Introdução: A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e si

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução: A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e si"

Transcrição

1 Leitura Dinâmica

2 Introdução: A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e sim o modo como ela é realizada. Devido ao modo como aprendemos a ler, as pessoas ficam com hábitos prejudiciais de leitura, tais como: 1) Subvocalização (leitura como os lábios ou com a garganta) 2) Leitura Linear (palavra por palavra) 3) Leitura desatenta (com constantes releituras do mesmo trecho, e uma baixa retenção do conteúdo lido)

3 Também em razão deste tipo de leitura, as pessoas acostumam-se a ler pouco, o que acarreta na maioria dos casos num pequeno repertório de palavras. Assim, qualquer palavra que desconheçam (devido a pouca leitura) provoca-lhe um desconforto interno inconsciente, que elas (as pessoas) procuram justificar-se dizendo para si próprio e para os outros que não gosta muito de ler. Existem, então, dois motivos básicos pelos quais você lê errado: 1) o modo como aprendeu a ler. 2) ler de modo inconstante.

4 Na verdade, um decorre do outro: você lê pouco, devido ao modo como aprendeu a ler. É claro que isto não significa que não saiba ler; isto significa apenas que, em sua aprendizagem, foi imposto um limite à sua velocidade de leitura, limite este que você jamais tentou superar. Quando se ensina uma pessoa a ler, as palavras são divididas em sílabas, para facilitar a aprendizagem da leitura. Além disso, as palavras são lidas em voz alta, sílaba por sílaba. Infelizmente, depois de aprendida a leitura, as pessoas continuam a ler fazendo esta vocalização das palavras; mesmo que silenciosamente. Na verdade, este é o maior obstáculo à leitura rápida.

5 Para aprender a ler dinamicamente, de um modo veloz e produtivo, você deve mudar o seu método de leitura, o que se pode conseguir com um treinamento especial. Primeiro você deve perder o hábito de subvocalizar as palavras. Depois, deve habituar-se a enxergar o conjunto de palavras, ao invés das palavras isoladas. À medida que progredir nos exercícios, você conseguirá enxergar blocos cada vez maiores de palavras de uma só vez. Com os exercícios de atenção, aprenderá a aumentar a sua atenção durante a leitura, o que fará que retenha cada vez mais o conteúdo do que ler.

6 Técnicas de leitura dinâmica é um conjunto de procedimentos para provocar as mudanças de paradigmas em leitura. Quais são os fundamentos teóricos das técnicas de leitura dinâmica? São três: Teoria da Gestalt, Teoria da Percepção Visual e a Teoria das Especificidades dos Hemisférios Cerebrais. Para implementar as técnicas de leitura dinâmica, a Methodus faz uso do que há de mais moderno em estratégias de treinamento. Faz uso dos conceitos da neurociência e de exercícios envolvendo multimídia.

7 EXERCÍCIOS ESPECIAIS DE LEITURA De início, para evitar que você procure vocalizar as palavras que irá ler, coloque um lápis entre os dentes, e empurre a língua contra eles(os dentes), não se preocupar você não vai precisar sempre que ler colocar um lápis entre os dentes, você irá usar o lápis apenas nos cinco primeiro exercícios.

8 O que você deve fazer, é procurar ver (e reconhecer) a palavra de uma única vez, olhando sua parte central. Faça apenas cinco movimentos dos olhos por linha, levando-os de uma só vez, bem rápido, ao meio da palavra seguinte (a linha toda deve ser lida no menor tempo possível - de três a quatro segundos, por exemplo, pra começar). Mantenha o lápis apertado entre os dentes, enquanto lê. Atenção: Passe para o exercício seguinte somente quando puder reconhecer em um só olhar cada palavra do exercício anterior (fique com os olhos bem abertos, mas sem forçá-los, durante a leitura).

9 Nesta leitura, deixe o olhar seguir verticalmente para baixo, ao longo do texto, sem parar em cada linha). O pássaro cortou o espaço em um voo livre. O grito do animal ferido mostrava

10 o seu sofrimento. Pela janela aberta entravam os silêncios da madrugada infindável. A teia de aranha balançava,

11 enquanto a mosca procurava, sem conseguir, fugir ao seu destino. Napoleão Bonaparte invadiu o Egito, levando, além de soldados, cientistas e engenheiros.

12 EXERCÍCIO I Para se adquirir uma concentração é necessário fazer o exercício chamado, exercícios de respiração, ou seja, primeiramente, procure deixar o ambiente livre de ruídos e barulhos que desviam sua atenção, em seguida, se quiser, escureça o local ou feche os olhos e procure respirar fundo inspirando e expirando profundamente sem pensar em nada por cerca de alguns minutos. Tente pensar por exemplo na sua respiração, sem ouvir os sons exteriores, sem se deixar levar por interrupções. Este exercício lhe trará uma calma interior importante para que você possa iniciar a sua leitura.

13 EXERCÍCIO II Se assim mesmo, tiver dificuldade em se concentrar, faça este outro exercício. Escolha um ponto qualquer de sua sala e olhe fixamente para ele, sem pensar em nada, apenas no ponto escolhido, fique assim por uns 10 minutos, cada vez que começar a pensar em uma outra coisa, recomece a marcar o tempo.

14 EXERCÍCIO III Outro exercício importante é colocar-se à frente de um espelho e olhar fixamente para o centro de seu nariz, por exemplo, não deixar o olhar desviar do ponto escolhido, insista no exercício, não desista facilmente, fique também por cerca de uns 10 minutos. Repita diariamente esses exercícios, isto irá ajudá-lo a disciplinar a sua concentração, somente pule para as lições seguintes, se realmente se sentir seguro.

15 EXERCÍCIO IV Para exercitar elabore você mesmo uma lista de objetos ou de palavras importantíssimas ao aprendizado de determinada matéria, como no caso dos órgãos da respiração que passamos. Crie associações para memorizar esta lista, as imagens devem ser realmente criadas em sua mente para que você possa memorizá-las, novamente pratique os exercícios e dedique-se, pois será importante para você aprender as técnicas e alcançar um melhor aprendizado.

16 EXERCÍCIO V Pratique criando você mesmo a sua lista de tarefas diárias de toda a semana lembrando-se dela todas as manhãs. LIÇÃO 16 Para memorizar textos ou discursos, selecione palavras chaves no texto. 1º Leia atentamente o texto sublinhando as ideias principais de cada parágrafo. 2º Após esta leitura minuciosa, releia o que foi sublinhado e destaque aquele parágrafo que você acha principais e que realmente são uma síntese de todo texto. 3º Após determinar estes parágrafos, tente condensá-los entre uma ou duas palavras cada um, que contenham a ideia principal abordada, estas serão as palavras chaves na ordem das ideias contidas no texto.

17 EXPLICAÇÃO Não adianta decorar palavra por palavra, pois se você esquecer uma delas, corre o risco de perder toda a frase e a seqüência. Toda fala, discurso falado ou escrito que precisam ser memorizados exigem a memorização das idéias a serem apresentadas. Digamos que você será o orador de sua sala no dia de sua formatura. Imagine se esquecendo o texto bem no dia, ou tendo que olhar no papel e esconder o rosto, pior ainda, imagine, se as folhas voam e saem da ordem, bem, melhor nem imaginar uma cena dessas. O segredo para memorizar tetos ou discursos é a utilização de palavra chaves, essa técnica pode ser aplicada aos assuntos que quiser. Por exemplo, se o assunto fosse a situação econômica do Brasil, esta poderia ser a sua lista de palavras chave: desemprego atual, fábricas fechando, planos do governo, criminalidade, protestos, miséria, alternativas.

18 Agora selecione textos de jornais ou revistas, ou mesmos textos escolares de não mais de quatro páginas e procure exercitar essa técnica. Vamos agora aplicar na prática todos os conceitos teóricos já absorvidos. Cabe ressaltar que, o sucesso almejado para o curso, depende fundamentalmente da assiduidade na execução dos exercícios.

19 Exercício de Deslocamento Visual Tem como principal objetivo, adaptar a musculatura ocular, para movimentações de deslocamentos verticais e horizontais em grande velocidade. Procure focar sua visão na posição bem no centro a acima das palavras ou grupos de palavras, para facilitar a visualização das mesmas de forma completa, utilizando-se a técnica da visão periférica.

20 Para relaxamento, feche os olhos, faça movimentos de giro lentamente dentro das órbitas. Friccione bem as mãos, e quando aquecidas, coloque-as suavemente sobre os olhos. 2. Leitura Dinâmica (1º Exercício - Palavras de 3 Letras) (Coloque uma folha de papel ocultando as linhas abaixo da linha que você está lendo, e vá descendo a folha progressivamente. Não se preocupe com as palavras que verá no fim da página. Apenas leia-as)

10 exercícios para treinar sua capacidade de concentração. Concentração é essencial para as atividades do dia a dia

10 exercícios para treinar sua capacidade de concentração. Concentração é essencial para as atividades do dia a dia 10 exercícios para treinar sua capacidade de Concentração é essencial para as atividades do dia a dia Concentração é essencial para as atividades do dia a dia. No entanto, muitas pessoas reclamam que não

Leia mais

"PASSO A PASSO DE ESTUDO"

PASSO A PASSO DE ESTUDO 2 Aqui no EPISÓDIO 04 você recebe o PASSO A PASSO para estudar Inglês diariamente e usando tudo o que ensinei durante o AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo que eu falei para você

Leia mais

Emagrecer de vez o livro, funciona?

Emagrecer de vez o livro, funciona? Emagrecer de vez o livro, funciona? Emagrecer de vez o livro, Será mesmo que funciona ou somente mais uma balela inventada por ai? O livro emagrecer de vez, trata basicamente das verdades sobre as dietas,

Leia mais

Pensamento Radiante. E isso é possível, pois os mapas mentais ativam os dois hemisférios cerebrais que temos:

Pensamento Radiante. E isso é possível, pois os mapas mentais ativam os dois hemisférios cerebrais que temos: www.mapamental.org 1 De forma bem clara e objetiva, o Mapa Mental é um método criado para auxiliar na geração e memorização de informações que irá te ajudar a ser mais produtivo, aumentar o seu foco e

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva.

