1. Seguridade Social: Na CF de 1988 um sistema de seguridade social, previsto a partir do art da CF.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Seguridade Social: Na CF de 1988 um sistema de seguridade social, previsto a partir do art da CF."

Transcrição

1 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO PONTO 1: Seguridade Social PONTO 2: Princípios da Seguridade Social PONTO 3: Previdência Social PONTO 4: Princípios e regras fundamentais da Previdência Social 1. Seguridade Social: Até a Constituição Federal de 1988 havia uma mescla da previdência social, a qual absorvia a saúde e assistência social, não havia separação nítida. A prestação da saúde ficava vinculada a filiação a um instituto de previdência social, sendo a saúde um direito do trabalhador e não de todo cidadão. Na CF de 1988 um sistema de seguridade social, previsto a partir do art da CF. Da leitura dos artigos e entende-se que a previdência não é mais responsável pela prestação de saúde e assistência. A partir de 1988 se criou, o que foi denominado seguridade social para abranger todas as ações do governo com relação as áreas da saúde, da assistência social e da previdência social. Art A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. A saúde não tem dispositivo expresso se será prestada mediante contribuição ou não. Porém, este artigo referiu que a saúde é um direito de todos os cidadãos. 1 Art A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais. 2 Art A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. 3 Art A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) b) a receita ou o faturamento; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) c) o lucro; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social de que trata o art. 201; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) III - sobre a receita de concursos de prognósticos. IV - do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de )

2 2 A maior parte dos doutrinares constitucionalistas entendem que a saúde deve ser prestada pelo Estado de forma gratuita. Já para um posicionamento mais restrito e minoritário, a saúde não deveria ser de forma gratuita, possibilitaria que o estado efetuasse algum tipo de contribuição para prestar essa saúde. Com relação a assistência social, o art da CF refere que a assistência tem condições de elevar aquela pessoa que está muito abaixo da média para que tenha condições mínimas de sobrevivência e inserção na sociedade. Resgata os cidadãos que estão em extrema miserabilidade para inseri-los dentro da sociedade. A Previdência Social, art , CF, será organizada sob o regime geral, de caráter contributivo que fica expresso. A saúde e assistência, de regra, é prestada para quem necessita, basta provar a necessidade do amparo, dentro de alguns limites. Não há nada expresso na CF que se tenha contraprestação financeira. Já a previdência social será prestava mediante caráter contributivo. A pessoa paga para se assegurar de que na eventualidade de um risco social, o próprio trabalhador ou sua família ficariam amparados pelo sistema social e estatal. 4 Art A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos: I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; II - o amparo às crianças e adolescentes carentes; III - a promoção da integração ao mercado de trabalho; IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária; V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei. 5 Art A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) I - cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) II - proteção à maternidade, especialmente à gestante; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) III - proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) V - pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no 2º. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

3 3 2. Princípios da Seguridade Social: CF. Com relação a seguridade social de uma forma geral, se extrai os objetivos no art. 194, Art A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. São princípios da seguridade social: saúde, assistência social e previdência social. Objetivos: A) Universalidade da cobertura e do atendimento. B) Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais. C) Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços. D) Irredutibilidade do valor dos benefícios. E) Equidade na forma de participação no custeio. F) Diversidade da base de financiamento. G) Caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite. H) Prevalência da fonte de custeio. I) Orçamento diferenciado art. 165, 5º, III; art. 195, 5º e 7º; art. 167, XI, CF. A) Universalidade da cobertura e do atendimento. possíveis. A idéia é que a previdência, a assistência e saúde amparem o maior numero de cidadãos Quanto a saúde, o próprio artigo 196 da CF refere que é direito de todos. Com relação a assistência social já há uma classe de interesse direto que será delimitada de acordo com as condições que a legislação da assistência social prevê. A intenção do legislador constitucional no art. 201 da CF é tornar a previdência mais universal possível, não só para os trabalhadores que exerçam atividade de filiação obrigatória, mas para qualquer cidadão que, facultativamente, opte pela filiação do regime geral, mediante contribuição.

4 4 Outro dispositivo que demonstra a intenção do legislador tornar o sistema de previdência social o mais universal possível foram aquelas reformas feitas pela E.C. 41 e 47, no art. 201, 12 e Lei disporá sobre sistema especial de inclusão previdenciária para atender a trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefícios de valor igual a um salário-mínimo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 47, de 2005) 13. O sistema especial de inclusão previdenciária de que trata o 12 deste artigo terá alíquotas e carências inferiores às vigentes para os demais segurados do regime geral de previdência social. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 47, de 2005) Então, reduz alíquota, mas este segurado só terá benefício igual a um salário mínimo. Embora desde de 2003 houvesse a possibilidade pela E.C. 41, ela só foi regulamentada pela LC 123 de 14 de dezembro de B) Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços. O art. 195 da CF ao mesmo tempo que refere da universalidade, refere sobre a seletividade. Os benefícios da seguridade social implicam prestações pecuniárias ou gastos financeiros ao estados tem-se atrelado a ideia da reserva do necessariamente possível. Será aplicada a ponderação dos princípios. Em princípio, só serão amparados àqueles benefícios e serviços previstos na norma. O direito a um benefício e amparo da seguridade é um direito social. O direito social prestacional implicam recursos financeiros. O direito social tem idéia de amparar as pessoas que necessitam do sistema. Quanto mais a pessoa necessita maior será o seu amparo. Ao mesmo tempo, nem sempre é respeitado o amparo ou contraprestação daquela prestação paga, devido a distributividade. Ou seja, após cada um recolher contribuição, de acordo com sua capacidade contributiva, cada um recebe do sistema o amparo de acordo com sua necessidade. C) Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

