Anais do VIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI FGV-EAESP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Anais do VIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI 2005 - FGV-EAESP"

Transcrição

1 Processos de Gestão de Incubadoras de s: As Melhores Práticas da Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro Juliana Calfa de Assis Graduando em Engenharia de Produção Universidade Federal do Rio de Janeiro Renata Seldin, M.Sc. Mestre em Engenharia de Produção Universidade Federal do Rio de Janeiro Heitor Mansur Caulliraux, D.Sc. Doutor em Engenharia de Produção Universidade Federal do Rio de Janeiro Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo científico realizado no âmbito da Rede de Incubadoras do Estado do Rio de Janeiro (ReINC), onde buscou-se estabelecer um Modelo de Gestão para as suas incubadoras constituintes, suportado por ferramentas tecnológicas que facilitassem o processo de gestão pelas suas equipes gerenciais. Durante a realização do estudo, processos genéricos de gestão de incubadoras foram customizados para se adequar à realidade de cada uma delas, e a comparação entre as customizações possibilitou encontrar as melhores práticas, em termos de processos de gestão, que podem ser aplicados a qualquer tipo de incubadora de s. 1) Introdução O movimento de incubação de s do Brasil coloca o país em evidência se comparado ao cenário mundial. Em 2004, as 283 incubadoras brasileiras (um aumento de quase 37% em relação ao número de incubadoras existentes no ano anterior) foram responsáveis por ações de incentivo ao empreendedorismo, desenvolvimento econômico local e regional, geração de empregos, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia (ANPROTEC, 2004). Entretanto, pode-se observar que a estruturação de um modelo de gestão de incubadoras ainda carece de evolução e, neste sentido, a Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro (ReINC) têm elaborado uma série de estudos para maximizar a eficiência de suas associadas.

2 2) Contextualização Entre o período de 2004/2005 foi desenvolvido um estudo científico no âmbito da Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro (ReINC), com o apoio do Sebrae-RJ, que possuía como objetivo principal a definição de um modelo de gestão comum, adotado por todas as incubadoras, nós da rede que fortalece o movimento de incubadoras no Rio de Janeiro. Este modelo de gestão foi gerado a partir do princípio de que o processo central de incubação de uma pode ser considerado e estruturado como um projeto, uma vez que atendem às especificações do PMI (2000:4) quanto aos seguintes aspectos: A incubação de uma tem início e fim definidos; O produto/serviço oferecido pela incubadora é único; A organização e o objetivo são transitórios. 3) Metodologia Utilizada Após a construção do Modelo de Gestão para Incubadoras, foi realizada a implantação do mesmo em 8 incubadoras do Rio de Janeiro que possuíam, em sua maioria, características distintas quanto ao tipo de negócio desenvolvido. A preparação para o início da implantação apontou para a necessidade de modelar processos de gestão que englobassem o uso das ferramentas tecnológicas adotadas e que fosse genérico de modo a facilitar a aderência do mesmo a qualquer incubadora que desejasse implantar o Modelo de Gestão. Os processos genéricos de gestão de projetos foram modelados com base em REINC (2001) com o intuito de aumentar as chances de implantação bem sucedida do Modelo de Gestão, através da apresentação das mudanças que o novo modelo traria aos processos da incubadora e da discussão sobre o melhor uso da ferramenta para apoio à gestão da incubadora e das s incubadas. Durante a implantação o modelo genérico foi customizado buscando sua adequação às características de cada incubadora e o entendimento dos processos pela equipe da incubadora. A implantação do Modelo de Gestão em cada incubadora foi considerada como um estudo de caso, que apresentava como produto o seu processo de gestão customizado. Ainda cabe ressaltar o importante papel do desenvolvimento da teoria durante a execução do planejamento do estudo de caso, visto como esquema de proposições teóricas que suportem o estudo, fornecendo uma história sobre por que ocorreram atos, acontecimentos, estrutura e pensamentos (SUTTON & STAW, 1995:378). A metodologia adotada para realizar a comparação entre os produtos foi o múltiplo estudo de caso proposto por YIN (2005), que possibilitou uma generalização analítica, normalmente mais facilmente aplicável em projetos de casos múltiplos, onde o resultado pode ser comparado à teoria, cabendo a sua replicação para cada um dos estudos de caso realizados (neste caso a replicação pode ser literal, reforçando resultados semelhantes, ou teórica, no caso de resultados contrastantes). A abordagem de replicação pode ser observada na Figura 1.

