CONTROLE DE CONTAMINANTES NO PROCESSO TISSUE: DIRECIONADO AO TRATAMENTO DE MASSA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTROLE DE CONTAMINANTES NO PROCESSO TISSUE: DIRECIONADO AO TRATAMENTO DE MASSA"

Transcrição

1

2 SÃO PAULO BRASIL 2017 CONTROLE DE CONTAMINANTES NO PROCESSO TISSUE: DIRECIONADO AO TRATAMENTO DE MASSA ABÍLIO FRANCO COO

3 - Controle de Contaminantes - - Máquina de Papel - O CONTROLE DE CONTAMINANTES CONSISTE NO TRATAMENTO DA MASSA ATRAVÉS DO USO DE UMA COMBINAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ENVOLVENDO CONCEITOS DISTINTOS, TAIS COMO DISPERSÃO, DETACFICAÇÃO E MICROFIXAÇÃO.

4 - Controle de Contaminantes - - Máquina de Papel - Aditivos Químicos para Tratamento da Massa Produtos dispersantes para redução de tamanho das partículas de contaminantes do tipo stickies; Produtos detacficantes/microfixantes para manutenção do tamanho coloidal dos contaminantes tipo pitch/stickies, e sua eliminação do processo de fabricação.

5 Conceito de produtos dispersantes para máquina de papel PRODUTOS DISPERSANTES PARA CONTAMINANTES NA MÁQUINA DE PAPEL ATUAM NA DIMINUIÇÃO DO TAMANHO DESTAS PARTÍCULAS POR MEIO DE MECANISMOS DE SOLVÊNCIA E PODER SEQUESTRANTE. Partículas de stickies com tamanho superior ao coloidal......são prejudiciais para o processo e para o produto final. Função do produto dispersante Reduzir o tamanho das partículas - que não foram removidas mecanicamente do processo - para dimensões coloidais.

6 Produtos detacficantes/microfixantes: INICIALMENTE O PRODUTO ENCAPSULA AS PARTÍCULAS, DETACFICANDO E PREVENINDO SUA AGLOMERAÇÃO MANUTENÇÃO DO TAMANHO COLOIDAL Evita a formação de depósitos ao longo do processo Contaminante Coloidal Aglomeração ph, temperatura, etc. NA SEQUÊNCIA, ATUA MICROFIXANDO OS CONTAMINANTES COLOIDAIS NAS FIBRAS CELULÓSICAS E PROMOVE SUA ELIMINAÇÃO DO PROCESSO.

7 Origem dos contaminantes... CONTAMINANTES PITCH CONTAMINANTES STICKIES Provenientes do processo de digestão da madeira, polpas mecânicas e termomecânicas. Extrativos da madeira: Apresentam pegajosidade (tacky) e são constituídos por ácidos/álcoois/ésteres graxos, esteróides, triglicerídeos, etc. Provenientes do uso de matéria-prima reciclada (fibras secundárias), dos aditivos de processo e auxiliares de fabricação. Contaminantes Impactam criticamente o processo produtivo

8 STICKIES: - Apresentam pegajosidade e propiciam formação de depósitos; - Os stickies são principalmente constituídos por: Compostos orgânicos i) Materiais oriundos de fibras secundárias: etiquetas adesivas, envelopes, selos, etc. Tinta, látex, ceras, substâncias adesivas (hot melt), plásticos, etc. ii) Produtos químicos adicionados ao processo de fabricação do papel, como resina de resistência a úmido, entre outros aditivos/auxiliares de processo. Compostos inorgânicos Óxido de titânio (TiO 2 ) Caulim (silicatos hidratados de alumínio - Al 2 O 3.SiO 2.nH 2 O) Carbonato de cálcio (CaCO 3 ), etc.

9 Contaminantes Típicos: Synthetic Natural Stickies System Additives Ink Wax Contact Adhesive Hot Melts Wet Strength Resins Defoamers Retention Aids Impact UV Cured Xerographic Coating Binders Pitch Paraffin Micro- Crystaline Polyethylene SBR Vinyl Acrylates Polyisoprene Polybutediene Netural Rubber EVA PE Was Tackifying Resins MF UF PPE H/C Oils Fatty Acid Ethoxylates H/C Oils Polyamides Mineral Oil Was H/C Resins Rosin Esters Alkyo Resins Fatty Acids Acrylates Epoxy Polyol Krethane Polyester SBR Vinyl Acrylates Polyester Polyvinyl Butyral Styrene Copolymers Latex SBR PVAC Fatty Acids Rosin Acids Fatty Esters Sterols

10 As partículas de stickies são classificadas de acordo com o tamanho em macrostickies, microstickies e stickies coloidais: Stickies Macrostickies Microstickies Partículas rejeitadas pela peneira de 100 µm Stickies Suspensos 20 a 100 µm Stickies Dispersos 1 a 20 µm Stickies Coloidais 0,01 a 1 µm Stickies Dissolvidos < 0,01 µm Produtos detacificantes e microfixantes Produtos dispersantes para redução de tamanho das partículas de contaminantes do tipo stickies

11 Problemas relacionados à ocorrência de contaminantes As partículas dos contaminantes pitch e stickies sofrem aglomeração ao longo da fabricação do papel devido as suas características químicas e às variações de temperatura, ph, adição de auxiliares de processos, etc. Essa aglomeração é responsável pela formação de depósitos tanto ao longo da máquina quanto no papel produzido. PREJUÍZOS Paradas não programadas para limpeza Perda de produção devido a furos e pintas Menor qualidade do produto final Menor desempenho produtivo Maior custo

12 Estratégia de Tratamento dos Contaminantes na Massa O tratamento é composto pela aplicação de 1 ou mais produtos de acordo com a necessidade. As características das partículas de stickies - conforme matéria-prima reciclada usada - indicarão a necessidade, ou não, da aplicação do produto dispersante com ação de solvência e quelância, visando reduzir o tamanho destes contaminantes para a escala coloidal. Esta aplicação deve ser feita em um ponto de alta consistência e elevado tempo de permanência.

13 Estratégia de Tratamento dos Contaminantes na Massa A aplicação do produto com ação detacficante e microfixante não é opcional, sendo fundamental para o sucesso do tratamento: a eliminação do tacky das partículas evita que estas se aglomerem e depositem; a fixação destas partículas no estado coloidal sobre as fibras celulósicas promove a limpeza do sistema com eliminação dos contaminantes. Para esta aplicação deve ser avaliado um ponto de baixa consistência. O SISTEMA CONTECH é um tratamento de alta eficiência que pode ser modificado de acordo com a quantidade e tipo de contaminante presente nas mais diversas configurações de plantas papeleiras.

14 Tratamento Químico dos Contaminantes na Massa Ação do produto dispersante na redução do tamanho das partículas contaminantes: Amostra sem adição de produto dispersante 25 Amostra após tratamento com produto dispersante 1,17 m 20 1,35 m Quantidade de Partículas Tamanho de Partícula ( m)

15 Tratamento Químico dos Contaminantes na Massa Ação do produto dispersante na redução do tamanho das partículas contaminantes: 1,37 m Amostra Tal Qual Quantidade de partículas 0,95 m Amostra tratada com produto dispersante Tamanho de Partícula ( m)

16 Tratamento Químico dos Contaminantes na Massa Ação de microfixação do produto detacficante/microfixante Partículas coloidais contaminantes microfixadas na superfície da fibra.

17 Avaliação da Eficiência de Microfixação - Remoção de Contaminantes Empresa Tissue A Amostra 100% aparas - Coletada na descarga do pulper Contaminantes do tipo Stickies Consistência inicial 6% Diluída para 1,5% antes da aplicação do produto Aplicação de Produto Microfixante (Dosagem = 2 kg/t) Redução na quantidade de partículas (Teste 1) Redução na quantidade de partículas (Teste 2) Redução na quantidade de partículas Médias Produto 1 20% 16% 18% Produto 2 19% 23% 21% Produto 3 76% 84% 80% Produto 4 68% 60% 64% Produto 5 69% 79% 74% Produtos detacficantes/microfixantes com características químicas distintas apresentam diferentes eficiências de microfixação.

18 Empresa Tissue A Amostra 100% aparas - Coletada na descarga do pulper - Contaminantes tipo Stickies Consistência inicial 6% Diluída para 1,5% e 3,3% antes da aplicação do produto Aplicação de Produto Microfixante (Dosagem = 2 kg/t) Redução na quantidade de partículas Consistência 1,5% Redução na quantidade de partículas Consistência 3,3% Produto 3 81% 79% Produto 6 90% 84% Produto 7 36% 41% Produto 8 24% 29% Os pontos de aplicação mais propícios para a dosagem desta linha de produtos detacficantes/microfixantes usualmente apresentam consistências entre 3,5 e 1%. Não são observadas variações significativas de eficiência microfixante para a dosagem do produto nesta faixa de consistência.

19 Empresa Tissue A Amostra 100% aparas - Coletada na descarga do pulper - Contaminantes tipo Stickies Consistência inicial 6% Diluída para 3,3% antes da aplicação do produto Aplicação de Produto Microfixante Redução na quantidade de partículas Dosagem 2 kg/t Redução na quantidade de partículas Dosagem 1 kg/t Produto 3 79% 42% Produto 6 84% 66% Produto 7 41% 11% Produto 8 29% 03% A eficiência de remoção das partículas contaminantes está diretamente relacionada com a concentração de produto dosado. O ajuste da dosagem na aplicação é crucial para a obtenção dos resultados desejados.

20 Empresa Tissue A Amostra 100% aparas - Coletada na descarga do pulper - Contaminantes tipo Stickies Microscopia ótica da amostra tal qual e após tratamento com produto microfixante em diferentes dosagens: Amostra sem aplicação do produto microfixante Adição de 0,5 kg/t Produto 6 Adição de 2,0 kg/t Produto 6

21 Empresa Tissue B Amostra 100% aparas - Contaminantes tipo Stickies Amostra preparada a 3% para aplicação do produto Aplicação de Produto Microfixante Dosagem Redução na quantidade de partículas Produto 6 0,5 kg/t 22% 1,0 kg/t 58% 2,0 kg/t 77% Eficiência de remoção das partículas contaminantes Correlacionada com a dosagem do produto O ajuste da dosagem na aplicação fundamental para a obtenção dos resultados desejados.

22 Empresa Tissue C Amostra 100% aparas - Contaminantes tipo Stickies Amostra sem aplicação do produto Após aplicação de produto dispersante Após aplicação de produto microfixante

23 Benefícios Diminuição da quantidade de contaminantes na máquina de papel Dispersão de ceras, adesivos, colas poliméricas e resinas Prevenção da formação de sabões insolúveis de ácidos graxos e resinóicos Prevenção da aglomeração das partículas de pitch e stickies na máquina de papel Microfixação das partículas coloidais nas fibras celulósicas e remoção dos contaminantes com o produto final Diminuição da formação de depósitos ao longo do processo Prevenção de incrustações

24 Resultados da aplicação Maior qualidade do produto final Processo mais limpo Diminuição do número de parada para limpeza Diminuição de quebras e furos na folha Melhora no desempenho produtivo Aumento da produtividade Redução de custos

25 contech@contechbrasil.com

Soluções Enzimáticas para Tissue Soluções Enzimáticas para TissueBuckman

Soluções Enzimáticas para Tissue Soluções Enzimáticas para TissueBuckman Soluções Enzimáticas para Tissue Soluções Enzimáticas para TissueBuckman Introdução Erika Barbosa Neves - Especialista em Biotecnologia na Buckman desde 2010. - Doutora em Microbiologia com especialização

Leia mais

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS QUÍMICAS NA INDÚSTRIA DE CELULOSE. Processos Químicos Industriais II

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS QUÍMICAS NA INDÚSTRIA DE CELULOSE. Processos Químicos Industriais II CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS QUÍMICAS NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL Processos Químicos Industriais II POLPAÇÃO QUÍMICA Os cavacos são cozidos em licores ou lixívias, isto é, em soluções aquosas contendo

Leia mais

INDÚSTRIA PAPELEIRA. Processos Químicos Industriais II Profa. Heizir f. de Castro

INDÚSTRIA PAPELEIRA. Processos Químicos Industriais II Profa. Heizir f. de Castro INDÚSTRIA PAPELEIRA Processos Químicos Industriais II Profa. Heizir f. de Castro Pulper de Aparas Tanque de Aparas Engrossador Despartilhador Caixa de Nível Tanque de Aparas Celulose Hidrapulper Refinador

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-056 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: A água nunca está em estado puro, livre de

Leia mais

PROCESSAMENTO DE CERÂMICAS I. Aditivos: plastificantes, defloculantes, lubrificantes e agentes suspensores; Preparo de massas cerâmicas

PROCESSAMENTO DE CERÂMICAS I. Aditivos: plastificantes, defloculantes, lubrificantes e agentes suspensores; Preparo de massas cerâmicas PROCESSAMENTO DE CERÂMICAS I Aditivos: plastificantes, defloculantes, lubrificantes e agentes suspensores; Preparo de massas cerâmicas 17/4/2018 Preparação de massas cerâmicas Processamento Cerâmicas I

Leia mais

TECNOLOGIA VERDE: ULTIMOS DESENVOLVIMENTOS EM ENZIMAS PARA A RECICLAGEM DE PAPEL

TECNOLOGIA VERDE: ULTIMOS DESENVOLVIMENTOS EM ENZIMAS PARA A RECICLAGEM DE PAPEL TECNOLOGIA VERDE: ULTIMOS DESENVOLVIMENTOS EM ENZIMAS PARA A RECICLAGEM DE PAPEL TENDÊNCIAS ATUAIS DA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSA Há uma pressão no sentido de uma produção mais "verde. Há uma diminuição

Leia mais

Aditivos de Superfície

Aditivos de Superfície DOWSIL é a marca Dow para a linha líder global em silicones, oferecendo expertise em produtos de alta performance que revolucionam o mercado há decadas. As tecnologias em silicone da DOWSIL auxiliam os

Leia mais

Especialidades Químicas Auxiliam na Otimização das Máquinas de Papel

Especialidades Químicas Auxiliam na Otimização das Máquinas de Papel Especialidades Químicas Auxiliam na Otimização das Máquinas de Papel Eloir Antonio G Pianca Buckman Laboratórios Ltda Palavraschave Retenção Drenagem Química da Parte Úmida Controle de Depósitos A velocidade

Leia mais

LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO. Em Sistemas Críticos de Alta Pureza

LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO. Em Sistemas Críticos de Alta Pureza LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO Em Sistemas Críticos de Alta Pureza TIPOS DE CONTAMINAÇÃO (FONTES) Contaminação Orgânica Sujidade oriunda de resíduos dos produtos, gorduras, proteínas, óleos, etc. Contaminação

Leia mais

MELHORANDO O TRATAMENTO DO EFLUENTE NA PLANTA PRODUTIVA

MELHORANDO O TRATAMENTO DO EFLUENTE NA PLANTA PRODUTIVA MELHORANDO O TRATAMENTO DO EFLUENTE NA PLANTA PRODUTIVA Palestrante Jose Eustaquio Diniz Agosto 2003 DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Rio de Janeiro ECO 92 Os 3 pilares da sustentabilidade Rio 10 Joanesburgo

Leia mais

Processamento de materiais cerâmicos Preparo de massas cerâmicas

Processamento de materiais cerâmicos Preparo de massas cerâmicas Processamento de materiais cerâmicos Preparo de massas cerâmicas 18/4/18 Preciso saber composição química das matérias-primas granulometria e distribuição granulométrica da matéria-prima composição mineralógica

Leia mais

"PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, ALVENARIAS E PLÁSTICOS À BASE DE LÁTEX DE BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, ALVENARIAS E PLÁSTICOS À BASE DE LÁTEX DE BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR "PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR POLIFOSFATO" 5 A presente invenção se refere a um processo de fabricação de adesivo à base de látex

Leia mais

Declaração de Conflitos de Interesse. Nada a declarar.

Declaração de Conflitos de Interesse. Nada a declarar. Declaração de Conflitos de Interesse Nada a declarar. GESTÃO DA QUALIDADE DE FORNECEDORES ÁGUA REAGENTE Ana Paula Lima 2 Fornecedores O Sistema de Gestão da Qualidade do laboratório deve contemplar o fornecimento

Leia mais

Livros Grátis. Milhares de livros grátis para download.

Livros Grátis.  Milhares de livros grátis para download. Livros Grátis http://www.livrosgratis.com.br Milhares de livros grátis para download. Quando tratamos das propriedades de

Leia mais

PHA 3418 TECNOLOGIA DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES. Aula 8 Procedimentos de Limpeza química e Sanitização

PHA 3418 TECNOLOGIA DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES. Aula 8 Procedimentos de Limpeza química e Sanitização PHA 3418 TECNOLOGIA DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES Aula 8 Procedimentos de Limpeza química e Sanitização Prof.: José Carlos Mierzwa mierzwa@usp.br Operações de limpeza e

Leia mais

Aditivos para argamassas e concretos

Aditivos para argamassas e concretos Histórico Aditivos para argamassas e concretos Romanos e incas: albumina (sangue e clara de ovos); álcalis (cal); Brasil: óleo de baleia; gesso cru e cloreto de cálcio; Alemanha e França: graxa de cal.

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PARTÍCULAS UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA MAXIMIZAR A QUALIDADE DO PAPEL E A OPERACIONALIDADE DA MÁQUINA DE PAPEL

GERENCIAMENTO DE PARTÍCULAS UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA MAXIMIZAR A QUALIDADE DO PAPEL E A OPERACIONALIDADE DA MÁQUINA DE PAPEL GERENCIAMENTO DE PARTÍCULAS UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA MAXIMIZAR A QUALIDADE DO PAPEL E A OPERACIONALIDADE DA MÁQUINA DE PAPEL Autores: Dr. Thomas Haettich 1, Jorge Vazquez 2 1 Solenis Germany GmbH,

Leia mais

Gabriel Duarte Reis. Controle e tratamento de stickies na produção de papéis reciclados. Lorena

Gabriel Duarte Reis. Controle e tratamento de stickies na produção de papéis reciclados. Lorena Gabriel Duarte Reis Controle e tratamento de stickies na produção de papéis reciclados Lorena 2013 Gabriel Duarte Reis Controle e tratamento de stickies na produção de papéis reciclados Trabalho de Conclusão

Leia mais

INCRUSTAÇÕES DE CÁLCIO EM DIGESTOR CONTÍNUO. Tratamento Preventivo com anti-incrustante Augusto Milanez

INCRUSTAÇÕES DE CÁLCIO EM DIGESTOR CONTÍNUO. Tratamento Preventivo com anti-incrustante Augusto Milanez INCRUSTAÇÕES DE CÁLCIO EM DIGESTOR CONTÍNUO Tratamento Preventivo com anti-incrustante Augusto Milanez Introdução Antes de maio de 2004 a Suzano papel e Celulose (unidade de Suzano) tinha 2 paradas gerais

Leia mais

PRODUTOS ARGAL TRATAMENTO DE AGUA PARA CALDEIRA

PRODUTOS ARGAL TRATAMENTO DE AGUA PARA CALDEIRA PRODUTOS ARGAL TRATAMENTO DE AGUA PARA CALDEIRA Tipos de contaminantes possíveis na água: Minerais => Cálcio,Magnésio, Sodio e Ferro Oxigênio => CO, CO2,Oxigênio Terra=> Argila, Areia e Lodo Característica

Leia mais

Purificação das águas: tratamento de esgoto

Purificação das águas: tratamento de esgoto Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Química Ambiental (2017/2) Química das Águas (Parte 3b) Purificação das águas: tratamento de esgoto Estagiário:

Leia mais

PRINCIPAIS ASPECTOS DAS TECNOLOGIAS E RECICLAGEM DE MATERIAIS POLIMÉRICOS APLICADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

PRINCIPAIS ASPECTOS DAS TECNOLOGIAS E RECICLAGEM DE MATERIAIS POLIMÉRICOS APLICADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS PRINCIPAIS ASPECTOS DAS TECNOLOGIAS E RECICLAGEM DE MATERIAIS POLIMÉRICOS APLICADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL +55 54 9 9176

Leia mais

GABARITO PROVA DE QUALIDADE DA ÁGUA E DO AR SELEÇÃO PPGRHS

GABARITO PROVA DE QUALIDADE DA ÁGUA E DO AR SELEÇÃO PPGRHS GABARITO PROVA DE QUALIDADE DA ÁGUA E DO AR SELEÇÃO PPGRHS 2016.1 1. Em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) periodicamente é realizado o monitoramento para verificar sua eficiência. Em um determinado

Leia mais

(11) PI (22) Data de Depósito: 06/10/2003 (45) Data da Concessão: (RPI 2288)

(11) PI (22) Data de Depósito: 06/10/2003 (45) Data da Concessão: (RPI 2288) (11) PI 0305004-1 81 (22) Data de Depósito: 06/10/2003 (45) Data da Concessão: 1111112014 (RPI 2288) 111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111 * B R P I O 3 O 5 O O 4

Leia mais

Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes. Professora Ligia Pauline

Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes. Professora Ligia Pauline Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes Professora Ligia Pauline Tintas Suspensão de partículas opacas (pigmentos) em veículo fluido; Função das partículas: cobrir e decorar as superfícies; Função do veículo:

Leia mais

3M TM Adesivo Selante 4000 UV de Cura Rápida para o Mercado Náutico

3M TM Adesivo Selante 4000 UV de Cura Rápida para o Mercado Náutico 3M TM Adesivo Selante 4000 UV de Cura Rápida para o Mercado Náutico Dados Técnicos Junho / 2010 Descrição do Produto Edição: 00 O Adesivo Selante Híbrido 4000 é um mono componente, que cura para formar

Leia mais

MOLDAGEM. Prof. Ivanir L. Oliveira

MOLDAGEM. Prof. Ivanir L. Oliveira MOLDAGEM Prof. Ivanir L. Oliveira PLANEJAMENTO DE ENSINO MATÉRIAS PRIMAS para moldes não permanentes. Controle de qualidade das matérias primas. AREIAS BASE: Componentes das areia de fundição (areia base,

Leia mais

HIGIENIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES

HIGIENIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES HIGIENIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES Importância das operações de limpeza e desinfecção - Alteração do produto: : sabor, odor, estabilidade,, etc... - Intoxicações. - Perdas de imagem e aceitação. - Perdas económicas.

Leia mais

Dureza da Água e Problemas de Lavagem

Dureza da Água e Problemas de Lavagem Dureza da Água e Problemas de Lavagem O que se pretende Classificar uma água quanto à sua dureza, como dura ou macia, a partir do seu comportamento em testes de lavagem. Para além disso, e a partir das

Leia mais

PURIFICAÇÃO DO CALDO PARA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL

PURIFICAÇÃO DO CALDO PARA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - LAN LAN 685 - Tecnologia do Álcool PURIFICAÇÃO DO CALDO PARA PRODUÇÃO

Leia mais

CENTERQUIMICA. A Centerquímica está localizada em Araçatuba-SP, atuando há mais de 32 anos no setor Sucroenergetico.

CENTERQUIMICA. A Centerquímica está localizada em Araçatuba-SP, atuando há mais de 32 anos no setor Sucroenergetico. 1 CENTERQUIMICA A Centerquímica está localizada em Araçatuba-SP, atuando há mais de 32 anos no setor Sucroenergetico. Fornecemos toda linha de especialidades químicas que auxiliam na produção e produtividade

Leia mais

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE Líder global em silicones, tecnologia à base de silício e inovação, a Dow Corning oferece mais de 7.000 produtos e serviços através de suas marcas Dow Corning e XIAMETER. As soluções de silicone da Dow

Leia mais

remo4gao Stickiest caracteriza4gao e Reciclagem Degussa Brasil Ltda Parmenides C Martinez 29 Abril 2004 Curso Internacional de

remo4gao Stickiest caracteriza4gao e Reciclagem Degussa Brasil Ltda Parmenides C Martinez 29 Abril 2004 Curso Internacional de Stickiest caracteriza4gao e remo4gao Parmenides C Martinez Degussa Brasil Ltda 29 Abril 2004 Curso Internacional de Reciclagem ABTCP Sao Paulo SP Brasil Stickies O termo Stickie e geralmente usado na industria

Leia mais

PISCINA QUADRADA OU RETANGULAR PISCINA REDONDA PISCINA OVAL APRENDA A CALCULAR O VOLUME DE ÁGUA DA SUA PISCINA

PISCINA QUADRADA OU RETANGULAR PISCINA REDONDA PISCINA OVAL APRENDA A CALCULAR O VOLUME DE ÁGUA DA SUA PISCINA APRENDA A CALCULAR O VOLUME DE ÁGUA DA SUA PISCINA SEJA PRECISO NA QUANTIDADE DE PRODUTO QUÍMICO NO TRATAMENTO PISCINA QUADRADA OU RETANGULAR PISCINA REDONDA PISCINA OVAL * Profundidade - Média (m) = Profundidade

Leia mais

Situação. poço. Cliente: CIPEL Santo Antonio de Padua RJ Segmento: Papel tissue

Situação. poço. Cliente: CIPEL Santo Antonio de Padua RJ Segmento: Papel tissue Aplicação de Solavite Hydro para desincrustação e prevenção de incrustações em caldeira de baixa pressão em papeleira com redução de custos e simplificação de operação Resumo O estudo de caso relata a

Leia mais

PHA 3418 Tecnologia de Separação por Membranas para Tratamento de Água e Efluentes

PHA 3418 Tecnologia de Separação por Membranas para Tratamento de Água e Efluentes PHA 3418 Tecnologia de Separação por Membranas para Tratamento de Água e Efluentes Aula 10 Principais componentes do sistema e estratégias de pré-tratamento Prof.: José Carlos Mierzwa mierzwa@usp.br Introdução

Leia mais

POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA e QUÍMICA

POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA e QUÍMICA POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA e QUÍMICA Ref. básica para estudo: Capítulos 5 (revisão) e 6: Ek M, Gellerstedt G, Henriksson G. Pulping Chemistry and Technology (Volume 2). Berlin, Walter de Gruyter, 2009 Polpação

Leia mais

Estudo da Arte da Coagulação. Nome(s) do(s) Autor(es) Francisco Oliveira Rinaldo Lima

Estudo da Arte da Coagulação. Nome(s) do(s) Autor(es) Francisco Oliveira Rinaldo Lima Estudo da Arte da Coagulação Nome(s) do(s) Autor(es) Francisco Oliveira Rinaldo Lima Curriculum- Autores Francisco Silva Oliveira Escola técnica de Saneamento SENAI CETIND Lauro de Freitas- Bahia. Técnico

Leia mais

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do Sistema de Revestimento

Leia mais

Água: (* PT = processos têxteis)

Água: (* PT = processos têxteis) Água: 5/5 Água 1 I - Importância Indispensável a vida. Indispensável a industria têxtil. Caldeira, refrigeração de máquinas/ambientes Processo de desengomagem, purga, alvejamento, etc. II - Pureza: Raramente

Leia mais

Característica principal: tratamento químico seguido de desfibramento/refino em um refinador de disco

Característica principal: tratamento químico seguido de desfibramento/refino em um refinador de disco POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA (ou quimiomecânica) Característica principal: tratamento químico seguido de desfibramento/refino em um refinador de disco >> O processo semiquímico mais desenvolvido é o NSSC (Neutral

Leia mais

JANEIRO/2017 SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTOS SAE

JANEIRO/2017 SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTOS SAE JANEIRO/2017 PARÂMETROS DE CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA A partir deste mês, apresentaremos informações sobre todos os parâmetros citados mensalmente nos resultados das análises, divulgados

Leia mais

POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA e QUÍMICA

POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA e QUÍMICA POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA e QUÍMICA Ref. básica para estudo: Capítulos 5 (revisão) e 6: Ek M, Gellerstedt G, Henriksson G. Pulping Chemistry and Technology (Volume 2). Berlin, Walter de Gruyter, 2009 Polpação

Leia mais

Desmineralização de águas e precipitação. [Imagem: Hidrosam]

Desmineralização de águas e precipitação. [Imagem: Hidrosam] [Imagem: Hidrosam] Dureza total da água A água que se encontra nos sistemas naturais tem diferentes compostos dissolvidos ou em suspensão. A dureza de uma água corresponde à soma das concentrações de iões

Leia mais

INTRODUÇÃO À OBTENÇÃO DE CELULOSE E PAPEL UFPR - SCA - DETF. Polpa e Papel Tecnologia de produção de polpa celulósica e papel. Prof.

INTRODUÇÃO À OBTENÇÃO DE CELULOSE E PAPEL UFPR - SCA - DETF. Polpa e Papel Tecnologia de produção de polpa celulósica e papel. Prof. INTRODUÇÃO À OBTENÇÃO DE CELULOSE E PAPEL UFPR - SCA - DETF Polpa e Papel Tecnologia de produção de polpa celulósica e papel Prof. Umberto Klock Objetivo Informar as energias utilizadas para os processos

Leia mais

MONTAGE MONTAGE MONTAGE AGARRE IMEDIATO TRANSPARENTE PROFISSIONAL

MONTAGE MONTAGE MONTAGE AGARRE IMEDIATO TRANSPARENTE PROFISSIONAL MONTAGE MONTAGE MONTAGE AGARRE IMEDIATO TRANSPARENTE PROFISSIONAL MONTAGE AGARRE IMEDIATO FIXE CARGAS PESADAS NO INTERIOR OU EXTERIOR INTERIOR E EXTERIOR REFORÇADO COM FIBRAS MATERIAIS POROSOS EXTERIOR

Leia mais

PURIFICAÇÃO DO CALDO PARA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR

PURIFICAÇÃO DO CALDO PARA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - LAN LAN 1458 Açúcar e Álcool PURIFICAÇÃO DO CALDO PARA PRODUÇÃO

Leia mais

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE Líder global em silicones, tecnologia à base de silício e inovação, a Dow Corning oferece mais de 7.000 produtos e serviços através de suas marcas Dow Corning e XIAMETER. As soluções de silicone da Dow

Leia mais

TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS POR MEMBRANAS. Eng. Walter Plácido

TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS POR MEMBRANAS. Eng. Walter Plácido TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS POR MEMBRANAS 1 Eng. Walter Plácido Bacteriológicas Considerações Custos Químicas e volumétricas Eficácia (disponibilidade e rendimento) Nível da tecnologia SISTEMAS MEMBRANARES

Leia mais

OPERAÇÃO DE CALDEIRAS Tratamento de água

OPERAÇÃO DE CALDEIRAS Tratamento de água A água na sua forma líquida é encontrada na natureza sob duas condições: Águas de superfície (mares, rios, lagos e lagoas); Águas subterrâneas. Águas de superfície: instáveis são saturadas em O 2 dissolvido

Leia mais

Palavras - Chave: Incrustação; Carbonato de Cálcio; Substâncias Químicas; Concentrações. 1. INTRODUÇÃO

Palavras - Chave: Incrustação; Carbonato de Cálcio; Substâncias Químicas; Concentrações. 1. INTRODUÇÃO ANÁLISE DA DISSOLUÇÃO DE SCALE DE CARBONATO DE CÁLCIO EM SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS Jéssyca Souza Moura¹; Thainara Péricles Soares Ferro²; Ernesto Vargas Bautista³. ¹Centro Universitário Tiradentes Jessyca.Souza_@hotmail.com;

Leia mais

CONCEITO DE FILTRAÇÃO COM ÓTIMOS RESULTADOS

CONCEITO DE FILTRAÇÃO COM ÓTIMOS RESULTADOS CONCEITO DE FILTRAÇÃO COM ÓTIMOS RESULTADOS Atualmente, o sistema de filtração por bolsas tem uma ampla área de aplicação, graças a sua atuação no processo de filtração de líquidos. O princípio de funcionamento

Leia mais

ESTUDO DA LIXIVIAÇÃO ÁCIDA DE CAVACOS PARA REMOÇÃO DE METAIS ANTES DO COZIMENTO KRAFT E SEUS EFEITOS NO PROCESSO

ESTUDO DA LIXIVIAÇÃO ÁCIDA DE CAVACOS PARA REMOÇÃO DE METAIS ANTES DO COZIMENTO KRAFT E SEUS EFEITOS NO PROCESSO 3 rd ICEP International Colloquium on Eucalyptus Pulp ESTUDO DA LIXIVIAÇÃO ÁCIDA DE CAVACOS PARA REMOÇÃO DE METAIS ANTES DO COZIMENTO KRAFT E SEUS EFEITOS NO PROCESSO Erica Moreira Nalco do Brasil Jorge

Leia mais

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS PMT 2509 PMT 3409 Flávio Beneduce SEPARAÇÃO MAGNÉTICA SEPARAÇÃO MAGNÉTICA SEPARAÇÃO ELETROSTÁTICA Baseia-se nas diferenças de algumas de suas propriedades, tais como:

Leia mais

TRATAMENTO DO EFLUENTES

TRATAMENTO DO EFLUENTES TRATAMENTO DO EFLUENTES Para que serve tratamento de efluente? Remover as impurezas físicas, químicas, biológicas e organismos patogênicos do EFLUENTE AQUELE QUE FLUI Resíduos (impurezas) proveniente das

Leia mais

Composição dos Solos

Composição dos Solos Composição dos Solos Composição do Solo Fragmentos de rocha Minerais primários Minerais secundários: Argilo-minerias Silicatos não cristalinos Óid Óxidos e hidróxidos hidóid de ferro e alumínio íi Carbonatos

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE QUÍMICA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE QUÍMICA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2016 1ª PROVA PARCIAL DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 23.03.2016 Nota: Professor(a): Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos MATUTINO: Orientações

Leia mais

A linha Molykote foi desenhada e desenvolvida para resolver suas mais difíceis questões e problemas relacionados à lubrificação, bem como auxiliar na

A linha Molykote foi desenhada e desenvolvida para resolver suas mais difíceis questões e problemas relacionados à lubrificação, bem como auxiliar na A linha Molykote foi desenhada e desenvolvida para resolver suas mais difíceis questões e problemas relacionados à lubrificação, bem como auxiliar na economia de energia através da redução do atrito e

Leia mais

Caracterização de matérias-primas cerâmicas

Caracterização de matérias-primas cerâmicas Caracterização de matérias-primas cerâmicas Conjunto de análises cujos resultados servem para caracterizar um material 11/4/2018 Caracterização É muito importante para a determinação das propriedades físicas,

Leia mais

Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose. Celso Foelkel

Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose. Celso Foelkel Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose Celso Foelkel Celso Foelkel Características de fábricas modernas Alta capacidade de utilização da capacidade e com produção estável

Leia mais

CAULIM ALUMINO SILICATO DE POTÁSSIO (CHINA CLAY) IN NATURA BENEFICIADO

CAULIM ALUMINO SILICATO DE POTÁSSIO (CHINA CLAY) IN NATURA BENEFICIADO CAULIM ALUMINO SILICATO DE POTÁSSIO (CHINA CLAY) IN NATURA CAULIM - BRANCO PÉROLA CAULIM - AMARELO OURO BENEFICIADO ANÁLISES QUÍMICAS LS:Acima do limite superior da curva. O CAULIM extraído pela MinaSilicio

Leia mais

Introdução à ciência e engenharia dos materiais e classificação dos materiais. Profa. Daniela Becker

Introdução à ciência e engenharia dos materiais e classificação dos materiais. Profa. Daniela Becker Introdução à ciência e engenharia dos materiais e classificação dos materiais Profa. Daniela Becker Referências Callister Jr., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. LTC, cap 1, 5ed.,

Leia mais

Óxido de zinco (ZnO 2 )

Óxido de zinco (ZnO 2 ) Material Híbrido Óxido de zinco (ZnO 2 ) Ácido fosfórico H 3 (PO 4 ) Ácido poliacrílico C 3 H 4 O 2 Eugenol Fosfato de zinco Óxido de zinco/eugenol Policarboxilato de zinco Cimento de silicato Ácido fosfórico

Leia mais

Polimerização por adição de radicais livres

Polimerização por adição de radicais livres Polimerização por adição de radicais livres Ciência de Polímeros I 1º semestre 2007/2008 18/10/2007 Maria da Conceição Paiva 1 Cinética da Polimerização radicalar A polimerização por adição é uma reacção

Leia mais

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Departamento de Engenharia Química Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente Isolamento, Seleção e Cultivo

Leia mais

Adesivos Hot Melt 3M. Adesivos Hot Melt. Produtividade. e segurança a toda prova

Adesivos Hot Melt 3M. Adesivos Hot Melt. Produtividade. e segurança a toda prova Adesivos Hot Melt 3M Adesivos Hot Melt Produtividade e segurança a toda prova 3 Hot Melt A Linha de Adesivos Hot Melt 3M apresenta as melhores soluções sem abrir mão da segurança, para as mais diversas

Leia mais

20 a 22 de Junho de São Paulo/SP Influência dos Aditivos nos Processos de Moagem

20 a 22 de Junho de São Paulo/SP Influência dos Aditivos nos Processos de Moagem - São Paulo/SP Influência dos Aditivos nos Processos de Moagem Realização Espaço para a Logomarca do Patrocinador 20 a 22 de Junho de 2016 Agenda Introdução. Fenômenos Indesejadas nas Moagens. Influencia

Leia mais

MINERALOGIA DOS SOLOS COMPOSIÇÃO MINERALÓGICA DOS SOLOS

MINERALOGIA DOS SOLOS COMPOSIÇÃO MINERALÓGICA DOS SOLOS COMPOSIÇÃO MINERALÓGICA DOS SOLOS minerais resistentes ao intemperismo. Ex: quartzo minerais intemperizáveis em diferentes graus de alteração. Exs: feldspatos, micas minerais secundários originados do

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ. Compositions Plásticos e Derivados Ltda

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ. Compositions Plásticos e Derivados Ltda Produto: Concentrado de carbonato de cálcio extra fino veiculado em polietileno aditivado com dióxido de titânio Revisão 01 Página 1/5 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: 2430548.80D

Leia mais

Folha de Dados Técnicos. Modificador de Reologia ACRYSOL RM-725 Modificador de Reologia Uretânico Associativo Não Iônico

Folha de Dados Técnicos. Modificador de Reologia ACRYSOL RM-725 Modificador de Reologia Uretânico Associativo Não Iônico Modificador de Reologia ACRYSOL RM-725 Modificador de Reologia Uretânico Associativo Não Iônico Descrição O ACRYSOL RM-725 é um modificador de reologia uretânico hidrofobicamente modificado (HEUR) desenvolvido

Leia mais

Resumo. Palavras-chave: papel sintético, resíduo mineral, compósito INTRODUÇÃO

Resumo. Palavras-chave: papel sintético, resíduo mineral, compósito INTRODUÇÃO Resumo O papel sintético apresenta características superiores ao papel celulósico, como maior resistência ao rasgo, maior durabilidade além de poder ser molhado. Ideal para confecção de livros e documentos.

Leia mais

ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU

ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU (1) Derivada da Instrução Normativa 13/2012 do IBAMA (Lista Brasileira de Resíduos Sólidos) 02 Resíduos

Leia mais

I. Reações químicas. 2.4 Reações de precipitação. Os sais e a sua solubilidade em água

I. Reações químicas. 2.4 Reações de precipitação. Os sais e a sua solubilidade em água I. Reações químicas Os sais e a sua solubilidade em água Os sais são substâncias muito comuns e são formados por iões positivos e iões negativos sendo sólidos à temperatura ambiente. Exemplos: 1 Os sais

Leia mais

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE Líder global em silicones, tecnologia à base de silício e inovação, a Dow Corning oferece mais de 7.000 produtos e serviços através de suas marcas Dow Corning e XIAMETER. As soluções de silicone da Dow

Leia mais

Agradecimento Abril de 2017

Agradecimento Abril de 2017 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Pesquisas Hidráulicas Departamento de Obras Hidráulicas IPH 02058: Tratamento de Água e Esgoto Engenharia Hídrica Agradecimento: O prof. Gino agradece

Leia mais

Escovas Bristle 6 Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro / 2004

Escovas Bristle 6 Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro / 2004 3 Escovas Bristle 6 Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro / 2004 Substitui Fevereiro/2003 Página 1 de 7 Introdução: Os Produtos Bristle são abrasivos tridimensionais moldados na forma de discos

Leia mais

UNIT º semestre - 2º dia (16/06/2008).

UNIT º semestre - 2º dia (16/06/2008). UNIT 2008-2º semestre - 2º dia (16/06/2008). Atenção: O texto abaixo se refere às questões de números 61 a 65. Uma estação de tratamento de água pode realizar os seguintes processos: Pré-cloração (adição

Leia mais

Celuloses de Eucalipto para Fabricação de Papel e de Derivados de Celulose

Celuloses de Eucalipto para Fabricação de Papel e de Derivados de Celulose Celuloses de Eucalipto para Fabricação de Papel e de Derivados de Celulose www.celso-foelkel.com.br De volta às rigens... Breve relato sobre: que diferencia as polpas de eucalipto para fabricação de papel

Leia mais

Fórum de Papéis para Embalagens. Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002

Fórum de Papéis para Embalagens. Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002 Fórum 2002 A Reciclagem e a Produção de Papéis para Embalagens Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002 O Papel e o meio ambiente O PAPEL é, em última análise, produzido em bases sustentáveis com

Leia mais

Cálcio Magnésio Enxofre

Cálcio Magnésio Enxofre Cálcio Magnésio Enxofre Absorção Intemperismo Cálcio e Magnésio Ciclos do Ca e Mg no sistema solo-planta Ca, Mg (calcários e adubos) Ca, Mg (material de origem) Ca, Mg fixados Troca Ca, Mg na solução do

Leia mais

Fundamento de Lubrificação e Lubrificantes Aula 8 PROF. DENILSON J. VIANA

Fundamento de Lubrificação e Lubrificantes Aula 8 PROF. DENILSON J. VIANA Fundamento de Lubrificação e Lubrificantes Aula 8 PROF. DENILSON J. VIANA Graxas É um material sólido a semissólido, constituindo de um agente espessante (sabão metálico) disperso num lubrificante líquido

Leia mais

ACROFIN PKAL PIGMENTS

ACROFIN PKAL PIGMENTS ACROFIN PKAL PIGMENTS Pigmentos Anfóteros A linha Acrofin Pkal contém pigmentos altamente concentrados, não-iônicos, com micro-partículas, totalmente livres de caseína, formaldeídos, metais-pesados e aminas

Leia mais

Pintura 100% Sólidos ST BOLETIM TÉCNICO. Pintura 100%

Pintura 100% Sólidos ST BOLETIM TÉCNICO. Pintura 100% BOLETIM TÉCNICO Pintura 100% Sólidos ST DESCRIÇÃO DO PRODUTO A Pintura 100% Sólidos ST é um sistema de pintura epóxi, 100% sólidos, bi-componente, formulado para proporcionar, através de uma película protetora

Leia mais

MATERIAIS, SUPERFÍCIES, E COMPONENTES PARA SISTEMA WFI E OUTROS SISTEMAS DE TUBULAÇÕES SANITÁRIAS

MATERIAIS, SUPERFÍCIES, E COMPONENTES PARA SISTEMA WFI E OUTROS SISTEMAS DE TUBULAÇÕES SANITÁRIAS MATERIAIS, SUPERFÍCIES, E COMPONENTES PARA SISTEMA WFI E OUTROS SISTEMAS DE TUBULAÇÕES SANITÁRIAS por David H. Artiss ACABAMENTOS DE SUPERFÍCIE Quatro tipos primários de acabamentos de superfície são disponíveis

Leia mais

TECNOLOGIAS E APLICABILIDADE DAS TINTAS IMOBILIÁRIAS

TECNOLOGIAS E APLICABILIDADE DAS TINTAS IMOBILIÁRIAS TECNOLOGIAS E APLICABILIDADE DAS TINTAS IMOBILIÁRIAS FESTCOR A TINTA DO NORDESTE NOSSO MERCADO 1200 PDVS 320 CONSTRUTORAS NOSSOS PLAYERS Este é o Mundo Festcor CASE DE SUCESSO!!! CASE DE SUCESSO!!! CERTIFICADOS

Leia mais

Disciplina: Resíduos Sólidos. 10 Reciclagem de Papel. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Abril de 2018.

Disciplina: Resíduos Sólidos. 10 Reciclagem de Papel. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Abril de 2018. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Resíduos Sólidos Graduação em Engenharia Ambiental 10 Reciclagem de Papel Professor: Sandro Donnini Mancini Sorocaba, Abril de 2018. Papel Fibras

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico BORRACHA DE ESTIRENO E BUTADIENO SBR. Borracha de Estireno e Butadieno SBR

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico BORRACHA DE ESTIRENO E BUTADIENO SBR. Borracha de Estireno e Butadieno SBR Folha: 1 / 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Borracha de Estireno e Butadieno SBR Código Interno: SBR1502, SBR 1712 Principais usos recomendados: Fabricação de compostos e artefatos

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Civil - Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil Ciclo de Palestras Técnicas Construção Com Novos Materiais

Licenciatura em Engenharia Civil - Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil Ciclo de Palestras Técnicas Construção Com Novos Materiais apresenta... PULTRUSÃO 1 MERCADO 20% 7% 7% 6% 20% 23% Industrial. Transportes Energetico Consumo Militar Construção Desporto 17% CRESCIMENTO DO MERCADO 2 INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO DE COMPÓSITO A combinação

Leia mais

Disciplina: Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Gasosos. 12 Reciclagem de Papel. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Maio de 2017.

Disciplina: Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Gasosos. 12 Reciclagem de Papel. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Maio de 2017. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Gasosos Graduação em Engenharia Ambiental 12 Reciclagem de Papel Professor: Sandro Donnini Mancini Sorocaba,

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Materiais de Construção Civil Acadêmicos: Flávia: Vagner: Thaynã. Fibrocimento

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Materiais de Construção Civil Acadêmicos: Flávia: Vagner: Thaynã. Fibrocimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul Materiais de Construção Civil Acadêmicos: Flávia: Vagner: Thaynã Fibrocimento fibrocimento Surgimento: 1938 (telhas); Considerado a melhor solução para habitações

Leia mais

LUBRIFICAÇÃO LUBRIFICANTES

LUBRIFICAÇÃO LUBRIFICANTES LUBRIFICAÇÃO LUBRIFICANTES FUNÇÃO: Formar uma película que impeça o contato direto entre duas superfícies que se movem relativamente entre si. Ou seja, o lubrificante reduz o atrito a níveis mínimos, quando

Leia mais

Manual de Manutenção e Limpeza dos Produtos Eliane

Manual de Manutenção e Limpeza dos Produtos Eliane Manual de Manutenção e Limpeza dos Produtos Eliane Este manual tem como objetivo fornecer informações orientativas para efetuar limpeza e manutenção de todos os produtos da Eliane Revestimentos Cerâmicos.

Leia mais

Capítulo 34. a) originam um líquido transparente ou translúcido ou uma emulsão estável sem separação da matéria insolúvel; e

Capítulo 34. a) originam um líquido transparente ou translúcido ou uma emulsão estável sem separação da matéria insolúvel; e Capítulo 34 Sabões, agentes orgânicos de superfície, preparações para lavagem, preparações lubrificantes, ceras artificiais, ceras preparadas, produtos de conservação e limpeza, velas e artigos semelhantes,

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

poli mero macromolécula monômero

poli mero macromolécula monômero A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas a milhares) unidades de repetição denominadas meros,

Leia mais

ACRYCLEAN ANTIMUSGO E ALGAS POWER. Solvente absolutamente puro para a limpeza de diferentes superfícies sem deixar resíduos.

ACRYCLEAN ANTIMUSGO E ALGAS POWER. Solvente absolutamente puro para a limpeza de diferentes superfícies sem deixar resíduos. ACRYCLEAN Solvente absolutamente puro para a limpeza de diferentes superfícies sem deixar resíduos. para limpar e desengordurar antes de colar e recobrir elimina gordura, óleo e sujeiras de silicone, cera,

Leia mais

Argilas e processamento de massa cerâmica

Argilas e processamento de massa cerâmica Argilas e processamento de massa cerâmica ARGILA não é barro! ARGILA não é barro! Argila é um material natural, de granulometria fina, que quando umedecido adquire plasticidade; Quimicamente as argilas

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO ORIENTAÇÃO PARA USO E CUIDADOS COM COPOS DE POLICARBONATO. (fev / 2017)

INFORMATIVO TÉCNICO ORIENTAÇÃO PARA USO E CUIDADOS COM COPOS DE POLICARBONATO. (fev / 2017) INFORMATIVO TÉCNICO ORIENTAÇÃO PARA USO E CUIDADOS COM COPOS DE POLICARBONATO (fev / 2017) Introdução: Os copos de policarbonato transparentes têm alta resistência mecânica e são ideais para a aplicação

Leia mais