I-131 MUDANÇAS ESTRUTURAIS E CULTURAIS EM SISTEMAS DE CADASTROS DE ADUTORAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I-131 MUDANÇAS ESTRUTURAIS E CULTURAIS EM SISTEMAS DE CADASTROS DE ADUTORAS"

Transcrição

1 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro Joinville - Santa Catarina I-131 MUDANÇAS ESTRUTURAIS E CULTURAIS EM SISTEMAS DE CADASTROS DE ADUTORAS Kazuo Minami(1) Tecnólogo em Construção Civil Obras Hidráulicas formado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo UNESP Na Sabesp desde 1988 como tecnólogo na Divisão de Controle da Adução da RMSP CCO e de Desenvolvimento Operacional da Unidade de Produção de Água da RMSP. Ariovaldo Agulhão - Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Ciências Econômicas Santana Na Sabesp desde 1985 e atualmente exerce o cargo de Analista Administrativo no Setor de Cadastro Técnico da Divisão de Desenvolvimento Operacional da Unidade de Produção de Água da RMSP - Sabesp. Choji Ohara - Engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP Na Sabesp desde 1980 como engenheiro de Obras, de Projetos, de Planejamento e de Desenvolvimento Operacional da Unidade de Produção de Água da RMSP - Sabesp. Kamel Zahed Filho - Doutor em Engenharia Hidráulica - Escola Politécnica da USP exerce o cargo de engenheiro da Divisão de Desenvolvimento Operacional da Unidade de Produção de Água da RMSP - Sabesp, desde Professor Doutor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da USP, desde Marilene da Cruz Coelho Nacibeni - Graduanda em Sistemas de Informações pelo Instituto Santanense de Ensino Superior. Na Sabesp desde 1981 e exerce a função de Técnica em Empreendimento no Setor de Cadastro Técnico da Divisão de Desenvolvimento Operacional da Unidade de Produção de Água da RMSP - Sabesp.

2 Paulo de Souza Modesto - Graduando em Administração de Empresas pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado. Na SABESP desde 1997 e exerce a função de Técnico em Serviços Administrativos no Setor de Cadastro Técnico da Divisão de Desenvolvimento Operacional da Unidade de Produção de Água da RMSP Sabesp. Viviana Marli Nogueira de Aquino Borges(2) Engenheira Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e mestranda em Engenharia Hidráulica na Escola Politécnica da USP exerce o cargo de engenheira da Divisão de Desenvolvimento Operacional da Unidade de Produção de Água da RMSP Sabesp. Endereço(1) SABESP Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo Rua Costa Carvalho, 300 CEP Pinheiros São Paulo SP Tel.: 0xx Fax : 0xx kminami@sabesp.com.br RESUMO O objetivo deste trabalho é o de apresentar as estratégias que estão sendo utilizadas para modernizar o Sistema de Cadastro Técnico da Unidade de Negócios de Produção de Água da Região Metropolitana de São Paulo Sabesp, alguns resultados que já estão sendo obtidos e propor discussões para troca de experiências com os profissionais envolvidos no gerenciamento de sistemas similares. São discutidos os conceitos básicos que orientaram o planejamento e desenvolvimento das atividades da área de cadastro técnico, onde se destacam: metodologia de trabalho, conceituação, recursos, modernização e treinamentos, para garantir a unifomização das informações e agilidade de atendimento aos clientes. São apresentados, de forma resumida, as iniciativas de mudança cultural do cadastro técnico. A modernização insere mudanças físicas, atualização baseada na tendência do mercado em recursos de hardware e softwares, gestão de qualidade com foco no cliente, atendendo e diponibilizando informações de forma ágil, rápida e de qualidade conhecida, investimentos em capacitação técnica e equipamentos de topografia. Conclui-se, que embora o sistema ainda esteja em fase inicial, as implementações tecnológicas e a preocupação com um indicador de confiabilidade das informações trazem aos clientes uma condição de segurança, agilidade, trazendo um retorno crescente ao aperfeiçoamento à da gestão de atendimento.

3 PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Cadastro Técnico, Cadastros de Adutoras, Sistemas de Informação JUSTIFICATIVA A importância deste projeto está associada a necessidade de se modernizar o sistema de cadastro técnico do macro processo produção de água que compreende a gestão de recursos hídricos, produção de água tratada e adução e entrega, que normalmente armazenam uma grande quantidade de documentos, muitos dos quais tornam-se obsoletos em função da dificuldade que as áreas operacionais têm em atualizá-los. Outro ponto de destaque é a dificuldade que os usuários têm em pesquisar ou obter um documento, a partir de informações esparsas. A modernização dos Cadastros de Adutoras, utilizando tecnologia e equipamentos de última geração, implica em se ganhar também confiabilidade nos dados, o que gera economias significativas em estudos, projetos e manutenções, além do aumento da própria segurança da operação. A velocidade da evolução tecnológica se contrapõe ao grande esforço necessário para se romper com paradigmas estabelecidos e interferir no comportamento da equipe responsável pelo cadastro e de seus clientes. O trabalho permitirá abrir um campo de discussões, a respeito de qual nível de tecnologia deve ser adotado em diversos casos, para que a evolução dos sistemas de cadastros de adutoras seja rápida, mas gradual o suficiente para acompanhar as mudanças culturais necessárias para absorver os novos conceitos. CONSIDERAÇÕES GERAIS O gerenciamento de um sistema de cadastro técnico operacional exige constante atenção, com relação a novas tecnologias de gerenciamento de informação e a novas demandas dos usuários. A responsabilidade do cadastro perante os usuários transcende a uma simples questão de satisfação pessoal, mas envolve questões de responsabilidades técnicas ante a futuras alterações nos sistemas físicos de adutoras ou nas manobras operacionais. Informações pouco confiáveis ou que sejam entregues com atrasos indesejados, podem ocasionar desperdícios de investimentos e até mesmo em sérias conseqüências de acidentes operacionais.

4 São preocupações constantes no gerenciamento de sistema de cadastro técnico operacional: a confiabilidade das informações, a agilidade no atendimento e a garantia da segurança das informações armazenadas. As informações armazenadas no arquivo técnico da RMSP, somam 1250 km de adutoras, 198 reservatórios de água tratada, 8 estações de tratamento de água e 135 estações elevatórias de água. Em geral, muitos dos documentos armazenados foram originados em papel, alguns retidos em áreas operacionais, o que dificulta a atualização, a uniformização das versões e a sua distribuição de forma generalizada. O trabalho que está aqui apresentado faz parte de um plano de ação maior, que está sendo iniciado e que já revela resultados animadores. O plano de ação definitivo contemplará a troca de informações da Sabesp com outras empresas de utilidade urbana e parceiros de fornecimento de serviços e obras. Os documentos em papel estão sendo armazenados em meio magnético ("escanerização"). Até o momento já foram transformados cerca de documentos, de um total previsto da ordem de Dos escaneados, já estão inseridos em base de dados no Sistema de Gerenciamento de Plantas "SGP". Foram adquiridos um servidor de dados e um disco rígido removível de segurança para manter uma cópia da base de documentos. Paralelamente, grava-se CD s para garantir uma segurança dual. A atualização da gravação desses CD s é mensal, através de um sistema automático de "back-up". Foram adquiridos um servidor de dados e um disco rígido removível de segurança para manter uma cópia da base de documentos. A guarda desses CD s fica sob responsabilidade da unidade de gestão de cadastro técnico, embora fisicamente esses CD s estejam em outra área da Sabesp para maior segurança do acervo. Toda modernização num processo implica em alterar o comportamento das pessoas envolvidas, situação geralmente apresentada como o ponto crítico da efetivação das mudanças. A conceituação de modernização do cadastro não se ateve apenas ao aspecto tecnológico, mas baseou-se em construir uma nova estrutura de relacionamentos com clientes e responsabilidades da equipe. Para isto, estão sendo desenvolvidas diversas ações que, integradas, permitirão alcançar os padrões de eficiência desejados. Toda a equipe responsável pela gestão de cadastro técnico está motivada para receber essas alterações de processo, e vem procurando divulgar a seus clientes os novos procedimentos de forma a convencê-los a participar dessa evolução. METODOLOGIA DO TRABALHO

5 A modernização do cadastro é fruto de uma nova conceituação de processo estabelecido através de um trabalho amplo de redesenho de todos os macro-processos de gestão de recurso hídricos, produção de água tratada e adução e entrega na RMSP. São discutidos os conceitos básicos que orientaram o desenvolvimento do aplicativo, onde se destacam quatro propriedades: identificação da qualidade da informação, responsabilidade de atualização do banco de dados distribuída pelas áreas operacionais, o armazenamento de imagens ou desenhos relativos aos locais ou aos equipamentos e a manutenção do banco de dados em um servidor de dados, para garantir a unifomização das informações a todos os usuários. O trabalho de modernização do cadastro é, na verdade, um processo contínuo e evolutivo. As primeiras ações desenvolvidas foram: conceituar as atribuições da área de cadastro, implantar modificações estruturais nas dependências de escritório e arquivo, aquisição de hardware e software, treinamento de pessoal, elaboração e consolidação de procedimentos e criação de indicadores de gestão. Para o desenvolvimento dos trabalhos, foram envolvidos os profissionais do cadastro, da área de desenvolvimento operacional, parceiros externos e internos (áreas de cadastro de outras unidades da Empresa). CONCEITUAÇÃO DO CADASTRO Por muito tempo e em várias empresas o cadastro técnico é reconhecido como um repositório de desenhos e informações históricas mas, sem as devidas atualizações e sem os recursos de recuperação dessas informações. A concepção adotada na modernização do cadastro técnico foi o de transformar a área em unidade de gestão e divulgação de informações técnicas. A responsabilidade pelas anotações de alterações no sistema físico das instalações operacionais do sistema adutor, cabe às unidades gerenciais do sistema, executar conforme definido em redesenho de processos. Ao gestor de cadastro técnico compete estabelecer padrões de levantamentos topográficos, desenhos técnicos, bancos de dados cadastrais e procedimentos de armazenamento e divulgação das informações. Além disso, como função de desenvolvimento operacional, a equipe de gestão de cadastro técnico deve orientar as equipes operacionais para utilização dos padrões. MUDANÇAS FÍSICAS

6 Um aspecto básico que foi considerado é a condição de armazenamento dos documentos (mapas, plantas, desenhos), que em sua maioria se encontram em papel. Foi efetuada uma ampliação da área de armazenamento, para abrigar documentos que estavam dispersos em várias unidades operacionais e para acondicionar os documentos em melhores condições de temperatura e umidade, uma vez que as instalações anteriores eram inadequadas para preservação dos originais. Foi necessária a construção de uma área de 85m² (figura 1), destinada especificamente ao armazenamento dos documentos em meios analógicos (vegetal, papel, poliester, etc.) isolado, mas próxima da área de atendimento. Foi efetuada uma separação física dos documentos, considerados de Arquivo Técnico e de Cadastro Técnico. Todos os documentos referentes a instalações em operação foram considerados de Cadastro Técnico (as built); os demais como de Arquivo Técnico. Isto exigiu um esforço de análise dos documentos e um planejamento para a remoção organizada, de forma a garantir o controle absoluto das destinações dos documentos transportados. Figura 1 Foto da Área de armazenamento de documentos de 85m² A alteração do mobiliário de trabalho (figura 2) também foi ponto marcante para dar condições mais confortáveis à equipe e propiciar espaços adequados para atendimento dos clientes. A instalação de mobiliário modulado trouxe um melhor aproveitamento do espaço disponível, aumentando a eficiência da equipe, um visual que transmite uma sensação de organização para o cliente e que resulta em um impacto de confiabilidade na aproximação do cliente. A área de atendimento foi redesenhada para direcionar o cliente ao funcionário responsável por essa função. A equipe de desenho e manutenção de banco de dados permaneceu próxima da área de atendimento, para eventual suporte técnico. Figura 2 Foto da Mudança de mobiliário da sala de equipe de gestão de cadastro

7 AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS Para tornar mais ágeis os trabalhos de atualização cadastral e para aumentar a confiabilidade da guarda dos documentos foram adquiridos equipamentos de topografia e de informática. Destaca-se a utilização de equipamento de "Estação Total" que permite um levantamento mais eficiente no campo e alimentação das bases de informação de forma automática, descarregando-se os dados coletados nos microcomputadores da equipe de escritório. A recente aquisição de equipamento de levantamento de posicionamento global (GPS) e Palm Top / Notebook tem o objetivo de preparar a equipe para a atualização e materialização da base de dados geográfico corporativa, em ambiente SIG, que está em fase de início de implantação. Estes conjuntos de "Estação Total", GPS e Palm Top / Notebook tem o propósito em evoluir na transmissão de dados via "Internet", visando a otimização e interação nas atividades de campo e escritório. Para a elaboração dos desenhos e atualização da base de dados, foram substituídos os computadores por outros de melhor performance tecnológica. Para a impressão dos arquivos gerados em software de desenho técnico foi instalado um equipamento de plotagem que é acessado através de rede de computadores, que auxilia os trabalhos e torna ágil o fornecimento de documentos quando solicitado pelo cliente. Para transformação dos desenhos em papel para meio digital não foi necessário a aquisição de equipamento de escanerização, uma vez que está sendo utilizado um equipamento de forma compartilhada com a unidade de acervo técnico. Como forma de auxiliar a documentação dos trabalhos de topografia, foi adquirido uma máquina fotográfica digital, que ficam a disposição das equipes responsáveis pelos levantamentos de campo. A obtenção das imagens digitais fotográficas tem auxiliado às equipes de gestão de cadastro técnico e unidades operacionais do sistema a dirimir algumas dúvidas sobre a disposição das instalações e informações visuais dos equipamentos. AQUISIÇÃO DE SOFTWARE

8 É fundamental que os trabalhos de gestão de cadastro técnico sejam apoiados por softwares voltados às áreas de topografia, desenho, bancos de dados e sistemas de informações geográficas. Na área de topografia os trabalhos passaram a ser apoiados por um aplicativo de mercado específico, que tem reduzido significativamente os tempos de processamento e tem melhorado a qualidade das informações. Todos os trabalhos de levantamentos planialtimétricos têm sido baseados nesse aplicativo, reduzindo-se os tempos gastos para os cálculos das planilhas topográficas e garantindo maior confiabilidade nos resultados. Na área de desenho já vinha se utilizando um software de mercado. A evolução se deu com o inicio da elaboração de desenhos em 3D, o que virá auxiliar os técnicos nas tomadas de decisões técnicas operacionais. Estão em fase final de desenvolvimento quatro aplicativos personalizados para a área de gestão de cadastro técnico: O CADOP (figura 3) é um sistema de gerenciamento de banco de dados que permite a consulta e a atualização das informações cadastrais e operacionais de reservatórios e elevatórias. É possível através desse aplicativo a obtenção de informações de dados operacionais alfanuméricos de instalações de adução, bem como a visualização de imagens (desenhos, fotos, croquis) de equipamentos específicos. A atualização desses bancos de dados são de responsabilidade das áreas operacionais (cada campo possui um responsável). A unidade de gestão de cadastro técnico mantém um servidor para abrigar essas informações e controlar o nível de atualização e da confiabilidade dos dados. Esse aplicativo está em ambiente Intranet e permite a visualização das informações por qualquer usuário corporativo. Figura 3 Template do aplicativo CADOP O TecSam (figura 4) é um aplicativo que padroniza e verifica a consistência automaticamente na construção de novos desenhos de "Lay Out" de reservatórios, trechos de adutoras e estações elevatória de água. O aplicativo permite a criação de blocos e padrões que são pré-definidos pela unidade de gestão de cadastro técnico. Esse aplicativo, em breve será disseminado de forma corporativa às áreas operacionais e às empresas prestadoras de serviços de Engenharia.

9 Figura 4 Template do aplicativo de padronização de desenho e verificação de consistência - TecSam O VisualSam (figura 5) é um aplicativo que torna disponível na Intranet a base de desenhos arquivados na unidade de cadastro técnico, através de busca geográfica sobre uma base georeferenciada e filtros de pesquisa alfanuméricos. O arquivamento de desenhos em banco de dados exigiu a criação de uma estrutura de identificação e qualificação dos mesmos, que resultou em 40 atributos qualificadores. Figura 5 Template do aplicativo de disponibilização de documentos via intranet - VisualSam Para o gerenciamento dessa base de dados foi desenvolvido o aplicativo de Sistema de Gerenciamento de Plantas "SGP" (figura 6), que permite a adição de novos desenhos a base de dados, a sua edição e sua interface com o "VisualSam". Para o desenvolvimento desses trabalhos contou-se com uma equipe de desenvolvimento composta por três pessoas, equipe de gestão de cadastro técnico e duas equipes de empresas contratadas, que mantinham contatos constantes com a unidade de cadastro técnico. Para se aumentar a eficiência do desenvolvimento foram realizadas diversas consultas com áreas similares na Empresa para troca de experiências ("benchmark" interno) e a contratação de parceiros externos que, contribuindo com suas experiências de sistemas, ajudaram no detalhamento dos aplicativos. Figura 7 Template do aplicativo de gerenciamento de plantas "SGP" TREINAMENTO DE EQUIPE O treinamento da equipe visou não apenas a uma capacitação tecnológica, mas também foi uma forma de colocar a equipe em contato com as inovações de mercado para uma evolução cultural, que ajuda a romper as resistências intrínsecas ao ser humano às mudanças.

10 A equipe foi treinada em aplicativos específicos de topografia, desenho, banco de dados e sistemas administrativos, bem como em cursos mais abrangentes, como gerenciamento de planejamentos de projetos, programação e administração de recursos. Foram treinadas 10 pessoas no período de 1 ano num total de 1000 horas em cursos teóricos e práticos. Deve-se somar a esse tempo mais uma fase de aplicação no local de trabalho para consolidação dos conceitos aprendidos. Pode - se estimar que esse tempo de aplicação seja da ordem de 2 a 3 vezes o tempo despendido em cursos. EVOLUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE PROCEDIMENTOS Muitos procedimentos de trabalhos internos e de atendimento a clientes eram de domínio das equipes de gestão de cadastro técnico, mas desconhecidos por clientes externos ou por novos elementos que se agregavam a equipe. Para consolidar esses procedimentos foram elaborados três fluxogramas (figura 8) para atividades de Serviços de Recebimento de Novos Desenhos, Serviços de Topografia e Serviços de Atendimento a Clientes. Esses fluxogramas vêm sendo atualizados à medida em que novos aplicativos vêm sendo implantados ou através de uma análise crítica constante da equipe de gestão de cadastro técnico. Dentro do processo de consolidação foi natural a evolução de alguns procedimentos, visando a integração das equipes de gestão de cadastro técnico (topografia, desenho e atendimento) e atendendo a novas demandas dos clientes. Por exemplo, os clientes internos que geram alterações físicas no Sistema Adutor, passaram a ser os responsáveis pelas atualizações cadastrais e pela atualização ou emissão de desenhos, em formatos padronizados pela unidade de cadastro técnico. Por outro lado, a unidade de cadastro técnico passou a ser responsável pela disseminação dessas informações, pelo apoio em trabalhos de topografia e de desenho. A equipe de gestão de cadastro técnico passou a ter uma noção de todos os processos envolvidos na unidade (levantamentos topográficos, desenhos, atualização de base de dados e atendimento a cliente). Isso permite uma melhor compreensão e integração dos processos da unidade. Cada elemento da equipe passou a exercer uma função de apoio aos demais e ao mesmo tempo exercer uma atividade de auditoria interna. CONCLUSÕES A modernização do cadastro técnico tem trazido diversos benefícios diretos à própria equipe e a seus clientes.

11 A equipe está se estruturando tecnologicamente, preparando-se para enfrentar os novos desafios que os sistemas corporativos irão impor a todas as equipes. Os clientes, pelo seu lado, têm demonstrado satisfação crescente com os desenvolvimentos, embora o sistema ainda esteja em fase inicial. O projeto de modernização do cadastro técnico foi planejado para dar um atendimento rápido e eficiente para o cliente, de acordo com as velocidade estabelecidas nos requerimentos das informações atuais. As implementações tecnológicas e a preocupação com um indicador de confiabilidade das informações transmitem, além da segurança e da agilidade, uma boa condição de interação entre a gestão de cadastro técnico e seus clientes, trazendo um retorno crescente ao aperfeiçoamento à da gestão de atendimento. Os resultados, tabela abaixo demonstram a evolução nas atividades da gestão de cadastro técnico, indicando a melhoria da performance das equipes, mantendo-se a mesma equipe e com redução de horas extras, observando-se que a unidade foi readequada em julho-2001 ao macroprocesso Produção de Água. Atividades 2001(jul_dez) (jan_mai) Atendimento ao Cliente Serviços Topográficos

12 Desenhos de atualização cadastral Transformação de desenhos analógicos para digital Inserção de dados "SGP" Dados levantados para "CADOP" Figura 8 - Fluxograma das atividades

Mapeamento de Processos

Mapeamento de Processos Agência Nacional de Vigilância Sanitária Mapeamento de Processos Projeto a ser desenvolvido no âmbito da Gerência de Sistemas/GGTIN Brasília, agosto de 2006. 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1. Título do

Leia mais

Endereço(1) SABESP Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Rua Costa Carvalho, 300 CEP 05429 010 Pinheiros São Paulo SP

Endereço(1) SABESP Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Rua Costa Carvalho, 300 CEP 05429 010 Pinheiros São Paulo SP 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina I-118 -METOLOGIA E APLICATIVO COMPUTACIONAL PARA DEFINIÇÃO DE LIMITES OPERACIONAIS DE

Leia mais

COMPATIBILIZANDO CADASTROS

COMPATIBILIZANDO CADASTROS COMPATIBILIZANDO CADASTROS EM PROJETO SIG Cristiane Vaz Domingues cristiane.vaz@uol.com.br FOTOGRAFIA Hoje nas instituiçõesições públicas existem: informações repetidas e/ou complementares distribuídas

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL Luiz Rodrigo Carvalho de Souza (1) RESUMO O alto nível de competitividade exige que as empresas alcancem um nível de excelência na gestão de seus

Leia mais

Casos de Sucesso. Cliente. Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA

Casos de Sucesso. Cliente. Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Casos de Sucesso Cliente Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Perfil da empresa A Deloitte é uma das maiores empresas do mundo na prestação de serviços profissionais

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Cássia Regina Batista Clarissa Kellermann de Moraes Ivan Mário da Silveira Márcia Dietrich Santiago Proposta

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO

INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO Paulo Mailson Vieira da Mota Graduando em Sistemas de Informação e Técnico em Informática, Analista de TI do SAAE de Iguatu-CE. Endereço

Leia mais

Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade

Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade Maria Luiza Guerra de Toledo Coordenar e conduzir um projeto de melhoria da qualidade, seja ele baseado no Seis Sigma, Lean, ou outra metodologia

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE AQUISIÇÕES

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE AQUISIÇÕES MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE AQUISIÇÕES BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO REPRESENTAÇÃO NO BRASIL SOLICITAÇÃO

Leia mais

Modelo de Parceria. GSAN Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento

Modelo de Parceria. GSAN Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento Modelo de Parceria GSAN Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento Modelo Proposto Fábrica Código Fonte (correção / Evolução) Documentação, casos de uso e testes Treinamento / Capacitação ao

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

I-123 - SISTEMA GERENCIADOR DE REDES COLETORAS DO PROJETO TIETÊ

I-123 - SISTEMA GERENCIADOR DE REDES COLETORAS DO PROJETO TIETÊ I-123 - SISTEMA GERENCIADOR DE REDES COLETORAS DO PROJETO TIETÊ Julio Casarin (1) Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP. Pós-Graduação em Estruturas e Patologia das Estruturas. Gerente de Divisão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ MPCM CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2015

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ MPCM CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2015 DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO 1 / 5 ANEXO 03 INFORMAÇÕES DOS CARGOS 1. CARGOS DE NÍVEL MÉDIO Cargo 01 Técnico em Administração Realizar atividades que envolvam a aplicação das

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

Tecnologia Web Focada em Negócios

Tecnologia Web Focada em Negócios Tecnologia Web Focada em Negócios Palestra: Otimização e Transparência no processo de compras. Marcos Carrara Outplan Empresa Catarinense com 13 anos de mercado. Produtos: Futebolcard Moke OutBuyCenter

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

Software. Bem vindo ao mundo do GED e Tecnologias Digitais. Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Softwares, e muito mais...

Software. Bem vindo ao mundo do GED e Tecnologias Digitais. Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Softwares, e muito mais... Software www.imagecomnet.com.br Bem vindo ao mundo do GED e Tecnologias Digitais Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Softwares, e muito mais... A Empresa A Imagecom, uma empresa conceituada no ramo

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado Versão 01 - Página 1/8 1 Objetivo Orientar o usuário de T.I. a solicitar atendimento. Mostrar o fluxo da solicitação. Apresentar a Superintendência 2 Aplicação Este Manual aplica-se a todos os Usuário

Leia mais

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 4.1 Motivação Sistemas de Informação são usados em diversos níveis dentro de uma organização, apoiando a tomada de decisão; Precisam estar

Leia mais

O SISTEMA DE MANUTENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DE RESULTADOS

O SISTEMA DE MANUTENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DE RESULTADOS O SISTEMA DE MANUTENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DE RESULTADOS Celeste Maria de Almeida (1) Resumo Objetivo do trabalho é demonstrar como os recursos disponíveis no Sistema Informatizado de Manutenção

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC.

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC. Código: MAP-DITEC-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Sistemas Aprovado por: Diretoria de Tecnologia da Informação 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial Gerenciamento de software como ativo de automação industrial INTRODUÇÃO Quando falamos em gerenciamento de ativos na área de automação industrial, fica evidente a intenção de cuidar e manter bens materiais

Leia mais

Gestão de escopo do projeto

Gestão de escopo do projeto Nome Número: Série Gestão de escopo do projeto Assegura que o projeto contemple todo o trabalho, e apenas o trabalho necessário, para que a missão do projeto seja atingida. Escopo do projeto Quantidade

Leia mais

Primeira Pesquisa TecnoAtiva de Segurança da Informação da Bahia e Sergipe 2006

Primeira Pesquisa TecnoAtiva de Segurança da Informação da Bahia e Sergipe 2006 Apresentamos os resultados da Primeira Pesquisa TecnoAtiva de Segurança da Informação da Bahia e Sergipe, realizada com o apoio da SUCESU-BA. O objetivo dessa pesquisa é transmitir aos gestores e ao mercado

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

DESENVOLVER SISTEMAS 1 OBJETIVO

DESENVOLVER SISTEMAS 1 OBJETIVO Proposto por: Equipe Departamento de s de Informação (DESIS) DESENVOLVER SISTEMAS Analisado por: Departamento de s de Informação (DESIS) Aprovado por: Diretor-Geral de Tecnologia da Informação (DGTEC)

Leia mais

Sistema de Declaração Pessoal de Saúde Descritivo

Sistema de Declaração Pessoal de Saúde Descritivo Sistema de Declaração Pessoal de Saúde Descritivo Comp Line A empresa Criada em 1996, tem por filosofia associar tecnologia, parceria e transparência, através da disponibilização de painéis de controle,

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MECANISMOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O Ciclo da Governança de T.I. ALINHAMENTO

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI 1. PI06 TI 1.1. Processos a serem Atendidos pelos APLICATIVOS DESENVOLVIDOS Os seguintes processos do MACROPROCESSO

Leia mais

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA Quem Somos A Vital T.I surgiu com apenas um propósito: atender com dedicação nossos clientes. Para nós, cada cliente é especial e procuramos entender toda a dinâmica

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

DATA WAREHOUSE. Introdução

DATA WAREHOUSE. Introdução DATA WAREHOUSE Introdução O grande crescimento do ambiente de negócios, médias e grandes empresas armazenam também um alto volume de informações, onde que juntamente com a tecnologia da informação, a correta

Leia mais

Relatório da prática/proposta

Relatório da prática/proposta Relatório da prática/proposta 1.Nome da pratica/ proposta inovadora: Projeto de Digitalização de Imagens Radiológicas na Rede Pública de Saúde de Naviraí 2.Caracterização da situação anterior: O município

Leia mais

Soluções Inteligentes

Soluções Inteligentes Soluções Inteligentes APRESENTAÇÃO A TOPO INTELLIGENCE iniciou suas atividades na cidade de Barreiras em 2008, oferecendo a mais completa solução em gerenciamento de informações para atender todos os segmentos.

Leia mais

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia.

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia. 1 Introdução aos Sistemas de Informação 2002 Aula 4 - Desenvolvimento de software e seus paradigmas Paradigmas de Desenvolvimento de Software Pode-se considerar 3 tipos de paradigmas que norteiam a atividade

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE GED PALESTRANTE: MIRIAN DIAS

IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE GED PALESTRANTE: MIRIAN DIAS IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE GED PALESTRANTE: MIRIAN DIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. ARQUIVOS DE PROCESSOS JURÍDICOS 3. OBJETIVOS 4. CENÁRIO 5. ETAPAS 6. DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE A IMPLANTAÇÃO 7. IMPACTOS

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Página 1 de 10 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes básicas pertinentes a Guarda de Documentos de Terceiros. 2. APLICAÇÃO Este procedimento aplica-se aos processos da guarda de documentos de terceiros,

Leia mais

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO OBJETIVO DA SEÇÃO Esta seção apresenta a Competência, Conscientização e do Sistema da Qualidade da TELEDATA que atende ao item 6.2.2 Norma ISO 9001:2008. DIRETRIZES

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

CONSULTA AO MERCADO RFI REQUEST FOR INFORMATION CONSOLIDAÇÃO DE DÚVIDAS APRESENTADAS

CONSULTA AO MERCADO RFI REQUEST FOR INFORMATION CONSOLIDAÇÃO DE DÚVIDAS APRESENTADAS CONSULTA AO MERCADO RFI REQUEST FOR INFORMATION CONSOLIDAÇÃO DE DÚVIDAS APRESENTADAS 1. Dúvidas Gerais Pergunta: Os processos e metodologias de avaliação de riscos do Banco estão definidos e implantados?

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS SUMÁRIO 1 Introdução...5 2 Sistema de monitoramento climático Ressonare...7 2.1 A rede de monitoramento...8 2.2 A coleta, o armazenamento e o acesso aos

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

IT SERVICES. 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: São Paulo -SP 20/03/2014

IT SERVICES. 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: São Paulo -SP 20/03/2014 IT SERVICES 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia LOCAL: São Paulo -SP 20/03/2014 TEMA DA PALESTRA: Desafios da Gestão de TI no Mercado Jurídico PALESTRANTE:

Leia mais

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Preparando a força de trabalho para o futuro Planejamento de recursos humanos

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

Título: Curso de Capacitação em Modelagem Hidráulica para Sistemas de abastecimento de Água (MHC SAA).

Título: Curso de Capacitação em Modelagem Hidráulica para Sistemas de abastecimento de Água (MHC SAA). 1. ASPECTOS GERAIS Título: Curso de Capacitação em Modelagem Hidráulica para Sistemas de abastecimento de Água (MHC SAA). Objetivos: Apresentar a ferramenta de modelagem hidráulica computacional para sistemas

Leia mais

Tecnologia Aplicada à Gestão

Tecnologia Aplicada à Gestão Tecnologia Aplicada à Gestão Parte 4 Aula 11 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br Introdução O que são e para que servem os Sistemas de Suporte Gerencial? Como

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SETIC CAPÍTULO I CATEGORIA

REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SETIC CAPÍTULO I CATEGORIA REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SETIC CAPÍTULO I CATEGORIA Art. 1º. A Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação SETIC é um Órgão Suplementar Superior

Leia mais

Projeto de Arquitetura

Projeto de Arquitetura Introdução Projeto de Arquitetura (Cap 11 - Sommerville) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de Ciência da Computação Engenharia de Software I Prof. Rômulo Nunes de Oliveira Até agora, estudamos: Os

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

PSQ 290.0300 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

PSQ 290.0300 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ - (4.2.3 - Controle de Documentos) (820.40 Document Control) APROVAÇÃO MARCOS FERNANDES NUNES Gerente da QA/RA Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO GISELA CRISTINA LUÇOLLI NASS Assistente Administrativo APARECIDA

Leia mais

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES Janaína Schwarzrock jana_100ideia@hotmail.com Prof. Leonardo W. Sommariva RESUMO: Este artigo trata da importância da informação na hora da tomada de decisão,

Leia mais

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 02 Áreas e Profissionais de TI Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos

Leia mais

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte...

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte... ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3 Acervo... 3 Meus Livros... 4 Livros em destaque... 7 Fórum... 7 Notícias... 8 Ajuda... 9 Suporte... 9 POR QUE USAR... 10 EQUIPE RESPONSÁVEL... 12 CONTATO... 13 O

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TNC FERRAMENTA PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE REGULARIZAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E APPS EM PROPRIEDADES RURAIS

TERMO DE REFERÊNCIA - TNC FERRAMENTA PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE REGULARIZAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E APPS EM PROPRIEDADES RURAIS ATUALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DA FERRAMENTA CARGEO PARA CONTEMPLAR AS EXIGÊNCIAS E RELACIONAMENTOS PRESENTES NO NOVO CÓDIGO FLORESTAL APROVADO NO CONGRESSO NACIONAL EM 25/04/2012 O Instituto de Conservação Ambiental

Leia mais

Proposta de Implantação do Software MULTIACERVO no Arquivo do DEINFRA

Proposta de Implantação do Software MULTIACERVO no Arquivo do DEINFRA Proposta de Implantação do Software MULTIACERVO no Arquivo do DEINFRA Acadêmicos: CÁSSIA REGINA BATISTA - cassiareginabatista@grad.ufsc.br CLARISSA KELLERMANN clarissakel@gmail.com IVAN MÁRIO DA SILVEIRA

Leia mais

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte BCON Sistema de Controle de Vendas e Estoque Declaração de escopo Versão 1.0 Histórico de Revisão Elaborado por: Filipe de Almeida do Amaral Versão 1.0 Aprovado por: Marcelo Persegona 22/03/2011 Time da

Leia mais

AUTOR(ES): IANKSAN SILVA PEREIRA, ALINE GRAZIELE CARDOSO FEITOSA, DANIELE TAMIE HAYASAKA, GABRIELA LOPES COELHO, MARIA LETICIA VIEIRA DE SOUSA

AUTOR(ES): IANKSAN SILVA PEREIRA, ALINE GRAZIELE CARDOSO FEITOSA, DANIELE TAMIE HAYASAKA, GABRIELA LOPES COELHO, MARIA LETICIA VIEIRA DE SOUSA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: TECNOLOGIA E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DA GESTÃO CONTÁBIL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

Circular SUSEP Nº285, de 21 de Março de 2005. Versão atualizada pela Circular SUSEP Nº297.

Circular SUSEP Nº285, de 21 de Março de 2005. Versão atualizada pela Circular SUSEP Nº297. Circular SUSEP Nº285, de 21 de Março de 2005. Versão atualizada pela Circular SUSEP Nº297. Cadastro de recursos dos sistemas de informação e mapa de saldos. Gustavo Dias - CEINF Marcos de Almeida - DECON

Leia mais

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma organização seja ela privada ou pública, esses documentos em sua maioria são parte do seu patrimônio. A Gestão

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Processo de software I Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + O que é Engenharia de Software n Definição dada pela IEEE [IEE93]: n Aplicação de uma abordagem sistemática,

Leia mais

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS Conectt i3 Portais Corporativos Há cinco anos, as empresas vêm apostando em Intranet. Hoje estão na terceira geração, a mais interativa de todas. Souvenir Zalla Revista

Leia mais

Redução de impacto ambiental no consumo diário de líquidos. TERMO DE ABERTURA

Redução de impacto ambiental no consumo diário de líquidos. TERMO DE ABERTURA Redução de impacto ambiental no consumo diário de líquidos. TERMO DE ABERTURA Preparado por Cassius Marcellus de Freitas Rodrigues Versão: 1.1 Renata Rossi de Oliveira Aprovado por 17/09/12 Nome do Projeto:

Leia mais

MBA: Master in Project Management

MBA: Master in Project Management Desde 1968 MBA: Master in Project Management Projetos e Tecnologia da Informação FMU Professor: Marcos A.Cabral Projetos e Tecnologia da Informação Professor Marcos A. Cabral 2 Conceito É um conjunto de

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP.

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Av. Paulo VI, 1.922 Perdizes São Paulo - SP Tel.: (11) 3875.1000 www.mpesolucoes.com.br POR QUE CONTRATAR OS SERVIÇOS DA MPE

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Interatividade aliada a Análise de Negócios

Interatividade aliada a Análise de Negócios Interatividade aliada a Análise de Negócios Na era digital, a quase totalidade das organizações necessita da análise de seus negócios de forma ágil e segura - relatórios interativos, análise de gráficos,

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Estratégias de informação ao usuário na implantação de BRT.

Estratégias de informação ao usuário na implantação de BRT. Estratégias de informação ao usuário na implantação de BRT. José Eduardo Penna Amorim Pereira Logann Soluções em Tecnologia da Automação e Informação Ltda. Av. Nossa Senhora do Carmo, 45 6º andar - Belo

Leia mais