Conceito de Etnia A palavra etnia é derivada do grego e significa "povo". Esse termo, era utilizado para se referir a povos não gregos, evidenciando,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conceito de Etnia A palavra etnia é derivada do grego e significa "povo". Esse termo, era utilizado para se referir a povos não gregos, evidenciando,"

Transcrição

1

2 Conceito de Etnia A palavra etnia é derivada do grego e significa "povo". Esse termo, era utilizado para se referir a povos não gregos, evidenciando, portanto, uma É portanto a coletividade de indivíduos que se diferencia por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na.

3 Raça Humana A antropologia, entre os séculos XVII e XX, usou igualmente várias classificações de grupos humanos conhecidos como. Porém, desde que se utilizaram os métodos genéticos para estudar populações humanas, essas classificações e o próprio conceito de "raças humanas" deixaram de ser utilizados, persistindo o uso do termo apenas na.

4 Diversidade Étnica Os cientistas estão de acordo, em reconhecer que a humanidade é uma e que todos os seres humanos pertencem à mesma espécie (tronco). As diferenças existentes entre os diversos grupos humanos são devidas ao jogo de. Foi assim que se constituíram grupos mais ou menos estáveis e diferenciados tais como o: ; e.

5

6 Diversidade Étnica no Brasil Podemos, então, afirmar que a população do Brasil é o resultado de uma que, de maneira forçada ou por livre escolha,. Somos o que muitos chamam de uma, onde o preconceito racial só pode mesmo existir na mente daqueles que não querem enxergar que no Brasil, de maneira predominante, não existem mais brancos, negros e índios, existem apenas.

7

8

9 Rota da Oceania: cerca de anos atrás

10 Os traços da fisionomia do indígena brasileiro remetem a uma herança notadamente. O consenso existente entre a maioria dos pesquisadores é de que o povoamento da América do Sul, por povos oriundos do continente asiático, teve início por volta de a.c. A População indígena no Brasil, entretanto, propõe que os primeiros americanos seriam mais parecidos com os aborígines australianos e africanos.

11 Luzia foi o nome que recebeu do biólogo Walter Alves Neves, o fóssil humano mais antigo encontrado nas Américas, com cerca de a anos e que reacendeu questionamentos acerca da teorias da origem do homem americano.

12 População indígena no Brasil Ao longo do processo de expansão humana o Brasil começou a ser habitado por diferentes grupos humanos que, foram se diferenciando a partir de terminou originando os troncos indígenas: Macro-Jê; e que Macro-Tupi, do qual originaram-se a nação Tupi e a nação Guarani.

13

14 População indígena no Brasil A grande maioria dos índios sobrevivia da caça, da pesca e do extrativismo, apesar de que nem todos os grupos conheciam a agricultura. Algumas tribos eram predominantemente nômades ou semissedimentárias. Os grupos se formavam e se mantinham unidos principalmente pelos casamentos e, assim consequentemente, pelos.

15 Os povos indígenas do Brasil compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam o país desde antes do início da colonização europeia, que principiou no século XVI, fazendo parte do grupo maior dos povos ameríndios.

16 Os indígenas e a colonização Na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, estima-se que os índios brasileiros fossem entre dois a cinco milhões. Entre 1500 a 1530, o convívio entre os indígenas e portugueses ocorreu de maneira pacífica. A partir de 1530, entretanto, a situação mudou, pois a colonização efetiva trouxe a necessidade de se dividir e ocupar as terras.

17 Ocupação das terras indígena Em 1808 teve início outro longo período de extermínio dos indígenas que ficou conhecido como. Somente já na década de 1970, ocorreu a promulgação do Estatuto do Índio e que foi acompanhado pela Constituição de 1988, ambos trazendo mudanças para a vida dos indígenas brasileiros.

18 O Estatuto do Índio Considera os povos indígenas como "relativamente capazes", sendo tutelados por um órgão estatal. Atualmente, cabe à a tutela estatal. Em seu primeiro artigo, a lei estabelece que seu objetivo é integrar os índios à sociedade brasileira, assimilando-os de forma harmoniosa e progressiva.

19 Constituição de 1988 Reconhece a identidade cultural própria e diferenciada dos povos indígenas através da organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e assim termina. Explicita ainda como direito originário o usufruto das terras que tradicionalmente ocupam. Assim, cabe ao Estado zelar pelo reconhecimento destes direitos por parte da sociedade (da tutela de pessoas à tutela de direitos).

20

21

22 Situação atual do indígena Isolados - Quando vivem em grupos desconhecidos ou de que se possuem poucos e vagos informes; Em vias de integração - Quando, em contato intermitente ou permanente com grupos estranhos, conservem menor ou maior parte das condições de sua vida nativa; Integrados - Quando incorporados à comunhão nacional e reconhecidos no pleno exercício dos direitos civis, ainda que conservem usos, costumes e tradições característicos da sua cultura.

23 Segundo a FUNAI, o Brasil tem 585 terras indígenas, a maioria na região amazônica. A identificar Demarcadas Em demarcação Áreas de até 500 mil hectares Áreas com mais de 500 mil hectares A maior parte da população indígena está concentrada nos Estados do Amazonas, Mato Grosso e Roraima.