3 Figura 1 - Método de estudo de caso. Fonte: COSMOS Corporation (YIN, 2005:72) apud SELDIN (2005) O cruzamento dos dados obtidos em cada estudo de caso e a comparação dos resultados tiveram como objetivo atestar a validade do modelo genérico de processos de gestão de projetos e propor um novo modelo mais aderente ao propósito de gerir uma incubadora por projetos e com o apoio de ferramentas de Tecnologia da Informação. Sendo assim, a apresentação dos estudos de caso realizados não se dará através da narrativa dos casos individuais, mas sim através da apresentação de uma análise cruzada dos tópicos exploratórios, como sugere YIN (2005). Esta apresentação será feita nos itens a seguir. A construção dos modelos foi feito segundo a metodologia adotada pela ferramenta ARIS Toolset. Na metodologia adotada, a modelagem dos macro-processos é feita através do modelo denominado VAC (Value-Added Chain Diagram ou Diagrama de Cadeia de Valor Agregado). Nos casos em que um maior detalhamento é necessário (ou se encontra disponível) foi utilizado o modelo denominado EPC (Event Driven Process Chain ou Cadeia de Processos Orientada por Eventos), que representa os processos componentes de um macroprocesso (SELDIN, 2005). Os objetos utilizados para detalhamento dos modelos estão apresentados na Tabela 1.

4 Tabela 1 - Objetos dos processos modelados 4) Processos Genéricos de Gestão de Projetos De acordo com os níveis de maturidade encontrados (Figura 2) pôde-se observar que algumas incubadoras não apresentavam o desenvolvimento e as características necessárias para adotar por completo o Modelo de Gestão. As mesmas deveriam possuir uma estratégia bem definida para conseguir determinar os objetivos que desejavam medir e uma infra-estrutura para dar apoio ao uso das ferramentas do modelo. Figura 2 - Nível de maturidade de incubadoras O nível de maturidade das oito incubadoras pôde ser auferido através da customização e análise dos processos de gestão, que passou pela construção do macroprocesso de incubação de s, buscando agrupar todos os processos que devessem ser realizados pelas incubadoras de modo a garantir sua gestão desde o nível estratégico até o operacional. Os macroprocessos observados foram: Planejamento Estratégico da Incubadora, Planejamento Anual, Gestão da Carteira, Pré-, Seleção,, Pós-, Avaliação da Incubadora e Projetos Especiais. A seguir será apresentada uma breve descrição de cada um deles. Planejamento Estratégico da Incubadora: consiste em uma rotina realizada periodicamente pela incubadora para revisar a sua missão e visão e definir seus objetivos estratégicos. Esse processo não foi detalhado, pois cada incubadora deve ter uma rotina específica de

