COMPLEMENTARES PARA PROVA PERIÓDICA DO DIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPLEMENTARES PARA PROVA PERIÓDICA DO DIA"

Transcrição

1 ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS e ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA PROVA PERIÓDICA DO DIA 23/05/17. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Paula 6º. Ano: 161 e 162 Identificar o NUMERAL e suas subclasses: CARDINAIS, ORDINAIS, FRACIONÁRIOS E MULTIPLICATIVOS. (pág. 18 a 31 da apostila 2) Escrever por extenso os numerais ordinais e seus correspondentes. Escrever corretamente: uso do X e CH pág. 29 da ap. 2 Identificar o VERBO, verificando se é uma AÇÃO, ESTADO ou MUDANÇA DE ESTADO ou FENÔMENO DA NATUREZA. (PÁG. 44 E 45) Reconhecer o VERBO e suas flexões: PESSOA, NÚMERO, TEMPO e MODO. (Pág. 46 e 47) Indicar a qual das TRÊS CONJUGAÇÕES VERBAIS, o verbo pertence. (pág. 47) Perceber a função dos MODOS E TEMPOS VERBAIS. (Veja, no caderno, o que cada modo e tempo expressam e págs. 45 e 47) Memorizar os MODELOS DE CONJUGAÇÃO verbal: AMAR, BEBER e PARTIR. (a conjugação está no caderno, mas você pode consultar na internet ( ou reconhecer as FORMAS NOMINAIS: INFINITIVO, PARTICÍPIO e GERÚNDIO (pág. 47) reconhecer as LOCUÇÕES VERBAIS e explicar como são formadas.(pág. 47) Empregar os verbos nos tempos do MODO INDICATIVO e SUBJUNTIVO.(Para isso refaça as três fichas sobre verbos coladas no caderno) Escrever corretamente os VERBOS TERMINADOS em JAR, -GER, E GIR (pág. 58) Distinguir as terminações RÃO e RAM. (pág. 48) Memorize as DICAS abaixo:, Modo Indicativo Presente: - - Pretérito perfeito - - Pretérito imperfeito: - va, - ve (verbos da 1ª conjugação) Eu amava, tu amavas... - ia, - ie (verbos da 2ª e 3ª conjugações) Eu bebia, eu partia... Pretérito mais que perfeito - ra, - re (fraco) Eu amara, eu bebera, eu partira Futuro do presente: - ra, - re (forte) Eu amarei, eu beberei, eu partirei... Futuro do pretérito -ria, - rie (amaria, beberia, partiria) Modo Subjuntivo Presente: - e verbos da 1ª conjugação Que eu ame, tu ames... - a - verbos da 2ª e 3ª conjugações

2 Que eu beba, que eu parta... Pretérito imperfeito: - sse Se eu amasse, se eu bebesse, partisse Futuro - r Se/ quando eu amar... Atividades complementares: módulos 14 e Identifique os numerais sublinhando-os. A seguir, classifique-os em: CARDINAL, ORDINAL, MULTIPLICATIVO ou FRACIONÁRIO: a) Fernanda comeu um terço da torta. b) Esse filme é de segunda categoria. c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola. d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa. 2. Analise o contexto da frase em que a palavra em destaque foi empregada e responda se é artigo indefinido ou numeral. a) Acabou comprando só um quilo de carne, tão assustado ficou com o preço. b) Comprou um produto qualquer da cesta básica para doar à campanha. c) O departamento de vendas precisa de um funcionário bem desinibido. d) O departamento de vendas precisa apenas de um funcionário. 3. Escreva por exetenso: a) 83º. b) 38º. c) capítulo III d) capítulo XI e) século II f) século XX d)

3 4. Complete as frases com o numeral multiplicativo correto: a) Quarenta e nove é o de sete. b) Cento e dez é o de onze. c) Vinte e cinco é o de cinco. d) Dez mil é o de cem. e) Quarenta é o de vinte. f) Quinze é de cinco. 5. Leia as frases seguintes observando os verbos: Ele se saiu da cidade. Mariana estava aborrecida com os amigos. João correu até a escola. Agora faça o que é pedido sobre os verbos destacados acima: a) Identifique e copie o verbo de cada frase. b) Indique o tempo e modo. c) Coloque-os no infinitivo e indique a qual conjugação cada um pertence. d) Indique se apontam ação, estado ou fenômeno natural. 6. Complete as frases com os verbos no pretérito imperfeito do indicativo. (ideia de continuidade) a) Ele música no momento em que nós chegamos.(escutar) b) Nós os doces, quando bateram à porta.(repartir) c) Cristiano a campainha tocou.(telefonar) d) No momento em que começou o jogo, Paula um refrigerante. (beber) e) Quando eu era criança bola e nos mais novos. (chutar e bater) 7. Complete as frases com os verbos dos parênteses no pretérito perfeito do indicativo. (ação concluída antes do momento da fala) a) O meu pai não a pia por falta de material. (consertar) b) O ônibus longe do ponto porque o pneu. (parar/furar) c) Eu o meu skate ontem, já que praticar outro esporte. (vender/resolver) d) No treino, Glauco e marcos seis quarteirões. ( correr) e) O professor nunca distinguir um gêmeo do outro. (conseguir) 8. Complete as frases com o pretérito mais que perfeito do indicativo. (indica que uma ação foi concluída antes de uma ação do pretérito perfeito) a) O aluno já o livro quando o professor entrou. (fechar) b) Eu o prédio e de elevador pouco antes de a energia acabar. (visitar/subir) c) Nós o trabalho antes de você nos chamar. (acabar) d) O dia não ainda e eu já o ônibus para ir à escola. ( amanhecer/tomar) e) Pedrinho já a bicicleta quando o pai dele chegou. (consertar).

4 9. Reescreva as frases anteriores, usando a forma composta do mais que perfeito.(esta forma verbal é a mais usada na linguagem coloquial) a) O aluno já tinha fechado o livro quando o professor entrou. (fechar) b) c) d) e) 10. Escreva se os verbos em destaque estão no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo. a) Ao chegar, papai, levará, um susto com o novo computador. b) Eles procurariam em todos os lugares até que o cachorro aparecesse. c) Eu não trocaria esse show de dança por uma viagem. d) Os atleta partiriam logo cedo para participar do campeonato. 11. Observe os exemplos: Se eu repartisse o dinheiro, não sobraria nada. (pret. Imp.sub.) (fut. Pret.ind) Quando eu repartir o dinheiro, não me sobrará nada. (fut. Subj.) (fut. Pres. ind.) a) Se eu resumisse esse texto, mais sobre ecologia. (aprender) Quando eu resumir esse texto, mais sobre ecologia. b) Se eu comesse mais verduras e frutas, uma vida mais saudável.(ter) Quando eu comer mais verduras e frutas, uma vida mais saudável. c) Se nós o chá( beber), você também (beber) Quando nós o chá, você também. 12. Complete as frase abaixo com os verbos dos parênteses. Preste atenção se usará a terminação RAM ou RÃO. a)as crianças, ontem, de roda no recreio, mas amanhã elas de amarelinha. ( brincar) b) Os meninos bola a semana passada e na próxima semana vídeo game. (jogar) c) Os excursionistas o dinheiro para o lanche de ontem, mas amanhã não ( repartir) d) Ontem, na festa, todos pizza; na próxima churrasco. ( comer) e) Os atletas ainda na os treinos. Mas, assim. Que o campeonato começar, eles. (interromper) 8. Complete as frases com o verbo entender no tempo adequado ao contexto. Em seguida, identifique o tempo e o modo dos verbos completados, a) Vivendo uma nova vida talvez eu as mulheres. b) Se eu as mulheres escreveria um livro.

5 c) Quando eu as mulheres escreverei um livro sobre elas. 9. Identifique em qual dos modos verbais está cada uma das formas verbais destacadas nas frases seguintes: I. Modo Indicativo (indica a ação de modo certo, exato, preciso) II Modo Subjuntivo. (indica a ação que se passa de modo duvidoso, incerto) III. Imperativo (indica uma ordem, um pedido, uma súplica) a) Não fume neste local! ( ) b) Ela telefonou para mim. ( ) c) Ah, que bom se eu tirar uma boa nota...( ) d) Adorei este livro! ( ) e) Não grite assim! ( ) f) Apareça lá em casa no feriado. ( ) g) Tomara que a prova seja adiada. ( ) h) Se eu pudesse... ( ) i) Talvez eu apareça hoje. ( ) j) O nascer do sol foi maravilhoso hoje. ( ) JUSTIFIQUE A RESPOSTA DADA NA LETRA A. 10. Complete. FORMAS NOMINAIS INFINITIVO GERÚNDIO PARTICÍPIO falar andando vendendo partido 11. Nas frases seguintes identifique a locução verbal e indique como ela é formada. Veja o exemplo: Ele já tinha saído para a prova do Enem. Locução verbal: tinha saído; verbo auxiliar tinha + verbo principal no particípio saído a) Agora eles estão cantando. b) Você vai estudar? c) Estou lendo o jornal. d) Eu tenho estudado para o vestibular.

6 Leia a tirinha: 12. Nas frases seguintes você indicará qual é a locução verbal e, em seguida, reescreva-as substituindo a locução por um único verbo. a) Gravei você dizendo que vai me chantagerar b) Agora vou te chantagear 13. O uso de uma locução verbal ou um único verbo é mais adequado a uma tirinha? Explique. 14. Complete com G ou J. Explique sua resposta. a) Su ei b) Fin_iu c) Desse i d) Plane_em e) Encora_emos f) Arran_ei g) Desse_i 15. Complete com X ou CH. A seguir, embaixo de cada coluna, escreva a regra que justifica a ortografia. En ugar Cai a Bru_aria En ente En aqueca Pei e _apelaria En er En ergar Amei a aveiro En ada Fei_ e _uveiro En oval Trou_a Fle_ada En _ erido Frou_ o Ma_ucado

Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: SAIU, ESTAVA E CORREU. SAIU E CORREU: PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO ESTAVA: PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO

Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: SAIU, ESTAVA E CORREU. SAIU E CORREU: PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO ESTAVA: PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: VERBO III EXERCÍCIOS (Revisão) 1.. Leia as frases seguintes observando os verbos: Ele se saiu da cidade. Mariana estava aborrecida com os amigos. João correu até a escola.

Leia mais

Verbo é a palavra variável que:

Verbo é a palavra variável que: 1ª. PARTE pode vir precedida pelos pronomes pessoais retos: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas, que representam as pessoas gramaticais ou pessoas verbais. Verbo é a palavra variável que: muda as terminações

Leia mais

Português. Flexão Verbal de Tempo (Presente, Pretérito, Futuro) Professor Arthur Scandelari.

Português. Flexão Verbal de Tempo (Presente, Pretérito, Futuro) Professor Arthur Scandelari. Português Flexão Verbal de Tempo (Presente, Pretérito, Futuro) Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português FLEXÃO VERBAL DE TEMPO (PRESENTE, PRETÉRITO, FUTURO) Tempos verbais 1.

Leia mais

Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano)

Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano) Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano) Observe as palavras nas frases: 1. Dois terços dos eleitores votaram nos partidos de oposição. votaram

Leia mais

NUMERAL. 1) Complete com o numeral conveniente: a) Hoje é o dia da semana.

NUMERAL. 1) Complete com o numeral conveniente: a) Hoje é o dia da semana. Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa (gramática) 1) Complete com o numeral conveniente: a) Hoje é o dia da semana. NUMERAL b) No dia do mês de setembro proclamou-se

Leia mais

1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique quanto a conjugação verbal, forma nominal, tempo e modo verbal.

1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique quanto a conjugação verbal, forma nominal, tempo e modo verbal. Sistema de Ensino São Benedito Cuiabá, de de 2011 Atividades de Língua Portuguesa Série: 7º Ano Assuntos: Conjugação Verbal/Imperativo e Formas nominais. 1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique

Leia mais

VERBOS. Profª Giovana Uggioni Silveira

VERBOS. Profª Giovana Uggioni Silveira VERBOS Profª Giovana Uggioni Silveira AÇÃO ESTADO FENÔMENOS DA NATUREZA FORMAS NOMINAIS DO VERBO Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) terminados em AR - 1ª conjugação terminados em

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves VERBO É a palavra que indica ação, fato ou fenômeno da natureza, situados no tempo. Exemplo: Nosso time jogou bem. Ação A sobremesa ficou deliciosa. Estado Está chovendo bastante em Recife. Fenômeno CONJUGAÇÃO

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 6º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia os quadrinhos, prestando atenção às palavras destacadas:

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica e reveja os

Leia mais

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira VERBO I Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira Que dó dos passarinhos! Quanto vento! Que frio! Chove tanto As roseiras

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 7º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português 1 Complete as orações, flexionando os verbos entre parênteses: a) Se eles logo, ainda dará tempo de ao cinema.

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 7º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa 1) Complete as orações, flexionando os verbos entre parênteses: a) Se eles logo, ainda dará tempo

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II. Modo Verbal. Prof: Caliana Medeiros

Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II. Modo Verbal. Prof: Caliana Medeiros Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II Modo Verbal Prof: Caliana Medeiros O que é o VERBO? São palavras que exprimem ação física ou mental, estado, fenômenos

Leia mais

O modo Imperativo. Ex. Caminhe todos os dias, para a saúde melhorar. Estude no Colégio Aprovação. Confie em mim.

O modo Imperativo. Ex. Caminhe todos os dias, para a saúde melhorar. Estude no Colégio Aprovação. Confie em mim. O modo Imperativo O modo imperativo expressa ordem, pedido ou conselho. Ex. Caminhe todos os dias, para a saúde melhorar. Estude no Colégio Aprovação. Confie em mim. Imperativo Afirmativo O Imperativo

Leia mais

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz.

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz. Verbo Definição é a palavra que indica ação, fenômeno, estado ou mudança de estado, fato. ação: Chamei meus amigos. fenômeno: Garoava naquela noite. estado ou mudança de estado: Estava resfriada. Fiquei

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

Categorias morfossintáticas do verbo

Categorias morfossintáticas do verbo Categorias morfossintáticas do verbo A- Tempo O tempo identifica o momento em que se realiza a ação. Presente: situa a ação no momento da enunciação. Pretérito: situa a ação num momento anterior ao da

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Centro Your logo Educacional Adventista do Gama. Verbos. Professora Eliene Lacerda

Centro Your logo Educacional Adventista do Gama. Verbos. Professora Eliene Lacerda Centro Your logo Educacional Adventista do Gama Verbos Professora Eliene Lacerda Significação Quanto ao significado, o verbo é uma palavra que comunica: 1. Uma ação: Cláudio plantou uma árvore. 2. Um estado:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR NOME: DATA: / /2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO / 2º TRIMESTRE ANO: 7º TURMA: TURNO: Matutino Vespertino Assinatura do Responsável: PROFESSORA: ROSANA NOTA: VALOR: 12,0 pontos Questão 01. Preencha as tabelas

Leia mais

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída?

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída? VERBO CONTINUAÇÃO III FLEXÃO DE TEMPO TEMPOS VERBAIS A) Modo Indicativo Leia esta piada: Chovia há três dias sem parar e o campo de futebol estava completamente inundado. Era domingo e sem futebol o pessoal

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Verbo. Professora: Caliana Medeiros.

Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Verbo. Professora: Caliana Medeiros. Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre Verbo Professora: Caliana Medeiros. Verbo é a palavra que indica ação (física ou mental praticada ou sofrida pelo sujeito), fato (de que o

Leia mais

Verbos. Professora Fátima.

Verbos. Professora Fátima. Verbos Professora Fátima. VERBO É uma palavra que indica uma ação, estado ou fenômeno, situando-os no tempo. Podemos flexioná-lo em número, pessoa, tempo, modo e forma nominal. NÚMERO Há duas flexões:

Leia mais

Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra.

Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra. Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra. Ações pedalar correr jogar Estado Fenômenos da Natureza VERBO É a palavra variável que: futuro. pode ser conjugada no passado (pretérito), presente e indica

Leia mais

TEMPOS VERBAIS Os tempos verbais indicam fatos que acontecem no momento da fala, fatos conclusos, fatos não concluídos no momento em que estavam sendo observados e fatos que acontecem depois do momento

Leia mais

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira EMPREGO DOS TEMPOS E MODOS VERBAIS Prof. Everson Pereira MODOS VERBAIS Há três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. O indicativo é usado quando se toma como real ouverdadeiroaquiloquesefalaouseescreve.

Leia mais

TER Língua Portuguesa 6º ANO

TER Língua Portuguesa 6º ANO TER Língua Portuguesa 6º ANO Nome nº Professoras: Elisabete e Ana Paula Verbo I Leia: A gansa que punha ovos de ouro Um homem possuía uma gansa que, toda manhã, punha um ovo de ouro. Vendendo esses ovos

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua portuguesa Desafio de Português 4 ano EF 3D 2016 1/ 6 1. Leia o texto a seguir CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2016 Língua portuguesa Direção: Ano : 4 Ef a) Agora, indique o gênero

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DO VERBO Para que possamos iniciar a segunda parte do tutorial Emprego do verbo, vamos relembrar alguns aspectos do tutorial passado: MODO INDICATIVO É o modo verbal que expressa um fato real,

Leia mais

Verso é uma linha de um poema; estrofe é cada um dos conjuntos de versos em que se divide o poema.

Verso é uma linha de um poema; estrofe é cada um dos conjuntos de versos em que se divide o poema. ORIENTAÇÃO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: PAULA 6os. ANOS (161 e 162) Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: COMO ESTUDAR? 1. Ler a teoria que, neste material, está nos

Leia mais

VERBO. Pessoa e número O verbo sofre flexões de acordo com a pessoa do discurso a que se refere, podendo apresentar formas no singular e no plural.

VERBO. Pessoa e número O verbo sofre flexões de acordo com a pessoa do discurso a que se refere, podendo apresentar formas no singular e no plural. VERBO Definição é a palavra que indica ação, fenômeno, estado ou mudança de estado, fato. ação: Chamei meus amigos. fenômeno: Garoava naquela noite. estado ou mudança de estado: Estava resfriada. Fiquei

Leia mais

ESTUDO DO VERBO TEMPOS DO MODO INDICATIVO. Profª Fernanda Machado

ESTUDO DO VERBO TEMPOS DO MODO INDICATIVO. Profª Fernanda Machado ESTUDO DO VERBO TEMPOS DO MODO INDICATIVO Profª Fernanda Machado O que é o VERBO? Verbo é uma categoria que expressa um fato, um acontecimento.(rocha Lima) É uma classe gramatical complexa e abrangente,

Leia mais

Material de Apoio. Português 3 o ano. 1 Complete as frases com os verbos dos quadros de acordo com o sentido da frase. gosta estudar mora ouvir

Material de Apoio. Português 3 o ano. 1 Complete as frases com os verbos dos quadros de acordo com o sentido da frase. gosta estudar mora ouvir Material de Apoio Português 3 o ano 1 Complete as frases com os verbos dos quadros de acordo com o sentido da frase. gosta estudar mora ouvir a) Estudar é dever de todos os alunos. b) Adoro músicas. c)

Leia mais

Verbos PROFESSORA CAMILLA

Verbos PROFESSORA CAMILLA Verbos PROFESSORA CAMILLA Conceituando Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: ação; estado; fenômeno; ocorrência; desejo.

Leia mais

VERBOS. Prof. Cleo Kuhn

VERBOS. Prof. Cleo Kuhn VERBOS Prof. Cleo Kuhn Conceito Verbo é uma palavra com origem no termo em Latim "verbum", que significa "palavra". Na Grática da Língua Portuguesa, designa a classe de palavras que indic ação, uma situação

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Advérbio Ele bebeu muito. (Adv. Intensidade)

Advérbio Ele bebeu muito. (Adv. Intensidade) Estudante: Educador: Angela Régia 7º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Advérbio Ele bebeu muito. (Adv. Intensidade) Na frase acima o advérbio muito está intensificando o sentido do verbo BEBER.

Leia mais

M O D O S V E R B A I S I N D I C A T I V O / S U B J U N T I V O / I M P E R A T I V O

M O D O S V E R B A I S I N D I C A T I V O / S U B J U N T I V O / I M P E R A T I V O Centro Educacional MENINO JESUS Aluno (a): Data: / / Professor (a): Disciplina: L. Portuguesa 6ª série / 7º ano: M O D O S V E R B A I S I N D I C A T I V O / S U B J U N T I V O / I M P E R A T I V O

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 O mundo fica mais bonito com a sua presença. Você é o que há de

Leia mais

Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado

Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado Definição São palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Flexionam-se em número, pessoa,

Leia mais

Português. Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari.

Português. Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari. Português Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português FLEXÃO VERBAL DE MODO (INDICATIVO, SUBJUNTIVO, IMPERATIVO) Texto

Leia mais

Conjugações verbais. Terceira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ir (V.T. -i): fugir, cair, dormir, etc.

Conjugações verbais. Terceira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ir (V.T. -i): fugir, cair, dormir, etc. Conjugações verbais Os verbos estão agrupados, de acordo com a vogal temática, em três conjugações: Primeira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ar (V.T. -a): desviar,

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS FLEXÕES VERBAIS Verbo palavra que exprime um processo. Pode indicar ação, estado ou mudança de estado e fenômeno da natureza. Os verbos possuem cinco flexões:

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professor: Walkyria Disciplina: Língua Portuguesa Nome: n o : Ano: 7º 2º bimestre ORIENTAÇÕES: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS

Leia mais

O homem nunca pisou na Lua?

O homem nunca pisou na Lua? TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 21/05/2018 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS OLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO 7º ano CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS 1) Quem é o sujeito de uma oração? Nas orações, o sujeito é um substantivo ou pronome com

Leia mais

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa.

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa. AULA 04 GRAMÁTICA VERBO O verbo indica: Ação: Beijaram-se ininterruptamente. Estado (verbo de ligação): Estou livre Fenômenos naturais: Nevou durante três dias Ocorrências: Aconteceram acidentes no sábado.

Leia mais

REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO. Profª. Fernanda Machado

REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO. Profª. Fernanda Machado REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO Profª. Fernanda Machado 1 Os tempos do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, pretérito imperfeito, futuro do presente

Leia mais

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela?

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela? VERBO CONSTRUINDO O CONCEITO Leia esta história em quadrinhos: 1. Nos três primeiros quadrinhos, o Menino Maluquinho dá uma série de ordens ao cãozinho. a) Que palavras traduzem essas ordens? b) Qual foi

Leia mais

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ 1) Leia: EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ A respeito da relação entre os fonemas e as letras, assinale os itens que expressam essas conclusões: (a) Um fonema

Leia mais

3. Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais:

3. Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL PROFA. CARLA MANFRINATO 6 ANO A VESPERTINO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA VALOR 0,0 2,0 1. Complete com numeral conveniente: a) Hoje é o dia da semana. b) No dia do mês de

Leia mais

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA 1) Determine a quantidade de fonemas e de letras das palavras: a) carro- b) avião- c) motocicleta- d) caminhão- e) kombi-

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR IZABELE HOZARA DISCIPLINA PORTUGUÊS SIMULADO: P7 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 601 Questão

Leia mais

A GANSA QUE PUNHA OVOS DE OURO

A GANSA QUE PUNHA OVOS DE OURO Revisional 7º ano 3 bimestre Língua Portuguesa 1. Nas frases a seguir, transforme o adjunto adnominal, representado por uma locução adjetiva, em adjetivo. Veja o exemplo: Minha confiança sem limites pôs

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO EXERCÍCIO COMPLEMENTAR 1. Leia o texto e depois

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 33 Modos verbais: Subjuntivo

Bárbara da Silva. Português. Aula 33 Modos verbais: Subjuntivo Bárbara da Silva Português Aula 33 Modos verbais: Subjuntivo Modo subjuntivo Quando o verbo expressa uma possibilidade, suposição, condição, etc, o chamamos de subjuntivo. O modo subjuntivo apresenta os

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

RECUPERAÇÃO PARALELA ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: RECUPERAÇÃO PARALELA ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Você deverá saber: 1. Identificar numa situação de comunicação os elementos da comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal,

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES II DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO EXERCÍCIO COMPLEMENTAR 1. Leia o texto abaixo

Leia mais

MODO SUBJUNTIVO. Profª Fernanda Machado

MODO SUBJUNTIVO. Profª Fernanda Machado MODO SUBJUNTIVO Profª Fernanda Machado MODOS Os modos verbais indicam diferentes maneiras de um fato ser expresso. MODO INDICATIVO Indica um fato certo. Ex: Ele canta no teatro hoje à noite. MODO SUBJUNTIVO

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades. Abraham

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA REVISÃO PROFESSORA CAMILLA RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal Prof Carlos Zambeli A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo,

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO MODO INDICATIVO

PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO MODO INDICATIVO PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO MODO INDICATIVO Pretérito perfeito composto formas Forma-se o Pretérito perfeito composto Do indicativo com o verbo auxiliar TER no Presente do indicativo e o particípio passado

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 6º Ano: Nº Professora: Fabiana Gomes Data: / /2016 COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma. Gabriel García Márquez Prova Redações: R1 + R2 +

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação ROTEIRO DE ESTUDOS E TRABALHO 2015 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 7 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica

Leia mais

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria Língua Portuguesa Compreensão de Textos Maria Tereza Faria Semântica dos artigos Definidos (o / a / os / as) Finalidade de individualizar, destacar, determinar objeto ou ser. O sinal já vai bater. (conhecimento

Leia mais

Revisão P6. 1- ESCREVA qual é o verbo infinitivo e a conjugação de cada verbo a seguir. a) passearam: b) sorriram: c) compartilham: d) apresentará:

Revisão P6. 1- ESCREVA qual é o verbo infinitivo e a conjugação de cada verbo a seguir. a) passearam: b) sorriram: c) compartilham: d) apresentará: Atividade de Estudo de Português Revisão P6 4º ano 1- ESCREVA qual é o verbo infinitivo e a conjugação de cada verbo a seguir. a) passearam: b) sorriram: c) compartilham: d) apresentará: e) entendem: f)

Leia mais

Cronograma - 4º Bimestre / 2016

Cronograma - 4º Bimestre / 2016 COLÉGIO ADVENTISTA JARDIM DOS ESTADOS Prof.: Juliano Disciplina: Língua Portuguesa Série: 6º Ano 3 a 7/10 10 a 14/10 Recesso de 10 a 12 17 a 21/10 24 a 28/10 31/10 a 4/11 Feriado dia 2 7 a 11/11 14 a 18/11

Leia mais

O Conto da Mentira Rogério Augusto

O Conto da Mentira Rogério Augusto PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Leia o texto e resolva às questões

Leia mais

RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto.

RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. RETOMADA 01 Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. 1. Na sala, você produziu um poema visual chamado caligrama.

Leia mais

4.2 Emprego de tempos e modos. verbais. O que é verbo? Os verbos flexionam-se em: número; pessoa; modo; tempo; voz.

4.2 Emprego de tempos e modos. verbais. O que é verbo? Os verbos flexionam-se em: número; pessoa; modo; tempo; voz. 4.2 Emprego de tempos e modos O que é verbo? Os verbos flexionam-se em: número; pessoa; modo; tempo; voz. verbais. As três conjugações: 1ª conjugação - ar: cantar, estudar, trabalhar 2ª conjugação - er:

Leia mais

VERBO. Flávia Andrade

VERBO. Flávia Andrade VERBO Flávia Andrade DEFINIÇÃO Verbo é a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno natural e outros processos, flexionando-se em pessoa, número, modo, tempo e voz. a. Ação: andar, causou,

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO

FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO Albânia Nogueira 7º TEXTO I FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO Leia o poema a seguir, de Mário Quintana, e responda às questões de 1 a 4. Ritmo Na porta a varredeira varre o cisco varre o cisco varre o cisco

Leia mais

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go p s PORTUGUÊS 2 o Ano Lista: 01 Data: 07 / 03 / 2018 Aluno (a): Nº Colégio Flamboyant Fone (62) 3281-1544 Setor Alto da Glória Goiânia - Go 01- Identifique os verbos e locuções verbais dos períodos a seguir

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios Resoluções de Exercícios COMPREENSÃO TEXTUAL E GRAMÁTICA II 01 Compreensão da Ideia Central do Texto; o Estudo do Verbo: Conceito, Conjugação e Estrutura C) Sorrísseis Sorr- (radical); -i- (vogal temática);

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2016 1/ 6 1. Observe a gravura. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Quem aguenta coruja

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1. Leia a história a seguir. A) O que deixa este texto engraçado é: (a) o fato do supermercado

Leia mais

Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta:

Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Problemas para você resolver Leia

Leia mais

As postagens deverão ser entregues na primeira semana de aulas. Atividades de Língua Portuguesa 3ºs Anos - Valor (5,0)

As postagens deverão ser entregues na primeira semana de aulas. Atividades de Língua Portuguesa 3ºs Anos - Valor (5,0) Disciplina : Língua Portuguesa Professora: Barueri, / 08 / 2010 Nome: 2ª postagem n.º 3º ano As postagens deverão ser entregues na primeira semana de aulas. Atividades de Língua Portuguesa 3ºs Anos - Valor

Leia mais

Prof. Aramis de Cássio Internet: twitter:

Prof. Aramis de Cássio Internet:    twitter: Prof. Aramis de Cássio Internet: www.blogdoaramis.wordpress.com e-mail: aramisdecassio@rocketmail.com twitter: www.twitter.com/aramisdecassio São palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e

Leia mais

Formato dos Dicionários Unitex-PB

Formato dos Dicionários Unitex-PB APÊNDICE A E ste apêndice tem por objetivo apresentar os campos e códigos utilizados nos dicionários que compõem o Unitex-PB. A.1 Estrutura das entradas: Palavra,canônica.Classe+traços:flexão Cada verbete

Leia mais

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016 Verbos - Primeira Parte Professora Tamires Maio de 2016 No Dicionário Houaiss verbo (ver.bo) substantivo masculino 1 palavra, discurso 2 gram classe de palavras que designam ação, processo ou estado Os

Leia mais

VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO

VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO Verbo é a palavra que indica AÇÃO, praticada ou sofrida pelo sujeito; FATO de que o sujeito

Leia mais

CONJUGAÇÃO DOS VERBOS REGULARES Prof.ª Rafaella Eleutério

CONJUGAÇÃO DOS VERBOS REGULARES Prof.ª Rafaella Eleutério CONJUGAÇÃO DOS VERBOS REGULARES Prof.ª Rafaella Eleutério Emprego de tempos e modos verbais Presente do indicativo O presente pode ocorrer com valor de pretérito perfeito, indicando um processo já ocorrido

Leia mais

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Pronomes Vamos falar, agora, dos pronomes. Mais simples do que entender a definição é entender quem eles são. Portanto, vamos logo para a classificação.

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

1. Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais nele encontradas.

1. Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais nele encontradas. Revisional 6º ano 4º bimestre Língua Portuguesa 1. Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais nele encontradas. Na semana seguinte a empregada me chamou a atenção:

Leia mais

a) A quais situações da vida essas imagens fazem referência? d) Você já arrumou malas para viajar? Quais foram as dificuldades encontradas?

a) A quais situações da vida essas imagens fazem referência? d) Você já arrumou malas para viajar? Quais foram as dificuldades encontradas? UNIDADE: Meus planos / Brasil SITUAÇÃO DE USO Planejamento e organização de atividades. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Ampliar vocabulário adequado para preparação de planos de viagens. - Determinar prioridades

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano Professor: Daniel Disciplina: Português No Anhanguera você é + Enem TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. Liste os tempos verbais do modo indicativo e do modo

Leia mais

Verbo. Classes de palavras

Verbo. Classes de palavras Verbo Classes de palavras O verbo Os verbos são as palavras que servem para indicar ações ou estados. A Joana comprou um lápis e fez um desenho com ele. O lápis ainda está novo. Parece de cera, mas é de

Leia mais