PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Simone de Oliveira Camillo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Simone de Oliveira Camillo"

Transcrição

1 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Simone de Oliveira Camillo

2 PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: diferentes concepções PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM paradigmas que orientam a formação docente; prática docente e relação professoraluno

3 TEORIAS E PRÁTICAS Cada teoria pedagógica supõe uma prática concernente! As metodologias utilizadas nas práticas docentes refletem as tendências pedagógicas.

4 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PLANEJAMENTO DO ENSINO E AVALIAÇÃO: planos de ensino; elementos estruturais: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos e avaliação.

5 TEORIA PEDAGÓGICA AÇÃO EDUCATIVA OBJETIVOS; CONTEÚDOS; PROCEDIMENTOS; RECURSOS; AVALIAÇÃO. PROCURAM ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS CONCRETAS DA SOCIEDADE PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

6 EXEMPLOS DE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Papel TEND. PED. Da CONTEÚDOS MÉTODOS PROF./AL. APREND. Escola Pedagogia Tradicional Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade Conhecim. e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. Exposição e demonst. verbal da matéria e ou por meio de modelos (sem abertura à questionam.) Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. É receptiva e mecânica. As provas assumem o papel central na avaliação

7 Exemplos de TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Papel TEND. PEDAG. Da CONTEÚDOS MÉTODOS PROF./ AL APREND. Escola Progressista Libertadora Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transform. social Temas geradores (por meio dos grupos de discussão) Grupos de discussão A relação é de igual para igual, horizont. Resolução da situação problema. (por meio da compreen. e reflexão crítica, como meio de avaliação )

8 A Enfermagem e os cursos de saúde... Tendência Tecnicista Relação professor /aluno: Estruturada e objetiva com papéis bem definidos Metodologia: transmissão/recepção de informações Papel da escola: moderadora do comportamento Humano, utiliza manuais de ensino elaborados por especialistas para formar mão-de-obra para a sociedade Avaliação : verdades objetivas

9 Na Enfermagem Princípio teórico: assistir o indivíduo na sua complexidade Na prática: - prioriza o aspecto tecnicista - fragmenta o conhecimento - fragmenta a realidade - favorece visão reducionista POR QUE?

10 Educação da Enfermagem e dos cursos de saúde : a fragmentação se perpetua O currículo escolar : é fragmentado não oferece por meio de suas disciplinas: a visão do todo do curso do conhecimento uno comunicação e diálogo dos saberes dificultando a perspectiva de conjunto e de globalização (Petraglia, 2002)

11 A concepção do processo ensinoaprendizagem Segundo Paulo Freire

12 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM VISÃO EPISTEMOLÓGICA DE PAULO FREIRE Atalho para WINWORD Simone Camillo

13 CONCEPÇÃO PROBLEMATIZADORA DA EDUCAÇÃO

14 A VISÃO BANCÁRIA

15 ... a narração os transforma em vasilhas, em recipientes a serem enchidos pelo educador. Quanto mais vai enchendo os recipientes com seus depósitos, tanto melhor o educador será. Quanto mais se deixem docilmente encher, tanto melhores educandos serão... O educador sempre será o que sabe, enquanto os educandos serão sempre os que não sabem. A rigidez destas posições nega a educação e o conhecimento como processos de busca (Freire, 2003b, p.58).

16 SUPERAÇÃO DA VISÃO BANCARIA PELA EDUCAÇÃO AUTÊNTICA MOMENTO EM QUE O EDUCADOR BANCÁRIO VIVE A SUPERAÇÃO. O PENSAR SÓ TEM SENTIDO, NA AÇÃO SOBRE O MUNDO.

17 Freire(2003b, p.56) refere que educadores e educandos, que estão co-intencionados à realidade, devem se encontrar em uma tarefa em que ambos são sujeitos no ato, não só de desvelar a realidade, mas sim conhecê-la criticamente e também recriar um novo conhecimento, por meio do alcance da reflexão e na ação em comum.

18 Método:Paulo Freire

19 O método: consiste numa proposta para a alfabetização de jovens e adultos. O método não pode ser reduzido a mera técnica de alfabetização. Paulo Freire criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita.

20 As fases de aplicação do método Freire propõe a aplicação de seu método nas cinco fases seguintes: 1ª fase: Levantamento do universo vocabular do grupo, afim de escolher palavras geradoras

21 2ª fase: Escolha das palavras selecionadas, seguindo os critérios de riqueza fonética, dificuldades fonéticas. 3ª fase: Criação de situações existenciais características do grupo. 4ª fase: Criação das fichas-roteiro que funcionam como roteiro para os debates.

22 5ª fase: Criação de fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras.

23 Desenvolve um método de ensino baseado na aprendizagem de palavras que são conhecidas pelo aluno, sendo divididas em sílabas que podem ser recombinadas, originando a escrita de outras palavras.

24 CONHECIMENTO... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção... É preciso que desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É neste sentido que ensinar não é transferir conhecimentos PAULO FREIRE FAZIA AS PESSOAS PENSAREM.

25 O diálogo é a base do método de Freire. O diálogo é uma relação de comunicação e intercomunicação, que gera a crítica e a problematização já que ambos os parceiros podem perguntar: " por quê?". Quem dialoga, dialoga com alguém e sobre algo. O conteúdo do diálogo é justamente o conteúdo programático da educação.

26 CONHECIMENTO... ensinar não é transferir a inteligência do objeto ao educando mais instigá-lo no sentido de que, como sujeito cognoscente, se torne capaz de inteligir e comunicar o inteligido. É neste sentido que impõe a mim escutar o educando em suas dúvida, em seus receios, em sua incompetência provisória. E ao escutá-lo, aprendo a falar com ele (Freire, 2003a, p. 113).

27 FALAR COM E NÃO FALAR PARA E NEM FALAR SOBRE

28 Para ensinar é preciso: amorosidade; respeito aos outros, tolerância; humildade, gosto pela alegria e pela vida, disponibilidade à mudança; recusa ao fatalismo; abertura ao novo, identificação com a esperança. (Paulo Freire)

29 ... ao fundar-se no amor, na humildade, na fé nos homens, o diálogo se faz uma relação horizontal, em que a confiança de um pelo outro é conseqüência óbvia. Seria uma contradição se, amoroso, humilde e cheio de fé, o diálogo não provocasse este clima de confiança entre seus sujeitos (Freire, 2003b,p.81)

30 Freire (2003a) refere que o educador autoritário ou paternalista, que impede ou dificulta o exercício da curiosidade do educando, termina por igualmente castrar sua própria curiosidade.... o bom clima pedagógico-democrático é o que o educando vai aprendendo à custa de sua prática, que sua curiosidade como sua liberdade deve estar sujeita a limites, mas em permanente exercício (Freire, 2003a, p.85).

31 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM:... o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa... Que o pensar do educador somente ganha autenticidade na autenticidade do pensar dos educandos, mediatizados ambos pela realidade, portanto na intercomunicação (Freire, 2003b, p.64-68).

32 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: estar ao lado do aluno como professor, é estar junto com ele construindo e reconstruindo o saber ensinado, para que se possa constatar e transformar a realidade.

33 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: ensinar exige respeito aos saberes dos educandos.

34 ENSINAR E APRENDER SÃO INDISSOCIÁVEIS

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli Freire inicia sua obra esclarecendo o alvo (docentes formados ou em formação), colocando que

Leia mais

A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS

A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS 1 A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS Eixo Temático 2: Didática, profissão docente e políticas públicas Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares 1

Leia mais

03/04/2017. Narração de conteúdos pelo professor; Discorrer sobre a realidade como algo estático, compartimentado;

03/04/2017. Narração de conteúdos pelo professor; Discorrer sobre a realidade como algo estático, compartimentado; FREIRE, P.(1997). Educação Bancária e Educação Libertadora. In M.H.S. Patto (org), Introdução a Psicologia escolar. (pp.61-67). São Paulo: Casa do Psicólogo. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem

Leia mais

Prof.ª Me. Vívia Camila Côrtes Porto 6.º Período / Pedagogia

Prof.ª Me. Vívia Camila Côrtes Porto 6.º Período / Pedagogia Prof.ª Me. Vívia Camila Côrtes Porto 6.º Período / Pedagogia REVISÃO UNIDADES: 5, 6, 7 O QUE É LEITURA DE MUNDO? Desde muito pequenos aprendemos a entender o mundo que nos rodeia. Por isso, antes mesmo

Leia mais

Pedagogia da Autonomia. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

Pedagogia da Autonomia. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Pedagogia da Autonomia FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Pressupostos a Educação é libertadora desde que o seu sujeito seja

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº

Leia mais

Pedagogia da Autonomia Capítulo 1 Não há docência sem discência Paulo Freire. Délia Dilena Isabel Isaura Geovana Paulo Stéfany

Pedagogia da Autonomia Capítulo 1 Não há docência sem discência Paulo Freire. Délia Dilena Isabel Isaura Geovana Paulo Stéfany Pedagogia da Autonomia Capítulo 1 Não há docência sem discência Paulo Freire Délia Dilena Isabel Isaura Geovana Paulo Stéfany IDEIA CENTRAL A formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativa

Leia mais

Revisão Final - Exercícios

Revisão Final - Exercícios Revisão Final - Exercícios Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Prof. Carlinhos Costa PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL Papel da Escola Conteúdos Métodos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA. ENSINO SUPERIOR DE COELHO CESCN. PROGRAMA ENSINAR. CURSO: LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA. ENSINO SUPERIOR DE COELHO CESCN. PROGRAMA ENSINAR. CURSO: LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA. ENSINO SUPERIOR DE COELHO CESCN. PROGRAMA ENSINAR. CURSO: LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS. DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ACADÊMICO: ALCIDES

Leia mais

NEPAFRA: NÚCLEO DE ESTUDOS PAULO FREIRE DE RONDA ALTA/RS.

NEPAFRA: NÚCLEO DE ESTUDOS PAULO FREIRE DE RONDA ALTA/RS. NEPAFRA: NÚCLEO DE ESTUDOS PAULO FREIRE DE RONDA ALTA/RS. COMPONENTES: CLAUDETE B. ROMANI DULCE M. DA SILVA ELEDI H. F. BERNARDI GILSON L. VOLOSKI RODRIGO F. BEATRICI SORAIA F. TREVISAN VALERIO BERNARDI

Leia mais

O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO PAULO FREIRE ( )

O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO PAULO FREIRE ( ) O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO PAULO FREIRE (1921-1997) PRESSUPOSTOS DO MÉTODO PAULO FREIRE DE ALFABETIZAÇÃO -Valorização da cultura; -Homem é um ser histórico e, portanto, inacabado; -Educar para a

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº

Leia mais

O que nós entendemos por PEDAGOGIA

O que nós entendemos por PEDAGOGIA O que nós entendemos por PEDAGOGIA paidos=crian =criança; a; agoigen=conduzir, levar Pedagogia: Levar as crianças as (à( escola) Pedagogia: Conjunto de meios, técnicas, t de recursos que auxiliam o professor

Leia mais

Processos Pedagógicos em Enfermagem. Prof. Dr. Wanderlei Oliveira

Processos Pedagógicos em Enfermagem. Prof. Dr. Wanderlei Oliveira Processos Pedagógicos em Enfermagem Prof. Dr. Wanderlei Oliveira Na última aula: Educação; Aprendizagem; Ensino; Didática; Processos pedagógicos. Como essas concepções se refletem nas atividades educativas?

Leia mais

Questões Jogo VFA. Tendência Liberal Tradicional

Questões Jogo VFA. Tendência Liberal Tradicional Questões Jogo VFA Tendência Pedagógicas Didática I Professora Jamily Tendência Liberal Tradicional 1A A escola tem o papel de formar os alunos padronizando-os, pois o caminho para o saber é único e será

Leia mais

PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO

PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO POR QUE PAULO FREIRE? Estamos numa escola nova, que visa desenvolver alunos

Leia mais

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena A RELAÇÃO FESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO CESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA; nayannalp@hotmail.com Orientador (a): Prof. Dra.

Leia mais

A ESSÊNCIA DA AMOROSIDADE NA EDUCAÇÃO PARA FREIRE

A ESSÊNCIA DA AMOROSIDADE NA EDUCAÇÃO PARA FREIRE 1 A ESSÊNCIA DA AMOROSIDADE NA EDUCAÇÃO PARA FREIRE Cleuza Maria Camargo Dutra de Siqueira 1 ; Aline Edlinger 2 ; Magda Simone Barboza 3 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande

Leia mais

23/08/2013. Pedagogia. Sete princípiosde diferenciaçãoda qualidade profissional docente conforme Pinheiro (2013):

23/08/2013. Pedagogia. Sete princípiosde diferenciaçãoda qualidade profissional docente conforme Pinheiro (2013): Pedagogia Profª Adriana Barroso de Azevedo Planejamento das atividades de ensino: processo de construção de aula e ambiência de aprendizagem Do ensinar conteúdos à ambiência da aprendizagem desafios da

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Temas Educacionais Pedagógicos TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Prof. Stephanie Gurgel O que são as Tendências Pedagógicas? Tendências Pedagógicas São teorias que norteiam as práticas pedagógicas,

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR POPULAR NA MODALIDADE EJA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR POPULAR NA MODALIDADE EJA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR POPULAR NA MODALIDADE EJA Uma abordagem Freireana da Educação Popular no projeto de extensão da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) PROELART (Projeto de Educação Leitura

Leia mais

Tendências Pedagógicas

Tendências Pedagógicas Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação Profª Simone Peres Senador Canedo, 22/08/2009 Pedagogia liberal Tradicional Renovada progressivista Renovada não-diretiva Tecnicista Pedagogia

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº

Leia mais

FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA 1 Diz-me e eu esquecerei. Ensina-me e eu lembrar-me-ei. Envolve-me e eu aprenderei. Provêrbio chinês 2 Fundamentos da Metodologia 3 Fundamentos da Metodologia Etimologicamente:

Leia mais

PROGRAD / COSEAC PEDAGOGIA - Angra dos Reis - Gabarito

PROGRAD / COSEAC PEDAGOGIA - Angra dos Reis - Gabarito Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) A profissão docente, embora pouco prestigiada na sociedade brasileira, é muito importante, pois ser professor significa, entre outros aspectos,

Leia mais

SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Prof.ª Fátima Gomes

SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Prof.ª Fátima Gomes SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Prof.ª Fátima Gomes ARTIGO DE REFERÊNCIA GEHLEN, Simoni T.; AUTH, Milton A.; AULER, Delcio;

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

AÇÕES COMPARTILHADAS NA ESCOLA

AÇÕES COMPARTILHADAS NA ESCOLA AÇÕES COMPARTILHADAS NA ESCOLA Gadotti (1996) relata que dentre as mudanças estruturais mais importantes introduzidas nas escolas, destacaramse o restabelecimento dos Conselhos de Escola e os Grêmios Estudantis,

Leia mais

A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR EM CICLOS DE APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES EM MUNICÍPIOS QUE SE ORIENTAM POR REFERENCIAIS FREIREANOS

A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR EM CICLOS DE APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES EM MUNICÍPIOS QUE SE ORIENTAM POR REFERENCIAIS FREIREANOS A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR EM CICLOS DE APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES EM MUNICÍPIOS QUE SE ORIENTAM POR REFERENCIAIS FREIREANOS Profa. Drª. Denise Regina da Costa Aguiar costaag@uol.com.br

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS EducaçãodeJovense Adultos EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Prof. StephanieGurgel O termo Andragogia popularizou-se com Malcon Knowles (1970) com a publicação de seu livro The modern

Leia mais

REFERENCIAIS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

REFERENCIAIS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REFERENCIAIS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM RAMACCIOTTI, Angélica Santos Doutoranda, PPGE Educação: Currículo da PUC-SP SAUL, Ana Maria PUC-SP/ PPGE Currículo Resumo Este

Leia mais

DIDÁTICA Profa Maria do Céu de Araújo Santos

DIDÁTICA Profa Maria do Céu de Araújo Santos DIDÁTICA Profa Maria do Céu de Araújo Santos Entender a importância dos pressupostos teóricos; Refletir textos na perspectiva de reflexões práticas; Dialogar com respaldo teórico; Exercitar a prática de

Leia mais

A Prática Pedagógica do Professor

A Prática Pedagógica do Professor A Prática Pedagógica do Professor Autor: Ms Maria das Mercês da Cruz e Silva (Texto adaptado de sua tese de Mestrado em Educação UERJ, 1997) Na diversidade de explicações sobre a aprendizagem do aluno

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Principais autores PAULO FREIRE Prof. Stephanie Gurgel Paulo Freire Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, Recife, Pernambuco. Formou-se em Direito, mas preferiu

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº

Leia mais

Autonomia como princípio educativo

Autonomia como princípio educativo Autonomia como princípio educativo Luiz Etevaldo da Silva * Resumo: Este artigo tece considerações sobre a autonomia como princípio pedagógico para uma educação libertadora. São discussões dos contornos

Leia mais

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo. Paz e Terra, p.166 (Coleção leitura)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo. Paz e Terra, p.166 (Coleção leitura) FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo. Paz e Terra, 1996. p.166 (Coleção leitura) Neste título, o professor Paulo Freire nos ensina a ensinar

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº

Leia mais

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin*

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin* Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin Elza Antonia Spagnol Vanin* Cadernos do CEOM - Ano 17, n. 20 - Imagens e Linguagens O francês Edgar Morin é um dos maiores pensadores multidisciplinares

Leia mais

OPÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROCESSO EDUCATIVO

OPÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROCESSO EDUCATIVO DO PROCESSO EDUCATIVO Conceito de Educação O conjunto de todos os processos através dos quais a pessoa desenvolve capacidades, atitudes, e outras formas de comportamento positivo na sociedade onde vive.

Leia mais

A PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR TENDO EM VISTA A FORMAÇÃO DO ALUNO NO ATUAL SISTEMA DE ENSINO PRE-ESCOLAR.

A PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR TENDO EM VISTA A FORMAÇÃO DO ALUNO NO ATUAL SISTEMA DE ENSINO PRE-ESCOLAR. A PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR TENDO EM VISTA A FORMAÇÃO DO ALUNO NO ATUAL SISTEMA DE ENSINO PRE-ESCOLAR. Sebastiana Rosa de Souza dos Santos 1 Sílvia Aparecida Pereira Lima 2 RESUMO O profissional

Leia mais

Resenha Crítica do Livro "Pedagogia da Autonomia"

Resenha Crítica do Livro Pedagogia da Autonomia Resenha Crítica do Livro "Pedagogia da Autonomia" Maria de Lurdes Mattos Dantas Barbosa Contextualização Saberes necessários à prática educativa, na visão de Paulo Freire. Paulo Freire aborda, de forma

Leia mais

Centro Universitário Franciscano Área de Ciências Humanas Curso de Letras. Angela Maria Rossi

Centro Universitário Franciscano Área de Ciências Humanas Curso de Letras. Angela Maria Rossi Centro Universitário Franciscano Área de Ciências Humanas Curso de Letras Angela Maria Rossi ENSINO MÉDIO: DESAFIOS DE TRABALHAR LITERATURA BRASILEIRA Santa Maria-RS 2009 Ensino Médio: Desafios de trabalhar

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas. Profa. Karina de M. Conte

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas. Profa. Karina de M. Conte Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas Profa. Karina de M. Conte 2017 DIDÁTICA II Favorecer a compreensão do processo de elaboração, gestão,

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem QUESTÃO 1 Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é uma situação complexa. Para se preparar uma avaliação, é necessário que o professor

Leia mais

Conhecimentos Pedagógicos

Conhecimentos Pedagógicos Conhecimentos Pedagógicos 01. De acordo com Alarcão (2003), a sociedade da informação exige competências de acesso, avaliação e gestão da informação oferecida. Tais competências devem ser adquiridas ou

Leia mais

FORMAÇÃO DE EDUCADORES A PARTIR DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA: UMA PESQUISA-AÇÃO JUNTO

FORMAÇÃO DE EDUCADORES A PARTIR DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA: UMA PESQUISA-AÇÃO JUNTO FORMAÇÃO DE EDUCADORES A PARTIR DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA: UMA PESQUISA-AÇÃO JUNTO A ESTUDANTES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO DE FORMADORES Alexandre Saul PUC-SP Valter

Leia mais

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR) Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA Sandra Amarantes ¹, Maicon Silva ² IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 - Porto Seguro, PR) ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO

Leia mais

Assessoria da Área Pedagógica

Assessoria da Área Pedagógica Assessoria da Área Pedagógica Jane Carla Claudino Tosin jtosin@positivo.com.br 0800 725 3536 Ramal 1171 Imagem: http://escolakids.uol.com.br/dia-das-comunicacoes.htm acesso em 04/05/2016 Webs da semana:

Leia mais

PROPOSTA TRANSFORMADORA FINALIDADE DA EDUCAÇÃO

PROPOSTA TRANSFORMADORA FINALIDADE DA EDUCAÇÃO FINALIDADE DA EDUCAÇÃO Proporcionar aos homens e as mulheres o desenvolvimento da vivacidade, da invenção e reinvenção, a participação política, a sua condição de sujeito histórico. O saber sistematizado

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO ISSN 2177-9139 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO Paola Reyer Marques paolareyer@gmail.com Universidade Federal do Rio Grande,

Leia mais

PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO

PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO Concepção de formação do projeto CAPACITAÇÃO FORMAÇÃO O termo formação vem ressignificar uma abordagem de cunho tecnicista que reduz esse complexo processo de aprendizagem como uma

Leia mais

A ética universal do ser humano: possibilidades às relações educativas

A ética universal do ser humano: possibilidades às relações educativas RESENHA A ética universal do ser humano: possibilidades às relações educativas FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996. 165 p. NUNES,

Leia mais

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO GRAU SUPERIOR: a discussão didáticopedagógica

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO GRAU SUPERIOR: a discussão didáticopedagógica 1 RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO GRAU SUPERIOR: a discussão didáticopedagógica INTRODUÇÃO Luiz Carlos dos Santos Quanto mais analisarmos as relações educadoreducandos [...] em qualquer de seus níveis, parece

Leia mais

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DOS DOCENTES E DISCENTES

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DOS DOCENTES E DISCENTES A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DOS DOCENTES E DISCENTES SANTOS, Luciana Souza - UNINOVE lucianasouza_16@hotmail.com.br MELLO, Márcia Natália Motta UNINOVE

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

INVESTIGAÇÃO PROBLEMATIZADORA DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA

INVESTIGAÇÃO PROBLEMATIZADORA DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA INVESTIGAÇÃO PROBLEMATIZADORA DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA Artur Torres de Araújo Universidade Federal da Paraíba arturdesume@hotmail.com Jacqueline Moraes da Costa Universidade Federal da Paraíba

Leia mais

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 1 Nº 1 Julho 2005 MÉTODO PAULO FREIRE: ALFABETIZAÇÃO 1

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 1 Nº 1 Julho 2005 MÉTODO PAULO FREIRE: ALFABETIZAÇÃO 1 MÉTODO PAULO FREIRE: ALFABETIZAÇÃO 1 Resumo: Aline Aline Luana Valéria 2 Neste trabalho abordmos inicialmente a importância da prática pedagógica orientada pelo método Paulo Freire na superação da triste

Leia mais

ATITUDES DO EDUCADOR: UMA REFLEXÃO TECIDA NO COTIDIANO

ATITUDES DO EDUCADOR: UMA REFLEXÃO TECIDA NO COTIDIANO ATITUDES DO EDUCADOR: UMA REFLEXÃO TECIDA NO COTIDIANO Dalva Guimarães dos Reis * Resumo: Neste artigo são apresentadas algumas atitudes docentes, consideradas essenciais ao exercício do profissional do

Leia mais

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO Ana Maria Iorio Dias março/2012 Educação função social primordial a incorporação ativa de conhecimentos e experiências i produzidas por gerações e sua socialização; produção do

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS: PERCURSOS E PERCALÇOS. Antonia Edna Brito/UFPI

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS: PERCURSOS E PERCALÇOS. Antonia Edna Brito/UFPI FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS: PERCURSOS E PERCALÇOS Antonia Edna Brito/UFPI 1 UMA PAUTA POSSÍVEL... Palavras Iniciais Sobre Formação Inicial Sobre Formação Continuada

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação e filosofia CONCEPÇÕES DE MUNDO, HOMEM E EDUCAÇÃO Prof. Stephanie Gurgel A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade?

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? Existem três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade: 1. Educação como redenção

Leia mais

Currículo Escolar. Contextualização. Instrumentalização. Teleaula 2. Refletir sobre currículo. Profa. Me. Inge R. F. Suhr

Currículo Escolar. Contextualização. Instrumentalização. Teleaula 2. Refletir sobre currículo. Profa. Me. Inge R. F. Suhr Currículo Escolar Teleaula 2 Contextualização Profa. Me. Inge R. F. Suhr Que realidade se põe? Como isso afeta a questão do currículo? Refletir sobre currículo Expansão industrial X finalidade da educação

Leia mais

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NÃO-FORMAL. A Geografia Levada a Sério

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NÃO-FORMAL.  A Geografia Levada a Sério LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NÃO-FORMAL 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 ATÉ QUANDO? Gabriel, o Pensador

Leia mais

TEMA: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

TEMA: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA PROJETO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EJA: TEMAS PARA A PRÁTICA EDUCATIVA TEMA: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Leia mais

Conceito de método. Os métodos tradicionais de alfabetização. Métodos de marcha sintética. Métodos de marcha analítica.

Conceito de método. Os métodos tradicionais de alfabetização. Métodos de marcha sintética. Métodos de marcha analítica. Conceito de método Os métodos tradicionais de alfabetização Métodos de marcha sintética Métodos de marcha analítica Método Global Métodos mistos ou analítico-sintéticos Caminho para atingir um fim Ação

Leia mais

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 2 Nº 2 Agosto Uma reflexão da prática educativa em Paulo Freire e John Dewey

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 2 Nº 2 Agosto Uma reflexão da prática educativa em Paulo Freire e John Dewey Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 2 Nº 2 Agosto 2006 Uma reflexão da prática educativa em Paulo Freire e John Dewey Carla Simone Batista Rodrigues - UFPEL E-mail: karlasymone@yahoo.com.br Resumo:

Leia mais

Métodos de Alfabetização

Métodos de Alfabetização Aulas 12 e 13/04 Métodos de Alfabetização Conceito de método Os métodos tradicionais de alfabetização Métodos de marcha sintética Métodos de marcha analítica Método Global Métodos mistos ou analítico-sintéticos

Leia mais

PAULO FREIRE : FUNDAMENTOS DE UMA PRÁXIS EDUCATIVA TRANSFORMADORA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES (AS)

PAULO FREIRE : FUNDAMENTOS DE UMA PRÁXIS EDUCATIVA TRANSFORMADORA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES (AS) 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO CURSO DE EXTENSÃO PAULO

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E A NECESSIDADE DE SE CRIAR UMA HISTÓRIA DIFERENTE

ALFABETIZAÇÃO E A NECESSIDADE DE SE CRIAR UMA HISTÓRIA DIFERENTE I UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE ALFABETIZAÇÃO E A NECESSIDADE DE SE CRIAR UMA HISTÓRIA DIFERENTE POR:

Leia mais

Pedagogia de Jesus parte 2

Pedagogia de Jesus parte 2 Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Pedagogia de Jesus parte 2 Andreia Fernandes Oliveira Objetivo Pensar, a partir da pedagogia de Jesus, a prática pedagógica na Escola Dominical. A

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº

Leia mais

Contrato didático e (in)disciplina. Professora: Dra. Eduarda Maria Schneider

Contrato didático e (in)disciplina. Professora: Dra. Eduarda Maria Schneider Contrato didático e (in)disciplina Professora: Dra. Eduarda Maria Schneider Objetivos Trabalhar o Contrato Didático como um conceito da didática e importante teoria na compreensão das diversas situações

Leia mais

LEGADO E REINVENÇÃO DA PEDAGOGIA FREIREANA PARA UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE

LEGADO E REINVENÇÃO DA PEDAGOGIA FREIREANA PARA UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE LEGADO E REINVENÇÃO DA PEDAGOGIA FREIREANA PARA UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE VIEIRA 1, Juliane Bezerra PORTO 2, Rita de Cassia Cavalcanti Centro de Educação / Departamento de Habilitações Pedagógicas

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA: PERSPECTIVA TRANSFORMADORA EMANCIPATÓRIA E REPETITIVA MONÓTONA: CONSTRUÇÕES INICIAIS

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA: PERSPECTIVA TRANSFORMADORA EMANCIPATÓRIA E REPETITIVA MONÓTONA: CONSTRUÇÕES INICIAIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA: PERSPECTIVA TRANSFORMADORA EMANCIPATÓRIA E REPETITIVA MONÓTONA: CONSTRUÇÕES INICIAIS Andréia Rosa Salgado Amorim. ¹ Cristina Gomes Serafim Neves. ² Elson M. da Silva.

Leia mais

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS Gisele da Silva Ferreira Graduanda em Pedagogia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Nagila Aparecida Matias da Silva Graduanda em Pedagogia,

Leia mais

A aula como forma de organização do ensino.

A aula como forma de organização do ensino. 27/abr 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes Método e estratégias de ensino. 04/mai 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes - processo de avaliação da

Leia mais

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS AMBIENTE PEDAGÓGICO ESCOLAR NECESSÁRIO

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS AMBIENTE PEDAGÓGICO ESCOLAR NECESSÁRIO 253 LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS AMBIENTE PEDAGÓGICO ESCOLAR NECESSÁRIO Arlete Inês ADAMS; Margarete Eunice Prochnow TEIXEIRA Especialista em Gestão e Organização da Escola UNOPAR e Graduada

Leia mais

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA.

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011. 2ª impressão da 43ª edição.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ISBN 978-85-7846-516-2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Letícia Alves E-mail: alvesleti@hotmail.com Natália Sotoriva

Leia mais

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio TEMA CADERNO 3 : O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL Moderadora: Monica Ribeiro da Silva Produção: Rodrigo

Leia mais

Professor ou Professor Pesquisador

Professor ou Professor Pesquisador Professor ou Professor Pesquisador Cláudio Luis Alves do Rego Cúneo 1 Resumo O perfil de professor pesquisador tem sido associado à oportunidade de prática reflexiva daquele professor que busca a pesquisa

Leia mais

CURRÍCULO ESCOLAR VMSIMULADOS

CURRÍCULO ESCOLAR VMSIMULADOS CURRÍCULO ESCOLAR 01. Segundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar,

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OBJETIVOS: O curso objetiva a formação de docentes capacitados para atuar no ensino superior. Dessa forma, visa atender a demanda de professores que já atuam no ensino superior ou que nele pretendem ingressar

Leia mais

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Prof. Ms Márcia Terra Especialista em administração escolar, professora de educação básica

Leia mais

Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia

Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia PROVA ESCRITA REFERENTE AO EDITAL Nº 05/2014 SELEÇÃO PARA PROFESSORES FORMADORES PARA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR/UFRPE) PRESENCIAL NOME: Data: 11/10/2014 1-

Leia mais

REFELEXÃO SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS Á PRÁTICA EDUCATIVA - PAULO FREIRE

REFELEXÃO SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS Á PRÁTICA EDUCATIVA - PAULO FREIRE REFELEXÃO SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS Á PRÁTICA EDUCATIVA - PAULO FREIRE BARBOSA, Dayane Rodrigues 1 ; FERREIRA, Marilda de Lima Oliveira 2 ; MARIANO, Jeryka Thawany Silva 3 ; SOUZA, João Paulo Francisco

Leia mais

tempos, espaços, saberes e sujeitos IX ENEJA Inês Barbosa de Oliveira

tempos, espaços, saberes e sujeitos IX ENEJA Inês Barbosa de Oliveira O CURRÍCULO NA EJA: tempos, espaços, saberes e sujeitos IX ENEJA Inês Barbosa de Oliveira Os problemas cotidianos na EJA Evasão escolar, desinteresse. Inadequação das práticas ao perfil dos estudantes:

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO: A MULTISSÉRIE EM QUESTÃO

ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO: A MULTISSÉRIE EM QUESTÃO ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO: A MULTISSÉRIE EM QUESTÃO Regina Bonat Pianovski Fabiana Aparecida Franco Este artigo apresenta uma pesquisa que está sendo desenvolvida em duas escolas

Leia mais

TEMA Docência: o amor de forma prática.

TEMA Docência: o amor de forma prática. TEMA Docência: o amor de forma prática. Amor é prática. E quando se pensa no conceito de amor somos remetidos a outros tantos sentimentos que nos parecem abstratos. Podemos assim analisar a prática docente

Leia mais

Pedagogia da Autonomia- Paulo Freire

Pedagogia da Autonomia- Paulo Freire Pedagogia da Autonomia- Paulo Freire Resumo da obra de Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire. Introdução Na introdução do livro,

Leia mais

A reforma do pensamento e a educação emancipadora

A reforma do pensamento e a educação emancipadora 1 CÍRCULO DE CULTURA: LOS DESAFÍOS DE ENSEÑAR Y APRENDER A VIVIR A reforma do pensamento e a educação emancipadora Cleide Rita Silvério de Almeida Centro Universitário Nove de Julho UNINOVE São Paulo Brasil

Leia mais

Método Paulo Freire http://image.slidesharecdn.com/paulofreire-090720094615-phpapp01/95/paulo-freire-2-728.jpg?cb=1248101855 Paulo Freire, conforme seus relatos, idealizou o método que levou seu nome porque:

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: UM OLHAR REFLEXIVO ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE E ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA MARISTA SANTA MARIA¹

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: UM OLHAR REFLEXIVO ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE E ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA MARISTA SANTA MARIA¹ TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: UM OLHAR REFLEXIVO ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE E ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA MARISTA SANTA MARIA¹ AVINIO, Carina de Souza²; KASTEN, Jocelaine³; MARQUEZAN, Fernanda

Leia mais