5 planejamento estratégico que não deve ser reformulada no âmbito do projeto, servindo apenas como dado de entrada para os demais processos. Planejamento Anual: o planejamento Anual da incubadora consiste na organização dos objetivos estratégicos definidos durante o planejamento estratégico dentro das 4 vistas indicadas pelo BSC e da construção de indicadores, metas, relações de causa e efeito e planos de ação. Todas essas informações são inseridas em um sistema de medição de indicadores de desempenho e apresentadas aos stakeholders. Gestão da Carteira: entendo-se que a incubadora possui uma carteira de projetos que devem ser gerenciados surgiu a necessidade de gerar um processo que agrupasse todas as tomadas de decisão referentes aos projetos gerenciados pela incubadora. A gestão da carteira envolve a análise da situação das s e a definição da continuação ou não das s no projeto de incubação e com isso, é definido o número de vagas que serão abertas para o processo de seleção. Além disso, os projetos especiais também são analisados de modo a definir se a incubadora tem capacidade/disponibilidade para entrada de novos projetos especiais em seu portfólio. Pré-: com a aprovação do candidato para a pré-incubação, o processo se inicia com o planejamento das atividades seguido pela avaliação e controle do projeto, ambos apoiados pelo MS Project. O evento que marca o final da pré-incubação é o plano de negócios elaborado, quando o empreendedor segue para o processo de seleção para a incubação. Seleção: o preenchimento do template de seleção no MS Project com a alocação de recursos e custos, as metas intermediárias, os prazos das atividades e a data de início é a primeira atividade do processo de seleção. Após o início do processo de seleção propriamente dito, o projeto de seleção é executado e controlado baseado no template gerado para que no final do processo o projeto seja avaliado gerando um relatório. : durante o processo de a se instala e o seu projeto de incubação é planejado baseado no seu Plano de Negócios. Com o apoio do MS Project o projeto é acompanhado e avaliado, buscando definir/executar ações de apoio ao desenvolvimento da. Além disso, a incubadora analisa determinados critérios definidos por ela que visam definir se a está madura para se graduar ou não. Caso seja decidido que a deva se graduar é feito um planejamento dentro do template de incubação das atividades de graduação para a preparação da saída da. Pós-: o processo de pós-incubação está baseado no recolhimento de informações sobre a situação da graduada para o acompanhamento de seu desenvolvimento fora da incubadora enquanto durar o tempo de pós-incubação. Avaliação da Incubadora: momento em que a incubadora analisa os relatórios gerados durante o ano e avalia seus projetos de incubação, pré-incubação, seleção e projetos especiais analisando seu desempenho global apoiada pelos resultados obtidos pelas medições inseridas no sistema de medição de performance. 5) Comparativo entre processos Após a comparação de cada processo customizado com o modelo de processos genéricos sugerido foi possível encontrar alguns pontos interessantes que contrastavam com o modelo proposto. No entanto, a maioria dos contrastes encontrados é devido às características

6 inerentes ao tipo de negócio incubado ou ao nível de maturidade da incubadora, segue abaixo as especificidades identificadas em cada processo: Poucas alterações nos macroprocessos - o baixo volume de mudanças no macroprocesso reflete que as incubadoras, no geral, ou possuem uma gestão semelhante ou não possuíam processos de gestão bem definidos e adotaram o modelo proposto. Sistema de Gestão utilizado em algumas incubadoras foram encontrados sistemas de gestão em uso diferentes das ferramentas propostas no Modelo de Gestão. O uso desses sistemas diferenciados altera os processos de gestão, pois a ferramenta utilizada influencia em como as atividades de gestão da incubadora são realizadas. Ausência de algum macroprocesso - algumas incubadoras não realizam alguns macroprocessos, como por exemplo: Pôde-se perceber que algumas incubadoras não possuem pré-incubação. No caso específico de uma incubadora cujo foco de incubação são spin offs não sente a necessidade de se desenvolver a, visto que possui como clientes grandes s que desejam apenas desenvolver um produto específico. Em outras incubadoras, o macroprocesso de pós-incubação não é realizado, pois é difícil o contato com as s após a incubação. Segundo MOREIRA (2002), como conseqüência das restrições de recursos, a maior parte das incubadoras não mantém um contato formal e sistemático com as s graduadas, limitando-se a operar apenas durante o processo de incubação. Seqüência invertida entre os macroprocessos de Pré-incubação e Seleção em algumas incubadoras o macroprocesso de Seleção ocorre primeiro que o de Préincubação. Nos casos em que isso ocorre não há nenhum prejuízo no Modelo Genérico de Processos, visto que para a maioria das incubadoras em que os processos foram customizados o processo de Pré-incubação tem o objetivo de desenvolver ou construir o Plano de Negócios da. Formato de apresentação das metas, objetivos e planos de ação - em algumas incubadoras a apresentação ocorre para o Conselho Diretor. No caso de incubadoras mais maduras, ocorre uma publicação na Intranet das organizações. Análise de informações os clusters de informações analisados variam de acordo com as necessidades de cada incubadora. No caso de uma incubadora voltada para o desenvolvimento social da região é analisada a inclusão social dos membros da. Além dos pontos expostos acima, também foi possível notar algumas características que podem ser assinaladas como boas práticas, encontradas em pelo menos uma das incubadoras estudadas, mas que deveriam ser replicadas para as demais: Análise do projeto de incubação para Graduação é realizada uma análise do projeto de incubação e definido se a incubada está madura ou não para ser graduada, se sim, é iniciado o planejamento do projeto de graduação. Se a não estiver madura para a graduação é avaliada a possibilidade/ necessidade de continuação no processo de incubação para a assinatura de um termo aditivo de contrato. Critérios de análise do projeto de avaliar as parcerias e a participação em Redes das incubadas, visto que a formação de uma rede de relacionamentos é capaz de gerar negócios para as s incubadas.

7 Visita à graduada essa atividade apareceu no macroprocesso de Pósincubação em duas incubadoras. Durante a visita à é possível comprovar os dados que foram enviados para o preenchimento do Relatório da situação das graduadas. Avaliação Psicológica do candidato a avaliação psicológica durante a Seleção permite à incubadora identificar os empresários que não possuem o perfil certo para dirigir sua caso seja aprovado no processo de seleção, evitando assim futuros problemas entre sócios, etc. Assinatura de Contratos de Residência/Associação - Caso a já esteja constituída é assinado um contrato de residência, caso contrário é assinado um termo de compromisso. Durante a pré-incubação é assinado um convênio de pré-incubação. Isso permite que a relação s/empreendedores com a incubadora seja devidamente formalizada evitando qualquer problema jurídico no futuro. Projetos Especiais processo referente ao controle/avaliação dos projetos especiais. Os projetos especiais independem da incubação das s, mas influenciam na gestão da incubadora, podendo ser a construção de um parque tecnológico ou projetos de consultoria para financiar os demais projetos da incubadora. Associação da graduada em Redes as s no período de pósincubação podem se associar em Redes temáticas cujo objetivo é promover a estratégia e a integração das s associadas, promovendo a sua inserção no mercado. Avaliação da Incubadora durante a é realizada uma avaliação dos serviços da incubadora para com as graduadas e uma discussão da adequação do mix de serviços da incubadora oferecidos às s incubadas. Durante a análise/acompanhamento do projeto de incubação é feita uma análise da relação da com a incubadora. Realização de reuniões periódicas de acompanhamento da as s são acompanhadas periodicamente na fase de incubação para identificar as necessidades de modo que a incubadora junto com a possa montar um plano de ação para resolver os problemas/necessidades identificados. 6) Proposta de novo Modelo de Processos de Gestão de Projetos Após a análise de todos as boas práticas identificadas foi necessária a construção de uma nova proposta de modelo genérico de processos de gestão de projetos. Todas as práticas citadas no item anterior foram incorporadas ao modelo e estão assinaladas por um retângulo cinza.

8 Gestão de Projetos Planejamento Estratégico da Incubadora Planejamento Anual Gestão da Carteira Pré-incubação Seleção Pós- Avaliação da Incubadora Projetos Especiais Figura 3 Macroprocesso de Gestão de Incubadoras No macroprocesso foi importante inserir o processo referente aos Projetos Especiais tendo em vista a sua influência sobre a gestão da incubadora, deslocando recursos e interferindo na gestão da carteira de projetos da incubadora. A Gestão da Carteira é o principal processo para a incubadora que deseja se gerir por projetos, visto que inserindo os projetos especiais como podemos ver na Figura 4 a incubadora passa a ter uma visão completa dos projetos que deve gerir e que recursos serão distribuídos.

9 Projeto de incubação avaliado Planejamento Anual Projetos Especiais Consolidar relatório de situação das Relatório de situação da residente Relatório consolidado da situação Estruturas de indicadores e planos de ação definidos Projetos especiais avaliados Relatório de situação consolidado Sistemas de acompanhamen to das s Relatório consolidado da situação Analisar situação das s Analisar situação dos projetos especiais Relatório da situação do Projeto Especial MS Project MS Project Quantificar metas para novos projetos especiais Análise da disponibilidade/ca pacidade da equipe interna Projetos de graduação definidos Definir cronograma de graduação das Permanência de definida Definir objetivos e metas para as Metas para novos projetos especiais definidas Análise da necessidade financeira da incubadora Projetos Especiais Quantidade de vagas para novas definida Outras análises do mercado Políticas públicas de pesquisa e desenvolvimento Análise da demanda do mercado Cronograma de graduação definido Objetivos e metas para definidos Analisar oportunidades de mercado Quantificar metas para a seleção de pré-incubadas... Quantidade de vagas por atuação Definir período para a seleção de pré-incubadas e Metas para a seleção de definidas Metas para a seleção de pré-incubadas definidas Seleção Pré-incubação Avaliação da Incubadora Figura 4 - Gestão da Carteira No processo de incubação que pode ser acompanhando na Figura 5 que foi inserido no processo a questão da formalização do contrato no momento da entrada da na

10 incubadora, formalizando a relação entre a incubadora e os empreendedores. Além disso, foi levado em consideração o critério de participação em Redes ou parcerias no momento do acompanhamento do projeto de incubação, visto que traz melhorias para o desenvolvimento da e aumenta a carteira de clientes da mesma. Seleção s selecionadas Formalizar contratos Constituída não Constituída Assinatura do Contrato de Residênica Assinatura do Contrato de Associação Contratos assinados Gestão da Carteira Instalar a Plano de Negócios Template de Cronograma de graduação definido SGpIND Planejar projeto de incubação MS Project SGpIND Acompanhar e avaliar o projeto de incubação Relatório de situação da residente Situação financeira Gestão da Carteira Projeto de incubação avaliado MS Project Clientes e faturamento das s Mix de produtos Infra-estrutura e funcionários Tendências e perspectivas Analisar o tempo de incubação da Parcerias e Participação em Redes

11 dentro do período de próxima ao final do período de Analisar maturidade da Discutir adequação do mix de serviços da incubadora Definir/executar ações para apoiar o desenvolvime... madura para graduação não-madura para graduação Ações de apoio à residente definidas/ executadas Período definido para a graduação Planejar atividades de graduação com a residente MS Project Avaliar possibilidade / necessidade de continuação Acompanhar e avaliar as atividades de graduação MS Project Projeto de avaliado para descontinuidade Projeto de avaliado para continuidade Realizar avaliação dos serviços da incubadora Descontinuar projeto de incubação Assinar termo aditivo Formalizar saída e nova relação com a incubadora Projeto de Descontinuado mantida na Desinstalar graduada pela incubadora Pós- Figura 5

12 Periodicidade de envio do relatório da situação da graduada pela incubadora Situação financeira Relatório da situação da graduada Receber relatório periódico da situação da Clientes e faturamento das s Mix de produtos Relatório periódico recebido Infra-estrutura e funcionários Tendências e perspectivas Realizar visita à graduada Avaliar o desenvolvimento da graduada dentro do período de pós-incubação completou período de pós-incubação Verificar ações para potencializar negócios para a Rescindir contrato com incubadora Associar as s em Redes temáticas Ciclo de pós-incubação completo mantida na pós-incubação Figura 6 - Pós-

13 No processo de pós-incubação foram inseridos dois pontos muito importantes: Visitar à e Associar as s em Redes Temáticas. Durante a visita à é possível verificar se os dados enviados por relatório estão corretos e manter os indicadores os mais reais possíveis. A avaliação da graduada traz informações importantes sobre o quanto a incubação daquela foi bem sucedida.além disso, a associação das graduadas em Redes temáticas é importante para o crescimento da carteira de clientes e para a participação em eventos da. 7) Conclusão O trabalho apresentado teve como objetivo avaliar a aderência do modelo genérico de processos de gestão à realidade das incubadoras do Rio de Janeiro. Através dele, pôde-se perceber que o modelo de gestão inicial não apresentou ganhos quanto à gestão de projetos, visto que este foi um conceito novo inserido durante a implantação do Modelo de Gestão. No entanto o modelo ganhou muito em termos de práticas de gestão da incubadora, visto que algumas incubadoras já alcançaram o nível de maturidade em que a qualidade do serviço prestado pela incubadora é uma preocupação. Nesse momento a incubadora passa a canalizar seus esforços para uma gestão eficiente. A nova proposta mostrada no item acima tenta incorporar as boas práticas observadas durante a comparação múltipla dos estudos de caso e ser genérica do ponto de vista que pode ser adotada por qualquer incubadora de s. O objetivo dessa proposta é que uma vez que o processo de gestão seja adaptado para o tipo de negócio incubado, ele possa trazer melhorias na gestão da incubadora e implementar nessa gestão a idéia de que a incubadora é uma gestora de projetos. A tendência é que este trabalho seja expandido para incubadoras de outros estados de modo a validar o novo modelo genérico de processos dentro de outras realidades e analisar em que nível de maturidade ele mais se adere. 8) Referências Bibliográficas ANPROTEC, 2004, "Panorama 2004". Disponível em Acessado em 25/03/2005 MOREIRA, J.H., 2002, Modelo de Gestão para de s Orientado a Capital de Risco, Dissertação de M. Sc. UFSC Universidade Federal de Santa Catarina. PMI - (PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE). Project Management Body of Knowledge, Versão traduzida para o português pelo PMI-MG, Minas Gerais, Brasil, REINC Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro, 2001, Modelo de Gestão para Incubadoras de s: Uma Estrutura de Indicadores de Desempenho. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais. SELDIN, R., 2005, Processos de Gestão da Mudança na Implantação de Sistemas Integrados de Gestão. Dissertação de M.Sc. COPPE Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. SUTTON, R. I. & STAW, B.M., 1995, What theory is not, Administrative Science Quarterly, n o 40. YIN, R., 2005, Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman.

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

PMI (PROJECT MANAGEMENT INSTITUT) A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS

PMI (PROJECT MANAGEMENT INSTITUT) A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS PMI (PROJECT MANAGEMENT INSTITUT) A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS Resumo Thomas Henrique Gris(G UEM) Flávia Urgnani (G-UEM) Hevilla Juliane Alto É(G-UEM) José Braz Hercos Jr(UEM) O estudo de

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Modelo de Referência. Plano Diretor de Tecnologia da Informação PDTI 2010

Modelo de Referência. Plano Diretor de Tecnologia da Informação PDTI 2010 Modelo de Referência Plano Diretor de Tecnologia da Informação PDTI 2010 Versão 1.0 Premissas do modelo 1. Este modelo foi extraído do material didático do curso Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Outubro 2009 Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Sustentabilidade Articulação Ampliação dos limites Sistematização Elementos do Novo Modelo Incubação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Brasília/DF com disponibilidade para viagens em todo o território nacional.

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Brasília/DF com disponibilidade para viagens em todo o território nacional. TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) especializado(a) para atuação na área de suporte técnico e avaliação das políticas de fortalecimento da agricultura familiar, com enfoque nos princípios da

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1734 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1734 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 14/09/2012-16:47:15 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1734 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Gerenciamento de Projetos no Marketing Desenvolvimento de Novos Produtos

Gerenciamento de Projetos no Marketing Desenvolvimento de Novos Produtos Gerenciamento de Projetos no Marketing Desenvolvimento de Novos Produtos Por Giovanni Giazzon, PMP (http://giazzon.net) Gerenciar um projeto é aplicar boas práticas de planejamento e execução de atividades

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL

Curso de Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL Curso de Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Empresarial. OBJETIVO DO CURSO: O curso de

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

INCUBADORA DE EMPRESAS

INCUBADORA DE EMPRESAS INCUBADORA DE EMPRESAS INCUBADORA DE EMPRESAS BARÃO DE MAUÁ - IEBM TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS DE CONSULTORIA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS. Contatos Domingos Sávio de Carvalho (Gerente Operacional do Projeto)