5 5 Até CF de 1988 o sistema era injusto com a população rural, enquanto a população urbana já tinha um sistema de previdência social, desde a Lei Orgânica da Previdência Social (LOPIS) - de Essa lei criou o regime de previdência social para a população urbana, incluindo apenas o trabalhador rural que prestasse serviço para uma empresa agroindustrial ou agrocomercial. Todos os demais trabalhadores rurais eram inseridos num sistema a parte cuja legislação que regulamentava a situação era LC 11/71. Essa legislação previa o sistema de previdência do trabalhador rural que se tratava apenas de uma assistência, por dois motivos: - prestada independentemente de contribuição ao sistema; - ao chegar a idade de 65 anos receberia a aposentadoria por velhice no valor de meio salário mínimo, só era devido um beneficio por família, os demais receberiam apenas pensão. A CF de 1988 elevou o benefício para no mínimo um salário mínimo e determinou a uniformidade e equivalência aos benefícios e serviços das populações urbanas e rurais. Ou seja, o legislador terá que fornecer condições equânimes e não igualitárias, no sentido de que o princípio da igualdade é feito de acordo com a situação de cada categoria. Com a CF de 88 e com as Leis 8212 e 8213 os trabalhadores acabaram a ficar em situação de vantagem com o trabalhador urbano, tentando compensar os anos de exclusão desta categoria do sistema previdenciário. Após 1991, com as leis 8212 e 8213 que regulamentaram a CF, os trabalhadores rurais passaram a ter direito a todos os benefícios, inclusive aposentadorias por tempo de contribuição e especial. Porém, serviço prestado antes de 1991 nunca será enquadrado como atividade especial. Portanto: - no âmbito da saúde não há distinção entre população urbana e rural; - na assistência social será para aquela população miserável, aquela segundo a Lei 8742, que está inserida numa família cuja renda per capitã seja inferior a ¼ do salário mínimo, tanto família no meio rural quanto urbano; - na previdência social, o trabalhador rural passou a ter todos os benefícios garantidos pelo trabalhador urbano, com algumas vantagens para tentar equanimizar.

6 6 D) Irredutibilidade do valor dos benefícios. benefícios. O art. 194, parágrafo único, IV 6, CF refere acerca da irredutibilidade do valor dos O STF quando julgou a irredutibilidade salarial ou do valor dos benefícios atrelou esse conceito a preservação do valor nominal. do beneficio. Assim, interpreta-se que este dispositivo prevê apenas a preservação do valor nominal Nota-se que a previdência social, no art. 201, 4º 7, CF, traz o princípio da preservação do valor real do beneficio. Portanto, há distinção é que quando a CF menciona seguridade social refere apenas em irredutibilidade dos benefícios, apenas a idéia de preservação do valor nominal. Já quando a CF refere do beneficio previdenciário propriamente dito, no art. 201, 4º, tem garantia do valor real. E) Equidade na forma de participação no custeio. Na relação previdenciária com o estado o individuo pode estar em dois pólos. Numa situação a relação jurídica de beneficio e amparo, na qual o individuo é credor e o estado devedor. Mas há outra relação jurídica de custeio, na qual o cidadão é devedor e o estado credor, quando se deve contribuição social para seguridade social. Para o cidadão fazer jus ao amparo e benefício deveria estar contribuinte. Porém, essas relações são independentes. A doutrina majoritária entende que a relação com estado é múltipla e não unitária, possui, pelo menos, dois tipos de relações jurídicas: de benefício e custeio. 6 Art Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: IV - irredutibilidade do valor dos benefícios. 7 Art. 201, 4º É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o valor real, conforme critérios definidos em lei. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

7 7 A natureza jurídica da contribuição social para seguridade social depois da CF de 1988 é tributária (art ). No regime anterior a CF havia uma discussão se era contribuição tributária ou contribuição para-estatal. Como se trata de tributo essa contribuição, ela se sujeita a todos os princípios do direito tributário. Assim, a norma que deve disciplinar de prescrição e decadência é Lei Complementar. Conseqüentemente, a Lei 8212 quando referiu em prazo prescricional e decadencial para cobrar contribuição social não é LC foi reconhecida pelo STF como inconstitucional, sendo considerado o prazo de 5 anos do CTN. Tendo em vista que a natureza jurídica da contribuição social para seguridade social é tributária, deve obedecer aos princípios tributários, sendo um dos principais princípios da natureza tributária é a capacidade contributiva. Da mesma forma que teremos a sociedade inteira, de forma solidária, prestando ou financiando esse sistema estatal, essa contribuição será prestada de forma equânime, de acordo com sua capacidade financeira. Art A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais [...]. Por isso, a CF permitiu a redução da alíquota diferenciada para a população de baixa renda uma contribuição diferenciada, ou seja, 11% do salário mínio ao invés de 20% do salário contribuição. F) Diversidade da base de financiamento. No sentido de que o custeio serão exigidos de toda a sociedade e com base em vários fatos geradores. 8 Art Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo.

8 Art A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) b) a receita ou o faturamento; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) c) o lucro; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social de que trata o art. 201; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) III - sobre a receita de concursos de prognósticos.(concursos de sorte, loteria, entre outros). IV - do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de ) 8 O inciso II não se aplica a servidor público, pois na aposentadoria pensão concedida em regime próprio de previdência há cobrança de contribuição social para seguridade social. Além destas fontes de custeio previstas na CF, o legislador pode instituir outras fontes de custeio art. 195, 4º 9, CF, com a condição de que se seja veiculada por meio de Lei Complementar. Pode ser feito por meio de Emenda Constitucional, porém, não pode ser feita por Lei Ordinária. Ex: CPMF, finalidade era cobrir despesas com saúde e erradicação da pobreza (assistência). A CPMF era nítida contribuição social para seguridade social, devendo ser respeitado o art. 195, 6º 10, CF, ou seja, respeitado o princípio da anterioridade nonagesimal. Exemplo de contribuição social para seguridade social que foi criada por Lei Ordinária e considerada inconstitucional pelo STF: contribuição social dos exercentes de mandato eletivo. A redação originária da CF de 1988, no art. 195, referia que no inciso II apenas trabalhadores, o qual foi emendado em 1998 pela E.C. 20 inserido termo e demais segurados. 9 Art. 195, 4º - A lei poderá instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social, obedecido o disposto no art. 154, I. 10 Art, 195, 6º - As contribuições sociais de que trata este artigo só poderão ser exigidas após decorridos noventa dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado, não se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, "b".