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. 5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. INTRODUÇÃO OLÁ, OLÁ, OLÁ... Eu sou o Ivan Querino, ilustrador, professor e empreendedor, escrevi

Leia mais

CONCENTRAÇÃO. Psicóloga Lisandra Berni Osório As. Social Amélia Nonticuri

CONCENTRAÇÃO. Psicóloga Lisandra Berni Osório As. Social Amélia Nonticuri CONCENTRAÇÃO Psicóloga Lisandra Berni Osório As. Social Amélia Nonticuri O que é exatamente concentração? Concentração é a capacidade de ter em mente apenas um único pensamento, é ter a atenção voltada

Leia mais

Você gostaria... Introdução

Você gostaria... Introdução Introdução Você gostaria... De ser capaz de ler mil palavras por minuto? De melhorar sua concentração e sua capacidade de compreensão da leitura? De conseguir reter melhor as informações? De superar dificuldades

Leia mais

MOTIVAÇÃO / MEMORIZAÇÃO / LEITURA DINÂMICA / CONCENTRAÇÃO / TÉCNICAS DE REALIZAÇÃO DE PROVAS - Prof. Felipe Lima

MOTIVAÇÃO / MEMORIZAÇÃO / LEITURA DINÂMICA / CONCENTRAÇÃO / TÉCNICAS DE REALIZAÇÃO DE PROVAS - Prof. Felipe Lima MOTIVAÇÃO / MEMORIZAÇÃO / LEITURA DINÂMICA / CONCENTRAÇÃO / TÉCNICAS DE REALIZAÇÃO DE PROVAS Prof. Felipe Lima Data: 27.09.2009 Aula nº 02 EXERCÍCIO OCULAR 1 1 Leia uma linha a cada toque. Linha 1 : Inicia

Leia mais

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal

Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Descrição de Um Leitor Ativo Leitura do texto: A moringa, a geladeira e a roupa no varal Acompanhe o leitor competente em ação. Leio o titulo: A moringa, a geladeira e a roupa no varal. São três coisas

Leia mais

Este PDF é a continuação do PDF. da aula 1, portanto ele apenas fará. sentido se você for até a aula anterior e. fazer o download do PDF1.

Este PDF é a continuação do PDF. da aula 1, portanto ele apenas fará. sentido se você for até a aula anterior e. fazer o download do PDF1. Este PDF é a continuação do PDF da aula 1, portanto ele apenas fará sentido se você for até a aula anterior e fazer o download do PDF1. Para acessar o PDF 1 clique no link da aula 1 que está no topo da

Leia mais

15 passos para você aumentar seu potencial através da meditação. VIVER DE BLOG Página 1

15 passos para você aumentar seu potencial através da meditação. VIVER DE BLOG Página 1 15 passos para você aumentar seu potencial através da meditação VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Aprender a controlar uma mente completamente caótica leva tempo e prática. Mas ao contrário do que pode

Leia mais

Descubra por que a Lei da Atração NÃO funciona na sua vida

Descubra por que a Lei da Atração NÃO funciona na sua vida Descubra por que a Lei da Atração NÃO funciona na sua vida Por: Catarina Z. Dias Diariamente recebo dezenas de mensagens parecidas com essa: "Catarina, já tentei de tudo, exercícios de visualização, afirmação,

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

1 Editor de questões. Página 1 / 9 ETECJGA Marli Cezário Israel

1 Editor de questões. Página 1 / 9 ETECJGA Marli Cezário Israel CRIANDO AVALIAÇÕES 1 Editor de questões... 1 1.1 - Criar Assunto:... 2 1.2 - Editor de Questões... 2 2 - Editor de avaliação... 4 2.1 Editando a avaliação... 5 3 Agendamento de Avaliação... 7 4 Cancelando

Leia mais

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama,

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, CAPÍTULO UM Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, aconchegar-se debaixo das suas cobertas, fechar os olhos e adormecer sem nenhuma agitação ou medo? Sem ouvir barulhos ou pensar

Leia mais

CHECKLIST REDAÇÃO PERFEITA PARA CONCURSOS. O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! OFICINA DE REDAÇÃO

CHECKLIST REDAÇÃO PERFEITA PARA CONCURSOS. O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! OFICINA DE REDAÇÃO CHECKLIST O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! Brasília, 2015 Primeira Edição Muita gente diz que escrever não é uma tarefa fácil. Acontece que, na Oficina de Redação,

Leia mais

O SEGREDO ESTÁ AQUI! 4 PASSOS DEFINITIVOS PARA O SUCESSO

O SEGREDO ESTÁ AQUI! 4 PASSOS DEFINITIVOS PARA O SUCESSO http://principiosdesucesso.com O SEGREDO ESTÁ AQUI! 4 PASSOS DEFINITIVOS PARA O SUCESSO Sumário Você sabia que os hábitos que temos são chamados de paradigmas?... 3 Que hábitos são esses?... 5 Aprenda

Leia mais

ESCALA COGNITIVA (SCOPA Cog) Marque uma cruz indicando o estado do paciente no momento da avaliação.

ESCALA COGNITIVA (SCOPA Cog) Marque uma cruz indicando o estado do paciente no momento da avaliação. ESCALA COGNITIVA (SCOPA Cog) Marque uma cruz indicando o estado do paciente no momento da avaliação. ON OFF Memória e Aprendizagem 1. Recordação verbal: Nota: Coloque o caderno adequadamente orientado

Leia mais

Comece devagar, pausadamente, sem pressa, lembre-se de que está aprendendo a desenhar as letras.

Comece devagar, pausadamente, sem pressa, lembre-se de que está aprendendo a desenhar as letras. Lição 03 - A falsa elipse Considerar cada bloco como uma palavra, usando sempre o PAE e, entre um outro, não se esqueça de relaxar. A falsa elipse, neste adotada, é base construtiva de diversas letras

Leia mais

Técnicas de Memorização para A Bíblia e Qualquer Assunto

Técnicas de Memorização para A Bíblia e Qualquer Assunto Técnicas de Memorização para A Bíblia e Qualquer Assunto VERSICULODODIA.COM Introdução Neste simples e-book você terá acesso à 5 técnicas infalíveis de memorização que podem ser aplicadas para memorizar

Leia mais

Mude sua vida com - auto estima elevada em 4 semanas. Clique aqui. Acesse o blog mulhercomautoestima e veja mais dicas

Mude sua vida com - auto estima elevada em 4 semanas. Clique aqui. Acesse o blog mulhercomautoestima e veja mais dicas Índice Conteúdo Índice... 2 Dicas simples para te motivar e ensinar como cuidar para manter a auto estima... 3 Aprenda a se valorizar mais... 4 Mais dicas valiosas para iniciar seu dia positiva... 5 A

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERNA 0002/13

COMUNICAÇÃO INTERNA 0002/13 Atender o telefone não é uma tarefa difícil fisicamente, mas utilizá-lo de forma correta e profissional, já não é tão linear quanto se pensa. Todas as ligações recebidas nos interessam, afinal somos uma

Leia mais

1 Como Melhorar A Sua Visão Periférica Para Leitura Dinâmica

1 Como Melhorar A Sua Visão Periférica Para Leitura Dinâmica 1 Como Melhorar A Sua Visão Periférica Para Leitura Dinâmica Vamos considerar a seguinte frase para esse exercício: aprender mais rápido através da leitura dinâmica eficaz É uma frase bem simples que já

Leia mais

Jesus Cristo revela três passos para a felicidade

Jesus Cristo revela três passos para a felicidade Jesus Cristo revela três passos para a felicidade Introdução O desejo de felicidade está enraizado profundamente em cada pessoa, infelizmente muitos não alcançam este objetivo. São diversos os motivos

Leia mais

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 O que você vai encontrar neste material? Hola! Neste material complementar da Aula 2 da Semana do Espanhol de Verdade eu vou te mostrar : Revisão

Leia mais

Treinamento sobre Progress Report.

Treinamento sobre Progress Report. Treinamento sobre Progress Report. Objetivo O foco aqui é trabalhar o desenvolvimento pessoal de cada aluno. O instrutor irá analisar cada um e pensar em suas dificuldades e barreiras de aprendizado e,

Leia mais

Escola Básica 1º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas 26 Set h30

Escola Básica 1º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas 26 Set h30 Escola Básica 1º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas 26 Set. 2016 18h30 Margarida Pocinho mpocinho@uma.pt Como identificar qual é a maior dificuldade de aprendizagem da criança? É fundamental a participação

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

PERCEPÇÃO VISUAL. 2 a Etapa SÓ ABRA O PACOTE E O CADERNO DE PROVA QUANDO AUTORIZADO. Duração da prova: TRÊS HORAS.

PERCEPÇÃO VISUAL. 2 a Etapa SÓ ABRA O PACOTE E O CADERNO DE PROVA QUANDO AUTORIZADO. Duração da prova: TRÊS HORAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PERCEPÇÃO VISUAL a Etapa SÓ ABRA O PACOTE E O CADERNO DE PROVA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem.. Esse Caderno de Prova contém três questões,

Leia mais

Estratégias Simples Para Manter o Foco.

Estratégias Simples Para Manter o Foco. Estratégias Simples Para Manter o Foco. Uau! Parece até que manter o foco exige algum curso especializado! Que nada! É muito mais simples do que você imagina e com as dicas abaixo isso vai ser fácil de

Leia mais

2º PASSO: PLANEJAMENTO

2º PASSO: PLANEJAMENTO Com 10 passos seu trabalho de sucesso 1 º PASSO: A CRIAÇÃO Saiba o no que realmente você deseja trabalhar, para isso inicie pesquisando sobre nichos de mercado, se algum nicho se encaixou com que você

Leia mais

Eckhart Tolle O PODER DO SILÊNCIO

Eckhart Tolle O PODER DO SILÊNCIO Eckhart Tolle O PODER DO SILÊNCIO SUMÁRIO Prefácio 7 CAPÍTULO UM Silêncio e calma 11 CAPÍTULO DOIS Além da mente pensante 16 CAPÍTULO TRÊS O eu autocentrado 24 CAPÍTULO QUATRO O Agora 31 CAPÍTULO CINCO

Leia mais

UMA AVENTURA NO MUNDO DE

UMA AVENTURA NO MUNDO DE Parte integrante do livro Uma Aventura no Mundo de Tarsila. Não pode ser vendido separadamente. UMA AVENTURA NO MUNDO DE T A R S I L A Professor A magia da literatura é, em grande parte, fortalecida pelos

Leia mais

Como ter sucesso nas vendas por telefone. Prof. Isaac Martins

Como ter sucesso nas vendas por telefone. Prof. Isaac Martins Como ter sucesso nas vendas por telefone Prof. Isaac Martins isaac@isaacmartins.com.br Você consegue vender por telefone! Isso mesmo, vender por telefone é possível basta você conhecer o método certo.

Leia mais

TÉCNICA S. para um estudo eficaz

TÉCNICA S. para um estudo eficaz TÉCNICA S para um estudo eficaz Planeamento e organização do estudo O aluno capaz de estabelecer horários adequados e de organizar os seus estudos obterá melhores resultados escolares, terá tempo para

Leia mais

A aplicação do método se resume em algumas partes: Apostila escrita e desenvolvida por Renan Cerpe Versão 1.0

A aplicação do método se resume em algumas partes: Apostila escrita e desenvolvida por Renan Cerpe Versão 1.0 Introdução: O método Bindfolded, traduzido como "olhos vendados", é um dos maiores desafios para um Speed Cuber. Solucionar o Cubo Mágico com os olhos vendados parece ser algo impossível e que impressiona

Leia mais

Tarefa Conclusão de Curso : Angelita Gerhardt APRENDENDO A APRENDER

Tarefa Conclusão de Curso : Angelita Gerhardt APRENDENDO A APRENDER Tarefa Conclusão de Curso : Angelita Gerhardt APRENDENDO A APRENDER SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO 1. Modos Focado e Difuso 2. Memória e Intercalação 3. Procrastinação 4. Técnicas para Aprender 5. Técnicas para

Leia mais

A Leitura a par Criar um relacionamento positivo

A Leitura a par Criar um relacionamento positivo A Leitura a Par A Leitura a par Criar um relacionamento positivo - Apresente-se. Fale um pouco de si. Se quiser pode falar do seu gosto pelos livros e pela leitura. - Procure conhecer a criança fazendo

Leia mais

Fotografando fogos de artifício

Fotografando fogos de artifício 15 DE JUNHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Fotografando fogos de artifício Por LINDSAY SILVERMAN Apresentando LINDSAY SILVERMAN Lindsay Silverman O verão é a estação para ver e fotografar fogos de artifício. Todos

Leia mais

Benefícios da Leitura

Benefícios da Leitura Ler a par Benefícios da Leitura Proporciona à criança informação e conhecimento sobre o mundo. Apresenta à criança situações e ideias novas Estimulando a curiosidade, o pensamento crítico, e ainda a consciência

Leia mais

Professoras: Nilceli e Maria do Carmo

Professoras: Nilceli e Maria do Carmo Caros alunos das 3 séries A, B, C e D, aqui vocês encontrarão algumas atividades de revisão de conteúdo do primeiro semestre da matéria de Língua Portuguesa. Essas atividades deverão ser entregues no primeiro

Leia mais

INALADORES: UTILIZE CORRETAMENTE

INALADORES: UTILIZE CORRETAMENTE INALADORES: UTILIZE CORRETAMENTE O QUE SÃO INALADORES? Os inaladores são dispositivos utilizados para tratamento das doenças respiratórias, sobretudo na Asma e na DPOC, e normalmente são conhecidos por

Leia mais

Pensamento Positivo. Pr. Rodrigo Moraes

Pensamento Positivo. Pr. Rodrigo Moraes Pensamento Positivo Pr. Rodrigo Moraes Pensamento Positivo Pastor Rodrigo Moraes Igreja Nova Aliança Ministério Atraindo Vidas Para Deus - AVD 2015 Prefácio Esta é uma obra com o intuito de mostrar com

Leia mais

MÓDULO SOMBRAS E PROJEÇÕES

MÓDULO SOMBRAS E PROJEÇÕES 5 MÓDULO SOMBRAS E PROJEÇÕES RELEMBRANDO... Sombra é tudo que nós não nos permitimos ser. Tudo que de alguma forma você renega dentro de você ou se limita. A projeção é uma transferência involuntária da

Leia mais

Sejam todas Bem Vindas

Sejam todas Bem Vindas Sejam todas Bem Vindas USE SEU CÉREBRO A SEU FAVOR DESCOBRINDO COMO ELE FUNCIONA!!! By... Karina Alves Montalbini Diretora Futura Executiva da Mary Kay VAMOS VERIFICAR 3 ITENS IMPORTANTES - CORAGEM (É

Leia mais

KIT DE TREINO MULTIMEDIA. Apontamentos: Apresentação em Radio

KIT DE TREINO MULTIMEDIA. Apontamentos: Apresentação em Radio KIT DE TREINO MULTIMEDIA Apontamentos: Apresentação em Radio Elaborado por: AMARC Introdução Um princípio fundamental da apresentação em radio é a mistura harmoniosa dos elementos sonoros com a sua voz.

Leia mais

Antes de começarmos o processo de Vetorização, precisamos saber a diferença entre imagem e vetor.

Antes de começarmos o processo de Vetorização, precisamos saber a diferença entre imagem e vetor. Parte 1: Vetorizando 1.1: Imagem e Vetor Antes de começarmos o processo de Vetorização, precisamos saber a diferença entre imagem e vetor. Imagens são quaisquer tipos de figura apresentada ao usuário do

Leia mais

Benefícios da leitura

Benefícios da leitura A importância da Parceria Família e Escola da Formação de Cidadãos Leitores Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Benefícios da leitura Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso

Leia mais

Espelho Meu Espelho meu - Final.indd 3 Espelho meu - Final.indd 3 29/03/ :00:10 29/03/ :00:10

Espelho Meu Espelho meu - Final.indd 3 Espelho meu - Final.indd 3 29/03/ :00:10 29/03/ :00:10 Espelho Meu LOUISE L. HAY Espelho Meu 21 dias para curar a sua vida Tradução de: Elisa Evangelista Pergaminho DIA 1 Ame -se Amar -se a si mesmo é crucial. O trabalho ao espelho pode ajudá -lo a construir

Leia mais

1-A introdução. Ela deve ser breve. Apenas para despertar a atenção e o interesse dos ouvintes. Assim como:

1-A introdução. Ela deve ser breve. Apenas para despertar a atenção e o interesse dos ouvintes. Assim como: TREINAMENTO E TÉCNICAS DE ORATÓRIA Proferir um discurso na reunião sacramental ou em qualquer de nossas reuniões da Igreja é uma oportunidade que dever ser reconhecida por todos como sendo especial. Todo

Leia mais

20 Dicas Eficazes Para Dirigir Sem Medo Que Você Pode Aplicar Ainda Hoje.

20 Dicas Eficazes Para Dirigir Sem Medo Que Você Pode Aplicar Ainda Hoje. 20 Dicas Eficazes Para Dirigir Sem Medo Que Você Pode Aplicar Ainda Hoje. Agradecimento Quero agradecer pelo seu interesse no meu ebook. Vamos juntos te levar até o seu objetivo. Uma Excelente Leitura!

Leia mais

Você gostaria de ouvir melhor com uma solução auditiva invisível?

Você gostaria de ouvir melhor com uma solução auditiva invisível? Claris D i 100/D80 Você gostaria de ouvir melhor com uma solução auditiva invisível? Claris D i, invisível A perda auditiva é uma parte natural da vida A solução está aqui Você não está sozinho. Milhões

Leia mais

Seminário de Pesquisa I e II Apresentação Oral Prof. George Sand França

Seminário de Pesquisa I e II Apresentação Oral Prof. George Sand França Seminário de Pesquisa I e II Apresentação Oral Prof. George Sand França Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas Instituto de Geociências Universidade de Brasília Texto adaptado do Mark D.Hill,

Leia mais

Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado.

Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado. Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado. Objectivo: Ensinar cada aluno a vestir-se com peças de roupa que tenham diferentes formas para fechar:

Leia mais

CICLOS EMOCIONAIS DO NOSSO NEGÓCIO MARY KAY. Dia 7 / Maio as 21h. Com a Diretora Diluz Noveli (Mahaila)

CICLOS EMOCIONAIS DO NOSSO NEGÓCIO MARY KAY. Dia 7 / Maio as 21h. Com a Diretora Diluz Noveli (Mahaila) CICLOS EMOCIONAIS DO NOSSO NEGÓCIO MARY KAY. Dia 7 / Maio as 21h. Com a Diretora Diluz Noveli (Mahaila) Como está a sua agenda nestes dias? Como tem sido as respostas do que vc tem feito? Qual o retorno

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO. Escola: Professora: Aluno:

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO. Escola: Professora: Aluno: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO Escola: Professora: Aluno: FAÇA AS QUESTÕES ABAIXO COM ATENÇÃO E COM CALMA. É UMA AVALIAÇÃO QUE VAI MOSTRAR O QUE VOCÊ JÁ SABE E O QUE PRECISA APRENDER.

Leia mais

COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo

COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo Preencha este horário segundo a distribuição de tempo que você tem a intenção de fazer: Pinte de vermelho o tempo ocupado em aulas; Pinte

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

INTRODUÇÃO. Para obter mais informações ou serviços, envie para: ou visite:

INTRODUÇÃO. Para obter mais informações ou serviços, envie  para: ou visite: MUESTRA AMOSTRA INTRODUÇÃO Fazendo Chinês Fácil para Crianças, reconhecido como um dos melhores materiais de aprendizagem de chinês em todo o mundo, é publicado pelo Hong Kong s prestigious Joint Publishing

Leia mais

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima.

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima. CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Autoestima Autoestima A baixa autoestima é, infelizmente, um estado muito comum. As pessoas geralmente se sentem inseguras, inadequadas, com dúvidas constantes, não têm certeza

Leia mais

OUTLOOK PERGUNTAS MAIS FREQUENTES. Fernando Andrade.

OUTLOOK PERGUNTAS MAIS FREQUENTES. Fernando Andrade. OUTLOOK PERGUNTAS MAIS FREQUENTES Fernando Andrade fernando@pessoasetecnologia.com.br www.pessoasetecnologia.com.br E-mails de respostas para uma reunião tudo na mesma pasta Todos já temos muitos e-mails

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo IV: Mais negócios

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo IV: Mais negócios COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo IV: Mais negócios Índice Introdução Como adicionar mais negócios Negócios lucrativos 03 05 07 2 Introdução Olá, Nessa quarta parte da nossa série iremos

Leia mais

30 DIAS PARA VOLTAR À BOA FORMA

30 DIAS PARA VOLTAR À BOA FORMA 30 DIAS PARA VOLTAR À BOA FORMA COMO SEGUIR O MEU DESAFIO DE MARCHA? Em 4 semanas de treino, conheça o My Newfeel Walking Challenge para voltar à boa forma com a marcha ativa e descobrir os benefícios

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. A Importância do Sono Dica 1/2

Dicas EPIS ALUNOS. A Importância do Sono Dica 1/2 SETEMBRO Regresso às Aulas A Importância do Sono Dica 1/2 Agora que as férias estão a acabar, é importante que tenhas um ritmo de sono adequado. Deves dormir entre 7 e 8 horas por noite. A falta de horas

Leia mais

Atualização: 14/09/2015 Revisão: 00. Treinamento de Vendas

Atualização: 14/09/2015 Revisão: 00. Treinamento de Vendas Atualização: 14/09/2015 Revisão: 00 Treinamento de Vendas Como vender um treinamento? Para conseguir encher uma sala de alunos é preciso entender alguns conceitos: Público-alvo; Formas de divulgação existentes;

Leia mais

Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet

Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet VOCÊ SABIA QUE COM A AJUDA DA INTERNET É POSSÍVEL MELHORAR SEUS RESULTADOS COM SEUS SERVIÇOS ELÉTRICOS E COM ISSO DOBRAR SEU

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

Como ter um bumbum que TODO MUNDO Vai Notar! Você já quis melhorar o visual do seu bumbum? Você já quis ter um bumbum bonito, tonificado e atraente como o das modelos? Eu já, então eu desenvolvi uma forma

Leia mais

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq Leitura Dinâmica wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui Conceitos Introdutórios

Leia mais

Como escrever ou realizar os exercícios de aquecimento

Como escrever ou realizar os exercícios de aquecimento Como escrever ou realizar os exercícios de aquecimento Considerações 1-O alfabeto da Ergonomografia foi desenvolvido para ser utilizado nas folhas padronizadas dos cadernos escolares. 2-Daí as letras que

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

ENSINANDO VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA AS CRIANÇAS

ENSINANDO VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA AS CRIANÇAS 1 ENSINANDO VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA AS CRIANÇAS "Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele" Provérbios 22.6 A resposta é: ame-as, e você estará apto a

Leia mais

15 simples passos para instalar hábitos de sucesso. VIVER DE BLOG Página 1

15 simples passos para instalar hábitos de sucesso. VIVER DE BLOG Página 1 15 simples passos para instalar hábitos de sucesso VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Os hábitos fazem parte de 40% da nossa vida. Ou seja, passamos quase metade no nosso tempo praticamente no piloto automático.

Leia mais

2 TU-AFETIVIDADE E SEXUALIDADE. Meus primeiros amores. Na construção do amor

2 TU-AFETIVIDADE E SEXUALIDADE. Meus primeiros amores. Na construção do amor E acima de tudo isto, o amor, que é vínculo da unidade perfeita. Col. 3,1 1 E acima de tudo isto, o amor, que é vínculo da unidade perfeita. Col 3,1 Te convidamos para ler estas histórias... Um homem de

Leia mais

Mario Anaya Nunes Page 2

Mario Anaya Nunes  Page 2 DIGA NÃO À PIRATARIA!... 4 Como Aprender Inglês Sozinho Plano de Ação... 5 Apresentação da Metodologia do Plano de Ação... 6 O Plano de Ação Explicado... 9 A lei de Pareto... 10 Habilidades Ativas... 11

Leia mais

Como aumentar a minha produtividade - 27 dicas práticas para encontrar a alta performance. VIVER DE BLOG Página 1

Como aumentar a minha produtividade - 27 dicas práticas para encontrar a alta performance. VIVER DE BLOG Página 1 Como aumentar a minha produtividade - 27 dicas práticas para encontrar a alta performance VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Ser mais produtivo não significa necessariamente fazer mais, mas sim fazer mais

Leia mais

passos para você e ensaiar suas Mágicas!

passos para você e ensaiar suas Mágicas! Os 10 praticar passos para você e ensaiar suas Mágicas! Passo-a-passo E se tornar um EXPERT Aumente sua con ança em até 100% E mais 3 passos exclusivos! Siga os 10 passos e que preparado para fazer suas

Leia mais

Prefácio 7. Sobre o autor 109 SUMÁRIO. Capítulo um: Silêncio e calma 11. Capítulo dois: Além da mente pensante 19. Capítulo três: O eu autocentrado 31

Prefácio 7. Sobre o autor 109 SUMÁRIO. Capítulo um: Silêncio e calma 11. Capítulo dois: Além da mente pensante 19. Capítulo três: O eu autocentrado 31 SUMÁRIO Prefácio 7 Capítulo um: Silêncio e calma 11 Capítulo dois: Além da mente pensante 19 Capítulo três: O eu autocentrado 31 Capítulo quatro: O Agora 41 Capítulo cinco: Quem você realmente é 49 Capítulo

Leia mais

Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros

Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros Leitura disponível em: www.tecmundo.com.br/imagem/1095-photoshop-recorte-imagens-mude-fundos-e-aplique-filtros.htm Muitas vezes precisamos recortar

Leia mais

Gabriela Pinheiro Diretora Executiva Mary Kay Unidade Mundo Cor de Rosa

Gabriela Pinheiro Diretora Executiva Mary Kay Unidade Mundo Cor de Rosa Gabriela Pinheiro Diretora Executiva Mary Kay Unidade Mundo Cor de Rosa Não faça nada que você sabe que não deve fazer. Não ache que o que acontece com os outros não vai acontecer com você, porque vai.

Leia mais

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS. Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS. Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF A Importância de publicar Prestação de contas à sociedade, divulgando o que aprendeu e descobriu, com o

Leia mais

Formas de Vendas e Inícios

Formas de Vendas e Inícios Formas de Vendas e Inícios O sucesso é matemático: 1) Volume de pessoas (Walan Biss) 2)Lei das Médias 3) Melhore suas médias: domine seus números e aumente seus volumes Como saber seu desempenho? Fazendo

Leia mais

Unidade Pedras do Sol

Unidade Pedras do Sol Unidade Pedras do Sol OBJETIVO DO PROJETO Desenvolvimento de Líderes capazes de conduzir o negócio Mary Kay com excelência, liderando PELO EXEMPLO, PELO EXEMPLO E PELO EXEMPLO!!! META DA UNIDADE Formar

Leia mais

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR!

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! Manual do Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! O laboratório Labovet trabalha desde 1991 na produção de medicamentos e produtos de higiene para animais pet,

Leia mais

Como Avaliar as Competências dos Seus Funcionários

Como Avaliar as Competências dos Seus Funcionários O que é: Antes de mais nada é preciso entender o significado de competência. Segundo os melhores autores de administração, a competência é a intercessão entre três elementos: Conhecimento, Habilidade e

Leia mais

Para te acolher no meu abraço

Para te acolher no meu abraço financiado por: Biblioteca Municipal da Chamusca Ruy Gomes da Silva Largo Vasco da Gama 2140-079 Chamusca Telf: 249 768 244 bib-chamusca@sapo.pt http://rcbp.dglb.pt/pt/bibliotecas/sites/bm_chamusca (A)Braços

Leia mais

Baseado na palestra do Coach Wendell Carvalho.

Baseado na palestra do Coach Wendell Carvalho. Baseado na palestra do Coach Wendell Carvalho. Já parou pra pensar numa coisa? Ninguém é melhor do que você. você tem dentro de você, todas as ferramentas para obter o melhor resultado! Imagine-se em um

Leia mais

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento.

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento. O método é simples Tocar bateria é coordenar os movimentos dos braços e pernas, só isso. Não é preciso ler partituras Não é preciso saber as notas musicais Não é preciso ter o dom para a música Aprender

Leia mais

5. Sistema de corte de contorno

5. Sistema de corte de contorno 5. Sistema de corte de contorno 5.1 Introdução A série Jaguar III tem como característica um sistema de corte de contorno para garantir um corte de contorno preciso por marcações de registro impressas

Leia mais

FAZENDO A R T E COM TARSILA

FAZENDO A R T E COM TARSILA FAZENDO A R T E COM TARSILA Prefeitura Municipal de Santos ESTÂNCIA BALNEÁRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Subsídios para implementação do Plano de Curso de Educação Artística Ensino

Leia mais

Atividade experimental: Movimento uniforme de uma bolha de ar

Atividade experimental: Movimento uniforme de uma bolha de ar Atividade experimental: Movimento uniforme de uma bolha de ar É muito difícil observar um movimento puramente uniforme em uma situação cotidiana, como no deslocamento de um veículo, ou mesmo no deslocamento

Leia mais

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016 Tecnologia Educacional Eficaz Prof. David Prata Setembro de 2016 Por onde começar? Visão Pedagógica Quais são suas metas de aprendizagem para seus alunos? O que é que você quer que eles sejam capazes de

Leia mais

superleituradinamica.com.br Tesouro de Bersa

superleituradinamica.com.br Tesouro de Bersa Tesouro de Bersa Um dia destes, um grande palestrante me perguntou se eu conhecia a história do tesouro de Bersa, respondi: por gentileza me conte mais. Uma pessoa compra um livro com o seguinte título

Leia mais

VOCÊ PODE LER MELHOR E MAIS RÁPIDO

VOCÊ PODE LER MELHOR E MAIS RÁPIDO Atenção. Esta cópia está protegida pela tecnologia Social DRM e contém dados do comprador. Sua distribuição é expressamente proibida. LUIZ MACHADO, Ph.D. Doutor (Ph, D.) e livre-docente pela Universidade

Leia mais

Revelado o Segredo Da maquina de vender online

Revelado o Segredo Da maquina de vender online Revelado o Segredo Da maquina de vender online A Máquina de Vendas OnLine Funciona? O que você VAI encontrar: Tudo que você precisa saber sobre o curso. Se você já assistiu vídeos e leu artigos e ainda

Leia mais

21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo. VIVER DE BLOG Página 1

21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo. VIVER DE BLOG Página 1 21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Como você usa seu tempo depende muito mais das habilidades que você procura desenvolver depois de

Leia mais

3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia?

3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia? 3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia? 1 3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia? Você deve estar aprendendo muitas maneiras novas para ensinar. Se quiser utilizar esses

Leia mais

O Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz. Oscar Wilde. Fichas de leitura. Criação intelectual: Fátima Patronilho

O Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz. Oscar Wilde. Fichas de leitura. Criação intelectual: Fátima Patronilho O Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz Oscar Wilde Fichas de leitura Criação intelectual: Fátima Patronilho 45 O Gigante Egoísta Ficha de leitura 1. Quem é a personagem principal da história? I 2. Em que

Leia mais

E-BOOK CO M L O U R O

E-BOOK CO M L O U R O BENZIMENTO E-BOOK CO M L O U R O Quem somos? Nós somos Bruno Gimenes e Patrícia Cândido e neste material especial nós vamos lhe ensinar algumas técnicas especiais de aplicação e resultados rápidos, para

Leia mais