24 Em 18 de Janeiro de 2007, a FUNAI relatou ter confirmado a presença de 67 tribos não contactadas no Brasil (com 32 confirmadas), o que coloca o Brasil como o país que possui o maior número de povos isolados em todo o mundo.

25 Em Roraima, o 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS) possui indígenas como soldados no efetivo da tropa, principalmente nos pelotões de fronteira localizados na região noroeste do estado, na fronteira com a Venezuela.

26

27 População branca no Brasil Mesmo no Brasil que foi uma típica colônia de exploração pode-se visualizar um relativo momento de. Assim entre o início da colonização e o posterior povoamento das terras, diferentes povos chegaram às terras brasileiras. Os portugueses foram os primeiros a se fixarem sendo depois seguidos de,, poloneses, ucranianos,, etc.

28 Imigrações a partir do século XIX Em linhas gerais, considera-se que as pessoas que entraram no Brasil até 1822, ano da independência, foram. Aqueles que entraram no Brasil a partir dessa mesma data, foram considerados. A chegada da família real em 1808 e as pressões externas para o fim do tráfico negreiro, juntamente com a assinatura da, de 1850, atraíram mais imigrantes.

29

30 Os brasileiros brancos são todas as pessoas que são descendentes ou parcialmente descendentes de imigrantes europeus e de outros imigrantes brancos. De acordo com o censo de 2010 do IBGE, formam 47,73% da população do Brasil, e concentrem-se no Sul e partes do Sudeste do país.

31

32 O tráfico negreiro e a escravidão A população brasileira construiu-se sobre a maior migração forçada da história da humanidade. O Brasil recebeu cerca de 37% de todos os escravos africanos que foram trazidos para a América (entre três a quatro milhões de pessoas). Os escravos eram capturados na África, muitas vezes com o auxílio de seus conterrâneos, e trazidos à força para a América, em grandes navios, em condições miseráveis e desumanas.

33 Aprisionados no interior da África subsaariana, por outros africanos que lucravam com o tráfico, os escravos eram trazidos em marcha forçada até o litoral do continente, onde os sobreviventes, que não haviam sido comercializados localmente, eram vendidos aos comerciantes europeus.

34 Discriminação e racismo no Brasil Entende-se por a ideologia na qual se defende que determinados indivíduos podem vir a ser superiores ou ainda, inferiores a outros, levando-se em conta somente as características físicas hereditárias, assim como as manifestações culturais que os diferenciam. É então, um conjunto de opiniões pré-concebidas que tem como principal objetivo valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos.

35

36 Discriminação e racismo no Brasil No Brasil, a Constituição de 1988 tornou a prática do racismo, crime sujeito à pena de prisão, inafiançável e imprescritível. O Brasil é o país fora do continente africano que possui o maior contingente de afrodescendentes. Esses afrodescendentes constituem cerca de 45% da população brasileira e são os mesmos que constituem 64% da população mais pobre.

37 Democracia Racial é um termo usado por alguns para descrever as relações raciais no Brasil. O termo denota a crença de que o Brasil escapou do racismo e da discriminação racial vista em outros países, mais especificamente, como nos Estados Unidos.

38 Cultura afro-brasileira Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a.

39 A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

40

41 Conceitos & Terminologia População é o termo usado para definir o conjunto de habitantes de uma determinada área. A Demografia é a disciplina que estuda a população em seus diversos aspectos. População Absoluta número total de habitantes de uma área. População Relativa é o número total de habitantes de determinada localidade dividido por sua área em quilômetros quadrados.

42 Conceitos & Terminologia Ecúmeno diz-se dos espaços favoráveis à ocupação humana. Anecúmeno diz-se das áreas desfavoráveis à ocupação humana (fronteiras de recursos). é o agricultáveis, etc.). (alimentos, oferta de trabalho, terras

43 Populoso ou Povoado Um país é aquele que possui uma grande população absoluta (em geral superior a 100 milhões de habitantes). Um país é aquele que possui uma população bem distribuída sobre a sua superfície, sem que ocorra a existência de vazios demográficos.

44 Crescimento populacional Crescimento vegetativo ou natural: CV= TN TM Crescimento populacional ou total: CP= CV + (IMIG EMIG)

45 Mortalidade Taxa de mortalidade: TM = Nº de óbitos x 1000 população total Taxa de mortalidade infantil: TMI = Nº de óbitos até 1 ano de idade x 1000 número de crianças com até 1 ano

46 Natalidade Taxa de natalidade: TN = Nº nascimentos x 1000 população total

47 Populoso ou Povoado No ano 1 d.c. a população mundial era de cerca de 250 milhões de habitantes. Apenas em 1650 a população mundial dobrou pela primeira vez 500 milhões. Em 1850 a população dobra novamente 1,2 bilhões. Em 1950 ela dobra novamente 2,5 bilhões. Em 1990 e 2000, ela aumenta para 5,2 e 6,1 bilhões, e atinge 7 bilhões em 2011.

48 Dinâmica populacional 1ª Fase: altas taxas de natalidade e mortalidade, resultando em um baixo crescimento populacional., resultando em um. 3ª Fase: baixas taxas de natalidade e mortalidade, resultando em um baixo crescimento populacional.

49 O crescimento demográfico Nos séculos XVIII e XIX a população européia atingiu o máximo do seu crescimento 1% a 1,5%. Isso ocorreu devido principalmente à queda da mortalidade que se deveu principalmente: A melhoria na alimentação; Ao saneamento básico; Aos avanços no campo da medicina;

50 Teorias Populacionais Teoria Malthusiana: defende que o crescimento da população ocorre em progressão geométrica enquanto a produção de alimentos ocorre em progressão aritmética. Teoria Neomalthusiana: defende que o grande crescimento populacional é culpa do grande aumento da população jovem que gera assim o subdesenvolvimento em si.

51 Teorias Populacionais Teoria Ecomalthusiana: defende que, se o crescimento populacional continuar em um processo acelerado, os recursos do planeta não serão suficientes para atender a todos. Teoria Reformista: defende que uma população jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, não é causa, mas consequência do subdesenvolvimento.

52

53

54 A população brasileira De 1500 a 1872 até o ano de existiam apenas estimativas precárias sobre a população que aqui vivia. Nesse período levavam-se em conta em especial os registros paroquiais de batistérios, além de observações e registros de viajantes na época.

55 A população brasileira Admite-se que no ano de 1550 nossa população incluindo-se os indígenas era cerca de 15 mil pessoas. Em 1872 o primeiro recenseamento no Brasil registrou o total de habitantes. Vê-se assim que foram necessários 322 anos para que nossa população chegasse próxima aos 10 milhões de habitantes (31 mil hab./ano).

56 Censos no Brasil Censo de habitantes. Censo de habitantes. Censo de habitantes. Censo de habitantes. Censo de habitantes. Censo de habitantes. Censo de habitantes. Censo de habitantes. Censo de habitantes. Censo de habitantes. Censo de habitantes. Censo de habitantes.

57

58 Dinâmica da população Durante meio século de 1890 a 1940, a população brasileira apresentou taxas de crescimento próximas de 1,8% ao ano. Isso era resultado da convivência de elevadas taxas de natalidade com elevadas taxas de mortalidade (1ª fase).

59 Dinâmica da população Nas primeiras décadas do século XX a maior parte da população brasileira vivia no campo, onde: Quanto maior a família, mais ajuda na lavoura; Ignorância e mesmo inexistência do uso de métodos anticoncepcionais; Saneamento básico precário ou inexistente; Doenças epidêmicas e endêmicas se espalhavam descontroladamente;

60 Até a década de 1960 a típica família brasileira possuía em média seis filhos.

61 Cortiços no final do século XIX.

62 Cortiços no final do século XIX.

63

64

65 Transição Demográfica A partir dos anos 1940 as taxas de mortalidade começaram a diminuir, mas não foram inicialmente acompanhadas pela queda da natalidade. O resultado foi o aumento das taxas de crescimento vegetativo da população brasileira de 2,39%, em 1940, chegando à 2,89% entre 1960 e 1970.

66 Alarmismo Demográfico Nas décadas de 1950 a 1960 muitos defensores do defendiam que as elevadas taxas de natalidade eram responsáveis pela pobreza do país e seriam um entrave ao seu desenvolvimento. Para os reformistas a pobreza era uma consequência do subdesenvolvimento e portanto terminava gerando uma elevada natalidade.

67 A explosão demográfica brasileira Entre as décadas de o crescimento populacional ocorre devido: Dificuldade de controlar a gravidez; Combate às epidemias; Redução de doenças infecciosas; Surgimento de antibióticos; Aumento da produção agrícola;

68 A Desaceleração Demográfica Ao final da década de 1960 e início dos anos 1970 a natalidade brasileira começa a declinar de forma generalizada: Crescimento urbano-industrial do país; Aparecimento de métodos contraceptivos eficazes; Melhoria no saneamento básico; Campanhas de vacinação contra as diversas doenças epidêmicas e endêmicas; Elevado custo na criação dos filhos!!!

69 Os novos edifícios da Avenida Central, no Rio de Janeiro, 1905.

70 Atual Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro.

71 Para erradicar a varíola, Oswaldo Cruz convenceu o Congresso a aprovar a Lei da Vacina obrigatória, que permitia que brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais, entrassem nas casas para aplicar a vacina à força.

72 Vacinação contra paralisia infantil e febre amarela.

73 A expectativa de vida do brasileiro nascido em 2010 alcançou 73,6 anos de vida, segundo a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

74

75 Política demográfica brasileira A partir da Era Vargas ( ), o governo passou a incentivar a natalidade no país. Foram fatores que incentivaram uma política natalista: A grande influência religiosa no país; A perspectiva de ocupar áreas vazias no território, principalmente distante do litoral; O amparo das constituições de 1934, 1937 e 1946, com benefícios como o.

76 Política demográfica brasileira Ao final da década de 1970 a política natalista transformou-se em uma : O aumento da escolaridade (planejamento familiar); A difusão e conscientização da população em relação ao uso de métodos contraceptivos; O ingresso das mulheres no mercado de trabalho; O casamento tardio; A urbanização que elevou o custo de vida para a população.

77 Distribuição da população brasileira A população brasileira encontra-se distribuída pelo território de maneira irregular. As maiores concentrações podem ser encontradas próximas ao litoral, e no interior podem ser observados grandes vazios demográficos. Nas áreas litorâneas podem ocorrer mais de 100 hab/km²; Nas áreas interioranas (norte), encontramos áreas com 1 hab/km²;

78

79 Números Desiguais As regiões Sudeste, Nordeste e Sul possuem cerca de 88% da população brasileira, vivendo em 36% do território nacional As regiões Norte e Centro-Oeste possuem juntas 64% do território nacional e apenas 12% da população do país.

80 Distribuição da população brasileira nas grandes regiões em 2010 Sudeste Nordeste Sul Norte Centro-Oeste

81 Sudeste Nordeste Sul Norte Centro-Oeste

82

83 População brasileira atual Segundo o Censo 2010 feito pelo IBGE, a população brasileira corresponde a habitantes. O Brasil continua possuindo a 5ª população do planeta, sendo assim um país populoso, mas não pode ser considerado um país povoado. O vem ocorrendo, e a tendência ainda é de crescimento populacional nas próximas décadas, mas com a redução da natalidade e mortalidade (evolução demográfica).

84

85

PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população. 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha

PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população. 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO 1 China: 1.372.470.000 2 Índia: 1.278.160.000 3 EUA: 321.968.000 4 Indonésia: 255.780.000

Leia mais

DEMOGRAFIA Prof. Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA Prof. Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA Prof. Gustavo Silva de Souza GEOGRAFIA, 9º ano A dinâmica da população mundial de acordo com as teorias populacionais. POPULAÇÃO: ALGUNS CONCEITOS A população corresponde ao contingente de pessoas

Leia mais

População absoluta: é o número total de habitantes de um determinado lugar;

População absoluta: é o número total de habitantes de um determinado lugar; População absoluta: é o número total de habitantes de um determinado lugar; População relativa (densidade demográfica): é o número de habitantes de um determinado lugar em relação a área ocupada/ número

Leia mais

População. O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa que colhe informações sobre a população de um país.

População. O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa que colhe informações sobre a população de um país. População O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa que colhe informações sobre a população de um país. Processos que aumentam ou diminuem a população: nascimento entrada imigração População

Leia mais

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO - I -

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO - I - GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO - I - DEMOGRAFIA POPULAÇÃO - conjunto de pessoas que habitam uma determinada área, classificada de vários aspectos: religião, etnia, local de moradia, atividades econômicas, faixa

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A POPULAÇÃO BRASILEIRA Brasil: país populoso População Absoluta: é quantidade total de habitantes de uma cidade, estado ou país. País populoso país não populoso 5ª maior população do mundo IBGE Quantos

Leia mais

População do Brasil. Professora Thamires Geografia

População do Brasil. Professora Thamires Geografia População do Brasil Professora Thamires Geografia A população brasileira resulta de um intenso processo de miscigenação. Inicialmente três grandes grupos formaram o povo brasileiro:os indígenas, os portugueses

Leia mais

O Brasil possui uma população de , com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²;

O Brasil possui uma população de , com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²; A POPULAÇÃO BRASILEIRA Características Gerais O Brasil possui uma população de 191.715.083, com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²; A população brasileira ocupa o território de modo bastante irregular.

Leia mais

Demografia. A palavra demografia possui origem grega e. significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência

Demografia. A palavra demografia possui origem grega e. significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência Demografia A palavra demografia possui origem grega e significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência geográfica que estuda os. Sua área de estudo envolve as estatísticas, a

Leia mais

A demografia ou Geografia da População

A demografia ou Geografia da População Material de Estudos Estudos de população Nome: Nº 7º ano Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist A demografia ou Geografia da População É a área da ciência

Leia mais

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira. Geografia A Distribuição da População Brasileira Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Demografia - Estudos de População Demografia

Leia mais

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL MUNDIAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5

Leia mais

(6561)Dinâmica da população brasileira

(6561)Dinâmica da população brasileira (6561)Dinâmica da população brasileira Densidade populacional EXERCÍCIOS - FGV A ocupação e a exploração da região norte, durante a 1ª metade do século XX, pode ser explicada pelo grande fluxo de mão de

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO E CRESCIMENTO POPULACIONAL GG.09 PAG.02

DISTRIBUIÇÃO E CRESCIMENTO POPULACIONAL GG.09 PAG.02 DISTRIBUIÇÃO E CRESCIMENTO POPULACIONAL GG.09 PAG.02 POPULAÇÃO E CRESCIMENTO PAÍS POPULOSO: Possui grande número de habitantes, grande população absoluta; Ex.: China- 1,33 bilhão de habitantes; EUA- 315

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A origem dos brasileiros A população brasileira é heterogênea e foi constituída por três principais grupos étnicos Indígena Cafuzo Negro africano Caboclo ou mameluco Branco europeu Mulato A miscigenação,

Leia mais

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL MUNDIAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2003 (Do Sr. RODOLFO PEREIRA)

PROJETO DE LEI Nº DE 2003 (Do Sr. RODOLFO PEREIRA) PROJETO DE LEI Nº DE 2003 (Do Sr. RODOLFO PEREIRA) Institui o Sistema de Quota para População Indígena nas Instituições de Ensino Superior.. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º As instituições de ensino

Leia mais

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS 04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS O povo brasileiro Darcy Ribeiro (1922-1997) renomado antropólogo brasileiro teve a educação como grande causa de sua vida dedicou-se a tentar entender a alma

Leia mais

A POPULAÇÃO MUNDIAL SUA DISTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

A POPULAÇÃO MUNDIAL SUA DISTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS A POPULAÇÃO MUNDIAL SUA DISTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS A contagem da população mundial é feita por um censo, que nada mais é que uma contagem de pessoas, o sexo, o trabalho, a idade, a

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Migrações Brasileiras II

Paulo Tumasz Junior. Migrações Brasileiras II Paulo Tumasz Junior Migrações Brasileiras II APRESENTAÇÕES Slides - Efeitos das migrações: - Econômicas, demográficas e sociais; - Chega e saída; - Consequências populacionais: - Chegada: Aumento da população,

Leia mais

A POPULAÇÃO MUNDIAL A NOVA QUESTÃO DEMOGRÁFICA

A POPULAÇÃO MUNDIAL A NOVA QUESTÃO DEMOGRÁFICA POPULAÇÃO MUNDIAL A NOVA QUESTÃO DEMOGRÁFICA População mundial atualmente 2016 2025 mais de 7 bilhões de pessoas 7,5 bilhões de pessoas 8 bilhões de pessoas concentrada em algumas partes e vazios demográficos

Leia mais

DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5 bilhões de

Leia mais

GEOGRAFIA. População - População Brasileira. Prof. Carlos Magno

GEOGRAFIA. População - População Brasileira. Prof. Carlos Magno GEOGRAFIA População - População Brasileira Prof. Carlos Magno - Durante os primeiros séculos de colonização do Brasil, a população era constituída por indígenas, africanos e portugueses, com pequena participação

Leia mais

Demografia

Demografia Demografia POPULAÇÃO TOTAL - CRESCIMENTO - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5 bilhões de habitantes 2000-6,4 bilhões de habitantes 2011-7

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS Grande exploração por parte dos países europeus Divisão do território feita pelos europeus O continente africano fornecia mão de obra escrava, produtos agrícolas e minerais

Leia mais

A POPULAÇÃO MUNDIAL A NOVA QUESTÃO DEMOGRÁFICA

A POPULAÇÃO MUNDIAL A NOVA QUESTÃO DEMOGRÁFICA POPULAÇÃO MUNDIAL altitude A POPULAÇÃO MUNDIAL A NOVA QUESTÃO DEMOGRÁFICA atualmente mais de 7,5 bilhões de pessoas População mundial 2011 2025 7 bilhões de pessoas 8 bilhões de pessoas concentrada em

Leia mais

POPULAÇÃO BRASILEIRA

POPULAÇÃO BRASILEIRA POPULAÇÃO BRASILEIRA População Brasileira 2014: atingiu o número de 204 milhões de habitantes. Formada a partir de três grandes grupos étnicos: índios, brancos e negros. A maioria da população é branca

Leia mais

População: Características e crescimento da população mundial

População: Características e crescimento da população mundial População: Características e crescimento da população mundial IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016 7 bilhões de pessoas no planeta em 2012; Distribuição

Leia mais

AULA 2 - Assíncrona Conteúdo:

AULA 2 - Assíncrona Conteúdo: 2 - Assíncrona Conteúdo: Crescimento da População Mundial Distribuição Geográfica 1.1 Habilidades: Compreender a estrutura atual da população mundial por faixa etária e por sexo, utilizando as pirâmides

Leia mais

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº Gabarito CAT 8 2º Período Nome: Nº 7º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist 1 - Densidade populacional no limite Ultrapassamos os 7 bilhões de pessoas.

Leia mais

Prof. Clésio Farrapo

Prof. Clésio Farrapo Prof. Clésio Farrapo A nação surge quando existe um sentimento de identidade e de pertencimento entre seus integrantes. O conceito de povo pode ser evidenciado através do reconhecimento de quando uma

Leia mais

Aspectos da população da Europa

Aspectos da população da Europa ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: Geografia Professor: B - Negão Série: 9º Turma: A ( ) B ( ) Data: / /2018 Aluno(a): Aspectos da população da Europa O velho continente, como a Europa é também conhecida,

Leia mais

Equipe de Geografia GEOGRAFIA

Equipe de Geografia GEOGRAFIA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 8R Ensino Médio Equipe de Geografia Data: GEOGRAFIA DEMOGRAFIA População absoluta: População total de um determinado local (cidade, estado ou país); População relativa:

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano TEORIAS DEMOGRÁFICAS. Prof. Esp. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano TEORIAS DEMOGRÁFICAS. Prof. Esp. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano TEORIAS DEMOGRÁFICAS Prof. Esp. Claudimar Fontinele TEORIA DE MALTHUS Conforme seu estudo, Ensaio sobre o princípio da população, Malthus

Leia mais

Onde: P o = população conhecida no instante t o. N (t o, t x ) = nascimentos registrados e ocorridos no período t o, a t x

Onde: P o = população conhecida no instante t o. N (t o, t x ) = nascimentos registrados e ocorridos no período t o, a t x Conceito: a população é dinâmica Os elementos que definem a dinâmica da população são: NASCIMENTOS ÓBITOS MIGRAÇÃO POPULAÇÃO Nascimentos Imigração Onde: P X = P O + N (to,tx) O (to, tx) + I (to, tx) E

Leia mais

POPULAÇÃO DO BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL

POPULAÇÃO DO BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 2 POPULAÇÃO DO BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL INTRODUÇÃO O estudo da população de qualquer área deve ser iniciado com a obtenção de informações sobre os valores de sua POPULAÇÃO

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Qual a regionalização proposta

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa CRESCIMENTO POPULACIONAL (p. 274-277) Descontinuidade: Aumento Queda (escravidão) Aumento Segunda metade do século XIX Fim da escravidão 1950 Revolução Sanitária diminuição da mortalidade aumento do Crescimento

Leia mais

DEMOGRAFIA. Prof. Maicon Fiegenbaum

DEMOGRAFIA. Prof. Maicon Fiegenbaum DEMOGRAFIA Prof. Maicon Fiegenbaum O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade social e numérica da mesma. Através desses estudos, pode-se conhecer o grau de desenvolvimento

Leia mais

Teorias demográficas e o mito da superpopulação

Teorias demográficas e o mito da superpopulação Teorias demográficas e o mito da Durante a história da humanidade a sociedade passou por momentos de grande crescimento populacional seguido por períodos de diminuição no crescimento a esse fenômeno denomina-se

Leia mais

A população mundial COC 7 Turma : 6º ano Geografia Conteúdo: 1ª prova do 3º trim/2017

A população mundial COC 7 Turma : 6º ano Geografia Conteúdo: 1ª prova do 3º trim/2017 A população mundial COC 7 Turma : 6º ano Geografia Conteúdo: 1ª prova do 3º trim/2017 O crescimento da população É importante conhecer os dados populacionais para : planejar a produção de alimentos, formação

Leia mais

Causas dos movimentos migratórios

Causas dos movimentos migratórios Causas dos movimentos migratórios As migrações iniciadas na Pré-História, visavam suprir uma necessidade de sobrevivência de homens e mulheres (alimento, abrigo). A expansão marítima provocou a ocupação

Leia mais

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01 FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01 OBS.: ANALISAR E COMPARAR COM MAPAS DA PÁGINA 94 DIVERSIDADE ÉTNICA E MISCIGENAÇÃO Nota De maneira geral, pode-se dizer que predomina no

Leia mais

"Todo dia era dia de Índio, mas agora ele só tem o dia dezenove de abril" (Baby Cunsuelo)

Todo dia era dia de Índio, mas agora ele só tem o dia dezenove de abril (Baby Cunsuelo) MÓDULO 01 LIVRO 01 FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA (CONTINUAÇÃO) "Todo dia era dia de Índio, mas agora ele só tem o dia dezenove de abril" (Baby Cunsuelo) A chegada dos portugueses e os primeiros contatos

Leia mais

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 1 FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DIVERSIDADE ÉTNICA E MISCIGENAÇÃO Três grupos deram origem à população brasileira: O ÍNDIO: provável origem PALEOASIÁTICA, que é classificado

Leia mais

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL MISCIGENAÇÃO DA POPULAÇÃO Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e

Leia mais

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Miscigenação da população Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

CAPÍTULO 2 QUEM SÃO OS BRASILEIROS? PROF. LEONAM JUNIOR 7º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE

CAPÍTULO 2 QUEM SÃO OS BRASILEIROS? PROF. LEONAM JUNIOR 7º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE CAPÍTULO 2 QUEM SÃO OS BRASILEIROS? PROF. LEONAM JUNIOR 7º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE DIFERENTES ORIGENS, UM SÓ POVO P. 21 Somos um povo miscigenado. Os povos indígenas habitavam esse território.

Leia mais

A POPULAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO O CRESCIMENTO POPULACIONAL RECENTE

A POPULAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO O CRESCIMENTO POPULACIONAL RECENTE A POPULAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO O CRESCIMENTO POPULACIONAL RECENTE A POPULAÇÃO MUNDIAL POPULAÇÃO É O CONJUNTO DE PESSOAS QUE VIVEM EM UMA DETERMINADA ÁREA COMO UMA CIDADE, UMA VILA, UM PAÍS E ATÉ MESMO

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 7º ANO Professores: L.O./MARCOS/MATHEUS Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

História de Mato Grosso do sul

História de Mato Grosso do sul História de Mato Grosso do sul BRASIL COLÔNIA Primeiros Povoamentos Os primeiros habitantes que ocuparam o território brasileiro foram os índios, povo com uma cultura totalmente diferente da europeia.

Leia mais

A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL FASES DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: Até 1750 Regime Demográfico Primitivo Crescimento muito lento da população mundial; Taxa de mortalidade elevada; Taxa de natalidade elevada;

Leia mais

HISTÓRIA INDÍGENA AULA 1. Prof. Lucas de Almeida Pereira

HISTÓRIA INDÍGENA AULA 1. Prof. Lucas de Almeida Pereira HISTÓRIA INDÍGENA AULA 1 Prof. Lucas de Almeida Pereira lucas.pereira@ifsp.edu.br Apresentação Lucas de Almeida Pereira, licenciado em História pela UNESP de Assis Participação no NUPE e curso de extensão

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2.0 Nota: Data: / /2017 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bim Orientações: - Leia atentamente as questões propostas; - Realize-as com muita atenção

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. MÁRCIO NOME N o 6 º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas.

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES: Observem o mapa abaixo:

NOÇÕES PRELIMINARES: Observem o mapa abaixo: COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSOR: CARLOS FERREIRA SÉRIE: 8º ANO ASSUNTO: POPULAÇÃO População não cresce até 2015 Taxa de fecundidade nacional é a segunda mais baixa do Mundo com 1,3 bebés por mãe. A população

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS HUMANOS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS HUMANOS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS HUMANOS BLOCO 11 POPULAÇÃO ABSOLUTA América Latina: 47 unidades políticas. 2011 quase 500 milhões de habitantes Destaques: Brasil e México POPULAÇÃO ABSOLUTA POPULAÇÃO ABSOLUTA

Leia mais

População Brasileira

População Brasileira População Brasileira O mais completo levantamento de dados referentes a população brasileira é feito pelo IBGE através do Censo demográfico, de dez em dez anos. Programas de saúde, educação, construção

Leia mais

Teorias Demográficas. Módulo 4 Livro 1 páginas 154 a 156

Teorias Demográficas. Módulo 4 Livro 1 páginas 154 a 156 Teorias Demográficas Módulo 4 Livro 1 páginas 154 a 156 Thomas Robert Malthus Pastor da Igreja Anglicana, publivcou em 1798 o livro Um ensaio sobre o princípio da população Final do Sec. XVIII Revolução

Leia mais

dinâmica Populacional Prof. Bruno

dinâmica Populacional Prof. Bruno dinâmica Populacional Prof. Bruno População mundial crescimento da população Crescimento e distribuição da População População Urbana e principais cidades Apenas para começar Qual a tendência da população

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON. Aluno(a): 7º Ano. 1. (Upe-ssa ) Analise o gráfico a seguir:

COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON. Aluno(a): 7º Ano. 1. (Upe-ssa ) Analise o gráfico a seguir: COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON Data da Realização: / /2018. Aluno(a): 7º Ano 1. (Upe-ssa 2 2018) Analise o gráfico a seguir: Sobre a estrutura e a dinâmica da população

Leia mais

CONCEITOS DEMOGRÁFICOS

CONCEITOS DEMOGRÁFICOS POPULAÇÃO Revisão CONCEITOS DEMOGRÁFICOS população absoluta: número total de habitantes de uma determinada área. população relativa: igual à densidade demográfica, ou seja, a relação entre o total de habitantes

Leia mais

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão;

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão; PROCESSO MIGRATÓRIO BRASILEIRO E URBANIZAÇÃO 1 Processo Migratório Brasileiro Processo migratório no Brasil O processo migratório no Brasil teve início em 1530; A migração forçada dos negros; Com a abertura

Leia mais

Controle de natalidade e estrutura etária

Controle de natalidade e estrutura etária Controle de natalidade e estrutura etária GG.10 PAG.06 Teorias o Malthus o Neomathusiana o Reformista As ideias de Malthus 1798, Thomas Malthus alertou que as populações tenderiam a crescer em progressão

Leia mais

F O R M A Ç Ã O S O C I E D A D E B R A S I L E I R A D A

F O R M A Ç Ã O S O C I E D A D E B R A S I L E I R A D A F O R M A Ç Ã O D A S O C I E D A D E B R A S I L E I R A O que vamos aprender nesta aula Como se formou a sociedade brasileira, a partir dos elementos humanos que a compõem. A ocupação do espaço nacional

Leia mais

O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO NO BRASIL

O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO NO BRASIL O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO NO BRASIL A DESIGUALDADE E A QUESTÃO AMBIENTAL COMO DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI O CRESCIMENTO VEGETATIVO A POPULAÇÃO MUNDIAL ATUAL ATINGE OS 7 BILHÕES DE HABITANTES; PORÉM, É NECESSÁRIO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Os assuntos trabalhados nestes Estudos Autônomos estão relacionados aos seguintes conteúdos tratados em sala

Leia mais

"As disparidades não são pequenas, as mudanças foram grandes, e o mundo já não é mais o mesmo."

As disparidades não são pequenas, as mudanças foram grandes, e o mundo já não é mais o mesmo. "As disparidades não são pequenas, as mudanças foram grandes, e o mundo já não é mais o mesmo." População Mundial atingiu 7,6 bilhões. Fases do crescimento mundial: 1ª fase :Crescimento Lento (primitivo)

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

MÓDULO 4 TEORIAS DEMOGRÁFICAS

MÓDULO 4 TEORIAS DEMOGRÁFICAS ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 4 TEORIAS DEMOGRÁFICAS INTRODUÇÃO A preocupação com o crescimento da população não é recente, ao longo da história, encontramos políticas voltadas para o estímulo (ou,

Leia mais

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 O TEMPO E AS ORIGENS DO BRASIL 1. Contando o tempo Instrumentos de medida do tempo Medidas de tempo: década, século, milênio Linha do tempo

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA PB1. Data: / / 2019 Aluno(a):

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA PB1. Data: / / 2019 Aluno(a): 2002 COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Credenc. e autorização de funcionamento do Ens. Fundamental. Deliberação CEE/MS Nº 11.179, de 05 de dezembro de 2017. Educ. Infantil Aut. Del. CEE/MS Nº 1.872, de 04 de

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO 2018 - GEOGRAFIA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DEMOGRAFIA Conceitos inerentes ao estudo demográfico e palavras que os alunos ainda não estão familiarizados; Distribuição

Leia mais

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE MARÇAL DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 1. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Capítulo 3 A regionalização

Leia mais

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas,

Leia mais

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO 1º ANO 1. Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças individuais. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A AVENTURA DE NAVEGAR *Descobrir o motivo das grandes navegações *Reconhecer as especiarias e o comércio entre África e Europa. *A importância das navegações. *As viagens espanholas e portuguesas

Leia mais

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A Formação do Território Brasileiro O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Mercantil europeia, desencadeado

Leia mais

População em Brasil ,33% Região Norte ,98% Região Nordeste ,18%

População em Brasil ,33% Região Norte ,98% Região Nordeste ,18% 1 O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, a população brasileira é de 190 732 694 pessoas. Veja os dados da população para cada região e responda: População

Leia mais

EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES: MATEMÁTICA & GEOGRAFIA 4º ano

EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES: MATEMÁTICA & GEOGRAFIA 4º ano EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES: MATEMÁTICA & GEOGRAFIA 4º ano O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial e ocupa quase a metade da área da América do Sul. Tem 26 estados e um Distrito

Leia mais

5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Páginas 04 à 33.

5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Páginas 04 à 33. 5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA Páginas 04 à 33. Diversidade... Demografia Estudo da população de uma localidade, em um país ou conjunto de países a partir de seus indicadores estatísticos relativos à nascimentos,

Leia mais

O desenvolvimento e a questão demográfica

O desenvolvimento e a questão demográfica A DEMOGRAFIA E A ECONOMIA O desenvolvimento e a questão demográfica O conhecimento das dinâmicas populacionais revela-se de grande importância para fornecer informação, nomeadamente aos decisores de políticas

Leia mais

L/O/G/O Evolução da população

L/O/G/O Evolução da população L/O/G/O Evolução da população Comportamento dos indicadores demográficos Resumo 1 2 Indicadores demográficos Evolução da população 3 4 Click t add title in here Click to add title in here Indicadores demográficos

Leia mais

CRESCIMENTO POPULACIONAL, UM FENÔMENO DESIGUAL

CRESCIMENTO POPULACIONAL, UM FENÔMENO DESIGUAL A população mundial CRESCIMENTO POPULACIONAL, UM FENÔMENO DESIGUAL ACENTUOU-SE APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. OCORRERAM MELHORES CONDIÇOES DE VIDA.(RENDA, ALIMENTAÇÃO,SANEAMENTO) ACESSO A SERVIÇOS DE SAÚDE

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS 8 DEMOGRAFIA. Tendências globais em fecundidade

LISTA EXERCÍCIOS 8 DEMOGRAFIA. Tendências globais em fecundidade LISTA EXERCÍCIOS 8 DEMOGRAFIA Tendências globais em fecundidade 1) A população mundial ultrapassou os 7 bilhões e está projetada para alcançar 9 bilhões até 2050. Em termos gerais, o crescimento populacional

Leia mais

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

MÓDULO 25 Brasil: População.

MÓDULO 25 Brasil: População. 19/01/2016 3º EM MÓDULO 25 Brasil: População. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 26 e 27 Itens 01 e 02. Estrutura Temática Brasil: O crescimento populacional. Distribuição populacional Miscigenação:

Leia mais

UNIDADE DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

UNIDADE DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 05 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final GEOGRAFIA FLÁVIA MARIA CHAVES

Leia mais

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira. O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira. O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 1 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Brasil: um país heterogêneo O

Leia mais

DÉCADA INTERNACIONAL DE. AFRODESCENDENTES 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024 RECONHECIMENTO, JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO

DÉCADA INTERNACIONAL DE. AFRODESCENDENTES 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024 RECONHECIMENTO, JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO DÉCADA INTERNACIONAL DE AFRODESCENDENTES 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024 RECONHECIMENTO, JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES 1º DE JANEIRO DE 2015 A 31 DE

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 13/06/2016

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 13/06/2016 Ficha da semana 4º ano A e B. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo 2º Bimestre

Programa de Retomada de Conteúdo 2º Bimestre Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais