ESTUDO E MONTAGEM DE UM SISTEMA DE TREINAMENTO OPERACIONAL DE PROCESSOS QUÍMICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO E MONTAGEM DE UM SISTEMA DE TREINAMENTO OPERACIONAL DE PROCESSOS QUÍMICOS"

Transcrição

1 ESTUDO E MONTAGEM DE UM SISTEMA DE TREINAMENTO OPERACIONAL DE PROCESSOS QUÍMICOS A. COLMAN 1; *, S. K. SILVA 1; ** 1; *** e H. BISPO 1 Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Engenharia Química *abnercoolman@gmail.com; **sidinei.silva@ufcg.edu.br; ***heleno.bispo@ufcg.edu.br RESUMO Com sistemas de controles automatizados nas indústrias, operações têm sido realizadas em computadores junto às telas com interfaces gráficas intuitivas, que auxiliam no monitoramento em tempo real de variáveis de processo. Tais estações são restritas quando aplicadas ao treinamento de novos operadores devido às possíveis perturbações no processo, prejuízos financeiros e riscos de acidentes. Como alternativa, o processo pode ser simulado e, em conjunto com uma interface gráfica, dá ao Sistema de Treinamento Operacional (STO). Com o objetivo de se estudar uma metodologia de construção de um STO, o processo de secagem de 1,2-dicloroetano foi simulado no Aspen Dynamics e a interface gráfica da operação foi desenvolvida no sistema supervisório Wonderware InTouch através de comunicação OPC. Os resultados mostraram que, com o desempenho satisfatório e conexões estáveis entre os softwares, o STO apresenta real potencial de aplicação para treinamento na indústria. 1. INTRODUÇÃO Devido à expansão da tecnologia da informação e do conhecimento adquirido através da experiência de acidentes ocorridos na indústria de processos químicos, tem sido cada vez mais frequente encontrar-se nestas indústrias estações de operação em interfaces gráficas intuitivas. O uso destas estações de operação reais para treinamento de novos operadores pode trazer problemas que não se limitam apenas às perturbações do processo ou a prejuízos financeiros, mas aos acidentes que podem ser causados pelos riscos operacionais (ABDOLHAMIDZADEH et al., 2011; BRAMBILLA et al., 2011; TAUSEEF et al., 2011). Para contornar esta situação, algumas propostas de capacitação de operadores têm sido empregadas através do uso de simuladores de processos químicos juntamente com software supervisório para ambientação às operações de processo, resultando em um Sistema de Treinamento Operacional (STO). Estudos realizados por Yang et al. (2001) e Jayanthi et al. (2011), mostram que operadores devidamente treinados se tornam um ponto crítico para a rentabilidade e segurança das instalações, pois funcionários os quais estão familiarizados com os

2 procedimentos de emergência possuem menores chances de cometerem erros durante situações de processos anormais como, perturbações do processo e procedimentos operacionais de emergência Sistemas de Treinamento Operacional (STO s) O principal papel de um STO é reproduzir o modelo de processo que substitui a planta de operação real. Assim, no desenvolvimento destes sistemas, as variáveis de processo simuladas são precisam ser razoavelmente fiéis ao processo real (BRAMBILLA et al., 2011; BALATON et al., 2013; YANG et al., 2001). Na indústria de processos químicos, simuladores de treinamento operacional estão se tornando amplamente utilizados. Com a ajuda destes sistemas vários problemas de funcionamento e de segurança podem ser analisados, e o corpo de operadores da planta podem ser treinados para o tratamento de diferentes falhas, sendo submetidas as mais diversas intempéries no simulador (TAUSEEF et al., 2011; YANG et al., 2001) Processo de Secagem do EDC O modelo escolhido como base para o desenvolvimento do sistema de treinamento se baseia na secagem do 1,2 dicloroetano (EDC). O principal equipamento da planta de processo consiste de uma coluna de destilação de alta pureza a qual explora o comportamento azeotrópico da mistura EDC-água (MACHADO, 2005; GUEDES, 2006). A coluna de destilação presente no sistema tem como finalidade desidratar o EDC e remover a maior parte dos componentes leves. De acordo com a literatura a água forma um azeótropo de mínimo ponto de ebulição com o 1,2 EDC e outros hidrocarbonetos clorados com baixo ponto de ebulição (VASCONCELOS, 2006). Explorando o comportamento azeotrópico, a água é obtida como destilado, apesar de ser menos volátil do que o EDC. O vapor que sai pelo topo da coluna é condensado e enviado para o sistema de lavagem por meio de uma corrente de refluxo retornando novamente para o processo de purificação (GUEDES, 2006). 2. METODOLOGIA 2.1. Metodologia de Montagem do Sistema de Treinamento Operacional O Sistema de Treinamento Operacional (STO) desenvolvido neste projeto utiliza dois softwares diferentes, os quais desempenham uma comunicação direta de dados através do protocolo de linguagem OPC.Aspen Dynamics é responsável pela simulação do processo de secagem do 1,2-EDC; Wonderware InTouch, software de supervisão, trabalha como meio de comunicação homem-máquina para as entradas e saídas de dados.

3 Um fluxograma do funcionamento do Sistema de Treinamento Operacional proposto está ilustrado na Figura 1. Figura 1 Fluxograma do Sistema de Treinamento Operacional. Para o desenvolvimento do Sistema de Treinamento Operacional, dividiu-se o procedimento de montagem em três etapas assim como segue: Simulação do processo químico; Montagem da interface homem-máquina em um software supervisório; Comunicação entre o software supervisório e o simulador comercial. O STO pode ser montado em um computador pessoal ou em um computador industrial. Para a montagem deste STO, foi utilizado um desktop com Sistema Operacional Microsoft Windows 8.1 Pro com arquitetura em 64 bits, armazenamento SATA 3.5 de 1TB, memória DDR III de 8 GB e processador Intel Core i com 1.70 GHz Simulação Fenomenológica Estacionária e Dinâmica Aspen Plus / Aspen Dynamics Simulação no Estado Estacionário Aspen Plus : A constituição do processo em estudo está baseada em uma coluna de desidratação (secagem) e retirada de leves, sem refluxo, sendo caracterizada como uma coluna de stripping. Uma eficiência de Murphree igual a 64 % para todos os pratos foi utilizada para este processo, eficiência essa determinada em trabalhos de Machado (2005) e Guedes (2006). A coluna possui 26 estágios, incluindo o refervedor do tipo termosifão. O processo simulado foi validado através dos dados obtidos por Guedes (2006).

