Agentes públicos do regime constitucional ao legal. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agentes públicos do regime constitucional ao legal. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com"

Transcrição

1

2 Agentes públicos do regime constitucional ao legal Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com

3 AGENTES PÚBLICOS Roteiro (Parte 2) 1 Conceitos Introdutórios 2 Fixação/revisão anual de vencimentos/subsídios 3 Tetos constitucionais 4 Equiparações e vinculações 5 Irredutibilidade e isonomia

4 1 Conceitos Introdutórios Vencimento: Remuneração (ou ): OBS - STF: De acordo com o STF o servidor não pode receber REMUNERAÇÃO inferior ao mínimo - (RE AgR, Rel. Min. Sepúlveda Pertence, julgamento em , DJ de )

5 1 Conceitos Introdutórios 1 - (Administrador/CESPE/Unipampa/2013) Considera-se remuneração de contribuição o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

6 1 Conceitos Introdutórios Subsídios: OBS - STF: (ADI 3.491): O dispositivo legal impugnado, ao vincular a alteração dos subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado às propostas de refixação dos vencimentos dos servidores públicos em geral ofendeu o inciso XIII do art. 37 e o inciso VIII do art. 49 da Constituição Federal de 1988.

7 1 Conceitos Introdutórios Salários: Proventos OBS: além das figuras pecuniárias, podem ser pagas aos servidores especificamente regidos pela Lei 8.112/90 adicionais, gratificações e indenizações, sendo que, no último caso, estas não se incorporam à remuneração do servidor.

8 1 Conceitos Introdutórios OBS 2: servidor desviado de função tem direito de receber como se exercente legítimo da função para a qual foi desviado.

9 1 Conceitos Introdutórios 2 - (Administrador/CESPE/Unipampa/2013) No contracheque de servidor público, a parcela denominada subsídio refere-se ao valor-base sobre o qual incidem todos os demais acréscimos e adicionais que compõem a sua remuneração total.

10 1 Conceitos Introdutórios 3 - (2013/CESPE/MPU/TÉCNICO) A CF, ao indicar o rol de agentes públicos remunerados por subsídio, veda que a remuneração de servidores organizados em carreira seja fixada por meio dessa espécie remuneratória.

11 1 Conceitos Introdutórios 4 - Assistente Técnico MIN/Cespe 2013 Com relação a agentes administrativos, julgue o próximo item. Os vencimentos dos servidores públicos podem ser objeto de arresto, sequestro e penhora para pagamento de dívidas comerciais.

12 1 Conceitos Introdutórios 5 - Analista Administrativo TRT-10ª Região/CESPE 2013 Julgue o item seguinte, a respeito da Lei n.º 8.112/1990. Ao servidor é facultado abater de suas férias as faltas injustificadas, de modo a preservar a remuneração referente aos dias em que deixar de comparecer ao serviço.

13 1 Conceitos Introdutórios 6 - Administrador FUB/CESPE 2013 Na hipótese de servidor público passar a exercer atribuições diversas daquelas que correspondem às do cargo para o qual foi nomeado e empossado por determinação superior, caso seja reconhecido o desvio de função, ser-lhe-ão devidas as diferenças salariais decorrentes.

14 1 Conceitos Introdutórios 7 - Analista (Administração) MJ/CESPE 2013 Conforme decisão recente do STJ, o adicional noturno previsto na Lei n.º 8.112/1990 será devido ao servidor público federal que preste serviço em horário compreendido entre 22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte. Entretanto, esse adicional não será devido se o serviço for prestado em regime de plantão.

15 1 Conceitos Introdutórios Principais indenizações:

16 1 Conceitos Introdutórios Foi criada a indenização de auxílio moradia na lei 8.112/90 (art. 60-A a 60-E). Principais regramentos: I) Destina-se ao ressarcimento de despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor II) Pode ser pago desde que atendidos os seguintes requisitos: i - não exista imóvel funcional disponível para uso pelo servidor; ii - o cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;

17 1 Conceitos Introdutórios iii - o servidor ou seu cônjuge ou companheiro não seja ou tenha sido proprietário, promitente comprador, cessionário ou promitente cessionário de imóvel no Município aonde for exercer o cargo, incluída a hipótese de lote edificado sem averbação de construção, nos doze meses que antecederem a sua nomeação; iv - nenhuma outra pessoa que resida com o servidor receba auxílio-moradia;

18 1 Conceitos Introdutórios v - o servidor tenha se mudado do local de residência para ocupar cargo em comissão ou função de confiança do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, níveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes; vi - o Município no qual assuma o cargo em comissão ou função de confiança não se enquadre nas hipóteses do art. 58, 3 o, em relação ao local de residência ou domicílio do servidor;

19 1 Conceitos Introdutórios vii - o servidor não tenha sido domiciliado ou tenha residido no Município, nos últimos doze meses, aonde for exercer o cargo em comissão ou função de confiança, desconsiderando-se prazo inferior a sessenta dias dentro desse período; e viii - o deslocamento não tenha sido por força de alteração de lotação ou nomeação para cargo efetivo

20 1 Conceitos Introdutórios III) O auxílio-moradia não será concedido por prazo superior a oito anos dentro de cada período de doze anos, ainda que o servidor mude de cargo ou de Município de exercício do cargo. IV) O valor do auxílio-moradia é limitado a vinte e cinco por cento do valor do cargo em comissão ocupado pelo servidor e, em qualquer hipótese, não poderá ser superior ao auxíliomoradia recebido por Ministro de Estado

21 1 Conceitos Introdutórios De acordo com a Lei 8.112, só serão pagas ao servidor as substituições que ultrapassarem 30 dias (o TCU tem decisão contrária).

22 1 Conceitos Introdutórios 8 - (2013/CESPE/MI/Cargo 1 analista adm.) As indenizações e as gratificações recebidas por servidores públicos federais podem ser incorporadas ao seu vencimento ou provento.

23 1 Conceitos Introdutórios 9 - (2010/CESPE/TRE-MT/An. Admin.) O servidor que, a serviço, afastar-se da sede, em caráter eventual ou transitório, para outro ponto do território nacional fará jus a ajuda de custo destinada a indenizar as parcelas de despesas com pousada, alimentação e locomoção urbana.

24 1 Conceitos Introdutórios 10 - (2013/CESPE/CNJ/Técnico) Considere que determinado servidor público tenha substituído seu chefe, afastado para gozo de licença, pelo período de três meses. Nessa situação hipotética, pelo período da substituição, o servidor substituto fará jus à retribuição pelo exercício da chefia, inclusive se a titularidade for de unidade administrativa organizada em nível de assessoria.

25 2 Fixação/revisão anual de vencimentos/subsídios Projeto de Lei de iniciativa privativa do Poder/órgão, em cada caso. OBS: A) Subsídios dos Ministros do STF:

26 2 Fixação/revisão anual de vencimentos/subsídios B) Subsídios dos Deputados/Senadores/PR e Vice-PR/Ministros. Competência do Congresso Nacional. * OBS: A competência para a proposição de Lei com vistas à revisão geral anual é do Chefe do Executivo. O não envio de projeto de Lei nesse sentido caracteriza inconstitucionalidade por omissão (STF: (ADI 3.303)

27 2 Fixação/revisão anual de vencimentos/subsídios *** OBS STF: (SÚM. 679)"A fixação de vencimentos dos servidores públicos não pode ser objeto de convenção coletiva."

28 3 Tetos constitucionais - NA UNIÃO: * OBS: - NOS MUNICÍPIOS:

29 3 Tetos constitucionais - NOS ESTADOS por poder: executivo Governador; legislativo deputado estadual; judiciário: limitado a 90,25% do subsídio do ministro do STF), aplicável a servidores do judiciário, membros do mp, procuradores e defensores.

30 3 Tetos constitucionais * OBS: ADI MC, Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento em , Informativo 457: O SUBTETO NÃO MAIS SE APLICA AOS MEMBROS DO JUDICIÁRIO ESTADUAL OBS. ADICIONAL: APLICABILIDADE DO TETO ÀS EMP. Púb. e Mistas: só se receberem recursos para ou.

31 3 Tetos constitucionais 11 - (2008/CESPE/TCE-AC/Analista) O teto remuneratório dos servidores públicos estaduais relativo ao subsídio mensal, em espécie, recebido pelo governador do estado, será o limite para o Poder Executivo estadual.

32 3 Tetos constitucionais 12 - (2010/CESPE CEF ADVOGADO) Por se submeterem a regime jurídico tipicamente privado, os empregados das empresas públicas e das sociedades de economia mistas não estão submetidos ao teto salarial determinado pela CF aos servidores estatutários.

33 4 Equiparações e vinculações Equiparar: Vincular: * REGRA GERAL: - OBS: hipóteses constitucionais são admitidas.

34 4 Equiparações e vinculações OBS STF: I - (SÚM. 681) É inconstitucional a vinculação do reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais a índices federais de correção monetária."

35 5 Irredutibilidade e isonomia - Atinge ocupantes de cargos/empregos públicos. - Resguarda-se a irredutibilidade direta, não a indireta. - Resguarda-se, ainda, irredutibilidade NOMINAL e não REAL dos subsídios/vencimentos.

36 5 Irredutibilidade e isonomia - Acréscimos remuneratórios ulteriores: devem incidir sobre ou serem fixados em parcela fixa. - Os vencimentos do JUDICIÁRIO e do LEGISLATIVO não podem ser maiores que os pagos para o Executivos, em funções idênticas ou assemelhadas. - Nada impede que a composição da remuneração do servidor seja alterada, desde que não haja descenso remuneratório (não há direito adquirido a regime jurídico).

37 5 Irredutibilidade e isonomia 13 - Procurador TCE-PB/CESPE 2013 GAB.PREL. De acordo com o princípio da segurança jurídica, ao servidor público é garantido o direito adquirido quanto ao regime jurídicofuncional pertinente à composição de seus vencimentos ou à permanência do regime legal de reajuste de vantagem.

38 5 Irredutibilidade e isonomia - (ADC 8- MC,) A garantia constitucional da irredutibilidade da remuneração devida aos servidores públicos em atividade não se reveste de caráter absoluto. Expõe-se, por isso mesmo, às derrogações instituídas pela própria Constituição da República, que prevê, relativamente ao subsídio e aos vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos (CF, art. 37, XV), a incidência de tributos, legitimando-se, desse modo, quanto aos servidores públicos ativos, a exigibilidade da contribuição de seguridade social, mesmo porque, em tema de tributação, há que se ter presente o que dispõe o art. 150, II,daCarta Política.

39 5 Irredutibilidade e isonomia (MS 24580/STF) O princípio da irredutibilidade de vencimentos alcança todos os servidores, inclusive os que não mantêm vínculo efetivo com a Administração Pública

40 5 Irredutibilidade e isonomia 14 - (ADMINISTRADOR/CESPE/2013) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos vencimentos do Poder Executivo.

41 5 Irredutibilidade e isonomia 15 - (2013/CESPE/TELEBRAS/Analista Administrativo) O servidor público não tem direito adquirido a regime jurídico, sendo-lhe assegurada, pelo ordenamento constitucional pátrio, a irredutibilidade de vencimentos, de forma que não há impedimento para que a administração promova alterações na composição dos seus vencimentos, retire vantagens, gratificações e reajustes ou, ainda, modifique a forma de cálculo de parcela da remuneração, desde que isso não acarrete decesso remuneratório.

42 GABARITOS 1 C; 2 E; 3 E; 4 E; 5 E; 6 C; 7 E; 8 E; 9 E; 10 E; 11 C; 12 E; 13 E; 14 C; 15 - C

AGENTES PÚBLICOS. Roteiro - Parte 2 Sistema Remuneratório

AGENTES PÚBLICOS. Roteiro - Parte 2 Sistema Remuneratório AGENTES PÚBLICOS Roteiro - Parte 2 Sistema Remuneratório 2 Fixação/revisão anual de vencimentos/subsídios 3 Tetos constitucionais 4 Equiparações e vinculações 5 Irredutibilidade e isonomia Vencimento:

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS. Roteiro - Parte 2 Sistema Remuneratório

AGENTES PÚBLICOS. Roteiro - Parte 2 Sistema Remuneratório AGENTES PÚBLICOS Roteiro - Parte 2 Sistema Remuneratório 1 Conceitos Introdutórios 2 Fixação/revisão anual de vencimentos/subsídios 3 Tetos constitucionais 4 Equiparações e vinculações 5 Irredutibilidade

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Indenizações Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL)

Leia mais

Agentes públicos do regime constitucional ao legal. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com

Agentes públicos do regime constitucional ao legal. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com Agentes públicos do regime constitucional ao legal Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com AGENTES PÚBLICOS Roteiro (Parte 2) 1 Conceitos Introdutórios 2 Fixação/revisão

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840) Aula 2 Vacâncias e sistema remuneratório

AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840) Aula 2 Vacâncias e sistema remuneratório AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840) Aula 2 Vacâncias e sistema remuneratório 6 - Formas de vacância Em razão de: I exoneração; II demissão; III destituição de cargo em comissão; IV aposentadoria;

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 25 DE MARÇO DE 2015

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 25 DE MARÇO DE 2015 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 25 DE MARÇO DE 2015 Altera a Orientação Normativa nº 10, de 24 de abril de 2013, que dispõe sobre

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Indenizações Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E VANTAGENS Indenizações Conceito: são

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA STJ/GP N. 13 DE 28 DE AGOSTO DE 2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA STJ/GP N. 13 DE 28 DE AGOSTO DE 2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA STJ/GP N. 13 DE 28 DE AGOSTO DE 2015. Disciplina a concessão do auxíliomoradia a servidor do Superior Tribunal de Justiça. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, usando da atribuição

Leia mais

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade CAMPUS Capítulo 5 Administração Pública e Servidores Públicos Disposições Constitucionais 189 Servidor público em sentido estrito (regime estatutário) Cargo efetivo Cargo em comissão Adm. Direta, autárquica

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Sistema constitucional de remuneração Prof. Thamiris Felizardo -Vencimento X Remuneração X Subsidio Vencimento - a própria retribuição pecuniária

Leia mais

Direito administrativo

Direito administrativo DIREITO ADMINISTRATIVO Direito administrativo 1. AGENTES PÚBLICOS 1.1. Disposições Gerais Art. 84, 2º, da Lei 8.112/90: licença para acompanhar cônjuge e provimento originário STF A licença para o acompanhamento

Leia mais

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER 5.6. Resumo AGENTES PÚBLICOS (segundo Hely Lopes Meirelles): 1. Agentes políticos Aqueles no alto escalão dos

Leia mais

Indenização de Transporte

Indenização de Transporte Indenização de Transporte Concedida ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção, por força das atribuições do cargo (art. 60). Objetivo: ressarcir despesas com aluguel

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. Altera dispositivos da Lei n.º 11.170, de 26 de agosto de 2008, Plano das Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia, modificando o sistema remuneratório

Leia mais

PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO- MORADIA AOS SERVIDORES DO IFMS

PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO- MORADIA AOS SERVIDORES DO IFMS PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO- MORADIA AOS SERVIDORES DO IFMS JULHO / 2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande - MS CEP:

Leia mais

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios

Leia mais

RESOLUÇÃO N 02/2014/CDP Florianópolis, 05 de agosto de 2014.

RESOLUÇÃO N 02/2014/CDP Florianópolis, 05 de agosto de 2014. RESOLUÇÃO N 02/2014/CDP Florianópolis, 05 de agosto de 2014. O Presidente do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas em exercício do Instituto Federal de Santa Catarina, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014. Altera a Lei Complementar Estadual n. o 251, de 7 de julho de 2003, e dá outras providências. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS (Continuação)

AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo / 2017 Aula: Agentes Públicos (Parte II) / Aula 10 Professor: Leandro Velloso Monitora: Kelly Silva Aula 10 AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Na aula anterior

Leia mais

LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE O povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE O povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei: LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE 1991. Estabelece normas para a fixação do vencimento básico e da remuneração dos níveis e graus dos cargos e das funções públicas do quadro de Servidores Públicos do

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I CF, art. 37, I Podem ocupar cargo, emprego e função pública Norma constitucional de eficácia contida I - Brasileiro Deve preencher os requisitos estabelecidos na lei Requisitos

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 245 DE 02 DE JULHO DE 2014 PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL Nº , DE 03/07/2014

LEI COMPLEMENTAR Nº. 245 DE 02 DE JULHO DE 2014 PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL Nº , DE 03/07/2014 GOVERNO DE SERGIPE Institui o regime de subsídio para os membros da Defensoria Pública do Estado de Sergipe; altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei Complementar nº 183, de 31 de março de 2010,

Leia mais

Aula nº. 90 ACUMULAÇÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR

Aula nº. 90 ACUMULAÇÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR Curso/Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO Aula: ACUMULAÇÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR AULA 90 Professor(a): LUIZ JUNGSTEDT Monitor(a): PAULA CAROLINE OLIVEIRA Aula nº. 90 ACUMULAÇÃO DE CARGOS E

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO Nº 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006 Dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional e do subsídio mensal dos membros da magistratura. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

A Remuneração dos Auditores-Fiscais

A Remuneração dos Auditores-Fiscais A Remuneração dos Auditores-Fiscais Introdução A intenção deste estudo é de verificar a possibilidade de incremento de remuneração dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, sem afetar o subsidio,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital ESCRIVÃO INVESTIGADOR Constituição Federal: artigos 37, 39, 41 Dos princípios da Administração

Leia mais

Lei 8112/90 aplicada ao DF (Lei 197/91) Prof. Amorim Aula 2 Título III Direitos e Vantagens

Lei 8112/90 aplicada ao DF (Lei 197/91) Prof. Amorim Aula 2 Título III Direitos e Vantagens Lei 8112/90 aplicada ao DF (Lei 197/91) Prof. Amorim Aula 2 Título III Direitos e Vantagens Questão 21 À luz da Lei 8112/90 aplicada ao DF julgue os itens abaixo relacionados e assinale a alternativa CORRETA:

Leia mais

GUSTAVO SALES LEI 8112/90

GUSTAVO SALES LEI 8112/90 GUSTAVO SALES LEI 8112/90 1. CESPE 2017 - Prefeitura de Fortaleza CE - Procurador do Município Em cada um do item a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Concurso Público -O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável

Leia mais

TEMA 7: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TEMA 7: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEMA 7: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE. Mensagem nº 179/2018-GE Em Natal/RN, 08 de janeiro de 2018.

RIO GRANDE DO NORTE. Mensagem nº 179/2018-GE Em Natal/RN, 08 de janeiro de 2018. RIO GRANDE DO NORTE Mensagem nº 179/2018-GE Em Natal/RN, 08 de janeiro de 2018. Excelentíssimo Senhor Deputado EZEQUIEL FERREIRA DE SOUZA Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teto, teto específico e subteto de remuneração. Limites definidos na Constituição Federal de 1998, com alteração feita pelas Emendas Costitucionais nº 41 e nº 47 Marcos Antonio da

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO SUBSTITUTIVO DO RELATOR AO PROJETO DE LEI Nº 3.123, DE O Congresso Nacional decreta:

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO SUBSTITUTIVO DO RELATOR AO PROJETO DE LEI Nº 3.123, DE O Congresso Nacional decreta: 19 COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO SUBSTITUTIVO DO RELATOR AO PROJETO DE LEI Nº 3.123, DE 2015 Disciplina a aplicação do limite previsto no inciso XI do art. 37 da Constituição,

Leia mais

Hoje vamos finalizar o estudo do servidor público e dar inicio ao estudo dos bens públicos.

Hoje vamos finalizar o estudo do servidor público e dar inicio ao estudo dos bens públicos. Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 7 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje vamos finalizar o estudo do servidor público e dar inicio ao estudo dos

Leia mais

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS Súmula Vinculante 4 SALVO NOS CASOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO, O SALÁRIO MÍNIMO NÃO PODE SER USADO COMO INDEXADOR DE BASE DE CÁLCULO DE VANTAGEM DE SERVIDOR PÚBLICO OU DE EMPREGADO,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Teto remuneratório Agentes públicos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 4 Prof. Thamiris Felizardo Vencimento X Remuneração X Subsídio -Nenhum servidor

Leia mais

a) Tabela A - Categoria Funcional: Ensino Fundamental Incompleto;

a) Tabela A - Categoria Funcional: Ensino Fundamental Incompleto; LEI Nº 3.519, DE 15 DE MAIO DE 2008. Dispõe sobre o sistema remuneratório, aprova tabelas de vencimento e de subsídio dos servidores das categorias funcionais integrantes das carreiras do Plano de Cargos,

Leia mais

em sentido estrito Adm. Direta, autárquica e fundacional Servidor Público Empregado público em sentido amplo (regime celetista) Empresas estatais

em sentido estrito Adm. Direta, autárquica e fundacional Servidor Público Empregado público em sentido amplo (regime celetista) Empresas estatais Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER Redução de gastos de pessoal no ente, quando ultrapassado o limite (depois da redução de pelo menos 20% da despesa

Leia mais

Nº RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº /210 ORIGEM : SÃO PAULO

Nº RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº /210 ORIGEM : SÃO PAULO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 543.253-0/210 ORIGEM : SÃO PAULO RECTE : MUNICÍPIO DE SANTOS RECDOS : ROBERTO LENCIONI NOWILL E OUTRO(A/S) RELATOR:

Leia mais

AUXÍLIO MORADIA. 3. O cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;

AUXÍLIO MORADIA. 3. O cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional; AUXÍLIO MORADIA DEFINIÇÃO Consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, abrangendo

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Gratificações / Adicionais Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Vencimento e Remuneração Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO Nº 14, DE 21 DE MARÇO DE 2006 Dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional para os servidores do Poder Judiciário e para a magistratura dos Estados

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL

BANCO CENTRAL DO BRASIL LEI Nº 8.911 DE 11 DE JULHO DE 1994 Dispõe sobre a remuneração dos cargos em comissão, define critérios de incorporação de vantagens de que trata a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, no âmbito do

Leia mais

TABELA DE REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DA FASC

TABELA DE REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DA FASC TABELA DE REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DA FASC A presente publicação visa o atendimento ao contido no 6º, do art. 39 da Constituição Federal, com nova redação dada pelo art. 5º, da Emenda Constitucional

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

Regulamentação do Teto Constitucional

Regulamentação do Teto Constitucional Regulamentação do Teto Constitucional dez/2016 1. Previsão Legal» TETO CONSTITUCIONAL (art. 37 da CF/88): oobjeto: - remuneração, subsídio, proventos, pensões ou outras espécies remuneratórias - percebidos

Leia mais

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei:

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei: Lei 17169-24 de Maio de 2012 Publicado no Diário Oficial nº. 8721 de 25 de Maio de 2012 Súmula: Dispõe sobre o subsídio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, conforme dispõem

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Administração Pública Servidores Públicos Parte 1 Profª. Fabiana Coutinho - Agentes Públicos Agentes politicos; Servidores estatais e Particulares em colaboração com o Estado. -

Leia mais

LEI 8.112/90 MPV 805/2017 CONTEÚDO EMENDAS ELABORADAS

LEI 8.112/90 MPV 805/2017 CONTEÚDO EMENDAS ELABORADAS LEI 8.112/90 MPV 805/2017 CONTEÚDO EMENDAS ELABORADAS Art. 54. A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo CERT Regular 4ª fase Período 2014-2016 1) CESPE - ANALISTA LEGISLATIVO - CÂMARA DOS DEPUTADOS (2014) Julgue o item que se segue, a respeito da remuneração

Leia mais

TABELA DE REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DA FASC

TABELA DE REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DA FASC TABELA DE REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DA FASC A presente publicação visa o atendimento ao contido no 6º, do art. 39 da Constituição Federal, com nova redação dada pelo art. 5º, da Emenda Constitucional

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Prefeitura Municipal de Tobias Barreto publica:

Prefeitura Municipal de Tobias Barreto publica: Prefeitura Municipal de Tobias Barreto 1 Segunda-feira Ano VI Nº 374 Prefeitura Municipal de Tobias Barreto publica: LEI ORDINÁRIA Nº 1092/2016, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 - Fixa os subsídios do Prefeito,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Questões de concursos Aula 02 TJ-RS DIREITO ADMINISTRATIVO Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo QUESTÃO DE CONCURSOS 1. (FAURGS TJ/RS) Tendo em vista as disposições da Lei Complementar Estadual

Leia mais

Solicito esclarecimento em relação ao Fundo de Previdência, do servidor com cargo efetivo que atua em cargo de Comissão.

Solicito esclarecimento em relação ao Fundo de Previdência, do servidor com cargo efetivo que atua em cargo de Comissão. Dúvida: Solicito esclarecimento em relação ao Fundo de Previdência, do servidor com cargo efetivo que atua em cargo de Comissão. A contribuição deve ser sobre os vencimentos do salário com base no cargo

Leia mais

NORMA DE REMUNERAÇÃO DOS DIRETORES E MEMBROS DOS CONSELHOS - NOR 223

NORMA DE REMUNERAÇÃO DOS DIRETORES E MEMBROS DOS CONSELHOS - NOR 223 MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS COD. 200 ASSUNTO: REMUNERAÇÃO DOS DIRETORES E MEMBROS DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO, FISCAL E CURADOR. APROVAÇÃO: Deliberação CONSAD nº 033/2014, de 28/03/2014 VIGÊNCIA:

Leia mais

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001.

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Parte V Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Maria Carolina Ramos Aula nº. 41 Antes de adentrarmos

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 13, DE 30 DE JANEIRO 1995 ELABORAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO PAGAMENTO DE GRATIFICAÇÕES ADICIONAIS E VANTAGENS

LEI COMPLEMENTAR Nº 13, DE 30 DE JANEIRO 1995 ELABORAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO PAGAMENTO DE GRATIFICAÇÕES ADICIONAIS E VANTAGENS LEI COMPLEMENTAR Nº 13, DE 30 DE JANEIRO 1995 ELABORAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO PAGAMENTO DE GRATIFICAÇÕES ADICIONAIS E VANTAGENS EMENTA: Estabelece critérios e procedimentos para o cálculo da remuneração

Leia mais

Legislação Federal. ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº de 1999 e Decreto nº 4.

Legislação Federal. ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº de 1999 e Decreto nº 4. Legislação Federal ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº 9.883 de 1999 e Decreto nº 4.376 de 2002 Parte 3 Prof. Karina Jaques Art. 22. Cabe à ABIN implementar

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL LEI Nº 3.669, DE 15 DE MAIO DE 2009. Aprova tabelas de vencimento e de subsídio dos servidores das categorias funcionais integrantes das carreiras do Plano de Cargos, Empregos

Leia mais

O Vice-Prefeito e o desempenho de funções no Poder Executivo: atuação, responsabilidade, subsídio, o acúmulo, férias e 13º salário.

O Vice-Prefeito e o desempenho de funções no Poder Executivo: atuação, responsabilidade, subsídio, o acúmulo, férias e 13º salário. O Vice-Prefeito e o desempenho de funções no Poder Executivo: atuação, responsabilidade, subsídio, o acúmulo, férias e 13º salário. Atuação As demandas em relação ao Prefeito aumentam cada vez mais. Logo,

Leia mais

Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO

Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO 57 2003 Altera os arts. 14, 25, 31, 39, 125 e 290 e revoga os 1 e 2 do art. 32 da Constituição do Estado e acrescenta os arts. 112 a 121 ao Ato das Disposições

Leia mais

GABARITANDO LEI 8.112/1990

GABARITANDO LEI 8.112/1990 16. [Téc. Jud.-Adm.-CPTD-TRF 1ª REG./2011-FCC].[Q.26].[27/03/2011-GD] Ana Maria foi nomeada para o cargo de Técnico Judiciário - Área Administrativa do TRF - 1ª Região. Nesse caso, a Administração Pública

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO VARA DA SINDFLEGO - SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS DO LEGISLATIVO GOIANO, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ

Leia mais

lei complementar 1.158, de

lei complementar 1.158, de Página 1 de 11 LEI COMPLEMENTAR Nº 1.158, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2011 Dispõe sobre a reclassificação dos vencimentos e salários dos servidores integrantes das classes regidas pela Lei Complementar nº 1.080,

Leia mais

Acumulação de Cargos/Proventos. Cleuton Sanches

Acumulação de Cargos/Proventos. Cleuton Sanches Acumulação de Cargos/Proventos Cleuton Sanches Referências Constitucionais Art. 37. XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 609, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013

LEI COMPLEMENTAR Nº 609, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 LEI COMPLEMENTAR Nº 609, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 Procedência: Governamental Natureza: PLC/0047.0/2013 DO: 19.729, de 31/12/2013 Fonte: ALESC/Coord. Documentação Fixa o subsídio mensal dos membros da

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial LEI N 991 DE 6 DE MAIO DE 2015. Reajusta os valores constantes dos anexos I a VII da Lei nº 153, de 01 de outubro de 1996, e suas alterações,

Leia mais

SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2011

SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2011 SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2011 Dispõe sobre os procedimentos para a aplicação do limite remuneratório de que trata o inciso XI, do art. 37, da Constituição

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Conceitos Introdutórios Administração

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006.

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006. Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI MUNICIPAL Nº 2.221, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2001. Dispõe sobre o Plano de Carreira e Vencimentos do Grupo Ocupacional Magistério da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia. FAÇO SABER QUE A CÂMARA

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta, com base na proposição a seguir:

DIREITO CONSTITUCIONAL. 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta, com base na proposição a seguir: DIREITO CONSTITUCIONAL 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta, com base na proposição a seguir: De acordo com a CF/88 são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 c Publicada no DOU 31-12-2003. Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição

Leia mais

Valorização da Magistratura da União AJUFE ANAMATRA AMATRA7

Valorização da Magistratura da União AJUFE ANAMATRA AMATRA7 Valorização da Magistratura da União AJUFE ANAMATRA AMATRA7 Pauta de Reivindicações (AGE/Outubro/2012) Recomposição integral das perdas inflacionárias do subsídio (28,86%); Pagamento do passivo do auxílio-alimentação;

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade:

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade: CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS Capítulo 4 CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS 4.1. VITALÍCIOS Garantem maior permanência a seus ocupantes. Trata-se de verdadeira prerrogativa para os titulares dos cargos dessa natureza,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Conceitos Introdutórios Administração

Leia mais

01 Q Direito Previdenciário Planos de Benefício da Previdência Social Lei nº 8.213, de 24 de Julho

01 Q Direito Previdenciário Planos de Benefício da Previdência Social Lei nº 8.213, de 24 de Julho 01 Q467435 Direito Previdenciário Planos de Benefício da Previdência Social Lei nº 8.213, de 24 de Julho BETA Pedro mantém vínculo com o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) há doze anos e quatro

Leia mais

PROJETO DE LEI 4.689/2010

PROJETO DE LEI 4.689/2010 PROJETO DE LEI 4.689/2010 Fixa o subsídio das carreiras do Grupo da Educação Básica do Poder Executivo Estadual e do pessoal civil da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e dá outras providências.

Leia mais

Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência

Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência MPS Ministério da Previdência Social SPS Secretaria de Previdência Social Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência FORTALEZA/CE,, ABRIL DE 2004 MUDANÇA DA BASE DE CÁLCULO

Leia mais

b) aos demais aplicar-se-á, para fins de cálculo das aposentadorias e pensões, o disposto na Lei n o , de 18 de junho de 2004.

b) aos demais aplicar-se-á, para fins de cálculo das aposentadorias e pensões, o disposto na Lei n o , de 18 de junho de 2004. LEI Nº 12.277, DE 30 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre a instituição do Adicional por Participação em Missão no Exterior, a remuneração dos cargos de Atividades Técnicas da Fiscalização Federal Agropecuária

Leia mais

Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV.

Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV. Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV. seção i Das Disposições gerais 1 Art. 37, caput 2 Considerações gerais 2 Reforma Administrativa e Emenda Constitucional

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição Federal e dispositivos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Simulado Aula 02 TJ-RS DIREITO ADMINISTRATIVO Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo SIMULADO 01. (SIMULADA) De acordo com a Lei Complementar Estadual nº 10.098/1994, marque a alternativa correta

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMERIA DO ÍNDIOS GABINETE DO PREFEITO. Lei nº 2.122, de 17 de março de 2017

ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMERIA DO ÍNDIOS GABINETE DO PREFEITO. Lei nº 2.122, de 17 de março de 2017 Lei nº 2.122, de 17 de março de 2017 Revoga a Lei nº 2015/2015 e reestrutura o quadro de funcionários efetivos e Institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Câmara Municipal de Palmeira dos

Leia mais

Seguridade e Previdência

Seguridade e Previdência CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Previdenciário Juiz Federal - 5ª fase Seguridade e Previdência Período 2010-2016 1) FCC Analista Judiciário TRF 4ª Região (2014) Alfredo, Ministro de Estado e Álvaro,

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE NOTA DO ORGANIZADOR... 11 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL)... 13 Capítulo II - Dos Direitos Sociais... 13 Capítulo III - Dos Estados Federados... 13 Capítulo IV - Dos Municípios...

Leia mais

Data de Ingresso no Serviço Público

Data de Ingresso no Serviço Público Data de Ingresso no Serviço Público A data de ingresso no serviço público é variável que determina as regras de aposentadoria voluntária que podem ser elegíveis pelo servidor, considerando a sucessão das

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

LEI Nº 4.338, DE 18 DE ABRIL DE 2013.

LEI Nº 4.338, DE 18 DE ABRIL DE 2013. ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PODER EXECUTIVO LEI Nº 4.338, DE 18 DE ABRIL DE 2013. Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.890, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2008. Conversão da MPv nº 440, de 2008. Mensagem de veto Dispõe sobre a reestruturação da composição

Leia mais

RESOLUÇÃO No 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006

RESOLUÇÃO No 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006 RESOLUÇÃO No 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006 Dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional e do subsídio mensal dos membros da magistratura. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Lei nº 8.112/90 Prof. Douglas Canário www.concursovirtual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos

Leia mais