9 9 Em 1997 vieram as Leis 8212 e 8213 (LO) que alteraram a Lei de Custeio que inseriu na categoria de empregado os exercentes de mandato eletivo que não tivesse regime próprio de previdência. O STF entendeu que exercente de mandato eletivo é agente político, não é trabalhador no conceito do art. 7º, CF. Conseqüentemente, não poderia ser exigida uma contribuição social para seguridade social de agente político por meio de Lei Ordinária quando a CF só permitia cobrança dos trabalhadores. Reconhecendo a inconstitucionalidade desta Lei que havia incluído no modo obrigatório do regime geral da previdência social. Após, com a E.C. 20 que alargou o inciso II, não sendo possível a Lei de 1997 ser constitucionalizada, pois nasceu morta. Porém, havia agentes políticos que já recebiam aposentadoria e auxilio doença pelo regime geral, nesse caso, a jurisprudência considera que se ele não pediu as devoluções deve ser considerado facultativo, apesar de pagar alíquota menor, pelo princípio da boa-fé. A administração tem exigido o pagamento da diferença. Assim, a Lei , que entrou em vigor em 17 de setembro de 2004 voltou a incluir os exercentes de mandado eletivo para segurados obrigatórios do regime geral da previdência social. Através de uma Lei Ordinária Constitucional, devido a ampliação do inciso II do art. 195 da CF. G) Caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite. Esse princípio não é vinculado diretamente a um direito prestacional, mas sim um direito de participação na organização e procedimento. Quadripartite significa que quatro entidades estarão dentro desse sistema de administração de seguridade social: 1) Governo. 2) Trabalhadores. 3) Aposentados. 4) Empresas.

10 10 Portanto, União, trabalhadores, aposentados e empresas participaram da administração por intermédio do Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional da Assistência Social e Conselho Nacional da Previdência Social. Cada ramo de atuação terá seu próprio conselho nacional, onde terão representantes dessa quatro categorias. H) Prevalência da fonte de custeio. Art. 195, 5º - Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. Esta regra pode eventualmente ser afastada numa determinada situação em que o julgador entenda que tem um bem principal, principio fundamental, de importância mais elevada na CF e que configura ao cidadão um eventual direito originário de prestação. I) Orçamento diferenciado art. 165, 5º, III; art. 195, 5º e 7º; art. 167, XI, CF. A seguridade social, embora não exija de todas as suas contribuições de aplicar exatamente na seguridade social aquela quantia recebida de contribuição social, ela deve ser organizada de forma diferenciada e destacada na Lei Orçamentária Anual. Art º - A lei orçamentária anual compreenderá: I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público. Art São vedados: XI - a utilização dos recursos provenientes das contribuições sociais de que trata o art. 195, I, a, e II, para a realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) Esse dispositivo é de vital importância para impedir o gasto da receita da finalidade que fundamentou a cobrança. Art. 195, 5º - Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

11 7º - São isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei Previdência Social: Art A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) I - cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) II - proteção à maternidade, especialmente à gestante; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) III - proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) V - pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no 2º. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) É um regime geral, ou seja, para todos os trabalhadores. 4. Princípios e regras fundamentais da Previdência Social: A) Filiação obrigatória. B) Caráter contributivo. C) Equilíbrio financeiro e atuarial. D) Correção monetária dos Salários de Contribuição (S.C.). E) Preservação do Poder Aquisitivo do valor dos benefícios. F) Garantia do beneficio mínimo. G) Previdência Complementar Facultativa. H) Princípio da Comutatividade. I) Indisponibilidade dos direitos dos beneficiários. A) Filiação obrigatória. O regime de previdência social tem filiação obrigatória. Ou seja, exerceu atividade descrita na lei de filiação obrigatória, não posso optar pelo recolhimento de contribuição previdenciária. Não é opcional, é obrigatória.

12 Art. 201, 5º É vedada a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) 12 Servidor público não pode ser segurado facultativo da previdência social, se já sou vinculado a regime próprio de previdência, ainda que recolha a um valor menor do teto da previdência. Servidor Público pode ser segurado obrigatório da previdência se exercer atividade concomitante ou se não tiver regime próprio de previdência. Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) a) a de dois cargos de professor; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001) Vedada a cumulação de cargos é vedada a cumulação de benefícios previdenciários. B) Caráter contributivo. Para fazer jus ao amparo previdenciário, em regra, eu tenho que estar contribuindo para o sistema. Mesmo que o recolhimento dessa contribuição seja presumido, como é o caso do segurado empregado, trabalhador avulso, contribuinte individual que presta serviço para uma empresa e o empregado doméstico. Com relação ao segurado especial (trabalhador rural que exerce atividade em regime de economia familiar, com sua família e sem a utilização de empregados) a lei de benefícios permite a concessão de vários benefícios, mesmo que o segurado nunca tenha recolhido contribuição previdenciária para a seguridade social. Nesses casos o caráter contributivo o Estado já aceita o recolhimento eventual sobre a sua produção, comercialização.