Leia mais

Estratégia de Manutenção em Oficinas utilizando Caminho Critico

Estratégia de Manutenção em Oficinas utilizando Caminho Critico SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia 1 Estratégia de Manutenção em Oficinas utilizando Caminho Critico RESUMO Entre as estratégias gerenciais em empresas de médio e grande porte existe o

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI 1. PI06 TI 1.1. Processos a serem Atendidos pelos APLICATIVOS DESENVOLVIDOS Os seguintes processos do MACROPROCESSO

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 1. OBJETIVO Esta política tem como objetivo estabelecer as diretrizes necessárias para o adequado gerenciamento

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

)HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR

)HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR 6LPXODomR GH6LVWHPDV )HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR #5,6. Simulador voltado para análise de risco financeiro 3RQWRV IRUWHV Fácil de usar. Funciona integrado a ferramentas já bastante conhecidas,

Leia mais

NORMA ISO/IEC 14598. Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com

NORMA ISO/IEC 14598. Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com NORMA ISO/IEC 14598 Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com Contexto Normas e Modelos de Qualidade Engenharia de Software Qualidade de Software ISO/IEC 14598 - Avaliação da Qualidade de Produto

Leia mais

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 01/2012

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 01/2012 EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 01/2012 PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROJETOS EMPRESARIAIS INOVADORES PARA INGRESSO E PARTICIPAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE SÃO JOSÉ IESJ. A INCUBADORA

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Universidade São Judas Tadeu Profª Dra. Ana Paula Gonçalves Serra Engenharia de O Processo Uma Visão Genérica Capítulo 2 (até item 2.2. inclusive) Engenharia de - Roger Pressman 6ª edição McGrawHill Capítulo

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Objetivo dessa aula é mostrar a importância em utilizar uma metodologia de implantação de sistemas baseada nas melhores práticas de mercado

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto - Nacional Número e Título do Projeto: BRA/ 09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo de internacionalização

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos (ref. capítulos 1 a 3 PMBOK) TC045 Gerenciamento de Projetos Sergio Scheer - scheer@ufpr.br O que é Gerenciamento de Projetos? Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 11ª. REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 11ª. REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, POLÍTICA INSTITUIDA ATO TRT 11ª REGIÃO Nº 058/2010/SGP (Publicado DOJT 26/10/2010) Institui a Política Organizacional de Gerenciamento de Projetos no âmbito do A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO TOR/FNDE/DTI/MEC

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para realização de um plano de sustentabilidade financeira para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no âmbito da

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Risco de Liquidez

Gerenciamento de Riscos Risco de Liquidez Gerenciamento de Riscos Risco de Liquidez 5. Risco de Liquidez O Risco de Liquidez assume duas formas distintas, porém intimamente relacionadas: risco de liquidez de ativos ou de mercado e risco de liquidez

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

Justificativa da iniciativa

Justificativa da iniciativa Sumário Justificativa da iniciativa O que é o Framework? Apresentação básica de cada ferramenta Quais projetos serão avaliados por meio do Framework? Fluxo de avaliação Expectativas Justificativa da iniciativa

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

Como criar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP)

Como criar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP) Como criar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP) A ferramenta utilizada para a representação das entregas de um projeto é a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), tradução para o português de Work Breakdown

Leia mais

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI HISTÓRICO DE REVISÕES Data Versão Descrição Autor 02/04/2014 1.0 Versão Inicial Ewertton Bravo 27/08/2014 1.1 Alteração da Imagem

Leia mais

Metodologia de Modelagem de Processos

Metodologia de Modelagem de Processos Metodologia de Modelagem de Processos Sugestão de Frame Work Metodologia de Modelagem de Processos O termo metodologia é formado pela fusão de método e lógica. Metodologia é a forma de direcionar os esforços

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO Coordenação: Profª. Ingrid Eleonora Schreiber Jansch Pôrto Centro de Empreendimentos em Informática da

Leia mais

Conhecimento em Tecnologia da Informação. CobiT 5. Apresentação do novo framework da ISACA. 2013 Bridge Consulting All rights reserved

Conhecimento em Tecnologia da Informação. CobiT 5. Apresentação do novo framework da ISACA. 2013 Bridge Consulting All rights reserved Conhecimento em Tecnologia da Informação CobiT 5 Apresentação do novo framework da ISACA Apresentação Este artigo tem como objetivo apresentar a nova versão do modelo de governança de TI, CobiT 5, lançado

Leia mais

Ciclo de Vida de Projetos. Notas de aula exclusivas Proibido a reprodução total ou parcial sem consentimentos

Ciclo de Vida de Projetos. Notas de aula exclusivas Proibido a reprodução total ou parcial sem consentimentos Ciclo de Vida de Projetos Notas de aula exclusivas Proibido a reprodução total ou parcial sem consentimentos Introdução Todo e é qualquer projeto pode ser subdividido em determinadas fases ou grupos de

Leia mais

CobiT 5. Como avaliar a maturidade dos processos de acordo com o novo modelo? Conhecimento em Tecnologia da Informação

CobiT 5. Como avaliar a maturidade dos processos de acordo com o novo modelo? Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação CobiT 5 Como avaliar a maturidade dos processos de acordo com o novo modelo? 2013 Bridge Consulting All rights reserved Apresentação Sabemos que a Tecnologia da

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE O modelo CMM Capability Maturity Model foi produzido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon (CMU), em Pittsburgh, EUA, por um grupo

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS Nadia Al-Bdywoui (nadia_alb@hotmail.com) Cássia Ribeiro Sola (cassiaribs@yahoo.com.br) Resumo: Com a constante

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO DE PROVIDÊNCIAS INICIAIS Março/2014 V 1.1 REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO

Leia mais

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 Banco Central do Brasil, 2015 Página 1 de 14 Índice 1. FLUXO DO PEN - PROCESSO DE ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE NEGÓCIO... 3 2.

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

W Projeto. Gerenciamento. Construindo a WBS e gerando o Cronograma. Autor: Antonio Augusto Camargos, PMP 1/12

W Projeto. Gerenciamento. Construindo a WBS e gerando o Cronograma. Autor: Antonio Augusto Camargos, PMP 1/12 W Projeto BS Construindo a WBS e gerando o Cronograma. Gerenciamento Autor: Antonio Augusto Camargos, PMP 1/12 Índice Remissivo Resumo...3 1. Introdução...3 2. Conceituando a WBS (Work Breakdown Structure/Estrutura

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS DE ASSESSORIA E CONSULTORIA EM PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PLANO DE NEGÓCIOS. Contatos Valter Fernandes (Gerente do Projeto)

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

Prêmio Inovação UP 2012 Manual de Preenchimento do Formulário

Prêmio Inovação UP 2012 Manual de Preenchimento do Formulário ORIENTAÇÕES GERAIS Considerando que projeto deverá ser executado de agosto de 2012 a janeiro de 2013, avaliar a viabilidade de execução e finalização no prazo. Para preencher o formulário, observar as

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2014

CHAMADA PÚBLICA 2014 EDITAL N º 34/PROPPI/2014 CÂMPUS URUPEMA CHAMADA PÚBLICA 2014 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TÉCNICOS COM FINALIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES NO CÂMPUS URUPEMA EXECUÇÃO:

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV)

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) Termo de Referência para contratação de Gestor de Projetos Pleno 14 de Agosto de 2015 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROJETOS PLENO O presente

Leia mais

Região. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 24ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais, regimentais e regulamentares,

Região. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 24ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais, regimentais e regulamentares, PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 24ª REGIÃO PORTARIA TRT/GP/DGCA Nº 630/2011 Define a Política de Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicações

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

Casos de Sucesso. Cliente. Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA

Casos de Sucesso. Cliente. Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Casos de Sucesso Cliente Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Perfil da empresa A Deloitte é uma das maiores empresas do mundo na prestação de serviços profissionais

Leia mais

CONCEITOS. Professor Wagner Rabello Jr

CONCEITOS. Professor Wagner Rabello Jr CONCEITOS PLANEJAMENTO OPERACIONAL Para realizar objetivos, é preciso definir quais atividades devem ser executadas e quais recursos são necessários para a execução das atividades. O processo de definir

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais