Como as universidades são públicas, não é preciso pagar nada. Para se inscrever é necessário ter feito o Enem do ano anterior. Fies O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é para financiar a graduação em uma faculdade particular. O valor do financiamento é definido de acordo com a renda familiar. Para se inscrever, basta ter feito o Enem a partir de 2010.

10 O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa do 3. Como funciona o ProUni Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de ensino em todo o Brasil. As bolsas são uma forma de incentivar o acesso ao ensino superior. Enem, Sisu, Fies, ProUni: Como Funciona?

11 3.1 critérios do ProUni Para participar do Prouni, é necessário se adequar a três requisitos: a. nota do Enem O candidato deve ter feito o Enem a partir de 2010, ter alcançado uma média maior do que 450 pontos e não pode ter zerado a redação. b. condições especiais É necessário cumprir pelo menos um dos critérios abaixo: Ter estudado o Ensino Médio completamente em escola da rede pública; Ter estudado o Ensino Médio em escola particular, desde que na condição de bolsista integral da instituição privada; Ter estudado o Ensino Médio em escolas da rede pública e particular, desde que na condição de bolsista integral da própria instituição;

12 b. condições especiais Ter deficiência; Ser professor permanente em escola pública, com o objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. A renda familiar não é considerada nesta condição. c. rendas e tipos de bolsas O candidato precisa comprovar a renda familiar bruta mensal menor ou igual a um salário mínimo e meio por pessoa para conseguir uma bolsa integral. Para conseguir a bolsa parcial, a renda deve ser até três salários mínimos por membro da família. Este requisito não se aplica para professores de magistério.

13 3.2 cotas O processo seletivo do Prouni reserva bolsas a pretos, pardos, índios e pessoas com deficiência, desde que se encaixem aos outros requisitos também. A porcentagem de bolsas para cotistas é igual à de pretos, pardos e índios por Estado, de acordo com o último censo do IBGE. : 3.3 tipos de bolsas As bolsas do ProUni são integrais (100%) e parciais (50%), e o oferecimento varia de acordo com a renda. Para conseguir a bolsa integral, o candidato precisa comprovar a renda familiar bruta mensal menor ou igual a um salário mínimo e meio por pessoa. Para conseguir a bolsa parcial, a renda deve ser até três salários mínimos por membro da família. Se conseguir a bolsa de 50% no ProUni, é possível financiar o restante com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Basta conferir se a faculdade adere ao Fies.

14 3.3.1 bolsas de auxílio permanência O Prouni oferece bolsas-permanência de até R$300,00 para estudantes que possuem 100% de bolsa. Os requisitos são estar matriculado em um curso com duração de seis semestres (três anos) ou mais e ter no mínimo seis horas de aulas por dia em média. O oferecimento das bolsas depende do orçamento do Ministério da Educação (MEC). A seleção dos beneficiados ocorre todos os semestre e é feita automaticamente pelo sistema do Prouni. 3.4 condição para manter a bolsa Para permanecer com a bolsa do ProUni, é preciso ter no mínimo 75% de aproveitamento em todas as matérias e em todos os semestres.

15 3.5 instituições participantes do ProUni No período de inscrições do ProUni, é possível saber as faculdades que participam no próprio portal do MEC. Basta conferir a lista de instituições ou utilizar a caixa de pesquisa para facilitar a busca. 3.6 como fazer a inscrição no ProUni A inscrição acontece pelo próprio site do ProUni ( Para se inscrever, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha do Enem. Inicialmente, é preciso escolher uma das duas opções de bolsas. Ao final do período de inscrição, o sistema calcula a nota de corte final e estabelece os convocados em primeira chamada. É possível alterar as opções de bolsas a qualquer momento durante o período de inscrições.

16 3.7 como funciona a seleção para o ProUni A seleção para as bolsas do ProUni acontece em 3 etapas: a. inscrição e pré-seleção Primeiramente, a inscrição é realizada pelo site do sistema informatizado do Prouni, o SisProUni: É possível escolher até duas faculdades e cursos. A pré-seleção utiliza a média da nota do Enem, que é a média aritmética do seu resultado. Ou seja, o sistema soma as notas nas provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação e divide por cinco.

17 b. comparecimento às faculdades com os documentos solicitados Nessa segunda etapa, as informações declaradas no ato da inscrição são avaliadas pelas instituições. Para tal, os candidatos precisam comparecer às faculdades nas datas determinadas com os documentos solicitados pelas instituições. Se faltar algum documento, o candidato é eliminado da seleção! c. seleção Os candidatos talvez tenham que fazer vestibulares das próprias instituições. Se forem aprovados, receberão a bolsa do Prouni a partir do termo de concessão de bolsa. É possível escolher esperar a segunda chamada se não for aprovado, mas é necessário manifestar interesse para a lista de espera no período determinado. 3.8 divulgação do resultado A primeira lista de pré-selecionados é divulgada cerca de três dias úteis após o fechamento das inscrições, e depois há a segunda chamada. Os estudantes não convocados podem manifestar interesse em entrar na lista de espera.

18 O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma online e gratuita do Ministério da Educação (MEC), na qual 4. Como funciona o Sisu as universidades públicas oferecem vagas para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para quem fez o Enem 2016 e gostaria de entrar em alguma universidade pública, o Sisu é o lugar certo! Enem, Sisu, Fies, ProUni: Como Funciona?

19 como utilizar o Sisu Basta entrar no site do Sisu ( para realizar a inscrição única e escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas que estão disponíveis no momento. É possível ter opções completamente diferentes, ou seja, dá para concorrer para direito matutino na Universidade Federal de Uberlândia na primeira opção e tentar Administração na Universidade Federal do Tocantins na segunda opção. Também é possível escolher a categoria de concorrência. 4.1 categorias de concorrência O Sisu têm três tipos de concorrência: 1. Vagas de ampla concorrência 2. Vagas reservadas segundo a Lei de Cotas (para afrodescendentes, indígenas e inscritos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas) 3. Vagas destinadas a outras políticas (dependem da disponibilidade da Faculdade)

20 Algumas instituições oferecem bônus de nota como ação afirmativa, e não possuem vagas reservadas para cotistas. Para essas universidades, todos os candidatos fazem a inscrição para as vagas de ampla concorrência. 4.2 notas de corte e pesos Algumas universidades podem escolher pesos diferentes para as áreas de conhecimento do Enem. Elas também podem definir uma nota mínima por área do conhecimento e/ou na média geral. Assim, nem sempre o resultado do Enem será a nota utilizada no processo seletivo. Em um exemplo prático, vamos imaginar que o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atribua peso 2 à prova de Matemática e Suas Tecnologias. Ao se candidatar para essa vaga, a plataforma irá fazer automaticamente um novo cálculo, gerando uma nova nota final. Além disso, muitos cursos também adotam uma nota mínima para se candidatar à vaga. Por fim, a nota de corte representa o valor necessário para garantir uma vaga no curso e universidade escolhidos.

21 Essa é uma das notas mais importantes para ficar de olho! A plataforma a atualiza automaticamente em cada madrugada durante o período de inscrições. É possível verificar se essa nota mudou, se ainda está garantindo a vaga e mudar a primeira e a segunda opção de curso todos os dias nesse período se quiser. 4.3 instituições participantes Antes do período de inscrições, as universidades que participam do Sisu e os cursos oferecidos são divulgados nessa página da plataforma: como fazer a inscrição Durante o período de inscrições, basta entrar com o usuário e a senha do Enem através no site do Sisu (

22 4.5 divulgação do resultado Mais ou menos quatro dias depois do término das inscrições no Sisu 2017, os resultados da primeira chamada são divulgados. É possível escolher esperar a lista de espera se não for aprovado, mas é necessário manifestar interesse no período determinado. 4.6 simulador Sisu Em qualquer época do ano, você pode fazer uma simulação do Sisu e saber se passaria em uma universidade pública. Basta usar o simulador Sisu do Geekie Games:

23 O Fundo de Financiamento 5. Como funciona o Fies Estudantil (Fies) é uma forma de financiar cursos pagos de graduação. Para se inscrever, basta ter feito o Enem a partir de Enem, Sisu, Fies, ProUni: Como Funciona?

24 5.1 critérios do Fies Há três requisitos para poder participar do Fies: a. nota do Enem O primeiro requisito é ter feito o Enem a partir do ano É necessário ter, em média, mais do que 450 pontos e não ter zerado a redação. b. renda familiar A renda familiar precisa ser inferior a 3 salários mínimos por pessoa. c. fiador A soma da renda do(s) fiador(es) precisa ser igual ou maior que o dobro da mensalidade. É possível ter até dois fiadores.

25 5.2 valor, prazo e juros A porcentagem do financiamento é calculada de acordo com a renda familiar por pessoa. Depois que terminar a faculdade, há até 18 meses para começar a pagar o financiamento. O prazo máximo para quitar a dívida do Fies é três vezes a duração do curso + 12 meses. Por exemplo, se uma pessoa fizer o curso de farmácia com cinco anos de duração, terá até 16 anos para pagá-lo. A taxa de juros é paga durante a graduação, sendo 6,5% por ano de faculdade. O valor é, no máximo, R$150,00 a cada três meses. O pagamento é feito nos meses março, julho, setembro e dezembro. 5.3 como fazer a inscrição A inscrição para o Fies é realizada em datas específicas divulgadas pelo MEC na página Fies Seleção: Para quem concluiu o Ensino Médio, mas ainda não possui Ensino Superior, a prioridade é maior em relação a quem já cursou uma faculdade e se inscreveu para o Fies. (

26 Os estudantes que já estão cursando o ensino superior e precisam do financiamento podem solicitá-lo em qualquer período do ano pelo site do SisFIES ( As parcelas que já foram pagas são ressarcidas. 5.4 condições para manter o Fies A cada seis meses cursando a faculdade, é necessário fazer uma renovação para o financiamento do semestre seguinte. Esta confirmação é o aditamento do Fies. Ele só poderá ser feito se não houver reprovação em mais do que três matérias 5.5 divulgação dos resultados Quem não for aprovado pelo Fies automaticamente entra para a lista de espera. Depois, é preciso ficar de olho nos resultados da lista de espera no site do Fies Seleção ( ou da faculdade para a qual se inscreveu.

27 ProUni Sites úteis edital do ProUni 6/234-edital-n-93-de-25-de-novembro-de-2016/file instituições que participam do ProUni s/22-quais-sao-as-instituicoes-que-participam-do-prouni sistema do ProUni Sisu guia do Sisu instituições que participam do Sisu

28 Sisu Sites úteis datas de inscrição do Sisu simulador Sisu Fies datas de inscrição do Fies SisuTec sistema do Fies datas de inscrição do SisuTec Utilidades para a nota do Enem goo.gl/nqojh

29 O portal Guia do Estudante é um parceiro do Geekie Games! Acesse o site descubra sua profissão, escolha sua faculdade, faça testes vocacionais e muito mais!

Qual a diferença entre o Prouni e o Sistema de Seleção Unificada - SISU? O candidato que se inscreveu no SiSU também pode se inscrever no Prouni?

Qual a diferença entre o Prouni e o Sistema de Seleção Unificada - SISU? O candidato que se inscreveu no SiSU também pode se inscrever no Prouni? PROUNI Extraído em 09/05/2012 de http://siteprouni.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=23&it emid=134 O que é o Prouni? É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo

Leia mais

COMO FUNCIONA O PROUNI:

COMO FUNCIONA O PROUNI: COMO FUNCIONA O PROUNI: São realizados dois processos seletivos por ano, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. O processo é composto por duas fases: processo regular e processo de ocupação

Leia mais

Chamamento dos candidatos em Lista de Espera

Chamamento dos candidatos em Lista de Espera O QUE É O SISU O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada e ocorre em dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre, outro no início do segundo semestre. Há só uma etapa de inscrição

Leia mais

M a n u a l d o S i s u P á g i n a 1

M a n u a l d o S i s u P á g i n a 1 M a n u a l d o S i s u 2 0 1 5 P á g i n a 1 O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) consiste num ambiente virtual criado e gerenciado pelo Ministério da Educação desde 2010. Funciona com um processo seletivo

Leia mais

Renda bruta do grupo familiar R$ 3.880,00 Renda Bruta Per capita:

Renda bruta do grupo familiar R$ 3.880,00 Renda Bruta Per capita: Conseguir uma bolsa de estudos é seu objetivo? Então o Programa Universidade Para Todos (ProUni) pode ser uma boa opção para você. A USF traz o passo a passo para você ficar ligado! Passo a Passo: O Programa

Leia mais

Confira a correção do Enem 2017-Já saiu o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2017!

Confira a correção do Enem 2017-Já saiu o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2017! Confira a correção do Enem 2017-Já saiu o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2017! Confira agora mesmo as respostas das provas de Ciências Humanas e Linguagens, divididas em quatro cores diferentes.

Leia mais

CRÉDITOS EDUCATIVOS E BOLSAS PUCRS. > Opções e condições de pagamento

CRÉDITOS EDUCATIVOS E BOLSAS PUCRS. > Opções e condições de pagamento CRÉDITOS EDUCATIVOS E BOLSAS PUCRS > Opções e condições de pagamento VOCÊ SABIA QUE QUEM ESTUDA NA PUCRS TEM O DOBRO DE TEMPO PARA PAGAR A SUA GRADUAÇÃO? Com as opções de Crédito Educativo exclusivas da

Leia mais

PROJETO PRÉ-ENEM. Parceria dos grupos PET da UFOP e da Escola Estadual Dom Silvério

PROJETO PRÉ-ENEM. Parceria dos grupos PET da UFOP e da Escola Estadual Dom Silvério PROJETO PRÉ-ENEM Parceria dos grupos PET da UFOP e da Escola Estadual Dom Silvério ENEM Criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) - 1998 OBJETIVOS Avaliar os estudantes de escolas públicas e particulares

Leia mais

RESPOSTAS. O ENEM possui atualmente apenas uma edição anual, mas, a partir de 2013, haverá duas edições do exame, uma em cada semestre.

RESPOSTAS. O ENEM possui atualmente apenas uma edição anual, mas, a partir de 2013, haverá duas edições do exame, uma em cada semestre. RESPOSTAS Pergunta 1 O que é o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio busca avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, estando aptos à participação no exame alunos

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO BOLSISTA

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO BOLSISTA MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO BOLSISTA Núcleo de Atenção Solidária NAS Sumário 1 - Bolsa de Estudo... 2 2 - Tipos de Bolsas de Estudo... 2 - ProUni... 2 Eventuais Programas de Bolsas de Estudo:... 3 - Vestibular

Leia mais

GUIA DO CANDIDATO PROCESSO DE INGRESSO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS PELO IFMG PARA SEGUNDO SEMESTRE DE Aproveitamento das Notas do ENEM

GUIA DO CANDIDATO PROCESSO DE INGRESSO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS PELO IFMG PARA SEGUNDO SEMESTRE DE Aproveitamento das Notas do ENEM GUIA DO CANDIDATO PROCESSO DE INGRESSO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS PELO IFMG PARA SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 Aproveitamento das Notas do ENEM Prezado(a) candidato(a), O Instituto Federal de Educação,

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA

GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA CURSOS SUPERIORES INSTITUTO FEDERAL Rio Grande do Sul FAÇA #MundoIFRS parte d o GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA Processo Seletivo 2017/1 Tudo o que você precisa saber para fazer parte do #mundoifrs INSTITUTO

Leia mais

Os novos financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa de juros de 6,5% ao ano.

Os novos financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa de juros de 6,5% ao ano. Os novos financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa de juros de 6,5% ao ano. Durante o curso, o estudante deve pagar, a cada três meses, o valor máximo de até R$150,00, referente ao pagamento

Leia mais

CARTILHA DE FINANCIA MENTOS /PARCELA MENTO E PROGRAMAS SOCIAIS

CARTILHA DE FINANCIA MENTOS /PARCELA MENTO E PROGRAMAS SOCIAIS CARTILHA DE FINANCIA MENTOS /PARCELA MENTO E PROGRAMAS SOCIAIS TUDO o QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FINANCI- AMENTOs/ PARCELA- MENTO E PROGRAMAS SOCIAIS. ENEM OBRIGATÓRIO QUEM PODE CONTRATAR? NECESSIDADE

Leia mais

VISÃO DO ALUNO 1. PROUNI

VISÃO DO ALUNO 1. PROUNI 1. PROUNI VISÃO DO ALUNO Após o cadastro do termo aditivo das instituições de Ensino Superior das vagas ProUni a serem ofertadas, os candidatos ao ProUni deverão ficar atentos ao calendário do Ministério

Leia mais

CRONOGRAMA DO FIES. Principais mudanças no FIES TETO DA RENDA FAMILIAR. Limite é a renda per capita de 2,5 salários mínimos

CRONOGRAMA DO FIES. Principais mudanças no FIES TETO DA RENDA FAMILIAR. Limite é a renda per capita de 2,5 salários mínimos INFORMATIVO SOBRE O FIES A Faculdade de Direito de Alta Floresta informa que o Ministério da Educação divulgou, dia 27 de julho de 2015, Edital com as novas regras para a edição do segundo semestre do

Leia mais

Bolsas ProUni. Perguntas e Respostas mais frequentes. 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom?

Bolsas ProUni. Perguntas e Respostas mais frequentes. 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom? Bolsas ProUni Perguntas e Respostas mais frequentes 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom? 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na FAPCOM? Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar

Leia mais

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS. Claudia Meucci Andreatini UNIP Universidade Paulista Seminário ABMES 05 de julho de 2016

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS. Claudia Meucci Andreatini UNIP Universidade Paulista Seminário ABMES 05 de julho de 2016 FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS Claudia Meucci Andreatini UNIP Universidade Paulista Seminário ABMES 05 de julho de 2016 Distribuição de vagas do FIES 2010 a 1º/2016 2010 até 2015/1

Leia mais

6 - O candidato pode escolher mais de um curso na UNIR? Não. Na UNIR o interessado faz apenas 1 (uma) opção de curso.

6 - O candidato pode escolher mais de um curso na UNIR? Não. Na UNIR o interessado faz apenas 1 (uma) opção de curso. 1 - Quais as formas de ingresso de alunos na UNIR? Por meio de Processo Seletivo próprio, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2 - O estudante pode se inscrever na UNIR sem ter

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 21, DE 24 JULHO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 21, DE 24 JULHO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 21, DE 24 JULHO DE 2015 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição que lhe confere o art. 2º da Portaria Normativa MEC nº 8,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PROCESSO SELETIVO ANUAL PELO ENEM

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PROCESSO SELETIVO ANUAL PELO ENEM

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA

GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA CURSOS TÉCNICOS INSTITUTO FEDERAL Rio Grande do Sul FAÇA #MundoIFRS parte d o GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA Processo Seletivo 2017/2 Tudo o que você precisa saber para fazer parte do #mundoifrs PROCESSO SELETIVO

Leia mais

2. Como essa lista será organizada? Está organizada nos termos do edital, por ordem de nota final no curso de 1ª opção.

2. Como essa lista será organizada? Está organizada nos termos do edital, por ordem de nota final no curso de 1ª opção. Se você confirmou no SiSU o interesse em participar da Lista de Espera, tire suas dúvidas sobre o que você tem que fazer para ver se conseguirá sua vaga na UFSCar! 1. Pra que serve a Lista de Espera que

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE REMATRÍCULA. Aqui você encontra as informações necessárias para a realização da rematrícula para o próximo semestre.

ORIENTAÇÃO DE REMATRÍCULA. Aqui você encontra as informações necessárias para a realização da rematrícula para o próximo semestre. ORIENTAÇÃO DE REMATRÍCULA Aqui você encontra as informações necessárias para a realização da rematrícula para o próximo semestre. O QUE É A REMATRÍCULA? A rematrícula é a confirmação de que você continua

Leia mais

bolsas e financiamentos

bolsas e financiamentos tudo o que você precisa saber sobre bolsas e financiamentos Graduação atencao As informações contidas neste ebook são válidas somente para os matriculados nos cursos de graduação no primeiro semestre de

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SiSU

DÚVIDAS FREQUENTES SiSU DÚVIDAS FREQUENTES SiSU 1 - INSCRIÇÃO NO SiSU 1.1 - Como é a inscrição no SiSU? O candidato deverá acessar a página do SiSU no site do Ministério da Educação (MEC) e escolher a 1ª opção e 2ª opção de curso

Leia mais

M a n u a l d o P r o U n i 2 0 1 6 P á g i n a 1

M a n u a l d o P r o U n i 2 0 1 6 P á g i n a 1 M a n u a l d o P r o U n i 2 0 1 6 P á g i n a 1 O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

bolsas e financiamentos

bolsas e financiamentos tudo o que você precisa saber sobre bolsas e financiamentos Graduação atencao As informações contidas neste ebook são válidas somente para os matriculados nos cursos de graduação no segundo semestre de

Leia mais

SUMÁRIO 1 - PROGRAMAS FEDERAIS SOU Unibave Programa Universidade para Todos - PROUNI 1- PROGRAMAS FEDERAIS / FILANTROPIA 1.

SUMÁRIO 1 - PROGRAMAS FEDERAIS SOU Unibave Programa Universidade para Todos - PROUNI 1- PROGRAMAS FEDERAIS / FILANTROPIA 1. SUMÁRIO 1 - PROGRAMAS FEDERAIS 1.1 - SOU Unibave 1.2 - Programa Universidade para Todos - PROUNI 2 - PROGRAMAS ESTADUAIS - UNIEDU 2.1 - Bolsa de Estudo e Pesquisa do Artigo 170 2.2 - Bolsa de Estudo e

Leia mais

POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS

POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS FACULDADE IBMEC-BH MANTENEDORA: Grupo Ibmec Educacional S/A Belo Horizonte - MG / 2018.1 Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES COMPROV

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES COMPROV SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES COMPROV EDITAL PRE Nº 01/2015 Processo Seletivo SiSU 2015.1 1. Das Disposições Gerais

Leia mais

SiSU Balanço das inscrições e resultados e Prouni

SiSU Balanço das inscrições e resultados e Prouni SiSU Balanço das inscrições e resultados e Prouni Edição 2016/1 Brasília, 19 de Janeiro de 2016 Evolução do SiSU Vagas ofertadas (2010/1 2016/1) 10,9% 205.514 228.071 171.401 83.125 108.560 129.319 Cursos:

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO MANUAL DO CANDIDATO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2º SEMESTRE DE 2017 ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO INSCRIÇÕES PELA INTERNET metodista.br/ead e acesse o link Processo Seletivo. INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES PRESENCIAIS

Leia mais

2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)

2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) 1. PLANO ESTENDIDO O Plano Estendido é um programa de financiamento para os cursos de graduação presencial implantado pela FIAP, no qual o aluno faz sua opção no ato da matrícula, desta forma, para os

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO DO GRUPO PET-SI EACH-USP

PROJETO DE EXTENSÃO DO GRUPO PET-SI EACH-USP PROJETO DE EXTENSÃO DO GRUPO PET-SI EACH-USP Sobre a USP Universidade pública e gratuita, mantida pelos impostos da sociedade do Estado de São Paulo É a maior universidade do Brasil e uma das melhores

Leia mais

GUIA PROCESSO SELETIVO

GUIA PROCESSO SELETIVO GUIA PROCESSO SELETIVO Você sabia que o IF Sudeste MG leva você aonde quiser chegar? Pois é. E para aproveitar do nosso ensino público, gratuito e de qualidade é preciso ficar atento às datas e regras

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Como se inscrever e qual o valor da taxa de inscrição?

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Como se inscrever e qual o valor da taxa de inscrição? PERGUNTAS FREQUENTES 1. Como se inscrever e qual o valor da taxa de inscrição? Você escolhe o curso de seu interesse e faz a inscrição aqui no hotsite, dentro do link Inscrições, que estará disponível

Leia mais

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM:

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 30 DE ABRIL DE 2010(FIES), com alterações

Leia mais

ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO

ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO 1.Passo Para confirmar (concluir) o aditamento solicitado pela CPSA, o estudante deverá efetuar login no Sisfies Aluno e, se existir um aditamento aguardando aprovação pelo aluno,

Leia mais

Será oferecida 1 (uma) bolsa de estudos para o melhor classificado, obedecidas as seguintes condições:

Será oferecida 1 (uma) bolsa de estudos para o melhor classificado, obedecidas as seguintes condições: Regulamento de divulgação de regras para o Concurso Prepara Betim, de concessão de bolsas de estudos, a se realizar em 16 de janeiro de 2018, para cursos de graduação. A Brasil Educação S.A., mantenedora

Leia mais

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017 Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS

POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS POLÍTICAS DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS FACULDADE IBMEC-BH MANTENEDORA: Grupo Ibmec Educacional S/A Belo Horizonte - MG / 2018.2 Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los

Leia mais

NOVO FIES. Ficou mais fácil ter um curso superior.

NOVO FIES. Ficou mais fácil ter um curso superior. NOVO FIES. Ficou mais fácil ter um curso superior. FIES O QUE É Programa de Financiamento Estudantil destinado à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação

Leia mais

Este informe refere se exclusivamente às vagas oferecidas por meio do Vestibular Fuvest 2017.

Este informe refere se exclusivamente às vagas oferecidas por meio do Vestibular Fuvest 2017. CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2017 Matrícula Informe nº 11/2017 02.02.2017 Nota: Este informe refere se exclusivamente às 8.734 vagas oferecidas por meio do Vestibular Fuvest 2017. Caso o candidato tenha

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 26/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 26/2018 RESOLUÇÃO Nº 26/2018 Estabelece normas específicas para o Processo Seletivo Simplificado Extraordinário da Universidade Federal do Espírito Santo para ingresso nos cursos de graduação no semestre letivo

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR "SANTO ANDRÉ"

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ O Instituto de Ensino Superior Santo André torna público que estarão abertas, a partir de 14 de setembro de 2009, as inscrições para o Processo Seletivo 1º semestre /2010, primeira e segunda fases. I -

Leia mais

Ministério da Educação. Sistema de Seleção Unificada

Ministério da Educação. Sistema de Seleção Unificada Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Sistema de Seleção Unificada Novo ENEM Brasília, 13 de maio de 2009 Modalidades de Participação ( sistema ) 1. ENEM como fase única ( próprio 2. ENEM

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO PARA ABITUR (Qualificação educacional reconhecida internacionalmente) 2017/2

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO PARA ABITUR (Qualificação educacional reconhecida internacionalmente) 2017/2 ERRATA: VERIFICAR MODO DE MATRÍCULA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO PARA ABITUR (Qualificação educacional reconhecida internacionalmente) 2017/2 O diretor-geral da graduação da ESPM-SP, em

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

ÍNDICE. Esta publicação destina-se à leitura on-line, e visa informar sem poluir, podendo ser impressa de acordo com a preferência individual.

ÍNDICE. Esta publicação destina-se à leitura on-line, e visa informar sem poluir, podendo ser impressa de acordo com a preferência individual. ÍNDICE Esta publicação destina-se à leitura on-line, e visa informar sem poluir, podendo ser impressa de acordo com a preferência individual. INTRODUÇÃO 1 COMO PAR- TICIPAR? 2 COMO FAZER A INSCRIÇÃO? 4

Leia mais

GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA BENEFÍCIOS E DESCONTOS

GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA BENEFÍCIOS E DESCONTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA BENEFÍCIOS E DESCONTOS A) DESCONTOS POR ANTECIPAÇÃO E PONTUALIDADE NAS MATRÍCULAS, MENSALIDADES E NAS SEMESTRALIDADES: MATRÍCULAS Para os ALUNOS NOVOS não há aplicação

Leia mais

PET Visita PROJETO DE EXTENSÃO DO GRUPO PET-SI EACH-USP

PET Visita PROJETO DE EXTENSÃO DO GRUPO PET-SI EACH-USP PET Visita PROJETO DE EXTENSÃO DO GRUPO PET-SI EACH-USP Programa de Educação Tutorial de Sistemas de Informação PET-SI É um grupo formado por 13 alunos do curso de Sistemas de Informação e um professor

Leia mais

Faculdade Belas Artes de São Paulo Edital do Concurso de Bolsas do Processo Seletivo Vestibular º Semestre Votorantim

Faculdade Belas Artes de São Paulo Edital do Concurso de Bolsas do Processo Seletivo Vestibular º Semestre Votorantim Faculdade Belas Artes de São Paulo Edital do Concurso de Bolsas do Processo Seletivo Vestibular 2019 1º Semestre Votorantim 1 E D I T A L O presente Edital regulamenta a concessão de Bolsas de Estudos

Leia mais

Transferência Externa

Transferência Externa Transferência Externa Para alunos de outras instituições que queiram se transferir para a Una tendo como opção dispensar ou não disciplinas em sua grade curricular. Período de inscrições: 14/4/2014 a 1/8/2014,

Leia mais

EDITAL Nº 84, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

EDITAL Nº 84, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 Publicado em: 03/12/2018 Edição: 231 Seção: 3 Página: 63 Órgão: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior EDITAL Nº 84, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO

Leia mais

PROUNI (Programa Universidade para Todos) - 1º Semestre 2018

PROUNI (Programa Universidade para Todos) - 1º Semestre 2018 PROUNI (Programa Universidade para Todos) - 1º Semestre 2018 Pré-requisitos para concorrer a bolsa ProUni: Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública, ou ter cursado o Ensino médio completamente

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDITAL 007/2018

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDITAL 007/2018 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDITAL 007/2018 PROCESSO SELETIVO UFBA - SISU 2018.2 GRADUAÇÃO, MODALIDADE PRESENCIAL, DOS CANDIDATOS SELECIONADOS PELO SISU,

Leia mais

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST Orientações para Inscrição Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST fies@est.edu.br 2015 Financiamento Estudantil - FIES É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE E D I T A L Nº01 /2017 /ETS/CCS/UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE E D I T A L Nº01 /2017 /ETS/CCS/UFPB UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE E D I T A L Nº01 /2017 /ETS/CCS/UFPB PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2017.1 PARA CURSOS TÉCNICOS DA ESCOLA DE SAÚDE DA

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição

Leia mais

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018 Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Página 1 de 9 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 64, DE 16 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016 A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, SUBSTITUTA, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

ENEM 2015 MANEIRAS DE UTILIZAR A NOTA

ENEM 2015 MANEIRAS DE UTILIZAR A NOTA ENEM 2015 MANEIRAS DE UTILIZAR A NOTA Programa Universidade Para Todos (PROUNI) O Prouni tem como obje/vo conceder bolsas de estudo em faculdade privadas, u/lizando como seleção as notas do ENEM. Veja

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 20, DE 29 DE MAIO DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 20, DE 29 DE MAIO DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 20, DE 29 DE MAIO DE 2014 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 53, DE 17 DE MAIO DE 2017 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017

EDITAL Nº 53, DE 17 DE MAIO DE 2017 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 53, DE 17 DE MAIO DE 2017 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 O Secretário de Educação Superior, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 49, DE 12 DE JUNHO DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Renovação do Semestre 2016/2

Renovação do Semestre 2016/2 Renovação do Semestre A Renovação do Semestre da UniNorte agora ocorre em duas etapas para facilitar sua vida. Veja o que você precisa fazer para renovar. ETAPA 1: 14.06 a 08.07.2016 Nesta etapa você vai

Leia mais

EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES

EDITAL Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES 1.1.3. O CANDIDATO somente poderá se inscrever em 1 (um) único curso e turno dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2017. Edição Número 27 de

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 6, DE 20 DE JANEIRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01 PROCESSO SELETIVO 2019.2 EDITAL Nº 01 Página 1 de 11 SUMÁRIO 1. DA VALIDADE... 3 2. DAS INSCRIÇÕES... 3 3. DOS PROCESSOS SELETIVOS... 4 4. DO CALENDÁRIO... 5 5. DAS VAGAS... 5 6. DA MATRÍCULA... 8 7. DO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01 PROCESSO SELETIVO 2019.1 EDITAL Nº 01 Página 1 de 11 SUMÁRIO 1. DA VALIDADE... 3 2. DAS INSCRIÇÕES... 3 3. DOS PROCESSOS SELETIVOS... 4 4. DO CALENDÁRIO... 5 5. DAS VAGAS... 5 6. DA MATRÍCULA... 9 7. DO

Leia mais

Políticas Públicas e Legislação Educacional

Políticas Públicas e Legislação Educacional Políticas Públicas e Legislação Educacional Aula IV Profª Ms. Renata Rodrigues As políticas públicas de acesso a Educação Superior no Brasil A Educação Superior no Brasil e as tendências políticas na ampliação

Leia mais

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST Orientações para Inscrição Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST 2014 Financiamento Estudantil - FIES É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de estudantes regularmente

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016

PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016 20/06/2016 09:58:23 Ato: Edital 64/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016 EDITAL Nº 64, DE 16 DE JUNHO DE 2016 A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR,

Leia mais

INSCRIÇÃO PARA O FIES 2018/1

INSCRIÇÃO PARA O FIES 2018/1 INSCRIÇÃO PARA O FIES 2018/1 A FAPAC/ITPAC PORTO comunica que as inscrições dos candidatos interessados em participar do Processo Seletivo do Financiamento de Desenvolvimento Estudantil referente ao primeiro

Leia mais

GUIA RÁPIDO. Financiamento sem Juros (PraValer)

GUIA RÁPIDO. Financiamento sem Juros (PraValer) GUIA RÁPIDO Financiamento sem Juros (PraValer) ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 ADESÃO... 4 RENOVAÇÃO...10 REPASSE...11 CANCELAMENTO...12 CSC...12 PÓS-GRADUAÇÃO...13 2 INTRODUÇÃO Prezado colaborador, Este Guia Rápido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE E D I T A L Nº04/2016/ETS/CCS/UFPB PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2016.2 PARA CURSOS TÉCNICOS DA ESCOLA DE SAÚDE DA UFPB

Leia mais

Art. 1º Normatizar procedimentos para adesão ao SISFIES Sistema de Financiamento Estdantil.

Art. 1º Normatizar procedimentos para adesão ao SISFIES Sistema de Financiamento Estdantil. RESOLUÇÃO Nº 02/2016- DG/FACULDADE EVOLUÇÃO Normatiza regras para inscrições no SISFIES Sistema de Financiamento Estudantil. Semestre 2016.2. A DIRETORA GERAL DA FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR

Leia mais

EDITAL Nº 19, DE 06 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 19, DE 06 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL Nº 19, DE 06 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO A Diretoria-Geral do Câmpus Avançado Jundiaí do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Regulamento da Campanha Mérito ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos.

Regulamento da Campanha Mérito ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos. Regulamento da Campanha Mérito ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos. O, torna público o Regulamento da Campanha Mérito ENEM 2018/1, com inscrições abertas conforme datas e horários estabelecidos

Leia mais

EDITAL Nº 04/2011 PROCESSO SELETIVO 2º/2011

EDITAL Nº 04/2011 PROCESSO SELETIVO 2º/2011 EDITAL Nº 04/2011 PROCESSO SELETIVO 2º/2011 A MAGNÍFICA REITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS (), no uso de suas atribuições legais e estatutárias, delegadas pelo Decreto Governamental

Leia mais

EDITAL Nº 012/2017 MATRÍCULAS VESTIBULAR DE VERÃO

EDITAL Nº 012/2017 MATRÍCULAS VESTIBULAR DE VERÃO EDITAL Nº 012/2017 MATRÍCULAS VESTIBULAR DE VERÃO - 2018 A Faculdade União de Campo Mourão, Recredenciada pela Portaria MEC N.º 80 de 18/01/2017, publicada no D.O.U em 19/01/2017, de acordo com o artigo

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2018 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2018 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2018 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO, autorizada a funcionar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 1, DE 8 JANEIRO DE 2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 1, DE 8 JANEIRO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 1, DE 8 JANEIRO DE 2016 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR,

Leia mais

POLÍTICA DE DESCONTOS E FINANCIAMENTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA (VERSÃO ATUALIZADA EM OUTUBRO DE 2018)

POLÍTICA DE DESCONTOS E FINANCIAMENTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA (VERSÃO ATUALIZADA EM OUTUBRO DE 2018) POLÍTICA DE DESCONTOS E FINANCIAMENTOS GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA (VERSÃO ATUALIZADA EM OUTUBRO DE 2018) Para os novos alunos, haverá aplicação de desconto na matrícula, caso se enquadre em algum

Leia mais

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 EDITAL Nº 01/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 A Faculdade União de Campo Mourão, credenciada pela Portaria MEC N.º 6 de 22 de Janeiro de 2010, publicada no DOU em 26 de 01 de 2010, de acordo com o Regimento

Leia mais

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM:

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 30 DE ABRIL DE 2010(FIES)* MINISTÉRIO

Leia mais

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários SCS, Quadra 7, Bloco A nº 100 - Salas 805 e 807 Edifício Torre do Pátio Brasil. Brasília - DF - CEP: 70.307-901 Telefones: (61) 3321-5535 / 3322-9408

Leia mais

Fuvest divulga datas para inscrição no vestibular 2019

Fuvest divulga datas para inscrição no vestibular 2019 Fuvest divulga datas para inscrição no vestibular 2019 USP também disponibiliza as disciplinas específicas que serão cobradas por cada curso no segundo dia de provas da segunda fase Por Marcela Coelho

Leia mais

EDITAL DA N.º 01/2017

EDITAL DA N.º 01/2017 EDITAL DA N.º 01/2017 DIVULGA AS VAGAS CONTEMPLADAS E INFORMA OS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PIM 2017. O Diretor Acadêmico da FAE São

Leia mais

VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP

VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP Atualizado em Março / 2018 VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USP UNICAMP UNESP UNIFESP UFSCAR UFABC Desde 2015, o ingresso na USP mudou. Além da Fuvest (vestibular), há também a opção de ingresso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO REITORIA. PROCESSO SELETIVO 1/ 2013 EDITAL N.º 01 /2013 de 03 de janeiro de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO REITORIA. PROCESSO SELETIVO 1/ 2013 EDITAL N.º 01 /2013 de 03 de janeiro de 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO REITORIA PROCESSO SELETIVO 1/ 2013 EDITAL N.º 01 /2013 de 03 de janeiro de 2013 A Magnífica Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, Professora Dra. Maria

Leia mais