13 13 Caso o segurado especial, além da contribuição pela comercialização, ainda recolheu uma contribuição facultativa como contribuinte individual de 20% sobre o salário de contribuição mensal, ainda ganha aposentadoria por tempo de serviço. C) Equilíbrio financeiro e atuarial. Princípio trazido pela E.C. 20 de A E.C. 20 acabou justificando a Lei 9876/99 que instituiu o fator previdenciário e aumentou o período básico de cálculo. Ou seja, os salários de contribuição para cálculo do beneficio deixaram de ser os últimos 36 meses e passaram a ser toda a vida contributiva do segurado, tendo ele direito de tirar 20% daquele salário de contribuição e fazendo uma média aritmética dos 80% dos meses em que teve contribuição. Fator previdenciário: quanto mais a pessoa contribuir e mais velha ela for, terá a vantagem de um beneficio com renda superior. Só é obrigatório na aposentadoria por tempo de serviço. Na aposentadoria por idade, por exemplo, a sua incidência é facultativa, ou seja, só irá incidir para beneficiar o segurado, elevar a média. D) Correção monetária dos Salários de Contribuição. Todos os salários de contribuição considerados para o cálculo do benefício serão devidamente atualizados. Ou seja, quero conceder um benefício no seu valor real e mantê-lo depois, calcular o RMI (Renda Mensal Inicial do benefício) no seu valor real. Para isso, devo necessariamente, atualizar monetariamente todos os salários de contribuição que serão utilizados para o cálculo do benefício. Toda a remuneração que incidiu sobre a contribuição durante todos aqueles anos, até o mês anterior da concessão do beneficio. A atualização monetária é apenas uma reposição do valor que se quer considerar, não se trata de acréscimo nenhum. A CLPS de 84 e a legislação previdenciária anterior determinava que a aposentadoria por tempo de serviço, idade e especial fosse calculada com base nos últimos 36 meses de salário contribuição, porém, só atualizava os 24 primeiro. O último ano antes da concessão do beneficio vinha sem qualquer índice de atualização monetária. A conseqüência era quando concedido o beneficio já estava defasado.

14 14 Por ocasião do reajste, a jurisprencia entedeu por dar o índice integral. A CF de 88 referiu que todos os salários contribuição para beneficio são atualizados monetariamente na forma da lei. Segundo o STF o índice será escolhido pelo legislador. Atualmente é o INPC, conforme art. 29-B 11, Lei 8213/91. Benefício já concedido no seu valor real com toda a atualização monetária até hoje quando vai ser reajustado, pode ser reajustado pelo índice proporcional, respeitando apenas os meses em que não teve reposição. 11 Art. 29-B. Os salários-de-contribuição considerados no cálculo do valor do benefício serão corrigidos mês a mês de acordo com a variação integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, calculado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (Incluído pela Lei nº , de 2004)

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO Conceituação: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar

Leia mais

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins O TRIPÉ DA SEGURIDADE SOCIAL A Constituição Federal garante os direito à: SAÚDE, PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL ( Art. 194 a 204) A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL. DIREITO PREVIDENCIÁRIO AFRF - Exercícios SEGURIDADE SOCIAL. SEGURIDADE SOCIAL Princípios Constitucionais

SEGURIDADE SOCIAL. DIREITO PREVIDENCIÁRIO AFRF - Exercícios SEGURIDADE SOCIAL. SEGURIDADE SOCIAL Princípios Constitucionais SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO AFRF - Exercícios Prof. Eduardo Tanaka SAÚDE SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL 1 2 SEGURIDADE SOCIAL Conceituação: A seguridade social compreende

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Disposições Gerais Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Seguridade Social André Studart 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Conceito de Seguridade Social Art. 194.

Leia mais

PONTO 1: Legislação PONTO 2: Seguridade Social PONTO 3: Princípios e Regras aplicáveis PONTO 4: Previdência Social 1. LEGISLAÇÃO: 3.

PONTO 1: Legislação PONTO 2: Seguridade Social PONTO 3: Princípios e Regras aplicáveis PONTO 4: Previdência Social 1. LEGISLAÇÃO: 3. 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO PONTO 1: Legislação PONTO 2: Seguridade Social PONTO 3: Princípios e Regras aplicáveis PONTO 4: Previdência Social 1. LEGISLAÇÃO: CF, art. 194 a 203. Lei 8.213/91 Lei 8.212/91

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Gilson Fernando Custeio da Lei nº 8.212/1991 e alterações

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Previdência Social Profª. Fabiana Coutinho Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade,

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88 Professor Ivan Lucas 1. (CESPE- 2015- TCE-RN- Auditor) Os objetivos da seguridade social incluem a universalidade da cobertura e do atendimento, a equidade na forma de participação

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Transcrição Aula 02 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Hugo Goes Direito Previdenciário AULA 02 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL Em matéria de Direito, quando se fala em princípios, trata-se

Leia mais

Direito Previdenciário Curso De Exercícios Para Receita Federal Professor: Flaviano Lima

Direito Previdenciário Curso De Exercícios Para Receita Federal Professor: Flaviano Lima 01. (ATRFB 2012 ESAF) Assinale a opção incorreta. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: a) universalidade da cobertura e do atendimento,

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot Palestrante: Maurício Viot PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A previdência privada complementar é uma forma de acumulação de recursos para o longo prazo, os quais podem ser utilizados para aposentadoria e para

Leia mais

Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...16

Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...16 Cronograma...02 Questões sem Comentários...03 Questões Comentadas...16 www.universodosconcursos.com Página 1 CRONOGRAMA Aula Data Conteúdo 01 09/11/2012 Ponto 01: Seguridade social: conceito e princípios

Leia mais

Nos termos do art. 194, da Constituição Federal:

Nos termos do art. 194, da Constituição Federal: NOTA TÉCNICA EM RELAÇÃO À CONSTITUCIONALIDADE DA METODOLOGIA UTILIZADA PELA ANFIP ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM SEU ESTUDO ANÁLISE DA SEGURIDADE SOCIAL 2015

Leia mais

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I SUMÁRIO CAPÍTULO I O QUE É SEGURIDADE SOCIAL?... 13 Solidariedade social... 16 Universalidade na cobertura e no atendimento... 17 Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016

CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016 CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS Prof. Alexandre Schumacher Triches DEFINIÇÃO PELA LEI 8.212/91 Art. 194. A seguridade

Leia mais

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna Unidade I DIREITO SOCIAL Prof. Ligia Vianna 1- Introdução Constituição Federal Direitos Sociais; ART. 6º.: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Simulado Aula 01 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Guilherme Biazotto Direito Previdenciário SEGURIDADE SOCIAL 1. O princípio da seguridade social que estabelece a proporcionalidade da contribuição social

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

CONSTITUIÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL - 1988 TÍTULO VIII CAPÍTULO II SEÇÃO II DA SAÚDE Profª. Andréa Paula Enfermeira E-mail - andreapsmacedo@gmail.com Facebook - http://facebook.com/andreapsmacedo Art. 194 A seguridade

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL. Tem a finalidade de garantir o mínimo necessário à sobrevivência do indivíduo.

SEGURIDADE SOCIAL. Tem a finalidade de garantir o mínimo necessário à sobrevivência do indivíduo. SEGURIDADE SOCIAL A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e

Leia mais

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL 18/02/14 AULA 2. RISCO SOCIAL à Incapacidade ou impossibilidade de trabalhar. Saúde. Assistência Social

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL 18/02/14 AULA 2. RISCO SOCIAL à Incapacidade ou impossibilidade de trabalhar. Saúde. Assistência Social DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL AULA 2 - RISCO SOCIAL - CONCEITOS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL - PRINCÍPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL Trata- se de acontecimentos, pela natureza

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Financiamento do Regime Geral de Previdência Social Parte - 1 Prof. Bruno Valente Art. 195 da Constituição Federal Lei nº 8.212/91 Para iniciarmos os estudos do custeio previdenciário

Leia mais

TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS

TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS COMENTADO 1 Direito Previdenciário INSS 2014 - TSS 1) Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil 2012 ESAF Assinale a opção incorreta. Compete ao Poder

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Curso Teórico Seguridade Social Regimes de Previdência Aula 3 Prof. Bruno Oliveira Adquira o Curso de Questões Regimes Regime Geral de Previdência Social: operado pelo INSS, uma

Leia mais

Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo

Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo 2014 2015 Copyright. Curso Agora Eu Eu Passo - - Todos os direitos reservados ao ao autor. O RGPS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEANDRO MACÊDO DEFINIÇÃO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Da Previdência Social Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção III DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Art. 201. A PREVIDÊNCIA

Leia mais

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Dr. Germano Campos Silva I- Parte Introdutória 1.1-Noções de Previdência Social e Seguridade Social 1.2-Princípios Constitucionais da Seguridade Social 1.2.1- Universalidade

Leia mais

Da Ordem Social: bases e valores. Generalidades. Seguridade Social. Educação. Cultura. Desporto. Ciência e Tecnologia.

Da Ordem Social: bases e valores. Generalidades. Seguridade Social. Educação. Cultura. Desporto. Ciência e Tecnologia. Da Ordem Social: bases e valores. Generalidades. Seguridade Social. Educação. Cultura. Desporto. Ciência e Tecnologia. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Constitucional III Prof. Dr. João Miguel da

Leia mais

TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo Conquistas gradativas Lei Eloy Chaves obriga cada ferrovia a criar Caixas

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Guilherme Biazotto Direito Previdenciário SEGURIDADE SOCIAL 1. No que se refere à seguridade social no Brasil, julgue o item seguinte. A

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 2 Contribuições para o custeio da seguridade social NOTAS INTRODUTÓRIAS... 43

Sumário. CAPÍTULO 2 Contribuições para o custeio da seguridade social NOTAS INTRODUTÓRIAS... 43 Sumário CAPÍTULO 1 A seguridade social no Brasil... 11 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA E COMPOSIÇÃO... 11 3. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA... 13 4. PRINCÍPIOS INFORMADORES... 14 4.1. Universalidade da cobertura e do atendimento...

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Curso Teórico Seguridade Social Princípios Gerais e Específicos Aula 1 Prof. Bruno Oliveira Adquira o Curso de Questões 1 Seguridade Social Saúde; Previdência Social; Assistência

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO: ORIGEM, CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL DA SEGURIDADE SOCIAL. CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL NA CONSTITUIÇÃO.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO: ORIGEM, CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL DA SEGURIDADE SOCIAL. CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL NA CONSTITUIÇÃO. Sumário 7 Semana 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO: ORIGEM, CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL DA SEGURIDADE SOCIAL. COMPOSIÇÃO E PRINCÍPIOS INFORMADORES DA SEGURIDADE SOCIAL. CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. SEGURIDADE SOCIAL... 4 Princípios... 5 2. SISTEMA DA SEGURIDADE SOCIAL...10 Novas Fontes de Custeio... 11 3. SAÚDE...14 Sus - Sistema

Leia mais

Abreviaturas... Parte I: Introdução ao Estudo do Direito Previdenciário. 1. Aspectos Históricos da Proteção Social... 3

Abreviaturas... Parte I: Introdução ao Estudo do Direito Previdenciário. 1. Aspectos Históricos da Proteção Social... 3 Sumário Abreviaturas........................... Apresentação........... Prefácio..................................... xxi xxv xxvii Parte I: Introdução ao Estudo do Direito Previdenciário 1. Aspectos Históricos

Leia mais

Princípios da Seguridade Social (Resumos de Direito Previdenciário)

Princípios da Seguridade Social (Resumos de Direito Previdenciário) Princípios da Seguridade Social (Resumos de Direito Previdenciário). Os princípios da seguridade social estão previstos no art. 194 da Constituição Federal de 88 (CF/88): Art. 194. A seguridade social

Leia mais

PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ

PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ Mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP Especialista em Direito Previdenciário pela EPD Advogada e Consultora Jurídica Professora de Direito Previdenciário Ex Servidora

Leia mais

Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 17

Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 17 SUMÁRIO Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 17 1. Evolução histórica e composição... 17 2. Definição e natureza jurídica... 18 3. Competência legislativa... 19 4. Princípios informadores... 20

Leia mais

Exercícios Comentados

Exercícios Comentados Exercícios Comentados Provas & Concursos Direito Previdenciário Exercícios Comentados Seguridade Social Conceitos 01) (CESPE) Consoante o caput do Art. 194 da CF, A Seguridade Social compreende um conjunto

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Seguridade Social Professor Hugo Goes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Previdenciário LEGISLAÇÃO APLICADA AO CURSO Constituição Federal: Arts. 194 a 204 Lei nº 8.212/91 (custeio)

Leia mais

Sumário. nota do autor...11 nota do autor 2ª edição a seguridade social no brasil...15 CAPÍTULO 1

Sumário. nota do autor...11 nota do autor 2ª edição a seguridade social no brasil...15 CAPÍTULO 1 nota do autor...11 nota do autor 2ª edição...13 CAPÍTULO 1 a seguridade social no brasil...15 1. Evolução histórica e composição...15 2. Definição e natureza jurídica...16 3. Competência legislativa...17

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Técnico do TRF 2. Consulplan

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Técnico do TRF 2. Consulplan CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Técnico do TRF 2 Consulplan Seguridade Social Questão 1: CONSULPLAN - JT TRT1/TRT 1/2005 A natureza jurídica dos regimes básicos previdenciários é: a) contratual; b) institucional;

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1.1. Evolução histórica geral... 23 1.2. Evolução histórica no Brasil... 28 1.3. Denominação... 35 1.4. Conceito... 36 1.5. Abrangência e divisão...

Leia mais

CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL...

CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... Sumário CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... 15 1. Evolução histórica e composição... 15 2. Definição e natureza jurídica... 16 3. Competência legislativa... 17 4. Princípios informadores... 18

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1.1. Evolução histórica geral... 29 1.2. Evolução histórica no Brasil... 34 1.3. Denominação... 40 1.4. Conceito... 41 1.5. Abrangência e divisão...

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17 Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17 EDITAL SISTEMATIZADO CARREIRAS FISCAIS... 19 1. Receita Federal do Brasil... 19 2. Ministério do Trabalho e Emprego... 21 CAPÍTULO

Leia mais

Custeio da Seguridade Social

Custeio da Seguridade Social ENCONTRO 02 Custeio da Seguridade Social Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos

Leia mais

Conceito de Seguridade Social Divisão da Seguridade Social Evolução da Seguridade Social

Conceito de Seguridade Social Divisão da Seguridade Social Evolução da Seguridade Social Conceito de Seguridade Social Divisão da Seguridade Social Evolução da Seguridade Social Princípios Igualdade Legalidade Solidarismo Universalidade Seletividade e serviços. distributividade na prestação

Leia mais

Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura

Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura Financiamento da Previdência e da Seguridade Social no Brasil Paulo Tafner e Fabio Giambiagi Buenos Aires, maio/2010 Estrutura da Seguridade

Leia mais

1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL...

1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... Capítulo 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... 19 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA E COMPOSIÇÃO... 19 2. DEFINIÇÃO E NATUREZA JURÍDICA... 22 3. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA... 22 4. PRINCÍPIOS INFORMADORES... 24 4.1. Universalidade

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19 SUMÁRIO S CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19 1. Origem e evolução legislativa no Brasil... 19 Questões comentadas de concursos públicos... 29 Questões de concursos... 30 CAPÍTULO 2 A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

9. PROVA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO (arts. 47 e 48 da Lei e 257 a 265 do Decreto 3.048)

9. PROVA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO (arts. 47 e 48 da Lei e 257 a 265 do Decreto 3.048) SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1. SEGURIDADE SOCIAL 1.1 Noção geral 1.1.1 Saúde 1.1.2 Assistência social 1.1.3 Previdência Social 1.2 Breve histórico 1.2.1 Evolução legislativa no Brasil 1.3 Conceituação 1.4 Objetivo,

Leia mais

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Dr. Germano Campos Silva I- Parte Introdutória 1.1-Noções de Previdência Social e Seguridade Social 1.2-Princípios Constitucionais da Seguridade Social 1.2.1- Universalidade

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Ética e Legislação Profissional Assunto: Sistema Previdenciário/Construção Civil Prof.

Leia mais

Seminário sobre a Previdência

Seminário sobre a Previdência Seminário sobre a Previdência Rodrigo Avila Curitiba, 4/3/2017 Orçamento Geral da União 2016 Executado (pago), por Função Total = R$ 2,572 TRILHÕES R$ 1,13 TRILHÃO Fonte: SIAFI Elaboração: AUDITORIA CIDADÃ

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões realizadas pela Fundação Carlos Chagas FCC. 1. O financiamento da Seguridade Social, incluindo a assistência social:

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões realizadas pela Fundação Carlos Chagas FCC. 1. O financiamento da Seguridade Social, incluindo a assistência social: DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões realizadas pela Fundação Carlos Chagas FCC 1. O financiamento da Seguridade Social, incluindo a assistência social: a) é tripartite, a cargo do Poder Público, das empresas

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 15

SUMÁRIO. Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 15 SUMÁRIO Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 15 1. Evolução hist rica e composição... 15 2. Definição e natureza jurídica... 16 3. Competência legislativa... 17 4. Princípios informadores... 18

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO. AULA 01 - Seguridade social

DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO. AULA 01 - Seguridade social DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO Professora: Soraya da Silva dos Santos OBJETIVO: auxiliar o estudante concurseiro na compreensão de maneira sucinta, clara e objetiva da disciplina, para que reflita

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Parte I Profª. Liz Rodrigues - : política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência,

Leia mais

Concurso Público Conteúdo

Concurso Público Conteúdo Concurso Público 2017 Conteúdo Seguridade social, previdência social, saúde e assistência social: conceituação, princípios e disposições constitucionais. Lei nº 8.212/1991: Do financiamento da seguridade

Leia mais

Concurso Público Sem especialidade. Conteúdo

Concurso Público Sem especialidade. Conteúdo Concurso Público 2016 Sem especialidade Conteúdo Seguridade social, previdência social, saúde e assistência social: conceituação, princípios e disposições constitucionais. Lei nº 8.212/1991: Do financiamento

Leia mais

Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990

Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990 Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990 - Lei 8122/1990, arts. 183 a 230 Professora Claudete Pessôa SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO PROGRAMA

PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO PROGRAMA PROGRAMA I. SEGURIDADE SOCIAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL 2. Princípios e Características da Seguridade Social 2.1. Solidariedade 2.2 Universalidade da Cobertura e do Atendimento 2.3. Uniformidade e Equivalência

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Notas Introdutórias...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Notas Introdutórias...1 S u m á r i o Capítulo 1 Notas Introdutórias...1 1. A Seguridade Social na Constituição de 1988... 1 1.1. Seguridade Social (arts. 194 a 204)... 1 1.1.1. Natureza do Direito à Seguridade Social... 1 1.1.2.

Leia mais

O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio

O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de 2016 CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio 1 SUMÁRIO 1. O que é Previdência Social 2. Déficit do Regime Geral de Previdência Social

Leia mais

INFORMATIVO QL 11/04/2017

INFORMATIVO QL 11/04/2017 INFORMATIVO QL 11/04/2017 Reflexões sobre alterações do FAP e as ações regressivas previdenciárias - Inconstitucionalidade do artigo 120 da Lei 8.213/1991. Recentemente, o Ministério da Previdência divulgou

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Palmas

Faculdade de Tecnologia de Palmas PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITOPREVIDENCIÁRIO VI Matriz Curricular: 1) Seguridade Social 60hs/a. A Seguridade Social: conceitos fundamentais - Noções históricas do instituto - Conceito de seguridade

Leia mais

S u m á r i o. 1. A Seguridade Social na Constituição de Capítulo 1 Notas Introdutórias Seguridade Social (arts. 194 a 204)...

S u m á r i o. 1. A Seguridade Social na Constituição de Capítulo 1 Notas Introdutórias Seguridade Social (arts. 194 a 204)... S u m á r i o Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1 1. A Seguridade Social na Constituição de 1988...1 1.1. Seguridade Social (arts. 194 a 204)...1 1.1.1. Natureza do Direito à Seguridade Social...1 1.1.2.

Leia mais

Histórico e Conceitos da Previdência Social

Histórico e Conceitos da Previdência Social Histórico e Conceitos da Previdência Social A Seguridade Social no Brasil No Brasil, desde a época do Império, já existia mecanismo de cunho previdenciário Somente a partir de 1923, com a aprovação da

Leia mais

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada.

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada. Página1 Curso/Disciplina: Ordem Social, Econômica e Financeira. Aula: 02 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 02 1.3 Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro

Leia mais

CONSTITUIÇÃO PEC Nº 287

CONSTITUIÇÃO PEC Nº 287 CONSTITUIÇÃO PEC Nº 287 Artigo 201 Art. 1º Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem

Leia mais

Direito e Legislação Previdenciária - INSS Professor: Melissa Folmann Aulas: 01-08

Direito e Legislação Previdenciária - INSS Professor: Melissa Folmann Aulas: 01-08 Aulas 1 8 Direito e Legislação Previdenciária - INSS Professor: Melissa Folmann Aulas: 01-08 Prof > wwwaprovaconcursoscombr Página 1 de 11 Aulas 1 8 Apresentação Olá Concurseiro, Será

Leia mais

Aula 00. Direito Previdenciário Princípios Constitucionais da Seguridade Social Professor: Adriana Menezes

Aula 00. Direito Previdenciário Princípios Constitucionais da Seguridade Social Professor: Adriana Menezes Aula 00 Direito Previdenciário Princípios Constitucionais da Seguridade Social Professor: Adriana Menezes Aula 00 Aula Demonstrativa PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL QUESTÕES 1 (ESAF Auditor-Fiscal

Leia mais

BIBLIOGRAFIA INDICADA

BIBLIOGRAFIA INDICADA BIBLIOGRAFIA INDICADA Marina Vasques Duarte Direito Previdenciário Ed. Verbo Jurídico João Ernesto Aragonés Vianna Curso de Direito Previdenciário Ed. Atlas TRATAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL NA CF 88 DA

Leia mais

COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS. 13 NOTA DO AUTOR 6ª EDIÇÃO 2015/2º SEMESTRE. 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL.

COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS. 13 NOTA DO AUTOR 6ª EDIÇÃO 2015/2º SEMESTRE. 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL. Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 NOTA DO AUTOR 6ª EDIÇÃO 2015/2º SEMESTRE... 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 17 Capítulo 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... 19 1. Evolução histórica e composição...

Leia mais

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Conceito

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Conceito Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 03 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 03 1 CONTEÚDO DA AULA: Regime Geral de Previdência

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 1. EMENTA:

PLANO DE ENSINO. 1. EMENTA: Universidade Federal de Minas Gerais. Unidade: Faculdade de Direito. Departamento: DIT Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito. Professor: Milton Vasques Thibau de Almeida. Disciplina: Direito

Leia mais

Reforma da Previdência PEC 287. A Reforma é necessária?

Reforma da Previdência PEC 287. A Reforma é necessária? Reforma da Previdência PEC 287 A Reforma é necessária? Prof. Gilson Fernando 1 Saúde Seguridade Social Assistência Social Sistema Nacional garantidor de Direitos subjetivos Regimes Básicos RGPS Previdência

Leia mais

Direito Prev idcm: lario INDICE. Capitulo I

Direito Prev idcm: lario INDICE. Capitulo I Direito Prev idcm: lario Capitulo I INDICE SEGURIDADE SOCIAL: ASSISTENCIA, PREVIDENCrA & SAÚDE.,....25 1 Introdução.......... _.......... 25 2 Principios e Regras da Seguridade Social e da Previdência

Leia mais

Artigo 194, parágrafo único: PRINCÍPIOS RELATIVOS AO CUSTEIO. Artigo 195 da CF, que trata do financiamento da seguridade social

Artigo 194, parágrafo único: PRINCÍPIOS RELATIVOS AO CUSTEIO. Artigo 195 da CF, que trata do financiamento da seguridade social RESUMO DA AULA 13 de maio de 2019 CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL Artigo 194 da CF: define o que é SEGURIDADE SOCIAL Artigo 194, parágrafo único: PRINCÍPIOS RELATIVOS AO CUSTEIO Equidade na forma de participação

Leia mais

QUADRO DE INCONSTITUCIONALIDADES PEC 287/2016

QUADRO DE INCONSTITUCIONALIDADES PEC 287/2016 QUADRO DE INCONSTITUCIONALIDADES PEC 287/2016 PEC 287/2016 RPPS Aposentadoria por tempo de contribuição e por invalidez 2º Os proventos de aposentadoria não poderão ser inferiores ao limite mínimo ou superiores

Leia mais

AULA 08. Conteúdo da aula: Contribuições Parafiscais; Conceito; Espécies; Contribuições Sociais (inicio).

AULA 08. Conteúdo da aula: Contribuições Parafiscais; Conceito; Espécies; Contribuições Sociais (inicio). Turma e Ano: Master A (2015) Matéria / Aula: Direito Tributário / Aula 08 Professor: Vanessa Siqueira Monitora: Evellyn Nobre AULA 08 Conteúdo da aula: Contribuições Parafiscais; Conceito; Espécies; Contribuições

Leia mais

RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL.

RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL. RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL e-mail: maurafeliciano@gmail.com RMI ALÍQUOTA/COEFICIENTE SB M. a. s. PBC (Período Básico de Cálculo) SC SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO Artigo 201 da CF/88: [...] 11. Os

Leia mais

Contribuições. Professor Ramiru Louzada

Contribuições. Professor Ramiru Louzada Contribuições Professor Ramiru Louzada Competência Art. 149, CF. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 01 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 01 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 01 Aula 001-011 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS LEGISLAÇÃO APLICADA AO CURSO Constituição Federal: Arts. 194 a 204 Lei 8.212/91 (custeio) Lei 8.213/91

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Contribuições - Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo Art. 195, II da CF Art. 20 e seguintes da Lei 8.212/91 Regime Geral de Previdência Social (RGPS) Sistema de previdência social de

Leia mais

ASPECTOS DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

ASPECTOS DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SEMINÁRIO DA PREVIDÊNCIA SINDIBEL 04/10/2016 ASPECTOS DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DECIO BRUNO LOPES VICE PRESIDENTE DE ASSUNTOS DA SEGURIDADE SOCIAL CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

Contribuições. Professor Ramiru Louzada

Contribuições. Professor Ramiru Louzada Contribuições Professor Ramiru Louzada Competência Art. 149, CF. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais

Leia mais

Rodada #1 Direito Previdenciário

Rodada #1 Direito Previdenciário Rodada #1 Direito Previdenciário Professor Moisés Moreira Assuntos da Rodada Noções de Direito Previdenciário: Seguridade social, previdência social, saúde e assistência social: conceituação, princípios

Leia mais

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!!

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! 4 Seguridade Social Conjunto de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade Destinada a assegurar os direitos relativos à: Saúde Previdência Assistência social Financiamento

Leia mais

CÁLCULOS DE REVISÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIOS - RGPS

CÁLCULOS DE REVISÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIOS - RGPS CÁLCULOS DE REVISÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIOS - RGPS Sergio Geromes II Profsergiogeromes sergiogeromes@hotmail.com CÁLCULO DE RMI NOÇÕES PRELIMINARES RENDA MENSAL INICIAL RMI: Valor do primeiro pagamento

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Prof. Hugo Goes www.hugogoes.com.br Origem e evolução legislativa da Previdência Social no Brasil 1. Lei Eloy Chaves e as CAPs Decreto Legislativo nº 4.682, de 24-1-1923 - instituiu

Leia mais

Questões Passíveis de Recurso Direito Previdenciário - Prova Cubo

Questões Passíveis de Recurso Direito Previdenciário - Prova Cubo Questões Passíveis de Recurso Direito Previdenciário - Prova Cubo Questão 52: 52. Na década de 30 do século passado, as caixas de aposentadoria e pensões foram reunidas nos institutos de aposentadoria

Leia mais

Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal

Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal 22.09.2015 Belo Horizonte/ MG Prof.: Ronaldo Gaudio Art. 22, inc. IV, Lei 8.212/91 (incluído pela lei 9.876/99) A contribuição a cargo da empresa, destinada à Seguridade

Leia mais

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Regimes Previdenciários: Regimes Previdenciários. Regimes Previdenciários:

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Regimes Previdenciários: Regimes Previdenciários. Regimes Previdenciários: DIREITO PREVIDENCIÁRIO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Regimes Previdenciários Regime Geral De Previdência Social Regimes Previdenciários Regimes Próprios De Previdência De Previdência 1- Regime Geral

Leia mais

Rodada #1 Direito Previdenciário

Rodada #1 Direito Previdenciário Rodada #1 Direito Previdenciário Professor Moisés Moreira Assuntos da Rodada Direito Previdenciário: 26. Seguridade social. 26.1. Conceituação. 26.2. Organização e princípios constitucionais. 27. Regime

Leia mais