4 Para simulação do processo, utilizou-se o modelo NRTL-RK, tendo em vista equilíbrio entre as fases líquido-líquido-vapor (ELLV) experimentado na coluna deste problema. Apesar de a coluna operar a baixas pressões, a fase vapor é considerada não ideal, mas conforme comparação com Guedes (2006), o modelo NRTL-RK reproduz eficientemente o comportamento termodinâmico do sistema EDC-água para o ponto de azeotropia e solubilidade do sistema (EDC-água). Simulação no Regime Dinâmico: O modelo estacionário foi exportado para a plataforma dinâmica. A malha de controle proposta pelo processo de exportação foi utilizada, porém um controlador foi incluído a fim de se manter a composição de 1,2-EDC na saída da coluna dentro das especificações. O controlador PID Proporcional-Integral-Derivativo foi utilizado para o controle de temperatura do 17 prato da coluna, através da manipulação da carga do refervedor. 3. ETAPAS DE MONTAGEM DO STO 3.1. Simulação do Processo O processo foi simulado através do Aspen Dynamics, respeitando os valores extraídos da literatura. A finalidade do processo é a desidratação do EDC para obtenção de um produto que possua no mínimo 10 ppm de água. A Figura 2 ilustra a planta do processo de secagem do EDC Construção da Interface Homem-Máquina O Wonderware InTouch foi empregado na criação de uma interface de comunicação simplificada para operação da planta de EDC. Através do Wonderware InTouch WindowMaker, construiu-se toda área gráfica que será apresentada ao operador, responsável pela ligação das tags de leitura e escrita. Figura 2 Fluxograma do Processo de Desidratação do EDC Modelagem Dinâmica.

5 3.3. Comunicação do Supervisório com a Simulação do Processo A comunicação entre os softwares é realizada através da tecnologia OPC, para isto, utilizase o FS Gateway programa interno do Wonderware InTouch - para converter o protocolo de comunicação, dessa forma ligando clientes e servidores de dados, no caso o servidor serão tanto o Aspen Dynamics como o Wonderware InTouch. Para o STO é escrito um total de 32 conexões (tags) através de endereçamento com tecnologia OPC (Object Linking and Embedding for Process Control) para leitura e escrita de variáveis entre a aplicação supervisória e a simulação. O software Aspen Dynamics oferece a opção de construção da base OPC Client direta através do On Line Links disponível no software. Configura-se a conexão com o supervisório, especificando-se o servidor, as variáveis de entrada / saída, habilitação da transmissão de dados e nível de impressão das variáveis transportadas. Finalizando a configuração no Aspen Dynamics, seleciona-se a tag a qual relacionará a variável desejada. Após a sincronização da tag criada no InTouch com a variável do processo dinâmico, só restará a habilitação da comunicação. Ativação da Comunicação (Aspen Dynamics / Wonderware InTouch ): Para visualização e operação da aplicação do Sistema de Treinamento Operacional segue-se os seguintes passos: Iniciar a interface homem-máquina no Wonderware InTouch Window Viewer, por onde será feito o monitoramento do processo através das telas previamente construídas no Wonderware InTouch Window Maker; Inicialização da simulação dinâmica do processo no Aspen Dynamics, seguida da habilitação da comunicação.

6 4. FUNCIONAMENTO DO STO O sistema supervisório desenvolvido para o sistema de treinamento operacional do processo (secagem de 1,2-EDC), possibilita a observação e manipulação das principais variáveis que influenciam na qualidade final do produto adquirido. Tais variáveis são: pressão, temperatura e vazão. O sistema de treinamento construído apresenta como tela principal um fluxograma do processo como um todo, conforme mostra a Figura 3, com equipamentos, fluxos determinadas correntes de processo destacados em amarelo. O acesso a janelas é de acesso intuitivo, possibilitando a visualização do comportamento de equipamentos, correntes de processo, reinício e parada da simulação. Figura 3 Tela principal do Sistema de Treinamento Operacional. A manipulação de equipamentos, tais como válvulas, é feita através de telas pop-up, onde pode-se observar a porcentagem em que se encontra a abertura das válvulas; no processo se encontram inseridas seis válvulas destacadas em verde, como mostra a Figura 3. Na Figura 4 observam-se as demais telas pop-ups em funcionamento, as quais mostram variáveis específicas de processo de equipamentos e seu comportamento tais como: o decantador, a coluna de destilação e as correntes de entrada do processo. Essas telas permitem a manipulação direta de variáveis dos equipamentos.

7 (a) (c) (b) (d) Figura 4 Telas pop-ups de equipamentos do Sistema de Treinamento Operacional; (a) Corrente de processo AGUA; (b) Corrente de processo DO REATOR; (c) Equipamento DECANTADOR e (d) Equipamento COLUNA. 5. CONCLUSÃO O Sistema de Treinamento Operacional possibilita ao operador um conhecimento e entendimento pleno de procedimentos e situações presentes em plantas industriais reais. A viabilidade e funcionalidade da metodologia potencializa a exclusão de condições de risco, acidentes, perdas materiais e financeiras, uma vez que o treinamento possibilitará a minimização de tais problemas. As conexões de dados, estabelecidas entre os softwares, evidenciam o bom resultado desta metodologia de construção dos sistemas de treinamento operacionais para procedimentos de treinamento reais, como aplicação em diversos processos industriais.

8 6. REFERÊNCIAS ABDOLHAMIDZADEH, Bahman et al. Domino effect in process-industry acidentes an inventory of past events and idetification of some parts. Journal of Loss Prevention in the Process Industries, v.24, n. 5, p , BALATON, M. G.; NAGY, L.; SZEIFERT, F. Operator training simulator process model implementation of a batch processing unit in a packaged simulation software. Computers & Chemical Engineering, v. 48, n. 10, p , BRAMBILLA, Sara; MANCA, Davide. Recommended features of an industrial accident simulator for the training of operators. Journal of Loss Prevention in the Process Industries, v. 24, n. 4, p , GUEDES, B. P. Análise da Sensibilidade e do Comportamento Dinâmico de uma Coluna de Destilação Azeotrópica Não-Convencional. Dissertação de Mestrado em Engenharia Química Curso de Engenharia Química, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, JAYANTHI, T.; SEETHA, H., NARAYANAN, K.R.S.; JASMINE, N.; NAWLAKHA, R.; SANKAR, B.; CHAKRABORTY, J.; SAYTANURTY, S.A.V; SWAMINATHAN, P. Simulation and Integrated Testing of Process Models of PFBR Operator Training Simulator. Energy Procedia, v. 7, p , MACHADO, R. B. Redução do Consumo de Energia em um Trem de Destilação. 55 f. Dissertação de Mestrado em Engenharia Química Curso de Engenharia Química, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, TAUSEEF, S. M.; ABBASI, S. A. Development of a new chemical process industry accident database to assist in past accident analysis. Journal of Loss Prevention in the Process Industries, v. 24, n. 4, p , VASCONCELOS, André Luis Sousa de; VASCONCELOS, Luis Gonzaga Sales; FOSSY, Michel François. Controle de uma Coluna de Destilação Azeotrópica Não Convencional Um Estudo de Caso Industrial. Dissertação de Mestrado em Engenharia Química Curso de Engenharia Química, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, YANG, S. H.; YANG, L.; HE, C. H. Improve Safety of Industrial Processes Using Dynamic Operator Training Simulators. Process Safety and Environmental Protection, v. 79, n. 6, p , 2001.

INFLUÊNCIA DA PRESSÃO EM UMA DESTILAÇÃO AZEOTRÓPICA

INFLUÊNCIA DA PRESSÃO EM UMA DESTILAÇÃO AZEOTRÓPICA INFLUÊNCIA DA PRESSÃO EM UMA DESTILAÇÃO AZEOTRÓPICA Brenda Silva de SOUZA 1 ; Viviane Magalhães PEREIRA 2 ; João Lameu SILVA JUNIOR 3 ; Rejane Barbosa SANTOS 4 RESUMO Um dos problemas encontrados em separação

Leia mais

EFEITO DA PRESSÃO SOBRE DINÂMICA E CONTROLE DE COLUNA DE DESTILAÇÃO COM RETIRADA LATERAL

EFEITO DA PRESSÃO SOBRE DINÂMICA E CONTROLE DE COLUNA DE DESTILAÇÃO COM RETIRADA LATERAL EFEITO DA PRESSÃO SOBRE DINÂMICA E CONTROLE DE COLUNA DE DESTILAÇÃO COM RETIRADA LATERAL G. W. de FARIAS NETO, R. P. BRITO, S. R. DANTAS e R. M. L. OLIVEIRA Universidade Federal de Campina Grande, Departamento

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DO SISTEMA ACETONA- METANOL PARA OBTENÇÃO DE METANOL EM COLUNAS DE DESTILAÇÃO

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DO SISTEMA ACETONA- METANOL PARA OBTENÇÃO DE METANOL EM COLUNAS DE DESTILAÇÃO MODELAGEM E SIMULAÇÃO DO SISTEMA ACETONA- METANOL PARA OBTENÇÃO DE METANOL EM COLUNAS DE DESTILAÇÃO SILVA J. O (1); MARCELINO T. O. A. C (1); SILVA M. C (2) e RAMOS B. W (4) Universidade Federal de Campina

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE GRATUITO PARA ANÁLISE E PROJETO DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO

UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE GRATUITO PARA ANÁLISE E PROJETO DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE GRATUITO PARA ANÁLISE E PROJETO DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO Sávia Del Vale TERRA 1 ; João Lameu SILVA JUNIOR 2 ; Rejane Barbosa SANTOS 3 RESUMO A destilação é o processo de separação

Leia mais

PRODUÇÃO DE UMA INTERFACE GRÁFICA (SOFTWARE ACADÊMICO) PARA SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO

PRODUÇÃO DE UMA INTERFACE GRÁFICA (SOFTWARE ACADÊMICO) PARA SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO PRODUÇÃO DE UMA INTERFACE GRÁFICA (SOFTWARE ACADÊMICO) PARA SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO F. L. BEZERRA 1, C.H. SODRÉ 2 e A. MORAIS Jr 3 1,2 Universidade Federal de Alagoas, Centro de Tecnologia

Leia mais

ANÁLISE DE CONTROLADORES EM MALHA ABERTA E FECHADA PARA UMA COLUNA PILOTO DE DESTILAÇÃO

ANÁLISE DE CONTROLADORES EM MALHA ABERTA E FECHADA PARA UMA COLUNA PILOTO DE DESTILAÇÃO ANÁLISE DE CONTROLADORES EM MALHA ABERTA E FECHADA PARA UMA COLUNA PILOTO DE DESTILAÇÃO C. V. de ARAÚJO 1, R. M. L. OLIVEIRA 1, R. P. BRITO 2 1 Universidade Federal de Campina Grande, Faculdade de Engenharia

Leia mais

Wonderware System Platform

Wonderware System Platform UM SÓLIDO INVESTIMENTO EM AUTOMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS Wonderware System Platform 2 A plataforma O System Platform é uma plataforma de supervisão integrada e unificante que é parte integrante dos

Leia mais

Uso de Simuladores de Processos Industriais como Apoio ao Ensino de Engenharia.

Uso de Simuladores de Processos Industriais como Apoio ao Ensino de Engenharia. Uso de Simuladores de Processos Industriais como Apoio ao Ensino de Engenharia. Adelson Siqueira Carvalho 1, João Victor Oliveira de Almeida Frias 1 ¹Instituto Federal Fluminense (IFF) Caixa Postal Campos

Leia mais

Simulação, identificação e controle de uma coluna de destilação azeótropica não-convencional

Simulação, identificação e controle de uma coluna de destilação azeótropica não-convencional Andre Luis Sousa de Vasconcelos, Romildo Pereira Brito e Luis Gonzaga Sales Vasconcelos Simulação, identificação e controle de uma coluna de destilação azeótropica não-convencional Andre Luis Sousa de

Leia mais

REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO

REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO R. M. L. OLIVEIRA 1, C. V. ARAÚJO 2 e R. P. BRITO 3 1 Universidade Federal de Campina Grande, Departamento de Engenharia Química. 2 Universidade

Leia mais

MÉTODO DE MCCABE-THIELE REVERSO PARA SIMULAÇÃO DE UNIDADE DE DESTILAÇÃO MULTICOMPONENTE

MÉTODO DE MCCABE-THIELE REVERSO PARA SIMULAÇÃO DE UNIDADE DE DESTILAÇÃO MULTICOMPONENTE MÉTODO DE MCCABE-THIELE REVERSO PARA SIMULAÇÃO DE UNIDADE DE DESTILAÇÃO MULTICOMPONENTE Julita Savant Carvalho, 2 Luiz Fernando de Moura Discente do curso de Engenharia Química da UFSCar 2 Professor do

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROCEDIMENTO ÓTIMO DA PARTIDA DE UM SISTEMA DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO TERMICAMENTE ACOPLADAS

DESENVOLVIMENTO DO PROCEDIMENTO ÓTIMO DA PARTIDA DE UM SISTEMA DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO TERMICAMENTE ACOPLADAS DESENVOLVIMENTO DO PROCEDIMENTO ÓTIMO DA PARTIDA DE UM SISTEMA DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO TERMICAMENTE ACOPLADAS A. L. U. VASCONCELOS 1, I. C. NUNES 1, L. G. S. VASCONCELOS 1 e R. P. BRITO 1 1 Universidade

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE PROCESSOS EM TEMPO REAL VIA MODELO ARMAX

IDENTIFICAÇÃO DE PROCESSOS EM TEMPO REAL VIA MODELO ARMAX IDENTIFICAÇÃO DE PROCESSOS EM TEMPO REAL VIA MODELO ARMAX C. B. CAVALCANTI 1, J. N. SILVA 1 1 Universidade Federal de Campina Grande, Departamento de Engenharia Química E-mail para contato: nilton.silva@ufcg.edu.br

Leia mais

USO DO SOFTWARE HYSYS PARA SIMULAÇÕES ESTÁTICA E DINÂMICA DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO

USO DO SOFTWARE HYSYS PARA SIMULAÇÕES ESTÁTICA E DINÂMICA DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO USO DO SOFTWARE HYSYS PARA SIMULAÇÕES ESTÁTICA E DINÂMICA DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO 1 Polliana Corrêa Morais, 2 Leandro Osmar Werle, 3 Ricardo Antônio Francisco Machado 1 Bolsista de iniciação Científica

Leia mais

SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE DESASFALTAÇÃO A PROPANO

SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE DESASFALTAÇÃO A PROPANO SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE DESASFALTAÇÃO A PROPANO R. A. de SOUZA¹, A. A. de OLIVEIRA¹, V. O. CARDENAS C.² 1 Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo 2 Universidade

Leia mais

IMPLEMENTAÇÂO DE UM SISTEMA DE CONTROLE MPC PARA UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO NA SEPARAÇÃO DE PROPANO-PROPENO

IMPLEMENTAÇÂO DE UM SISTEMA DE CONTROLE MPC PARA UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO NA SEPARAÇÃO DE PROPANO-PROPENO IMPLEMENTAÇÂO DE UM SISTEMA DE CONTROLE MPC PARA UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO NA SEPARAÇÃO DE PROPANO-PROPENO E. S. CAVALCANTE 1, L. G. S. VASCONCELOS 2 1,2 Universidade Federal de Campina Grande, Centro de

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 3D PARA CONTROLE DE PROCESSOS APLICADO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 3D PARA CONTROLE DE PROCESSOS APLICADO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 3D PARA CONTROLE DE PROCESSOS APLICADO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL J. PEDRO DA SILVA 2, D. EMIDIO 2, J. MARCOS FRANCISCO DA SILVA 2, B. FERREIRA DOS SANTOS 2, I. CRISTINE PROHMANN

Leia mais

SISTEMA DE SUPERVISÃO APLICADO A COLUNA DE DESTILAÇÃO DISTILLATION COLUMN CONTROL AND SUPERVISION

SISTEMA DE SUPERVISÃO APLICADO A COLUNA DE DESTILAÇÃO DISTILLATION COLUMN CONTROL AND SUPERVISION SISTEMA DE SUPERVISÃO APLICADO A COLUNA DE DESTILAÇÃO DISTILLATION COLUMN CONTROL AND SUPERVISION Claiton Moro Franchi 1 Mauro A.S.S. Ravagnani 1 Resumo: Neste trabalho foram desenvolvidos e implementados

Leia mais

Simulação e otimização de uma planta produtora de etilbenzeno

Simulação e otimização de uma planta produtora de etilbenzeno Simulação e otimização de uma planta produtora de etilbenzeno Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Química Disciplina: EQE038- Simulação e Otimização de Processos Professor: Argimiro Resende

Leia mais

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE PARA FINS DE CONTROLE EM UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO AZEOTRÓPICA DE ALTA PUREZA

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE PARA FINS DE CONTROLE EM UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO AZEOTRÓPICA DE ALTA PUREZA ANÁLISE DE SENSIBILIDADE PARA FINS DE CONTROLE EM UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO AZEOTRÓPICA DE ALTA PUREZA A. A. de MORAIS Jr, R. P. BRITO, R. F. de OLIVEIRA 2, L. O. A. ROJAS 2 Universidade Federal de Campina

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO AZEOTRÓPICA HOMOGÊNEA APLICADA À OBTENÇÃO DE ETANOL ANIDRO

OTIMIZAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO AZEOTRÓPICA HOMOGÊNEA APLICADA À OBTENÇÃO DE ETANOL ANIDRO OTIMIZAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO AZEOTRÓPICA HOMOGÊNEA APLICADA À OBTENÇÃO DE ETANOL ANIDRO T. G. das NEVES 1, S. B. B. L. VILLAR 1, J. N. SILVA 1 e R. P. BRITO 1 1 Universidade Federal de Campina

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DE MODELOS DE COEFICIENTES DE ATIVIDADE DA FASE LÍQUIDA PARA SEPARAÇÃO DA MISTURA ETANOL-ÁGUA

ESTUDO COMPARATIVO DE MODELOS DE COEFICIENTES DE ATIVIDADE DA FASE LÍQUIDA PARA SEPARAÇÃO DA MISTURA ETANOL-ÁGUA ESTUDO COMPARATIVO DE MODELOS DE COEFICIENTES DE ATIVIDADE DA FASE LÍQUIDA PARA SEPARAÇÃO DA MISTURA ETANOL-ÁGUA A. APIO 1 e N. P. G. SALAU Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Engenharia

Leia mais

REDUÇÃO DO TEMPO DE TRANSIÇÃO DE UMA UNIDADE DE DESTILAÇÃO OPERANDO COM AÇÃO DE CONTROLE DISTRIBUÍDA ENTRE ESTÁGIOS DO ESGOTAMENTO E DA RETIFICAÇÃO

REDUÇÃO DO TEMPO DE TRANSIÇÃO DE UMA UNIDADE DE DESTILAÇÃO OPERANDO COM AÇÃO DE CONTROLE DISTRIBUÍDA ENTRE ESTÁGIOS DO ESGOTAMENTO E DA RETIFICAÇÃO REDUÇÃO DO TEMPO DE TRANSIÇÃO DE UMA UNIDADE DE DESTILAÇÃO OPERANDO COM AÇÃO DE CONTROLE DISTRIBUÍDA ENTRE ESTÁGIOS DO ESGOTAMENTO E DA RETIFICAÇÃO G. N. MELLO 1, R. A. F. MACHADO 2, C. MARANGONI 3 1 Universidade

Leia mais

OBTENÇÃO DE BIOETANOL ANIDRO VIA DESTILAÇÃO EXTRATIVA UTILIZANDO GLICEROL E ETILENOGLICOL COMO SOLVENTES

OBTENÇÃO DE BIOETANOL ANIDRO VIA DESTILAÇÃO EXTRATIVA UTILIZANDO GLICEROL E ETILENOGLICOL COMO SOLVENTES OBTENÇÃO DE BIOETANOL ANIDRO VIA DESTILAÇÃO EXTRATIVA UTILIZANDO E COMO SOLVENTES T. G. NEVES 1, S. B. B. L. VILLAR 1, H. F. S. FREITAS 2 e R. P. BRITO 1 1 Universidade Federal de campina grande, Centro

Leia mais

AUTO SINTONIA UTILIZANDO MODELO ARMAX

AUTO SINTONIA UTILIZANDO MODELO ARMAX AUTO SINTONIA UTILIZANDO MODELO ARMAX A. U. A. JÚNIOR 1, M. M. SILVA 1, A. C. NASCIMENTO 1, H. BISPO 1 e J. N. SILVA 1 1 Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Engenharia Química

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ANÁLISE DA SENSIBILIDADE E DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE UMA COLUNA

Leia mais

Elielson de Matos Batista Fernanda Cristina Corrêa

Elielson de Matos Batista   Fernanda Cristina Corrêa Utilização de simulador de processos industriais integrado ao sistema supervisório para validação de lógicas e estratégias de controle em uma fábrica de celulose Elielson de Matos Batista E-mail: ebatista@klabin.com.br

Leia mais

DESTILAÇÃO. Prof.: Dr. Joel Gustavo Teleken

DESTILAÇÃO. Prof.: Dr. Joel Gustavo Teleken DESTILAÇÃO Prof.: Dr. Joel Gustavo Teleken Definição A destilação é o método de separação baseado no equilíbrio líquido-vapor de misturas. Quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida,

Leia mais

CONTROLE ANTECIPATORIO APLICADO A UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO AZEOTROPICA NÃO-CONVENCIONAL

CONTROLE ANTECIPATORIO APLICADO A UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO AZEOTROPICA NÃO-CONVENCIONAL VI CONRESSO NACIONAL DE ENENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONRESS OF MECHANICAL ENINEERIN 18 a 21 de agosto de 2010 Campina rande Paraíba - Brasil August 18 21, 2010 Campina rande Paraíba Brazil CONTROLE

Leia mais

Controle de uma Coluna de Destilação Azeotrópica Não Convencional Um Estudo de Caso Industrial

Controle de uma Coluna de Destilação Azeotrópica Não Convencional Um Estudo de Caso Industrial UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Controle de uma Coluna de Destilação Azeotrópica

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO PARA A SEPARAÇÃO DA MISTURA BTX BASEADA NA RESOLUÇÃO DO SITEMA DE EQUAÇÕES MESH.

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO PARA A SEPARAÇÃO DA MISTURA BTX BASEADA NA RESOLUÇÃO DO SITEMA DE EQUAÇÕES MESH. MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO PARA A SEPARAÇÃO DA MISTURA BTX BASEADA NA RESOLUÇÃO DO SITEMA DE EQUAÇÕES MESH. Edberg José Araújo dos Santos 1 ; Hiuquem Monteiro Lopes 1 ; David Oliveira

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO EM PLANTA PILOTO PARA PRODUÇÃO DE BIOETANOL HIDRATADO

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO EM PLANTA PILOTO PARA PRODUÇÃO DE BIOETANOL HIDRATADO OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO EM PLANTA PILOTO PARA PRODUÇÃO DE BIOETANOL HIDRATADO L. T. SCHNEIDER 1, G. BONASSA 1, C. de OLIVEIRA 1, J. T. TELEKEN 2, P. A. CREMONEZ 3, J. G. TELEKEN 1, 1 Universidade

Leia mais

Estudo e Simulação do Processo de Adoçamento de Gás Natural

Estudo e Simulação do Processo de Adoçamento de Gás Natural Estudo e Simulação do Processo de Adoçamento de Gás Natural A. F. B. Ferreira 1 e N. S. Amorim 2 1 Universidade do Estado do Amapá, Colegiado de Engenharia Química 2 Universidade Federal do Pará, Colegiado

Leia mais

Apresentação. Prezado Cliente, A Newness Broadcast agradece por você se tornar um usuário do N-Map Server.

Apresentação. Prezado Cliente, A Newness Broadcast agradece por você se tornar um usuário do N-Map Server. Apresentação Prezado Cliente, A Newness Broadcast agradece por você se tornar um usuário do N-Map Server. O desenvolvimento de um software como esse demanda muito planejamento, trabalho e testes, e fazemos

Leia mais

EFEITO DAS CONDIÇÕES DE ALIMENTAÇÃO SOBRE O PROCEDIMENTO DE PARTIDA DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO

EFEITO DAS CONDIÇÕES DE ALIMENTAÇÃO SOBRE O PROCEDIMENTO DE PARTIDA DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO VI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica 1/6 EFEITO DAS CONDIÇÕES DE ALIMENTAÇÃO SOBRE O PROCEDIMENTO DE PARTIDA DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO Steinmacher, F. R. 1*, Marangoni,

Leia mais

Curso de Farmácia. Operações Unitárias em Indústria Prof.a: Msd Érica Muniz 6 /7 Período DESTILAÇÃO Parte 2

Curso de Farmácia. Operações Unitárias em Indústria Prof.a: Msd Érica Muniz 6 /7 Período DESTILAÇÃO Parte 2 Curso de Farmácia Operações Unitárias em Indústria Prof.a: Msd Érica Muniz 6 /7 Período DESTILAÇÃO Parte 2 1 Destilação Fracionada As operações até agora descritas propiciam pouco enriquecimento do vapor

Leia mais

Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 2ª Lista de Exercícios (parte B) Profº Carlos Henrique Ataíde (agosto de 2013)

Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 2ª Lista de Exercícios (parte B) Profº Carlos Henrique Ataíde (agosto de 2013) Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 2ª Lista de Exercícios (parte B) Profº Carlos Henrique Ataíde (agosto de 2013) 1) Concurso Petrobras Engenheiro(a) de Processamento Junior

Leia mais

PROJETO DA MALHA DE CONTROLE DE UM PROCESSO DE HIDRÓLISE DE ANIDRIDO ACÉTICO EM CSTR

PROJETO DA MALHA DE CONTROLE DE UM PROCESSO DE HIDRÓLISE DE ANIDRIDO ACÉTICO EM CSTR PROJETO DA MALHA DE CONTROLE DE UM PROCESSO DE HIDRÓLISE DE ANIDRIDO ACÉTICO EM CSTR A. C. S. R. DIAS, B. R. BOTINHA, J. R. COSTA, C. S. O. TENIS e J. C. S. DUTRA LAMCES Laboratório de Métodos Computacionais,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO PARA UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM VENDAS DE TERNOS E CAMISAS SOCIAL 1 INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO PARA UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM VENDAS DE TERNOS E CAMISAS SOCIAL 1 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO PARA UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM VENDAS DE TERNOS E CAMISAS SOCIAL Victor Hugo Livani Zuliani 1 ; José Rafael Pilan 2 ¹Aluno do Curso de informática para

Leia mais

Ronaldo Guimarães Corrêa. Aula #3: Configurações de Controle

Ronaldo Guimarães Corrêa. Aula #3: Configurações de Controle Ronaldo Guimarães Corrêa Aula #3: Configurações de Controle São Carlos 2012 Trocadores de Calor Em geral, trocadores de calor são fáceis de controlar. O modelo dinâmico de um trocador de calor casco-tubo

Leia mais

UMA NOVA ESTRATÉGIA DE OTIMIZAÇÃO APLICADA À SEQUÊNCIA TERMICAMENTE ACOPLADA DE UM PROCESSO DA DESTILAÇÃO EXTRATIVA

UMA NOVA ESTRATÉGIA DE OTIMIZAÇÃO APLICADA À SEQUÊNCIA TERMICAMENTE ACOPLADA DE UM PROCESSO DA DESTILAÇÃO EXTRATIVA UMA NOVA ESTRATÉGIA DE OTIMIZAÇÃO APLICADA À SEQUÊNCIA TERMICAMENTE ACOPLADA DE UM PROCESSO DA DESTILAÇÃO EXTRATIVA K. D. BRITO, M. F. FIGUEIRÊDO, W. B. RAMOS, L. G. S. VASCONCELOS e R. P. BRITO Universidade

Leia mais

DESTILAÇÃO DE UMA MISTURA BINÁRIA AZEOTRÓPICA

DESTILAÇÃO DE UMA MISTURA BINÁRIA AZEOTRÓPICA Instituto Superior de Engenharia de Coimbra DESTILAÇÃO DE UMA MISTURA BINÁRIA AZEOTRÓPICA M.N. Coelho Pinheiro, B.P.M. Duarte, M.J. Moura, L.M.T. Santos 1 TRABALHO: Destilação de uma mistura binária azeotrópica

Leia mais

MONITORAMENTO E ANÁLISE DE MÁQUINAS E COMPONENTES

MONITORAMENTO E ANÁLISE DE MÁQUINAS E COMPONENTES MONITORAMENTO E ANÁLISE DE MÁQUINAS E COMPONENTES MONITORAMENTO DE VIBRAÇÃO E DIAGNÓSTICO COMUNICAÇÃO Visualização (TCP/IP) Detecção de anomalias como: Danos em rolamentos no spindle Desgaste ou defeitos

Leia mais

SIMULAÇÃO ROBUSTA DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO NA PLATAFORMA EMSO

SIMULAÇÃO ROBUSTA DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO NA PLATAFORMA EMSO SIMULAÇÃO ROBUSTA DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO NA PLATAFORMA EMSO ZUMACH, F.C, GUIRARDELLO, R. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Departamento de desenvolvimento de processos

Leia mais

SIMULAÇÃO E CONTROLE GLOBAL DE UMA PLANTA TÍPICA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

SIMULAÇÃO E CONTROLE GLOBAL DE UMA PLANTA TÍPICA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL SIMULAÇÃO E CONTROLE GLOBAL DE UMA PLANTA TÍPICA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL B. F. da SILVA 1, F. V. da SILVA 1 e J. E. SCHMITZ¹ 1Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química E-mail

Leia mais

Grupo de Banco de Dados IBILCE/UNESP Infraestrutura de Tecnologia. Padrão e requisitos mínimos

Grupo de Banco de Dados IBILCE/UNESP Infraestrutura de Tecnologia. Padrão e requisitos mínimos Infraestrutura de Tecnologia Padrão e requisitos mínimos Dezembro de 2018 1 1. Objetivos Este documento tem como objetivo orientar as unidades de saúde na montagem da infraestrutura mínima de tecnologia

Leia mais

Destilação Binária em Batelada

Destilação Binária em Batelada Destilação Binária em Batelada Prof. Universidade Federal do Pampa BA310 Curso de Engenharia Química Campus Bagé 29 de agosto de 2017 Destilação Binária em Batelada 1 / 24 Destilação Batelada São de 2

Leia mais

Γ INTRODUÇÃO AO IFIX

Γ INTRODUÇÃO AO IFIX Γ INTRODUÇÃO AO IFIX l O que é o ifix: - Software de automação industrial; - Fornece uma janela para o seu processo ; - Fornece dados em tempo real para a monitoração e aplicações de software. l As funções

Leia mais

Destilação Binária por Estágios

Destilação Binária por Estágios Destilação Binária por Estágios Prof. Universidade Federal do Pampa BA310 Curso de Engenharia Química Campus Bagé 21 de agosto de 2018 Destilação Binária por Estágios 1 / 40 Introdução Destilação Binária

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Desktop Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 2 1.1 - Objetivo... 2 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II -

Leia mais

ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA

ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA Aluno: Pedro Delbons Duarte de Oliveira Orientador: Carlos Valois Maciel Braga Introdução Em virtude da frequente

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas

Título do Slide Máximo de 2 linhas Título do Slide 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Aplicado a Automação Industrial Nelson Chimentão Júnior 09/17/2013 Título Automação do Slide Aplicada

Leia mais

Integração das Ferramentas do PI System a Simuladores de Processos Químicos Apresentador: Dr. Heleno Bispo da Silva Jr.

Integração das Ferramentas do PI System a Simuladores de Processos Químicos Apresentador: Dr. Heleno Bispo da Silva Jr. Integração das Ferramentas do PI System a Simuladores de Processos Químicos Apresentador: Dr. Heleno Bispo da Silva Jr. Copyright 2017 OSIsoft, LLC Agenda UFCG - Localização - Engenharia Química - Estrutura

Leia mais

PROJETO/ANÁLISE DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO BINÁRIA ASSISTIDOS POR COMPUTADOR FASE 1: MÉTODO McCABE-THIELE

PROJETO/ANÁLISE DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO BINÁRIA ASSISTIDOS POR COMPUTADOR FASE 1: MÉTODO McCABE-THIELE VI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica 1/7 PROJETO/ANÁLISE DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO BINÁRIA ASSISTIDOS POR COMPUTADOR FASE 1: MÉTODO McCABE-THIELE Souza, L. C. 1, Lossávaro,

Leia mais

Simulação da síntese de ETBE em coluna de destilação

Simulação da síntese de ETBE em coluna de destilação www.periodicos.ufes.br/lajer Simulação da síntese de ETBE em coluna de destilação Ana Paula Meneguelo 1*, Lorena Borges Martins 2 1 Professora do Programa de Pós-Graduação em Energia, Universidade Federal

Leia mais

ESTUDO EXPERIMENTAL DOS EQUILÍBRIOS ENTRE FASES COM APLICAÇÃO COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA PARA ENGENHARIA

ESTUDO EXPERIMENTAL DOS EQUILÍBRIOS ENTRE FASES COM APLICAÇÃO COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA PARA ENGENHARIA ESTUDO EXPERIMENTAL DOS EQUILÍBRIOS ENTRE FASES COM APLICAÇÃO COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA PARA ENGENHARIA ALENCAR REIS, A. R. 1 ; REGO, E. F. 2 ; MELO, R. A. C. 3 ; SOUZA, C. P. 4 Resumo

Leia mais

Remoto. Manual do Usuário

Remoto. Manual do Usuário Software do Backup Remoto Manual do Usuário Conteúdo Capítulo 1 Benvindo ao Software do Backup Remoto... 3 1.1 Visão Global... 3 1.2 Solicitação da configuração do computador... 3 1.3 Convencão... 3 Capítulo

Leia mais

MODELAGEM EMPIRICA PARA MAXIMIZAÇÃO DAVAZÃO DE ALIMENTAÇÃO DE UMA COLUNA FRACIONADORA DE PROPENO

MODELAGEM EMPIRICA PARA MAXIMIZAÇÃO DAVAZÃO DE ALIMENTAÇÃO DE UMA COLUNA FRACIONADORA DE PROPENO MODELAGEM EMPIRICA PARA MAXIMIZAÇÃO DAVAZÃO DE ALIMENTAÇÃO DE UMA COLUNA RACIONADORA DE PROPENO M. Q. ARAUJO 1, A. M.. ILETI 2, S. B. NEVES 3 1,2 Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Engenharia

Leia mais

V-Oktober Fórum PPGEQ

V-Oktober Fórum PPGEQ SIMULAÇÃO DINÂMICA DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO REATIVA PARA A PREDIÇÃO DE COMPORTAMENTO EM PARTIDAS P. B. Staudt, R. P. Soares, A. R. Secchi Grupo de Integração, Modelagem, Simulação Controle e Otimização

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e supervisórios. Sistemas supervisórios Interface Homem/Máquina

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e supervisórios. Sistemas supervisórios Interface Homem/Máquina Sistemas supervisórios Interface Homem/Máquina IHM: - somente recebe sinais do CLP e do operador; - somente envia sinais para o CLP atuar nos equipamentos instalados na planta; - arquiteturas mais modernas:

Leia mais

Apresentação da ATA de Registro de Preços da Solução Hiperconvergente Nutanix para o Sistema S

Apresentação da ATA de Registro de Preços da Solução Hiperconvergente Nutanix para o Sistema S Apresentação da ATA de Registro de Preços da Solução Hiperconvergente Nutanix para o Sistema S Sumário 1. O que é a Solução Nutanix? a) Virtualização em Alta Densidade b) Desempenho e Capacidade Linear

Leia mais

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Junho/2016 Sumário: 1. Pré-requisitos de instalação física e lógica do sistema Sisloc... 3 Servidores de Dados... 3 Servidores de Aplicação... 3

Leia mais

Faculdade SENAI Rio. Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial

Faculdade SENAI Rio. Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial Faculdade SENAI Rio Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial Laboratório de Eletrônica Possui kits didáticos de Eletrônica Analógica e Digital e diversos equipamentos tais como: osciloscópios

Leia mais

SISTEMA DE CONVERSÃO DE DADOS DE SIMULAÇÃO HIDRODINÂMICA DO SISBAHIA PARA O GNOME

SISTEMA DE CONVERSÃO DE DADOS DE SIMULAÇÃO HIDRODINÂMICA DO SISBAHIA PARA O GNOME SISTEMA DE CONVERSÃO DE DADOS DE SIMULAÇÃO HIDRODINÂMICA DO SISBAHIA PARA O GNOME Cabral, A. 1 ; Sperb, R. M. 2 ; Lima, G. 3 ; Mussi, C. S. 4 RESUMO A crescente demanda por estudos sobre a dispersão de

Leia mais

Análise de Sensibilidade de uma Unidade de Destilação Fracionada para Implementação de Controle com Ação Distribuída

Análise de Sensibilidade de uma Unidade de Destilação Fracionada para Implementação de Controle com Ação Distribuída Análise de Sensibilidade de uma Unidade de Destilação Fracionada para Implementação de Controle com Ação Distribuída Geysa N. Mello 1, Ricardo A. F Machado 2, Cintia Marangoni 1 (1) Mestrado em Eng. de

Leia mais

COMPARAÇÃO DE VAZÕES MÁXIMAS ENTRE GATEWAYS: PFSENSE E ROUTEROS (MIKROTIK) RESUMO

COMPARAÇÃO DE VAZÕES MÁXIMAS ENTRE GATEWAYS: PFSENSE E ROUTEROS (MIKROTIK) RESUMO COMPARAÇÃO DE VAZÕES MÁXIMAS ENTRE GATEWAYS: PFSENSE E ROUTEROS (MIKROTIK) Érika F. FREITAS 1 ; Guilherme A. SILVA 2 ; Luiz Carlos C. F. BRANQUINHO 3 RESUMO Este trabalho irá comparar dois sistemas operacionais

Leia mais

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Informações detalhadas dos jobs!

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Informações detalhadas dos jobs! CSI IT Solutions 2.5 solução CSI PrintManager G e s t ã o d e A m b i e n t e d e I m p r e s s ã o O CSI dá aos gestores de TI o poder de uma gestão integral através do acesso fácil às informações gerenciais

Leia mais

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS12EX-32K/OEM

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS12EX-32K/OEM Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSEX-K/OEM PROXSYS Versão. Agosto-04 Controlador Industrial CP-WS - Configurações de Hardware

Leia mais

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS TÍTULO DO TRABALHO: Uso do software Hysys na geração de dados dinâmicos para treinamento de uma rede neural visando a aplicação em

Leia mais

Desenvolvimento de Simulador Industrial para Processamento de Gás Natural

Desenvolvimento de Simulador Industrial para Processamento de Gás Natural Desenvolvimento de Simulador Industrial para Processamento de Gás Natural Leandro Siqueira Glória leandrosgloria@hotmail.com IFF Adelson Siqueira Carvalho adelsonsc@gmail.com IFF Farlen Souza Grillo farlensouzagrillo@gmail.com

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Identificar os recursos de Hardware necessários para execução do software planejado na unidade curricular de Programação Orientada a Objetos e Laboratório de Redes

Leia mais

Diagrama de Fases de Misturas

Diagrama de Fases de Misturas Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Diagrama de Fases de Misturas Diagramas de pressão de vapor Diagramas de Temperatura x Composição Equilíbrios líquido líquido Equilíbrios sólido líquido Diagrama

Leia mais

Destilação Binária por Estágios

Destilação Binária por Estágios Destilação Binária por Estágios Prof. Universidade Federal do Pampa BA310 Curso de Engenharia Química Campus Bagé 16 de agosto de 2016 Destilação Binária por Estágios 1 / 33 Introdução Destilação Binária

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2016 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

SQL Server Surface Area Configuration

SQL Server Surface Area Configuration SQL Server Surface Area Configuration Fonte dos dados abaixo: Herleson Paiva Pontes. Uma das tarefas rotineiras de um Administrador de Banco de Dados é configurar o SQL Server, estabelecendo os serviços

Leia mais

aio/pd?oc=cai3459u171421br024&model_id=inspiron aio

aio/pd?oc=cai3459u171421br024&model_id=inspiron aio 1 Orçamentos e especificações de máquinas. Tiago Quast Erhardt Leonel Prontuário: 1616099 Estação padrão: valor limite de até R$ 3000,00. Computador Novo Inspiron All-in-One 24 Série 3000 - Dell Valor:

Leia mais

ATMOSFÉRICA E A VÁCUO DE PETRÓLEO

ATMOSFÉRICA E A VÁCUO DE PETRÓLEO SIMULAÇÃO DE UMA UNIDADE DE DESTILAÇÃO ATMOSFÉRICA E A VÁCUO DE PETRÓLEO A. H. MUNHOZ Jr, G. BADER, L. CALARGE e M. TVRZSKÁ de GOUVÊA Universidade Presbiteriana Mackenzie, Escola de Engenharia, Departamento

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS. IFMT - Instituto Federal do Mato Grosso

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS. IFMT - Instituto Federal do Mato Grosso ATA DE REGISTRO DE PREÇOS IFMT - Instituto Federal do Mato Grosso 2 Objetivos 1. Fornecer informações sobre ata de Registro de Preço vigente que incluem produtos, serviços, softwares e soluções HP. 2.

Leia mais

Utilizando um OTS full scope para testar procedimentos de operação e inserir falhas

Utilizando um OTS full scope para testar procedimentos de operação e inserir falhas Utilizando um OTS full scope para testar procedimentos de operação e inserir falhas Qual é o procedimento mais delicado em uma usina termelétrica de ciclo combinado? Pode não haver uma resposta consensual

Leia mais

Estudo de caso SIMple

Estudo de caso SIMple Estudo de caso SIMple Sistema de enchimento de um tanque com controle de nível e de temperatura Sumário Sumário... 1 Introdução... 1 O modelo hidráulico geral... 2 A lógica de controle... 4 Resultados...

Leia mais

Manual Descritivo Serviços Atividades Produtos 2018

Manual Descritivo Serviços Atividades Produtos 2018 Manual Descritivo 0 Serviços Atividades Produtos 2018 Sumário Serviços ofertados e executados:... 3 Especificação de instalação elétrica industrial... 3 Diagramação e desenhos técnicos da instalação elétrica

Leia mais

MODELAGEM DO PONTO DE ORVALHO E DO PERCENTUAL DE CONDENSAÇÃO PARA O GÁS DE RECICLO DE UM REATOR DE POLIMERIZAÇÃO DE ETENO EM LEITO FLUIDIZADO

MODELAGEM DO PONTO DE ORVALHO E DO PERCENTUAL DE CONDENSAÇÃO PARA O GÁS DE RECICLO DE UM REATOR DE POLIMERIZAÇÃO DE ETENO EM LEITO FLUIDIZADO MODELAGEM DO PONTO DE ORVALHO E DO PERCENTUAL DE CONDENSAÇÃO PARA O GÁS DE RECICLO DE UM REATOR DE POLIMERIZAÇÃO DE ETENO EM LEITO FLUIDIZADO K. P. N. PIRES 1,, J. B. V. BASTOS, J. M. NIKIEL 3 1 Universidade

Leia mais

2 CONVERSÃO, SELETIVIDADE, RENDIMENTO E EFICIÊNCIA

2 CONVERSÃO, SELETIVIDADE, RENDIMENTO E EFICIÊNCIA 2 CONVERSÃO, SELETIVIDADE, RENDIMENTO E EFICIÊNCIA 2.1 CONVERSÃO É a fração da alimentação ou de algum material chave na alimentação que é convertida em produtos. % conversão = 100 x (mols ou massa da

Leia mais

FUNCIONAMENTO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO

FUNCIONAMENTO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO FUNCIONAMENTO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO DESTILAÇÃO MULTI-ESTÁGIOS Obtém a concentração desejada porém em quantidades reduzidas MULTI-ESTÁGIOS FRACIONADA fonte de resfriamento fonte de aquecimento O vapor

Leia mais

SISTEMA DE TREINAMENTO EM ROBÓTICA MODELO: ED-7255

SISTEMA DE TREINAMENTO EM ROBÓTICA MODELO: ED-7255 SISTEMA DE TREINAMENTO EM ROBÓTICA MODELO: CARACTERÍSTICAS Interface USB Consiste em uma garra e 5 eixos verticais multi articulados. Sensor de Posição LVDT Tipo-Absoluto para cada eixo e não exige nenhum

Leia mais

N1040. Controlador de Temperatura

N1040. Controlador de Temperatura Controlador de Temperatura N1040 O controlador de temperatura N1040 reúne baixo custo e alta precisão com ação PID. Tem profundidade de somente 80 mm, sistema de conexão elétrica removível, duas saídas

Leia mais

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN 2005.1 Objetivos do Capítulo Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Caracterização dos elementos

Leia mais

Roberto Machado 21/ago/2008. Painéis Inteligentes de Baixa Tensão Automation World 2008

Roberto Machado 21/ago/2008. Painéis Inteligentes de Baixa Tensão Automation World 2008 ABB Group - 1 Roberto Machado 21/ago/2008 Painéis Inteligentes de Baixa Tensão Automation World 2008 Porque utilizar Sistemas Inteligentes! " ABB Group - 2 - Evolução das Tecnologias Inteligentes #! $

Leia mais

Minicurso: Introdução ao DWSIM. Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira

Minicurso: Introdução ao DWSIM. Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira Minicurso: Introdução ao DWSIM Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira O DWSIM pode ser obtido na página do desenvolvedor: http://dwsim.inforside.com.br/wiki/index.php?title=downloads Tutorial: Introdução ao

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS

MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS INTRODUÇÃO MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS O objetivo geral da modelagem matemática de sistemas é habilitar o aluno a aplicar métodos científicos de forma obter um modelo matemático que descreva o comportamento

Leia mais

Operations Research Serviços de Redes

Operations Research Serviços de Redes Serviços de Redes 3º Ano / 1º Semestre 2017 lvilanculos@up.ac.mz Curso de Informática Docente: Luís Vilanculos 1 Virtualização Para entender perfeitamente o conceito da tecnologia, deve-se traçar um paralelo

Leia mais

6. O SISTEMA DE CONTROLE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA

6. O SISTEMA DE CONTROLE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA 71 6. O SISTEMA DE CONTROLE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA 6.1 SOFTWARE DIDÁTICO O sistema de controle que compreende um software didático e um hardware de aquisição de dados, poderá servir como ferramenta didática

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI a 10 de outubro. Olinda - Pernambuco - Brasil

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI a 10 de outubro. Olinda - Pernambuco - Brasil XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Simulador de Treinamento de Operação de Subestações à distância Eduardo Luiz Martins

Leia mais

Projeto de Pesquisa:

Projeto de Pesquisa: FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POLO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO VALE DO PARANHANA/ENCOSTA DA SERRA 9º e 10º Relatórios Trimestrais Projeto de Pesquisa: Controle e Monitoramento On-Line Aplicado

Leia mais

Introdução a Disciplina de Controle Supervisório. Prof. Leandro Castilho Brolin

Introdução a Disciplina de Controle Supervisório. Prof. Leandro Castilho Brolin AULA 12 - LTC36B Introdução a Disciplina de Controle Supervisório Prof. Leandro Castilho Brolin UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná DAELN Departamento de Eletrônica RESUMO (1) Controle por

Leia mais

Instalação do Papercut MF

Instalação do Papercut MF Instalação do Papercut MF O software Papercut está disponível sem restrições pelo período de 40 dias. Esse tempo lhe permite avaliar diversos recursos e funções que o software tem a oferecer. Caso adquira

Leia mais

Roteiro das Práticas 1 a 3

Roteiro das Práticas 1 a 3 Roteiro das Práticas 1 a 3 Destilação e Absorção/Umidificação Prof. Universidade Federal do Pampa Curso de Engenharia Química Campus Bagé 10 de agosto de 2017 Destilação e Absorção 1 / 13 Operações por

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 104/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais