Introdução: A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e si

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução: A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e si"

Transcrição

1 Leitura Dinâmica

2 Introdução: A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e sim o modo como ela é realizada. Devido ao modo como aprendemos a ler, as pessoas ficam com hábitos prejudiciais de leitura, tais como: 1) Subvocalização (leitura como os lábios ou com a garganta) 2) Leitura Linear (palavra por palavra) 3) Leitura desatenta (com constantes releituras do mesmo trecho, e uma baixa retenção do conteúdo lido)

3 Também em razão deste tipo de leitura, as pessoas acostumam-se a ler pouco, o que acarreta na maioria dos casos num pequeno repertório de palavras. Assim, qualquer palavra que desconheçam (devido a pouca leitura) provoca-lhe um desconforto interno inconsciente, que elas (as pessoas) procuram justificar-se dizendo para si próprio e para os outros que não gosta muito de ler. Existem, então, dois motivos básicos pelos quais você lê errado: 1) o modo como aprendeu a ler. 2) ler de modo inconstante.

4 Na verdade, um decorre do outro: você lê pouco, devido ao modo como aprendeu a ler. É claro que isto não significa que não saiba ler; isto significa apenas que, em sua aprendizagem, foi imposto um limite à sua velocidade de leitura, limite este que você jamais tentou superar. Quando se ensina uma pessoa a ler, as palavras são divididas em sílabas, para facilitar a aprendizagem da leitura. Além disso, as palavras são lidas em voz alta, sílaba por sílaba. Infelizmente, depois de aprendida a leitura, as pessoas continuam a ler fazendo esta vocalização das palavras; mesmo que silenciosamente. Na verdade, este é o maior obstáculo à leitura rápida.

5 Para aprender a ler dinamicamente, de um modo veloz e produtivo, você deve mudar o seu método de leitura, o que se pode conseguir com um treinamento especial. Primeiro você deve perder o hábito de subvocalizar as palavras. Depois, deve habituar-se a enxergar o conjunto de palavras, ao invés das palavras isoladas. À medida que progredir nos exercícios, você conseguirá enxergar blocos cada vez maiores de palavras de uma só vez. Com os exercícios de atenção, aprenderá a aumentar a sua atenção durante a leitura, o que fará que retenha cada vez mais o conteúdo do que ler.

6 Técnicas de leitura dinâmica é um conjunto de procedimentos para provocar as mudanças de paradigmas em leitura. Quais são os fundamentos teóricos das técnicas de leitura dinâmica? São três: Teoria da Gestalt, Teoria da Percepção Visual e a Teoria das Especificidades dos Hemisférios Cerebrais. Para implementar as técnicas de leitura dinâmica, a Methodus faz uso do que há de mais moderno em estratégias de treinamento. Faz uso dos conceitos da neurociência e de exercícios envolvendo multimídia.

7 EXERCÍCIOS ESPECIAIS DE LEITURA De início, para evitar que você procure vocalizar as palavras que irá ler, coloque um lápis entre os dentes, e empurre a língua contra eles(os dentes), não se preocupar você não vai precisar sempre que ler colocar um lápis entre os dentes, você irá usar o lápis apenas nos cinco primeiro exercícios.

8 O que você deve fazer, é procurar ver (e reconhecer) a palavra de uma única vez, olhando sua parte central. Faça apenas cinco movimentos dos olhos por linha, levando-os de uma só vez, bem rápido, ao meio da palavra seguinte (a linha toda deve ser lida no menor tempo possível - de três a quatro segundos, por exemplo, pra começar). Mantenha o lápis apertado entre os dentes, enquanto lê. Atenção: Passe para o exercício seguinte somente quando puder reconhecer em um só olhar cada palavra do exercício anterior (fique com os olhos bem abertos, mas sem forçá-los, durante a leitura).

9 Nesta leitura, deixe o olhar seguir verticalmente para baixo, ao longo do texto, sem parar em cada linha). O pássaro cortou o espaço em um voo livre. O grito do animal ferido mostrava

10 o seu sofrimento. Pela janela aberta entravam os silêncios da madrugada infindável. A teia de aranha balançava,

11 enquanto a mosca procurava, sem conseguir, fugir ao seu destino. Napoleão Bonaparte invadiu o Egito, levando, além de soldados, cientistas e engenheiros.

12 EXERCÍCIO I Para se adquirir uma concentração é necessário fazer o exercício chamado, exercícios de respiração, ou seja, primeiramente, procure deixar o ambiente livre de ruídos e barulhos que desviam sua atenção, em seguida, se quiser, escureça o local ou feche os olhos e procure respirar fundo inspirando e expirando profundamente sem pensar em nada por cerca de alguns minutos. Tente pensar por exemplo na sua respiração, sem ouvir os sons exteriores, sem se deixar levar por interrupções. Este exercício lhe trará uma calma interior importante para que você possa iniciar a sua leitura.

13 EXERCÍCIO II Se assim mesmo, tiver dificuldade em se concentrar, faça este outro exercício. Escolha um ponto qualquer de sua sala e olhe fixamente para ele, sem pensar em nada, apenas no ponto escolhido, fique assim por uns 10 minutos, cada vez que começar a pensar em uma outra coisa, recomece a marcar o tempo.

14 EXERCÍCIO III Outro exercício importante é colocar-se à frente de um espelho e olhar fixamente para o centro de seu nariz, por exemplo, não deixar o olhar desviar do ponto escolhido, insista no exercício, não desista facilmente, fique também por cerca de uns 10 minutos. Repita diariamente esses exercícios, isto irá ajudá-lo a disciplinar a sua concentração, somente pule para as lições seguintes, se realmente se sentir seguro.

15 EXERCÍCIO IV Para exercitar elabore você mesmo uma lista de objetos ou de palavras importantíssimas ao aprendizado de determinada matéria, como no caso dos órgãos da respiração que passamos. Crie associações para memorizar esta lista, as imagens devem ser realmente criadas em sua mente para que você possa memorizá-las, novamente pratique os exercícios e dedique-se, pois será importante para você aprender as técnicas e alcançar um melhor aprendizado.

16 EXERCÍCIO V Pratique criando você mesmo a sua lista de tarefas diárias de toda a semana lembrando-se dela todas as manhãs. LIÇÃO 16 Para memorizar textos ou discursos, selecione palavras chaves no texto. 1º Leia atentamente o texto sublinhando as ideias principais de cada parágrafo. 2º Após esta leitura minuciosa, releia o que foi sublinhado e destaque aquele parágrafo que você acha principais e que realmente são uma síntese de todo texto. 3º Após determinar estes parágrafos, tente condensá-los entre uma ou duas palavras cada um, que contenham a ideia principal abordada, estas serão as palavras chaves na ordem das ideias contidas no texto.

17 EXPLICAÇÃO Não adianta decorar palavra por palavra, pois se você esquecer uma delas, corre o risco de perder toda a frase e a seqüência. Toda fala, discurso falado ou escrito que precisam ser memorizados exigem a memorização das idéias a serem apresentadas. Digamos que você será o orador de sua sala no dia de sua formatura. Imagine se esquecendo o texto bem no dia, ou tendo que olhar no papel e esconder o rosto, pior ainda, imagine, se as folhas voam e saem da ordem, bem, melhor nem imaginar uma cena dessas. O segredo para memorizar tetos ou discursos é a utilização de palavra chaves, essa técnica pode ser aplicada aos assuntos que quiser. Por exemplo, se o assunto fosse a situação econômica do Brasil, esta poderia ser a sua lista de palavras chave: desemprego atual, fábricas fechando, planos do governo, criminalidade, protestos, miséria, alternativas.

18 Agora selecione textos de jornais ou revistas, ou mesmos textos escolares de não mais de quatro páginas e procure exercitar essa técnica. Vamos agora aplicar na prática todos os conceitos teóricos já absorvidos. Cabe ressaltar que, o sucesso almejado para o curso, depende fundamentalmente da assiduidade na execução dos exercícios.

19 Exercício de Deslocamento Visual Tem como principal objetivo, adaptar a musculatura ocular, para movimentações de deslocamentos verticais e horizontais em grande velocidade. Procure focar sua visão na posição bem no centro a acima das palavras ou grupos de palavras, para facilitar a visualização das mesmas de forma completa, utilizando-se a técnica da visão periférica.

20 Para relaxamento, feche os olhos, faça movimentos de giro lentamente dentro das órbitas. Friccione bem as mãos, e quando aquecidas, coloque-as suavemente sobre os olhos. 2. Leitura Dinâmica (1º Exercício - Palavras de 3 Letras) (Coloque uma folha de papel ocultando as linhas abaixo da linha que você está lendo, e vá descendo a folha progressivamente. Não se preocupe com as palavras que verá no fim da página. Apenas leia-as)

Como Aprender Inglês: O Guia Prático

Como Aprender Inglês: O Guia Prático Como Aprender Inglês: O Guia Prático Elaboramos um sistema passo-a-passo para você aprender inglês de maneira mais simples e efetiva! Lucas Campos Introdução Ao Guia...3 Passo 1 As 4 Habilidades...4 Passo

Leia mais

10 exercícios para treinar sua capacidade de concentração. Concentração é essencial para as atividades do dia a dia

10 exercícios para treinar sua capacidade de concentração. Concentração é essencial para as atividades do dia a dia 10 exercícios para treinar sua capacidade de Concentração é essencial para as atividades do dia a dia Concentração é essencial para as atividades do dia a dia. No entanto, muitas pessoas reclamam que não

Leia mais

"PASSO A PASSO DE ESTUDO"

PASSO A PASSO DE ESTUDO 2 Aqui no EPISÓDIO 04 você recebe o PASSO A PASSO para estudar Inglês diariamente e usando tudo o que ensinei durante o AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo que eu falei para você

Leia mais

Curso de Comunicação Oratória Básico. Começar falando para uma audiência. Identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam melhorar.

Curso de Comunicação Oratória Básico. Começar falando para uma audiência. Identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam melhorar. LIDERANÇA Caminho do Sucesso www.lideranca.blog.br Curso de Comunicação Oratória Básico Módulo 1 Quebra-gelo Neste primeiro módulo, você terá como objetivos: Começar falando para uma audiência. Identificar

Leia mais

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 Coren-RS Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul www.portalcoren-rs.gov.br C. H. A. Conhecimentos Habilidades Atitudes Conhecimentos:

Leia mais

Técnicas de Relaxamento

Técnicas de Relaxamento www.young-dementia-guide.pt Cuidar de Si Técnicas de Relaxamento Portugal 2017 2/6 Indíce 1 -...3 2 - Exercícios para os ombros e pescoço...3 3 - Viagem imaginária para um lugar de relaxamento...4 3/6

Leia mais

7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência

7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência 7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência Biografia do Prof. Pier O Prof. Pier, como era conhecido Pierluigi Piazzi por seus alunos e admiradores, nasceu na Itália, no dia 29 de janeiro de

Leia mais

falar em público FALAR EM PÚBLICO -1-

falar em público FALAR EM PÚBLICO -1- falar em público FALAR EM PÚBLICO -1- falar em público ÍNDICE CAPÍTULO 1 COMO CONVERSAR...7 BRINCAR OU NÃO BRINCAR? EIS A QUESTÃO...10 CAPÍTULO 2 A EXPRESSÃO CORPORAL...13 A EXPRESSÃO FACIAL...19 O OLHAR...21

Leia mais

Você gostaria... Introdução

Você gostaria... Introdução Introdução Você gostaria... De ser capaz de ler mil palavras por minuto? De melhorar sua concentração e sua capacidade de compreensão da leitura? De conseguir reter melhor as informações? De superar dificuldades

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

Introdução. Sabe aquele dia que você precisa estudar algum material, seja para sua vida acadêmica ou profissional, mas está sem vontade alguma?

Introdução. Sabe aquele dia que você precisa estudar algum material, seja para sua vida acadêmica ou profissional, mas está sem vontade alguma? Introdução Opa! Seja bem vindo. Meu objetivo com este e-book é apresentar hacks para você poder aplicar sempre que precisar ter mais foco, concentração e memorização em seus estudos. Sabe aquele dia que

Leia mais

Emagrecer de vez o livro, funciona?

Emagrecer de vez o livro, funciona? Emagrecer de vez o livro, funciona? Emagrecer de vez o livro, Será mesmo que funciona ou somente mais uma balela inventada por ai? O livro emagrecer de vez, trata basicamente das verdades sobre as dietas,

Leia mais

CONCENTRAÇÃO. Psicóloga Lisandra Berni Osório As. Social Amélia Nonticuri

CONCENTRAÇÃO. Psicóloga Lisandra Berni Osório As. Social Amélia Nonticuri CONCENTRAÇÃO Psicóloga Lisandra Berni Osório As. Social Amélia Nonticuri O que é exatamente concentração? Concentração é a capacidade de ter em mente apenas um único pensamento, é ter a atenção voltada

Leia mais

Processo de coaching Jaison - Demonstração Entregue Resultados. Meta: Faturar 2 milhões por mês até Resultado:

Processo de coaching Jaison - Demonstração Entregue Resultados. Meta: Faturar 2 milhões por mês até Resultado: Meta: Faturar 2 milhões por mês até 2019 Resultado: Reestruturação de algumas áreas e melhorias aplicadas. Objetivos definidos e realizando acompanhamento da meta principal. Página 1/17 Resumo das sessões

Leia mais

15 passos para você aumentar seu potencial através da meditação. VIVER DE BLOG Página 1

15 passos para você aumentar seu potencial através da meditação. VIVER DE BLOG Página 1 15 passos para você aumentar seu potencial através da meditação VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Aprender a controlar uma mente completamente caótica leva tempo e prática. Mas ao contrário do que pode

Leia mais

Pensamento Radiante. E isso é possível, pois os mapas mentais ativam os dois hemisférios cerebrais que temos:

Pensamento Radiante. E isso é possível, pois os mapas mentais ativam os dois hemisférios cerebrais que temos: www.mapamental.org 1 De forma bem clara e objetiva, o Mapa Mental é um método criado para auxiliar na geração e memorização de informações que irá te ajudar a ser mais produtivo, aumentar o seu foco e

Leia mais

Dicas de Meditação para Iniciantes!

Dicas de Meditação para Iniciantes! Dicas de Meditação para Iniciantes! Respirar Se você se sentir sobrecarregado, respire. Isso irá acalmá-lo e liberar as tensões. Se você está preocupado com alguma coisa, ou algo que já aconteceu, respire.

Leia mais

Método RN otecladotecladotecladotecladot ecladotecladotecladotecladotec ladotecladotecladotecladotecla

Método RN otecladotecladotecladotecladot ecladotecladotecladotecladotec ladotecladotecladotecladotecla Tecladotecladotecladotecladote cladotecladotecladotecladotecl adotecladotecladotecladotecla dotecladotecladotecladoteclad otecladotecladotecladotecladot Aprenda Teclado ecladotecladotecladotecladotec em

Leia mais

MOTIVAÇÃO / MEMORIZAÇÃO / LEITURA DINÂMICA / CONCENTRAÇÃO / TÉCNICAS DE REALIZAÇÃO DE PROVAS - Prof. Felipe Lima

MOTIVAÇÃO / MEMORIZAÇÃO / LEITURA DINÂMICA / CONCENTRAÇÃO / TÉCNICAS DE REALIZAÇÃO DE PROVAS - Prof. Felipe Lima MOTIVAÇÃO / MEMORIZAÇÃO / LEITURA DINÂMICA / CONCENTRAÇÃO / TÉCNICAS DE REALIZAÇÃO DE PROVAS Prof. Felipe Lima Data: 27.09.2009 Aula nº 02 EXERCÍCIO OCULAR 1 1 Leia uma linha a cada toque. Linha 1 : Inicia

Leia mais

7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras. Facilmente!

7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras. Facilmente! 7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras Facilmente! Nesta apresentação, vou te mostrar 7 Dicas para aprender a ler e tocar partituras com fluência... Sem precisar ficar perdendo tempo fazendo coisas

Leia mais

Capacidade de Compreensão:

Capacidade de Compreensão: O que é Leitura? Decodificação de Símbolos: Já vi várias respostas a esta pergunta, mas a que mais me convenceu foi a que leitura é a interpretação ou decodificação de símbolos gráficos, ou seja, a forma

Leia mais

O SEGREDO ESTÁ AQUI! 4 PASSOS DEFINITIVOS PARA O SUCESSO

O SEGREDO ESTÁ AQUI! 4 PASSOS DEFINITIVOS PARA O SUCESSO http://principiosdesucesso.com O SEGREDO ESTÁ AQUI! 4 PASSOS DEFINITIVOS PARA O SUCESSO Sumário Você sabia que os hábitos que temos são chamados de paradigmas?... 3 Que hábitos são esses?... 5 Aprenda

Leia mais

CURSO DE LEITURA DINÂMICA

CURSO DE LEITURA DINÂMICA CURSO DE LEITURA DINÂMICA No mundo competitivo em que vivemos hoje, a informação tornou-se uma poderosa aliada para o melhor desempenho nos estudos, além da realização de bons negócios, para o sucesso

Leia mais

Fast Idiomas. Aulão Nacional de Inglês

Fast Idiomas. Aulão Nacional de Inglês Fast Idiomas 1 Aqui no EPISÓDIO 04 está o PASSO A PASSO DE ESTUDO para estudar Inglês diariamente usando tudo o que aprendeu no AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo fez sentido para

Leia mais

Descubra por que a Lei da Atração NÃO funciona na sua vida

Descubra por que a Lei da Atração NÃO funciona na sua vida Descubra por que a Lei da Atração NÃO funciona na sua vida Por: Catarina Z. Dias Diariamente recebo dezenas de mensagens parecidas com essa: "Catarina, já tentei de tudo, exercícios de visualização, afirmação,

Leia mais

Você pode achar que tocar Sanfona exija um conhecimento profundo da notação musical, mas quer saber? Na verdade não exige.

Você pode achar que tocar Sanfona exija um conhecimento profundo da notação musical, mas quer saber? Na verdade não exige. COMO TOCAR SANFONA COMO TOCAR SANFONA Você pode achar que tocar Sanfona exija um conhecimento profundo da notação musical, mas quer saber? Na verdade não exige. Portanto, se você for iniciante e quiser

Leia mais

Não obstante sejam importantíssimas, as técnicas retóricas alcançam, em termos de força de comunicação, não mais do que 20% do resultado final.

Não obstante sejam importantíssimas, as técnicas retóricas alcançam, em termos de força de comunicação, não mais do que 20% do resultado final. O uso de técnicas retóricas. As técnicas retóricas são essenciais ao orador. Elas colocam ordem nas frases. Fazem com que a fala do orador seja agradável aos ouvidos. No entanto, as técnicas retóricas,

Leia mais

13 soluções para melhorar a comunicação

13 soluções para melhorar a comunicação 13 soluções para melhorar a comunicação Anna Carolina Rodrigues Você S/A A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam

Leia mais

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como se concentrar mais? O que eu tenho que fazer? Logo abaixo, há 5 atitudes altamente eficazes para concentrar

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva.

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. 5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. INTRODUÇÃO OLÁ, OLÁ, OLÁ... Eu sou o Ivan Querino, ilustrador, professor e empreendedor, escrevi

Leia mais

INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE TENHA RESPONSABILIDADE...

INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE TENHA RESPONSABILIDADE... INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL.... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE... 10 TENHA RESPONSABILIDADE... 12 USE SUA PERSONALIDADE... 14 A MÁGICA DA EDIÇÃO DE VIDEO.... 16 CONCLUSÃO...

Leia mais

A leitura rápida visa melhorar as habilidades de leitura por: Aumentar o número de palavras em cada bloco:

A leitura rápida visa melhorar as habilidades de leitura por: Aumentar o número de palavras em cada bloco: Leitores qualificados são capazes de ler o maior número de palavras em cada bloco. Eles insistem em cada bloco por um instante, e imediatamente seguem em frente. Esta técnica reduz a quantidade de trabalho

Leia mais

COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS

COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS Sua meta para 2018 é passar no vestibular? Saiba que um bom planejamento pode ser o grande diferencial para sua aprovação no curso dos sonhos, seja ele Medicina,

Leia mais

OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO. Por Paula Quintão

OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO. Por Paula Quintão OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO Por Paula Quintão Por... Paula Quintão Escritora, publicitária, montanhista-viajante, mestre em Ciência da Informação, paraquedista, professora, mãe da

Leia mais

Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna

Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 1 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna 1 2.1 O inglês no mundo moderno 2 3.As técnicas de aprendizagem do inglês para iniciantes 2 3.1

Leia mais

Apresentações Orais - Dicas para melhorar -

Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Júnior Outubro de 2015 O Discurso do Rei (George VI) 2 Tópicos da Apresentação Comunicação verbal e não verbal Recursos audiovisuais

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S SMARTPHONES EBOOK. [ ] michael oliveira

1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S SMARTPHONES EBOOK. [ ] michael oliveira 1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S DE COMO GRAVAR VIDEOS COM SMARTPHONES [ ] michael oliveira EBOOK BOAS VINDAS Antes de mais nada eu gostaria de te agradecer por você ter feito o Download deste ebook.

Leia mais

O COMEÇO DE UMA CONSULTORA É VITAL PARA SEU SUCESSO!

O COMEÇO DE UMA CONSULTORA É VITAL PARA SEU SUCESSO! O COMEÇO DE UMA CONSULTORA É VITAL PARA SEU SUCESSO! É preciso que a consultora comece seu negócio, desde o primeiro dia, da forma mais eficiente. Veja a maneira mais RÁPIDA DE TER SUCESSO NESTE NEGÓCIO:

Leia mais

CRISE. Que hábitos adquirir para tornar a vida financeira sustentável e crescente

CRISE. Que hábitos adquirir para tornar a vida financeira sustentável e crescente CRISE Que hábitos adquirir para tornar a vida financeira sustentável e crescente CRISES: Todos temos, o que diverge um dos outros são as atitudes que temos diante delas APRENDA COM A CRISE MUDE DE ATITUDE

Leia mais

COMO ESTUDAR CAROS ALUNOS

COMO ESTUDAR CAROS ALUNOS COMO ESTUDAR CAROS ALUNOS 2012 chegou com toda a força. Todos vocês já delinearam as suas metas pessoais, as metas dos grupos e esperamos que 2012 seja um ano produtivo para todos. Ser um bom aluno, aprender

Leia mais

1-A introdução. Ela deve ser breve. Apenas para despertar a atenção e o interesse dos ouvintes. Assim como:

1-A introdução. Ela deve ser breve. Apenas para despertar a atenção e o interesse dos ouvintes. Assim como: TREINAMENTO E TÉCNICAS DE ORATÓRIA Proferir um discurso na reunião sacramental ou em qualquer de nossas reuniões da Igreja é uma oportunidade que dever ser reconhecida por todos como sendo especial. Todo

Leia mais

Lógica Gramatical. Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno. Manual. Do Aluno

Lógica Gramatical. Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno. Manual. Do Aluno Lógica Gramatical Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno Manual 1 Do Aluno Olá, aluno. Iniciamos aqui o nosso Curso Completo de Português, utilizando a Lógica Gramatical como mecanismo de aprendizado

Leia mais

Técnicas de Memorização para A Bíblia e Qualquer Assunto

Técnicas de Memorização para A Bíblia e Qualquer Assunto Técnicas de Memorização para A Bíblia e Qualquer Assunto VERSICULODODIA.COM Introdução Neste simples e-book você terá acesso à 5 técnicas infalíveis de memorização que podem ser aplicadas para memorizar

Leia mais

Cada homem um. guerreiro. Ajudando homens a terem sucesso na vida. Guia do Líder. Andar com. por Lonnie berger

Cada homem um. guerreiro. Ajudando homens a terem sucesso na vida. Guia do Líder. Andar com. por Lonnie berger Cada homem um guerreiro Ajudando homens a terem sucesso na vida Livro 1 Andar com Deus por Lonnie berger para a LIÇÃO 1 Por que Discipulado? Observação para líderes Encontre materiais adicionais em www.transmundial.org.br/chamadosavitoria.

Leia mais

ESCALA COGNITIVA (SCOPA Cog) Marque uma cruz indicando o estado do paciente no momento da avaliação.

ESCALA COGNITIVA (SCOPA Cog) Marque uma cruz indicando o estado do paciente no momento da avaliação. ESCALA COGNITIVA (SCOPA Cog) Marque uma cruz indicando o estado do paciente no momento da avaliação. ON OFF Memória e Aprendizagem 1. Recordação verbal: Nota: Coloque o caderno adequadamente orientado

Leia mais

Guia interativo. Controle sua dor

Guia interativo. Controle sua dor Guia interativo Controle sua dor Dor de cabeça crônica A dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é um sintoma que pode acontecer com todas as pessoas, independente de idade, classe social ou gênero.

Leia mais

5 Passos para aprender Meditar. Interessado em meditação?

5 Passos para aprender Meditar. Interessado em meditação? 5 Passos para aprender Meditar Interessado em meditação? 2 A tão desejada paz interior que se vê nas imagens de pessoas meditando está ao alcance da sua mão, bem mais perto de você do que você imagina.

Leia mais

KIT DE TREINO MULTIMEDIA. Apontamentos: Apresentação em Radio

KIT DE TREINO MULTIMEDIA. Apontamentos: Apresentação em Radio KIT DE TREINO MULTIMEDIA Apontamentos: Apresentação em Radio Elaborado por: AMARC Introdução Um princípio fundamental da apresentação em radio é a mistura harmoniosa dos elementos sonoros com a sua voz.

Leia mais

COMO MELHORAR A SUA CALIGRAFIA

COMO MELHORAR A SUA CALIGRAFIA CALIGRAFIA COMO MELHORAR A SUA CALIGRAFIA Uma caligrafia ruim pode ser constrangedora e chegar a afetar a sua vida acadêmica e profissional. Vamos conhecer algumas dicas para melhor sua caligrafia? Boa

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

MANUAL DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL A DISTÂNCIA CURSOS DE GRADUAÇÃO

MANUAL DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL A DISTÂNCIA CURSOS DE GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL A DISTÂNCIA CURSOS DE GRADUAÇÃO FEVEREIRO, 2019 1. ORIENTAÇÕES GERAIS, DOCUMENTOS DAS DISCIPLINAS E BIBLIOTECA VIRTUAL Caro (a) aluno(a) Aprender requer organização

Leia mais

Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar.

Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar. Nível 2 Peixe faminto Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar. PASSO 1: Criando o peixe faminto Vamos fazer o peixe faminto

Leia mais

2º PASSO: PLANEJAMENTO

2º PASSO: PLANEJAMENTO Com 10 passos seu trabalho de sucesso 1 º PASSO: A CRIAÇÃO Saiba o no que realmente você deseja trabalhar, para isso inicie pesquisando sobre nichos de mercado, se algum nicho se encaixou com que você

Leia mais

As capacidades lingüísticas da alfabetização

As capacidades lingüísticas da alfabetização As capacidades lingüísticas da alfabetização A seção apresenta, na forma de verbetes, conceitos e concepções que são fundamentos da abordagem proposta. A seção apresenta os objetivos e a estrutura do texto

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professor: Walkyria Disciplina: Língua Portuguesa Nome: n o : Ano: 8º 2º bimestre TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS ORIENTAÇÕES:

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Acompanhe o leitor competente em ação. Leio o titulo: A moringa, a geladeira e a roupa no varal. São três coisas

Leia mais

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL Luciana Justino A Música Litúrgica na Santa Missa www.lucianajustino.com.br Acesse o artigo sobre aquecimento vocal aqui. PRIMEIRA FASE: AQUECIMENTO CORPORAL AQUECIMENTO GERAL

Leia mais

1 Como Melhorar A Sua Visão Periférica Para Leitura Dinâmica

1 Como Melhorar A Sua Visão Periférica Para Leitura Dinâmica 1 Como Melhorar A Sua Visão Periférica Para Leitura Dinâmica Vamos considerar a seguinte frase para esse exercício: aprender mais rápido através da leitura dinâmica eficaz É uma frase bem simples que já

Leia mais

CHECKLIST REDAÇÃO PERFEITA PARA CONCURSOS. O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! OFICINA DE REDAÇÃO

CHECKLIST REDAÇÃO PERFEITA PARA CONCURSOS. O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! OFICINA DE REDAÇÃO CHECKLIST O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! Brasília, 2015 Primeira Edição Muita gente diz que escrever não é uma tarefa fácil. Acontece que, na Oficina de Redação,

Leia mais

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama,

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, CAPÍTULO UM Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, aconchegar-se debaixo das suas cobertas, fechar os olhos e adormecer sem nenhuma agitação ou medo? Sem ouvir barulhos ou pensar

Leia mais

Eu sou especial para Deus.

Eu sou especial para Deus. Eu sou especial para Deus. História bíblica Salmo 139 Na lição de hoje, as crianças vão aprender que o salmo 139 nos diz que Deus nos fez, que ele conhece cada um de nós intimamente e que ele está sempre

Leia mais

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença.

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. AULA 3 IMAGEM Limpeza das lentes Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. Primeiro passo: Limpe as lentes do seu

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA EVITAR FALTAR ÀS AULAS Sua presença é fundamental para a aprendizagem DESPERTAR MAIS CEDO Aluno bem alimentado e disposto aprende muito mais SER PONTUAL O início das

Leia mais

Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca

Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca 11.11 09:00 Início Atividade O que é Feedback? 10:15-10:30 Break Estratégico 10:30-11:20 PDI 11: 30 Encerramento Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca A arte de desenvolver Pessoas

Leia mais

Pensamento Positivo. Pr. Rodrigo Moraes

Pensamento Positivo. Pr. Rodrigo Moraes Pensamento Positivo Pr. Rodrigo Moraes Pensamento Positivo Pastor Rodrigo Moraes Igreja Nova Aliança Ministério Atraindo Vidas Para Deus - AVD 2015 Prefácio Esta é uma obra com o intuito de mostrar com

Leia mais

Este PDF é a continuação do PDF. da aula 1, portanto ele apenas fará. sentido se você for até a aula anterior e. fazer o download do PDF1.

Este PDF é a continuação do PDF. da aula 1, portanto ele apenas fará. sentido se você for até a aula anterior e. fazer o download do PDF1. Este PDF é a continuação do PDF da aula 1, portanto ele apenas fará sentido se você for até a aula anterior e fazer o download do PDF1. Para acessar o PDF 1 clique no link da aula 1 que está no topo da

Leia mais

Este e-book é livre, podendo ser compartilhado, no entanto, é protegido pela Lei 9.610/98, que proíbe à cópia, modificação ou reprodução do conteúdo.

Este e-book é livre, podendo ser compartilhado, no entanto, é protegido pela Lei 9.610/98, que proíbe à cópia, modificação ou reprodução do conteúdo. Importante Este e-book é livre, podendo ser compartilhado, no entanto, é protegido pela Lei 9.610/98, que proíbe à cópia, modificação ou reprodução do conteúdo. w w w. c l a u d i o g r e g o r i o. c

Leia mais

Práticas Leitoras & Produção de Textos Acadêmicos

Práticas Leitoras & Produção de Textos Acadêmicos Objetivos: Introduzir à vida acadêmica Melhorar a capacidade de leitura e interpretação Melhorar a capacidade de escrita acadêmica Introduzir metodologias de pesquisa e de estudo Como fazer anotações,

Leia mais

O que você carrega na sua mochila da escola?

O que você carrega na sua mochila da escola? O que você carrega na sua mochila da escola? O que você carrega na sua mochila da escola? Seu filho tem aprendido sobre o conceito de bem- estar: cuidar da sua mente e dos seus sentimentos, do seu corpo

Leia mais

Consultora Sênior Dayane Henriette

Consultora Sênior Dayane Henriette Consultora Sênior Dayane Henriette 1 ORAÇÃO ESTÃO TODAS PREPARADAS? ENTÃO VAMOS COMEÇAR NOSSA AULA! QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA REVENDEDORA E UMA CONSULTORA? O MELHOR SEGREDO DE UMA CONSULTORA UM DOS SEGREDOS

Leia mais

I) ESQUEMA RETÓRICO - INTRODUÇÃO

I) ESQUEMA RETÓRICO - INTRODUÇÃO Este texto é uma síntese das técnicas básicas para bem falar em público. A finalidade principal é facilitar o orador nas vezes em que ele, ao preparar uma palestra, precisar fazer uma rápida revisão. I)

Leia mais

7 dicas. de ouro. de falar em público. para superar o medo

7 dicas. de ouro. de falar em público. para superar o medo 7 dicas de ouro para superar o medo de falar em público As mãos tremem. A voz falha. O coração dispara. A sensação de desmaio chega. O nervosismo paralisa. Qual é a saída? Fugir! O cenário descrito acima

Leia mais

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 O que você vai encontrar neste material? Hola! Neste material complementar da Aula 2 da Semana do Espanhol de Verdade eu vou te mostrar : Revisão

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Com sua diversidade de estilos expressivos e histórias contagiantes, o mangá tem se tornado um dos estilos de desenho mais procurados pelas pessoas, inclusive pelos desenhistas. Nestas próximas aulas

Leia mais

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima.

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima. CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Autoestima Autoestima A baixa autoestima é, infelizmente, um estado muito comum. As pessoas geralmente se sentem inseguras, inadequadas, com dúvidas constantes, não têm certeza

Leia mais

DESAFIO MENTAL 10 DIAS

DESAFIO MENTAL 10 DIAS DESAFIO MENTAL 10 DIAS 2ª parte Produção baseado no Livro de Anthony Robbins: Mery Laise Demarchi de Oliveira Coach Terapeuta Mentora REGRAS DO JOGO Pegue um caderninho, UM DIÁRIO, de anotações e registre

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

CO M O DESENHAR DEZENAS DE EXPRESSÕES FACIAIS USAN D O APENAS 2 ELEMENTOS

CO M O DESENHAR DEZENAS DE EXPRESSÕES FACIAIS USAN D O APENAS 2 ELEMENTOS CO M O DESENHAR DEZENAS DE EXPRESSÕES FACIAIS USAN D O APENAS 2 ELEMENTOS 1 Como Desenhar Dezenas de Expressões Faciais Usando Apenas 2 elementos do rosto? Você vai entender mais sobre a expressividade

Leia mais

REVENDO O QUE VOCÊ DEVE E NÃO DEVE FAZER AO ADESTRAR SEU CÃO

REVENDO O QUE VOCÊ DEVE E NÃO DEVE FAZER AO ADESTRAR SEU CÃO Proporcionar ao seu cão pelo menos algum adestramento é a melhor coisa e a maior demonstração de amor que você pode dar a ele. Adestrar seu cão garante que ele esteja sempre em segurança, seja bem-vindo

Leia mais

Discipulado passo a passo

Discipulado passo a passo Discipulado passo a passo INTRODUÇÃO: A palavra discípulo significa aprendiz Um discipulado eficiente deve: ser baseado em acompanhamento diligente de determinadas práticas,condutas e teorias a serem ensinadas

Leia mais

Projeto VOCÊ Diretora

Projeto VOCÊ Diretora Projeto VOCÊ Diretora O ponto fraco do nosso negócio é o emocional. Passamos em Mary Kay por vários ciclos emocionais e é muito importante detectar a fase que estamos para saber como lidar com as emoções.

Leia mais

2- Início morno. 3- Ausência de imagens ou escolha sem critério

2- Início morno. 3- Ausência de imagens ou escolha sem critério 12 erros que matam qualquer apresentação Por Camila Pati, de EXAME.com http://info.abril.com.br/noticias/carreira/12-erros-que-matam-qualquer-apresentacao-26022013-27.shl Terça-feira, 26 de fevereiro de

Leia mais

Mude sua vida com - auto estima elevada em 4 semanas. Clique aqui. Acesse o blog mulhercomautoestima e veja mais dicas

Mude sua vida com - auto estima elevada em 4 semanas. Clique aqui. Acesse o blog mulhercomautoestima e veja mais dicas Índice Conteúdo Índice... 2 Dicas simples para te motivar e ensinar como cuidar para manter a auto estima... 3 Aprenda a se valorizar mais... 4 Mais dicas valiosas para iniciar seu dia positiva... 5 A

Leia mais

Treinamento sobre Progress Report.

Treinamento sobre Progress Report. Treinamento sobre Progress Report. Objetivo O foco aqui é trabalhar o desenvolvimento pessoal de cada aluno. O instrutor irá analisar cada um e pensar em suas dificuldades e barreiras de aprendizado e,

Leia mais

PERSONA N L L SHOPPER MARY KAY

PERSONA N L L SHOPPER MARY KAY PERSONAL SHOPPER MARY KAY O QUE É? Personal shopping é uma ocupação, na qual se ajuda alguém a fazer suas compras, dando conselhos e fazendo sugestões para os clientes. A personal shopper vai dar ao cliente

Leia mais

Eckhart Tolle O PODER DO SILÊNCIO

Eckhart Tolle O PODER DO SILÊNCIO Eckhart Tolle O PODER DO SILÊNCIO SUMÁRIO Prefácio 7 CAPÍTULO UM Silêncio e calma 11 CAPÍTULO DOIS Além da mente pensante 16 CAPÍTULO TRÊS O eu autocentrado 24 CAPÍTULO QUATRO O Agora 31 CAPÍTULO CINCO

Leia mais

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento.

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento. O método é simples Tocar bateria é coordenar os movimentos dos braços e pernas, só isso. Não é preciso ler partituras Não é preciso saber as notas musicais Não é preciso ter o dom para a música Aprender

Leia mais

GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM MARKETING

GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM MARKETING GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM AUTOMAÇÃO DE MARKETING Automação de Marketing tem o poder de simplificar e ao mesmo tempo qualificar todo o processo, que vai desde a área de marketing até a de vendas ou comercial.

Leia mais

Lilian Massena Gallagher. Andre Oliveira Ederson Felix Felipe Keizo Vandreza de Souza

Lilian Massena Gallagher. Andre Oliveira Ederson Felix Felipe Keizo Vandreza de Souza Lilian Massena Gallagher Nome: Andre Oliveira Ederson Felix Felipe Keizo Vandreza de Souza O livro Minutos de Riqueza de Lilian Massena Gallagher conta com pequenas dicas diárias, referente aos 252 dias

Leia mais

O conteúdo dos textos presentes na avaliação dependerá de qual módulo você estará realizando:

O conteúdo dos textos presentes na avaliação dependerá de qual módulo você estará realizando: O Básico O exame de leitura IELTS tem 40 perguntas a serem respondidas. Todas as questões são igualmente importantes em termos de pontos que você recebe ao acertá-las. Você recebe um ponto para cada resposta

Leia mais

Comece devagar, pausadamente, sem pressa, lembre-se de que está aprendendo a desenhar as letras.

Comece devagar, pausadamente, sem pressa, lembre-se de que está aprendendo a desenhar as letras. Lição 03 - A falsa elipse Considerar cada bloco como uma palavra, usando sempre o PAE e, entre um outro, não se esqueça de relaxar. A falsa elipse, neste adotada, é base construtiva de diversas letras

Leia mais

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq Leitura Dinâmica wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui Conceitos Introdutórios

Leia mais

Você gostaria de ouvir melhor com uma solução auditiva invisível?

Você gostaria de ouvir melhor com uma solução auditiva invisível? Claris D i 100/D80 Você gostaria de ouvir melhor com uma solução auditiva invisível? Claris D i, invisível A perda auditiva é uma parte natural da vida A solução está aqui Você não está sozinho. Milhões

Leia mais

Scout Sistema Numérico Face do Relógio. Questões Analíticas

Scout Sistema Numérico Face do Relógio. Questões Analíticas Scout Sistema Numérico Face do Relógio. Data: /. / 20... Nome:...... D E Questões Analíticas D E Problemas Espaciais D olho direito, E olho esquerdo Estabelecer o Hemisfério de Processamento Mental (Dominante)

Leia mais

CIÚMES ENTENDA O PORQUÊ E COMO SUPERA-LO

CIÚMES ENTENDA O PORQUÊ E COMO SUPERA-LO Palavras-chave: Superar ciúmes CIÚMES ENTENDA O PORQUÊ E COMO SUPERA-LO Segundo estudos que foram realizados por um psicólogo norte americano, uma das experiências mais negativas de 70% dos casais que

Leia mais

Apresentação. Tenha uma nota no Enem pelo menos 72 pontos maior do que você teria no início do ano!

Apresentação. Tenha uma nota no Enem pelo menos 72 pontos maior do que você teria no início do ano! Parte 1 Apresentação O Enem 2017 mudou, e a gente sabe que isso traz insegurança na hora de se preparar! Nesta primeira parte, vamos explicar todas as novidades no Exame e técnicas infalíveis para você

Leia mais