RECURSOS EM GERAL 1) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: arts do Código de Processo Penal;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECURSOS EM GERAL 1) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: arts do Código de Processo Penal;"

Transcrição

1 RECURSOS EM GERAL 1) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: arts do Código de Processo Penal; Art Os recursos serão voluntários, excetuando-se os seguintes casos, em que deverão ser interpostos, de ofício, pelo juiz: I - da sentença que conceder habeas corpus; II - da que absolver desde logo o réu com fundamento na existência de circunstância que exclua o crime ou isente o réu de pena, nos termos do art Art Não serão prejudicados os recursos que, por erro, falta ou omissão dos funcionários, não tiverem seguimento ou não forem apresentados dentro do prazo. Art O Ministério Público não poderá desistir de recurso que haja interposto. Art O recurso poderá ser interposto pelo Ministério Público, ou pelo querelante, ou pelo réu, seu procurador ou seu defensor. Parágrafo único. Não se admitirá, entretanto, recurso da parte que não tiver interesse na reforma ou modificação da decisão. Art O recurso será interposto por petição ou por termo nos autos, assinado pelo recorrente ou por seu representante. 1 o Não sabendo ou não podendo o réu assinar o nome, o termo será assinado por alguém, a seu rogo, na presença de duas testemunhas. 2 o A petição de interposição de recurso, com o despacho do juiz, será, até o dia seguinte ao último do prazo, entregue ao escrivão, que certificará no termo da juntada a data da entrega. 3 o Interposto por termo o recurso, o escrivão, sob pena de suspensão por dez a trinta dias, fará conclusos os autos ao juiz, até o dia seguinte ao último do prazo. Art Salvo a hipótese de má-fé, a parte não será prejudicada pela interposição de um recurso por outro. Parágrafo único. Se o juiz, desde logo, reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandará processá-lo de acordo com o rito do recurso cabível. Art No caso de concurso de agentes (Código Penal, art. 25), a decisão do recurso interposto por um dos réus, se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos outros.

2 1) CONCEITO: Em linhas gerais, o recurso pode ser entendido como o direito que a parte possui de, na mesma relação jurídica processual (o que o difere das ações autônomas de impugnação, que inauguram uma nova relação jurídica processual), atacar decisão judicial que lhe contrarie, pleiteando sua revisão, total ou parcial (NUCCI, 2008, p. 851). 2) FUNDAMENTO: Princ. Const. Implícito (duplo grau de jurisd.) e Princ. Const. Explícito (ampla defesa art. 5º, LV, CF); 3) TERMINOLOGIAS; 4) PRESSUPOSTOS RECURSAIS 4.1) Pressuposto lógico: uma decisão; 4.2) Pressuposto Fundamental: a sucumbência; 5) PRESSUPOSTOS/REQUISITOS RECURSAIS 5.1) Objetivos: Cabimento, Adequação, Tempestividade, Regularidade Procedimental e Ausência de Impedimentos Recursais (fatos impeditivos e fatos extintivos do direito de recorrer); 5.2) Subjetivos: Legitimidade (art. 577 do CPP: MP, querelante, réu, seu procurador ou defensor) e Interesse Recursal (art. 577, Ú, CPP -> não se admitirá recurso da parte que não tiver interesse na reforma ou modificação da decisão)

3 6) PRINCÍPIOS RECURSAIS 6.1) Princípio da Taxatividade; 6.2) Princípio da Fungibilidade; 6.3) Princípio da Unirrecorribilidade/Singularidade; 6.4) Princípio da Voluntariedade (exceções: sentença que conceder HC; reabilitação; crimes contra a economia popular (arquivamento do I.P. ou sentença absolutória (Lei 1.521/51); 6.5) Princípio da Dialeticidade; 6.6) Princípio da Proibição da Reformatio In Pejus ; 6.7) Princípio da Extensibilidade das Decisões Benéficas/Princípio da Personalidade; 6.8) Princípio da Disponibilidade do Recurso; 6.9) Princípio da Complementariedade;

4 7) EFEITOS DOS RECURSOS 7.1) Efeito Devolutivo; 7.2) Efeito Suspensivo; 7.3) Efeito Regressivo/Iterativo/Diferido; 7.4) Efeito Translativo;

5 8) RECURSOS EM ESPÉCIE 8.1) DA APELAÇÃO: arts do Código de Processo Penal; Apelação é o recurso cabível em face de decisão contra a qual não caiba recurso em sentido estrito. Esse conceito decorre do fato de que as hipóteses de cabimento do recurso em sentido estrito vêm previstas em um rol casuístico, rigoroso, fechado, indicado pelo att. 581 do CPP. Assim, não se encaixando a decisão nestas hipóteses, o recurso a ser oferecido é o de apelação, que vem previsto no art. 593 do CPP, em um rol mais flexível. Art. 599 do CPP: é cabível tanto a apelação plena ou ampla (contra todo o julgado) como a apelação limitada ou parcial ou restrita (contra parte do julgado) -> essa limitação é feita pela parte na petição de interposição e não pode ser contrariada nas razões; todavia, se a parte nada disse quando da interposição, seja por petição ou termo, entende-se que a apelação é plena; Apelação no Tribunal do Júri: o recurso se restringe ao que consta na petição de interposição (S. 713 STF)

6 Súmula 713 do STF: O efeito devolutivo da apelação contra decisões do júri é adstrito aos fundamentos de sua interposição. 'Assinale a alternativa correta: A) O recurso em sentido estrito interposto contra decisão de rejeição da denúncia somente dispensa as contrarrazões quando a rejeição se der antes da citação do acusado. B) No processo penal os prazos são contados da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem. C) A extensão da -apelação contra as decisões do júri é conferida pela petição de interposição. D) Não é nulo o julgamento de apelação sem apresentação de contrarrazões defensivas, caso o réu e seu advogado tenham sido intimados para apresentação das contrarrazões. E) Da decisão que concede ou denega liberdade provisória cabe recurso em sentido estrito (Concurso para Promotor de Justiça do MS 2013) ) FORMA DE INTERPOSIÇÃO: pode ser interposto por petição ou por termo nos autos (art. 578, caput, do CPP), no prazo de 5 (cinco) dias; a interposição por termo nos autos é desprovida de formalismos;

7 8.1.2) APRESENTAÇÃO DE RAZÕES: É possível a entrega elas razões do recurso em separado, no prazo de 8 (oito) dias ou 3 (três) dias, nesta última hipótese se o processo for de contravenção penal - art. 6oo, caput, CPP (contudo, esta hipótese resta prejudicada, pois a contravenção penal é infração de competência do Juizado Especial Criminal, sendo cabível então o recurso de apelação previsto no art. 82, caput e 1", da Lei no 9.099/95, dirigido à Turma Recursal, no prazo de 10 dias, prazo único para a interposição do recurso e o oferecimento das razões recursais) - ou o recorrente for o assistente de acusação ou ainda se este último não for recorrente, mas arrazoar após o Ministério Público (art. 6oo, 1", CPP). Em caso de ação penal privada, o Ministério Público deverá se manifestar também em 3 (três) dias (art. 6oo, 2", do CPP). Se forem dois ou mais os apelantes ou apelados, os prazos serão comuns (art. 6oo, 3", do CPP). É possível ainda o oferecimento das razões recursais diretamente no órgão ad quem, nos prazos anteriormente mencionados, conforme previsto no art. 6oo, 4", do CPP.

8 8.1.3) RECURSO DE APELAÇÃO NO JECRIM: deve ser oferecida no prazo de 10 (dez) dias, prazo único para, simultaneamente, a interposição do recurso e a apresentação das razões recursais (art. 82, caput e º1, da Lei no 9.099/95). Esse recurso será julgado pela Turma Recursal do juizado Especial Criminal e o apelante não poderá protestar por apresentar as razões recursais perante este órgão. Sobre recursos no processo penal é INCORRETO afirmar: a) O recurso de agravo, previsto no art. 197 da LEP, tem efeito regressivo. b) A apelação no juizado especial tem prazo de 10 dias. c) No juizado especial a parte recorrente pode protestar por apresentar as razões de apelação perante a turma recursal. d) O prazo dos embargos de declaração no juizado especial é de 5 (cinco) dias. (Delegado da PC/MG, FUMARC, 2011) ) HIPÓTESES DE CABIMENTO: Antes de tudo, é preciso analisar se cabe recurso em sentido estrito (art. 581 do CPP) para só depois analisar as hipóteses do art. 593, caput, incisos I a 111, do CPP.

9 Art Caberá apelação no prazo de 5 dias: I - das sentenças definitivas de condenação ou absolvição proferidas por juiz singular; II - das decisões definitivas, ou com força de definitivas, proferidas por juiz singular nos casos não previstos no Capítulo anterior (RESE); III- das decisões do Tribunal do Júri, quando: a) ocorrer nulidade posterior à pronúncia; b) for a sentença do juiz-presidente contrária à lei expressa ou à decisão dos jurados; c) houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida de segurança; d) for a decisão dos jurados manifestamente contrária à prova dos autos. A Lei nº /08 trouxe mais duas hipóteses de cabimento da apelação, ao prever no art. 416 do CPP que caberá tal recurso contra as decisões de impronúncia e de absolvição sumária.

10 8.1.4) PROCESSAMENTO DA APELAÇÃO: Art. 594 do CPP: previa a chamada prisão para apelar (o réu não poderia apelar sem recolher-se à prisão, ou prestar fiança, salvo se primário e de bons antecedentes, assim reconhecido na sentença condenatória, ou condenado por crime de que se livre solto); Este dispositivo foi expressamente revogado pela Lei nº /08. Por conseguinte, passou-se a entender que o art. 595 segundo o qual haveria a deserção da apelação se o condenado fugisse depois de ter recorrido não seria mais aplicável (Súmula 347 do STJ: "O conhecimento de recurso de apelação do réu independe de sua prisão ). Tal dispositivo, posteriormente, foi revogado de maneira expressa pela Reforma de 2011 (Lei nº /2011); Art. 596, caput, CPP: na hipótese de sentença absolutória, o réu deverá será colocado imediatamente em liberdade. EFEITOS DA APELAÇÃO: de acordo com o art. 597 do CPP, terá efeito devolutivo e suspensivo, salvo fundamentação na sentença em sentido contrário. Também não terá efeito suspensivo na hipótese de o recurso ser oferecido pelo assistente de acusação se o Ministério Público não o ofereceu no prazo que possuía para tanto; PRAZO PARA AS CONTRARRAZÕES: o mesmo para o oferecimento das razões.

11 ATENÇÃO: ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO: Pode interpor Apelação da sentença absolutória ou condenatória; Em ação penal privada comum: não tem interesse para recorrer da sentença absolutória se o Querelante não o fez (Princípio da Disponibilidade); Em ação penal privada subsidiária: tem interesse em interpor recurso;

12 8.2) DO RECURSO EM SENTIDO ESTRITO Em regra, o recurso em sentido estrito é semelhante ao recurso de agravo no Processo Civil, cabível contra decisão interlocutória. Entretanto, há casos em que ele é cabível contra sentença (exemplo: na hipótese do art. 581, inciso X, do CPP, que se refere à sentença concessiva ou denegatória de habeas corpus). PECULIARIEDADE: O RESE, assim como os embargos de declaração, é marcado pelo efeito regressivo (iterativo ou diferido) ) PRAZO PARA INTERPOSIÇÃO: Nos termos do art. 586 do CPP, o prazo de interposição do recurso em sentido estrito é de 5 (cinco) dias. Ele pode ser interposto por petição ou termo nos autos (art. 578, caput, do CPP). POSTERIOR APRESENTAÇÃO DE RAZÕES: assim como na Apelação, o recorrente pode primeiro interpor o recurso e depois apresentar as razões recursais, no prazo de 2 (dois) dias, contados da interposição do recurso (art. 588, caput, do CPP).

13 8.2.2) HIPÓTESES DE CABIMENTO: As hipóteses de cabimento do recurso em sentido estrito vêm previstas taxativamente no art. 581 do CPP; Vale destacar que os incisos XI, XII, XVII, XIX, XX, XXI, XXII, XXIII e XXIV do art. 581 foram revogados pelo art. 197 da Lei de Execução Penal, sendo cabível, nestas hipóteses, o recurso de agravo em execução; INCISO I: insta salientar que, no procedimento sumaríssimo do JECRIM, é cabível o recurso de apelação para atacar a decisão que rejeita a denúncia ou queixa, no prazo de 10 (dez) dias; não cabe recurso contra a rejeição ou recebimento da denúncia ou queixa nos procedimentos de competência originária (Lei nº 8.038/90). Súmula 707 do STF: nulidade a falta de intimação p/ contrarrazões do recurso contra a rejeição da denúncia, não suprindo a nomeação de defensor dativo. Decisão que recebe denúncia ou queixa: recorrível? INCISO XIV: decisão que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir -> neste ponto, há posições conflitantes: (i) Não é mais cabível recurso em sentido estrito contra decisão que incluir jurado na lista geral ou dela excluir força da reforma operada pela Lei nº /08, pois o art. 426 do CPP prevê a possibilidade de uma espécie de recurso administrativo a ser interposto por qualquer do povo até o dia 10 de novembro, quando a lista definitiva dos jurados é publicada; (ii) Não houve revogação do inciso XIV do art. 581, de modo que é possível interpor o RESE; RESE EM LEI ESPECIAL: caberá RESE contra o arquivamento da representação oferecida por qualquer do povo em relação às contravenções do jogo do bicho e do jogo sobre corridas de cavalos (art. 6º, Ú, 1.508/51)

14 8.2.3) PROCESSAMENTO: A regra geral de processamento do recurso em sentido estrito é a de que ele deve ser interposto em primeiro grau e as razões recursais e contrarrazões no Tribunal, salvo nos casos dos incisos V e X do art. 581 do CPP, nas quais tais peças serão oferecidas no juízo de primeiro grau; Em regra, o recurso subirá com os autos originais nas hipóteses insculpidas no art. 583, incisos I a III, do CPP; nas demais hipóteses, o RESE sobre por instrumento ) EFEITOS: como regra geral, o recurso não tem efeito suspensivo, tendo apenas os efeitos devolutivo e regressivo (juízo de retratação). Efeito suspensivo: art. 584, caput e 3º, do CPP. Juízo de retratação (art 589, CPP): após as contrarrazões do recorrido (estas e as razões não são obrigatórias para que o recurso suba), o juiz tem o prazo de 2 (dois) dias para se retratar. Nos termos do parágrafo único do art. 589 do CPP, a retratação é cabível apenas uma vez. Em sendo exercido o juízo de retratação, contra ele cabe o recurso previsto em lei (se houver previsão), não cabendo, porém, novo juízo de retratação neste recurso. Ex.: recurso em sentido estrito oferecido contra a pronúncia do réu: se o juiz, no juízo de retratação, impronunciar o acusado, será cabível o recurso de apelação, que subirá ao Tribunal de justiça sem novos arrazoados

15 8.2.4) JULGAMENTO Para o julgamento do recurso em sentido estrito, não se aplica o teor do art. 613, inciso I, do CPP, não havendo, pois, a figura do revisor, ao contrário do que ocorre no julgamento da apelação nos casos de crimes punidos com reclusão.

16 8.3) EMBARGOS DE DECLARAÇÃO É o recurso que visa integrar a decisão, a sentença ou o acórdão obscuro, ambíguo, contraditório ou omisso. Art Qualquer das partes poderá, no prazo de 2 (dois) dias, pedir ao juiz que declare a sentença, sempre que nela houver obscuridade, ambigüidade, contradição ou omissão. Art Aos acórdãos proferidos pelos Tribunais de Apelação, câmaras ou turmas, poderão ser opostos embargos de declaração, no prazo de dois dias contados da sua publicação, quando houver na sentença ambiguidade, obscuridade, contradição ou omissão ) INTERPOSIÇÃO/OPOSIÇÃO: por meio de petição dirigida ao mesmo órgão prolator da decisão impugnada; SIMULTANEIDADE entre interposição/oposição e oferecimento derazões; JECRIM: o prazo para oferecimento deste recurso é de 5 (cinco) dias, sendo que ele pode ser interposto por escrito ou oralmente (art. 83, 1, da Lei no 9.099/95) ) HIPÓTESES DE CABIMENTO: o recurso é cabível contra todo ato judicial com conteúdo decisório eivado de obscuridade, ambiguidade, contradição ou omissão.

17 PREQUESTIONAMENTO: entende-se que os embargos de declaração podem ser utilizados para fins de prequestionamento da matéria, visando futura interposição de recurso especial ou recurso extraordinário. Súmula 356 do STF: "O ponto omisso da decisão, sobre o qual não foram opostos embargos de declaração, não pode ser objeto de recurso extraordinário, por faltar o requisito do prequestionamento ) JULGAMENTO: o recurso deve ser julgado pelo próprio órgão prolator da decisão recorrida (efeito regressivo); Não tem efeito suspensivo; interrompem o prazo para apresentação dos recursos que visem a anulação e/ou a reforma do julgado, por aplicação analógica do art. 538 do Código de Processo Civil de 1973 e do art , caput, do CPC de Excepcionalmente podem ter efeitos modificativos/infringentes: Esse recurso é tido como via inadequada para a reforma ou reexame do mérito da causa, mas, excepcionalmente, ele possui o efeito modificativo ou infringente, que ocorre quando a decisão importar em modificação do julgado por via indireta (CONTRADITÓRIO CONTRARRAZÕES).

18 8.4) EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE art. 609, Ú, CPP É recurso que visa atacar decisões proferidas por Tribunais de forma não unânime e que sejam desfavoráveis ao réu. Ele será apreciado pelo mesmo Tribunal prolator da decisão recorrida, sendo que o órgão deste Tribunal competente para o julgamento do recurso será aquele apontado pelas leis de organização judiciária e regimentos internos; Embargos infringentes: quando a decisão não unânime disser respeito ao mérito da apelação ou do recurso em sentido estrito; Embargos de nulidade: quando a matéria impugnada disser respeito à admissibilidade recursal ) INTERPOSIÇÃO: São interpostos por petição, que deve estar acompanhada de razões, no prazo de 10 (dez) dias (ou seja, prazo para interposição e oferecimento das razões recursais simultaneamente); se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto de divergência;

19 8.4.2) HIPÓTESES DE CABIMENTO: exige-se que a decisão impugnada não tenha sido unânime, que o voto divergente seja favorável ao réu, que o recurso se atenha à divergência apresentada por este voto, que a decisão tenha sido proferida em sede de apelação ou de recurso em sentido estrito e que ela emane de Tribunal (não inclui Turma Recursal); Decisão não unânime; desfavorável ao réu; decisão proferida em sede de apelação ou RESE; TRATA-SE DE RECURSO EXCLUSIVO DA DEFESA; Súmula 207 do STJ: É inadmissível recurso especial quando cabíveis embargos infringentes contra acórdão proferido no tribunal de origem

20 8.4) CARTA TESTEMUNHÁVEL arts do CPP Art Dar-se-á carta testemunhável: I - da decisão que denegar o recurso; II - da que, admitindo embora o recurso, obstar à sua expedição e seguimento para o juízo ad quem. Art A carta testemunhável será requerida ao escrivão, ou ao secretário do tribunal, conforme o caso, nas quarenta e oito horas seguintes ao despacho que denegar o recurso, indicando o requerente as peças do processo que deverão ser trasladadas. Art O escrivão, ou o secretário do tribunal, dará recibo da petição à parte e, no prazo máximo de cinco dias, no caso de recurso no sentido estrito, ou de sessenta dias, no caso de recurso extraordinário, fará entrega da carta, devidamente conferida e concertada. Art O escrivão, ou o secretário do tribunal, que se negar a dar o recibo, ou deixar de entregar, sob qualquer pretexto, o instrumento, será suspenso por trinta dias. O juiz, ou o presidente do Tribunal de Apelação, em face de representação do testemunhante, imporá a pena e mandará que seja extraído o instrumento, sob a mesma sanção, pelo substituto do escrivão ou do secretário do tribunal. Se o testemunhante não for atendido, poderá reclamar ao presidente do tribunal ad quem, que avocará os autos, para o efeito do julgamento do recurso e imposição da pena. Art Extraído e autuado o instrumento, observar-se-á o disposto nos arts. 588 a 592, no caso de recurso em sentido estrito, ou o processo estabelecido para o recurso extraordinário, se deste se tratar. Art O tribunal, câmara ou turma a que competir o julgamento da carta, se desta tomar conhecimento, mandará processar o recurso, ou, se estiver suficientemente instruída, decidirá logo, de meritis. Art O processo da carta testemunhável na instância superior seguirá o processo do recurso denegado. Art A carta testemunhável não terá efeito suspensivo.

21 8.4.1) PRAZO: deverá ser interposto no prazo de 48 horas contadas da intimação do despacho denegatório dorecurso ou da ciência doseu não processamento regular Decisão que nega seguimento ao recurso de apelação: cabe RESE; Decisão que denega seguimento ao RE e ao Resp: cabe agravo de instrumento; Decisão que nega seguimento ao RESE: cabe Carta Testemunhável (neste caso, o recurso poderá permitir que o tribunal julgue o mérito do recurso anterior, caso ele seja devidamente instruído com os documentos imprescindíveis para este desiderato. No entanto, se o recurso não estiver instruído como tais documentos, ele não deixará de ser conhecido - nesse caso, o tribunal dará apenas o efeito de destrancar o recurso anterior, mandando processá-lo (art. 644 do CPP) ) INTERPOSIÇÃO: por petição que deve ser dirigida ao escrivão (se o recurso for interposto em primeiro grau) ou ao secretário do tribunal (se interposto em segundo grau)

22 8.5) RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL ROC Trata-se de recurso com hipóteses de cabimento expressamente previstas na Constituição Federal, que guarda simetria com a apelação, mas que será julgado pelo STF ou STJ, a depender do caso; Será recebido apenas no efeito devolutivo. Por ser uma via ordinária de impugnação, semelhante à apelação, esse efeito devolutivo é o mais amplo possível (tantum devolutum quantum appellatum), motivo pelo qual ele poderá discutir tanto matéria de direito como matéria de fato ) HIPÓTESES DE CABIMENTO PARA O STF: a) Contra as decisões proferidas em habeas corpus e mandado de segurança, em única instância por Tribunais Superiores, se denegatórias (art. 102, inciso 11, alínea "a", CF); As decisões concessivas proferidas nestes processos não permitem o manejo deste recurso. Além disso, as decisões denegatórias devem ser proferidas por Tribunais Superiores em única instância. O prazo para oferecimento deste recurso perante o STF, em qualquer situação, é sempre de 5 (cinco) dias, nos termos da súmula no 319 do STF.

23 b) Contra a sentença do juiz federal de primeiro grau que julgar o crime político (art. 102, inciso 11, alínea "b", CF): Nesta hipótese, contra tal sentença não caberá o recurso de apelação e sim o recurso ordinário constitucional, que é dirigido diretamente ao STF ) HIPÓTESES DE CABIMENTO PARA O STJ: a) Contra as decisões proferidas em habeas corpus decididos em única ou última instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão for denegatória (art. 105, inciso 11, alínea "a", CF); b) Contra as decisões proferidas em mandados de segurança decididos em única instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando denegatória a decisão (art. 105, inciso 11, alínea "b", CF); Atenção: impossibilidade de utilização do HC como substitutivo do recurso ordinário constitucional: O STJ, seguindo a orientação do STF no julgamento paradigmático proferido nos autos do HC no /PR, também entende que o habeas corpus não pode ser utilizado como substitutivo do recurso ordinário constitucional.

24 8.6) RECURSO ESPECIAL art. 105, inciso III, alíneas "a", "b" e "c", da Constituição Federal. Art Compete ao Superior Tribunal de Justiça: III - julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida: a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal. Quanto à hipótese de cabimento do recurso especial estampada no art. 105, inciso 111, alínea "a", é digna de registro a Súmula nº 518 do STJ, segundo a qual "Para fins do art. 105, 111, a, da Constituição Federal, não é cabível recurso especial fundado em alegada violação de enunciado de súmula.". Processamento: de acordo com o regramento do CPC de 2015, RESP e RE são interpostos da mesma forma: por petição, acompanhada das razões recursais, no prazo de 15 (quinze) dias (art , parágrafo 5, CPC/2015), dirigida ao presidente ou o vice-presidente do tribunal o quo - art , caput, CPC/2015 -, que irá proferir o primeiro juízo de admissibilidade recursal (art , inciso V, do CPC/2015, já com a redação dada pela Lei no /2016), após a oitiva do recorrido no prazo de 15 dias - art , caput, do CPC/2015), embora as razões recursais devam ser endereçadas ao STF (recurso extraordinário) ou STJ (recurso especial). Admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, o STF ou o STJ julgará o processo, aplicando o direito (art , caput, CPC/2015).

25 O RESP É DOTADO APENAS DE EFEITO SUSPENSIVO; Procedimento para concessão de efeito suspensivo: o NCPC, em seu art , parágrafo 5º, já com a redação dada pela Lei no /2016, assevera que o pedido de concessão de efeito suspensivo a recurso extraordinário ou a recurso especial poderá ser formulado por requerimento dirigido ao tribunal superior respectivo, no período compreendido entre a publicação da decisão de admissão do recurso e sua distribuição, ficando o relator designado para seu exame prevento para julgá-lo (I); ao relator, se já distribuído o recurso (II); ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal recorrido, no período compreendido entre a interposição do recurso e a publicação da decisão de admissão do recurso, assim como no caso de o recurso ter sido sobrestado, nos termos do art (III). REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE PRÓPRIOS: PREQUESTIONAMENTO E ESGOTAMENTO DAS VIAS ORDINÁRIAS; IMPOSSIBILIDADE DE REEXAME DE FATOS: SÚMULA 07 DO STJ

26 8.6) RECURSO EXTRAORDINÁRIO - art. 102, inciso III, alíneas "a", "b", "c" e "d", da Constituição Federal Art Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: III - julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida: a) contrariar dispositivo desta Constituição; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituição. d) julgar válida lei local contestada em face de lei federal. Processamento: de acordo com o regramento do CPC de 2015, RESP e RE são interpostos da mesma forma: por petição, acompanhada das razões recursais, no prazo de 15 (quinze) dias (art , parágrafo 5, CPC/2015), dirigida ao presidente ou o vice-presidente do tribunal o quo - art , caput, CPC/2015 -, que irá proferir o primeiro juízo de admissibilidade recursal (art , inciso V, do CPC/2015, já com a redação dada pela Lei no /2016), após a oitiva do recorrido no prazo de 15 dias - art , caput, do CPC/2015), embora as razões recursais devam ser endereçadas ao STF (recurso extraordinário) ou STJ (recurso especial). Admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, o STF ou o STJ julgará o processo, aplicando o direito (art , caput, CPC/2015).

27 ALÉM DOS REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE PRÓPRIOS DO RESP (PREQUESTIONAMENTO E ESGOTAMENTO DAS VIAS ORDINÁRIAS), O RE RECLAMA A DEMONSTRAÇÃO DA REPERCUSSÃO GERAL: a existência de questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico que ultrapassem os interesses subjetivos do processo. Art , do CPC. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral, nos termos deste artigo (A DECISÃO TEM QUE SER POR 2/3 DOS MEMBROS - 3º do art. 102 da CF); 1o Para efeito de repercussão geral, será considerada a existência ou não de questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico que ultrapassem os interesses subjetivos do processo. 2o O recorrente deverá demonstrar a existência de repercussão geral para apreciação exclusiva pelo Supremo Tribunal Federal. 3o Haverá repercussão geral sempre que o recurso impugnar acórdão que: I - contrarie súmula ou jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal; (...). III - tenha reconhecido a inconstitucionalidade de tratado ou de lei federal, nos termos do art. 97 da Constituição Federal.

28 O RE É DOTADO APENAS DE EFEITO SUSPENSIVO; Procedimento para concessão de efeito suspensivo: o NCPC, em seu art , parágrafo 5º, já com a redação dada pela Lei no /2016, assevera que o pedido de concessão de efeito suspensivo a recurso extraordinário ou a recurso especial poderá ser formulado por requerimento dirigido ao tribunal superior respectivo, no período compreendido entre a publicação da decisão de admissão do recurso e sua distribuição, ficando o relator designado para seu exame prevento para julgá-lo (I); ao relator, se já distribuído o recurso (II); ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal recorrido, no período compreendido entre a interposição do recurso e a publicação da decisão de admissão do recurso, assim como no caso de o recurso ter sido sobrestado, nos termos do art (III).

29 8.7) AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO Na Vigência do Código de Processo Civil de 1973, não admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, cabia agravo nos próprios autos, no prazo de 5 (cinco) dias, conforme previsão do art. 544, caput, do CPP, com a redação dada pela Lei nº /10, c/c art. 28 da lei no 8.038/90 e Súmula no 699 do STF; Com o Código de Processo Civil de 2015, contra a decisão de inadmissibilidade proferida com fundamento no inciso V do art caberá agravo em recurso especial e em recurso extraordinário, no prazo de 15 (quinze) dias (art , 5º), com fundamento em seu art (art , 1,. com a redação dada pela lei no /2016) (Informativo no 845do STF). Contagem de prazo: observância do disposto no art. 798 do CPP: Todos os prazos correrão em cartório e serão contínuos e peremptórios, não se interrompendo por férias, domingo ou dia feriado. Súmula 182 do STJ: É inviável o agravo do art. 545 do CPC que deixa de atacar especificamente os fundamentos da decisão agravo.

30 8.8) AGRAVO EM EXECUÇÃO O agravo em execução é o recurso cabível para atacar decisões proferidas na execução penal, tais como aquelas relacionadas à progressão do regime de cumprimento de pena, livramento condicional, saída temporária etc ) PREVISÃO LEGAL: art. 197 da LEP Ele deve ser interposto por petição ou termo nos autos, no prazo de 5 (cinco) dias, consoante determina a Súmula nº 700 do STF. Podem oferecer esse recurso o Ministério Público, o próprio executado, seu representante (procurador ou defensor), cônjuge (companheiro também), parente ou descendente, por interpretação extensiva do art. 195 da Lei de Execução Penal. Contudo, as razões recursais devem ser oferecidas necessariamente por advogado; EFEITO REGRESSIVO: possibilita o juízo de retratação; Quanto ao processamento e ao julgamento, são aplicadas as mesmas regras do rito do recurso em sentido estrito nada obstante, não dá ensejo a eventual embargos infringentes ou de nulidade.

Prof. Rodrigo Capobianco

Prof. Rodrigo Capobianco Prof. Rodrigo Capobianco RECURSOS Tendo em vista o princípio do duplo grau de jurisdição, em regra, as decisões podem ser reavaliadas por uma instância superior Para essa reavaliação o instrumento adequado

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale RECURSOS Tendo em vista o princípio do duplo grau de jurisdição, em regra, as decisões podem ser reavaliadas por uma instância superior Para essa reavaliação o instrumento

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Recursos em Geral Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal RECURSOS EM GERAL TÍTULO II Dos Recursos em Geral CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Direito Processual Penal. Recursos

Direito Processual Penal. Recursos Direito Processual Penal Recursos Recurso em Sentido Restrito Destina-se a impugnar decisão interlocutória. Hipóteses de cabimento: Art. 581 CPP: Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho

Leia mais

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS Recurso Ordinário Constitucional Recurso Especial Recurso Extraordinário RECURSOS - CARACTERÍSTICAS Interposição na mesma relação processual

Leia mais

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO AULA 14 PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL Art. 1.029 do CPC O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Recursos embargos de declaração Cabem embargos de declaração (ou declaratórios) da sentença ou acórdão omisso, contraditório, ambíguo, obscuro Recursos

Leia mais

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO 1)Cabe recurso de apelação das decisões em que a) julgarem procedentes as exceções, salvo a de suspeição b) decretar a prescrição ou julgar, por outro modo, extinta

Leia mais

RECURSOS CRIMINAIS TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL RECURSOS RECURSOS RECURSOS RECURSOS RECURSOS

RECURSOS CRIMINAIS TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL RECURSOS RECURSOS RECURSOS RECURSOS RECURSOS TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CRIMINAIS Conceito Vem do latim recursos, é o oposto de processo (procedere caminhar para frente), significa caminho de volta, caminhar para trás. É o mecanismo processual destinado

Leia mais

RECURSOS EM GERAL.

RECURSOS EM GERAL. RECURSOS EM GERAL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 2. RECURSOS EM SENTIDO ESTRITO (RESE)...8 3. JULGAMENTO DOS RECURSOS...11 4. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO...15 5. REVISÃO CRIMINAL...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde O prequestionamento 1. Conceito O prequestionamento é a exigência que se impõe ao recorrente de discutir

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Recursos Especial e Extraordinário em Matéria Penal Prof. Gisela Esposel - PREVISÃO LEGAL: artigo 102, III e artigo 105,III da CR/88. - Art.102 Compete ao Supremo

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Objetivo Têm por objetivo impedir que as decisões contrariem a Constituição Federal ou as leis federais, buscando a uniformidade de interpretação.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário Direito Processual Civil Recurso Especial e Extraordinário Recurso Especial e Extraordinário Art. 1.029: O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição Federal, serão

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Recursos para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS RECURSOS PARA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Parte 2 Prof. Gisela Esposel O alistamento dos jurados está previsto no artigo 425 e 426 do CPP. A lista é publicada pela imprensa até o dia 10 de outubro de

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37 SUMÁRIO 1. Introdução... 19 2. Teoria Geral dos Recursos... 37 2.1. Conceito e natureza jurídica... 37 2.2. Sistema dos meios de impugnação das decisões judiciais... 40 2.3. Classificação dos recursos...

Leia mais

Embargos de Declaração

Embargos de Declaração QUADRO ESQUEMÁTICO PARA MEMORIZAÇÃO Embargos de Declaração Não é recurso. Trata-se de um remédio processual cujo objetivo é o aperfeiçoamento da decisão. Cabe contra qualquer decisão, seja proferida por

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Prof. Gisela Esposel - Previsão Legal: artigo 382 e 619 do CPP e artigo 83 da Lei 9099/95 - Fundamento dos Embargos Declaratórios: o ato decisório deve revestir-se

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale NULIDADES Nulidades Existem vários graus de vícios processuais: Nulidades Irregularidade Nulidade Relativa Nulidade Absoluta Inexistência Nulidades irregularidade: vício

Leia mais

PRINCIPAIS PEÇAS PENAIS

PRINCIPAIS PEÇAS PENAIS PRINCIPAIS PEÇAS PENAIS QUEIXA CRIME CABIMENTO FUNDAMENTO LEGAL ENDEREÇAMENTO PRAZO PEDIDOS AÇÃO PENAL PRIVADA AÇÃO PENAL PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA ART. 30 E 41, CPP SÓ PODE SER OFERECIDA A UM JUIZ

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale RECURSO EM SENTIDO ESTRITO recurso em sentido estrito - RESE É o primeiro dos recursos previstos no Código de Processo Penal (art. 581) recurso em sentido estrito - RESE

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: 58 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Ricardo Patrick Alvarenga de Melo. Aula nº.

Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: 58 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Ricardo Patrick Alvarenga de Melo. Aula nº. Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: 58 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Ricardo Patrick Alvarenga de Melo Aula nº. 58 TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito de recurso: É um meio

Leia mais

Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Efeitos (cont.); Pressupostos Recursais. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS

Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Efeitos (cont.); Pressupostos Recursais. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 14 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Efeitos (cont.); Pressupostos Recursais. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS EFEITOS

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TEORIA GERAL DOS RECURSOS FUNDAMENTO, CONCEITO E NATUREZA JURIDICA Fundamentos: A necessidade psicológica do vencido irresignação natural da parte A falibidade humana do julgador Razões históricas do próprio

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale RECURSOS APELAÇÃO Cabe da sentença absolutória ou condenatória do Juízo Singular ou do Tribunal do Júri * Das sentenças absolutórias ou condenatórias do Júri cabe : *

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO Aula n. 78 O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição

Leia mais

Aula 13. Art Caberá recurso em sentido em estrito, da decisão, despacho ou sentença:

Aula 13. Art Caberá recurso em sentido em estrito, da decisão, despacho ou sentença: Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 13 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 13 RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (RSE) Art. 581, CPP. Art. 581.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão,

Leia mais

SUMÁRIO 1. PEÇAS DE LIBERDADE, 17 PREFÁCIO, 5 SUMÁRIO, 7

SUMÁRIO 1. PEÇAS DE LIBERDADE, 17 PREFÁCIO, 5 SUMÁRIO, 7 SUMÁRIO PREFÁCIO, 5 SUMÁRIO, 7 1. PEÇAS DE LIBERDADE, 17 1. Primeiro passo: identificar qual a peça ou instituto o caso concreto apresenta ou requer, 17 1.1. Peças práticas que podem ser requeridas a qualquer

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 4 Prof. Gisela Esposel - Do procedimento Sumaríssimo. Artigo 77 e seguintes da Lei 9099/95 - Recusada a transação,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Recursos Eleitorais Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Recursos Eleitorais Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Recursos contra ato de juiz eleitoral Apelação criminal ou recurso eleitoral criminal (REC) a) Previsão legal: das decisões finais de condenação

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS E TEORIA ASSOCIADA CAPÍTULO 1. PEÇAS DE LIBERDADE...

SUMÁRIO PARTE 1 PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS E TEORIA ASSOCIADA CAPÍTULO 1. PEÇAS DE LIBERDADE... SUMÁRIO PARTE 1 PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS E TEORIA ASSOCIADA CAPÍTULO 1. PEÇAS DE LIBERDADE... 19 1. Primeiro passo: identificar qual a peça ou instituto o caso concreto apresenta ou requer... 19 1.1.

Leia mais

RECURSOS ELEITORAIS. Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Recursos Eleitorais Professor: Bruno Gaspar Monitora: Gabriela Paula Aula 36

RECURSOS ELEITORAIS. Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Recursos Eleitorais Professor: Bruno Gaspar Monitora: Gabriela Paula Aula 36 Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Recursos Eleitorais Professor: Bruno Gaspar Monitora: Gabriela Paula Aula 36 RECURSOS ELEITORAIS Esta aula se divide em três blocos: regras gerais dos

Leia mais

Conteúdo: Recurso em Sentido Estrito (RSE): Efeitos, Processamento. Apelação: Hipóteses de Cabimento, Efeitos. - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (RSE)

Conteúdo: Recurso em Sentido Estrito (RSE): Efeitos, Processamento. Apelação: Hipóteses de Cabimento, Efeitos. - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (RSE) Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 16 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Recurso em Sentido Estrito (RSE): Efeitos, Processamento. Apelação: Hipóteses de Cabimento, Efeitos.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Apelação Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Do Processamento do recurso de apelação: - Possui um procedimento bifásico, assim, são dois momentos distintos: um prazo

Leia mais

Recursos Professor Alexandre Flexa

Recursos Professor Alexandre Flexa Recursos Professor Alexandre Flexa www.masterjuris.com.br MEIOS DE IMPUGNAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS 1)Recursos 2)Ações autônomas de impugnação 3)? MEIOS DE IMPUGNAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS 1)Recursos

Leia mais

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida 1) JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO a) Introdução A apreciação

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 8 (09.04.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Recursos e embargos de declaração Mandado de segurança, habeas corpus

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade vanderandrade@bol.com.br Apelação Recurso contra decisões definitivas, que julgam extinto o processo, apreciando ou não o mérito, devolvendo ao Tribunal Amplo conhecimento

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Introdução e conceito...

SUMÁRIO SIGLAS INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Introdução e conceito... SUMÁRIO SIGLAS... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência legislativa...

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos...

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos... SUMÁRIO SIGLAS... 25 NOTA À 2ª EDIÇÃO... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência

Leia mais

Crimes com pena máxima igual ou superior a 4 anos. Crimes com pena máxima inferior a 4 anos

Crimes com pena máxima igual ou superior a 4 anos. Crimes com pena máxima inferior a 4 anos PROCEDIMENTOS PROCESSUAIS PENAIS - Os procedimentos, de acordo com o artigo 394 do CPP, serão classificados em: comum ou especial. - Os procedimentos especiais possuem regramento procedimental específico,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Prof. Gisela Esposel - Previsão legal : artigo 609 e parágrafo único do CPP - São dois recursos com o mesmo tratamento legal e sistemática de processamento,

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA - Sentença em Geral; - Sentença Absolutória; - Sentença Condenatória; - Publicação e Intimação de Sentença; - Coisa Julgada de Sentença; - Instrução Criminal dos Procedimentos Ordinário e Sumário;

Leia mais

1) Sobre o sistema de recursos previsto na legislação processual penal, é correto afirmar: a) Há previsão expressa no Código de Processo Penal de

1) Sobre o sistema de recursos previsto na legislação processual penal, é correto afirmar: a) Há previsão expressa no Código de Processo Penal de 1) Sobre o sistema de recursos previsto na legislação processual penal, é correto afirmar: a) Há previsão expressa no Código de Processo Penal de assinatura de termo de recurso por terceiro, na presença

Leia mais

Aula nº 291. Recurso Extraordinário: Objeto (Parte Final)

Aula nº 291. Recurso Extraordinário: Objeto (Parte Final) Página1 Curso/Disciplina: Processo Civil Aula: Direito Processual Civil (NCPC) - 291 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Patricia de Souza Gonçalves Aula nº 291. Recurso Extraordinário: Objeto (Parte

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são:

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são: Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Efeito Suspensivo dos Recursos (Parte II). Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Tathyana Lopes 1. Do Efeito Suspensivo: Aula 144. É o efeito

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Direito Processual Civil Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Apelação Art. 1.009: Da sentença cabe apelação. 1 o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Agravo em Execução Prof. Gisela Esposel - O agravo é o instrumento hábil para atacar as decisões proferidas pelo juiz no curso do processo. - O agravo integra

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil 1 RECURSO DE APELAÇÃO Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do

Leia mais

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões SUMÁRIO 1. APLICAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1 A lei processual no espaço 1.2 A lei processual no tempo (irretroatividade) 1.3 A lei processual em relação às pessoas 1.3.1 Imunidades 1.3.2 Imunidade

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Modalidades recursais e competência legislativa...

SUMÁRIO. Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Modalidades recursais e competência legislativa... SIGLAS... 25 INTRODUÇÃO... 27 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 31 1. Introdução e conceito... 31 2. Modalidades recursais e competência legislativa... 32 3. Características...

Leia mais

RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO PARTE 1. Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE - DPC III 1

RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO PARTE 1. Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE - DPC III 1 RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO PARTE 1 Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE - DPC III 1 RECURSO EXTRAORDINÁRIO E RECURSO ESPECIAL FINALIDADE: IMPEDIR QUE AS DECISÕES JUDICIAIS CONTRARIEM

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Embargos de Declaração Art. 1.022. Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade ou eliminar

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Teoria Geral dos Recursos. Gustavo Badaró aulas de

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Teoria Geral dos Recursos. Gustavo Badaró aulas de Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Teoria Geral dos Recursos Gustavo Badaró aulas de 22.09.2015 29.09.2015 06.10.2015 PLANO DA AULA 1. Fundamento do direito ao recurso 2. Conceito e classificação

Leia mais

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais: Duração razoável : rol AI, IRDR, RE e REsp repetitivos. Isonomia: Vinculação dos precedentes;

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Da competência : artigo 624 e incisos do CPP - A competência para o julgamento da revisão criminal é sempre dos tribunais,

Leia mais

Teoria Geral do Processo

Teoria Geral do Processo Arno Melo Schlichting Teoria Geral do Processo Concreta - Objetiva - Atual Livro 2 3 a Edição SUMÁRIO Apresentação 9 Identificação 11 Natureza... 13 Objetivo... 13 1 Teoria Geral das Ações 15 1.1 Ação,

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO. Recurso Ordinário

RECURSO ORDINÁRIO. Recurso Ordinário RECURSO ORDINÁRIO Conceito: Os recursos ordinários são os recursos cabíveis para impugnar decisões havidas nos casos previstos no art. 1.027 do CPC. Apesar de serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal

Leia mais

RECURSOS TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ

RECURSOS TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ Efeitos dos recursos Conceito- é a forma pela qual a parte pode obter o reexame de uma decisão. Efeitos: Devolutivo- é inerente a todos recurso. Suspensivo- suspende os efeitos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Recursos Parte 3 Prof. Pablo Cruz Art. 535 (...) Julgamento secreto 6º Será secreto o julgamento da apelação, quando o réu estiver sôlto. (Art. 93, Inc. IX da CF/88?) Distinções

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Parte 1 Prof. Gisela Esposel Previsão legal : artigo 581 a 592 do Código de Processo Penal. Finalidade: impugnar decisões interlocutórias proferidas ao longo

Leia mais

1. Teoria Geral dos Recursos:

1. Teoria Geral dos Recursos: 1. Teoria geral dos recursos; 2. Apelação; 3. Agravo de instrumento; 4. Agravo interno; 5. Embargos declaratórios; 6. Embargos de divergência; 7. Recursos especial e extraordinário (recursos extraordinários

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE embargos infringentes e de nulidade Embargos infringentes e de nulidade são recursos exclusivos da defesa embargos infringentes e de

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Agravo de Instrumento / Embargos no TST/ Recurso Extraordinário Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Prof. Gisela Esposel 1) taxatividade dos recursos: os recursos dependem de previsão legal, de modo que o rol dos recursos e as hipóteses de cabimento configuram

Leia mais

Recurso ordinário constitucional

Recurso ordinário constitucional Recurso ordinário constitucional Previsão 496 V e 539 CPC 102 II e 105 II CF/88 Atividade do STJ e STF Serve para dar segundo grau de jurisdição às ações que se iniciam nas instâncias inferiores (não na

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 19 PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS CAPÍTULO I MEIOS DE IMPUGNAÇÃO, CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO E DIREITO INTERTEMPORAL... 25 1. Meios de impugnação... 25 2. Conceito de recurso...

Leia mais

RECURSO ESPECIAL e RECURSO EXTRAORDINÁRIO. Profª Simone de Alcantara Savazzoni

RECURSO ESPECIAL e RECURSO EXTRAORDINÁRIO. Profª Simone de Alcantara Savazzoni RECURSO ESPECIAL e RECURSO EXTRAORDINÁRIO Profª Simone de Alcantara Savazzoni TEORIA GERAL Recurso = meio de impugnar DECISÃO ( sentença) = Princípio do duplo grau de jurisdição REFORMA INVALIDAÇÃO REEXAME

Leia mais

E é nesse contexto que os recursos estão baseados, sendo eles o próprio mecanismo que permite concretizar o duplo grau de jurisdição.

E é nesse contexto que os recursos estão baseados, sendo eles o próprio mecanismo que permite concretizar o duplo grau de jurisdição. Trataremos da Teoria Geral dos Recursos, uma matéria essencialmente de Direito Processual Civil mas que também é aplicada no Direito Tributário. Além disso, olharemos mais atentamente para duas espécies

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.11.2. INDEFERIMENTO DA INICIAL E CONCESSÃO OU DENEGAÇÃO DA ORDEM O art.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Processo Penal Capítulo 3 Ação Penal... 5

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Processo Penal Capítulo 3 Ação Penal... 5 Sumário Capítulo 1 Introdução... 1 Capítulo 2 Processo Penal... 3 Capítulo 3 Ação Penal... 5 3.1. Considerações Gerais...5 3.1.1. Ação penal pública incondicionada...5 3.1.2. Ação penal pública condicionada

Leia mais

A lei alterou de certa forma a aplicação dos embargos infringentes, passando o CPC a dispor:

A lei alterou de certa forma a aplicação dos embargos infringentes, passando o CPC a dispor: A essência dos embargos infringentes Valter Nilton Felix Se há votos vencidos, talvez o mérito pudesse ser outro, a sentença merece revisão, quem sabe a decisão tenha sido equivocada, a parte vencida pode

Leia mais

Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO DOS RECURSOS

Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO DOS RECURSOS Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Aula: Direito Processual Civil Teoria Geral dos Recursos - 148 Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE

Leia mais

Aula 12. Art A apelação da sentença absolutória não impedirá que o réu seja posto imediatamente em liberdade.

Aula 12. Art A apelação da sentença absolutória não impedirá que o réu seja posto imediatamente em liberdade. Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 12 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 12 EFEITOS DO RECURSO Efeito Suspensivo Segundo Barbosa Moreira,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo independente de sua

Leia mais

17/03/2015. Direito Processual Civil II MODALIDADES DE RECURSOS

17/03/2015. Direito Processual Civil II MODALIDADES DE RECURSOS Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL RECURSO ESPECIAL RECURSO EXTRAORDINÁRIO EMBARGOS

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Apelação Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 593 a 603 do CPP Apelação - Apelação significa dirigir a palavra, do latim appellatio. Autoriza a revisão

Leia mais

Introdução... 1 ( ) 1. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A 2ª FASE DO EXAME DE ORDEM Orientações específicas... 1

Introdução... 1 ( ) 1. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A 2ª FASE DO EXAME DE ORDEM Orientações específicas... 1 Sumário Introdução... 1 ( ) 1. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A 2ª FASE DO EXAME DE ORDEM... 1 1.1 Orientações específicas... 1 PARTE I Resumo dos Principais Temas de Direito Penal Material... 5 ( ) 1. PRINCÍPIOS

Leia mais

NO PROCESSO PENAL. Nota: A juntada de documentos pode ocorrer em qualquer fase do processo (CPP, art. 231).

NO PROCESSO PENAL. Nota: A juntada de documentos pode ocorrer em qualquer fase do processo (CPP, art. 231). NO PROCESSO PENAL No processo penal todos os prazos correrão em cartório e serão contínuos e peremptórios, não se interrompendo por férias, domingo ou feriado (CPP, art. 798). Não se computará, no prazo,

Leia mais

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RECURSO ORDINÁRIO Art. 895, CLT - Cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale RECURSOS EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE embargos infringentes e de nulidade Embargos infringentes e de nulidade são recursos exclusivos da defesa embargos infringentes

Leia mais

Do Recurso de Apelação no Processo Penal. Heráclito Ney Suiter

Do Recurso de Apelação no Processo Penal. Heráclito Ney Suiter Do Recurso de Apelação no Processo Penal Heráclito Ney Suiter Origem e Significado: O instituto da apelação é conhecido em praticamente todos os ordenamentos jurídicos, tendo iniciado pelo antigo Direito

Leia mais

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração. Prof. Andre Roque

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração. Prof. Andre Roque DIREITO PROCESSUAL CIVIL Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração Prof. Andre Roque 1. Agravo de instrumento: cabimento Somente cabe AI das decisões interlocutórias do CPC, 1015 I -

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

Aula nº. 86 RECURSOS EM ESPÉCIE - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

Aula nº. 86 RECURSOS EM ESPÉCIE - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Aula: Recurso em Sentido Estrito - 86 Professor (a): Marcelo Machado Monitor (a): Wyrajane Terra da Silva Aula nº. 86 RECURSOS EM ESPÉCIE - RECURSO EM

Leia mais

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 QUADRO COMPARATIVO Janeiro/2016 CPC/2015- LEI Nº 13.105 16/03/2015 PLC Nº 168, DE 2015 Art. 12. Os juízes e os tribunais deverão obedecer à ordem cronológica de conclusão para

Leia mais

RECURSOS CIVIS 25/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO. Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis. Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS 25/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO. Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis. Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis Prof.: Denis Domingues Hermida A- OBJETO DE ESTUDO 1- PRINCÍPIOS: conceito e atuação na ciência do direito 2- PRINCÍPIOS APLICÁVEIS

Leia mais

Aula 150 REQUISITOS DO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAIS

Aula 150 REQUISITOS DO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAIS Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Aula: Direito Processual Civil Teoria Geral dos Recursos - 150 Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 150 REQUISITOS DO

Leia mais

CURSO DE DIREITO PROCESSUAL PENAL. Volume IV

CURSO DE DIREITO PROCESSUAL PENAL. Volume IV LEONIR BATISTI Professor de Direito Processual Penal na Escola da Magistratura-Londrina e Universidade Estadual de Londrina; Promotor de Justiça da Comarca de Londrina; Especializado em Metodologia do

Leia mais

RECURSO DE APELAÇÃO. Pode ser interposto contra qualquer sentença, seja ou não de mérito;

RECURSO DE APELAÇÃO. Pode ser interposto contra qualquer sentença, seja ou não de mérito; RECURSO DE APELAÇÃO O recurso de apelação é a modalidade recursal mais importante no sistema jurídico brasileiro. Através dele se atua o princípio do duplo grau de jurisdição. O Código de Processo Civil

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde RECURSO ORDINÁRIO Classificação: recurso ordinário (reexame de fatos e provas) Cabimento: (CLT, art. 895)

Leia mais